19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14152

Dólar comercial fecha em baixa cotado a R$ 2,875

0

09/05/2003 16h12 – Atualizado em 09/05/2003 16h12

O dólar comercial chegou ao final dos negócios desta sexta-feira em queda de 1,33% em relação ao fechamento de ontem. A moeda norte-amewricana ficou cotada a R$ 2,87 para compra e R$ 2,875 para venda. Foi o quarto dia seguido de baixa.

A euforia do mercado cambial foi embalada pela forte alta do C-Bond, o principal títulos da dívida externa brasileira, que se manteve em alta e com valor recorde desde ontem. O bônus brasileiro de maior liquidez no mercado internacional, subiu e quebrou a barreira dos 90% do valor de face pela primeira vez na história.

Domingo Legal: Diego e Robinho homenageiam suas mães

0

09/05/2003 16h06 – Atualizado em 09/05/2003 16h06

Neste domingo, Gugu Liberato contará com participação especial dos craques Diego e Robinho, do Santos Futebol Clube. Os dois prestarão uma homenagem especial às suas mães, Cecília e Marina, respectivamente. As gravações aconteceram nesta quarta-feira, na cidade de Santos (SP) . Em conversa por telefone com a redação de OFuxico, o diretor Roberto Manzoni contou alguns detalhes do quadro:

“O quadro ficou muito bom. Embora sejam ídolos de repercussão mundial, ainda são garotos e agem como tal. Nossa equipe esteve em Santos e gravou um quadro muito divertido e emocionante. Dona Cecília e Dona Marina não poderiam ganhar presente melhor no Dia das Mães. O telespectador verá os dois vestidos de super-heróis, em situações inusitadas. Vale a pena assistir”, conta Manzoni que promete um final surpreendente para o quadro.

Além das cenas gravadas, Diego e dona Cecília estarão no palco do “Domingo Legal”, conversando ao vivo com Gugu.

O programa vai ao ar a partir das 15h30.

Fonte: O Fuxico

Governo oferece aumento linear de 8% para os policiais

0

09/05/2003 16h03 – Atualizado em 09/05/2003 16h03

Terminou há pouco a reunião entre o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, e representantes dos policiais civis e militares e bombeiros, de Mato Grosso do Sul.

Na reunião, conforme Dagoberto Nogueira, foi oferecido um reajuste linear de 8% para a categoria, já que antes era escalonado, e a promessa de conceder um novo aumento em janeiro de 2004.

“O governo do Estado ofereceu o que é possível no momento. Não acredito em paralisação dos policiais, mas se isso realmente acontecer vou continuar negociando com a categoria”, declarou o secretário, que diz acreditar no bom senso dos policiais.

Prefeitura realiza festa para homenagear mães indígenas

0

09/05/2003 15h58 – Atualizado em 09/05/2003 15h58

A Escola Municipal Indígena “Feliciano Pio”, na Aldeia Ipegue, no município de Aquidauana realiza sábado, a partir das 7 hs, a festa do Dia das Mães.

Alunos, professores, funcionários e comunidade estarão homenageando todas as mães indígenas, com diversas atividades culturais e sorteio de brindes, que foram oferecidos pela prefeitura e pelo comércio de Aquidauana.

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira

0

09/05/2003 15h53 – Atualizado em 09/05/2003 15h53

As inscrições para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) começam nesta segunda-feira, dia 12 de maio.

As inscrições devem ser feitas pelos alunos da 3ª série do ensino médio, matriculados na rede pública ou privada e por aqueles que terminaram esse nível de escolarização.

O Enem é um exame voluntário, que oferece uma referência para auto-avaliação e serve como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Atualmente, 412 instituições de ensino superior já utilizam os resultados da avaliação em seus vestibulares.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e o concluinte carente de escolas privadas terá direito a gratuidade na taxa de inscrição, de R$ 32,00. Também ficarão isentos aqueles que concluíram esse nível de ensino na modalidade de jovens e adultos (supletivo) entre abril de 2002 e abril de 2003 e os que já terminaram o ensino médio, mediante declaração de carência.

