14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 172

Polícia Civil cumpre mandado de prisão decorrente de tráfico de drogas em Inocência

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul cumpriu, nesta quarta-feira (4), no município de Inocência, um mandado de prisão decorrente de regressão cautelar de regime relacionado ao crime de tráfico de drogas. A ação foi resultado de trabalho de inteligência desenvolvido pelo Núcleo Regional de Inteligência (NRI) e pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) de Paranaíba.

O homem, de 37 anos de idade, foi capturado e conduzido para a Delegacia de Inocência. A ordem judicial de prisão foi expedida pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e refere-se à regressão cautelar de regime, com retorno do sentenciado ao regime fechado em razão do descumprimento das condições impostas pela execução penal.

A decisão está vinculada a condenação pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, restando ainda pena remanescente de 4 anos e 23 dias a ser cumprida em regime fechado. Após os trâmites legais, ele será recambiado ao sistema prisional. 

MS está entre os 4 estados brasileiros com maior taxa de feminicídio do país

0
Corpo de mulher assassinada é retirado de residência (Foto: Campo Grande News)

Com 2,6 mortes a cada 100 mil mulheres, Estado supera média nacional e expõe fragilidades na rede de proteção

Mato Grosso do Sul ocupa a quarta colocação entre os Estados com maior risco proporcional para as mulheres no Brasil. Conforme o relatório “Retrato dos Feminicídios no Brasil (2021–2025)”, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira, em 2025, o Estado registrou 39 feminicídios, com taxa de 2,6 mortes para cada 100 mil mulheres, uma das mais altas do país e acima da média nacional, que foi de 1,43.

Mato Grosso do Sul ficou atrás apenas de estados do Acre (3,2), Rondônia (2,9) e Mato Grosso (2,7), ocupando o grupo com maior incidência proporcional de assassinatos de mulheres por razões de gênero.

No acumulado de cinco anos (2021–2025), o crescimento da violência em MS foi de 14,3%, com alta de 10,5% entre 2024 e 2025. O dado coloca o Estado em um cenário persistente de violência letal doméstica, diferente do que ocorre em parte do país. Foram registrados 33 feminicídios em 2021, 44 em 2022, 30 em 2023 e 35 em 2024, com taxa variando de 2,1 a 3,1 feminicídios por grupo de 100 mil mulheres.

Em nível nacional, os Estados que apresentaram aumentos mais expressivos foram o Amapá (+120,3%), São Paulo (+96,4%) e Rondônia (+53,8%).

Medidas protetivas

Outro dado que se destaca no levantamento é a relação entre feminicídios e MPU (Medidas Protetivas de Urgência), previstas na Lei Maria da Penha.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o estudo, 5,9% das mulheres assassinadas tinham medida protetiva vigente no momento da morte (dados com base em 2021). Embora o percentual seja inferior à média nacional (13,1%), ele evidencia que a proteção formal nem sempre é suficiente para impedir o desfecho fatal.

A morte de Aline Barreto da Silva, de 33 anos, em dezembro de 2025, em Ribas do Rio Pardo, é um exemplo deste caso. A mulher estava com medida protetiva contra o agressor desde abril daquele ano, mas a proteção estava inativa no momento do crime após o casal retomar o relacionamento. Aline foi esfaqueada dentro da própria casa, assassinada pelo ex-companheiro, Marcelo Augusto Vinciguerra, de 31 anos, na presença dos filhos da vítima.

Pequenos municípios

Ribas do Rio Pardo é uma cidade de 24 mil habitantes e faz parte de um dos pontos centrais do relatório que aponta que municípios pequenos concentram taxas maiores de feminicídio no Brasil.

Cidades com até 50 mil habitantes registraram taxa de 1,8 por 100 mil mulheres em 2024, quase 30% acima da média nacional.

Segundo o levantamento nacional, apenas 5% dos municípios pequenos brasileiros possuem Delegacia da Mulher e só 3% contam com Casa Abrigo. O relatório não detalha estas informações conforme unidade da federação, mas aponta que a ausência de estrutura dificulta a chamada “rota crítica”, o caminho que a mulher percorre desde a decisão de denunciar até o acesso efetivo à proteção.

Desigualdade estrutural

Em 2026, a Lei Maria da Penha completa 20 anos. O Brasil avançou na legislação e tornou o feminicídio crime autônomo com a maior pena prevista no Código Penal, mas o relatório chama a atenção para os desafios da implementação.

Embora o relatório não detalhe o recorte racial específico por Estado, o estudo também reforça que o feminicídio atinge, em sua maioria, mulheres negras e adultas. O perfil das vítimas no país, traçado a partir da análise de 5.729 registros entre 2021 e 2024, mostra que 62,6% das vítimas eram negras e metade tinha entre 30 e 49 anos, mulheres em idade produtiva, muitas vezes responsáveis pelo sustento da família.

No entanto, a violência começa cedo, sendo que 29,4% das vítimas tinham entre 18 e 29 anos. Outros 15,5% tinham mais de 50 anos, o que demonstra que o risco se estende até a terceira idade.

O estudo também confirma que o feminicídio é, majoritariamente, um crime cometido por alguém próximo. Quase 60% das vítimas foram mortas pelo parceiro íntimo, e 21,3% pelo ex-companheiro. Apenas 4,9% dos casos envolveram desconhecidos. A autoria é predominantemente masculina, sendo que 97,3% dos crimes com autor identificado foram cometidos por homens.

Os números desmontam a ideia de violência aleatória e reforçam que o feminicídio está ligado a relações afetivas marcadas por controle, posse e desigualdade de poder. Um caso que ganhou notoriedade no Estado, em 2025, foi a morte da jornalista Vanessa Ricarte, que foi assassinada, no dia 12 de fevereiro, ao ser esfaqueada pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento.

O modo como essas mulheres são mortas também revela a brutalidade do contexto doméstico. Quase metade dos casos (48,7%) envolveu arma branca, como faca, machado ou canivete. Em 25,2% dos registros, o instrumento foi arma de fogo.

