16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14111

BOLSÃO:Akira quer incluir Costa Rica e região no Plano de Investimento em Rodovias

0

20/05/2003 19h16 – Atualizado em 20/05/2003 19h16

O deputado estadual Akira Otsubo motivou o encaminhamento, pela Assembléia Legislativa, de expedientes ao governador do Estado e à secretaria de Habitação e Infra-estrutura, pedindo a inclusão da pavimentação asfáltica da Rodovia MS-306: Chapadão do Sul — Viaduto da Ferronorte e Costa Rica — Divisa MT, no Plano de Investimentos de Mato Grosso do Sul em Rodovias, decorrente do ressarcimento, pela União, de investimentos relacionados a estadualização de rodovias federais.

“Uma antiga e justa reivindicação das comunidades é a pavimentação asfáltica do trecho da MS-306, que corta a região, isso porque essa benfeitoria contribuirá para impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional”, disse o deputado Akira Otsubo. A indicação buscando o benefício, aprovada pelo Plenário da Assembléia no início deste mês, apoiou-se nas exposições do vereador João Carlos de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Costa Rica, em documento subscrito pela totalidade dos seus pares.

Médicos convocam reunião sobre o HR para quinta-feira

0

20/05/2003 17h02 – Atualizado em 20/05/2003 17h02

A situação do HR (Hospital Regional) de Campo Grande é tema de uma reunião que está sendo convocada para esta quinta feira, na própria instituição, às 19h. De acordo com o médico Ronaldo Costa, destituído do cargo de clínico-geral após declarações que deu sobre a contaminação de pacientes por uma bactéria, um dos assuntos do encontro, que deve reunir outros profissionais, será a cobrança em relação ao regimento interno do Hospital, aprovado em abril, que não estaria em vigor. O regimento, conforme Costa, prevê que seja feita eleição para direção. Embora não fale do assunto, Costa é apontando como um dos candidatos e este seria um dos motivos para as críticas à atual direção.

Empregos na construção civil definham em MS

0

20/05/2003 17h00 – Atualizado em 20/05/2003 17h00

O setor da construção civil em Mato Grosso do Sul está definhando na geração de empregos formais, segundo revelam os dados do MTB (Ministério do Trabalho). De janeiro a abril deste ano o setor contratou 28,4% menos que no mesmo período de 2002, o que significa uma diferença de 5.254 empregos formais gerados no primeiro quadrimestre do ano passado contra 3.762 no mesmo período deste ano.

Por outro lado as demissões aumentaram em 13,33% de 3.983 para 4.514, ou seja, o setor demitiu este ano 752 pessoas mais do que admitiu. A situação de Mato Grosso do Sul reflete a de todo o Brasil, onde construção civil demitiu este ano 324.442 pessoas enquanto contratou apenas 298.924, ou seja, um déficit de 25.518 postos. No primeiro quadrimestre do ano passado as contratações em nível nacional foram 18,65% maiores que neste ano, totalizando 354.680 postos.

Polícia prende acusado de estupros em Campo Grande

0

20/05/2003 16h58 – Atualizado em 20/05/2003 16h58

O homem acusado de praticar estupros em bairros de Campo Grande foi identificado pelo nome de Side Mauro da Silva. Ele foi preso em uma ação conjunta da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) e a Polícia Civil.

A responsável pela delegacia da Mulher, delegada Maria de Lurdes, informou que Silva é suspeito de ter praticado 11 estupros nos bairros Aero Rancho, Tijuca, Jardim Antártida e Jardim das Nações. Ele foi reconhecido pelas vítimas e já foi levado para o Presídio de Segurança Máxima da Capital.

Silva foi encontrado pela polícia por ter praticado crime de pedofilia. A vítima, uma garota de 6 anos, teve de ser internada na Santa Casa em estado grave.

Policiais da Deam prenderam nesta terça-feira um homem acusado de atentado violento ao pudor. Beteianate Araújo Dede, conhecido como ‘PJ’, foi preso na rua Mamoré no bairro Jardim Noroeste.

