16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 136

Madero escolhe o Paraguai para sua expansão internacional e abre no Shopping China

0

A chegada do Madero ao Paraguai não apenas amplia a oferta gastronômica do país, mas também reforça o posicionamento de Ciudad del Este como um polo estratégico de desenvolvimento econômico, turístico e comercial na região

A rede gastronômica brasileira Madero inicia sua expansão fora do Brasil com a inauguração de sua primeira unidade no Paraguai, consolidando o país como um destino cada vez mais relevante para investimentos na região.

A marca, fundada em Curitiba, conta com mais de 250 unidades no Brasil e se posiciona como uma das mais bem-sucedidas do setor, destacando-se por um modelo que combina escala com qualidade, diferenciando-se das tradicionais redes de fast food.

Madero escolhe o Paraguai para sua expansão internacional e abre no Shopping China

Sua proposta é baseada em ingredientes selecionados, hambúrgueres preparados sem conservantes e pão de produção própria, o que lhe permitiu construir uma identidade forte e se consolidar em um segmento mais premium do mercado.

A operação será instalada no Shopping China, em Ciudad del Este, dentro de um empreendimento desenvolvido pelo Grupo Cogorno, que inclui o maior edifício comercial da cidade, com nove andares e mais de 94.000 metros quadrados de área construída.

Nesse complexo, a área de vendas do Shopping China alcança 33.000 metros quadrados, tornando-se a maior do Paraguai e uma referência regional no setor de varejo.

Madero escolhe o Paraguai para sua expansão internacional e abre no Shopping China

Do setor empresarial, destacou-se que a chegada do Madero está inserida em um ambiente favorável para o investimento estrangeiro. Felipe Cogorno afirmou que o apoio do presidente Santiago Peña foi fundamental para gerar confiança entre os investidores e viabilizar projetos dessa magnitude.

Nesse contexto, lembrou ainda que o presidente manteve reuniões com o proprietário da rede em Curitiba, Brasil, como parte de uma agenda voltada ao fortalecimento das relações com o setor privado internacional.

A chegada do Madero ao Paraguai não apenas amplia a oferta gastronômica do país, mas também reforça o posicionamento de Ciudad del Este como um polo estratégico de desenvolvimento econômico, turístico e comercial na região.

PRF apreende 3 kg de maconha em Rio Brilhante (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 3 quilos de maconha, nesta segunda-feira (23), em Rio Brilhante (MS). 

A droga era transportada em um Chevrolet/Onix, abordado na BR-163. O motorista disse ter saído de Ponta Porã e entregaria o ilícito em Belo Horizonte (MG). 

O preso, a droga e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil em Rio Brilhante (MS).

Mutirão da Saúde das Mulheres realiza mais de 300 exames e reduz fila em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Mutirão da Saúde das Mulheres, realizado nos dias 21 e 22 de março, garantiu a realização de 342 exames de imagem em Três Lagoas, ampliando o acesso a atendimentos especializados e contribuindo para a redução da fila de espera no SUS.

A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, dentro da mobilização nacional do Ministério da Saúde, por meio do programa “Agora Tem Especialista”, em alusão ao Mês da Mulher.

Durante o mutirão, foram realizados 90 ressonâncias magnéticas, 60 ultrassonografias de mamas e 192 tomografias, atendendo pacientes previamente agendadas conforme o sistema de regulação.

Com organização antecipada e confirmação dos atendimentos, a iniciativa garantiu maior aproveitamento das vagas e agilidade nos exames, reforçando o compromisso com a saúde da mulher e o acesso a diagnósticos mais rápidos no município.

Do Norte ao Vale da Celulose: feiras revelam a força econômica do interior de MS

0
Tecnoagro 2026 em Chapadão do Sul impulsiona o desenvolvimento regional (Foto: DNZ)

Eventos em Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo evidenciam vocações distintas que impulsionam o desenvolvimento regional

Duas regiões distintas de Mato Grosso do Sul, com perfis produtivos diferentes, ajudam a contar a mesma história: a força crescente do interior como motor do desenvolvimento estadual. Em comum, eventos que vão além da vitrine são espaços estratégicos de negócios e inovação.

No norte do Estado, a Tecnoagro 2026, realizada em Chapadão do Sul, reforça o papel da região como uma das fronteiras agrícolas mais consolidadas do país. Já no leste, a Expo Ribas 2026, em Ribas do Rio Pardo, evidencia um novo ciclo econômico impulsionado pela industrialização e pelo avanço do setor florestal.

Do Norte ao Vale da Celulose: feiras revelam a força econômica do interior de MS
(Foto: Norbertino – Jovem Sul News )

CHAPADÃO DO SUL: TECNOLOGIA E EXPANSÃO DO AGRO

A Tecnoagro chega à sua 28ª edição consolidada como uma das principais vitrines tecnológicas do agronegócio no Centro-Oeste. O evento reúne mais de 100 expositores e conecta produtores, pesquisadores e empresas em torno de soluções inovadoras para o campo.

Do Norte ao Vale da Celulose: feiras revelam a força econômica do interior de MS
(Foto: Norbertino – Jovem Sul News )

Mais do que difusão de tecnologia, a feira também tem sido palco para anúncios estratégicos. Um dos destaques deste ano foi a confirmação da instalação de uma indústria de etanol de milho em Costa Rica, ampliando a industrialização da produção agrícola da região.