A residência da vítima é o principal cenário da violência, pelo menos 66,3% dos feminicídios ocorreram dentro de casa, enquanto 19,2% aconteceram em vias públicas. O dado reforça que o espaço que deveria representar proteção é, para muitas mulheres, o local de maior risco.

Fonte: Campo Grande News (por Inara Silva)

Bombeiro que tentou matar mulher a marretadas é levado para a prisão em MS

0
Momento em que o subtenente do Bombeiro foi dominado por vizinhos (Foto: Direto das Ruas)

Elianderson Duarte foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio e continuará preso

O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar Elianderson Duarte, de 45 anos, que tentou matar a mulher a golpes de marreta e deixou feridos dois filhos adolescentes, foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio e por lesão corporal dolosa no contexto de violência doméstica. Os crimes ocorreram na tarde da última terça-feira (3) na Vila Reno, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

A mulher, de 52 anos de idade, sofreu ferimentos na cabeça e no rosto. Encontrada caída no quintal da casa, ela foi atendida inicialmente no Hospital Regional da cidade e depois transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Vida, em Dourados. A vítima sofreu traumatismo craniano e seu quadro de saúde é considerado gravíssimo.

Os filhos do casal

Um garoto de 15 anos e uma adolescente de 17 também apresentavam ferimentos na cabeça e foram levados para o hospital, mas sem gravidade. O mais novo, de 13 anos, sofreu abalo psicológico e também precisou de atendimento médico.

Reclamando de dores após ser dominado e amarrado pelos moradores do bairro quando tentava fugir da cena do crime, Elianderson Duarte recebeu atendimento médico e depois foi encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante e continua preso.

Aos policiais militares que atenderam a ocorrência, o bombeiro alegou que a mulher teria tentado esfaqueá-lo com duas facas de serra. A marreta e duas facas, com manchas de sangue, foram recolhidas. A prisão foi acompanhada por um oficial do 4º Grupamento dos Bombeiros.

Nota da corporação

Nesta quarta-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul divulgou nota oficial lamentando os fatos envolvendo um de seus integrantes e manifestou “seu mais profundo repúdio” a qualquer forma de violência contra as mulheres.

“O CBMMS permanece colaborando integralmente com as autoridades policiais e com o Poder Judiciário para a plena elucidação do caso. O servidor envolvido se encontra detido e responderá por seus atos com todo o rigor da lei. A corporação já adotou as providências administrativas cabíveis, nos termos da legislação vigente, para a devida apuração e responsabilização”, diz a nota.

(*) Campo Grande News

Carreta e carro batem de frente e causam congestionamento na BR-163

0
Equipes de resgate e da concessionária atuam no atendimento às vítimas e na remoção dos veículos após acidente (Foto: Direto das Ruas)

Interdição temporária no anel viário gerou fila de aproximadamente 2 quilômetros, com liberação às 12h10

Acidente no km 473 da BR-163, no anel viário de Campo Grande, na saída para São Paulo, provocou congestionamento e mobilizou equipes de resgate no fim da manhã desta quarta-feira (4). O fluxo de veículos foi totalmente normalizado por volta das 12h10.

O Centro de Controle Operacional da Motiva Pantanal foi acionado para atender a ocorrência no sentido sul da rodovia. O acidente ocorreu após uma carreta e um carro utilitário baterem de frente.

Vídeo: Divulgação/Campo Grande News

Duas pessoas foram atendidas. Uma vítima sofreu ferimentos moderados e foi encaminhada para a Santa Casa de Campo Grande. A outra saiu ilesa.

Para o trabalho das equipes e a remoção dos veículos, houve interdição momentânea da pista no sentido sul. A situação gerou fila de veículos e cerca de 2 quilômetros de congestionamento no trecho.

Após a retirada dos veículos e a limpeza da pista, o tráfego foi liberado e voltou à normalidade no início da tarde.

Equipes da concessionária realizaram o atendimento e a sinalização do local.

Fonte: Campo Grande News (por Bruna Marques)

MPT-MS inicia campanha do Mês da Mulher com foco nos homens

0
Arte: ASCOM MPT-MS

“Apoie uma mulher no trabalho” busca sensibilizar público masculino para atitudes que promovam respeito e equidade

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) inicia, neste mês de março, a campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Apoie uma mulher no trabalho”. Em 2026, a ação adota uma abordagem diferente: a comunicação é dirigida aos homens, convidando-os a refletir e a adotar atitudes que contribuam para ambientes profissionais mais respeitosos e igualitários.

A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade) da instituição, quer estimular a participação masculina na promoção da equidade de gênero e no enfrentamento de práticas discriminatórias.

A campanha parte do reconhecimento de que as mulheres já enfrentam sobrecarga decorrente de desigualdades históricas. Por isso, o MPT-MS direciona o diálogo aos homens, reforçando o convite para que parta deles a iniciativa de fazer a diferença no dia a dia de trabalho, estendendo-a outros momentos do cotidiano.

“Todos e todas queremos respeitar o espaço das mulheres. Ainda assim, muitas atitudes habituais, mesmo inconscientes ou não intencionais, seguem refletindo uma cultura que nem sempre apoia as mulheres”, afirma a vice-coordenadora da Coordigualdade do MPT-MS, Rosimara Delmoura Caldeira, que também conduz o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da instituição.

Além da veiculação nos perfis oficiais nas redes sociais, no Instagram e no Kwai, a fachada da Sede do MPT-MS, em Campo Grande, irá estampar a mensagem “Apoie uma mulher no trabalho”, ampliando a visibilidade junto à sociedade.

O tema também será trabalhado internamente, junto aos homens que integram o quadro da instituição, em roda de conversa promovida pelo Comitê de Equidade de Gênero, com foco na reflexão sobre comportamentos estruturais relacionados ao machismo.

A campanha tem como base a cartilha do MPT “O ABC da Violência Contra a Mulher no Trabalho”, e, por meio das redes sociais e outros canais oficiais da instituição, apresenta orientações práticas voltadas à mudança de comportamento por parte dos homens. São elas:

Não interrompa

Evite interromper uma mulher enquanto ela estiver falando. Em muitas situações, homens interrompem ou repetem ideias já apresentadas por mulheres e acabam recebendo o crédito. Esse comportamento retira o protagonismo feminino e pode gerar constrangimento.

