19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14087

Zeca assina hoje ordem de serviço para recuperar BR-262

0

29/05/2003 16h27 – Atualizado em 29/05/2003 16h27

O governador Zeca do PT aproveita a solenidade para lançamento de obras hoje à noite, em Corumbá, para assinar a ordem de serviço do início da operação tapa-buraco da BR-262. Segundo o secretário de Infra-Estrutura, Maurício Arruda, a empresa responsável pela obra terá em média dez dias para se preparar para o início da recuperação, prevista para começar até 10 de junho.

A recuperação será entre as cidades de Miranda e Corumbá, em um trecho estimado de 200 quilômetros. As condições da BR são mais críticas até a região da ponte sobre o rio Paraguai. A obra será para restabelecer uma trafegabilidade normal na região. A execução foi conseguida em regime de urgência porque foi delegada ao governo estadual.

A informação do secretário é de que se ocorresse via Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) só trâmite burocrático duraria cerca de 90 dias. “Economizamos uns 60 dias”, disse Arruda. Ele lembrou que a operação tapa-buracos tem um efeito provisório.

Uma obra completa no trecho deve ser anunciada em 4 de julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Estado. É um projeto de R$ 90 milhões, com previsão de alargamento das pistas, construção de mirantes, travessia para animais e uso de concreto, que resulta em um pavimento mais rígido.

Dólar comercial fecha em forte queda cotado a R$ 2,935

0

29/05/2003 16h24 – Atualizado em 29/05/2003 16h24

O dólar comercial chegou ao final dos negócios desta quinta-feira cotado a R$ 2,93 para compra e R$ 2,935 para venda, forte queda de 2,65% em relação ao fechamento de ontem. Durante o dia, a divisa oscilou entre a cotação mínima de R$ 2,925 e a máxima de R$ 2,99, ambas na ponta de venda. A Bovespa, faltando poucos minutos para o fechamento, seguia em alta pelo 3º dia seguido, com o Ibovespa em +0,62%, aos 13.388 pontos.

Os mercados domésticos repercutiram uma série de notícias positivas, como a expectativa de ingresso de recursos no mercado de câmbio, o aumento do apoio político às reformas do governo e o superávit primário recorde divulgado pelo Banco Central. Além disso, aumentaram nas mesas de operação, especulações de que o Brasil prepara uma nova captação no exterior, um mês depois da emissão de US$ 1 bilhão em títulos com vencimento em janeiro de 2007.

Issam Apresenta relatório quadrimestral

0

29/05/2003 16h22 – Atualizado em 29/05/2003 16h22

No último dia 26 de Maio na Câmara Municipal, o prefeito Issam Fares entregou ao legislativo o relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2003, considerado pelo Executivo de forma positiva e dentro das diretrizes estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A audiência teve início com a explanação sobre composição da Receita e a utilização dos recursos municipais, por parte do servidor Gilmar Meneguzzo. Dentro dessa ótica, as dezenas de pessoas presentes à Câmara puderam tomar conhecimento do balancete da municipalidade nos quadro primeiros meses do ano quanto foram arrecadados R$ 18.848.721,65 e foram aplicados na área de saúde quantias que ultrapassam os limites mínimos estabelecidos legalmente. Para que se tenha uma idéia, no tocante a despesas com folha de pessoal e encargos do poder executivo o desempenho da atual administração é bastante animador, pois enquanto a Lei limita esses gastos a 50% das receitas correntes líquidas, a prefeitura gasta cerca de 46%, diferença que pode ser utilizada em outro setores também prioritários.

OBRAS SÃO MOSTRADAS AO PÚBLICO

Outra novidade e que serviu para que vereadores, público e imprensa presentes pudessem saber mais sobre os investimentos do executivo foi a apresentação, através de projeções de fotos de obras iniciadas e concluídas 2003. Entre essas obras foram evidenciadas a ampliação a Escola General Nelson Custódio de Oliveira, reforma do prédio da Câmara Municipal, redes de iluminação no Jardim Brasília, aquisição de três ambulâncias e drenagem de águas pluviais no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Além dessas, foram mostradas obras em execução como a construção do Centro da Juventude na Vila Piloto III, a construção de 38 casa em Jupiá, pavimentação asfáltica em diversos bairros, construção e ampliação de postos de saúde e redes coletoras de esgoto.

