22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 147

PF e RFB reprimem organização criminosa que recrutava agentes públicos

0
Foto: PF-MS

Grupo cooptava agentes públicos, praticava contrabando e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quarta-feira (18), a “Operação Iscariotes”, com o objetivo de reprimir  uma organização criminosa que recrutava agentes de segurança pública para a prática de contrabando, de descaminho, de lavagem de capitais e outros crimes.

A operação decorre de investigação de longo curso, que revelou a atuação de um grupo criminoso especializado na importação fraudulenta de eletrônicos de alto valor agregado, desacompanhados de documentação fiscal e sem a devida regularização perante os órgãos de controle aduaneiro. Após o ingresso irregular no país, os produtos eram distribuídos em Campo Grande e em outros estados, especialmente em Minas Gerais. 

Os crimes investigados são contrabando, descaminho, lavagem de capitais, corrupção passiva, violação de sigilo e outros ilícitos relacionados ao sistema financeiro nacional.

A organização criminosa contava ainda com a participação de agentes vinculados a órgãos de segurança pública (aposentados e da ativa), com aparente utilização da função pública para favorecer a atuação do grupo. No curso da investigação, foram realizados diversos flagrantes.

Após representação da autoridade policial, com manifestação favorável do Ministério Público Federal, a Justiça Federal expediu as seguintes medidas cautelares:

  • 31 mandados de busca e apreensão;
  • 4 mandados de prisão preventiva;
  • 1 mandado de monitoração eletrônica;
  • 2 afastamentos de funções públicas;
  • 6 Suspensões de porte/posse de arma de fogo;
  • Indisponibilidade de bens de 12 Pessoas Físicas e Jurídicas (40 milhões de reais), incluindo:
  • I. Sequestro de ao menos 10 imóveis;
  • II. Sequestro e apreensão de, ao menos, 12 veículos;
  • III. Suspensão das atividades de 6 pessoas jurídicas.

Ao todo, foram cumpridas cerca de 90 ordens judiciais, com a mobilização de mais de 200 policiais nas cidades de Campo Grande (MS), Dourados (MS), Belo Horizonte (MG), Vespasiano (MG) e de Montes Claros (MG).

A operação contou, ainda, com o apoio das corregedorias da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

(*) Comunicação Social da PF em MS

Projeto apoiado pelo Governo de Mato Grosso do Sul usa novas tecnologias contra enchentes na Capital

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

Nortear ações preventivas a partir de sistemas capazes de antecipar riscos causados pelos impactos das fortes chuvas em Campo Grande, que ocorrem em especial no período de verão. Esse é o objetivo de pesquisas realizadas desde 2017 com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia).

Um exemplo desses estudos é o HidroEX — Extremos Hidrológicos em Múltiplas Escalas, realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para desenvolver um avançado sistema de monitoramento e previsão de enchentes. Essa iniciativa que já está ajudando o município a monitorar as águas das chuvas — só em fevereiro foram mais de 300 mm, quantidade que não era registrada há 10 anos na Capital, conforme a Defesa Civil local.

O projeto HidroEX — Extremos Hidrológicos em Múltiplas Escalas consolidou uma trajetória científica que hoje combina equipamentos de ponta, inteligência artificial e aplicação direta no planejamento urbano de Campo Grande, de acordo com o relatório apresentado para a Fundação.

Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo de Tarso, o apoio da Fundect foi fundamental para o crescimento da ideia. “Em 2017 a gente tinha basicamente um projeto pequeno, na época universal, do CNPq, que deu um start para a gente desenvolver os trabalhos nessa linha”, explica. Atualmente, o projeto também resultou em sistemas de alerta e aplicativos voltados a áreas específicas de inundação na cidade.

Fase inicial

Na fase inicial, os estudos utilizaram dados de chuva e de nível da água monitorados pela Prefeitura, com foco principalmente na Bacia do Prosa. A aprovação do HidroEX pela Fundect representou um ponto de inflexão nessa trajetória. “Depois do HidroEX, a gente conseguiu comprar equipamentos de ponta”, afirma o pesquisador, ao destacar que o projeto permitiu um impulso maior no desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias.

Com o apoio da Fundect, o grupo passou a trabalhar com sensores sem contato com a água (não ficam submersos), radares, câmeras e modelos baseados em inteligência artificial.

“Hoje a gente tem, por exemplo, um radar que mede nível de água ali no Prosa”, explica o coordenador, ao ressaltar que esses dados são utilizados na calibração de modelos hidrológicos e hidráulicos que contribuem para entender o comportamento das águas.

Resultados

Entre os resultados do HidroEX está o desenvolvimento de ferramentas inovadoras baseadas em deep learning (aprendizado de Inteligência Artificial), sistemas de alerta e aplicativos voltados a áreas específicas de inundação na cidade.

“Foi desenvolvido um modelo de deep learning e usando câmeras com as quais é possível simplesmente, em qualquer ponto de um rio, gravar um vídeo e ter a ideia da altura da água e consequentemente da vazão”, relata o pesquisador. Segundo ele, esse é um dos subprodutos tecnológicos gerados a partir do projeto.

Além disso, foram desenvolvidos modelos hidráulicos calibrados utilizados para subsidiar o planejamento urbano. De acordo com o coordenador, esses modelos permitem avaliar “as melhores descoberturas do solo na região para minimizar impactos de picos de cheia, de volumes de cheias”.

Desdobramentos

Os dados e resultados obtidos no HidroEX viabilizaram a aprovação de um novo projeto temático no CNPq, voltado a sistemas rápidos e antecipados de alerta de inundações. “Esse projeto tem contribuído ainda mais para a gente avançar nessas linhas que foram impulsionadas com o projeto do HidroEX”, afirma o pesquisador.

Atualmente, o grupo trabalha com a integração de dados de modelos climáticos aos modelos hidrológicos para indicar áreas de inundação antes mesmo da ocorrência das chuvas.

Outro resultado do projeto é o fortalecimento da relação com a Prefeitura de Campo Grande. Está em fase de formalização um convênio que prevê a manutenção e a gestão de uma rede de 54 pluviômetros distribuídos pela cidade, além da organização desses dados em um banco qualificado.

Segundo o coordenador, essa estrutura permitirá apoiar decisões do poder público e o planejamento urbano. “Antes de iniciar um loteamento ou uma nova obra que vai impermeabilizar o solo, a gente pode simular e ver qual é o impacto disso dentro de um sistema, de uma bacia”, explica.

Apoio da Fundect

Ao avaliar o financiamento estadual, o pesquisador destaca que o apoio da Fundect foi determinante para a consolidação do projeto. “A Fundect foi extremamente importante nessa etapa pra gente, como eu falei, deu a impulsionada nos nossos trabalhos”, afirma.

Ele também ressalta que a flexibilidade administrativa da Fundação permitiu a continuidade das pesquisas mesmo durante o período de atividades no exterior, garantindo o andamento do projeto e a atuação de estudantes e pesquisadores.

