17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14112

Casa de madeira é atingida por incêndio no Santo Amaro

0

20/05/2003 15h41 – Atualizado em 20/05/2003 15h41

O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe há pouco uma equipe para combater um incêndio em uma casa de madeira, no bairro Santo Amaro, em Campo Grande. Não há ainda informações sobre os estragos causados pelo fogo nem a causa do incêndio.

Lula pede relatórios mensais das atividades de seus ministros e secretários

0

20/05/2003 15h37 – Atualizado em 20/05/2003 15h37

BRASÍLIA (CNN) — Todos os ministros, a partir de agora, terão que apresentar relatórios mensais de suas atividades ao presidente da República, segundo informação do secretário de Imprensa do governo, Ricardo Kotscho, a propósito das determinações já definidas na reunião ministerial em curso nesta segunda-feira na Granja do Torto.

A reunião prolongou-se por todo o dia, mobilizando 30 ministros e quatro secretários especiais, que tiveram dez minutos, cada um, para fazer uma exposição sobre suas atividades.

O chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ministro da Fazenda, Antônio Palocci fizeram exposição mais demorada sobre as principais questões que ocupam o governo na área política e na econômica.

Segundo a secretaria de imprensa, o foco principal da reunião foi a produção da primeira versão do Plano Plurianual (PPA), com o qual o governo pretende definir os gastos de 2004 a 2007.

Coube ao ministro do Planejamento, Guido Mantega, e ao secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, a apresentação do plano aos 30 ministros presentes.

Como parte da apresentação, está o calendário de audiências que vão ser realizadas nos 26 Estados e no Distrito Federal sobre o PPA. As consultas antecedem o envio do plano ao Congresso, em agosto.

O programa Primeiro Emprego, que visa a dar incentivos fiscais a empresas que contratarem jovens sem experiência profissional, também foi um dos destaques da reunião.

O ministro do Trabalho divulgará ainda nesta segunda-feira os detalhes do projeto, objeto de particular atenção, por ser considerado um dos destaques do programa social do governo Lula, após o Fome Zero.

Além dos ministros e secretários especiais, participaram da reunião os líderes do governo no Congresso, senador Amir Lando, do PMDB, no Senado, Aloizio Mercadante, do PT, e na Câmara, Aldo Rebelo, do PCdoB.

Youssif discute projeto de Lei Seca com Puccinelli

0

20/05/2003 15h33 – Atualizado em 20/05/2003 15h33

O presidente da Câmara de Campo Grande, Youssif Domingos (PDT) vai discutir com o prefeito André Puccinelli sobre o encaminhamento que será dado ao projeto da Lei Seca. A reunião será na quinta-feira e tem o objetivo de esclarecer as dúvidas do prefeito com relação ao assunto, que restringe a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais da Capital, entre 23 horas e 6 horas. A intenção é evitar que haja algum veto por parte do executivo. O projeto recebeu apoio de todos os vereadores e deverá ser votado em 30 dias.

Moka vai propor empréstimo de fundos ao Centro-Oeste

0

20/05/2003 15h32 – Atualizado em 20/05/2003 15h32

O deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura, Waldemir Moka (PMDB-MS), vai propor um empréstimo de recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) para os estados da região Centro-Oeste que estão prejudicados com a escassez de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

A informação é do presidente do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), Rodolfo Vaz de Carvalho, que participou de reunião na casa do deputado na semana passada, em Campo Grande, onde a preocupação do setor ruralista foi discutida.

Carvalho explica que até um ano e meio atrás os juros do FCO eram altos e baseados em indexadores variáveis, além da burocracia para acessar o fundo ser muito grande. Diante disso a demanda era pequena e os recursos ficavam represados de um ano para outro o que gerou uma grande oferta. Como houve mudança para indexadores fixos e flexibilização das regras burocráticas o FCO passou a ser muito mais atrativo e os produtores procuraram mais a linha para otimizar seus sistemas de produção, estimulados pelos próprios gerentes de bancos. Aconteceu que, além da grande demanda, os recursos escassearam porque o fundo passou a receber apenas repasse do IPI (Imposto Sobre Produtos Importados) e retornos das operações anteriores, fazendo com que fosse necessário contingenciamento dos recursos. Até o dia 29 todas as análises de cartas-consulta estão suspensas em Mato Grosso do Sul.

