28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 139

Polícia Civil recupera mais três cabeças de gado e total já supera 100 em Nova Andradina

0
Foto: Divulgação/ Da Hora Bataguassu

Animais foram localizados em propriedades no Assentamento Teijin, na região de Nova Casa Verde

A Polícia Civil de Nova Andradina, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG), recuperou mais três cabeças de gado em propriedades rurais localizadas no Assentamento Teijin, na região de Nova Casa Verde, distrito do município.

De acordo com as investigações, os animais pertencem a uma vítima que já havia tido outros semoventes recuperados anteriormente durante as apurações. A ação integra um trabalho contínuo de combate ao furto de gado na região.

Com a nova recuperação, o número total de animais apreendidos já ultrapassa 100 cabeças de gado, localizadas em 11 propriedades vinculadas aos suspeitos, incluindo áreas próprias e também arrendadas.

Segundo a Polícia Civil, os principais investigados — pai e filho — já estão presos. Os desdobramentos desta nova apreensão serão incorporados a um dos três inquéritos policiais em andamento na delegacia do município, que apuram o esquema criminoso.

A ação contou ainda com o apoio da Polícia Científica e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

As investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis novas vítimas e dimensionar a extensão total das atividades do grupo.

Por: Da Hora Bataguassu

PGE orienta municípios sobre reforma tributária e TJ esclarece novo regime de precatórios

0
Foto: Divulgação

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul participaram, nesta sexta-feira (20), de reunião técnica na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), voltada ao esclarecimento das mudanças da reforma tributária e do novo regime de precatórios a prefeitos e gestores municipais.

No encontro, a PGE conduziu a apresentação sobre as mudanças promovidas pela reforma tributária, enquanto o TJMS ficou responsável por detalhar o novo regime de precatórios.

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, abordou os impactos das transformações no sistema tributário nacional e os reflexos diretos na gestão fiscal dos municípios. Ela destacou que a reforma representa um redesenho da federação, com mudanças na lógica de arrecadação e distribuição de receitas, além de exigir maior coordenação entre os entes federativos.

De acordo com ela, o novo cenário impõe desafios institucionais relevantes, como a adaptação das estruturas administrativas, mudanças culturais e maior integração entre os órgãos públicos.

Um dos pontos centrais da apresentação foi o fortalecimento da atuação integrada da advocacia pública fiscal, com a criação de comitês permanentes em nível nacional. Esses colegiados têm como objetivo garantir uma atuação unificada e estratégica na defesa das fazendas públicas, envolvendo cobrança, consultoria tributária e representação judicial.

Ana Ali também destacou os impactos da reforma para os municípios, especialmente em relação à arrecadação e à autonomia financeira.

Precatórios

O Tribunal de Justiça apresentou as mudanças relacionadas ao novo regime de precatórios, estabelecido pela Emenda Constitucional nº 136/2025. A juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJMS e gestora de precatórios, Simone Nakamatsu, trouxe orientações práticas e esclareceu dúvidas dos gestores sobre regras, prazos e responsabilidades.

A iniciativa busca garantir maior previsibilidade e segurança na gestão das dívidas judiciais pelos municípios. A realização do encontro reforça a atuação conjunta entre Estado, Judiciário e prefeituras na preparação para as mudanças no cenário fiscal brasileiro.

Fernanda Fortuna, Ascom PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks

Detran-MS promove ação lúdica e inclusiva em evento pelo Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down

0
Foto: Divulgação

Com o compromisso de tornar o trânsito um espaço seguro e acessível a todos, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participa, no próximo dia 21 de março, de uma mobilização especial em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. O Piquenique Solidário, organizado pela Associação SOU T21, acontece na Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, a partir das 14h às 18h.

A participação do Detran-MS é pautada pela Educação Inclusiva, com atividades desenhadas exclusivamente para atender às necessidades e especificidades das pessoas com Síndrome de Down. O diferencial reside no processo criativo da equipe de educação, que desenvolveu um circuito de aprendizado que utiliza a ludicidade como ferramenta principal. Por meio de músicas e coreografias pensadas sob medida, os participantes aprendem regras de convivência viária de forma leve e interativa.

“Estamos criando uma nova música, especial para este público, que será lançada no evento. Nosso intuito é trabalhar com a ludicidade, pois observamos que as pessoas com Síndrome de Down reagem com muito entusiasmo e eficácia à música e à dança”, explica Lindembergue Vidotto Garcia, da equipe de educação do Detran-MS.

A personalização das abordagens é uma marca das ações educativas do órgão. Segundo a tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito, Lidiana de Freitas dos Santos, cada público exige um olhar único. “Nosso objetivo é tornar a educação viária acessível a todos. Por isso, produzimos abordagens diferentes para cada contexto, a exemplo do que realizamos com sucesso no Rodeo Fest Inclusivo em 2025. É preciso adaptar a linguagem para que a mensagem de segurança chegue a cada cidadão”, ressalta Lidiana.

Detran-MS promove ação lúdica e inclusiva em evento pelo Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down
Ação da Organização SOU T21

Solidariedade

Além de aprender sobre trânsito, o público é convidado a participar de uma corrente de solidariedade. A organização do evento solicita a doação de 1kg de alimento não perecível ou fraldas, que serão destinados às ações sociais da Associação SOU T21, entidade que trabalha exclusivamente em prol da pessoa com Síndrome de Down em Campo Grande.

O evento é aberto a toda a comunidade, reforçando que a inclusão é um dever coletivo e que o trânsito mais humano começa com o respeito à diversidade.

Serviço:

Evento: Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down
Data: 21 de março (sábado)
Horário: 14h às 18h
Local: Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Procon reúne distribuidoras para avaliar situação dos combustíveis em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

O Procon Mato Grosso do Sul realizou, na quinta-feira (19), reunião com a participação de oito distribuidoras e transportadoras de combustíveis que atuam no Estado. Foram debatidas a composição e a majoração do preço dos combustíveis, além dos efeitos do conflito no Oriente Médio no segmento.

Estiveram representadas as empresas Cenze, Ciapetro, Ipiranga, Royal Fic, Simarelli, Small, Taurus e Vibra Energia. Em comum, houve relatos sobre o aumento nos custos de frete marítimo e rodoviário, além da restrição da oferta de combustíveis diante do aumento da demanda.

As empresas posicionaram que, diante da crise e da instabilidade no fornecimento das refinarias, têm aumentado as importações dos produtos, o que impacta diretamente no preço final pago pelos consumidores. Há, ainda, preocupações com o custo de reposição dos estoques, a fim de garantir o abastecimento.

Conforme o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Antonio José Angelo Motti, o entendimento das especificidades do segmento permitirá adequar processos internos, como o de fiscalização. Notificações recomendatórias também serão enviadas às empresas, em modelo similar ao adotado com postos de combustíveis. “Precisamos atuar com justiça, em nome da defesa do consumidor e para preservar a verdade”, destaca Motti.