A delegada Maria de Lurdes informou ainda que Dede já tinha sido denunciado na Delegacia da Mulher no mês de janeiro deste ano. Ele será encaminhado ainda hoje para o Presídio de Segurança Máxima.

Repasse do SUS para Dourados aumentará em R$ 290 mil

0

20/05/2003 16h55 – Atualizado em 20/05/2003 16h55

Em reunião realizada na manhã de hoje, em Brasília com prefeitos e secretários de saúde de vários municípios sul-mato-grossenses, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Vagner, disse que Dourados deverá ter um aumento no teto financeiro do SUS da ordem de R$ 290 mil mensais. Mato Grosso do Sul também passará a receber mais R$ 720.910,00/mês para poder aprimorar a prestação de serviços em saúde.

Na reunião, agendada pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS), Gastão Vagner disse que o aumento do teto deverá ser referendado em reunião que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 22 de maio, na CIT (Comissão Intergestora Tripartite), quando o Ministério da Saúde poderá pactuar com todos os Estados e Municípios que estão em gestão plena, um adicional de R$ 2,50 para R$ 7,51 no custeio de consultas especializadas feitas pelo SUS.

No encontro, o secretário executivo anunciou aumento de recursos para vários outros municípios, além de Dourados. Campo Grande, por exemplo, receberá mais R$ 1.313.380 todo mês, além do teto atual. Coxim será outra cidade beneficiada (R$ 23.870 a mais, por mês), assim como Ivinhema (R$ 14.725/mês), Maracaju (R$ 3.295 ao mês), Nova Andradina (R$ 17.280/mês), Rio Brilhante (R$ 6.385 mensais) e Três Lagoas (R$ 119.430 ao mês).

“Com o aumento do repasse do Ministério da Saúde para Dourados, que chegará a 1,4 milhão/mês, mais a aplicação obrigatória do Município que perfaz hoje cerca de R$ 700 mil mensais e o valor de R$ 350 mil que a Secretaria Estadual de Saúde está repassando, Dourados tem hoje um aporte de R$ 2,5 milhões mensais para a área de saúde, possibilitando oferecer uma saúde de excelente qualidade aos douradenses”, avalia Geraldo Resende.

Médico diz que vai à Justiça contra demissão do HR

0

20/05/2003 16h53 – Atualizado em 20/05/2003 16h53

Destituído do cargo em comissão de diretor-clínico do HR (Hospital Regional), o médico Ronaldo Souza Costa, disse ao Campo Grande News que vai à Justiça contra a demissão do cargo efetivo que têm na instituição, anunciada hoje pelo governo. Acusado pelo secretário de Saúde João Paulo Esteves de ter causado alarmismo ao atribuir a ocorrência de mortes no hospital à bactéria que contamina a instituição, ele disse que é concursado e que não há embasamento legal para que seja demitido. O governo do Estado, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, sabe dos riscos de uma ação, mas decidiu pela exclusão do médico sem justa causa diante da gravidade da situação.

“Eu não tenho apego ao cargo em comissão, mas sou concursado e vou à Justiça contra eles”, respondeu o médico . “ Não tenho medo deles”, afirmou o profissional ao reafirmar que as declarações que deu, ao Jornal Correio do Estado, foram em defesa do andamento do Hospital. Costa disse não concordar com a forma como o problema no HR vinha sendo conduzido pela Secretaria, que na sua avaliação está minimizando os problemas. De acordo com ele, a situação no HR é grave e vários alertas anteriores já haviam sido feitos, em relação à falta de material de consumo. Os problemas são atribuídos por ele à má administração do diretor-geral do Hospital, Salvador Arruda. Já para o secretário de Saúde, o que está ocorrendo é que Ronaldo e um grupo de médicos do Hospital querem desestabilizar a administração da instuição, que recebeu elogios hoje cedo do governador Zeca do PT, durante a entrega do certificado de Hospital Amigo da Criança.

