14 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 170

Ataque a tiros na porta de casa deixa homem ferido em MS

0
Pedaços de tecido com sangue na calçada onde crime aconteceu (Foto: Marcos Maluf)

Atiradores estavam em uma motocicleta e fugiram logo após os disparos

Homem de 30 anos foi socorrido após ser atingido por disparos de arma de fogo na manhã desta quinta-feira (5) enquanto entrava em um carro estacionado em frente à casa onde mora no Bairro São Conrado, em Campo Grande.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por ao menos três tiros no braço e nas pernas e foi levado para atendimento médico. “Ele estava consciente, mas sofrendo uns apagões”, relataram os militares que atendiam a ocorrência.

Testemunhas contaram que a vítima estava saindo de casa quando uma dupla passou de motocicleta já atirando. Foram efetuados diversos disparos que atingiram o carro e o muro da casa do homem. Em seguida, os autores fugiram.

Equipes da Perícia e do GOI (Grupo de Operações e Investigações) também estiveram no local.

(*) Campo Grande News

IEL – MS oferece vagas de estágio para estudantes de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

O IEL‑MS está com 98 vagas de estágio abertas para estudantes de Mato Grosso do Sul, distribuídas entre as cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e São Gabriel do Oeste. As bolsas variam de R$ 400 a R$ 1.500, conforme a carga horária da vaga. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://carreiras.iel.org.br/MS

A gerente de gestão e negócios do IEL-MS, Jackeline Magalhães, destaca os benefícios da plataforma de carreiras. “Pelo site, você tem acesso a todas as informações da vaga, como local de estágio e valor da bolsa. Também é possível acompanhar o andamento do processo seletivo e das oportunidades disponíveis”, afirma.

Vagas

Campo Grande concentra o maior número de oportunidades, com 69 vagas. Distribuídas entre as áreas de Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais, Comunicação Social, Educação Física (bacharelado), diversas Engenharias, Direito, Medicina Veterinária, Pedagogia, Letras e Psicologia. Há também vagas para estudantes do ensino médio.

Em Dourados, são 20 vagas para acadêmicos de Ciências Contábeis, áreas da Educação e Psicologia. Já Três Lagoas oferece cinco oportunidades para estudantes de Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Educação Física (bacharelado) e áreas administrativas.

São Gabriel do Oeste conta com uma vaga voltada para Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica ou Mecânica. Em Aparecida do Taboado, há oportunidades para estudantes de Arquitetura ou Engenharia Civil.

Serviço

Para escolher a sua vaga de estágio, acesse https://carreiras.iel.org.br/MS.

Programa reestrutura: Prefeitura de Três Lagoas moderniza unidades de saúde da família

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue avançando com o Programa reestrutura, iniciativa que visa modernizar e equipar as unidades de saúde da família do município, oferecendo mais qualidade, conforto e segurança no atendimento à população.

O programa contempla a aquisição de novos equipamentos para a melhoria do atendimento beneficiando diretamente pacientes e profissionais da saúde.

EQUIPAMENTOS JÁ ENTREGUES

Diversas unidades de saúde já receberam importantes equipamentos que contribuem para um atendimento mais eficiente e confortável:
• 77 ar-condicionados, proporcionando ambientes mais agradáveis para pacientes e profissionais;
• 66 macas ginecológicas, melhorando a qualidade dos atendimentos de saúde da mulher;
• 66 balanças antropométricas, essenciais para consultas pediátricas e nutricionais;
• 2 dermatoscópios, ampliando a capacidade de diagnósticos de doenças de pele.

NOVOS AVANÇOS A CAMINHO

O programa continua avançando e, em breve será entregue, detectores fetais, compressores, fotopolinerizadores, bombas a vácuo, câmeras escuras, lavadoras ultrassônicas e seladoras, totalizando 167 equipamentos.

O Programa reestrutura reforça o compromisso da Prefeitura de Três Lagoas com a saúde pública de qualidade, garantindo que os usuários dos SUS tenham acesso a unidades de saúde bem equipadas e preparadas para oferecer o melhor atendimento a nossa população.

PF cumpre mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas

0
Foto: PF-MS

Foragido foi localizado no exterior e entregue às autoridades brasileiras em Corumbá

A Polícia Federal cumpriu, na fronteira em Corumbá, mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça do estado de Mato Grosso do Sul, contra suspeito de tráfico de drogas.

O homem foi detido por autoridades policiais no exterior após apresentar documento migratório irregular. Durante a verificação de seus dados, foi constatada a existência de mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira.

Após a realização dos procedimentos legais, o homem foi entregue às autoridades brasileiras na região de fronteira, sendo conduzido à Polícia Federal em Corumbá. O preso permanece à disposição da Justiça para as providências cabíveis.

(*) Comunicação Social da PF em MS

FICCO/MS recupera veículo com registro de roubo em Campo Grande

0
Foto: PF-MS

Em ação integrada, camioneta foi localizada após compartilhamento de informações entre forças de segurança

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS), em ação conjunta com o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque/MS), recuperou, na última quarta-feira (4), uma camioneta com registro de roubo.

A ação ocorreu após informações repassadas pelo Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, indicando a possível localização do veículo. De posse dos dados, as equipes realizaram diligências na região e localizaram a camioneta.

O veículo foi encaminhado à autoridade policial para os procedimentos legais e posterior restituição ao proprietário.

A FICCO/MS é composta por integrantes da Polícia Federal, da Polícia Militar, do Departamento de Operações de Fronteira, da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Penal Federal, da Secretaria Nacional de Políticas Penais e da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, as quais atuam de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.

(*) Comunicação Social da PF em MS

DOF Investe em Tecnologia: Policiais Recebem Treinamento para Operar Drones na Fronteira

0
Foto: Divulgação

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) reafirma seu compromisso com a modernização e a eficiência no combate ao crime transfronteiriço. Como parte de sua estratégia de fortalecimento, policiais do Departamento foram submetidos a um treinamento especializado para a operação de veículos aéreos não tripulados (DRONES).