As inscrições terminam no dia 23 de maio. A prova está marcada para o dia 31 de agosto em 605 municípios, incluindo todas as capitais.

Mega-Sena acumulada deve pagar prêmio de R$ 20 mi

0

09/05/2003 15h49 – Atualizado em 09/05/2003 15h49

O concurso número 460 da Mega-Sena sorteada na última quarta-feira, em Uberaba, Minas Gerais, não teve nenhum ganhador. Os números sortados foram: 19 – 23 – 30 – 37 – 49 – 55.

A estimativa da Caixa Econômica Federal é que o prêmio do concurso 461, que será realizado amanhã, passa alcançar a importância de R$ 20 milhões.

Operação Arrastão vai acontecer semanalmente, diz PM

0

09/05/2003 15h41 – Atualizado em 09/05/2003 15h41

A chamada “Operação Arrastão”, que envolve todo o efetivo, de aproximadamente 700 policiais no centro e bairro de Campo Grande vai acontecer uma vez por semana, segundo informações do comandante do Policiamento da Capital, coronel Walmir Dias. A operação foi deflagrada hoje e o comando está centralizado na unidade móvel que fica no cruzamento da Rua 14 de julho com a 13 de maio. O objetivo da polícia é inibir ação de assaltantes e marginais em toda a cidade. Nos últimos dias vários casos de assaltos a estabelecimentos comerciais, em imediações e dentro dos bancos de Campo Grande foram registrados.

Começou reunião entre Zeca e assessor do Fome Zero

0

09/05/2003 15h40 – Atualizado em 09/05/2003 15h40

Começou há pouco a reunião entre o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, o assessor especial do Programa Fome Zero, do governo federal, Odede Grajiw e o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar e do Álcool de Mato Grosso do Sul, José Pessoa Bisneto. A reunião está acontecendo no gabinete do governador. A proposta é firmar protocolo de intenções entre o governo do Estado, a União e a iniciativa privada para a implantação de programas estruturais do Fome Zero. Em seguida, Zeca viaja para Maracaju onde inaugura, às 17h30, mais uma unidade da Cooagri.

Censo Cultural vai resultar no Guia da Cultura de MS

0

09/05/2003 15h37 – Atualizado em 09/05/2003 15h37

Após o término do Censo Cultural de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, vai poder informar às demais secretarias de MS, ao Ministério da Cultura e outros órgãos, quais são os locais que necessitam de atenção e investimentos. A análise é do secretário da pasta, Sílvio Nucci, que prevê o término do censo em 12 meses. Conforme o secretário, o censo será o documento mais completo sobre a cultura já feito em Mato Grosso do Sul e, através dele deve ser elaborado o Guia da Cultura, que vai compilar todas as informações necessárias à população local, aos profissionais do setor e ao turismo. “Esse guia vai ter um diferencial, ele vai ter, por exemplo, só os hotéis que atuam de alguma forma com projetos culturais, como a música”, explicou.

Inicialmente o levantamento vai abranger o que já está compilado em prefeituras e organizações e, depois parte a campo. O trabalho está sendo feito por técnicos da secretaria e da Fundação de Cultura, mas ainda não há especificamente os recursos que serão empregados. “O montante está dentro da previsão de recursos da secretaria”, explicou o secretário.

Já o guia, deve ser distribuído após a compilação do censo, que terá ainda um diferencial, a atenção ao projeto Circuito das Águas, um levantamento do comportamento cultural das cidades onde a água é uma atração turística ou econômica.

Sabrina Sato não tira colar de seu pescoço

0

09/05/2003 15h25 – Atualizado em 09/05/2003 15h25

Sabrina Sato, ex-“Big Brother Brasil 3”, ostenta um novo adereço no pescoço. Em conversa com OFuxico, Dona Aparecida, mãe da garota, revelou sobre o objeto.

