11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 161

FETEMS participa de nova rodada de negociação com o Governo do Estado

0
Foto: Divulgação Assessoria

A presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), professora Deumeires, participou nesta segunda-feira (9) de uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, e com o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, para tratar de pautas da categoria.

Também participaram do encontro o vice-presidente da FETEMS, Onivan de Lima, o secretário de Finanças, Jaime Teixeira e o secretário de Formação Sindical, Gilvano Bronzoni.

Principais pontos tratados e encaminhamentos da reunião:

  • Publicação, até o final da próxima semana, da regulamentação da tabela salarial dos administrativos com nível superior, será apresentada nos próximos dias a definição sobre o pagamento retroativo;
  • Será publicado ainda nesta semana a chamada dos remanescentes do concurso em vigência, considerando que dos 17 profissionais convocados recentemente, somente 14 foram empossados;
  • Após a publicação da chamada dos remanescentes, será feita a atualização das vagas para organizar a convocação dos professores aprovados no concurso vigente.
  • Sobre a realização de um novo concurso público o governo deverá se posicionar nos próximos dias.
  • A atualização da tabela dos professores convocados ainda está em debate, deverá acontecer junto com o RGA dos demais servidores e a FETEMS continua na luta permanente para a construção da política salarial aprovada em assembleia geral;
  • A publicação da promoção funcional deverá ser publicada no início de maio, o governo ainda não tem definição de como será pago o retroativo.

A FETEMS continuará acompanhando e cobrando do governo do estado que esses pontos de pautas sejam efetivados para uma maior valorização dos profissionais em Educação.

DOF apreende duas carretas carregadas com mais de R$ 1 milhão em pneus

0
Foto: Divulgação

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta segunda-feira (9), na MS-164, em Ponta Porã, duas carretas carregadas com 400 pneus para caminhão. Na ação, dois homens, de 32 e 46 anos, foram presos.

DOF apreende duas carretas carregadas com mais de R$ 1 milhão em pneus
Foto: Divulgação

Os policiais realizavam bloqueio na rodovia, próximo ao Trevo do Copo Sujo, quando deram ordem de parada aos condutores das carretas. Durante vistoria, foi constatado que ambos os veículos estavam carregados com 200 pneus.

Questionados, os condutores afirmaram que foram contratados para carregar os pneus em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levá-los até as cidades de Campo Grande e Goiânia (GO).

Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 1,2 milhão, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Equipe de MS garante vaga em etapa mundial de robótica no Festival Sesi de Educação em SP

0
Foto: Divulgação

A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, conquistou uma vaga para a etapa mundial de robótica após o desempenho no 8º Festival Sesi de Educação 2025–2026, realizado entre os dias 4 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A classificação veio na categoria FIRST Tech Challenge (FTC), que reúne estudantes do ensino médio em desafios de engenharia e programação. Ao todo, 13 equipes avançaram para etapas mundiais da modalidade — cinco para a fase em Houston, nos Estados Unidos, e outras oito para os chamados Premier Events, competições internacionais distribuídas em diferentes países. A Tech Vikings garantiu uma dessas vagas para os eventos internacionais.

Nos próximos dias, a organização definirá para qual torneio cada equipe classificada será encaminhada, conforme critérios de pontuação e regras de avanço estabelecidas pela competição.

O Festival Sesi de Educação reúne algumas das principais competições de robótica educacional do mundo, como FIRST LEGO League Challenge (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e STEM Racing. O evento funciona como etapa para definir representantes brasileiros em competições globais de ciência e tecnologia.

Na FTC, os estudantes desenvolvem robôs de até 19 quilos utilizando um conjunto de peças reutilizáveis, tecnologia baseada em Android e diferentes níveis de programação, como CAD, Java e Blocks. Além da construção e programação, as equipes também elaboram um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos projetos. Durante as partidas, os robôs precisam executar tarefas específicas em uma arena, como transportar e posicionar blocos.

Para o técnico da equipe Tech Vikings, professor Fernando Luiz Gonçalves, a classificação internacional reflete o esforço dos estudantes ao longo da temporada.

“A conquista da vaga significa o reconhecimento de toda a dedicação e empenho de um grupo de adolescentes que trabalharam muito durante a temporada para chegar nessa etapa nacional e alcançar esse resultado maravilhoso. Nossos estudantes deram o melhor de si em todos os momentos, seja nos treinos ou durante o evento em São Paulo. Estou muito orgulhoso dessa equipe.”

Ao todo, Mato Grosso do Sul foi representado por nove equipes no festival, com delegação de 80 pessoas, entre competidores, técnicos e juízes. A programação do evento continua entre os dias 12 e 15 de março, quando equipes da categoria FIRST Robotics Competition (FRC) ainda entram na disputa por premiações. 

IFMS abre seleção para bolsistas de programas federais

0
Divulgação/IFMS

Vagas são para coordenador de curso, supervisor e apoio pedagógico, professor e monitor; inscrições vão até 27 de março

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para formar cadastro reserva de profissionais que atuarão nos programas Bolsa-Formação Qualifica Mais EnergIF e Bolsa-Formação Pronatec Empreender, que visam democratizar a oferta de educação profissional e técnica no estado.

As oportunidades contemplam as funções de Coordenador de Curso, Supervisor Pedagógico, Professor Formador, Apoio Pedagógico e Monitor, bom bolsas que variam de R$ 18 a R$ 50 por hora trabalhada, totalizando 20 horas semanais.

As atividades devem ser desempenhadas obrigatoriamente em horários que não coincidam com a jornada de trabalho regular do bolsista em outros vínculos profissionais.

edital completo pode ser acessado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições 

São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 27 de março.

Além de preencher o formulário on-line, os interessados devem anexar, em formato PDF, a documentação comprobatória de escolaridade e experiência profissional. 

Para participar, é preciso ter a formação acadêmica exigida para a vaga pretendida, além de conhecimentos em informática, internet e ambientes virtuais de aprendizagem. 

No caso específico do programa EnergIF, cargos voltados ao curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis exigem formação técnica ou superior em áreas como energia solar fotovoltaica ou automação industrial.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 15 e 24 de abril, respectivamente.

A seleção tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. 

Programas de Bolsa-Formação

Buscam interiorizar a oferta de cursos profissionais para trabalhadores, intensificando a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 

Qualifica Mais EnergIF tem foco na formação voltada a energias renováveis, enquanto o Pronatec Empreender estimula a capacitação para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.

Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].

