As seleções presenciais ocorrerão nos dias 16 e 18 de março
A MS Florestal, empresa sul-mato-grossense do Grupo RGE, anuncia a abertura de novos ciclos de contratação voltados para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais a Campo para compor sua equipe de silvicultura e viveiro. Reforçando seu compromisso com a diversidade, a companhia destaca que estas oportunidades também são destinadas a pessoas com deficiência.
Em Brasilândia, a seleção presencial será realizada no dia 16 de março de 2026, com atendimento por ordem de chegada e entrega de senhas das 8h às 9h. O processo ocorrerá na Praça Santa Maria, no Anfiteatro Municipal Ramez Tebet, localizado ao lado da Casa do Trabalhador, sendo importante ressaltar que a atuação para estas vagas específicas será em Bataguassu. Já em Nova Alvorada do Sul, a ação está agendada para o dia 18 de março, a partir das 7h no horário local, na Casa do Trabalhador, anexo à assistência social.
Para ambas as localidades, os candidatos devem comparecer portando currículo atualizado, identidade, CPF e carteira de trabalho. A MS Florestal oferece um pacote competitivo de benefícios que inclui transporte fretado, moradia, convênios médico e odontológico estendidos aos dependentes, vale-alimentação, refeição no local, auxílio creche, participação nos lucros e auxílio para filhos PCD. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas através do contato (67) 99628-9181.
Há vagas também para auxiliar de serviços gerais em viveiro, no município de Água Clara. Nesse município o candidato deve levar pessoalmente o currículo no escritório da MS Florestal ou cadastrá-lo no link: https://msflorestal.com/trabalhe-conosco/
Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com.
Menor de 17 anos transportava droga de Mato Grosso do Sul para o Rio de Janeiro e receberia R$ 2,5 mil pelo serviço. (Foto: Divulgação)
Um adolescente de 17 anos, morador em Dourados ontem (13), pela Polícia Militar Rodoviária após ser flagrado transportando quase cinco quilos de skank em um ônibus interestadual. A abordagem ocorreu na Rodovia Raposo Tavares em Presidente Prudente (SP).
De acordo com informações do Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, os policiais abordaram um ônibus que fazia o trajeto entre Campo Grande e Rio de Janeiro, com 33 passageiros.
Durante a fiscalização no interior do veículo, os policiais notaram comportamento suspeito de um passageiro que ocupava a poltrona 12. O adolescente apresentou nervosismo excessivo e respostas consideradas inconsistentes durante a entrevista, o que motivou uma vistoria mais detalhada em sua bagagem.
Na mala do jovem, que estava armazenada no bagageiro externo do ônibus, os policiais localizaram 23 pacotes de skank, totalizando 4 quilos e 970 gramas da droga.
Segundo a polícia, o adolescente, morador de Dourados — não possuía antecedentes criminais. Após ser questionado, ele confessou que tinha conhecimento da droga e afirmou que havia recebido o entorpecente em Dourados, com destino final na cidade do Rio de Janeiro. Pelo transporte, receberia R$ 2.500.
O adolescente foi levado para a delegacia da Polícia Civil do Estado de São Paulo em Presidente Prudente. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso, e o menor acabou apreendido.
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Bataguassu resultou no resgate de um cachorro, vítima de maus-tratos, no município. A acolhida do animal ocorreu na última sexta-feira (13), no bairro Jardim Acapulco, após denúncia de que ele estava há vários dias sem água e alimentação, amarrado pelo pescoço em condições precárias.
Diante da gravidade da denúncia, uma equipe policial foi até o local juntamente com servidores da Coordenadoria de Vida Animal, da Prefeitura de Bataguassu. No local, foi constatado que o animal apresentava claros sinais de negligência, estando debilitado, com doença (leishmaniose) e lesões graves, sendo imediatamente resgatado pela equipe técnica do município, que realizou o encaminhamento para atendimento veterinário especializado. Um homem de 28 anos foi identificado como autor do delito e será investigado.
A Polícia Civil destaca que o combate aos maus-tratos contra animais é uma prioridade e que denúncias da população são fundamentais para a responsabilização dos autores e para a proteção das vítimas. Crimes desta natureza são considerados condutas graves, com pena de reclusão de 02 a 05 anos, além de multa e proibição da guarda do animal, quando se tratar de cães e gatos.
Na última quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu uma ação de conscientização voltada à prevenção das doenças renais. A iniciativa inclui aferição de pressão arterial, distribuição de água e entrega de materiais informativos sobre a doença renal crônica, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos hábitos de vida saudáveis.
A mobilização integra a campanha nacional coordenada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), que neste ano traz o tema “Cuidar de Pessoas e proteger o planeta”. A proposta chama atenção para a relação entre saúde renal e meio ambiente, destacando que fatores como calor extremo, poluição e escassez de água podem aumentar o risco de doenças renais.
Segundo a médica nefrologista Lívia Maria de Souza, a prevenção é fundamental para evitar complicações mais graves.
“É importante que as pessoas cuidem de seus rins. A prevenção é importante para diminuir as complicações e proporcionar melhor tratamento aos pacientes que apresentarem a doença. Um exame simples de urina e a dosagem de creatinina já ajudam a identificar precocemente possíveis alterações, principalmente em pacientes que têm diabetes, hipertensão arterial ou apresentam alguma alteração na urina, como coloração, volume ou até mesmo urina espumosa”, explica.
