24.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14103

Novo sistema quer diminuir fraudes na habitação

0

22/05/2003 10h59 – Atualizado em 22/05/2003 10h59

A Agência Popular de Habitação adotou novo sistema de cadastro e seleção de candidatos à casa própria. A Agência informatizou o sistema de cadastro para agilizar o atendimento e diminuir os riscos de fraudes, como a concessão de moradias para quem já tem imóvel. Nesta semana, a Agehab assinou com a EMHA um convênio de intercâmbio de informações de dados cadastrais. A novidade irá garantir mais oportunidades para quem realmente precisa.

O diretor da Agência, Amarildo Cruz, disse que o objetivo é regularizar a situação de mutuários que têm mais de um imóvel no Estado. Um levantamento prévio detectou seis pessoas com duplicidade em programas habitacionais populares.

Setor leite terá programação especial na Expaogro

0

22/05/2003 10h56 – Atualizado em 22/05/2003 10h56

O Setor leite do Sindicato Rural de Dourados preparou uma programação especial para a exposição agropecuária de Dourados. Serão realizados vários leilões, simpósios que terão como tema à produção leiteira, técnicas, custos e processamentos. Segundo o representante do setor, Adivaldo Cavalheiro, o objetivo neste ano é, além de divulgar a atividade é de difundir ainda mais a atividade e melhorar a qualidade genética do gado leiteiro da região. Cavalheiro disse que vários produtores de outros municípios já confirmaram presença na mostra. Adivaldo Cavalheiro disse que estarão sendo mostradas as raças Gir, Girolanda, Holandesa, Jersey. “Apesar de não estarmos como uma casa funcionando durante a Exposição à presença do Setor Leite vai ser um dos maiores de todos os anos”, disse Cavalheiro.

Produtores vão pedir revisão das alíquotas do FCO

0

22/05/2003 10h54 – Atualizado em 22/05/2003 10h54

Os produtores rurais vão aproveitar a reunião com o diretor-executivo do Banco do Brasil, Rogério Lot, segunda-feira, dia 26, às 19h30, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para pedir a revisão das alíquotas de participação das regiões no FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

O presidente da Famasul, Leôncio de Souza Brito Filho, afirma em nota distribuída por sua assessoria de imprensa que os percentuais deveriam ser distribuídos uniformemente. “No entanto, o Centro-Oeste e o Norte ficam com 0,6%, enquanto o Nordeste leva 1,8%”, critica.

Por conta disso, disse esta manhã a assessora de economia da em entidade, Adriana Braga, “está faltando recursos do FCO no Centro-Oeste e sobrando no Nordeste”.

Carta de Campo Grande pedirá verba para cultura no CO

0

22/05/2003 10h50 – Atualizado em 22/05/2003 10h50

Os Secretários de Cultura da Região Centro-Oeste, além do Secretário do Estado de Tocantins, vão elaborar a “Carta de Campo Grande”, contendo as decisões do encontro. Segundo o Secretário de Cultura de Mato Grosso do Sul, Silvio Nucci, o documento será redigido após os debates do encontro que está acontecendo hoje na Capital e terá duas reivindicações principais. A primeira é o pedido de mais recursos do governo federal para á area de cultura da região, solicitando a descentralização das verbas, hoje destinadas em grande parte para o eixo Rio-São Paulo. A segunda, diz Nucci, é promover um maior intercâmbio entre os Estados do Centro-Oeste.

Grupo Surungo anima o baile no Viola de Ouro

0

22/05/2003 10h49 – Atualizado em 22/05/2003 10h49

O Grupo Surungo é a atração deste fim de semana, no Viola de Ouro. Formado por oito integrantes, tem no vaneirão e na sertaneja, as principais músicas de seu repertório. Eles se apresentarão na sexta-feira e no sábado e a entrada custa R$5,00 para homens. Mulher acompanhada não paga entrada até as 23h, sendo que depois deste horário o ingresso para as moças custa R$3,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 303-0386.

