19.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14099

Air France e Alitalia analisam fusão

0

23/05/2003 09h52 – Atualizado em 23/05/2003 09h52

PARIS — A Air France anunciou que está analisando uma fusão com a Alitalia, que vem há longo tempo buscando uma parceria que impeça sua liquidação. A expectativa, porém, é de que qualquer eventual acordo só seja selado dentro de, no mínimo, três anos.

Ao fazer o anúncio, o presidente da companhia francesa, Jean-Cyril Spinetta, deixou claro que as duas empresas aéreas ainda não iniciaram negociações com vistas à fusão.

Air France e Alitalia fazem parte da SkyTeam, a aliança que reúne também Aeromexico, CSA, da República Checa, Delta Air Lines, dos Estados Unidos, e Korean Air.

A aliança já permite que as empresas compartilhem vôos, na tentativa de impulsionar o tráfego aéreo e reduzir custos.

Este não é, porém, o único vínculo existente entre as companhias da França e da Itália.

Por conta de um acordo fechado no começo deste ano, a Air France possui dois por cento das ações da Alitalia e vice-versa.

(Com informações da Reuters)

OMS suspende alerta contra viagens a província chinesa e Hong Kong

0

23/05/2003 09h47 – Atualizado em 23/05/2003 09h47

HONG KONG (CNN) — A Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu, nesta sexta-feira, os alertas contra viagens a Hong Kong e à província chinesa de Guangdong, os quais haviam sido motivados pela epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave).

Foi justamente na província de Guangdong que as autoridades sanitárias acreditam que o surto da chamada pneumonia asiática teve origem.

Nesta sexta-feira, pelo vigésimo dia consecutivo, autoridades de Hong Kong informaram que o surgimento de novos casos da doença e também o número de mortos não passaram de 10.

A OMS elogiou o esforço dos chineses para controlar a epidemia nas duas áreas.

“Fico satisfeita em informar que, devido aos esforços das autoridades sanitárias locais e nacionais, com o apoio da OMS, os surtos em Guangdong e em Hong Kong estão sendo contidos”, declarou Gro Harlem Brundtland, diretora-geral da OMS.

O administrador de Hong Kong, Tung Chee-Hwa, saudou a decisão do organismo mundial, mas alertou a população que é preciso manter a atenção e a prevenção.

A China, de sua parte, relatou quatro mortes e 26 novos casos de Sars na quinta-feira em Pequim e no norte do país, o que significa um avanço em relação aos três dias anteriores, quando o número de doentes ficou abaixo de 20.

A OMS ainda mantém um alerta contra viagens não-essenciais a Pequim, a área mais afetada no mundo pela pneumonia atípica.

Safra de cana em MS será de 9,5 milhões de toneladas

0

23/05/2003 09h42 – Atualizado em 23/05/2003 09h42

Na safra 2003/2004, iniciada em abril, Mato Grosso do Sul vai produzir 9,5 milhões de toneladas de cana-de-áçucar, 480 milhões de litros de álcool e 460 mil toneladas de açúcar. A informação foi passada esta manhã ao Campo Grande News pelo secretário-executivo do Sindicato dos Produtores de Açúcar e do Álcool, Isaias Bernardine.

Segundo ele, Mato Grosso do Sul ficará com 3% da produção nacional. O Brasil deverá produzir cerca de 330 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 18 milhões de toneladas de açúcar e 12,6 bilhões de litros de álcool. A expectativa do setor é o abastecimento do mercado interno e a exportação de excedentes deste combustível para o mercado externo.

De acordo com o governo Lula, o setor sucroalcooleiro é estratégico para a economia do país.

Polícia recaptura dois fugitivos do 4ºDP em Corguinho

0

23/05/2003 09h34 – Atualizado em 23/05/2003 09h34

As polícias Militar e Civil recapturaram ontem em Corguinho, dois fugitivos da Delegacia de Polícia Civil das Moreninhas de Campo Grande – o 4º DP. Fábio Santos da Silva e Hélio Ramão Irala foram pegos quando estavam em uma lanchonete da cidade e vão ser encaminhados para Campo Grande para serem ouvidos na sindicância que apura a fuga.