A especialista ressalta que fatores ambientais, como disponibilidade de água potável e de qualidade e calor intenso, também têm impacto direto na saúde renal. Trabalhadores expostos a altas temperaturas, por exemplo, estão mais suscetíveis à desidratação, o que pode desencadear ou agravar problemas nos rins.
“Pacientes que trabalham na zona rural ou em ambientes muito quentes podem sofrer desidratação, o que pode levar à insuficiência renal ou à descompensação de uma doença renal crônica já existente. Por isso, a hidratação adequada é essencial, principalmente para quem está exposto a essas condições”, orienta.
Quando a doença renal está estabelecida, há opções de tratamento disponíveis. “Hoje temos terapias como hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal”, completa a médica.
Atendimento especializado no HRMS
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferece atendimento ambulatorial com médicos nefrologistas, mediante encaminhamento pela regulação. A unidade também realiza sessões de hemodiálise, com cerca de 600 procedimentos por mês.
Fotos: Patrícia Belarmino
Além disso, o hospital disponibiliza o tratamento por diálise peritoneal, sendo atualmente o único serviço pelo SUS em Campo Grande a oferecer essa modalidade. Nesse tipo de terapia, o paciente realiza o tratamento em casa e comparece ao hospital apenas uma vez por mês para acompanhamento, com consulta médica e realização de exames. Durante o tratamento, os pacientes também recebem visitas mensais da equipe de enfermagem.
Com foco na geração de empregos, inclusão e fomento a tecnologia, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (13) da inauguração do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn) e do Centro Internacional de Inovação e Empreendedorismo (CeimPP). Estes espaços foram criados para reunir ciência, inovação e negócios, incentivando a troca de experiências entre empresas, pesquisadores e empreendedores.
A proposta ali é fortalecer a chamada ‘indústria do conhecimento’, com o uso de tecnologia e inovação nos setores industrial, agrícola e de serviços já presentes na região. O parque possui 1,6 mil metros quadrados e foi construído na linha internacional de fronteira. Ele deve receber projetos e programas voltados à inclusão social, geração de emprego e renda, além de iniciativas de desenvolvimento tecnológico.
O Governo do Estado apoiou e contribuiu com a estruturação e operação do novo ecossistema, destinando R$ 1,7 milhão, por meio de convênio entre a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Ponta Porã.
“Este equipamento é nosso, de Mato Grosso do Sul, de Ponta Porã, Pedro Juan e Paraguai. Para viabilizar este grande projeto teve união de todas as partes, que trabalham juntos pelo Estado”, disse o governador. Riedel ponderou que o parque vai promover transformação social e desenvolvimento. “Inovação e tecnologia em parceria com o setor privado. O Estado sempre vai fomentar iniciativas inovadoras como esta”, completou.
Já o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, ressalta que a obra é fruto de grandes parcerias e de uma soma de esforços. “Um espaço de encontros entre conhecimento e inovação, cultura e desenvolvimento. Plantamos uma das maiores sementes para o futuro”, ressaltou o prefeito Eduardo Campos.
Para viabilizar o empreendimento ainda tem recursos do governo federal e emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul.
“Uma obra que projeta Mato Grosso do Sul para o futuro. Uma união e junção de autoridades públicas em torno do projeto. Ainda com a visão ampla de desenvolvimento do nosso governador. O futuro está na educação, ciência, tecnologia e inovação. Estamos avançando e MS está na vanguarda”, garantiu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Durante a visita ao complexo, o governador conheceu todas as dependências e projetos desenvolvidos no local. A cerimônia oficial de inauguração marca a consolidação de um novo espaço voltado à pesquisa, inovação, empreendedorismo e cooperação tecnológica, conectando universidades, empresas, startups e centros de pesquisa.
A expectativa é que o PTIn e o CEIMPP impulsionem projetos de tecnologia, desenvolvimento de startups e novas oportunidades de negócios, fortalecendo o ambiente de inovação e a atração de investimentos para Mato Grosso do Sul.
Com localização estratégica na faixa de fronteira com o Paraguai, o novo complexo nasce com a proposta de se tornar um polo de inovação internacional, ampliando a integração entre conhecimento, tecnologia e desenvolvimento econômico regional.
Local em que o crime aconteceu, em Rio Branco, AC. (Foto: Acre News/Reprodução)
Hitalo dos Santos Soares estava foragido desde julho do ano passado após matar homem de facção rival
Hitalo dos Santos Soares, de 18 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (13) pela DHPP (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio e Proteção à Pessoa), em Campo Grande. O jovem, conhecido como “Sub” e apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), estava foragido e é acusado de envolvimento na morte de Antônio Marcelino, em Rio Branco (AC).
O crime ocorreu em 3 de junho de 2025, quando dois homens invadiram a casa de Antônio, integrante da facção rival “Bonde dos 13” e conhecido como “Negão”, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Segundo as investigações, a dupla entrou no imóvel pelos fundos e manteve outras pessoas reféns até a chegada da vítima.
Quando Antônio chegou à residência acompanhado da companheira, de 14 anos, foi rendido pelos suspeitos e atingido por um tiro no peito. Uma das mulheres que estava no local foi ameaçada de morte e acabou ferida com um tiro de raspão no braço.
