30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14104

Duarte explica polêmica no HR que demitiu diretor

0

22/05/2003 09h35 – Atualizado em 22/05/2003 09h35

O secretário estadual de Governo, Paulo Duarte, concede hoje à tarde, a partir das 14h30, entrevista coletiva para, segundo sua assessoria, dar um basta na polêmica criada com a demissão do diretor clínico do Hospital Regional Rosa Pedrossian, Ronaldo Sousa Costa.

A entrevista será no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes. Ronaldo Costa foi demitido da diretoria depois que denunciou a contaminação num setor do hospital, suspeitando inclusive de mortes de pacientes. O governo nega a denuncia e disse que o médico foi alarmista.

Dupla Agassi-Graf não será vista em Roland Garros devido à gravidez da alemã

0

22/05/2003 09h32 – Atualizado em 22/05/2003 09h32

PARIS — O tenista norte-americano Andre Agassi anunciou que não poderá cumprir uma promessa, feita recentemente, de disputar a categoria de duplas mistas do torneio de Roland Garros, já que sua mulher, a alemã Steffi Graf, que seria sua parceira, está grávida do segundo filho do casal.

“Quando disse que poderia disputar as duplas mistas com Steffi eu não sabia que ela estava grávida”, declarou o norte-americano em entrevista ao jornal esportivo Ldocument.write Chr(39)Equipe, da França.

“Não é aconselhável que uma mulher grávida dispute o torneio”, acrescentou.

Em janeiro passado, quando conquistou o Aberto da Austrália, Agassi disse que tentaria persuadir sua mulher a disputar com ele as duplas mistas de Roland Garros – o torneio, um dos principais do tênis mundial, começa na próxima semana.

Os dois tenistas casaram-se em outubro de 2001 e tem um filho, Jaden Gil, de 1 ano e 10 meses.

Steffi Graf deixou o tênis profissional em agosto de 1999.

(Com informações da Reuters)

Patrulha dos EUA reage a ataque no Iraque

0

22/05/2003 09h30 – Atualizado em 22/05/2003 09h30

FALLUJAH, Iraque (CNN) — Pelo menos dois iraquianos foram mortos e cinco capturados na noite de quarta-feira após um grupo atacar uma patrulha dos Estados Unidos com granadas e fuzis, no centro da cidade iraquiana de Falluhah, informaram fontes do Exército.

O tiroteio começou quando um homem surgiu de um beco e lançou uma granada contra um veículo de combate norte-americano Bradley, causando apenas “danos superficiais”, de acordo com o comandante da unidade, capitão Mike Riedmuller.

O militar disse que outras três granadas foram lançadas contra o veículo, mas não o atingiram, e acrescentou que nenhum soldado ficou ferido.

Pouco depois do ataque, uma pickup aproximou-se de um Bradley enviado como reforço à primeira patrulha. Os soldados norte-americanos abriram fogo, matando os dois ocupantes da caminhonete, relatou Riedmuller.

Esses foram os primeiros incidentes sérios em Fallujah desde que soldados mataram 17 civis iraquianos, durante três dias de protestos contra a presença militar norte-americana, no final de abril e início de maio.

Vieira de Mello estaria para ser nomeado representante da ONU no Iraque

0

22/05/2003 09h26 – Atualizado em 22/05/2003 09h26

GENEBRA, Suíça — O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, está para ser nomeado representante especial da ONU no Iraque, possivelmente ainda nesta quarta-feira, anunciaram diplomatas.

“Ele está indo hoje para Nova York e deve receber esse cargo”, disse uma das fontes, segundo a agência de notícias Reuters.

Assessores de Vieira de Mello confirmaram a viagem para Nova York, mas não fizeram comentários.

Antes de assumir a área de direitos humanos da ONU, Vieira de Mello chefiou a administração interina da organização em Timor Leste, no período de transição para a independência do mais novo país do mundo.

