17.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 129

CAPITAL DO ESPORTE – JETs 2026 de Três Lagoas começam com grandes jogos e integração de estudante

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A abertura dos Jogos Escolares Três-lagoenses (JETs) 2026 já mostrou a força do esporte entre os estudantes de Três Lagoas, consolidando o município como a Capital do Esporte. As primeiras partidas, realizadas na noite de quarta-feira, 25 de março, reuniram atletas, familiares e a comunidade em um ambiente de competição saudável e de muita integração.

Promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o evento envolve estudantes de 12 a 14 anos, de 18 escolas das redes pública e privada. Mais do que uma disputa, os JETs têm como principal objetivo fortalecer a convivência entre os alunos, incentivar hábitos saudáveis e desenvolver valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.

Logo na rodada inicial, o público pôde acompanhar disputas emocionantes no futsal e no voleibol, modalidades que abriram oficialmente a competição.

RESULTADOS DA 1ª RODADA (25)

Futsal masculino – Ginásio “Cacilda Acre Rocha”

•          Anglo 2 x 0 Bom Jesus

•          João Ponce 3 x 1 SESI Três Lagoas

•          Maria Eulália 3 x 2 Colégio Objetivo Unitrês

Voleibol feminino – Ginásio Poliesportivo Eduardo Milanez (Lagoa Maior)

•          Fernando Corrêa 2 x 0 Edwards Corrêa

•          Jomap 2 x 0 Luloca

•          Anglo 2 x 0 Sesc TL

As partidas foram marcadas por equilíbrio, boa participação das torcidas e grande envolvimento dos estudantes.

JOGOS DESTA QUINTA-FEIRA (26)

Futsal masculino – Ginásio “Cacilda Acre Rocha”

•          17h45: Edwards Corrêa x Luloca

•          18h15: Jomap x Funlec

•          18h45: Bom Jesus x Afonso Pena

Voleibol feminino – Poliesportivo Eduardo Milanez (Lagoa Maior)

•          17h45: Luloca x Maria Eulália

•          18h15: Sesc TL x SESI Três Lagoas

•          18h45: Edwards x Bom Jesus

A programação segue até abril, com rodadas nos dias 30 e 31 de março, antes das fases eliminatórias, que incluem quartas de final, semifinais e finais.

Prefeitura de Três Lagoas anuncia reabertura do Túnel da NOB atendendo à pedidos da população

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas confirmou a reabertura do Túnel da antiga NOB, um dos espaços mais simbólicos da história do município. A medida, anunciada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), atende a uma demanda da população e busca devolver à comunidade um importante ponto de memória e mobilidade urbana.

O local já está liberado para visitação e uso diário, funcionando das 5h30 às 17h30. A reabertura permite que moradores voltem a utilizar o túnel como passagem entre Centro da Cidade e as casas da NOB, além de proporcionar às novas gerações o contato com um patrimônio cultural marcante — especialmente na travessia da conhecida “linha do trem”.

Apesar da liberação, a Prefeitura ressalta que o espaço ainda passará por manutenção contínua. Intervenções já foram realizadas, como o processo de vedação (calafetagem), e a equipe técnica segue monitorando o local, justamente para identificar eventuais problemas estruturais que ainda serão corrigidos.

Mesmo com esses ajustes em andamento, o túnel já apresenta condições seguras de uso e foi reaberto com o compromisso de seguir recebendo melhorias. A intenção da administração municipal é manter o espaço acessível, garantindo tanto a preservação histórica quanto a funcionalidade para a população.

TÚNEL DA NOB

Construído na década de 1940 próximo à Estação Ferroviária, o túnel desempenhou papel fundamental no deslocamento de trabalhadores e passageiros da época. Foi é um marco histórico ferroviário que conectava o centro ao bairro aos bairros do “outro lado da linha” o túnel quer foi reaberto pelo SETURC, funcionará como uma passagem de pedestres e patrimônio cultural, preservando a memória da empresa Noroeste do Brasil (NOB).

PROCON- TL divulga pesquisa 2026 de preços de ovos de Páscoa

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Com a aproximação da Páscoa, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL), realizou uma pesquisa de preços de ovos de chocolate em diversos estabelecimentos do município, com o objetivo de orientar os consumidores na hora da compra e incentivar a economia.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de março, contemplou supermercados, atacadistas e lojas especializadas. Foram analisados diversos produtos, com variações significativas de preços entre os estabelecimentos.

A pesquisa identificou opções mais acessíveis, como ovos de menor gramatura a partir de R$ 6,99, enquanto produtos mais sofisticados e de maior peso podem ultrapassar R$ 400, dependendo da marca e composição.

Entre os itens pesquisados, foi possível observar diferenças consideráveis de preços para produtos semelhantes. O ovo de Páscoa de 150g de determinada marca, por exemplo, pode variar de aproximadamente R$ 99,90 a mais de R$ 113,00, dependendo do local de venda. Já opções tradicionais de 200g a 350g apresentaram preços entre cerca de R$ 50,00 e R$ 90,00.

De acordo com o PROCON, a principal orientação é que o consumidor pesquise antes de comprar, compare preços e avalie o custo-benefício, levando em consideração o peso do produto, a marca e os itens adicionais incluídos.

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA:

Três Lagoas participa do Smart City Expo Curitiba 2026 e reforça compromisso com inovação na gestão pública

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Três Lagoas marca presença no Smart City Expo Curitiba 2026, considerado o maior evento de cidades inteligentes das Américas. A participação ocorreu por meio de uma missão técnica promovida pelo Sebrae MS, que reuniu gestores públicos de diversas cidades do estado.

Representando o município, o Prefeito Dr. Cassiano Maia integrou a comitiva com o objetivo de buscar soluções inovadoras e sustentáveis que possam contribuir para o desenvolvimento de Três Lagoas e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Durante a programação, os participantes tiveram acesso a uma série de palestras, painéis e experiências práticas voltadas a temas como transformação digital, mobilidade urbana, sustentabilidade e governança inteligente. Além disso, a missão incluiu visitas técnicas a projetos de referência na cidade de Curitiba, reconhecida nacionalmente por suas iniciativas inovadoras em gestão urbana.

