10.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 165

Governo de Mato Grosso do Sul fortalece protagonismo feminino com cursos exclusivos para servidoras

0
Foto: Comunicação Escolagov

A rotina no serviço público é intensa. Entre prazos apertados, decisões estratégicas e responsabilidades que impactam milhares de pessoas, há mulheres que equilibram liderança e escuta, firmeza e sensibilidade, técnica e humanidade. São elas que também organizam fluxos, constroem soluções e sustentam, com competência e dedicação, a engrenagem que mantém o Estado em movimento.

Foi pensando nelas que o Governo do Estado, por meio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), lançou uma programação especial de capacitações para o Mês da Mulher com formações que vão além do currículo, fortalecem identidade, liderança e a atuação feminina.

Dentro dessa proposta, a Escolagov oferece três cursos exclusivos para servidoras, com foco no fortalecimento da liderança, da inteligência emocional e da comunicação. São oportunidades para ampliar a autoconfiança, consolidar o posicionamento profissional e avançar nos espaços de decisão no serviço público.

Os impactos da iniciativa podem ser percebidos na trajetória de servidoras que já participaram de formações voltadas ao protagonismo feminino. Com 26 anos de serviço público, a coordenadora de Análise de Contas da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), Paula Helena Ribeira Arevalo Furtado, conta que a motivação para participar da capacitação foi pessoal e profissional.

“O que me motivou foi o desejo de me reconectar comigo mesma enquanto servidora pública e enquanto mulher. Muitas vezes a rotina nos engole e a gente vai apenas ‘cumprindo tarefas’. Essa formação apareceu como uma oportunidade de pausa consciente: para refletir sobre trajetória, propósito, liderança e o lugar que ocupamos no serviço público.”

Ao refletir sobre os encontros, Paula destaca que a formação ultrapassou o campo profissional e alcançou dimensões pessoais. “Despertou emoção, coragem e esperança. Em alguns momentos foi impossível não se emocionar, porque o curso nos convida a acessar partes de nós que ficam adormecidas pela rotina. Também despertou orgulho da minha trajetória e da mulher que estou me tornando.”

Sobre a vivência com as demais participantes, ela define a experiência como enriquecedora. “Estar ao lado de outras servidoras, com histórias e realidades diferentes, mas com desafios tão parecidos, criou um ambiente de troca genuína. Houve acolhimento, identificação e aprendizado coletivo. A gente percebe que não está sozinha, e isso fortalece.”

Questionada sobre o principal legado do curso, ela aponta uma nova compreensão sobre liderança. “Aprendi que protagonismo não é ocupar todos os espaços, mas ocupar o espaço certo, com intenção, responsabilidade e autenticidade. Liderar também é saber quando falar, quando ouvir e quando agir.”

A trajetória da servidora Karla Bethânia Ledesma de Nadai também reforça a dimensão transformadora da formação. Com duas décadas de atuação no serviço público na área da Agricultura Familiar, Agroecologia e Meio Ambiente e, atualmente, como secretária-executiva do setor, na Sermadesc (Secretaria de Estado de Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), ela conta que a capacitação provocou mudanças significativas em sua postura profissional e também em sua vida pessoal.

Segundo Karla, um dos primeiros impactos foi na forma como passou a se enxergar e se posicionar. A formação a ajudou trabalhar aspectos como imagem, postura e comunicação, além de enfrentar sentimentos comuns a muitas mulheres, como a chamada “síndrome da impostora”. Para ela, o curso também trouxe reflexões importantes sobre a sobrecarga feminina, que envolve trabalho, família e cuidados pessoais.

“O curso trouxe mudanças importantes na forma como passei a me enxergar e posicionar, desde a minha imagem e postura até a maneira de comunicar. Também ajudou a refletir sobre desafios que muitas mulheres enfrentam, como a síndrome da impostora e a sobrecarga de conciliar trabalho, família e o cuidado com a própria saúde, inclusive a saúde mental”, ressalta Karla.

Ela destaca que o fortalecimento da autoconfiança foi um dos maiores ganhos. Ao perceber que inseguranças e dúvidas eram compartilhadas por outras mulheres, sentiu-se mais segura para assumir sua identidade nos espaços profissionais. Mudanças na forma de se vestir e de se portar refletiram diretamente na maneira como passou a ser percebida no ambiente de trabalho. “As pessoas passam a te ouvir mais, porque passam a te admirar. Isso fez toda a diferença”, afirma.

Karla acredita que esse processo também contribuiu para sua ascensão profissional. Após a formação, foi convidada a assumir um cargo de gestão. “Tenho certeza que essa transformação contribuiu para que eu estivesse preparada quando a oportunidade surgiu”, avalia.

Ao analisar a iniciativa, a servidora é enfática ao afirmar que o investimento na formação gera resultados concretos. “Eu sou prova viva de que, quando o Estado investe e olha para suas servidoras, as respostas aparecem. Durante o curso, vi o comprometimento e a entrega de muitas colegas, com depoimentos e experiências muito marcantes. São encontros que realmente transformam. Tenho certeza de que ninguém saiu da mesma forma que entrou. Quando o Estado oportuniza esse tipo de formação, ele é o maior ganhador. E quando o Estado ganha, o cidadão também ganha, com mais qualidade no serviço público”, destaca.

Para a servidora, o impacto é amplo: alcança a autoestima, o comprometimento, a qualidade do trabalho e o despertar de potencialidades muitas vezes adormecidas pela rotina. Iniciativas como essa, segundo ela, fortalecem o propósito do serviço público e reafirmam a missão de servir.

Ao final, Karla transforma sua vivência em um convite direto às mulheres servidoras, lembrando que as inscrições para novas formações estão abertas neste Mês da Mulher. “Agora que há essa oportunidade de participar de um curso como esse, com inscrições abertas, agarrem com todas as forças. Precisamos desses momentos para olhar para dentro, para o nosso trabalho, para a nossa trajetória e também para nós mesmas, como mulheres, profissionais e cidadãs.”

Para ela, a experiência provoca mudanças reais. “São espaços de troca e reflexão que mexem com a gente por dentro e acabam refletindo de forma positiva na nossa ascensão profissional, na nossa conduta e também na nossa vida pessoal”, conclui.

Capacitações

  • O curso “Agora é com Elas: Protagonismo Feminino e Liderança no Setor Público” (16 horas) propõe fortalecer o protagonismo feminino a partir do desenvolvimento de competências em liderança, gestão de pessoas e autoconfiança, ampliando a atuação qualificada das mulheres nos espaços institucionais e de tomada de decisão. O curso é divido em dois módulos. O Módulo I, “Lideranças do Presente: Gestão Estratégica de Pessoas”, será realizado em 11 de março, com a instrutora Tania Isabel Vendas Tanus. Já o Módulo II, “Fortalecendo Lideranças: Autoconfiança e Protagonismo Feminino”, acontece em 18 de março, sob condução de Eliane Arruda do Nascimento. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3924.
  • Outra formação é o “Mulheres em Foco: Inteligência Emocional e Posicionamento Profissional” (16 horas), que promove o desenvolvimento integral das participantes por meio do fortalecimento do autocuidado estratégico, da inteligência emocional e da comunicação profissional. O curso será dividido em dois módulos: “Presença Feminina: Imagem, Comunicação e Postura Profissional” (13 de março), ministrado por Milena Cássia, e “Você no Comando: Inteligência Emocional para a Liderança Feminina” (20 de março), com Claudia Teruel Bergamo. Inscrições: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3923.
  • Fechando a programação, o curso “Voz que Lidera – Oratória para Mulheres” (16 horas), que acontecerá nos dias 19 e 26 de março, é voltado ao desenvolvimento da comunicação oral e da expressão pública, com foco em clareza, segurança, argumentação e postura comunicacional. A proposta é ampliar a presença feminina qualificada nos espaços institucionais e de liderança. A formação será conduzida por Caroline Touro Beluque. Inscrições pelo link: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3924.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

19ª Corrida Feminina celebra o Dia Internacional da Mulher neste domingo em Campo Grande

0
Foto: Daniel Reino/Setesc

Competição integra a 4ª edição do Festival de Verão no Parque das Nações Indígenas

A 4ª edição do Festival de Verão acontece neste domingo (8) e promete movimentar o Parque das Nações Indígenas, das 7h às 11h. Com uma programação gratuita e distribuída por diferentes pontos do parque, o evento organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), convida a população para uma manhã dedicada ao esporte, ao lazer e à convivência ao ar livre. A abertura oficial da programação será com a 19ª edição da Corrida e Caminhada Feminina, organizada pela MR Sports. A prova integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

A programação começa justamente com a 19ª Corrida e Caminhada Feminina. A largada está prevista para as 7h, com a participação de cerca de 900 atletas. A prova contará com classificação geral e por faixa etária, além da premiação com troféus para as melhores colocadas.