O movimento reforça uma tendência clara: o agro sul-mato-grossense deixa de ser apenas produtor de matéria-prima para agregar valor, gerar empregos e consolidar cadeias produtivas mais robustas. Nesse cenário, Chapadão do Sul se mantém como símbolo de produtividade, inovação e eficiência no campo.

RIBAS DO RIO PARDO: O NOVO POLO DA ECONOMIA FLORESTAL

Do Norte ao Vale da Celulose: feiras revelam a força econômica do interior de MS
Uma multidão de pessoas vindas de várias cidades movimentou a Expo Ribas 2026 (Foto: Assessoria)

Em outra ponta do Estado, a Expo Ribas 2026 revela uma realidade diferente e igualmente promissora. Realizada na região conhecida como Vale da Celulose, a feira marca um momento de transformação econômica em Ribas do Rio Pardo.

Logo na abertura, o evento reuniu lideranças, produtores e empresários em um ambiente de debates estratégicos e forte participação popular, sinalizando o otimismo com o futuro da região.

A programação vai além do entretenimento e inclui painéis técnicos, capacitações e discussões sobre inovação, políticas públicas e desenvolvimento industrial.

Ribas já desponta como um dos principais polos florestais do Estado, com grandes áreas de eucalipto e forte presença da indústria de celulose. A feira, nesse contexto, funciona como uma vitrine desse novo momento, conectando produção, conhecimento e oportunidades de investimento.

DOIS CAMINHOS, UM MESMO PROTAGONISMO

Do Norte ao Vale da Celulose: feiras revelam a força econômica do interior de MS
Shows lotaram o recinto da ExpoRibas (Foto: Assessoria)

Embora distintas, as duas feiras traduzem o mesmo fenômeno: o protagonismo do interior sul-mato-grossense.

De um lado, Chapadão do Sul representa a força da fronteira agrícola consolidada, baseada em tecnologia e produtividade. De outro, Ribas do Rio Pardo simboliza a diversificação econômica, com avanço industrial e novas cadeias produtivas.

Juntas, as iniciativas mostram que o desenvolvimento do Estado não está concentrado apenas nos grandes centros, mas distribuído em diferentes regiões, cada uma com suas vocações, todas convergindo para um mesmo resultado: crescimento, geração de renda e novas oportunidades.

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de itens essenciais

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL), divulgou uma pesquisa de preços de repelentes, fraldas descartáveis e fórmulas infantis. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 18 de março de 2026, em supermercados e farmácias do município.

Os dados apontam variações significativas de preços entre os estabelecimentos. Entre os repelentes, por exemplo, o produto Off Family 200 ml foi encontrado por valores que variam de aproximadamente R$ 15,44 a R$ 42,98. Já o Repelex Family 200 ml apresentou preços entre cerca de R$ 13,52 e R$ 36,90.

No caso das fraldas descartáveis, a Pampers Confort Sec pode ser encontrada a partir de R$ 19,99 em farmácias, chegando a ultrapassar R$ 100,00 em alguns supermercados, dependendo da quantidade de unidades. Já modelos da linha Huggies Supreme Care variam, em média, entre R$ 44,90 e R$ 64,99.

Entre as fórmulas infantis, o Nestogeno 1 foi identificado com preços a partir de R$ 56,00, podendo chegar a mais de R$ 70,00. Já o Aptamil Premium 1 apresentou variação aproximada entre R$ 49,90 e R$ 103,45, dependendo do estabelecimento.

O PROCON-TL destaca que os valores são informativos e podem sofrer alterações, além da possibilidade de indisponibilidade de alguns produtos.

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA:

Dia B da Saúde Bucal mobiliza equipes e promove prevenção em diversos pontos de Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia B da Saúde Bucal, uma ação voltada à promoção, prevenção e conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. A iniciativa mobilizou equipes de profissionais e alcançou moradores em diferentes regiões do município.

As atividades aconteceram simultaneamente em diversos pontos da cidade, incluindo a Escola Jaci Cambuí, a USF Vila Piloto, a USF Jupiá, a Escola Ramez Tebet e a Escola Flausina, com atendimentos nos períodos matutino e vespertino. A ação também contou com a participação das equipes da USF Santo André e do Trailler, ampliando o alcance das atividades e garantindo maior acesso da população aos serviços.

Durante a programação, foram realizadas orientações de higiene bucal, atividades educativas e ações de promoção de saúde voltadas para todas as faixas etárias. O objetivo foi incentivar hábitos saudáveis e prevenir doenças, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde bucal.

Suzano contribui para retirar mais de 140 mil pessoas da linha da pobreza em cinco anos em suas regiões de atuação 

0
Foto: Divulgação

Iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva fortalecem territórios prioritários e reforçam a estratégia social da companhia

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, registrou avanços expressivos em sua estratégia de investimento social nos últimos cinco anos. De 2020 a 2025, a companhia contribuiu para a retirar mais de 140 mil pessoas da linha da pobreza, alcançando 70% da sua meta de impactar 200 mil pessoas até 2030. Apenas em 2025, mais de 44 mil deixaram a linha da pobreza a partir das iniciativas apoiadas pela companhia, em suas regiões de atuação no Brasil, conforme divulgado no Relatório de Sustentabilidade 2025.

