19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 153

Empreendedora transforma experiência em vendas em rede de semijoias com mais de 40 revendedoras

0
Cliente do Sebrae Delas amplia conexões empresariais com foco em habilidades de liderança (Foto: Assessoria Sebrae MS)

Fundadora da K.ora Joias, Kátia Danielli investe em gestão e liderança e amplia oportunidades para outras mulheres após participar do programa Sebrae Delas

O crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao autoconhecimento de quem empreende, aliado ao planejamento e à visão estratégica para enfrentar os desafios do mercado. Para a empreendedora Kátia Danielli, desenvolver essas habilidades foi essencial para transformar em realidade um sonho antigo. Determinada desde a juventude, ela encontrou na experiência como vendedora a base para construir a trajetória à frente da rede de semijoias K.ora Joias. Foi esse aprendizado que a preparou para liderar o próprio negócio e formar uma equipe que atualmente reúne mais de 40 revendedoras em Mato Grosso do Sul.

A empresa fabrica semijoias como anéis, braceletes, brincos, colares e pulseiras, entre outros acessórios. Com foco em peças de luxo acessível, que aliam qualidade e preço justo, a marca realiza entregas para todo o Brasil. Atenta ao universo feminino, a K.ora Joias conquistou espaço no mercado pelo atendimento próximo às clientes e pela qualidade dos produtos, características que refletem o cuidado da empreendedora na construção da marca.

Imaginar, montar, modelar e finalizar. Assim como acontece na criação das semijoias, Kátia conta que a construção do negócio também começou com um olhar atento para os detalhes. Antes de assumir a gestão, ela buscou entender como gostaria de ser atendida como cliente, com atenção, delicadeza e personalidade. “Meu negócio surgiu da necessidade, pois eu buscava uma renda a mais. Após anos revendendo, criei minha própria marca”, disse a empreendedora.

Com um olhar atento às clientes, Kátia encontrou no contato com outras mulheres, inclusive entre amigas, uma conexão com o propósito de valorizar histórias e trajetórias reais, indo além de uma simples oportunidade de trabalho. Com essa visão, a marca já celebra cinco anos de atuação e reflete também a evolução da empresária como gestora. Hoje, o negócio opera por meio de um sistema de revenda, aliado a um site próprio e a uma loja física localizada no centro de Campo Grande.

“Busco ir além da transação comercial, me aproximando de pessoas que entendem a cultura da K.ora e que se alinham aos meus propósitos. Depois disso, acompanho de perto o desenvolvimento da equipe e aplico treinamentos. As conversas são importantes também, e procuro sempre reconhecer o crescimento da equipe e da empresa concedendo premiações”, declara.

A relação próxima com a equipe de revendedoras é um dos pilares do crescimento da marca. Além disso, o fortalecimento do negócio depende de bons parceiros ao longo da cadeia de produção. Nesse contexto, a empresa conta com uma galvânica, setor responsável pelo banho e acabamento das peças com metais como ouro ou prata, que tem contribuído para a qualidade dos produtos e para a expansão do negócio. “Nossa comunidade de revenda sempre apoia e indica o nosso trabalho e, assim, celebramos todas as conquistas. Os números são importantíssimos, mas ampliar essa comunidade e ver essas consultoras superando desafios e realizando sonhos por meio da K.ora é o que mais me faz celebrar”, afirma.

O networking também ampliou as conexões de Kátia com outras empreendedoras e contribuiu para fortalecer sua forma de liderar. Nesse processo, um marco em sua trajetória foi a participação, em 2025, no Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, programa de aceleração realizado pelo Sebrae/MS com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul.

Participante da jornada Premium, voltada a empresas formalizadas lideradas por mulheres que desejam aprimorar a gestão, a empreendedora teve acesso a capacitações e à troca de experiências com outras empresárias. “A principal habilidade que desenvolvi foi a inteligência emocional, com o crescimento da rede, consigo chegar em lugares, de forma mais rápida, que sozinha talvez não conseguiria”, expõe.

A experiência vivida por Kátia reflete os resultados observados entre participantes do Sebrae Delas. Pesquisa realizada em dezembro de 2025 com empreendedoras que passaram pela iniciativa apontou que 88,2% afirmaram sentir-se totalmente ou em grande parte preparadas para atingir seus objetivos após a participação, enquanto 97% ampliaram conexões profissionais relevantes. Os dados reforçam que, além de ferramentas de gestão, o desenvolvimento comportamental e a construção de redes estratégicas são fatores decisivos para o fortalecimento de negócios liderados por mulheres.

Sebrae Delas 2026

Empreendedoras interessadas em trilhar esse caminho já podem se inscrever no ciclo 2026 do Sebrae Delas, até 31 de março. A iniciativa é estruturada em três jornadas, pensadas para atender diferentes estágios de maturidade empresarial.

A Jornada Essencial é voltada para mulheres em transição de carreira ou que estão iniciando um negócio, mesmo sem CNPJ. A Jornada Premium atende empresas formalizadas lideradas por mulheres que desejam aprimorar a gestão e ampliar mercado. Já a Jornada Global é direcionada a negócios com interesse em internacionalização.

Podem participar mulheres maiores de 18 anos, residentes no estado, com negócio estabelecido ou ideia definida. As inscrições devem ser feitas pelo site ms.sebrae.com.br. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Ação de Delegado de Polícia evita morte em acidente na rodovia BR 262, próximo a Água Clara

0
Foto: Divulgação

A ação de um Delegado de Polícia evitou a morte de um motorista de carreta envolvida em um acidente na rodovia BR-262, na manhã desta sexta-feira (13). O delegado Thiago José Passos da Silva é assessor do Departamento de Polícia do Interior e chegou ao local instantes após a colisão na rodovia, cerca de 15km do perímetro urbano de Água Clara.

Ação de Delegado de Polícia evita morte em acidente na rodovia BR 262, próximo a Água Clara

Ele explicou que um dos veículos estava pegando fogo e o motorista estava preso na cabine. Um rapaz desconhecido – que foi o primeiro a chegar ao local – o ajudou a quebrar o vidro da porta do veículo, que estava presa devido a colisão. Para isso, foi necessário que o delegado realizasse um disparo com sua pistola.

“Conseguimos apoiar os braços da vítima, que estava consciente e responsiva e ajudou muito nesse resgate. Conseguimos retirar o motorista e arrasta-lo para um local mais distante, por causa das chamas. Aguardamos socorro por cerca de meia hora. Uma médica que passava no local constatou que a vítima estava estável e diante disso a transportamos na viatura do DPI até Água Clara”, contou o delegado.

No momento do relato, Thigo Passos se encontrava no Hospital Auxiliadora, em Água Clara, acompanhando a vítima do acidente. O outro caminhoneiro foi socorrido para outro hospital do município. Após isso, ele retornou ao local do acidente para auxiliar a Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Conforme esclareceu, a possível dinâmica do acidente foi a seguinte: o outro motorista que vinha em sentido contrário (Água Clara – Campo Grande) teria invadido a pista contrária, provocando a colisão frontal.