A iniciativa visa equipar as guarnições com ferramentas de última geração para o monitoramento e a vigilância de áreas críticas. O uso desses equipamentos será fundamental para otimizar o combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes típicos da região de fronteira.

O avanço tecnológico é tratado como prioridade estratégica pelo comando do DOF. O objetivo central é elevar a capacidade técnica das guarnições em campo e fortalecer o setor de inteligência da unidade.

Com a visão aérea proporcionada pelos drones, o DOF ganha vantagem, permitindo um reconhecimento mais preciso do terreno e uma resposta mais rápida a atividades suspeitas, garantindo maior segurança tanto para os operadores quanto para a população.

Casa do Trabalhador disponibiliza 240 vagas de emprego em Três Lagoas nesta quinta-feira (05)

0
Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Casa do Trabalhador de Três Lagoas, divulgou nesta quinta-feira, 05 de março de 2026, uma nova relação de oportunidades de trabalho disponíveis no município. Ao todo, estão sendo ofertadas 240 vagas, distribuídas em diferentes áreas de atuação e para variados níveis de escolaridade.

As oportunidades contemplam diversas funções, ampliando as chances para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Para participar dos processos seletivos, os interessados devem comparecer pessoalmente à Casa do Trabalhador para realizar o cadastro ou atualizar seus dados.

O atendimento é realizado na sede do órgão, localizada na Rua Dr. Munir Thomé, nº 86, no Centro. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre as vagas disponíveis, os candidatos também podem entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1936.

A recomendação é que os interessados compareçam ao local levando documentos pessoais e carteira de trabalho, facilitando o atendimento e o encaminhamento às empresas contratantes.

Com alta de feminicídios, cidades instalam totens de segurança para proteger mulheres

0
Totem de segurança em Guaíra (SP), onde o monitoramento ajudou na identificação de agressão contra uma mulher grávida, resultando na prisão do agressor. (Foto: Divulgação/Helper Tecnologia)

Equipamentos com câmera 360°, comunicador bidirecional e botão SOS já estão presentes em mais de 80 municípios de 15 estados

No Dia Internacional da Mulher, a reflexão sobre a segurança feminina no Brasil baseia-se em uma estatística alarmante: o país nunca registrou tantos feminicídios. Em 2025, foram 1.568 mulheres assassinadas – uma média de quatro mortes por dia, segundo dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A fim de frear essa escalada de violência contra a mulher, municípios brasileiros estão adotando uma tecnologia como nova aliada nas ruas: os postos eletrônicos, mais conhecidos como totens de segurança. Desenvolvidos para atuar em espaços públicos, os equipamentos funcionam como postos avançados de monitoramento e socorro, com o objetivo de reduzir o tempo de resposta das forças policiais e de criar uma rede de proteção imediata e acessível para mulheres em situação de risco.

Como funciona a tecnologia?

Os totens de segurança possuem um sistema de giroflex que remete imediatamente à presença de uma viatura policial. No entanto, o principal diferencial está na interatividade e na vigilância. Os totens são equipados com botão de emergência, que, quando acionado, conecta a vítima de forma imediata à central de segurança; um comunicador que permite que a vítima converse em tempo real com um agente, relatando a ocorrência; e um sistema de áudio, capaz de enviar alertas à população e reproduzir mensagens automáticas, além de câmeras 360°, que garantem o monitoramento contínuo do perímetro, gravando toda a ação e auxiliando na identificação rápida de agressores.

De acordo com Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa detentora da patente dos equipamentos, os totens atuam como pontos estratégicos de proteção em espaços públicos, oferecendo acionamento imediato em situações de risco e monitoramento em tempo real. “A presença visível do equipamento funciona como fator inibidor de abordagens violentas, além de ter um papel importante na identificação do agressor”, explica.

Integração com órgãos de segurança

Para que o resgate seja eficaz, a tecnologia atua em parceria com prefeituras e órgãos de segurança pública. Sempre que possível, o sistema é integrado à rede local de proteção, acionando de imediato a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e, dependendo da estrutura do município, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e as secretarias responsáveis por políticas públicas para mulheres. “No contexto da violência contra a mulher, os totens ampliam o acesso à ajuda emergencial, reduzem o tempo de resposta e fortalecem a rede de proteção local. A tecnologia atua de forma complementar, fortalecendo o sistema de encaminhamento adequado das vítimas”, afirma Endo.

Flagrantes e prisões na prática

A eficácia do sistema já foi comprovada nas ruas, com casos que culminaram na prisão de agressores antes que ocorresse o pior. Por respeito à privacidade das vítimas, dados pessoais sensíveis não são expostos, mas já foram publicados registros oficiais que evidenciam o impacto da tecnologia. Em Porto Alegre, por exemplo, uma mulher vítima de violência doméstica conseguiu fugir e acionar um totem instalado em via pública. A resposta imediata da Guarda Municipal resultou na prisão do agressor.

Em Guaíra, interior de São Paulo, o monitoramento preventivo pelas câmeras do totem ajudou na identificação de uma agressão contra uma mulher grávida. As imagens permitiram que agentes da Guarda Civil Municipal fossem enviados rapidamente ao local, efetuando a prisão em flagrante do agressor.

Tecnologia como apoio, não substituta

Atualmente, os totens de segurança já estão implantados em mais de 80 cidades brasileiras, espalhadas por 15 estados, com expansão contínua pelo país. No entanto, os próprios desenvolvedores reforçam que o equipamento é apenas uma ferramenta em um cenário muito mais complexo. “A violência contra a mulher é um problema estrutural que exige políticas públicas amplas, educação e conscientização social. A tecnologia não substitui essas ações, mas pode ser uma aliada estratégica na ampliação da rede de proteção”, conclui o diretor da Helper Tecnologia.