Segundo o prefeito, a participação no evento representa uma oportunidade estratégica para o município. “Estar em contato com experiências bem-sucedidas e soluções inovadoras nos permite avaliar o que pode ser adaptado à realidade de Três Lagoas, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.

A iniciativa faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, que busca fortalecer a gestão pública municipal por meio da inovação, planejamento estratégico e incentivo ao desenvolvimento econômico local.

Três Lagoas participa do Smart City Expo Curitiba 2026 e reforça compromisso com inovação na gestão pública
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Polícia Civil prende, no Paraná, dois indivíduos com mandados de prisão pelo crime de estupro

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí, em ação integrada com a PCPR e PMPR, prendeu, nesta quarta-feira (25), dois indivíduos, irmãos, foragidos da Justiça sul-mato-grossense, em cumprimento a mandados de prisão, pela suspeita da prática dos crimes de estupro de vulnerável e lesão corporal qualificada.

As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Naviraí, após representações formuladas pela autoridade policial titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí.

A equipe da DAM, com apoio da Delegacia Regional de Polícia – DRP, realizou o levantamento de informações, o compartilhamento de dados estratégicos e diligências in loco, o que possibilitou a localização dos investigados em Icaraíma, Estado do Paraná. As prisões ocorreram em via pública, após trabalho prévio de monitoramento.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Executivos de MS ganham destaque e são homenageados no Pulp Summit Latinoamérica 2026

0
Foto: Portal Celulose

Evento em São Paulo reuniu lideranças da indústria de celulose e reforçou a importância da inovação, sustentabilidade e troca de conhecimento no setor

Executivos que atuam na indústria de celulose em Mato Grosso do Sul estiveram entre os protagonistas do Pulp Summit Latinoamérica 2026, evento que reuniu algumas das principais lideranças do setor na América Latina. Durante a programação, nomes como Marcelo Martins e Maurício Miranda foram reconhecidos por sua atuação estratégica e contribuição para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Executivos de MS ganham destaque e são homenageados no Pulp Summit Latinoamérica 2026
Ao centro da foto recebendo a homenagem, Marcelo Martins, gerente geral industrial da Eldorado Brasil (Foto: Portal Celulose)

RECONHECIMENTO

Maurício Miranda, diretor industrial da Suzano, e Marcelo Martins, gerente geral industrial da Eldorado Brasil, receberam homenagens da organização do evento pelo trabalho desempenhado em prol da competitividade e do desenvolvimento da indústria de celulose no continente. Outros profissionais do setor também foram agraciados, evidenciando o papel coletivo das lideranças na evolução do segmento.

Executivos de MS ganham destaque e são homenageados no Pulp Summit Latinoamérica 2026
Maurício Miranda, (ao centro) diretor industrial da Suzano recebe a homenagem (Foto: Portal Celulose)

Organizado pelo Nexum Group, o encontro integrou a chamada Summit Week e foi realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. A proposta do evento foi promover conexões entre executivos, discutir tendências e abordar temas centrais como Indústria 5.0, inovação tecnológica e sustentabilidade — pilares cada vez mais relevantes para o futuro do setor.

PAINÉIS

A abertura oficial ocorreu na manhã da quarta-feira (25), com condução de Felipe Quintino, CEO do Nexum Group, ao lado de Ari Medeiros, conselheiro da companhia. A programação trouxe uma série de painéis e apresentações voltadas aos desafios e oportunidades da indústria de celulose.

Entre os destaques, o presidente da Ibá, Paulo Hartung, apresentou uma análise sobre o desempenho recente do setor de árvores cultivadas no Brasil, ressaltando o protagonismo do país no cenário global. Já Fernando Scucuglia, da Valmet, explorou os fatores que explicam o sucesso dos grandes projetos de celulose, enfatizando eficiência e escala como diferenciais competitivos.

DEBATE

A agenda também incluiu contribuições de empresas como Solenis e Voith, que apresentaram avanços em pesquisa, inovação e soluções industriais. Um dos momentos mais aguardados foi o Talk Celulose ao vivo, que contou com a participação de Maurício Miranda em diálogo com Felipe Quintino. O debate abordou desde desafios operacionais até perspectivas de mercado para os próximos anos.

Além do conteúdo técnico e estratégico, o Pulp Summit Latinoamérica reforçou seu compromisso em valorizar profissionais que impulsionam o setor. A iniciativa consolida o evento como um espaço de reconhecimento, networking e compartilhamento de conhecimento entre os principais players da indústria, fortalecendo ainda mais a atuação da América Latina no mercado global de celulose.

(*) Com informações: Portal Celulose

PF fiscaliza serviço de vigilância privada contratado para a COP15

0
Foto: Divulgação

Ação objetiva garantir que segurança contratada esteja regular e de acordo com a legislação

A Polícia Federal realizou, nesta semana, ações de fiscalização dos vigilantes privados atuantes na 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias (COP15).

As ações visam garantir que toda a segurança contratada para o evento esteja de acordo com a legislação vigente. Em eventos de grande porte, como a COP15, essa atuação é essencial para assegurar que o público, os servidores e os profissionais de segurança privada atuem em um ambiente seguro e regulado.

PRF apreende 220 pneus em Dourados

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 220 pneus contrabandeados, nesta quarta-feira (25), em Dourados (MS). 

A mercadoria de origem estrangeira era transportada em um caminhão com dois semirreboques. Após abordagem policial e solicitada o documento dos veículos e da carga, o motorista confessou que fazia o transporte de pneus ilegais. 

O condutor disse também ter pego a mercadoria em Tacuru (MS) com destino a Campo Grande (MS). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Dourados, juntamente com o caminhão e a carga.