Sessão de Negócios Delas reúne mais de 70 empresárias em Três Lagoas

0
Sessão de negócios promove conexões estratégicas para as empreendedoras, resultando em ampliação da rede de contatos e futuras parcerias. (Foto: Assessoria Sebrae)

Encontro promovido pelo Sebrae/MS incentivou networking, parcerias e visibilidade para negócios liderados por mulheres

Mais de 70 empresárias participaram, na noite de quinta-feira (12), da Sessão de Negócios Delas promovida pelo Sebrae/MS em Três Lagoas. O encontro reuniu mulheres de diferentes segmentos em uma dinâmica voltada à geração de conexões, troca de experiências e identificação de oportunidades comerciais. A iniciativa aconteceu na sede da instituição no município e integra a programação especial do mês de março, dedicado ao incentivo e valorização do empreendedorismo feminino.

A gerente regional do Sebrae/MS na Costa Leste, Josi Signori, explica que a proposta do encontro foi criar um ambiente favorável para as empreendedoras. “Eventos como a Sessão de Negócios Delas são fundamentais para estimular o protagonismo feminino no empreendedorismo. Além de promover o networking, essa dinâmica permite que as empresárias apresentem seus negócios, identifiquem oportunidades de parcerias e ampliem o acesso ao mercado. Já tivemos muitos negócios bem-sucedidos realizados nestas dinâmicas ao longo dos últimos anos, só temos que comemorar os bons resultados”, disse.

Durante o evento, as participantes participaram de rodadas de reuniões comerciais simultâneas, nas quais cada empresária apresentou seus produtos ou serviços em conversas rápidas. A dinâmica permitiu ampliar a rede de contatos e prospectar futuras parcerias com empresas e instituições convidadas como “âncoras”: Unimed, Shopping Três Lagoas, Sicredi, Caixa, Associação dos Bares e Restaurantes da Costa Leste de MS (Abrasel) e Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).

Além das rodadas de negócios, o evento contou com uma pequena feira de produtos e serviços montada no saguão do Escritório Regional do Sebrae. Ao todo, 17 empreendedoras comercializaram itens como cosméticos, semijoias, alimentos, roupas, produtos artesanais e acessórios, ampliando as oportunidades de divulgação e interação entre as participantes.

Para a empresária Marta Maria Rodrigues da Silva, que possui uma loja de roupas destinadas ao público infanto-juvenil, a experiência foi positiva e abriu novas possibilidades de conexão. “Participar desta sessão de negócios foi muito enriquecedor. Conheci outras empresárias, trocamos contatos e já surgiram ideias de parcerias que podem fortalecer as nossas empresas. Esse tipo de evento ajuda muito quem empreende”, afirmou.

A empresária Fernanda Hirade, proprietária da GoHub (um espaço de escritórios para coworking em Três Lagoas), também destacou o impacto da iniciativa para ampliar sua rede de contatos. “Eu trabalho justamente com networking, por isso sei que é essencial para quem empreende. É a segunda vez que participo de uma rodada de negócios voltada para mulheres aqui no Sebrae, onde consegui apresentar meu espaço, nossas soluções e conhecer empresárias de outros segmentos. Desde então, já fechamos várias parcerias”, comemorou.

Entre as empreendedoras que participaram da feirinha de produtos e serviços, a ceramista três-lagoense Samara Bertoche avaliou a iniciativa como uma importante vitrine para sua marca pessoal. “Além das vendas, consegui divulgar minha marca, fiz algumas vendas e conversei com outras empresárias, buscando conexões e futuras parcerias. É emocionante vivenciar momentos de sororidade e ter essa conexão com outras empresárias, só tenho a agradecer”.

Apoio ao empreendedorismo feminino

A Sessão de Negócios Delas integra as ações do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, iniciativa do Sebrae/MS voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul. Criado em 2019 no estado, o programa já atendeu mais de 15 mil mulheres e promove a profissionalização dos negócios por meio de capacitações, oficinas, encontros, consultorias e mentorias.

O programa está com inscrições abertas para um novo ciclo. Interessadas podem se inscrever até o dia 31 de março de 2026 pelo site ms.sebrae.com.br. Podem participar mulheres maiores de 18 anos, residentes em Mato Grosso do Sul, com negócio estabelecido no estado ou com uma ideia de empreendimento definida.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA – Prefeitura de TL regulamenta Plano de Contratações Anual e promove workshop para capacitação de servidores

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Com foco na transparência pública, assertividade e respeito ao dinheiro público, além de mais um avanço importante no Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Três Lagoas publicou o Decreto nº 1.681, de 11 de março de 2026, que regulamenta a elaboração e execução do Plano de Contratações Anual (PCA) no âmbito da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional. A medida segue as diretrizes da Lei Federal nº 14.133/2021, que instituiu o novo marco legal das licitações e contratos administrativos no Brasil.

Com a regulamentação, o município passa a estruturar de forma mais organizada o planejamento das aquisições públicas, reunindo em um único documento todas as contratações de bens, serviços e obras previstas para o exercício seguinte.

PLANEJAMENTO E EFICIÊNCIA NAS COMPRAS PÚBLICAS

O Plano de Contratações Anual funciona como um instrumento de gestão que permite às secretarias municipais, autarquias e fundos públicos antecipar suas demandas e organizar os processos de contratação de forma mais eficiente.

Entre os principais objetivos do PCA estão a racionalização das contratações, a padronização de produtos e serviços, a redução de custos administrativos, além do alinhamento das aquisições com o planejamento estratégico do município. O plano também contribui para a elaboração das leis orçamentárias e para evitar o fracionamento de despesas.

Outro benefício é ampliar o diálogo com o mercado fornecedor, uma vez que o planejamento prévio das contratações permite que empresas acompanhem as futuras demandas da administração pública, estimulando maior competitividade nos processos licitatórios.

CAPACITAÇÃO MARCA INÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO

Como parte das ações para implementação do novo decreto, a Prefeitura de Três Lagoas realizou no dia 13 de março, em parceria com o SEBRAE, o Workshop “Planejamento Anual de Compras – Eixo Compras Públicas”.

A capacitação reuniu servidores municipais envolvidos nos processos de planejamento, gestão e execução de contratações públicas. Durante o encontro, foram apresentados conceitos, procedimentos e orientações práticas para elaboração do Plano de Contratações Anual, reforçando a importância do planejamento antecipado das aquisições e da integração entre as secretarias.

A iniciativa teve como objetivo preparar as equipes técnicas para a aplicação do novo modelo de planejamento das compras públicas, garantindo maior eficiência administrativa e alinhamento às exigências da nova legislação de licitações.

TRANSPARÊNCIA E ACESSO PÚBLICO

Após a aprovação da autoridade competente, o Plano de Contratações Anual será publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e disponibilizado no Portal da Transparência da Prefeitura, garantindo amplo acesso da população às informações sobre as contratações planejadas pela administração municipal.

Delegação do governo de Goiás visita Ibá

0
Foto: Divulgação

Paulo Hartung recebeu na quarta-feira (11), na sede da Ibá, uma delegação do estado de Goiás formada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviço, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico, do Sebrae, da Federação da Agricultura e Pecuária, da Federação das Indústrias e de prefeituras locais. Acompanharam a reunião também o embaixador José Carlos da Fonseca Jr, presidente da Empapel, e Darcio Berni, presidente da ABTCP.