O prefeito Issam Fares falou de sua satisfação em poder cumprir as metas previstas para o quadrimestre, ao mesmo tempo que agradeceu a equipe técnica e gerencial pelo sucesso alcançado e a parceria do legislativo. Logo depois passou às mãos do Vereador Antônio Realino cópia do Relatório, momento bastante aplaudido por todos e que rendeu elogios do edil ao trabalho apresentado. “A perspectiva que tínhamos é de que mais uma vez o prefeito cumprisse o que manda a Lei de responsabilidade Fiscal e a meta de entrega do balancete, o que é de praxe acontecer nesta casa através de uma audiência pública. O prefeito deu uma demonstração da seriedade de sua administração”, comentou.

Prefeitura concede 20% a professores

0

29/05/2003 16h20 – Atualizado em 29/05/2003 16h20

A prefeitura de Três Lagoas, após a concessão de reajuste aos servidores efetivos da municipalidade ocorrido no mês que passou, concedeu aumento salarial de 20 % para professores efetivos e convocados da Rede Municipal de Ensino – REME. Assim o menor salário de professores a ser pago no mês de maio, após negociação com o SINTED, será de 319,00, vindo ao encontro dos desejos da categoria e possibilidade real de investimento o executivo.

O Prefeito Issam Fares mostrou-se contente com o aumento concedido. Pois em sua ótica se faz necessário um trabalhador satisfeito para que sua produção atinja os compromissos de uma educação de qualidade e respeito ao aluno.

Para Guga, vencer foi mais fácil do que havia imaginado

0

29/05/2003 16h15 – Atualizado em 29/05/2003 16h15

O tenista Gustavo Kuerten não teve dificuldades para vencer nesta quinta-feira o marroquinho Hicham Arazi e chegar à terceira fase do Aberto da França.

Guga ganhou por 3 sets a 0, com parciais de 6-1-, 6-0 e 6-1, em apenas 82 minutos de jogo. Foi a mais fácil vitória de Guga em todas as suas participações no torneio.

“Sem dúvida eu esperava que o jogo fosse mais complicado”, afirmou Guga após a partida. “Da maneira principalmente tática que eu adotei, não deixei ele à vontade em todo o jogo, não deixei ele respirar muito.”

Na próxima rodada, ele vai enfrentar o vencedor da partida entre o argentino Gaston Gáudio, cabeça-de-chave número 21. Os dois se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias cada, e o argentino venceu o último confronto, no começo do mês, na quadra de saibro de Roma.

Quarto título:

Com a vitória de Guga, o Brasil garantiu dois representantes entre os 32 tenistas sobreviventes no torneio – o outro é Flávio Saretta, que na sexta-feira vai enfrentar o espanhol Galo Blanco, que veio do torneio classificatório.

Cabeça-de-chave número 15, Guga está tentando conseguir seu quarto título em Roland Garros – e a vitória desta quinta-feira deve consolidar seu nome entre os favoritos para vencer neste ano.

Mas ele evitou mostrar excesso de otimismo após a boa apresentação desta quinta-feira.

“Pelo menos o pessoal vai poder assistir mais um jogo”, brincou Guga.

Ele disse que a boa campanha até o momento de Saretta está lhe ajudando a entrar ainda mais motivado em quadra.

“Isso motiva ainda mais um jogador do mesmo país”, disse Guga. “Tem sido um grande torneio para os brasileiros.”

Outros jogos:

Outros três favoritos carimbaram nesta quinta-feira o passaporte para a terceira fase.

O número um do mundo, Lleyton Hewitt, encontrou dificuldades contra o russo Nikolay Davydenko, número 33 do ranking de entradas, mas acabou vencendo a partida por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 4-6, 6-3 e 7-6 (7-5).

O atual campeão, Albert Costa, da Espanha, penou ainda mais para passar pelo checo Radek Stepanek, número 47 no ranking de entradas.

Em 3h48min de jogo, Costa acabou vencendo por 3 sets a 2, com parciais de 6-3, 5-7,

6-4, 3-6, 6-4.

Já o cabeça-de-chave número três, Juan Carlos Ferrero, vice-campeão no ano passado, foi beneficiado pela desistência do chileno Nicolas Massu logo no segundo set.

A principal surpresa do dia foi a eliminação de cabeça-de-chave: o argentino David Nabaldian (8), derrotado pelo francês Nicolas Coutelot por 3 sets a 2.

Guerra no Iraque não acabou, diz comandante dos EUA

0

29/05/2003 15h52 – Atualizado em 29/05/2003 15h52

O comandante das tropas terrestres dos Estados Unidos no Iraque, general David McKiernan, disse que a guerra no país “não acabou”.

A declaração contradiz as afirmações anteriores do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que declarou o fim da guerra no dia 1º de maio.

