24.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14156

Tanques redes são inaugurados em Três Lagoas

0

08/05/2003 18h56 – Atualizado em 08/05/2003 18h56

O Ministro de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, acompanhado do vice-governador Egon Krakhecke e do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, chegou a Três Lagoas no final da tarde de ontem para inauguração de tanques redes, no Rio Paraná.

O projeto de piscicultura vem sendo desenvolvido em 10 módulos tanques redes, com 4 tanques de 2,5 m por 2,5m e 1,80 m de profundidade há pouco mais de 60 dias.

O projeto, com financiamento de R$ 150 mil, vem atender às reivindicações da Associação de Pescadores de Jupiá, hoje formada com 19 associados.

Quando foi fundada, em 1998, a associação era formada por mais de 80 pescadores.

O tanque rede é uma forma diversificada de piscicultura e uma alternativa para assegurar a geração de renda das famílias de pescadores, segundo explicou Adriana da Silveira Costa, presidente da Associação.

Ao mesmo tempo o projeto irá diminuir a tendência de pesca predatória, segundo lembrou Adriana.

De início, o projeto do Governo, coordenado por técnicos do IDATERRA, prevê a criação de 70 mil peixes. Em cada um dos tanques estão sendo criados 5 mil espécies de tilápia. No processo de crescimento e engorda, chega-se a recolher aproximadamente 3 mil peixes de 500 gramas em média.

COMERCIALIZAÇÃO

Por enquanto, a Associação de Pescadores ainda não tem um mercado assegurado para a produção dos peixes, segundo informou Adriana. Mas, com o tempo e com o aumento da produção “isso é o menor problema”.

Hoje, a tilápia inteira (sem limpar) está sendo comercializada a R$ 3 o quilo.

“Se conseguirmos nos estruturar para produzirmos o peixe limpo, já embalado em filés, poderemos conseguir comercializá-lo a R$ 9 o quilo”, explicou Adriana.

Existe um projeto de construção de um frigorífico de peixe para atender aos pescadores do Município. As indústrias Corttex e Avanti prometeram patrocinar o frigorífico. Com isso, “será mais vantajoso o comércio de tilápia”, disse Adriana.

Títulos de quitação da casa própria foram entregues

0

08/05/2003 18h54 – Atualizado em 08/05/2003 18h54

O secretário estadual da Agência Popular de Habitação, Amarildo Cruz, e a representante da Caixa Econômica Federal, Ana Maria Previato, estiveram ontem no bairro da Vila Piloto, em Três Lagoas, para entrega de títulos de quitação de financiamento de casas populares.

Ele estava acompanhado do deputado estadual Akira Otsubo e dos vereadores Antônio Realino Medeiros de Araújo, Mariza Andrade Rocha de Moraes, Luiz Akira Otsubo e Grimaldo Borges de Freitas.

O encontro com os moradores do bairro foi solicitado pelos vereadores, através do deputado Akira, atendendo a pedido do presidente da Associação de moradores de Vila Piloto, José Gomes.

Os títulos de quitação foram entregues aos mutuários que aderiram à proposta da Medida Provisória editada no ano 2000, que facilitava a liquidação das prestações até o valor de R$ 25, de contratos firmados até dezembro de 1987.

Para aqueles que não se encaixaram dentro dessa regra, “mas alimentaram uma expectativa de também quitarem seus imóveis” e estão com suas prestações em atraso, o Governo do Estado está negociando uma saída para solução desses problemas, segundo anunciou Cruz.

PENDÊNCIAS

“Temos 60 a 90 dias para fazermos um levantamento completo de cada um dos problemas de prestação e de quitação das casas”, informou Cruz, ao afirmar que “o problema não é só uma questão política, mas envolve pendências de ordem financeira”.

Além de Três Lagoas, o mesmo problema de inadimplência de prestações de financiamento de casa própria está em 34 municípios do Estado”, esclareceu o secretário.

“Embora o governo tenha vendido os créditos da sua Carteira Imobiliária à Caixa Econômica Federal, em 2.000, o compromisso político e social continua dele”, assegurou Cruz.