O grupo apresentou o Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Goiás, uma iniciativa de estado voltada a atrair investimentos da indústria de árvores cultivadas, ampliar a base florestal e fomentar o desenvolvimento regional. O plano conta com apoio técnico da ESG Tech, representada na reunião por João Comério.

Durante o encontro, os representantes goianos destacaram o potencial do estado em áreas já antropizadas, especialmente extensas pastagens de baixa produtividade que podem ser convertidas em plantios florestais voltados à produção de fibras. Também foi ressaltado que Goiás já possui uma base relevante de silvicultura, que inclusive fornece matéria-prima para operações industriais no Mato Grosso do Sul.

A Ibá reafirmou sua disposição de manter o diálogo técnico e institucional, contribuindo com informações setoriais e com a experiência acumulada em desenvolvimento florestal sustentável, sempre com foco em competitividade, segurança regulatória e responsabilidade socioambiental. Paulo Hartung reforçou que o estabelecimento de um plano de estado, com segurança jurídica e pensamento de longo prazo, é um grande diferencial para o desenvolvimento local e atração de recursos privados.

DOF apreende mais de R$ 2 milhões em materiais de contrabando e descaminho em caminhão-baú

0
Foto: DOF

Na última quarta-feira (11), policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, em Santa Rita do Pardo, um caminhão-baú carregado com materiais de contrabando e descaminho. Na ação, um homem de 41 anos foi preso em flagrante.

Os policiais realizavam bloqueio na MS-040, na zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo. Durante entrevista, o homem afirmou que transportava “muamba”.

Em vistoria no caminhão, os policiais localizaram 105 volumes contendo cigarros, cigarros eletrônicos, vestuário e essência de narguilé. Questionado, o motorista informou que pegou os produtos em Campo Grande e os levaria até a cidade de São Paulo (SP), onde receberia R$ 6,5 mil pelo transporte.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,1 milhões, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Três Lagoas.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Barral trata de tarifas, acordo com UE e EUDR no Conselho Deliberativo

0
Foto: Divulgação

Na abertura do Conselho Deliberativo da Ibá, Horacio Lafer Piva, presidente do conselho, fez um breve comentário sobre a situação geopolítica atual, com a escalada do conflito no Oriente Médio e ações constantes do presidente norte-americano, Donald Trump, que ameaçam a ordem multilateral por dentro. “Tudo isso mostra as oportunidades que temos no Brasil, com agroindústria, terras raras, energia, que podem nos fortalecer”, disse.

O consultor Welber Barral voltou ao conselho para falar sobre o cenário de tarifas globais e as negociações entre Itamaraty e governo norte-americano. Barral explicou que a visita do presidente Lula aos EUA ficou para abril, a depender das tensões no Irã. Segundo ele, o Brasil continua a ser investigado na Seção 301, com expectativa de conclusão em julho. Além disso, medidas da Seção 232 seguem sendo aplicadas com impactos no país — para o setor de árvores cultivadas, os impactos recaem sobre painéis e móveis de madeira. Barral reforçou que a celulose permanece isenta de tarifas desde o ano passado.

Outro tema apresentado pelo especialista foi o acordo Mercosul-UE. Barral explicou que o Parlamento Europeu aprovou a aplicação provisória do acordo comercial em casos de ratificação pelos congressos dos países do Mercosul. Argentina e Uruguai já concluíram internamente seus respectivos processos e, no Brasil, o acordo também foi aprovado de forma recorde pela Câmara e Senado. Há a expectativa de que em maio já tenha início o cronograma de desgravação.

Barral ainda falou rapidamente sobre as perspectivas de outras negociações internacionais com Canadá, Índia, EAU e México, e chamou atenção para o adiamento da EUDR, após pressão da própria indústria europeia. Segundo ele, é possível que a legislação fique para depois de 2027, a depender das incertezas do ano.

Na sequência da reunião, Diego Camelo, coordenador de Políticas Florestais, apresentou a densa agenda realizada em Brasília com foco na transição de defensivo para formigas cortadeiras e na proposta da Lista de Espécies Exóticas Invasoras. Adriano Scarpa, gerente de Sustentabilidade e Políticas Florestais, tratou da proposta de alteração da Lei de Proteção de Cultivares, cujos esforços se voltaram ao PL 404, e na regulamentação da SBCE (Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões).

O embaixador José Carlos da Fonseca Jr, por sua vez, apresentou a agenda político-legislativa, com o acompanhamento do setor em relação à modernização da jornada de trabalho. Maurício Cazati falou dos temas tributários. Francisco Bueno, assessor Jurídico, tratou da pauta de aumento de autos de infração pelo piso mínimo de frete e excesso de peso por eixo.

Paulo Hartung encerrou a reunião mostrando o calendário de encontros para os próximos meses. Reforçou que as datas foram enviadas, como de praxe, em dezembro aos conselheiros, mas que a Ibá está aberta a adaptações para manter o nível de participação nos encontros.

Petrobras anuncia aumento no diesel após mais de 300 dias sem reajuste

0
Diesel terá reajuste a partir desta sexta-feira; impacto estimado nos postos é de cerca de R$ 0,32 por litro. (Foto: Agência Petrobras)

Preço para distribuidoras sobe R$ 0,38 por litro a partir desta sexta-feira (13)

Depois de mais de dez meses sem reajuste para cima, a Petrobras anunciou aumento no preço do diesel vendido às distribuidoras. A partir desta sexta-feira (13), o valor do diesel A terá acréscimo de R$ 0,38 por litro, segundo comunicado da estatal.

Considerando a mistura obrigatória do combustível — composta por 85% de diesel A e 15% de biodiesel, que forma o chamado diesel B vendido nos postos — o impacto estimado será de R$ 0,32 por litro no combustível comercializado ao consumidor final.

Com o reajuste, o preço médio do diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,65 por litro. Já a participação da estatal no preço final do diesel B vendido nos postos será, em média, de R$ 3,10 por litro.

Segundo a empresa, o último ajuste havia sido uma redução ocorrida em 6 de maio de 2025, há 311 dias. O último aumento havia sido registrado em 1º de fevereiro de 2025, mais de 400 dias atrás.

Apesar da alta anunciada agora, a Petrobras destaca que, no acumulado desde dezembro de 2022, o preço do diesel vendido às distribuidoras ainda registra queda de R$ 0,84 por litro, o que representa uma redução de 29,6% considerando a inflação do período.

Impacto menor para o consumidor

A estatal afirma que o impacto para quem abastece nos postos pode ser menor devido a medidas adotadas pelo governo federal. Entre elas está a isenção das alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel, o que reduz a carga tributária do combustível.

Além disso, a Petrobras informou que o seu Conselho de Administração aprovou a adesão ao programa de subvenção econômica à comercialização de diesel, criado pela Medida Provisória nº 1.340, publicada em 12 de março de 2026.

O programa prevê pagamento de R$ 0,32 por litro às empresas participantes, como forma de compensação.

Possível compensação

Segundo a companhia, considerando o reajuste anunciado e o eventual benefício da subvenção, o efeito combinado pode chegar a R$ 0,70 por litro para a empresa.

A adesão, no entanto, ainda depende da publicação e análise das regras pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que definirá os parâmetros necessários para a operacionalização do programa.