O diretor-executivo do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul), Edson Lazaroto, destaca que a oscilação diária do preço internacional do petróleo tem reflexos “praticamente imediatos” nos postos. Assim, o diálogo intermediado pelo Procon possibilita compreender melhor esse cenário para orientar a população com transparência e responsabilidade.

Também participaram da reunião a procuradora do Estado e chefe da Coordenadoria Jurídica da PGE no Procon, Carla Cardoso Nunes da Cunha, o diretor do Procon Chapadão do Sul e presidente do Cogemodc-MS (Colegiado de Gestores Municipais de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor de MS), Walder de Freitas, assim como gestores das áreas de superintendência, atendimento, fiscalização, orientação, pesquisa e gestão de processos do Procon Mato Grosso do Sul.

Kleber Clajus, comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/Procon/MS

Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas

0
Foto: Divulgação

O mês de março vai além das celebrações de 82 anos de emancipação política de Ribas do Rio Pardo e se tranforma em um marco de desenvolvimento, com uma agenda que combina comemoração e entrega de obras estruturantes. A programação especial inclui a ExpoRibas 2026, que acontece até hoje (21), e ganha reforço nesta sexta-feira (20) com a presença do governador Eduardo Riedel, que cumpre agenda no município com inaugurações e anúncio de novos investimentos.

Logo pela manhã, na ExpoRibas, foram entregues obras de saneamento básico que ampliam a cobertura de serviços essenciais. Entre elas, a implantação de 4,4 quilômetros de rede coletora de esgoto e 333 ligações domiciliares, executadas pela Sanesul por meio do programa Avançar Cidades, com investimento de R$ 890,6 mil. A intervenção beneficia diretamente 932 moradores dos bairros São Joaquim e parte do Jardim dos Estados e contribui para que o município alcance 90% de cobertura de esgotamento sanitário.

Ainda no eixo de infraestrutura, foi entregue um conjunto de melhorias no sistema de abastecimento de água, com investimento de R$ 15,3 milhões. A obra inclui a construção de quatro reservatórios, dois com capacidade de 500 m³ e outros dois de 350 m³, além de estação elevatória, mais de 11 quilômetros de rede de distribuição, travessias sobre o Ribeirão Botas e ferrovia, interligações e urbanização das áreas operacionais.

A estrutura amplia a capacidade de atendimento para cerca de 22 mil pessoas, garantindo segurança hídrica e acompanhando o crescimento urbano do município.

Riedel resgatou o cenário enfrentado pelo Estado anos atrás, ao mencionar o déficit histórico na cobertura de saneamento básico e a mudança de rota adotada a partir de planejamento estratégico. “Saímos de um patamar de 35% de cobertura para um cenário em que o Estado se aproxima de 80%, com a meta de ser o primeiro do Brasil a universalizar o saneamento.”

A agenda também contemplou a assinatura de novos investimentos considerados estratégicos para Ribas do Rio Pardo. Entre eles, a autorização para licitação da construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de 70 litros por segundo e investimento estimado em R$ 30 milhões, fundamental para a universalização do saneamento.

Ao falar sobre as obras e os avanços em diferentes frentes, o governador Eduardo Riedel apresentou, em Ribas do Rio Pardo, um pacote de investimentos voltado à infraestrutura urbana, saneamento e serviços públicos, destacando o impacto direto das ações no desenvolvimento do município.

“Estamos falando de obras que somam investimentos importantes em bairros como Boa Vista, Nossa Auxiliadora e Jardim das Palmeiras, além da pavimentação e drenagem que nos levam à universalização do asfalto na cidade.”

Outro destaque foi a autorização para obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Boa Vista, Nossa Senhora Aparecida e Jardim das Palmeiras, dentro do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimento de R$ 14,7 milhões, promovendo avanços na mobilidade urbana e na infraestrutura local.

Também foram dadas as ordens de serviço para obras municipais, incluindo a pavimentação e drenagem da Rua Senador Filinto Müller, a construção da Praça Nascente do Córrego Lagoa, voltada ao lazer e à convivência, e a implantação da EMEI Portal da Lagoa, ampliando a oferta de vagas na educação infantil.

Ao detalhar a agenda, o chefe do Executivo estadual enfatizou o avanço simultâneo em diferentes áreas, conectando obras estruturantes à melhoria da qualidade de vida da população.
“Também avançamos com ordens de serviço no saneamento, caminhando para universalizar o acesso em Ribas, o que representa dignidade e saúde para as pessoas.”

Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas

A programação seguiu com a inauguração da Escola Estadual Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva, localizada no Jardim Nova Esperança II. A unidade foi concluída em 2025 com investimento total de R$ 18,7 milhões, sendo R$ 17,9 milhões em construção e R$ 837,2 mil em mobiliário.

Na área da educação, ele evidenciou os investimentos em infraestrutura escolar, associando a entrega de novas unidades à valorização de profissionais e ao desempenho educacional.
“Inauguramos uma escola moderna, preparada para tecnologia e conectividade, mas o mais importante é o que acontece dentro dela, com professores, alunos e famílias.”

A nova escola amplia a estrutura da rede estadual de ensino e acompanha o crescimento do município, oferecendo 20 salas de aula, laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada, pátio coberto, espaços de convivência e setor administrativo completo. A expectativa é atender aproximadamente 650 estudantes já em 2026.

A unidade homenageia a educadora Maria Augusta Costa Ramos da Silva, que marcou a história local pela dedicação à educação e atuação em conselhos municipais, deixando como legado o compromisso com a formação e o desenvolvimento social.

Riedel também pontuou os avanços na segurança pública, reforçando o ambiente de estabilidade como fator decisivo para atração de investimentos privados. Na área de segurança pública, a programação incluiu ainda a entrega da nova sede da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar e da 4ª Companhia de Polícia Ambiental.

O novo quartel, localizado no bairro Estoril, conta com estrutura moderna, com áreas operacionais independentes, salas administrativas, auditório, alojamentos e espaços adequados para o atendimento das forças de segurança, acompanhando o crescimento da cidade impulsionado por novos investimentos industriais. “O Mato Grosso do Sul vive um momento em que o capital privado enxerga oportunidades reais, o que se traduz em novos empreendimentos e desenvolvimento regional.”

Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas
Ribas do Rio Pardo transforma aniversário em vitrine de investimentos e amplia infraestrutura em diversas áreas

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moreira, destacou o novo momento vivido pela cidade, impulsionado por parcerias institucionais e planejamento estratégico. “Ribas completa 82 anos de história em um novo momento, com projetos que fortalecem o desenvolvimento e mostram a força da nossa gente.”