“O HidroEX representa o que defendemos como política pública de ciência no Governo do Estado: partir de um problema real da sociedade, investir para gerar uma solução concreta. A Fundect possibilitou o salto tecnológico necessário para integrar monitoramento em tempo real, modelagem e inteligência artificial. O resultado é uma ciência que não fica restrita à universidade, mas que apoia o planejamento urbano, fortalece a gestão pública e contribui diretamente para reduzir riscos e melhorar a qualidade de vida da população”, explica o professor Cristiano Carvalho, diretor-presidente da Fundect.

Comunicação Fundect

DP de Bataguassu identifica e localiza acusado por estupro de vulnerável no interior do nordeste

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Bataguassu (DAM) e do Núcleo Regional de Inteligência, concluiu uma complexa investigação de crime sexual virtual contra crianças e adolescentes. As autoridades identificaram e localizaram G.S.A, de 31 anos, residente no interior do Maranhão, como o autor dos graves delitos praticados contra três vítimas menores de idade no município de Bataguassu.

Esta é a segunda vez que a polícia bataguassuense identifica e localiza um criminoso sexual interestadual durante operação denominada “Vale dos Ventos II”.

As investigações tiveram início após a mãe de uma vítima de 13 anos procurar a delegacia no dia 26 de fevereiro. A adolescente vinha sendo chantageada há dias por um usuário do número (66) 98136-4286, que se passava por colega de escola e exigia fotos íntimas mediante ameaças de exposição pública.

Durante as interações, o criminoso coagiu a vítima a enviar imagem dos seios e, em outro momento, obrigou uma segunda vítima, de 14 anos, a praticar atos libidinosos em chamada de vídeo, gravando todo o conteúdo sem autorização – configurando produção de material pornográfico infantil. As ameaças proferidas contra as vítimas e seus familiares eram de extrema gravidade, incluindo promessas de morte e tortura.

O delegado responsável pelo caso – Lúcio Marinho – destacou o compromisso da instituição: “Todas as vezes que a Polícia Civil de Bataguassu foi acionada para investigar estupro de vulnerável na modalidade virtual, logramos êxito em identificar, localizar e representar pela prisão do autor. É um trabalho incansável de nossa equipe, que utiliza tecnologia de ponta e cooperação interestadual para levar esses criminosos à Justiça”.

O inquérito policial será e encaminhado ao Poder Judiciário. G.S.A. foi devidamente indicado pelos crimes de estupro de vulnerável (art. 217-A do CP), ameaça (art. 147 do CP), divulgação de cena de estupro (art. 218-C do CP) e armazenamento de material pornográfico infantil (art. 241-B do ECA).

A autoridade policial já representou pela prisão preventiva do investigado, considerando a gravidade concreta dos delitos, o risco de reiteração criminosa e o fato de o suspeito residir em outro estado, sem vínculos com o distrito da culpa. O pedido aguarda apreciação do Juízo da Comarca de Bataguassu.

Com a representação pela prisão e o indiciamento formal, a Polícia Civil dá por encerrado o inquérito policial, encaminhando os autos ao Ministério Público para oferecimento da denúncia.

Operação Vale dos Ventos

A primeira ocorreu na Operação Vale dos Ventos, deflagrada em 2024, quando um homem foi preso na cidade baiana de Fátima após manter uma adolescente de 13 anos em situação de violência sexual por 38 dias. Na ocasião, a operação ganhou destaque pela eficiência das técnicas de ciberinvestigação empregadas pelo Núcleo Regional de Inteligência, que localizou o suspeito a 150 km de Aracaju.

O nome da Operação, que marcou o primeiro grande sucesso investigativo da DAM Bataguassu em crimes virtuais interestaduais, remete ao autor italiano Dante Alighieri. Em sua obra “Divina Comédia”, o Vale dos Ventos representa a parte do inferno destinada aos devassos, aqueles que não controlam seus desejos sexuais.

Parceria entre Agepen e Senai leva capacitação a mulheres pré-egressas e egressas, buscando autonomia

0
Foto: Tatyane Santinoni

Uma iniciativa voltada à geração de renda e à reconstrução de trajetórias de vida foi foco de capacitação que beneficiou mulheres pré-egressas e egressas do sistema prisional em Mato Grosso do Sul.

Em parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio do Escritório Social de Campo Grande, e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), foi realizado, na Capital, o Curso de Confecção de Ovos de Páscoa e Trufas, que reuniu 16 participantes do Estabelecimento Penal Feminino em Regime Semiaberto e Aberto, além de egressas do sistema prisional.

Totalmente gratuito e com carga horária de 8 horas/aula, o curso oferece certificação e tem como objetivo proporcionar qualificação rápida em uma área com grande potencial de geração de renda, especialmente no período da Páscoa.

De acordo com a instrutora de confeitaria e panificação do Senai, Miriel Isadora Miranda Moraes, as participantes aprendem técnicas fundamentais para a produção profissional dos chocolates. “Elas estão aprendendo desde o derretimento correto do chocolate, controle de temperatura e escolha do tipo adequado de chocolate, até as diferentes formas de produção, como ovos de colher, ovos trufados e trufas”, explica.

Durante a capacitação, também são apresentadas possibilidades de recheios e combinações de sabores, como paçoca, beijinho, brigadeiro de chocolate e doce de leite. Segundo a instrutora, o conhecimento adquirido pode ser aplicado não apenas na produção de ovos de Páscoa, mas também em outras áreas da confeitaria ao longo de todo o ano.

“Essas técnicas podem ser utilizadas para fazer trufas, bolos, tortas, cupcakes e diversos outros produtos. A trufa, por exemplo, é uma ótima fonte de renda e pode ser vendida o ano inteiro”, destaca Miriel, que atua há cerca de dez anos na área.

Além da qualificação técnica, o curso também evidencia o potencial de retorno financeiro para quem decide empreender. Conforme a instrutora, a margem de lucro na produção pode chegar a 100%, sendo considerada uma das melhores oportunidades de renda no período da Páscoa. A estimativa é que, em cerca de um mês de vendas, uma pessoa organizada e que se antecipe à produção possa alcançar até R$ 3 mil de lucro líquido.

Para a diretora do Escritório Social em substituição legal, policial penal Rozimeire Zeferino, a oferta de cursos profissionalizantes é uma das estratégias mais importantes para promover a reinserção social de pessoas que passaram pelo sistema prisional.

“Os cursos são um dos pilares da ressocialização, porque proporcionam autonomia financeira e dignidade. Muitas mulheres que deixam o sistema prisional são chefes de família e precisam de uma forma rápida de gerar renda. Capacitações em áreas como gastronomia, serviços gerais e estética ampliam essas oportunidades, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo”, afirma.

Rozimeire destaca, ainda que, a realização das capacitações fora do ambiente prisional contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento social. “O aprendizado de um novo ofício ajuda a reconstruir a identidade da mulher e a desenvolver a percepção de que ela é capaz de produzir, trabalhar e ocupar seu espaço na sociedade”, completa.

Entre as participantes está Kelly Cristina Tavares Oliveira, de 45 anos, que atualmente cumpre pena no regime semiaberto e trabalha no Escritório Social. Apaixonada por confeitaria desde a juventude, ela vê na capacitação uma oportunidade de transformar habilidade em profissão.

