19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 154

Colisão frontal entre carretas deixa feridos graves e interdita totalmente a BR-262, em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Diário Popular

Um grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira (13) provocou a interdição total da BR-262. A colisão ocorreu por volta das 7h, no km 160, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, e envolveu duas carretas em uma batida frontal.

De acordo com as informações iniciais, o impacto da colisão foi forte e resultou em duas vítimas em estado grave. Equipes de resgate foram mobilizadas para o atendimento da ocorrência.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local realizando o controle do tráfego e levantando informações sobre as circunstâncias do acidente. O trecho permanece totalmente interditado nos dois sentidos da rodovia, sem previsão de liberação até o momento.

Colisão frontal entre carretas deixa feridos graves e interdita totalmente a BR-262, em Ribas do Rio Pardo
Foto: Diário Popular

O Corpo de Bombeiros foi acionado e se desloca para prestar apoio no resgate das vítimas. Já o atendimento inicial foi realizado por uma ambulância do Hospital de Água Clara, que encaminhou os feridos para atendimento médico.

A dinâmica do acidente ainda será apurada pelas autoridades. Enquanto isso, motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção e buscar rotas alternativas, já que o bloqueio da pista permanece.

Colisão frontal entre carretas deixa feridos graves e interdita totalmente a BR-262, em Ribas do Rio Pardo
Foto: Diário Popular

Por: Pollyanna Eloy

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo em Cassilândia

0
Foto: PC-MS

A Delegacia de Cassilândia cumpriu, na última quinta-feira (12), um mandado de prisão relacionado a crime de roubo, em Cassilândia.

A ação foi resultado de trabalho de inteligência conduzido pelas equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) e do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) de Paranaíba, que realizaram levantamento de informações para localizar o indivíduo. Com base nos dados obtidos, policiais civis do SIG de Cassilândia efetuaram a prisão no município.

O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em razão de regressão cautelar do regime prisional, vinculada a condenação pelo crime patrimonial.

Após o cumprimento da ordem judicial, o homem foi encaminhado para os procedimentos legais e permanece à disposição do Poder Judiciário, devendo ser transferido ao sistema prisional para cumprimento do restante da pena em regime fechado.

Polícia Civil incinera de quase 11,5 toneladas de entorpecentes em Ponta Porã

0
Foto: PC-MS

Na última quinta-feira (12), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) realizou incineração de 11,5 toneladas de maconha. A queima teve início às 8h, em uma empresa de armazenamento de grãos no município de Ponta Porã, e contou com apreensões realizadas pela DEFRON e pelo DOF.

Esta foi a segunda incineração de drogas realizada pela DEFRON em 2026, somando o total de 21 toneladas incineradas no ano. A eliminação dessa grande quantidade de drogas representa um prejuízo significativo ao crime organizado, enfraquecendo as estruturas das organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

A DEFRON mantém um canal aberto para denúncias anônimas pelo telefone (67) 99633-7982. O sigilo é garantido, e o serviço funciona 24 horas por dia.

Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul terão seis etapas regionais em 2026, entre abril e setembro

0
Foto: Arquivo/Fundesporte

As sedes das fases regionais dos JAMS 2026 (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul), já estão definidas. Após a realização de vistorias técnicas nos municípios interessados, foram definidas as cidades que sediarão a fase regional dos JAMS 2026 organizados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). Ao todo, seis municípios receberão as disputas, que ocorrerão entre os meses de abril e setembro.

Nesta edição, 49 municípios aderiram à competição, com a participação de 215 equipes, reunindo aproximadamente 4 mil atletas e membros de delegações. As disputas serão realizadas nas modalidades de handebol, voleibol, futsal e basquetebol.

A escolha das cidades-sede considerou critérios como estrutura física disponibilizada pelos municípios, capacidade de apoio logístico, além do rodízio entre as cidades, estratégia que busca ampliar as oportunidades para que diferentes regiões recebam grandes competições esportivas.

Segundo o diretor-geral dos JAMS, Leandro Fonseca, que também atua como diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, é importante realizar uma espécie de rodízio para que diferentes municípios tenham a oportunidade de sediar os jogos. “Neste ano, apenas Maracaju volta a sediar uma fase regional, enquanto os demais municípios participam de um rodízio. A nossa proposta é fortalecer o desenvolvimento do esporte adulto nesses municípios e também estimular o turismo nas diferentes regiões do estado”.

Regionais e municípios participantes

A primeira etapa regional será realizada em Maracaju, entre os dias 24 e 26 de abril, reunindo equipes de Angélica, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia e Terenos.

A segunda regional acontecerá em Antônio João entre 15 e 17 de maio, com delegações de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Na sequência Nova Andradina recebe a terceira regional, de 22 a 24 de maio, com a participação de Anaurilândia, Batayporã, Bataguassu, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Vicentina.

A quarta etapa será realizada em Brasilândia, de 29 a 31 de maio, envolvendo atletas de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Já a regional de Rochedo ocorrerá entre 26 e 28 de junho, reunindo equipes de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Encerrando as etapas regionais, o município de Jardim sediará as disputas entre 11 e 13 de setembro, com a participação de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul são uma das principais competições esportivas do calendário estadual e têm como objetivo promover a integração entre os municípios, estimular a prática esportiva e fortalecer o desenvolvimento do esporte em todo o estado.

