19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 150

IFMS inaugura Sala de Inovação na fronteira com o Paraguai

0
Abertura do espaço contou com a presença de autoridades do Estado. (Foto: Campus Ponta Porã)

Com investimento de R$ 200 mil, ambiente oferece recursos para prototipagem e desenvolvimento de projetos na região de Ponta Porã

Entrou em funcionamento na última sexta-feira (13), em Ponta Porã, a Sala de Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ambiente aberto à comunidade instalado no Parque Tecnológico Internacional (PTIn), também inaugurado nessa data pelo prefeito, Eduardo Campos, e pelo governador, Eduardo Riedel.

A reitora Elaine Cassiano, presente na inauguração, destaca que o espaço estruturado pelo IFMS busca estimular a cultura da inovação na região de fronteira com o Paraguai.

“A Sala de Inovação do IFMS nasce com o propósito de aproximar ainda mais a instituição da comunidade e do setor produtivo, estimulando a criatividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções para os desafios da nossa região de fronteira. Ao integrar o Parque Tecnológico Internacional, fortalecemos o papel do IFMS como instituição que produz conhecimento, forma talentos e contribui diretamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e social de Mato Grosso do Sul”, pontua.

O diretor-geral do Campus Ponta Porã e idealizador do espaço, Izidro dos Santos de Lima Júnior, ressalta a importância de o IFMS fazer parte do ecossistema inovador do Parque Tecnológico Internacional.

“A Sala de Inovação do IFMS vai ao encontro da missão institucional de contribuir com o desenvolvimento local e regional. Estruturado com o apoio da Fundect, é um espaço preparado para a experimentação, a prototipagem e o desenvolvimento de projetos, fortalecendo a inovação e impulsionando novas soluções para a fronteira”, enfatiza.

Para a estruturação do ambiente, foram investidos R$ 200 mil, captados pelo IFMS por meio da Chamada 06/2024 da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc).

A Sala de Inovação do IFMS é equipada com computadores de alto desempenho, monitores, projetor multimídia, tablets, smart TV, sistema de rede sem fio, equipamentos de áudio e vídeo, drones, além de recursos voltados à fabricação digital, como impressoras 3D e fresadora CNC.

Estudantes e servidores do IFMS poderão utilizar o espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão, iniciação científica e atividades pedagógicas. Porém, segundo Izidro, o ambiente também foi concebido para atender demandas da comunidade externa, incluindo parcerias com instituições públicas, setor produtivo, empreendedores e organizações da sociedade civil.

PTIn 

Instalado na Av. Brasil, nº 2.145, o Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã foi planejado para atuar como ambiente promotor de inovação, conectando instituições, setor produtivo e sociedade civil para transformar conhecimento em soluções, negócios e oportunidades.

Os ambientes do PTIn são dedicados à incubação, aceleração, coworking, laboratórios e eventos, e foram pensados para impulsionar startups, fortalecer cadeias produtivas e estimular a geração de emprego qualificado.

Saiba mais sobre o Parque Tecnológico Internacional.

VOCÊ SABIA? Ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 1 ano sem contato com a água

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Passando o período de chuvas e a chegada do período de estiagem em maio, é comum que parte da população acredite que o risco de proliferação do mosquito da dengue diminui. No entanto, especialistas alertam que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continua encontrando condições para se reproduzir mesmo em épocas de pouca chuva.

Uma das principais curiosidades sobre o ciclo do mosquito é a resistência dos ovos. Eles são depositados nas paredes de recipientes que podem acumular água, como vasos de plantas, baldes, garrafas, pneus e caixas d’água. Mesmo em ambientes secos, esses ovos podem permanecer viáveis por até um ano, aguardando apenas o contato com a água para iniciar o processo de eclosão.

Quando entram novamente em contato com a água, seja por chuva, limpeza de quintais ou enchimento de recipientes, os ovos podem se transformar em larvas rapidamente. Em condições favoráveis, todo o ciclo de desenvolvimento do mosquito, do ovo até a fase adulta, pode ocorrer em cerca de 7 a 10 dias.

Outro fator que exige atenção durante a seca é o aumento do armazenamento de água nas residências. Tonéis, tambores e caixas d’água utilizados sem vedação adequada podem se tornar criadouros ideais para o mosquito.

De acordo com a orientação das equipes de vigilância em saúde, as larvas do mosquito se desenvolvem exclusivamente em água parada. Por isso, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água é a forma mais eficiente de interromper o ciclo de reprodução do inseto.

A Prefeitura reforça que o combate ao mosquito depende da colaboração de toda a população. O setor de Endemias da prefeitura orienta que os moradores realizem vistorias semanais em seus quintais, mantenham caixas d’água bem fechadas, descartem corretamente materiais inservíveis e evitem qualquer tipo de acúmulo de água.