Eles faziam parte do grupo de 44 presos, que fugiram na noite de domingo, dia 4 de maio, 4º Distrito Policial. No momento da fuga, havia 96 presos nas celas. De acordo com a Diretoria Geral da Polícia Civil, os presos fugiram das celas 1, 2 e 3, sem arrombar as grades.

Entre os 44 foragidos, 12 estavam presos por roubo, quatro por tráfico de drogas, três por homicídio, um por estelionato, um por porte ilegal de arma e os demais por furto.

Explosão de bomba fere três israelenses em Gaza

0

23/05/2003 09h30 – Atualizado em 23/05/2003 09h30

JERUSALÉM (CNN) — Uma bomba explodiu nesta sexta-feira junto a um ônibus que transportava colonos judeus na região central da Faixa de Gaza, causando ferimentos leves em três deles, segundo informaram fontes médicas.

O ataque aconteceu nos arredores da colônia de Netzarim.

O ônibus integrava um comboio que seguia para a colônia. A bomba havia sido plantada no acostamento da estrada e acabou sendo detonada com a passagem do veículo.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, ocorrido um dia após o primeiro-ministro palestino, Abu Mazen, ter se reunido com líderes do movimento radical Hamas, na tentativa de deter o recrudescimento da violência no Oriente Médio.

Em Brasilândia, homem atira em mulher e foge em seguida

0

23/05/2003 09h27 – Atualizado em 23/05/2003 09h27

A PM (Polícia Militar) informou que ontem em Brasilândia, na Rua Doutor Teixeira de Carvalho, próximo a Chácara do Domingão, Cristiane Rodrigues Fonseca foi atingida por dois disparos de revólver que perfuraram seu pescoço e braço. O criminoso Agnaldo Ferreira Machado fugiu após tentar matar a mulher e ainda não foi localizado. A jovem foi encaminhada ao Hospital de Três Lagoas.

Documento eletrônico ganha espaço no Brasil

0

23/05/2003 09h21 – Atualizado em 23/05/2003 09h21

A digitalização e a criação eletrônica de documentos são segmentos do setor de tecnologia que mais crescem no Brasil. O mercado evoluiu do mero escaneamento de pilhas de papéis para a criação digital de documentos com valor jurídico, estimulado por legislação que reconheceu a assinatura eletrônica.

“Não tem outra alternativa. Ou você digitaliza ou morre afogado em papel”, alerta o diretor de tecnologia da informação da seguradora Porto Seguro, Emílio Vieira.

A empresa, com 2,5 milhões de clientes, usa sistemas de documentos eletrônicos desde 1994 e investe a cada ano “dezenas de milhares de dólares” para melhorar a tecnologia.

A Adobe, criadora da tecnologia PDF de formatação de documentos eletrônicos que virou padrão na indústria, estima que o mercado brasileiro esteja crescendo cerca de 25%. “Acredito que o mercado brasileiro fature cerca de 1,5% a 2% por cento das vendas mundiais por ano”, disse o diretor geral da Adobe Systems para América Latina, Leandro Hernandez. As vendas de sistemas de documentos eletrônicos no mundo giram em torno de US$ 9 bilhões por ano, o que movimentaria até US$ 180 milhões no Brasil.

“Muitas empresas estavam digitalizando documentos para conservá-los. Porém, muitos dos processos que eram feitos em papel estão sendo migrados para meios digitais”, comentou o executivo.

O gerente de tecnologias de gerenciamento de informação da IBM, Rogério Inomata, acredita que custos menores impulsionaram o crescimento rápido do setor. Segundo ele, “as empresas compram mais soluções porque se sentem mais seguras com a tecnologia e porque houve uma redução nos custos com infra-estrutura, como armazenamento, transmissão de dados e scanners”.

Outro motivo para o crescimento está em uma medida provisória aprovada em 2001 que dá validade jurídica a documentos eletrônicos que tiverem assinaturas digitais emitidas por entidades aprovadas pelo governo. Uma assinatura digital é um código eletrônico que funciona como uma identidade do autor do documento, o que garante a sua veracidade.