“Sempre gostei de fazer bolo desde os 12 anos, mas nunca tive qualificação técnica. Eu sabia fazer, mas não tinha as medidas certas e acabava não tendo lucro. Agora estou aprendendo tudo direitinho e isso vai me ajudar muito. Meu sonho é montar meu próprio negócio e trabalhar com doces, bolos e salgados”, conta.

Outra participante é Miriel Moraes, de 53 anos, que já possui experiência profissional na área gastronômica e atuou como chef em restaurantes de Campo Grande, incluindo estabelecimentos de culinária oriental. Para ela, a capacitação amplia horizontes e abre novas possibilidades de trabalho.

“Doce nunca foi muito a minha praia, mas uma chef completa precisa saber fazer de tudo. Esse curso está abrindo portas, porque além de aprender algo novo, também é uma oportunidade de renda. A gente pode vender trufas o ano inteiro e reinventar receitas a partir do que aprendemos aqui”, relata.

Para a direção da Agepen, iniciativas como essa reforçam o papel da qualificação profissional no processo de reinserção social, oferecendo às participantes não apenas conhecimento técnico, mas também novas perspectivas de futuro e autonomia econômica.

Keila Oliveira e Tatyane Santinoni, Comunicação Agepen

Polícia Civil prende apontado por série de roubos contra mulheres em Três Lagoas

0
Foto: PC-MS

A equipe da Terceira Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas prendeu, na tarde da última terça-feira (17), um homem, autor de diversos roubos na cidade, tendo como alvo principalmente mulheres desacompanhadas.

As diligências tiveram início após um roubo ocorrido nas proximidades da creche Nossa Senhora Aparecida. A partir da comunicação do crime, os investigadores iniciaram buscas e conseguiram identificar o autor, já conhecido pela prática de delitos semelhantes.

A equipe policial se deslocou até uma residência no bairro Santa Rita, onde localizou o indivíduo. Durante a abordagem, ele confessou o crime mais recente e admitiu a prática de outros roubos, alegando que cometeu os delitos após uso de drogas.

Polícia Civil prende apontado por série de roubos contra mulheres em Três Lagoas
Foto: PC-MS

A investigação apontou que o acusado abordava mulheres sozinhas, mediante grave ameaça, subtraindo bolsas e aparelhos celulares.

Durante a ação, os policiais apreenderam as vestes utilizadas pelo autor no momento dos crimes, bem como a bicicleta empregada nas ações criminosas. O simulacro de arma de fogo utilizado nos roubos, no entanto, foi dispensado pelo próprio autor e não foi localizado.

Com ele foram encontrados quatro aparelhos celulares sem comprovação de origem. Após verificação, foi possível identificar vítimas e restituir três aparelhos roubados em diferentes pontos da cidade: um nas proximidades da creche, outro nas imediações do mercado e um terceiro no bairro Santos Dumont.

Além disso, o autor indicou o local onde havia descartado a bolsa de uma das vítimas em uma área próxima à feira central. Os policiais foram até o ponto indicado e conseguiram recuperar a bolsa com documentos pessoais e cartões. O celular da mesma vítima também foi localizado posteriormente.

Ainda na Delegacia, foi constatado que os aparelhos apreendidos estavam relacionados a outros roubos já registrados, todos com características semelhantes, o que indica a prática de crimes em continuidade.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e esclarecer integralmente os casos.

Informações podem ser repassadas de forma sigilosa pelo WhatsApp Denúncia da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, pelo número (67) 99991-6698. O sigilo do denunciante é absolutamente garantido.

Carreta-palco rodará 3.500 quilômetros levando arte e cultura a 40 cidades do interior de Mato Grosso do Sul

0
Foto: FCMS

Com apresentações gratuitas de teatro, dança e circo, uma carreta-palco especial inicia na próxima segunda-feira (23) uma rota que contempla 40 municípios de Mato Grosso do Sul. Ela integra o projeto Circula Cultura MS, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), que utiliza o veículo como base móvel de arte e muita alegria.

Idealizado para ampliar o acesso da população aos bens culturais, especialmente em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o projeto terá apresentações de artistas sul-mato-grossenses nas categorias solo, grupos ou coletivos.

A carreta-palco sai de Campo Grande e começa as apresentações por Sonora, dia 23. Já na terça-feira (24) ela vai até Coxim e na quarta-feira (25) chega a Alcinópolis. Na quinta-feira (26) é a vez de Figueirão, enquanto na sexta-feira (27) será a vez de Camapuã e no sábado (28) a vez de Rio Verde de Mato Grosso.

Com cerca de 14,5 mil habitantes segundo o IBGE, a primeira cidade a receber a carreta-palco, Sonora, está localizada na região norte de Mato Grosso do Sul e a 215 quilômetros da Capital. O município possui uma identidade cultural marcada pela diversidade de influências de migrantes que contribuíram para a formação da cidade desde sua origem, ligada ao desenvolvimento agroindustrial nas décadas de 1970 e 1980.

“É com muita satisfação que daremos início ao Circula Cultura MS 2026 em Sonora, na região norte. Lá, abriremos a temporada da carreta-palco que percorrerá aproximadamente 3.500 quilômetros para levar a nossa arte”, explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes.

Já a diretora e produtora cultural Nair Gavilan, da Associação Flor e Espinho Teatro, OSC (Organização da Sociedade Civil) responsável pela execução do Circula Cultura MS, reforça que o cronograma diária visa justamente mostrar que “todo dia é dia de arte e cultura”, em especial em Mato Grosso do Sul, que é rico em produções e artistas. “Aguardamos as famílias com suas crianças, adolescentes, pessoas idosas, escolas e instituições. É um evento para toda a família, para toda a comunidade”.

O circuito de mostras segue até o dia 22 de maio, com encerramento previsto no município de Paraíso das Águas.

Circula Cultura MS 2026

O Circula Cultura MS integra as ações do Edital nº 017/2025/FCMS e é uma realização do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc; do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; e da Associação Flor e Espinho Teatro.

A Associação Flor e Espinho realiza atendimento administrativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na rua Pedro Celestino, 3.750, bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Outra opção é o contato por e-mail. O endereço é o [email protected].

(*) Comunicação Setesc

Raio atinge CEI Maronita e aulas são suspensas nesta quarta-feira (18)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura Municipal informa que não haverá aulas nesta quarta-feira, 18 de março, no Centro de Educação Infantil (CEI) Maronita, após a unidade ser atingida por um raio durante as fortes chuvas registradas na madrugada.

De acordo com a administração municipal, a suspensão das atividades ocorre por medida de segurança. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizará uma avaliação técnica no local para verificar se há riscos estruturais e, principalmente, a presença de gases na área da cozinha, ponto onde o raio atingiu a unidade.

A preocupação é garantir que o ambiente esteja seguro antes do retorno de alunos e funcionários, evitando qualquer possibilidade de acidentes.

Os pais estão sendo comunicados pela Diretoria da unidade e devem manter contato com a mesma para dúvidas.