A promessa para o futuro é continuar contribuindo para cidades mais seguras, oferecendo ferramentas que garantam que os pedidos de socorro das mulheres não fiquem sem resposta.

Roda de conversa exalta inclusão e amplia diálogo sobre autismo em escola na Rede Estadual

0
Foto: arquivo escolar

Um debate sobre aceitação para uma formação humanizada de cidadãos conscientes

Uma educação inclusiva passa pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento que garanta acesso e permanência de estudantes autistas na REE (Rede Estadual de Ensino).

Para isso, é fundamental fortalecer a compreensão e o respeito às diferenças no cotidiano escolar e a SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista) realizou uma roda de conversa com os alunos na EE Dolor Ferreira de Andrade, em Campo Grande.

Com o tema ‘Inclusão no Ambiente Escolar: Entendendo o Autismo’, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio participaram de um importante diálogo com reflexões sobre acolhimento e respeito.

Entender para incluir

A atividade proporcionou um espaço de esclarecimento de dúvidas sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas especificidades no contexto educacional.

O encontro foi mediado pelos técnicos pedagógicos Diniz Silveira e Ivanete Martins, com participação da psicóloga Caroline Rigon.

Durante o diálogo, foram abordadas características do TEA, como a importância da empatia nas relações interpessoais e o papel de cada estudante na construção de uma escola mais acolhedora.

A participação ativa dos alunos marcou o encontro, com compartilhamento de experiências e questionamentos que contribuíram para ampliar a compreensão sobre convivência e respeito à diversidade.

Formação que ultrapassa o conteúdo

A técnica pedagógica, Aurélia Cristina Silva, do CEAME/TEA, considera a ação fundamental para consolidar a inclusão como princípio da convivência escolar.

“Promover debates sobre inclusão contribui para uma formação humanizada dos estudantes e para a construção de cidadãos conscientes dos seus direitos e responsabilidades”, destaca a pedagoga.

Enquanto o diretor da unidade, José Luiz Lovato, enfatiza que a iniciativa reafirma o compromisso da SED com a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na Rede Estadual.

“Essa é uma ação pedagógica feita para exaltar a inclusão e consolidar a Dolor Ferreira de Andrade como espaço de acolhimento e aprendizagem para todos”, finaliza o diretor.

Gilberto Junior, SED

Regiões Sul e Sudoeste terão chuvas abaixo da média e risco elevado para incêndios florestais nos próximos dias

0
Foto: Mairinco de Pauda

As regiões Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul devem ter ocorrência de poucas chuvas nos próximos dias, intensificando a situação de escassez hídrica já evidenciada nos últimos dois meses e em decorrência disso, amplia o alerta para ocorrência de focos de calor. Os dados constam na Análise Meteorológica do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e foram apresentados pelos meteorologistas na reunião do Cicoe/MS (Centro Integrado de Comando e Controle) realizada na manhã dessa quarta-feira (4), no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande.

Foi a 25ª reunião do Cicoe/MS, organismo que reúne representantes do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/MS), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Secom (Secretaria de Comunicação), Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e tem por objetivo planejar, coordenar e executar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, coordenou a reunião e demonstrou preocupação com os dados que apontam irregularidades no regime de chuvas, o que obriga o Governo a se manter em alerta para eventualidades de descontrole dos focos de calor. No mês de janeiro, conforme demonstrou o Cemtec/MS, as chuvas ficaram abaixo da média histórica em praticamente todo o Estado. Em fevereiro houve uma melhora na distribuição de chuvas, mas ainda assim, em 29 dos 65 pontos monitorados pelo Cemtec/MS o volume de chuvas ficou abaixo da média.

No bioma Pantanal os acumulados desde o início do ano até dia 28 de fevereiro ficaram acima da média em seis das oito regiões monitoradas. Apenas na região de Corumbá (338,4 milímetros) e do Pantanal da Nhecolândia (442,6 mm) choveu mais que o esperado para o período. Como consequência direta da irregularidade das chuvas, o nível do rio Paraguai – o principal curso dágua da planície pantaneira – está próximo do registrado em 2024 nas regiões de Ladário e Porto Murtinho. Somente em Cáceres o nível do rio está bem acima do verificado em 2024 e próximo do registrado no ano passado.

Já a tendência meteorológica para o período entre 3 e 19 de março aponta para diminuição de chuvas nas regiões Sudoeste e Sul de Mato Grosso do Sul, enquanto no restante do Estado pode ficar pouco abaixo ou acima da média histórica. A probabilidade se estende para o trimestre março, abril e maio, o que coloca metade do Estado – sobretudo na bacia do Rio Paraná – em alerta para risco de incêndios florestais.

O aquecimento das águas do Oceano Pacífico provocará mudanças no clima em todo planeta nos próximos meses, provocando o fenômeno conhecido por El Niño. A tendência será de temperaturas acima do normal para o trimestre em Mato Grosso do Sul e chuvas abaixo da média histórica. Essa combinação favorece a ocorrência de incêndios florestais. El Niño estará estabelecido e passará a influenciar o clima a partir de maio e até o fim do ano, conforme demonstram os modelos meteorológicos.

João Prestes

Produção hospitalar cresce 49% em dois anos e consolida ampliação da rede estadual

0
Foto: Arquivo/SES

Avanço é impulsionado pela ampliação da capacidade instalada, reestruturação do HRMS e fortalecimento da rede regional

A produção hospitalar da rede própria do Governo de Mato Grosso do Sul cresceu 49,21% entre 2023 e 2025, passando de 39.486 para 58.916 internações. No mesmo período, o valor aprovado hospitalar aumentou 163,66%, refletindo a ampliação da capacidade instalada e a reestruturação do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Os dados integram o RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior), referente ao 3º quadrimestre de 2025, e o RAG (Relatório Anual de Gestão) 2025 da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, os números consolidam o impacto direto dos investimentos estruturantes realizados nos últimos dois anos. “O crescimento da produção hospitalar é resultado de uma estratégia clara de fortalecimento da rede própria. Ampliamos leitos, reestruturamos unidades e investimos em equipamentos e equipes. Isso amplia o acesso, aumenta a resolutividade e fortalece a regionalização da saúde no Estado”, afirma.