A empresa nacional CertiSign é uma dessas seis autoridades do país que podem emitir assinaturas digitais. A empresa vendeu, em 2002, 50 mil “identidades eletrônicas” por preços que variavam de R$ 15 a R$ 3 mil reais e estima para este ano um mercado de 1 milhão de certificados. “Muitas empresas estão acordando para os documentos eletrônicos e estão loucas para terem soluções nesta área”, disse o diretor da CertiSign, Sérgio Kulikovsky, apostando que o mercado local vai viver uma explosão. Sem papel, nem tinta

O Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação (Cenadem), empresa privada que reúne dados do setor, prevê que o número de implantações de sistemas de documentos eletrônicos cresça 56% este ano em relação ao ano passado.

Entre os principais setores interessados estão os bancos, que processam bilhões de cheques e os arquivam por cinco anos, instâncias governamentais e empresas de infra-estrutura, como energia e telecomunicações. Estas três áreas representam 60% de todo o mercado nacional de gestão de documentos eletrônicos.

Mas outras áreas, como a de educação, começam a se mexer. A Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) adotou no final do ano passado um sistema para eliminar 15 toneladas de documentos em papel produzidos anualmente por cerca de 14 mil alunos e mil professores.

Em um ano, a Faap pretende ter 80% dos documentos – burocracia e pesquisa -tramitando pela rede interna (Intranet). “O sistema aumenta a transparência nos processos e dá maior agilidade à Fundação”, disse o responsável pela rede, Rafael Possik.

Além de marcar pontos na preservação do meio-ambiente, o uso da tecnologia também é uma questão de economia para a Faap, que espera economizar até R$ 600 mil por ano somente em cartuchos de tinta para impressoras.

Fonte: Reuters/Terra Informática

Pirataria: locadoras de vídeo faziam cópias de fitas

0

23/05/2003 09h13 – Atualizado em 23/05/2003 09h13

Duas locadoras de vídeo mantinham laboratórios para a reprodução de cópias de filmes. A descoberta foi feita hoje pelo Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, numa ação nacional de combate a pirataria. Seis pessoas estão presas, quatro ainda não foram identificadas.

No maior laboratório, no Bairro Nova Minas Gerais, periferia de Campo Grande, a Polícia prendeu pai e filho (Divaldo de Andrade Araújo e seu filho, Divaldo de Andrade Araújo Junior) que “produziam” pelo menos quatro mil fitas por mês. As cópias eram vendidas para locadoras e no centro comercial popular, conhecido como camelódromo, que funciona no centro da cidade.

O Ministério Público apreendeu uma lista com o nome dos compradores das fitas e, a partir dela, prende identificar a rede de comércio de fitas pirateadas. Amanhã cedo, o Ministério Público anuncia, numa coletiva para a imprensa, o resultado da operação, revelando a quantidade de fitas apreendidas e o nome das seis pessoas presas.

Nas duas locadoras – que o Ministério Público ainda não divulgou o nome – e que participavam do esquema de pirataria, funcionavam pequenos laboratórios. Lá as fitas originais eram copiadas e alugadas para clientes ou vendidas para outras lojas.

Pai e filho, presos, produziam 4 mil fitas de vídeo:

Pelo menos três mil fitas de vídeo foram apreendidas na casa 48 da Rua Assis, no Bairro Minas Gerais, em Campo Grande, onde mora Divaldo de Andrade Araújo e seu filho, Divaldo de Andrade Araújo Junior. A dupla, segundo a Polícia, produzia quatro mil fitas por mês.

As fitas piratas eram vendidas para ambulantes do camelódromo, no centro da cidade, e para vídeo locadoras. A lista dos compradores está em poder do Ministério Público, que comandou a apreensão. A Polícia ainda está no local.

Gaeco apreende fitas piratas de vídeo e prende 2 pessoas:

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) apreendeu, há pouco, dezenas de fitas piratas de videocassete em uma casa no bairro Novo Minas Gerais, em Campo Grande. O Rotac (Ronda de Operações Táticas) está no local auxiliando na apreensão. Duas pessoas, ainda não identificadas, foram detidas. Também foram apreendidos maquinários e agendas com nomes de várias locadoras que teriam encomendado as fitas.