(*) Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã avança em melhorias estruturais e amplia ações de ressocialização

0
Foto: Comunicação Agepen MS

Reformas estruturais, adequações nos espaços e a ampliação de projetos educativos e culturais vêm fortalecendo a dignidade, a segurança e as oportunidades de reinserção social das mulheres privadas de liberdade no Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã. As iniciativas implementadas na unidade têm contribuído para aprimorar as condições de custódia e ampliar ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e à ressocialização das internas.

Entre as principais intervenções realizadas estão a reforma e revitalização de alas internas, reparos estruturais em celas e espaços de convivência, pintura e manutenção preventiva das áreas comuns e reorganização de ambientes administrativos. Também foram executadas melhorias como a limpeza geral da unidade com retirada de entulhos, pintura da fachada, dos portões e das calçadas, além de reformas em alojamentos e em setores administrativos.

Um dos avanços estruturais de destaque foi a construção de um alojamento específico para mulheres gestantes e lactantes, possibilitando melhores condições de acolhimento e permitindo que mães permaneçam com seus bebês durante o período previsto em lei.

Além das melhorias físicas, a unidade tem fortalecido ações voltadas à saúde e assistência e ao processo de reinserção social das internas. Para isso, também conta com a participação de equipes de profissionais do município, além de parcerias com instituições religiosas, pastorais e organizações da sociedade civil.

Entre as atividades promovidas estão palestras, oficinas de artesanato, confecção de agendas, cursos de inteligência emocional e projetos de terapia ocupacional.

A unidade também desenvolve diversas iniciativas culturais e educativas que incentivam o desenvolvimento pessoal das custodiadas e a preparação para o retorno ao convívio social. Entre elas estão o projeto Cine Cultural – Mentes Livres, com sessões de cinema e reflexão, o Coral – Som da Liberdade e o projeto Dança – Movimento Livre, além de apresentações culturais e mostras artísticas realizadas com participação ativa das internas.

A programação cultural inclui ainda apresentações de danças típicas paraguaias, como polca e pericón, valorizando a diversidade cultural da região de fronteira. Também são desenvolvidos cursos profissionalizantes — como o de coquetelaria — e ações de incentivo à leitura.

Entre as iniciativas voltadas à diversidade e ao respeito às diferenças, destaca-se a realização de evento LGBTQIA+ com palestrantes de Campo Grande, promovendo diálogo e conscientização entre as internas.

Outro projeto desenvolvido na unidade é a horta sustentável, mantida com participação das custodiadas, além de campanhas de conscientização como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Janeiro Branco, voltadas à saúde mental, prevenção e bem-estar.

A unidade também conta com assistência religiosa regular, com realização de missas, cultos evangélicos e batismos. Em parceria com a assistência indígena, são promovidas duas vezes ao mês refeições com alimentos típicos e visitas de agentes comunitários e lideranças de aldeias, fortalecendo o respeito à diversidade cultural entre as internas.

As ações implementadas resultaram em reconhecimento institucional, com elogio formal encaminhado pela Defensoria Pública da União após inspeção realizada no presídio.

Reestruturação

No campo da infraestrutura, foram realizados serviços como a troca da bomba d’água, garantindo abastecimento contínuo na unidade, além da reforma dos banheiros dos alojamentos, com substituição de pias, caixas de descarga, instalação de encanamentos e troca de tanques. Outras melhorias incluíram a reforma do banheiro da administração, pintura da copa dos servidores, instalação de grade na sala de enfermagem, pintura do setor de saúde, reforma da sala de cursos e reorganização de espaços administrativos.

Também foram executados reparos no piso e reboco da sala destinada à produção de absorventes, troca do telhado da sala da chefia de equipe, substituição de extintores vencidos, instalação de piso e tanque na Galeria II e a instalação de nova cadeira odontológica, ampliando o atendimento de saúde às custodiadas.

De acordo com a direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), essas e outras melhorias já executadas, integram um trabalho contínuo da administração penitenciária, com empenho da equipe do presídio, para aprimorar a estrutura da unidade, garantir condições dignas de custódia e fortalecer políticas voltadas à ressocialização.

Comunicação da Agepen-MS

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (13)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 13 de março de 2026. No total, são 172 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Confira as vagas:

Quando uma voz do rádio se cala: comunicação de Três Lagoas se despede do radialista Nenê Veloso

0
Foto: Reprodução/ Rede Social

A tarde desta quinta-feira (12) trouxe uma notícia que deixou a comunicação de Três Lagoas em silêncio. Morreu, aos 64 anos, o radialista Almiro Veloso, conhecido no meio da comunicação como Nenê Veloso, profissional que marcou época no rádio local e conquistou a admiração de colegas e ouvintes ao longo de sua trajetória.

Durante décadas, Nenê fez do microfone uma ponte direta com o público. Sua voz, familiar para muitos três-lagoenses, acompanhou rotinas, levou informação, música e comentários que fizeram parte do cotidiano de quem sintonizava o rádio. Mais do que um comunicador, ele se tornou uma presença constante na vida de muitos ouvintes da cidade.

Nenê Veloso passou por vários veículos de comunicação, ganhando destaque e consolidando seu nome entre os comunicadores reconhecidos da região. Ao longo do tempo, construiu uma carreira marcada pelo profissionalismo, dedicação ao rádio e pela relação próxima com a audiência.