Mesmo em períodos de seca, a prevenção continua sendo a principal aliada no enfrentamento da dengue.

Sem Neymar, Ancelotti convoca seleção brasileira para amistosos contra França e Croácia

0
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), os jogadores convocados para a disputa dos amistosos contra França e Croácia, nos dias 26 e 31 de março, respectivamente. Esta é a última convocação da seleção brasileira antes da lista definitiva para a Copa do Mundo de 2026.

Tema recorrente entre os torcedores antes do anúncio da lista, Neymar ficou de fora da convocação para os amistosos. O camisa 10 ficou um longo período afastado da seleção após grave lesão no joelho sofrida em 2023 e ainda busca retomar a sua melhor forma física.

A convocação final para a Copa do Mundo está marcada para o dia 18 de maio. Antes do início do mundial, o Brasil fará dois amistosos contra Panamá e Egito, já com a lista final definida. A estreia brasileira na Copa será no dia 13 de junho, diante do Marrocos.

Veja a lista de convocados:

Goleiros:

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Fenerbahçe)
  • Bento (Al-Nassr)

Laterais:

  • Danilo (Flamengo)
  • Wesley (Roma)
  • Alex Sandro (Flamengo)
  • Douglas Santos (Zenit)

Zagueiros:

  • Marquinhos (PSG)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Bremer (Juventus)
  • Léo Pereira (Flamengo)
  • Ibañez (Al-Ahli)

Meio-campistas:

  • Casemiro (Manchester United)
  • Fabinho (Al-Ittihad)
  • Danilo (Botafogo)
  • Andrey Santos (Chelsea)
  • Gabriel Sara (Galatasaray)

Atacantes:

  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Vini Jr. (Real Madrid)
  • Rayan (Bournemouth)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Endrick (Lyon)
  • Matheus Cunha (Manchester United)
  • Igor Thiago (Brentford)
  • João Pedro (Chelsea)

(*) Rafael de Souza

Caminhoneiro é preso com 900 quilos de drogas em meio a carga de açúcar

0
Fardos de maconha estavam escondidos em meio a sacos de açúcar. (Foto: Divulgação/DOF)

Caminhoneiro de 47 anos foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Santa Rita do Pardo, transportando aproximadamente 900 quilos de maconha em meio a uma carga de açúcar. A prisão, apreensão da droga e da carreta Iveco Stralis ocorreu na sexta-feira (13).

Conforme a ocorrência, os militares faziam bloqueio na MS-040, na zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Durante entrevista, ele apresentou versões desencontradas sobre o motivo da viagem, além de demonstrar muito nervosismo.

Em vistoria na carroceria da carreta, os policiais localizaram diversos fardos de drogas escondidos em meio aos sacos de açúcar. Questionado, o homem afirmou aos policiais que havia carregado os entorpecentes em Campo Grande e os levaria até a cidade de Barueri (SP), onde receberia R$ 40 mil pelo transporte.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,4 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

Polícia Militar recupera motocicleta furtada e realiza prisão de receptador em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

No último domingo (15), o 2º Batalhão de Polícia Militar recuperou uma motocicleta com registro de roubo/furto e realizou a prisão do receptador em Três Lagoas.

Por volta das 10h30, uma guarnição do Pelotão de Trânsito do 2º BPM realizava policiamento ostensivo na rua Manoel de Faria Duque com a avenida Rogaciano Moreira de Queiroz, quando realizou a abordagem de um motociclista de 25 anos. Durante checagens nos sistemas policiais, constataram que condutor não possuía CNH e a motocicleta possuía registro de roubo/furto em outro estado.

Durante entrevista o abordado informou ter adquirido o veículo por meio de anúncio no aplicativo divulgado em rede social pelo valor de R$ 1.900,00, sendo lhe dada voz de prisão por receptação e realizado sua apresentação e da motocicleta na Delegacia de Polícia para as providências legais pertinentes.

Serviço

Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Capitania Fluvial do Pantanal estará no SEBRAE/TL para renovação e emissão de documentos

0
Foto: Rafael Santana

A Marinha do Brasil, através da Capitania Itinerante, anunciou novas datas de atendimento à comunidade náutica em Três Lagoas. Agora, a Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) estará no SEBRAE entre os dias 16 e 20 e também de 23 a 26 de março com diversos serviços voltados a proprietários de embarcações, onde poderão solicitar inscrição, renovação de documentos, transferência de propriedade e emissão de segunda via.

Os aquaviários também terão acesso a atendimentos como renovação da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), solicitação de segunda via e atualização de categoria. Já para os navegadores amadores, estarão disponíveis serviços de renovação e emissão da Carteira de Amador.