Trezentos laçadores estarão reunidos amanhã em Corumbá

0

22/05/2003 10h47 – Atualizado em 22/05/2003 10h47

Depois de dois anos, o Clube do Laço Cidade Branca volta a recepcionar laçadores de várias cidades de Mato Grosso do Sul.

A partir desta sexta-feira à tarde até domingo, 300 laçadores de dez clubes filiados à Federação, irão disputar as provas do Encontro Estadual de Clubes de Laço do grupo A. Além de Corumbá, irão participar equipes de Miranda, Aquidauana, Sidrolândia, Maracaju, Nioaque, Guia Lopes, Bela Vista, Caracol e Bonito nas categorias laço comprido; bandeira; mirim e amazona.

A abertura é às 17 horas de amanhã , mas antes, às 15 horas começa a inscrição dos participantes e a medição dos laços. Às 19 horas acontece a prova denominada “vaca gorda”, uma competição individual que não vale pontos para a Federação, mas no mínimo irá aguçar o espírito esportivo dos laçadores.

É que quem errar a laçada é desclassificado e é obrigado a dar banho no cavalo, além de ter que torcer por quem permanecer no páreo. O vencedor levará como prêmio uma vaca gorda. Já no sábado a disputa é para valer. Durante todo o dia, os competidores disputarão as provas classificatórias e, no domingo, são as grandes finais.

O acesso ao Clube do Laço Cidade Branca, que fica próximo ao posto do Lampião Aceso, na Br-262, é gratuito. Os visitantes que quiserem assistir às laçadas, só irão pagar o que consumirem em comidas e bebidas. Na noite desta sexta-feira e sábado, haverá bailão popular. Neste caso, é preciso convite.

Fonte: Corumbá Online

Cônsul israelense reúne-se com presidente da Câmara

0

22/05/2003 10h43 – Atualizado em 22/05/2003 10h43

O cônsul-geral de Israel no Brasil, Medad Medina, deve se reunir daqui a pouco com o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Youssif Domingos (PDT). Será uma visita protocolar.

Desde ontem o cônsul tem visitado autoridades para falar de potencialidades e relações comerciais com o Estado. Ele já conversou com vice-governador Egon Krakhecke, com o primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Braga (PDT), e com o primeiro secretário, deputado Jerson Domingos.

Professores de Campo Grande votam pelo fim da greve

0

22/05/2003 10h41 – Atualizado em 22/05/2003 10h41

Em assembléia realizada há pouco na ACP (Sindicato dos Professores no Ensino Público de Campo Grande) decidiram suspender a greve da categoria, que hoje está em seu 11º dia.

Nesse momento, os professores fazem a escolha dos delegados que vão participar da assembléia estadual que a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Ensino Público de MS) realizam amanhã. As assembléias estão acontecendo em todo o Estado, e avaliam a decisão da reunião de ontem na Fetems que, por ligeira diferença, decidiu manter o movimento. No interior, a maioria dos municípios havia decidido pela volta A presidente da Fetems, Mara Carrara, já admitiu que o movimento grevista tende a terminar amamhã. Na assembléia anterior, na terça-feira, os professores de Campo Grande haviam decidido pela continuação da greve.

Diretor do BB vem a Campo Grande discutir futuro do FCO

0

22/05/2003 10h38 – Atualizado em 22/05/2003 10h38

O futuro do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) será debatido na próxima segunda-feira em Campo Grande. Produtores rurais e representantes da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) e da Assomasul (Associação dos Municípios) vão se reunir com o diretor-executivo do Banco do Brasil, Rogério Lot.

Estratégias para o futuro do FCO. Este será o tema do encontro, às 19h30, no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Com os recursos já comprometidos, o FCO suspendeu a analise de cartas-consulta até o dia 29 deste mês.

Preço do gás de cozinha pode cair em até R$ 10,00

0

22/05/2003 10h37 – Atualizado em 22/05/2003 10h37

O presidente da Petrobras, Eduardo Dutra, disse na capital da Argentina que o governo está empenhado em reduzir o preço do gás de cozinha em R$ 10. Esse valor, segundo Dutra, é uma meta estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a redução só será possível se todos os segmentos envolvidos deram sua cota de contribuição.

