11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 163

Páscoa deve movimentar mais de R$ 335 milhões na economia de MS em 2026

0
O tradicional ovo de Páscoa segue como principal escolha de consumo. (Foto: Divulgação)

Pesquisa com consumidores aponta intenção de compra de presentes e celebrações em família, com destaque para chocolates e refeições

A Páscoa de 2026 deve movimentar cerca de R$ 335,68 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, considerando os gastos com presentes e comemorações. Os dados são da Pesquisa de Intenção de Consumo realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae/MS, que ouviu 2.530 consumidores em nove municípios do Estado entre os dias 18 e 25 de fevereiro.

Do total estimado, R$ 170,09 milhões devem ser destinados à compra de presentes, principalmente chocolates e ovos de Páscoa, enquanto R$ 165,59 milhões devem ser gastos com as comemorações da data. O levantamento aponta que 60,55% dos consumidores pretendem comprar presentes, com gasto médio de R$ 186,57, e 62,49% afirmam que vão comemorar, com gasto médio estimado em R$ 176.

Para o analista técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, o estudo mostra que a Páscoa continua sendo uma oportunidade importante para os pequenos negócios, especialmente para quem consegue entender o perfil e as expectativas do consumidor. “O centro da cidade continua sendo o destino favorito de 65% dos consumidores, mas os bairros já atraem quase 37% do público, o que reforça a importância do comércio local estar preparado. E o que o consumidor está buscando? O tradicional ovo de Páscoa ainda predomina com 58%, mas os ovos caseiros já conquistaram quase 20% do mercado, abrindo uma avenida de oportunidades para a produção artesanal”, diz.

Preferências de consumo

A pesquisa também aponta que o tradicional ovo de Páscoa segue como principal escolha, citado por 58,49% dos entrevistados, seguido pelos ovos caseiros, que já representam 19,45% das intenções de compra, indicando oportunidades para produtores artesanais. Outro dado relevante é que a qualidade do produto é o principal critério de escolha, apontada por 71,74% dos consumidores, enquanto o preço aparece em terceiro lugar, citado por 19,57%, demonstrando que o valor percebido pelo cliente tem peso importante na decisão de compra. O Centro das cidades continua sendo o principal destino de compras, com preferência de 65,14% dos consumidores, mas o comércio de bairro também ganha espaço, sendo escolhido por 36,88% do público. Entre os tipos de estabelecimento, os supermercados lideram a preferência, com 44,97%, seguidos por lojas especializadas, com 28,98%.

Um dado importante para os empresários é que na hora de fechar o negócio, o recado é claro, 74% dos clientes buscam descontos para pagamento à vista, enquanto o parcelamento no cartão é atrativo para 23%. A maioria pretende presentear os filhos, 58%, o que abre espaço para produtos com apelo infantil, kits personalizados e embalagens atrativas. E uma parcela significativa pretende comprar três ou mais itens, o que reforça a estratégia de combos e promoções progressivas.

De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o comportamento do consumidor neste ano revela maior cautela nas decisões de compra, reflexo do cenário econômico e do ajuste no orçamento das famílias. “A pesquisa mostra um consumidor mais seletivo e atento ao planejamento financeiro. Embora a Páscoa continue sendo uma data relevante para o comércio, observamos uma postura mais prudente, com escolhas baseadas principalmente na qualidade do produto e na pesquisa de preços. Isso indica que os empresários precisam investir em diferenciação, bom atendimento e estratégias que agreguem valor ao produto para estimular o consumo”, avalia.

Celebrar a data

Nas comemorações, 62% vão celebrar, com um gasto médio de R$ 176. A grande maioria, 90%, vai comemorar com a família e amigos, preparando uma refeição em casa. E o peixe é a estrela da mesa, para 80% dos entrevistados, com destaque absoluto para a tilápia, o pacu e o pintado.

Um outro ponto fundamental é que quase 65% vão pesquisar o preço antes de comprar, e mais da metade fará essa pesquisa presencialmente. “Isso significa que vitrine, exposição, atendimento e comunicação clara de preços serão decisivos para converter vendas. Então, de forma geral, para essa Páscoa, o empresário que investir em qualidade, boas condições de pagamento, kits estratégicos, experiência de compra e visibilidade no ponto de venda terá mais chances de transformar a data em um período lucrativo”, afirma Paulo Maciel.

Terça (10) é o último dia para pagar o IPTU 2026 com 20% de desconto

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), informa que vence amanhã, 10 de março, o prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU 2026.

Existem duas formas de realizar o pagamento: à vista ou parcelado. Quem optar pelo pagamento à vista, tem a vantagem de receber 20% de desconto do valor total. Mas quem preferir fazer o pagamento de forma parcelada, pode fazer em até 10 vezes, sem descontos.

Para aqueles que ainda não possuem o carnê, o mesmo pode ser adquirido pela internet através do site www.treslagoas.ms.gov.br, na aba “PORTAL DE SERVIÇOS > IPTU > DÉBITOS – 2ª VIA CARNÊ”.

A guia também pode ser retirada na própria Tributação que fica no prédio do Paço Municipal, localizado na Av. Antônio Trajano dos Santos, esquina com Av. Rosário Congro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a SEMFAZ pelo número (67) 99214-0322 (somente mensagem via WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]

Parada Geral da Suzano mobiliza mais de 3,3 mil profissionais e movimenta economia de Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Divulgação

Manutenção programada da unidade ocorrerá entre 22 de março e 1º de abril e deve movimentar a economia local

A Parada Geral (PG) da unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), programada para ocorrer entre os dias 22 de março e 1º de abril de 2026, mobilizará mais de 3,3 mil profissionais e 72 empresas prestadoras de serviço, entre atividades de manutenção industrial e serviços de engenharia. A mobilização deve ampliar temporariamente a circulação de trabalhadores e fornecedores no município, com impacto em setores como hotelaria, alimentação e comércio local.

Do total de profissionais envolvidos na operação, mais de 2,1 mil atuarão diretamente nas atividades de manutenção industrial da fábrica, com a participação de 58 empresas especializadas. Paralelamente, outras 1,2 mil pessoas trabalharão em frentes de engenharia, com a atuação de 14 empresas contratadas para serviços técnicos específicos. De acordo com Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a Parada Geral é um momento essencial para garantir a continuidade segura e eficiente das operações.