Polícia Civil prende autor de série de roubos contra mulheres em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Três Lagoas, por meio da equipe da Terceira Delegacia, prendeu na tarde desta terça-feira (17) um homem autor de diversos roubos na cidade, tendo como alvo principalmente mulheres desacompanhadas.

As diligências tiveram início após um roubo ocorrido nas proximidades da creche Nossa Senhora Aparecida. A partir da comunicação do crime, os investigadores iniciaram buscas e conseguiram identificar o autor, já conhecido pela prática de delitos semelhantes.

A equipe policial se deslocou até uma residência no bairro Santa Rita, onde localizou o indivíduo. Durante a abordagem, ele confessou o crime mais recente e admitiu a prática de outros roubos, alegando que cometeu os delitos após uso de drogas.

Segundo a Polícia Civil, o autor abordava mulheres sozinhas, mediante grave ameaça, subtraindo bolsas e aparelhos celulares.

Polícia Civil prende autor de série de roubos contra mulheres em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Durante a ação, os policiais apreenderam as vestes utilizadas pelo autor no momento dos crimes, bem como a bicicleta empregada nas ações criminosas. O simulacro de arma de fogo utilizado nos roubos, no entanto, foi dispensado pelo próprio autor e não foi localizado.

Com o autor, foram encontrados quatro aparelhos celulares sem comprovação de origem. Após verificação, foi possível identificar vítimas e restituir três aparelhos roubados em diferentes pontos da cidade: um nas proximidades da creche, outro nas imediações do mercado M.A Frios e um terceiro no bairro Santos Dumont.

Além disso, o autor indicou o local onde havia descartado a bolsa de uma das vítimas — cuja identidade foi preservada — em uma área próxima à feira central. Os policiais foram até o ponto indicado e conseguiram recuperar a bolsa com documentos pessoais e cartões.

Polícia Civil prende autor de série de roubos contra mulheres em Três Lagoas
Foto: Divulgação

O celular da mesma vítima também foi localizado posteriormente.
Ainda na delegacia, foi constatado que os aparelhos apreendidos estavam relacionados a outros roubos já registrados, todos com características semelhantes, o que indica a prática de crimes em continuidade.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e esclarecer integralmente os casos.

IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que são fundamentais para o avanço das investigações e a identificação de criminosos.

Informações podem ser repassadas de forma sigilosa pelo WhatsApp Denúncia da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, pelo número (67) 99991-6698. O sigilo do denunciante é absolutamente garantido.

A participação da comunidade é essencial para o fortalecimento da segurança pública e a redução da criminalidade no município.

Polícia Civil prende autor de série de roubos contra mulheres em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Polícia Civil de Três Lagoas identifica autor de furtos de motocicletas na cidade

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil de Três Lagoas, por meio da 3ª Delegacia de Polícia, identificou o autor de dois furtos de motocicletas ocorridos durante o mês de fevereiro deste ano.

De acordo com as investigações, uma das motocicletas foi subtraída nas proximidades do quartel do Exército, enquanto a outra foi furtada na Avenida Clodoaldo Garcia, uma das principais vias da cidade.

As motocicletas já haviam sido recuperadas durante as investigações e restituidas às vítimas.

Na data de hoje (17), os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido até a unidade policial. Durante o interrogatório, ele confessou a prática dos crimes, apresentando detalhes sobre a forma de execução das ações criminosas.

O investigado possui extensa ficha criminal, com histórico reiterado de furtos de motocicletas. Consta ainda que ele já havia sido internado anteriormente na UNEI Tia Aurora e colocado em liberdade no ano passado.

À época dos fatos, ocorridos em fevereiro de 2026, o autor ainda era menor de idade, tendo completado 18 anos posteriormente. Mesmo assim, responderá pelos atos praticados, podendo inclusive ser novamente submetido a medida de internação, conforme previsão legal.

A Polícia Civil destaca que a elucidação dos crimes reforça o trabalho contínuo de investigação e combate aos furtos na cidade, especialmente aqueles que envolvem veículos.

IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que são fundamentais para o avanço das investigações e a identificação de criminosos.

Informações podem ser repassadas de forma sigilosa pelo WhatsApp Denúncia da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, pelo número (67) 99991-6698. O sigilo do denunciante é absolutamente garantido.

A participação da comunidade é essencial para o fortalecimento da segurança pública e a redução da criminalidade no município.

Celulose: o produto “invisível” que sustenta a economia de Mato Grosso do Sul e cadeias produtivas inteiras

0

Líder nas exportações do Estado, material essencial no cotidiano também movimenta bilhões

Por: Nathália Santos

Imagine acordar e perceber que itens comuns simplesmente desapareceram: o papel higiênico não está mais no banheiro, embalagens sumiram das prateleiras e até o filtro de café deixou de existir, assim como as fraudas descartáveis e até os livros que você guarda na sua estante.

O cenário parece improvável, mas serve como ponto de partida para entender o papel estratégico da celulose, especialmente em Mato Grosso do Sul. Mais do que presente no cotidiano, o material é hoje o principal produto da pauta de exportações do Estado.

Celulose: o produto “invisível” que sustenta a economia de Mato Grosso do Sul e cadeias produtivas inteiras

Dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) mostram que Mato Grosso do Sul alcançou, em 2025, um recorde histórico de US$ 10,7 bilhões em exportações.

Nesse total, a celulose lidera com cerca de 28,9% de participação, à frente de commodities tradicionais como a soja e a carne bovina. Na prática, isso significa que quase um terço de tudo o que o Estado vende ao exterior depende diretamente da produção de celulose.

IMPACTO IMEDIATO NA INDÚSTRIA

Celulose: o produto “invisível” que sustenta a economia de Mato Grosso do Sul e cadeias produtivas inteiras

Em um cenário hipotético de desaparecimento do material por 24 horas, os primeiros efeitos seriam percebidos dentro de casa, com a falta de itens básicos.

No entanto, os impactos mais significativos ocorreriam rapidamente na economia.

A paralisação da cadeia produtiva seria imediata. Mato Grosso do Sul consolidou-se como um dos principais polos de produção de celulose do país, com fábricas de grande escala voltadas majoritariamente à exportação.

Sem o produto, unidades industriais interromperiam operações, contratos internacionais seriam afetados e a circulação de mercadorias sofreria desaceleração.

LOGÍSTICA, EFEITO EM CADEIA E EXPORTAÇÕES

O impacto não se limitaria às indústrias, no caso específico de MS, Eldorado Brasil e a Suzano. A celulose movimenta rodovias, ferrovias e portos, integrando uma cadeia que envolve transporte, armazenamento e distribuição.

Sem esse fluxo, haveria comprometimento da logística, com reflexos em diversos setores da economia. O efeito seria em cadeia, atingindo atividades que dependem direta ou indiretamente do setor.

A relevância da celulose também se reflete no mercado internacional. O produto ocupa posição de destaque nas exportações sul-mato-grossenses para diversos países. Uma interrupção, ainda que temporária, poderia afetar o cumprimento de contratos, pressionar o saldo da balança comercial e comprometer a competitividade do Estado.