19ª Corrida Feminina celebra o Dia Internacional da Mulher neste domingo em Campo Grande
Elaine Siqueira, campeã da edição de 2025 em sua faixa etária. (Foto: Divulgação)

Elaine Siqueira Hernandes, de 58 anos, é educadora física e corre há 24 anos. Com uma longa trajetória nas provas de rua, ela fala com entusiasmo sobre a experiência que acumulou ao longo do tempo.

“Já participei muitas vezes da Corrida Feminina e também de diversas meias maratonas, já até perdi as contas. Ao longo desses anos, conquistei muitos troféus. Agora estou treinando para a minha terceira maratona, que será em Lima, no dia 24 de maio. Minha história com a corrida é marcada por prazer, alegria e liberdade. Correr é sentir-se feliz, superar limites, enfrentar desafios e sentir o coração bater mais forte. É o que me faz sentir viva e forte.”

Outra partipante é Lilia Moreno, de 30 anos, é enfermeira e marca presença pela segunda vez na Corrida Feminina.

“Comecei a correr em 2023 quando estava participando de um processo seletivo e neste processo tinha corrida. Foi meu primeiro contato, comecei a correr e gostei. O esporte é um divisor de águas na vida de quem pratica, de quem gosta, é alívio para os dias ruins, é momento de pensar e refletir na vida. A corrida traz inúmeros benefícios, com certeza a estética é uma parte importante, você se sentir bem, se sentir saudável e bonita deixa qualquer mulher confiante”.

Yasmin Calado, de 19 anos, estudante de odontologia, também está inscrita na competição.

“Comecei a correr durante meu processo de emagrecimento e também por influência de outras pessoas. No entanto, acabei me apaixonando pelo processo e, hoje, corro não por estética, mas por amor ao esporte. Entrei em uma assessoria esportiva e, desde então, passei a gostar ainda mais de participar de provas e de me desafiar constantemente. A corrida nos desafia, muda nossos pensamentos e nos faz superar limites. Para mim, ela transformou e continua transformando minha vida a cada dia.”

Festival de Verão

Mais do que um encontro esportivo, o festival marca a abertura de uma agenda extensa de atividades que será desenvolvida ao longo do ano pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). A proposta inclui ações recreativas, práticas esportivas e competições na capital e em municípios do interior, ampliando o acesso ao esporte e incentivando a participação da comunidade em diversas regiões do Estado. O Festival de Verão contará com uma apresentação especial do cantor Robertinho Meneses, ex-integrante do grupo Feitiço Moleque.

A iniciativa reúne mais de 65 parceiros e oferece uma variedade de modalidades para todos os públicos, como fit dance, ritbox, calistenia, yoga, yoga em tecido acrobático, ciclismo, corrida de orientação, skate, patinação, kung fu, karatê, wrestling (luta olímpica), capoeira, entre outras.

O evento contará ainda com estandes informativos de instituições como a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), CHOQUE (Batalhão de Polícia de Choque), CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), SES (Secretaria de Estado de Saúde), entre outros órgãos parceiros.

O Festival de Verão acontecerá no Parque das Nações Indígenas a partir das 7h da manhã. A entrada será pelo Portão Guató. Endereço: Av. Afonso Pena, s/n – Centro, Campo Grande

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Simpósio de Saúde Única abre prazo para submissão de trabalhos científicos em MS

0
Foto: Arquivo SES

Cinco melhores resumos selecionados para apresentação oral terão passagens e diárias custeadas pelo evento

Estão abertas as inscrições e a submissão de resumos para o IV Simpósio de Saúde Única, que será realizado nos dias 12 e 13 de maio de 2026, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, em formato presencial. Os interessados podem enviar trabalhos até o dia 31 de março de 2026.

A proposta é reunir pesquisas, relatos de experiência e iniciativas alinhadas à abordagem “One Health – Saúde Única”, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental. O simpósio é voltado a profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e ciência.

Como forma de incentivar a participação científica, os cinco primeiros trabalhos selecionados para apresentação oral terão passagens e diárias integralmente custeadas pelo evento.

Integração científica e inovação

O encontro busca fortalecer a governança intersetorial e promover a troca de experiências sobre práticas inovadoras voltadas à promoção da saúde e à sustentabilidade, reunindo especialistas e instituições que atuam com a abordagem de Saúde Única.

Para a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a iniciativa reforça a importância da integração entre diferentes setores na construção de políticas públicas mais eficazes. “A abordagem de Saúde Única amplia a capacidade de resposta ao integrar conhecimento científico, gestão pública e atuação intersetorial. O simpósio fortalece essa governança e estimula a produção de soluções aplicadas à realidade”, afirma.

A coordenadora de Saúde Única, Danila Frias, destaca que o evento consolida Mato Grosso do Sul como espaço de articulação técnica e científica no tema. “A Saúde Única depende da cooperação entre áreas do conhecimento e instituições. O simpósio cria um ambiente estratégico para essa conexão, incentivando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de práticas inovadoras”, ressalta.

Inscrições

As inscrições e a submissão de trabalhos devem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/iv-symposium-one-health-saude-unica-688580/.

André Lima, Comunicação SES

Agendão: Festival de Verão, espetáculos teatrais e feiras culturais animam o fim de semana em MS

0
Foto: Lucas Castro

O fim de semana em Mato Grosso do Sul reúne uma programação diversificada de cultura, lazer e eventos comunitários. O Agendão chega com opções que vão do esporte e das artes cênicas às feiras criativas e celebrações regionais. Entre os destaques na Capital está o Festival de Verão, realizado no Parque das Nações Indígenas, que reúne atividades esportivas e recreativas como yoga, capoeira, canoagem, skate, corrida, funcional e outras práticas abertas ao público. 

A agenda cultural também inclui espetáculos de teatro e dança, como “Código Genético”, “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, “Estudos para Não Fazer a Mesma Coisa”, “Tesoura” e o infantil “Tin Do Lê Lê”, que ocupam diferentes espaços culturais da capital ao longo do fim de semana.

As feiras de economia criativa e convivência cultural também movimentam Campo Grande, com edições da Ziriguidum, da tradicional Feira da Praça Bolívia, da Arte com Missão, da Feira Cultural do Coopharádio, da Feira do Panamá e da Mixturô, reunindo gastronomia, artesanato, música e atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher. 

No interior, a programação inclui a Festa do Pequi, no distrito de Camisão, em Aquidauana, o Encontro Estadual de Laço Comprido em Camapuã, o evento de pesca Anzol Delas em Sidrolândia e atividades comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher em Caracol. 

A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) listam os principais eventos do fim de semana. Confira:

SEXTA-FEIRA (6)

Em Campo Grande:

  • Espetáculo “Código Genético” – O espetáculo de dança da intérprete Ariane Nogueira apresenta uma jornada afrofuturista em que dança e corpo se tornam tecnologia capaz de atravessar passado e futuro.

Horário: 19h

Local: Sesc Teatro Prosa – R. Anhandui, 200

Entrada: Gratuita

  • Espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore” – A reapresentação do espetáculo, parte do repertório do grupo Fulano di Tal, integra a programação gratuita de aniversário de quatro anos do coletivo.

Horário: 20h

Local: Sede do Fulano di Tal – R. Rui Barbosa, 3099

Entrada: Gratuita

  • Espetáculo “Estudos para Não Fazer a Mesma Coisa” – O artista e intérprete Marcus Perez apresenta um solo em que repertório, experiência e memória se reorganizam em cena a partir da ideia de “gambiarra”.

Horário: 19h30

Local: Teatro Aracy Balabanian – R. 26 de Agosto, 453

Entrada: Gratuita

  • Espetáculo “Tesoura” – No espetáculo do Teatral Grupo de Risco, os personagens Mauro e Sebastian vivem uma relação marcada por desejo, repulsa e violência, abordando temas como sexualidade e relacionamentos abusivos.

Horário: 19h15

Local: Flor e Espinho – R. Pedro Celestino, 3750

Entrada: Gratuita

  • Abertura da Exposição “Lu & Lu Homenageiam” – A mostra reúne obras das artistas sul-mato-grossenses Luciana Rondon e Lúcia Monte Serrat, com trabalhos que homenageiam a força e a trajetória das mulheres.

Horário: 19h

Local: Casa de Cultura de Campo Grande – Av. Afonso Pena, 2270

Entrada: Gratuita

  • Exposição “Fotografia e Memória” – A exposição presta homenagem ao fotógrafo Rachid Waqued, um dos principais documentaristas da história de Mato Grosso do Sul.

Horário: 7h30 às 17h30

Local: Museu da Imagem e do Som de MS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559

Entrada: Gratuita

  • Expo Noivas MS – Considerado o maior evento do setor de casamentos e festas de Mato Grosso do Sul, reúne fornecedores de diversos segmentos, como vestidos de noiva, decoração, fotografia, filmagem e apresentações.