Programa Internacionaliza apoia empresas sul-mato-grossenses na preparação para o mercado exterior

0
Bunker Destilados, de Campo Grande, foi um dos empreendimentos que recebeu a visita técnica das equipes do Sebrae/MS e ApexBrasil em março. (Foto: Assessoria Sebrae MS)

Iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com a ApexBrasil, já acompanha 20 negócios e promove qualificação, visitas técnicas e entrega de planos personalizados de exportação

Empreendedores de Mato Grosso do Sul que desejam expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais têm encontrado apoio no programa Internacionaliza, iniciativa do Sebrae/MS realizada em parceria com a ApexBrasil. Desde o lançamento, em setembro de 2025, a metodologia já atende 20 empresas no Estado, oferecendo capacitação especializada e acompanhamento estratégico para inserção no mercado internacional.

De acordo com a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello, o programa foi estruturado para preparar os empreendedores de forma gradual e personalizada para o processo de exportação. “Nosso objetivo é aproximar os empresários do comércio exterior, oferecendo capacitação e preparando as empresas em aspectos legais, de gestão e adequação de produtos para que possam iniciar o processo de internacionalização. A partir de um diagnóstico, avaliamos se o negócio possui estrutura e capacidade produtiva e, junto com o empreendedor, construímos um plano de exportação que indica os mercados mais adequados e ajuda a superar desafios como legislação, embalagens e barreiras culturais”, explica a gerente.

Além das capacitações coletivas, o acompanhamento inclui visitas técnicas às empresas atendidas. Nos dias 24 e 25 de março, representantes do Sebrae/MS e da ApexBrasil estiveram em dois empreendimentos participantes do programa, localizados em Campo Grande, acompanhando diferentes etapas da jornada de internacionalização.

Um dos empreendedores visitados foi Breno Andrade Eiras de Moraes, proprietário da Bunker Destilados, que concluiu todas as fases da metodologia e recebeu o Plano de Exportação, um documento que reúne orientações e ações necessárias para iniciar a atuação no comércio exterior.

“Buscamos o programa porque temos um produto ligado à valorização do Pantanal e vimos na internacionalização a oportunidade de expandir mercados e alcançar consumidores que valorizam essa identidade. Receber o Plano de Exportação traz segurança e direcionamento, já que empreender no mercado externo envolve muitos desafios. Esse apoio é fundamental para transformar nosso projeto em algo real e nos dar clareza sobre os próximos passos, inclusive com foco em mercados da América do Sul”, destaca Breno Andrade Eiras de Moraes, proprietário da Bunker Destilados.

Outro empreendimento visitado foi a RU Uniformes. O empresário, Arilson Pedro Aranda, ingressou recentemente no programa e recebeu a visita institucional como parte do diagnóstico inicial, etapa que permite compreender o nível de maturidade da empresa e identificar oportunidades de internacionalização.

“Procuramos o programa porque entendemos que este é o momento de avançar para a internacionalização, considerando as vantagens logísticas e o potencial da nossa região. O Sebrae sempre foi um parceiro importante para o empresário, oferecendo apoio e qualificação, e agora, com a ApexBrasil, temos o suporte necessário para estruturar tanto a importação quanto a exportação dos nossos produtos”, afirma Arilson Pedro Aranda, da RU Uniformes.

Palestra aborda negociações no mercado externo

Como parte das atividades do programa, o Sebrae/MS promoveu, nesta quarta-feira (25), na sede da instituição na Capital, a palestra “Técnicas de negociação para rodadas de negócios internacional”, ministrada pela ApexBrasil. A ação integrou o conjunto de capacitações complementares oferecidas aos empresários participantes, abordando estratégias práticas para fortalecer a atuação em negociações com compradores estrangeiros.

Segundo a representante da ApexBrasil, Cintia Faleiro, a parceria com o Sebrae fortalece a preparação dos pequenos negócios para competir em mercados internacionais. “A palestra é importante porque as empresas estão em fase de preparação para o mercado internacional e, após receberem o plano de internacionalização, passam a buscar compradores externos. Trabalhamos orientações práticas sobre como se preparar para negociações, estruturar o networking e evitar erros comuns, como não apresentar claramente o diferencial do produto ou não estar preparado para questões logísticas e de envio. A ideia é que o empresário chegue mais organizado e seguro no momento da negociação internacional”, disse.

Durante a palestra, empresários participantes também destacaram a importância do acesso a conteúdos especializados e da troca de experiências para ampliar a visão sobre exportação e oportunidades globais. “Participei da palestra porque estou iniciando minha jornada no programa e quis buscar mais informações, conhecer os participantes e já começar a me preparar para o processo de internacionalização. Nossa empresa ainda é jovem, mas já estamos nos organizando internamente, estruturando documentação e processos para, no futuro, alcançar o mercado internacional”, afirma Luciana Beretta, da Agronatural Sistemas Biológicos.

Com o mesmo propósito, a empreendedora Beatriz Corregaro prestigiou a palestra para começar a sua jornada na internacionalização. “Decidi participar da capacitação porque percebi um interesse do público internacional pelas minhas peças, que valorizam o artesanato autoral e são produtos únicos. Sei que a exportação exige preparação e envolve vários processos, mas estou trabalhando para estruturar o negócio e espero, até o próximo ano, já estar encaminhando a internacionalização das minhas biojoias”, destacou.

Metodologia estruturada para exportar

O programa Internacionaliza oferece uma jornada de três meses com atendimento personalizado, composta por seis etapas: avaliação do perfil exportador, diagnóstico de prontidão inicial, qualificação com mentorias especializadas, análise de prontidão final, elaboração do Plano de Exportação e acompanhamento da implementação das ações propostas.

Ao longo da qualificação, os empresários têm acesso a mentorias que abordam temas ligados ao comércio exterior, incluindo seleção de mercados, estratégias de marketing internacional, contratos e documentação necessária para exportação. O atendimento é híbrido, combinando encontros presenciais e online, e pode envolver também colaboradores das empresas participantes.