 Quadro de vagas

ProgramaCursoFunçãoÁrea de Formação / Perfil ExigidoCampi de Oferta
EnergIFEletricista de Sistemas de Energias Renováveis e Eficiência Energética com Automação e ControleProfessor FormadorEngenharia Elétrica; Eletrotécnica; Engenharia de Controle e Automação; Automação Industrial; Tecnólogo em Energias Renováveis; ou áreas afins, com formação e/ou experiência em energia solar fotovoltaicaCampo Grande e Três Lagoas
 
Coordenador de CursoGraduação e/ou Tecnólogo em Engenharia Elétrica ou Eletrotécnica, com curso na área de energia solar fotovoltaica
Apoio PedagógicoFormação superior na área educacional ou área afim
Pronatec EmpreenderApp Clicks Construção de AppsProfessor FormadorADS; Engenharia de Software; Engenharia da Computação; Ciência da Computação; TI; Gestão da Tecnologia em Ciência de Dados; Redes de Computadores; Design Digital; e áreas afinsCampo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas


 
Drones e Impressoras 3DProfessor FormadorEngenharias; Designers; e áreas afins
Negócios Inovadores Apoiados por IAProfessor FormadorADS; Engenharias; Ciência da Computação; TI; Gestão da Tecnologia em Ciência de Dados; Redes de Computadores; Designers; Administração; Tecnologia em IA; e áreas afins
Supervisor PedagógicoFormação superior na área educacional ou área afim
MonitorEnsino médio completo ou ensino auperior

PRF realiza comandos de saúde em municípios de MS com apoio da Carreta da Saúde

0
Foto: PRF-MS

APolícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul irá realizar comandos de saúde em diversos municípios do estado. A ação conta com o apoio da Carreta da Saúde da PRF, um veículo preparado para atendimentos à população.

O primeiro dia de atendimento ocorreu nesta segunda-feira (9), em Jaraguari (MS). A atividade contou com estrutura e organização logística da PRF, além da participação e apoio da Motiva MS, concessionária responsável pela administração da BR-163, do CETEPS (Centro de Tecnologia e de Educação Profissional), SEST/SENAT e Ótica Prisma.

Durante a ação, motoristas profissionais receberam atendimentos de saúde, incluindo exames para avaliação de obesidade, hipertensão, hiperglicemia, teste de visão, entre outros procedimentos.

A iniciativa busca promover a saúde preventiva dos profissionais das estradas, que frequentemente enfrentam longas jornadas de trabalho, alimentação irregular e altos níveis de estresse. A identificação precoce de possíveis problemas de saúde contribui diretamente para a segurança viária, reduzindo o risco de acidentes e promovendo mais qualidade de vida aos motoristas.

Além dos caminhoneiros e motoristas profissionais, os atendimentos também serão disponibilizados à população dos municípios que receberão a Carreta da Saúde da PRF.

Confira o calendário de atendimento:

  • 09/03 – Jaraguari
  • 12 e 13/03 – Camapuã
  • 16 a 20/03 – Rio Brilhante

Em Rio Brilhante, as ações fazem parte da Semana Municipal de Segurança no Trânsito.

A Carreta da Saúde da PRF

O veículo, equipado com tecnologia e estrutura adequada, possibilita o atendimento em quatro consultórios individuais para realização de consultas e exames nas áreas de clínica geral, nutrição e fonoaudiologia, além de sala de triagem e vacinação, consultório odontológico e atendimento oftalmológico 

Os serviços são prestados por profissionais das secretarias municipais de saúde e de instituições de ensino da área da saúde, enquanto a PRF disponibiliza a unidade móvel e o suporte logístico.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a cuidados preventivos para motoristas profissionais e para a população em geral, especialmente em localidades com menor oferta de atendimento especializado.

Peritos Oficiais Papiloscopistas celebram 40 anos de história em MS

0
Remanescentes da primeira turma, formada em 1986, com a direção do sindicato e autoridades, na sede da Adepol. (Foto: Divulgação Assessoria)

Integrantes da perícia papiloscópica de MS celebraram neste sábado (7) a efetivação da primeira turma de profissionais do Estado, formada há 40 anos. Recheada de emoção e de muitas histórias de desafios em tempos difíceis, a celebração reuniu centenas de pessoas, com profissionais levando suas famílias para um momento histórico.

A comemoração do Dia do Perito Papiloscopista — celebrado em 5 de fevereiro —, bem como dos 40 anos da primeira turma, aconteceu na manhã de sábado, encerrando com uma feijoada que, para a categoria, também teve sabor de conquista e de agradecimento. “O evento reuniu peritos papiloscopistas de todo o Estado, além de amigos e familiares da categoria, em um dia marcado por emoção, reencontros, memória e reconhecimento à história da papiloscopia em MS”, disse Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses Papiloscopistas (Sinpap/MS).

Durante o evento na Associação dos Delegados de MS (Adepol), foi exibido um vídeo que resgatou a trajetória da perícia papiloscópica em MS, relembrando momentos marcantes da construção e do fortalecimento da categoria. Uma placa foi descerrado durante a solenidade, contendo os nomes de integrantes dos formandos da categoria na VII Turma da Polícia Civil de MS, em 1986. Ela será anexada à galeria do sindicato para ficar nos anais da história da entidade. Há 40 anos, foram formados 150 profissionais e atualmente, são cerca de 200 peritos papiloscopistas na ativa, atuando em todos os municípios do Estado.

Em sua fala, a presidente do Sinpap/MS pontuou que o momento foi para destacar e honrar a memória, a participação e o pioneirismo daqueles que ajudaram a construir a história. Danielle ressaltou também a importância dos servidores da ativa e de todos os parceiros institucionais que caminham com a categoria, contribuindo para conduzir a papiloscopia a um novo tempo de reconhecimento e fortalecimento.

Prestigiado

Além da efetiva participação de integrantes da categoria, da capital e do interior, o evento comemorativo foi prestigiado por autoridades e personalidades. O governador Eduardo Riedel foi representado pela sua esposa Mônica e Keila Trad representando o senador Nelsinho. A deputada Mara Caseiro, autora de lei que criou o Dia do Papiloscopista em MS também se fez presente, junto com o deputado Pedro Caravina, aliado da categoria na luta constante por valorização e reconhecimento.

A representação política presente reforçou o compromisso de continuar a luta, destacando a importância da categoria para a prestação do serviço público. Ao discursar para a platéia presente, Mônica, Keila, Mara e Caravina também destacaram o comprometimento e a determinação da presidente Danielle na condução da luta dos peritos papiloscopistas.

Agradecimento

A presidente do Sinpap/MS e toda a diretoria fizeram questão de citar ainda o apoio e presença da Adepol/MS, por meio de seu presidente, delegado André Matsushita, bem como de Douglas Godoy, presidente da Associação dos Médicos Legistas. Outra presença importante foi de Giancarlo Miranda, presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, além de Lilian Fernandes, presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de MS (Feserp).

O sindicato faz ainda um agradecimento especial a integrantes da categoria do interior, que se deslocaram até Campo Grande para prestigiar o momento tão significativo. “Agradecemos ainda às peritas papiloscopistas Maira, Débora e Regiane, pela dedicação e organização do evento; aos funcionários e prestadores de serviço; e à equipe do chef Marcílio Galeano, responsável pela preparação da feijoada”, agradece Danielle Bueno. “Nossos sinceros agradecimentos à todos e todas que participaram e contribuíram para que este dia se tornasse tão especial para nossa categoria”, completou.

Escola Estadual de Campo Grande desenvolve projeto sobre consumo consciente de energia

0
Foto: Arquivo escolar

Proposta busca estimular pensamento crítico com reflexões sobre hábitos de consumo

A conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica tem se tornado um tema cada vez mais presente no ambiente escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre sustentabilidade.

Com esse objetivo, a EE Dona Consuelo Muller, desenvolve o projeto ‘Energia que Transforma’, em Campo Grande, uma iniciativa voltada à educação energética e ao incentivo ao consumo consciente de energia elétrica entre os estudantes.