Horário: 17h às 23h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796

Entrada: Gratuita

  • Lançamento da Biografia de Laucídio Coelho – No ano em que se celebram os 140 anos de Laucídio Coelho, conhecido como o “Rei do Gado” de Mato Grosso do Sul, seu bisneto Kenneth Correa lança a biografia que resgata a história e o legado do personagem.

Horário: 11h30

Local: Hotel Slaviero Prime – R. 13 de Maio, 2825

Entrada: Gratuita

  • Bazar Solidário do Instituto ACIESP – O bazar arrecada fundos para o Instituto ACIESP com venda de itens doados pela Receita Federal, incluindo perfumes, eletrônicos, roupas, bolsas e acessórios.

Horário: 8h às 16h

Local: Fort Atacadista – Av. dos Cafezais, 01 (estacionamento)

Entrada: Gratuita

  • DJ Julio Prodigy – DJ e pesquisador musical com forte atuação na cena hip hop apresenta um set especial em vinil.

Horário: 19h

Local: Madonna Bar

Entrada: Gratuita

  • Noite de Covers no Blues Bar – A casa recebe shows tributo a Mamonas Assassinas e Massacration, além da banda Plebheus com repertório de Raimundos e clássicos do rock nacional.

Horário: 20h

Local: Blues Bar – R. 15 de Novembro, 1186

Entrada: R$ 20

  • Baile Charme – A noite reúne o DJ MurphyDee e DJ Magão em uma pista marcada por funk, charme e passinhos.

Horário: 19h

Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079

Entrada: Gratuita

  • Yuup Experience – Um dos maiores parques indoor de Campo Grande, o Yuup Experience reúne mais de 1.200 metros quadrados de atrações voltadas para crianças e famílias. O espaço conta com 22 brinquedos, incluindo arena de trampolim, estações de street basquete, campos de futebol interativos, infláveis, fliperama, carrossel baby e área exclusiva para os pequenos. O parque ainda possui réplicas de dinossauros gigantes que interagem com o público e garantem cenários divertidos para fotos e brincadeiras.

Horário: conforme funcionamento do shopping (10h às 22h)

Local: Shopping Campo Grande – 2º piso

Entrada: R$ 80 por 1 hora (R$ 15 a cada 10 minutos extras); 50% de desconto para crianças PcD mediante comprovação.

  • Diversão no Norte Sul Plaza – O Shopping Norte Sul Plaza reúne diversas atrações voltadas ao público infantil. Entre elas está o espaço Coisa de Criança, com cenários interativos no tamanho dos pequenos, incluindo camarim, cozinha, sala de aula e tobogãs com piscina de bolinhas. 

A T-Rex Games também garante diversão com o Passaporte Kid Play, que permite acesso livre aos brinquedos durante todo o dia, além da experiência interativa T-Rex Tour. Já na Praça de Eventos, o Sítio Kids convida as crianças para uma aventura em um ambiente inspirado em fazenda, com brinquedos interativos, torre elástica, passarelas, escorregadores e piscina de bolinhas.

Horário: conforme funcionamento do shopping

Local: Shopping Norte Sul Plaza

Entrada: valores variam por atração (a partir de R$ 15)

SÁBADO (7)

Em Campo Grande:

  • Espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore” – A reapresentação do espetáculo, parte do repertório do grupo Fulano di Tal, integra a programação gratuita de aniversário de quatro anos do coletivo.

Horário: 20h

Local: Sede do Fulano di Tal – R. Rui Barbosa, 3099

Entrada: Gratuita

  • Espetáculo “Tin Do Lê Lê” – A Trupe Teatro de Brincar apresenta um espetáculo com música, brincadeiras, bonecos e histórias que levam adultos e crianças ao mundo da imaginação.

Horário: 16h

Local: Sesc Teatro Prosa – R. Anhanduí, 200

Entrada: Gratuita

  • Expo Noivas MS – O maior evento do setor de casamentos e festas de Mato Grosso do Sul reúne fornecedores de diversos segmentos, de vestidos de noiva à decoração, fotografia, filmagem e performances.

Horário: 17h às 23h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796

Entrada: Gratuita

  • Abertura da residência artística “Como manter-se vivas” – O projeto “Como manter-se vivas” realiza a abertura pública de sua residência artística, compartilhando com o público o processo criativo desenvolvido por nove artistas mulheres da dança em Campo Grande. A iniciativa propõe encontros de pesquisa, troca de saberes e criação coletiva, investigando como redes de apoio e convivência podem sustentar a vida e a arte.

Horário: 16h às 19h

Local: Chácara Mankala – Rua Jorge Pedro Bedoglim, 545 – Mata do Jacinto

Entrada: Gratuita

  • Feira Cultural do Coopharádio – A tradicional feira do bairro Coopharádio reúne expositores de moda, artesanato e gastronomia, com apresentação da dupla Amanda & Pamela.

Horário: 17h

Local: Praça V – Coopharádio

Entrada: Gratuita

  • Feira Ziriguidum – Edição especial em comemoração ao Dia das Mulheres com apresentações das artistas Juci Ibanez, Erica Espíndola, Trio Madrinha e outras convidadas.

Horário: 16h às 22h

Local: Praça do Preto Velho

Entrada: Gratuita

  • Feira Arte com Missão – Evento que reúne culinária oriental e comidinhas de feira, com opções da gastronomia japonesa, coreana e outras especialidades.

Horário: 16h às 20h30

Local: Rua Tonico de Carvalho, 151

Entrada: Gratuita

  • Resenha das Minas – O Tereza Gastrobar celebra o Dia das Mulheres com promoções especiais e sets das DJs Ladyafroo e Afro Queer.

Horário: 18h30

Local: Av. Manoel da Costa Lima, 895

Entrada: Gratuita

  • Samba das Mulheres com Mistura das Minas – Roda de samba para celebrar o Dia das Mulheres com muito pagode, samba e axé.

Horário: a partir das 17h

Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079

Entrada: R$ 10 após as 19h

  • Flashback MS DJ’s – Noite dedicada aos clássicos das pistas com DJs Marquinhos Espinosa, Mario Hisano, Lucas de Lima, Sammy e convidados.

Horário: 22h

Local: Círculo Militar de Campo Grande

Entrada: R$ 30 antecipado / R$ 40 na hora

  • Verão MTV com DZ6, Vitin e Millenials – O Irlandês Pub recebe três atrações que revivem grandes sucessos da MTV, incluindo o cover oficial de Charlie Brown Jr., DZ6, o cantor Vitin e o projeto Millenials.

Horário: 18h

Local: R. Oceano Atlântico, 115

Entrada: a partir de R$ 60

  • Vintage Culture – Um dos maiores nomes da música eletrônica brasileira retorna a Campo Grande para uma noite especial, com abertura dos DJs Jorge Hansen, Rocker e Doozer.

Horário: a partir das 22h

Local: Shopping Bosque dos Ipês – Estacionamento

Entrada: a partir de R$ 120, pelo link https://www.guicheweb.com.br/dhonna-apresenta-vintage-culture-em-campo-grande_48502

  • Mystical Wedding – As bandas Wedding Vows e Mystical Perversion se apresentam em uma noite dedicada ao rock autoral local, com músicas inéditas e releituras de bandas como Rage Against the Machine e Deftones.

Horário: 21h

Local: Buteco do Miau – Av. José Nogueira Vieira, 1303

Entrada: R$ 20

  • Rock 4 You – Projeto que reúne Gabriel Noah, Kléber Almeida, Alison Billy e Rafael Granelli em uma noite dedicada aos grandes sucessos do rock dos anos 1990 e 2000.

Horário: 20h

Local: Cervejaria Canalhas – Rua Oceano Atlântico, 99

Entrada: R$ 10

  • Sábado Delas – Noite especial em comemoração ao Dia das Mulheres, com lineup feminino e entrada gratuita para mulheres durante toda a noite.

Horário: 20h

Local: Ponto Bar – R. Dr. Temistocles, 103

Entrada: R$ 10 para homens

Em Camisão, Aquidauana:

  • Festa do Pequi – A 5ª edição da Festa do Pequi celebra a culinária regional e a cultura pantaneira no distrito de Camisão, em Aquidauana. O evento reúne praça de alimentação com pratos típicos preparados com o fruto símbolo do Cerrado, além de shows musicais que animam o público. Na programação deste sábado, a dupla Raffa & Ruan abre a noite, seguida pelo grupo Raça Pantaneira.

Horário: a partir das 21h

Local: Distrito de Camisão – Aquidauana

Entrada: Gratuita

Em Sidrolândia:

  • Anzol Delas – Muita pescaria e show ao vivo. Assim será a primeira edição do Anzol Delas. A dupla Patricia e Adriana agita o público. 