Não ensine uma especialista

Evite explicar para uma mulher algo que é de domínio ou vivência dela – especialmente quando se trata de sua área de atuação. Presumir que ela não entende do assunto reforça estereótipos e desvaloriza sua expertise.

Não fale das características físicas

Elogios sobre aparência podem causar desconforto no ambiente profissional, mesmo quando bem-intencionados. Prefira reconhecer a inteligência, a capacidade técnica e as competências — como faria com colegas homens.

Posicione-se contra atitudes desrespeitosas

Respeitar mulheres apenas na presença delas não é suficiente. Posicione-se também entre colegas homens. Comentários pejorativos, piadas e risadas às custas de mulheres alimentam a cultura do desrespeito. Não tolere esse tipo de conduta.

Equidade de oportunidades

Não deixe de oferecer projetos, promoções ou oportunidades de crescimento a uma mulher por ela ter filhos ou desejar tê-los. Muitas profissionais se planejam ou contam com rede de apoio. Na dúvida, pergunte – e não presuma.

Com atuação da Agepen, alternativas penais beneficiam instituições sociais e fortalecem políticas pública

0
Foto: Comunicação Agepen

A atuação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) tem ampliado o alcance social das alternativas penais em Mato Grosso do Sul, consolidando um modelo que beneficia diretamente instituições sociais e reforça políticas públicas em áreas essenciais como saúde, assistência social e segurança.

Por meio das CIAPs (Centrais Integradas de Alternativas Penais), a agência penitenciária, e sua Polícia Penal, coordena a execução e o acompanhamento de medidas determinadas pelo Poder Judiciário, como a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e penas pecuniárias.

Instaladas em Campo Grande e Dourados, as CIAPs são vinculadas à Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen e conduzidas por policiais penais com formação em áreas como Psicologia, Serviço Social, Direito e Administração. O trabalho inclui acompanhamento individualizado, fiscalização do cumprimento das medidas, visitas institucionais e articulação permanente com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e sociedade civil.

O resultado prático é duplo, gerando responsabilização efetiva do apenado e apoio concreto a entidades que atendem a população. Atualmente, 117 instituições estão cadastradas em Campo Grande e Dourados para receber pessoas em cumprimento de medidas alternativas.

Na capital, a CIAP mantém parceria com 63 instituições credenciadas pela 2ª Vara de Execução Penal. Entre elas estão o Educandário Getúlio Vargas, Asilo São João Bosco, a Associação dos Amigos dos Gatos, o Hospital Espiritual Médicos do Além, a Associação de Apoio Social Clínica da Alma e o Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Inaugurada em julho de 2024, a CIAP de Dourados já opera com 54 instituições parceiras, entre elas a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados, o 3º Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, o Lar do Idoso de Dourados e o Hospital da Vida.

As atividades desenvolvidas nessas instituições fortalecem diretamente políticas públicas locais, ampliando a capacidade de atendimento e contribuindo para a manutenção de serviços estratégicos à população.

Gestão técnica e impacto estrutural

Para a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, direcionar casos de menor potencial ofensivo para alternativas penais, também contribui para reduzir a superlotação carcerária e racionalizar o uso das unidades prisionais, permitindo que o sistema concentre esforços nos crimes de maior gravidade.

“Mais do que uma estratégia de execução penal, o modelo adotado demonstra que é possível alinhar responsabilização, eficiência administrativa e fortalecimento da rede social, transformando a pena em instrumento de apoio às instituições e de consolidação das políticas públicas no Estado”, finaliza a dirigente.

Comunicação Agepen

Licença para instalação de fábrica da Bracell em MS deve sair até maio, diz Verruck

0
Imagem ilustrativa - IA

A licença de instalação da fábrica da Bracell em Bataguassu deve ser emitida até maio deste ano. A indústria de celulose se prepara para implantar a unidade há quase um ano.

“A gente emitiu a licença prévia. Ainda faltam alguns trâmites a serem realizados, mas acredito que até o final de abril ou começo de maio a gente deve entregar a instalação de licença de instalação da fábrica”, disse no último sábado (28) Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A empresa pretende investir US$ 4 bilhões na unidade. A unidade terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose, em uma área localizada a 15 quilômetros do perímetro urbano da cidade. A perspectiva é de gerar 10 mil empregos nas obras e 3 mil na operação.

VALE DA CELULOSE

Se confirmada, esta será a 6ª fábrica de celulose instalada no Estado. A cadeia produtiva florestal já conta com quatro fábricas de celulose em operação, tendo iniciado a construção da quinta — da Arauco, em Inocência — e confirmado a sexta (Bracell).

MS já tem reconhecimento nacional como o “Vale da Celulose”, tendo 24% da produção nacional. Assim, o Estado já dispõe da segunda maior área cultivada de eucalipto e é o primeiro na produção de madeira em tora para papel e celulose. Mato Grosso do Sul também aparece como vice-líder em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

ECONOMIA JÁ DECOLA NA CIDADE

Mesmo antes de iniciar a construção da fábrica, a cidade já sentiu o impacto econômico da construção da Bracell. Bataguassu é cidade vizinha de Três Lagoas e também faz fronteira com o Estado de São Paulo.

Localizada na divisa com o Estado de São Paulo, Bataguassu está logisticamente no ‘campo do negócio’.  Com a alta demanda, acaba faltando mão de obra. Algo que já aconteceu em todos os municípios que possuem fábricas de celulose e o que está acontecendo em Inocência e vai acontecer em Bataguassu.

Polícia Militar apreende arma de fogo artesanal no distrito do Arapuá

0
Foto: Divulgação

No dia 3 de março, os policiais militares do 3° GPM (Arapuá) do 2º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma arma de fogo e realizaram a prisão de um indivíduo de 49 anos por porte ilegal de arma de fogo.