“Trata-se de um colar em prata, com um pingente da Playboy. Na véspera do lançamento da Playboy, Sabrina ganhou esse presente da boutique Madamismo. Ela adorou e, desde então, não o tira mais do pescoço”, disse Dona Aparecida.

Além deste colar, Sabrina também recebeu outro, bem parecido, da própria revista Playboy. “É verdade. Ela adorou também”, disse.

Fonte: OFuxico

Agassi desiste de participar do Torneio de Hamburgo

0

09/05/2003 15h21 – Atualizado em 09/05/2003 15h21

BERLIM — O norte-americano Andre Agassi, número um do tênis mundial, desistiu de participar do Torneio de Hamburgo, na Alemanha, que começa na próxima segunda-feira, o que enfureceu os organizadores da competição.

“Eu estou extremamente decepcionado”, disse o diretor do torneio, Walter Knapper, nesta sexta-feira.

Knapper afirmou que Agassi não informou suas razões nem lhe comunicou pessoalmente a sua decisão – o diretor soube da desistência do tenista ao ver seu nome riscado na lista dos inscritos.

“Nós vamos dizer o que pensamos sobre isso ao final do torneio”, acrescentou o diretor.

Agassi, que foi eliminado na primeira rodada do Torneio de Roma, nesta semana, deveria aproveitar Hamburgo para concluir sua preparação visando ao Torneio de Roland Garros, que começa em 26 de maio, em Paris.

(Com informações da Reuters)

UEMS seleciona propostas de pré-incubação da Fenix

0

09/05/2003 15h15 – Atualizado em 09/05/2003 15h15

A UEMS, de Dourados selecionou duas novas propostas de empreendimentos para participação no sistema de pré-incubação da Fênix – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEMS.

A Comissão Técnica formada por: Jocelita Cabral Palhano (SEBRAE-MS), Rafael Geraldo de Oliveira Alves (FUNDECT), Emerson Augusto Miotto Corazza (UNIDERP) e Fabio Rodrigo de Sousa Fonseca (FIEMS/IEL) selecionou duas propostas que cumpriram com as exigências do Edital FÊNIX 001/03.

As propostas selecionadas foram avaliadas com relação à inovação do projeto, viabilidade técnica, viabilidade econômica, aspectos mercadológicos e conectividade com a universidade, além de características do perfil empreendedor dos proponentes.

As selecionadas foram:

“AUTOMATEC – Automação e Tecnologia” proposta por: Milene Pimentel Molina, Erisson Bruno Souza, Fábio Luís de Souza Neto, Volnei Silva Rosa e Odival Faccenda (sendo os quatro primeiros acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da UEMS e o último Professor da mesma instituição).

“PMG – Eventos e Cerimonial – seu evento sob medida” proposta por Débora Fittipaldi Gonçalves (professora da UEMS) e Djanires Lageano de Jesus (professor da UNIGRAN).

Os proponentes assinarão com a UEMS convênio que será publicado em Diário Oficial do Estado onde estarão definidas as cláusulas de compromisso e de responsabilidade da Instituição e dos empreendedores.

As propostas serão acompanhadas por consultorias especializadas, participarão de eventos, treinamentos, capacitações, cursos e visitas técnicas além de receber suporte técnico e assessoria da UEMS e outras instituições parceiras durante um período de oito meses.

Durante esse período os empreendimentos passarão por capacitações avaliações periódicas ao final do qual, ou antes, poderão ser aprovadas para a incubação onde permanecerão por um período de até três anos com toda a assessoria necessária para a implantação, implementação e desenvolvimento do produto ou serviço que oferecem.

Com o ingresso dos novos empreendimentos, a FÊNIX conta atualmente com seis empresas pré-incubadas e que, em pouco tempo estarão atuando de maneira sólida no mercado de Dourados e região.