Horário: 15h
Local: Parque Ecológico Vale do Vacaria

Entrada: gratuita

Em Camapuã:

  • 42º Encontro Estadual de Laço Comprido – O 42º Encontro Estadual de Laço Comprido promovido pelo Clube do Laço Rio Verde de Camapuã traz muito modão e baile carapé. Sobem ao palco Chama Campeira, Encanto da Natureza, Ronair Borges e Edinho, Trembão e Sociedade Baileira. 

Horário: a partir das 15h

Local: Clube do Laço Rio Verde de Camapuã

Entrada: gratuita

DOMINGO (8)

Em Campo Grande:

  • Festival de Verão – Evento esportivo com atividades como yoga, capoeira, funcional, canoagem, fitdance, wrestling, grupos de corrida, pipa, skate, crossfit e patinação.

Horário: 7h

Local: Parque das Nações Indígenas – Av. Afonso Pena, s/n

Entrada: Gratuita

  • Costelão no Fogo de Chão – Mais antigo e tradicional Centro de Tradição Gaúcha de Campo Grande, o CTG Farroupilha promove mais um evento com costela preparada no modo campeiro, assada lentamente em fogo de lenha, seguido de fandango com o Grupo Surungo Bueno.

Horário: 12h às 13h30

Local: TG Farroupilha – Av. Prefeito Heráclito de Figueiredo

Entrada: R$ 60 antecipado, com vendas pelo telefone (67) 99290-7049; R$ 70 na portaria

  • Feira da Praça Bolívia – A tradicional feira celebra o Dia Internacional da Mulher com apresentações de Shandra Martins, Dayáh Silva, Wania Maria, Mirian Id Souza, Renato Pacheco e Banda Dona Zica.

Horário: 9h às 14h

Local: Praça Bolívia – Santa Fé

Entrada: Gratuita

  • Feira do Panamá – Evento com música ao vivo, poesia, gastronomia, artesanato, brechós e apresentações culturais ao longo do dia.

Horário: 9h às 22h

Local: Praça do Panamá – Rua Palestina, 1144, Jardim Panamá

Entrada: Gratuita

  • Feira Mixturô – Edição especial dedicada ao Dia da Mulher, reunindo empreendedorismo, gastronomia, música e atividades culturais.

Horário: 17h às 22h

Local: Praça do Peixe – Av. Bom Pastor

Entrada: Gratuita

  • Espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore” – A reapresentação do espetáculo, parte do repertório do grupo Fulano di Tal, integra a programação gratuita de aniversário de quatro anos do coletivo.

Horário: 18h

Local: Sede do Fulano di Tal – R. Rui Barbosa, 3099

Entrada: Gratuita

  • Expo Noivas MS – O maior evento do setor de casamentos e festas de Mato Grosso do Sul reúne fornecedores de diversos segmentos, de vestidos de noiva à decoração, fotografia, filmagem e performances.

Horário: 17h às 23h

Local: Bosque Expo – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796

Entrada: Gratuita

  • Ipê de Serra – Apresentação do grupo Ipê de Serra para encerrar o domingo com muito forró.

Horário: 19h

Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079

Entrada: R$ 10

  • Liga da Cerveja MS – Evento que reúne cervejarias artesanais e atrações musicais, com participação das cervejarias Canalhas, Capivas, Eden Beer, Louvada Campo Grande, Moema Bier Co. e Touro Morto.

Horário: 11h

Local: Cervejaria Canalhas – Rua Oceano Atlântico, 99

Entrada: Gratuita

Em Camisão, Aquidauana:

  • Festa do Pequi – O segundo dia da Festa do Pequi continua celebrando a gastronomia típica e a cultura local, com praça de alimentação e programação musical ao longo do dia. O domingo começa com show do grupo Mania de Samba, seguido pela dupla Victor Gregório & Marco Aurélio e encerramento com Michel & Felipe.

Horário: a partir das 11h

Local: Distrito de Camisão – Aquidauana

Entrada: Gratuita

Em Caracol:

  • Dia Internacional da Mulher – O Dia Internacional da Mulher em Caracol será com muitas atividades. A programação conta com aulão de zumba com Zin Ellen, Feira da AME e show com o grupo Sampri, além de ações de beleza, cuidado e saúde da mulher.

Horário: a partir das 18h

Local: Praça 1º de Maio

Entrada: gratuita

Lucas Castro, Comunicação Setesc

Prefeito dá seguimento às obras de pavimentação e drenagem e assina ordem de serviço no bairro Jardim Itamaraty

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O prefeito Dr. Cassiano Maia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Três Lagoas (SEINTRA), autorizou a execução de obras de infraestrutura urbana que contemplam pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Itamaraty, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Eunice, em Três Lagoas. A ordem de serviço autoriza o início das obras conforme o Contrato Administrativo nº 419/2025.

Os trabalhos serão executados pela empresa Noromix Concreto S/A e fazem parte do Convênio nº 442/2024, firmado com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (AGESUL).

O projeto prevê a implantação de pavimentação asfáltica e de um sistema de drenagem para o escoamento adequado das águas pluviais, garantindo melhorias na infraestrutura urbana e nas condições de mobilidade e segurança das vias contempladas. A obra também seguirá todas as especificações técnicas previstas no projeto executivo, na planilha orçamentária e no cronograma físico-financeiro.

De acordo com o prefeito Cassiano Maia, a autorização para o início da obra representa mais um passo no planejamento de melhorias estruturais na cidade. “Estamos avançando com obras importantes que fortalecem a infraestrutura urbana e contribuem diretamente para o desenvolvimento de Três Lagoas. Investir em pavimentação e drenagem é garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população”, destacou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias Pereira, ressaltou que o projeto foi estruturado para atender às necessidades dos bairros contemplados. “Essa obra foi planejada para melhorar a infraestrutura dessas regiões, proporcionando vias mais adequadas para o tráfego e um sistema de drenagem eficiente, reduzindo transtornos causados pelas chuvas e garantindo mais durabilidade ao pavimento”, explicou.

Estiveram presentes no evento o secretário de Cultura, Stenio Congro Neto; o presidente da Câmara Municipal, Tonhão; e os vereadores Mi do Santa Luzia, Robson do Alinhamento, Fernando Jurado e Daniel da Farmácia.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Procuradoria recebe estudantes para palestra de combate à violência contra as mulheres

0
Foto: Divulgação

Ação faz parte do projeto Fortaleza Feminina, desenvolvido para alunos do 5º ano da escola Presidente Médici

Na manhã desta sexta-feira (6), a Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria da Mulher, recebeu cerca de 60 alunos de quintos anos da escola Presidente Médici para uma visita pedagógica sobre violência de gênero e mecanismos para erradicação das violências contra as mulheres.

A coordenadora da procuradoria, Franciele Soares, palestrou aos estudantes, explicando tipos de violência, questões emocionais, rede de apoio a vítimas, como a Câmara pode ser acionada para auxiliar mas, principalmente, como os meninos podem educar as próprias ações, para que não se tornem adultos agressivos e abusivos contra mulheres. O conteúdo apresentado foi similar ao levado pela coordenadora durante visitas feitas às escolas, por meio do projeto Procuradoria na Comunidade.

“Explicamos como deve ser o respeito às leis e às mulheres e meninas e como isso inicia nos espaços em que estão inseridos, como a sala de aulas e a vida doméstica”, afirmou Franciele Soares.

A procuradora da mulher, vereadora Evalda Reis destacou que a atuação da Procuradoria surgiu a partir de suas experiências como educadora, ao perceber de perto a vulnerabilidade enfrentada por muitas mulheres que atendia no dia a dia. Ela ressaltou a importância de estarmos sempre atentos e de apoiar as mulheres ao nosso redor, reforçando que esse cuidado e respeito começam ainda na infância. Segundo ela, o trabalho de conscientização é fundamental para formar uma geração mais consciente de meninas e meninos, que serão os cidadãos — homens e mulheres — responsáveis por construir uma sociedade mais justa no futuro.

Procuradoria recebe estudantes para palestra de combate à violência contra as mulheres
Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, recepcionou os integrantes da escola e também ressaltou importância de as crianças aprenderem, desde cedo, valores como respeito, dedicação aos estudos e igualdade. Também enfatizou a importância de ensinar, desde a infância, o respeito às mulheres e às meninas, como base para uma sociedade mais justa e consciente.

Procuradoria recebe estudantes para palestra de combate à violência contra as mulheres
Foto: Divulgação

A atividade contou com a parceria da Escola do Legislativo, a qual apresentou um vídeo institucional sobre os poderes da República e falou sobre o processo legislativo, ambientando os presentes ao contexto da Câmara e à necessidade de produzir e cumprir leis.

Roberta Kely Volpato, professora de educação física da Presidente Médici e idealizadora do projeto Fortaleza Feminina, afirmou que, após observar as atitudes dos meninos em relação às suas colegas, principalmente no momento da prática de esportes, resolveu trazer o assunto a eles de forma didática e de conscientização. A escola já promoveu palestras e programa outras atividades, como teatro mostrando as violências contra as mulheres. “A visita à Câmara foi muito importante por trazer a eles a dimensão das leis e reforçar os temas que eles já estão aprendendo”, disse a professora.