Paralelamente às consultorias individuais, o programa promove palestras temáticas abertas aos participantes, ampliando o repertório técnico e fortalecendo a preparação dos negócios para negociações internacionais.

Como participar

Empresários interessados em participar do programa Internacionaliza podem se inscrever até junho de 2027 (clicando aqui). Mais informações estão disponíveis aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800, ou no site: ms.sebrae.com.br.

SEMANA DA ÁGUA – Cerca de 100 crianças tiveram experiência imersiva nos laboratórios da UFMS

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

As atividades da Semana da Água, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), por meio do Departamento de Educação Ambiental, seguem ao longo desta semana. Na terça-feira, 25 de março, cerca de 100 alunos do 5º ano da Escola Municipal Marlene de Noronha e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Florestinha participaram de uma visita aos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A visita foi realizada nos períodos da manhã – com ambas as instituições – e da tarde – apenas com o SCFV -, contemplando os dois turnos das instituições. Durante a atividade, os estudantes conheceram três laboratórios, sendo que no primeiro – Laboratório de Ictiologia -, os participantes tiveram contato com a diversidade de animais aquáticos e aprenderam sobre a importância das áreas de preservação para a manutenção dessas espécies.

Em seguida, no laboratório de indicadores ambientais, foram apresentados estudos sobre insetos e o papel que desempenham como indicadores da qualidade ambiental, especialmente em ambientes aquáticos. “Dependendo do tipo de inseto presente nesses locais, é possível identificar se o ambiente está saudável ou contaminado”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da SEMEA, Mariana Dutra.

Já no terceiro laboratório, os alunos puderam observar de perto exemplares de insetos, mamíferos, répteis e anfíbios por meio da técnica de taxidermia, ampliando o conhecimento sobre a fauna e a biodiversidade. “Em todos os momentos, os monitores conduziram as atividades com muita atenção e didática, o que tornou a visita ainda mais enriquecedora. Essa parceria com a UFMS é extremamente importante para o desenvolvimento das ações de educação ambiental no município”, destacou Mariana.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

O encerramento da campanha será nesta sexta-feira, 27 de março, às 8h e às 14h, com a participação de alunos do Centro Juvenil Jesus Adolescente, integrantes do projeto Programando Futuro, em uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Terezinha. A ação tem como objetivo ampliar o entendimento sobre o funcionamento do sistema de tratamento e a importância da preservação dos recursos hídricos.

Três Lagoas recebe Campeonato Estadual de Futsal Sub-12 e Sub-17 neste fim de semana

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), informa a população que neste fim de semana o município será sede do Campeonato Estadual Masculino de Futsal Sub-12 e Sub-17 2026, que acontece entre os dias 27 e 29 de março.

A competição reunirá equipes de diversas cidades do Mato Grosso do Sul e serão realizadas no Complexo Poliesportivo Professor Eduardo Antônio Milanez, na circular da Lagoa Maior, e no Colégio Objetivo, no Jardim Progresso.

A programação tem início na sexta-feira, 27 de março, a partir das 13h30, com uma sequência de jogos nas duas categorias. Ao longo do dia, as partidas seguem até o período noturno, contemplando confrontos equilibrados entre equipes tradicionais como Chelsea Brasil MS, União ABC, Escolinha Bayern, Batista Futsal, DEC Futsal, entre outras.

No sábado , 28 de março, a competição ganha ainda mais intensidade com a realização dos jogos da fase classificatória e o início das fases eliminatórias. Estão previstos confrontos decisivos das quartas de final do Sub-12 e semifinais das duas categorias, prometendo movimentar o público durante todo o dia.

As finais acontecem no domingo, 29 de março, no Ginásio do Colégio Objetivo. A decisão do Sub-12 está marcada para as 8h30, enquanto a grande final do Sub-17 será disputada às 9h30, encerrando o campeonato com a definição dos campeões estaduais.

Além da disputa pelo título, a competição também tem caráter classificatório: as equipes campeãs de cada modalidade irão representar o município nos Jogos Escolares Estaduais de Mato Grosso do Sul, e o campeão estadual garante vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros.

O evento reforça o compromisso da Administração Municipal com o incentivo ao esporte de base, promovendo integração, disciplina e oportunidades para jovens atletas. A SEJUVEL convida toda a comunidade para prestigiar os jogos e apoiar os talentos do futsal sul-mato-grossense.

Judocas do MS disputam Brasileiro Regional de Judô

0
Foto: Divulgação

Atletas de Mato Grosso do Sul, embarcaram nesta quarta-feira, para Campo Verde, no Mato Grosso, para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV

O Campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e será realizado entre os dias, 27 a 29 de março.

João Vitor, João Rafael, Enzo Vernochi e Arthur Cabral que, em Campo Grande, treinam no Sesc Camilo Boni, obtiveram pontuações nos torneios de início e meeeting, no estadual. Os atletas seguem com a delegação do MS que em 2025 foi campeã geral.

Os jovens intensificaram os treinos com a sensei Emory Spontoni e estão confiantes em representantar o Mato Grosso do Sul com expectativa de medalhas.

Arbitragem

Mato Grosso do Sul também contará com representantes na arbitragem. Fernando Klein e Lucas Garonce atuarão nas disputas. Durante o campeonato também farão prova para arbitragem nacional C e poderão participar do campeonato brasileiro.

Fonte: Contexto Mídia

Em cerca de uma semana, Prefeitura executa quase 1,3 km de recapeamento em vias importantes

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

As ações de conservação viária realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) seguem em ritmo acelerado em Três Lagoas. Somente nesta semana, duas obras de recapeamento foram concluídas pelo Departamento de Serviços Públicos (DSP), enquanto uma nova frente de trabalho foi iniciada na região central da cidade.