  • Não adianta apenas a Petrobras reduzir sua margem, até porque do preço médio de R$ 32 do botijão parcela da empresa é de R$ 11. A medida deve incluir também os governos estaduais, federal e, principalmente, a distribuição e a revenda que têm uma margem maior do que em todos os lugares do mundo – disse ele.

Dutra disse que não há prazo para que o preço do produto seja reduzido, mas afirmou que presidente Lula quer que isso aconteça o mais rápido possível.,

  • Essa é uma operação que envolve vários atores e depende dos governadores, já que o ICMS é um imposto estadual, do governo federal,que tem o PIS e o Confins, e das distribuidoras e revendedoras – disse ele.

  • Nós da Petrobras estamos dispostos a dar nossa contribuição – concluiu.

Dutra participou nesta quarta-feira da inauguração de um posto da Petrobras no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.

Certo do fim da greve, governo mantém reajuste

0

22/05/2003 10h34 – Atualizado em 22/05/2003 10h34

Certo de que a greve dos professores termina amanhã, como previu ontem, o secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco, disse há pouco que o governo mantém a proposta salarial para a categoria, com o reajuste de 10% já a partir de maio.

Na avaliação do secretário a greve não existe mais. “Os números da Fetems (Federação dos Professores) mostram isso, quando aponta que 40 municípios estão com aula normal, 16 parcialmente e só 10 em greve”.

Em assembléia, os professores aprovaram, pela diferença de apenas 13 votos, a manutenção da greve, mas a própria presidente da entidade, Mara Carrara, admite que o movimento termina amanhã.

Segundo Ronaldo Franco, a paralisação nunca alcançou 40% das 367 escolas da rede estadual. Diante desse quadro, o governo, afirma ele, preferiu manter a oferta do aumento salarial para “não prejudicar a maioria que não aderiu a greve e permaneceu em sala de aula”, diz.

Além dos professores, o Estado vai conceder aumento de 8% para os servidores administrativos da educação, para cabos e soldados da Polícia Militar. O reajuste para oficiais da PM, delegados da Polícia Civil e peritos, será dado de forma escalonada.

França tem nova greve contra proposta de reforma previdenciária

0

22/05/2003 10h32 – Atualizado em 22/05/2003 10h32

PARIS — Professores franceses formaram uma corrente humana em torno do Ministério da Educação, nesta quinta-feira, na segunda greve esta semana contra os planos do governo de congelar os gastos, reformar o sistema previdenciário e descentralizar o sistema educacional do país.

Os sindicatos afirmaram que cerca de 50 por cento dos professores aderiram à greve e 35 mil pessoas participaram da manifestação em Paris.

As autoridades estimaram que apenas 30 por cento da categoria cruzaram os braços.

A mobilização desta quinta-feira foi a sexta greve de professores desde o início do ano letivo, em setembro passado.

Os sindicatos opõem-se ao projeto do governo de aumentar o valor e de estender o tempo de contribuição para os esquemas de pensão e aposentadoria.

O governo argumenta que as reformas são necessárias para evitar o colapso do sistema, que permite que muitos se aposentem aos 60 anos.

Após a “Terça-Feira Negra” da semana passada, que praticamente imobilizou o país, e com uma manifestação nacional convocada para o domingo e greves ferroviária e metroviária marcadas para os dias 2 e 3 de junho, o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin está preocupado em evitar o destino do último governo conservador francês, que caiu em 1997, após semanas de protestos também contra planos para reforma a previdência.

As autoridades acusaram os opositores das reformas de difundir mentiras para aumentar o apoio e a adesão às manifestações.

“Nós vamos passar o tempo que for necessário para explicar, explicar, explicar”, afirmou o porta-voz do governo, Jean-Francois Cope.