Conforme a Polícia Civil do Acre, os autores fugiram após os disparos. A delegacia especializada identificou os envolvidos e intensificou as investigações para localizar Hitalo, que havia deixado o estado. Ainda segundo a corporação, houve cooperação entre as forças policiais dos estados para efetuar a prisão do foragido.
Hitalo estava com mandado de prisão preventiva em aberto desde 4 de julho de 2025, expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco. O jovem foi localizado morando no Residencial Homex, na região do Centro-Oeste, área sul de Campo Grande. Ele passará por audiência de custódia neste sábado (14).
Silos para armazenamento de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Relatório mostra avanço na comercialização de grãos, mas com ritmo mais moderado nas negociações antecipadas
A comercialização da safra 2025/2026 de soja em Mato Grosso do Sul alcançou 32,5% do volume estimado até fevereiro de 2026. Os dados constam no relatório Preço x Comercialização, elaborado pela Aprosoja/MS com base em informações da consultoria Granos.
Somente no mês de fevereiro, as negociações da nova safra representaram 4,5% do total estimado, contribuindo para o avanço do percentual acumulado no estado. Considerando o volume já comercializado até o fim do mês, o preço médio ponderado da soja da safra 2025/2026 foi de R$ 115,46 por saca.
De acordo com a análise apresentada no documento, o ritmo de comercialização da safra atual apresenta um comportamento mais cauteloso quando comparado a ciclos anteriores, especialmente nas etapas iniciais de vendas. A avaliação indica que o ritmo mais lento de fixação de preços reflete uma postura mais prudente por parte dos produtores diante das condições do mercado.
Segundo o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, o cenário ajuda a explicar essa estratégia. “Esse comportamento reflete a estratégia adotada pelos produtores diante de um cenário de alta produção e de um mercado ainda marcado por incertezas”, afirma.
No caso do milho, o relatório aponta que a safra 2024/2025 atingiu 86% da produção estimada comercializada até fevereiro de 2026, após negociações de 4% registradas no mês. Mesmo com esse avanço, o percentual ainda está quatro pontos percentuais abaixo do observado no mesmo período da safra anterior.
Em relação aos preços, o valor médio disponível do milho no estado foi de R$ 50,06 por saca em fevereiro de 2026, enquanto o preço médio futuro ficou em R$ 49,87 por saca. Ambos os valores representam uma queda de cerca de 16% em comparação com fevereiro de 2025, quando as cotações estavam próximas de R$ 60 por saca.
Considerando apenas o volume efetivamente negociado, o preço médio ponderado do milho foi de R$ 51,87 por saca.
Para a safra 2025/2026 de milho, o levantamento mostra que 1,1% do volume foi comercializado em fevereiro, levando o acumulado para 14% da produção estimada negociada até o momento.
Esse percentual está 0,5 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo período do ciclo anterior. O preço médio ponderado do volume já comercializado da nova safra é de R$ 50,97 por saca.
O relatório aponta ainda que o início do ciclo de comercialização da safra 2025/2026 apresenta ritmo inferior ao observado em anos recentes no mesmo período. Entre os fatores associados a esse comportamento estão expectativas de melhora nas cotações, incertezas sobre o cenário de mercado e estratégias de gestão de risco adotadas pelos produtores diante dos custos de produção.
Nesse contexto, a comercialização antecipada segue avançando, mas em ritmo mais moderado, refletindo uma postura mais estratégica dos produtores na definição do momento de fixar preços tanto para soja quanto para milho no estado.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 182 quilos de cocaína, nesta sexta-feira (13), em Terenos (MS).
Os policiais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram um caminhão M.Benz/Actros. O motorista, de 32 anos, disse que transportava minério de ferro de Corumbá (MS) até Pindamonhangaba (SP), mas demonstrou nervosismo ao tentar dar mais informações do carregamento e da viagem.
A equipe decidiu realizar uma busca minuciosa no veículo e encontraram dois compartimentos ocultos, onde estavam escondidos 114 quilos de cloridrato e 68,8 quilos de pasta base de cocaína.
O motorista não deu informações sobre origem ou destino da droga. Ele foi preso e encaminhado, juntamente com a droga, à Polícia Civil em Terenos (MS).
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), através do Departamento de Serviços Públicos (DSP), dará início na próxima semana às obras de recapeamento asfáltico em um trecho da Rua Aldair Rosa de Oliveira, conhecida como Circular da Lagoa Maior.
Os trabalhos serão realizados no trecho compreendido entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – início da obra – e o Hotel OT, com aproximadamente 720 metros de extensão, largura média de 8 metros e área estimada em cerca de 5.760 m² de pavimento recuperado.
A intervenção tem como objetivo melhorar as condições da via, garantindo mais segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente a região, que está entre as mais movimentadas da cidade.Durante a execução dos serviços, o trânsito na região poderá sofrer alterações ao longo da semana, com interdições pontuais nos trechos onde as equipes estarão trabalhando. A obra será realizada por etapas, de modo que apenas o segmento em execução no momento ficará interditado, mantendo o restante da via liberado para circulação.
A SEINTRA orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas para evitar o trecho em obras, contribuindo para a segurança dos trabalhadores e para a agilidade na execução do serviço.
A previsão é que os trabalhos avancem gradualmente durante a semana, conforme as condições climáticas e operacionais das equipes responsáveis pela obra.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.865 quilos de maconha e três armas de fogo nesta sexta-feira (13), em Toledo (PR).