Conforme o boletim de ocorrência, nesta terça-feira, uma guarnição do GPM de Arapuá deslocou até o assentamento 20 de Março, afim de verificar denúncia versando que um indivíduo em uma caminhonete branca estaria de posse de uma arma de fogo, onde durante diligencias os policiais lograram êxito em sua localização e abordagem.

Durante busca veicular os militares lograram êxito na localização de uma arma de fogo, do tipo revólver artesanal, sendo lhe dada voz de prisão e realizado a apresentação do abordado na Delegacia de Polícia, para as providências cabíveis.

Programa MS Supera está com inscrições abertas até o dia 11 de março; tire suas dúvidas

0
Foto: Laucymara Ayala

Programa de bolsas de estudo do Governo do Estado, o MS Supera está com inscrições abertas até 11 de março. Estudantes de baixa renda do ensino superior e de cursos de educação profissional técnica recebem R$ 1.621 para continuar estudando e reduzir a evasão escolar.

Estão disponíveis 600 das 2.500 vagas oferecidas pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), sendo 480 para cursos de graduação e 120 para nível médio. Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site da secretaria com os documentos necessários. 

Entre os requisitos estão ter renda familiar não superior a três salários mínimos ou, no caso de famílias unipessoais, um salário mínimo e meio; não possuir graduação de nível superior concluída; morar em Mato Grosso do Sul há mais de 2 anos; não ter registro de reprovações superiores a quatro disciplinas; e estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal). 

Para ajudar os estudantes, a Sead esclarece as principais dúvidas a respeito do programa.

  1. Quais são os requisitos para participar do Programa MS SUPERA?

R: O candidato ao benefício deverá:

  • Comprovar Renda Individual de até 1 ½  (um e meio) salário mínimo nacional mensal, para Famílias Unipessoais, considerada a renda bruta, se for o caso;
  • Comprovar Renda Familiar de até 3 (três) salários mínimos nacionais mensais, considerada a renda bruta, se for o caso;
  • Estar aprovada(o)  e ou matriculada(o)  em curso de graduação presencial ou à distância autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), nos termos da legislação vigente, mantidos por instituições de ensino superior pública ou privada, com pelo menos um pólo sediado no Estado de Mato Grosso do Sul, para candidatos de nível superior;
  • Estar matriculada(o) em cursos de educação profissional técnica, de nível médio, presenciais ou a distância, previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuam duração mínima de 18 (dezoito) meses ou 800 (oitocentas) horas, para candidatos de nível médio;
  • Não possuir graduação de nível superior concluída;
  • Ser residente no Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 2 (dois) anos;
  • Não ser beneficiada(o)  por qualquer outro tipo de benefício remunerado ou de auxílio financeiro que tenha a mesma finalidade deste Programa;
  • Não ter registro de reprovações superiores a 4 (quatro) disciplinas cursadas, nas datas de inscrição e de convocação para o Programa;
  • Estar inscrita(o)  no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO);
  • Não possuir, simultaneamente, outro membro da família inscrito no Núcleo Familiar do Cadastro Único do Governo Federal, beneficiado por este Programa;
  • Possuir conta bancária com a Chave PIX registrada no CPF da(o) candidata(o);
  • Ser brasileira(o) nata(o) ou naturalizada(o) ou estrangeira(o) em situação regular no País.
  1. Conclui o Curso Técnico Profissionalizante de nível médio com o auxílio do Programa MS SUPERA e depois me desliguei do Programa. Posso me inscrever para participar do Processo Seletivo novamente?

R: Sim! O estudante que tenha concluído o curso técnico de educação profissional de nível médio, presencial ou à distância, poderá concorrer para um novo benefício, EXCLUSIVAMENTE para cursos de nível superior, presencial ou à distância. Não pode concorrer para outra vaga no Nível Médio.

  1. Qual a data de inscrição para seleção no Processo Seletivo MS SUPERA 2026 e onde eu faço minha inscrição?

R: As inscrições podem ser realizadas de 03 a 11 de março de 2026, diretamente no sitio da SEAD, aba Programas e Projetos / MS SUPERA. Acesse o link de inscrição e preencha corretamente seus dados, anexando todos os documentos atualizados, conforme Art. 5º da Resolução nº 134/2026.

  1. Eu fui beneficiário do Programa MS SUPERA e desisti do curso, por motivos pessoais. Hoje estou estudando novamente e preciso de auxílio. Posso me inscrever para participar do Processo Seletivo novamente?

R: Se você desistiu do Programa MS SUPERA antes de concluir seu curso, só poderá concorrer novamente em um novo processo seletivo após 12 meses, contado da data de validação do seu desligamento. Caso a desistência tenha ocorrido no último ano do seu curso ou durante o período de prorrogação no Programa, é vedada sua participação em novos processos seletivos por 24 meses (dois anos). Além disso, caso o beneficiário tenha recebido a bolsa do MS SUPERA por três anos, e desista do curso, ficará impedido de participar de novos processos seletivos pelo prazo de 4 (quatro) anos. (Conforme Art. 8º da Resolução SEAD nº 117/2025).

  1. Moro sozinha, não tenho renda e dependo financeiramente da minha mãe, que mora noutro município. Posso participar do Programa MS SUPERA?

R: Você precisará apresentar seu CADÚNICO Unipessoal, cujo endereço deve ser diferente do endereço da sua mãe. Além disso, no preenchimento da ficha de inscrição, deverá informar que não possui renda, anexar a declaração de ausência de renda (disponível no sitio da SEAD) preenchida e assinada e, nesta declaração, informar o nome do responsável financeiro, o CPF e o comprovante de renda dessa pessoa, além de informar o grau de parentesco.

  1. Estou matriculado em menos de 5 disciplinas porque, neste semestre, meu Curso não ofereceu mais do que três matérias. Mesmo assim posso participar do Processo Seletivo?

