11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 151

SED convoca nutricionistas de 11 municípios de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Os candidatos convocados são dos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas

SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou, nesta terça-feira (17), no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n.12.101, o Edital n. 12/2026 – SED/SED/NUTRI/2025, de convocação dos candidatos relacionados no Anexo único, para apresentação de documentos e comprovação de requisitos para a contratação.

O Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção de pessoal, a ser contratado por tempo determinado, para a função de Nutricionista, visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público existente nas escolas da Rede Estadual de Ensino

  • Anexo I consta a lista do endereço para apresentação de documentos e comprovação de requisitos para a contratação, devendo o candidato comparecer no munícipio no qual está convocado.
  • Anexo II consta a lista com a relação dos candidatos convocados para contratação.

A contratação, de caráter eliminatório consistirá na realização dos seguintes procedimentos, todos de natureza obrigatória:

  1. Procedimento 1: preenchimento do pré-cadastro dos dados pessoais do candidato convocado e remessa online de documentos;
  2. Procedimento 2: apresentação presencial dos originais dos documentos, comprovação dos requisitos exigidos para a contratação do cargo/função, de acordo com o estabelecido no Item 9 do Edital n. 1/2025 – SAD/SED/NUTRI/2025, de 10 de junho de 2025.

Pré Cadastro

Para realização do Procedimento 1, o candidato deve preencher o pré-cadastro dos dados pessoais e remessa online de documentos acessando o Portal do Servidor, por meio do endereço eletrônico www.portaldoservidor.ms.gov.br, a partir das 14h do dia 17 de março de 2026, qualquer dúvida entrar em contato no telefone (67) 3318-2393.

Apresentação presencial

Após a efetivação do pré-cadastro, para a realização do Procedimento 2 – Apresentação Presencial, de caráter obrigatório, o candidato convocado deverá apresentar-se, no local, data e horário especificados no Anexo Único deste Edital, munido das VIAS ORIGINAIS dos documentos, para conferência e efetivação da comprovação de requisitos.

O período de contratação será de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado ou rescindido a qualquer tempo, na forma da Lei Estadual n. 4.135 de 15 de dezembro de 2011, e suas alterações.

Adersino Junior, SED

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva contra estelionatário foragido em Santa Rita do Pardo

0
Foto: Divulgação

A Delegacia de Polícia de Santa Rita do Pardo cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal Residual da Comarca de Três Lagoas em desfavor de um homem de 47 anos, investigado pelo crime de estelionato (art. 171 do Código Penal).

Após a expedição da ordem judicial, os investigadores realizaram diligências para localizar o suspeito, que se encontrava foragido. Com trabalho de inteligência policial e levantamento de informações, a equipe conseguiu identificar o paradeiro do indivíduo e efetuar a prisão.

A captura ocorreu após monitoramento e ações investigativas conduzidas pela Polícia Civil, demonstrando a eficiência e o comprometimento da unidade de Santa Rita do Pardo no combate à criminalidade e no cumprimento de decisões judiciais.

O homem foi preso e colocado à disposição do Poder Judiciário, permanecendo à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.

Do 190 e 193 às equipes nas ruas, Sejusp reforça atendimento bilíngue para a COP15

0
Foto: Comunicação PM-MS

Durante a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), Mato Grosso do Sul contará com atendimento bilíngue nas estruturas da segurança pública, garantindo suporte adequado aos participantes estrangeiros do evento. A estratégia integra o Plano Integrado de Segurança elaborado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS).

O serviço será disponibilizado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS), por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COCB). Os profissionais responsáveis pelos atendimentos nos números de emergência 190 e 193 estão preparados para prestar suporte em inglês e espanhol, facilitando a comunicação com delegações, autoridades e visitantes de outros países.

O recurso também estará disponível no atendimento da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Durante a conferência, equipes estarão de prontidão junto à Blue Zone — espaço oficial do evento — e na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), garantindo acolhimento e registro de ocorrências com estrutura adequada e comunicação em idioma estrangeiro.