A ação tem como proposta facilitar o acesso da população aos serviços administrativos ligados à navegação, aproximando a Capitania dos usuários e proporcionando mais comodidade àqueles que atuam ou utilizam as vias aquáticas da região.

SERVIÇO

Outras informações podem ser obtidas diretamente pelo (67) 98139-3206. O horário de atendimento em todos os dias é das 8h30 às 11h e das 14h às 16h no SEBRAE, localizado à Rua Zuleide Perez Tabox, 826 – Centro.

Polícia Militar prende três suspeitos de tráfico e porte de armas em Chapadão do Sul

0
Foto: Divulgação

Força Tática da 4ª CIPM apreende drogas, munições e prende três suspeitos de tráfico em Chapadão do Sul

No final da noite do último domingo (15), uma equipe da Força Tática da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar prendeu três homens suspeitos de tráfico de drogas em Chapadão do Sul, após denúncia de comércio de entorpecentes em uma residência localizada na Rua D, no Bairro Esperança.

Durante a averiguação no endereço indicado, os policiais localizaram e abordaram três suspeitos, de 33, 36 e 39 anos. Na residência, foram encontrados 19 porções de substância análoga à maconha, totalizando 547 gramas, além de 03 porções de substância análoga à skunk, que somaram 149 gramas.

Também foram apreendidas 04 munições calibre .22, 02 munições calibre .32 e 02 munições calibre .38, além de estojos vazios de munições calibres .12 e .28, uma balança de precisão e aparelhos celulares.

Os três suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, para as providências cabíveis.

(*) Jovem Sul News/Assecom 4ª CIPM

Procon de Mato Grosso do Sul publica relatório de empresas mais reclamadas em 2025

0
Foto: Divulgação

O Procon Mato Grosso do Sul publicou, na sexta-feira (13), os dados do cadastro de reclamações fundamentadas, referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2025. Os serviços bancários, de telefonia e de energia elétrica foram os mais demandados.

No período, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realizou 22.980 atendimentos. Destes, 12.811 (55,75%) foram queixas de consumidores sobre produtos ou serviços que, após análise técnica e comprovação da relação jurídica de consumo, resultaram em 6.445 reclamações fundamentadas. A responsabilidade pela classificação é do Procon, que aplica normativas contidas no CDC e no Decreto Estadual nº 15.647/2021.

Entre as cinco empresas mais acionadas no ano passado estão dois bancos, duas operadoras de telefonia e uma concessionária de energia elétrica.

Os dados completos estão disponíveis para consulta no site do Procon Mato Grosso do Sul que, como coordenador do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, lista ainda os relatórios de reclamações fundamentadas elaborados por 20 dos 45 Procons municipais do Estado.

Serviço

Acesse o cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2025:

– Procon Mato Grosso do Sul
– Amambai
– Aparecida do Taboado
– Aquidauana
– Bonito
– Caarapó
– Costa Rica
– Coxim
– Deodápolis
– Dourados
– Fátima do Sul
– Inocência
– Maracaju
– Miranda
– Naviraí
– Nova Andradina
– Paranaíba
– Ponta Porã
– Rio Brilhante
– Sidrolândia
– Três Lagoas

SETURC e parceiros estão promovendo curso completo de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas

0
Foto: Marinha e Rafael Santana

eve início no domingo, 15 de março, o Curso gratuito de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (Nível 2) promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), com apoio da Marinha do Brasil, SEBRAE e a Associação Integra Costa Leste.

O curso, que foi iniciado com teste de ingresso na Piscina SEST/SENAT neste domingo, 15 de março, está tendo sua continuidade nesta segunda-feira, 16 de março, no Auditório do SEBRAE e segue até o dia 27 de março, tem como objetivo preparar moradores para trabalhar de forma regular e profissional na condução e operação de embarcações.

Diferente da habilitação de arrais amador, que permite apenas navegar com amigos e familiares sem fins comerciais, a formação de aquaviário habilita o participante a atuar profissionalmente em embarcações, podendo inclusive ser contratado por marinas, empresas de turismo e outros empreendimentos ligados ao setor náutico.

De acordo com a diretora de Turismo, Monica Ferreira Porto, a formação é estratégica para o crescimento do turismo em Três Lagoas. “Esse curso é de extrema importância para o município. Muitas pessoas possuem Arrais, mas essa habilitação não permite cobrar por passeios ou trabalhar profissionalmente. Já o curso de aquaviários possibilita essa atuação. É uma oportunidade rara, pois não é fácil conseguir essa formação aqui”, explicou.