A ação ocorreu após indicativo de inteligência sobre a circulação de um caminhão na BR-163, nas proximidades de Mundo Novo (MS). O veículo foi localizado na região de fronteira e recebeu ordem de parada. O motorista ainda percorreu alguns metros antes de parar.
Durante a abordagem, o condutor demonstrou nervosismo e não soube fornecer informações claras sobre a viagem. Diante da situação, os policiais realizaram uma vistoria no compartimento de carga do caminhão.
No local, foram encontrados diversos fardos de maconha, que totalizaram 2.865 quilos, além de 37,8 quilos de haxixe.
Na cabine do caminhão também foram apreendidas três armas de fogo, um fuzil, uma espingarda e uma pistola, além de carregadores e 38 munições. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Toledo (PR).
A Polícia Militar realizou a apreensão de arma de fogo, munições, granada de efeito moral e entorpecentes durante o primeiro dia da Operação Saturação, desencadeada em Ponta Porã. A ação ocorreu na última quinta-feira (12), no bairro Residencial Ponta Porã, após atendimento de uma ocorrência de ameaça.
De acordo com informações, a guarnição foi acionada via COPOM por volta das 17h50 para verificar uma denúncia de ameaça envolvendo um indivíduo que estaria armado com uma pistola. Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com a vítima, que relatou que o suspeito, ao saber da presença da equipe policial no local, fugiu da residência portando uma arma de fogo.
Diante das informações, as equipes iniciaram diligências nas imediações e solicitaram apoio de outras viaturas para realizar o cerco policial. Durante as buscas, populares informaram que dois indivíduos teriam corrido em direção aos fundos de uma residência nas proximidades.
Com o apoio de equipes de Força Tática e do Trânsito do 4° BPM (Batalhão de Polícia Militar), foi realizado o cerco no local indicado. Durante as buscas, um dos suspeitos foi localizado nos fundos de uma residência e detido pela equipe policial.
Nas diligências realizadas nas proximidades, os policiais localizaram, em meio à vegetação, uma maleta contendo uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e diversas munições. Durante a continuidade das buscas em uma residência próxima, as equipes encontraram ainda granadas de efeito moral, aparelhos celulares, um caderno de anotações e diversas porções de maconha, skunk e haxixe, além de documentos em nome de terceiros.
O suspeito localizado no local foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. O outro envolvido apontado na denúncia inicial não foi localizado durante as diligências e as buscas continuam para tentar localizá-lo.
A apreensão integra as ações da Operação Saturação em Ponta Porã, que tem como objetivo intensificar o policiamento, combater crimes e ampliar a presença policial em áreas estratégicas do município.
(*) Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4
A BR-262, no trecho entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, já está totalmente liberada para o tráfego de veículos após o grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira (13). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Apesar da liberação completa da pista, o fluxo de veículos ainda segue lento e deve levar algum tempo para se normalizar. Isso porque o congestionamento formado durante a ocorrência foi grande, mesmo com as equipes adotando o sistema de “pare e siga” para tentar minimizar os impactos no trânsito.
O acidente ocorreu por volta das 7h, no km 160 da rodovia, quando duas carretas colidiram frontalmente. O impacto foi forte e deixou duas pessoas em estado grave, mobilizando equipes de resgate.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar apoio na ocorrência, enquanto o atendimento inicial às vítimas foi realizado por uma ambulância do Hospital de Água Clara, que encaminhou os feridos para atendimento médico.
Durante boa parte da manhã, a rodovia permaneceu totalmente interditada nos dois sentidos, provocando longas filas de veículos na região. Após o trabalho das equipes de resgate, retirada dos veículos e limpeza da pista, o tráfego foi liberado.
Mesmo com a normalização da rodovia, a PRF orienta os motoristas a redobrarem a atenção, já que o fluxo ainda é intenso no trecho entre Água Clara e Ribas do Rio Pardo.
Procedimento de estimulação cerebral pode reduzir em até 80% uso de medicamentos para o tratamento da doença
Um procedimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul marcou um avanço no tratamento de pacientes com doença de Parkinson. Neste mês foi realizada a primeira cirurgia de implante de eletrodos para estimulação cerebral na rede pública estadual. A cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O paciente submetido ao procedimento foi o servidor público aposentado Gilberto Barbieri, de 58 anos, morador de Nova Andradina (MS), município localizado a 260 quilômetros de Três Lagoas. Há cerca de 15 anos ele convive com os sintomas da doença, que começaram com tremores nas mãos e evoluíram para limitações motoras mais severas ao longo do tempo.
Foto: Divulgação
A DOENÇA
Parkinson é uma enfermidade neurológica crônica, degenerativa e progressiva que afeta os movimentos, causando tremores de repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos e instabilidade postural.
Para Gilberto ela apareceu com um tremor em suas mãos. A preocupação o levou a procurar ajuda médica e, após passar por exames e consultas em hospitais de sua cidade, Campo Grande, Dourados e São Paulo, recebeu o diagnóstico de doença de Parkinson.
Desde então, a rotina mudou significativamente. Atividades simples do dia a dia passaram a exigir mais esforço. “Não tenho mais a vitalidade que tinha antes. Tudo piorou na minha vida com a chegada da doença”, relata.