Depois de uma série de ataques que mataram pelo menos cinco soldados americanos nesta semana, o general McKiernan disse que “o líder do regime foi removido do poder, mas alguns de seus aliados continuam na ativa”.

Ele negou, no entanto, que exista um novo movimento nacionalista contrário à ocupação americana.

Último incidente:

No mais recente incidente, um soldado americano foi morto nesta quinta-feira. O Comando Central americano disse que o soldado estava viajando sozinho em uma rota de suprimentos quando foi atingido por tiros. Ele foi declarado morto no hospital.

O Comando Central não revelou o local do incidente ou a unidade do Exército a que pertencia o soldado morto, mas afirmou que as circunstâncias estão sendo investigadas.

Ele foi o 20º militar americano a morrer em combates ou em acidentes no Iraque desde a declaração oficial de Bush finalizando a guerra.

Mortes em emboscadas têm reforçado o perigo constante que as forças americanas e britânicas enfrentam no Iraque.

Elas têm aumentado a debate em torno do fato de as tropas estacionadas no país serem ou não suficientes para controlar a situação.

Outros ataques:

O ataque desta quinta se soma a uma série que ocorreu nesta semana.

Um soldado americano morreu na segunda-feira quando atiradores atingiram um comboio perto da cidade de Haditha. Horas depois, em um segundo incidente, uma explosão causada por uma mina terrestre atingiu um comboio militar na periferia de Bagdá, próximo ao aeroporto, matando um soldado e ferindo outros três.

Outros dois soldados foram mortos em um ataque na cidade de Falluja na terça-feira.

O correspondente da BBC no Pentágono Nick Childs disse que há 147 mil militares americanos no Iraque atualmente – mais do que no auge da guerra.

Mas ele acrescenta que isso não conseguiu diminuir críticas feitas pelo Congresso de que o Pentágono subestimou o tamanho da tarefa a ser realizada no Iraque.

A força ainda é considerada relativamente pequena para um país tão grande, quando se compara, por exemplo, com as forças de paz nos Bálcãs.

Incêndio:

Também nesta quinta-feira houve relatos de que um posto policial controlado pelos americanos foi incendiado em Hit, uma cidade 200 km a oeste de Bagdá.

O ataque aconteceu em meio a protestos que, segundo relatos, foram uma resposta a buscas de armas de casa em casa, feita por policiais iraquianos apoiados por tropas americanas.

Moradores irritados foram para as ruas, queimando carros e jogando pedras em tropas americanas, segundo a agência de notícias Reuters.

O posto policial foi abandonado e as tropas americanas foram deslocadas para uma base fora da cidade.

O maior site de pecuária estará na Feicorte

0

29/05/2003 15h47 – Atualizado em 29/05/2003 15h47

De três a sete de junho deste ano, acontecerá em São Paulo a 6a Feicorte, feira que vem se firmando como uma das principais do Brasil. O BeefPoint estará presente na Feicorte com o objetivo de discutir o futuro da pecuária de corte no Brasil. E para isto, a equipe do site, promoverá várias atividades, entre elas, destacamos as seguintes:

Debate ­ A equipe BeefPoint deseja estimular o debate e a troca de idéias entre todos os presentes na feira. A pergunta central, sugerida para guiar o debate, é: O que o produtor de gado de corte deve fazer para se adequar às novas exigências do consumidor? Espera-se a presença de lideranças da pecuária. Será, ainda, realizada uma pesquisa, além da preparação de um material a ser publicado no site, sobre os próximos desafios do setor.

Ponto de encontro ­ Colunistas do site estarão no stand em horários pré-determinados para encontrar-se com usuários do site e visitantes da feira. O objetivo é estimular a disseminação de conhecimento. O BeefPoint, ponto de encontro da cadeia da carne na internet, deseja transformar o seu stand no ponto de encontro da cadeia da carne na Feicorte.

Marketing ­ Com o objetivo de trazer informações relevantes para a cadeia da carne, o BeefPoint fará uma apresentação, em forma de painel impresso, das iniciativas bem sucedidas de marketing de carne, realizadas em todo o mundo. Será a primeira vez que um material tão abrangente será apresentado ao público. Espera-se com isso despertar o interesse de todos os elos da cadeia produtiva para a melhoria do posicionamento da carne brasileira no mundo. O resultado de um trabalho bem sucedido será o aumento da rentabilidade de todos os envolvidos com produção, processamento e comercialização de carne no Brasil.

