29/05/2003 16h27 – Atualizado em 29/05/2003 16h27
O governador Zeca do PT aproveita a solenidade para lançamento de obras hoje à noite, em Corumbá, para assinar a ordem de serviço do início da operação tapa-buraco da BR-262. Segundo o secretário de Infra-Estrutura, Maurício Arruda, a empresa responsável pela obra terá em média dez dias para se preparar para o início da recuperação, prevista para começar até 10 de junho.
A recuperação será entre as cidades de Miranda e Corumbá, em um trecho estimado de 200 quilômetros. As condições da BR são mais críticas até a região da ponte sobre o rio Paraguai. A obra será para restabelecer uma trafegabilidade normal na região. A execução foi conseguida em regime de urgência porque foi delegada ao governo estadual.
A informação do secretário é de que se ocorresse via Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) só trâmite burocrático duraria cerca de 90 dias. “Economizamos uns 60 dias”, disse Arruda. Ele lembrou que a operação tapa-buracos tem um efeito provisório.
Uma obra completa no trecho deve ser anunciada em 4 de julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Estado. É um projeto de R$ 90 milhões, com previsão de alargamento das pistas, construção de mirantes, travessia para animais e uso de concreto, que resulta em um pavimento mais rígido.