O anúncio sobre a possível nova missão de Vieira de Mello seria feito depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar um projeto de resolução, elaborado pelos Estados Unidos, que suspende as sanções ao Iraque, segundo as fontes.

Como parte do plano norte-americano para administrar o Iraque, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeia um representante especial para trabalhar com Washington e Londres na reconstrução do país devastado.

A ênfase da missão desse representante da ONU seria nos direitos humanos e na reforma jurídica e judicial.

Diplomatas em Nova York disseram que Annan pretendia nomear Lakhdar Brahimi – um ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia, atualmente chefiando as operações da ONU no Afeganistão – mas este teria recusado a oferta.

Vieira de Mello, que se tornou Alto Comissário para Direitos Humanos há oito meses, é visto há muito tempo como o candidato preferido dos Estados Unidos.

(Com informações da Reuters)

Bayer defende-se de alegações de venda de produto contaminado na América Latina

0

22/05/2003 09h24 – Atualizado em 22/05/2003 09h24

NOVA YORK — A Bayer AG, gigante alemã da indústria farmacêutica, defendeu-se nesta quinta-feira de alegações, feitas numa reportagem do jornal The New York Times, dando conta de que teria vendido medicamentos na América Latina e na Ásia com alto risco de transmitir o vírus da Aids.

Citando sua própria análise de documentos, o Times afirmou que, nos 1980, a Cutter Biological, uma unidade da Bayer, continuou vendendo naquelas regiões a versão antiga de um coagulador sangüíneo para hemofílicos quando já oferecia uma mais segura nos Estados Unidos e na Europa.

A Bayer disse em uma nota que suas decisões “basearam-se na melhor informação científica da época e eram consistentes com as normas vigentes”.

A companhia alemã e outros laboratórios farmacêuticos já pagaram centenas de milhões de dólares em acordos para encerrar processos abertos por hemofílicos norte-americanos que disseram ter-se contaminado através do tratamento de coagulação, no início dos anos 1980.

Michael Diehl, um porta-voz da Bayer na Alemanha, declarou que a unidade norte-americana do grupo pagou cerca de 300 milhões de dólares nos Estados Unidos como parte de um acordo total de 600 milhões de dólares honrado por companhias de produtos derivados do sangue, em 1997.

Em razão disso, analistas acreditam que a reportagem desta quinta-feira não deve acarretar em nenhum efeito duradouro sobre o valor das ações da companhia.

Tragédia de vinte anos:

A reportagem do Times afirma que um número indeterminado de hemofílicos asiáticos e latino-americanos foram infectados pelo tratamento mesmo depois que uma versão mais segura já estava disponível.

A denúncia vem à tona quando a Bayer enfrenta cerca de 8.800 ações contra seu remédio anticolesterol Baycol, vinculado a mais de 100 mortes e retirado do mercado pela companhia em agosto de 2001.

A Bayer declarou que o Times estava resgatando um assunto antigo.

“É lamentável que a recente cobertura noticiosa tenha reaberto essa tragédia de quase 20 anos”, disse em uma nota Gunnar Riemann, presidente da divisão de produtos biológicos da Bayer.

O medicamento em questão, o Factor VIII concentrado, era produzido com plasma sangüíneo numa época em que os cientistas não contavam com um teste para detectar o HIV, o vírus da AIDS.

Posteriormente, uma versão mais segura do concentrado era submetida ao calor, eliminando o HIV.

Em um exemplo citado pelo Times, a Cutter pediu a um distribuidor de Hong Kong para “esgotar os estoques” do medicamento não submetido ao calor antes de usar o “mais seguro e melhor”.

Segundo o Times, a versão antiga do remédio foi vendida também em Taiwan, Malásia, Cingapura, Indonésia, Japão e Argentina após fevereiro de 1984, quando começou a comercializar a versão mais segura.

A companhia teria exportado mais de 100 mil frascos do produto antigo após ter começado a vender o mais seguro, de acordo com o jornal.

