11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 162

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Resultado supera em 3% recorde anterior, alcançado no 1º bimestre

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses deste ano. De acordo com dados da Receita Federal – reunidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – mais de 1,033 milhão de formalizações foram feitas em janeiro e fevereiro, considerando microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O resultado supera em 3% o recorde anterior, alcançado no primeiro bimestre de 2025. Segundo levantamento do Sebrae, os três tipos de pequenos negócios representaram 97,3% do total de cadastros de pessoas jurídica formalizados no país.

A abertura categoria de microempreendedor individual (MEI) lidera largamente, com 79,5%. Em seguida, aparecem as microempresas (17%) e as pequenas empresas (3,5%). Eles se diferenciam principalmente pelo volume de faturamento e pela quantidade de empregados.

A categoria microempreendedor individual foi criada para formalizar os trabalhadores por conta própria, por isso, só se encaixam como MEI os empreendedores de determinadas atividades com faturamento de até R$ 81 mil reais por ano com, no máximo, um funcionário.

As micro e pequenas empresas podem empregar mais pessoas, sendo que as primeiras faturam até R$ 360 mil anuais, enquanto as segundas chegam a R$ 4,8 milhões. Dados de 2025 do Sebrae, mostram que essas empresas foram responsáveis por mais de 80% do saldo de contratações do país no ano passado.

Considerando apenas os microempreendedores, a maioria opera no setor de serviços. Em fevereiro, 65% do total de novos pequenos negócios exerciam atividades dessa categoria, seguidos por 19,6% no Comércio, 7,6% na Indústria e 6,8% na Construção.

A análise por atividades mostrou que as mais frequentes, entre os microeemprededores foram de malote e entrega, transporte rodoviário de carga e publicidade. Entre as micro e pequenas empresas, por suas vez, teve destaque a abertura de negócios de atenção ambulatorial executada por médicos e odontólogos, serviços combinados de escritório e apoio administrativo e atividades da saúde, exceto médicos e odontólogos.

(*) Agência Brasil

Polícia Militar apreende mais de 52 quilos de maconha em Aparecida do Taboado

0
Foto: PM-MS

Em uma ação coordenada de combate ao narcotráfico, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da 3ª Companhia PM de Aparecida do Taboado (subunidade do 13º BPM – CPA-2), realizou a apreensão de aproximadamente 52 kg de substância análoga à maconha na tarde da última quarta-feira (5). A operação contou com o apoio da Polícia Penal.

Durante o patrulhamento ostensivo e preventivo realizado pela equipe da 3ª Companhia, os policiais suspeitaram da conduta de um condutor que, ao notar a aproximação da viatura, tentou realizar manobras de evasão. Diante da atitude suspeita, os militares iniciaram diligências imediatas, logrando êxito em interceptar o veículo após acompanhamento tático.

Ao realizarem a vistoria minuciosa no automóvel, os policiais localizaram 54 tabletes do entorpecente. O condutor assumiu a posse da carga ilícita e recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de Tráfico de Drogas.

O autor, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos judiciários.

O 13º Batalhão de Polícia Militar, através de suas subunidades e em integração com as demais forças de segurança do CPA-2, reafirma seu compromisso com a vigilância constante e a proteção da sociedade sul-mato-grossense.

(*) Assessoria de Comunicação Social do 13º BPM

Estudo analisa prevenção ao HIV em cidades que cresceram na rota da celulose

0
Trecho da Rota da Celulose, na BR-262, em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Divulgação)

Pesquisa da UFMS vai analisar como o desenvolvimento impacta a saúde em cidades do leste do Estado

O rápido crescimento populacional em cidades do leste de Mato Grosso do Sul, impulsionado pela expansão da indústria de celulose, motivou um novo estudo sobre prevenção ao HIV na região. A pesquisa será conduzida pelo antropólogo Guilherme Passamani, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e pretende analisar como ocorre o acesso e o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) em municípios atravessados pelo chamado corredor da celulose.

Intitulado “Uma etnografia sobre a PrEP ao HIV na Rota da Celulose em Mato Grosso do Sul”, o projeto receberá investimento de R$ 80 mil da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e deverá ser desenvolvido ao longo de dois anos.

A pesquisa terá caráter qualitativo e utilizará o método etnográfico, comum na antropologia, que envolve observação de campo, conversas informais, entrevistas e construção de vínculo com os participantes. O objetivo é compreender, de forma mais profunda, como a prevenção ao vírus da Aids está sendo acessada e administrada em cidades que passaram por transformações aceleradas nos últimos anos.

Segundo Passamani, o estudo pretende observar como o SUS (Sistema Único de Saúde) tem operado nesse processo de expansão da profilaxia para o interior do Estado. A PrEP é um medicamento utilizado para prevenir a infecção pelo HIV e, historicamente, foi introduzida primeiro em grandes centros urbanos.

“É uma medicação que chega primeiro nas capitais e nas grandes cidades. A interiorização desse tipo de profilaxia costuma ser mais lenta”, explica o pesquisador. “Mas podem surgir situações extraordinárias, como o que ocorre nas cidades da rota da celulose, que talvez demandem respostas mais rápidas”.

A pesquisa deve abranger municípios de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba e Inocência onde já há dispensação da medicação. A equipe está realizando os primeiros contatos com gestores locais para viabilizar a participação das cidades no estudo e submeter o projeto ao comitê de ética.

Crescimento acelerado

De acordo com o pesquisador, a expansão industrial alterou profundamente a dinâmica social de municípios localizados ao longo do corredor da celulose. O aumento da população, especialmente masculina, e o fluxo intenso de trabalhadores podem impactar diretamente a demanda por serviços de saúde e políticas de prevenção.