R: O MS SUPERA exige que você esteja matriculado em, pelo menos, 5 disciplinas. Porém, se você está matriculado no máximo de disciplinas disponíveis neste semestre, no seu caso 3, você deve obrigatoriamente anexar, juntamente com o comprovante de matrícula, num único PDF, uma declaração da sua Universidade, assinada pela Secretaria Acadêmica, dizendo que o seu curso oferta apenas estas disciplinas neste semestre. Dessa forma, seu documento PDF terá duas páginas: a primeira com o comprovante de matrícula nas três disciplinas e a segunda página, com a declaração da Secretaria Acadêmica, informando o número de matérias disponíveis neste semestre. Você precisa comprovar que está matriculado em todas as disciplinas ofertadas pelo Curso, se forem menos de 5 (cinco) ofertas.

  1. Sou estudante indígena e quero saber quais documentos são válidos para comprovar minha identidade indígena?

R: Você poderá comprovar sua identidade indígena anexando no cadastro apenas um dos seguintes documentos: RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena); RACI (Registro Administrativo de Casamento Indígena); Certidão de Registro de Nascimento com identificação étnica; Carteira de Identidade com identificação étnica.

Caso não tenha nenhum desses documentos, você poderá comprovar sua identidade indígena anexando o comprovante de matrícula ou o histórico escolar onde está matriculado como estudante indígena, desde que conste nesse documento a autodeclaração “INDÍGENA” na vaga ocupada na matrícula de seu curso.

Você também poderá comprovar sua identidade indígena apresentando, num único documento em PDF, uma Declaração assinada por 03 (três) lideranças indígenas reconhecidas em sua comunidade, que atestem seu pertencimento étnico, acompanhada da cópia do documento oficial dessas 03 (três) lideranças indígenas. Se optar por esta declaração, consulte o modelo disponível no sítio da SEAD, em “modelos de documentos disponíveis para inscrição”.

  1. Posso declarar RENDA ZERO se não tiver nenhuma renda?

R: O Programa considera que, se você não possui renda ou declara renda zero, alguém do seu Núcleo Familiar custeia os gastos de sua sobrevivência (moradia, alimentação, transporte, saúde, etc). Portanto, se você reside com seu Núcleo Familiar, precisará informar o nome de todas as pessoas que residem com você e o valor da renda de todos os integrantes maiores de 16 anos. Os que não possuem renda, inclusive você mesmo, poderá informar renda zero. Além disso, precisará anexar os comprovantes de renda de todos os que trabalham, conforme Art. 5º, incisos X, XI e §4º da Resolução SEAD n. 134/2026. Se for renda informal ou declaração de ausência de renda, utilize os modelos que estão no sítio da SEAD, em “modelos de documentos disponíveis para inscrição”. Caso você declare residir sozinho (Família Unipessoal) e informe não possuir renda, deverá obrigatoriamente anexar a “declaração de ausência de renda do candidato ao benefício” e informar o nome, o CPF e o comprovante de renda do seu responsável financeiro (a pessoa que custeia seus gastos), além de informar o grau de parentesco dessa pessoa.

  1. Estou no primeiro semestre do curso superior e não tenho histórico escolar de disciplinas cursadas. Qual histórico escolar devo apresentar na minha inscrição do MS Supera?

R: No campo “histórico escolar” anexe o histórico escolar do seu curso atual, emitido pela Instituição de Ensino Superior (Secretaria Acadêmica) ou pelo sistema da própria instituição. É comum no primeiro semestre de curso não aparecem notas ou resultados finais, uma vez que você ainda está cursando. O que geralmente aparece são expressões como “matriculado”, “cursando”, “em andamento”, “em processo”, ao lado de cada disciplina que você se matriculou. Não são aceitos histórico escolar do Ensino Médio ou “Modelo 19” para candidatos a uma vaga no Ensino Superior.

  1. Sou estudante indígena da UEMS e recebo auxílio permanência pela Universidade. Posso me inscrever no Programa MS SUPERA, mesmo recebendo outro auxílio parecido?

R: Não é permitido ser beneficiado por outro tipo de auxílio financeiro, que tenha a mesma natureza do Programa MS SUPERA (bolsa permanência ou auxilio), conforme está previsto no Art. 3º, inciso VII da Resolução SEAD nº 134/2026. São exemplos de programas da mesma natureza do MS SUPERA: “Pé de Meia”; PIAE; PROAE; PIPOU, entre outros. Porém, você pode participar do Processo Seletivo do MS SUPERA e, na ficha de inscrição, responder “SIM” à pergunta “Possui outro benefício com a mesma natureza do MS SUPERA?” e, na sequência, preencher o “Termo de Opção de Benefício”, disponível no sítio da SEAD, em “modelos de documentos disponíveis para inscrição”, e anexar no campo próprio dentro do sistema. Isso significa que, apesar de já ter outro benefício, você poderá concorrer a uma vaga no Programa MS SUPERA e, se for habilitado e convocado para assinar o Termo de Concessão, você deverá se desligar do outro auxílio financeiro que possui em sua Universidade. Mas atenção: não peça desligamento do seu benefício antes de assinar o Termo de Concessão pelo MS SUPERA!

  1. A Equipe do MS SUPERA realiza visitas à residência de beneficiários?

R: Sim! A Equipe realiza visitas de monitoramento aos beneficiários do MS SUPERA, sem aviso prévio, com o objetivo de garantir o cumprimento do previsto na legislação do Programa, com base na Resolução SEAD nº 117/2025, que disciplina o processo de monitoramento e as regras de permanência no Programa. Além disso, o monitoramento dos beneficiários é realizado cotidianamente por meio do sistema do Programa e com o cruzamento de dados em outras bases disponíveis, a exemplo do CADÚNICO do Governo Federal.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Curso teórico gratuito do Detran-MS preenche todas as vagas e órgão estuda ampliação

0
Foto: Divulgação

Mesmo com a disposição do curso teórico de primeira habilitação gratuito pela aplicativo CNH do Brasil, do Governo Federal, a procura pelo curso presencial do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) superou as expectativas do órgão.

O curso teórico de primeira habilitação gratuito, oferecido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) encerrou as inscrições da primeira turma, em somente um dia, nesta segunda-feira (02). Com a grande procura da população, o órgão estuda a possibilidade de abrir mais turmas nos meses seguintes.