A ação conta com a parceria da Energisa, por meio do Programa Energisa Móvel, que promove atividades educativas itinerantes voltadas à comunidade escolar.

Consumo consciente e segurança energética

A iniciativa busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a produção, distribuição e uso da energia elétrica, além de estimular atitudes responsáveis relacionadas ao consumo e à segurança no uso da eletricidade.

O projeto também destaca a compreensão sobre como a energia elétrica chega às residências, a reflexão sobre práticas de economia de energia e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.

Em diferentes etapas da aprendizagem

O projeto é voltado aos estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, com atividades adaptadas para cada faixa etária.

Para os alunos do 4º e 5º ano, as atividades incluem reflexões sobre o que é energia, tipos de fontes energéticas e segurança no uso da eletricidade.

Entre as propostas estão desenhos temáticos, experimentos simples e produção de cartazes com dicas de economia de energia.

Já os estudantes do 6º e 7º ano participam de atividades relacionadas à geração e distribuição de energia, sustentabilidade e impactos ambientais, com exercícios práticos como cálculo do consumo energético e produção de gráficos.

Para os alunos do 8º e 9º ano, o projeto propõe debates sobre a matriz energética brasileira, a eficiência energética e quais profissões estão relacionadas ao setor de energia, além da realização de seminários e campanhas educativas.

Escola Estadual de Campo Grande desenvolve projeto sobre consumo consciente de energia
‘Energia que Transforma’ ensina sobre o consumo consciente e responsável de energia elétrica na EE Dona Consuelo Muller. (Foto: Arquivo escolar)

Experiência educativa e interativa

Durante a realização do projeto, os estudantes também têm contato com atividades interativas promovidas pelo Energisa Móvel, um espaço educativo itinerante que apresenta, de forma lúdica e prática, informações sobre o consumo consciente de energia elétrica e seus impactos no cotidiano.

O diretor da EE Consuelo Muller, Ricardo Nascimento, lembra que os alunos do projeto participam de debates sobre a matriz energética brasileira, eficiência energética e abordam as profissões relacionadas ao setor de energia em seminários e campanhas educativas.

“A proposta busca estimular o pensamento crítico com reflexões sobre hábitos de consumo, incentivando os estudantes a adotarem práticas mais sustentáveis em suas casas”, finaliza o diretor Ricardo.

(*) Gilberto Junior, SED

Operação em presídio da Capital mira bicheiro carioca por esquema com policiais

0
Rogério Andrade foi transferido do RJ para MS em novembro de 2024 (Foto/Arquivo/Senappen)

Os denunciados atuavam na segurança de pontos de exploração ilegal de jogos de azar

Preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, o bicheiro Rogério de Andrade é alvo de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Rio de Janeiro nesta terça-feira (dia 10). Já é a segunda operação de 2026 contra o bicheiro, um dos mais poderosos do Rio.

Conforme o Gaeco, braço do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), são vinte mandados de prisão preventiva contra Rogério e integrantes de seu núcleo de segurança na região de Bangu.

Neste núcleo, estão 18 policiais militares e penais, da ativa e da inativa, além de um policial civil inativo, que foi cooptado pela organização criminosa enquanto ainda estava no cargo.

Os denunciados atuavam na segurança de pontos de exploração ilegal de jogos de azar na região de Bangu e se valiam da prática sistemática de atos de corrupção para garantir a livre atividade do grupo criminoso.

Os alvos da operação vão responder pelos crimes de constituição de organização criminosa armada, majorada pelo concurso de funcionários públicos e pela conexão com outras organizações criminosas, além de corrupção ativa e passiva.

A operação tem mandados no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mangaratiba, Nilópolis e São João de Meriti, além da Penitenciária Federal de Campo Grande.

Rogério de Andrade está detido no presídio federal de segurança máxima desde 2024, após ser preso pela Operação Último Ato do Gaeco e denunciado por ser apontado como mandante da morte de outro contraventor no Rio de Janeiro.

Ele herdou os pontos do jogo do bicho no Rio de Janeiro (RJ), de seu tio Castor de Andrade, em 1997.

Fonte: Campo Grande News (por Aline dos Santos)

SEGURANÇA E CIDADANIA: Corpo de Bombeiros cria Fundação Bombeiros do Pantanal

0
Foto: Divulgação

Por Alírio Villasanti

Com o objetivo principal de apoiar as ações precípuas da instituição, foi criada no ano passado a Fundação Bombeiros do Pantanal.

A Fundação possui finalidades específicas, como a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da proteção do meio ambiente, especialmente através da realização de pesquisas e cursos. Também visa promover o desenvolvimento da consciência comunitária para a prevenção de incêndios e acidentes em geral, além de fomentar e difundir o conhecimento científico e tecnológico, estabelecendo intercâmbio com Corpos de Bombeiros de outras unidades federativas e de nações amigas.

Entre suas atribuições, destaca-se ainda a atuação na preservação e divulgação da história, das tradições e dos valores da instituição, bem como a promoção de ações voltadas à prevenção de doenças e à manutenção da saúde da população em geral.

A utilização da ferramenta da bioimpedância e a disponibilização de materiais para a reabilitação da saúde física dos bombeiros militares que necessitarem também estão entre os objetivos da Fundação.

Outro importante eixo de atuação é o apoio estrutural a projetos como o Bombeiros do Amanhã, que prioriza o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; o Projeto Cão Guia, voltado ao atendimento de pessoas com deficiência visual; além da aquisição de equipamentos para ampliar a capacidade de resposta em ocorrências de incêndios florestais e nas operações de busca por pessoas desaparecidas nas áreas do Pantanal.

Também fazem parte das finalidades da Fundação a realização de cursos voltados à intervenção em crises de suicídio, primeiros socorros e prevenção de acidentes na infância, direcionados a professores e funcionários de estabelecimentos escolares. Esses cursos abordam temas como engasgamento, reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias, convulsões, queimaduras e o uso do desfibrilador.

Os bombeiros militares do nosso Estado têm demonstrado, de forma inequívoca, seu elevado grau de profissionalismo em diversas situações. Como exemplo, destaca-se a atuação nas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, no combate aos incêndios no Pantanal e, diariamente, no atendimento às vítimas de sinistros de trânsito.

Muitas vezes, esses profissionais colocam em risco a própria vida para salvar outras, convivendo diuturnamente com o perigo. Tudo isso realizado com elevada técnica e um profundo senso de dever.

Ressalto que a criação da Fundação Bombeiros do Pantanal segue uma tendência nacional já adotada em vários Estados. Trata-se de uma estratégia importante para viabilizar projetos que aproximem e fortaleçam a interação entre a sociedade e o Corpo de Bombeiros Militar, além de permitir a execução de iniciativas que, muitas vezes, a administração pública encontra dificuldades de implementar com a agilidade necessária.

Parabenizo o Comando do Corpo de Bombeiros Militar e os abnegados bombeiros militares voluntários que se dispuseram a colaborar com a administração da Fundação por essa admirável iniciativa, marcada por visão estratégica, espírito de vanguarda, foco institucional e elevado espírito público — valores que certamente resultarão em benefícios para a instituição e, consequentemente, para todos os cidadãos sul-mato-grossenses.