DO COTIDIANO À ECONOMIA

O exercício evidencia um contraste. No dia a dia, a celulose aparece principalmente em produtos simples e descartáveis. No entanto, sua relevância econômica é estrutural, sustentando cadeias produtivas, geração de empregos e receitas de exportação.

Mesmo em um contexto de crescente digitalização, a economia segue ancorada em bases físicas. Embalagens, transporte e processos industriais continuam dependentes desse tipo de matéria-prima.

Em reportagem anterior, o Perfil News mostrou que a celulose movimentou, inclusive a produção de papelão ondulado, que é hoje o principal insumo das embalagens utilizadas no e-commerce. Dados da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) indicam que a expedição de papelão ondulado no país tem registrado volumes elevados nos últimos anos, acompanhando o ritmo do varejo digital.

Em 2024, foram expedidos 4,2 bilhões de papelão ondulado, um aumento de 5% comparado com 2023, quando foram expedidos 4 bilhões de toneladas.

Os dados da Empapel ainda mostram que, na comparação mundial, o Brasil se encontra na sexta posição dos principais países produtores de papelão ondulado. O Brasil foi o país que mais avançou na

expedição entre 2024 e 2023, ao crescer 5,0%. Em seguida, os maiores crescimentos vieram da China (3,3%), Itália (3,0%) e Índia (2,5%).

A cadeia produtiva começa na floresta plantada, passa pela produção de celulose, segue para as fábricas de papel e chega às indústrias de embalagens. Empresas como a Klabin e a Suzano são protagonistas nesse processo, seja na produção de celulose, seja na fabricação de papéis voltados ao segmento de embalagens.

POLO MUNDIAL

Celulose: o produto “invisível” que sustenta a economia de Mato Grosso do Sul e cadeias produtivas inteiras
Unidade da Suzano de Ribas do Rio Pardo a maior do mundo em produção de celulose em linha única (Foto: Assessoria)

Vale lembrar que a Suzano consolidou Mato Grosso do Sul como um dos principais polos mundiais de produção de celulose. A empresa é hoje a maior produtora global de celulose de eucalipto, com capacidade instalada de aproximadamente 13,5 milhões de toneladas por ano no Brasil. Em 2024, registrou volume recorde de vendas, superior a 12 milhões de toneladas de celulose e papel.

No estado, as unidades de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo somam cerca de 5,8 milhões de toneladas anuais de capacidade instalada, o que coloca Mato Grosso do Sul como eixo central da estratégia industrial da companhia. A fábrica de Ribas do Rio Pardo, resultado do Projeto Cerrado, adicionou sozinha 2,55 milhões de toneladas à capacidade da empresa e é considerada uma das maiores linhas únicas de produção do mundo.

O movimento das embalagens de papelão também é influenciado pela substituição gradual do plástico por materiais de base renovável, impulsionada por metas ambientais e políticas de sustentabilidade adotadas por grandes varejistas e marketplaces.

Formação da SED qualifica professores e amplia inclusão de estudantes surdos na REE

0
Foto: arquivo escolar

Formação continuada é essencial para garantir uma Educação de qualidade

Em Mato Grosso do Sul, a formação de professores que atuam diretamente com estudantes surdos tem sido fortalecida por meio de encontros formativos que integram teoria e prática com a troca de experiências.

Assim, a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou, entre os dias 4 e 11 de março, o primeiro de quatro encontros formativos previstos para o ano, voltados aos professores que atuam no Apoio Pedagógico Especializado de estudantes surdos na Rede Estadual de Ensino.

Encontro presencial de especialistas

Em Campo Grande, a formação ocorreu de forma presencial no CAS/MS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), reunindo equipes do NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático) com o Núcleo de Tecnologia e o Núcleo de Formação.

Com o tema ‘O papel do professor de apoio no atendimento do estudante surdo’, o encontro abordou estratégias de ensino-aprendizagem e ética profissional, além da organização dos registros pedagógicos.

A gerente pedagógica do CAS/MS, Daniela Silva da Costa considera a formação continuada fundamental para garantir atendimentos cada vez mais qualificado aos estudantes surdos.

“Esse espaço também fortalece a articulação entre escola, CAS e as equipes da SED, promovendo alinhamento e troca de experiências”, destaca a gerente pedagógica do CAS/MS, Daniela Silva da Costa.

Consolidando a atuação de professores

Durante a formação, foram discutidos aspectos essenciais para o trabalho pedagógico, como:

  • Postura ética e profissional;
  • Identificação e acompanhamento de novos estudantes surdos;
  • Orientações administrativas e panorama da atuação dos professores de apoio;
  • Cumprimento de prazos e elaboração do PEI (Plano Educacional Individualizado);
  • Valorização de datas da comunidade surda, como o Dia Nacional da Libras (24 de abril) e o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro).

As discussões contribuíram para o alinhamento e o fortalecimento da atuação pedagógica nas unidades escolares.

Formação também alcança o interior

Para garantir a participação dos profissionais das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação), o encontro teve um segundo momento realizado de forma remota, por meio da plataforma Google Meet.

A estratégia ampliou o alcance da formação, consolidando o compromisso da SED com a equidade no acesso à qualificação profissional.

Compromisso permanente

Ao final do encontro, os participantes avaliaram positivamente a formação, destacando o espaço de escuta e troca de experiências como fundamental para o aprimoramento do trabalho pedagógico.

A gerente pedagógica do CAS/MS, Daniela Silva da Costa, destaca, ainda, o aumento na segurança e na qualidade do ensino diante de ações que destacam o papel do professor de apoio no atendimento do estudante surdo.

“Essa foi a primeira de quatro ações formativas visando consolidar uma Educação cada vez mais inclusiva na Rede Estadual”, finaliza a coordenadora.

Gilberto Junior, SED

Polícia Civil procura por suspeito de participação em tentativa de homicídio, em Corumbá

0
Divulgação/PC-MS

A 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá, concluiu a primeira fase das investigações referentes ao crime de tentativa de homicídio ocorrido na madrugada do dia 7 de março, nas proximidades do “Bar do Miguel”.

Conforme apurado, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo efetuados por indivíduos que se aproximaram em uma motocicleta, sendo posteriormente socorrida e encaminhada para atendimento médico.

Diligências investigativas, que incluíram a oitiva de testemunhas, análise de informações e aprofundamento das circunstâncias do fato, permitiram identificar a autoria do crime, sendo constatado que os envolvidos já possuíam desavenças anteriores com a vítima, inclusive com ameaças ocorridas momentos antes do atentado.

Com base nos elementos colhidos, foi representado pela prisão dos autores. Como resultado, C.D.A.S., 27 anos, foi devidamente localizado e preso, permanecendo à disposição da Justiça.

Por outro lado, o comparsa Luiz Henrique da Silva Gil (21), para o qual foi expedido mandado prisão, se encontrae foragido, sendo realizadas diligências contínuas para sua localização e captura. 

A Polícia Civil ressalta que informações sobre o paradeiro do foragido podem ser repassadas, de forma anônima, pelo telefone (67) 3231-2810.

As investigações prosseguem visando o completo esclarecimento dos fatos e a responsabilização de todos os envolvidos.