Além de ser presencial, o curso oferece aulas com profissionais altamente capacitados do órgão sobre o conteúdo que abrange Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros. Os participantes ainda podem acompanhar a resolução de questões que fazem parte do Branco Nacional de Questões, para garantir um desempenho seguro no exame oficial.

A Escola Pública de Trânsito do Detran-MS estuda a possibilidade de abrir mais turmas do curso, já que a procura foi intensa. “Essa é uma possibilidade que estamos estudando e vamos avaliar conforme for aplicado esse primeiro curso”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

O primeiro curso teórico de primeira habilitação será realizado entre os dias 16 e 20 de março, no Bloco 19, na Sede do Detran-MS, saída para Rochedo, das 7h30 às 11h30.

(*) Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

0
Foto: Divulgação

Projeto fomenta o audiovisual nacional e o cenário independente

Em meio ao sucesso do audiovisual brasileiro, cineastas e produtores independentes de todo o país terão mais uma vez a oportunidade de apresentar suas obras ao público na 9ª Mostra Sesc de Cinema. As inscrições estarão abertas entre 4 e 31 de março para curtas, médias e longas-metragens. Poderão concorrer as obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2024 e que não tenham sido exibidas em circuito comercial ou em serviços comerciais de vídeo on demand (VOD) até o encerramento das inscrições.

Além da oportunidade de exibição, os vencedores serão premiados com licenciamentos, que somam um valor total de até R$ 255 mil. O resultado será divulgado até 1º de julho. Ao longo das suas oito edições, a Mostra já licenciou cerca de 400 obras do audiovisual independente nacional. 

Os filmes serão selecionados para três grupos. O primeiro deles é o Panorama Brasil, que levará 21 produções para exibição em espaços de vários estados do país. No Panorama Estadual, os filmes circularão por espaços em seus respectivos estados de origem. No caso da Região Norte, será realizado um Panorama Regional, reunindo as produções selecionadas nos estados participantes da região. Já o Panorama Infanto-Juvenil terá até 10 obras voltadas a esse público. 

“Neste momento em que o cinema nacional vive um novo fôlego, com produções que estão lotando as salas de exibição premiadas mundo afora, a Mostra Sesc de Cinema reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento do audiovisual brasileiro abrindo espaço para filmes independentes. Ao exibir estas obras em unidades do Sesc espalhadas por todo o Brasil, damos oportunidade para que novos talentos possam alcançar o público com suas histórias”, conta Leonardo Minernivi, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc. 

Vinte e um estados fazem parte da 9ª Mostra Sesc de Cinema e cada um deles selecionará até duas obras, sendo uma para o Panorama Brasil e uma para destaque do Panorama Estadual.  Serão aceitas inscrições de realizadores residentes nessas localidades, uma vez que as obras serão avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. Participam da 9ª edição os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

“A Mostra contribui ainda para consolidar uma rede cultural variada, democrática e potente. Investir no cinema brasileiro é investir na nossa identidade, na nossa memória e na capacidade de contar nossas histórias para o mundo”, finaliza Minervini. 

As exibições do Panorama Brasil e Infantojuvenil serão realizadas no mês de setembro de 2026. As exibições do Panorama Estadual ocorrerão entre outubro e dezembro.

SOBRE A MSDC

Lançada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual. A mostra também conta com ações formativas, como workshops, rodas de conversa, oficinas, debates.

Dia da Mulher: Procon de Mato Grosso do Sul divulga pesquisa sobre flores e autocuidado

0
Foto: Kleber Clajus/ProconMS/Arquivo

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado no próximo domingo (8), o Procon Mato Grosso do Sul divulga pesquisa de preços sobre produtos e serviços vendidos por floriculturas e espaços de beleza, em Campo Grande. Variações podem chegar a mais de 214%.

No segmento de flores, o buquê simples com seis rosas nacionais apresentou a mais expressiva diferença de preços, chegando a 214,29%. O item pode ser adquirido por R$ 70 em floricultura no Bairro Monte Castelo ou R$ 220, no Jardim dos Estados.

Orquídeas apresentaram valores entre R$ 59,90 e R$ 280, a depender da quantidade de hastes e espécie. Já os serviços de café da manhã tiveram o preço médio de R$ 221,67. Ao todo, cinco floriculturas participaram do levantamento, realizado em fevereiro. Os dados estão passíveis de variação, conforme a demanda.

Autocuidado

Em relação aos espaços de beleza, a equipe de orientação e pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul alerta que as consumidoras busquem esclarecer previamente junto ao profissional que realizará o serviço sobre eventuais riscos, contraindicações e cuidados pós-procedimento. Um teste pode ser realizado a fim de prevenir eventual reação alérgica, assim como deve-se exigir o uso de materiais esterilizados e dentro da validade.

A pesquisa, nesse caso, revelou que o corte de cabelo com finalização registrou preço médio de R$ 168 e 200% de diferença, entre os cinco estabelecimentos pesquisados. Essa variação pode chegar a 150% no caso da escova progressiva, a depender da extensão dos fios.

Para a esmaltação tradicional de mão e pés, foram aferidos valores entre R$ 55 e R$ 95. Já os serviços relacionados a mechas e coloração “morena iluminada” tiveram uma oscilação de até 92,31%, com alguns estabelecimentos informando que somente uma avaliação profissional vai determinar o valor a ser aplicado ao serviço.

Orientações

Itens como a localização, estrutura física, qualificação profissional, padrão de atendimento e serviços agregados podem impactar a composição e a variação dos preços. Assim, pesquisar e comparar é a principal estratégia disponível aos consumidores.

Ainda que não haja uma diferença de preços nas modalidades de pagamento à vista ou no crédito, o Procon Mato Grosso do Sul recomenda que registros de publicidades e conversas por aplicativos de mensagens sejam arquivadas para comprovar as condições de contratação do serviço. Por sua vez, o comprovante de pagamento e a nota fiscal são fundamentais para efetivamente confirmar a relação de consumo.