Após o encontro na Vila Piloto, o secretário de Estado dirigiu-se à Câmara Municipal, aonde iria encontrar-se com mutuários de outros conjuntos residenciais da cidade.

Preso quando tentava jogar droga para interior do presídio

0

08/05/2003 18h50 – Atualizado em 08/05/2003 18h50

Após várias denúncias de que alguém estava jogando drogas, por cima do muro, para o interior do Estabelecimento Penal de Três Lagoas (EPTL), agentes da Polícia Federal iniciaram as investigações para flagrar o traficante.

A confirmação da denúncia foi conseguida ontem, quando Tiago Rodrigues da Costa, de 18 anos de idade, tentava jogar um tablete de maconha (260 gramas) por sobre o muro do EPTL.

Passando- se por catador de latas de alumínio, Thiago foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Ele informou que a droga seria arremessada em um canteiro da horta do presídio e que estava recebendo R$ 50 pelo trabalho.

Segundo o delegado da PF em Três Lagoas, Luis Antônio Batista Lino, existem várias denúncias de que, não só maconha, mas outros tipos de drogas, são jogadas no interior do EPTL, usando o mesmo procedimento.

Por esse motivo, encaminhou ofício ao diretor do EPTL, Gilmar Gomes Mariano, para que providencie maior rigor de vigilância em volta dos muros que cercam o presídio.

Tiago foi preso em flagrante e encontra-se detido na delegacia da PF, à disposição da Justiça.

ITAQUIRAÍ:Eid abre amanhã festa da cidade

0

08/05/2003 17h57 – Atualizado em 08/05/2003 17h57

Da Assessoria

O prefeito Edson Vieira (Eid), seu vice, Varley Fávaro, e a Câmara de Vereadores de Itaquiraí abrem oficialmente amanhã, às 9 horas, as comemorações do 23º aniversário de emancipação-político administrativa de Itaquiraí.

A solenidade oficial de abertura será com apresentações da Fanfarra de Itaquiraí e discurso das autoridades, no palco da Quadra Municipal de Esportes. O prefeito Eid aproveitará a ocasião para apresentar um rápido balanço de suas ações frente ao Executivo Municipal. Logo após, às 10h – terá início o campeonato de vôlei de areia em duplas; às 16h – amistoso de voleibol de quadra. Uma festa popular está marcada para a partir das 20 horas, no Pavilhão de Eventos.

PROGRAMAÇÃO

A programação alusiva ao 23º ano de Itaquiraí terá seqüência no domingo, segunda e terça-feira (13 – dia do aniversário). Um Culto Ecumênico, com a presença do Padre Gregório será realizado domingo às 9h na Praça Santos Tomazelli. o Núcleo de Esportes programou para um torneio de futebol no Campo Carminatão e amistoso entre a seleção de Itaquiraí X seleção de Paranavaí.

INAUGURAÇÕES

A Administração “Vivendo Novos Tempos” tem a seguinte programação para segunda-feira (12/05):

9h – Escola Municipal Assentamento Aliança (duas salas de aulas)

10h – Sala de aula para o pré-escolar no Assentamento Indaiá (região do Geraldinho)

11h – Escola Eurípedes Soares, no Assentamento Indaiá -são duas salas de aulas (região da Barranca)

12h – Entrega da reforma de cinco salas de aulas no Assentamento Sul Bonito

16h – Gincana Cultural entre as escolas

23 – Baile com a Banda Herança, no Lions Clube

Na terça-feira (13/05), com as presenças do deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, secretário estadual de Educação, Hélio Lima, às 9h acontecerá o Ato Cívico na Quadra Municipal, com evoluções da Fanfarra de Itaquiraí; às 9h30 – Inauguração da ampliação da Escola Municipal do Assentamento Santa Rosa (três novas salas); 11h – inauguração de 14 unidades habitacionais no Jardim Primavera; 11h30 – Inauguração da Biblioteca Municipal e do Centro Cultural; 12h – Inauguração da ampliação do Centro Educacional Infantil “São Carlos Barromeu”; 14h – Caneloteca; 16h – Corrida ciclística; e 18h – Show Pirotécnico.

