17.2 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 14170

Restituição do IR começa a ser entregue em 16 de junho

0

06/05/2003 15h57 – Atualizado em 06/05/2003 15h57

A Receita Federal divulgou hoje, no Diário Oficial da União, o cronograma de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2003 (ano-base 2002).

A restituição será feita em sete lotes e colocada à disposição dos contribuintes nas contas bancárias indicadas nas declarações.

O primeiro lote será liberado no dia 16 de junho, o segundo em 15 de julho, o terceiro em 15 de agosto, o quarto em 15 de setembro, o quinto em 15 de outubro, o sexto em 17 de novembro e o último em 15 de dezembro.

Deverão receber antes as restituições os contribuintes que tiverem declarado imposto pela internet. Depois virão as declarações em disquete, telefone e formulário.

União já gastou R$ 430 mil com Fernandinho Beira-Mar

0

06/05/2003 15h55 – Atualizado em 06/05/2003 15h55

O governo federal já gastou cerca de R$ 430 mil com as transferências e manutenção de Fernandinho Beira-Mar em presídios de Maceió (AL) e de Presidente Bernardes (SP), considerado o mais seguro do País. Com o retorno dele ontem ao presídio paulista, foram gastos em torno de R$ 30 mil. O custo equivale à manutenção mensal de 55 presos no Rio de Janeiro e a 8.600 cartões do Fome Zero, informou a Agência Estado. Nos dois meses em que está sob a guarda do governo federal, Beira-Mar já pode ser considerado o preso mais caro da história do País. A quantia gasta com o preso é suficiente para manter 537 presidiários em vários Estados brasileiros, onde o custo mensal é de R$ 800,00 por preso, ou 781 detentos no Rio, onde se gasta R$ 550,00 por cada um ao mês. Segundo o Programa de Segurança Pública do governo, os gastos com presos no País “tornam-se chocantes quando comparados com o custo de um aluno, por mês, em uma escola pública”. A última transferência de Beira-Mar poderia ter saído mais cara, caso fosse necessário deslocar agentes da PF. Desta vez, a PF utilizou apenas um avião Caravan e um helicóptero para o transporte do traficante. O número de policiais também foi reduzido, haviam 70 agentes do Comando de Operações Táticas (COT) baseados em Alagoas, há pelo menos um mês e o efetivo da PF em Presidente Prudente.

Zeca visita sede da Fiems e Clube do Trabalhador esta tarde

0

06/05/2003 15h53 – Atualizado em 06/05/2003 15h53

O governador Zeca do PT visita, nesta tarde, a sede da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul) e o Clube do Trabalhador, a convite do presidente da instituição, Alfredo Fernandes. Serão apresentados ao governador os projetos que a Fiems desenvolve no Estado, através do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sesi (Serviço Social da Indústria), entre outros assuntos.

O Sesi pretende instalar, neste ano, três cozinhas industriais em Campo Grande, cada qual com capacidade para até 30 alunos por turno. O governo do Estado apoiará a iniciativa promovendo a divulgação. Em uma segunda etapa, o projeto deve ser expandido para os municípios do interior.

Aproveitando a visita do governador, a diretoria da Fiems vai propor que seja reservada uma ala no pavilhão Albano Franco, quando da realização da 4ª Feipan (Feira Industrial do Pantanal), que acontecerá de 28 de outubro a 2 de novembro, para a exposição das empresas beneficiadas pela Lei de Incentivo Fiscal do governo do Estado.

Da Fiems, o governador segue para o Clube do Trabalhador, na saída para Rochedo. O governo do Estado poderá firmar parceria com a instituição para abrir o clube à comunidade dos bairros vizinhos, desenvolvendo atividades de cultura, esportes e lazer, a exemplo do que é feito nos Centros de Múltiplo Uso dos Parques Jacques da Luz (Moreninhas) e Ayrton Senna (Aero Rancho).