A estratégia de investimento social da Suzano prioriza a geração de renda e a inclusão produtiva de públicos historicamente mais vulneráveis, como mulheres, pessoas negras e jovens. Em 2025, os projetos da companhia apoiaram majoritariamente pessoas negras (70%) e mulheres (63%).  Considerando somente o público feminino, mais de 11,5 mil mulheres ingressaram nos projetos apoiados pela companhia em 2025 e receberam auxílio em suas iniciativas produtivas e de trabalho. Elas também corresponderam a 93% do público participante em iniciativas de estímulo ao empreendedorismo.

Ainda em 2025, mais de 10 mil jovens (até 24 anos) foram inseridos no mercado de trabalho ou na educação profissionalizante a partir de ações apoiadas pela Suzano. A companhia atua em projetos de capacitação profissional que incluem desenvolvimento de habilidades técnicas, formação socioemocional, preparação para processos seletivos e busca ativa de vagas de emprego e colocação no mercado. Essas iniciativas ampliam o acesso ao primeiro emprego e fortalecem a empregabilidade em regiões com menor oferta de oportunidades. Entre alguns parceiros da empresa nessa jornada estão a Rede Cidadã, o Instituto Coca-Cola Brasil, o SENAI-MS, o Instituto Aliança com o Adolescente, GAMT-SP e o Instituto Mirim de Campo Grande.

Vale destacar que a agricultura familiar e o extrativismo sustentável têm papel chave na geração de renda em bolsões de pobreza no Brasil e em projetos de parceria com organizações como UNICAFES, Instituto Meio, SENAR (MS e BA), entre outros. Em 2025, esses pilares contribuíram para que aproximadamente 8 mil pessoas fossem retiradas da pobreza nas regiões mais vulneráveis do País.

Uma parcela relevante dos resultados da meta da Suzano também decorre de contratações diretas realizadas pela própria companhia e sua rede de fornecedores. Desde 2022, o modelo de negócios da empresa e sua cadeia de valor contribuíram para retirar mais de 18 mil pessoas da linha da pobreza por meio de abertura de vagas nas operações. Apenas em 2025, foram 4.342 pessoas. Além disso, no mesmo período, 20% das contratações realizadas pela Suzano foram de pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade social.

Esses resultados refletem como a atuação da Suzano promove transformações estruturantes em diferentes territórios. “A estratégia de investimento social da Suzano é um vetor de geração de valor ao negócio e para a redução da pobreza nas regiões onde atuamos. Em 2025, alcançamos 136 municípios no Brasil com iniciativas estruturadas de geração de renda, capacitação e inclusão produtiva, ampliando oportunidades para populações em situação de maior vulnerabilidade”, diz Giordano Automare, gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano. “Buscamos atuar de forma estratégica e colaborativa, em parcerias com organizações da sociedade civil, pois acreditamos que a construção conjunta é o caminho para alcançar escala e consistência”, complementa o executivo.

Geração de valor

Em 2025, a Suzano destinou R$ 20 milhões a iniciativas voltadas à redução da pobreza, além de ter alavancado cerca de R$ 60 milhões provenientes de parceiros, como bancos de desenvolvimento, agências de cooperação internacional, governos, sistema S (como Sesi e Senai) e outros investidores sociais privados. No mesmo período, empreendedores, produtores rurais, recicladores, extrativistas e trabalhadores apoiados pela companhia geraram mais de R$ 163 milhões em receita.

Para mais informações sobre essas e outras iniciativas da Suzano na agenda ESG, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2025.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Bar do bingo/Europa ferragens conquista a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Final emocionante teve grande público e premiação de R$ 9.300 mil

A 10ª edição da Copa Osmar Dutra de Futebol Society chegou ao fim em grande estilo na manhã deste domingo (22) em Três Lagoas. A final, realizada no campo do Osmar Dutra, atraiu um grande público que acompanhou de perto as disputas emocionantes.

Na competição, o time bar do bingo sagrou-se campeão, levando para casa o prêmio de R$ 6 mil. O segundo lugar ficou com a equipe Jd primavera, que recebeu R$ 3.000.

O torneio, organizado por Altivo Alves de Oliveira Junior, conhecido como Juninho TL, e com o apoio de Paulo Alessandro, foi marcado pelo profissionalismo e pelo espírito de fair play entre os atletas. Além disso, o campeonato contou com a presença de muitos torcedores em todas as suas etapas.

A premiação também destacou o talento individual dos jogadores Lucas, goleiro da equipe cavaquinho, e o artilheiro do time Jd primavera, Alex Silva, foram premiados com R$ 150 cada um pelo seu desempenho ao longo da competição. A Copa Osmar Dutra mais uma vez se firmou como um dos principais eventos esportivos da cidade, promovendo o esporte e a integração da comunidade.

Startup Day fortalece ecossistemas de inovação e impulsiona conexões estratégicas em Três Lagoas e Paranaíba

0
Em Três Lagoas, mais de 60 pessoas participaram do Startup Day, realizado no Escritório Regional do Sebrae. (Foto: Divulgação)

Na Costa Leste de MS, eventos reuniram empreendedores, startups e estudantes para discutir inovação, validar ideias e ampliar negócios

O fortalecimento do empreendedorismo inovador e a criação de conexões estratégicas marcaram a edição 2026 do Startup Day, iniciativa do Sebrae realizada no último sábado (21), simultaneamente em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, 12 municípios integraram a programação. Na região Costa Leste, o evento reuniu mais de 60 participantes em Três Lagoas e 40 em Paranaíba, conectando empreendedores, estudantes, startups, pequenos empresários e representantes dos ecossistemas locais de inovação.