Tricia McKernan, uma porta-voz da divisão de produtos biológicos da Bayer, declarou nesta quinta-feira que não poderia comentar de imediato os detalhes da reportagem.

A Cutter é atualmente a unidade de produtos biológicos do setor farmacêutico da Bayer, e sua sede está localizada no Research Triangle Park, no estado norte-americano da Carolina do Norte.

(Com informações da Reuters)

Grupos Ginga e 1º Ato se apresentarão sábado no Horto

0

22/05/2003 09h22 – Atualizado em 22/05/2003 09h22

A apresentação do espetáculo Quebra Cabeça, do Grupo de Dança 1º Ato, de Belo Horizonte, terá como abertura a Ginga Companhia de Dança, de Campo Grande. Um trecho da coreografia “Um tema para quatro”, concebido por Arce Corrêia, foi escolhido para ser mostrado ao público do Teatro de Arena do Horto Florestal, no próximo sábado, ás 16h. Criado em 1989, sob direção de Suely Machado e concepção de Paulinho Polika.Já o “Quebra Cabeça” mistura dança, mímica e teatro. O evento é fruto de parceria entre o 1º Ato e a Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Funcesp (Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer) e tem entrada franca.

Saca de milho está valendo R$ 20,30 no mercado futuro

0

22/05/2003 09h20 – Atualizado em 22/05/2003 09h20

O mercado futuro de milho está operando nesta quinta-feira com os próximos vencimentos a R$ 18,01/saca (julho/03), R$ 18,90/saca (setembro/03), R$ 20,30/saca (novembro/03) e R$ 20,60/saca (janeiro/04). A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), que ontem negociou 193.050 sacas.

Sindicância irá apurar postura de ex-diretor do HR

0

22/05/2003 09h18 – Atualizado em 22/05/2003 09h18

A Secretaria Estadual de Saúde abriu uma sindicância para avaliar a postura do ex-diretor-clínico do Hospital Regional, Ronaldo Souza Costa. Ele ficará afastado enquanto é feito o trabalho da comissão, formada por três funcionários do hospital.

A comissão foi constituída para verificar a postura do médico ao fazer declarações à imprensa sobre a existência de uma bactéria resistente que teria contaminado pacientes e até causado mortes. O questionamento é que o ex-diretor abordou o assunto sem ter exames médicos conclusivos, argumenta a Secretaria.

De início, o secretário de Saúde, João Paulo Esteves, havia afirmado que iria demitir de imediato o médico, do cargo de confiança de diretor e do concursado. Suspensão e demissão estão entre as punições previstas quando servidor tem irregularidade identificada em sindicâncias administrativas.

Costa já foi substituído na diretoria-clínica. Hoje foi nomeada a médica Maria Denise Berri de Oliveira, do quadro clínico do hospital. Ele disse que não pode ser afastado por ter falado a verdade e afirmou não ter incorrido em falha ética ou técnica.

A constituição da comissão de sindicância está na edição de hoje do Diário Oficial. Junto foi aberta outra sindicância, com os mesmos membros da que investigará Costa, para outro fim, não revelado pela Secretaria. O prazo para encerramento das comissões é de 30 dias.

Dólar comercial abre em baixa cotado a R$ 2,989

0

22/05/2003 09h16 – Atualizado em 22/05/2003 09h16

O dólar comercial iniciou o dia em baixa vendido a R$ 2,989, com desvalorização de 0,46%.

A queda está relacionada com a demissão do diretor de Política Econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn.

O mercado vê a saída de Goldfajn como positiva, pois ele era um dos últimos remanescentes da administração Fernando Henrique Cardoso, e estaria se sentindo “um peixe fora d”água” na nova diretoria da instituição, apesar de estar de acordo com a política econômica do governo petista.

O risco-país tem alta de 0,85%, para 821 pontos básicos. O C- Bond registra pequena elevação de 0,07% e é vendido a 88,063% do valor de face.