Produção assistencial em crescimento

Entre julho e novembro de 2025, a rede própria estadual registrou crescimento expressivo:

  • Produção ambulatorial: 9.020.064 procedimentos aprovados, totalizando R$ 32,9 milhões, aumento de 75,99% na média mensal em comparação a 2023.
  • Produção hospitalar (3º quadrimestre): 24.814 internações aprovadas, somando R$ 25,9 milhões, crescimento de 85,93% em relação ao mesmo período de 2023.

Em dezembro de 2025, a rede contava com 84 estabelecimentos, sendo 61 de administração pública, consolidando a estrutura estadual de atendimento.

Expansão de leitos críticos e regionalização

O crescimento da produção está diretamente associado à ampliação da estrutura física e dos leitos críticos no Estado. Além da reestruturação do HRMS, houve reforço estratégico nos polos regionais, com ampliação da capacidade instalada em:

  • Dourados, no Hospital Regional de Dourados;
  • Três Lagoas, no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé;
  • Ponta Porã, com ampliação estrutural e aquisição de equipamentos.

No HRMS, estão em andamento reformas na UTI e na enfermaria pediátrica (R$ 4,4 milhões), além de melhorias no CME (Central de Material e Esterilização) e na estrutura externa. Em dezembro de 2025, foi realizado o leilão da PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) para concessão dos serviços de “bata cinza” por 30 anos, prevendo aumento de 60% na capacidade de leitos da unidade.

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destaca que a expansão regional fortalece a linha de cuidado. “A ampliação de leitos críticos e a organização da rede de referência garantem atendimento de alta complexidade mais próximo da população, reduzindo deslocamentos e qualificando a assistência em todas as macrorregiões”, explica.

Execução orçamentária sustenta expansão

No 3º quadrimestre de 2025, o montante pago pela SES foi de R$ 985,2 milhões, sendo 79,24% provenientes de recursos estaduais. No consolidado anual, o valor pago em 2025 atingiu R$ 2,47 bilhões.

As principais despesas concentraram-se em outras despesas correntes (34,0%), transferências a municípios (26,5%) e pessoal e encargos (21,1%), assegurando suporte financeiro à ampliação da assistência e manutenção dos serviços.

Indicadores e qualificação contínua

O Hospital Regional alcançou 75% de satisfação do usuário, superando a meta estabelecida para 2025, enquanto a cobertura da APS (Atenção Primária à Saúde) atingiu 97,8% em Mato Grosso do Sul.

Entre as prioridades da gestão está o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil, com foco na qualificação do pré-natal, ampliação do acesso à assistência especializada e integração entre os níveis de atenção.

“Quando ampliamos estrutura hospitalar e articulamos com a atenção primária, garantimos um cuidado mais seguro, contínuo e resolutivo. O trabalho é permanente para que os indicadores avancem de forma consistente”, conclui Angélica Congro.

(*) André Lima, Comunicação SES

Homem é condenado por estuprar sobrinha, mas vai recorrer em liberdade

0
Vista aérea da cidade onde crime aconteceu (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Crime aconteceu quando menina tinha 7 anos e juíza entendeu que ele não oferece risco, pois já estava solto

A Justiça de Corumbá condenou um homem a 17 anos e 22 dias de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra menina de apenas 7 anos. O abuso aconteceu em 2015, durante uma confraternização familiar no Assentamento Mato Grande, mas a sentença foi proferida após denúncia da 3ª Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o processo, que correu em sigilo, o réu, que é tio da vítima por afinidade, aproveitou um momento em que a criança estava sozinha na residência para praticar atos libidinosos. O caso só veio à tona anos depois, após a vítima revelar o ocorrido a uma prima, que também relatou ter sido abusada pelo mesmo agressor.

O depoimento da menina, colhido por meio de escuta especializada, foi considerado firme e coerente pela Justiça, servindo como prova central para a condenação. Ela ainda relatou que não contou sobre o abuso antes por medo.

A juíza responsável pelo caso acolheu integralmente o pedido do Ministério Público (MP), reconhecendo agravantes como o abuso de confiança e o fato de o crime ter sido cometido dentro de um ambiente familiar. Além da pena de reclusão, a magistrada fixou o valor de R$ 10 mil como indenização mínima por danos morais à vítima, com incidência de juros e correção monetária pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Apesar da sentença, o réu poderá recorrer em liberdade, uma vez que respondeu ao processo solto e não foram identificados novos elementos que justificassem a prisão preventiva imediata.

Se você vive ou testemunha alguma forma de agressão, denuncie. O 180 atende 24 horas e pode orientar e acolher. Em situações de risco imediato, ligue 190. Seu gesto pode salvar uma vida.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Operário (MS) disputará 3ª fase da Copa do Brasil contra Vila Nova (GO), fora de casa

0
Jogadores do Operário desembarcam na Capital classificados (Foto: Juliano Almeida)

Galo é o único representante de MS e enfrentará o Vila Nova; Ivinhema foi eliminado pelo Volta Redonda

Se na estreia da Copa do Brasil o Operário precisou viajar até Alagoas para derrotar o Asa, desta vez o próximo compromisso será mais perto. O adversário da terceira fase será o Vila Nova, de Goiás.

O confronto, ainda em jogo único, será na casa do adversário, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não definiu data e horário da partida.

Na noite desta última quarta-feira (4), o Vila Nova derrotou o Velo Clube (SP) nos pênaltis (4 a 2) após empate sem gols no tempo regulamentar.

O Operário é o único sul-mato-grossense no torneio. O Ivinhema acabou derrotado pelo Volta Redonda no estádio Saraivão, em Ivinhema, por 3 a 2. O Azulão do Vale chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas não conseguiu segurar o time fluminense. O Pantanal foi eliminado logo na fase preliminar ao cair para o Ji-Paraná fora de casa.