Há mais de dez anos, ele depende de medicamentos para controlar os sintomas da doença, tomando doses ao longo do dia em intervalos de cerca de três horas. Embora auxiliem no controle do Parkinson, os remédios também provocam efeitos colaterais, como movimentos involuntários constantes. Essa agitação contínua acabou fazendo com que ele perdesse peso.
Foto: Divulgação
“Quando o efeito do remédio passa, entro no que os médicos chamam de estado ‘OFF’, quando penso no movimento, mas meu corpo não responde e vou paralisando”, explica.
Para ele, a cirurgia representa a possibilidade de reduzir a quantidade de medicação e recuperar parte da qualidade de vida. “O que eu quero é diminuir os remédios e ter mais controle sobre meu próprio corpo”, afirma.
COMO FUNCIONA A CIRURGIA
O procedimento realizado no hospital é chamado de implante de eletrodo para estimulação cerebral, técnica utilizada em casos específicos e mais graves de Parkinson para ajudar no controle dos sintomas motores.
A cirurgia consiste na implantação de eletrodos em áreas profundas do cérebro responsáveis por modular os circuitos ligados ao controle dos movimentos. Conforme explica o médico neurocirurgião Eduardo Cintra Abib, responsável pelo procedimento, os eletrodos são implantados em uma região chamada núcleo subtalâmico.
“Colocamos um eletrodo de cada lado do cérebro, porque cada hemisfério controla o lado oposto do corpo. Durante a cirurgia o paciente permanece acordado, para podermos testar os movimentos e identificar o ponto exato de estimulação que melhora sintomas como tremor e rigidez”, detalhou.
Após o implante, os eletrodos são conectados a um pequeno dispositivo semelhante a um marca-passo, implantado na região do peito. O aparelho envia impulsos elétricos ao cérebro que ajudam a regular a atividade responsável pelos movimentos.
O neurocirurgião esclarece que nem todos os pacientes com Parkinson podem realizar esse tipo de cirurgia. Existem critérios médicos para a indicação, como ter pelo menos cinco anos de tratamento, já ter utilizado diferentes tipos de medicamentos e estar em um estágio da doença no qual os remédios já não conseguem mais controlar bem os sintomas. Nesses casos, a cirurgia passa a ser uma alternativa de tratamento. Segundo o especialista, a técnica pode reduzir em até 80% a necessidade de medicamentos, além de melhorar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.
Integraram a equipe principal, além de Eduardo Abib, o neurocirurgião Marco Aurélio Fernandes Teixeira, os anestesistas Ariane Freitas Neves e Walter Chimello Balhester e os profissionais de enfermagem Raisa Carvalho Batista e Felipe Gabriel Rocini Araújo.
RECUPERAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Após o procedimento, realizado no dia 05 de março, Gilberto permaneceu um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais dois dias em observação, recebendo alta hospitalar no dia 8 de março. Dentro de duas semanas ele retornará ao hospital para a etapa de programação do dispositivo implantado, quando serão realizados os primeiros ajustes da estimulação.
“O sistema possui vários pontos de contato no eletrodo. A corrente elétrica pode ser direcionada para áreas específicas, de acordo com os sintomas predominantes de cada paciente, como tremor, rigidez ou instabilidade. No retorno vamos avaliar como foi a rotina dele e ajustar o dispositivo conforme a necessidade”, ressaltou Eduardo.
ESPERANÇA DE UMA NOVA ROTINA
Para Gilberto, a cirurgia representa a possibilidade de recuperar autonomia e retomar atividades que ficaram mais difíceis nos últimos anos. “Quero poder fazer coisas simples sem ser refém dos remédios, sem tremer ou ficar paralisado. Quero viajar, pescar, visitar minha irmã que mora em uma fazenda em Pontes Lacerda, no Mato Grosso, e pegar meus netos no colo sem medo de derrubá-los”, conta.
A esposa, Elcia Oliveira Umbelino Barbieri, de 56 anos, com quem Gilberto é casado há 36 anos, acompanhou todo o processo e também vê a cirurgia com esperança.
“Hoje sou motorista oficial dele. Hesitamos de sair de casa, dá receio de ir em eventos, festas, porque temos receio de o efeito do remédio acabar e ele congelar ou começar a tremer em público. As pessoas ficam olhando e é uma situação constrangedora, por isso muitas vezes preferimos ficar em casa, em certas ocasiões. Agora temos esperança de que a vida volte a ser mais tranquila”, disse.
MARCO PARA A SAÚDE PÚBLICA DE MS
Para o diretor técnico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, Marllon Nunes, a realização do procedimento representa um avanço importante para a saúde pública do estado.
“Este procedimento representa um avanço para o SUS em Mato Grosso do Sul. Oferecer uma cirurgia de alta complexidade como a estimulação cerebral profunda demonstra a capacidade técnica do hospital e reforça seu papel como referência regional e estadual em assistência especializada, ampliando o acesso da população a tratamentos inovadores”, destacou.
Na manhã desta sexta-feira (13), a comunidade escolar da Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento, em Sidrolândia, recebeu a confirmação de um investimento que promete impactar o cotidiano de mais de mil estudantes. O deputado estadual Coronel David (PL) entregou o cheque simbólico de R$ 130 mil, referente a uma emenda parlamentar que será destinada à melhoria da unidade, contemplando a instalação de aparelhos de ar-condicionado e aquisição de instrumentos para a fanfarra escolar.