Nos últimos anos, ele integrava a equipe do Grupo Difusora de Comunicação, mantendo-se ativo na profissão e reafirmando a paixão pelo rádio, meio que sempre considerou mais do que um trabalho: uma vocação.

MAL SÚBITO

De acordo com as informações, o radialista passou mal após sofrer um mal súbito em sua residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou manobras de reanimação por mais de 30 minutos, incluindo massagem cardíaca, na tentativa de estabilizar o paciente. Apesar dos esforços da equipe de socorro, o óbito foi confirmado

A despedida de Nenê Veloso representa a perda de uma voz importante do rádio três-lagoense. Profissional respeitado e querido por colegas e ouvintes, ele deixa um legado construído ao longo de anos dedicados à comunicação.

Hoje, os microfones continuam ligados e as emissoras seguem no ar, mas para muitos, o rádio de Três Lagoas ficou um pouco mais silencioso. Porque quando uma voz que marcou gerações se despede, o som que permanece é o da memória, das histórias, das palavras e da companhia que ela ofereceu por tantos anos.

O local do velório e o horário do sepultamento não foram divulgados.

Por: Pollyanna Eloy

Polícia Civil apreende menores por venda de drogas no Bairro Novo Oeste

0
Foto: Divulgação

Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas (3ª DPTL) apreenderam dois adolescentes por envolvimento com o tráfico de drogas durante diligências realizadas no bairro Novo Oeste, em área conhecida como “Predinhos”.
A ação faz parte da continuidade das operações policiais voltadas ao combate ao tráfico naquela região.

Na primeira ocorrência, os investigadores abordaram o adolescente G. S. S., de 17 anos, em frente à portaria de entrada do Condomínio Tucano.
Durante a revista, os policiais localizaram em seu bolso sete porções de substância análoga à maconha, já embaladas e prontas para comercialização.

Questionado, o adolescente admitiu que realizava a venda das porções no local, afirmando que comercializava cada unidade por R$ 10,00.

Em outra abordagem realizada na mesma região, os policiais apreenderam o adolescente M. O. D., de 17 anos, já conhecido no meio policial por envolvimento com o comércio de entorpecentes.

Com ele foram localizados 23 pinos de cocaína, também fracionados e prontos para venda. O adolescente informou que vendia cada porção por R$ 20,00.

Diante dos fatos, os entorpecentes foram apreendidos e os adolescentes conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil destaca que as ações integram um conjunto de operações contínuas voltadas à repressão ao tráfico de drogas na região do Novo Oeste, local que vem sendo alvo de diversas denúncias relacionadas à comercialização de entorpecentes.

A 3ª DPTL reforça a importância da participação da população no enfrentamento à criminalidade. Informações e denúncias podem ser repassadas de forma anônima por meio do Whatsapp Denúncia da 3ª DPTL- 67 99991 6698, contribuindo para o direcionamento das investigações e para o fortalecimento das ações policiais no combate ao tráfico de drogas.

BPMRv apreende mercadorias estrangeiras avaliadas em mais de R$ 200 mil na MS-164

0
Foto: Polícia Militar Rodoviária/Divulgação

Quatro veículos foram flagrados transportando produtos irregulares na região de Ponta Porã; cargas serão encaminhadas à Receita Federal

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) apreendeu diversas mercadorias de origem estrangeira sem documentação fiscal durante fiscalizações realizadas na quarta-feira (11) na rodovia MS-164, na região de Ponta Porã.

As ocorrências foram registradas em diferentes horários ao longo do dia e resultaram na apreensão de quatro veículos carregados com produtos como eletrônicos, celulares, pneus, perfumes, cigarros e outros equipamentos, totalizando mais de R$ 200 mil de prejuízo estimado ao crime.

Na ocorrência de maior valor, registrada pela manhã, os policiais abordaram um veículo Renault Sandero ocupado por dois homens. Durante a vistoria, foram localizados drones, câmeras de ação, celulares, roteadores, equipamentos eletrônicos e perfumes de origem estrangeira transportados sem documentação fiscal. A mercadoria foi avaliada em R$ 130,7 mil e o veículo em R$ 37 mil, resultando em prejuízo total estimado em R$ 167,7 mil.

No período da tarde, outra equipe abordou uma caminhonete GM/Montana. No veículo foram encontrados pneus de caminhão, pneus de passeio, um videogame PS5, controles e um aparelho celular, caracterizando o crime de descaminho. O prejuízo estimado nessa ocorrência foi de R$ 59,3 mil.

Já durante a noite, os policiais abordaram um VW/Parati e localizaram 300 pacotes de cigarros de origem estrangeira e pneus transportados sem comprovação fiscal. O condutor informou que receberia R$ 700 para levar a carga até Campo Grande. O prejuízo estimado foi de R$ 36,6 mil.

Em outra fiscalização realizada nas primeiras horas do dia, uma equipe abordou um VW/Up ocupado por um homem e uma mulher. No interior do veículo foram encontrados perfumes, peças de celular e aparelhos celulares de origem estrangeira. A mercadoria foi avaliada em R$ 32 mil e, somada ao valor do veículo, resultou em prejuízo estimado de R$ 73,3 mil ao crime.