Como parte das ações preparatórias para o evento internacional, a Polícia Militar também capacitou 23 militares que passam a integrar um núcleo especializado de policiamento turístico. Os profissionais receberam treinamento voltado ao atendimento ao visitante, mediação de conflitos, protocolos de segurança em eventos internacionais e interação com turistas estrangeiros.

Plano Integrado de Segurança

Além do atendimento bilíngue, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estruturou um plano integrado de segurança para a COP15, elaborado desde julho de 2025 em parceria com órgãos das esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é garantir um ambiente seguro e organizado para os participantes do evento, com ações coordenadas de policiamento, fiscalização e monitoramento.

Durante a conferência, as operações serão acompanhadas a partir do Gabinete de Ações Integradas, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul (CICC/MS), reunindo representantes de diversas instituições de segurança, inteligência e trânsito. O planejamento também prevê patrulhamento aéreo, reforço do policiamento ostensivo e a atuação de unidades especializadas da Polícia Militar, como os batalhões de Choque e de Operações Especiais, que permanecerão de prontidão para eventuais acionamentos.

As ações incluem ainda o reforço do policiamento em pontos turísticos do Estado, especialmente nos municípios de Bonito, Jardim, Ponta Porã, além da região do Pantanal. A atuação contará com equipes do Comando de Policiamento Ambiental, do Batalhão Rural e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Já o Corpo de Bombeiros Militar ficará responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, além do atendimento pré-hospitalar no local do evento.

COP15 em Campo Grande

Campo Grande sediará, entre os dias 23 e 29 de março de 2026, a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A conferência reunirá representantes de governos, cientistas, organizações internacionais e da sociedade civil de mais de 130 países e deve reunir cerca de 2 mil participantes.

A COP15 integra a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias, tratado ambiental global criado em 1979 no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que reúne países para definir estratégias de proteção de espécies migratórias e fortalecer a cooperação internacional na área ambiental. A coordenação das ações do Governo do Estado será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio das demais secretarias estaduais.

(*) Joilson Francelino, Comunicação Sejusp

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (17)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 17 de março de 2026. No total, são 160 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Confira as vagas:

EDITAL DE INTIMAÇÃO – CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

0

Edital de Intimação de Antônio de Albuquerque da Silva (Albuquerque Transportes)
Prazo: 30 dias.

EDITAL DE INTIMAÇÃO DA PENHORA

0

Anderson Royer, Juiz de Direito da 3a Vara Cível, da Comarca de Três Lagoas (MS), na
forma da lei, etc.

Endividamento bate novo recorde histórico no Brasil e atinge 80,2% das famílias

0

Segundo pesquisa da CNC, 29,6% das famílias afirmam ter parcelas em atraso

O endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em fevereiro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Conforme o estudo, 29,6% das famílias afirmam ter parcelas em atraso.

Ainda de acordo com a pesquisa, 80,2% das famílias entrevistadas afirmaram possuir alguma dívida. Este é o maior nível de endividamento de toda a série histórica da pesquisa feita mensalmente desde 2010. O índice representa um avanço de 0,7 ponto percentual (p.p.) em relação a janeiro e supera em 3,8 p.p. o resultado de fevereiro de 2025.

INADIMPLÊNCIA

O novo recorde no endividamento veio acompanhado também de uma retomada da inadimplência que interrompeu três meses de queda. Segundo a pesquisa, 29,6% das famílias afirmaram ter parcelas em atraso.

Endividamento bate novo recorde histórico no Brasil e atinge 80,2% das famílias

Segundo informou a revista Istoé, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, diz que a piora é reflexo direto dos juros em níveis elevados.

“Embora o crédito seja um motor essencial para o consumo, o custo do dinheiro permanece proibitivo, criando um ciclo perigoso em que o aumento das dívidas é potencializado por juros altos que dificultam a amortização. Sem alívio consistente nos juros, a capacidade das famílias de limpar seus cadastros fica seriamente comprometida, o que acaba por frear o dinamismo do nosso comércio e serviços”, disse.