Fonte: Campo Grande News

“boa vida” completa hoje 100 edições

0

23/05/2003 09h07 – Atualizado em 23/05/2003 09h07

O caderno “boavida”, publicado toda sexta-feira no jornal “Diário MS” completa hoje cem edições. Editado pelo jornalista Alfredo Barbara Neto, o caderno circula há 25 meses e alterou a forma de cobertura de eventos sociais em Dourados.

A começar por seu visual inovador, o “boavida” tem alguns pontos que rapidamente se transformarão em diferencial. Um deles é a capa, sempre muito bem planejada. Os web-designs Marcelo Piai e James Lima cuidam do visual do caderno, impresso em papel sulfite.

Ousado, diferente, divertido. Estes são alguns dos adjetivos dados ao “boavida”. Suas páginas trazem textos preventivos sobre saúde, essencial para quem ter uma vida boa. Também tem humor, dicas, histórias, moda e, claro, festas.

O editor disse que sentem “orgulho e satisfação” com o caminho que está sendo trilhado pelo caderno semanal. “boavida – ninguém faz igual” foi o slogan adotado numa campanha de out-door no final do ano passado.

Lula e Bush se reunirão em junho na Casa Branca, dizem fontes

0

23/05/2003 09h03 – Atualizado em 23/05/2003 09h03

BRASÍLIA — O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou nesta quinta-feira a Cuzco, no Peru, onde participará da reunião do Grupo de Rio, vai entrevistar-se em fins de junho com o presidente George W. Bush na Casa Branca, segundo fontes do governo norte-americano em Washington.

Lula irá a Washington atendendo a convite feito por Bush em dezembro passado, quando ambos se encontraram na Casa Branca, logo após as eleições presidenciais no Brasil. Em princípio a nova reunião será no dia 20 de junho.

Antes desse encontro, contudo, Lula e Bush estarão juntos no final da próxima semana, na França, durante a reunião do Grupo dos Oito em Evian.

O presidente brasileiro participará da reunião como convidado especial do chefe de estado francês, Jacques Chirac.

Grupo do Rio:

Lula deixou o governo com o vice José de Alencar, que ocupa interinamente pela terceira vez a Presidência do Brasil.

Ao chegar a Cuzco, Lula disse que os chefes de estado e de governo que participarão da XVII Reunião do Grupo do Rio buscarão encontrar denominadores comuns “para tratar, dentro de um espírito de unidade e colaboração, dos grandes temas internacionais que são do interesse das nações da América Latina e do Caribe”.

Lula disse ainda que, durante a reunião de cúpula, terá oportunidade de se encontrar com o presidente peruano, Alejandro Toledo, e de passar em revista “a grande cooperação que tem havido entre os governos do Peru e do Brasil”.

A reunião do Grupo do Rio, que será aberta em Cuzco nesta sexta-feira, terá entre seus principais temas o combate à pobreza.

Na mensagem que enviou ao presidente peruano, Alejandro Toledo, confirmando sua participação no encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância de que a reunião dos chefes de Estado e de Governo da América do Sul e Caribe contribua para formular uma resposta regional eficaz aos desafios da globalização.

A mensagem de Lula foi publicada em Lima, na edição desta quinta-feira do jornal “La República”.

(Com informações da Reuters e da Agência Brasil)

Dólar comercial abre em baixa cotado a R$ 2,965

0

23/05/2003 09h01 – Atualizado em 23/05/2003 09h01

O dólar comercial abriu hoje em queda de 0,60%, cotado a R$ 2,955 na compra e R$ 2,965 na venda. Ontem, a moeda norte-americana fechou pela primeira vez nesta semana abaixo de R$ 3,00, cotada a R$ 2,980 na compra e R$ 2,983 na venda, uma redução de 0,66% sobre o fechamento de quarta-feira. A manutenção dos juros básicos da economia em 26,50% ao ano gerou reflexos positivos nos mercados. O C-Bond sustentou alta significativa por todo o dia e ajudou a derrubar o risco-país, que voltou a operar abaixo dos 800 pontos-base.