Acidente entre carro e moto mata uma pessoa em Naviraí

0

22/05/2003 09h04 – Atualizado em 22/05/2003 09h04

Um acidente envolvendo um carro e uma moto, na manhã desta quarta-feira, matou o mototaxista Edson Maia do Santos, de 39 anos, em uma estrada viscinal, que liga as cidades de Naviraí e Jateí.

Conforme a Polícia Militar que atendeu a ocorrência, o mototaxista teria desviado de um carro e se chocado de frente com um Corcel II, conduzido por Francisco Antônio dos Santos. A vítima chegou a ser socorrida, mas já estava sem vida. O motorista do carro não sofreu nada.

Turismo de MS será divulgado na BNT-Mercosul em Camboriú

0

22/05/2003 09h00 – Atualizado em 22/05/2003 09h00

Um grupo integrado por 25 empresários do Trade Turístico de Mato Grosso do Sul além de membros da Fundação de Turismo do Estado, participam na sexta-feira e no sábado, da BNT-Mercosul, 9ª Bolsa de Negócios Turísticos, no Balneário Camboriú em Santa Catarina.

Segundo Cláudia Nantes, gestora de eventos da Fundação de Turismo no evento é o de fomentar a imagem turística de Mato Grosso do Sul através de um stand. “Como órgão oficial do turismo no estado, estaremos mostrando nos dois dias de feira, nossas riquezas e cultura. Vamos dar ênfase, principalmente para o artesanato e a culinária regional, além de distribuir material institucional do trabalho da Fundação”, explica Cláudia, lembrando que os empresários do Trade Turístico que fazem parte do grupo terão oportunidade de realizar negócios importantes na área, já que o evento é referência no país.

O BNT Mercosul é um evento completo com atividades programadas para facilitar contatos comerciais com profissionais qualificados, e é o único evento que tem como prioridade desde o seu lançamento, promover e incentivar o turismo nacional, além de realizar encontros entre vendedores (Hotéis, destinos turísticos, locadoras, prestadores de serviços em geral) e compradores (agentes de viagens, operadoras, jornalistas).

Neste ano serão montados 152 stands (em 2002 foram 120 stands e 415 empresas expositoras).

Chega a 540 o número de mortos em terremoto na Argélia

0

22/05/2003 08h52 – Atualizado em 22/05/2003 08h52

ROUIBA, Argélia — Equipes de resgate foram enviadas a vários bairros de Argel, a capital da Argélia, e a cidade vizinhas em busca de sobreviventes entre escombros, horas depois de um forte terremoto, de 6,7 graus, atingir a região, matando pelo menos 540 pessoas e ferindo cerca de cinco mil.

O tremor causou pânico em Argel, onde os moradores correram para as ruas, em meio a desmoronamentos de prédios, que soterraram famílias inteiras, segundo o primeiro-ministro Ahmed Ouyahia.

Os hospitais na capital e nas cidades mais atingidas pelo sismo estão encontrando muitas dificuldades para atender os feridos.

A província de Boumerdes, perto de Argel, foi a mais atingida. Os hospitais ficaram abarrotados e muitos feridos receberam atendimento ao ar livre.

Cerca de metade das vítimas foi em Argel, onde pelo menos 57 prédios ruíram.

“Está sendo muito difícil; o terremoto atingiu muitos lugares”, disse um médico. “Temos muitos feridos”.

Em Rouiba, uma cidade relativamente próspera, a 30 quilômetros da capital, a cena era também de devastação.

“Eu nunca viu um desastre como esse em minha vida”, disse um morador, Yazid Khelfaoui, que perdeu sua mãe no desastre.

O terremoto ocorreu às 19h44 de quarta-feira. A televisão nacional mostrou imagens de dezenas de corpos no meio de destroços, alguns deles de crianças.