Cinco partidas fecham nesta quinta-feira a segunda fase: Trem x Fluminense-PI, Portuguesa-RJ x Maracanã, Ferroviária-ES x Sport, Santa Cruz x Souza-PB e Juventude x Guaporé.

Outros jogos já definidos da terceira fase são:

  • Barra x América-MG
  • Volta Redonda x América-RN
  • Ypiranga x Athletic
  • Manaura x Fortaleza
  • Castanhal x Nova Iguaçu
  • Jacuipense x Santa Catarina
  • Novorizontino x Mixto
  • Maranhão x Ceará
  • Joinville x São Bernardo
  • Confiança x Tombense
  • Ponte Preta x Guarany de Bagé
  • Porto Velho x Atlético-GO
  • Uberlândia x Maringá
  • Madureira x Águia de Marabá
  • Londrina x Manaus
  • Capital x Operário-PR
  • Amazonas x Figueirense
  • Avaí x Portuguesa

Já estão classificados e aguardam definição de adversários: Anápolis, Goiás, Tuna Luso, CRB e Paysandu.

Esta é a maior edição da Copa do Brasil, com a participação de 126 clubes. Os 20 clubes da primeira divisão do futebol nacional entram somente na quinta fase, uma anterior as oitavas de final.

(*) Campo Grande News

Polícia Civil deflagra Dia D da Operação Mulher Segura e contabiliza 103 prisões em Mato Grosso do Sul

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta quarta-feira (4) o Dia D da Operação Mulher Segura, ação coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e conduzida, em âmbito estadual, pela 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande.

A mobilização integra uma estratégia nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, em Mato Grosso do Sul, concentrou esforços entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março de 2026, resultando em números expressivos no combate a esse tipo de criminalidade.

No período, foram realizadas 68 prisões em flagrante e cumpridos 35 mandados de prisão pela DEAM, com apoio de unidades da Capital e do interior do Estado. As ações resultaram em prisões nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Ponta Porã, Antônio João, Amambai, Bonito, Jardim e Dourados, além do cumprimento de mandado de prisão em uma cidade do interior do São Paulo, demonstrando a abrangência interestadual da operação.

No âmbito do Departamento de Polícia Especializada (DPE), além da 1ª DEAM, também participaram a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DEFURV), a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos de Furtos (DERF) e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), evidenciando a integração das unidades especializadas no cumprimento de mandados e na captura de investigados.

Vídeo: PCMS

Já do Departamento de Polícia do Interior (DPI), participaram ativamente as delegacias de Antônio João, Aquidauana, Ponta Porã e Amambai, que atuaram no cumprimento de mandados e no apoio operacional às ações coordenadas pela DEAM. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que atuou de forma integrada às equipes da Polícia Civil.

Segundo dados apresentados pela corporação, somente na data de hoje, foram empregadas 23 guarnições, totalizando 51 policiais militares. No período, foram fiscalizadas 78 medidas protetivas de urgência, averiguados 25 mandados de prisão e cumpridos efetivamente 5 mandados de prisão pela Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, o enfrentamento à violência contra a mulher é prioridade permanente e depende da atuação integrada do poder público e da participação ativa da sociedade.

Câmara reforça compromisso com a segurança durante lançamento da Operação Approximatus, no Paranapungá

0
Foto: Divulgação

Programa em várias frentes visa combater insegurança no bairro

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas participou do início da Operação Approximatus, realizada na manhã desta quarta-feira (4), no Centro Comunitário do bairro Paranapungá. A ação reforçou a importância da união entre os poderes constituídos e as forças de segurança para a promoção de uma cidade mais segura e organizada.

A iniciativa reuniu a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Três Lagoas, com foco na aproximação entre polícia e comunidade, promovendo orientação, escuta ativa e ações práticas no território.

O bairro vem passando por crescentes problemas de segurança, motivando a articulação para buscar soluções.  Entre as ações previstas na Operação Approximatus estão o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de uma força-tarefa de limpeza urbana no bairro, com disponibilização de caçambas para descarte de materiais inservíveis, vistorias em terrenos e coleta de lixo, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Representando o Poder Legislativo, os vereadores Tonhão, Sirlene dos Santos, Daniel da Farmácia e Sargento Rodrigues, reafirmaram o compromisso da Câmara com políticas públicas voltadas à segurança preventiva e à melhoria da qualidade de vida nos bairros.

A presença ativa dos parlamentares evidenciou que o Legislativo vai além de suas atribuições regimentais de legislar e fiscalizar, participando diretamente de ações que impactam o cotidiano da população. Durante o evento, as autoridades ressaltaram que a integração entre Executivo, Legislativo e forças policiais é fundamental para resultados concretos e duradouros.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Ronaldo Moreira de Araújo, destacou que “segurança pública não é dever só da polícia, é compromisso de todos nós, porque a cidade que participa é a cidade que se protege”.

O delegado regional Dr. Ailton Pereira de Freitas reforçou que “segurança pública de verdade se constrói com polícia na rua, investigação séria e comunidade lado a lado, é assim que o crime perde espaço e a cidade ganha paz”.

O vereador Tonhão enfatizou a importância da união institucional, afirmando que “quando o poder público e as forças de segurança caminham juntos, quem vence é a comunidade e a paz deixa de ser promessa para virar realidade”.

Já o vereador Sargento Rodrigues ressaltou os avanços da gestão municipal, afirmando que “em apenas um ano e dois meses, a gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia transformou trabalho em resultados concretos, levando desenvolvimento e dignidade a bairros como o Paranapungá”.

O prefeito Dr. Cassiano Maia também destacou que “leis, segurança e serviços públicos só fazem sentido quando saem do papel e se transformam em cuidado real para quem mais precisa”.