TR6ES LAGOAS:Prefeitura garante vida nova à melhor idade

0

08/05/2003 17h49 – Atualizado em 08/05/2003 17h49

Mais disposição, energia e alegria, esse são apenas alguns dos benefícios recebidos pelos idosos que participam dos grupos de Melhor Idade desenvolvidos pela Gerência Geral de Qualidade de Vida, da Prefeitura de Três Lagoas.

Com encontros semanais e assistidos por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e professores de dança, educação física e trabalhos manuais, os mais de 390 idosos dos 11 grupos existentes em Três Lagoas realizam aferição de pressão arterial, prevenção e tratamento de prolapso uterino (bexiga caída), reeducação postural e se necessário, encaminhamento médico, além de aulas de ginástica e passeios pela cidade.

Ilda Rodrigues Freitas, 73 anos, esta há 03 anos no programa e diz que nem pensa em sair. “Participar do grupo da Melhor Idade é ótimo, conhecemos pessoas novas, passeamos e o que é melhor, nossa saúde recebe carga nova”. Sua amiga de grupo, Odília Nunes Evangelista, concorda com ela. “Depois que comecei a participar do grupo tive uma grande melhora física e já não sinto tanta dor nas costas como antes. Gosto de tudo aqui, dançar, fazer tapetes e ginástica”, ressaltou Odília que aos 84 anos, cinco deles participando do grupo, demonstra uma energia invejável.

Segundo a Gerente do Núcleo da Melhor Idade, Sônia Lúcia dos Santos Silva, a disposição de Odília e Ilda se reflete em todos os integrantes dos grupos. “Ha casos de pessoas que chegam bem depressivas e em 15 ou 20 dias mostram uma excelente melhora. Há grupos que começam com 10 integrantes a ao final do ano estão com mais de 40”, salientou Sônia.

Todas as sextas-feiras os 11 grupos da melhor idade se reúnem no Centro de Cuidados Diurnos, Tia Nega, para confraternização regada a muita brincadeira e dança.

Klin calçados começa atividades dentro de 60 dias

0

08/05/2003 17h40 – Atualizado em 08/05/2003 17h40

A fábrica de calçados Klin inicia suas atividades em Três Lagoas, daqui a 60 dias, em regime de aprendizado profissional, na incubadora de indústrias, no Distrito Industrial.

A informação partiu do diretor comercial e administrativo da empresa, Waldir Mestriner, na manhã de ontem. Ele esteve na cidade para assinatura de contrato com a Prefeitura de Três Lagoas para uso da incubadora de indústrias, construída e entregue ao Município pela Cesp- Companhia Energética de São Paulo.

A incubadora, formada de 3 galpões industriais, com 200m2 cada um, serão utilizados pela Klin para formação específica de mão-de-obra, já em regime de produção, segundo explicou Waldir.

A formação profissional, prevista de 300 horas, será dada pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizado Industrial, segundo prévio acordo firmado com o governo do Estado. As demais 100 horas de aprendizado, já remunerado, serão na incubadora, segundo informou o diretor da Klin.

Na cerimônia de entrega das instalações à Klin, como a primeira indústria a usar a incubadora, esteve presente o prefeito Issam Fares. Ele estava acompanhado da gerente de Qualidade de Vida e Finanças, Isabel Fares, e do gerente de Desenvolvimento Econômico, Marcos Moura.

O evento também foi prestigiado pelo vice-presidente da Fiems, empresário José Paulo Rímoli, e pelo diretor de instrução do Senai, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo.

Inscritos, com mais de 40 anos, participam do Desafio Sebrae

0

08/05/2003 17h20 – Atualizado em 08/05/2003 17h20

Margarida e Companhia é uma das equipes inscritas no jogo virtual Desafio Sebrae, em Mato Grosso do Sul. Com cinco participantes, a líder, Margarida da Silva Lima é uma das acadêmicas que, com mais de 40 anos, faz faculdade e incentiva a participação em atividades que enriqueçam o currículo profissional e a vivência pessoal.