VEJA AS AÇÕES

Iniciado na semana passada e finalizado no começo desta semana, o recapeamento da Avenida Aldair Rosa de Oliveira, na Circular da Lagoa Maior, contemplou o trecho entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o sentido do Hotel OT. A obra abrange aproximadamente 720 metros de extensão, com largura média de 8 metros e área estimada de 5.760 m² de pavimento recuperado.

Também foi concluído o recapeamento da Rua Abraão Matar, no trecho em frente ao Almoxarifado Municipal. A intervenção soma cerca de 211 metros de extensão, com largura média de 5 metros, totalizando aproximadamente 1.055 m² de área revitalizada.

MAIS RECAPEAMENTOS

Dando continuidade aos trabalhos, nesta quarta-feira, 25 de março, o DSP iniciou o recapeamento de três quarteirões da Rua Oscar Guimarães, na região central, no trecho entre a Rua Oreste Prata Tibery e a Avenida Paranaíba. A previsão é que nesta quinta-feira, 26 de março, a obra já seja finalizada, aguardando apenas a sinalização horizontal de trânsito.

Todas as obras estão sendo executadas com equipe, maquinário e recursos próprios da Prefeitura, garantindo mais agilidade na execução e economia aos cofres públicos. Além de aumentar a durabilidade do pavimento, as melhorias proporcionam mais segurança e melhores condições de tráfego para a população.

Jornal estudantil transforma boas notícias em protagonismo juvenil em Dourados

0
Redação do Jornal Boas Notícias promove temas com assuntos atuais e relevantes da Comunidade Estudantil. (Foto: arquivo escolar)

Estudantes criam espaço de informação positiva e fortalecem vínculos com a Escola

Em um cenário marcado pelo excesso de notícias negativas, estudantes da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, decidiram trilhar um caminho diferente; valorizar o que há de bom.

Assim nasce o projeto ‘AJA Boas Notícias’, uma iniciativa de protagonismo estudantil que transforma o jornal escolar em um espaço de construção coletiva e fortalecimento da comunidade.

Comunicação que inspira e acolhe

Idealizado pelo professor Helio Bandeira Jr, o projeto vai além da produção de um jornal impresso a partir da integração de conhecimentos das disciplinas da base técnica do AJA.

Compreendem o projeto; Informática, Planejamento Estratégico, Mercado e Sistemas de Informação.

O professor acredita que a proposta incentiva os estudantes a pesquisarem, apurarem informações e produzirem conteúdos e, como resultado, evidencia talentos.

“Repercutir ações positivas dentro da Escola e no entorno vai além de informar, o jornal busca promover bem-estar, pertencimento e uma cultura de valorização das boas iniciativas”, resume Helio.

Protagonistas da informação

Ao assumirem o papel de repórteres, os alunos desenvolvem habilidades fundamentais, como senso crítico e responsabilidade ao relatar fatos de interesse público.

As pautas são construídas a partir de temas com assuntos atuais e relevantes, incluindo temas como projetos educacionais, inciativas culturais e ações voltadas à inclusão.

Entre os destaques, estão matérias sobre a construção de um jardim sensorial para estudantes autistas, além de projetos de música, esporte e dança desenvolvidos na Escola.

Aprender fazendo

O processo de produção do jornal envolve entrevistas, investigação e organização das informações, aproximando os estudantes da prática jornalística de forma concreta.

A experiência amplia o repertório dos alunos e fortalece competências essenciais além da sala de aula, como a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe.

Educação, Cidadania e Esperança

O diretor da EE Vilmar Vieira Bastos, Ivan Ferreira, reforça que a iniciativa do projeto vai dar voz aos estudantes.

“A iniciativa pedagógica mostra que a Escola também é um espaço de construção de narrativas positivas, onde os próprios estudantes se reconhecem como agentes de transformação”, disse o diretor.

Gilberto Junior, SED

Com média de 4 partos diários em 2025, HR Ponta Porã humaniza jornada da maternidade

0
Foto: Divulgação

Com oficinas de cuidados e visitas guiadas, projeto reduz a ansiedade das futuras mamães e prepara famílias para o momento do parto

No HRPP (Hospital Regional de Ponta Porã), o mês da mulher ganha um significado especial ao reforçar o cuidado com a saúde feminina, incluindo a atenção às gestantes. Por meio do projeto “Laços de Amor”, a unidade transforma o medo do desconhecido em confiança, fortalecendo o vínculo entre futuras mamães, suas famílias e a equipe de saúde.

Realizada pela Comissão de Humanização em parceria com a rede de APS (Atenção Primária à Saúde) e com o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário, a iniciativa promove uma imersão na maternidade. Mais que uma visita técnica, o projeto oferece orientações sobre amamentação e primeiro banho, apresenta a aromaterapia e realiza pintura gestacional, fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê.

Para a paciente Larissa Mariana Ortiz, que vive a doce e desafiadora expectativa da primeira gestação, o projeto foi um divisor de águas. Ela relata que a ansiedade deu lugar à segurança ao caminhar pelos corredores onde seu filho virá ao mundo.

“Foi muito bom conhecer o ambiente e entender como tudo funciona. Consegui tirar todas as minhas dúvidas”, destacou Larissa. Segundo ela, a experiência proporcionou a tranquilidade necessária para focar no que realmente importa: o nascimento.

Ciência e afeto: a fórmula da humanização

De acordo com a Analista de Humanização do hospital, Aniele Pinheiro Lopes, o “Laços de Amor” é a materialização de uma saúde que olha para o indivíduo, não apenas para o prontuário.

“Essa ação reflete nosso compromisso com a humanização no atendimento às gestantes e suas famílias. Nossa missão é promover um espaço de aprendizado e acolhimento, onde os pais possam se sentir seguros e preparados para essa fase tão especial, que envolve desde o preparo para o parto até os cuidados práticos com o recém-nascido”, explica Aniele.