A atuação conjunta reafirma que a construção de uma cidade mais segura passa, necessariamente, pela presença constante das instituições junto à comunidade, fortalecendo vínculos, promovendo cidadania e garantindo mais tranquilidade para a população.

Prefeitura de Três Lagoas inaugura novas salas do PROETI na Escola Maria de Lourdes Lopes e amplia atendimento em tempo integral

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), inaugurou nesta quarta-feira, 4 de março, três novas salas destinadas ao Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI) na Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, no bairro Vila Piloto. A entrega da obra representa mais um avanço no fortalecimento da educação em tempo integral na Rede Municipal de Ensino (REME).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, da primeira-dama Kelly Abonízio, da secretária municipal de Educação, Ângela Brito, do secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias Pereira, do secretário de Esporte, Valter Dias “Hulk”, além de vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Antonio Luiz Teixeira Empke Junior “Tonhão”, e os parlamentares Fernando Jurado, Mario Grespan, professor Pedrinho, Sirlene dos Santos e Evalda.

A diretora da unidade escolar, Nayla Marcatto da Costa, abriu o evento destacando a relevância do PROETI para a comunidade escolar e agradecendo o apoio da gestão municipal para a concretização do projeto.

Durante a solenidade, a secretária Ângela Brito ressaltou que o município já atende 480 crianças por meio do PROETI e, considerando todas as escolas em tempo integral, cerca de 3 mil alunos estão matriculados em período integral. Segundo ela, a meta é expandir o programa para mais duas unidades e, futuramente, alcançar 5 mil estudantes atendidos nessa modalidade.

O prefeito Dr. Cassiano Maia reforçou a importância da ampliação da oferta do ensino integral e da valorização dos profissionais da Rede Municipal. Ele também destacou o compromisso da administração em melhorar os índices educacionais do município e mencionou o recente reconhecimento nacional com o recebimento do Selo Ouro em Educação.

ESTRUTURA E INVESTIMENTOS

A ampliação na Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes inclui três salas de aula totalmente mobiliadas e equipadas, dois banheiros comuns, dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência e uma quadra esportiva coberta. O novo espaço atenderá 120 estudantes em jornada integral.

Com essa inauguração, o número de alunos beneficiados pelo PROETI chega a 480, distribuídos em quatro unidades: Escola Municipal Parque São Carlos, General Nelson Custódio de Oliveira, Professora Elaine de Sá Costa e, agora, Professora Maria de Lourdes Lopes. Antes da nova entrega, 360 estudantes já eram atendidos em três escolas da rede.

Os investimentos realizados nas quatro unidades somam R$ 7.455.871,74 ao longo de um ano e três meses de gestão. Os valores aplicados por escola são:

  • E.M. Prof.ª Maria de Lourdes Lopes: R$ 1.824.321,22
  • E.M. Parque São Carlos: R$ 1.948.620,18
  • E.M. General Nelson Custódio de Oliveira: R$ 1.827.707,12
  • E.M. Prof.ª Elaine de Sá Costa: R$ 1.855.223,22

Os recursos foram destinados à construção e ampliação de espaços voltados à educação em tempo integral, garantindo melhor estrutura física e condições adequadas para o desenvolvimento das atividades.

SOBRE O PROETI

O Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI) tem como objetivo oferecer uma formação mais completa aos estudantes da REME, com atividades no contraturno escolar que envolvem áreas artísticas, esportivas, pedagógicas, além de mídia e tecnologias. A proposta busca promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, com foco na equidade e no atendimento às necessidades específicas de cada estudante.

Com a ampliação das unidades e a criação de novas vagas, o município reforça o compromisso de investir em uma educação pública de qualidade, ampliando oportunidades e construindo um futuro com mais perspectivas para as crianças de Três Lagoas.

Ação conjunta entre PCMS e PCSP resulta na prisão de homem com dois mandados de prisão em aberto

0
Foto: PC-MS

Um homem com dois mandados de prisão em aberto é preso após trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil, em Paranaíba (1ª DP e DAM).

Foram realizados levantamentos investigativos e diligências de inteligência que permitiram identificar o paradeiro do indivíduo, sendo as informações compartilhadas com a Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), que localizou e realizou a prisão no município de Nova Granada (SP), em ação integrada entre as duas instituições.

Contra o investigado havia dois mandados de prisão expedidos pela Vara Criminal de Paranaíba. Um deles refere-se à prisão preventiva relacionada aos crimes de ameaça e violação de domicílio, no contexto de violência doméstica.

O segundo mandado foi expedido em razão de regressão cautelar de regime, determinando o recolhimento do apenado ao regime fechado, decorrente de condenação pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Após a prisão, o indivíduo foi colocado à disposição do Poder Judiciário para os procedimentos legais cabíveis.

Bairro Paranapungá, será o primeiro a receber a Operação Approximatus

0
Foto: Divulgação

Foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira, 4 de março, a Operação Approximatus. O evento, que foi realizado no Centro Comunitário do Bairro Paranapungá e teve início às 9h, marcou uma nova etapa na integração entre forças de segurança pública e a Administração Municipal. A abertura oficial contou com a presença de autoridades e a exposição de viaturas na rua próxima ao Centro Comunitário, que será temporariamente interditada com apoio do setor de trânsito.

Participaram da solenidade, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias Pereira, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, o tenente coronel, Ronaldo Moreira, o comandante de Policiamento de Área CPA2, coronel Mauro Cesar Sales Ormay, comandante da 3º Companhia de Polícia Militar Ambiental, tenente Lauro Augusto Sant’anna de Souza, o delegado regional da Polícia Civil, Dr. Ailton Pereira, o delegado da SIG, Dr. Ricardo Henrique Cavagna, representando os moradores do bairro, o presidente do Paranapungá, Celso e representando o Poder Legislativo de Três Lagoas, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Luiz Teixeira Empke Junior “Tonhão”, e os vereadores Sargento Rodrigues, Daniel da Farmácia e Sirlene dos Santos.