Educação continuada ­ Desde o ano de 2000, quando os sites BeefPoint (www.beefpoint.com.br) e MilkPoint (www.milkpoint.com.br) foram lançados, a AgriPoint, proprietária do sites, passou a oferecer treinamentos online para seus leitores, contando com especialistas em áreas de atuação definidas. Com a grande procura e a alta efetividade dos cursos online oferecidos, aliados à experiência adquirida, a empresa aprimorou a sua plataforma de ensino e a metodologia, criando novos cursos de grande interesse aplicado, ministrados integralmente via internet, por alguns dos principais profissionais do mercado.

A AgriPoint lançará, durante a Feicorte, a nova plataforma de cursos online. Os instrutores responsáveis estarão no stand do BeefPoint para a apresentação dos cursos, além de tirar as dúvidas dos presentes.

Gincana ­ O BeefPoint participará da gincana promovida pelo Serviço de Informação da Carne (SIC). O objetivo desta gincana educativa é informar as crianças sobre a cadeia produtiva da carne bovina. Trata-se de uma iniciativa inspirada nos exemplos que o Salão Internacional da Agricultura (SIA) nos traz, feira esta realizada anualmente em Paris, e que alberga, entre outros, o Centre ddocument.write Chr(39)Information des Viandes (CIV), modelo de trabalho do SIC.

Produtores de MS tem “Voz” na rádio

0

29/05/2003 15h39 – Atualizado em 29/05/2003 15h39

“Voz do Produtor”, um programa de rádio voltado para a produção rural, comemora seu primeiro aniversário em cerca de 44 emissoras de Mato Grosso do Sul.

Antes de amanhecer, os produtores rurais já se preparam para o trabalho. E, apesar, de toda parafernália tecnológica, o dia na fazenda começa cedo. Outra fato que também não muda na área rural, mesmo com Internet e os inúmeros programas transmitidos a cabo ou com antena parabólica, é a rotina de saber dos acontecimentos pelo “radinho”. Foi pensando nisso, que o programa “Voz do Produtor”, transmitido nos fins de semana, em cerca de 44 emissoras, começou a veicular no dia 28 de maio de 2002.

O programa é voltado para o homem do campo e é produzido pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Além das cotações agropecuárias, a “Voz do Produtor” traz quadros com dicas veterinárias, jurídica, notícias do meio rural, além de entrevistas, que refletem no dia-a-dia do produtor. “O programa veio de uma necessidade apontada pelos produtores que só tinham pouco acesso às notícias rurais do Estado”, conta o radialista, que também é assessor de meio ambiente da Famasul, Josiel Quintino dos Santos.

A jornalista Eudete Petelinkar também é uma das apresentadoras e cuida da produção e das entrevistas que vão ao ar. “No segundo ano do programa estamos estudando que ele também seja veiculado em Campo Grande”, comenta a jornalista, informando que outros quadros devem dar mais agilidade.

O presidente do Sindicato Rural de Miranda, José Aparecido Gonçalvez, é um dos ouvintes da “Voz do Produtor” e capta as impressões do programa desde a sexta edição. “Antes, as informações do setor no Estado vinham só pelos jornais e nem todo mundo tem acesso, com o programa todos estão informados”, comenta, informando que em Miranda o programa passa no domingo, a partir das 8 horas.

A música regional também tem vez no programa. A Voz do Produtor procura prestigiar os músicos da terra. As gravadoras repassam os CDs com as informações dos músicos e os apresentadores selecionam as melhores canções.

O programa começou veiculando em apenas 22 emissoras de Mato Grossos do Sul e o sucesso da “Voz do Produtor” fez com que esse número dobrasse no primeiro ano da rádio. “A intenção é que o programa veicule em todos os 77 municípios do Estado”, comentou Quintino.

Semana do Meio ambiente de Dourados começa segunda-feira

0

29/05/2003 15h37 – Atualizado em 29/05/2003 15h37

Um dos principais fatores para a conscientização da população em relação à preservação e recuperação do meio ambiente, em uma cidade com crescimento acelerado, como Dourados, é a promoção de um evento direcionado à comunidade, com palestras, conferências, exposições, mini-cursos e apresentações culturais, que serão realizados na IV Semana do Meio Ambiente e VII Eco Dourados, que terá início na próxima segunda-feira, no Parque dos Ipês.

O evento acontece até o dia 6 de junho e é uma realização da Prefeitura de Dourados, com organização do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente –Iplan, que programou várias discussões sobre a questão do meio ambiente, planejamento urbano, qualidade de vida, espaços para lazer e recreação, a Agenda 21 e a entrega do Troféu Marco Verde.