Os veículos e as mercadorias apreendidas serão encaminhados à Receita Federal do Brasil para os procedimentos legais.

Fonte: Jornal da Nova (por Alisson Gabriel, Da Hora Bataguassu)

PRF apreende medicamentos e cigarros na BR-267

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu medicamentos e cigarros, nesta quinta-feira (12), em Nova Alvorada do Sul (MS).

Durante fiscalizações na BR-267, os policiais abordaram um VW/Gol. A condutora disse que voltava de Ponta Porã com destino a Dracena (SP) e que transportava cigarros eletrônicos. 

Após vistoria, os policiais encontraram 17 cigarros eletrônicos e 20 medicamentos. A motorista declarou ter adquirido as mercadorias no Paraguai. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal.

Simone Tebet desiste de MS e anuncia candidatura por SP

0
Simone em entrevista durante encontro nacional de secretários de Planejamento (Foto: Osmar Veiga)

Ministra afirma que aceitou convite de Lula e decidiu disputar eleição após diálogo com a mãe

Durante evento realizado nesta quinta-feira (12), em Campo Grande, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que pretende disputar uma vaga no Senado por São Paulo nas eleições de 2026. A decisão marca uma mudança na trajetória política da sul-mato-grossense, que construiu a carreira eleitoral em Mato Grosso do Sul e chegou a ocupar cargos como prefeita, deputada estadual, vice-governadora e senadora.

Tebet diz que fez questão de comunicar aqui a mudança do seu domicílio eleitoral, estado onde nasceu e iniciou a vida pública, assim como o pai, Ramez Tebet. Segundo ela, o anúncio na Capital foi uma forma de demonstrar gratidão ao eleitorado local. “Anunciar minha decisão no Mato Grosso do Sul é uma forma de expressar minha gratidão ao estado onde nasci, onde mora minha família, onde estão meus amigos e a quem serei eternamente grata”, afirmou.

A ministra relatou que vinha sendo incentivada há meses a assumir um novo papel político em âmbito nacional. “Há seis meses tenho sido positivamente instigada a cumprir um papel em nome do país”, disse. Ao analisar o cenário eleitoral, ela destacou o desempenho obtido em São Paulo na eleição presidencial de 2022. “Fiquei surpresa ao constatar que São Paulo me deu mais de um terço dos votos na eleição presidencial, demonstrando grande aceitação às minhas ideias.”

A decisão também foi influenciada por articulações políticas em Brasília. Tebet revelou que o assunto foi discutido diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Segundo ela, o pedido para disputar o Senado paulista foi feito durante uma conversa com Lula no fim de janeiro e reforçado em reunião reservada no início de março.

“Diante da polarização política do país em 2026, compartilho que, em 27 de janeiro, durante uma conversa informal com o presidente Lula, de quase quatro horas no voo para o Panamá, discutimos o cenário político brasileiro”, relatou. “Na semana passada, em reunião reservada com o presidente, a pedido também do vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente solicitou claramente que eu fosse candidata ao Senado por São Paulo.”

Antes de aceitar o convite, Tebet afirmou que precisava resolver uma questão pessoal. A mãe da ministra, Fairte Nassar Tebet, ainda alimentava a expectativa de que ela continuasse disputando cargos em Mato Grosso do Sul. “Decidi aceitar a missão após obter a aprovação da minha mãe”, contou. “Expliquei a situação a ela e ontem tomei a decisão de cumprir o chamado.”

A ministra também ressaltou que mantém laços pessoais e acadêmicos com São Paulo. “São Paulo representa uma ponte para mim. Foi onde fiz meu mestrado, onde construí minha projeção política e onde sempre visito minhas filhas.”

Apesar do anúncio da futura candidatura, Tebet ainda não definiu a filiação partidária, se continua ou não no MDB. O destino mais comentado nos bastidores hoje é o PSB (Partido Socialista Brasileiro), de Alckimin.

Segundo ela, a decisão precisa ser tomada até o início de abril. A ministra também informou que deixará o cargo no governo federal para disputar a eleição. O prazo legal para desincompatibilização é 4 de abril, mas ela afirmou que pretende sair antes.

“Em relação à minha saída do governo, informo que o prazo final para deixar o Ministério é 4 de abril. Acredito que a transição ocorrerá até o final do mês”, declarou.

O anúncio ocorre poucos dias após a divulgação de pesquisas eleitorais que colocam Tebet entre os nomes mais competitivos na disputa ao Senado em São Paulo, cenário que reforçou as articulações para que ela concorra no maior colégio eleitoral do país.

Fonte: Campo Grande News (por Ângela Kempfer e Fernanda Palheta)

PRF apreende 565 pneus de origem estrangeira em Caarapó (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 565 pneus de origem estrangeira, nesta quinta-feira (12), em Caarapó (MS). 

Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram dois caminhões em sequência e notaram que ambos os condutores apresentaram nervosismo durante a abordagem.

Em vistoria aos veículos, os policiais solicitaram a abertura do compartimento de carga, momento em que encontraram grande quantidade de pneus de carros de passeio e de caminhões, todos de origem estrangeira. 

Um motorista envolvidos disse que levaria a carga de pneus até Campo Grande. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária local.