Pedra confirma articulações para conquistar petista

0

20/05/2003 16h52 – Atualizado em 20/05/2003 16h52

O vereador Paulo Pedra (PMDB), de Campo Grande, não desmentiu, mas também preferiu não comentar, pelo menos neste momento, sobre a ida de um vereador petista para o PMDB. O Líder do PT na Câmara, vereador Marcos Alex Azevedo, já havia rebatido declarações do prefeito André Puccinelli de que um vereador petista estaria deixando a legenda para ingressar no PMDB. Alex ressaltou que declarações não têm consistência e ainda revelou que a bancada de André na Câmara possa sofrer baixas.

Professores aceitam proposta em Corumbá; em Dourados não

0

20/05/2003 16h48 – Atualizado em 20/05/2003 16h48

Os professores de Corumbá aceitaram nesta tarde, após assembléia, aceitar a proposta do governo do estado apresentada à Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS). Eles são a favor do pagamento de aumento de 10% agora e elevação do piso salarial para R$ 1,2 mil em maio do ano que vem. Em Dourados, após quase duas horas de assembléia, os professores decidiram rejeitar a proposta e manter a paralisação.

Os professores de Corumbá aderiram à greve no final da semana passada e continuarão parados até que assembléia geral, amanhã, em Campo Grande, tome a decisão em nome de toda a categoria, informou o site Corumbá on Line.

Ramez evita falar sobre disputa para coordenar bancada

0

20/05/2003 16h47 – Atualizado em 20/05/2003 16h47

Procurado pela redação do Campo Grande News o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que não quer se manifestar sobre a disputa com o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT) pela função de coordenação da bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília.

Hoje Biffi afirmou que terá mais tempo para exercer a função. Ele argumentou que o senador Ramez Tebet, para quem poderiam ir os votos do deputado Federal Vander Loubet e do senador Delcídio Amaral Gomez, já exerce uma função importante no Senado, a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o que, segundo ele, poderia dificultar a sua atuação como coordenador de bancada.

JEMS: Basquete está sendo realizado em Nova Andradina

0

20/05/2003 16h33 – Atualizado em 20/05/2003 16h33

Cerca de 200 atletas da rede fundamental de ensino público e privado, de quinze municípios, dão prosseguimento às partidas de basquetebol da 25a edição dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, que teve início no último dia 17/5, em Nova Andradina.

Com uma média de dez jogos diários as equipes masculinas e femininas lutam pelas melhores colocações, em busca de uma vaga para representar MS nas Olimpíadas Colegiais, evento nacional que reúne atletas destaques de 12 a 14 anos, de todos as unidades federativas, previstas para o segundo semestre.

Segundo Ubiratan Arruda, diretor geral dos Jogos Escolares de MS, a partir de hoje, 20/5, as rodadas são definitivas, pois irão surgir os times classificados para as semifinais. “O nível técnico das equipes femininas está sobrepondo o desempenho masculino. Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Campo Grande e Três Lagoas chegaram com equipes extremamente equilibradas para as disputas”, comenta.

Os Jogos Escolares de MS, promovidos pelo Governo Popular e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Fundesporte, em parceria com prefeituras municipais, contemplam competições organizadas em nove modalidades (futsal, voleibol, handebol, xadrez, basquetebol, natação, judô, atletismo e xadrez), para estudantes de 12 a 14 anos e tem o objetivo integrar alunos da rede pública e privada de ensino através de competições esportivas, com ensejo que o evento sirva como aprimoramento dos futuros atletas de nosso Estado, para que em um futuro próximo, possam integrar equipes nacionais, representando o País.

De acordo com a equipe organizadora do evento, as partidas estão sendo disputadas em duas chaves de quatro equipes cada uma, no naipe feminino, e quatro chaves, sendo duas com três equipes e duas com quatro, no masculino. Até o momento, o grupo feminino de Naviraí, representado pela Escola Estadual Juraci Alves Cardoso, lidera com 145 pontos e o masculino, de Iguatemi, representado pela Escola Paulo Freire, com 164.