Evento internacional: Governo de MS mobiliza secretarias e vai contribuir com uma série de ações na COP15

0
Foto: Saul Schramm/Secom-MS

Mato Grosso do Sul será sede de um grande evento internacional, que vai movimentar o turismo e a economia regional. A COP15 vai ocorrer de 23 e 29 de março em Campo Grande. O Governo do Estado mobilizou sua equipe e vai promover uma série de ações em diferentes secretarias, para contribuir e apoiar a conferência.

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) estará a frente das ações envolvendo o Governo do Estado, mas as demais pastas vão fazer sua parte para que o evento seja um sucesso.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) será fundamental na área de segurança, vigilância e fiscalização do evento. Junto com as demais forças (segurança), o objetivo é criar um ambiente seguro, pacífico e harmonioso para as atividades da COP.

Houve a criação de um plano de segurança integrado entre os órgãos que envolvem órgãos de segurança na esfera federal, estadual e municipal, que se iniciou em julho do ano passado. A Sejusp inclusive publicou uma resolução sobre o tema, com a implantação de um grupo de trabalho.

A Segurança Pública Estadual vai contribuir com o policiamento ostensivo, resgate e salvamento de vítimas, assim como, combate e prevenção à incêndios, ordenamento de trânsito e bloqueio de vias públicas para oferecer toda segurança necessária aos participantes e chefes de estado.

Os trabalhos em conjunto terão a participação das policias estaduais, além da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Guarda Municipal e até do Exército Brasileiro.

Gabinete integrado

Será instalado o Gabinete de Ações Integradas nas dependências do CICC/MS (Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul), com a participação de 40 pessoas, tendo representantes de diversos órgãos de segurança, inclusive agências de inteligência, trânsito e demais de interesse. O grupo pode continuar as atividades até uma semana depois (encerramento), caso haja necessidade.

Pela magnitude do evento também haverá patrulhamento aéreo (helicópteros e se precisar aviões) tanto para operações táticas, como médicas se houver necessidade. Os Batalhões de Choque e de Operações Especiais da PMMS estarão de prontidão para acionamentos para qualquer contratempo.

A Polícia Civil terá uma delegacia (unidade) dedicada aos turistas na sede do evento e a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) vai funcionar 24 horas por dia na Capital. Também houve a formação da primeira turma de policiamento turístico (Polícia Militar).

O Corpo de Bombeiros vai coordenar as ações de prevenção e combate a incêndios e atendimento médico no local do evento em conjunto com demais autoridades.

Fiscalização

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) irá contribuir com a segurança viária e para facilitar o deslocamento tanto de autoridades, quanto dos participantes da COP. Também ficará responsável por todo o isolamento da área delimitada pela segurança (presidentes), tanto para veículos quanto aos pedestres.

Já a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) vai atuar na garantia de segurança energética e eficiência na mobilidade dos participantes, para que o evento internacional esteja alinhado às melhores práticas de sustentabilidade e gestão de serviços públicos.

Ela vai trabalhar em conjunto com a concessionária Energisa, garantindo segurança e estabilidade no fornecimento. No campo da mobilidade urbana, o foco será na logística de transporte dos participantes, em parceria com a Agetran e com empresas de transporte.

Experiência e aprendizado

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai apresentar durante a COP ações consideradas de destaque nacional. Entre elas está a abordagem em relação a Saúde Única, que integram a saúde humana, animal e ambiental, buscando assim uma gestão inovadora voltada à prevenção de riscos sanitários e à proteção dos ecossistemas.

Esta apresentação ao público será feita no stand do Governo do Estado. As iniciativas demonstram como a integração entre diferentes áreas permite antecipar riscos associados às mudanças ambientais, às transformações climáticas e à interface entre fauna silvestre, animais domésticos e populações humanas. “Mostra o protagonismo (Estado) na construção de soluções inovadoras alinhadas aos desafios globais de saúde, biodiversidade e sustentabilidade”.

Na educação o foco será o seu papel pedagógico. A SED (Secretaria Estadual de Educação) fez uma recomendação para todas as escolas estaduais para apresentar a COP aos alunos, explicando do que ela vai tratar e durante a realização do evento os professores vão apresentar os temas nas salas, pedindo inclusive projetos escolares e inspirando a pauta das espécies migratórias nas atividades. Momento de aprendizado e atualização sobre o tema

Já no campo acadêmico, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai participar de painéis conectando pesquisadores, estudantes e gestores públicos. Os estudantes da universidade e de outras instituições foram mobilizados para atuar no suporte técnico e logístico do evento, recebendo certificação internacional.

Arte e turismo

Um evento internacional é uma grande oportunidade para divulgar e apresentar as belezas no Mato Grosso do Sul para cidadãos de todo mundo. Com este foco a Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) preparou uma série de ações e atividades durante o período.

Na programação oficial será realizado um painel (Blue Zone) abordando o tema de Turismo de Observação de Aves no Mato Grosso do Sul, com ênfase nas espécies migratórias e na forma como o Estado vem estruturando políticas públicas e iniciativas para o desenvolvimento do aviturismo.

Também será ofertado experiências turísticas aos participantes, com opções de roteiros que incluem atividades para o dia 28 de março (dia livre da programação), bem como sugestões de rotas de dois a três dias antes do evento começar. Uma grande chance de conhecer a biodiversidade e cultura do Estado.

Em Campo Grande haverá atrativos como Bioparque Pantanal, Museu Dom Bosco, Parque Estadual do Prosa e Parque Estadual Matas do Segredo. Outro foco será a articulação e mobilização da rede hoteleira, principalmente em Campo Grande para garantir aos participantes uma estrutura adequada a todos.

Para valorizar a cultura regional, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da FCMS (Fundação de Cultura de MS) vai levar a tradicional e conceituada “Casa do Artesão”, que hoje representa cerca de 800 artesãos sul-mato-grossense. Possibilidade da arte local viajar o mundo.

Debate global

A COP15 vai ter como tema principal a conservação das espécies migratórias de animais silvestres, colocando o Brasil como centro do debate global sobre a biodiversidade e a conservação da fauna.   

Organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a conferência reunirá representantes de governos, cientistas, organizações internacionais e sociedade civil. Mais de 130 países forram convidados. A Blue Zone (Zona Azul) estará sediada no Expo Bosque, no Shopping Bosque dos Ipês e haverá eventos paralelos em outros locais da cidade.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Lideranças nacionais discutem em Mato Grosso do Sul empreendedorismo feminino e políticas públicas

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom MS

Fortalecer a autonomia feminina e ampliar as oportunidades para as mulheres sul-mato-grossenses foi o eixo central do evento ‘Todas Diferentes, Todas Importantes: Elas Protagonistas’, realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em celebração ao Mês da Mulher.

Promovida por meio da Secretaria da Cidadania, a iniciativa ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (9), no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e reuniu lideranças, especialistas, dirigentes e mulheres empreendedores para discutir caminhos de transformação social e independência econômica a partir do protagonismo feminino.