A iniciativa representa um reforço concreto à uma das maiores instituições de ensino do município. A Escola Porfíria Lopes do Nascimento atende atualmente 1.035 alunos do Ensino Fundamental I e II, distribuídos em 32 turmas ao longo dos períodos matutino e vespertino, em um conjunto de 16 salas de aula.
Localizada em uma região periférica de Sidrolândia, a escola cumpre papel estratégico na rede municipal de ensino ao atender uma comunidade que demanda maior presença de políticas públicas voltadas à educação. Para a diretora da unidade, Luci Mari Galhardo, a destinação do recurso representa mais do que uma melhoria estrutural.
Segundo ela, o investimento chega em um momento importante para fortalecer o ambiente pedagógico e ampliar oportunidades para os estudantes.
O encontro que resultou na confirmação do recurso contou com a participação da diretora-adjunta Carolina de Castro Ferreira, da engenheira civil Aline Nogueira, do voluntário da instituição Claudinei Reginaldo dos Santos e foi intermediado pelo 1º suplente de vereador Will Ximenes, que levou as demandas da comunidade escolar ao gabinete do parlamentar.
Coronel David ressaltou que o fortalecimento das escolas públicas é parte essencial do desenvolvimento social. “Investir em Educação é investir diretamente no futuro das nossas crianças. Com esses recursos, queremos garantir melhores condições de aprendizado para os alunos e também apoiar projetos que estimulam disciplina, cultura e desenvolvimento dentro do ambiente escolar”, afirmou o deputado.
Mesa de autoridades com Veveu Arruda, Silvia Patrícia, Helio Daher, Claudio Ferreira, Patricia Sarmento e Maria Gorete. (Foto: Daniel Carvalho)
Evento fomenta a implementação de iniciativas do projeto de alfabetização unificada
A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou, na última quarta-feira (11), em Campo Grande, o ‘I Seminário Estadual MS Alfabetiza – Construindo Resultados e Fortalecendo o Regime de Colaboração’.
O encontro reuniu gestores educacionais, prefeitos, secretários municipais de educação e parceiros institucionais para apresentar os avanços do programa e alinhar estratégias para 2026.
Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Estado de Educação e vice-presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Helio Daher, representando o governador Eduardo Riedel; a secretária municipal de Educação de Itaquiraí e presidente da Undime-MS, Silvia Patrícia Freire; e o prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, representando a Assomasul.
Também integraram a mesa o diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda; a conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado, Patrícia Sarmento, representando o presidente do TCE/MS, Flávio Kayatt; e a coordenadora de Articulação Pedagógica e articuladora estadual da Renalfa, Gorete Siqueira.
O Programa MS Alfabetiza integra as ações da SED por meio da Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais (Supre) e da Coordenadoria de Articulação Pedagógica (Coape), em parceria com os 79 municípios sul-mato-grossenses e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A iniciativa busca consolidar a alfabetização na idade certa como política permanente em Mato Grosso do Sul, garantindo o direito de aprender a todas as crianças.
Durante o evento, autoridades destacaram os avanços do programa e a importância da cooperação entre Estado e municípios.
“Não podemos deixar ninguém para trás”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Helio Daher, ao comentar uma frase recorrente do governador Eduardo Riedel.
“E quando a gente fala em não deixar ninguém para trás, significa cuidar para que todas as crianças possam ser alfabetizadas adequadamente, e vamos seguir superando metas na alfabetização em nosso Estado”, completou o secretário.
O prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, também ressaltou a importância do programa para os municípios. “É muito importante porque realiza formação continuada aos profissionais, apoio logístico e vivências que fortalecem um universo de ideias positivas para nossas crianças”, afirmou o prefeito, cuja cidade conquistou o Selo Ouro Nacional de Alfabetização 2025.
A conselheira substituta do TCE/MS, Patrícia Sarmento, destacou o apoio institucional à melhoria da aprendizagem. “O Tribunal de Contas planeja para este ano mais foco na aprendizagem aos gestores da Educação e parceiros, ofertando subsídios para auxiliar no que for preciso”, disse.
Compromisso com a alfabetização
Ao final da programação, foram apresentados os encaminhamentos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para 2026, conduzidos pelas articuladoras da Renalfa Alessandra Becker e Gorete Siqueira.
Ao reunir diferentes atores da educação, o I Seminário Estadual MS Alfabetiza reforçou o compromisso coletivo com a alfabetização das crianças e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia do direito à aprendizagem.
“O seminário contribuiu para fortalecer as ações voltadas à alfabetização das crianças sul-mato-grossenses na idade certa”, destacou Gorete Siqueira.
O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, participou em Brasília do Encontro Nacional de Prefeitos e Lideranças Municipais, promovido pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas e Alagados (AMUSUH). O evento reuniu gestores públicos de diversas regiões do país para discutir pautas estratégicas relacionadas ao desenvolvimento dos municípios e aos impactos da geração de energia hidrelétrica.
Além de representar Três Lagoas, o prefeito também participou do encontro na condição de presidente nacional da AMUSUH, entidade que representa mais de 700 municípios brasileiros que possuem usinas hidrelétricas e áreas alagadas e que atua na defesa de políticas públicas e compensações financeiras justas para essas cidades.