Barrichello testa com o F2003-GA em Fiorano

0

06/05/2003 15h45 – Atualizado em 06/05/2003 15h45

MONZA, ITÁLIA – A Ferrari realizou testes particulares em dois circuitos diferentes nesta terça-feira. Em Fiorano, autódromo que fica bem próximo à fábrica da equipe, em Maranello, o time andou com Rubens Barrichello ao volante de um F2003-GA. O brasileiro completou 117 voltas, a melhor em 57s413.

O recorde do F2003-GA pertence ao alemão Michael Schumacher, que virou 56s338 no dia 30 de março. Rubinho segue testando nesta quarta-feira.

Massa testa pneus em Monza

Felipe Massa, piloto de testes, andou com uma F2002 em Monza. Ele completou ao todo 72 voltas, mais que a distância de um GP (53 voltas), mas a Ferrari não divulgou seus tempos. Felipe concentrou seus trabalhos no desenvolvimento de pneus para a Bridgestone.

A próxima etapa do Mundial de F-1 será o GP da Áustria, no próximo dia 18 de maio.

Assaltante baleado por policial morreu na Santa Casa

0

06/05/2003 15h41 – Atualizado em 06/05/2003 15h41

Morreu há pouco, na Santa Casa de Campo Grande, o assaltante que foi baleado depois de reagir à voz de prisão de um policial, conforme informações da Polícia Militar. Junto de um comparsa ele teria abordado um homem em frente à agência do banco Itaú, na Avenida Bandeirantes, e roubado quantia ainda não especificada pela Polícia Militar. Um policial que assistiu tudo de dentro de um ônibus desceu e deu voz de prisão aos assaltantes, que reagiram. O policial disparou contra as costas de um deles e prendeu os dois, recuperando o dinheiro roubado. Até agora os assaltantes não foram identificados.

Homens encontrados mortos tinham passagem pela polícia

0

06/05/2003 15h36 – Atualizado em 06/05/2003 15h36

Os dois homens encontrados mortos no fim da manhã de ontem em um matagal próximo a Avenida Três Barras, em Campo Grande, saída para São Paulo, tinham passagem pela polícia, segundo da DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil). O último identificado, Reinaldo Arce, 38 anos, era procurado pela Justiça de Cascavel (PR) por tráfico de entorpecentes, enquanto Luís Alves de Lima, vendedor de carros também em Cascavel, era condenado a pena de reclusão por 6 anos e 8 meses por corrupção ativa. Os dois foram encontrados com ferimentos de tiros de arma de calibre 12 na cabeça. O crime está sendo investigado pela DEH (Delegacia Especializada de Homicídios).

Vigilância recolheu 100kg de molusco em Corguinho

0

06/05/2003 15h31 – Atualizado em 06/05/2003 15h31

A população de Corguinho está sendo mobilizada a ajudar a Vigilância Sanitária a combater a proliferação do molusco Achatina Fulica, conhecido como caramujo gigante africano, que infestou a cidade. “No último sábado (3), numa ação que envolveu 150 pessoas, entre funcionários da prefeitura e alunos de escolas públicas, recolhemos 100kg do molusco, que já foram incinerados em enterrados”, informa o chefe da Vigilância Sanitária do município, José Correia Salgado.

Ele alerta, no entanto, que as pessoas precisam ter cuidado ao pegar o caramujo, tendo em vista que ele transmite – pois é hospedeiro do verme angiostrongiylus constaricenses –, a angiostrongeliase abdominal, doença que pode levar a hemorragia abdominal e morte. Os sintomas da doença são febre prolongada, anorexia, vômitos e inchaço abdominal. Não foram registrados casos da doença no município. Criado em cativeiro, com alimentação adequada, o caramujo não desenvolve o verme.