Presente ao encontro, o governador Eduardo Riedel destacou que momentos de diálogo como o realizado no evento ampliam a reflexão coletiva e contribuem para fortalecer iniciativas voltadas à transformação social. Segundo ele, a troca de experiências e ideias permite que lideranças e participantes saiam do debate mais informados e preparados para agir. “Não tenho dúvida de que esse bate-papo é extremamente importante para que todos nós saiamos daqui com mais informação e com opiniões mais bem embasadas sobre as nossas ações”, afirmou.

O governador também ressaltou que mudanças estruturais na sociedade começam nas relações cotidianas, especialmente no ambiente familiar, onde valores e comportamentos são formados e transmitidos às novas gerações.

“A construção dessa mudança está dentro de casa, no nosso dia a dia, com a nossa família, com nossos filhos e netos. A minha geração passou por isso. Falo por mim o quanto aprendi com a Mônica e com meus filhos, especialmente com a minha filha”, relatou.

Riedel reforçou ainda que lideranças públicas e institucionais precisam assumir uma postura firme diante de qualquer forma de discriminação ou violência. Para ele, quem ocupa cargos de comando deve agir com rigor e responsabilidade para garantir ambientes mais justos e respeitosos.

“Quem está em cargo de comando precisa ter tolerância zero com a intolerância e absoluta repulsa a qualquer tipo de preconceito ou violência contra a mulher”, completou.

O destaque da programação foi o painel “Mulheres que Movem a Economia e Transformam Territórios: Autonomia, Empreendedorismo e Fortalecimento do PROTEGE”, que reuniu duas referências nacionais.

Participaram a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, reconhecida por sua liderança humanizada e por impulsionar o empreendedorismo feminino no país, e a ex-ministra das Mulheres Cida Gonçalves, especialista em políticas públicas para mulheres e com trajetória marcada pela atuação no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da igualdade.

Em entrevista à imprensa, o governador Eduardo Riedel destacou que a presença da empresária Luiza Helena Trajano no Estado representa inspiração e oportunidade de novos caminhos para o desenvolvimento.

Segundo ele, a trajetória da empresária reforça valores ligados ao empreendedorismo, à geração de negócios e à inclusão de mulheres em diferentes áreas da economia. O governador ressaltou ainda que a atuação da empresária também chama atenção pelo olhar voltado às mulheres em situação de maior vulnerabilidade.

“A história dela inspira muito, principalmente pela atenção especial às mulheres que têm menos acesso e que mais precisam de oportunidades. Tenho certeza de que será uma aula para todos nós”, disse.

Luiza Helena Trajano compartilhou experiências pessoais e profissionais ao conversar com mulheres de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, ela destacou que sua trajetória sempre esteve ligada a causas sociais e à busca por soluções.

“Eu não tenho partido político, eu tenho causas. Desde muito nova eu me envolvo com causas. Com 12 anos de idade eu já discutia temas como desigualdade social. A escravidão deixou uma marca muito profunda no Brasil e combater essas desigualdades é uma responsabilidade de toda a sociedade”, completou.

Luiza também ressaltou a importância de valorizar as próprias origens e não abrir mão da essência. “Você pode modernizar, pode evoluir, mas não pode ter vergonha do seu passado. A sua essência precisa continuar.”

A empresária destacou ainda a importância de ouvir as pessoas e aprender continuamente. “Eu tenho muita capacidade de escutar. As pessoas acham que sou muito inteligente, mas eu faço perguntas. Tudo o que aprendi eu perguntei.”

Ao falar sobre mudanças na forma de administrar empresas, ela lembrou que a gestão passou por transformações ao longo das últimas décadas. “Antigamente a gestão era totalmente mecânica. As pessoas não podiam demonstrar sentimentos, não podiam dizer que estavam doentes ou que tinham um filho no hospital. Depois isso começou a mudar e a administração passou a ser mais orgânica, mais humana.”

Luiza reforçou ainda a importância da união entre as pessoas e do compromisso com o país. “Eu acredito muito na união. O mundo precisa disso. Precisamos parar de dividir e trabalhar por projetos para o Brasil. Eu sou brasileira até o fim e acredito que precisamos amar e lutar pelo nosso país.”

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, conduziu a mediação do encontro e destacou o papel da pasta na promoção de ações afirmativas e no fortalecimento do protagonismo feminino em Mato Grosso do Sul.

Segundo ela, o evento foi pensado como um espaço de diálogo, inspiração e articulação em torno do empreendedorismo feminino como instrumento de transformação social. “Nenhuma sociedade se desenvolve plenamente quando metade da sua população ainda enfrenta mais barreiras para avançar.”

Viviane ressaltou que a construção do país passa diariamente pelo trabalho e pela atuação das mulheres em diferentes áreas da sociedade.

“O Brasil é construído todos os dias pela força das mulheres. Mulheres que trabalham, que empreendem, que cuidam, que lideram comunidades e que, muitas vezes, mesmo diante de tantas desigualdades, seguem abrindo caminhos. São mulheres que transformam a economia, transformam suas famílias e transformam o futuro de toda a sociedade”, pontuou.

Ao abordar o tema da autonomia econômica, ela afirmou que o debate vai além da geração de renda e está diretamente relacionado à liberdade e à proteção das mulheres. “Quando falamos de autonomia econômica das mulheres, não falamos apenas de renda ou de empreendedorismo. Falamos de liberdade, de oportunidades e também de uma das formas mais poderosas de enfrentamento à violência contra as mulheres”, ponderou.

Segundo Viviane, a independência financeira fortalece a capacidade de decisão e contribui para romper ciclos históricos de desigualdade. “Quando uma mulher tem autonomia econômica, ela fortalece sua voz, amplia sua capacidade de decisão e rompe ciclos de desigualdade”, afirmou.

A secretária ressaltou que, em Mato Grosso do Sul, as mulheres já representam a maioria da população e ampliam sua presença no empreendedorismo e na economia. Viviane também destacou que o mês de março convida à reflexão sobre a diversidade de trajetórias femininas existentes no Estado.

“Existem mulheres com histórias, realidades e desafios diferentes: mulheres das cidades e do campo, das periferias, indígenas, quilombolas, líderes e empreendedoras. Precisamos de mais mulheres na política e em todos os espaços de liderança. E precisamos que esses espaços reflitam a diversidade das mulheres brasileiras.”

Ela concluiu ressaltando que a ampliação da participação feminina fortalece a democracia e contribui para o avanço da sociedade.

Desigualdade ainda é desafio

A ex-ministra das Mulheres Cida Gonçalves afirmou que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres ainda depende de mudanças profundas na sociedade, especialmente no enfrentamento ao machismo e às estruturas patriarcais.

“Não vamos conseguir ter igualdade enquanto tivermos patriarcado e machismo. Foram séculos de luta das mulheres, do movimento de mulheres no Brasil e no mundo. Nós conquistamos muita coisa, mas nada disso aconteceu porque éramos bonitinhas ou arrumadinhas. Foi porque as mulheres lutaram”, assinalou.

Segundo ela, os avanços observados na política, na economia e em outras áreas são resultado direto dessa mobilização histórica. “Se hoje temos senadoras, deputadas, ministras e empresárias é porque houve luta. Essas conquistas não foram fáceis e agora o nosso desafio é manter e avançar.”