Durante o encontro, prefeitos, lideranças municipais e representantes de instituições discutiram temas ligados ao setor energético, à sustentabilidade e às formas de fortalecer a atuação conjunta dos municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
Dr. Cassiano Maia destacou a importância da união entre os gestores municipais para ampliar a representatividade das cidades nas decisões nacionais. Segundo ele, o fortalecimento das entidades municipalistas é fundamental para garantir avanços nas políticas públicas que impactam diretamente os municípios.
“No passado, muitos gestores não tinham dimensão da força política que possuem. Hoje sabemos que, unidos, podemos conquistar avanços importantes para nossos municípios e para o desenvolvimento do país”, destacou o prefeito.
A participação no encontro também reforça o papel de Três Lagoas no cenário nacional, especialmente por ser um município que abriga importantes empreendimentos ligados ao setor energético e industrial.
A AMUSUH atua na defesa dos interesses dos municípios sedes de usinas hidrelétricas e reservatórios, buscando garantir que essas cidades tenham voz ativa na formulação de políticas públicas e recebam as compensações financeiras necessárias para promover investimentos em infraestrutura, sustentabilidade e qualidade de vida para a população.
A agenda em Brasília também possibilitou o diálogo com outras lideranças políticas e gestores municipais, fortalecendo parcerias e ampliando a articulação institucional em defesa dos municípios brasileiros.
Aprendizado de qualidade e estrutura moderna. Com este foco o governador Eduardo Riedel entregou investimentos e obras importantes para educação de Ponta Porã. O objetivo é contribuir e trazer benefícios diretos para os estudantes da região de fronteira.
Fotos: Álvaro Rezende
Nesta sexta-feira (13), foi inaugurada uma nova escola no município, além da entrega de obras de reforma e ampliação em unidades da rede estadual, beneficiando diretamente cerca de 2,5 mil estudantes.
“Manhã de alegria e de muita emoção. Uma agenda extensa na cidade que conta com a entrega de uma nova escola, além de reformas e ampliação de outras unidades. O mais importante em uma sociedade é a educação. Não vamos abrir mão de ter a melhor educação do país. Aos alunos, saibam que vão estudar em um local moderno e de muito conhecimento”, disse o governador.
Fotos: Álvaro Rezende
A nova unidade da Escola Adir Teixeira de Oliveira atenderá mais de 900 estudantes do ensino fundamental, médio e educação profissional, com uma estrutura moderna, acessível e adequada às necessidades da comunidade escolar. A obra tem investimento de R$ 17,6 milhões com recursos estaduais, sendo R$ 16,6 milhões para construção da escola e R$ 915,6 mil na aquisição de mobiliários e equipamentos.
“Quanta emoção neste dia histórico para comunidade. Não é apenas um prédio e sim portas abertas para que sonhos sejam realizadas e talentos descobertos. Espaço de aprendizado, acolhimento, respeito e de transformação de vidas. Só temos que agradecer ao Governo do Estado”, afirmou a diretora da escola, Célia Ramona.
Fotos: Álvaro Rezende
A construção contemplou a implantação de uma escola completa, com estrutura de cobertura, impermeabilização, instalações elétricas e hidrossanitárias, sistema de drenagem de águas pluviais, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias, ferragens, subestação elétrica, pintura interna e externa, adequação de calçadas e quadra esportiva, além de todas as adequações necessárias para atender às normas de acessibilidade.
A unidade também recebeu mobiliários e equipamentos completos, incluindo conjuntos escolares e de professores, garantindo condições adequadas para o funcionamento das atividades pedagógicas e administrativas
Fotos: Álvaro Rezende
Uma das novidade foi a criação da EJA Mulher Fronteira, que já tem sua primeira turma com quase 100 alunas. No espaço ainda tem uma brinquedoteca para que as mães deixem os filhos enquanto estudam.
“Estamos na escola mais moderna da Rede Estadual. Com uma estrutura adequada. Temos por exemplo um bloco exclusivo para servidores administrativos. Um espaço que esta comunidade merece”, destacou o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.
O governador também entregou a reforma parcial da Escola Estadual Fernando Cláudio Capibaribe. A unidade ainda ganhou ampliação do bloco de salas de aula, garantindo melhores condições de ensino para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. O investimento total na obra foi de R$ 3,27 milhões em recursos estaduais para atender os mais de mil alunos matriculados em 2026.
Ainda foi entregue a reforma e ampliação da Escola Estadual José Edson Domingos dos Santos. O investimento foi de R$ 2,4 milhões e contemplou a ampliação do bloco de salas de aula da unidade escolar, com adequações estruturais voltadas à acessibilidade e ao atendimento das normas de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária.
Fotos: Álvaro Rezende
Entre os serviços executados estão estrutura de cobertura, instalações elétricas, serviços hidrossanitários e de drenagem de águas pluviais, revestimentos de pisos, além de pintura interna e externa, melhorias na quadra esportiva, e outras adequações necessárias para o atendimento dos mais de 600 alunos.
“Quando temos a oportunidade de logo cedo entregar obras tão importantes como esta, mostra que estamos fazendo grandes coisas para Ponta Porã. Alegria entregar escolas para comunidade. O governador tem um carinho e olhar especial ao nosso município”, afirmou o prefeito Eduardo Campos.