Ao tratar das prioridades da gestão, o prefeito evidenciou os investimentos robustos nas áreas de educação e saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida e no futuro da população. “Encerramos 2025 com 39% dos recursos investidos em educação e 24% em saúde, mostrando que essas áreas são prioridade real da nossa gestão.”

Ribas possui pouco mais de 24 mil habitantes e, nos últimos três anos, os recursos aplicados em educação e infraestrutura no município somam cerca de R$ 380 milhões.

Participaram da agenda em Ribas do Rio Pardo os deputados estaduais Paulo Corrêa, Pedro Caravina, Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Duarte, Antônio Vaz e Márcio Fernandes, além dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira.

Também estiveram presentes o senador Nelsinho Trad, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o superintendente do Patrimônio da União, Thiago Botelho, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Walter Carneiro (Casa Civil), a ex-deputada federal Rose Modesto, além de autoridades locais, dirigentes de órgãos públicos, lideranças comunitárias e representantes de entidades.

Sem paralisação: rodovia MS-112 segue com trânsito normal após rumores de protesto

0

Diretoria do sindicato SINTIESPAV-MS está no local para prestar apoio, caso houvesse manifestação

Apesar das informações que circularam na noite de sexta-feira (20) sobre uma possível paralisação de trabalhadores e bloqueio da rodovia MS-112, no município de Inocência (MS), o movimento não se concretizou. Na manhã deste sábado (21), o tráfego na via seguia normalmente, sem qualquer indício de manifestação.

De acordo com informações obtidas junto à direção do SINTIESPAV-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Pesada de Mato Grosso do Sul), não houve adesão ao protesto que havia sido cogitado por um grupo de trabalhadores após o acidente que vitimou fatalmente o Sr. José Lucindo Portela Soares.

APOIO DO SINDICATO

Assim que tomou conhecimento da possível mobilização, a diretoria do sindicato se deslocou durante a madrugada de Três Lagoas até Inocência para acompanhar a situação de perto e prestar apoio aos trabalhadores, caso fosse necessário. No entanto, ao chegarem ao local, os representantes constataram a inexistência de qualquer bloqueio ou paralisação. Os ônibus responsáveis pelo transporte de trabalhadores até o canteiro do Projeto Sucuriú operavam normalmente, reforçando o cenário de rotina.

PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA

Na noite anterior, a redação do Perfil News recebeu diversas mensagens via WhatsApp relatando preocupação com a segurança no trecho onde ocorreu o atropelamento. Segundo os relatos, o local já registra histórico de acidentes, e trabalhadores afirmam que pedidos para instalação de redutores de velocidade e melhorias na sinalização da via teriam sido feitos anteriormente, sem atendimento.

Sem paralisação: rodovia MS-112 segue com trânsito normal após rumores de protesto

Ainda conforme as mensagens, há críticas à falta de articulação por parte das autoridades do município de Inocência junto à concessionária Way, responsável pela manutenção da rodovia, para a implementação de medidas de segurança. A região abriga diversos alojamentos que concentram milhares de trabalhadores, o que aumenta o fluxo de pedestres na área.

O presidente do SINTIESPAV-MS, Nivaldo da Silva Moreira, esteve às margens da rodovia e gravou um vídeo confirmando a normalidade do tráfego. Na gravação, ele também reforça o posicionamento do sindicato de apoio à categoria, colocando-se à disposição dos trabalhadores.

POSICIONAMENTO DA ARAUCO

Ainda na noite de sexta-feira, a empresa Arauco, responsável pelo Projeto Sucuriú, divulgou nota oficial lamentando o ocorrido. No comunicado, a companhia informou que acompanha a apuração das circunstâncias do acidente e que está prestando todo o apoio necessário à família da vítima.

A empresa também manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de José Lucindo Portela Soares, funcionário da empresa Rio Verde, parceira no projeto, que morreu após ser atropelado ao atravessar a rodovia nas proximidades do alojamento HSL, por volta das 18h40.

Trabalhadores param e vão bloquear MS-112 às 4h em Inocência após morte de colega

0

Filho e sobrinho da vítima entram em desespero ao ver o corpo sem vida; colegas ficam revoltados e emocionados com a tragédia

Uma morte trágica registrada na MS-112, em frente ao alojamento Aliança, próximo à rotatória de acesso à região dos alojamentos em Inocência, provocou revolta e levou trabalhadores a tomarem uma decisão extrema: não comparecer ao serviço e bloquear a rodovia às 4 horas da manhã deste sábado.

O protesto é uma reação direta ao que os trabalhadores classificam como descaso da concessionária Way, responsável pela rodovia, e da Prefeitura de Inocência, acusada de omissão diante dos constantes pedidos por melhorias no trecho.

IMPACTO VIOLENTO

A vítima, identificada como José Licídio, morreu no início da noite desta sexta-feira após ser atropelada por uma caminhonete da empresa MS Pantanal. O impacto foi violento, e o trabalhador não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações, José Licídio era oriundo da região Nordeste e atuava no canteiro de obras do Projeto Sucuriú. Ele era contratado pela empresa Rio Verde, terceirizada da Arauco.

Trabalhadores param e vão bloquear MS-112 às 4h em Inocência após morte de colega

COMOÇÃO

A cena foi marcada por forte comoção. O filho e um sobrinho da vítima presenciaram o acidente e ficaram em estado de desespero ao se depararem com o corpo sem vida. Outros trabalhadores também se emocionaram profundamente — muitos choravam, enquanto outros demonstravam revolta diante da situação.

De acordo com relatos, acidentes são frequentes nesse trecho da MS-112. Há tempos, trabalhadores cobram medidas básicas de segurança, como instalação de quebra-molas e melhoria na iluminação, para reduzir a velocidade dos veículos. No entanto, afirmam que nunca foram atendidos.

REVOLTA

Trabalhadores param e vão bloquear MS-112 às 4h em Inocência após morte de colega

Uma guarnição da Polícia Militar, por meio do 3º Pelotão, esteve no local realizando a segurança da área até a chegada da perícia da Polícia Civil e da equipe da Polícia Rodoviária Estadual, responsável pelos levantamentos técnicos.

Diante da morte e do sentimento de abandono, os trabalhadores decidiram reagir. Revoltados e temendo novas tragédias, anunciaram a interdição total da rodovia no trecho do acidente.

“Se nada for feito agora, mais vidas serão perdidas”, afirmaram trabalhadores presentes no local.

RODOVIA SERÁ BLOQUEADA PELOS TRABALHADORES

Trabalhadores param e vão bloquear MS-112 às 4h em Inocência após morte de colega

Segundo apuração, dezenas de trabalhadores que atuam no Projeto Sucuriú devem aderir ao movimento. Eles afirmam que não irão trabalhar neste sábado e só encerrarão o bloqueio após a concessionária Way e as autoridades municipais apresentarem soluções concretas para garantir a segurança no local.