A economia brasileira ficou quase estagnada no quarto trimestre com avanço de 0,1% e fechou o ano passado com crescimento de 2,3%, de acordo com dados do Produto Interno Bruto (PIB);

O Banco Central volta a se reunir na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros Selic, atualmente em 15%. A autarquia indicou o início de um ciclo de cortes na reunião de março, mas o cenário ganhou um novo personagem com a guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã, que começou no final de fevereiro.

PRINCIPAIS MODALIDADES DA DÍVIDA

O cartão de crédito segue sendo citado pela maioria (85,0%) das famílias endividadas. Outras modalidades de destaque incluem:

  • Carnês de loja: 16,0%
  • Crédito pessoal: 12,3%
  • Financiamento de casa: 9,8%
  • Financiamento de carro: 8,9%.

Homem condenado pela prática de homicídio no Estado de São Paulo é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

0
Foto: PCMS

No início da tarde desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de agentes da Seção de Investigações Gerais – SIG e do Núcleo Regional de Inteligência – NRI de Três Lagoas, prendeu um homem, de 41 anos de idade, condenado a 10 anos de prisão, pela prática de um homicídio, no Estado de São Paulo.

O crime ocorreu no ano de 2016, na cidade de Pedro de Toledo (SP), no Vale do Ribeira, região próxima ao litoral sul paulista. De acordo com o apurado, o condenado matou a vítima utilizando um halter de musculação e também uma faca.

Durante o processo, o autor alegou que agiu sob violenta emoção, afirmando que matou a vítima em razão de um crime anterior, praticado por esta, contra sua filha.

Na data de hoje foi recebida uma solicitação de apoio, expedida pelo Poder Judiciário paulista, para o cumprimento do mandado de prisão, e após diligências, com apoio do NRI, as equipes operacionais da SIG se deslocaram até o local indicado, no Jardim das Américas, onde o homem foi encontrado e preso sem oferecer resistência.

Após a captura, ele foi encaminhado à sede da SIG, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Em seguida, o preso foi levado para as celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permanecerá à disposição da Justiça, aguardando o recâmbio para o Estado de São Paulo.

Serviço

A SIG de Três Lagoas solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar abre inscrições para atividades gratuitas

0
Foto: arquivo/Fundesporte

O Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar está com inscrições abertas para diversas atividades gratuitas nas áreas esportiva e cultural, destinadas ao público em geral. O espaço é administrado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul).

Entre as atividades esportivas oferecidas estão voleibol, basquetebol e xadrez. Já na área cultural, são disponibilizadas aulas de violão, teatro e dança. Nas modalidades de voleibol e basquetebol, podem participar jovens nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, que correspondem às categorias dos Jogos Escolares da Juventude.

As aulas de xadrez contam com um enfoque especial voltado à inclusão de crianças com TEA (transtorno do espectro autista), utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento cognitivo, social e educacional.

O Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar funciona no prédio da antiga Escola Estadual Riachuelo, que foi adaptado para abrigar as novas atividades do programa. O local conta com salas destinadas a oficinas e cursos, além de uma quadra esportiva, oferecendo infraestrutura adequada para o desenvolvimento das práticas esportivas e culturais.

O Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar foi criado com o objetivo de ampliar o acesso da população a cursos, oficinas e treinamentos, promovendo a formação esportiva e cultural de crianças, jovens e adultos. 

A iniciativa também busca incentivar a descoberta de novos talentos, que possam futuramente representar Mato Grosso do Sul em competições nacionais e internacionais, incluindo eventos olímpicos e paralímpicos.

Para o diretor do Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar, Domingos Sávio, o espaço representa uma oportunidade para que a população tenha acesso gratuito a atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

“Além das atividades de esporte e cultura que disponibilizamos, cedemos agora uma sala para a federação de bandas e fanfarras, que realizará cursos de capacitação e formação para professores que trabalham com bandas e fanfarras em seus municípios. É outra área que também passaremos a atender”, destacou.