Para a gerente regional do Sebrae/MS na Costa Leste, Josi Signori, o evento cumpriu papel importante ao aproximar empreendedores do interior de conteúdos estratégicos de inovação. “Ao levarmos o Startup Day para cidades como Três Lagoas e Paranaíba, que acaba de ganhar um ecossistema regional, fortalecemos esses grupos e ampliamos o acesso à inovação. Esse movimento é essencial para gerar oportunidades, impulsionar novos negócios e consolidar um ambiente mais preparado para os desafios do mercado”, afirmou.

Em Três Lagoas, a programação ocorreu no Escritório Regional do Sebrae e contou com o painel “Três Lagoas pode ser um polo de inovação?”, com participação de Kuesley Fernandes, fundador da Play55, Gustavo Friederichs, da Eldorado Brasil, e Jardel Mattos, do poder público municipal, com mediação do jornalista Rogério Potinatti. O debate destacou o potencial do município como ambiente favorável à inovação, impulsionado pela indústria de celulose, pelo agronegócio e pelo avanço de atividades ligadas à tecnologia.

Integrante da governança do Ecossistema de Inovação Vale da Celulose, Jardel Mattos ressaltou a importância da iniciativa. “Eventos como o Startup Day aproximam diferentes atores e fortalecem conexões entre empreendedores, instituições e empresas, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios”, disse.

Para o coordenador de competitividade e projetos florestais da Eldorado Brasil, Gustavo Friederichs, o networking proporcionado é um diferencial. “Foi em uma edição do Startup Day que conhecemos um grupo de jovens da área audiovisual. Ficamos impressionados e os convidamos para o time. Eles estão conosco há mais de dois anos”, relatou.

A programação também incluiu a palestra “Validação antes da paixão: como evitar quebrar nos primeiros dois anos” e uma pitch session, com apresentações de ideias e rodadas rápidas de conexão voltadas à troca de experiências e identificação de parcerias.

Os participantes aproveitaram o evento para networking, validação de ideias e construção de parcerias. Alexandre Coutinho Viana Lima, da startup MIP Florestal, destacou a conexão com o mercado. “O Startup Day proporciona um ambiente rico para troca de experiências e identificação de oportunidades. Para quem atua no Vale da Celulose, é fundamental estar próximo de outros empreendedores para entender demandas, validar soluções e fortalecer parcerias”, afirmou.

Na área de saúde organizacional, Thiago Dias, fundador da Senturi, ressaltou o ganho estratégico. “Ao reunir diferentes perfis de empreendedores com soluções baseadas em tecnologia e ciência, criamos um ambiente favorável à inovação. O networking aqui é troca de conhecimento qualificado, que ajuda a evoluir produtos, serviços e decisões”, disse.

O empreendedor Deyvid Prado, da OnForest, destacou a relevância no contexto territorial. “O evento mostra como tecnologia e análise de dados podem transformar setores tradicionais, como o florestal. Estar aqui permite trocar experiências e construir conexões que geram valor e resultados”, pontuou.

Paranaíba: tecnologia, sustentabilidade e inovação na prática

Em Paranaíba, a programação contou com palestra da empreendedora Lívia Medeiros Cordeiro, da Ciclo Azul Meio Ambiente e Sustentabilidade, seguida por oficina prática de impressão 3D, na qual os participantes realizaram modelagens e acompanharam a produção em tempo real. O evento ocorreu no Lab Crie, da UFMS, em parceria com o ecossistema de inovação InovaPar.

Representando o ecossistema local, Marco Aurélio Lara destacou a proposta prática da iniciativa. “A ideia foi proporcionar uma experiência acessível, conectando inovação, tecnologia e sustentabilidade. Quando as pessoas vivenciam essas soluções, a inovação deixa de ser distante e passa a fazer parte da realidade”, afirmou.

Realizado desde 2016, o Startup Day se consolidou como uma das principais mobilizações nacionais de estímulo ao ecossistema de startups. Em 2026, a iniciativa ocorreu em 12 municípios sul-mato-grossenses, com apoio dos ecossistemas locais de inovação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Semana da Água começa na Lagoa Maior com ações de conscientização ambiental e de saúde

0
Foto: João Marques Neto e Henrique Alves

A Lagoa Maior foi o ponto de partida da programação da Semana da Água, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), com apoio da Sanesul. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos, especialmente da água potável, além de levar orientações sobre arboviroses.

As atividades aconteceram em ponto estratégico da pista de caminhada da Lagoa Maior, além da lateral da Biblioteca Municipal onde foi realizada uma blitz educativa com apoio dos Agentes Municipais de Trânsito e em frente ao prédio da Defesa Civil, também na circular da lagoa. A secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amaral, bem como a Diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Linard, que na ação representou a secretária de Saúde, Juliana Salim, estiveram presentes e ajudaram na distribuição dos kits aos motoristas e pedestres.

A ação foi possível devido a participação direta e ativa dos servidores da Vigilância em Saúde, Vigilância em Saúde Ambiental, Endemias, Promoção à Saúde e Educação Ambiental. Durante a mobilização, foram distribuídos materiais educativos sobre o programa VigiÁgua e arboviroses, sacolas para lixo car disponibilizado pelo programa SEMEAndo o Futuro, squeezes (garrafinhas de água), cartilhas com o tema “Os Caminhos do Saneamento” e copos de água mineral fornecidos pela Sanesul.