A Petrobras avalia que, somadas às medidas anunciadas pelo governo, as iniciativas devem mitigar o impacto do reajuste para o consumidor final.

(*) Campo Grande News

Cassilândia irá receber a 4ª edição do Aeroshow em 2026

0
Foto: Divulgação

Cassilândia está cada vez mais consolidando seu nome no calendário de eventos aéreos do Centro-Oeste do Brasil. Após sediar com grande sucesso o 3º Aeroshow no ano passado, agora as expectativas se voltam para 2026. A vice-prefeita e secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Sumara Leal, anunciou que o evento está previsto para acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto. A meta ambiciosa para a edição de 2026 é reunir 100 aeronaves, superando a edição anterior.

Em 2025, o Aeroshow reuniu 73 pilotos em Cassilândia e contou com a participação de grandes nomes da acrobacia aérea brasileira, como Willian Rambo, campeão brasileiro de acrobacia avançada, e Christiano Oliveira, campeão de acrobacia ilimitada. Na época, ambos estavam em fase de preparação para competições internacionais na Suíça. 

Para a 4ª edição, a organização busca confirmar a presença de atrações de peso como a Esquadrilha da Fumaça e a Esquadrilha Fox. 

O impacto econômico do evento reflete no munícipio, com hotéis lotados, comércio aquecido e a recepção de visitantes vindos de outros estados como Mato Grosso e do Distrito Federal. 

O céu não é o limite para a aviação

O fascínio pela aviação não se limita às pistas de pouso, como o próprio evento demonstra. Aeronaves, pilotos e o universo aeronáutico impulsionam jogos, séries, atrações turísticas e até produções para streamings. 

No universo dos games, o jogo Aviator é um dos exemplos dessa influência. Com uma mecânica simples, o usuário faz um avião decolar pela tela e decide o momento certo de ele parar antes que voe para longe. Já Arma 3 Apex, um simulador militar para PC, leva os jogadores a comandar aeronaves de guerra em missões táticas realistas, ambientadas em um arquipélago do Pacífico Sul. 

Fora das telas, a aviação também leva à criação de pontos turísticos. Em Morretes, no Litoral do Paraná, um Airbus A318 percorreu as ruas do Centro em 2021 em uma operação logística que virou notícia internacional. A aeronave foi transformada no Hangar Morretes, espaço inaugurado em 2025, dedicado a lazer, cultura e gastronomia.

Já nos streamings, a série documental Aeroporto — Área Restrita mostra um outro lado da aviação, pela perspectiva do trabalho da Receita Federal e de outros órgãos de vigilância nos principais aeroportos do Brasil. Operações táticas, análises de risco e abordagens de suspeitos revelam ao público uma parte dos bastidores do palco das aeronaves.

Festa no céu de Cassilândia

Para a região, o Aeroshow é uma oportunidade rara de ver de perto aeronaves históricas, modernas e experimentais, em uma programação variada. Além disso, a expectativa é que este ano o evento repita algumas atrações de edições anteriores, como campeonatos de pouso e decolagem curtos, apresentações acrobáticas, exposições e o tradicional ‘clube dos rabeteiros’, assim como na edição anterior. O aeródromo municipal Lourival Barbosa da Silveira também deverá ser novamente o palco de todo esse espetáculo.

Mais detalhes sobre o evento deverão ser revelados em breve. Porém, já é esperado que o Aeroshow atraia ainda mais entusiastas da aviação para Cassilândia, para celebrar outra vez o espírito aeronáutico.

Mobilização integrada reforça resposta do Governo de MS ao avanço das arboviroses em territórios indígenas

0
Foto: Divulgação

Reunião com Ministério da Saúde alinhou estratégias enquanto força-tarefa atua nas aldeias de Dourados para ampliar controle do Aedes

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou nos últimos dias as ações de enfrentamento às arboviroses em aldeias indígenas da região de Dourados e Itaporã. A mobilização foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira (12), com participação do Ministério da Saúde, da SESAI e do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), da Força Nacional do SUS, do HU UFGD, de representantes das secretarias municipais de Dourados e Itaporã e lideranças locais.

Vídeo: Divulgação

Contexto epidemiológico

Sistemas de notificação de agravos apontam que 2026 tem registrado alta incidência de casos de Chikungunya, superior ao mesmo período de 2025. Em Dourados, há transmissão ativa dentro das aldeias, o que tem pressionado os serviços de saúde locais. A região conta com 21.355 indígenas atendidos por 4 unidades básicas de saúde e 6 equipes, número que vem sendo pressionado diante da demanda crescente.

Nos últimos dias, foram confirmados 150 casos positivos na reserva indígena, com outros em análise. A situação já resultou em três óbitos, reforçando a necessidade de resposta rápida e coordenada.

Vídeo: Divulgação

Mutirão

“Ao mesmo tempo em que temos que assegurar a linha assistencial na linha de cuidado, é preciso com urgência fazermos o controle vetorial em toda a região”, explica a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

Com base nessa premissa, entre os dias 9 e 11 de março foi realizado um mutirão nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que mobilizou cerca de 100 profissionais e trouxe resultados expressivos.

Em 3 dias de ação, foram vistoriados 2.355 imóveis na região, com 589 focos do mosquito Aedes aegypti, sendo 90% deles identificados principalmente em pneus, caixas d’água e lixo. Os números da ação totalizaram:

  • Imóveis trabalhados: 2.355
  • Imóveis tratados: 1.156
  • Focos encontrados: 589 (90% em caixas d’água, lixo e pneus)
  • Imóveis borrifados com máquina costal motorizada:43
  • Aplicação de inseticida com 02 LECOS
  • Agentes de endemias envolvidos: 77
  • Agentes de saúde indígena: 20

As equipes atuaram de forma integrada, realizando inspeções, aplicação de larvicidas e inseticidas, além da instalação de ovitrampas para monitoramento. O trabalho contou com apoio da Secretaria de Obras para garantir logística e transporte.

União de esforços

Durante a reunião virtual com o Ministério da Saúde, a secretária-adjunta da SES destacou que o enfrentamento exige integração. “Estamos diante de uma situação que exige união de esforços. O Estado está 100% disponível para apoiar e coordenar junto aos municípios e ao Ministério da Saúde, para ultrapassarmos esse momento emergencial”, pontuou.

Na reunião, a SES reforçou o compromisso do Governo de MS em atuar de forma conjunta, sem apontar responsabilidades, mas buscando soluções práticas e imediatas para proteger a população indígena.

Próximos passos

O Governo do Estado e a SES seguem acompanhando o cenário epidemiológico e apoiando os municípios em medidas de prevenção e controle. A prioridade é assegurar tanto o atendimento à população quanto a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com foco em caixas d’água, pneus e acúmulo de lixo.

Danúbia Burema, Comunicação SES

No Dia Mundial do Rim, HRMS promove ação de conscientização e alerta para cuidados com a saúde renal

0
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promove uma ação de conscientização voltada à prevenção das doenças renais. A iniciativa inclui aferição de pressão arterial, distribuição de água e entrega de materiais informativos sobre a doença renal crônica, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos hábitos de vida saudáveis.

A mobilização integra a campanha nacional coordenada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), que neste ano traz o tema “Cuidar de Pessoas e proteger o planeta”. A proposta chama atenção para a relação entre saúde renal e meio ambiente, destacando que fatores como calor extremo, poluição e escassez de água podem aumentar o risco de doenças renais.