Segundo o presidente do Iplan, Luiz Carlos Ribeiro, a Semana do Meio Ambiente é dirigida a toda a comunidade e contará com ilustres conferencistas, que abordarão temas relacionados à questão, apresentando sugestões e projetos para a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre os conferencistas estão a Dra. Dóris Van de Meene Ruschman, que estará ministrando palestra na quarta-feira e os técnicos da Planurb, Sérgio Seiko Yonamini e Jussara Jacques de Almeida, que discorrem sobre a Agenda 21, na quinta-feira. Na terça-feira, acontece uma Mesa Redonda com o tema Dourados e o Meio Ambiente.

Ribeiro explicou que a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente será na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Teatro Municipal, com apresentações de dança por bailarinas da Academia Anna Pavlowa, porém, pela manhã e à tarde, a organização do evento estará recebendo inscrições do público para os mini-cursos que serão realizados na tenda até o encerramento.

A programação de terça-feira começa às 8 horas com a abertura da VI Eco-Dourados, com um culto ecumênico e apresentações da Banda da 4ª Brigada; do Coral Municipal e exposição na tenda e visitação pública; de 13h30 às 17h30, acontece o início dos mini-cursos, na Escola Mace, localizada ao lado do Parque dos Ipês; às 19h, apresentação do CTG Querência do Sul e, às 20 horas, a Mesa Redonda com o tema Dourados e o Meio Ambiente.

Na quarta-feira, as atividades começam também às 8 horas, com exposições, visitas e mini-cursos; às 19h30, apresentação do Grupo de Street Dance da Academia Maria Ester e palestra de Dóris Ruschman; na quinta, as apresentações culturais com o Coral Instrumenta Vocália, da UEMS e o Quarteto de Cordas da Uniderp e palestra de Sérgio Yonamini e Jussara Almeida.

No último dia da Semana do Meio Ambiente e Eco-Dourados, acontecem as exposições e mini-cursos, apresentação do Coral Santa Cecília e, às 20 horas, o encerramento oficial com a entrega do Troféu Marco Verde a personalidades que contribuem com a questão do meio ambiente.

FAMS aprova a pista da etapa de Três Lagoas de arrancada

0

29/05/2003 15h34 – Atualizado em 29/05/2003 15h34

Tudo pronto para a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Arrancada que acontece neste sábado e domingo em três lagoas. A pista que teve todas as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) aprovadas, obteve também o aval da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul (FAMS), e a partir de agora é a mais nova pista de arrancada do Estado.”A pista é muito boa. Todas as normas exigidas pela CBA e pela FAMS foram feitas, portanto os pilotos terão toda a segurança possível para que nenhum acidente aconteça”. Disse Terra, diretor de arrancada da FAMS.

Um público record é esperado para a 2ª etapa do único campeonato de arrancada do estado, pois a confirmação de pilotos de São Paulo (Capital), Bauru, Presidente Prudente, Birigui e Araçatuba além dos pilotos de Campo Grande e Dourados, como Rafael Ribeiro, Fernando Monn, Richards Nazário faz o certame ganhar em disputa e emoção.

As mais de 30 equipes que disputam a etapa três lagoense do estadual, começam a chegar amanhã a cidade. Para o Paulista Juliano Fonseca, que disputa pela primeira vez uma prova do estadual de arrancada do Mato Grosso do Sul a integração entre São Paulo e Campo Grande vem para dar ainda mais brilho ao Estadual feito pelo Pantanal Automóvel Clube.”A iniciativa do clube organizador, de chamar pilotos do interior de São Paulo foi muito boa. Viemos pra essa competição com a intenção de trocar experiências e também brigar pelo título da etapa”. Comentou Juliano, que disputa a categoria super turbo.

FCO: “Dinheiro não acabou”, diz gerente do BB

0

29/05/2003 15h29 – Atualizado em 29/05/2003 15h29

O gerente executivo da diretoria do Banco do Brasil, Rogério Lot, informou durante o debate sobre o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), que está acontecendo agora na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) que o dinheiro do Fundo não acabou. Lot explicou que nos anos anteriores existia uma reserva de gestões passadas não utilizadas. “Com o aumento da demanda pelo FCO, a reserva deixou de existir”, comentou.

Além do gerente executivo da diretoria do Banco do Brasil, o Secretario Nacional do FCO do Ministério da Integração Nacional, Otaviano de Melo Muniz Júnior, também vai debater com os produtores rurais e representantes da bancada federal, estadual e municipal sobre os recursos do Fundo.