Mais informações e dúvidas, referentes aos projetos culturais poderão ser sanadas no Nuac, pelo telefone 67 99824-8534, ou pelo e-mail [email protected]

Para os cursos de esporte os interessados devem ir pessoalmente realizar as inscrições no Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar que está localizado na Rua Onze de Outubro, nº 220, no bairro Cabreúva, em Campo Grande.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES

Esportes:

  • Vôlei masculino
    • Segunda, quarta-feira e sexta-feira: 18h às 21h
    • Sábado: 8h às 12h
  • Vôlei feminino
    • Terça e quinta-feira: 19h às 21h
    • Sábado: 13h às 17h
  • Xadrez
    • Segunda e quarta-feira: 18h às 20h
  • Atléticas
    • Sexta-feira: 19h às 23h
    • Sábado: 17h às 23h
    • Domingo: atividades durante todo o dia

Cultura:

  • Violão
    • Terça-feira: 18h30 às 20h
    • Quarta-feira: 18h30 às 20h30
    • Sábado: 8h às 12h30
  • Teatro
    • Quarta-feira: 14h30 às 20h30
    • Quinta-feira: 8h30 às 11h
  • Dança
    • Segunda-feira: 18h às 20h30
    • Sexta-feira: 18h às 20h30
    • Sábado: 9h30 às 11h

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Corpo de pescador que escorregou e se afogou no Rio Jatobá é encontrado em MS

0
Local em que a vítima se afogou. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Conforme boletim de ocorrência, Moacir Soares estava na beira de um barranco quando bateu em um tronco e caiu

O corpo do pescador Moacir Soares, de 45 anos, que se afogou no Rio Jatobá, em Rochedo, a cerca de 65 quilômetros de Campo Grande, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (16). Moacir estava desaparecido desde a tarde de domingo (15), quando escorregou em um tronco de árvore.

Conforme o Corpo de Bombeiros, as buscas começaram ainda na tarde de ontem, mas precisaram ser interrompidas devido ao anoitecer. Por volta das 5h de hoje (16), a equipe especializada de mergulho da corporação retornou ao local.

O corpo de Moacir foi localizado a cerca de 30 metros do ponto onde ele se afogou, por volta das 8h30.

De acordo com o registro da ocorrência, Moacir estava no Rio Jatobá com amigos para pescar. Durante o dia, o grupo ingeriu bebida alcoólica e, por volta das 17h, o pescador estava na beira de um barranco quando bateu em um tronco e caiu no rio.

Um dos amigos, de 38 anos, ainda tentou resgatar a vítima, mas não conseguiu. O pescador não sabia nadar. O caso foi registrado como morte por afogamento na Delegacia de Polícia Civil de Rochedo.

(*) Campo Grande News

Março Azul: HRMS realiza mutirão de exames para prevenção do câncer de intestino

0
Foto: Patrícia Belarmino

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promove, neste mês, mutirão de exames de colonoscopia da campanha Março Azul, voltada à conscientização e prevenção do câncer de intestino. A ação é realizada pelo Serviço de Endoscopia do HRMS e tem como objetivo a prevenção desse câncer considerado uma dos mais frequentes entre a população. A primeira etapa aconteceu no último domingo (15) e a segunda está prevista para o dia 29 de março. Ao todo, serão atendidos 50 pacientes – todos selecionados do Ambulatório do hospital.

A iniciativa também busca apoiar as estratégias de prevenção defendidas pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), que incentiva a realização de exames para diagnóstico precoce do câncer colorretal.

De acordo com o médico endoscopista e chefe do Serviço de Endoscopia do HRMS, Fernão Magalhães, a realização do mutirão depende de uma estrutura hospitalar preparada, equipe treinada, para garantir segurança ao paciente. O especialista explica, ainda, que o câncer de intestino é comum e tem como característica poucos sinais e sintomas durante sua evolução. Portanto, a prevenção é o caminho mais seguro a ser seguido.