De acordo com informações da Gerente da FÊNIX – MSC Janete Soares Lima, existe a intenção de abrir um novo edital até o final de 2003 para acolher novas propostas de empreendimentos na Incubadora da UEMS.

Tetila e Zeca assinam liberação de recursos para HU de Dourados

0

09/05/2003 15h02 – Atualizado em 09/05/2003 15h02

O prefeito Laerte Tetila garantiu a liberação de um milhão e seiscentos mil reais para o Hospital Universitário (HU) de Dourados. O repasse será feito pelo Governo do Estado e teve a participação direta do governador Zeca do PT. O dinheiro será utilizado para preparar a ativação dos primeiros 50 leitos para internamento o que, por sua vez, é um passo decisivo para a realização das primeiras cirurgias de média e baixa complexidade no hospital.

Tetila agradeceu o empenho do governador Zeca do PT para liberação dos recursos. De acordo com a secretária de Saúde interina de Dourados Maria de Fátima Metelaro, o governador fez gestão para que fosse acrescido R$ 50 mil ao convênio inicial de R$ 150 mil. Com o compromisso do governador, os repasses mensais para o HU totalizaram até o final do ano R$ 1,6 milhão.

Os recursos obtidos pelo prefeito Tetila serão utilizados na aquisição de aparelhos cirúrgicos, medicamentos e no custeio do hospital. Segundo a secretária, a compra de mais aparelhos e a garantia de conservação dos equipamentos de exames são vitais para que os 50 leitos sejam abertos e para que o HU possa entrar na etapa de execução de procedimentos mais avançados, como os de cirurgias de média e baixa complexidade.

O prefeito disse que a cada dia “a população de Dourados vê se materializar o que era só um sonho antigo”, ressaltando que, “a despeito de todas as dificuldades e barreiras que estamos enfrentando desde o começo da nossa luta para concluir, equipar e ativar o Hospital Universitário, ele, hoje, é uma realidade onde centenas e centenas de pacientes já foram atendidos no ambulatório, outras centenas de micro-cirurgias já foram realizadas e que, dentro de muito pouco tempo, pacientes poderão ser internados para receberem os cuidados necessários”.

Maria de Fátima explica que os 50 leitos a serem abertos no HU servirão, primeiro, para atender a internamentos de pacientes em crise de “hipertensão, diabetes ou desidratação, por exemplo; enfim, pacientes que necessitem de vigilância hospitalar”. Em um momento seguinte, os leitos também receberão pacientes submetidos a cirurgias de média e baixa complexidade.

Calotes com cheques sem fundo aumentaram 23% em abril

0

09/05/2003 15h00 – Atualizado em 09/05/2003 15h00

Os calotes aplicados com cheques sem fundos em Mato Grosso do Sul aumentaram em 23% comparando o mês de abril com março deste ano. No mês passado 127,5 mil cheques foram devolvidos por falta de fundos, segundo informações do Banco Central, enquanto que em março foram 103,3 mil. No acumulado do ano o aumento de calotes é de 5,7% de 398,9 mil cheques devolvidos para 422 mil.

Emissão de cheques em MS foi 12% menor este ano

0

09/05/2003 14h56 – Atualizado em 09/05/2003 14h56

O processo de redução gradativa da utilização de cheques como forma de pagamento em Mato Grosso do Sul se confirma mês a mês. Os dados do Banco Central divulgados hoje apontam uma redução de 12% no uso de cheques de janeiro a abril deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, caindo de 11 mil para 9,7 mil. Comparando somente o mês de abril deste ano com abril de 2002 a redução foi de 16,1%, de 2.910 mil a 2.441 mil. Em valores, o montante transitado através de cheques este ano foi 13% menor que no ano passado, caindo de R$ 5,7 bilhões para R$ 4,9 bilhões. Comparando só abril deste ano com abril do ano passado a redução foi de 17,2%, de R$ R$ 1,5 bilhão para R$ 1,2 bilhão.