Em Boumerdes, jornalistas relataram casos em que pessoas pularam das janelas de seus apartamentos numa tentativa de se salvar de desmoronamentos.

“É um momento trágico”, afirmou o premier Ouyahia. “É um infortúnio que atingiu toda a Argélia”.

As autoridades aconselharam a população a deixar suas casas, tomando o cuidado de desligar o gás e de não usar elevadores.

“Permaneçam calmos”, foi o apelo mais ouvido no país, na manhã desta quinta-feira.

Cerca de 200 pequenos tremores, subseqüentes ao sismo da noite de quarta-feira, ocorreram no norte da Argélia em um intervalo de duas horas.

O presidente Abdelaziz Bouteflika, visivelmente chocado, visitou hospitais em Argel, onde tentou confortar os feridos.

Nesta quinta-feira, a França enviou para sua ex-colônia uma equipe de resgate, de 120 pessoas.

O presidente Jacques Chirac, que em março foi recebido com grande festa popular em Argel, enviou uma mensagem de solidariedade aos argelinos.

O epicentro do terremoto, de acordo com o Centro de Informações sobre Terremotos, dos Estados Unidos, foi 70 quilômetros a leste de Argel.

A maioria dos 32 milhões de habitantes da Argélia vive no norte do país, longe do deserto.

Esse foi o pior terremoto no país desde 1980, quando um sismo de 7,7 graus matou pelo menos 4.500 pessoas, no oeste do país.

Em 1994, cerca de 150 mil pessoas ficaram desabrigadas em conseqüência de um tremor que ocorreu no noroeste, causando mais de 170 vítimas fatais.

(Com informações da Reuters)

Testemunha de furto é morto a tiros em Eldorado

0

22/05/2003 08h47 – Atualizado em 22/05/2003 08h47

Antônio Joaquim de Oliveira, de 47 anos foi morto a tiros, nesta madrugada, depois de testemunhar um furto de um estabelecimento comercial, na região central de Eldorado, 427 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a Polícia Militar, Oliveira que mora do lado do comércio que foi furtado, percebeu a movimentação e viu os criminosos. Um deles, armado com uma espingarda calibre 20, disparou contra Oliveira. Ele foi atingido no lado esquerdo do abdome e morreu. A polícia continua sem pistas dos possíveis criminosos.

Construção de presídio federal deve começar em agosto

0

22/05/2003 08h44 – Atualizado em 22/05/2003 08h44

O primeiro presídio federal do país será construído em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O prefeito da capital, André Puccineli, e o Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Dagoberto Nogueira Filho, estiveram no Ministério da Justiça e ofereceram um terreno na saída da cidade para a construção do presídio. A área de 30 hectares (3.600 metros quadrados aproximadamente) fica no entroncamento da via que dá acesso a São Paulo, Aquidauana e Sidrolândia.

Os técnicos do Departamento Penitenciário já vistoriaram o local. A previsão é de que a obra, orçada em R$ 12 milhões, comece em agosto. O presídio terá 200 vagas. Serão quatro alas, cada uma com capacidade para abrigar 50 presos. Os prédios contarão com ambulatório, o que permitirá oferecer assistência médica aos presos.

Outros dois presídios federais serão construídos no município de Portão, no Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal. Depois de prontas, essas penitenciárias receberão presos de alta periculosidade, principalmente aqueles ligados ao crime organizado. Os recursos para construção destes presídios virão do Fundo Penitenciário Nacional, que tem R$ 217.012.657,00 previstos para 2003. Deste total, R$ 190.935.267,00 são destinados à construção, ampliação, reforma e reaparelhamento de estabelecimentos penais.

O objetivo dos presídios federais, além de proporcionar o maior isolamento de alguns detentos, é também desafogar os sistemas penitenciários estaduais. Dessa forma, os estados poderão voltar maior atenção para recuperar o restante da população carcerária. “Temos de começar a pensar na liberdade do preso quando ele ainda está dentro do cárcere”, observa a Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Chagas.