Funcionária pública, casada, mãe de um adolescente de 15 anos, Margarida está no 4º semestre do curso de Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da Funlec. “Como o curso é novo no Estado, acreditei que o mercado teria uma boa aceitação”, sobre a escolha da faculdade.

Alexandre Fernando Bruno Flauzino, Joacir de Almeida Ajala, Tatiane Nobui Isequi, Fábio Mota Queiroz e Margarida são os integrantes da equipe Margarida e Cia. “Fomos assistir o lançamento do Desafio e ficamos empolgados com o depoimento da equipe Amigos do Gaúcho e resolvemos, ali mesmo, fechar o grupo e nos inscrever”.

Em Mato Grosso do Sul, são, atualmente, 536 inscritos. Na faixa entre 36 e 40 anos, 15 acadêmicos; de 41 a 45 anos, 11 e de 46 a 50 anos, nove participantes. O prazo de inscrição termina quando forem preenchidas as 50 mil vagas que hoje contabilizam 32.393. O objetivo do projeto é difundir a cultura do empreendedorismo no meio universitário.

Programa Líder MS começa hoje

0

08/05/2003 17h19 – Atualizado em 08/05/2003 17h19

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz) vai lançar hoje à partir das 19 horas, no Hotel Chácara do Lago, o programa Líder MS – 2003. No primeiro ciclo, que começa hoje e vai até domingo(11), serão abordadas matérias relacionadas a dois cursos de economia, dois de cooperativismo, um de elaboração e análise de projetos, e um de estratégias de empreendimentos associativos e liderança.

A turma é composta por 36 alunos, 6 monitores e professores. Ela é formada por produtores rurais, empresários e representantes de Instituições governamentais. Além dos elementos de formação embutidos nessas matérias, serão convidados representantes de grupos relevantes da sociedade (partidos políticos, associações profissionais e científicas, escola Superior de Guerra, representantes de hierarquias religiosas e federações de trabalhadores e patronais) para discutir com os participantes suas visões sobre o papel que o setor rural deve desempenhar na sociedade.

O Programa é semelhante ao Líder USP (Universidade de São Paulo) também aplicado às lideranças rurais de São Paulo e conta com 10 ciclos de estudos desenvolvidos ao longo de dois anos.

Moreninhas perde no Morenão e fica em situação difícil

0

08/05/2003 17h14 – Atualizado em 08/05/2003 17h14

A Associação Atlética Moreninhas foi derrotada pelo Coxim Atlético Clube, por 1 a 0, gol de Alziro, esta tarde, no Estádio Morenão, em Campo Grande, e ficou em situação difícil no Grupo A do Campeonato Estadual. O time segue com nove pontos e decidirá a sorte na competição no último jogo da primeira fase, neste domingo, dia 10, em Chapadão do Sul, contra o Chapadão, que hoje venceu o Mundo Novo por 2 a 0 e passou a somar 12 pontos.

Diferente do que informou o Campo Grande News pela manhã, com base em informação da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Coxim, que tinha 10 pontos e não 7, passou a somar 13 pontos e garantiu a segunda vaga do grupo na segunda fase da competição. A primeira pertence ao Cene, com 18 pontos. A terceira vaga será decidida entre Chapadão e Moreninhas.

Presidentes de conselhos antidrogas trocam experiências

0

08/05/2003 17h12 – Atualizado em 08/05/2003 17h12

O Conselho Estadual Antidrogas realiza terça-feira, em Campo Grande, o 2º Encontro Estadual de Presidentes de Conselhos Municipais Antidrogas. O objetivo é possibilitar a troca de conhecimentos para ajudar na fundamentação da Política Estadual antidrogas.O evento será no Hotel Jandaia, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho. Pelo menos 40 presidentes de conselhos municipais estarão na Capital, permitindo um melhor planejamento e desenvolvimento de ações.