NOTA À IMPRENSA

A Arauco lamenta profundamente o falecimento do Sr. José Lucindo Portela Soares, funcionário da empresa Rio Verde, parceira da companhia no Projeto Sucuriú. O trabalhador foi vítima de atropelamento nas imediações do alojamento HSL, ao atravessar a rodovia MS-112, no município de Inocência (MS). O acidente ocorreu por volta das 18h40 desta sexta-feira, 20 de março.

A companhia acompanha a apuração das circunstâncias do acidente e vem assegurando que todo o apoio necessário seja prestado à família do trabalhador.

A Arauco se solidariza com seus familiares, amigos e colegas neste momento de dor.

Municípios elegem representantes ao Comitê Técnico da Microrregião de Saneamento Básico

0
Foto: Mairinco de Pauda

Prefeitos e representantes de 38 municípios se reuniram em assembleia na tarde dessa quinta-feira (19), no auditório do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para escolherem os oito membros titulares e os oito suplentes que integram o Comitê Técnico da Microrregião de Saneamento Básico. A assembleia foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e pela secretária executiva de Meio Ambiente da pasta, Ana Trevelin.

Essa foi a primeira assembleia realizada pela Microrregião de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul, após o organismo ter sido instituído por Lei Complementar em dezembro do ano passado. A Microrregião de Saneamento Básico engloba os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e tem natureza de autarquia intergovernamental de regime especial, com caráter deliberativo e personalidade jurídica de Direito Público, permitindo o compartilhamento da titularidade dos serviços entre o Estado e os municípios, sem criação de novo ente federativo. O modelo admite a pluralidade de prestadores – como a Sanesul, serviços autônomos municipais, consórcios e concessões privadas – e foca na compatibilização do planejamento, na regulação unificada e na universalização dos serviços.

O secretário Jaime Verruck explica que a regionalização é uma estratégia integrada para ampliar a eficiência da gestão, estimular investimentos e acelerar a universalização dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul. Diagnóstico feito por empresa de consultoria contratada para subsidiar o processo, mostra que 76 municípios (96,2%) destinam de forma adequada os resíduos sólidos urbanos, o acesso à água potável alcança cerca de 99% da população urbana e o esgotamento sanitário atinge 90%, índices que colocam o Estado em posição de destaque no cenário nacional. Ainda assim, mais de 300 mil pessoas vivem na área rural, o que aumenta a complexidade da gestão dos serviços.

A criação da Microrregião de Saneamento Básico alinha-se ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007, atualizada pela Lei nº 14.026/2020) e o prazo nacional para instituição da regionalização, conforme o Decreto Federal nº 11.599/2023, expirou em 31 de dezembro de 2025. A Semadesc realizou duas audiências públicas (novembro e dezembro de 2025) e abriu consulta pública para receber contribuições da sociedade civil, gestores municipais, entidades e especialistas ao anteprojeto da lei que tratou do assunto. Aprovado pela Assembleia ainda no ano passado, o projeto se transformou na Lei Complementar 352 sancionada em 18 de dezembro de 2025 que detalha as funções, finalidades e também o modelo de governança do organismo.

Integram a estrutura de governança da autarquia o Colegiado Microrregional, composto por representantes dos 79 municípios sul-mato-grossenses, e do Estado de Mato Grosso do Sul. A lei também institui o Comitê Técnico, composto por 8 representantes dos municípios e três representantes do Estado, designados pelo Governador. Outra instância de governança é o Conselho Participativo, composto por três representantes da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); dois representantes da Secretaria de Estado responsável pela política pública de saneamento básico; um representante da Assembleia Legislativa; três representantes dos prestadores dos serviços; dois representantes dos usuários dos serviços (um dos usuários residenciais, um dos usuários não residenciais e um representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Cada instância de governança tem suas atribuições descritas na Lei. Ao Comitê Técnico, que foi escolhido na assembleia dessa quinta-feira (19), compete apreciar previamente as matérias que integram a pauta das reuniões do Colegiado Microrregional, providenciando estudos técnicos que a fundamentem; assegurar, nos assuntos relevantes, a prévia manifestação do Conselho Participativo; exercer as competências necessárias à gestão da autarquia intergovernamental, entre outras.

Os prefeitos e representantes dos municípios presentes à assembleia escolheram para compor o Comitê, dentre os 42 candidatos, os seguintes membros titulares e suplentes: André Luiz César Gomes – Campo Grande; Brena Juliana Higa – Costa Rica; Giovanna de Oliveira Amorim – Maracaju; Maysa Queiroz da Costa – Três Lagoas; Valdenir Roberto de Sousa – Bonito; Rodrigo Guimarães de Oliveira – Paranaíba; Eduardo Pereira Raymundo – Corumbá; Gustavo Becker Modesto Silva – Caarapó; Fernanda Gabriele Nascimento Gotardi – Jateí; Ângelo Augusto Gomes dos Santos – Dourados; Ederley Soares Marques – Nova Alvorada do Sul; Joanilson Zeferino dos Santos – Ponta Porã; Fabio Junior Pinto – São Gabriel do Oeste; Jussara Piovesan – Laguna Carapã; Adriano Chaves de França – Naviraí e Mayk Ferreira Cardoso – Água Clara.

Corredor Bioceânico e desafios para MS são destaque em simpósio nacional

0
Foto: Mairinco de Pauda

O Corredor Bioceânico “Desafios para o Mato Grosso do Sul” foi o tema da palestra do secretário da Semadesc Jaime Verruck no dia de hoje (20) durante o Simpósio Nacional de Policiamento Urbano, Ambiental e de Inteligência, no Senac Hub Academy, em Campo Grande. O evento da Polícia Militar de MS reuniu comandantes, especialistas e gestores das Polícias Militares de todo o país para debater inovação, integração e aperfeiçoamento das ações de segurança pública.

Durante a palestra o secretário presentou um panorama estratégico da infraestrutura logística e do potencial de integração do Mato Grosso do Sul aos mercados internacionais.

A apresentação destacou a importância das rodovias, hidrovias e ferrovias para o desenvolvimento econômico do Estado, com ênfase nos projetos em andamento e em estudo. Entre eles, está a concessão da hidrovia do Rio Paraguai, com extensão total de 600 km no tramo sul, incluindo o Canal do Tamengo, com investimentos estimados em R$ 74,3 milhões até o quinto ano e prazo de concessão de 15 anos, prorrogáveis por igual período. O objetivo é garantir uma navegação eficiente, segura e sustentável, com níveis adequados de profundidade tanto em períodos de estiagem quanto de cheia.