As equipes, com apoio da Defesa Civil, também realizaram recolhimento de lixo descartado de forma irregular ao redor da lagoa maior.

VEJA OS MATERIAIS DISTRIBUÍDOS E SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

AGENDA DA PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana da Água segue com atividades educativas voltadas ao público infantojuvenil.

Na quarta-feira, 25 de março, às 8h e às 14h, alunos do 5º ano da Escola Municipal Marlene de Noronha e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Florestinha participarão de uma visita aos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus II. A atividade proporcionará contato direto com ações de pesquisa e preservação ambiental.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 27 de março, também às 8h e às 14h, alunos do Centro Juvenil Jesus Adolescente, participantes do projeto Programando Futuro, farão uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Terezinha. A ação busca ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema de tratamento e a importância da preservação dos recursos hídricos.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: João Marques Neto e Henrique Alves

Homem é preso após descumprir medida protetiva e intimidar ex ao desligar energia da casa em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas, cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem, identificado pelas iniciais R.A.C., de 52 anos, suspeito de descumprir medida protetiva de urgência.

Homem é preso após descumprir medida protetiva e intimidar ex ao desligar energia da casa em Três Lagoas
Foto: Divulgação

De acordo com as denúncias, o investigado, além de outras condutas de desobediência, se dirigia a um terreno baldio ao lado da residência da vítima, onde passava a desligar reiteradamente o padrão de energia elétrica do imóvel. A ação teria como objetivo intimidar a mulher, causando-lhe medo e sensação de insegurança.

Homem é preso após descumprir medida protetiva e intimidar ex ao desligar energia da casa em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Diante da gravidade dos fatos e da reiteração das condutas, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi deferida e cumprida nesta data (23/03/2026). O suspeito permanece à disposição da Justiça.

Homem é preso após descumprir medida protetiva e intimidar ex ao desligar energia da casa em Três Lagoas
Foto: Divulgação

SEJUVEL abre inscrições para Copa Municipal de Futebol Amador e Varzeano; veja como participar

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), comunica que estão abertas as inscrições de equipes para a Copa Municipal de Futebol Amador e Campeonato Municipal de Futebol Varzeano – Edição 2026.

Poderão participar das competições quaisquer equipes de futebol e demais representantes esportivos do município, desde que respeitem os seguintes critérios:

  • O atleta precisa ter 16 anos completos;
  • Estar devidamente inscrito na respectiva competição;
  • Residir em Três Lagoas e/ou ser eleitor do município (comprovado através de título de eleitor);
  • Estar matriculado e frequentando regularmente as aulas em uma instituição pertencente a uma rede de ensino PRESENCIAL de Três Lagoas ou estar trabalhando com carteira assinada há pelo menos 60 dias em alguma empresa com endereço no município;
  • As equipes terão o limite máximo de 25 atletas inscritos, podendo ser até 5 atletas de outro município, e 4 componentes para a comissão técnica.

INSCRIÇÕES

Para realizar as inscrições, as fichas deverão ser retiradas e entregues, devidamente preenchidas e assinadas pelos respectivos responsáveis, na sala da coordenação da própria SEJUVEL, no estádio Benedito Soares da Mota “MADRUGADÃO”, situado na Rua Augusto Corrêa da Costa, 3031, Jardim Alvorada, com atendimento das 07h às 18h.

As inscrições vão até o dia 18 de abril de 2026 e as equipes para participarem do sorteio das respectivas competições, terão que ter no mínimo 15 atletas inscritos por equipe no Departamento de Registro e Transferência – DRT da SEJUVEL.

PREMIAÇÕES

As equipes classificadas entre o 1º e o 4º lugar serão premiadas coletivamente com um cheque simbólico, com posterior pagamento em dinheiro. As equipes que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar serão premiadas com troféus, além de medalhas para os 25 atletas das equipes campeãs, que precisarão estar presentes na hora da entrega das premiações.

Atropelamento com vítima fatal choca moradores de Brasilândia

0

Acidente ocorrido em trecho urbano de baixo fluxo levanta questionamentos sobre imprudência e consumo de álcool ao volante

Um atropelamento com vítima fatal registrado na noite de domingo (22), em Brasilândia, tem causado forte comoção e perplexidade entre moradores da cidade. O caso é considerado quase inacreditável, especialmente por ter ocorrido em um trecho urbano conhecido pelo trânsito tranquilo e baixo fluxo de veículos.

HISTÓRICO DA OCORRÊNCIA

O acidente aconteceu por volta das 18h40, na rua Manoel Vicente, em frente ao acesso à rua Jeremias Borges. De acordo com informações apuradas, a vítima havia acabado de sair de um estabelecimento comercial conhecido como “Tião Bar” e, ao atravessar a via, foi violentamente atingida por uma caminhonete I/Ford Ranger XLT 10X, de cor cinza, com placas do município de Nova Independência, conduzida por W.G.S.

Testemunhas indicam que o veículo trafegava em alta velocidade. Há ainda suspeitas de que o condutor estivesse sob influência de álcool. Com o impacto, a vítima foi arremessada a aproximadamente 40 metros, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito ainda no local.