Em Ribas do Rio Pardo, por exemplo, uma cidade de 20 mil habitantes ganhou cerca de 10 mil moradores no pico da obra da fábrica da Suzano. Em Inocência, cidade com população de 8 mil pessoas, a obra da Arauco atraiu 16 mil trabalhadores.

“O número de pessoas nessas cidades cresceu muito rápido, mas os serviços de saúde continuam praticamente os mesmos. UBS (Unidade Básica de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e centros de testagem não cresceram na mesma proporção”, afirma.

Esse cenário pode criar desafios adicionais para o sistema público de saúde, especialmente em áreas relacionadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. O estudo também pretende investigar mudanças em comportamentos sociais e nas relações que podem influenciar a exposição ao vírus.

Quem usa

Outro ponto central da pesquisa é entender se o perfil dos usuários da PrEP muda em contextos de interiorização. Atualmente, segundo Passamani, o acesso ao medicamento no país ainda está concentrado em um grupo bastante específico.

“Mesmo sendo uma medicação disponível para toda a população, quem mais utiliza são homens gays, jovens, brancos, escolarizados e de classe média”, explica.

A pesquisa pretende verificar se, em regiões marcadas por forte presença de trabalhadores migrantes e mudanças sociais rápidas, esse perfil se amplia ou se mantém restrito.

Entre as perguntas que orientam o estudo estão como ocorre o acesso ao medicamento, como ele é utilizado e de que forma os serviços de saúde locais gerenciam essa política de prevenção.

Escuta

A investigação envolverá tanto usuários da PrEP quanto profissionais da rede pública de saúde. A equipe pretende conversar com farmacêuticos, enfermeiros, médicos e outros trabalhadores diretamente envolvidos na dispensação do medicamento, além de pessoas que utilizam o serviço.

“Queremos entender como é o acesso, como se dá a utilização e como funciona a gestão dessa política de prevenção nesses contextos”, afirma o pesquisador.

Para ele, compreender essas dinâmicas é fundamental para aperfeiçoar políticas públicas. “Não basta dizer que a PrEP é para todo mundo. Há contextos específicos em que ela precisa ser trabalhada com mais atenção”.

Pesquisa maior

O estudo em Mato Grosso do Sul integra um projeto mais amplo, denominado PrEP na América do Sul, coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas. Nesse projeto maior, pesquisadores investigam o acesso à profilaxia em diferentes cidades e regiões de fronteira.

Em Mato Grosso do Sul, a equipe também desenvolve estudos em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, além de localidades internacionais como Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Cochabamba, na Bolívia.

Segundo Passamani, os primeiros dados desse projeto mais amplo poderão servir de comparação para a pesquisa na rota da celulose.

Início previsto

Embora já esteja em fase de preparação, o estudo sobre a rota da celulose ainda precisa passar pela aprovação do Comitê de Ética e pela formalização de parcerias com os municípios. Por isso, a previsão é que o trabalho de campo comece entre maio e junho.

A equipe responsável é formada por pesquisadores de diferentes instituições e inclui estudantes de graduação, uma pesquisadora de pós-doutorado, além de professores da UFMS e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Para o pesquisador, o estudo pode ajudar a orientar políticas públicas em regiões que vivem transformações rápidas e profundas. “Quando há grandes mudanças sociais e aumento da circulação de pessoas, a dinâmica da saúde também muda”, afirma. “Entender essas mudanças é essencial para que as políticas de prevenção sejam mais eficazes”.

Fonte: Campo Grande News (por Inara Silva)

PRF apreende maconha em Bataguassu

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 79 quilos de maconha, nesta segunda-feira (9), em Bataguassu (MS).

Durante fiscalização na BR-267, foi abordado um Renault/Scenic, e o motorista flagrado transportando vários tabletes de maconha no interior do veículo. 

Questionado sobre a droga, o homem confessou ter pego o carro com o ilícito em Ponta Porã e que viajaria até Presidente Prudente. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Bataguassu (MS). 

Simpósio de Saúde Única abre prazo para submissão de trabalhos científicos

0
Foto: Arquivo/SES

Cinco melhores resumos selecionados para apresentação oral terão passagens e diárias custeadas pelo evento

Estão abertas as inscrições e a submissão de resumos para o IV Simpósio de Saúde Única, que será realizado nos dias 12 e 13 de maio de 2026, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, em formato presencial. Os interessados podem enviar trabalhos até o dia 31 de março de 2026.

A proposta é reunir pesquisas, relatos de experiência e iniciativas alinhadas à abordagem “One Health – Saúde Única”, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental. O simpósio é voltado a profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e ciência.

Como forma de incentivar a participação científica, os cinco primeiros trabalhos selecionados para apresentação oral terão passagens e diárias integralmente custeadas pelo evento.

Integração científica e inovação

O encontro busca fortalecer a governança intersetorial e promover a troca de experiências sobre práticas inovadoras voltadas à promoção da saúde e à sustentabilidade, reunindo especialistas e instituições que atuam com a abordagem de Saúde Única.

Para a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a iniciativa reforça a importância da integração entre diferentes setores na construção de políticas públicas mais eficazes. “A abordagem de Saúde Única amplia a capacidade de resposta ao integrar conhecimento científico, gestão pública e atuação intersetorial. O simpósio fortalece essa governança e estimula a produção de soluções aplicadas à realidade”, afirma.

A coordenadora de Saúde Única, Danila Frias, destaca que o evento consolida Mato Grosso do Sul como espaço de articulação técnica e científica no tema. “A Saúde Única depende da cooperação entre áreas do conhecimento e instituições. O simpósio cria um ambiente estratégico para essa conexão, incentivando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de práticas inovadoras”, ressalta.