Foto: da esquerda para a direita – Nacional do FCO do Ministério da Integração Nacional, Otaviano de Melo Muniz Júnior, e gerente executivo da diretoria do Banco do Brasil, Rogério Lot.

Escala de árbitro tem uma mulher para rodada de domingo

0

29/05/2003 15h03 – Atualizado em 29/05/2003 15h03

A Federação de Futebol divulgou a escala de arbitragem para a rodada da Copa MS, no próximo domingo, e sem as mulheres no apito como era intenção da entidade.

Apenas Iracema Teixeira, de Maracaju, aparece na posição de assistente no jogo entre Maracaju e Clube de Esportes União. O apito estará com Ginaldo de Lima, de Rio Brilhante.

Paulo Rodrigues, de Glória de Dourados, vai apitar Mundo Novo e Moreninhas, às 15 horas, em Mundo Novo. Seus assistentes serão Amarante Ferreira de Lima, de Fátima do Sul, e Gilbercino dos Santos, de Dourados.

O jogo do último sábado entre Moreninhas e Maracaju teve um trio feminino. A árbitra Mara Eliana da Silva, de Campo Grande, acabou agredida em campo por jogadores do Maracaju. Suas assistentes foram Francismeire do Carmo, de Jardim, e Iracema Teixeira, de Maracaju.

Bolsa de Arrendamento deve diversificar economia de pequenas cidades

0

29/05/2003 15h01 – Atualizado em 29/05/2003 15h01

O prefeito do município de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes, informou durante a abertura do lançamento do programa Bolsa de Arrendamento e Parcerias pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) que o município está promovendo um projeto que deve diversificar a atividade econômica da cidade assim como a Bolsa de Arrendamento.

Conforme o prefeito, a pecuária não está sustentando o desenvolvimento de Alcinópolis e se for agregada com outra atividade como a agricultura, o município poderá diversificar a economia além de gerar emprego e divisas para o município. “Estamos começando a plantar para que tanto a pecuária quanto a agricultura saiam ganhando”, disse, informando que o programa pode ser uma forma de diversificar a economia no interior do Estado.

UFMS reduz taxa de inscrição para 2.151 candidatos no vestibular de inverno 2003

0

29/05/2003 14h57 – Atualizado em 29/05/2003 14h57

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul concedeu isenção ou redução do valor da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno para 2.151 candidatos no exame deste ano . O número dos contemplados corresponde a 60 % das 3.569 pessoas que solicitaram o benefício.

Do total de beneficiados, 201 conseguiram isenção do pagamento da taxa , 702 obtiveram redução de 75 %, 793 desconto de 50 % e 455 redução de 25 % do valor, que é de R$ 75. A Comissão Permanente de Vestibular da UFMS orienta as pessoas que solicitaram o benefício a comparecerem ao local onde entregaram o requerimento para saber se conseguiram ou não a redução. Não serão fornecidas informações por telefone ou através da Internet.

Em Campo Grande , a relação dos contemplados está disponível no quiosque da COPEVE no corredor central do campus , na saída para São Paulo. Nas cidades de Aquidauana, Coxim, Paranaíba, Dourados e Três Lagoas o nome dos beneficiados pode ser conferido na secretaria do campus local da UFMS.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2003 vão até o dia 11 de junho. Os interessados devem pagar a taxa de inscrição nas agências da Caixa Econômica Federal. Ao todo, são 1.135 vagas distribuídas em 27 cursos na capital e no interior do estado. Quem obteve redução deverá descontar também do valor da taxa os R$ 2 pagos quando da entrega do requerimento de isenção.

As provas obedecerão ao seguinte calendário : no dia 13 de julho será realizada, das 8 às 10h15min a Redação e, das 14h às 18h15, a prova de Conhecimentos Gerais. No dia 14 de julho acontece a prova de Conhecimentos Específicos , no horário das 8h às 11h15min e das 14h às 17h15min. A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para ser divulgada no final de julho.

Akira defende benfeitorias para Ivinhema

0

29/05/2003 14h53 – Atualizado em 29/05/2003 14h53

O parlamentar contou com parecer favorável da Assembléia Legislativa, às suas indicações pela execução de serviços em escola Estadual, e instalação de telefone em ponto estratégico no município.

