20/05/2003 16h33 – Atualizado em 20/05/2003 16h33
Cerca de 200 atletas da rede fundamental de ensino público e privado, de quinze municípios, dão prosseguimento às partidas de basquetebol da 25a edição dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, que teve início no último dia 17/5, em Nova Andradina.
Com uma média de dez jogos diários as equipes masculinas e femininas lutam pelas melhores colocações, em busca de uma vaga para representar MS nas Olimpíadas Colegiais, evento nacional que reúne atletas destaques de 12 a 14 anos, de todos as unidades federativas, previstas para o segundo semestre.
Segundo Ubiratan Arruda, diretor geral dos Jogos Escolares de MS, a partir de hoje, 20/5, as rodadas são definitivas, pois irão surgir os times classificados para as semifinais. “O nível técnico das equipes femininas está sobrepondo o desempenho masculino. Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Campo Grande e Três Lagoas chegaram com equipes extremamente equilibradas para as disputas”, comenta.
Os Jogos Escolares de MS, promovidos pelo Governo Popular e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Fundesporte, em parceria com prefeituras municipais, contemplam competições organizadas em nove modalidades (futsal, voleibol, handebol, xadrez, basquetebol, natação, judô, atletismo e xadrez), para estudantes de 12 a 14 anos e tem o objetivo integrar alunos da rede pública e privada de ensino através de competições esportivas, com ensejo que o evento sirva como aprimoramento dos futuros atletas de nosso Estado, para que em um futuro próximo, possam integrar equipes nacionais, representando o País.
De acordo com a equipe organizadora do evento, as partidas estão sendo disputadas em duas chaves de quatro equipes cada uma, no naipe feminino, e quatro chaves, sendo duas com três equipes e duas com quatro, no masculino. Até o momento, o grupo feminino de Naviraí, representado pela Escola Estadual Juraci Alves Cardoso, lidera com 145 pontos e o masculino, de Iguatemi, representado pela Escola Paulo Freire, com 164.
Vale ressaltar que o regulamento dos Jogos Escolares prevê a obrigatoriedade da apresentação do documento de identidade de cada atleta participante, bem como, a carteira profissional do Conselho de Educação Física dos profissionais envolvidos.
Segundo informações obtidas no Instituto de Identificação de MS, o processo da referida documentação exigida só poderá ser concluído com, no mínimo, 30 dias de antecedência. A demora no prazo de entrega dá-se devido à grande demanda, de aproximadamente, sete mil carteiras por mês.