Inscrições

As inscrições e a submissão de trabalhos devem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/iv-symposium-one-health-saude-unica-688580/.

(*) André Lima, Comunicação SES

SED abre inscrições para processo seletivo de 845 agentes de limpeza e merenda nesta quarta-feira (11)

0
Foto: Divulgação/SED

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet no período de 11 a 18 de março, observando-se o horário de MS, devendo o interessado acessar o site do E-CONCURSO MS, no endereço www.econcursoms.ms.gov.br

A SED (Secretaria de Estado de Educação) e SAD (Secretaria de Estado de Administração) publicaram na manhã desta segunda-feira (09), no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 12.094, Edital n.1/2026 – SAD/SED/ADM26/2026, da abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para funções de Agente de Limpeza e Agente de Merenda.

O Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção de pessoal, por meio de contratação temporária, de 845 (oitocentos e quarenta e cinco) Agentes de Atividades Educacionais, para atuar na prestação de serviços nas funções de Agente de Limpeza e Agente de Merenda, com a finalidade de atender demanda temporária de excepcional interesse público existente nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Poderá participar do Processo Seletivo Simplificado todo profissional que possua os requisitos básicos e demais condições exigidas para o exercício da função, conforme especificado no item 2 deste Edital, bem como nos dispositivos normativos atinentes à matéria.

Vagas

É assegurado à pessoa com deficiência – PCD, ao negro e ao indígena, o direito de se inscrever no Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM26/2026, bem como a respectiva reserva de vagas, com efetuação, preenchimentos, documentações, impedimentos, especificados no edital.

Dentre as vagas oferecidas, será reservado o percentual de 20% (vinte por cento) para negros, 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência e 3% (três por cento) para indígenas, para aos candidatos aprovados e habilitados como cotistas, observando as legislações pertinentes, além do disposto nas condições e procedimentos especificados no Edital.

Exclusividade

Haverá exclusividade para candidatos indígenas concorrerem às vagas destinadas às escolas estaduais localizadas nas Aldeias Indígenas, conforme o quantitativo expresso no Edital.

Para fins de contratação de candidatos para atuarem nas escolas estaduais localizadas nas Aldeias Indígenas, existindo candidatos indígenas aprovados, estes concorrerão em exclusividade na ordem classificatória para atuarem nas respectivas aldeias, sendo habilitados e classificados, tendo em vista a necessidade do cumprimento da Convenção n. 169, da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre os Povos Indígenas e Tribais, promulgada pelo Decreto Federal n. 5.051, de 19 de abril de 2004.

Para os candidatos que se autodeclararem indígenas participarem de forma prioritária nas vagas destinadas em aldeias indígenas, deverão no ato da realização de inscrição, em conjunto com a entrega física dos documentos, bem como os títulos para avaliação curricular, apresentar cópia documental especificada no edital.

Etapas

O Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes etapas: a) Etapa I: Inscrição, de caráter eliminatório; b) Etapa II: Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

As informações relativas à realização das etapas e das demais atividades e procedimentos pertinentes ao Processo Seletivo Simplificado serão dadas a conhecer por meio de editais próprios, a serem publicados no Diário Oficial Eletrônico, no endereço: https://www.diariooficial.ms.gov.br/ e disponibilizado, via Internet, no site: www.econcursoms.ms.gov.br

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet no período de 11 a 18 de março, observando-se o horário de MS, devendo o interessado acessar o site do E-CONCURSO MS, no endereço: www.econcursoms.ms.gov.br e acessar a área do candidato, observando as normas e os procedimentos especificados no Edital.

A relação dos candidatos que tiveram suas inscrições no Processo Seletivo Simplificado deferidas e indeferidas, será divulgada por meio de edital próprio, a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico, no endereço: https://www.diariooficial.ms.gov.br/, e disponibilizado, via Internet, no site: www.econcursoms.ms.gov.br, em ordem alfabética.

Apenas serão objeto de análise na Etapa da Avaliação Curricular, os documentos apresentados pelos candidatos que tiverem suas inscrições no Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM26/2026, deferidas.

Avaliação Curricular

A Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório, será efetuada sob responsabilidade da Comissão de Avaliação e Seleção da Coordenadoria de Processos Seletivos – CPROS/SSIP/SAD, designada para este fim, observando-se o estabelecido no Edital.

A Avaliação Curricular valerá de 0 (zero) até 10 (dez) pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados pelo candidato seja superior a esse valor, e será realizada de acordo com as especificações contidas no quadro de pontuação correspondentes a função, constante no edital.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM26/2026 será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação do respectivo ato de homologação no Diário Oficial Eletrônico, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Adersino Junior, SED

Processo seletivo de Assistentes de Atividades Educacionais tem inscrições abertas nesta quarta-feira (11)

0
Foto: Divulgação

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet no período de 11 a 18 de março, observando-se o horário de MS, devendo o interessado acessar o site do E-CONCURSO MS, no endereço www.econcursoms.ms.gov.br

A SED (Secretaria de Estado de Educação) e SAD (Secretaria de Estado de Administração) publicaram na manhã desta segunda-feira (09), no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 12.094, Edital n.1/2026 – SAD/SED/ADM26/2026, da abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para funções de Assistentes de Atividades Educacionais.

O Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção de pessoal, por meio de contratação temporária, de 90 (noventa) Assistentes de Atividades Educacionais, com a finalidade de atender demanda temporária de excepcional interesse público existente nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Poderá participar do Processo Seletivo Simplificado todo profissional que possua os requisitos básicos e demais condições exigidas para o exercício da função, conforme especificado no item 2 deste Edital, bem como nos dispositivos normativos atinentes à matéria.