Procuradoria recebe estudantes para palestra de combate à violência contra as mulheres
Foto: Divulgação

SEJUVEL de Três Lagoas chega à final da Copa dos Campeões no interior paulista

0
Foto: Divulgação

O futebol de base de Três Lagoas volta a ganhar destaque no cenário regional. A equipe sub-16 da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) disputará neste sábado (7) a grande final da Copa dos Campeões – Regional de São José do Rio Preto (SP), enfrentando a equipe de Catanduva, às 11h30, no estádio de Monte Aprazível, no interior paulista.

A vaga na decisão é resultado de uma campanha sólida da equipe três-lagoense, que vem se destacando nas competições do interior de São Paulo e consolidando o trabalho desenvolvido com as categorias de base.

Conquista regional abriu caminho para a decisão

A SEJUVEL chegou à Copa dos Campeões após conquistar o título da Copa AMI – Regional de Araçatuba, considerada uma das principais competições de base da região, reunindo equipes de cidades como Penápolis, Birigui, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes e Valparaíso.

Após levantar o troféu da competição, o time de Três Lagoas garantiu vaga na Copa dos Campeões, torneio que reúne os campeões regionais de diferentes ligas do interior paulista e de outras regiões.

Na atual campanha, a equipe três-lagoense avançou até a final após bons resultados, incluindo confrontos contra equipes tradicionais da região, como Guararapes e Frutal, demonstrando força e competitividade dentro de campo.

Trabalho de base que gera resultados

À frente do projeto está o treinador Renato Ribeiro, profissional com formação e licenças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo as licenças B e A pela CBF Academy. Ele atua há cerca de três anos no trabalho de formação de atletas em Três Lagoas.
Segundo o treinador, os resultados são fruto de um trabalho contínuo com as categorias de base.

“Com muito trabalho e dedicação das equipes, conseguimos chegar a nove finais nesses três anos com as categorias sub-14 e sub-16. Isso mostra a evolução dos atletas e a força do futebol de base da nossa cidade”, destacou.

Entre os títulos recentes conquistados está justamente o campeonato disputado na cidade de Lavínia (SP) e a própria Copa AMI de Araçatuba.

Experiência no futebol paulista

Renato Ribeiro também possui uma trajetória consolidada no futebol do interior paulista. Ao longo da carreira, participou de oito edições do Campeonato Paulista, passando por clubes como Rio Preto, Matonense, Bandeirante de Birigui, Osvaldo Cruz e Atlético Araçatuba.

O treinador também teve passagens por equipes do Paraná, como Rolândia e Arapongas, acumulando experiência no desenvolvimento de equipes e na formação de jovens atletas.

Expectativa para a grande final

Agora, a expectativa está voltada para a decisão deste sábado. O confronto contra Catanduva promete ser equilibrado, reunindo duas equipes que se destacaram nas competições regionais.

A comissão técnica destaca que a equipe entra em campo com respeito ao adversário, mas confiante em buscar mais um título para o futebol de base de Três Lagoas.

Caso conquiste a vitória, a SEJUVEL poderá trazer para casa o troféu da Copa dos Campeões do Regional de São José do Rio Preto, consolidando ainda mais o trabalho realizado com os jovens atletas da cidade.

SEJUVEL de Três Lagoas chega à final da Copa dos Campeões no interior paulista
Foto: Divulgação

Por: Pollyanna Eloy

PRF apreende 1,5 tonelada de maconha em Bataguassu

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.557 quilos de maconha, nesta sexta-feira (6), em Bataguassu. 

Durante abordagem a um caminhão, na BR-267, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado pelo motorista. Após vistoria no compartimento de carga, foram encontrados fardos de maconha.

Foram apreendidos 1.557 quilos de maconha e 2,5 quilos de skunk. O motorista não deu informações de origem ou destino da droga.

O preso foi encaminhado, juntamente com a droga, para a Polícia Civil em Bataguassu.

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão por crime de estupro em Água Clara

0
Foto: PC-MS

Nesta sexta-feira (6), a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Água Clara, cumpriu dois mandados de prisão por crime de estupro, ambos foragidos do Estado de São Paulo. As prisões ocorrem no Mês da Mulher e representam o compromisso permanente da instituição no combate à violência doméstica e sexual.

Primeiro Caso — Condenado a 27 anos de reclusão

O primeiro indivíduo, de 46 anos de idade, foi preso em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Getulina (SP). O condenado possui pena de 27 (vinte e sete) anos de reclusão a ser cumprida, conforme determinação judicial transitada em julgado.

Após a prisão, o indivíduo será submetido à audiência de custódia e, em seguida, encaminhado ao estabelecimento prisional competente para o início do cumprimento da pena.

Segundo Caso — Prisão Preventiva

O segundo indivíduo, de 59 anos de idade, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São José do Rio Preto (SP), também pelo crime de estupro.
O preso também era foragido do Estado de São Paulo e foi localizado em Água Clara pelas equipes do SIG. Após a prisão, o indivíduo será submetido à audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

As duas operações ocorrem durante o Mês da Mulher, período em que a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul intensifica as ações de combate aos crimes praticados no contexto da violência doméstica e familiar. As prisões reforçam o compromisso da instituição com a proteção da mulher e com a efetividade das decisões judiciais, independentemente de onde o foragido se encontre.

A Polícia Civil reitera que crimes contra a dignidade sexual e atos de violência doméstica não serão tolerados, e que as autoridades permanecerão vigilantes na identificação, localização e prisão de todos os responsáveis por tais delitos.

Dia Internacional da Mulher é celebrado na Secretaria de Estado de Educação

0
Foto: Comunicação SED

As servidoras públicas do órgão central da SED (Secretaria de Estado de Educação), no Parque dos Poderes, foram recepcionadas na manhã desta sexta-feira (6) com uma lembrança alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A data comemorativa (08 de março) foi oficializada pela ONU em 1977 e simboliza a luta histórica das mulheres por melhores condições de trabalho, igualdade de salários, direitos políticos e contra a violência, evidenciada nos movimentos operários e feministas do século XX.

A servidora Luciana Galan, responsável pela celebração, menciona que a homenagem singela é uma forma de estar sempre lembrando que é um dia de reflexão sobre as conquistas e os desafios para alcançar a igualdade de direitos e dignidade.

Além do órgão central, a ação de celebração do Dia Internacional da Mulher se estende, por toda sexta feira, em outros setores da Secretaria de Estado de Educação.

Adersino Junior, SED

Policia Civil prende, em Bataguassu, foragido da justiça Paulista

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil, através da Seção de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu realizou nesta sexta-feira (6), a prisão preventiva de um jovem de 19 anos em razão de mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário pela prática do crime de furto qualificado.

Após a realização de diligências investigativas por parte dos policiais civis da unidade, voltadas à localização do investigado, os agentes lograram êxito em encontrá-lo no município de Bataguassu. Na ocasião, o indivíduo foi devidamente cientificado acerca da existência da ordem judicial em seu desfavor, sendo então efetuada a prisão em estrito cumprimento à determinação judicial.

A atuação da equipe policial ocorreu de forma planejada e segura, garantindo o cumprimento da ordem judicial sem intercorrências. Após a abordagem e confirmação da identidade do investigado, foram adotados todos os procedimentos legais cabíveis para a formalização da prisão.

Concluídas as formalidades legais de praxe na unidade policial, o preso foi colocado à disposição da Justiça, permanecendo recolhido em unidade prisional, onde aguardará as posteriores deliberações do Poder Judiciário.

A Polícia Civil reforça seu compromisso permanente com a investigação criminal e com o cumprimento das decisões judiciais, atuando de forma contínua na repressão às práticas delituosas e na promoção da segurança pública.

Polícia Civil recupera postes furtados em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PC-MS

Ação da DELEAGRO localizou material em assentamento após investigação iniciada por denúncia nas redes sociais.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (DELEAGRO) recuperou postes/palanques furtados de uma propriedade rural no município de Ribas do Rio Pardo.

O crime foi descoberto no dia 4 de março de 2026, após o furto de mais de 30 palanques de cerca e arames em uma Fazenda no município de Ribas do Rio Pardo, causando prejuízo de mais de R$15.000,000 (quinze mil reais) à vítima.

Durante as investigações, policiais obtiveram imagens que indicavam o uso de uma caminhonete Ford Ranger branca e uma carretinha para transportar o material furtado. Após diligências, o veículo foi localizado em um lote no assentamento Avaré, onde também foi encontrada parte da res furtiva.

No local, dois homens foram identificados e conduzidos pela prática do crime. O caso segue em apuração pela Polícia Civil.