A tranqüilidade da quinta-feira não foi abalada nem pela notícia da saída do diretor de Política Econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn. A demissão já era esperada e somente causou estranheza por ter sido anunciada pouco depois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ressaltou o caráter pessoal da demissão de Goldfajn, descartando correlação com as críticas à manutenção dos juros surgidas dentro do próprio governo.

São Paulo corre risco de perder técnico interino

0

23/05/2003 08h59 – Atualizado em 23/05/2003 08h59

A fase não anda mesmo boa para o São Paulo. Há cerca de duas semanas, o Tricolor está sem seu técnico efetivo e corre o risco de perder o interino Roberto Rojas para a partida contra o Grêmio, domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

O treinador sentiu as costas quando executava a função de treinador de goleiros, que ele acumula com a de técnico interino. Rojas torceu as costas após chutar uma bola.

Segundo o médico José Sanchez, Rojas está com uma lombalgia e mal consegue andar. O técnico interino do São Paulo está sendo medicado para que possa viajar com o Tricolor para enfrentar o Grêmio.

Mas os problemas médicos do São Paulo não param por aí. O meia Souza vai precisar passar por uma cirurgia no joelho esquerdo nesta sexta-feira e deve ficar de seis a oito meses afastado dos gramados.

O goleiro Rogério Ceni, com um edema na coxa esquerda, o volante Júlio Batista, com uma tendinite no joelho direito, Jorginho Paulista, com gripe, Reinaldo, com bronquite, e Ricardinho, com dores musculares, são dúvidas para o jogo de domingo.

O volante Fábio Simplício, com dores nas costas, e Adriano, suspenso, são desfalques certos.

EUA dissolvem Forças Armadas e ministérios iraquianos

0

23/05/2003 08h54 – Atualizado em 23/05/2003 08h54

BAGDÁ (CNN) — Em medida nitidamente destinada a acabar com vestígios do Iraque pré-guerra, o mais alto representante dos Estados Unidos no país, Paul Bremer, dissolveu, nesta sexta-feira, diversas instituições que sustentaram o regime de Saddam Hussein, incluindo as Forças Armadas e os ministérios da Defesa e da Informação.

Um alto oficial norte-americano da coalizão que derrubou Saddam comentou que a decisão de Bremer efetivamente acaba com o Exército, a Guarda Republicana e o Conselho do Comando Revolucionário.

Além disso, ficam suspensas todas as hierarquias militares concedidas pelo extinto governo iraquiano.

“Estas ações fazem parte de uma campanha veemente para mostrar ao povo iraquiano que o regime de Saddam foi embora e nunca mais voltará”, acrescentou a fonte.

Como uma das conseqüências da medida, entre 350 mil e 400 mil soldados iraquianos, bem como 2.000 funcionários do Ministério da Informação, estão agora desocupados.

Além disso, militares com patentes de coronel para cima perderão o direito a um pacote de indenização e não poderão servir ao futuro governo iraquiano.

Já os militares menos graduados do que os coronéis serão autorizados a se alistar no novo Exército.

O oficial norte-americano, que pediu para não ser identificado, informou que os funcionários dispensados receberão um salário mensal como indenização.

“A Autoridade Provisória da Coalizão pretende criar, no futuro próximo, uma nova força militar iraquiana”, acrescentou. “O primeiro passo é a formação de uma capacidade nacional de defesa autônoma para um Iraque livre”.

“Sob controle civil, esta força será profissional, apolítica, militarmente eficiente e representativa de todos os iraquianos”, concluiu.

A ordem de Bremer também passa as propriedades das Forças Armadas, bem como as entidades dissolvidas, ao controle da Autoridade da Coalizão.