A Operação Approximatus marcou o início de uma nova etapa no fortalecimento da segurança pública em Três Lagoas. O bairro Paranapungá foi o primeiro a receber a ação integrada, que reúne forças policiais e a Prefeitura Municipal com o objetivo de recuperar a sensação de segurança e estreitar a relação entre as instituições e a comunidade.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas, a Polícia Militar e a Polícia Civil, além do apoio da Câmara Municipal e lideranças comunitárias. A proposta vai além do policiamento ostensivo: busca aproximar o poder público dos moradores, promovendo diálogo, prevenção e ações coordenadas.

Durante o lançamento da operação, o tenente coronel, Ronaldo Moreira, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, destacou que a segurança pública é uma missão constitucional das forças policiais, mas também uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. Segundo ele, a integração entre as instituições fortalece o trabalho preventivo e amplia os resultados. “Juntos, com certeza, seremos muito mais fortes. Prefeitura, Câmara, Polícia Civil e Polícia Militar estão unidas para levar mais segurança aos cidadãos. O nome ‘Approximatus’, de origem latina, significa ‘aproximação’. A escolha reflete o propósito central da operação: estar mais perto da população, que é a razão de existir as instituições públicas”, concluiu.

Ele, também explicou que neste contexto, a Prefeitura desempenha papel essencial, atuando na manutenção urbana, limpeza, iluminação e infraestrutura. Já as forças de segurança concentram esforços no policiamento, investigação e combate direto ao crime, com prioridade para o enfrentamento ao tráfico de drogas, considerado um dos principais fatores geradores de outros delitos.

De acordo com o tenente coronel, o crescimento acelerado de Três Lagoas também reforça a necessidade de planejamento e prevenção. O município, que tinha cerca de 60 mil habitantes no início da década de 1990, hoje ultrapassa 120 mil moradores, acompanhando o avanço da industrialização e da expansão urbana. Esse desenvolvimento exige ações estratégicas para garantir qualidade de vida e segurança à população.

A Operação Approximatus começa pelo bairro Paranapungá, mas a proposta é ampliar o modelo para outros bairros, consolidando uma atuação cada vez mais próxima da comunidade. A mensagem central é clara: segurança pública se constrói com integração, participação social e presença efetiva do poder público ao lado do cidadão.

A ação é realizada em parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas, a Polícia Militar e a Polícia Civil, reunindo esforços para fortalecer a segurança e ampliar a proximidade com a comunidade local.

Durante 15 dias, serão desenvolvidas ações integradas que incluem o cumprimento de mandados de prisão, mandados de busca e apreensão e medidas coercitivas. Paralelamente às atividades policiais, a Prefeitura executará uma força-tarefa de serviços urbanos no bairro, com limpeza de áreas públicas, disponibilização de caçambas para que os moradores façam o descarte correto de resíduos e recolhimento de materiais pelos caminhões da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A operação também contará com o trabalho dos agentes de endemias, que realizarão vistorias domiciliares e orientações preventivas, contribuindo para o combate a focos de doenças e para a promoção de um ambiente mais saudável. A proposta é unir segurança pública e cuidado urbano, reforçando a ideia de que bairros organizados, limpos e com participação ativa da comunidade tendem a afastar a criminalidade.

Além das ações operacionais, a programação inclui ciclos de palestras com temas relevantes para a população, como violência contra a mulher, patrulha mirim e outras iniciativas de prevenção e conscientização. O objetivo é fortalecer os vínculos comunitários e estimular a participação dos moradores na construção de um ambiente mais seguro.

A Operação Approximatus terá ainda um período de 15 dias de avaliação após a fase inicial de atuação. Ao final desse processo, será realizada uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados alcançados e os impactos da iniciativa no bairro.

Com foco na aproximação entre instituições e cidadãos, a operação reforça o compromisso conjunto da Prefeitura, das forças policiais e da comunidade na promoção da segurança e da qualidade de vida em Três Lagoas.

Investimento de mais de R$ 25 milhões reforça competitividade da Suzano em Três Lagoas

0

Modernização da planta industrial deve gerar quase uma centena de empregos locais e impulsionar eficiência operacional da unidade

EFICIÊNCIA INDUSTRIAL E IMPACTO REGIONAL

A unidade da Suzano em Três Lagoas, reconhecida como a precursora na produção de celulose em operação no município, avança em mais um ciclo de modernização com investimento aproximado de R$ 25.640 milhões. O aporte será aplicado na implantação de uma nova linha de licor branco oxidado (LBO), iniciativa voltada à redução de custos operacionais, ganho de eficiência produtiva e menor consumo de insumos.

Investimento de mais de R$ 25 milhões reforça competitividade da Suzano em Três Lagoas
Em cores, imagem 3D da estrutura/reator de LBO (Assessoria)

Executado por empresas sediadas em Três Lagoas, o projeto deve gerar quase uma centena de postos de trabalho temporários para profissionais da região ao longo da fase de implantação e expansão associada.

A Suzano já possui posição de destaque no setor, com produção anual de 3,25 milhões de toneladas de celulose nas duas linhas industriais no município. Atualmente, a operação local movimenta cerca de 6 mil postos de trabalho considerando indústria e base florestal, além de ter injetado mais de R$ 800 milhões na economia local e R$ 11 milhões em iniciativas de desenvolvimento social apenas no último ano.

Investimento de mais de R$ 25 milhões reforça competitividade da Suzano em Três Lagoas

Segundo o diretor de Operações Industriais da unidade, Eduardo Ferraz, o novo projeto está alinhado à estratégia permanente de ganho de eficiência. “A Unidade de Três Lagoas segue como a maior e uma das mais competitivas do mundo e a implantação da nova linha de licor branco oxidado é um passo importante para tornar nossa operação ainda mais eficiente, competitiva e sustentável. Nós da Suzano, seguimos investindo para fortalecer a posição da unidade no mercado global de celulose, ao mesmo tempo em que geramos oportunidades para a economia local e capacitamos nossas equipes para atuar em um ambiente industrial cada vez mais moderno e tecnológico”.