Delegado do GARRAS participa de evento sobre segurança de dados, do Banco do Brasil

0
Foto: Divulgação

O delegado-titular do GARRAS – Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – Hoffman Dávilla Cândido e Souza – participou, na manhã desta quinta-feira (12), de um evento realizado pelos responsáveis pelo trabalho de prevenção a fraudes e de inteligência compartilhada do Banco do Brasil.

O titular da unidade falou sobre as atribuições da Especializada e também comentou sobre as dicas de segurança fundamentais para se evitar golpes, fraudes bancárias, alertando acerca da importância de não falar com supostos funcionários de bancos por telefone, clicar em links maliciosos, passar dados pessoais por telefone ou e-mail, inclusive sobre a modalidade de “Cangaço Virtual”, expediente utilizado pelos criminoso que, se utilizando de softwares maliciosos e do engodo, acessam computares, aparelhos celulares das vítimas remotamente, e realizam várias transferências nas contas bancária em pouco espaço da tempo.

Por fim, o delegado Hoffman reforçou a importância das parcerias com os setores de inteligência dos bancos, o que possibilita realizar o trabalho preventivo e, caso ocorra um delito desta natureza, o GARRAS possa frustrar a ação dos criminosos, e se já consumado, esclarecer o delito, visando evitar ou temperar o prejuízo que possa ter corrido, terminado, em poucas palavras, conta do a trajetória como policial, tendo trabalhado como escrivão de polícia na cidade de Góiania/GO durante 5 anos, em várias unidades.

Já no Estado de Mato Grasso do Sul, como Delegado de Polícia desde de 2014, trabalhando em Costa Rica, Depac Piratininga, DENAR, e agora em sua nova missão a frente ao GARRAS.

TCU e Udesc promovem webinário sobre participação cidadã no controle externo

0
Divulgação

Inscrições estão abertas para o evento virtual, no dia 17; em debate, rumos e práticas para atuação da sociedade na fiscalização pública

O Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Grupo de Pesquisa Politeia, realizam na próxima terça-feira (17), às 15h, o webinário “A participação cidadã como dimensão estratégica do controle externo”. As inscrições estão abertas para o evento, que tem como objetivo fortalecer o diálogo entre instituições de controle, sociedade civil e Academia, por meio do compartilhamento de experiências e estratégias para a consolidação da escuta pública e do engajamento cidadão, práticas que aprimoram as auditorias e a gestão pública.

O webinário abordará questões práticas: desde os cuidados na implementação de canais de escuta até a integração da participação social no planejamento das fiscalizações. A parceria com a esfera acadêmica, representada pelo Grupo Politeia (Udesc), destaca o papel da pesquisa científica na formação e no apoio técnico à participação cidadã no controle.

encontro virtual ocorrerá em um momento de amadurecimento institucional do TCU, após a publicação do Referencial sobre Participação Cidadã e o desenvolvimento de guias práticos, ambos em 2025. Um acordo informal entre o TCU e a Udesc foi feito para a realização de outros webinários semelhantes ao longo deste ano.

Encontro aberto e gratuito

Segundo o secretário de Relações Institucionais do TCU, Manoel Moreira, a iniciativa reforça o compromisso da Corte de Contas com o incentivo à participação da sociedade.

“O controle externo só cumpre seu papel quando as prioridades da fiscalização refletem as reais necessidades do cidadão. Ao incorporar a escuta da sociedade em suas fiscalizações, o Tribunal de Contas da União amplia a efetividade de sua atuação e fortalece a confiança nas instituições públicas”, afirma o secretário, que fará a abertura da programação.

Na visão da professora e pesquisadora do Politeia Paula Chies Schommer, a ênfase na participação social abre muitas oportunidades de criar mecanismos e ações de coprodução do controle.

“A interação entre cidadãos e profissionais que atuam no controle público tende a democratizar e aprimorar os serviços públicos e o próprio controle. A universidade pode contribuir para isso por meio de pesquisas, formação e apoio técnico, revelando aprendizagens e ampliando o alcance das práticas”, destaca. 

O evento é aberto e gratuito, sendo direcionado a auditores e servidores de tribunais de contas e organizações de articulação e representação, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Rede Integrar (formada pelos tribunais de contas do Brasil, por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre Atricon, IRB, TCU e TCEs), membros da Controladoria-Geral da União (CGU) e das Controladorias-Gerais de estados e municípios. Também fazem parte do público-alvo do webinário integrantes de organizações da sociedade civil, de observatórios sociais, estudantes, pesquisadores e demais interessados nos temas controle, participação cidadã e gestão pública. 

Programação

Abertura 

  • Manoel Moreira de Souza Neto – Secretário de Relações Institucionais do TCU (SRI).

Moderação

  • Paula Chies Schommer – Professora de administração pública na Udesc, Grupo de Pesquisa Politeia.
  • Luiz Gustavo Gomes Andrioli – Auditor e Especialista Sênior do TCU; autor de referenciais e guias práticos sobre participação cidadã e fiscalização focada no cidadão.

Painelistas:

  • Adriana Figueirêdo Arantes – Diretora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
  • Aurélio Toaldo Neto – Auditor Federal de Controle Externo do TCU e Chefe do Serviço de Participação Cidadã da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
  • Luiz Henrique Xavier – Auditor de Controle Externo e Coordenador de Controle Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
  • Victor Moura – Jornalista e Coordenador do coletivo Redes do Beberibe.