A hidrovia abrange áreas estratégicas, incluindo trechos de fronteira com Bolívia e Paraguai, fortalecendo a integração regional e ampliando a competitividade logística. No campo ferroviário e rodoviário, o Estado se posiciona como peça-chave na conexão com mercados internacionais, especialmente por meio da Rota Bioceânica.

A Rota Bioceânica também foi debatida no evento e se destaca como um corredor estratégico que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, reduzindo em até 12 a 17 dias o tempo de transporte de mercadorias para mercados asiáticos. Atualmente, o trajeto até a China pode chegar a mais de 24 mil km, enquanto, com a nova rota, essa distância será reduzida para cerca de 18,6 mil km.

Entre as principais obras estruturantes está a ponte internacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), com 1.294 metros de extensão e investimento de US$ 93 milhões, financiados pela Itaipu Binacional. A obra já atingiu cerca de 90% de execução, com previsão de conclusão em agosto de 2026. Também estão em andamento as obras de acesso à ponte, incluindo o contorno rodoviário de Porto Murtinho e a pavimentação de trechos estratégicos no Paraguai, fundamentais para a consolidação do corredor.

O Corredor Bioceânico de Capricórnio foi apresentado aos participantes do simpósio como um projeto de integração entre quatro países — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile — e oito estados subnacionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, ampliar a conectividade e impulsionar o comércio internacional. O corredor conta com cerca de 3.900 km de estradas, cinco passagens de fronteira e acesso a importantes portos no Pacífico, como Antofagasta, Iquique e Tocopilla.

Verruck enfatizou que o plano diretor do corredor vai além da infraestrutura física, incluindo ações voltadas à facilitação do comércio, integração de processos transfronteiriços e desenvolvimento produtivo local. No Mato Grosso do Sul, as cadeias priorizadas incluem proteínas, soja, celulose e turismo. “Apesar do grande potencial, ainda existem desafios importantes, especialmente relacionados às passagens de fronteira, à infraestrutura logística e à necessidade de harmonização regulatória entre os países. Também foram apontadas lacunas em serviços logísticos, como armazenamento, transporte e apoio operacional”, relembrou o secretário.

Entre os desafios legais, Verruck destacou a criação do Documento de Transporte Eletrônico (DTE), a integração aduaneira, acordos fitossanitários, qualificação profissional de motoristas e melhorias na legislação e segurança viária. A governança internacional e a cooperação entre os países são fundamentais para o sucesso do corredor.

A adesão do Brasil à Convenção TIR, em fevereiro de 2026, foi destacada como um avanço importante para facilitar o transporte internacional de mercadorias, reduzindo custos e tempo nos processos aduaneiros.

Por fim, a apresentação reforçou que o Corredor Bioceânico ainda está em fase de consolidação e precisa evoluir para oferecer um nível de serviço homogêneo em toda sua extensão, garantindo eficiência logística e competitividade internacional ao Mato Grosso do Sul.

Rosana Siqueira, da Semadesc

PC atualiza protocolo de atendimento a mulheres em situação de violência e reforça atendimento humanizado em todo MS

0
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial Eletrônico nº 12.105, de 20 de março de 2026, página 36, a Portaria Normativa nº 256/2026/DGPC/MS, de 19 de março de 2026, que aprova o Protocolo Institucional de Atendimento às Meninas e Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, estabelecendo novas diretrizes obrigatórias para todas as unidades policiais do Estado.

O documento foi elaborado por comissão interna, analisado tecnicamente por setores especializados e aprovado pela Delegacia-Geral da Polícia Civil, passando a ter caráter normativo e vinculante em toda a instituição. A medida foi editada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 13, incisos I e IX, da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005.

A atualização deste protocolo tem como objetivo padronizar o atendimento policial, garantir acolhimento humanizado, evitar a revitimização e fortalecer a proteção integral das vítimas, alinhando a atuação da Polícia Civil à legislação vigente, às diretrizes nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher e às políticas públicas estaduais de proteção.

De acordo com a nova Portaria, o protocolo deverá ser observado por todas as unidades da Polícia Civil, incluindo Delegacias de Polícia, Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Delegacias que possuam Sala Lilás e demais setores que realizem atendimento ou procedimentos relacionados a casos de violência doméstica e de gênero.

O texto normativo estabelece regras claras sobre acolhimento da vítima, escuta qualificada, avaliação de risco, solicitação de medidas protetivas, coleta de provas, atuação em flagrante, encaminhamento à rede de proteção e monitoramento de casos considerados de alto risco, com prioridade para situações que possam evoluir para feminicídio.

Entre os pontos considerados mais relevantes está a obrigatoriedade de atendimento humanizado, a prioridade no registro das ocorrências, o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, a adoção de medidas imediatas de proteção quando houver ameaça à integridade da vítima e a atuação integrada com serviços de saúde, assistência social e órgãos de defesa dos direitos da mulher.

O protocolo também reforça a importância das Salas Lilás, espaços destinados ao atendimento reservado e especializado, e determina que todas as unidades policiais adotem medidas para evitar exposição da vítima, impedir contato com o agressor e garantir privacidade durante o atendimento.

Segundo a Delegacia-Geral, a atualização do protocolo representa um avanço institucional no enfrentamento à violência doméstica e de gênero, assegurando maior uniformidade de procedimentos, segurança jurídica aos policiais e, principalmente, mais proteção, dignidade e respeito às mulheres atendidas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação e deverá ser amplamente divulgada internamente, com realização de orientações técnicas e capacitações para garantir sua plena aplicação em todo o Estado.

Escola Estadual celebra Mês da Mulher com foco em respeito e projetos de vida

0
Foto: Arquivo escolar

Ações revelam o papel da Educação na construção de uma sociedade mais justa

A Escola é um espaço essencial para promover o diálogo pela construção de valores. E, no mês dedicado às mulheres, ações educativas ganham ainda mais relevância ao abordar temas ligados ao respeito com projetos de vida conscientes e responsáveis.

Assim, a Escola Estadual Professor João Magiano Pinto – Jomap, realizou uma programação especial com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, promovendo momentos de reflexão e aprendizado, em Três Lagoas.

Conscientização sobre o futuro

Um dos destaques da programação foi a palestra ‘Vulnerabilidade de Gênero: Gravidez e Paternidade Precoce na Adolescência – Desafios, Responsabilidades e Projeto de Vida’, voltada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

Conduzida pela psicóloga e professora universitária Anecy de Fátima Faustino Almeida, abordou temas como equidade de gênero, impactos da gravidez na adolescência e a importância de decisões conscientes.

A professora considera fundamental a discussão destes assuntos com os jovens. “Para que eles compreendam as consequências de suas escolhas e possam construir seus projetos de vida com mais responsabilidade e autonomia”, destaca Anecy.

O encontro foi marcado por um diálogo aberto, refletindo sobre aspectos físicos, emocionais e sociais, além de direitos e deveres, e a importância de escolhas responsáveis pelo futuro.