Outro objetivo da ação, conforme a SEDECTI, é implantar futuramente passeios de barco de forma comercial, oferecendo esse serviço em hotéis e agências de turismo. “Hoje não temos profissionais com essa habilitação em Três Lagoas, então essa capacitação pode ajudar muito no desenvolvimento do turismo local”, afirmou Mônica.

Startup Day será realizado pela primeira vez em 12 municípios de Mato Grosso do Sul

0
Programação do Startup Day inclui palestras, painéis, mentorias e momentos de networking para aproximar startups, investidores, aceleradoras, empresas e instituições que atuam no desenvolvimento da inovação. (Foto: Arquivo)

Evento promovido pelo Sebrae reúne empreendedores, startups e investidores no dia 21 de março com palestras, painéis e oportunidades de networking

Empreendedores, startups, investidores e representantes do ecossistema de inovação já podem se preparar para mais uma edição do Startup Day. O evento será realizado no dia 21 de março e, pela primeira vez, ocorrerá simultaneamente em 12 municípios de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Jardim, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Três Lagoas e Paranaíba.

Idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado junto aos ecossistemas locais de inovação, o evento chega à 12ª edição com atividades em todo o país. A programação inclui palestras, painéis, mentorias e momentos de networking para aproximar startups, investidores, aceleradoras, empresas e instituições que atuam no desenvolvimento da inovação.

A programação é construída de forma colaborativa entre o Sebrae e os atores locais, com temas alinhados às demandas de cada região. Em MS, a realização simultânea em 12 cidades evidencia o crescimento dos ecossistemas locais de inovação. Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o evento é uma oportunidade para impulsionar os negócios.

“É o maior número de municípios participantes no estado desde a primeira edição do evento, o que mostra a evolução dos ecossistemas de inovação em Mato Grosso do Sul. O Startup Day permite que empreendedores se conectem, troquem experiências e adquiram conhecimentos importantes para desenvolver seus negócios”, afirma Estanqueiro.
Conexão e oportunidades

O Startup Day tem como principais objetivos fortalecer a comunidade de empreendedores e startups, ampliar o networking entre empresas, investidores e especialistas e incentivar a conexão. A iniciativa também busca estimular a cultura de inovação e a adoção de práticas de inovação aberta nas empresas.

Na edição de 2025, o evento reuniu mais de 30 mil participantes em todo o país, com atividades realizadas em 253 municípios, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, consolidando-se como uma das maiores mobilizações nacionais voltadas ao empreendedorismo inovador.

Programação em Campo Grande

Na Capital, o evento começa às 7h30 no Living Lab MS, localizado na Rua Brasil, nº 205, bairro Monte Castelo. A programação reúne especialistas, gestores públicos e representantes do ecossistema. Entre os destaques está a palestra “Um Estado em transição para uma nova economia e suas oportunidades”, com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, que também é conselheiro do Sebrae/MS.

Durante a manhã, os participantes poderão acompanhar a apresentação do mapa do ecossistema de inovação local, um talk sobre como vender para o governo e um painel sobre captação de recursos com representantes do Sebrae, Fundect, Embrapii e Senac. A agenda também inclui um debate com cases de startups sul-mato-grossenses que conquistaram mercado nacional e internacional. A programação conta ainda com rodada de negócios com startups, promovida pelo Impact Hub, e visita guiada ao LabMaker, espaço voltado à prototipagem e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Os interessados devem acessar a programação da cidade onde desejam participar e garantir a vaga antecipadamente. Confira:

Campo Grande

Dourados

Naviraí

Nova Andradina

Ponta Porã

Jardim

Aquidauana

Corumbá

Coxim

Chapadão do Sul

Três Lagoas

Paranaíba

Mais informações sobre as ações do Sebrae podem ser obtidas no portal ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

Mais de 5 mil pessoas prestigiaram novo formato do “A Rua É Nossa” na Lagoa Maior

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Considerada um dos principais cartões-postais do município, a Lagoa Maior virou palco do projeto “A Rua É Nossa” ao longo de toda a tarde de domingo, 15 de março, abrindo espaço seguro que toda a família possa aproveitar uma programação diversificada, marcada por lazer, cultura e entretenimento, reunindo cerca de 5 mil pessoas na Lagoa Maior..

A programação contou com apresentações culturais, dança e música ao vivo, com shows de Dan Pierre, Lucas Melo e o Marcos Assunção que é um renomado instrumentista, compositor e arranjador da capital sul-mato-grossense. As crianças também tiveram espaço garantido com atividades recreativas, enquanto a feira de artesanato e a praça de alimentação completaram o ambiente de convivência.

Além dos quiosques já tradicionais no entorno da lagoa, esta edição trouxe uma novidade: a presença de diversos food trucks, que ampliaram as opções gastronômicas disponíveis ao público e contribuíram para movimentar ainda mais o evento.