O gerente assistencial, Rodrigo Lima, reforça que conhecer o ambiente hospitalar traz mais segurança e tranquilidade às gestantes. “Conhecer o hospital onde ocorrerá o parto é essencial para garantir segurança e tranquilidade. Essa proximidade reduz drasticamente a ansiedade da gestante, tornando o ambiente familiar e contribuindo para uma experiência de parto muito mais positiva e segura para a mãe e para o bebê”, afirma o profissional.

Em números, a relevância do serviço também se destaca: foram 1.525 partos realizados no ano passado de 2025, sendo 820 partos normais. Neste ano, somente nesse primeiro trimestre, já foram registrados 263 partos, demonstrando a importância da unidade para a região.

Como participar

O projeto “Laços de Amor” é gratuito e acontece mensalmente. As inscrições podem ser feitas através do contato (67) 99959-9413, ou diretamente na recepção do hospital.

Cada gestante tem direito a levar um acompanhante para compartilhar essa jornada de conhecimento e acolhimento.

Referência na região

O Hospital Regional de Ponta Porã é referência em saúde pública para mais de 200 mil habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul.

A unidade é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde desde agosto de 2025 por meio de um contrato de gestão firmado com a SES.

O hospital possui 117 leitos e realiza serviços de urgência e emergência, internações, cirurgias e atendimento ambulatorial nas especialidades de clínica médica, ginecologia-obstétrica, pediatria e ortopedia, além de dispor de amplo suporte diagnóstico com exames de imagem e de laboratório.

Comunicação SES
*Com informações do HRPP
Foto: HRPP

Emendas do senador Nelsinho Trad garantem obras de urbanização e melhoria viária em Bataguassu

0
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O município de Bataguassu recebeu, nos últimos dias, duas emendas destinadas pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que vão garantir avanços em infraestrutura urbana e mobilidade para a população.

Uma das emendas, no valor de R$ 611.830,93, será aplicada na execução de obras e serviços de reabilitação e urbanização acessível, no bairro Vila Nova. A iniciativa busca melhorar as condições de circulação, acessibilidade e qualidade de vida dos moradores.

Já a segunda emenda, de R$ 315.907,52, será destinada à qualificação viária no perímetro urbano, contribuindo para melhorias no trânsito e na segurança das vias da cidade.

Desde o início do mandato, o senador já viabilizou R$ 34.654.937,86 em recursos para Bataguassu, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do município.

“Nosso trabalho é destravar recursos e fazer com que eles cheguem na ponta. Essas obras vão melhorar o dia a dia da população, com ruas mais seguras, acessíveis e preparadas para o crescimento da cidade”, afirmou o senador Nelsinho Trad.

A prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, destacou a importância da liberação dos recursos para a continuidade das obras.

“Quero agradecer o empenho do senador Nelsinho na liberação de recursos que se encontravam empenhados e com obras em execução. A liberação desses recursos possibilita a continuidade das obras de pavimentação e drenagem em bairros do município”, disse.

Esquema de cocaína e fuzis ligado a MS é alvo de operação em 3 estados

0
Mercedes-Benz apreendida nesta quinta-feira em operação da PF (Foto: Divulgação)

Investigação começou com a apreensão de quase 600 quilos da droga em Bataguassu no ano passado

Uma ação integrada das forças de segurança foi deflagrada nesta quinta-feira como desdobramento direto de uma das maiores apreensões recentes de drogas e armas aqui no Estado. A operação tem como alvo um grupo suspeito de atuar na logística de transporte de cocaína e armamento pesado entre diferentes regiões do país.

Coordenada pela FICCO/MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), a ofensiva cumpre 7 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O foco é desarticular a estrutura responsável por viabilizar o envio de cargas ilícitas, especialmente em rotas que passam por Mato Grosso do Sul.

A investigação é continuidade de uma ação ocorrida em fevereiro de 2025, quando quase 600 quilos de cocaína, além de quatro fuzis e 1.400 munições, foram interceptados em Bataguassu. O volume e o tipo de armamento já indicavam um esquema organizado e com alto poder logístico. A partir dali, os investigadores avançaram na identificação dos envolvidos.

Durante as buscas realizadas nesta quinta-feira, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e veículos, entre eles uma Mercedes-Benz, que devem ajudar a aprofundar o rastreamento da rede criminosa.

Fonte: Campo Grande News (por Gabriel Neris)

Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios

0
Foto: Arquivo/SES

Entenda como funciona a estrutura do SUS e como União, estados e municípios dividem responsabilidades na gestão da saúde

Você já se perguntou como o dinheiro da saúde pública é aplicado e quem é responsável por cada etapa do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)?

A resposta passa por um modelo chamado gestão tripartite, no qual União, estados e municípios compartilham responsabilidades no financiamento e na execução das ações de saúde.

No SUS, esse modelo permite organizar desde a vacinação e consultas básicas até atendimentos hospitalares de alta complexidade, garantindo que os recursos cheguem aos serviços utilizados pela população.

Gestão tripartite: como funciona

O financiamento da saúde pública no Brasil é dividido entre três níveis de governo:

  • União, responsável por repasses nacionais e políticas estratégicas;
  • Estados, que coordenam a rede regional de saúde e apoiam os municípios;
  • Municípios, responsáveis pela execução direta da maior parte dos serviços, como atendimento nas unidades de saúde.

Esse modelo permite que os recursos sejam distribuídos de forma organizada entre as diferentes etapas do atendimento.

Como o recurso chega aos municípios

Grande parte do financiamento da saúde funciona por meio de transferências chamadas de “fundo a fundo”.

Nesse modelo, o recurso sai do Fundo Nacional de Saúde e é transferido para os fundos estaduais e municipais, que utilizam os valores para custear serviços, programas e ações de saúde.

Na prática, isso significa que o Governo do Estado exerce papel central na organização e distribuição dos recursos, coordenando a rede regional de saúde e garantindo o apoio necessário para a execução dos atendimentos no SUS.

