08/05/2003 18h56 – Atualizado em 08/05/2003 18h56
O Ministro de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, acompanhado do vice-governador Egon Krakhecke e do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, chegou a Três Lagoas no final da tarde de ontem para inauguração de tanques redes, no Rio Paraná.
O projeto de piscicultura vem sendo desenvolvido em 10 módulos tanques redes, com 4 tanques de 2,5 m por 2,5m e 1,80 m de profundidade há pouco mais de 60 dias.
O projeto, com financiamento de R$ 150 mil, vem atender às reivindicações da Associação de Pescadores de Jupiá, hoje formada com 19 associados.
Quando foi fundada, em 1998, a associação era formada por mais de 80 pescadores.
O tanque rede é uma forma diversificada de piscicultura e uma alternativa para assegurar a geração de renda das famílias de pescadores, segundo explicou Adriana da Silveira Costa, presidente da Associação.
Ao mesmo tempo o projeto irá diminuir a tendência de pesca predatória, segundo lembrou Adriana.
De início, o projeto do Governo, coordenado por técnicos do IDATERRA, prevê a criação de 70 mil peixes. Em cada um dos tanques estão sendo criados 5 mil espécies de tilápia. No processo de crescimento e engorda, chega-se a recolher aproximadamente 3 mil peixes de 500 gramas em média.
COMERCIALIZAÇÃO
Por enquanto, a Associação de Pescadores ainda não tem um mercado assegurado para a produção dos peixes, segundo informou Adriana. Mas, com o tempo e com o aumento da produção “isso é o menor problema”.
Hoje, a tilápia inteira (sem limpar) está sendo comercializada a R$ 3 o quilo.
“Se conseguirmos nos estruturar para produzirmos o peixe limpo, já embalado em filés, poderemos conseguir comercializá-lo a R$ 9 o quilo”, explicou Adriana.
Existe um projeto de construção de um frigorífico de peixe para atender aos pescadores do Município. As indústrias Corttex e Avanti prometeram patrocinar o frigorífico. Com isso, “será mais vantajoso o comércio de tilápia”, disse Adriana.