Vagas

É assegurado à pessoa com deficiência – PCD, ao negro e ao indígena, o direito de se inscrever no Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/ADM26/2026, bem como a respectiva reserva de vagas, com efetuação, preenchimentos, documentações, impedimentos, especificados no edital.

Dentre as vagas oferecidas, será reservado o percentual de 20% (vinte por cento) para negros, 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência e 3% (três por cento) para indígenas, para aos candidatos aprovados e habilitados como cotistas, observando as legislações pertinentes, além do disposto nas condições e procedimentos especificados no Edital.

Exclusividade

Haverá exclusividade para candidatos indígenas concorrerem às vagas destinadas às escolas estaduais localizadas nas Aldeias Indígenas, conforme o quantitativo expresso no Edital.

Para fins de contratação de candidatos para atuarem nas escolas estaduais localizadas nas Aldeias Indígenas, existindo candidatos indígenas aprovados, estes concorrerão em exclusividade na ordem classificatória para atuarem nas respectivas aldeias, sendo habilitados e classificados, tendo em vista a necessidade do cumprimento da Convenção n. 169, da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre os Povos Indígenas e Tribais, promulgada pelo Decreto Federal n. 5.051, de 19 de abril de 2004.

Para os candidatos que se autodeclararem indígenas participarem de forma prioritária nas vagas destinadas em aldeias indígenas, deverão no ato da realização de inscrição, em conjunto com a entrega física dos documentos, bem como os títulos para avaliação curricular, apresentar cópia documental especificada no edital.

Etapas

O Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes etapas: a) Etapa I: Inscrição, de caráter eliminatório; b) Etapa II: Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

As informações relativas à realização das etapas e das demais atividades e procedimentos pertinentes ao Processo Seletivo Simplificado serão dadas a conhecer por meio de editais próprios, a serem publicados no Diário Oficial Eletrônico, no endereço https://www.diariooficial.ms.gov.br/ e disponibilizado, via Internet, no site www.econcursoms.ms.gov.br.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet no período de 11 a 18 de março, observando-se o horário de MS, devendo o interessado acessar o site do E-CONCURSO MS, no endereço www.econcursoms.ms.gov.br e acessar a área do candidato, observando as normas e os procedimentos especificados no Edital.

A relação dos candidatos que tiveram suas inscrições no Processo Seletivo Simplificado deferidas e indeferidas, será divulgada por meio de edital próprio, a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico, no endereço https://www.diariooficial.ms.gov.br/, e disponibilizado, via Internet, no site  www.econcursoms.ms.gov.br, em ordem alfabética.

Apenas serão objeto de análise na Etapa da Avaliação Curricular, os documentos apresentados pelos candidatos que tiverem suas inscrições no Processo Seletivo Simplificado deferidas.

Avaliação Curricular

A Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório, será efetuada sob responsabilidade da Comissão de Avaliação e Seleção da Coordenadoria de Processos Seletivos – CPROS/SSIP/SAD, designada para este fim, observando-se o estabelecido no Edital.

A Avaliação Curricular valerá de 0 (zero) até 10 (dez) pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados pelo candidato seja superior a esse valor, e será realizada de acordo com as especificações contidas no quadro de pontuação correspondentes a função, constante no edital.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/AEDU26/2026 será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação do respectivo ato de homologação no Diário Oficial Eletrônico, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

(*) Adersino Junior, SED

Com foco no desenvolvimento e crescimento energético, Governo de MS atua para melhorar rede de transmissão

0
Foto: Saul Schramm, Secom/MS

Com crescimento de geração de energia, proveniente de fontes como biomassa e fotovoltaica, em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado atua para melhorar a rede transmissão energética.

O panorama do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica do Estado foi apresentado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) – ligada ao MME (Ministério de Minas e Energia) –, ao governador Eduardo Riedel, na manhã desta segunda-feira (9).

Com foco no desenvolvimento e crescimento da produção energética, inclusive com aumento da demanda interna, foi apresentado um diagnóstico da situação em Mato Grosso do Sul e dos possíveis caminhos para tratar a questão da energia nos próximos anos.

“Mato Grosso Sul era um importador de energia, e hoje tem 94% da matriz limpa e exporta energia para o sistema nacional. Hoje nós praticamente produzimos mais que o dobro do que nós consumimos. Isso depende de sistemas de transmissão, a gente chama de linhões, para que isso seja enviado para outros estados. E esse é um gargalo, esse sistema está travado, não permitindo que a gente consiga fazer investimentos em energia para que possa avançar”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Também participaram do encontro o secretário Rodrigo Perez (Segov), além do secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, e representantes do MME.

“A ideia da reunião hoje com o Governo do Estado foi mostrar todos os trabalhos em andamento na Empresa de Pesquisa Energética relacionados à matéria de energia. Falamos sobre energia elétrica, potencialidade dos projetos em andamento e futuros no Estado. Apresentamos nosso planejamento de estudos, as obras que inclusive vão ser colocadas no primeiro leilão deste ano, de transmissão de 2026, e bem como um conjunto de obras na integração energética entre Brasil e Bolívia, que dependem de um tratado internacional para que possam seguir, que deve ser celebrado entre as duas partes no mês de abril”, explicou Thiago Prado, presidente da EPE.

Com aumento de produção de energia fotovoltaica, além do aumento de produção de energia de biomassa, o Estado ainda tem 12 projetos habilitados para termoelétrica a partir de gás natural e dez projetos habilitados para produção de energia a partir de hidráulica, que são chamadas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas).

“Dentro dessa ideia da sustentabilidade, o Mato Grosso do Sul está muito bem colocado. Cresce a demanda interna, cresce a produção, cresce a exportação para os outros estados. A EPE fez o estudo, a pedido do governador, e isso foi muito positivo. Esse recorte mostra exatamente os caminhos que o Mato Grosso do Sul tem que fazer, pois não há desenvolvimento sem energia”, afirmou Verruck.