O médico também reforça que pessoas com histórico familiar da doença precisam iniciar a investigação mais cedo. “Se o paciente tem familiares próximos que têm ou tiveram esse tipo de câncer, a recomendação é começar o acompanhamento antes da idade normalmente indicada, em torno dos 40 a 45 anos, justamente para aumentar as chances de detectar alterações precoces”, explica.

Conforme a SOBED, o câncer de intestino é o terceiro mais letal do Brasil, com cerca de 20 mil mortes por ano, além de atingir mais de 50 mil pessoas anualmente. O câncer de intestino acomete, principalmente, homens e mulheres com 45 anos ou mais.

Serviço de referência em Mato Grosso do Sul

O Serviço de Endoscopia do HRMS atua há 25 anos e funciona 24 horas por dia, com ampla experiência no atendimento de urgências, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia de vias biliares e pâncreas, além de endoscopia respiratória. Somente em 2025, o setor realizou cerca de sete mil procedimentos.

Há cerca de 15 anos, o serviço também oferece endoscopia pediátrica, tornando-se o único serviço do tipo em Mato Grosso do Sul voltado ao atendimento de crianças.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Polícia Civil elucida homicídio ocorrido em Corumbá e prende o autor

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da 1ª Delegacia (1ªDP) de Corumbá, elucidou um homicídio ocorrido na madrugada da última sexta-feira (13), no bairro Maria Leite, em Corumbá. A vítima, Lucas Souto Julião, de 23 anos, foi atingida por um golpe de faca no tórax por volta de 1h30, nas proximidades de um bar localizado na esquina das ruas Barão de Melgaço e Ricardo Franco. Ele chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Assim que o caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil, uma equipe deu início às investigações, para apurar as circunstâncias do crime. Ainda durante a madrugada, testemunhas que estavam no local foram ouvidas.

Já pela manhã, os policiais civis retornaram ao local do crime, para coletar imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades e identificar novas testemunhas. Com base nas informações reunidas, os investigadores conseguiram identificar o autor do homicídio em curto espaço de tempo.

Ao longo do dia, foram repassadas à 1ª DP informações sobre possíveis locais onde o homem poderia estar escondido, incluindo a residência dele e pontos conhecidos pelo comércio de entorpecentes. Todos os endereços foram vistoriados, mas ele não foi localizado naquele momento.

Diante dos elementos colhidos, a autoridade policial instaurou inquérito e representou pela prisão preventiva de E.J.P.M., de 28 anos. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário.

Nesta segunda-feira (16), após a Polícia Civil fechar o cerco para localizar o autor, ele resolveu se apresentar espontaneamente na delegacia. Como havia mandado de prisão expedido em seu nome, a ordem judicial foi imediatamente cumprida. Ele foi interrogado e optou por permanecer em silêncio, sendo mantido à disposição da Justiça.

De acordo com a Polícia Civil, em 2026 todos os seis homicídios consumados registrados nos municípios de Corumbá e Ladário foram esclarecidos, com a identificação e prisão dos respectivos autores, demonstrando o comprometimento da instituição com a rápida resposta aos crimes graves e com a garantia da segurança da população.

Furto é registrado na madrugada em residência na área central de Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Objetos foram levados da varanda do imóvel; caso será investigado pela Polícia Civil

Um caso de furto foi registrado na madrugada de domingo (15), no município de Nova Andradina. A ocorrência foi formalizada na Delegacia de Polícia Civil após a vítima procurar a unidade para relatar o crime.

De acordo com o boletim de ocorrência, o furto aconteceu por volta das 4h, em uma residência localizada na região central da cidade. Conforme o relato, um indivíduo invadiu a varanda do imóvel e subtraiu diversos objetos.

Entre os itens furtados estão cadeiras de área, garrafas de inox e produtos de limpeza.

A vítima informou à polícia que suspeita de um homem que seria irmão de um conhecido. Segundo o relato, o familiar teria afirmado que o suspeito é usuário de drogas e que a família enfrenta dificuldades para lidar com a situação.