“A Parada Geral é um período planejado de manutenção que permite revisar equipamentos, realizar melhorias e preparar a unidade para um novo ciclo de operação com segurança e eficiência. Ao mesmo tempo, é um momento que mobiliza profissionais e empresas que fazem parte do desenvolvimento da região. Nosso trabalho começa no cultivo das árvores e, com tecnologia e inovação, transforma o que vem da natureza em produtos cada vez mais sustentáveis, em um processo que envolve pessoas, conhecimento técnico e parcerias que contribuem para o crescimento do território”, afirma.

Durante a Parada Geral, empresas prestadoras de serviço que participarão das atividades de manutenção e engenharia contratam trabalhadores da própria cidade, mobilizando diversos setores locais que dão suporte à operação, como transporte, alimentação, comércio e outros segmentos. Além disso, a unidade contará com a atuação de profissionais vindos de outras regiões, o que tende a ampliar temporariamente a demanda por hospedagem, alimentação e diferentes serviços no município, contribuindo para aquecer a economia local nesse período.

Além da mobilização de trabalhadores especializados, a operação também envolve a contratação de fornecedores para atividades técnicas, logísticas e de apoio. Entre as empresas participantes, várias são fornecedoras que atuam na região, ampliando o impacto da parada geral na cadeia produtiva local. Esta será a segunda Parada Geral realizada na unidade de Ribas do Rio Pardo. A primeira ocorreu em fevereiro de 2025, cerca de seis meses após o início das operações.

Manutenção programada

A Parada Geral é uma manutenção periódica prevista em lei, conforme determina a Norma Regulamentadora nº 13 (NR13), e permite a realização de inspeções detalhadas em equipamentos e sistemas da unidade industrial. Durante esse período, são realizadas vistorias técnicas, manutenções preventivas e corretivas e substituição de componentes essenciais para o funcionamento seguro da fábrica. O objetivo é preparar a unidade para um novo ciclo de operação, que pode durar entre 12 e 18 meses.

Devido à complexidade da operação, a preparação da Parada Geral começa com meses de antecedência e envolve planejamento detalhado, protocolos rigorosos de segurança e integração entre equipes próprias e profissionais de empresas contratadas.

“A Parada Geral é também um momento importante para incorporar melhorias tecnológicas, revisar processos e garantir que a unidade continue operando com alto nível de eficiência e responsabilidade ambiental. Esse trabalho permite que a fábrica mantenha um desempenho produtivo elevado, ao mesmo tempo em que fortalece práticas sustentáveis e gera oportunidades para profissionais e empresas que fazem parte do desenvolvimento da região”, complementa Leonardo Pimenta.

Eficiência da unidade

Inaugurada em 21 de julho de 2024, a Unidade Ribas do Rio Pardo é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. Projetada para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a planta concluiu sua fase inicial de estabilização em pouco mais de cinco meses. Em menos de seis meses, atingiu a marca de 1 milhão de toneladas produzidas e, pouco depois, chegou a 2 milhões, ambos os marcos em tempo recorde para o setor.

O ritmo se manteve ao longo do primeiro ano completo de atividade: em 2025, a unidade produziu 2,58 milhões de toneladas, superando a capacidade originalmente projetada. A maior parte dessa produção é destinada ao mercado internacional e escoada por meio de uma combinação de transporte rodoviário e ferroviário até os terminais portuários de Santos (SP).

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Suspeito de produzir cenas de pedofilia e abusar de criança é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Na manhã dessa segunda-feira (09/03), investigadores da SIG e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência) de Três Lagoas/MS, prenderam um homem, de 56 anos de idade, suspeito a prática dos crimes de estupro de vulnerável e de produção e armazenamento de cenas de pornografia, envolvendo uma criança, de 10 anos de idade.

As investigações foram conduzidas pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Três Lagoas/MS, após o recebimento da informação de que a criança havia sofrido abusos praticados pelo suspeito, ocorridos em ocasiões em que durante passeios de carro, ele tirava suas roupas e a fotografava nua, além de tocar o seu corpo, sendo que em troca oferecia para balas, doces e chocolates para a vítima.

Após a conclusão do inquérito policial pela DAM de Três Lagoas/MS, o Ministério Público representou pela decretação da prisão preventiva do suspeito, o que restou deferido pelo Juízo da Vara da Infância, da Juventude e da Violência Doméstica e Familiar, da Comarca de Três Lagoas/MS, sendo o mandado de prisão preventiva expedido na última sexta-feira (06/03).

Na manhã de hoje, logo após a SIG receber solicitação de apoio do Poder Judiciário para o cumprimento do referido mandado, os agentes do NRI procederam levantamentos que indicaram onde o homem poderia estar, e logo em seguida as equipes operacionais da SIG foram até ao local e o prenderam.

Ele foi conduzido até a sede da SIG e após os procedimentos de praxe, foi recolhido às celas da DEPAC, para nessa condição aguardar à disposição da Justiça.

A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Polícia Militar prende casal por furto em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

No último domingo (8), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de um casal por furto em Três Lagoas.

Por volta das 7h20 deste domingo, uma guarnição de radiopatrulha do 2º BPM foi acionada a deslocar em uma ocorrência de furto em que a vitima ao perceber que um casal havia adentrado sua residência e subtraído uma bicicleta e um ventilador, passou a segui-los e informou aos militares a localização dos autores, que foram abordados quando se encontravam no cruzamento das ruas Emme Jaruche Abdumi com Olivia Garcia Dias.

Durante a abordagem policial, o casal se encontrava com a bicicleta e o ventilador furtado e em entrevista o masculino de 21 anos, confirmou a prática do crime, sendo lhes dada voz de prisão e realizado a apresentação na Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante.

Serviço

Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Polícia Militar apreende adolescente infrator por receptação em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

No último domngo (8), o 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a apreensão de um adolescente infrator por receptação em Três Lagoas.