Feira agropecuária impulsionou venda de caminhões em MS

0

09/05/2003 14h50 – Atualizado em 09/05/2003 14h50

Aliada ao período de safra, a 65ª Expogrande, feira agropecuária realizada em Campo Grande de 27 de março a 13 de abril, também deu suas contribuições para alavancar as vendas de caminhões em Mato Grosso do Sul. Apesar de as vendas globais de veículos terem recuado em mais de 10% comparando abril deste ano com o mesmo período do ano passado, para a categoria mencionada houve motivo de comemoração. No mês passado foram vendidos no Estado 114 caminhões, um crescimento de 3,64% em relação ao mesmo período do ano passado e comparado com o mês de março um salto de 72,73%.

Almir Pazzianoto pede reformas trabalhistas favoráveis às micro e pequenas empresas

0

09/05/2003 14h48 – Atualizado em 09/05/2003 14h48

O consultor tributário e ex-ministro do trabalho, Almir Pazzianotto pede desburocratização e reformas trabalhistas favoráveis às micro e pequenas empresas no país, durante o II Fórum da Micro e Pequena Empresa que começou, às 7h30, no auditório do Sebrae/MS.

Estiveram presentes na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Leôncio de Souza Brito Filho, João Ramos Martins, presidente da Amems, Paulo Duarte, secretário de Estado de Coordenação Geral do Governo, os deputados federais Antonio Carlos Biffi e Geraldo Rezende, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli e o deputado estadual Valdir Neves que fizeram parte da mesa de honra.

De acordo com Pazzianotto, as micro e pequenas empresas correspondem a 90% dos negócios constituídos no Brasil, que possui hoje cerca de 6 milhões de estabelecimentos, dos quais 70% não registram vínculo empregatício. “Entretanto, a estatística não retrata a verdade, pois são contados apenas os trabalhadores com carteira assinada”, explica.

Pazzianotto destacou a falta de atenção da legislação brasileira com relação às reais necessidades dos pequenos negócios. “O empresário de pequena e micro encontra dificuldades para manter seu negócio. A lei é pesada de mais para ele, injusta e não lhe dá condições de sobrevivência no mercado”.

“A realidade então vai de encontro com a meta do país de gerar 2,5 milhões de empregos por ano, ou ainda, 200 mil novos postos de trabalho por mês. “A burocracia e o excesso de obrigações trabalhistas sucumbe os pequenos e dá margem ao descumprimento legal e à informalidade”, conclui.

Dados locais – Em Mato Grosso do Sul as micro e pequenas empresas representam 99,5% das empresas constituídas, sendo 68.336 divididas entre indústria, 11,5%, comércio, 58,3%, e serviços, 30,2%, segundo dados do Cadastro de Estabelecimentos Empregadores do Ministério do Trabalho e Emprego. Vale destacar que o segmento ocupa mais de 350 mil pessoas, sendo 185 mil com carteira de trabalho assinada, conforme o IBGE – PNAD, 1999.

Outro estudo revela que 55% dos empreendedores abriram suas empresas por necessidade e apenas 42% o fizeram diante de oportunidades”, explica Sandra Amarilha, gestora de Atendimento Individual do Sebrae/MS, referindo-se à pesquisa da GEM de 2002, que foi realizada em 37 países para medição da taxa de empreendedorismo.

O II Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas acontece nos dia 9 e 10 de maio, das 7h30 às 17h30, no auditório do Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso 1661, em Campo Grande. O objetivo do evento é estimular o envolvimento da sociedade no processo de políticas públicas para as micro e pequenas empresas, em busca do desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

O evento é continuidade do trabalho iniciado no ano passado e deve acontecer em outros municípios do Estado: Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Coxim, Jardim, Maracaju, Nova Andradina e Chapadão do Sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do Sebrae/MS: 2106-5511. Confira a programação para o dia de hoje:

TRIBUTOS E DESBUROCRATIZAÇÃO

Palestra: A Micro e a Pequena Empresa em busca de Justiça Fiscal – Panorama e Reformas com a doutora em Direito Tributário, professora da Universidade Federal de Pernambuco e presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários, Mary Elbe Queiroz.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Palestra: Inclusão social. A micro e a pequena empresa como prioridade com representantes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Palestra: A Casa da Micro Empresa com o juiz da 6ª Vara do Juizado Especial, Alexandre Branco Pucci.