O executivo explicou que a nova planta de LBO atuará principalmente sobre processos químicos internos, com impacto direto no consumo de soda cáustica e pequena redução no uso de madeira. “São tecnologias extremamente novas que trazem para a gente uma eficiência operacional ainda melhor do que a que já temos”, destacou.

GERAÇÃO DE EMPREGOS E CRONOGRAMA

Durante a fase de implantação da planta de LBO, cerca de 70 trabalhadores locais já estão envolvidos nas atividades por meio de empresas da cidade. Em paralelo, a expansão das instalações da parceira White Martins dentro do site industrial poderá mobilizar pico semelhante de mão de obra ao longo do ano.

Investimento de mais de R$ 25 milhões reforça competitividade da Suzano em Três Lagoas

A previsão da companhia é que a nova linha entre em operação após a parada geral programada para abril e início de maio. Já a ampliação da White Martins deve ser concluída até o fim do ano, com início operacional previsto para 2027.

Apesar do ganho tecnológico, a expectativa é de que a operação contínua seja absorvida pelo quadro atual da indústria, mediante treinamento e requalificação. “Todo novo equipamento exige capacitação, e esse processo já está acontecendo com nossas equipes”, explicou Ferraz.

LOGÍSTICA E PRODUTIVIDADE

Durante a entrevista, o diretor também detalhou a estratégia logística da companhia. A maior parte da celulose produzida em Três Lagoas segue por transporte rodoviário até o terminal de Aparecida do Taboado — percurso de cerca de 160 quilômetros — onde é transferida para o modal ferroviário com destino ao Porto de Santos, em um trajeto adicional de aproximadamente 905 quilômetros.

Segundo Ferraz, a predominância ferroviária é fator-chave de competitividade. “O modal ferroviário é um dos mais eficientes dentro da nossa cadeia logística”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que o novo investimento não tem como foco ampliar volume de produção, mas elevar a competitividade da unidade. “A gente mantém o mesmo nível de produção, porém com um custo operacional menor”, pontuou.

CONFIRA O BATE PAPO

POLO CELULÓSICO EM EXPANSÃO

Para a Suzano, o avanço de novos projetos e a chegada de outras empresas ao Mato Grosso do Sul consolidam a Costa Leste como um dos principais polos mundiais de celulose.

“O crescimento do setor traz novas oportunidades para todos. É muito positivo ver Três Lagoas se desenvolvendo e recebendo novos investimentos”, avaliou o diretor.

Com o novo aporte, a companhia reforça a estratégia de modernização contínua da planta sul-mato-grossense, mantendo o município no centro do mapa global da indústria de celulose e ampliando os efeitos econômicos sobre a cadeia produtiva local.

Em iniciativa pioneira, Suzano adota robôs autônomos para movimentação de celulose em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Divulgação

Tecnologia desenvolvida em parceria com empresa brasileira automatiza a movimentação de celulose na fábrica, amplia a eficiência logística e capacita profissionais para atuar em um ambiente industrial cada vez mais tecnológico

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, em uma iniciativa pioneira no setor, passou a utilizar robôs autônomos para a movimentação de fardos de celulose na Unidade de Ribas do Rio Pardo (MS). O FlexNav, robô móvel autônomo desenvolvido em parceria com a empresa brasileira Dalca, marca um avanço significativo para o setor ao aplicar, em larga escala, a tecnologia de AMR (Robôs Móveis Autônomos, na sigla em inglês) na armazenagem de celulose. A inovação alia sustentabilidade à eficiência operacional e à qualificação profissional.

“A Suzano acredita que a inovação precisa estar alinhada à sustentabilidade. Com a adoção de robôs nas operações de movimentação de fardos de celulose, estamos contribuindo para ampliar a eficiência operacional, reduzir emissões e valorizar o nosso time de profissionais, que foi capacitado e agora poderá se dedicar a atividades mais estratégicas”, destaca Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Desenvolvido de forma customizada para atender às necessidades da companhia, o FlexNav tem capacidade para transportar até quatro toneladas e foi projetado para acomodar dois conjuntos de fardos de celulose por operação. Os robôs operam de forma totalmente autônoma, conectados em tempo real a um sistema central que monitora e coordena as atividades, incluindo a gestão do carregamento das baterias. A solução permite que a celulose seja retirada diretamente da linha de produção e transportada até pontos específicos do armazém, sem necessidade de manuseio manual.

Nesta primeira fase, quatro robôs estão em operação, atendendo cerca de um terço da produção da unidade. A expectativa é expandir gradualmente a tecnologia para 100% da produção, além de avaliar sua aplicação em outras unidades da companhia.

Qualificação profissional

A implantação do FlexNav incluiu a capacitação dos próprios funcionários da Suzano que atuam na logística de celulose. Os(as) colaboradores(as) foram treinados(as) para gerenciamento e operação dos robôs e nas atividades de manutenção elétrica, mecânica e de automação, permitindo a migração para funções de maior complexidade técnica.

“A adoção dos robôs autônomos na Unidade Ribas do Rio Pardo consolida o pioneirismo da Suzano na busca da aplicação em larga escala dessa tecnologia. Esse é um movimento estratégico que une inovação e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que fortalece a valorização dos nossos profissionais. Investimos na capacitação do nosso time para que esteja preparado para atuar em um ambiente industrial cada vez mais tecnológico, assumindo funções de maior complexidade e protagonizando essa transformação”, destaca Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano.

O desenvolvimento da tecnologia teve início em 2022, após o anúncio da construção da nova fábrica, e envolveu quatro anos de pesquisa, testes e integração até o início da operação, integrando desde a concepção o planejamento tecnológico da nova unidade. O projeto contou com a participação de cerca de 20 profissionais da Suzano, além de aproximadamente 30 especialistas da Dalca, das áreas de engenharia elétrica, mecânica, programação e suporte técnico.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.