Segundo a médica nefrologista Lívia Maria de Souza, a prevenção é fundamental para evitar complicações mais graves.

“É importante que as pessoas cuidem de seus rins. A prevenção é importante para diminuir as complicações e proporcionar melhor tratamento aos pacientes que apresentarem a doença. Um exame simples de urina e a dosagem de creatinina já ajudam a identificar precocemente possíveis alterações, principalmente em pacientes que têm diabetes, hipertensão arterial ou apresentam alguma alteração na urina, como coloração, volume ou até mesmo urina espumosa”, explica.

A especialista ressalta que fatores ambientais, como disponibilidade de água potável e de qualidade e calor intenso, também têm impacto direto na saúde renal. Trabalhadores expostos a altas temperaturas, por exemplo, estão mais suscetíveis à desidratação, o que pode desencadear ou agravar problemas nos rins.

No Dia Mundial do Rim, HRMS promove ação de conscientização e alerta para cuidados com a saúde renal

“Pacientes que trabalham na zona rural ou em ambientes muito quentes podem sofrer desidratação, o que pode levar à insuficiência renal ou à descompensação de uma doença renal crônica já existente. Por isso, a hidratação adequada é essencial, principalmente para quem está exposto a essas condições”, orienta.

Quando a doença renal está estabelecida, há opções de tratamento disponíveis. “Hoje temos terapias como hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal”, completa a médica.

Atendimento especializado no HRMS

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferece atendimento ambulatorial com médicos nefrologistas, mediante encaminhamento pela regulação. A unidade também realiza sessões de hemodiálise, com cerca de 600 procedimentos por mês.

No Dia Mundial do Rim, HRMS promove ação de conscientização e alerta para cuidados com a saúde renal

Além disso, o hospital disponibiliza o tratamento por diálise peritoneal, sendo atualmente o único serviço pelo SUS em Campo Grande a oferecer essa modalidade. Nesse tipo de terapia, o paciente realiza o tratamento em casa e comparece ao hospital apenas uma vez por mês para acompanhamento, com consulta médica e realização de exames. Durante o tratamento, os pacientes também recebem visitas mensais da equipe de enfermagem.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Fotos: Patrícia Belarmino

BPMRv apreende quase meia tonelada de agrotóxicos contrabandeados no interior do MS

0
Segundo o Inmet, os agrotóxicos seguiam para Dourados. (Foto: BPMRv)

Na manhã da última quinta-feira (12), policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), da Base Operacional de Maracaju, apreenderam uma grande carga de agrotóxicos contrabandeados, durante fiscalização na rodovia MS-164, na região de Maracaju.

A equipe realizava fiscalização de trânsito na rodovia quando tentou abordar um veículo Fiat/Palio, com placas de Dourados. Ao perceber a presença policial, o condutor abandonou o automóvel e fugiu a pé, não sendo localizado após buscas realizadas nas proximidades.

Durante vistoria no veículo, os policiais localizaram 832 pacotes do agrotóxico EMAMEX 300 WDG, totalizando aproximadamente 418 quilos do produto, além de sete galões do Fenthrin 40, somando cerca de 35 litros.

A carga foi avaliada em R$ 453 mil, enquanto o veículo em R$ 7 mil, resultando em prejuízo total ao crime de aproximadamente R$ 460 mil. O veículo, os produtos apreendidos e o motorista detido foram encaminhados para as providências legais cabíveis.

(*) BPMRv/PMMS/Jovem Sul News

Soja bate recorde no Brasil e MS acelera produção com salto de 14% na safra

0
Mato Grosso do Sul se consolida entre os maiores produtores do país com estimativa de 15 milhões de toneladas de soja nesta safra. (Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR)

Estado deve colher 15 milhões de toneladas em 2026 e reforça posição entre os maiores produtores do país

A safra brasileira de soja caminha para um novo recorde histórico em 2026 — e Mato Grosso do Sul aparece entre os destaques do crescimento. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, a produção nacional do grão deve atingir 173,3 milhões de toneladas, superando as 166,1 milhões colhidas em 2025.

A projeção foi revisada para cima no levantamento de fevereiro, com ajuste de 0,4% em relação à estimativa anterior. Na comparação anual, a produção brasileira da oleaginosa deve crescer 4,3%, impulsionada pela recuperação climática em regiões que sofreram com estiagem no último ciclo.

No cenário nacional, Mato Grosso do Sul aparece como um dos estados com maior avanço proporcional da produção. A estimativa aponta que o Estado deve colher 15 milhões de toneladas de soja em 2026, volume 14% superior ao registrado no ano passado.

O resultado consolida Mato Grosso do Sul entre os principais polos agrícolas do país. No ranking nacional de produção de grãos, o Estado responde por 7,6% da safra brasileira, ocupando a quinta posição entre os maiores produtores.

Segundo o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, a melhora nas condições climáticas explica parte da recuperação da safra em diversas regiões do país.

“O Rio Grande do Sul foi muito prejudicado no ano passado por falta de chuvas e altas temperaturas. Essas condições também afetaram outros estados, como o norte do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul”, explicou o pesquisador.

Com clima mais favorável nesta temporada, o rendimento das lavouras tende a crescer. A produtividade média nacional deve chegar a 3.600 quilos por hectare, aumento de 3,5% em relação ao ciclo anterior. Já a área plantada de soja no país deve atingir 48,2 milhões de hectares, expansão de 0,8%.

MS entre os gigantes da soja

No ranking de produção, os números reforçam a força do agronegócio sul-mato-grossense.

O levantamento do IBGE indica que os principais produtores de soja em 2026 devem ser:

  • Mato Grosso: 48,5 milhões de toneladas
  • Paraná: 22,3 milhões de toneladas
  • Rio Grande do Sul: 20,8 milhões de toneladas
  • Mato Grosso do Sul: 15,0 milhões de toneladas

Apesar de liderar a produção nacional, Mato Grosso deve registrar queda de 3,3% na colheita, resultado associado à redução da produtividade média no estado.

Enquanto isso, Mato Grosso do Sul segue na trajetória oposta, ampliando a produção e consolidando a soja como uma das principais bases da economia estadual.

Safra total de grãos passa de 344 milhões de toneladas

Considerando todas as culturas agrícolas — cereais, leguminosas e oleaginosas — o Brasil deve produzir 344,1 milhões de toneladas em 2026. O volume é 0,6% menor que o registrado em 2025, quando a safra atingiu 346,1 milhões de toneladas.

A área total colhida, porém, deve crescer e alcançar 82,9 milhões de hectares, expansão de 1,6%.

Entre as culturas, soja, milho e arroz continuam dominando o campo brasileiro, respondendo por 92,8% da produção e 87,5% da área plantada.

  • Soja: crescimento de 4,3% na produção
  • Milho: 134,3 milhões de toneladas, com queda de 5,3%
  • Arroz: 11,6 milhões de toneladas, recuo de 8,0%

Centro-Oeste lidera produção nacional

A região Centro-Oeste segue como o grande celeiro do país. Em 2026, deve concentrar 167,9 milhões de toneladas, o equivalente a 48,8% de toda a produção brasileira de grãos.