Rota do Ônibus do Hemosul amplia doações percorrendo municípios do interior de MS

0
Foto: Hemosul

Campanha passa por Brasilândia, Aparecida do Taboado e Inocência após mobilização na UFMS, que coletou 57 bolsas de sangue e novos cadastros de doadores de medula

A unidade itinerante da hemorrede estadual segue percorrendo Mato Grosso do Sul ao longo de março com a rota do Hemosul Móvel, iniciativa que leva estrutura para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea a diferentes regiões do Estado.

O veículo é totalmente equipado com estrutura para coletas internas, sistema de climatização, equipamentos laboratoriais e espaços adaptados para triagem, coleta e acolhimento dos doadores. A proposta é ampliar o alcance das campanhas e facilitar o acesso da população à doação de sangue e ao cadastro de voluntários para medula óssea.

A estratégia busca aproximar o serviço da população e estimular a participação de novos voluntários, contribuindo para a manutenção dos estoques da hemorrede estadual. A expectativa é atender gradualmente os 79 municípios sul-mato-grossenses, especialmente àqueles onde o acesso às unidades fixas era mais limitado.

“Atualmente, apenas entre 10 e 15 municípios contam com estrutura para coletas externas. Com a unidade móvel conseguimos ampliar esse alcance e fortalecer os estoques estratégicos da hemorrede, garantindo suporte para cirurgias, atendimentos de urgência e tratamentos em todo o Estado”, explica o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Solidariedade no campus

Antes de seguir para as agendas de coleta no interior do Estado, a equipe realizou uma mobilização na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Em dois dias de coleta, a ação resultou em 57 bolsas de sangue arrecadadas — sendo 37 no primeiro dia e 20 no segundo.

A iniciativa também incentivou o cadastro de novos voluntários no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Ao todo, 51 pessoas realizaram o cadastro, com 26 registros no primeiro dia e 25 no segundo.

Entre os participantes estava Vitor Alex, cadeirante que realizou sua primeira doação de sangue, reforçando a importância da mobilização e mostrando que a solidariedade pode vir de diferentes histórias e trajetórias.

Primeiro a participar da campanha da unidade móvel na UFMS, o doador Breno Minervini Garcia Terra destacou a importância da iniciativa. “Já sou doador desde 2014 e me sinto muito importante fazendo parte de uma campanha que salva vidas. Doem sangue, gente, é muito importante. Pode não parecer agora, mas a gente pode precisar no futuro. E quanto mais sangue disponível, maior será o número de vidas que conseguimos salvar”.

Calendário

A agenda do Hemosul Móvel continua ao longo de março com atendimentos em municípios do interior. A unidade estará em Brasilândia no dia 24, segue para Aparecida do Taboado no dia 25 e encerra a rota do mês em Inocência no dia 26, ampliando o alcance da campanha e reforçando a rede de solidariedade entre os sul-mato-grossenses.

A programação completa da unidade itinerante pode ser acompanhada no site oficial da Rede Hemosul clicando aqui, onde a população encontra o calendário atualizado das ações, locais de atendimento e orientações sobre como participar das campanhas de coleta.

“A unidade móvel tem papel fundamental para aproximar o serviço da comunidade. Muitas pessoas querem doar, mas nem sempre conseguem se deslocar até um hemocentro. Quando levamos a coleta até esses espaços, facilitamos o acesso, estimulamos novos doadores e ampliamos também o cadastro de voluntários para doação de medula óssea”, finaliza a coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres.

Danúbia Burema/Comunicação SES e Mayra Mayra Franceschi/Hemosul

Março Azul: hospital faz mutirão de exames para prevenção do câncer de intestino

0
Foto: Patrícia Belarmino

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promove, neste mês, mutirão de exames de colonoscopia da campanha Março Azul, voltada à conscientização e prevenção do câncer de intestino. A ação é realizada pelo Serviço de Endoscopia do HRMS e tem como objetivo a prevenção desse câncer considerado uma dos mais frequentes entre a população. A primeira etapa aconteceu no último domingo (15) e a segunda está prevista para o dia 29 de março. Ao todo, serão atendidos 50 pacientes – todos selecionados do Ambulatório do hospital.

A iniciativa também busca apoiar as estratégias de prevenção defendidas pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), que incentiva a realização de exames para diagnóstico precoce do câncer colorretal.

De acordo com o médico endoscopista e chefe do Serviço de Endoscopia do HRMS, Fernão Magalhães, a realização do mutirão depende de uma estrutura hospitalar preparada, equipe treinada, para garantir segurança ao paciente. O especialista explica, ainda, que o câncer de intestino é comum e tem como característica poucos sinais e sintomas durante sua evolução. Portanto, a prevenção é o caminho mais seguro a ser seguido.

O médico também reforça que pessoas com histórico familiar da doença precisam iniciar a investigação mais cedo. “Se o paciente tem familiares próximos que têm ou tiveram esse tipo de câncer, a recomendação é começar o acompanhamento antes da idade normalmente indicada, em torno dos 40 a 45 anos, justamente para aumentar as chances de detectar alterações precoces”, explica.

Conforme a SOBED, o câncer de intestino é o terceiro mais letal do Brasil, com cerca de 20 mil mortes por ano, além de atingir mais de 50 mil pessoas anualmente. O câncer de intestino acomete, principalmente, homens e mulheres com 45 anos ou mais.

Serviço de referência em Mato Grosso do Sul

O Serviço de Endoscopia do HRMS atua há 25 anos e funciona 24 horas por dia, com ampla experiência no atendimento de urgências, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia de vias biliares e pâncreas, além de endoscopia respiratória. Somente em 2025, o setor realizou cerca de sete mil procedimentos.

Há cerca de 15 anos, o serviço também oferece endoscopia pediátrica, tornando-se o único serviço do tipo em Mato Grosso do Sul voltado ao atendimento de crianças.

(*) Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Concessionária apresenta início das atividades e planejamento dos 100 dias da Rota da Celulose

0
Foto: Bruno Rezende/Secom MS

A direção e equipe técnica da concessionária responsável pela Rota da Celulose apresentou ao governador Eduardo Riedel quais atividades já foram iniciadas e o planejamento para estes primeiros 100 dias de trabalho nas rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

A reunião ocorreu nesta terça-feira (17) na sede da empresa ‘Caminhos da Celulose’, em Campo Grande. Também participaram do encontro os secretários estaduais Guilherme Alcântara (Seilog) e Rodrigo Perez (Segov).

“Foi um momento de prestígio receber o governador e seus secretários. Uma oportunidade de atualizar sobre o andamento dos trabalhos da concessão e até fazer uma prestação de conta destes primeiros dias, já pontuando o que fizemos e o planejamento dos 100 dias, que inclusive apresentamos na assinatura do contrato”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Luiz Fernando De Donno.

Ele destacou o planejamento para recuperação do pavimento das rodovias, assim como implantação da sinalização e outras atividades. “Nós vamos ter mais de 30 empresas entrando agora com equipes para fazer a roçada, assim como sinalização e a parte da defensa metálica. Elas vão atuar de forma simultânea em todas as rodovias”, adiantou.