Por volta das 10h de domingo (8), uma guarnição da Força Tática do 2º BPM durante patrulhamento ostensivo e preventivo, quando na avenida Rosário Congro realizou a abordagem policial de um ciclista em atitude de suspeição onde em checagens nos sistemas policiais da bicicleta que ele conduzia, constataram que a bicicleta havia sido furtada no dia 5 de março, defronte a um comércio na avenida Antonio Estevão Leal.

Diante dos fatos, foi dada voz de a apreensão ao ciclista de 16 anos, que foi apresentado na Delegacia de Polícia juntamente com a bicicleta recuperada.

Serviço — Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

PRF e PM apreendem cigarros contrabandeados em Ivinhema (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) apreenderam cigarros de origem estrangeira, na última sexta-feira (6), em Ivinhema (MS). 

Durante uma ação conjunta, as equipes abordaram uma Toyota/Hilux. Ao parar a caminhonete, o condutor desceu e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado.

No veículo, foram encontrados 170 maços de cigarros e 467 cigarros eletrônicos. A ocorrência foi encaminhada à Receita Federal em Mundo Novo (MS).

Projeto Bem Viver abre inscrições na Academia da Saúde, em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Academia da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu inscrições para o “Projeto Bem Viver”, uma iniciativa que ajuda as pessoas a cuidarem da saúde e a melhorarem a qualidade de vida.

O projeto é voltado para quem tem obesidade ou outras doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e colesterol elevado. Nos encontros, os participantes recebem orientações sobre alimentação saudável, autocuidado e exercícios físicos, com acompanhamento de educador físico.

O objetivo é mostrar que pequenas mudanças no dia a dia podem trazer grandes benefícios para a saúde e o bem-estar. Além disso, o projeto é um espaço para troca de experiências e apoio entre os participantes.

COMO PARTICIPAR

As inscrições vão até 31 de março e podem ser feitas na Academia da Saúde, que fica na Rua Manoel Ferreira Duque, s/n, ao lado da ESF Jardim Maristela, com atendimento das 7h às 18h. Mais informações pelo telefone (67) 99204-6616.

Polícia Militar realiza prisão de condutor por direção perigosa em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPMMS

No último sábado (7), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de um condutor por direção perigosa de veículo na via pública em Três Lagoas.

Por volta das 21h, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM durante patrulhamento na avenida Filinto Muller, visualizou um motociclista trafegando em alta velocidade, desobedecendo sinalizações semafóricas, realizando manobras com apenas uma roda (empinando), colocando em risco a vida dos usuários da via, que após ser dada ordem de parada o condutor passou a empreender fuga, onde após acompanhamento tático veio a ser abordado e na busca pessoal os policiais vieram a localizar em sua posse 1 porção de cocaína.

Diante os fatos após ser dada voz de prisão o detido de 25 anos, foi encaminhado até a Delegacia de Polícia e a motocicleta encaminhada ao pátio do DETRAN.

Serviço — Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de receptação e recupera veículo furtado

0
Foto: 2º BPMMS

No último sábado (7), o 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de um motociclista por conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e receptação de uma moto furtada em Três Lagoas.

Por volta das 16h40, uma guarnição de radiopatrulha do 2º BPM durante patrulhamento ostensivo, quando na avenida Clodoaldo Garcia com a avenida Custódio Andrias, realizou a abordagem policial de um motociclista que ao notar a presença policial, desceu do veículo e passou a empurrar o veículo na via com a intenção de induzir os policiais a erro.

Durante a abordagem policial verificaram que o abordado de 46 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e após realizado o teste de alcoolemia constataram sua embriagues, ainda durante verificação veicular constatou-se que a motocicleta era produto de furto, ocorrido na data de 24 de janeiro de 2026, ocorrido na cidade de Bragança Paulista (SP).

Diante dos fatos, após ser dada voz de prisão o detido foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Serviço — Denuncie! O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito) ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!

Uma floresta de mulheres: eucalipto atrai mão de obra feminina do plantio à colheita

0
Foto: Divulgação

Da delicadeza nos viveiros ao comando de máquinas pesadas, o setor florestal vive uma transformação de gênero que impulsiona a produtividade no campo

Mato Grosso do Sul tem avançado vertiginosamente no volume de mão de obra na agropecuária. E dentro desse cenário o cultivo de eucalipto em 2025 passou a representar metade dessas vagas de trabalhos, o equivalente a 55% de todas as carteiras assinadas na agropecuária. Boa parte desses contratos de trabalho, são mão de obra feminina, do próprio estado e de outras regiões do país, que buscam por estabilidade, independência e valorização profissional.

A adesão dessas mulheres ao setor, também podem estar ligadas ao potencial econômico da atividade. No âmbito do beneficiamento, Mato Grosso do Sul consolidou-se como o líder absoluto das exportações brasileiras em 2025. O estado, segundo a Comex Stat, registrou um volume de 6.894.046 toneladas exportadas, o que representa 33,8% da participação nacional. Este desempenho coloca o MS em um patamar isolado, com um volume que é mais que o dobro das 3.418.501 toneladas embarcadas por São Paulo, o segundo colocado no ranking. Enquanto a média nacional de crescimento foi de 11,4%, Mato Grosso do Sul saltou 48,7% em comparação ao ano anterior, reafirmando sua hegemonia no mercado florestal.

E na busca pelo desenvolvimento profissional e em números como esses, mulheres como a Joérica Travasso Moreira, natural de Laranjal do Jari, saiu do Amapá, rumo ao Mato Grosso do Sul e conquistou sua vaga de trabalho. “Me mudei para Água Clara em busca de uma oportunidade. Na minha região, além da falta de vagas, sofri bastante preconceito por ser negra e pela minha orientação sexual. Aqui na MS Florestal, me sinto acolhida e valorizada por todos. Estou muito feliz e todos deveriam valorizar essa oportunidade com todas as forças”.

Joérica foi contratada, já como CLT, para participar de uma capacitação. Só depois desse treinamento será destinada para o campo, para atuar em operações de colheita do eucalipto. Essa é uma outra característica das mulheres no setor da silvicultura. Estão dispostas e ocupando vagas antes majoritariamente masculinas, como plantio, colheita e mecânica. Na MS Florestal por exemplo, empresa sul-mato-grossense, do Grupo RGE, só no plantio são 114 mulheres, sendo 11 operando como tratoristas.