Idealizado pela Diretoria Municipal de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), o projeto contou com o apoio e a participação de diversas pastas da administração municipal, entre elas as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Esporte. A união entre as secretarias reforça a proposta de oferecer momentos de lazer, convivência e valorização dos espaços públicos para a população.

A abertura oficial aconteceu às 17h e contou com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, da primeira-dama Kelly Maia, do vereador Mário Crespan, do secretário de Assistência Social Fernando Garcia, do secretário de Esporte Walter Dias, do secretário de Desenvolvimento Marcos Antônio Gomes Júnior, da secretária de Meio Ambiente Mariana Amaral, do secretário de Turismo e Cultura Stênio Congro e da chefe de gabinete Luisa Mas.

Durante o evento, o prefeito Dr. Cassiano Maia destacou a importância da iniciativa para fortalecer o turismo local, valorizar os artistas da cidade e incentivar a economia. “É muito importante proporcionar momentos de lazer para a nossa população, fomentar o turismo e movimentar a economia local em um dos principais cartões-postais da nossa cidade. Também queremos valorizar nossos artistas e garantir que as famílias três-lagoenses tenham momentos seguros de convivência e qualidade de vida. Estamos abertos a ouvir a população para que, juntos, possamos aprimorar cada vez mais o projeto e construir um Rua é Nossa cada vez mais organizado, seguro e para todos”, afirmou.

Outro ponto destacado foi o reforço na segurança. O evento contou com a presença da Polícia Militar, além de equipes de segurança privada, garantindo tranquilidade para que as famílias pudessem aproveitar a programação com conforto e segurança.

O próximo encontro do Rua é Nossa já está confirmado: será no dia 29 de março, novamente na Lagoa Maior, com novas atrações, shows e atividades voltadas para toda a comunidade.

Avenida Aldair Rosa de Oliveira, na Lagoa Maior, já está recebendo recapeamento

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), através do Departamento de Serviços Públicos (DSP), já deu início, nesta segunda-feira, 16 de março, às obras de recapeamento no trecho da Rua Aldair Rosa de Oliveira, conhecida como Circular da Lagoa Maior.

Os trabalhos começaram pelo trecho próximo à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e seguem no sentido do Hotel OT, contemplando aproximadamente 720 metros de extensão, com largura média de 8 metros e área estimada de 5.760 m² de pavimento recuperado.

A obra está sendo executada por etapas, com interdições pontuais apenas nos locais onde as equipes estão atuando, evitando o bloqueio total da via e reduzindo os impactos no trânsito da região.

Durante a execução dos serviços, a Prefeitura orienta que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelo local e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas, contribuindo para a segurança dos trabalhadores e para a agilidade na realização da obra.

A ação faz parte do cronograma contínuo de manutenção e melhoria da malha viária do município, garantindo mais segurança, conforto e durabilidade ao pavimento em uma das vias de grande circulação da cidade.

Jovem sem CNH é preso após fuga e manobras perigosas com moto em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Um jovem de 23 anos foi preso pela Polícia Militar após realizar manobras perigosas com uma motocicleta e fugir de uma abordagem policial, na noite deste último sábado (14), em Três Lagoas.

A ocorrência foi registrada por policiais do GETAM (Grupo Especial Tático de Motos) durante a Operação Approximatus, realizada no Bairro Paranapungá.

De acordo com informações da corporação, por volta das 23h40, os militares realizavam policiamento ostensivo e preventivo na região quando visualizaram um motociclista realizando manobras de direção perigosa, empinando a motocicleta em via pública.

Ao perceber a presença da equipe policial, o condutor desobedeceu às ordens de parada e tentou fugir, iniciando uma tentativa de evasão. Diante da situação, os policiais realizaram acompanhamento tático, conseguindo alcançar e deter o motociclista pouco tempo depois.

Durante a abordagem, os militares constataram que o jovem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante das irregularidades, foram lavrados os autos de infração de trânsito.

A motocicleta foi encaminhada ao pátio do DETRAN, enquanto o condutor foi levado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais, respondendo pelos crimes de trânsito cometidos.

Por: Pollyanna Eloy

PRF recupera veículo em Rio Brilhante (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo, no último sábado (14), em Rio Brilhante (MS). 

Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um VW/T Cross. O motorista disse que viajava de São Paulo até Dourados após adquirir o veículo que dirigia. 

A equipe realizou uma vistoria no automóvel e descobriu que as placas utilizadas eram falsas. O veículo possuía registro de roubo, desde o último dia 6, em Nova Iguacu (RJ). O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Rio Brilhante (MS).