“O financiamento da saúde é compartilhado, mas ele só se concretiza de fato quando chega na ponta, no atendimento à população. Por isso, é fundamental essa articulação entre União, Estado e municípios, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e cheguem onde as pessoas mais precisam”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.

Onde os recursos são aplicados

Os recursos públicos financiam diferentes áreas da rede de saúde, entre elas:

  • Atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde);
  • Serviços de urgência e emergência;
  • Consultas, exames e cirurgias;
  • Programas de vacinação e prevenção;
  • Custeio de hospitais e unidades especializadas.

Também são utilizados para aquisição de medicamentos, equipamentos, manutenção das unidades e pagamento de profissionais de saúde.

Investimento em saúde no Estado

Dados do RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior) mostram que, em 2025, Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 2,95 bilhões em ações e serviços públicos de saúde, considerando diferentes fontes de financiamento.

Somente com recursos próprios do Estado, foram R$ 2,39 bilhões investidos na área, valor que corresponde a 12,26% da receita estadual, percentual acima do mínimo constitucional exigido.

“Esse investimento é essencial para manter a rede funcionando e ampliar o acesso da população aos serviços. O Estado tem atuado de forma contínua para fortalecer a assistência e apoiar os municípios em todas as regiões”, reforça o secretário Maurício Simões.

Quem executa os serviços

Embora o financiamento seja compartilhado entre os três níveis de governo, a maior parte dos atendimentos é realizada pelos municípios, especialmente na Atenção Primária.

Cabe ao Estado organizar a rede regional de saúde, apoiar os municípios e garantir serviços de média e alta complexidade, como hospitais regionais, transplantes, centros especializados e programas estratégicos.

Uma rede integrada

O modelo tripartite permite que o SUS funcione como uma rede integrada, onde cada esfera de governo assume responsabilidades específicas.

Essa estrutura garante que a população tenha acesso a diferentes níveis de atendimento, desde a unidade básica de saúde até hospitais especializados, dentro de um sistema público que atende milhões de brasileiros todos os dias.

“O Estado tem um papel central na organização da rede de saúde, articulando os serviços e ampliando o acesso da população. Esse trabalho é essencial para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento em todas as regiões”, finaliza o secretário.

(*) André Lima, Comunicação SES

Expocanas: Setor de bioenergia de MS projeta produção recorde de etanol

0
Foto: Divulgação Assessoria

Usinas devem fechar safra 2024/2025 com produção de 5 bilhões de litros de etanol

Com 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas na safra 2025/2026, Mato Grosso do Sul deve alcançar uma produção recorde de 5 bilhões de litros de etanol. A soma equivale a 12% da produção nacional do biocombustível.

Os dados foram apresentados na última quarta-feira (25/03), durante a abertura da 4ª Expocanas, a maior feira tecnológica da cultura da cana-de-açúcar no Estado, realizada em Nova Alvorada do Sul.

Ao fazer uma avaliação sobre os números positivos, o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, destacou o avanço na produtividade e as parcerias que fortalecem o setor.

“Nos últimos 20 anos, esse crescimento foi enorme. Duas décadas atrás, a quantidade de combustível produzido aqui era de 500 milhões de litros. A gente também cresceu em termos de produção de cana. O Estado produzia 10 milhões de toneladas há 20 anos. Agora, estamos com uma produção de 52 milhões de toneladas. É um crescimento vertiginoso que mostra que Mato Grosso do Sul está fazendo o trabalho certo. A parceria entre o setor de bioenergia, o Sistema Fiems e o governo do Estado faz com que, efetivamente, a gente tenha esse grande crescimento e esteja abastecendo o Brasil todo”, destacou.

A Fiems conta com estande na feira, ao lado de 120 expositores, para apresentar novidades ao público de cerca de 10 mil visitantes até sexta-feira (27). Sesi e Senai mostram ferramentas tecnológicas e portfólio de soluções nas áreas de educação, qualificação profissional, saúde e segurança no trabalho.

Qualificação que gera produtividade

Para Amaury, a qualificação dos profissionais do setor é um fator fundamental para viabilizar aumentos como os registrados na safra mais recente, bem como produzir o conhecimento que irá permitir os próximos avanços.

“O Sistema Fiems é fundamental, principalmente na questão de qualificação profissional. As parcerias com o Sesi e o Senai são de extrema importância para o crescimento dos números no setor. Essa qualificação profissional, que é o grande carro-chefe do Sistema Fiems, é o que tem ajudado o setor a crescer. Se não fosse isso, com certeza a gente não conseguiria chegar aos números que chegamos hoje”, destacou.

A gerente de gestão de negócios do Senai, Cintia Shigemoto, descreve como a instituição atua em apoio ao desenvolvimento das usinas do setor de bioenergia.

“O Senai começa na base, com os Jovens Aprendizes. Vamos desde os 14 até os 24 anos oferecendo alternativas que incentivem esses jovens a trabalhar dentro da indústria. A gente traz desde gestão comercial, gestão industrial, fabricação, almoxarife, preparando os jovens para que eles possam adentrar o mercado de trabalho. A gente entende que o crescimento sustentável não é possível sem pessoas preparadas. Então, trabalhamos muito nesse sentido, para que a gente possa formar mão de obra qualificada, que pensa diferente e que, de fato, agrega para o industrial de Mato Grosso do Sul”.

O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, afirma que a escuta ativa das demandas do setor tem sido fundamental no planejamento das soluções.

“O Sesi tem feito um trabalho muito forte com o Comitê Empresa-Escola (Cempe) para receber as demandas dessas empresas e atuar junto a esse ecossistema de educação capitaneado pelo Sistema Fiems, gerando soluções mais alinhadas para demandas reais e imediatas. Durante todo o ano, temos um fórum permanente de discussão. E toda demanda, por menor que seja, é sempre levada a sério. Dessa forma, a gente vem avançando na melhoria das nossas entregas, atuando inclusive com unidades móveis mais modernas disponíveis até dentro das indústrias”.