Cida destacou ainda que, por muito tempo, a luta por direitos foi conduzida quase exclusivamente pelas próprias mulheres, mas que agora é necessário ampliar essa participação e que o movimento feminino não deve ser tratado como uma disputa entre homens e mulheres, mas como uma busca por igualdade real. “Não podemos transformar a luta das mulheres em uma guerra dos sexos. O que queremos é conquistar espaços e ter igualdade.”

Para ela, os números ainda mostram o tamanho do desafio. “Não existe igualdade quando somos apenas 17% do Congresso Nacional. Não existe igualdade quando temos apenas duas governadoras no país, menos de 10% de prefeitas e quando as mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens, mesmo trabalhando mais. Precisamos lutar para que todos os municípios tenham secretarias ou estruturas específicas para políticas para mulheres. Isso garante que o olhar de gênero esteja presente em todas as áreas da administração pública, concluiu.”

No Mato Grosso do Sul, as mulheres representam 50,8% da população, o equivalente a 1.400.498 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022. Elas são maioria em 35 municípios e ampliam, ano a ano, sua presença em diferentes espaços da sociedade.

O avanço também se reflete no empreendedorismo. Atualmente, cerca de 159.921 mulheres são donas de negócio no Estado, o que representa 42% do total de empresários, segundo levantamento do Observatório da Cidadania com base em dados da Receita Federal de 2026.

O estudo aponta ainda que 171.825 empresas em Mato Grosso do Sul são comandadas por mulheres, o equivalente a 44,9% do total. A presença feminina é mais forte nos setores de comércio, agropecuária e serviços, com predominância entre empreendedoras de 35 a 39 anos.

Esse crescimento também aparece na vida pública. Hoje o Estado conta com 13 prefeitas, número que em 2020 era de cinco, representando aumento de 160%.

Nas câmaras municipais, a presença feminina também avançou. Foram eleitas 213 vereadoras no pleito de 2024, frente a 163 em 2020, crescimento de 30%, indicando uma ampliação gradual da participação das mulheres nos espaços de decisão política.

Capacitação e fortalecimento da rede de proteção

Na mesma ocasião, a Secretaria da Cidadania assinou um termo de intenção com a ex-ministra Cida Gonçalves para a contratação do curso de capacitação “Protege MS – Fortalecimento dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres”.

A formação será realizada por meio de oficinas voltadas a servidoras que atuam diretamente no atendimento a mulheres em situação de violência, com o objetivo de qualificar e fortalecer as equipes dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher, abrigos e demais estruturas da rede de proteção.

O Protege MS é um programa estadual de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres que reúne diferentes secretarias e órgãos estaduais em ações integradas de combate e redução da violência. A iniciativa atua de forma transversal e intersetorial com medidas educativas, de proteção, acolhimento e responsabilização de agressores.

O programa busca fortalecer a rede de atendimento, qualificar profissionais, promover a autonomia das mulheres e ampliar serviços especializados nos municípios, garantindo proteção e apoio às vítimas.

Parcerias com o Sebrae

Em sua participação no encontro, a diretora-técnica do Sebrae MS, Sandra Amarilha, iniciou a fala emocionada ao destacar a inspiração que encontra no exemplo da empresária Luiza Helena Trajano. Segundo ela, a trajetória da empreendedora acompanha sua própria caminhada profissional no Sebrae há mais de três décadas.

Sandra ressaltou que Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a sétima posição nacional em empreendedorismo feminino e destacou a relevância econômica desse movimento. De acordo com ela, cerca de 42% da atividade econômica do Estado já é impulsionada por mulheres empreendedoras, o que demonstra a força crescente desse protagonismo.

A diretora também enfatizou que o empreendedorismo feminino representa, sobretudo, autonomia financeira e geração de oportunidades. Para ela, aquilo que durante muito tempo foi tratado apenas como potencial começa a se consolidar como uma potência real, capaz de gerar renda, dignidade e independência para milhares de mulheres sul-mato-grossenses, especialmente com o apoio de parcerias entre o governo estadual, o Sistema S e entidades empresariais.

O evento também destacou parcerias entre a Secretaria da Cidadania e o Sebrae realizadas entre março de 2025 e fevereiro de 2026, voltadas ao empreendedorismo feminino e à inclusão produtiva.

Entre as iniciativas estão o Delas Day, realizado em março de 2025 em Campo Grande e que reuniu cerca de três mil mulheres, cursos de capacitação voltados à cidadania e autonomia feminina em diversos municípios, ações de fortalecimento do afroturismo e programas de qualificação empreendedora em 19 cidades.

Outras atividades incluíram encontros com mães de pessoas com deficiência, projetos voltados a famílias atípicas, ações de empreendedorismo quilombola e indígena, além de capacitações como o Empretec Indígena e o Empretec Quilombola.

Em fevereiro de 2026, o encontro MS Empreende Mais apresentou resultados das ações de 2025 e iniciativas previstas para 2026, destacando o convênio com o governo estadual e o apoio de R$ 16,4 milhões ao programa Cidade Empreendedora.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Iagro abre consulta pública para controle e monitoramento da Salmonella em aviários

0
Foto: Divulgação

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está com consulta pública aberta sobre o controle e o monitoramento de Salmonella em estabelecimentos avícolas comerciais de corte no Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da consulta pública nº 001/2026 é receber sugestões, comentários e contribuições sobre o controle e o monitoramento de Salmonella em estabelecimentos avícolas comerciais de corte no Estado de Mato Grosso do Sul, com vistas à elaboração de ato normativo sobre a matéria.

As contribuições podem ser enviadas até 19 de março por todos os interessados, em especial produtores rurais, entidades do setor, associações e sindicatos através do link : https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/456

A documentação e o formulário eletrônico para o registro das contribuições, assim como os critérios e procedimentos para participação estão à disposição dos interessados através de link disponível no site https://www.iagro.ms.gov.br/informativos/consultas/.

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold reforça que a consulta pública é fundamental para fortalecer a cadeia da avicultura. “É um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul. A sanidade avícola é um pilar essencial para a competitividade e a sustentabilidade dessa cadeia produtiva, e a participação de médicos veterinários, laboratórios e produtores é crucial para aprimorarmos os processos de diagnóstico e monitoramento de doenças”, destacou.

(*) Rosana Siqueira/Iagro

Hospital Regional de Dourados lança linhas de pesquisa e abre portas para estudos científicos na unidade

0
Foto: HRD

Em dois meses de funcionamento, unidade estrutura o Serviço de Ensino e Pesquisa, ampliando a qualidade do cuidado e a capacidade técnica da instituição

O HRD (Hospital Regional de Dourados) lançou oficialmente três linhas de pesquisa para recebimento de estudos científicos, direcionadas a diversas áreas de atuação e que contemplam temas estratégicos para a realidade hospitalar e regional.

A iniciativa marca o início das atividades do Serviço de Ensino e Pesquisa na unidade, que tem dentre seus objetivos ser um espaço de formação, inovação e produção científica, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde regional. A Diretora Geral do HRD, Andreia Alcantara, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da unidade com a excelência assistencial e a produção de conhecimento.