O caso será apurado pela Polícia Civil.

Fonte: Jornal da Nova (por Alisson Gabriel)

Fuga de 40 km termina com carro em açude e adolescentes pedindo carona para MS

0
Foto: Divulgação/Campo Grande News

Dupla levava agrotóxicos contrabandeados do Paraguai e tentou escapar da PRF na BR-163

Dois adolescentes foram apreendidos na manhã desta segunda-feira (16) após uma fuga de cerca de 40 quilômetros da PRF (Polícia Rodoviária Federal) terminar com o carro carregado de agrotóxicos contrabandeados dentro de um açude. Molhados e sujos, eles acabaram encontrados pedindo carona em direção a Mato Grosso do Sul.

A perseguição começou por volta das 6h30 na BR-163, em Guaíra (PR), cidade que faz fronteira com o Paraguai e integra uma das principais rotas usadas para levar mercadorias ilegais ao território sul-mato-grossense.

Policiais rodoviários federais tentaram abordar um Fiat Siena, mas o motorista ignorou a ordem de parada e iniciou fuga pela rodovia. Durante cerca de 40 quilômetros, segundo a ocorrência, o condutor realizou diversas manobras perigosas, como ultrapassagens proibidas e situações que forçaram outros veículos a sair da pista para evitar colisões.

Vídeo: Divulgação/Campo Grande News

Já no município de Mercedes (PR), o carro entrou em uma estrada vicinal e invadiu uma propriedade rural. Ao acessar o local, o veículo rompeu uma corrente que cercava a área e o impacto atingiu o rosto de um policial rodoviário federal, que precisou procurar atendimento médico.

Quando outra equipe da PRF chegou ao local, encontrou o carro boiando dentro de um açude da propriedade rural, carregado com diversos pacotes de agrotóxicos importados irregularmente do Paraguai. A Prefeitura de Mercedes disponibilizou maquinário para retirar o veículo da água.

Moradores da região informaram aos policiais que viram um jovem caminhando pelas proximidades, sujo e molhado. Ao ser localizado, ele afirmou que era passageiro do carro. Em consulta aos sistemas, foi identificado como adolescente.

Minutos depois, um policial rodoviário federal que retornava do plantão viu outro jovem às margens da BR-163, também sujo e molhado, pedindo carona em direção a Mato Grosso do Sul. Abordado, ele confessou ser o motorista do veículo usado no transporte dos agrotóxicos.

Os dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon (PR), onde a ocorrência foi registrada. O veículo foi lacrado e levado para a Receita Federal em Guaíra, onde a carga será contabilizada.

O policial atingido pela corrente recebeu atendimento médico e foi liberado.

Fonte: Campo Grande News (por Gabi Cenciarelli)

PRF apreende 305 kg de maconha em Ivinhema (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 305 quilos de maconha, no último domingo (15), em Ivinhema (MS). 

A droga era transportada em um Jeep/Renegade. Após abordar o veículo, os policiais sentiram forte odor de maconha e identificaram que o motorista utilizava alguns panos sobre os bancos traseiros na tentativa de esconder a droga. 

O homem foi preso e disse que levaria a droga de Amambai até Vitória da Conquista (BA). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ivinhema (MS).

IFMS inaugura Sala de Inovação na fronteira com o Paraguai

0
Abertura do espaço contou com a presença de autoridades do Estado. (Foto: Campus Ponta Porã)

Com investimento de R$ 200 mil, ambiente oferece recursos para prototipagem e desenvolvimento de projetos na região de Ponta Porã

Entrou em funcionamento na última sexta-feira (13), em Ponta Porã, a Sala de Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ambiente aberto à comunidade instalado no Parque Tecnológico Internacional (PTIn), também inaugurado nessa data pelo prefeito, Eduardo Campos, e pelo governador, Eduardo Riedel.

A reitora Elaine Cassiano, presente na inauguração, destaca que o espaço estruturado pelo IFMS busca estimular a cultura da inovação na região de fronteira com o Paraguai.