ESTADO DE CHOQUE

O motorista, ao se deparar com a gravidade da situação, entrou em estado de choque e precisou ser socorrido ao hospital local devido a um quadro de hiperglicemia. No interior do veículo, foram encontradas bebidas alcoólicas, sendo uma delas parcialmente consumida.

Atropelamento com vítima fatal choca moradores de Brasilândia

Ainda no hospital, foi oferecida ao condutor a realização do teste de alcoolemia, que ele recusou. Diante dos fatos, e por se tratar de flagrante de homicídio culposo na direção de veículo automotor, o motorista foi informado sobre sua custódia. Após receber atendimento médico, ele foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil para o registro da ocorrência.

CAMINHONETE ENVOLVIDA

A Polícia Civil e a Perícia Técnica foram acionadas para apurar as circunstâncias do acidente. A caminhonete envolvida foi apreendida e também apresentada à autoridade policial.

O caso reforça o alerta sobre os riscos da imprudência no trânsito, mesmo em locais considerados seguros, onde tragédias como essa parecem, até então, improváveis.

Assassinada pelo sobrinho, mulher de 58 anos é 8º feminicídio do ano

0
Polícia Militar em frente ao local do crime (Foto: Divulgação)

Caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (23); suspeito foi preso pela Polícia Militar

Após 15 dias sem registro de feminicídios em Mato Grosso do Sul, Fátima Aparecida da Silva, de 58 anos, foi morta nesta segunda-feira (23), em Selvíria, a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande. Este é o 8º caso registrado em 2026 no Estado. A Polícia Militar foi acionada, e o suspeito foi preso.

Conforme apurado pela reportagem, o crime ocorreu na Rua Antônio Luís de Brito, na região da Cohab. O autor, sobrinho da vítima, é conhecido como “Maurição”. Ao Campo Grande News, o delegado responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Selvíria afirmou que estava em deslocamento para o local e que ainda não poderia confirmar se o caso será tratado como feminicídio.

De acordo com informações preliminares, o suspeito foi encontrado sujo de sangue em um posto de combustível. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, funcionários informaram que ele havia seguido em direção ao Córrego Arroz Doce. A equipe realizou buscas e localizou o homem dentro do Córrego Arroz Doce, tentando se lavar. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.

O caso pode ser enquadrado como feminicídio porque o crime é caracterizado quando há violência contra a mulher no contexto doméstico ou familiar. Até o momento, a Polícia Militar permanece na área, realizando a preservação da cena e aguardando a chegada da perícia.

Casos registrados em 2026:

  • Josefa dos Santos, 44 anos – morta em 16 de janeiro, em Bela Vista; o marido tirou a própria vida após o crime.
  • Rosana Candia Ohara, 62 anos – morta em 25 de janeiro, em Corumbá; o ex-marido, Antônio Lima Ohara, foi preso.
  • Nilza de Almeida Lima, 50 anos – morta em 22 de fevereiro, em Coxim; o marido, Márcio Pereira da Silva, também foi preso.
  • Beatriz Benevides da Silva, 18 anos – morta em 25 de fevereiro, em Três Lagoas; Wellinton Patrezi Batista Pereira foi preso.
  • Liliane de Souza Bonfim Duarte, 52 anos – agredida em 3 de março, em Ponta Porã, e morreu no dia 6; o suspeito, Elianderson Duarte, foi preso.
  • Leise Aparecida Cruz, 40 anos – morta em 6 de março, em Anastácio (crime descoberto dois dias depois); Edson Campos Delgado foi preso.
  • Ereni Benites, 44 anos – morta em 8 de março, em Paranhos; o ex-marido, Joares Fernandes, de 52 anos, foi preso.

Fonte: Campo Grande News (por Clara Farias e Bruna Marques)

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado com ações de inclusão em Escola Estadual

0
Foto: arquivo escolar

Um dia pautado no diálogo por mais respeito e valorização de estudantes especiais

A construção de uma Educação Inclusiva passa pelo diálogo com a participação ativa dos estudantes. E, em datas que reforçam a importância do respeito às diferenças, a Escola se torna ainda mais essencial na formação de valores.

Com esse propósito, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho – JGP, em Corumbá, participaram de uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

Reflexão & Reconhecimento

Orientados pela professora Gilcineia, os estudantes do 9º Ano realizaram pesquisas sobre a Síndrome de Down, legislações e práticas inclusivas.

Como resultado, produziram cartazes educativos fixados na escola, com o objetivo de disseminar informações e promover a conscientização sobre a trissomia do cromossomo 21.

A professora acredita que o tema contribui para formar estudantes mais conscientes.  “Esse assunto leva a compreensão e ao respeito porque forma alunos melhor preparados para conviver com as diferenças”, destaca Gilcineia.

Respeito & Convivência

Entre os estudantes do Ensino Médio, as discussões foram conduzidas em conjunto com as professoras de apoio Sabrina, Josiane e Taíssa, abordando temas como convivência escolar, acessibilidade, autonomia e igualdade de direitos.

Durante o encontro, os alunos compartilharam ideias e propostas de como contribuir com a inclusão dos colegas no cotidiano escolar.

Esporte & Inclusão

A programação também incluiu atividades esportivas, promovendo a participação ativa de estudantes com Síndrome de Down em momentos de integração e convivência.