Fonte: Ministério da Justiça

Briga entre duas adolescentes termina em baleamento

0

22/05/2003 08h42 – Atualizado em 22/05/2003 08h42

Uma adolescente de 16 anos foi ferida com um tiro por outra garota, também com 16 anos, na noite de ontem, em um bar na região central da cidade de Antônio João, a 274 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi ferida no ombro esquerdo por uma arma calibre 22. A autora do disparo foi detida e em seguida liberada para os pais. A garota ferida foi encaminhada para um hospital na cidade de Dourados. Ainda não se sabe os motivos do crime.

PRF apreende dois veículos com documentação adulterada

0

22/05/2003 08h40 – Atualizado em 22/05/2003 08h40

Dois veículos foram apreendidos ontem e os condutores encaminhados para a Polícia Civil por suspeita de uso de documentos frutados e adulterados. O primeiro caso foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal por volta de 11h, na BR-463, perto de Ponta Porá.

O Gol de placa CCQ-7803, de São Paulo, conduzido por Marcelo da Silva, de 33 anos, que foi encaminhado para a Polícia Civil da cidade. Em Campo Grande, por volta de 17h, um veículo importado da marca Ford, do Distrito Federal, foi apreendido por policiais rodoviários. Carro e motorista foram encaminhados para a Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos).

Universitários doam sangue hoje no Hemosul

0

22/05/2003 08h36 – Atualizado em 22/05/2003 08h36

Acadêmicos do curso de Publicidade de uma universidade particular participam hoje de uma campanha de doação de sangue. A unidade móvel do Hemosul vai atender os voluntários no campus da universidade. Para doar sangue é necessário ter mais de 18 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e ter boa saúde.

Fonte: TV Morena

Ciclista se fere ao bater em poste na Euler de Azevedo

0

22/05/2003 08h35 – Atualizado em 22/05/2003 08h35

O músico Ezequiel Lourenço, de 29 anos, se feriu esta manhã ao bater em um poste instalado na ciclovia da avenida Euler de Azevedo (saída para Rochedo), em Campo Grande. Lourenço, que ia para o ensaio da Banda Municipal, teve ferimentos na cabeça e no corpo, mas estava consciente, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O ciclista informou que não conseguiu desviar do poste. Ele foi levado para a Santa Casa.

Homem que matou mulher e cometeu suicídio estava bêbado

0

22/05/2003 08h34 – Atualizado em 22/05/2003 08h34

O carroceiro Alcides Ribeiro de 54 anos, que na madrugada de hoje matou com um tiro na testa a amasia Maria do Rosário Vieira de Oliveira, 47 anos, tinha chegado em caso bêbado.

A informação foi dada pelo menor Márcio Vieira da Silva de 15 anos, filho de Maria que conseguiu escapar de vários tiros disparados por Alcides. Segundo informações de visinhos, Alcides era contra Maria manter um bar em frente a residência do casal na rua Eulália Pires com João Pessoa, Vila Cachoeirinha.

O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial. (Antonio Coca)

Homem armado com espingarda assalta farmácia

0

22/05/2003 08h31 – Atualizado em 22/05/2003 08h31

Um homem armado com uma espingarda assaltou ontem à noite, por volta das 19 horas, a Drogaria Flores, no bairro Novo Amazonas, em Campo Grande. De acordo com o entregador da farmácia, Grouchy Bueno, foram levados cerca de R$ 100 em dinheiro e cartões para celulares.

Os cartões foram adquiridos ontem e a farmácia estima que o produto esteja avaliado em R$ 200. O funcionário informou que o assaltante chegou na farmácia, pediu uma pomada ao balconista e, em seguida, anunciou o assalto. O ladrão fugiu a pé. Bueno contou que o ladrão era magro, moreno, com 1,7m de altura, usava boné e estava com a barba por fazer. A Polícia Militar fez rondas pela região, mas não localizou o assaltante.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.