“O Hospital Regional de Dourados nasce com o propósito de oferecer uma assistência de qualidade, mas também de ser um espaço de construção científica. Queremos incentivar pesquisadores a desenvolverem estudos que contribuam para aprimorar nossos processos, fortalecer a segurança do paciente e gerar impactos positivos para toda a região. As portas do HRD estão abertas para quem deseja transformar conhecimento em cuidado”, afirma.

Submissão de projetos e fluxo de pesquisa

A Supervisora de Ensino e Pesquisa do HRD, Valéria Azevedo, explica que o processo de submissão foi estruturado para garantir transparência, organização e celeridade na análise das propostas. “O fluxo de pesquisa no HRD será contínuo, permitindo que os pesquisadores submetam seus projetos a qualquer momento por meio do formulário disponível”, explica.

Os pesquisadores interessados podem submeter projetos de pesquisa e extensão por meio do link https://forms.gle/aTrwH8BjQ2TkirXA7, onde deverão preencher um formulário com as informações sobre o projeto a ser avaliado. “Após o envio, as propostas serão avaliadas, assegurando critérios técnicos, éticos e científicos. Nosso objetivo é oferecer um processo claro, acessível e alinhado às diretrizes institucionais”, destaca a supervisora.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Ensino e Pesquisa do HRD pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 2091-2358.

Hospital Regional de Dourados lança linhas de pesquisa e abre portas para estudos científicos na unidade

Linhas de Pesquisa

  1. Inovação Tecnológica e Gestão em Saúde

Abrange o desenvolvimento, avaliação e aplicação de tecnologias e estratégias inovadoras para aprimorar a gestão hospitalar e os processos assistenciais. A linha contempla soluções voltadas à organização do cuidado, segurança do paciente, eficiência e qualidade dos fluxos assistenciais, além do apoio à tomada de decisão clínica e administrativa, especialmente em contextos de média e alta complexidade, como centros cirúrgicos, unidades de internação e terapia intensiva.

  1. Cuidado Integral e Equidade em Populações Especiais

Foca na organização e qualificação da atenção à saúde de populações em situação de maior vulnerabilidade, com destaque para povos indígenas e residentes em regiões de fronteira. A proposta considera especificidades culturais, territoriais e epidemiológicas, visando ampliar o acesso, promover equidade e fortalecer a resolutividade da assistência hospitalar, integrando práticas interculturais e estratégias adaptadas às necessidades locais.

  1. Atenção Integral à Saúde em Média e Alta Complexidade

Voltada à qualificação do cuidado em serviços hospitalares e especializados, com ênfase na qualidade assistencial, segurança do paciente e organização dos processos de cuidado. Inclui a implementação de protocolos baseados em evidências, avaliação de desfechos clínicos, integração multiprofissional, cuidado centrado no paciente e na família, além da articulação entre os diferentes níveis de atenção e da busca por eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde.

(*) Comunicação SES 
*com informações do HRD 

Polícia Científica de MS utiliza técnica própria de contraste para otimizar tomografias durante necropsias

0
Foto: Divulgação

Tecnologia desenvolvida internamente reduz custos e já é aplicada rotineiramente no IMOL para ampliar a precisão dos diagnósticos post-mortem

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul está implementando o uso rotineiro de uma técnica de tomografia com contraste em exames de necrópsia no IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Campo Grande. O diferencial da iniciativa é a utilização de um contraste de produção própria, desenvolvido dentro da instituição, o que garante a otimização da tecnologia e uma significativa redução de custos para o Estado.

A aplicação do contraste permite visualizar com alta precisão a rede vascular após o óbito, facilitando o trabalho pericial em casos complexos. Enquanto a tomografia convencional pode não apresentar alterações evidentes em certas situações, a nova metodologia ajuda a identificar obstruções, rompimentos ou extravasamentos internos de forma clara e rápida.

Eficiência e baixo custo na Medicina Legal

Diferente de protocolos internacionais que utilizam insumos de alto valor, a solução adotada em Campo Grande foi pensada para a realidade da segurança pública local. A fórmula utiliza uma base de água, sulfato de bário e um agente estabilizador, permitindo que o contraste permaneça no sistema vascular durante todo o exame sem vazar para outros tecidos.

Com essa inovação, o perito médico-legista consegue gerar reconstruções tridimensionais detalhadas das estruturas do corpo. Essa “necrópsia virtual” auxilia na determinação da causa da morte em casos de infartos, hemorragias internas ou mortes inicialmente classificadas como indeterminadas, servindo como uma ferramenta complementar indispensável à necrópsia tradicional.

Estrutura tecnológica

Mato Grosso do Sul destaca-se no cenário nacional por possuir tomógrafos próprios em suas unidades de perícia. Atualmente, o IMOL de Campo Grande e de Dourados contam com esses equipamentos, posicionando o estado na vanguarda da investigação forense no Brasil.

Desenvolvimento científico e parcerias

Além disso, a consolidação desta técnica é fruto de estudos científicos conduzidos dentro da própria Polícia Científica. O projeto integra a pesquisa de mestrado do servidor Rodrigo Borges Gomes, agente de Polícia Científica e biomédico, desenvolvida no programa de Ciência dos Materiais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Foi o próprio servidor quem desenvolveu a formulação do contraste, unindo a expertise prática do dia a dia pericial com o rigor acadêmico. O trabalho conta ainda com a colaboração técnica do Instituto Médico-Legal do Distrito Federal e prevê, para as próximas etapas, a ampliação do número de casos analisados para aprofundar ainda mais a eficácia da solução proposta.

(*) Comunicação PCi-MS

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (10)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 10 de março de 2026. No total, são 201 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Confira as vagas:

Motorista fica preso às ferragens após tombamento de carreta carregada com amendoim na MS-395

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Resgate durou cerca de duas horas e vítima foi encaminhada à Santa Casa de Bataguassu

O motorista de um cavalo mecânico Volvo FH ficou preso em meio às ferragens após o tombamento da carreta que conduzia na manhã desta segunda-feira (9), na MS-395, entre os municípios de Bataguassu e Brasilândia.

O condutor, de 32 anos, havia carregado a carreta com amendoim na cidade de Santa Rita do Pardo e seguia viagem com destino ao município de Tupã.

Com o tombamento do veículo, o motorista ficou preso na cabine, após o painel do caminhão comprimir sua perna esquerda, impedindo que ele saísse do local.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizaram o isolamento da área e a estabilização do caminhão, iniciando os procedimentos de resgate veicular. Durante todo o atendimento, a vítima permaneceu consciente e orientada.

Motorista fica preso às ferragens após tombamento de carreta carregada com amendoim na MS-395
Foto: Da Hora Bataguassu

Uma médica que passava pelo local também prestou apoio aos bombeiros e acompanhou o atendimento durante todo o trabalho de resgate.

Os trabalhos duraram cerca de duas horas, sendo necessário o uso de equipamentos de salvamento para realizar o corte e afastamento do painel da cabine, permitindo assim a retirada do motorista.

Após ser retirado do veículo, o homem foi imobilizado e encaminhado à Santa Casa de Bataguassu, com suspeita de luxação na perna esquerda.

Depois do resgate, a pista foi limpa e liberada parcialmente. Equipes da Polícia Militar Rodoviária estiveram no local realizando os levantamentos de praxe e o controle do trânsito.