De acordo com Salgado, ainda não há previsão para o controle da reprodução do caramujo. O prazo e metas para as ações de recolhimento do molusco serão definidos esta tarde, em reunião com o prefeito de Corguinho, Celso Antonio Cirioli (PT), e o secretário de Saúde, Luiz Mitiharu Higashi.

Artuzi denuncia falta de remédios na Farmácia Municipal

0

06/05/2003 15h12 – Atualizado em 06/05/2003 15h12

O Deputado Estadual Ari Artuzi apresentou há pouco na Assembléia Legislativa, requerimento para que seja remetido expediente ao Secretário de Saúde do Estado, João Paulo Barcelos Esteves, com cópia ao prefeito Laerte Tetila, solicitando informações sobre a falta de medicamentos na Farmácia Municipal, bem como o cronograma de repasse mensal de recursos financeiros da farmácia básica para os municípios.

Segundo Artuzi, “a saúde no município de Dourados continua deixando a desejar, recebemos denúncia de usuários da falta de medicamentos nas farmácias da prefeitura, o que vem causando transtornos à comunidade que não tem recursos para a aquisição de medicamentos. O nosso desejo é ver a população bem atendida, para isso será necessário uma ação conjunta das esferas de Governo”.

Há mais de trinta dias, segundo informações dos usuários, não há remédio algum, nem mesmo os medicamentos básicos como a dipirona são encontrados na farmácia, o que para o Deputado é um descaso com a população carente que necessita de atendimento gratuito.

Artuzi solicitou, também, que a Secretaria Estadual de Saúde implante através de telefone 0800, uma central para que os usuários da Grande Dourados façam a solicitação de medicamentos de alto custo.

“Atualmente os pacientes devem se dirigir à capital para fazerem a retirada desses medicamentos junto à Casa da Saúde, com a criação da central esses remédios seriam enviados mensalmente ao Núcleo de Saúde, em Dourados, onde a população poderia ser atendida, evitando, assim, sua locomoção até Campo Grande”, justificou o deputado.

Sindicatos municipais votam proposta salarial

0

06/05/2003 15h09 – Atualizado em 06/05/2003 15h09

Os 67 sindicatos dos trabalhadores em educação realizam hoje assembléias para definir se os profissionais aceitam a proposta de reajuste salarial definida pelo Governo do Estado.

A presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Mara Carrara, na próxima quinta-feira a categoria se reúne em Campo Grande para discutir e tomar uma decisão definitiva sobre o reajuste.

“Caso a categoria decida não aceitar a proposta, vamos partir para a greve”, afirma Mara. A data para o início da possível greve será definida durante a assembléia na Capital.

O Governo Estadual apresentou proposta de reposição emergencial de 10% para professores e especialistas e 8% mais um abono de 8% para os funcionários administrativos da Educação, que passarão a valer a partir de 1º de junho, com recebimento no salário de julho.

Corpo de homem encontrado morto é reconhecido pela irmã

0

06/05/2003 15h03 – Atualizado em 06/05/2003 15h03

Identificado o segundo corpo que ainda estava sem referências e que foi encontrado ontem no matagal próximo à Avenida Três Barras, em Campo Grande, na saída para São Paulo. Reinaldo Arce foi identificado pela irmã, que está se dirigindo agora à DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) em Campo Grande que apura o caso. O corpo de Reinaldo foi encontrado junto do de Luís Alves de Lima, vendedor de carros da cidade de Cascavel (PR). Os dois apresentaram ferimentos de balas de arma calibre 12 na cabeça. A DEH ainda não tem informações sobre apuração do crime.

Infestação de moluscos em Corguinho preocupa Vigilância

0

06/05/2003 15h01 – Atualizado em 06/05/2003 15h01

Os moradores de Corguinho (a 78 km de Campo Grande) estão vivendo uma rotina no mínimo inusitada há pelo menos 2 meses. A cidade está infestada pelo molusco Achatina Fulica, conhecido como caramujo gigante africano, segundo informa o chefe da Vigilância Sanitária do município, José Correia Salgado.