Mulheres que inspiram trajetórias

O segundo momento da programação trouxe o tema ‘Mulheres na Indústria: Protagonismo, Carreira e Inspiração para o Futuro’, direcionado aos estudantes dos itinerários formativos profissionalizantes.

A ação promoveu a integração entre Escola e Setor Produtivo, apresentando oportunidades de carreira e ampliando a visão dos estudantes sobre o mercado de trabalho.

Participaram do encontro profissionais da indústria de Três Lagoas, que compartilharam histórias de desafios e conquistas, inspirando os jovens a projetarem seus próprios caminhos.

“Levar exemplos reais de mulheres que atuam na indústria é uma forma de mostrar aos estudantes que é possível construir uma carreira sólida, com dedicação e preparo”, destaca a diretora da Jomap, Lourdes Alves.

A iniciativa contou com o apoio do projeto ‘Conexão Empresa e Escola’, da Suzano Papel e Celulose, que enviou para o encontro a consultora industrial, Pollyanna Cristina Perecim e a analista de planejamento, Marileide Gomes da Silva.

Também participaram da atividade interativa, inspirando os estudantes com suas trajetórias de sucesso, a supervisora de manutenção Thamyres da Hora Pinto da Silva e a gerente de processos, Julia Rafaela Otero.

Diálogo e construção de novos olhares

A Educação transforma realidades ao integrar temas sociais e profissionais na formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios da vida e do mundo do trabalho.

As ações desenvolvidas ao longo do Mês da Mulher na Jomap evidenciam o papel da Rede Estadual de Ensino na construção de uma sociedade mais justa, consciente e com mais oportunidades para todos.

(*) Gilberto Junior, SED

Veículo abandonado com carga irregular é apreendido na zona rural de Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Mercadorias sem nota fiscal foram encontradas após denúncia e encaminhadas à Receita Federal

A A Polícia Militar localizou um veículo abandonado carregado com mercadorias sem comprovação fiscal, na última quarta-feira (18), na zona rural de Nova Andradina.

A ocorrência foi atendida por uma equipe de Força Tática do 8º Batalhão, após denúncia anônima indicando que um automóvel dourado estaria abandonado nas proximidades da rodovia MS-141, no bairro Cohab III.

No local, os policiais encontraram o veículo aberto e sem as chaves de ignição. Durante vistoria, foram localizados 17 volumes contendo brinquedos infantis sem documentação fiscal, caracterizando, em tese, o crime de descaminho.

O automóvel, um Honda com placas de Ribeirão Preto (SP), apresentava sinais de danos e estava sem óleo no motor, o que pode ter motivado o abandono.

A carga e o veículo foram encaminhados à Receita Federal em Ponta Porã, após orientação da Polícia Federal.

(*) Da Hora Bataguassu

MEC pune mais de 50 cursos de Medicina por baixo desempenho no Enamed 2025

0
Cursos de medicina no Brasil são punidas por baixo desempenho. (Foto: Divulgação)

A decisão afeta 351 cursos avaliados, com notas de 1 e 2 em uma escala de 1 a 5

O Ministério da Educação (MEC) aplicou sanções a mais de 50 cursos de Medicina de instituições públicas e privadas em todo o país, após resultados insatisfatórios no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025.

As medidas, publicadas nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), variam desde a suspensão imediata de novos alunos até restrições a programas federais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A decisão afeta 351 cursos avaliados, com notas de 1 e 2 em uma escala de 1 a 5, e reflete a preocupação com a qualidade da formação médica no Brasil, que já enfrenta críticas pelo alto custo e deficiências estruturais.

As punições foram divididas em grupos, conforme o nível de proficiência dos alunos – percentual de estudantes que demonstraram competências adequadas.

O rigor das sanções aumenta à medida que os índices caem, visando corrigir falhas e proteger a sociedade de profissionais mal preparados.

Grupo 1: Punição máxima para os piores desempenhos

Instituições com nota 1 e menos de 30% de proficiência enfrentam suspensão imediata de ingressos, proibição de novas vagas, abertura de processo de supervisão e veto a contratos do Fies e outros programas federais.

As afetadas incluem: Universidade Estácio de Sá, União das Faculdades dos Grandes Lagos, Centro Universitário de Adamantina, Faculdade de Dracena, Centro Universitário Alfredo Nasser, Faculdade Metropolitana e Centro Universitário Uninorte.

Grupo 2: Redução drástica de vagas

Cursos com nota 1 e proficiência entre 30% e 40% tiveram corte de 50% nas vagas autorizadas, impedimento de expansão e restrições ao Fies e programas federais. A lista abrange: Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, Universidade Brasil, Universidade do Contestado, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade Nilton Lins, Centro Universitário de Goiatuba, Centro Universitário das Américas, Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, Centro Universitário CEUNI (Fametro), Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul e Faculdade Zarns (Itumbiara).

Grupo 3: Cortes moderados e monitoramento

Para notas 2 com proficiência entre 40% e 50%, o MEC determinou redução de 25% nas vagas e limitações a financiamentos federais. Entre as penalizadas: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis; Universidade de Ribeirão Preto; Universidade Iguaçu; Universidade Santo Amaro; Universidade de Marília; Universidade Paranaense; Afya Universidade Unigranrio; Centro Universitário Serra dos Órgãos; Universidade de Cuiabá; Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras; Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Afya Centro Universitário de Porto Velho; Centro Universitário Ingá; Faculdade de Medicina Nova Esperança; Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba; Faculdade Atitus Educação Passo Fundo; Afya Centro Universitário de Itaperuna; Centro Universitário Maurício de Nassau; Faculdade Morgana Potrich; Afya Faculdade de Porto Nacional; Faculdade Uninassau Vilhena; Centro Universitário Famesc; Faculdade de Medicina de Olinda; Faculdade Estácio de Alagoinhas; Faculdade Atenas Passos; Faculdade Estácio de Juazeiro; Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes; Faculdade Unicesumar de Corumbá; Faculdade Estácio de Canindé e Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês.

Além disso, outras 40 graduações com nota 2 e proficiência acima de 50% entrarão em supervisão e monitoramento, sem sanções imediatas, com direito a defesa.

Universidades federais também na mira

Pela primeira vez em anos recentes, instituições públicas foram incluídas. As universidades federais do Pará (UFPA), do Maranhão (UFMA), da Integração Latino-Americana (Unila) e do Sul da Bahia (UFSB) enfrentarão processos de supervisão. A UFPA, única pública com sanção imediata, perde 50% de suas vagas.

O MEC alerta que as medidas cautelares podem ser revistas, prorrogadas ou endurecidas com base no Enamed 2026.