Encerramento  

  • 15h50 – 16h10 | Espaço Aberto: momento de perguntas e respostas com interação do público.
  • 16h10 – 16h15 | Considerações Finais: encerramento oficial e anúncio dos temas dos próximos webinários da série.

Serviço

Webinário “A participação cidadã como dimensão estratégica do controle externo”

Polícia Militar promove capacitação para fortalecer enfrentamento à violência doméstica em MS

0
Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) inicia, no próximo dia 18 de março, em Campo Grande, um novo ciclo de qualificação voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A iniciativa prevê a capacitação de 200 policiais militares de diferentes municípios do Estado, reforçando a atuação da corporação no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência.

A formação integra o Curso In Company – Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: desafios e caminhos na Polícia Militar, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Deville. A abertura oficial do curso será marcada também pela solenidade de outorga da Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, honraria concedida a civis e militares que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

Durante a capacitação, os policiais terão acesso a conteúdos voltados à atualização de protocolos de atendimento, aspectos legais e procedimentos operacionais relacionados ao Programa Mulher Segura (Promuse), estratégia da Polícia Militar voltada ao acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

Por meio do programa, a PMMS realiza o monitoramento de casos, fiscalização de medidas protetivas de urgência, visitas técnicas às vítimas e encaminhamentos à rede de atendimento especializada. A formação busca fortalecer a padronização das ações policiais e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.

O curso contará com palestrantes de renome nacional, com experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de especialistas com atuação no Sistema de Justiça e na área de Segurança Pública.

Reconhecimento

Instituída em outubro de 2023 por ato do Governo do Estado, a Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha dá continuidade ao legado do prêmio que leva o mesmo nome e homenageia a memória da oficial, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem de forma significativa para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Mais do que uma condecoração, a honraria simboliza o reconhecimento da corporação àqueles que, com sensibilidade e compromisso, atuam na proteção da dignidade feminina e na construção de uma sociedade mais segura para as mulheres sul-mato-grossenses.

A iniciativa também reforça o compromisso institucional da Polícia Militar com a humanização da atividade policial, o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres e a ampliação da participação feminina nas forças de segurança.

A solenidade de outorga da medalha e a abertura do curso serão realizadas no dia 18 de março, às 8h, no Hotel Deville, em Campo Grande.

Comunicação Sejusp

Guerra no Oriente Médio faz preço do diesel subir, afetando mercado de Três Lagoas e região

0
Foto: Rafael de Souza

A oferta de diesel está em risco no Brasil e em Mato Grosso do Sul não é diferente. Sem o combustível, vários setores podem ser impactados, inclusive a celulose, um dos ‘carros-chefes’ da economia de Três Lagoas e região.  A ameaça de desabastecimento em massa ocorre devido ao aumento do preço do produto no mercado internacional, que, como consequência da guerra no Irã, descolou do praticado no mercado interno pelas refinarias brasileiras e inviabilizou importações.

Em alguns Estados do país, o clima é de alerta total. No Rio Grande do Sul, por exemplo, há relatos de cancelamento de entregas de combustível a produtores rurais desde a sexta-feira, dia 6. A Federação da Agricultura gaúcha (Farsul) e a Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz) expuseram o problema no fim de semana, em momento de forte demanda por diesel para o funcionamento de máquinas agrícolas e o transporte da produção.

Além da celulose, a escalada do conflito envolvendo Irã, Estados Unidos e Israel já provoca reflexos diretos no campo. A disparada do preço internacional do petróleo tem elevado o valor do diesel e gerado preocupação no agronegócio de Mato Grosso do Sul, especialmente no momento da colheita.

O Oriente Médio é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. O diesel é produzido a partir do petróleo, com isso, qualquer problema que afete a produção ou o transporte desse recurso acaba influenciando no preço do combustível.

O barril do petróleo tipo Brent registrou forte alta em poucos dias. Em 1º de março, a cotação estava em US$ 80. Já no dia 9 de março, o valor saltou para US$ 119,46.

Todo esse dilema envolvendo a guerra do outro lado do mundo, atinge diretamente três-lagoenses e a região do Bolsão. Com três fábricas já em operação e outras em andamento, as indústrias de celulose de MS, com o aumento do diesel, sentirão o impacto direto, já que praticamente toda produção é feita pelas rodovias.

Com o conflito, entram na lista seguro e frete de navios, inflação e juros, cotação do dólar, o efeito em bolsas de valores, exportações e importações e, por fim, o momento em que isso tudo poderá esbarrar na ponta das cadeias, para o consumidor final. O Brasil é resiliente hoje, mas tudo dependerá do tempo de duração do conflito. 

Guerra no Oriente Médio faz preço do diesel subir, afetando mercado de Três Lagoas e região
Foto: Rafael de Souza

Para compreender a crise, é preciso analisar a balança comercial do país, a dependência logística rodoviária e a matriz macroeconômica. A Guerra no Irã afeta os preços internacionais de energia e atinge o agronegócio exportador, o setor de transportes de cargas e o custo de vida do consumidor. 

A dependência do transporte rodoviário no Brasil torna o setor de logística sensível a choques no mercado de combustíveis provocados pela Guerra no Irã. Antes do início das hostilidades, o setor enfrenta pressões de custos operacionais.