SEMEA divulga programação da Semana da Água em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), divulgou a programação oficial da Semana da Água 2026, que será realizada entre os dias 23 e 27 de março. A iniciativa tem como objetivo promover ações de conscientização ambiental, educação e incentivo ao uso responsável dos recursos hídricos.

Durante a semana, serão desenvolvidas atividades educativas e visitas técnicas com a participação de estudantes da rede municipal de ensino e integrantes de projetos sociais do município.

AGENDA

A programação tem início na segunda-feira, 23 de março, às 8h, com uma Blitz Educativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental. A ação busca orientar a população sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente.

Já na quarta-feira, 25 de março, serão realizadas duas atividades. Às 8h e às 14h, alunos do 5º ano da Escola Municipal “Marlene de Noronha” e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Florestinha participarão de uma visita aos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus II, onde terão contato com atividades voltadas à pesquisa e à preservação ambiental.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 27 de março, também às 8h e às 14h, alunos do Centro Juvenil Jesus Adolescente, participantes do Projeto Programando Futuro, farão uma visita técnica à ETE Jupiá, ampliando o conhecimento sobre o funcionamento do sistema de tratamento e a importância da preservação dos recursos hídricos.

PRF apreende 16 quilos de cocaína em pneu na BR-163

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 16 quilos de cocaína, no último sábado (14), em Dourados.

Em fiscalizações na BR-163, a equipe abordou uma VW/Amarok. Durante a vistoria e entrevista com o condutor, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado pelo motorista e do peso do pneu estepe da caminhonete. 

O homem disse que o pneu havia sido emprestado por um amigo em Ponta Porã, porém não deu mais informações sobre o pneu estepe. Após retirada da roda, foram encontrados os tabletes de cloridrato de cocaína. 

O motorista foi preso e não deu informações sobre o ilícito. Ele foi encaminhado à Polícia Federal em Dourados, juntamente com a droga e o veículo. 

Denúncia de tráfico termina com mulher presa e apreensão de crack em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de uma jovem de 20 anos por tráfico de drogas, na tarde desta última sexta-feira (13), em Três Lagoas. A ocorrência foi registrada por policiais da Força Tática do 2º Batalhão da PM após denúncias de comercialização de entorpecentes.

De acordo com informações da corporação, os militares receberam denúncias indicando que um casal estaria realizando a venda de drogas em uma residência localizada na Rua João Mendes, no Bairro Jardim das Paineiras. Diante das informações, as equipes intensificaram o patrulhamento na região.

Por volta das 17h30, os policiais visualizaram um casal em frente ao imóvel suspeito. No momento em que foi dada voz de abordagem, o motociclista fugiu do local, conseguindo escapar da equipe policial.

Durante a abordagem, os militares encontraram uma “pedra” de crack pesando 1,03 gramas com a mulher que estava no local. Em buscas realizadas no interior da residência, os policiais localizaram mais 3,4 gramas da mesma substância entorpecente.

Durante entrevista, foi confirmado que a jovem seria esposa do motociclista de 21 anos que fugiu da abordagem, indivíduo já conhecido no meio policial e que possui registros anteriores por crimes como tráfico de drogas, receptação e furto.

Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e foi encaminhada, juntamente com o entorpecente apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Por: Pollyanna Eloy

Operação da PM flagra casa usada para tráfico e termina com prisão de suspeito em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem de 44 anos por tráfico de drogas, na tarde de sexta-feira (13), em Três Lagoas. A ocorrência foi registrada durante a Operação Approximatus, realizada por policiais do 2º Batalhão da PM.

De acordo com informações da corporação, por volta das 17h, uma guarnição do GETAM (Grupo Especial Tático de Motos) realizava patrulhamento pela Rua Anis Irabe, quando percebeu duas pessoas em atitude suspeita na calçada de uma residência que já era alvo de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas.

Durante a abordagem, os policiais realizaram busca pessoal em um dos homens, sendo encontrada certa quantia em dinheiro. O suspeito, de 47 anos, que é morador da residência, informou aos militares que seria usuário de entorpecentes e que estava no local para adquirir drogas.

Enquanto os policiais realizavam os procedimentos, foi observado que um terceiro indivíduo tentou se esconder dentro do imóvel ao perceber a presença da equipe policial. Diante da situação, os militares realizaram incursão no interior da residência, onde localizaram e abordaram um homem de 44 anos, que afirmou estar no local para consumir cocaína.

Durante as buscas no imóvel, os policiais encontraram 19,60 gramas de cocaína sobre a mesa da cozinha, além de materiais utilizados para embalar e comercializar a droga. Também foram apreendidos 63,90 gramas de maconha.

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão por tráfico de drogas. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os entorpecentes apreendidos, para as providências cabíveis.