Os professores temem que os planos de Raffarin de descentralizar o poder prejudiquem o sistema educacional e o nível de emprego ao passar às autoridades regionais a responsabilidade de contratar parte do pessoal das escolas.

A classe também acha que o governo poderá cortar postos de trabalho após o anúncio de que congelará os gastos em 2004.

Em face da possível paralisação do país, o secretário da Educação, Xavier Darcos, disse que o governo estaria disposto a abrir mão dos planos de descentralização.

“Se o governo concluir que o projeto deve ser modificado de alguma forma, isso será feito”, declarou à televisão France 2.

(Com informações da Reuters)

Professores de Dourados avaliam a continuidade da greve

0

22/05/2003 10h28 – Atualizado em 22/05/2003 10h28

Cerca de 250 professores da rede pública estadual estão reunidos neste momento na sede do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) em Dourados para discutir se a greve continua ou não no município.

De acordo com o sindicato, 80% da categoria continuam em greve.

O governo estadual propôs reajuste de 10% na folha de maio e salário de R$ 1,2 mil a partir do próximo ano para o professor com licenciatura plena e carga horária de 40 horas semanais, incluindo ainda o piso salarial e regência de classe. Hoje, um professor em início de carreira, com 20 horas tem um piso de R$ 210,00 e sobre esse valor mais 50% de regência.

Adolescente apreendido em Corumbá por furtar combustível

0

22/05/2003 10h25 – Atualizado em 22/05/2003 10h25

O adolescente J.R.B.C., de 17 anos, foi apreendido ontem à noite ao ser flagrado furtando combustível de uma companhia de navegação da cidade. O vigia da empresa viu o rapaz levando três galões com cerca de 150 litros de combustível e chamou a Polícia Militar.

Conforme o site Corumbá On Line, outras duas pessoas estavam com o rapaz. Os três estavam em uma pequena embarcação. As outras pessoas pularam no rio Paraguai e não foram presas pela PM. O combustível foi recuperado.

Dourados disputa a final de basquete dos JEMS

0

22/05/2003 10h23 – Atualizado em 22/05/2003 10h23

Encerrando as competições de basquetebol do penúltimo dia dos Jogos Escolares de MS, que estão sendo realizados em Nova Andradina, desde o último dia 17 de maio, as delegações masculinas dos municípios de Naviraí, Dourados, Campo Grande e Rio Brilhante, jogaram ontem à noite, em busca de uma vaga nas finais, que ocorrem hoje, no ginásio poliesportivo da cidade.

No primeiro jogo, os estudantes da MACE, que integram a equipe de Campo Grande perderam de 41X55 para os alunos da Escola Estadual Fernando Correa da Costa, que compõe o time de Rio Brilhante. Com este resultado, Rio Brilhante joga com Dourados a disputa do primeiro e segundo lugar. Enquanto Naviraí e Campo Grande perseguem a terceira e quarta colocação.

Ubiratan Arruda, diretor geral do evento, realizado pelo Governo Popular e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Fundesporte, em parceria com prefeituras municipais, enfatiza que os primeiros colocados nos Jogos Escolares de MS adquirem o direto de representar o estado nas Olimpíadas Colegiais, previstas para o segundo semestre. Até o momento o município de Dourados, representado pelos alunos do Colégio Objetivo, garantiu o título de campeão durante a fase de futsal, realizada em Costa Rica, no período de 29/4 a 04/5. Ele informa também que as próximas etapas serão realizadas nos municípios de Corumbá e Ponta Porã, com as disputas de voleibol e modalidades individuais e handebol, respectivamente.

Naviraí recebe Fórum da Micro e Pequena Empresa

0

22/05/2003 10h19 – Atualizado em 22/05/2003 10h19

Com o objetivo de estimular o envolvimento da sociedade no processo de políticas públicas para os pequenos negócios no Estado, será realizado em Naviraí no dia 29 de maio o II Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas. Promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Associação das Micro Empresas de Mato Grosso do Sul – AMEMS, o evento será das 13h30 às 18h, no auditório da UEMS, à Rua Ermílio Mascoli, 275.