Como muitos compromissos já haviam sido estabelecidos por produtores, a classe rural está se mobilizando na busca de alternativas ao FCO e o deputado Moka, afirma Carvalho, se comprometeu a levar a discussão para Brasília, prevendo, inclusive, audiência com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. A proposta é que seja tomado empréstimo do FNE e FNO que ainda têm procura pequena e recursos ociosos com comprometimento de reposição. O presidente do SRCG afirma que se não houver uma alternativa a previsão é de um cenário pessimista. “Compromissos que não foram saldados vão gerar problemas como multas e prejuízo até moral. O produtor não vai querer mais acessar o FCO e vai retroceder”, afirma o líder sindical.

Exército de Três Lagoas celebra Dia da Infantaria

0

20/05/2003 15h29 – Atualizado em 20/05/2003 15h29

O Exército Brasileiro, em Três Lagoas, através do comandante da 3ª Companhia do 47º Batalhão de Infantaria (3ª/47º BI), major Otávio Dornelles Claret da Silva, está promovendo importante solenidade, alusiva às comemorações do Dia da Infantaria, neste próximo sábado (24).

Na programação, segundo comunicado e convite do Comandante, consta uma solenidade militar, às 18 horas, no pátio do quartel do Exército, para entrega de boina aos novos recrutas. Nesta solenidade, haverá desfile da tropa, com participação especial dos militares da reserva, febianos e ex-militares da 3ª Companhia.

Na mesma ocasião, será apresentada uma simulação de um grupo de combate no ataque. Segundo está explicado no convite, a simulada “ação militar” consiste na transmissão de uma mensagem em código Morse por ex-telegrafistas da antiga estrada de ferro NOB do Brasil.

Fonte: Carlos Alberto D. Fernandes

FCO suspenso prejudica negócios em MS

0

20/05/2003 15h25 – Atualizado em 20/05/2003 15h25

Pelo menos R$ 10,1milhões em negócios fechados e encaminhados ao longo da edição deste ano da Expogrande pelas empresas de maquinários agrícolas que representam as marcas Valtra e John Deere em Mato Grosso do Sul foram prejudicados pelo contingenciamento de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). Por falta de recursos, o recebimento de cartas-consulta foi suspenso e também a liberação de crédito até o dia 29 próximo. Além de o fundo começar a se sustentar com o retorno dos empréstimos ao bolo e passar a depender basicamente disso e de repasses do IPI (Imposto Sobre Importação), o FCO também passou a ser mais procurado, por suas taxas atrativas, o que provocou aumento da demanda a uma oferta reduzida. Reflexo dessa situação são produtores e comércio de maquinários agrícolas aflitos por alternativas que possibilitem que os compromissos firmados possam ser honrados.

Até hoje a Apoio Rural não recebeu nenhum pagamento com recursos do Fundo, que atendeu por 70% dos R$ 12 milhões em negócios fechados ao longo da feira em maquinários agrícolas, segundo o gerente de vendas da empresa, Ildeberto Cadamuro. “Temos que mobilizar todo o meio sindical e político para encaminhar essa questão porque tem equipamento que já devia estar no campo, como colheitadeiras”, afirma. Só entre abril e junho a empresa deveria ter recebido R$ 3 milhões do FCO e não recebeu nada. Os maquinários estão na loja e só serão liberados mediante quitação ou negociação de garantias com o produtor, segundo o gerente. Preocupado em relação a quem vai arcar com esse ônus, o setor espera que sejam encontradas novas alternativas, em linhas como o Finame ou Moderfrota, por exemplo.

A situação da Shark, que representa a marca Valtra de tratores e maquinário agrícola não é mais confortável. Segundo o gerente geral da empresa, Valdir Severo, dos R$ 2,5 milhões comercializados ao longo da Expogrande 70% também foram através do FCO. Com o contingenciamento dos recursos, muitos produtores ficaram preocupados em não honrar o compromisso e alguns estão pedindo devolução de valores pagos como entrada. “Agora comprei a mercadoria e vou ter que ficar com ela mesmo sem vender”, reclama o gerente.