Segundo ele, o molusco é proveniente de uma criação de aproximadamente 5 anos atrás. “O senhor que mantinha a criação faleceu e a família dele não quis cuidar do negócio. Com o passar do tempo, os bichos foram se reproduzindo. A infestação da cidade foi descoberta a uns 2 meses, quando a própria população acionou a Câmara de Vereadores”, explica.

A reprodução rápida do caramujo – cada um deles bota entre 50 e 400 ovos por postura – tem dificultado a única ação eficaz para combater o bicho: a captura. “Eles também morrem com sal, mas isso traria danos ao solo. Por isso, trabalhamos com a cata”, diz Salgado.

Após o recolhimento, os animais são incinerados e enterrados. Técnicos da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) estão em Corguinho para auxiliar a Vigilância no combate à proliferação do molusco.

Inscrições para Enem começam dia 12

0

06/05/2003 14h57 – Atualizado em 06/05/2003 14h57

Entre os dias 12 e 23 de maio, os estudantes poderão se inscrever para a sexta edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas pelos alunos da 3ª série matriculados na rede pública ou privada e por aqueles que terminaram esse nível de escolarização.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e os concluintes carentes de escolas privadas terão direito a gratuidade na taxa de inscrição, de R$ 32,00. Também ficarão isentos aqueles que concluíram esse nível de ensino na modalidade de jovens e adultos (supletivo) entre abril de 2002 e abril de 2003 e os que já terminaram o ensino médio, mediante declaração de carência. A prova está marcada para o dia 31 de agosto em 605 municípios, incluindo todas as capitais.

O Enem é um exame voluntário, que oferece uma referência para auto-avaliação e serve como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Atualmente, 412 instituições de ensino superior já utilizam os resultados da avaliação em seus vestibulares.

Bush nomeia especialista em contra-terrorismo para a administração civil do Iraque

0

06/05/2003 14h55 – Atualizado em 06/05/2003 14h55

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, nomeou, nesta terça-feira, o ex-chefe de contra-terrorismo do Departamento de Estado, Paul Bremer, como seu enviado ao Iraque.

Bremer será o chefe da administração civil durante o período de transição no Iraque pós-guerra – um cargo que não foi bem explicado por Bush.

Segundo funcionários do Pentágono, Bremer será subordinado ao secretário de Defesa, Donald Rumsfeld.

É também a Rumsfeld que o diretor do Escritório de Reconstrução e Assistência Humanitária no Iraque, o general reformado Jay Garner, se reporta.

Para que não haja cruzamento entre as funções de ambos, Bremer, segundo o Pentágono, cuidará de questões políticas e Garner, dos esforços de reconstrução e ajuda humanitária. Quando necessário, os dois trabalharão juntos.

Bush disse que Bremer possui sentimentos compartilhados pela maioria dos norte-americanos: “Um desejo profundo de que o Iraque seja um país ordenado, um país livre e em paz”.

“Um país onde as pessoas comuns são livres para concretizar seus sonhos”, acrescentou o presidente.

Bush fez o anúncio durante uma reunião rápida com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.

Na sala também estavam Rumsfeld, o secretário de Estado, Colin Powell, e a assessora de Segurança Nacional, Condoleezza Rice.

Na semana passada, quando antecipou à CNN a nomeação de Bremer, um alto funcionário do Departamento de Defesa disse também que Garner seria subordinado ao novo administrador civil.

Essa informação gerou rumores de que havia, dentro de Washington, uma insatisfação com o trabalho de Garner.

Nesta terça-feira, Rumsfeld desmentiu que exista esse mal-estar no governo, dizendo que Garner “está fazendo um trabalho realmente importante para a nação”.

“Qualquer sugestão no sentido contrário é a mais pura inverdade”, concluiu o secretário.