O Fórum pretende reunir lideranças, entidades, governos e sociedade civil para discutir temas de relevância para o setor, como políticas de crédito, reforma tributária, legislação trabalhista e previdenciária.

Com apoio das prefeituras, até julho o debate será levado para Coxim, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Maracaju, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Jardim. Em Naviraí, o evento conta com apoio da Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal de Naviraí.

Zeca afirma que proposta aos professores está mantida

0

22/05/2003 10h17 – Atualizado em 22/05/2003 10h17

A participar da abertura do encontro de secretários de Cultura do Centro-Oeste, que acontece no Palácio Popular, em Campo Grande, o governador Zeca do PT, foi sucinto ao comentar a decisão de ontem dos professores de manter a greve, que hoje entra em seu 11º dia. Zeca disse estar tranqüilo quanto ao assunto, lembrou que ele está sendo tratado pelos secretários Paulo Duarte, de Coordenação-Geral de Governo, e de Gestão Pública, Ronaldo Franco, para quem o movimento acaba até amanhã.

O governador afirmou que o Estado mantém a proposta aos professores, de reajuste imediato de 10% e elevação dos salários dos professores com nível superior para R$ 1,2 mil por 40h semanais em 2004.

Teclado que produz música é novidade no mercado

0

22/05/2003 10h12 – Atualizado em 22/05/2003 10h12

Chegou o teclado que é um sonho para os adeptos da seresta de churrascaria. A Creative lançou o Prodikeys, um teclado padrão para PC, contendo 104 teclas com 37 teclas MIDI embutidas. O software que vem com o produto permite que todos, com ou sem conhecimento musical, toquem, aprendam e criem música com rapidez e facilidade.

No modo Learn (aprender, em inglês), os usuários podem até aprender a tocar uma canção em cinco lições simples. Um acompanhamento de até 128 instrumentos vem de bônus. Para completar, o candidato a substituto do Anjinho dos Teclados pode também gravar e salvar suas execuções em WAV, MIDI ou MP3 para enviar à família e amigos.

O Creative Prodikeys é compatível com PCs e conecta pela porta PS/2. O produto foi premiado na CES (Consumer Electronics Show) feira de tecnologia realizada em janeiro nos Estados Unidos. O Creative Prodikeys conquistou o prêmio na categoria áudio doméstico, que avaliou sistemas estéreo e surround sound para uso doméstico, incluindo alto-falantes, receptores, amplificadores, reprodutores de fita e CD, e muito mais.

É possível também importar um arquivo MIDI para gravação multifaixa e usar o software sequenciador MIDI que acompanha o produto. O teclado tem pré-programados 100 diferentes estilos musicais em 10 categorias: Baladas, Baladas Lentas, Pop, Dance, Rock & Roll, Latinas Antigas, Latinas Modernas, Jazz, World Music e Folk.

Fonte: Terra Informática

Assembléia vota hoje só 3 projetos de utilidade pública

0

22/05/2003 10h09 – Atualizado em 22/05/2003 10h09

A sessão de hoje da Assembléia Legislativa, iniciada há pouco, tem apenas três projetos de utilidade pública para votar. Por enquanto os parlamentares estão acompanhando a leitura da ata da sessão de ontem, quando não houve votação de projetos.

Os projetos declaram de utilidade pública uma igreja evangélica, uma entidade e a corporação de patrulheiros mirins de Mundo Novo.

Presidente do Sinpetro é convocado para depor na CPI dos Combustíveis

0

22/05/2003 10h02 – Atualizado em 22/05/2003 10h02

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado do Mato Grosso do Sul (Sinpetro), Steiner Jardim, foi convocado para depor nesta quinta-feira, em uma audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, na Câmara Federal, em Brasília.

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 12. Foram convocados também os presidentes dos sindicatos de comércio varejistas de combustíveis e derivados de petróleo do estado do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e da cidade de Campinas e região.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.