Dia S mobiliza crianças e reforça vigilância contra sarampo e rubéola em Mato Grosso do Sul

0
Foto: André Lima

Ação educativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e SED (Secretaria de Estado de Educação) no CEI Zedu integra mobilização nacional para manter eliminação das doenças no país

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) e a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizaram nesta última quinta-feira (5), uma ação educativa no CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad), em Campo Grande, dentro do Dia S – Dia de Mobilização Nacional de Buscas Ativas de Sarampo e Rubéola, iniciativa do Ministério da Saúde que marca o 5º Dia de Mobilização Nacional voltado ao fortalecimento da vigilância dessas doenças.

A atividade integra a mobilização nacional que prevê buscas ativas institucionais, comunitárias e laboratoriais em todo o país. Durante o Dia S, profissionais de saúde promovem ações em escolas, domicílios, unidades de saúde e hospitais, além da revisão de prontuários, com o objetivo de identificar possíveis casos suspeitos e manter a eliminação do sarampo e da rubéola no território nacional.

Ação educativa com crianças

A programação no CEI Zedu incluiu atividade lúdica com balões, brincadeiras e a participação do personagem Zé Gotinha, além de uma conversa interativa com crianças e educadores sobre a importância da vacinação e a identificação de casos suspeitos de sarampo.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que ações educativas ajudam a fortalecer a cultura da prevenção desde a infância. “Entendemos que as crianças são grandes multiplicadoras das boas práticas de saúde. Por isso organizamos uma atividade lúdica com a presença do Zé Gotinha, que ajudou a transmitir de forma leve e divertida a importância da vacinação para prevenir doenças”, explica.

A gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES, Jakeline Miranda, explica que a estratégia busca envolver as crianças como multiplicadoras de informação. “É uma ação voltada à conscientização das crianças sobre a importância da vacina e sobre o que é um caso suspeito de sarampo. Essa mobilização acontece em todo o país no Dia S, envolvendo profissionais de saúde e a comunidade. As crianças acabam sendo grandes multiplicadoras dessa mensagem e levam para casa a importância da vacinação”, destaca.

Parceria entre saúde e educação

A iniciativa reforça a integração entre as áreas de saúde e educação na promoção de ações de prevenção.

A diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, ressalta que a escola recebe a ação pelo terceiro ano consecutivo e destaca a participação dos alunos na atividade. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A ação educativa de hoje foi realizada com as turmas de pré-I e pré-II, com a participação de 139 crianças de 4 e 5 anos. Esse momento de aprendizado é muito importante, porque de forma lúdica elas entendem que o Zé Gotinha sem vacina fica dodói e que com vacina ele fica feliz, e levam essa mensagem para as famílias”, afirma.

Situação epidemiológica

A mobilização ocorre em um cenário epidemiológico considerado favorável. Até a Semana Epidemiológica nº 8 de 2026, o Brasil não registrou casos confirmados de sarampo ou rubéola.

No ano passado, foram 38 casos confirmados de sarampo no país, sem registro de óbitos.

Em Mato Grosso do Sul, os últimos casos confirmados ocorreram em 2020, quando foram registrados 10 casos no município de Campo Grande. Desde 2021todos os casos suspeitos investigados no Estado foram descartados.

Um dos fatores que contribuem para esse cenário é a alta cobertura vacinal. Em Mato Grosso do Sul, a cobertura contra o sarampo em crianças aos 12 meses foi de 105,6% em 2024 e 100,6% em 2025, índices que superam a meta do PNI (Programa Nacional de Imunizações), que estabelece cobertura mínima de 95%.

Percentuais acima de 100% podem ocorrer devido a fatores como estimativas populacionais desatualizadas, vacinação de crianças residentes em outros municípios, registro de doses aplicadas com atraso ou campanhas de vacinação que ampliam o número de pessoas imunizadas. Mesmo quando ultrapassam esse percentual, os dados indicam que a meta de proteção coletiva foi alcançada na localidade.

André Lima, Comunicação SES

Polícia Civil esclarece furto de gado, recupera semoventes e prende receptadores em Nova Andradina

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Nova Andradina, esclareceu um furto de gado ocorrido em propriedade rural do município e recuperou parte dos animais subtraídos.

Conforme apurado nas investigações, a vítima constatou o desaparecimento das cabeças de gado da raça Angus, após verificar divergências nas contagens do rebanho realizadas entre o início e o final do mês de fevereiro deste ano.

Durante as diligências, os policiais identificaram que um indivíduo que trabalhava como capataz em uma fazenda vizinha teria participado diretamente do furto dos animais.

Em sede policial, ele confessou a prática criminosa e informou que o gado subtraído teria sido posteriormente repassado a dois indivíduos residentes em uma propriedade rural localizada no Assentamento Teijin, neste município.

Diante das informações, uma equipe policial deslocou-se até a propriedade indicada, onde foi possível localizar os bovinos já inseridos no rebanho local.

Vídeo: PC-MS

Questionados sobre a origem dos animais, os responsáveis pela propriedade confirmaram a participação nos fatos relacionados à receptação do gado furtado.

Durante a diligência, os policiais também localizaram ainda cinco armas de fogo sem registro, as quais foram apreendidas para as providências legais cabíveis.

A ação contou ainda com o apoio do IAGRO, que realizou fiscalização sanitária e documental do rebanho existente na propriedade.

Durante a vistoria, foram constatadas irregularidades na identificação dos animais, incluindo indícios de sobreposição de marcas, indicando tentativa de ocultar a origem dos bovinos furtados.

As investigações apontam que um indivíduo teria sido responsável pelo furto dos animais, enquanto outros dois figuram, em tese, como receptadores dos semoventes.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser realizadas pelos canais oficiais, sendo fundamentais para o combate aos crimes no meio rural.

Semadesc apoia agricultura familiar em comunidades quilombolas e aldeias indígenas de Dourados por meio do PAA

0
Foto: Rosana Siqueira

Abacate, banana, mandioca, milho, pães caseiros, limão, mamão, abóbora, frango caipira e até tilápia. Essa variedade de produtos orgânicos, oriundos da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, foi entregue ontem (05) por indígenas e quilombolas da região de Dourados dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública do Governo Federal criada para comprar alimentos da agricultura familiar e destiná-los a pessoas em situação de insegurança alimentar ou a instituições sociais.

As entregas ocorreram na Associação Quilombola Dezidério de Oliveira e, posteriormente, na Escola Municipal da Aldeia Jaguapiru, com a presença da secretária-executiva de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Karla Nadai.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, é parceiro na execução do programa, que adquire diretamente produtos de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, quilombolas, além de cooperativas e associações rurais.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) é responsável pela assistência técnica aos produtores participantes, auxiliando no aumento da produtividade e na organização da produção. Dessa forma, o programa contribui para gerar renda no campo e, ao mesmo tempo, combater a insegurança alimentar nas cidades.

Também estiveram presentes o coordenador regional da Agraer em Dourados, Atilio Pilol; a coordenadora do PAA na SEAF, Maria Tainara Vitorino; o coordenador de Povos Originários, Adeilson da Silva; o secretário de Agricultura Familiar de Dourados, Bruno Pontin; o coordenador municipal Luiz Renato Peixoto Cavalheiro, além de equipes do CRAS e da Agraer.

A secretária Karla Nadai explicou que o PAA possui diferentes modalidades e, no caso das comunidades indígenas e quilombolas, os produtos são adquiridos por meio de editais e inscrições de produtores locais, sendo destinados a famílias em situação de vulnerabilidade dentro da própria comunidade.

“É a própria comunidade que fornece os alimentos e as famílias em situação de vulnerabilidade recebem. Para participar, os produtores precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), pois as modalidades PAA Quilombola e PAA Indígena são voltadas para o autoconsumo dessas comunidades. Os alimentos só podem ser destinados a indígenas e quilombolas, e esse é o diferencial desse modelo do programa”, explicou.

A ação conta ainda com o apoio do CRAS. “As famílias beneficiadas precisam estar cadastradas no Cadastro Único. O produtor entrega os alimentos, que são repassados ao CRAS, ligado à prefeitura, responsável por fazer a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade. Cada instituição tem o seu papel nesse processo”, destacou.

Valorização da produção local

Na comunidade quilombola vivem 18 famílias, sendo que seis delas participaram da entrega de alimentos destinados a moradores em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram distribuídos mais de 677 quilos de produtos da agricultura familiar, entre frutas, verduras, legumes, doces e pescado.

O produtor rural Ramão Castro de Oliveira, descendente do fundador da comunidade quilombola, relembrou a luta da comunidade para gerar renda e melhorar as condições de vida dos moradores. Diante da oportunidade proporcionada pelo PAA e da parceria com a Semadesc e a Agraer, ele agradeceu o apoio recebido.

“Para que possamos produzir e gerar renda, somos gratos por essa iniciativa em benefício das nossas comunidades. É algo muito valioso para nós, pequenos produtores. A oportunidade de gerar renda localmente é fundamental, pois facilita nossa subsistência. Em nome da nossa comunidade, agradeço a parceria da Agraer, da prefeitura e de todos que se dedicam a nos apoiar”, declarou.