Sinpetro desmente cartelização e diz que postos são livres

0

06/05/2003 14h51 – Atualizado em 06/05/2003 14h51

Acabou há pouco a reunião entre a diretoria do Sinpetro/MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniências do Estado de Mato Grosso do Sul) e o superintendente do Procon, Itamar Chamorro, cuja finalidade foi explicar ao diretor do órgão a não existência de um cartel entre os donos de postos de combustíveis da Capital. De acordo com a assessoria de comunicação do Sinpetro/MS, na reunião foi mostrado um relatório com o custo dos combustíveis desde a distribuidora até a venda nos postos.

Sobre a igualdade nos preços, o Sinpetro simplesmente afirmou que o mercado é livre e que os postos tem a autonomia que quiserem para mudar seus preços quando bem entenderem. A “cartelização” novamente foi desmentida e a diretoria do Sinpetro disse que a gasolina pode ser encontrada há vários preços nos postos da Capital, sendo que em uns ela está sendo vendida a R$ 2,09 e em outros pode ser encontrada por R$ 2,18.

Homem é assaltado em frente a agência bancária

0

06/05/2003 14h45 – Atualizado em 06/05/2003 14h45

Dois homens em uma moto assaltaram um rapaz, ainda não identificado, em frente a uma agência do banco Itaú, na avenida Bandeirantes em Campo Grande, no início dessa tarde.

Um policial que passava pelo local deu voz de prisão aos assaltantes que reagiram. Um deles foi atingido nas costas e levado para a Santa Casa da Capital.

O dono da moto Twister preta, placas JZH 7112 de Cuiabá (MT), foi identificado pela Policia Civil de Campo Grande. A moto está registrada no nome de Geraldo Gil de Oliveira Celisbino.

O segundo assaltante foi preso e está na sede do Garras. A polícia trabalha com a hipótese de que uma terceira pessoa tenha participado do assalto.

A quantia levada pelo assaltantes e o nome da vítima não foram divulgadas pela polícia.

Incra reúne superintendentes para definir verbas e ações

0

06/05/2003 14h34 – Atualizado em 06/05/2003 14h34

Os 29 superintendentes regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participam de encontro em Brasília entre amanhã e sexta-feira para definir a programação operacional de cada estado. A liberação dos recursos para as Superintendências Regionais depende deste planejamento que inclui a definição das áreas prioritárias para a realização da reforma agrária. Os superintendentes também vão definir o novo modelo de assentamento do governo Lula, assim como a recuperação das famílias assentadas. Uma auditoria realizada pelo Incra constatou que 92% das famílias assentadas não tiveram acesso ao fornecimento de água e que somente 12% dos assentados possuem energia elétrica em casa, segundo a assessoria de imprensa do órgão.

Segurança no trânsito é tema de palestras na Câmara de Dourados

0

06/05/2003 14h33 – Atualizado em 06/05/2003 14h33

Por iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Dourados, com apoio do Detran/MS, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Patrulha Mirim e Pró-infra, acontece na próxima sexta-feira, dia 09 de maio, no plenário do Legislativo Municipal, palestras sobre segurança e acidentes de trânsito.

As palestras terão como público alvo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas e serão ministradas por técnicos do Detran, PM, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Os temas abordados são legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva.

A programação será das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Nos intervalos haverá show com o piloto de biketrial Abílio Pietramale, que irá fazer exibição sobre obstáculos de grande dificuldade, adequados para prática de esportes radicais. Formado em Educação Física, Pietramale tem se destacado durante eventos em várias cidades brasileiras, tendo, inclusive, se apresentado no Programa do Faustão, no quadro “Se vira nos trinta”, com ótima performance.

Para participar do Programa de Segurança de Trânsito, estão sendo convidadas para enviar funcionários, empresas de médio e grande porte, escolas e público em geral. “O objetivo é orientar o maior número de pessoas possível sobre a legislação e conduta no trânsito, como forma de contribuir para a redução de acidentes”, explica o presidente da Câmara, José Carlos Cimatti Pereira (PFL).