Vale ressaltar que o regulamento dos Jogos Escolares prevê a obrigatoriedade da apresentação do documento de identidade de cada atleta participante, bem como, a carteira profissional do Conselho de Educação Física dos profissionais envolvidos.

Segundo informações obtidas no Instituto de Identificação de MS, o processo da referida documentação exigida só poderá ser concluído com, no mínimo, 30 dias de antecedência. A demora no prazo de entrega dá-se devido à grande demanda, de aproximadamente, sete mil carteiras por mês.

Dólar comercial fecha em alta cotado a R$ 3,042

0

20/05/2003 16h29 – Atualizado em 20/05/2003 16h29

O dólar comercial chegou ao final dos negócios desta terça-feira em alta de 1,46% em relação ao fechamento de ontem, cotada a R$ 3,04 e vendida a R$ 3,042, o valor mais alto do dia.

A moeda voltou a subir, pressionada por dois fatores. O primeiro é a preocupação com o desempenho da economia norte-americana, que corre o risco de enfrentar deflação. O segundo é a expectativa em relação à reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que vai decidir o patamar da taxa básica de juros. Nem a queda expressiva da inflação foi suficiente para mudar as apostas do mercado, que aposta na manutenção da Selic em 26,5% ao ano.

O rompimento do nível dos R$ 3, no entanto, não é visto pelo mercado com muita preocupação. “Apenas rompeu a barreira dos R$ 3 que já vinha sendo testada há alguns dias e isso não tem nada a ver com (motivo) estrutural”, disse o diretor de tesouraria do Banco Fator, Sérgio Machado.

Enfermeiros rejeitam reajuste salarial de 5%

0

20/05/2003 16h27 – Atualizado em 20/05/2003 16h27

Os trabalhadores em enfermagem rejeitaram em assembléia realizada hoje na Santa Casa de Campo Grande a proposta de reajuste salarial de 5% apresentada pelo Sindesul (Sindicato dos Estabelecimentos Hospitalares de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o presidente do Siems (Sindicato dos trabalhadores na Área de Enfermagem), Paulo Machado, os trabalhadores apresentaram proposta de 43%, cesta básica, pagamento de assiduidade, insalubridade de 40% e estacionamento gratuito para os funcionários.

O aumento proposto pelo Sindesul é de 5%, o que elevaria o valor pedido de R$420 para R$460. O valor de reajuste pedido pela categoria é baseado, segundo o Siems, na média de inflação acumulada que está em 23%.

Segundo Machado, o sindicato tentará negociar diretamente com os diretores dos hospitais, principalmente a Santa Casa, que é o maior e com elevada mobilização de funcionários.

O sindicato encaminhou hoje um ofício para a diretoria do hospital solicitando uma reunião. No próximo dia 27, o Siems fará uma assembléia para discutir as negociações e dependendo do resultado das discussões com a diretoria dos hospitais votar o indicativo de greve.

Etapa do Estadual de Arrancadas atraiu 9 mil pessoas

0

20/05/2003 16h26 – Atualizado em 20/05/2003 16h26

Superando todas as expectativas quanto ao número de pilotos inscrito e público, a abertura do Campeonato Estadual de Arrancada que aconteceu no ultimo fim de semana em Dourados mostrou que a temporada promete muita disputa e rivalidade entre os pilotos de Campo Grande e Dourados.

As provas das 7 categorias em disputa, movimentaram a Pista de Pouso do Aeroporto Spessato que mais uma vez recebeu um ótimo público, cerca de nove mil pessoas, para acompanhar a 1ª etapa válida pelo Campeonato Estadual.”É muito bom ver as arquibancadas lotadas de pessoas que gostam de assistir as arrancadas. Isso é prova de que nosso evento possui uma organização que atua”. Disse Waldemir Terra. Diretor de Arrancadas.

O grande destaque das provas acabou sendo as disputas dos pilotos de Campo Grande e Dourados. Mas no fim, a Capital acabou se dando melhor e ficou com o título em quatro das sete categorias.