“A qualidade da formação médica é essencial para o SUS e a saúde pública”, afirmou o ministério em nota. Especialistas veem o Enamed como avanço para coibir a proliferação de cursos de baixa qualidade, impulsionada pela expansão desordenada nos últimos anos.

Fonte: MEC; Agência Brasil; Ponta Porã News

Clima irregular no outono acende alerta para segunda safra de grãos em MS

0
Precipitação em meio a plantação de grãos em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Aprosoja)

Cenário coincide com fase decisiva no campo e pode impactar colheita da soja e plantio do milho safrinha

O outono começou nesta sexta-feira (20) em Mato Grosso do Sul já sob influência de um padrão climático que exige atenção no campo com chuvas irregulares e temperaturas acima da média. O cenário acende o alerta para o setor agropecuário, especialmente neste momento de transição entre a colheita da soja e o avanço do plantio do milho segunda safra 2025/2026.

De acordo com boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a tendência para o trimestre é de precipitações mal distribuídas ao longo do Estado. Os volumes podem variar entre regiões, ficando dentro ou até abaixo da média histórica. No centro-sul sul-mato-grossense, a probabilidade de chuvas inferiores ao esperado é maior, o que pode comprometer diretamente o estabelecimento inicial das lavouras.

Outro fator de preocupação é a previsão de temperaturas acima da média climatológica. A maior frequência de dias quentes tende a elevar a evapotranspiração, aumentando a demanda hídrica das culturas justamente em uma fase crítica de desenvolvimento.

O cenário ocorre em um momento decisivo para o campo. Produtores rurais estão na fase final da colheita da soja enquanto avançam com o plantio do milho segunda safra, o que exige atenção redobrada diante das condições climáticas adversas.

Para o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena, o contexto exige cautela e planejamento. Segundo ele, a irregularidade das chuvas pode afetar diretamente a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras, principalmente nas regiões onde os volumes ficarem abaixo da média.

“Estamos em uma fase decisiva, com o produtor finalizando a colheita da soja e implantando o milho segunda safra. Essa irregularidade das chuvas pode comprometer a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras, principalmente nas regiões onde os volumes ficarem abaixo da média”, destaca.

O assessor técnico também destaca que o calor acima do normal intensifica os desafios no campo. As temperaturas elevadas aumentam a evapotranspiração e podem agravar o estresse hídrico nas plantas, especialmente quando há falhas na distribuição das chuvas. Diante disso, o monitoramento constante das condições climáticas se torna essencial para a tomada de decisões.

“O calor acima da média aumenta a evapotranspiração e pode intensificar o estresse hídrico nas plantas, especialmente se houver falhas na distribuição das chuvas. Por isso, o monitoramento constante das condições climáticas é fundamental para a tomada de decisão no campo”, afirma Aguena.

Além do impacto direto no plantio do milho safrinha, as condições previstas também podem interferir na logística da colheita da soja e na qualidade dos grãos. A combinação de calor excessivo e chuvas irregulares exige ajustes nas operações agrícolas para evitar perdas.

Diante desse cenário de variabilidade climática, a orientação para os produtores é acompanhar com frequência os boletins meteorológicos e adotar estratégias de manejo mais flexíveis. A medida é considerada fundamental para reduzir riscos e preservar o potencial produtivo das lavouras na safra 2025/2026.

Fonte: Campo Grande News (por Jhefferson Gamarra)

Membros do MST liberam BR-163 após quase 6 horas de bloqueio

0
Manifestantes retirando sujeira da rodovia; (Foto: Campo Grande News)

Membros do MST (Movimento Sem-Terra) liberaram a BR-163, em Campo Grande, após quase 6 horas de bloqueio. O fim do protesto se deu depois que eles tiveram a garantia da vinda do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), César Fernando Schiavon Aldrigh.

Segundo a reportagem do Campo Grande News, o bloqueio começou às 3h30, na altura do quilômetro 463 ao 466 no sentido sul, perto do Posto Locatelli com participação de cerca de 200 manifestantes, que utilizaram galhos queimados para impedir a passagem.

A decisão da liberação da rodovia foi anunciada às 9h10 pela representante dos manifestantes, Solange Clementino, de 52 anos. “Vamos liberar a pista porque avançou a nossa pauta”, afirmou.

A vinda do presidente do Incra foi comunicada à comissão de mulheres, que lidera o protesto na BR-163 esta manhã. Mais cedo, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) havia adiantado ao site da Capital a vinda de Schiavon.

Desde a última segunda-feira (16), os sem-terra se manifestam em protesto à morosidade da reforma agrária no estado e também pedem recursos, orçados em R$ 2 bilhões, para aquisição de terras.

Os manifestantes alegam que a fila para assentamento é de 19 mil famílias. Segundo eles, há 12 anos não há qualquer ação nesse sentido.

O grupo não contabiliza a criação, em agosto de 2025, do assentamento União e Reconstrução, em Cassilândia, a mais nova área de assentamento a ser implantada, em um imóvel de 718,7 hectares.

Logo após o anúncio, os sem-terra retiraram os maiores galhos. O caminhão da concessionária que administra a rodovia chegou ao local com funcionários que irão retirar os galhos e utilizar água para esfriar a rodovia.

Polícia Civil incinera mais de 6 toneladas de drogas em Sidrolândia (MS)

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Sidrolândia (MS), realizou na manhã desta sexta-feira (20) a incineração de 6 toneladas e 702 quilos de drogas apreendidas em operações policiais. A destruição do material entorpecente ocorreu nas dependências do Frigorífico JBS, em Sidrolândia (MS), local devidamente autorizado para a realização do procedimento, seguindo as normas legais e sanitárias vigentes.

A incineração foi coordenada pelo delegado de polícia Edemilson José Holler, com a participação de equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar, representada pelo Sargento Thierry, e da Vigilância Sanitária do município, sob a chefia de Carselia Gracioli, que acompanhou todo o procedimento para garantir o cumprimento das exigências de saúde pública e segurança.

Os entorpecentes incinerados são provenientes de apreensões realizadas em ações de combate ao tráfico de drogas na região, e já haviam sido periciadas e autorizadas judicialmente para destruição. O ato de incineração integra as medidas legais destinadas à retirada definitiva de circulação de substâncias ilícitas, reforçando o trabalho das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade.

A Promotora de Justiça Daniele Sampieri foi previamente comunicada sobre o procedimento, mas não pôde comparecer em razão de compromisso institucional relacionado a evento do GACEP.

A Polícia Civil destaca que ações como esta demonstram a efetividade do trabalho integrado entre as instituições de segurança pública e os órgãos de fiscalização, contribuindo para a repressão qualificada ao tráfico de drogas no município de Sidrolândia (MS) e em toda a região.