De acordo com o gerente de Silvicultura da companhia, Adriano de Paula Marques, 22% do quadro de plantio de eucalipto são mulheres, com projeção positiva para avançar nesse número. “Trabalhamos sem distinção de gênero e valorizando a diversidade. Testemunhamos o potencial de cada candidata a uma vaga e percebemos, quando contratadas, o altíssimo desempenho nas atividades. Em todo setor que conseguimos diversificar por gênero ou orientação sexual, vemos a produtividade avançar”.

Bárbara de Souza Marques, engenheira florestal e engenharia de segurança no trabalho, na empresa ASJ Florestal, é gestora de 130 colaboradores, desse total 25% são mulheres. Segundo ela, no viveiro, localizado no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina, 90% dos trabalhadores são mulheres. Apesar de se encontrar no setor, ela conhece os desafios. “Creio que a maior dificuldade seja ainda o setor ser considerado um ambiente predominantemente masculino. Ele ainda é, ele não é considerado, isso é uma realidade. Então, a gente ainda enfrenta um pouco de preconceito. É difícil a gente conseguir aliar credibilidade. Eles pensam: Poxa, uma mulher está tocando o serviço? Uma mulher está fazendo a gestão de uma empresa?  Em cargos de liderança, a gente não tem uma presença feminina tão grande. Em cargos técnicos, a gente já ocupa uma boa parte, mas ainda vemos essa dificuldade de acessar esses cargos da alta gestão”.

Rayane Aparecida Silva Menezes, 28 anos, engenheira florestal, depois do mestrado também se deparou com a silvicultura no desenvolvimento da sua carreira. Pesquisadora de desenvolvimento de produto, da empresa ArboGen, ela se dedica ao desenvolvimento genético do eucalipto. “Em alguns momentos, ser a única mulher exigiu uma fala mais firme, uma postura mais segura e, muitas vezes, a necessidade de provar diariamente minha capacidade de desenvolver determinadas atividades. Além disso, o trabalho no campo exige muita dedicação, resiliência e adaptação à rotina. Ainda assim, posso afirmar com convicção que nós, mulheres, também temos capacidade técnica e física para atuar nessa área, pois competência e comprometimento independe do gênero”.

Já a Carolina Conti escolheu o setor de máquinas pesadas. “Minha trajetória no setor florestal começou em 2016, como trainee, e desde então percorri todas as etapas: da sala de aula à operação de máquinas pesadas como o Forwarder e o Harvester. Fui a primeira mulher na operação florestal em Mato Grosso do Sul e essa responsabilidade abriu portas. Hoje, como instrutora na MS Florestal, meu maior objetivo é transmitir essa segurança para outras mulheres. Meu lema é que a mulher pode ser o que ela quiser, só basta querer. É gratificante servir de espelho e mostrar que, com uma boa formação e dedicação, nós podemos dominar qualquer área do campo”, destaca Carolina, primeira Instrutora de Operação Florestal do Grupo RGE.

Lana Moraes, engenheira florestal, é técnica do viveiro, e confirma que mulheres ocupam a função que quiser. “Aqui lidero uma equipe de oito pessoas, garantindo a qualidade da muda até o plantio. Muitos dizem que somos frágeis, mas temos uma força gigante; é só focar no objetivo que conseguimos. Vivi uma fase marcante quando fui mãe durante a faculdade e muitos diziam que eu não conseguiria atuar na minha área. Hoje, sou engenheira florestal, estou aqui há três anos atuando firme e forte no meio de tantos homens e sei que vou conquistar muito mais. Não é por sermos mulheres que somos frágeis; somos capazes de tudo o que quisermos.”

Em um dos principais viveiros de eucalipto do estado, localizado no município de Água Clara, a MS Florestal abriu a oportunidade para mulheres, em algum estágio de vulnerabilidade, e completou o quadro de colaboradores com 80% de mão de obra feminina. “Nossa estratégia de retenção vai além do salário. É preciso olhar para mulheres de forma digna, com programas de bem-estar emocional, consultoria financeira, licença-maternidade de seis meses, entre outros benefícios, que possam garantir que a colaboradora tenha suporte integral”, finaliza Helen Branício, coordenadora de Recrutamento e Seleção.

Mulheres interessadas em vagas de trabalho no setor de eucalipto de Mato Grosso do Sul, devem cadastrar o currículo no link: https://msflorestal.com/trabalhe-conosco/

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com.

Polícia Militar prende autor de violência doméstica durante “Operação Thémis”, em Paranaíba

0
Foto: PM-MS

No último domingo (8), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reafirmou seu compromisso com a proteção feminina ao realizar a prisão de um homem por descumprimento de medida protetiva e agressão.

A equipe da Rádio Patrulha (RP-1) foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Rui Barbosa. No local, as vítimas relataram que o autor, ignorando uma ordem judicial de afastamento, invadiu a residência, danificou móveis e ateou fogo em documentos pessoais da família.

Durante o episódio de violência, o autor agrediu a companheira com golpes no braço. Ao tentar defender a mãe, o filho da vítima, de apenas 11 anos, também foi agredido pelo autor com um ventilador, sofrendo golpes na cabeça e ameaças de morte.

De posse das características do suspeito, os policiais iniciaram diligências imediatas, localizando o agressor na Rua Major Heliodoro Rodrigues. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por lesão corporal, dano, ameaça e descumprimento de Medida Protetiva de Urgência.

A ação faz parte da “Operação Thémis”, que intensifica o policiamento e a fiscalização de medidas protetivas em todo o Estado.

(*) Assessoria de Comunicação Social do 13º BPM

Guerra eleva preço da ureia e reacende debate sobre fábrica de fertilizantes UFN-3 parada há mais de 10 anos

0

A situação reacende preocupação com custo de produção agrícola e expõe abandono da fábrica da UFN3 em Três Lagoas, que segue parada; Quando concluída, será a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados da América Latina

Por: Nathália Santos

A escalada da guerra envolvendo o Irã no Oriente Médio já começa a provocar reflexos diretos no agronegócio global e brasileiro. Um dos sinais mais claros desse impacto é a disparada nos preços da ureia, fertilizante essencial para a produção agrícola, e a redução nas negociações no mercado internacional.