Já na Aldeia Jaguapiru, o recebimento e entrega simultânea de alimentos foi realizado na Escola M. Indígena TENGUATUI MARANGATU, totalizando 5.299,6 kg de alimentos, de 17 tipos de produtos diferentes e entregues por 21 produtores. Os produtos foram distribuídos para os alunos e familias cadastradas dos estudantes na escola indígena de Dourados.

O acumulado de produtos atingiu 76.625,8 kg, com uma variedade acumulada de 37 itens de produtos diferentes, nas sete Escolas indígenas já atendidas e no CRAS Indígena.

Foram até o momento, 25 entregas, com mais de 76,5 toneladas de alimentos diversificados.

A secretária Karla Nadai reforçou a importância da parceria entre as instituições para o sucesso do programa.

“A colaboração demonstra um esforço conjunto entre o Governo Federal, o Governo do Estado — representado pelo secretário Jaime Verruck — e a prefeitura. É importante destacar o papel fundamental dos produtores, que começam o trabalho ainda nas primeiras horas da manhã. Sem o esforço deles, nada disso seria possível. Ao apresentarmos os resultados alcançados, abrimos caminho para conquistar mais recursos e ampliar o número de famílias beneficiadas”, afirmou.

Ela também agradeceu o apoio das equipes do CRAS na distribuição dos alimentos. “Somos profundamente gratos pela parceria e pelo comprometimento de todos”, concluiu.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

HRD lança linhas de pesquisa e abre portas para estudos científicos na unidade

0
Foto: HRD

Em dois meses de funcionamento, unidade estrutura o Serviço de Ensino e Pesquisa, ampliando a qualidade do cuidado e a capacidade técnica da instituição

O HRD (Hospital Regional de Dourados) lançou oficialmente três linhas de pesquisa para recebimento de estudos científicos, direcionadas a diversas áreas de atuação e que contemplam temas estratégicos para a realidade hospitalar e regional.

A iniciativa marca o início das atividades do Serviço de Ensino e Pesquisa na unidade, que tem dentre seus objetivos ser um espaço de formação, inovação e produção científica, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde regional. A Diretora Geral do HRD, Andreia Alcantara, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da unidade com a excelência assistencial e a produção de conhecimento.

“O Hospital Regional de Dourados nasce com o propósito de oferecer uma assistência de qualidade, mas também de ser um espaço de construção científica. Queremos incentivar pesquisadores a desenvolverem estudos que contribuam para aprimorar nossos processos, fortalecer a segurança do paciente e gerar impactos positivos para toda a região. As portas do HRD estão abertas para quem deseja transformar conhecimento em cuidado”, afirma.

Submissão de projetos e fluxo de pesquisa

A Supervisora de Ensino e Pesquisa do HRD, Valéria Azevedo, explica que o processo de submissão foi estruturado para garantir transparência, organização e celeridade na análise das propostas. “O fluxo de pesquisa no HRD será contínuo, permitindo que os pesquisadores submetam seus projetos a qualquer momento por meio do formulário disponível”, explica.

Os pesquisadores interessados podem submeter projetos de pesquisa e extensão por meio do link https://forms.gle/aTrwH8BjQ2TkirXA7, onde deverão preencher um formulário com as informações sobre o projeto a ser avaliado. “Após o envio, as propostas serão avaliadas, assegurando critérios técnicos, éticos e científicos. Nosso objetivo é oferecer um processo claro, acessível e alinhado às diretrizes institucionais”, destaca a supervisora.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Ensino e Pesquisa do HRD pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 2091-2358.

HRD lança linhas de pesquisa e abre portas para estudos científicos na unidade

Linhas de Pesquisa

  1. Inovação Tecnológica e Gestão em Saúde

Abrange o desenvolvimento, avaliação e aplicação de tecnologias e estratégias inovadoras para aprimorar a gestão hospitalar e os processos assistenciais. A linha contempla soluções voltadas à organização do cuidado, segurança do paciente, eficiência e qualidade dos fluxos assistenciais, além do apoio à tomada de decisão clínica e administrativa, especialmente em contextos de média e alta complexidade, como centros cirúrgicos, unidades de internação e terapia intensiva.

  1. Cuidado Integral e Equidade em Populações Especiais

Foca na organização e qualificação da atenção à saúde de populações em situação de maior vulnerabilidade, com destaque para povos indígenas e residentes em regiões de fronteira. A proposta considera especificidades culturais, territoriais e epidemiológicas, visando ampliar o acesso, promover equidade e fortalecer a resolutividade da assistência hospitalar, integrando práticas interculturais e estratégias adaptadas às necessidades locais.

  1. Atenção Integral à Saúde em Média e Alta Complexidade

Voltada à qualificação do cuidado em serviços hospitalares e especializados, com ênfase na qualidade assistencial, segurança do paciente e organização dos processos de cuidado. Inclui a implementação de protocolos baseados em evidências, avaliação de desfechos clínicos, integração multiprofissional, cuidado centrado no paciente e na família, além da articulação entre os diferentes níveis de atenção e da busca por eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde.

(*) Comunicação SES
Com informações do HRD

Com destaque para setor de Serviços, Estado abriu 1.507 novas empresas em fevereiro

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul abriu 1.507 novas empresas no mês de fevereiro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). O número é recorde para um único mês e sinaliza para uma resposta vigorosa da economia o momento especial de crescimento por que passa o Estado, com atração de indústrias e ampliação dos parques já existentes. O setor de Serviços concentra quase 80% das novas firmas, com 1.177 registros, seguido do Comércio (286) e Indústria (44).

Os setores da economia com maior número de novos registros em fevereiro são: Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (61), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (53), Holdings de Instituições Não-Financeiras (50), Atividades de Psicologia e Psicanálise (40), Restaurantes e Similares (39), Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial, Exceto Consultoria Técnica Específica (39), Aluguel de Imóveis Próprios (38), Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional (35), Promoção de Vendas (31) e Atividades de Condicionamento Físico (31).

No acumulado do ano, já são 2.761 novas empresas abertas em Mato Grosso do Sul, também com predominância para o setor de Serviços (2.159), outras 530 na área Comercial e 72 indústrias.

Na distribuição regional dos novos registros, Campo Grande, a Capital e maior cidade do Estado, continua concentrando a maior fatia, com 44,06% das novas empresas, seguida de Dourados (9,16%), Chapadão do Sul (8,63%), Três Lagoas (4,58%), Ponta Porã (2,39%), Naviraí (2,12%), Maracaju (2,06%), Nova Andradina (1,66%), São Gabriel do Oeste (1,33%) e Corumbá (1,19%).

(*) João Prestes

Mato Grosso do Sul debate iniciativas sustentáveis com evento internacional voltado às mulheres

0
Palco do evento, em Campo Grande, será o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo (Foto: Arquivo/Secom)

Mato Grosso do Sul passa a integrar, em março de 2026, a rota internacional de iniciativas voltadas às mulheres. Além de sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), o Estado receberá um grande evento dedicado a dar visibilidade global às alternativas sustentáveis construídas por e para mulheres sul-mato-grossenses.

Trata-se do “Femina Vox Pantanal: Mulheres no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, que será realizado nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O Femina Vox é um fórum internacional idealizado pela PhD Guila Clara Kessous, artista reconhecida pela Unesco como Artista da Paz. A criadora do movimento estará na capital sul-mato-grossense para a edição pantaneira da rede internacional.

Desde 2021, o fórum reúne milhares de mulheres de mais de 30 países, além de lideranças políticas, artistas e representantes do meio acadêmico. Cada edição promove espaços de diálogo, inspiração e ação, com o objetivo de amplificar a voz das mulheres e incentivar uma cultura de paz, igualdade e solidariedade.

Segundo a organização, a iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos conflitos internacionais recentes, reforçando o papel das mulheres na construção de caminhos para a paz.

A edição brasileira acontece pela primeira vez com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Governo Federal e da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Após Campo Grande, o evento terá uma edição em Brasília, no dia 17 de março de 2026, e outra em Paris, entre os dias 26 e 29 de novembro.

A articulação entre instituições e parceiros é conduzida pela Dra. Giselle Marques, docente do Programa de Mestrado e Doutorado da Uniderp e coordenadora do Femina Vox Brasil 2026.

“Além dos apoios dessas esferas governamentais, estamos construindo uma grande rede com as universidades de Mato Grosso do Sul, organizações não governamentais, lideranças políticas, sindicatos e diversos coletivos para viabilizar a participação das mulheres indígenas, ribeirinhas e quilombolas do Pantanal, que virão ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo no dia 16 de março trazendo seus artesanatos, cerâmicas, rapaduras e outros gêneros alimentícios produzidos com matéria orgânica da agricultura familiar. Queremos dar voz às mulheres que transformam o couro do peixe e do boi em bolsas, sapatos, e que dos sonhos constroem realidades mais sustentáveis”, destacou a professora.