Confira abaixo, como ficou a classificação final da 1ª Etapa:

Intermediaria

1º Moises Giraldo Dourados

2º Silvano Dias Dourados

3º Lindaelson Ferreira Dourados

Street

1º Rafael Ribeiro Campo Grande

2º Fernando Momm Campo Grande

Street tração traseira

1º Cláudio Dibo Campo Grande

Turbo

1º Richard Nazário Dourados

2º Nilton Luis Dourados

3º Fernando momm Campo Grande

Super qualquer tração

1º Cláudio Dibo Campo Grande

2º Miguel Ângelo Campo Grande

Super turbo

1º Flaviano Cella Campo Grande

2º Richard Nazário Dourados

3º Nelson Senatore Dourados

Força livre

1º Richard Nazário Dourados

2º Cláudio Dibo Dourados

3º Flaviano Cella Dourados

MS tem 8 milhões de hectares de pastagens degradadas

0

20/05/2003 16h22 – Atualizado em 20/05/2003 16h22

A pastagem cultivada em Mato Grosso do Sul envolve 16 milhões de hectares. Dessa área, 8 milhões de hectares estão em processo de degradação.

De acordo com a Secretaria de Produção, o Repasto (Programa Estadual de Recuperação de Pastagens) já recuperou 200 mil hectares. “Esse número é insignificante se comparado à área degradada, mas já é um bom começo. Os produtores rurais também estão conscientes do problema e o envolvimento deles é fundamental”, disse Ademir Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande, que hoje pela manhã realizou Dia de Campo sobre recuperação de pastagens.

Segundo Zimmer, a previsão é de que em três ou quatro anos a área de pastagens recuperada em Mato Grosso do Sul seja de 2 milhões de hectares.

Movimento Hip Hop de Dourados será parceiro do “Fome Zero”

0

20/05/2003 16h20 – Atualizado em 20/05/2003 16h20

Os jovens douradenses ligados no movimento Hip Hop têm um encontro marcado no próximo domingo, a partir de 13 horas, no CSU do Jardim Água Boa, onde acontece, até às 21 horas, o Hip Hop “Fome Zero” , que vai arrecadar alimentos para colaborar com as famílias necessitadas de Dourados. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

O Hip Hop Fome Zero tem também o objetivo de promover uma integração entre os vários movimentos musicais e de dança das tribos da cidade, com a apresentação de diversas bandas locais e de Campo Grande, grupos de skatistas, hip-hopers e roqueiros em clima de solidariedade contra a fome.

A tarde-noite no CSU terá shows sensacionais com os grupos Falange da Rima, Aliadas Periféricas e Consciência Verbal, de Campo Grande; 7º Selo, Almas Break e SkatePark e as bandas Dagata & Os Aluísios; Sufrágio, Reggae-Man e Elite Nativa, com encerramento da Família Fase Terminal.

De acordo com a cultura hip-hoper, o verso “precisamos de nós mesmos, essa é a questão, os manos e as minas skatistas, irmãos. União essa é a chave do problema”, do RZO, sentitiza a necessidade de união dos grupos para uma causa justa, que é arrecadar alimentos para as famílias carentes e reunir as tribos em um evento de importância para a comunidade.

Além da apresentação dos grupos com música hip hop, também serão realizadas apresentações de danças, rock, grafite e outros estilos que fazem do movimento uma união da juventude em práticas saudáveis por meio dessas modalidades artísticas, culturais e esportivas – como é o caso do skate.

O evento é uma realização dos hiphopers douradenses e da Coordenadoria Municipal da Juventude e conta com o apoio da Acting Skateboarding, secretarias municipais de Governo e Assistência Social, Habitação e Cidadania e Funced. Os órgãos municipais estão oferecendo toda a estrutura para a realização do encontro das tribos no domingo.

Segundo Deoclécio Vieira Machado, coordenador da Juventude, o encontro é o primeiro realizado em parceria da coordenadoria com os grupos douradenses e outros deverão ser realizados como forma de participação dos movimentos jovens organizados e de oferecer a oportunidade de acesso à cultura para a juventude.