No horário de almoço, os professores de Práticas de Convivência organizaram jogos de futebol e voleibol com foco na inclusão, reforçando valores como respeito e igualdade dentro e fora das quadras.

Sob a orientação do professor Daniel, teve ainda jogo de xadrez, onde os estudantes participaram de partidas que estimularam a autonomia. O intervalo findou com um momento de confraternização.

Cultura & Empatia

Na sequência, foi exibido o filme ‘Extraordinário’, que aborda temas como empatia e respeito às diferenças mostra que a verdadeira beleza está na aceitação do diferente e na superação de preconceitos.

Após a exibição, os estudantes participaram de um diálogo coletivo, refletindo sobre a importância de reconhecer e valorizar as singularidades de cada indivíduo.

Para a diretora da EE Júlia Gonçalves Passarinho, Erica Oliveira, a empatia é um dos principais caminhos para a construção de uma convivência mais respeitosa e inclusiva.

“A inclusão é um compromisso da nossa Escola, pautada no respeito e na valorização dos estudantes com Síndrome de Down”, finaliza a diretora da JGP.

Gilberto Junior, SED

Fundect lança Programa Centelha 3 em Mato Grosso do Sul na próxima sexta-feira (27)

0

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), vinculada à Semadesc, realiza na próxima sexta-feira (27), o lançamento oficial da terceira edição do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado às 9h, no Auditório do Sebrae, em Campo Grande, e é aberto ao público.

O Programa Centelha é uma iniciativa voltada ao estímulo do empreendedorismo inovador e à criação de novos negócios de base tecnológica, com foco na transformação de ideias em empreendimentos sustentáveis. Em Mato Grosso do Sul, a execução é realizada pela Fundect, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a parceria de instituições locais como Sebrae MS, Fiems-Senai, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).

O programa é promovido nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

A terceira edição do programa prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,3 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, modalidade que não exige reembolso, além de até R$ 45,58 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, como pesquisadores, professores, empreendedores e inventores, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições estarão abertas de 27 de março a 11 de maio de 2026 e deverão ser realizadas por meio do sistema Sigfundect.

Nas duas edições anteriores, o Programa Centelha selecionou 79 startups no estado, com investimento superior a R$ 5,9 milhões. Para esta nova edição, a meta é alcançar mil propostas inscritas, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o ecossistema de inovação sul-mato-grossense.

Como parte da programação de lançamento, o evento contará com o painel “A Centelha que Transforma Ideias em Negócios”, que reunirá empreendedores contemplados em edições anteriores do programa para compartilhar trajetórias, desafios e aprendizados na transformação de ideias inovadoras em negócios consolidados.

O painel terá a participação de Tiago Calves, pesquisador e fundador da Pantabio, startup de biotecnologia originada em Aquidauana, dedicada ao desenvolvimento de bioinsumos a partir de fungos nativos do Pantanal e do Cerrado; Denise Silva, fundadora da Bruaca, hub de inovação social que atua no empoderamento de comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas por meio da bioeconomia, da economia criativa e do turismo de base comunitária; e Carlos Matoso, fundador da Arrenda Fácil, startup do setor agro que tem como propósito ampliar a confiança e a eficiência nas operações de arrendamento rural.

(*) Comunicação Semadesc com informações da Fundect

Inscrições para segunda chamada do PSA Conservação do Pantanal prosseguem até 6 de abril

0
Divulgação

As inscrições para a segunda chamada do PSA Conservação do Pantanal – Programa de Pagamento por Serviços Ambientais no Pantanal – prosseguem abertas até dia 6 de abril. O resultado final – após análise dos formulários e prazos para recursos – será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15 de junho, conforme prevê o cronograma. O Edital de Chamamento Público foi publicado também no Diário Oficial no dia 23 de fevereiro e traz toda regulamentação para se proceder às inscrições.

Na primeira chamada foram recebidas 71 inscrições e 40 propriedades classificadas com base no Índice de Serviços Ambientais (ISA), instrumento que considera critérios como conservação da vegetação, conectividade de habitats e relevância ambiental das áreas. A liberação dos recursos relativos ao pagamento por serviços ambientais dessa chamada ocorreu na semana passada.

O formulário para inscrição está disponibilizado online (clique aqui) e deve ser acompanhado da documentação exigida, como certidões negativas de débitos diversos, regularidade ambiental, entre outros. Para essa etapa do programa, propriedades que tiveram ocorrência de fogo em 2025 terão a área queimada descontada da área excedente de vegetação nativa e aqueles proprietários que receberam autorização ambiental para fazer supressão ou substituição de vegetação nativa, terão que solicitar o arquivamento das referidas autorizações para terem suas inscrições aceitas.

Lançado em abril de 2025, o PSA Pantanal é o mais ambicioso programa ambiental que remunera quem ajuda a preservar o bioma pantaneiro. São contemplados produtores rurais, comunidades tradicionais, organizações de sociedade civil, entre outros, por meio de projetos para realizar ações de recuperação do meio ambiente. O Programa está subdividido em dois subprogramas: o PSA Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Brigadas e o PSA Conservação e Valorização da Biodiversidade.