Se o aumento no diesel se concretiza, o impacto na logística nacional é direto. A composição de custos do setor de transportes é pressionada, resultando no aumento das cobranças de frete.

BRASIL CAI NO RANKING DE MAIOR ECONOMIA DO MUNDO

O agronegócio é o motor da economia brasileira e a celulose está incluída no setor. O setor depende das exportações e é pressionado pela Guerra no Irã. Além da crise, o Brasil também apresenta queda e cai no ranking da maior economia do mundo.

Após encerrar o ano de 2024 como a 10ª maior economia do mundo, o Brasil perdeu uma posição no ranking e ficou na 11ª colocação no ranking dos países por Produto Interno Bruto (PIB). Os dados são da agência de risco Austing Rating.  Se compararmos a 1980, o país caiu ao menos 5 posições.

É o terceiro ano seguido em que o Brasil perde colocações no ranking das maiores economias do mundo. O país havia retornado a figurar entre as 10 primeiras colocadas no ano de 2023, quando figurou na 9ª posição.

Em 2024, apesar do crescimento de 3,4%, o país foi ultrapassado pelo Canadá no ranking e passou para a 10ª posição. Agora, com a suplantação pela Rússia, deixa definitivamente o grupo das 10 maiores.

Polícia Civil, em fiscalização com o IAGRO, apreendem cercata de 250 kg de mel sem procedência e em situação irregular

0
Foto: PCMS

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo – DECON, em ação conjunta com fiscais do IAGRO, apreenderam na manhã desta quarta-feira (11), aproximadamente 250 kg de mel sem procedência e em situação irregular. A ação se deu na avenida Nossa Senhora do Bonfim, em Campo Grande, após fiscais do IAGRO receberam denúncia anônima noticiando que a pessoa identificada como P.S.R.S. (42) estaria comercializando mel sem o devido registro no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

A denúncia informava ainda que os produtos estariam acondicionados em uma camionete GM/S10, cor branca, e que o veículo teria saído da cidade de Rio Verde, com destino a Campo Grande.

Quando o veículo trafegava pela avenida Nossa Senhora do Bonfim, em frente à UPA do Bairro Nova Bahia, os fiscais do IAGRO procederam a abordagem e solicitaram apoio da DECON. Ao vistoriarem o veículo, foram localizadas 46 garrafas de vidro, sem rotulagem, de produto supostamente mel, pesando 1800g cada (82,8 kg); 9 bisnagas sem rotulagem de produto supostamente mel, pesando 500g cada (4,5 kg); 27 bisnagas sem rotulagem de produto supostamente mel, pesando 270g cada (7,29 kg); 13  potes de vidro sem rotulagem de produto supostamente mel, pesando 1400g cada (18,2 kg); 21 potes de vidro sem rotulagem de produto supostamente mel, pesando 600g cada (12,6 kg);  7 tonéis plásticos (50l) vazios e com resíduos de produto supostamente mel com sujidades.

Diante das circunstâncias, verificou-se a prática, em tese, do crime previsto artigo 7º, inciso II, da Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990 (Constitui crime contra as relações de consumo vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial), crime que culmina pena de detenção que varia de 02 (dois) a 05 (cinco) anos. 

Em Três Lagoas, Polícia Civil prende dois foragidos do Estado de São Paulo

0
Foto: PC-MS

Na manhã desta quinta-feira (12), policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas (3ªDPTL) localizaram e prenderam dois indivíduos considerados foragidos do sistema prisional do Estado de São Paulo, L.H.S., de 32 anos, conhecido como “Grilo”, e W.F.M.L., de 47 anos. Eles foram capturados em uma lanchonete situada na Rua Yamaguti Kankit, em Três Lagoas.

De acordo com a Polícia Civil, W.F.M.L. possui diversas passagens pelo crime de roubo nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, tendo inclusive participado, no ano de 2019, de um assalto de grande repercussão ocorrido em uma loja de grande porte, no município de Três Lagoas. Contra ele havia mandados de prisão em aberto expedidos pelas comarcas de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS), com penas que somam mais de 17 anos de reclusão.

Já L.H.S., o “Grilo”, possui mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Araçatuba (SP). No momento da abordagem, ele tentou se passar pelo irmão na tentativa de evitar a prisão, porém foi identificado e desmascarado pelos policiais da 3ª Delegacia. Os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Três Lagoas, onde permaneceram à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil destaca que a participação da população é fundamental no combate à criminalidade e na localização de foragidos da Justiça. Muitas prisões e esclarecimentos de crimes ocorrem graças a informações repassadas de forma anônima pela comunidade, que contribui diretamente para o trabalho investigativo.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp (67) 99991-6698. A identidade do denunciante é preservada, e qualquer informação pode ser essencial para a localização de criminosos e para o fortalecimento da segurança pública no município.

Com exemplo de planejamento para gestão pública e desenvolvimento, MS sedia fórum nacional

0
Foto: Bruno Rezende/Secom MS

Com planejamento para transformação da gestão pública e do desenvolvimento regional, Mato Grosso do Sul, que serve de modelo e exemplo na área, sedia o XCVI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento.