“O Estado está trabalhando para que essa questão da energia elétrica seja uma coisa consolidada e que possa atrair realmente mais empresas a se firmarem aqui. Investimentos para gerar e transmitir, mas também para a indústria ter a segurança necessária, com robustez energética para que eles possam exercer suas atividades produtivas em Mato Grosso do Sul”, finalizou Prado.

(*) Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Após de discussão, mulher mata o marido com uma facada em MS

0
Crime aconteceu na manhã desta segunda-feira após consumo de bebidas alcoólicas; (Foto: Jardim MS News)

Um desentendimento conjugal, agravado pelo consumo de bebida alcoólica, resultou em um homicídio na madrugada desta segunda-feira (09) em uma residência na Rua Pedro Alves Cabral, em Guia Lopes da Laguna (a ocorrência foi inicialmente reportada sob o contexto de violência doméstica).

As primeiras informações colhidas no local indicam que a situação evoluiu de uma discussão acalorada para um ato fatal, onde a mulher, que seria a vítima inicial da agressão, terminou por golpear fatalmente seu companheiro.

Segundo relatos obtidos no local, o casal estava consumindo bebida alcoólica desde a noite de domingo. Na manhã de segunda-feira, a tensão culminou em uma forte discussão. O padrasto teria acusado a companheira de ter se relacionado com outro homem, o que teria deflagrado a reação violenta.

A filha da mulher relatou à polícia que, durante o conflito, a mãe se apoderou de uma faca de cozinha, com lâmina de aproximadamente 15 centímetros, e desferiu um golpe contra o padrasto.

A vítima caiu ao solo, e os primeiros exames preliminares no local constataram que ele não apresentava mais sinais vitais, confirmando o óbito. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas constatou que a vítima já estava em óbito.

A Polícia Militar foi acionada para atender o que inicialmente era um caso de violência doméstica, mas que rapidamente se configurou como homicídio.

A autora do golpe foi detida no local e será encaminhada à Delegacia da Polícia Civil para prestar depoimento. A Polícia Civil, está no local supervisionando os procedimentos e ouvindo testemunhas para apurar a real autoria e as circunstâncias que levaram ao golpe — se foi em legítima defesa ou não.

A perícia técnica, incluindo o Instituto Médico Legal (IML) de Jardim, foi acionada para isolar a área, realizar a coleta de provas e remover o corpo para exames de corpo de delito, que confirmarão a causa exata e a quantidade de golpes.

(*) Ponta Porã News

TCE-MS solicita esclarecimentos sobre obras viárias e corredores de ônibus em Campo Grande

0
Foto: Divulgação

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Osmar Domingues Jeronymo, encaminhou à prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, solicitações de informações sobre obras públicas relacionadas à infraestrutura viária e à mobilidade urbana na capital.

Os pedidos foram formalizados por meio dos Ofícios nº 3/2026 – G.ODJ e nº 4/2026 – G.ODJ, ambos datados de 5 de março. Nos documentos, o relator requer esclarecimentos sobre intervenções realizadas na Avenida Norte Sul, incluindo obras de infraestrutura, contenção de erosão, drenagem, recapeamento, extensão de vias, pavimentação, implantação de ciclovias e a revitalização do córrego Anhanduí/Ernesto Geisel.

O conselheiro também solicita informações sobre a origem dos recursos aplicados nessas intervenções — se provenientes de verbas municipais, estaduais ou federais — além da relação dos contratos e convênios atualmente em vigor firmados pelo município para a execução das obras.

Em outro ofício, o relator requisita dados sobre a aplicação de recursos municipais utilizados como contrapartida na implantação dos corredores de ônibus em Campo Grande, iniciativa vinculada ao plano de mobilidade urbana do município e financiada pelo governo federal por meio do Programa Avançar Cidades. As obras incluem intervenções de infraestrutura, construção de estações de embarque e desembarque, implantação de sinalização vertical, horizontal e semafórica, além de reformas associadas ao sistema de transporte coletivo.

O Tribunal de Contas estabeleceu prazo de 10 dias úteis, a partir da ciência da intimação, para que o Executivo Municipal apresente os esclarecimentos solicitados pela relatoria.
As solicitações integram o acompanhamento realizado pelo TCE-MS sobre a execução de obras públicas e a aplicação de recursos públicos em projetos estruturantes da capital, especialmente aqueles voltados à melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura viária de Campo Grande.

Bombeiros de Chapadão do Sul salvam mais uma criança engasgada

0
Momento da realização da manobra de desengasgamento. (Foto: Divulgação)

Na noite do último sábado (7), por volta das 20h25, um casal chegou até o portão da unidade do Corpo de Bombeiros trazendo um bebê engasgado, em Chapadão do Sul.

Imediatamente, a guarnição de serviço iniciou o atendimento, realizando as manobras de desengasgamento (tapotagens). A ação rápida e técnica da equipe teve êxito, restabelecendo a respiração da criança e salvando a vida daquele pequeno ser humano.

Desta vez, o atendimento imediato foi realizado pelo Sargento BM Iller e Soldado BM Gonzalez, responsáveis pela execução das técnicas de tapotagens e salvamento dessa vida.

Bombeiros de Chapadão do Sul salvam mais uma criança engasgada
Momento da entrega do bebê para a mãe após as tapotagens. (Foto: Divulgação)

“É importante destacar que a técnica de desengasgamento pode e deve ser conhecida por todos. Trata-se de um procedimento simples, objetivo e que SALVA VIDAS. Muitas vezes, apenas assistindo uma explicação clara da técnica, já conseguimos compreender como agir em uma emergência”, disse Capitão Xavier, Comandante do 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros.