O PSA Brigadas remunera projetos com a finalidade de prevenção e combate aos incêndios. Lançado em julho do ano passado, esse subprograma teve 13 projetos selecionados e já liberou os recursos para pagamento pelos serviços ambientais comprovados, que totalizaram R$ 6.166.934,32. O PSA Conservação teve o edital da primeira chamada publicado também em julho e as inscrições se estenderam até setembro, tendo sido selecionados 40 projetos. Os pagamentos foram liberados nessa semana, no valor total de R$ R$ 2.961.274,95 referente à 112.098,79 hectares de área de excedente de vegetação nativa protegidos no Pantanal.

O PSA Pantanal está inserido no conjunto de ações promovidas pelo Governo do Estado para ampliar a preservação do bioma Pantanal. Os recursos para custear a iniciativa saem do Fundo Clima Pantanal, que foi criado pela Lei do Pantanal, de dezembro de 2023. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do bioma e gerenciar as operações financeiras destinadas a Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na planície pantaneira, e também a conservação de ecossistemas, como parte do PESA (Programa Estadual de Serviços Ambientais).

O Fundo Clima do Pantanal foi criado com aporte de R$ 40 milhões do Governo do Estado, e mais tarde recebeu doação de R$ 100 mil da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, explica que a meta do Governo com a criação do programa é preservar mais, permitindo que o proprietário rural seja remunerado pelo serviço ambiental prestado, sem deixar que isso interfira na rentabilidade do imóvel.

O secretário-adjunto Artur Falcette destaca a “robustez técnica” do programa e os cuidados que a equipe teve para criar o regramento que embasa e justifica a remuneração pelos serviços. “Todo o processo foi construído com base em critérios objetivos, análises técnicas aprofundadas e uso de ferramentas geoespaciais. Isso garante credibilidade ao PSA e cria um ambiente favorável para sua continuidade e ampliação”, destacou.

Já a secretária-executiva de Meio Ambiente, Ana Trevelin, enfatizou o papel estratégico do PSA na conservação do Pantanal frente aos desafios climáticos. “Estamos falando de um bioma extremamente sensível e de importância global. Ao valorizar financeiramente a conservação do excedente de vegetação nativa, o Estado estimula práticas responsáveis, contribui para a manutenção da biodiversidade, para a segurança hídrica e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou.

(*) João Prestes

Polícia Militar apreende entorpecentes e realiza a prisão de autor de tráfico de drogas em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

Na última sexta-feira (20), o 2º Batalhão de Polícia Militar efetuou a apreensão de entorpecentes e a prisão de um autor de tráfico de drogas em Três Lagoas.

Por volta das 20h de sexta, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM realizava rondas ostensivas e preventivas no bairro Vila Piloto, quando na rua Vinte e Três, os policiais abordaram um homem de 18 anos, vindo a localizar próximo ao abordado 6 “pinos” de cocaína (pesando 3,7 gramas), 31 “trouxinhas” de maconha (pesando 193 gramas) e um aparelho celular que constava nos sistemas policiais como produto de furto.

Durante a abordagem, os PMs receberam informações relatando a origem dos entorpecentes, momento em que diligenciaram até uma residência desabitada na rua Alaor Garcia Pereira, no bairro Jardim Alvorada, onde durante buscas vieram a localizar 1 mochila contendo vários “pinos” vazios, 2 tabletes de maconha (totalizando 634 gramas), 1 balança de precisão e 1 rolo de plástico filme, materiais comumente utilizados para o preparo e acondicionamento de entorpecentes.

Ao ser questionado acerca da propriedade dos objetos e substâncias, o autor assumiu a propriedade relatando manter o material oculto naquele endereço com o intuito de não levantar suspeitas por parte de seus familiares.

Diante dos fatos após ser dada voz de prisão o detido foi apresentado na Delegacia de Polícia, juntamente com os entorpecentes apreendidos.

Serviço

Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Condenado por homicídio no MT é preso pela Polícia Civil em MS

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (POLINTER), localizou e capturou, na última sexta-feira (20), um foragido condenado por homicídio qualificado, ocorrido na cidade de Paranatinga (MT).

O indivíduo, identificado como A.J.R.A. (61), foi encontrado no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

O indivíduo estava foragido desde 04 de maio de 2018.  O mandado de Prisão Preventiva é relacionado à condenação de 14 anos de reclusão. 

Serviço

Denúncias sobre a localização de fugitivos podem ser feitas à POLINTER, pelo e-mail: [email protected] ou do número (67) 99202-2658 (WhatsApp). Sua identidade será mantida em sigilo.

Trecho da Rua Abraão Matar receberá recapeamento nesta segunda-feira (23)

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas informa que a Rua Abraão Matar, no trecho em frente ao Almoxarifado Municipal, passará por serviço de recapeamento asfáltico nesta segunda-feira, 23 de março, executado pelo Departamento de Serviços Públicos (DSP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

A intervenção contempla aproximadamente 211 metros de extensão, com largura média de 5 metros, totalizando cerca de 1.055 m² de área recapeada. O objetivo é melhorar as condições de tráfego, garantindo mais segurança e conforto para motoristas e pedestres.

Durante a execução dos trabalhos, poderão ocorrer interdições parciais ou totais do trecho, conforme o andamento da obra. Por isso, a SEINTRA orienta que os motoristas redobrem a atenção ao transitar pela região e, se possível, utilizem rotas alternativas para evitar transtornos.

A previsão do setor é que até o final de terça-feira, 24 de março, o serviço esteja finalizado, entrando na fase de sinalização horizontal de Trânsito.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.