Engenheiros discutem apoio para famílias de baixa renda

0

23/05/2003 08h51 – Atualizado em 23/05/2003 08h51

Acontece hoje na cidade de Aquidauana – a 145 Km de Campo Grande – uma reunião entre engenheiros, arquitetos e políticos da região daquela cidade. O objetivo do encontro organizado pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e da Aean (Associação de Engenheiros e Arquitetos do Centro-Oeste) levar assistência técnica nas construções para famílias de baixa renda, para aumentar a qualidade das construções e economizar dinheiro.Também será discutido o piso salarial dos engenheiros agrônomos e civis da região.

Precaução contra o terror: barreiras de concreto cercam Parlamento britânico

0

23/05/2003 08h40 – Atualizado em 23/05/2003 08h40

LONDRES — O Parlamento britânico amanheceu cercado por barreiras de concreto nesta sexta-feira, na mais visível das medidas que estão sendo implementadas pelas autoridades de Londres para conter a crescente ameaça terrorista mundial.

As barricadas ficarão montadas durante o recesso parlamentar que se estenderá por nove dias, segundo a agência de notícias britânica Press Association.

A presença policial está sendo reforçada também em diversos pontos da capital.

“Os blocos (de concreto) fazem parte de um endurecimento mais geral da segurança, que está sendo adotado na região central de Londres de forma preventiva, devido a acontecimentos mundiais e a medidas tomadas por outros países que se encontram sob ameaça similar de sofrer um ataque terrorista”, comentou um parlamentar.

Por sua vez, a Polícia de Londres divulgou um comunicado confirmando que as medidas são “preventivas”.

“A segurança na capital permanece em alto nível de alerta”, prosseguiu. “Não hão informações específicas sobre locais, eventos ou pessoas que nos levem a divulgar alertas específicos ao público. Continuaremos a adotar qualquer ação que acreditemos ser necessária para proteger o público”.

O reforço da segurança em Londres acontece três dias após os Estados Unidos terem aumentado o nível de alerta contra terrorismo de “elevado” para “alto”.

O Departamento de Segurança Interna norte-americano revelou que mensagens eletrônicas indicaram que a rede terrorista Al Qaeda pode estar planejando um ataque de grandes proporções contra o país.

Na semana passada, atentados na Arábia Saudita e em Marrocos, ambos direcionados a alvos estrangeiros, deixaram dezenas de mortos.

Dourados: Funasa garante a Geraldo recursos para CCZ

0

23/05/2003 08h37 – Atualizado em 23/05/2003 08h37

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Valdi Camarcio Bezerra, garantiu essa semana ao deputado Geraldo Resende (PPS-MS) que vai liberar, nos próximos dias, um recurso no valor de R$ 275 mil para a aquisição de equipamentos destinados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados. O anúncio foi feito em audiência que o parlamentar teve naquele órgão juntamente com o prefeito de Japorã, Sebastião de Souza e o de Aquidauana, Felipe Orro.

No encontro, Resende falou da necessidade da liberação do recurso tendo em vista que o CCZ de Dourados está com sua sede concluída há cerca de seis meses, mas até agora não foi ativado por falta de equipamentos. Relatou, ainda, a grande incidência de leishmaniose em Campo Grande e Três Lagoas e a necessidade de evitar que a doença se alastre por outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Resende disse ao presidente da Funasa que a luta pela implantação do CCZ de Dourados já se desenrola há mais de dois anos, cujo projeto de construção foi elaborado ainda na gestão do ex-prefeito Braz Melo e contou ainda com o apoio do ex-deputado federal Marçal Filho.

O parlamentar lembrou que quando esteve na Secretaria de Estado de Saúde, agilizou o processo e conseguindo, junto com Marçal Filho, a liberação de uma verba de R$ 468 mil oriunda do programa Vigisus, do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Dourados, por sua vez, entrou com contrapartida de R$ 136 mil, totalizando um investimento de R$ 684.284.

Com esses recursos, o prédio foi construído em uma área de 2,2 hectares, no Jardim Pantanal possuindo 1.157 metros quadrados de área construída e constando de sete blocos: administração, canil/gatil, baias, área de manipulação, curral, pocilga e guarita.