O diretor ponderou que foco é já causar um “impacto positivo” nas pessoas que moram e trafegam pelas rodovias concessionadas, já mostrando os benefícios que serão proporcionados com esta nova modelagem rodoviária.

“Foi definido o início do recapeamento nas rodovias durante o primeiro ano, dos 870 km de extensão, que serão recuperados, dando condição de segurança para população nas rodovias que fazem parte da concessão”, ponderou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.

Concessão

A Rota da Celulose é uma nova modelagem rodoviária dispõe de tecnologia, modernidade e flexibilidade, sendo possível novos investimentos caso haja aumento no fluxo do tráfego. O objetivo da parceria público-privada é impulsionar o desenvolvimento do Estado e dar segurança ao usuário. A concessão prevê investimentos de R$ 10,1 bilhões, sendo R$ 6,9 bilhões destinados a despesas de capital e R$ 3,2 bilhões a custos operacionais.

O contrato prevê diversas obras de melhorias, entre elas 115 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas, 12 km de marginais, 38 km de contornos urbanos, 62 dispositivos em nível, 4 em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e 3.780 m² de novas obras de artes especiais de engenharia. A Rota da Celulose contará com 100% de acostamento em todo o sistema rodoviário.

Entre as inovações está o sistema em “free flow”, que é um pedágio sem barreira, que vai permitir mais fluidez, redução de emissão de CO2 (fluxo contínuo) e também a segurança viária. Outro foco será a conectividade, com comunicação contínua, dispondo de 484 câmeras — uma câmera a cada 1.8 km — rodovias 100% monitoradas, sensores de pista para avaliação de tráfego e sistema de controle de velocidade.

De acordo com o cronograma do Consórcio Caminhos da Celulose, as obras dos próximos 100 dias compreendem principalmente os dispositivos de segurança viária. Recuperação de 1.680 metros de proteção contínua (defensa metálica), 22,5 km de revitalização da sinalização, 5 mil tachas refletiva e reposição de 490 placas.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

FICCO/MS e DOF apreendem 745 kg de droga e prendem suspeito em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Ação ocorreu durante fiscalização na rodovia MS-258

Uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) resultou na apreensão de 745 kg de drogas e na prisão de um suspeito na região de Sidrolândia/MS.

A ação ocorreu por volta do meio-dia, na rodovia MS-258, em que os policiais identificaram um veículo que aparentava estar com excesso de peso. Diante da suspeita, foi dada ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e tentou fugir em direção a uma área de mata próxima à rodovia. Após acompanhamento, a equipe conseguiu alcançar e conter o suspeito. 

O suspeito, juntamente com o veículo e o material apreendido, foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, onde o caso será investigado.

A FICCO/MS é uma força de atuação integrada, composta pela Polícia Federal, Polícia Militar (incluindo o Batalhão de Choque/MS), DOF – Departamento de Operações de Fronteira/MS, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Penal Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande/MS.

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de MS leva orientação a migrantes em mutirão da Justiça Federal

0
Foto: Monique Alves/Sead

De 17 a 19 de março, das 8h às 16h, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) participa do mutirão de atendimento à população em situação de rua na Capital. O Pop Rua Jud Campo Grande é realizado no Parque Ayrton Senna, no Conjunto Aero Rancho.

Por meio do CADH (Centro de Atendimento em Direitos Humanos), os migrantes recebem orientações de como obter os documentos necessários para o exercício da cidadania no Brasil e sobre o curso gratuito de Português para migrantes e refugiados. As aulas são oferecidas pela UEMS no Centro de Atendimento ao Migrante, que fica no mesmo prédio do Procon (R. Padre João Crippa, 3115 – bairro: São Francisco). 

A boliviana Youlisa Arteaga Guzman, mãe de dois filhos, de 3 e 10 anos, foi atendida pelos servidores do CADH-Sead na manhã desta terça-feira (17) no Pop Rua Jud Campo Grande. Há um ano morando no Brasil, ela recebeu informações sobre como renovar a autorização de residência no País e sobre o curso de Língua Portuguesa. 

“Eu vim renovar a documentação. Dizem que depois de dois anos eu tenho que renovar a permissão de permanência. E quero ter acesso aos programas sociais e ter aulas de português também. Indicaram que posso me inscrever para o Bolsa Família, para que recebam apoio os meus filhos que já estudam aqui. Quero estudar português, quero esse benefício para os meus filhos, para pagar uma faculdade também e, se Deus nos permitir, aqui no outro ano, eu quero estudar também na faculdade”, contou, em espanhol.

Em um ambiente acolhedor e de suporte, o Centro de Atendimento ao Migrante oferece atendimento humanitário e igualitário, de apoio, assistência e orientação à situação migratória, incluindo assistência legal, social e psicológica. O WhatsApp do CAM é o (67) 3316-9841.

Youlisa disse estar recomeçando a própria história no Brasil após vencer o alcoolismo. Hoje, ela vive em um centro de recuperação. “Eu fui acolhida, me deram ajuda para morar. Estou nesse centro terapeuta para pessoas com problemas com álcool e dependentes químicos. Eu me recuperei, graças a Deus. Não tenho vontade de tomar nada de álcool. E estou ali apoiando muitas pessoas também para sair desse mundo que eu saí”

Defesa do Consumidor

Além do atendimento do CAM, a Sead levou para o Pop Rua Jud Campo Grande uma van do Procon Mato Grosso do Sul (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Somente neste ano, o Procon fez mais de 5,3 mil atendimentos.

Realizado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e pela Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, o Pop Rua é uma força-tarefa que disponibiliza mais de 30 serviços de justiça, cidadania, assistência social e saúde à população em situação de rua e vulnerabilidade social. 

Paulo Fernandes, Comunicação Sead

PROCON de Três Lagoas lança campanha educativa para alertar consumidores sobre golpes

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-TL), está promovendo uma campanha educativa com o objetivo de orientar a população sobre os principais golpes praticados contra consumidores e como evitá-los.

A iniciativa busca conscientizar os cidadãos sobre situações comuns utilizadas por criminosos, como o golpe do falso familiar ou amigo, em que o golpista se passa por alguém conhecido e solicita dinheiro com urgência. Nesses casos, a recomendação é sempre confirmar a informação por meio de ligação direta antes de realizar qualquer transferência.

Outro alerta importante é sobre ligações falsas envolvendo supostas fraudes bancárias. De acordo com o PROCON-TL, golpistas costumam entrar em contato pedindo dados pessoais, senhas ou códigos. A orientação é clara: instituições financeiras não solicitam esse tipo de informação por telefone.

A campanha também destaca o aumento de golpes em compras online, com a criação de sites falsos ou anúncios com preços muito abaixo do mercado. A recomendação é verificar a reputação da empresa ou vendedor e desconfiar de ofertas consideradas “boas demais para ser verdade”.

DICAS DE PREVENÇÃO

Para evitar cair em golpes, o PROCON reforça algumas orientações essenciais:

  • Nunca informe senhas, códigos ou dados bancários;
  • Desconfie de pedidos urgentes de dinheiro;
  • Confirme as informações antes de realizar pagamentos;
  • Evite clicar em links desconhecidos;
  • Verifique a reputação de empresas e vendedores;
  • Em caso de dúvida, não efetue o pagamento.