Festa do Dia das Mães terá 100 homenageadas em hospital

0

08/05/2003 17h08 – Atualizado em 08/05/2003 17h08

Em torno de 100 mães devem participar da festa do Dia das Mães que será realizada amanhã pela direção da Santa Casa no 6º andar, setor de pediatria. A comemoração será iniciada com uma missa e em seguida haverá distribuição de lanches e lembranças para as mães. Para encerrar a homenagem vai ser apresentar no local o coral de alunos da escola Nossa Senhora Auxiliadora.

Cervejaria abre 25 empregos diretos em Dourados

0

08/05/2003 17h07 – Atualizado em 08/05/2003 17h07

A cervejaria Conti investiu mais de R$ 500 mil em uma fábrica em Dourados e já está empregando diretamente 25 pessoas, além de abrir 100 postos de trabalho indiretos. A idéia é atender os 20 municípios do Sul do Estado. O gerente-geral, Marcelo Maronez, e o gerente de vendas, Valdemar Evaristo, receberam a visita do secretário de Industria, Comércio e Turismo da Prefeitura, Mário César Tompes, que conheceu as instalações da empresa. Além da cerveja, a fábrica também fornece toda linha de bebidas quentes da Contini.

A expectativa é triplicar o volume de vendas nos próximos dez meses.

Sharon diz estar pronto para negociar com a Síria

0

08/05/2003 17h00 – Atualizado em 08/05/2003 17h00

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, disse estar disposto a manter negociações incondicionais com a Síria para discutir as relações e disputas pendentes entre os dois países.

“Estou disposto a negociar com qualquer país árabe, inclusive a Síria, sem quaisquer pré-condições”, disse o premiê israelense, em entrevista à TV israelense.

“Seguramente os sírios farão exigências a nós, e nós, seguramente, temos exigências a fazer a eles. Estamos prontos para sentarmos e discutirmos esses temas”, acrescentou Sharon.

As últimas negociações entre os dois países se deram há três anos, mas foram interrompidas porque Israel e Síria divergiram quanto à devolução das Colinas do Golã, região estratégica tomada da Síria por Israel, em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, e anexada ao país em 1981.

Resoluções da ONU

Durante a reunião de 2000, os sírios exigiram que Israel devolvesse terras que se extendiam até a costa do Mar da Gailéia, a principal fonte de água de Israel.

O governo da Síria vem insistindo que qualquer negociação com Israel deve tomar como referência negociaçãos de paz anteriores, como a que os dois países mantiveram em Madri, em 1991, e resoluções firmadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Israel havia rechaçado tais pré-condições para dar início a um diálogo visando a paz.

Os israelenses queriam que a Síria abandonasse sua posição para voltar ao diálogo.

A afirmação de Sharon dá a entender que Israel mudou de posição.

Expansul será apresentado em mais oito municípios

0

08/05/2003 16h59 – Atualizado em 08/05/2003 16h59

O governo já agendou a apresentação do Expansul (Programa de Expansão de Áreas Agrícolas de Mato Grosso do Sul) em mais oito municípios do Estado. Os eventos coordenados pela Secretaria de Produção e Turismo serão reiniciados no próximo sábado, dia 10, em Eldorado. Depois, será a vez de Bela Vista, Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Caarapó, Antônio João e Ponta Porã.

Os técnicos da Seprotur já apresentaram o Expansul em Naviraí e Rio Brilhante. Confira a nova programação:

  • Dia 10 (sábado), em Eldorado no Centro de Exposições, às 18h30;

  • Dia 14 (quarta-feira), reunião em Iguatemi, na Câmara Municipal, às 08h30;

  • Dia 16 (sexta-feira), em Sidrolândia, no Sindicato Rural, às 08h30;

  • Dia 23 (sexta-feira), em Dourados, no Auditório do Sindicato do Parque de Exposições, às 14h;

  • Dia 24 (sábado), em Nova Alvorada do Sul, no Clube do Laço, às 08h;

  • Dia 28 (quarta-feira), em Caarapó, no Sindicato Rural, às 18h30;

  • Dia 29 (quinta-feira), em Antônio João, no Sindicato Rural, às 18h30;

  • Dia 30 (sexta-feira), em Ponta Porã.