Serviço

(*) Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS

Produção hospitalar cresce 49% em dois anos e consolida ampliação da rede estadual

0
Foto: Arquivo/SES

Avanço é impulsionado pela ampliação da capacidade instalada, reestruturação do HRMS e fortalecimento da rede regional

A produção hospitalar da rede própria do Governo de Mato Grosso do Sul cresceu 49,21% entre 2023 e 2025, passando de 39.486 para 58.916 internações. No mesmo período, o valor aprovado hospitalar aumentou 163,66%, refletindo a ampliação da capacidade instalada e a reestruturação do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Os dados integram o RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior), referente ao 3º quadrimestre de 2025, e o RAG (Relatório Anual de Gestão) 2025 da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, os números consolidam o impacto direto dos investimentos estruturantes realizados nos últimos dois anos. “O crescimento da produção hospitalar é resultado de uma estratégia clara de fortalecimento da rede própria. Ampliamos leitos, reestruturamos unidades e investimos em equipamentos e equipes. Isso amplia o acesso, aumenta a resolutividade e fortalece a regionalização da saúde no Estado”, afirma.

Produção assistencial em crescimento

Entre julho e novembro de 2025, a rede própria estadual registrou crescimento expressivo:

  • Produção ambulatorial: 9.020.064 procedimentos aprovados, totalizando R$ 32,9 milhões, aumento de 75,99% na média mensal em comparação a 2023.
  • Produção hospitalar (3º quadrimestre): 24.814 internações aprovadas, somando R$ 25,9 milhões, crescimento de 85,93% em relação ao mesmo período de 2023.

Em dezembro de 2025, a rede contava com 84 estabelecimentos, sendo 61 de administração pública, consolidando a estrutura estadual de atendimento.

Expansão de leitos críticos e regionalização

O crescimento da produção está diretamente associado à ampliação da estrutura física e dos leitos críticos no Estado. Além da reestruturação do HRMS, houve reforço estratégico nos polos regionais, com ampliação da capacidade instalada em:

  • Dourados, no Hospital Regional de Dourados;
  • Três Lagoas, no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé;
  • Ponta Porã, com ampliação estrutural e aquisição de equipamentos.

No HRMS, estão em andamento reformas na UTI e na enfermaria pediátrica (R$ 4,4 milhões), além de melhorias no CME (Central de Material e Esterilização) e na estrutura externa. Em dezembro de 2025, foi realizado o leilão da PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) para concessão dos serviços de “bata cinza” por 30 anos, prevendo aumento de 60% na capacidade de leitos da unidade.

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destaca que a expansão regional fortalece a linha de cuidado. “A ampliação de leitos críticos e a organização da rede de referência garantem atendimento de alta complexidade mais próximo da população, reduzindo deslocamentos e qualificando a assistência em todas as macrorregiões”, explica.

Execução orçamentária sustenta expansão

No 3º quadrimestre de 2025, o montante pago pela SES foi de R$ 985,2 milhões, sendo 79,24% provenientes de recursos estaduais. No consolidado anual, o valor pago em 2025 atingiu R$ 2,47 bilhões.

As principais despesas concentraram-se em outras despesas correntes (34,0%), transferências a municípios (26,5%) e pessoal e encargos (21,1%), assegurando suporte financeiro à ampliação da assistência e manutenção dos serviços.

Indicadores e qualificação contínua

O Hospital Regional alcançou 75% de satisfação do usuário, superando a meta estabelecida para 2025, enquanto a cobertura da APS (Atenção Primária à Saúde) atingiu 97,8% em Mato Grosso do Sul.

Entre as prioridades da gestão está o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil, com foco na qualificação do pré-natal, ampliação do acesso à assistência especializada e integração entre os níveis de atenção.

“Quando ampliamos estrutura hospitalar e articulamos com a atenção primária, garantimos um cuidado mais seguro, contínuo e resolutivo. O trabalho é permanente para que os indicadores avancem de forma consistente”, conclui Angélica Congro.

(*) André Lima, Comunicação SES

PF participa de operação integrada de segurança na fronteira em Mato Grosso do Sul

0
Imagem Ilustrativa. (Foto: Divulgação)

A ação reúne diversas forças de segurança e órgãos públicos na região do Pantanal

A Polícia Federal participa, nesta quarta-feira (4), da Operação Integrar Fronteira Pantanal, ação coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, que reúne diversas instituições federais, estaduais e municipais para o reforço das ações de segurança na região de fronteira.

Durante a operação, a PF atuará com equipes de polícia judiciária, de controle migratório e de inteligência, além de participar de ações em campo voltadas à apuração de denúncias relacionadas à exploração de trabalho análogo à escravidão.

Coronel David age para garantir ponte de concreto na MS-229 e proteger o agronegócio de Chapadão do Sul

0
Foto: Divulgação

A precariedade da travessia de veículos pesados sobre a atual ponte do Rio Indaiá, na rodovia MS-229, foi debate nesta quarta-feira (4), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O deputado estadual Coronel David (PL) encaminhou indicação ao governador Eduardo Riedel (PP), com cópia ao secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, solicitando a viabilização de recursos para a construção de uma nova ponte de concreto no trecho que liga o município de Chapadão do Sul à região da Pedra Branca.

A iniciativa tem origem em demanda apresentada pelo vereador Julinei Raul (PL), que levou ao gabinete do parlamentar estadual relatos sobre a situação crítica da estrutura atual. Segundo o documento, a ponte existente apresenta sinais avançados de fadiga, agravados pela topografia acidentada da região, marcada por uma serra adjacente que torna o trecho ainda mais sensível a acidentes.

Do ponto de vista técnico, o problema ultrapassa a mera conservação viária. Conforme relatado pelo vereador, “a fragilidade da travessia tem causado prejuízos concretos a produtores rurais, com perdas de carga e dificuldades no escoamento da safra”.

Para Coronel David, gargalos logísticos como este, impactam diretamente a competitividade econômica e a arrecadação de Chapadão do Sul, reconhecido pela força do agronegócio local.

“É incompatível a estrutura atual da ponte com o peso e o volume da frota moderna de caminhões que por ela transitam diariamente. A produção local necessita dessa ponte de concreto, para suportar a demanda produtiva e garantir segurança a motoristas, moradores e estudantes que utilizam o transporte escolar neste trecho”, disse Coronel David.