Por: Da Hora Bataguassu

Rio Sucuriú sobe quase três metros e prefeito de Costa Rica decreta calamidade pública

0

Chuva intensa de cerca de 140 mm eleva rapidamente o nível do rio, provoca alagamentos e obriga moradores a deixarem casas próximas ao leito em Costa Rica

A cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, vive um momento de alerta após as fortes chuvas registradas no domingo (8), que provocaram a rápida elevação do nível do Rio Sucuriú e deixaram moradores preocupados com o avanço da água em áreas próximas ao rio.

Diante da situação, o prefeito Cleverson Alves anunciou o decreto de estado de calamidade pública no município. A medida tem como objetivo permitir a mobilização imediata de recursos municipais e, se necessário, solicitar apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo temporal.

CIDADE É CASTIGADA

Segundo estimativas meteorológicas locais, o volume de chuva chegou a aproximadamente 140 milímetros em poucas horas. A precipitação começou ainda durante a madrugada de domingo e continuou ao longo do dia e da noite, aumentando o risco de alagamentos em diversos pontos da cidade.

Com o grande volume de água, o nível do Rio Sucuriú subiu cerca de três metros, conforme informações repassadas pela Polícia Militar Ambiental. A elevação rápida acendeu o alerta principalmente nas regiões mais próximas ao leito do rio e em áreas consideradas vulneráveis.

Moradores dessas localidades já começaram a deixar suas casas por precaução, já que a água se aproxima das residências situadas nas margens do rio.

Em nota, o prefeito destacou a gravidade do momento e a necessidade de ação imediata do poder público.

CALAMIDADE PÚBLICA

“Estamos vivendo um momento de atenção em nosso município. O aumento significativo do nível do Rio Sucuriú exige que tomemos medidas rápidas e responsáveis para garantir a segurança da população. O decreto de calamidade pública é essencial para mobilizar todos os recursos disponíveis e, se necessário, buscar apoio estadual e federal”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, pelo menos uma família já precisou ser retirada preventivamente de sua residência devido ao risco provocado pela cheia, sendo encaminhada para um local seguro.

Equipes da Defesa Civil, assistência social, obras e saúde permanecem mobilizadas e monitorando constantemente as áreas mais críticas da cidade. O trabalho é voltado para prevenir novos transtornos e garantir atendimento imediato caso a situação se agrave.

(*) Com informações

Homem de 49 anos é preso após ameaçar ex-mulher e filho e fugir da polícia em alta velocidade em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Após perseguição e disparos na noite de domingo, suspeito foi detido depois de colocar pedestres e motoristas em risco durante fuga pela cidade

Um homem de 49 anos foi preso na noite de domingo (9) após ameaçar de morte a ex-mulher, de 37 anos, e o filho dela, além de protagonizar uma fuga perigosa pelas ruas de Três Lagoas, colocando pedestres e motoristas em risco.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da Força Tática foi acionada via COPOM após denúncias de que um homem estaria dentro de um veículo Fiat Toro branco, estacionado em frente a uma residência na Rua Egídio Thomé, supostamente armado e fazendo ameaças contra a mulher e o filho.

Quando os policiais chegaram ao local, encontraram as vítimas bastante assustadas. Elas confirmaram as ameaças e relataram que o suspeito havia acabado de deixar o endereço, seguindo em direção ao centro da cidade.

Fuga em alta velocidade

Durante buscas pela região, os policiais localizaram um veículo com as mesmas características estacionado no pátio de um posto de combustíveis desativado. No momento em que a equipe se aproximou para realizar a abordagem, o motorista arrancou bruscamente, iniciando fuga pela Avenida Ranulpho Marques Leal.

Durante o acompanhamento tático, conforme a Polícia Militar, o condutor dirigia em alta velocidade, realizando ultrapassagens perigosas e chegando a trafegar pela ciclovia, colocando pedestres e ciclistas em risco.

Em determinado momento, ele ainda teria jogado o veículo contra a viatura policial, provocando uma colisão que causou danos em ambos os veículos.

Mesmo após o impacto, o motorista continuou a fuga, trafegando pela contramão em diversas vias e subindo em calçadas, quase atingindo pessoas que caminhavam pela região, entre elas crianças e idosos.

Diante do risco à população, os policiais efetuaram disparos com o objetivo de atingir os pneus do veículo. Um dos pneus acabou sendo perfurado, mas o suspeito ainda percorreu alguns metros até que o carro não tivesse mais condições de rodagem.

Abordagem e prisão

A abordagem ocorreu na Rua Bom Jesus da Lapa. Durante revista pessoal e vistoria no veículo, nenhuma arma de fogo foi encontrada.

Questionado sobre as ameaças, segundo a Polícia Militar, o homem afirmou que teria utilizado apenas uma bengala para intimidar as vítimas.

De acordo com o relato da mulher, o suspeito foi até a residência para tirar satisfações após um desentendimento ocorrido no dia anterior.

Os policiais relataram que o homem apresentava comportamento agressivo e forte odor de álcool. Ele se recusou a realizar o teste do bafômetro, sendo lavrado o termo de constatação de embriaguez.

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC), onde o caso foi registrado. O veículo utilizado na fuga também foi apreendido.

Por: Pollyanna Eloy

Corpo de Bombeiros resgata cães que caíram em poço de 5 metros em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou nesta segunda-feira (9),  dois cães que caíram em um poço com cerca de cinco metros de profundidade, em Três Lagoas.

Corpo de Bombeiros resgata cães que caíram em poço de 5 metros em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Conforme os militares, o local possuía água no fundo, o que aumentava o risco de afogamento dos animais. Durante a operação, um dos cães chegou a afundar, exigindo uma ação rápida da equipe de resgate.

Corpo de Bombeiros resgata cães que caíram em poço de 5 metros em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Diante da situação, um dos bombeiros desceu até o interior do poço para localizar o animal e conseguiu resgatá-lo com segurança.

Corpo de Bombeiros resgata cães que caíram em poço de 5 metros em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Após o trabalho da equipe, os dois cães foram retirados do local sem ferimentos, encerrando a ocorrência com sucesso.

Corpo de Bombeiros resgata cães que caíram em poço de 5 metros em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Por: Pollyanna Eloy

Estimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveis

0
Foto: REUTERS/Sergio Moraes/Agência Brasil

Expectativa para expansão da economia este ano é 1,82%, diz BC

As previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2026 – a expansão da economia e o índice de inflação – ficaram estáveis na edição desta segunda-feira (9) do Boletim Focus. A pesquisa com instituições financeiras é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).Estimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveisEstimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveis

A estimativa para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

Nesta edição do Boletim Focus, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,41 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – permaneceu em 3,91% para este ano. Para 2027, a projeção da inflação passou de 3,79% para 3,8%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5%, para ambos os anos.

A estimativa para a variação de preços em 2026 se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o IBGE, o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.

A inflação de fevereiro será divulgada na próxima quinta-feira (12) pelo instituto.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não interferiu nos juros pela quinta vez seguida, na última reunião, no fim de janeiro.

A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.

A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi elevada nesta edição do Boletim Focus – de 12% ao ano para 12,13% ao ano, até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Fonte: Agência Brasil (por Andreia Verdélio)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.