Três Lagoas realiza no dia 07 de Junho a Expo Mulher

0

20/05/2003 15h20 – Atualizado em 20/05/2003 15h20

O município de Três Lagoas vai sediar no dia 07 de junho a IX Expo Mulher a partir das 12 horas. Neste ano, além da exposição de produtos da mulher empreendedora, serão realizados dois concursos de beleza, dentro da própria Expo Mulher: garota expo mulher e garota country.

“O evento, que já faz parte do calendário de acontecimentos da cidade, já está sendo apresentado como modelo de sucesso, colaborando para o fortalecimento da mulher na economia, na política e na transformação da sociedade como um todo”, disse Gisella Perón, uma das organizadoras do eventos. Como nos anos anteriores, além da presença das mulheres de Três Lagoas, a Expo Mulher já recebeu a confirmação da presença de grupos das vizinhas cidades paulistas de Pereira Barreto, Ilha Solteira, Guaraçaí e de Mirandópolis. Também estão sendo aguardadas representações de Campo Grande e das principais cidades da região do Bolsão.

Fonte: Carlos Alberto Dinis Soares

Pauta da sessão da Câmara prevê discussão de 2 projetos

0

20/05/2003 15h18 – Atualizado em 20/05/2003 15h18

A pauta da sessão de hoje da Câmara Municipal de Campo Grande prevê discussão e votação do projeto de lei de autoria do vereador Robson Martins, que sugere que a avenida que margeia o córrego Bandeira seja batizada de Avenida Doutor Olavo Vilella de Andrade. O segundo projeto, também de Martins, declara de utilidade pública municipal a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Jardim das Hortências.

Mercado futuro de milho está operando em alta hoje

0

20/05/2003 15h02 – Atualizado em 20/05/2003 15h02

O mercado futuro de milho está operando em alta nesta terça-feira, segundo a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), que no fechamento de ontem registrou a venda de 104.400 sacas. Os próximos vencimentos estão sendo negociados a R$ 17,60/saca para julho/03, R$ 18,10/saca (setembro/03), R$ 19,40/saca (novembro/03) e R$ 20,00/saca (janeiro/04).

Bezerro vale hoje R$ 392,27 para pagamento à vista

0

20/05/2003 15h01 – Atualizado em 20/05/2003 15h01

O mercado de bezerro está operando nesta terça-feira com o animal cotado a R$ 392,27 para pagamento à vista. Os negócios a prazo estão sendo fechados a R$ 399,07. A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro), que usa a pecuária de Mato Grosso do Sul como base para formar o preço nacional de bezerro.

Lista de isentos do vestibular deve sair dia 30

0

20/05/2003 14h58 – Atualizado em 20/05/2003 14h58

A lista dos alunos isentos da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno 2003 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul deve sair no próximo dia 30.

Foram cerca de 3,5 mil inscritos e segundo informações da assessoria de imprensa da instituição, não há um número limite de para a liberação das isenções. A lista dos isentos sairá depois da avaliação da Copeve (Comissão Permanente de Vestibular).

As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de julho, onde os candidatos disputarão 1.135 vagas. As inscrições, que custam R$ 75,00, vão até o próximo dia 11 de junho.

Outras informações podem ser obtidas na Copeve pelo telefone 345-7155 ou pelo site www.copeve.ufms.br

Adiada reunião para definir coordenação de bancada de MS

0

20/05/2003 14h56 – Atualizado em 20/05/2003 14h56

Cotado para ser um dos coordenadores da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Antônio Carlos Biffi informou que deve ficar para amanhã ou ainda quinta-feira a reunião que pretende definir quem vai ficar com a função, até o ano passado a cargo do deputado federal peemedebista Waldemir Moka. Uma reunião dos parlamentares sobre o assunto estava prevista para hoje mas não deve acontecer, conforme Biffi.