Na divisão por estados, seis unidades federativas concentram quase 80% da produção nacional:

  • Mato Grosso – 30,2%
  • Paraná – 13,9%
  • Rio Grande do Sul – 11,7%
  • Goiás – 10,7%
  • Mato Grosso do Sul – 7,6%
  • Minas Gerais – 5,5%

Somados, esses estados respondem por 79,6% da safra brasileira.

Com crescimento da produção e ganho de produtividade, Mato Grosso do Sul amplia sua relevância no mapa do agronegócio brasileiro, reforçando o peso do Estado na oferta de alimentos e na movimentação econômica do campo — um setor que segue entre os principais motores da economia regional.

Fonte: Campo Grande News (por José Cândido)

Brasil avança em baterias de estado sólido com protótipo bipolar desenvolvido pelo ISI Eletroquímica, IST-TIC, Voltpile e Petrogal Brasil

0
Foto: Adobe Stock

Novo protótipo de 122 volts reforça a soberania tecnológica brasileira em armazenamento de energia e mobilidade elétrica

O desenvolvimento de baterias de lítio totalmente em estado sólido no Brasil acaba de atingir um novo patamar. Após uma primeira etapa focada na validação da tecnologia, o projeto em parceria entre Voltpile, Senai PR, a Petrogal Brasil (JV Galp | Sinopec), ANP e Embrapii alcançou um marco inédito na América Latina: a construção da primeira bateria de estado sólido com configuração bipolar operando a 122 volts.

Da prova de conceito ao sistema em alta tensão

Quando o projeto foi apresentado publicamente, em 2024, os esforços estavam concentrados no desenvolvimento e validação de uma bateria de estado sólido funcional de baixa tensão (3,7 volts). Desde então, a evolução foi significativa.

O novo protótipo desenvolvido possui 24 cm² de área ativa e adota a arquitetura bipolar, uma configuração considerada estratégica para aplicações que exigem alta densidade energética e maior tensão, como mobilidade elétrica e sistemas avançados de armazenamento de energia. Atingir 122 volts em uma bateria de estado sólido representa um avanço expressivo, especialmente em um estágio ainda pré-industrial, e posiciona o projeto entre os mais avançados da América Latina nesse tipo de tecnologia.

Impacto tecnológico e estratégico

As baterias de estado sólido são amplamente reconhecidas como uma das tecnologias mais promissoras para o futuro da eletrificação, por eliminarem o uso de eletrólitos líquidos inflamáveis e oferecerem maior segurança operacional. Além disso, o empilhamento de uma bipolar reduz a quantidade de materiais inativos, como a fiação e o invólucro, e pode diminuir as perdas resistivas, o que traz benefícios tanto para aumentar a densidade de energia quanto para a redução de custos de materiais e produção. A adoção da arquitetura bipolar amplia ainda mais esse potencial, aproximando a tecnologia de aplicações reais em setores estratégicos.

O avanço alcançado pelo projeto reforça a capacidade da indústria e da ciência brasileiras de atuar na fronteira tecnológica do armazenamento de energia, reduzindo dependências externas e criando bases sólidas para inovação nacional em eletrificação, mobilidade e transição energética.

Próxima etapa

Com o sucesso do primeiro protótipo bipolar, o projeto entra agora em uma nova fase. Os pesquisadores trabalham no aumento da área ativa da bateria, com o objetivo de desenvolver um novo protótipo de 122 volts com 72 cm². Esse avanço se traduz em um aumento de capacidade, mantendo os requisitos de segurança, estabilidade eletroquímica e desempenho elétrico.

Essa etapa é considerada essencial para a consolidação da tecnologia, pois envolve desafios adicionais relacionados à homogeneidade dos materiais e à integridade mecânica.

Segundo Marcos Berton, pesquisador-chefe, “o resultado da pesquisa aplicada dessa parceria representa um salto de soberania tecnológica: da bancada à alta tensão, consolidamos a base nacional para liderar a próxima geração da mobilidade elétrica e do armazenamento de energia”.

PRF apreende 61 Kg de maconha em Ponta Porã

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 61 quilos de maconha, na última quinta-feira (12), em Ponta Porã.

Durante abordagem a um ônibus de viagem, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado por dois passageiros. Questionados sobre a viagem, ambos confessaram que transportavam maconha de Ponta Porã a Dourados. 

Nas bagagens dos envolvidos foram encontrados 55 quilos de maconha e 6 quilos de skunk. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ponta Porã.

Investigação sobre furtos em estabelecimentos comerciais resulta em prisão preventiva de suspeito e prisão por tráfico de drogas em MS

0
Foto: PC-MS

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Paranaíba realizou, nesta sexta-feira (13), o cumprimento de dois mandados de prisão no município, resultado de investigações e diligências conduzidas pela unidade policial.

A primeira prisão ocorreu em decorrência de investigação relacionada a furtos qualificados praticados em estabelecimentos comerciais da cidade. Durante as diligências investigativas, os policiais civis conseguiram identificar e qualificar o autor de ao menos dois crimes de furto ocorridos em comércios do município.

Entre os casos investigados, um dos furtos ocorreu durante a madrugada, quando o autor entrou em um comércio da cidade e furtou um aparelho celular iPhone 11 e aproximadamente R$ 1.000 em dinheiro.

Em outro caso, também em um estabelecimento comercial, o autor entrou no local durante a madrugada e furtou cerca de R$ 296,50 do caixa, além de outros objetos que ali estavam.

Com o avanço das investigações, a Polícia Civil reuniu elementos que indicaram a autoria dos crimes, motivo pelo qual foi representado pela prisão preventiva do investigado. O pedido foi analisado e deferido pelo Poder Judiciário, sendo expedido o respectivo mandado de prisão.

De posse da ordem judicial, policiais civis do SIG localizaram e efetuaram a prisão do suspeito nesta sexta-feira (13), em Paranaíba, dando cumprimento ao mandado expedido em decorrência das investigações sobre os furtos qualificados em estabelecimentos comerciais.

Ainda durante essa manhã, a equipe policial cumpriu outro mandado de prisão em desfavor de um indivíduo investigado por crime relacionado ao tráfico de drogas. Após ser localizado pelos policiais civis, o mandado judicial foi devidamente cumprido, sendo o preso encaminhado para as providências legais cabíveis.

As ações integram o trabalho permanente de investigação realizado pela Polícia Civil no município, voltado à elucidação de crimes e ao cumprimento de ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário.

Indústria reage no país e MS aparece entre os destaques de crescimento

0
Crescimento da indústria reflete expansão de cadeias produtivas ligadas ao agro e à transformação industrial no Estado. ( Foto: Pedro Guerreiro/Ag

Produção industrial sul-mato-grossense avança 8,7% na comparação com janeiro do ano passado

Depois de meses de ritmo mais lento, a indústria brasileira começou 2026 dando sinais de recuperação. Na passagem de dezembro para janeiro, a produção industrial do país avançou 1,8%, interrompendo uma sequência de resultados negativos no final de 2025. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (13).

Apesar de o maior impulso no mês ter vindo de estados como Pará (8,6%), São Paulo (3,5%) e Minas Gerais (3,2%), o retrato mais animador aparece quando a comparação é feita com janeiro do ano passado. Nesse recorte, Mato Grosso do Sul surge entre os estados com maior crescimento industrial do país.