“No Corpo de Bombeiros, lidamos com esse tipo de ocorrência frequentemente. Em diversas situações, enquanto a viatura se desloca com sinais sonoros e luminosos até o local da emergência, os bombeiros orientam o solicitante por telefone sobre como executar a manobra de desengasgamento”, disse o Capitão Xavier.

“Em casos de dúvida, procure o Corpo de Bombeiros de sua cidade. Nossa equipe estará sempre disponível para orientar a população sobre noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes”, concluiu o Capitão Xavier.

(*) Jovem Sul News – BM/MS

Polícia Militar apreende drogas com menor em Chapadão do Sul

0
Foto: Divulgação

No final da noite do último sábado (7), a Polícia Militar apreendeu um menor de 17 anos com drogas durante uma abordagem realizada na Avenida Paraná, no Bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul.

Durante a ação, os policiais localizaram 765 gramas de maconha, divididas em cinco porções e um tablete da droga. Além do entorpecente, a Polícia Militar apreendeu ainda uma balança de precisão, dinheiro em espécie e dois aparelhos de telefone celular.

Diante dos fatos, o adolescente, o entorpecente e demais objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

(*) Jovem Sul News/4ª CIPMA

Suspeito de tentativa de feminicídio é preso ao se apresentar na DAM de Três Lagoas

0
Foto: PC-MS

Um homem de 29 anos foi preso nesta segunda-feira (9), em Três Lagoas, após se apresentar na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM). Contra ele havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de tentativa de feminicídio.

L.V.C. é investigado por um crime ocorrido no dia 7 de março de 2026, no assentamento Portal do Faia, localizado na zona rural do município. De acordo com as investigações, a vítima foi atingida por um golpe de arma branca na região da face, sofrendo ferimento grave. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital, onde recebeu atendimento médico.

Após tomar conhecimento dos fatos e reunir elementos probatórios, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do indivíduo, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário. O mandado foi cumprido e o homem encaminhado para os procedimentos legais, permanecendo à disposição da Justiça.

Empresas de MS podem se inscrever para receber o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”

0
Foto: Paulinha e Matheus

Empresas públicas e privadas, além de instituições e fundações de Mato Grosso do Sul, já podem se inscrever para participar do Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, iniciativa que reconhece e dá visibilidade a organizações que desenvolvem práticas voltadas à promoção, valorização e defesa dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho.

Regulamentado por meio do Decreto nº 16.055/2022, o selo busca incentivar ações que fortaleçam as políticas públicas para mulheres no Estado, estimulando empresas e instituições a adotarem medidas concretas para a promoção da equidade de gênero.

Podem se inscrever organizações que já possuam práticas e programas implementados ou que apresentem iniciativas voltadas à garantia dos direitos humanos das mulheres e à promoção de ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários.

Entre os critérios para participação, as instituições deverão comprovar regularidade fiscal, ambiental e trabalhista, por meio de certidões emitidas pelos órgãos competentes, além de apresentar uma Carta-Compromisso junto ao órgão gestor estadual de políticas para mulheres, com diretrizes voltadas à promoção e defesa dos direitos femininos no ambiente corporativo.

O Selo será concedido em duas categorias. A primeira reconhece ações já implementadas pelas organizações, que poderão receber classificação Ouro, Prata ou Bronze, conforme a abrangência das práticas e o número de eixos atendidos. A segunda contempla iniciativas implementáveis, destinadas a propostas e projetos que visem fortalecer a presença e a valorização das mulheres no mercado de trabalho.

A iniciativa também busca estimular o combate ao assédio moral e sexual no ambiente corporativo, promover a igualdade salarial e incentivar boas práticas institucionais, como políticas de apoio à gestante e incentivo ao aleitamento materno.

“Com o selo, o Governo do Estado pretende ampliar o debate sobre igualdade de gênero no mundo do trabalho e reconhecer organizações comprometidas com a construção de ambientes profissionais mais justos, seguros e inclusivos para as mulheres”, explica a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 09 de março de 2026 a 10 de julho de 2026, pela internet, por meio da Ficha de Inscrição disponibilizada no Edital e deverá ser enviada ao e-mail [email protected].

Jaqueline Hahn Tente, da Comunicação da Cidadania

Motorista é resgatado após 2 horas preso às ferragens em caminhão tombado em MS

0
Bombeiros utilizam equipamentos hidráulicos para cortar e afastar o painel da cabine e libertar motorista (Foto: Divulgação)

O painel do veículo comprimiu a perna esquerda da vítima, que foi socorrida e encaminhada ao hospital

Motorista de 32 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar preso às ferragens em um acidente com tombamento de caminhão na manhã desta segunda-feira, no km 97, da MS-395, nas proximidades da Ponte do Rio Taquarussu, em Bataguassu, a 313 quilômetros de Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 08h30 para atender a ocorrência de trânsito. No local, as equipes encontraram um caminhão tombado às margens da rodovia. O veículo transportava uma carga de amendoim que saiu de Santa Rita do Pardo, com destino à cidade de Tupã (SP).

Dentro da cabine estava o motorista preso às ferragens. O painel do veículo havia comprimido a perna esquerda da vítima, impedindo que ela saísse sozinha.

Os bombeiros realizaram o isolamento da área e a estabilização do caminhão antes de iniciar o resgate veicular. Durante todo o atendimento, o motorista permaneceu consciente e orientado. A equipe fez a imobilização da coluna cervical com colar cervical para evitar agravamento de possíveis lesões.

Uma médica que passava pelo local auxiliou os bombeiros e acompanhou o atendimento durante toda a operação.