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento realizado na manhã desta quinta-feira (12), juntamente com a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

“A nossa visão de dez anos atrás era muito clara para o nosso desenvolvimento. E nós desenhamos um plano de crescimento e desenvolvimento, com algumas bases muito sólidas dentro daquilo que temos eficiência e diferencial competitivo. Nós temos segurança alimentar, transição energética e meio ambiente. A partir daí, o desenvolvimento foi pensando e funcionou na atração das indústrias de segmentos específicos. Para isso foi criado um ambiente de negócio absolutamente amigável, positivo e com agilidade, desburocratização, velocidade nas respostas. Somos um governo que se propôs a ser simples, efetivo, e buscamos pela eficiência”, disse Riedel.

O planejamento público é o instrumento que transforma visão política em resultados concretos para a sociedade – elo entre a estratégia do Estado e as entregas que transformam a vida das pessoas. Por isso os estados que planejam gastam melhor e entregam mais resultados à população. O planejamento conecta estratégia, orçamento e execução das políticas públicas. Em um contexto de maior pressão fiscal, planejar bem é condição para manter e ampliar serviços públicos de qualidade.

“O Brasil nunca teve cultura de planejamento de longo prazo. qualquer país desenvolvido do mundo, tem um planejamento de longo prazo. Porque quando você planeja, você gasta menos. Planejar exige coragem de extinguir políticas públicas ineficientes para pegar esse recurso e colocar onde mais precisa. E se nós não mudarmos essa cultura, isso é muito perigoso. Ou nós mudamos, fazendo com base no planejamento os investimentos onde precisam ser feitos, de pequeno, médio e longo prazo, ou nós vamos continuar sendo um dos países mais desiguais do mundo”, disse Simone Tebet.

Realizado a cada três meses, o Fórum do Conseplan reúne secretários estaduais de Planejamento de todo o país para discutir temas estratégicos ligados ao planejamento público, gestão fiscal e modernização do Estado.

O Fórum Conseplan também é marcado pela integração entre planejamento, gestão administrativa e política fiscal, envolvendo Conseplan, Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) e Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), para fortalecer a articulação e os esforços conjuntos entre as redes.

Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Flávio César (Sefaz, presidente do Comsefaz).

“A gestão feita em Mato Grosso do Sul é um exemplo. Acompanho as projeções e mudanças estre os Estados que mais cresceram nos últimos anos e o que aconteceu aqui (em MS) é um fenômeno. Vocês têm muito a ensinar ao Brasil. Com certeza, se deve a boas políticas públicas”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques Santos, que é presidente do Conseplan.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Outback oferece 86 vagas de emprego para unidade no Shopping Palladium, em Curitiba

0
Foto: Divulgação Outback

Oportunidades são para atendente de bar, atendente de restaurante, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e recepcionista

Quem quer ser um “Outbacker”? Restaurante inspirado na cultura australiana, o Outback Steakhouse inicia um processo seletivo para preencher 86 vagas de emprego em sua unidade do Shopping Palladium, em Curitiba. As oportunidades são para os cargos de atendente de bar, atendente de restaurante, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e recepcionista. O processo se inicia em 23 de março e as inscrições podem ser feitas pelo site Outback – Pandapé.

Com um plano de carreira bem estruturado, o Outback se orgulha de ter 86% de seus sócios proprietários, que comandam as unidades ao redor do país, formados internamente. Isso significa que grande parte dos gestores iniciaram as suas carreiras na operação, atuando como recepcionistas, atendentes de restaurante ou bar ou auxiliares de cozinha e limpeza.

Desde o primeiro dia, os colaboradores participam de um programa robusto de treinamento, que dispensa experiência prévia na função. A cada nova etapa da carreira, são oferecidos conteúdos e capacitações para desenvolver sua qualificação e contribuir com o desenvolvimento profissional.

O Outback oferece, além da remuneração, benefícios como vale-transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica. A inscrição pode ser feita virtualmente, e o processo seletivo inclui dinâmicas e entrevistas e, para os selecionados, um treinamento prático nos restaurantes, com foco na operação e na cultura da companhia.

Quem pode participar

Podem se candidatar pessoas com mais de 18 anos, ensino médio ou técnico completo e disponibilidade de horário, inclusive aos finais de semana e feriados. O Outback busca profissionais dedicados, com perfil dinâmico e vontade de crescer. Não é necessário ter experiência na área.

Serviço:

Cargos disponíveis:

  • Atendente de Restaurante;
  • Atendente de Bar;
  • Recepcionista;
  • Auxiliar de Cozinha;
  • Auxiliar de Limpeza;
  • Vagas para Pessoa com Deficiência;
  • Vagas para Jovem Aprendiz.
  • Local: Outback – Shopping Palladium Curitiba
  • Link direto das vagas:https://outback.pandape.infojobs.com.br/Vacancy/Vacancies?search=true&Keywords=palladium&Salary=null&SalaryUpper=true&Deficiency=2
  • Requisitos: pessoas com ensino médio/técnico completo e disponibilidade de horário, inclusive aos finais de semana e feriados.
  • Faixa etária: maiores de 18 anos.
  • Remuneração: variável de acordo com o cargo exercido e as horas trabalhadas.
  • Benefícios: vale-transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica (os dois últimos após o período de experiência).
  • Etapas do processo seletivo: inscrição online, dinâmica de grupo e entrevistas.

Sobre o Outback Steakhouse

O Outback Steakhouse possui 188 restaurantes no Brasil e está presente em 86 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.