Ele informou que, além de problemas na agenda dos outros parlamentares, ainda existe indefinição “dos dois lados”, tanto da base governista quanto da oposição em relação ao coordenador. Biffi disputa com o senador Ramez Tebet a função de coordenar a bancada. Ramez, indicação dos deputados do PMDB e PFL, poderia além dos votos dos quatro deputados dessas legendas, ter o o apoio de dois petistas, o senador Delcídio Amaral Gomez e o deputado federal Vander Loubet, decisivos para a escolha. Biffi disse ter consciência disso, lembrou que foi indicado pelo Conselho Político do PT e afirmou que deixará Vander e Delcídio livres para fazer sua escolha.

Fonte: Campo Grande News

Justiça aguarda reforço policial para retirar sem-terra

0

20/05/2003 14h53 – Atualizado em 20/05/2003 14h53

A Justiça aguarda reforço policial para que possa enviar a um oficial de justiça com a ordem de Reintegração de Posse da fazenda Aruanã, em Bonito.

O pedido de Reintegração de Posse foi aceito nesta segunda-feira pela Justiça. A Polícia Militar de Bonito informa que não recebeu qualquer pedido de deslocamento de efetivo para a fazenda.

Márcio de Oliveira da Silva, que está acampado no local, afirmou que os sem-terra não pretendem deixar o local. “Ainda não fomos avisados”, contou.

De acordo com Silva, os acampados começaram a plantar hortaliças e um trator chegou hoje na área para auxiliar no preparo da terra.

Cerca de 350 famílias sem-terra estão na fazenda Aruanã, desde o dia 12. A fazenda pertence à Associação das Famílias para Unificação da Paz Mundial.

Os trabalhadores sem-terra querem a desapropriação da área por considerar que a área é improdutiva. Em vistoria realizada de 14 a 18 de agosto de 2002 por técnicos do Incra, a fazenda Aruanã foi considerada produtiva.

Adoção será tema de discussões amanhã em Campo Grande

0

20/05/2003 14h51 – Atualizado em 20/05/2003 14h51

Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, festejado dia 25, será realizada amanhã, a partir das 19h30, no Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, uma mesa redonda para a discussão de temas relativos ao assunto. A organização é do Projeto Adotar. O evento terá a participação de pais por adoção, pessoas habilitadas e profissionais que tenham interesse no tema. Além de se comemorar a data, a reunião pretende esclarecer dúvidas e realizar uma reflexão sobre adoção. Também haverá campanha de outdoors e panfletagem nas ruas da cidade, incentivando a adoção. A data foi criada pelo ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, através da lei 10.447.

OAB vai aguardar reunião de conselho sobre presídio

0

20/05/2003 14h49 – Atualizado em 20/05/2003 14h49

A reunião de hoje na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não revelou indicativo sobre a questão da construção de um presídio federal em Campo Grande. Segundo o presidente da OAB, Vladmir Rossi, ainda faltam elementos para que as entidades cheguem a um consenso e agora será aguardada reunião com o CMDU (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Rossi disse que a posição da OAB em relação ao presídio é favorável, o que falta é o consenso sobre o local. Ele acha viável inclusive uma audiência pública para ampliar a discussão sobre a área destinada do presídio. A reunião do CMDU deve ser amanhã no fim da tarde.

Municípios do interior sofrem com falta de medicamentos

0

20/05/2003 14h47 – Atualizado em 20/05/2003 14h47

Municípios do interior de Mato Grosso do Sul já sofrem os impactos negativos da pendência de farmácias e drogarias com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Santiária) que já determinou a suspensão de venda de medicamentos pelas distribuidoras aos estabelecimentos em situação irregular. Dos 750 estabelecimentos de Mato Grosso do Sul 217 ainda estão pendentes.

O presidente do Sinprofar (Sindicato dos Proprietários de Farmácias de Mato Grosso do Sul), Paulo Lopes, afirma que alguns dos municípios onde varejistas já estão procurando a entidade para manifestar desabastecimento são Terenos, Sidrolândia, Miranda, alguns de Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Água Clara.