Para retirar a vítima da cabine, foram utilizados equipamentos hidráulicos de salvamento, entre eles cortador, alargador e expansor. Foi necessário cortar e afastar parte do painel do caminhão para liberar a perna do motorista. O trabalho de desencarceramento durou cerca de duas horas.

Após ser retirado, o motorista foi imobilizado em prancha longa e encaminhado à Santa Casa de Bataguassu. Ele apresentava suspeita de luxação na perna esquerda.

Depois do resgate, a pista precisou ser limpa. Um trator e um guincho que estavam no local auxiliaram na remoção de parte da carga e na liberação parcial da via.

A ocorrência foi repassada à equipe da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), que permaneceu no local para controle do trânsito e demais providências.

Fonte: Campo Grande News (por Bruna Marques)

Turismo de Mato Grosso do Sul concorre ao M&E Awards 2026 em três categorias

0
Foto: @vistimsoficial

MS concorre nas categorias Sustentabilidade, Ecoturismo e Aventura

Mato Grosso do Sul está entre os destinos indicados ao M&E Awards – Destinos do Ano 2026, uma das premiações mais relevantes do turismo nacional promovida pelo Mercado & Eventos. O reconhecimento reforça o destaque do estado no cenário turístico brasileiro e evidencia o trabalho contínuo de promoção, estruturação e valorização dos destinos sul-mato-grossenses.

MS concorre em três categorias: Sustentabilidade, Ecoturismo e Aventura, segmentos que refletem a vocação natural do estado e a força de destinos consolidados que atraem visitantes em busca de experiências autênticas em meio à natureza.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, “essa indicação representa o reconhecimento do trabalho de Mato Grosso do Sul de posicionar seus destinos e, claro, dos próprios destinos, empresas e atrativos. É todo um trabalho fantástico que tem sido feito nas últimas décadas e que reforça a liderança de Mato Grosso do Sul no posicionamento do mercado de natureza, com foco total na sustentabilidade. Vamos torcer para que a gente consiga ganhar alguns desses prêmios. Esperamos que todos os sul-mato-grossenses e aqueles que acreditam num turismo melhor, num turismo mais responsável se engajem na votação por Mato Grosso do Sul.”

A votação está aberta ao público e segue até o dia 27 de março. O resultado geral será divulgado em 30 de março. Profissionais do setor, parceiros e admiradores do turismo brasileiro podem participar escolhendo seus destinos preferidos por meio do link: www.mercadoeeventos.com.br/votacao-me-awards-2026

O prêmio

Promovido pelo Mercado & Eventos, o M&E Awards – Destinos do Ano 2026 foi criado para reconhecer os estados brasileiros que mais se destacaram ao longo de 2025 em áreas como promoção turística, inovação, sustentabilidade e geração de resultados concretos para o setor.

Ao todo, são 12 categorias e 18 destinos indicados. A seleção foi realizada por meio de uma curadoria composta pela direção e repórteres do veículo, além de especialistas do trade turístico. Entre os critérios avaliados estão dados oficiais, desempenho em ações promocionais, desenvolvimento de produtos e contribuição efetiva para o fortalecimento do turismo nacional.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de abril, durante a WTM Latin America 2026, no estande do Mercado & Eventos, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para Roy Taylor, presidente do Mercado & Eventos, a premiação surge com o propósito de valorizar o trabalho realizado pelos destinos brasileiros. Segundo ele, a iniciativa reconhece quem contribui para o desenvolvimento do turismo no país e também inspira novos destinos a investir em inovação, qualificação e promoção estratégica.

Cada categoria reúne três estados brasileiros que apresentaram desempenho consistente ao longo do último ano, com investimentos em estrutura, posicionamento de marca, promoção turística e relacionamento com o mercado.

A indicação de Mato Grosso do Sul reforça o protagonismo do estado em segmentos ligados à natureza e ao turismo sustentável. O apoio do público e dos profissionais do setor é fundamental para ampliar ainda mais a visibilidade do destino no cenário nacional.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS

Serviços de Convivência de Três Lagoas retomam atividades nesta segunda-feira (09)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), retomou nesta segunda-feira, 09 de março, as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As unidades voltaram a funcionar com suas programações regulares, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas voltadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Os Serviços de Convivência têm papel essencial na promoção do bem-estar social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e contribuindo para a inclusão social dos participantes. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de música, dança, artesanato, esportes e rodas de conversa, todas conduzidas por profissionais capacitados.

Durante a retomada das atividades, o prefeito Dr. Cassiano Maia acompanhou de perto o retorno do serviço Tia Nega, iniciativa voltada ao atendimento e à convivência de idosos do município. O prefeito conversou com os participantes e destacou a importância do serviço para a qualidade de vida da população idosa. “Cuidar dos nossos idosos é um compromisso da gestão. O Tia Nega é um espaço de convivência, respeito e valorização, onde eles podem socializar, participar de atividades e se manter ativos. É muito bom ver esse serviço retomando suas atividades e atendendo novamente a nossa comunidade”, afirmou.

Entre os serviços que retomaram as atividades estão: Banda Cristo Redentor, Pelotão Mirim, CRASE, Patrulha Mirim da Polícia Militar, Patrulha Florestinha e Tia Nega (com atividades às segundas, quartas e sextas-feiras).

Vagas

A Secretaria reforça que as vagas para os serviços estão sendo preenchidas conforme pré-cadastro, e as famílias interessadas ainda podem realizá-lo. Para iniciar o processo, é necessário preencher um questionário online clicando aqui. Após o envio das informações, a equipe da Secretaria entrará em contato com a família para dar continuidade ao processo de inserção e orientar sobre a participação no SCFV.