Polícia Militar recupera bicicleta elétrica roubada e apreende adolescente infrator por receptação em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

Nesta quinta-feira (19), o 2º Batalhão de Polícia Militar apreendeu um adolescente infrator por receptação e recuperou uma bicicleta elétrica roubada em Três Lagoas.

Por volta das 20h50, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM realizava rondas ostensivas e preventivas no bairro Santa Terezinha quando, na rua Custódio Andrias, visualizou um ciclista transitando em uma bicicleta elétrica com as características idênticas a de um veículo anteriormente subtraído mediante roubo, onde o autor de posse de uma arma de fogo, tipo pistola, roubou a bicicleta em questão. De imediato, os policiais abordaram o ciclista e, ao checarem no sistema policial, constataram que a bicicleta elétrica era de fato a que foi roubada no dia 2 de junho de 2025.

Durante entrevista, o abordado, um adolescente de 16 anos, relatou ter adquirido a bicicleta de um segundo indivíduo, não sabendo informar a data da compra, tampouco o valor pago.

Diante dos fatos, o jovem foi apresentado na Delegacia de Polícia, juntamente com a bicicleta recuperada.

Serviço

Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Conexão sem fronteira: espaço aberto ao público durante COP15 vai receber debates e atividades culturais

0
Foto: Gustavo Escobar/Imasul

Fazendo parte da programação da COP15, a “Conexão Sem Fronteira” será um espaço aberto ao público para debates globais e acesso à cultura, em diferentes artes. Com uma programação especial entre os dias 24 e 29 de março, as atividades vão ocorrer na Casa do Homem Pantaneiro, localizada dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

A programação reúne debates, exposição fotográfica, sessões de cinema e atividades culturais, trazendo ao público temas centrais da COP15, como conservação de espécies migratórias, conectividade entre biomas, mudanças climáticas e proteção de habitats.

“Queremos reconhecer que esse espaço é resultado de um esforço coletivo e só foi possível graças às parcerias locais, que trabalharam de forma integrada para viabilizar essa realização, como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande e o Imasul, além de outras parcerias e organizações da sociedade civil. O espaço já nasce sendo construído de forma coletiva, com o objetivo de promover a popularização da ciência junto à população de Campo Grande”, destaca Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Ao longo da semana, cada dia destaca diferentes dimensões da conservação. Na abertura, os debates abordam o papel das aves migratórias, o turismo de observação como ferramenta de conservação e os conhecimentos tradicionais na Amazônia. Em seguida, a programação avança para os ecossistemas marinhos, com discussões sobre tubarões, baleias e a biodiversidade do Atlântico Sul.

No terceiro dia, o foco se volta para o Pantanal e as estratégias de proteção de habitats, incluindo prevenção de incêndios, conservação de grandes mamíferos e soluções urbanas para a biodiversidade. Já no encerramento da programação técnica, ganham destaque as paisagens aquáticas, áreas úmidas e rotas migratórias que conectam biomas, reforçando a importância da integração entre territórios e políticas públicas.

O espaço também vai contar com o Cine Pantanal, tendo exibição de filmes socioambientais, e uma exposição fotográfica sobre os biomas brasileiros, aproximando o público da riqueza e diversidade dos ecossistemas do país. Nos finais de semana, a programação se amplia com atividades voltadas para crianças e famílias, combinando cinema, rodas de conversa e ações educativas. A entrada será gratuita, aberto ao público em geral.

Apoio

O Governo do Estado vai apoiar a COP15 com uma série de ações integradas, com a participação de várias secretarias estaduais. O objetivo é contribuir da melhor forma possível para que este evento internacional seja um sucesso em relação aos debates globais e ainda possa impulsionar a economia e turismo regional.

Uma grande oportunidade para divulgar e apresentar as belezas no Mato Grosso do Sul para cidadãos de todo mundo. Em Campo Grande haverá atrativos como Bioparque Pantanal, Museu Dom Bosco, Parque Estadual do Prosa e Parque Estadual Matas do Segredo.

Também será ofertado experiências turísticas aos participantes, com opções de roteiros que incluem atividades para o dia 28 de março (dia livre da programação), bem como sugestões de rotas de dois a três dias antes do evento começar.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS; com informações do MMA

PM apreende adolescentes por furto e receptação e recupera bicicletas elétricas em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na apreensão de dois adolescentes por atos infracionais análogos aos crimes de furto e receptação, além da recuperação de bicicletas elétricas furtadas, em Três Lagoas.

O caso ocorreu nesta quinta-feira (19), por volta das 12h40, quando uma equipe da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar realizava patrulhamento ostensivo e preventivo na região da Vila Maria. Durante a ação, os policiais receberam informações sobre a possível posse de bicicletas elétricas de origem ilícita.

Diante da denúncia, a guarnição realizou diligências e chegou até uma residência localizada na Avenida Clodoaldo Garcia, onde foram encontradas duas bicicletas elétricas.

Após checagem nos sistemas policiais, foi constatado que uma bicicleta, de cor azul, havia sido furtada no dia 14 de março de 2026, enquanto a outra, de cor preta, possuía registro de furto no dia 7 de março deste ano.

Durante a abordagem, um adolescente de 16 anos confessou ter furtado a bicicleta azul e relatou ainda que chegou a anunciar o item em uma rede social, oferecendo troca por moto ou iPhone. Já o outro adolescente, de 14 anos, afirmou ter adquirido a bicicleta preta pelo valor de R$ 1 mil.

Com ele, os policiais também encontraram um aparelho celular, modelo iPhone 12, cuja procedência não foi informada.

Diante dos fatos, os dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia, juntamente com os objetos recuperados, para as providências cabíveis.

Por: Pollyanna Eloy

TCU quer saber como está o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional 

0
Foto: Divulgação

Respostas vão ajudar o Tribunal a avaliar dificuldades e possíveis gargalos no processo de emissão do documento 

O Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir cidadãs e cidadãos que tentaram agendar ou que fizeram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo é entender como tem sido a experiência da população com o atendimento dos órgãos de identificação dos estados, desde a busca por informações até a entrega do documento. 

A iniciativa pretende ouvir pessoas que passaram por diferentes etapas da emissão da nova identidade, como agendamento, comparecimento ao posto de atendimento, coleta de dados e biometria, entrega do documento e eventuais reagendamentos ou dificuldades ao longo do processo.   

A consulta faz parte de uma auditoria em andamento que avalia as dificuldades enfrentadas pela população para obter a carteira de identidade. As respostas vão ajudar o TCU a identificar problemas, gargalos e boas práticas no processo de emissão da CIN, contribuindo para recomendações que possam tornar o serviço mais simples e eficiente.   

Para participar, acesse o questionário. Leva até cinco minutos e a participação é anônima. A consulta fica disponível até o dia 3 de abril. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do TCU por meio dos canais disponíveis na página https://portal.tcu.gov.br/ouvidoria

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.