A coordenadoria tem como objetivo entender o pensamento da juventude nos destinos da cidade e participar de movimentos organizados, tanto das instituições públicas e particulares, dos movimentos estudantis, das igrejas e das universidades para discutir e elaborar programas de interesse dos jovens e o Hip Hop Fome Zero é um desses eventos que vem de encontro a essas propostas, segundo Deoclécio.

Prefeitura de Dourados resgata prêmio de jornalismo

0

20/05/2003 16h19 – Atualizado em 20/05/2003 16h19

Jornalistas José Henrique Marques, Clóvis de Oliveira, César Cordeiro e Elvio Lopes definem prêmio de jornalismo.

Um entendimento entre a Agência de Comunicação da Prefeitura de Dourados (Agcom), Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) e Clube de Imprensa de Dourados (CID), definiu a criação do Prêmio de Jornalismo “Júlio Marques de Almeida”, numa homenagem ao jornalista douradense, falecido na década de 80.

O Prêmio “Júlio Marques de Almeida” que vai premiar os melhores trabalhos jornalísticos e de mídia, publicados, exibidos ou transmitidos nos órgãos de comunicação de Dourados e, em relação a prêmios anteriores, terá a inclusão das categorias reportagem em jornais virtuais, propaganda e publicidade.

O entendimento para o resgate de um prêmio jornalístico e a escolha do nome foram definidos em reunião entre o diretor-executivo da Agcom, José Henrique Marques; o presidente do Sinjorgran, Clóvis de Oliveira; o tesoureiro do sindicato, Antônio César Cordeiro e o presidente do CID, Elvio Eloy Lopes.

José Henrique, ao assumir a Agcom em fevereiro, já havia se comprometido com a categoria em avaliar ou rever o antigo Prêmio Aracanga, sugerindo a constituição de uma comissão das entidades representativas dos jornalistas para essa reunião, que aconteceu na tarde da última segunda-feira.

A instituição de um prêmio de jornalismo para agraciar os profissionais douradenses conta com o apoio do prefeito Laerte Tetila, que mostrou-se favorável à idéia, apresentada por José Henrique logo que assumiu a direção da Agcom e atendendo reivindicação de seus colegas e do próprio Sinjorgran e CID.

A reunião da Comissão de Jornalistas com a Agcom serviu para o primeiro passo na instituição do prêmio, sendo aprovado o nome do jornalista e empresário de comunicação Júlio Marques de Almeida para a denominação do prêmio, mantidas as categorias de jornalismo impresso, de televisão e rádio; de reportagens cinematográfica e fotografia e instituído o jornalismo virtual e de propaganda e publicidade.

Um regulamento para o Prêmio Júlio Marques de Almeida será elaborado em conjunto pelas duas entidades e o órgão de comunicação da Prefeitura de Dourados, bem como estudos para a viabilização do prêmio em dinheiro aos vencedores em cada categoria. Uma Lei Municipal deverá regulamentar a premiação.

A Comissão Julgadora dos prêmios também foi definida, com a participação de representantes de todas as universidades que atuam no Município, do Sinjorgran e CID e de órgãos parceiros na sua viabilização. A premiação acontecerá nas festividades de aniversário da cidade e a data de inscrição ao prêmio para este ano deverá ser definida após a tramitação de todo o processo legal de sua instituição.

Excesso de boi em pasto baixo acelera degradação

0

20/05/2003 16h17 – Atualizado em 20/05/2003 16h17

Excesso de boi em pasto baixo é uma das causas principais da degradação de pastagens em Mato Grosso do Sul, disse esta tarde por telefone, o pesquisador Ademir Zimmer, da Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande, ao comentar os resultados do Dia de Campo sobre pastagens, realizado pela empresa agropecuária nesta terça-feira. Ele foi um dos palestrantes.

Segundo ele, o excesso de gado numa determinada invernada é muito característico no cerrado brasileiro. “O pasto rapado acelera o processo de degradação”, comentou Ademir Zimmer.