Diante disso, a previsão é que haja fechamento de portas de vários estabelecimentos em curto prazo. “Esses estabelecimentos estão quase fadados a fechar”, afirma. Além de a taxa de R$ 500,00 cobrada para inscrição junto à Anvisa outra dificuldade que as drogarias têm é atender à exigência da Agência é a presença de um responsável técnico por estabelecimento. Como não foi consolidada a mudança na diretoria nacional da Anvisa a fiscalização dos estabelecimentos não aconteceu, mas a previsão é que as multas previstas, de R$ 2 mil, obriguem muitos varejistas a deixarem a atividade. “Se eles não conseguem pagar os R$ 500,00 logicamente não poderão pagar a multa”, avalia.

Preço de medicamentos aumenta a partir de 1º de junho

0

20/05/2003 14h45 – Atualizado em 20/05/2003 14h45

A partir do dia 1º de junho o preço de medicamentos deve ser reajustado em torno de 8% em todo o País. A informação é do presidente do Sinprofar (Sindicato dos Proprietários de Farmácias) de Mato Grosso do Sul, lembrando que o índice é uma estimativa. O último reajuste de remédios foi de 8,65%, em média, chegando a 9,92% para alguns itens, ocorrido no mês de março. A indústria foi quem pleiteou o reajuste por conta da variação do dólar e a alta ficou pré-estabelecida junto à Camed (Câmara de Medicamentos), em Brasília, segundo Lopes. “O aumento em junho será inevitável”, acredita.

Dagoberto instala conselho de segurança no Anhanduizinho

0

20/05/2003 14h42 – Atualizado em 20/05/2003 14h42

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Dagoberto Nogueira Filho, vai instalar na noite de hoje, às 19 horas, os Conselhos Comunitários de Segurança na Região do Anhanduizinho, em Campo Grande. A posse dos conselheiros acontece na escola ‘Amando de Oliveira’, na Vila Piratininga. Este é o terceiro conselho comunitário de segurança em funcionamento na cidade.

A meta da secretaria é que todas as regiões urbanas da Capital – Lagoa, Anhanduizinho, Centro, Segredo, Bandeira, Prosa e Imbirussu – tenham os seus CCS instalados e em funcionamento.

Atleta de Três Lagoas conquista vaga para o Pan-americano

0

20/05/2003 14h39 – Atualizado em 20/05/2003 14h39

O sul-mato-grossense Gustavo Borges Mendonça foi um dos destaques do 33º Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Juvenil, que foi disputado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, no Paraná.

O atleta que compete no Três Lagoas Clube (MS) quebrou dois recordes da competição: no lançamento de disco e no arremesso de peso e ainda garantiu vaga no Pan-americano.

Mendonça quebrou o recorde no lançamento de disco com 58,09m, marca 27cm melhor que o recorde anterior, que pertencia a ele mesmo, e fora estabelecido no dia 27 de abril de 2002, em Campo Grande (MS).

No encerramento da competição, Gustavo conseguiu o seu segundo título, ao vencer o arremesso do peso com 18,89, recorde do torneio. O anterior era 18,47 e era dele mesmo e durava desde o ano passado.

Com os resultados, Gustavo garantiu índice às duas provas para o Pan-Americano Juvenil, que acontecerá de 25 a 27 de julho, em Bridgetown (Barbados).

Mendonça, natural de Três Lagoas, foi acompanhado pelo seu treinador Ronaldo Carneio de Barros e por um conterrâneo ilustre, o também sul-matogrossense Zequinha Barbosa, ganhador de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais nos 800m.

Médico ministra palestra para policiais e bombeiros

0

20/05/2003 14h36 – Atualizado em 20/05/2003 14h36

Será realizada nesta quarta-feira em Campo Grande uma palestra para prevenção do estresse e da depressão. A palestra será ministrada pelo médico psiquiatra, José Carlos Rosa Pires de Souza.

A palestra, que já foi realizada em Rio Verde de Mato Grosso e Maracajú, tem como foco principal os policiais e os bombeiros. Aproximadamente 25% da população brasileira sofre com a depressão.

O estresse e a depressão são doenças sérias que afetam a qualidade de vida das pessoas. O evento será na Câmara Municipal às 19h30.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.