FICCO/MS cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas em Campo Grande

0
Imagem Ilustrativa. (Foto: Divulgação)

Homem era procurado pela Justiça do Ceará

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) realizou, nesta quarta-feira (4), a prisão de um homem que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. A ação ocorreu em conjunto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque).

O mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, e o suspeito foi localizado e detido durante a operação integrada das forças de segurança.

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao CEPOL (Centro Especializado de Polícia Integrada), onde foram adotadas as providências legais. Ele ficará à disposição da Justiça para os desdobramentos do caso.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Operações de Fronteira, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal, pela Polícia Penal Federal, pela Polícia Penal Estadual, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

PRF apreende veículo adulterado em Nova Alvorada do Sul

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo adulterado, nesta terça-feira (3), em Nova Alvorada do Sul. 

Os policiais fiscalizavam na BR-267, quando abordaram um Fiat/Uno. Durante a fiscalização, os policiais descobriram adulterações nos sinais de identificação do veículo. 

O motorista disse ter comprado o automóvel por valor abaixo do padrão. Ele foi encaminhado à Polícia Civil, juntamente com o veículo

Prefeito Dr. Cassiano Maia visita a Suzano e fortalece parceria em prol do desenvolvimento de Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, realizou nesta semana uma visita institucional à unidade da Suzano no município, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júnior, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Mariana Amaral. A agenda teve como objetivo fortalecer a parceria entre a Administração Municipal e a empresa, além de conhecer mais profundamente a estrutura e o funcionamento das operações industriais e florestais.

Durante a visita, a comitiva foi recepcionada por representantes da companhia, que conduziram a apresentação das áreas e processos da fábrica. Participaram do encontro o Diretor de Operações Industriais, Eduardo Ferraz; a Diretora de Operações Florestais, Maria Carolina Zonete; o Consultor Industrial da área de Secagem, Diego Almeida Leite; o Coordenador de Desenvolvimento Social, Andreone dos Santos; a Consultora de Desenvolvimento Social, Paula Bomfim; a Marisa Valeria Stevani Coutinho, gerente de relações corporativas; e a Analista de Desenvolvimento Social do Espaço Sustentabilidade, Isabella Baze.

O prefeito destacou a importância da Suzano para a economia de Três Lagoas, especialmente na geração de empregos, renda e no fortalecimento da cadeia produtiva local. “Essa visita é fundamental para estreitarmos ainda mais o diálogo e alinharmos ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, afirmou Dr. Cassiano Maia.

O prefeito esteve acompanhado ainda da chefe de gabinete, Luisa Mas; da primeira-dama, Kelly Abonizio; e do diretor de Comunicação, Fernando Piauí.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

 Arauco abre banco de talentos para as áreas de Logística e Suprimentos

0
Foto: Divulgação

Arauco abre banco de talentos para as áreas de Logística e Suprimentos

A Arauco abriu o cadastro para seu banco de talentos voltado às futuras vagas da nova unidade em Mato Grosso do Sul. A empresa está em busca de profissionais para as áreas de Logística e Transporte, Suprimentos e Almoxarifado. Os interessados podem cadastrar seus currículos pelo link disponível nos perfis oficiais do Projeto Sucuriú no Instagram e Facebook, além do LinkedIn da Arauco Brasil.

“A Arauco começou sua história há 50 anos no Chile e hoje possui unidades industriais em onze países. Agora, avançamos ainda mais no Brasil: além da produção de painéis, passaremos a produzir celulose na maior fábrica do mundo construída em uma única etapa”, destaca Morela Arrivillaga, gerente de Gestão de Pessoas da Arauco Celulose.

“Nosso compromisso é desenvolver pessoas, valorizar a mão de obra local e criar novas perspectivas para profissionais e suas famílias. Com este banco de talentos, conseguimos nos aproximar de quem tem interesse em construir essa história conosco”, complementa.

Cadastre-se e fique mais perto de fazer parte de um dos maiores projetos industriais do País.

VEM SER ARAUCO! CADASTRE SEU CURRÍCULO Logística & Suprimentos – Preencher o formulário

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação. Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Encontro fortalece parceria entre família e escola e amplia diálogo com a comunidade

0
Foto: arquivo escolar

Como promover reflexão e conscientização sobre respeito e responsabilidade na escola

A construção de um ambiente escolar seguro e participativo depende de acolhimento e atuação conjunta entre a escola e a família, como aconteceu na Escola Estadual Professora Floriana Lopes, em Dourados.

No último sábado, dia 28, o I Encontro Família e Escola de 2026, reuniu pais, responsáveis, equipe gestora, coordenação pedagógica e profissionais da unidade em um momento dedicado à integração.

Com o tema ‘Parceria, Responsabilidade e Convivência Escolar’, o encontro reforçou o compromisso coletivo com a formação integral dos estudantes.

Dinâmica que amplia conexões

A programação teve início com uma acolhida conduzida por estagiários de Psicologia. Por meio da atividade de uma ‘teia’ (com barbante), os participantes construíram simbolicamente uma rede de conexões, representando a interdependência entre família e escola no desenvolvimento educacional.

Diálogo que fortalece a convivência

Na sequência, os pais participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga Regina Célia, que abordou o tema social “Violência contra a Mulher”, promovendo reflexão e conscientização sobre respeito e responsabilidade na convivência escolar.

A participação ativa das famílias foi marcante e evidenciou um compromisso conjunto com uma educação baseada no diálogo e na construção de vínculos.

Compromisso com a Educação

O diretor da EE Floriana Lopes, Arlei Menguer de Castilhos, considera que ações como essa ampliam o sentimento de pertencimento da comunidade escolar.

“Quando família e escola caminham juntas, o estudante aprende com mais segurança, colocando respeito e responsabilidade em primeiro lugar”, afirma o diretor da unidade dourandense.

Arlei ressalta, ainda, que o I Encontro Família e Escola integra o planejamento pedagógico de 2026 e reafirma o compromisso da escola com uma educação que ultrapassa os conteúdos curriculares, envolvendo toda a comunidade no processo formativo.

Gilberto Junior, SED

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.