Quando estiver funcionando, o CCZ de Dourados será referência na região sul do Estado para o diagnóstico das doenças de animais e que podem trazer risco à saúde pública. “Essa é uma necessidade antiga que finalmente será contemplada com a nossa intervenção na Funasa”, explica Geraldo Resende.

Geraldo Resende participa de posse na Confederação Nacional dos Municípios

0

23/05/2003 08h30 – Atualizado em 23/05/2003 08h30

O deputado federal Geraldo Resende participa, nesta sexta-feira (23) da posse da nova diretoria da da Confederação Nacional dos Municípios, que acontecerá na Assembléia Legislativa de Porto Alegre. Na mesma oportunidade, acontecerá o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa dos Municípios. Segundo o parlamentar, que fará parte desta frente, o objetivo é fortalecer a luta por uma melhor redistribuição dos recursos públicos, pois muitas cidades hoje se consideram prejudicadas na hora de dividir o bolo arrecadado.

A chapa que toma posse é liderada pelo prefeito de Mariana Pimentel e presidente da Famurs, Paulo Ziulkoski e foi escolhida durante a VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, acontecida entre 11 e 13 de março. Na oportunidade, os prefeitos presentes ao encontro reelegeram por aclamação Paulo Ziulkoski.

A programação da posse terá às 9 horas, com a abertura da Assembléia Geral Ordinária da CNM. À tarde, Geraldo Resende participará dos debates sobre os municípios e as reformas da Previdência e tributária.

Esta é a programação completa:

9 h Abertura

Avaliação da VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Estratégia de atuação no Comitê de Articulação entre União e Municípios: CNM e Ministérios
Apreciação do demonstrativo financeiro e balanço patrimonial do exercício fiscal 2002Aprovação de Convênios e ContratosDefinição dos valores das contribuições

12 h Intervalo

14 h Reabertura

Sessão de Debates
Presença de representantes de Órgãos do Governo Federal para debate da Reforma Previdenciária e Tributária
Cerimônia de Posse da Diretoria CNM – Gestão 2003/2006
Encerramento

Assaltantes fazem mulher refém e roubam camionete

0

23/05/2003 08h20 – Atualizado em 23/05/2003 08h20

Dois homens armados roubaram uma camionete na noite de ontem após render e fazer refém a proprietária do carro na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

De acordo com a Polícia Militar, Andréa Silva estava na camionete Toyota Hilux, placa CLQ-5370, quando foi abordada por dois homens armados que a renderam. Os assaltantes levaram Andréa até a saída para Sidrolândia, próximo ao lixão, e a abandonaram. Os ladrões fugiram com a camionete e não foram localizados.

Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição no Enem

0

23/05/2003 08h17 – Atualizado em 23/05/2003 08h17

Os alunos da terceira série do ensino médio da Rede Estadual têm até o final do dia para se inscreverem no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Os interessados poderão fazer a inscrição no horário de funcionamento das escolas onde estão matriculados, inclusive as que estão em greve.

Já os que concluíram o ensino médio ou são estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), antigo supletivo, devem se inscrever em qualquer agência dos Correios. Os candidatos receberão o cartão de confirmação, pelos Correios, até o dia 22 de agosto.

A prova será realizada dia 31 de agosto, das 12h às 17h, em 18 municípios do Estado. São eles: Campo Grande, Aquidauana, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde, Sete Quedas, Amambai e Três Lagoas. Os alunos da rede pública estão isentos da taxa de inscrição.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (67) 318-2226.

Homem é assassinado a tiros em Campo Grande

0

23/05/2003 08h14 – Atualizado em 23/05/2003 08h14

Giovani Roberto Rodrigues, de 32 anos, foi morto com dois tiros ontem à noite na Rua Antonio Trajano, no bairro São Conrado, em Campo Grande. O crime ocorreu por volta das 19 horas. O acusado pelo homicídio é Sebastião Filho Neto, que está foragido.

De acordo com a Polícia Militar, Rodrigues foi até a casa de Neto para tentar matá-lo, mas Neto conseguiu tomar a arma e atirou contra ele. Rodrigues morreu na hora. O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal).

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.