“A Sala de Inovação do IFMS nasce com o propósito de aproximar ainda mais a instituição da comunidade e do setor produtivo, estimulando a criatividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções para os desafios da nossa região de fronteira. Ao integrar o Parque Tecnológico Internacional, fortalecemos o papel do IFMS como instituição que produz conhecimento, forma talentos e contribui diretamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e social de Mato Grosso do Sul”, pontua.

O diretor-geral do Campus Ponta Porã e idealizador do espaço, Izidro dos Santos de Lima Júnior, ressalta a importância de o IFMS fazer parte do ecossistema inovador do Parque Tecnológico Internacional.

“A Sala de Inovação do IFMS vai ao encontro da missão institucional de contribuir com o desenvolvimento local e regional. Estruturado com o apoio da Fundect, é um espaço preparado para a experimentação, a prototipagem e o desenvolvimento de projetos, fortalecendo a inovação e impulsionando novas soluções para a fronteira”, enfatiza.

Para a estruturação do ambiente, foram investidos R$ 200 mil, captados pelo IFMS por meio da Chamada 06/2024 da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc).

A Sala de Inovação do IFMS é equipada com computadores de alto desempenho, monitores, projetor multimídia, tablets, smart TV, sistema de rede sem fio, equipamentos de áudio e vídeo, drones, além de recursos voltados à fabricação digital, como impressoras 3D e fresadora CNC.

Estudantes e servidores do IFMS poderão utilizar o espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão, iniciação científica e atividades pedagógicas. Porém, segundo Izidro, o ambiente também foi concebido para atender demandas da comunidade externa, incluindo parcerias com instituições públicas, setor produtivo, empreendedores e organizações da sociedade civil.

PTIn 

Instalado na Av. Brasil, nº 2.145, o Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã foi planejado para atuar como ambiente promotor de inovação, conectando instituições, setor produtivo e sociedade civil para transformar conhecimento em soluções, negócios e oportunidades.

Os ambientes do PTIn são dedicados à incubação, aceleração, coworking, laboratórios e eventos, e foram pensados para impulsionar startups, fortalecer cadeias produtivas e estimular a geração de emprego qualificado.

Saiba mais sobre o Parque Tecnológico Internacional.

VOCÊ SABIA? Ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 1 ano sem contato com a água

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Passando o período de chuvas e a chegada do período de estiagem em maio, é comum que parte da população acredite que o risco de proliferação do mosquito da dengue diminui. No entanto, especialistas alertam que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continua encontrando condições para se reproduzir mesmo em épocas de pouca chuva.

Uma das principais curiosidades sobre o ciclo do mosquito é a resistência dos ovos. Eles são depositados nas paredes de recipientes que podem acumular água, como vasos de plantas, baldes, garrafas, pneus e caixas d’água. Mesmo em ambientes secos, esses ovos podem permanecer viáveis por até um ano, aguardando apenas o contato com a água para iniciar o processo de eclosão.

Quando entram novamente em contato com a água, seja por chuva, limpeza de quintais ou enchimento de recipientes, os ovos podem se transformar em larvas rapidamente. Em condições favoráveis, todo o ciclo de desenvolvimento do mosquito, do ovo até a fase adulta, pode ocorrer em cerca de 7 a 10 dias.

Outro fator que exige atenção durante a seca é o aumento do armazenamento de água nas residências. Tonéis, tambores e caixas d’água utilizados sem vedação adequada podem se tornar criadouros ideais para o mosquito.

De acordo com a orientação das equipes de vigilância em saúde, as larvas do mosquito se desenvolvem exclusivamente em água parada. Por isso, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água é a forma mais eficiente de interromper o ciclo de reprodução do inseto.

A Prefeitura reforça que o combate ao mosquito depende da colaboração de toda a população. O setor de Endemias da prefeitura orienta que os moradores realizem vistorias semanais em seus quintais, mantenham caixas d’água bem fechadas, descartem corretamente materiais inservíveis e evitem qualquer tipo de acúmulo de água.