O deputado estadual Akira Otsubo pediu no Plenário das Deliberações, e a Assembléia Legislativa encaminha expediente à Secretaria de Educação, solicitando, com prioridade, serviços de cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual Senador Filinto Müller e construção de um novo espaço para a prática de atividades desportivas, como sua extensão, no Bairro Triguenã, município de Ivinhema. O ato de Akira, aprovado no dia seis último, foi motivado pela solicitação da Direção da comunidade escolar, já que a cobertura da quadra permitirá seu uso em quaisquer condições climáticas; por outro lado, a criação de um novo espaço para o esporte e lazer possibilitará maior acesso da população às atividades que melhoram suas condições de vida.

Outra indicação do deputado Akira, aprovada pelo expediente da Casa de Leis na mesma data, solicitou encaminhamento formal à Brasil Telecom, buscando a instalação de um telefone público (orelhão), em frente à lanchonete existente próximo ao Rio Ivinhema, BR 276 – rodovia que liga o município a Nova Andradina.

Akira e Delcídio anunciam investimentos de R$ 3,2 milhões em Rodovias de MS

0

29/05/2003 14h47 – Atualizado em 29/05/2003 14h47

Os investimentos constam de planilha do Ministério dos Transportes, que informa os empenhos liberados em abril e maio de 2003, para obras em rodovias de Mato Grosso do Sul. O senador Delcídio do Amaral encaminhou ao gabinete do deputado Akira, documentação relativa às obras, já licitadas e em fase de licitação. Akira tem pleiteado, entre outras, as obras de recuperação da BR 262.

O deputado estadual Akira Otsubo teve atendida a sua indicação na Assembléia Legislativa (de 29 de abril último), pela recuperação da Rodovia BR-262 (Campo Grande-Três Lagoas, especialmente no trecho Água Clara – Ribas do Rio Pardo-MS), quando apontou o péssimo estado de conservação da estrada, que coloca em risco a vida dos usuários. O investimento do Ministério dos Transportes, que atinge R$ 3,2 milhões para realizar recuperação/manutenção de rodovias de Mato Grosso do Sul, atende, entre outras, uma série de reivindicações das comunidades representadas pelo parlamentar. As informações foram prestadas pelo senador Delcídio Amaral, ontem (26), em atenção às constantes indicações de Akira pela melhoria das condições de tráfego e transporte no Estado.

As obras já estão licitadas e em fase de licitação. A assessoria Parlamentar do Ministério dos Transportes informou que os empenhos para a execução dos serviços foram liberados no período de 15 de abril a 13 de maio deste ano. A manutenção e a recuperação serão prestadas em variados trechos das BR 262/MS, 267/MS, 163/MS, 060/MS, 376/MS, 419/MS, 158/MS e 116/PR.

Feicorte 2003: 3-B Embriões ofertará estrelas da Expozebu 2003

0

29/05/2003 14h08 – Atualizado em 29/05/2003 14h08

Atração da FEICORTE 2003, leilão acontecerá em São Paulo no dia 5 de junho, às 21hs, no Gran Hyatt Hotel.

Promovido pelo conceituado grupo de selecionadores 3-B, a 2ª edição do Leilão 3-B Embriões promete esquentar a noite paulistana de 5 de junho. Motivo: o evento ofertará embriões de fêmeas nelore mocho de qualidade genética excepcionais, entre eles, 8 irmãos/irmãs próprias dos Campeões e Reservados Campeões da Expozebu 2003. “Os compradores terão a oportunidade de adquirir um material genético de primeiríssima qualidade nesse leilão, frutos de trabalhos fantásticos desenvolvidos por alguns dos melhores selecionadores do Brasil”, certifica Luis Marino, um dos organizadores do evento junto com Carlos Viacava, Geraldo Moacyr Bordon, João Aguiar Alvarez, Sylvio Tuma Salomão e Cia Comercial OMB.

Entre as sensacionais prenhezes do evento, destaca-se um livre acasalamento da milionária Espanhola J. Galera. Espanhola já está consagrada como uma das melhores vacas nelore do Brasil, sendo destaque como matriz e como raçadora, cabeceira na elite do plantel nacional. Recentemente, Espanhola produziu 188 embriões que resultaram em 90 prenhezes em apenas 3 meses! Estarão disponíveis também as prenhezes livre acasalamento irmão/irmã própria do Grande Campeão Champion TE BM da FC de Benedito Mutran Filho, Reservada Campeã Fêmea Jovem Capitan da Conquista, Reservado Grande Campeão Cliford da Conquista e alguns dos irmãos/irmãs dos Campeões e Reservados Campeões da Expozebu 2003, firmando o evento como uma grande oferta de estrelas!