Dados recentes do mercado mostram que a ureia granulada passou a ser negociada entre US$ 500 e US$ 550 por tonelada, acima do patamar de US$ 475 a US$ 485 registrado poucos dias antes, refletindo o aumento das tensões geopolíticas e o risco de interrupções nas rotas marítimas de exportação.

O aumento ocorre em meio às incertezas sobre o fluxo de mercadorias na região do Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, rota estratégica para o comércio global de energia e fertilizantes. Caso o conflito se prolongue e as rotas comerciais sejam afetadas, especialistas alertam que o impacto pode ir além do custo dos combustíveis e atingir também os preços dos alimentos.

FERTILIZANTES NO CENTRO DA CRISE

A ureia é um dos fertilizantes nitrogenados mais utilizados na agricultura moderna. O produto é aplicado em diversas culturas importantes para o Brasil, como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão.

Grande parte da produção mundial desse insumo está concentrada justamente no Oriente Médio, região que hoje enfrenta tensões militares. O temor de interrupções no transporte marítimo e nas exportações tem levado compradores e vendedores a reduzir negociações enquanto aguardam maior clareza sobre o cenário internacional.

No caso brasileiro, o impacto tende a ser ainda mais sensível. O país depende fortemente da importação de fertilizantes, o que o deixa vulnerável a oscilações geopolíticas e logísticas. Uma crise prolongada pode elevar os custos de produção no campo e, consequentemente, pressionar o preço final dos alimentos ao consumidor.

DEPENDÊNCIA EXTERNA EXPÕE GARGALO NO BRASIL

Guerra eleva preço da ureia e reacende debate sobre fábrica de fertilizantes UFN-3 parada há mais de 10 anos
Abandono da fábrica da UFN3 em Três Lagoas, que segue parada há mais de 10 anos (Foto: Perfil News)

A situação reacende o debate sobre a dependência brasileira de fertilizantes importados. Um exemplo simbólico dessa fragilidade é a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3, a UFN-3, localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

A obra da fábrica foi iniciada em 2011 e acabou paralisada em 2014. Desde então, o projeto permanece incompleto há mais de uma década.

Quando concluída, a planta terá capacidade para produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia por ano, além de aproximadamente 70 mil toneladas de amônia, matéria-prima usada na fabricação de fertilizantes nitrogenados.

A unidade é considerada estratégica porque poderia reduzir parte da dependência brasileira de importações. O Brasil consome milhões de toneladas de ureia por ano e uma parcela significativa desse volume vem do exterior.

RETOMADA DA OBRA VOLTA AO DEBATE

Nos últimos meses voltaram a circular informações sobre a possibilidade de retomada das obras da UFN-3 ainda no primeiro semestre deste ano. Caso o projeto avance, a fábrica poderá ajudar a ampliar a produção nacional de fertilizantes nitrogenados.

Em abril de 2024, o então presidente da Petrobras, Jean Paul Prattes, visitou a planta e informou que serão necessários R$ 5 bilhões em investimentos para concluir a obra, com expectativa de início de operação em 2028.

O modelo atual prevê a produção de 3,6 mil toneladas diárias de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia, consumindo 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Quando concluída, será a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados da América Latina.

Polícia Militar intensifica fiscalização e realiza prisões por descumprimento de Medidas Protetivas em Paranaíba

0
Foto: PM-MS

No âmbito da “Operação Thémis”, que visa o combate rigoroso à violência doméstica e familiar contra grupos vulneráveis, o 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) realizou importantes intervenções na última sexta-feira (6), resultando no encaminhamento de envolvidos à Delegacia de Polícia Civil por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU).

No início da tarde, uma equipe da Rádio Patrulha (RP-2) foi acionada via COPOM para atender um descumprimento de MPU na Rua Geraldo R. de Brito. A ordem judicial determinava o afastamento de um indivíduo em relação a uma pessoa idosa. Ao chegarem ao local, os policiais localizaram o autor nas proximidades da residência da vítima. O homem foi abordado e detido em flagrante, sendo conduzido ao Distrito Policial para o devido registro e providências da autoridade policial.

Em outra ação, na manhã do mesmo dia, a equipe de Rádio Patrulha (RP-1) atendeu uma ocorrência complexa envolvendo agressões físicas e descumprimento de MPU na Rua Maria Cândida de Freitas. A Polícia Militar foi acionada após o Corpo de Bombeiros encaminhar uma mulher à Santa Casa com ferimentos na região da cabeça e membros.

A ocorrência apresentou versões conflitantes entre as partes, envolvendo denúncias de invasão de domicílio e agressões mútuas com uso de objetos metálicos. Diante da vigência de medidas protetivas e das lesões apresentadas por todos os envolvidos, a Polícia Militar realizou a condução dos autores à Delegacia, onde foram apresentados para que os fatos sejam esclarecidos através do inquérito policial e análise de câmeras de monitoramento.

A “Operação Thémis” segue com patrulhamento reforçado e fiscalização ativa em Paranaíba. O Comando do 13º BPM reitera que a Polícia Militar está atenta e vigilante no cumprimento das ordens judiciais, garantindo que as vítimas de violência doméstica tenham sua integridade protegida e que os infratores sejam responsabilizados conforme o rigor da lei.

(*) Assessoria de Comunicação Social do 13º BPM / CPA-2

Polícia Civil prende pai e filho duas vezes em 48 horas por receptação de bovinos em Nova Andradina

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Nova Andradina, prendeu novamente dois homens — pai e filho, de 60 e 34 anos — suspeitos de envolvimento no crime de receptação de animais provenientes de abigeato.

Os autores haviam sido presos em flagrante no dia 5 de março, após diligências realizadas na zona rural do município que resultaram na localização de bovinos de origem ilícita em propriedade rural vinculada aos investigados.