MS cresce acima da média nacional

Na comparação com janeiro de 2025, a indústria sul-mato-grossense cresceu 8,7%, desempenho bem acima da média nacional, que ficou praticamente estável, com variação de 0,2%.

O resultado coloca Mato Grosso do Sul entre os principais polos de expansão industrial no início de 2026, ao lado de estados como Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão e Rio de Janeiro.

Embora o IBGE não detalhe todos os segmentos regionais na divulgação resumida, o crescimento da indústria no Estado costuma estar ligado ao avanço de cadeias produtivas estratégicas, como:

celulose e papel, impulsionada pelos grandes complexos industriais da Costa Leste;

indústria alimentícia, ligada ao processamento de carne e grãos;

bioenergia e derivados do agro, setores que vêm ampliando capacidade nos últimos anos.

Esse movimento acompanha a própria transformação da economia sul-mato-grossense, cada vez mais integrada ao processamento industrial da produção agrícola.

Recuperação ainda é cautelosa

No cenário nacional, o IBGE avalia que o avanço de janeiro tem um caráter compensatório, depois de quatro meses seguidos de queda no final de 2025, período em que a indústria acumulou retração de 2,5%.

Segundo o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, fatores macroeconômicos ainda pesam sobre o setor.

“A taxa de juros elevada e o crédito mais restrito continuam moderando decisões de investimento e produção”, explica.

Ou seja, a retomada existe, mas ainda ocorre em ritmo cauteloso.

Produção ainda cresce pouco no país

Mesmo com o desempenho positivo de alguns estados, o avanço nacional segue tímido:

+0,2% na comparação com janeiro de 2025

+0,5% no acumulado dos últimos 12 meses

O levantamento mostra que 8 dos 18 locais pesquisados tiveram crescimento, enquanto outros estados registraram recuos, como Rio Grande do Norte (-24,9%) e Bahia (-10,3%).

Industrialização ganha peso em MS

Para Mato Grosso do Sul, o crescimento da indústria reforça um processo mais amplo de industrialização ligada ao agro, impulsionado por investimentos bilionários recentes — principalmente nas cadeias de celulose, proteína animal e bioenergia.

Com novos projetos industriais em andamento e expansão logística prevista para os próximos anos, o Estado tende a ganhar cada vez mais peso na produção industrial brasileira, deixando de ser apenas exportador de matéria-prima para agregar valor dentro do próprio território.

Da meta ao hábito: alimentação saudável que impulsiona negócios em MS

0
Parceria entre a Kombucha Prana e a Cru sem Disfarces proporcionam alternativas reais e saborosas para alimentação saudável. (Foto: Assessoria Sebrae MS)

Mudança de comportamento no início do ano amplia demanda por produtos e serviços ligados à alimentação saudável

A adoção de um estilo de vida saudável, seja com o objetivo de perder peso ou reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, vai além da lista de metas do sul-mato-grossense. Essa mudança de hábitos também impulsiona o empreendedorismo no segmento de alimentação saudável no estado, especialmente nos primeiros meses do ano, estimulando novas parcerias e o desenvolvimento de produtos e serviços para atender a essa demanda que se mantém ao longo dos demais meses.

Trocar açúcares e aditivos pela fermentação natural, com ênfase na importância de se fazer escolhas por uma alimentação equilibrada foi o que inspirou a origem da Kombucha Prana, uma empresa de bebidas artesanais sediada em Campo Grande (MS) e apoiada pelo Sebrae/MS por meio de capacitações.

Com a proposta de oferecer uma alternativa real e saborosa aos refrigerantes e bebidas industrializadas, a Kombucha Prana utiliza da fermentação natural sem conservantes ou excesso de açúcares para a criação de uma bebida viva e rica em probióticos, ácidos orgânicos e enzimas. O processo, que vai desde a seleção do chá que serve como base até a infusão com frutas e especiarias naturais, promove melhoria na saúde intestinal e aumento da vitalidade, segundo seus produtores.

“Muitas vezes é difícil cortar tudo de uma vez, então substituir o refrigerante do almoço ou o suco industrializado por uma kombucha gelada é um passo simples que já transforma a digestão e a disposição na primeira semana. Por isso, nós estamos perto dos clientes explicando o processo e garantindo a procedência. Isso torna a alimentação consciente algo mais palpável e real, mostrando que saúde não precisa ser algo complicado ou distante”, esclarece Marcus Fernandes, proprietário e sócio-fundador da Kombucha Prana.

Trocas inteligentes

Para o empreendedor, os primeiros meses do ano são períodos de retomada, no qual as pessoas buscam compensar os excessos das festas e colocar em prática as metas de saúde. Nesse sentido, a kombucha entraria como aliada para um detox natural e uma transição de novos hábitos com trocas inteligentes.

Neste ano, além do cardápio tradicional oferecido que inclui sabores como a kombucha artesanal de maracujá com gengibre, hibisco com morango ou abacaxi com lúpulo, a kombucha da Kombucha Prana pode ser servida como acompanhamento de lanches naturais e nutritivos, por meio da parceria estabelecida com o Cru Sem Disfarces, empreendimento também localizado na capital e apoiado pelo Sebrae/MS.

Assim como acontece na Kombucha Prana, a fundadora e proprietária da Cru Sem Disfarces, Marianna Coelho, afirma que no seu negócio prioriza-se a alimentação viva.

De acordo com a pesquisa Euromonitor Voice of the Consumer Health and Nutrition Survey de 2023, 31% dos brasileiros preferem alimentos 100% naturais. Essa tendência é seguida também na Cru, que inclusive, utiliza de ingredientes naturais e veganos minimamente processados para fazer combinações que visam nutrir o corpo e que não necessitam de preparação com auxílio de forno ou fogão.

“A nossa proposta é mostrar que é possível comer de forma saudável, leve e saborosa, sem abrir mão da experiência e do prazer de comer. Sabemos que há um aumento na procura no começo do ano por isso, principalmente de pessoas que estão buscando reorganizar a alimentação, melhorar hábitos e conhecer alternativas mais saudáveis para o dia a dia”, explica Marianna.

Oportunidades estratégicas

Para a empreendedora, os pequenos negócios exercem um papel fundamental nessa sensibilização da temática alimentar saudável, porque conseguem trabalhar com mais proximidade com o cliente, explicar processos, a origem dos ingredientes e estimular escolhas.

“A Cru vem apostando em novos sabores de queijos vegetais curados, em produtos prontos para o consumo diário, como wraps e toasts, além de ações presenciais e eventos na loja para aproximar as pessoas da alimentação viva e apresentar esse estilo de alimentação de forma acessível. Vamos lançar também nossos próprios cursos on-line para quem deseja aprender, para produzir em casa ou até mesmo abrir seu próprio negócio”, acentua Marianna.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Andrea Barrera, ressalta que hoje o consumidor quer mais do que um produto, ele quer propósito, transparência e experiência. Por isso, algumas estratégias implementadas por donos de pequenos negócios podem fazer diferença na hora da venda.