A 10ª edição da Copa Osmar Dutra de Futebol Society, realizada em Três Lagoas desde dezembro, está prestes a chegar à sua fase decisiva. Com a participação de 21 equipes e um público sempre presente, o torneio enfrenta agora suas semifinais, marcadas para o próximo domingo, 15, a partir das 8h, no campo do bairro Osmar Dutra.
Após intensas disputas nas quartas de final, os resultados foram os seguintes:
jd primavera 2 x 0 bruxo da bola
la quebrada 4 x 3 Santa Terezinha (nos pênaltis)
bar do bingo 3 x 2 red buul (nos pênaltis)
cavaquinho 3 x 2 mercado nossa casa (nos pênaltis)
As semifinais prometem ser emocionantes, com os seguintes confrontos programados:
Às 8h: jd primavera x cavaquinho fc
Às 9h: la quebrada x bar do bingo
O organizador do evento Altivo Alves de Oliveira Júnior, destacou que com o torneio as manhãs de domingo têm se tornado momentos de união e lazer para as famílias locais, fortalecendo o espírito comunitário em torno do futebol society.
Levantamento da Semadesc aponta Três Lagoas como o quarto município com mais novos negócios no estado, enquanto Mato Grosso do Sul registra aumento no fechamento de empresas em 2026
O município de Três Lagoas aparece entre os destaques na abertura de empresas em Mato Grosso do Sul no início de 2026. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base em informações da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), a cidade registrou 69 novas empresas abertas em fevereiro, representando 4,58% do total estadual no período.
No ranking estadual, Três Lagoas ocupa a quarta posição entre os municípios com maior número de novos negócios, ficando atrás apenas de Campo Grande (664), Dourados (138) e Chapadão do Sul (130). Na sequência aparecem cidades como Ponta Porã (36), Naviraí (32) e Maracaju (31).
Ao todo, 1.507 empresas foram abertas em fevereiro de 2026 em Mato Grosso do Sul, considerando todos os municípios do estado.
O levantamento também mostra que o setor de serviços continua liderando a abertura de empresas, concentrando 78,2% dos novos registros no acumulado de janeiro e fevereiro de 2026. Em seguida aparecem o comércio, com 19,2%, e a indústria, com 2,6%.
A predominância do setor de serviços acompanha a tendência observada em cidades com forte dinâmica urbana e logística, como é o caso de Três Lagoas, que possui um ambiente econômico diversificado e em expansão.
Mais empresas fechadas do que abertas no estado
Apesar do movimento de abertura de novos negócios, o relatório aponta um aumento no número de encerramentos de empresas em Mato Grosso do Sul neste início de ano.
No acumulado de janeiro e fevereiro de 2026, foram abertas 2.371 empresas, número 6,98% menor que no mesmo período de 2025, quando foram registradas 2.549 aberturas.
Já o total de empresas fechadas chegou a 2.549 em 2026, representando alta de 18,61% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.149 encerramentos.
Com isso, o saldo empresarial do estado ficou negativo em 178 empresas, enquanto no mesmo período de 2025 havia sido positivo em 400.
Outro indicador que chama atenção é o aumento da rotatividade empresarial, calculada pela relação entre empresas fechadas e abertas.
Em fevereiro de 2025, a rotatividade era de 72,5%. Já em fevereiro de 2026, o índice subiu para 90,1%, indicando maior número de encerramentos em relação às aberturas.
Segundo observação do relatório, parte desse aumento está relacionada a ações da Receita Federal para encerrar empresas inativas no estado, medida que busca reduzir casos de inadimplência.
Mesmo com esse cenário estadual, cidades do interior como Três Lagoas seguem entre os polos de geração de novos negócios, mantendo participação relevante no movimento de empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.
A Prefeitura de Três Lagoas segue intensificando as ações da Operação Approximatus no bairro Paranapungá, que reúne serviços urbanos e atuação integrada com as forças de segurança para melhorar a qualidade de vida da população. Desde o início da operação, as equipes municipais já realizaram a limpeza de 25 terrenos que apresentavam acúmulo de mato alto e entulhos na região.
A ação faz parte da força-tarefa conduzida pela Administração Municipal, em parceria com as polícias Militar e Civil, que tem como objetivo aproximar o poder público da comunidade e fortalecer a sensação de segurança no bairro. Além do trabalho das forças policiais, a Prefeitura atua com serviços de limpeza urbana, manutenção de áreas públicas, recolhimento de resíduos e orientações à população, contribuindo para a organização dos espaços e a prevenção de problemas de saúde pública.
De acordo com a Prefeitura, os terrenos que precisaram de limpeza foram identificados durante as vistorias realizadas pelas equipes. Como prevê a legislação municipal, os proprietários foram multados e deverão arcar com os custos do serviço executado pelo município.
Durante esta semana, o prefeito Dr. Cassiano Maia esteve no bairro Paranapungá acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e conversando com moradores sobre as ações desenvolvidas no local. A visita também teve como objetivo verificar as demandas da comunidade e reforçar a presença do poder público na região.
Lançada oficialmente no início de março, a Operação Approximatus iniciou pelo bairro Paranapungá e reúne uma série de ações integradas que incluem policiamento, cumprimento de mandados judiciais, limpeza urbana, combate a focos de doenças e atividades educativas com a comunidade.
A proposta é que o modelo seja ampliado gradativamente para outros bairros da cidade, levando não apenas reforço na segurança pública, mas também melhorias urbanas e maior proximidade entre a população e as instituições públicas.