Depois da guerra, o cólera

0

08/05/2003 16h57 – Atualizado em 08/05/2003 16h57

BASRA, Iraque (CNN) — Montanhas de lixo acumulado, o abastecimento de água contaminada e o esgoto a céu aberto provocaram o surgimento dos primeiros casos de cólera no sul do Iraque, desencadeando receios de uma epidemia potencialmente devastadora.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou, nesta quinta-feira, que quatro pessoas contraíram a doença em Basra e que outras dezenas também podem estar com cólera.

Ainda não há registro de mortes, mas as autoridades sanitárias dizem temer que o problema já esteja alcançando proporções de epidemia.

O porta-voz da OMS, Ian Simpson, alertou que a falta de água potável e de segurança, aliada aos problemas econômicos, está favorecendo o rápido alastramento da doença no Iraque.

“O cólera tem uma taxa de mortalidade de mais de 50 por cento quando não é tratado”, observou. “Este é, provavelmente, o receio mais sério em termos de saúde no Iraque neste momento”.

Infecção intestinal que provoca diarréia aguda, o cólera pode causar desidratação grave e, em casos mais sérios, até a morte.

A doença, entretanto, pode ser tratada e evitada facilmente. O problema é que as condições sanitárias em Basra impedem o combate ao cólera.

“Se tivermos 17 casos já confirmados, pode-se esperar um contingente 10 vezes maior de contaminados”, declarou o epidemiologista Denis Coulombier, da OMS.

O porta-voz das Nações Unidas em Basra, David Willhurts, disse que médicos vêm relatando um aumento no número de casos de diarréia.

“Eles estão tentando tratar dos casos entre as crianças mais novas”, acrescentou. “O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) está envolvido ativamente na limpeza das ruas, com a contratação de caminhões para retirar o lixo”.

Na corrida contra o tempo, a OMS ainda enfrenta outros obstáculos. Os testes de laboratório que detectam se uma pessoa tem ou não cólera precisam ser enviados ao Kuwait porque os equipamentos dos hospitais de Basra foram roubados durante a onda de saques que se seguiu à queda do regime iraquiano.

Funcionários de hospitais lembram que podem cuidar apenas dos sintomas da doença – e não a causa, que é claramente o abastecimento de água da cidade. Além de o esgoto não ser tratado, a população usa água do rio Chatt Al Arab, que está poluído.

Para piorar a situação, veículos que transportavam agentes sanitários foram roubados e um armazém foi saqueado.

O administrador civil interino do Iraque, o general reformado norte-americano Jay Garner, diz que os esforços de reconstrução focalizarão primeiramente o sul do país, uma vez que a região “é vítima de três guerras, uma rebelião e de um tratamento de tortura perpetrado durante 30 anos por Saddam Hussein”.

“Tudo no sul está quebrado”, concluiu Garner.

Inscrições para curso de dentística estética serão abertas na segunda

0

08/05/2003 16h54 – Atualizado em 08/05/2003 16h54

As inscrições para o Curso de Atualização em Dentística Estética para acadêmicos e profissionais em odontologia podem ser feitas a partir de segunda-feira, em Campo Grande. O curso será realizado em junho pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Serão disponibilizadas 26 vagas, sendo seis para os acadêmicos e 20 para os dentistas.

As aulas serão ministradas no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS por um grupo de quatro mestres e doutores da instituição. O curso começa a partir de 13 de junho e terá a duração de 12 meses.

As inscrições custam R$150 para estudantes, R$300 para profissionais e podem ser feitas no Complexo de Clínicas Odontológicas da UFMS, que funciona na avenida Senador Filinto Muller, ao lado do Hospital Universitário. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 345-3116 ou 345-7682.