Etanol, presente e futuro

Pekelman afirma que a produtividade do setor bioenergético chega ao consumidor em forma de vantagens e benefícios.

“O etanol está cerca de R$ 2 mais barato que a gasolina. Além de pagar menos, você tem uma eficiência melhor no seu carro e protege o meio ambiente. Nosso combustível é produzido no Brasil e gera emprego no Brasil”.

Para o futuro, o segmento projeta o uso do etanol como combustível sustentável para a aviação e transporte marítimo, a geração de biogás e biometano em escala para a frota urbana de veículos, investimentos na rede de distribuição de gás e avanços na produção de etanol de milho.

Ao comentar sobre as perspectivas para a produção de bioenergia, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou a contribuição do setor para que seja atingida a classificação de Estado carbono neutro até 2030.

“O Estado se posicionou estrategicamente dentro de dois grandes temas globais: transição energética e segurança alimentar com sustentabilidade. Mato Grosso do Sul tem crescido cada vez mais bem posicionado nessas duas áreas, com toda a cadeia produtiva do início ao fim, com a industrialização dessa base produtiva. São mais de R$ 100 bilhões em investimento. Isso gera emprego, gera renda, gera oportunidade para as pessoas – que é o que a gente quer ver no Estado”.

Bioenergia de MS em grandes números

  • 4º maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil
  • 4º maior produtor de etanol do Brasil
  • 5º maior produtor de açúcar do Brasil
  • 2º maior produtor de etanol de milho do Brasil
  • 14 usinas exportam a energia elétrica excedente para a rede nacional de energia elétrica
  • 22 usinas em operação em MS, sendo 3 produtoras de etanol a partir do milho e 14 geradoras de açúcar
  • Etanol de milho representa atualmente 44% do total produzido pelas usinas
  • Todas as usinas são cogeradoras de bioeletricidade

MPT-MS participa de evento sobre resíduos sólidos e apoia projeto inédito de crédito de carbono para catadores

0
Foto: Decom/MPMS

Evento marcou o lançamento de projeto pioneiro no país que prevê pagamento de créditos de carbono diretamente a catadores de materiais recicláveis

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) participou do I Simpósio de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul, realizado nesta quarta-feira (25), em Campo Grande. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir desafios urbanos relacionados à destinação de resíduos, logística reversa e financiamento ambiental, além de marcar o lançamento do projeto Reciclarbono, iniciativa inédita no Brasil voltada ao pagamento de créditos de carbono diretamente a catadores de materiais recicláveis.

A iniciativa vai ao encontro do projeto nacional do MPT “Inclusão Socioprodutiva de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis”, que tem como objetivo acompanhar a realidade desses trabalhadores, fomentar o diálogo com gestores públicos e estimular a implementação de políticas públicas que garantam à categoria trabalho decente e geração de renda. Representando o MPT-MS, participou o procurador do Trabalho Celso Rodrigues Fortes, coordenador regional da Coordenadoria de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap).

Entre as principais frentes de atuação do MPT, por meio do projeto, está o incentivo aos municípios, enquanto responsáveis pelos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, para que assegurem os meios necessários à estruturação e ao funcionamento de associações e cooperativas.

A legislação brasileira já prevê mecanismos que favorecem a inclusão desses trabalhadores, como a dispensa de licitação para contratação de cooperativas de catadores, em razão do seu relevante papel social e ambiental. Além disso, há instrumentos de financiamento e linhas de crédito voltados à implantação de infraestrutura e aquisição de equipamentos.

O MPT tem atuado de forma proativa, promovendo o diálogo com gestores municipais, incentivando a formalização de contratos e apoiando iniciativas voltadas à saúde e à segurança no trabalho. Em situações de descumprimento da legislação, o órgão também tem recorrido ao ajuizamento de ações civis públicas para garantir a proteção dos direitos da categoria.

Negociação com o município

Em outra frente de atuação no âmbito do mesmo projeto, o MPT-MS mantém negociação com o município de Campo Grande, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPMS), para viabilizar a contratação formal de associações e cooperativas de catadores para a realização do serviço de triagem de resíduos sólidos urbanos.

Atualmente, os catadores já desempenham essa atividade essencial, mas sem qualquer remuneração pela separação do lixo reciclável gerado por toda a população da capital, trabalho que constitui a principal fonte de sustento de dezenas de famílias.

A proposta defendida pelo MPT é que esses trabalhadores sejam devidamente remunerados pelos serviços realizados na Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, reconhecendo a relevância da atividade e assegurando condições mínimas de dignidade laboral.

Projeto pioneiro

Um dos destaques do simpósio foi o lançamento do Reciclarbono, considerado o primeiro projeto no Brasil a viabilizar o pagamento de créditos de carbono diretamente a catadores de materiais recicláveis. A proposta parte do reconhecimento dos serviços ambientais prestados por esses trabalhadores e busca ampliar sua remuneração com base no conceito de “carbono evitado”.

A iniciativa tem como um de seus idealizadores o promotor de Justiça Luciano Loubet, coordenador do Núcleo Ambiental do MPMS. Durante o evento, ele explicou que o projeto resulta da articulação entre diferentes instituições e utiliza o Sistema de Logística Reversa (SISREV) para mensurar o volume de resíduos que deixa de ser destinado a aterros sanitários.

Com certificação internacional, esse volume é convertido em ativos financeiros, possibilitando que o impacto ambiental positivo gerado pela atuação dos catadores seja transformado em renda.

O simpósio contou com a participação de representantes da iniciativa privada, do sistema de justiça e do terceiro setor, promovendo um ambiente de diálogo interinstitucional sobre soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos.

A abertura do evento teve como convidado especial o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que também preside a COP 15 de Espécies Migratórias, evento internacional realizado em Campo Grande até o próximo domingo (29), reunindo representantes de cerca de 130 países.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, com informações do MPMS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.