Os CRAS “Amélia Jorge de Oliveira”, “Ana Maria Moreira”, “Interlagos”, “Ruth Máximo Figueiras”, “Elza de Angeli de Paula” e “Vila Piloto” também estão à disposição da população para informações e orientações.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Prefeitura abre inscrições para comercialização de alimentos no projeto “A Rua é Nossa”

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas abriu inscrições para empreendedores do ramo culinário que desejam participar da praça de alimentação no projeto “A Rua é Nossa”. As vagas são para empreendimentos de Food Trucks, que terão espaço exclusivo durante o evento. A iniciativa tem como objetivo divulgar os empreendimentos de comerciantes locais, fomentar a economia, além de diversificar as opções de alimentação durante o evento.

COMO PARTICIPAR

Os empreendedores que tenham interesse em participar da praça de alimentação do projeto, podem realizar o cadastro a partir desta segunda-feira, 09 de março, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), localizada na Av. Rosário Congro, 560.

Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos: documento de identificação do proprietário, documento da empresa, MEI do empreendimento, fotos e dimensões do Food Truck.

Índia é a nova China para o agronegócio brasileiro, afirma especialista em meio à maior missão econômica da gestão atual

0
Foto: Divulgação

Especialista da UniCesumar analisa como a nação mais populosa do mundo se tornou o “novo sonho de consumo” para as proteínas e a tecnologia agrícola do Brasil, em um movimento que pode movimentar US$ 9 bilhões por ano até 2030

Enquanto o Brasil comemorava o Carnaval, a diplomacia econômica do país focou em Nova Délhi com uma das maiores missões de abertura de mercados já realizada pela gestão atual. O objetivo é claro: posicionar a Índia como o “novo sonho de consumo” e parceiro estratégico para o agronegócio e a tecnologia nacional, em um movimento de diversificação que espelha a aproximação com a China nas últimas décadas.

A Índia, nação mais populosa do mundo com 1,44 bilhão de habitantes e uma nova classe média urbana de mais de 350 milhões de pessoas, apresenta uma demanda crescente por proteínas e alimentos industrializados. Este cenário, combinado à busca indiana por fornecedores confiáveis, cria uma janela de oportunidade única para o Brasil.

“A Índia, em 2025, mantém-se como a nação mais populosa do mundo, com uma classe média urbana cujo poder aquisitivo tem aumentado 7% ao ano desde 2022, intensificando a demanda por proteínas e produtos premium. A combinação dessas tendências faz com que o agronegócio brasileiro enxergue no mercado indiano uma janela estratégica e promissora”, explica Tiago Costa, professor do curso de Agronomia da UniCesumar, instituição de ensino superior com 35 anos de tradição e nota máxima no MEC, a relevância do momento é inegável. 

Diversificação estratégica e lições da China

A aproximação com a Índia é vista como uma necessidade estratégica para reduzir a forte dependência do mercado chinês, que em 2025 foi destino de 40% das exportações do agronegócio brasileiro. A experiência com a China, que absorveu US$ 54 bilhões em produtos do agro nacional no último ano, ensinou a importância da diplomacia, da adaptação cultural dos produtos e da superação de barreiras sanitárias, lições agora aplicadas à Índia.

“A dependência de um único mercado traz vulnerabilidades, como vimos com as suspensões na importação de carne bovina pela China, que provocaram quedas de até 35% nos embarques mensais. Por isso, a diversificação, sobretudo via Índia e outros emergentes asiáticos, é indispensável para mitigar riscos e ampliar a resiliência do setor”, afirma Costa. 

Enquanto o óleo de soja, o açúcar e o algodão lideram a pauta de exportações, há um vasto potencial para produtos de maior valor agregado. A carne de frango, por exemplo, viu suas exportações crescerem 21% em 2025, atingindo US$ 85 milhões. O café brasileiro superou a marca de US$ 38 milhões em vendas, e frutas tropicais como manga e melão ganham espaço entre os consumidores jovens e urbanos.

Superando barreiras para um futuro promissor

O caminho, no entanto, envolve desafios. A Índia é um mercado conhecido por seu protecionismo, com tarifas de importação que chegam a 35% para carnes, além de barreiras sanitárias e fitossanitárias. A logística também é um ponto-chave, com um tempo de trânsito marítimo de 28 dias entre Santos e Mumbai.

Apesar dos obstáculos, o futuro da relação é promissor. Se a parceria se consolidar, o Ministério da Agricultura estima que a Índia poderá representar 8% das exportações do agronegócio brasileiro até 2030, movimentando cerca de US$ 9 bilhões por ano.

“O avanço da relação com a Índia tende a impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a reputação internacional do agronegócio brasileiro, fortalecendo a balança comercial e contribuindo para o crescimento sustentável do PIB do setor”, conclui o professor da UniCesumar.

Sobre a UniCesumar

Com 35 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 500 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais, localizadas em Dubai (Emirados Árabes) e Genebra (Suíça). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente a outros três campi, localizados em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa (PR). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece portfólio diversificado, com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

PROCON-TL de Três Lagoas divulga pesquisa de preços para o Dia do Consumidor

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (PROCON-TL), divulgou uma pesquisa de preços realizada no comércio local em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

O levantamento foi feito entre os dias 06 e 09 de março de 2026, comparando valores de diversos produtos, como geladeiras, televisores, máquinas de lavar, ar-condicionado, ventiladores, notebooks e smartphones.

A iniciativa tem como objetivo orientar os consumidores e incentivar a pesquisa de preços antes da compra, já que os valores podem variar entre os estabelecimentos. O PROCON-TL destaca que os preços são informativos e podem sofrer alterações conforme cada loja.

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA:

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.