Mesmo em períodos de seca, a prevenção continua sendo a principal aliada no enfrentamento da dengue.

Sem Neymar, Ancelotti convoca seleção brasileira para amistosos contra França e Croácia

0
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), os jogadores convocados para a disputa dos amistosos contra França e Croácia, nos dias 26 e 31 de março, respectivamente. Esta é a última convocação da seleção brasileira antes da lista definitiva para a Copa do Mundo de 2026.

Tema recorrente entre os torcedores antes do anúncio da lista, Neymar ficou de fora da convocação para os amistosos. O camisa 10 ficou um longo período afastado da seleção após grave lesão no joelho sofrida em 2023 e ainda busca retomar a sua melhor forma física.

A convocação final para a Copa do Mundo está marcada para o dia 18 de maio. Antes do início do mundial, o Brasil fará dois amistosos contra Panamá e Egito, já com a lista final definida. A estreia brasileira na Copa será no dia 13 de junho, diante do Marrocos.

Veja a lista de convocados:

Goleiros:

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Fenerbahçe)
  • Bento (Al-Nassr)

Laterais:

  • Danilo (Flamengo)
  • Wesley (Roma)
  • Alex Sandro (Flamengo)
  • Douglas Santos (Zenit)

Zagueiros:

  • Marquinhos (PSG)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Bremer (Juventus)
  • Léo Pereira (Flamengo)
  • Ibañez (Al-Ahli)

Meio-campistas:

  • Casemiro (Manchester United)
  • Fabinho (Al-Ittihad)
  • Danilo (Botafogo)
  • Andrey Santos (Chelsea)
  • Gabriel Sara (Galatasaray)

Atacantes:

  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Vini Jr. (Real Madrid)
  • Rayan (Bournemouth)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Endrick (Lyon)
  • Matheus Cunha (Manchester United)
  • Igor Thiago (Brentford)
  • João Pedro (Chelsea)

(*) Rafael de Souza

Caminhoneiro é preso com 900 quilos de drogas em meio a carga de açúcar

0
Fardos de maconha estavam escondidos em meio a sacos de açúcar. (Foto: Divulgação/DOF)

Caminhoneiro de 47 anos foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Santa Rita do Pardo, transportando aproximadamente 900 quilos de maconha em meio a uma carga de açúcar. A prisão, apreensão da droga e da carreta Iveco Stralis ocorreu na sexta-feira (13).

Conforme a ocorrência, os militares faziam bloqueio na MS-040, na zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Durante entrevista, ele apresentou versões desencontradas sobre o motivo da viagem, além de demonstrar muito nervosismo.

Em vistoria na carroceria da carreta, os policiais localizaram diversos fardos de drogas escondidos em meio aos sacos de açúcar. Questionado, o homem afirmou aos policiais que havia carregado os entorpecentes em Campo Grande e os levaria até a cidade de Barueri (SP), onde receberia R$ 40 mil pelo transporte.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,4 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

Polícia Militar recupera motocicleta furtada e realiza prisão de receptador em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

No último domingo (15), o 2º Batalhão de Polícia Militar recuperou uma motocicleta com registro de roubo/furto e realizou a prisão do receptador em Três Lagoas.

Por volta das 10h30, uma guarnição do Pelotão de Trânsito do 2º BPM realizava policiamento ostensivo na rua Manoel de Faria Duque com a avenida Rogaciano Moreira de Queiroz, quando realizou a abordagem de um motociclista de 25 anos. Durante checagens nos sistemas policiais, constataram que condutor não possuía CNH e a motocicleta possuía registro de roubo/furto em outro estado.

Durante entrevista o abordado informou ter adquirido o veículo por meio de anúncio no aplicativo divulgado em rede social pelo valor de R$ 1.900,00, sendo lhe dada voz de prisão por receptação e realizado sua apresentação e da motocicleta na Delegacia de Polícia para as providências legais pertinentes.

Serviço

Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.