“O básico bem feito ainda é o maior diferencial competitivo. Mostrar a origem dos ingredientes, valorizar produtores locais, comunicar práticas sustentáveis e explicar como o desperdício é reduzido no seu estabelecimento, fortalece a marca e cria conexão com o cliente. O empreendedor que consegue unir gestão eficiente com posicionamento claro e comunicação estratégica transforma um momento sazonal de alta demanda em crescimento consistente ao longo do ano”, finaliza Andrea.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

NOVO FORMATO – Veja quais food trucks e apresentações culturais terão no primeiro “A Rua É Nossa” deste ano

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas realiza das 14h às 19h do próximo domingo, dia 15 de março, na Lagoa Maior, a primeira edição de 2026 do projeto “A Rua é Nossa”, que retorna, trazendo uma programação voltada ao lazer das famílias, com destaque para atrações culturais e uma variada praça de alimentação com Food Trucks.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COM FOOD TRUCKS

Entre as principais novidades desta edição está a praça de alimentação com food trucks, que levará ao público diferentes opções gastronômicas durante toda a programação. Quem prestigiar o evento poderá aproveitar pastéis, pastelão, pipoca, algodão doce gourmet, lanches e crepes, entre outras delícias.

1 – Pastéis do Nakacki;
2 – Cantinho do Pastelão;
3 – Pipoca e Algodão Doce Gourmet da Lidia;
4 – MM Burguer;
5 – Crepe da Déia
6 – Lanchelokeria

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA

Além da gastronomia, o evento contará com palco destinado a apresentações culturais, promovendo e valorizando artistas e talentos locais. Na abertura da programação no período da tarde, o público poderá prestigiar uma apresentação de dança com o professor Brício Dance. Na sequência, a programação musical contará com apresentação de violino com o maestro Lucas Melo, bem como a participação do professor Lucas Gomes com o coral. Também será realizado um aulão de flashback conduzido pelo Studio Pamela Dourado.

ARTESANATOS

A Feira de Artesanato também estará presente na programação, oferecendo aos artesãos de Três Lagoas um espaço para expor e comercializar seus produtos. A iniciativa contribui para fortalecer a economia criativa e valorizar o trabalho manual produzido no município.

ESPORTE E LAZER

O projeto “A Rua é Nossa”, também contará com opções esportivas, brinquedos infláveis, cama elástica e uma variedade de brincadeiras lúdicas.

MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disponibilizará contêineres destinados ao acondicionamento e à correta destinação dos resíduos sólidos gerados durante a realização do evento, contribuindo para a manutenção da limpeza e organização do espaço público.

POLÍCIA MILITAR

O evento contará com o apoio da Polícia Militar com presença de efetivo no local durante a realização das atividades.

A realização conta com o apoio das secretarias municipais de Turismo e Cultura (SETURC), Infraestrutura e Trânsito (SEINTRA) e Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Meio Ambiente (SEMEA) e Polícia Militar (2BPM)

SERVIÇO

Evento: Rua é Nossa – 1ª edição de 2026
Data: 15 de março de 2026
Horário: das 14h às 19h
Local: Circular da Lagoa Maior – Rua Aldair Rosa de Oliveira

Programa da JBS transforma 50 milhões de litros de óleo de cozinha usado em biodiesel

0
Foto: Divulgação/JBS

Com expansão para MT e recorde de coleta em 2025, programa Óleo Amigo, da Biopower, já ajudou a preservar 1 trilhão de litros de água

O programa Óleo Amigo, da JBS, já coletou 50 milhões de litros de óleo de cozinha usado ao longo de uma década. O volume, que deixou de ser descartado de forma inadequada, foi convertido em biodiesel pela Biopower, empresa da JBS Novos Negócios e uma das maiores produtoras do biocombustível no país. Ao evitar que o resíduo fosse despejado na rede de esgoto ou no meio ambiente, o programa contribuiu para a preservação de mais de 1 trilhão de litros de água — o equivalente a 400 mil piscinas olímpicas.

Apenas em 2025, foram coletados 11,3 milhões de litros, o maior volume anual já registrado pela iniciativa. O resultado foi impulsionado pela expansão das operações para Campo Verde (MT), onde, somente no primeiro ano de atuação, a coleta atingiu 2 milhões de litros.

Para Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, dar dimensão concreta aos números é essencial para ampliar a conscientização. “Muita gente não sabe, mas apenas um litro de óleo descartado na pia pode contaminar até 25 mil litros de água. O que fazemos com o programa é interromper esse ciclo de poluição e transformar o problema em solução energética. A cada litro coletado, o impacto é triplo: evita contaminação hídrica, substitui combustível fóssil e estimula a adesão a uma atitude ambientalmente correta”, explica o executivo.

Embora a coleta direta com frota própria esteja concentrada atualmente em Lins (SP), Curitiba (PR) e Campo Verde (MT), a rede do Óleo Amigo alcança quase 115 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina, uma capilaridade que vem crescendo ano após ano.

A Biopower é uma das cinco maiores produtoras de biodiesel do Brasil e líder na fabricação do biocombustível a partir do processamento de resíduos orgânicos. A capacidade produtiva anual em suas três usinas, localizadas em Lins (SP), Campo Verde (MT) e Mafra (SC), supera 900 milhões de litros. Com entregas em mais de 22 estados, a empresa já produziu mais de 4 bilhões de litros de biodiesel, evitando a emissão de cerca de 9 milhões de toneladas de CO₂, consolidando-se como referência em economia circular e desfossilização da matriz energética brasileira.

Além dos resultados do programa Óleo Amigo, a empresa atua como garantidora de óleo de fritura usado no mercado, adquirindo volumes de coletores independentes e cooperativas em todo o país para a produção de biodiesel. Desde 2015, já foram comprados mais de 430 milhões de litros do resíduo. Essa demanda estruturada há mais de 10 anos pela Biopower viabiliza economicamente cooperativas, gera renda e fortalece a cadeia de suprimentos ao transformar um descarte em insumo com valor de mercado.

Educação que vira benefício

O óleo coletado por meio das ações de educação ambiental e conscientização não se transforma apenas em combustível: ele retorna à comunidade na forma de benfeitorias para as próprias escolas e instituições participantes. Ao todo, quase 700 instituições – entre escolas, empresas e organizações públicas – já aderiram às iniciativas do programa, que impactaram mais de 65 mil pessoas.

“O Óleo Amigo acaba se consolidando também como uma fonte de renda complementar para os parceiros do programa e um aliado das cidades na gestão do saneamento básico. Quando o óleo é descartado corretamente, evitamos entupimentos e reduzimos a necessidade de intervenções e limpezas nas redes de esgoto. Isso gera economia para o poder público, reduz impactos ambientais e fortalece um verdadeiro círculo virtuoso nos municípios onde o programa atua”, completa Pereira.

O programa integra o pilar da estratégia de economia circular da JBS. Atualmente, a Companhia aproveita cerca de 99% de cada bovino processado. O que antes poderia ser resíduo, transforma-se em couro, colágeno, gelatinas e no biodiesel da Biopower, fechando um ciclo virtuoso de aproveitamento máximo.

Como participar da coleta

O programa conta com frota própria para retirada de óleo em bares, restaurantes, escolas, condomínios, empresas e outros locais geradores de óleo. O agendamento é simples, basta entrar em contato:

Curitiba e região:

Lins (SP) e Campo Verde (MT):

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.