Programação

A programação começa no dia 15 de março, às 7h, com uma atividade de turismo de observação de aves. O evento inclui ainda city tour, degustação de iguarias pantaneiras no Memorial Marçal de Souza, conhecido por sua arquitetura que remete a uma oca indígena, e apresentações culturais.

Entre os destaques, está a apresentação da Orquestra Indígena Terena no dia 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, onde também ocorrerão rodas de conversa e palestras com especialistas.

Entre os convidados estão Soraia Zonta, embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas) e vencedora do prêmio Ouro Jovem Cientista Beleza Verde, e Mara Rute Hercelin, diretora do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable, sediado na região de Paris-Saclay, na França, com atuação voltada a metodologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

Inscrições gratuitas

O evento será realizado em formato híbrido, com expectativa de alcançar participantes de diversas cidades do Brasil e do mundo. A iniciativa busca projetar o Pantanal sul-mato-grossense internacionalmente, atrair turistas, fortalecer a luta das mulheres pela igualdade de direitos e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável para todas as pessoas.

Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS

Atividade do setor mineral em MS arrecada R$ 49,5 milhões em royalties em 2025

0
Foto: Divulgação

Mesmo em um cenário de retração na arrecadação, o setor mineral de Mato Grosso do Sul segue desempenhando papel relevante na economia estadual. Em 2025, a CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), conhecida como royalties da mineração, somou R$ 49,58 milhões no Estado, mantendo Mato Grosso do Sul entre os dez principais arrecadadores do país e consolidando sua posição estratégica na atividade mineral brasileira.

De acordo com o Relatório da Mineração em Mato Grosso do Sul – CFEM, elaborado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base em dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mato Grosso do Sul ocupou a 8ª posição no ranking nacional de arrecadação da CFEM, com participação de 0,63% no total arrecadado no país em 2025.

A arrecadação apresentou redução de 28,42% em relação a 2024, movimento associado principalmente à queda no preço médio internacional do minério de ferro, base de cálculo da compensação financeira. Ainda assim, o setor mantém forte contribuição para o desenvolvimento regional e para a geração de receitas públicas.

“O setor mineral tem papel importante na economia regional e os recursos da CFEM são fundamentais para que os municípios possam investir em infraestrutura, saúde e educação. É uma atividade que precisa caminhar com responsabilidade ambiental e retorno social”, afirma o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Protagonismo do minério de ferro

A mineração sul-mato-grossense continua concentrada principalmente na região de Corumbá e Ladário, onde estão localizados importantes depósitos minerais explorados há décadas. Em 2025, Corumbá liderou a arrecadação da CFEM no Estado, com R$ 28,16 milhões, o equivalente a 56,8% do total estadual. Ladário aparece na sequência, com R$ 8,16 milhões (16,47%), seguido por Bela Vista, com R$ 3,03 milhões. Os três municípios responderam juntos por 79,39% da arrecadação estadual, demonstrando a forte presença da mineração na região oeste do Estado.

Entre as substâncias minerais exploradas, o ferro e o minério de ferro seguem como principais fontes de receita, representando juntos mais de 66% da arrecadação da CFEM. O calcário aparece em seguida, com 8,35%, seguido por basalto e manganês, que também possuem participação relevante na atividade mineral estadual.

Diversificação e expansão da atividade

Em 2025, o Estado registrou operações minerárias envolvendo 20 diferentes substâncias minerais, um aumento em relação ao ano anterior, quando foram registradas 17. O levantamento aponta ainda que 167 empresas realizaram algum tipo de operação mineral no Estado, número superior ao de 2024.

Além dos minerais metálicos, a exploração de recursos voltados à construção civil e ao agronegócio também tem ampliado a presença da atividade em diferentes regiões. Substâncias como areia, basalto, cascalho e calcário estão entre as que possuem maior número de empresas atuando no Estado.

Segundo o relatório, 57 municípios sul-mato-grossenses registraram arrecadação de CFEM em 2025, indicando uma gradual desconcentração da atividade mineral no território estadual.

Mineração e sustentabilidade

Historicamente, a mineração desempenha papel importante no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. O Estado reúne reservas relevantes de ferro e manganês na região do Pantanal, além de calcário e outros minerais presentes em áreas como a Serra da Bodoquena.

A atividade, no entanto, ocorre em regiões ambientalmente sensíveis, o que exige atenção permanente à governança ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais. Nesse contexto, a Semadesc tem reforçado diretrizes que conciliam desenvolvimento econômico, preservação ambiental e retorno social para as comunidades.

Sobre a CFEM

A Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) é uma contrapartida paga pelas empresas mineradoras à União, aos Estados e aos municípios pela exploração econômica de recursos minerais, que são bens da União. Os recursos arrecadados devem ser aplicados em ações que contribuam para o desenvolvimento das regiões impactadas pela atividade mineral.

(*) Marcelo Armôa, Semadesc

Suzano amplia presença feminina e encerra 2025 com 556 mulheres contratadas em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Contratações representam 30% das admissões no estado e refletem avanço gradual da participação feminina na indústria de base florestal

Quando vestiu o uniforme da Suzano pela primeira vez, em maio do ano passado, a paranaense Vitória Gomes Valenga, de 19 anos, iniciava sua trajetória profissional na indústria de celulose em Mato Grosso do Sul. Natural de Ponta Grossa (PR), ela se mudou com a família para Ribas do Rio Pardo (MS) após o pai passar a atuar na unidade da companhia e, poucos meses depois, conquistou sua primeira oportunidade no mercado de trabalho como Mecânica de Manutenção I.

A história de Vitória faz parte de um movimento mais amplo. Ao longo de 2025, a Suzano, maior produtora mundial de celulose, contratou 556 mulheres no estado, o equivalente a 30% das 1.868 admissões realizadas nas unidades de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo – uma nova profissional integrada à empresa, em média, a cada 16 horas.

De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Mato Grosso do Sul (Sinpacems), o setor registrou 3.985 admissões no período. As contratações da Suzano correspondem a 47% desse total, reforçando a relevância da companhia na dinâmica de geração de empregos da cadeia de celulose no estado.

Após se instalar em Ribas do Rio Pardo, Vitória ingressou no curso Técnico em Papel e Celulose, promovido pela Suzano em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Meses depois, participou do processo seletivo e foi contratada. “Entrar na Suzano foi a minha primeira oportunidade profissional. Eu não tinha experiência, mas fui muito bem acolhida. Hoje tenho independência financeira e planos de crescer na carreira”, afirma.

Para a jovem, a presença feminina em áreas técnicas e industriais ainda carrega simbolismo. “É importante ver que as mulheres estão conquistando espaço em setores que antes pareciam distantes. Isso amplia horizontes para quem está começando”, acrescenta.

O avanço na participação feminina também se reflete em outras trajetórias. Em Três Lagoas, a história de Brucely Durutea dos Santos, de 48 anos, ilustra um movimento de retorno e recomeço profissional. Após experiências em áreas como frigorífico, enfermagem e atividades florestais, ela ingressou na Suzano em setembro de 2025 como Ajudante de Viveiro.

Suzano amplia presença feminina e encerra 2025 com 556 mulheres contratadas em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação

“Trabalhar me trouxe independência e a possibilidade de reorganizar minha vida. Consegui planejar novos objetivos e retomar projetos que estavam parados”, relata. Segundo ela, o emprego também impactou diretamente sua autoestima. “O trabalho devolve a sensação de pertencimento e autonomia”, relata Brucely.

Trabalho estruturado

As contratações integram um conjunto de iniciativas voltadas à ampliação da participação feminina nas operações industriais e florestais, incluindo programas de qualificação profissional com vagas afirmativas para mulheres e ações de preparação para o mercado de trabalho.

“O crescimento da participação feminina nas nossas operações é resultado de um trabalho estruturado para ampliar oportunidades no estado. Temos investido em formação técnica e em ambientes cada vez mais inclusivos, que permitam às mulheres desenvolver carreira na indústria”, afirma Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano.

Atualmente, a Suzano concentra em Mato Grosso do Sul mais de 9 mil postos de trabalho diretos, entre colaboradores próprios e terceiros, distribuídos nas operações industriais e florestais. Desse total, 1.327 são ocupados por mulheres, refletindo o avanço gradual da presença feminina nas atividades da companhia no estado.

Em um setor historicamente marcado pela predominância masculina, a ampliação da presença feminina nas unidades industriais e viveiros florestais sinaliza uma transformação gradual no perfil da mão de obra da cadeia de base florestal no estado, ampliando o debate sobre equidade de gênero e acesso ao mercado de trabalho técnico e industrial.

Suzano amplia presença feminina e encerra 2025 com 556 mulheres contratadas em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.