Bomba é achada em Dublin antes da visita de Blair

0

06/05/2003 14h25 – Atualizado em 06/05/2003 14h25

O primeiro-ministro britânico Tony Blair, se reúne hoje, em Dublin com seu colega irlandês Bertie Ahern, para tentar impulsionar o processo de paz na Irlanda do Norte, depois do adiamento das eleições previstas para 29 de maio. Pouco antes de sua chegada, a polícia local encontrou uma bomba na Galeria Nacional de Dublin. O local fica perto do Parlamento onde os dois líderes se encontrarão. Ainda não se sabe se o artefato foi colocado por causa da visita do primeiro-ministro britânico.

Blair decidiu na quinta-feira passada suspender, pela segunda vez em dois meses, as eleições autônomas no Ulster, programadas inicialmente para 1º de maio. O premier britânico justificou a medida pela ausência de um gesto suficientemente claro do Exército Republicano Irlandês (IRA) de que abandonará toda atividade paramilitar. A decisão de adiar as eleições foi muito criticada pela maioria dos partidos norte-irlandeses – exceto os unionistas moderados de David Trimble – e pelo próprio Ahern, que declarou seu profundo desacordo com a medida.

Em seu primeiro encontro depois do anúncio, Blair e Ahern tentarão entrar em um consenso sobre a iminente aplicação de alguns pontos de seu “plano de resgate” – projetado para por um fim no conflito norte-irlandês – enquanto esperam um gesto por parte do IRA.

Vai realizar II Salão de Artes Plásticas

0

06/05/2003 14h22 – Atualizado em 06/05/2003 14h22

O II Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento abre inscrições para que os artistas plásticos interessados em expor seus trabalhos comecem a produzir suas obras.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 15 de junho até o dia 18 de julho. Para que a inscrição seja efetuada cada obra deve ser apresentada por uma fotografia em formato padrão (10x15cm). Os trabalhos serão expostos em Três Lagoas de 5 de setembro a 8 de outubro. Cada artista pode inscrever até três obras que podem ser pintura, desenho, gravura, fotografia ou técnica mista, ou ainda escultura, assemblage e instalação.

O artista que ficar em primeiro lugar receberá R$ 1,5 mil como prêmio, o segundo colocado ganhará R$ 1,2 mil e o terceiro R$ 1 mil. Também serão entregues troféus para o quarto e o quinto colocados. Os vencedores em cada modalidade serão conhecidos na abertura do evento.

Entre as obras classificadas, uma delas integrará o patrimônio cultural do governo do Estado, fazendo parte do acervo do Marco (Museu de Arte Contemporânea) sediado em Campo Grande.

As fichas de inscrições, regulamento e outras informações atinentes ao concurso estão disponíveis no site www.sinapespaip.com.br

A inscrição é gratuita e após preenchida a ficha, deve ser enviada pelo correio para a Caixa Postal 2101, CEP 79008-970, de Campo Grande (MS), aos cuidados da Comissão Organizadora do 2º Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento.

Multas por excesso de velocidade aumentaram 56% no MS

0

06/05/2003 14h18 – Atualizado em 06/05/2003 14h18

O condutor de Mato Grosso do Sul está mais displicente em relação ao limite de velocidade nas vias. É o que revela a estatística de multas cadastradas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), apontando aumento de 56,63% na quantidade de multas cadastradas por excesso de velocidade, que aumentaram de 2.465 no mês de março para 3.861 no mês passado. Por outro lado, os casos de embriaguez ao volante reduziram 42,55% de 47 para 27. Acompanhando o fim do prazo de pagamento de IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para quem optou por parcelar o imposto, as notificações por irregularidades na documentação aumentaram 10%, de899 a 997. A multas por avanço de sinal vermelho diminuíram ligeiramente, de 364 a 353.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.