Palestra: As políticas públicas e o desenvolvimento social com o consultor internacional cadastrado no BID e na OEA, em Washington-DC, e vinculado ao ILPES/ONU, em Santiago do Chile, Cícero Pereira de Souza.

Homem é preso com R$ 1,1 mil em notas falsas de R$ 50

0

09/05/2003 14h40 – Atualizado em 09/05/2003 14h40

O serviço reservado da Polícia Militar de Coxim prendeu, no posto de gasolina Pedágio, no distrito de Silvolândia, João Alves da Costa com R$ 1,1 mil em notas falsas de R$ 50,00. Conforme a PM, o Costa tentou passar as notas falsas ao estabelecimento.

Ele tentou subornar um dos funcionários do posto, que acionou a polícia denunciando a suspeita de que as notas não fossem legítimas. Costa argumentou que teria sido vítima também, recebendo as notas como pagamento por uma corrente de ouro, mas a polícia já teria constatado que o argumento é inverídico.

Segundo informações do major João Dominoni, que comandou a operação, a falsificação é grotesca e perceptível, principalmente pela qualidade e textura do papel usado para forjar a cédula. Agora a polícia está seguindo outras pistas para desmantelar um possível esquema de falsificação que pode estar, inclusive, sendo comandado no próprio município e envolver outras pessoas.

Operação da PM em centro e bairros reúne todo o efetivo

0

09/05/2003 14h36 – Atualizado em 09/05/2003 14h36

A Polícia Militar está envolvendo todo seu efetivo, de em torno de 700 homens, na chamada “Operação Arrastão” que está acontecendo no centro de Campo Grande e em todas as sete regiões da cidade, segundo o comandante do policiamento da Capital, coronel Walmir Dias. As operações estão sendo acompanhadas por todos os comandantes de áreas, incluindo ele próprio. A ação foi desencadeada por vários fatores, dentre eles o grande movimento na região central em função do Dia das Mães, os últimos episódios de roubos em imediações de bancos e a fuga em massa de 44 detentos do 4º Distrito Policial, na Moreninha III, ocorrida domingo último, às 23h30.

Paranhos tenta se organizar para produzir melhor

0

09/05/2003 14h25 – Atualizado em 09/05/2003 14h25

Dia 10, sábado, o município de Paranhos, a 517 Km ao sul de Campo Grande, realiza o seminário Despertando para o Associativismo com o objetivo de melhorar a produção de leite e derivados.

Serão cerca de trinta participantes que reunirão-se no Clube do Laço de Paranhos, das 13h às 17 horas, para terem o primeiro contato com as vantagens e limitações das formações associativistas.

Uma dos principais obstáculos para a formação de uma cooperativa para produção de leite e derivados no município é o preconceito de produtores quanto à eficácia desse modelo produtivo. Já dentre as vantagens, a principal delas é a existência da infra-estrutura necessária para o processamento dos produtos. A Unidade Didática, como é chamada, foi montada com verba do governo federal e está à disposição da prefeitura.

Segundo o vereador, Waldecir Calza, é bem provável que uma vez organizados, os produtores de leite, na maioria assentados, consigam permissão para realizarem seus trabalhos no local.

Paranhos já chegou a produzir leite para grandes laticínios do Estado mas as negociações pararam porque os produtores locais não conseguiam uma escala de produção adequada para a demanda.

A promoção do evento é do Sebrae/MS e trata-se do primeiro de seis passos do Programa Sebrae/MS de Associativismo.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.