Operação da PM flagra casa usada para tráfico e termina com prisão de suspeito em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Por: Pollyanna Eloy

Vigilância Sanitária de MS reúne municípios e define metas e fiscalização para 2026

0
Foto: André Lima e Gerência das Visas

Capacitação promovida pela SES reuniu mais de 150 profissionais e apresentou novas regras para controle de medicamentos

Mais de 150 profissionais participaram, nos dias 11 e 12 de março, da capacitação do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no auditório do Procon Estadual, em Campo Grande. O encontro reuniu representantes de mais de 80% das vigilâncias sanitárias municipais de Mato Grosso do Sul.

A programação marcou a abertura das atividades do sistema estadual em 2026 e apresentou a matriz de metas, indicadores e auditorias que irão orientar e acompanhar as ações de vigilância sanitária desenvolvidas pelos municípios ao longo do ano.

Durante os dois dias de capacitação, técnicos e gestores também receberam orientações sobre fiscalização em unidades de saúde, inspeções sanitárias em serviços de alimentação e laboratórios, além do controle em instituições de longa permanência para idosos.

Outro destaque foi a atualização das normas que regulamentam o controle de medicamentos sujeitos a prescrição especial, incluindo novas regras para receituários e a possibilidade de emissão de receitas eletrônicas.

Integração entre Estado e municípios

Durante a abertura do evento, o Secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões, destacou a importância da integração entre as equipes estaduais e municipais para fortalecer as ações de vigilância sanitária em todo o Estado. “Estamos compartilhando nossas estratégias e a matriz de metas e indicadores para 2026, com o objetivo de fortalecer o trabalho realizado nos municípios e garantir que essas ações cheguem de forma efetiva à população”.

Metas e acompanhamento das ações municipais

Durante a capacitação, os municípios receberam orientações sobre a matriz de programação que deverá ser executada ao longo do ano, com metas e indicadores para as ações de vigilância sanitária. Os municípios deverão preencher a programação e encaminhar relatórios quadrimestrais como requisito para receber o incentivo financeiro estadual destinado à área.

Além disso, a equipe estadual realizará auditorias para acompanhar a execução das atividades e verificar a consistência das informações apresentadas.

Segundo o Gerente de Apoio aos Municípios da Vigilância Sanitária, Matheus Pirolo, o objetivo é garantir maior organização e transparência nas ações desenvolvidas. “Apresentamos a programação com metas e indicadores para 2026 e também a matriz de auditoria que será utilizada pelo Estado para acompanhar o cumprimento das ações e a entrega dos relatórios pelos municípios”.

Atualização nas regras para prescrição de medicamentos

Outro tema abordado foi a atualização das normas que regulamentam o controle de medicamentos entorpecentes, psicotrópicos e outros sujeitos a controle especial.

Durante o treinamento, os municípios foram orientados sobre as resoluções da Anvisa que instituem o Sistema Nacional de Controle de Receituários e estabelecem novos modelos de receituário, além de autorizar a emissão de receitas eletrônicas, avanço que também contribui para a telemedicina e para a modernização dos processos de prescrição e dispensação de medicamentos.

Segundo a fiscal farmacêutica da Vigilância Sanitária de Três Lagoas, Isabella Takahashi, a atualização das normas e a troca de experiências entre os municípios contribuem para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas equipes locais. “Momentos como essa capacitação são importantes para alinhar procedimentos e esclarecer dúvidas sobre a aplicação das normas sanitárias. Isso fortalece o trabalho das vigilâncias municipais e contribui para garantir mais segurança no controle e na dispensação de medicamentos à população”.

Consciência coletiva e proteção à saúde

O evento também contou com a participação do Secretário Executivo do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), Antônio José Motti, que destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos para ampliar a conscientização da população sobre normas sanitárias e proteção à saúde.

Segundo ele, as ações de vigilância sanitária também têm papel fundamental na promoção de uma cultura de prevenção. “A Vigilância Sanitária exerce um papel essencial na proteção da saúde da população. Quando trabalhamos estratégias que ampliam a conscientização coletiva, estimulamos que as pessoas e os estabelecimentos ajam em conformidade com as normas sanitárias, fortalecendo as ações de prevenção, promoção e proteção da saúde”.