Na opinião do pesquisador, menos boi no pasto significa mais dinheiro para o bolso do produtor. “O boi engorda mais rápido”, ressaltou.

A posição defendida por Zimmer contraria um dos índices principais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para calcular a produtividade no processo de desapropriação de áreas rurais. O órgão federal exige lotação de boi no pasto. “O que deve interessar para indicar o índice de produtividade deve ser a quantidade de carne produzida na propriedade”, disse o pesquisador.

Produtor devolve trator comprado com linha do FCO

0

20/05/2003 16h16 – Atualizado em 20/05/2003 16h16

O cenário pessimista previsto pelo presidente do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande) em função da suspensão da avaliação de cartas-consulta do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), por falta de recursos, já começa a se confirmar. Hoje mesmo o produtor rural Gotardo Amauri Barbosa da Silva pediu de volta os R$ 6 mil que deu como entrada em implementos (lâmina e grade) de um trator e decidiu que vai procurar outra forma de negociar a máquina, como financiamento direto por representantes de maquinário agrícola.

Ele explica que já contava com a máquina em sua propriedade, a 30 quilômetros de Campo Grande, a Fazenda Ouro Negro, na qual cria bovinos e também tem lavoura. Tinha conseguido fechar um bom negócio durante a Expogrande, realizada em Campo Grande, no qual pagaria R$ 123 mil em um trator que hoje é avaliado em R$ 140 mil, da Valtra. “Já fiz toda programação para uso do trator e agora vou ter que me virar de outra maneira”, lamenta. Assim como vários outros produtores Gotardo conta que iria acessar pela primeira vez a linha do FCO, estimulado pela própria gerência do banco.

Motociclista ferido em acidente com caminhão do Exército

0

20/05/2003 16h11 – Atualizado em 20/05/2003 16h11

Um motociclista ficou ferido nesta tarde, após um acidente na avenida Júlio de Castilhos, no trecho próximo à agência do Banco Bradesco. Ele foi atingido por um caminhão do Exército. O acidente aconteceu num dos pontos da via apontados pelos moradores e comerciantes da região como um dos mais perigosos. O estudante

de Direito Linconl Costa, que trabalha num escritório próximo à região, informou ao Campo Grande News que acidentes, principalmente envolvendo motociclistas, são corriqueiros no trecho. Esta semana, moradores ao longo da avenida fizeram um protesto pedindo sinalização eletrônica na região. O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de resgate ao local e ainda não tem a identificação do motoqueiro, tampouco as informações sobre seu estado de saúde.

Soldados colombianos teriam roubado 100 milhões de dólares das Farc

0

20/05/2003 15h47 – Atualizado em 20/05/2003 15h47

BOGOTÁ (CNN) — O comandante do Exército colombiano denunciou que uma brigada móvel da corporação teria roubado cerca de 100 milhões de dólares dos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O dinheiro estava escondido em uma região de selva no sul do país.

O escândalo sacudiu as forças militares colombianas nesta terça-feira. O dinheiro foi encontrado em 18 de abril último durante inspeções de rotina no departamento de Caquetá.

Os 100 milhões de dólares, em espécie, estavam em uma “caleta” – como os colombianos chamam os esconderijos de droga ou de dinheiro roubado -, distribuídos em várias cestas e, provavelmente, foram divididos pelos soldados.

Pelo menos 147 soldados estariam envolvidos no roubo.

O comandante do Exército, general Carlos Alberto Ospina Ovalle, disse que, após a descoberta, a maioria dos soldados pediu baixa nas Forças Armadas e houve casos até de militares que abandonaram o serviço sem dar qualquer explicação, o que levantou a suspeita de seus superiores.

O governo ainda não sabe quanto dinheiro havia na “caleta”, mas acredita que pode até mesmo passar dos 100 milhões de dólares. O montante refere-se ao comércio de drogas e à prática de extorsão e seqüestros.

Até o momento, três oficiais, 16 suboficiais e 21 soldados foram presos sob alegação de peculato por apropriação indébita.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.