O PROCON de Três Lagoas também orienta que, ao suspeitar de qualquer situação, o consumidor procure o órgão para receber orientações e apoio. O atendimento é realizado na Rua Dr. Orestes Prata Tibery, nº 1762 – Jardim Primaveril, ou pelo WhatsApp (67) 9234-3811 (atendimento exclusivo via WhatsApp). O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Tecnologia no campo impulsiona produtividade e posiciona MS entre os estados mais avançados do agro

0
Foto: Mairinco de Pauda/Comunicação Semadesc

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou o papel estratégico da tecnologia para o aumento da produtividade e a gestão de riscos no campo durante a abertura da 28ª TecnoAgro, realizada na manhã desta terça-feira (17), em Chapadão do Sul. “Hoje, Mato Grosso do Sul possui uma das maiores coberturas de estações meteorológicas do país. Isso permite ao produtor ter informação de qualidade para tomar decisão, reduzir risco e aumentar eficiência”, afirmou.

Verruck também ressaltou que a difusão tecnológica é um dos pilares para sustentar o crescimento do agro sul-mato-grossense. “O conhecimento muitas vezes já existe. O desafio é validar, adaptar e levar isso para a realidade do produtor. E é exatamente esse o papel de eventos como a TecnoAgro”, completou.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel; do vice-prefeito de Chapadão do Sul, Ernany Andrade, representando o prefeito Walter Schlatter; do presidente da Fundect, Cristiano Spinola Carvalho; e do secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, além de lideranças do setor produtivo, pesquisadores e expositores.

Realizada de 17 a 19 de março, a TecnoAgro reúne mais de 100 expositores e se consolida como uma das principais vitrines tecnológicas do agronegócio em Mato Grosso do Sul. O evento é realizado pela Fundação Chapadão, juntamente com o Governo do Estado, por meio da Semadesc, com recursos do Fundems.

Durante sua fala, o secretário destacou o momento positivo vivido pelo Estado, impulsionado pelo avanço tecnológico no campo. Segundo ele, o crescimento do agro sul-mato-grossense é resultado de um processo contínuo de investimento em ciência, inovação e organização das cadeias produtivas. “Mato Grosso do Sul vem crescendo com produtividade, tecnologia e diversificação. Isso é fruto de uma construção ao longo dos anos, com forte base em inovação”, pontuou.

Verruck também chamou atenção para os desafios impostos pelas condições climáticas e reforçou a necessidade de ampliar instrumentos de proteção ao produtor. “Estamos enfrentando eventos climáticos recorrentes, o que exige avançar em mecanismos como seguro rural e gestão de risco. Esse é um debate essencial para dar estabilidade à produção”, disse.

Outro ponto destacado foi a importância da integração entre pesquisa e campo. Para o secretário, iniciativas como a TecnoAgro cumprem papel fundamental ao aproximar soluções tecnológicas da realidade do produtor. “É aqui que a tecnologia é testada, validada e demonstrada. Esse elo é essencial para que possamos continuar evoluindo”, afirmou.

O evento também reflete o ambiente favorável à atração de investimentos no Estado, especialmente nas áreas de agroindústria e tecnologia, fortalecendo regiões estratégicas como Chapadão do Sul. “Estamos ampliando oportunidades, gerando emprego e consolidando Mato Grosso do Sul como referência em produção sustentável”, concluiu o secretário.

Palestra

Na programação desta terça-feira (17), o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, apresenta a palestra “Transições de Mercado”, às 13h, no palco principal da Fundação Chapadão. A apresentação aborda as transformações em curso no agronegócio e os novos caminhos para inserção competitiva do Estado em cadeias globais, com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

A programação da TecnoAgro segue até quinta-feira (19), com exposições, demonstrações de campo, painéis técnicos e apresentação de novas tecnologias voltadas ao aumento da produtividade e sustentabilidade no agronegócio.

Marcelo Armôa, Semadesc

Câmara aprova melhorias no funcionamento dos órgãos de defesa do consumidor

0
Foto: Divulgação

Adequações nas férias dos servidores municipais também receberam aprovação

Na 6ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira 917), os vereadores de Três Lagoas aprovaram dois projetos de lei apresentados pelo Executivo.

O projeto de lei 036/2026 promove alteração e revoga dispositivos da lei nº 3.524, a qual dispõe sobre o funcionamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor no município. O objetivo foi promover adequações na lei vigente, de forma a organizar o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e as rotinas administrativas da aplicação dos recursos do Fundo Municipal, relativas à prestação de contas.

Já em regime de urgência, aprovaram o PL 035/2026 que altera, acresce e revoga dispositivos à lei nº 2.120, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da administração municipal de Três Lagoas, e dá  outras providências”, cujo objetivo foi promover ajustes legais no que refere à concessão de férias aos servidores do município.

Também foram aprovados três projetos de resolução, de autoria do Executivo, dando veto integral aos seguintes projetos anteriormente aprovados: autógrafo da lei nº 4.382, de 02  de  dezembro  de  2025  que: “institui  o  programa  “Pedal Seguro”, com diretrizes para o uso responsável de  bicicletas  elétricas  e  semelhantes;  autógrafo da lei nº 4396, que “dispõe sobre a distribuição pelo Sistema  Único  de  Saúde  de  sensor  medidor  contínuo  de glicose  para  crianças  entre  4  e  12  anos  portadores  de diabetes matriculadas na rede pública de ensino do município de Três Lagoas; autógrafo da lei nº 4.395, de 16  de  dezembro  de  2025  que: “dispõe  sobre  a  criação  do programa  municipal  de  cuidado  com  a  saúde  dos  pés  e membros  inferiores .

Ainda tramitaram o projeto  de  lei  037/2026,  de  autoria  do  vereador  Fernando  Jurado  que  “dispõe  sobre  a  instalação  de  QR Codes  em vias  e  locais  públicos  para  acesso  digital  a  informações  e prevenções  contra  a  violência  de  adolescentes  e  mulheres, sendo encaminhado para parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e o projeto de lei nº 03 de 05 de fevereiro de 2026, o qual “dispõe sobre a proteção  de  abelhas  silvestres  nativas  no  município  de  Três Lagoas, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justica e Redação Final e foi encaminhado para análise da comissão de Finanças e Orçamento.

Por propositura de Marcus Bazé, foi aprovada a concessão de Moção de Reconhecimento à empresa Evoluir  RH  –  Treinamento  e  Consultoria  Empresarial  LTDA.

Concluindo a pauta, os vereadores ainda aprovaram quatro projetos de decreto legislativo, concedendo as seguintes honrarias: Título de  Cidadão  Três-Lagoense a Rafael  de  Andrade  Farias e Rodolfo  Oliveira  Nogueira; Título de Cidadã  Benemérita  a  Michele  Coelho  Viana  Brinck e Diploma  de  Autoridade  Eclesiástica a Joao  Bosco  Martins  de  Barros. 

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.