André Lima, Comunicação SES

Feira reúne empreendedoras e reforça protagonismo feminino nos negócios em Inocência

0
A edição da Feira da Mulher Empreendedora aconteceu em Inocência, no último sábado, 14. (Foto: Assessoria Sebrae MS)

Evento contou com talk show promovido pelo Sebrae/MS e feira de exposição de produtos artesanais, fortalecendo empreendedorismo e networking entre as mulheres no município

Inocência recebeu, no último sábado (14), a quarta edição da Feira da Mulher Empreendedora (Femei), uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e à valorização dos pequenos negócios liderados por mulheres. A programação reuniu empreendedoras, lideranças locais e a comunidade em uma agenda que incluiu um talk show com empresárias convidadas e uma feira de exposição e comercialização de produtos. Promovido pela Associação Comercial de Inocência, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o Sebrae/MS, o evento integrou as ações do programa Cidade Empreendedora no município, iniciativa que busca fomentar o desenvolvimento econômico local por meio do estímulo ao empreendedorismo e da qualificação dos pequenos negócios.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa executada pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a Prefeitura Municipal.

De acordo com Josi Signori, o evento representou um espaço de inspiração e troca de experiências entre mulheres empreendedoras. “Quando as empreendedoras compartilham suas histórias, desafios e conquistas, elas mostram que é possível transformar ideias em negócios de sucesso. O objetivo do Sebrae é estimular esse protagonismo feminino e fortalecer o ambiente empreendedor nos municípios. Aqui em Inocência, uma cidade que cresce em ritmo acelerado, as oportunidades batem à porta e, por isso, é muito importante a participação das empresárias e empreendedoras em jornadas de crescimento e transformação empresarial como esta, que pretendemos levar em outras oportunidades ao longo do ano”, destacou.

Para a presidente da Associação Comercial de Inocência, Lina Campos, a Femei já se consolidou como um importante espaço de valorização das mulheres empreendedoras. “A feira nasceu com o propósito de dar visibilidade aos negócios liderados por mulheres e incentivar novas empreendedoras a acreditarem em suas ideias. A cada edição percebemos um crescimento na participação e no interesse da comunidade em prestigiar e apoiar esses negócios e a nossa parceria com o Sebrae traz cada vez mais credibilidade e público”, afirmou.

O Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino, realizado pela manhã, reuniu empresárias convidadas para compartilhar experiências, desafios e aprendizados de suas trajetórias no mundo dos negócios. Participaram do encontro as empresárias Adriana Andrade, da Conveniência e Café AmPm, de Paranaíba; Jullyanna Moraes, do Café Abelha, de Três Lagoas e Bruna Coelho, da loja A Moda da Bru Pijamas e Cia, de Campo Grande. A mediação foi conduzida pela gerente regional do Sebrae/MS na Costa Leste, Josi Signori.

Durante o bate-papo, as convidadas abordaram temas como superação de desafios no empreendedorismo, gestão de negócios e a importância da persistência e da busca por conhecimento para consolidar empresas no mercado.

Uma das participantes do talk show, a empresária paranaibense Adriana Andrade, destacou a importância de compartilhar experiências com outras mulheres que estão construindo suas trajetórias no empreendedorismo. “Poder dividir um pouco da minha história, dos desafios e aprendizados que tive ao longo do caminho foi muito gratificante. Eventos como este mostram que o empreendedorismo feminino tem muita força e que, juntas, podemos crescer e inspirar outras mulheres a empreender em toda a nossa região”, ressaltou.

Entre o público presente, a empresária Elaine Nogueira da Silva, que atua com a venda de verduras e frutas prontas para o consumo, destacou o impacto do encontro para quem busca inspiração e conhecimento. “Foi muito motivador ouvir histórias de mulheres que já enfrentaram muitos desafios e conseguiram consolidar seus negócios, que lutaram e não desistiram. Esse tipo de evento nos encoraja a continuar investindo nos nossos sonhos e aprimorando o trabalho que fazemos, pois afinal, dificuldades todas temos. Só precisamos ser resilientes e nos encorajar”, disse.

No período da tarde, a programação continuou com a Feira da Mulher Empreendedora, realizada na Feira do Produtor de Inocência. O espaço reuniu cerca de 15 empreendedoras locais que apresentaram e comercializaram produtos e serviços, promovendo geração de renda, visibilidade e conexão com a comunidade. No mix, havia alimentos, cosméticos, itens de artesanato e demais produtos, a maioria produzidos por elas mesmas.

A Femei se consolida como uma iniciativa que valoriza o protagonismo feminino e fortalece o ambiente de negócios local, criando oportunidades para que mulheres empreendedoras ampliem suas redes de contato, compartilhem experiências e impulsionem seus empreendimentos.

Inocência integra o programa Cidade Empreendedora

Atualmente, o município de Inocência integra o ciclo Excelência do programa Cidade Empreendedora, após ter aderido à iniciativa em 2021 e avançado para o ciclo de Expansão em 2023. A estratégia contempla oito eixos de atuação voltados à melhoria da gestão pública, ao fortalecimento do empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico a partir dos potenciais da região.

Outras informações sobre outras ações do Sebrae/MS dedicadas ao empreendedorismo feminino podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.