No dia 6 de março, sobreveio decisão do Juiz de Garantias colocando os investigados em liberdade, mediante imposição de medidas cautelares, dentre elas o monitoramento eletrônico.

Entretanto, no sábado, dia 7, a equipe da SIG de Nova Andradina, com apoio de fiscais da IAGRO, voltou a realizar diligências na região do Assentamento Teijin, ocasião em que os suspeitos foram novamente presos em flagrante, sendo encontrados ocultando animais provenientes de crime em área rural ligada à família.

Durante a fiscalização realizada nas propriedades, foram constatadas irregularidades nas marcas dos bovinos, sendo identificada sobreposição e adulteração de marcação, prática utilizada para dificultar a identificação da origem dos animais e ocultar sua procedência ilícita.

As investigações apontam que os autores atuavam de forma estruturada no esquema criminoso. Conforme apurado, eles abordavam funcionários de fazendas da região, que eram aliciados para realizar o furto de animais diretamente dos rebanhos. Após a separação do gado furtado nas propriedades rurais, os próprios investigados realizavam o embarque dos animais e os transportavam até lotes localizados no Assentamento Teijin.

No local, os bovinos tinham suas marcas de origem borradas por meio da aplicação de uma marca não registrada junto à IAGRO, sendo posteriormente realizada nova marcação com marca pertencente à família, com o objetivo de dificultar a identificação da procedência dos animais.

A Polícia Civil continua realizando diligências e já localizou outros animais receptados pelos investigados. As apurações indicam que os autores podem ter receptado mais de 70 bovinos provenientes de furtos na região.

Os investigados já respondiam a outros inquéritos policiais relacionados a crimes semelhantes e vinham sendo investigados pela Polícia Civil.

A autoridade policial novamente representou pela prisão preventiva dos autores, que permanecem custodiados na Delegacia de Polícia à disposição da Justiça.

Polícia Civil elucida homicídio ocorrido em Campo Grande e prende um dos autores em flagrante

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Grupo de Operações e Investigações (GOI), esclareceu em poucas horas um homicídio ocorrido na manhã do último domingo (8), na Rua Dona Carlota, bairro Vila Piratininga, em Campo Grande.

Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe do GOI deslocou-se imediatamente ao local e iniciou diligências investigativas para identificar os responsáveis pela morte de Isaac Ferreira da Silva, de 41 anos, encontrado sem vida após sofrer violentas agressões em via pública. 

Com base em levantamentos realizados no local, análise de imagens de câmeras de segurança e coleta de informações com testemunhas, os investigadores conseguiram identificar e qualificar rapidamente os autores do crime, que haviam se envolvido em uma discussão com a vítima momentos antes das agressões. Os policiais civis localizaram e prenderam em flagrante L.R.J. (21), apontado como um dos envolvidos nas agressões que culminaram na morte da vítima. 

Os outros dois envolvidos também foram devidamente identificados e qualificados pela equipe policial e as equipes permanecem em busca para localiza-los e prendê-los. De acordo com as investigações preliminares, a vítima passou a ser agredida pelo grupo com objetos contundentes, como pedaços de madeira, pedras e garrafas, sofrendo diversos golpes, especialmente na região da cabeça. 

A rápida atuação do GOI permitiu a identificação dos autores, a prisão em flagrante de um dos envolvidos e o esclarecimento do homicídio poucas horas após sua ocorrência, demonstrando a pronta resposta da Polícia Civil no combate a crimes violentos.

MS Florestal abre vagas para trainees em Água Clara, com entrevistas no dia 14 de março

0
Foto: Divulgação

Além de entrevistas a empresa fará uma exposição de maquinários na praça do município de 11 a 13 de março

A MS Florestal, empresa sul-mato-grossense do Grupo RGE, anuncia a abertura de um novo ciclo de contratações voltado para a formação de profissionais no município de Água Clara. As vagas são para Operador Trainee e Mecânico e o programa é direcionado a candidatos que possam residir em Água Clara. Como parte das ações de mobilização, a empresa promoverá uma exposição presencial de máquinas Harvester nos dias 11, 12 e 13 de março na praça do município, facilitando o acesso da comunidade às informações e aproximando a comunidade à realidade da silvicultura.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem possuir ensino fundamental completo, CNH categoria B (podendo ser a provisória) e disponibilidade para trabalhar em turnos, escalas e viagens. Para as vagas de mecânico, são valorizadas noções básicas em manutenção diesel, máquinas pesadas ou curso técnico na área, enquanto para a operação, é desejável, mas não obrigatório, experiência prévia com máquinas como tratores de pneus ou esteiras.

Os candidatos aprovados serão contratados como Trainee pela MS Florestal e deverão ter disponibilidade integral para participar do programa de capacitação.

Com um quadro superior a 2,3 mil colaboradores diretos no estado, a MS Florestal oferece um dos pacotes de benefícios mais competitivos do setor, incluindo planos médico e odontológico, auxílio farmácia, seguro de vida, cartão alimentação, refeição no local, participação nos lucros (PLR) e suporte ao bem-estar via programas como o Wellhub e o Levemente.

Auxiliar de Serviços Gerais em Viveiro

Além das oportunidades de formação técnica, a MS Florestal está com um processo seletivo aberto para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais no viveiro, também em Água Clara. Para essa vaga, os interessados devem comparecer para entrevistas presenciais no dia 10 de março de 2026, das 08h às 11h, no escritório da empresa localizado na Rua Gabriel Ferreira Domingues, 355.

Para as vagas de Operador Trainee e Mecânico, cadastrar currículo no link: http://forms.gle/a2i1b15aHsU7f6cUA.

Para a vaga de Auxiliar de Serviços Gerais no viveiro, enviar currículo no WhatsApp: (67) 99963-5230

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com.