Tanques vão produzir 35 toneladas de peixe em Três Lagoas

0

08/05/2003 16h50 – Atualizado em 08/05/2003 16h50

A Colônia de Pescadores, em Três Lagoas, vai produzir 35 toneladas de peixes da espécie tilapia, com a implantação de dez módulos, cada um formado por quatro tanques-rede, informou nesta quinta-feira o Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul). Segundo o órgão, no local já foram colocados 70 mil tilapias. O tanque-rede é uma forma de diversificação da produção, que consiste em uma estrutura metálica telada e profundidade de 1,5 metro e tamanho médio de 3×3 metros.

O investimento será de R$ 150 mil do FIS (Fundo de Investimento Social).

Acadêmicos realizam campanha contra a fome

0

08/05/2003 16h49 – Atualizado em 08/05/2003 16h49

O “Movimento Universitário Araguaia pela Cidadania, Contra a Fome e Pela Vida”, está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis até sábado, dia 10 de maio. A campanha é promovida por acadêmicos do curso de História do Campus do Pantanal e, por técnicos-administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

As doações serão encaminhadas para a Aclaud (Associação Corumbaense e Ladarense de Assistência aos Usuários de Drogas) e ao Projeto Oficina Mãos Amigas.

As doações de alimentos serão aceitas em qualquer quantia, e podem ser entregues na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, na Caixa Econômica Federal e no próprio Campus do Pantanal, em horário comercial.

Vereadores trocam farpas em discussão sobre estádio

0

08/05/2003 16h47 – Atualizado em 08/05/2003 16h47

A discussão sobre o Estádio das Moreninhas, que está ocorrendo na Câmara Municipal de Vereadores, acabou virando troca de farpas entre os vereadores de apoio à Prefeitura e ao governo. O vereador Robson Martins criticou a publicidade em torno da inauguração da obra, que só estará 100% concluída em 26 de agosto, e comparou o gramado, que segundo ele é de qualidade ruim, ao do estádio feito pela prefeitura municipal no bairro Taquaral Bosque. O vereador Alex do PT tomou a defesa do governo apontando a situação de abandono do estádio Elias Gardia, no Taveirópolis, enquanto, acrescentou, “a prefeitura mantém uma reserva de caixa de R$ 15 milhões”. O documento com fotos apresentando a situação de abandono do estádio foi tomado pelo vereador da base de sustentação da prefeitura, Paulo Pedra, que lembrou que o Elias Gardia é administrado pela comunidade do bairro Taveirópolis e não pela prefeitura. Em tom de ironia o vereador chegou a dizer que o governador, Zeca do PT, errou o pênalti no jogo de estréia do estádio, em primeiro de maio, “porque o gramado é ruim”. A discussão foi interrompida após intervenção do presidente da Câmara, vereador Youssif Domingos.

Alunos de Itaquiraí prestam homenagem ao Dia das Mães

0

08/05/2003 16h44 – Atualizado em 08/05/2003 16h44

As mães de alunos da Escola Municipal “Jardim Primavera”, em Itaquiraí, foram homenageadas ontem. A festa foi organizada pela direção, coordenação pedagógica e contou com a imprescindível participação dos professores. No período da tarde, a diretora interina, Edna Aquino, à frente dos trabalhos, também acabou emocionada com as dedicatórias dos alunos.

Canções, poesias, jogral, entrega de flores e sorteio de uma cesta de presentes foram as formas de homenagens, deixando sensibilizadas todas as mães presentes ao saguão da escola. A performance dos alunos também contagiou a todos os presentes pela performance das apresentações e carinho dedicado às mães.

A direção da escola observa que o dia dedicado às mães também consiste em trabalho educacional pois os alunos tiveram oportunidades de se inteirar sobre a data através de pesquisa e trabalho em sala de aula, na elaboração e decoração de poesias, “enfim, foi um trabalho multidisciplinar e extra-classe. As mães também foram envolvidas num ambiente de interação ao participar do sorteio coletivo”, comenta Edna Aquino.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.