Também venderão lotes, entre outros convidados do evento, os criatórios de Djalma Bezerra, Marco Itauro, Amauri Gouveia, Flávio Cotrim, Laura Lunardelli Barreto, Luciano Campacci Filho, Quilombo Empreendimentos, Mônica Marchetti, Antonio Carlos Porto (Totó), entre outros. “Este é o momento oportuno para os pecuaristas adquirirem os frutos da genética avançada do Leilão 3-B, desta vez através dos embriões ofertados”, acrescenta Marino. Os lotes serão negociados pela Remate Leilões, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, às 21 hs.

Este ano, o espetáculo de produtos ofertados no 3-B Embriões terá novo endereço: o Gran Hyatt Hotel (avenida Luiz Carlos Berrini em São Paulo/SP), um luxuoso hotel resultado de dois anos de obras e U$ 100 milhões de investimentos. O “Espaço Grand Hyatt”, com 3 mil m2, tem dois salões (um para até 1.400 pessoas) e dez salas. Como os mais de 200 hotéis de alto padrão que a rede americana Hyatt mantém em 40 países, sua primeira unidade brasileira também é voltada para executivos e o turismo de negócios. O hotel não podia estar melhor localizado: ao lado do novo centro financeiro da cidade, no Brooklin, junto da Marginal Pinheiros e perto do World Trade Center e do Shopping Morumbi e Rede Globo.

Embaixador do Brasil na Bolívia visita a Famasul

0

29/05/2003 14h04 – Atualizado em 29/05/2003 14h04

O Embaixador Antonino Lisboa Mena Gonçalves esteve esta manhã na Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul com a finalidade de estreitar a relação do setor agropecuário com aquele país. Antonino esta visitando os quatros estados que fazem fronteira com a Bolívia antes de assumir o cargo para o qual foi nomeado. A proposta é conhecer a realidade de cada Estado e ver como cada um poder contribuir com o país vizinho.

Para o embaixador, Mato Grosso do Sul exerce um papel fundamental neste trabalho, devido a aproximação e por seu grande potencial agrícola. “Eu acho que nos temos que estimular esta relação, pautada pelo espirito de cooperação, temos que ajudar nossos vizinhos a superar seus problemas e a prosperar além de ajuda-los no processo de estabilização democrática, este é o papel da embaixada”.

A Federação da Agricultura já vem realizando este trabalho a alguns anos. Em 1999 e 2000 o – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural implantou na Bolívia um programa de capacitação de trabalhadores rurais, treinando profissionais para serem multiplicadores e coordenando a elaboração de cursos, conforme informou o Superintendente do Senar/MS, Elusio Guerreiro. Outra ação do setor rural brasileiro em prol da Bolívia foi a doação de 500 mil doses de vacinas contra febre aftosa, no início deste ano.

Para Gonçalves o Brasil tem uma responsabilidade muito grande com a Bolívia, principalmente no setor rural, com a implantação de novas culturas que venham substituir as plantações de coca que por muito tempo foi a principal fonte de renda dos camponeses daquele país.

Pecuária deve Ter crescimento com bolsa de arrendamento

0

29/05/2003 14h00 – Atualizado em 29/05/2003 14h00

A Bolsa de Arrendamento e Parceria, lançada hoje (26), pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e pela Seprotur (Secretaria do Estado de Produção e Turismo) deve aumentar a área cultivada de Mato Grosso do Sul e ajudar na ampliação do rebanho bovino do Estado, conforme informou o presidente da entidade, Léo Brito, na abertura do evento.

Segundo Brito, o rebanho do Estado está estagnado em 22 milhões de cabeças, enquanto o estado vizinho Mato Grosso teve um crescimento médio de 1 milhão de cabeças no último ano. O presidente da Famasul diz que é possível reverter o quadro com a Bolsa Arrendamento. “O arrendatário, vai além de renovar a terra utilizada pelo pecuarista, vai gerar divisas para o Estado, gerar emprego e outra renda para o pecuarista”, comenta.

Evento sobre o FCO reúne produtores e bancada federal, estadual e municipal

0

29/05/2003 13h44 – Atualizado em 29/05/2003 13h44

Além dos representantes dos produtores rurais, a discussão sobre o FCO também trouxe o deputado estadual, Jerson Domingos, o deputado federal, Valdemir Moka, representante da Câmara Municipal, Edil Albuquerque, e o presidente da Assomasul, Dirceu Lanzarini. Todos querem saber se o recurso do FCO realmente acabou e quais as opções dos produtores e empresários para que consigam garantir outros recursos para novos investimentos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.