Da olaria à liderança na Suzano: a trajetória de Mônica Catânia que revela o poder transformador do setor de celulose

0


Criada na zona rural e acostumada desde cedo ao trabalho duro, Mônica Catânia venceu desafios, investiu nos estudos e, após 18 anos no setor de celulose, chegou à chefia de um importante setor da Suzano, em Três Lagoas, tornando-se exemplo de ascensão profissional e inspiração para novas gerações

A trajetória de Mônica Catânia, atual gerente de Recursos Humanos da unidade da Suzano em Três Lagoas, é daquelas histórias que mostram que o ponto de partida não determina o destino de ninguém. Criada em uma família simples, acostumada desde cedo ao trabalho duro na zona rural, ela transformou desafios em oportunidades e, após quase duas décadas de dedicação ao setor de celulose, tornou-se exemplo de ascensão profissional e inspiração para muitas pessoas.

Da olaria à liderança na Suzano: a trajetória de Mônica Catânia que revela o poder transformador do setor de celulose

Natural de Três Lagoas, Mônica cresceu acompanhando de perto o esforço dos pais, que trabalhavam em uma olaria, moldando tijolos sob o sol forte para garantir o sustento da família. A infância também foi marcada pelas estradas de terra e pelas fazendas onde viveu parte da vida, cenário que ajudou a construir o espírito de responsabilidade, perseverança e coragem que hoje define sua trajetória.

Filha de trabalhadores simples, ela estudou toda a vida em escolas públicas. Desde cedo compreendeu que o conhecimento seria a principal ferramenta para mudar sua realidade. Com dedicação e disciplina, conquistou uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde se formou em Administração — o primeiro grande passo rumo a uma carreira que viria a ser construída degrau por degrau.

Uma carreira construída passo a passo

A entrada no setor de celulose aconteceu há 18 anos, quando Mônica iniciou sua trajetória como estagiária na antiga International Paper. Ali começou um processo de aprendizado contínuo que moldaria sua carreira.

Com dedicação e vontade de crescer, ela passou por diversas etapas profissionais: assistente, analista júnior, analista pleno, analista sênior e consultora, até chegar ao cargo de liderança que ocupa atualmente na Suzano, uma das maiores empresas do setor de celulose do mundo.

Da olaria à liderança na Suzano: a trajetória de Mônica Catânia que revela o poder transformador do setor de celulose

Para ela, a origem humilde nunca foi um obstáculo, mas sim um combustível.

“Eu sou uma menininha matutinha, criada na zona rural. Se eu deixasse o meio em que vivi me limitar, não estaria aqui hoje. É você quem diz onde quer chegar, não o seu ponto de partida”

Um reencontro emocionante com as próprias raízes

Um dos momentos mais marcantes de sua carreira aconteceu durante uma visita técnica às áreas florestais da Suzano. Ao chegar em duas fazendas da região, Mônica percebeu que estava pisando exatamente nas terras onde havia vivido parte da infância.

A emoção foi imediata. “Passou um filme na cabeça. Eu me emocionei, chorei. Foi ali que construí parte da minha história.”

Aquele momento simbolizou um ciclo completo: o mesmo campo que antes representava o trabalho árduo da família agora fazia parte de sua trajetória profissional em uma posição de liderança.

O setor que transformou uma família inteira

A história de Mônica também demonstra como o setor de celulose se tornou um motor de transformação social em Três Lagoas e em todo o Mato Grosso do Sul. Inspirados por sua trajetória, praticamente toda a família acabou ingressando no segmento.

Hoje, o pai trabalha como motorista de tri-trem, a mãe atua em viveiros de mudas, a irmã segue carreira na área de logística e o irmão atua no setor florestal.

Segundo ela, a celulose trouxe estabilidade, dignidade e novas perspectivas para todos. “A celulose me proporcionou muitas coisas: minha casa, meu carro, estabilidade financeira. Mas, mais do que isso, me deu oportunidade de crescer.”

Mônica é casada e, por enquanto, não tem filhos, dedicando-se intensamente à carreira e à gestão de pessoas em uma operação que envolve milhares de trabalhadores.

A força da mulher que rompe barreiras

A trajetória de Mônica também representa a força da mulher que, mesmo vindo de um contexto simples e de um setor historicamente masculino, conquistou espaço e respeito por meio da competência.

Da olaria à liderança na Suzano: a trajetória de Mônica Catânia que revela o poder transformador do setor de celulose

Ela conta que, no início da carreira, havia menos mulheres no ambiente industrial, mas isso nunca foi um fator limitante.

“Talvez eu não visse tantas mulheres ao redor no começo, mas nunca me senti impedida de crescer. Sempre procurei fazer bem o meu trabalho e ser um exemplo para que outras mulheres também ocupem esses espaços.”

Sua história mostra que a determinação feminina pode romper barreiras e abrir caminhos para novas gerações.

Suzano e a valorização das pessoas

Para Mônica, parte importante de sua trajetória também se deve ao ambiente corporativo que encontrou ao longo da carreira. A Suzano, empresa onde atua atualmente, é reconhecida pela valorização de seus colaboradores e pela criação de oportunidades reais de crescimento.

Na unidade de Três Lagoas, mais de 80% das posições são preenchidas por profissionais que já fazem parte da própria organização, o que demonstra a força da valorização interna.

Além disso, a empresa investe constantemente na qualificação de trabalhadores por meio de parcerias com instituições como SESI e SENAI, ampliando o acesso à formação técnica e profissional.

Hoje, Mônica participa diretamente da gestão de pessoas de uma força de trabalho que reúne milhares de colaboradores diretos e terceiros, contribuindo para o desenvolvimento de talentos locais.

Três Lagoas e a transformação econômica

Ao longo de sua vida, Mônica acompanhou de perto a transformação econômica de Três Lagoas com a chegada das grandes indústrias de celulose. O município, que antes tinha uma economia mais restrita, tornou-se um dos principais polos mundiais do setor.

“O sentimento que eu tenho hoje é de muito orgulho. O setor trouxe uma transformação enorme para a cidade e continua gerando oportunidades.”

Segundo ela, a evolução da mão de obra local também é evidente, impulsionada por programas de qualificação e pela presença de instituições de ensino técnico e superior.

Fé, coragem e protagonismo

Pessoa de fé, Mônica acredita que sua história é resultado da combinação entre esforço pessoal, oportunidades e espiritualidade.

“Eu acredito que Deus tem uma história para cada um de nós. Mas também acredito que precisamos fazer a nossa parte.”

Para quem está desanimado ou acredita que não há espaço para crescer, ela deixa um conselho direto e inspirador: “Não deixe que o meio onde você vive limite quem você pode ser.”

Segundo ela, três pilares são fundamentais para construir uma carreira sólida:

  • protagonismo
  • qualificação
  • coragem para aproveitar oportunidades

“Não adianta esperar cair do céu. Precisa buscar.”

Uma história que inspira

Da menina criada entre o barro das olarias e as estradas de terra da zona rural à gerente de Recursos Humanos de uma das maiores empresas do setor de celulose do mundo, Mônica Catânia representa muito mais do que uma trajetória profissional de sucesso.

Ela simboliza a força da mulher brasileira, a importância da educação, o valor da determinação e as oportunidades que surgem quando empresas e trabalhadores caminham juntos.

Sua história mostra que, com preparo, coragem e responsabilidade, é possível subir — degrau por degrau — e transformar sonhos em realidade. E que o setor de celulose, especialmente em cidades como Três Lagoas, continua sendo uma porta aberta para quem deseja construir um futuro melhor.

Mato Grosso do Sul soma mais de 52 mil atendimentos em práticas integrativas no SUS entre 2024 e 2025

0
Foto: Divulgação SES

Em dois anos, MS ultrapassa 50 mil atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares na rede pública

Mato Grosso do Sul registrou mais de 52 mil atendimentos em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no SUS (Sistema Único de Saúde) entre janeiro de 2024 e novembro de 2025. Entre os serviços ofertados na rede pública estão práticas como acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia e outras terapias integrativas. Os dados são da SAPS/MS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde), extraídos do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica).

No período analisado, foram contabilizados 20.831 procedimentos entre janeiro e novembro de 2024 e 31.874 atendimentos no mesmo intervalo de 2025, totalizando 52.705 registros no sistema nacional de monitoramento da Atenção Primária.

Com o avanço na oferta e no registro desses atendimentos, o Estado de Mato Grosso do Sul ocupa atualmente o 3º lugar no ranking nacional da taxa de atendimentos cadastrados na APS (Atenção Primária à Saúde).

Crescimento dos atendimentos

Entre as práticas mais registradas no Estado, a auriculoterapia lidera o volume de atendimentos. Em 2024, foram contabilizados 14.165 procedimentos, seguida pela acupuntura com inserção (2.810), aromaterapia (1.134), acupuntura com ventosa ou moxa (571) e eletroestimulação (387).

Também foram registrados atendimentos em cromoterapia (296), geoterapia (157), musicoterapia (148), antroposofia aplicada (92), massoterapia (62), constelação familiar (58) e osteopatia (49).

Em 2025, os registros mantiveram tendência de crescimento, com destaque para auriculoterapia (21.742), acupuntura com inserção (4.285), aromaterapia (2.517), MTC – medicina tradicional chinesa (1.051), acupuntura com ventosa ou moxa (627) e yoga (40).

Municípios ampliam oferta

Entre os municípios com maior volume de atendimentos em 2024 estão Campo Grande, Aquidauana, Jateí, Dourados e Corumbá. Já em 2025, além da capital, cidades como Terenos, Rio Brilhante e Três Lagoas ampliaram significativamente a oferta dessas práticas na Atenção Primária.

Somente em Campo Grande foram registrados 7.412 atendimentos em auriculoterapia em 2024. Em 2025, o município contabilizou 10.703 procedimentos na mesma prática, além de 1.372 atendimentos em acupuntura com inserção.

Formação voltada à Atenção Primária

Em Mato Grosso do Sul, as capacitações promovidas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) são direcionadas exclusivamente a médicos da Atenção Primária, especialmente aqueles vinculados às Unidades de Saúde da Família. A proposta é incorporar a acupuntura como ferramenta de cuidado integral, humanizado e complementar ao tratamento convencional.

A formação é realizada em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e inclui etapas presenciais e remotas, fortalecendo a qualificação técnica dos profissionais da rede pública.

A responsável pela área técnica das PICS na SES, Patrícia Mecatti, explica que a ampliação da oferta integra uma política estruturada de saúde pública. “O investimento nas Práticas Integrativas tem como foco a redução da dor crônica, a melhoria da qualidade de vida e a desmedicalização dos usuários do SUS. Em Mato Grosso do Sul, trabalhamos para que, até 2027, pelo menos 70% dos municípios ofertem ao menos uma prática integrativa à população”, destaca.

Regulamentação fortalece expansão da prática

A expansão da acupuntura no país ocorre em paralelo à regulamentação nacional da atividade. Em 13 de janeiro de 2026, foi publicada a Lei nº 15.345/2026, que regulamenta o exercício profissional da acupuntura no Brasil, estabelecendo critérios de formação, reconhecimento profissional e exigência de qualificação específica para atuação.

Com a nova legislação federal, a prática passa a contar com regras claras para o exercício profissional, garantindo segurança aos pacientes e respaldo técnico aos profissionais habilitados. A norma reconhece a atuação multiprofissional, exige formação específica ou especialização reconhecida e prevê critérios para validação de diplomas estrangeiros.

A regulamentação também contribui para ampliar o acesso à prática no SUS, fortalecendo a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), vigente desde 2006.

André Lima, Comunicação SES

Morre motociclista encontrado caído na saída do Rodoanel, em Ponta Porã

0
Foto: Divulgação

Arcibanez Macena Gonçalves, que completaria 48 anos na próxima terça-feira (10), foi identificado como sendo o motociclista que morreu na manhã do último domingo (8) ao se acidentar em uma via de acesso ao Rodoanel de Ponta Porã.

O corpo dele foi encontrado por populares e policiais militares foram até o local e constaram que ele estava morto. Arcibanez apresentava vários ferimentos pelo corpo e apesar de estar de capacete a cabeça também foi atingida na queda e tinha sangramento.

Peritos da Polícia Cientifica e a Polícia Civil foram até o local, fizeram os levantamentos e o corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Porã. As causas do acidente são investigadas.

(*) Ponta Porã News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.