19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 178

PRF apreende mercadorias estrangeiras em Rio Brilhante (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de mercadorias estrangeiras, no último domingo (1º), em Rio Brilhante (MS). 

Durante fiscalização na BR-267, foi abordado um Ford/Bronco. Questionado sobre a viagem, o condutor disse ter ido até Ponta Porã buscar suplementos vindos dos Estados Unidos adquiridos através da internet. 

As mercadorias não possuíam documentação fiscal de entrada no país. Foi apreendida grande quantidade de suplementos e encaminhados, juntamente com o veículo, para a Receita Federal. 

Seminário Integrado de Segurança Pública é realizado em Dourados

0
Foto: PRF

No dia 28 de fevereiro, sábado, foi realizado, em Dourados, o Seminário Integrado de Segurança Pública, nas dependências da Delegacia Especializada de Fronteiras PRF.

O evento contou com a participação de Waldir Brasil do Nascimento Júnior, Chefe da Delegacia Especializada de Fronteiras – Dourados/MS, e de Adilson Stiguivitis Lima, Delegado Regional de Polícia Civil – Dourados/MS, que abordaram temas estratégicos relacionados à segurança pública e à atuação em regiões de fronteira.

A iniciativa integra as atividades do Curso de Especialização em Segurança Pública e Fronteiras, promovido em parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), fortalecendo o diálogo institucional e a qualificação técnica na área.

O seminário é voltado a profissionais e autoridades que atuam no sistema de segurança pública, consolidando Dourados na vanguarda da integração, reflexão e cooperação na temática de fronteiras.

Floresta de dados: os desafios de mapear a flora brasileira

0
Muitas plantas de regiões pouco acessíveis podem ser extintas sem terem sido coletadas. (Foto: Nathália Arantes/Unsplash)

Criada na UFPR, ferramenta florabr automatiza a organização de registros de plantas, ajudando pesquisadores a lidar com o volume de informações disponíveis em bases digitais

Há séculos, cientistas se empenham em catalogar os seres vivos de modo sistemático. Em 1753, por exemplo, o sueco Carl Linnaeus consolidou o método binomial, que nomeia toda espécie com duas palavras em latim e é usado até hoje. Mas, a cada expedição, a tarefa se tornava mais complexa, fosse pela dificuldade de acessar amostras, fosse pela quantidade crescente de dados acumulados.

Uma virada começou a se desenhar há aproximadamente três décadas, com os avanços tecnológicos que transformaram o modo de coletar, organizar e compartilhar informações.

Hoje, qualquer pessoa pode acessar catálogos de espécies e contribuir com eles. Mas a comunidade científica ainda enfrenta dificuldades para analisar o volume de registros. Foi diante desse cenário que o pesquisador Weverton Carlos Ferreira Trindade, do Laboratório de Ecologia Funcional de Comunidades da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou o florabr, ferramenta que funciona como atalho para acessar e organizar dados sobre plantas do Brasil.

Modelo de programação facilita o trabalho dos cientistas

Se a tecnologia ampliou a produção de dados, ela também precisou evoluir para organizá-los. Um dos marcos no mapeamento digital da biodiversidade foi a criação da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), em 2001. Por meio dessa rede, informações antes dispersas em coleções físicas e arquivos institucionais passaram a dialogar em escala global. O boom dos smartphones, nos anos 2010, ampliou o movimento: com câmera e internet, qualquer pessoa podia registrar uma planta na calçada e compartilhar esses dados.

Por aqui, o projeto Flora e Funga do Brasil, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, seguiu a mesma lógica colaborativa. O portal, aberto em 2020, reúne a catalogação das espécies de plantas, algas e fungos registradas no país ao longo de séculos, mas, apesar de ser relativamente simples de acessar, ainda impõe desafios aos taxonomistas (pesquisadores dedicados à classificação dos seres vivos).

O principal entrave é a quantidade de informações a serem processadas. Bases com milhares de registros podem conter nomes desatualizados, duplicações ou inconsistências geográficas. Transformar esse material bruto em análise científica demanda tempo e padronização.

Foi para enfrentar esse gargalo que Trindade desenvolveu o florabr. Criado na linguagem R, amplamente utilizada na análise de grandes volumes de dados, ele funciona como um pacote de comandos que automatiza tarefas antes feitas manualmente, como corrigir grafias, atualizar nomenclaturas e organizar mapas de distribuição. A ferramenta permite ainda verificar se o nome de uma espécie está correto, duplicidades ou erros de localização e gerar listas organizadas por estado ou bioma, segundo Trindade.

A ideia surgiu durante seu doutorado em Ecologia e Conservação na UFPR, realizado em parceria com a Universidade do Kansas, onde a criação de pacotes em R para integrar bases científicas é comum.

O biólogo estudou 15 mil plantas catalogadas na Mata Atlântica e sentiu dificuldade de extrair informações do Flora e Funga manualmente. ”Eu ia ter que digitar 15 mil vezes o nome da espécie, o que era inviável”, diz. Assim, criou uma solução voltada especificamente para a plataforma brasileira e a disponibilizou gratuitamente. Os resultados do trabalho foram publicados em 2024 no periódico científico Applications in Plant Sciences.

Segundo Trindade, a comunidade que trabalha com R é bastante colaborativa. Pesquisadores costumam aprimorar ferramentas criadas por outros colegas, sugerir ajustes e compartilhar códigos abertamente. “Esse modelo de desenvolvimento coletivo permite que os pacotes evoluam de forma contínua, o que é bom para todos”, argumenta.

Desafios na taxonomia vão além da tecnologia

Apesar dos avanços tecnológicos, a taxonomia enfrenta questões que a tecnologia ainda não é capaz de suprir, como a baixa quantidade de taxonomistas frente à diversidade de espécies a serem estudadas, de acordo com o pesquisador.

“O GBIF é a maior plataforma mundial de biodiversidade e conta com 3,5 bilhões de ocorrências e mais de 1 bilhão de espécies registradas. Mas ainda estamos longe de conhecer toda a biodiversidade do planeta porque temos muitos dados dos mesmos tipos de organismos coletados nos mesmos lugares”, diz.

Segundo Trindade, há muito mais dados de aves do que de anfíbios, por exemplo, porque há mais gente registrando aves do que anfíbios. Assim, os dados ficam enviesados.

“Em países tropicais como o Brasil, há lugares de difícil acesso, em que plantas serão extintas antes de terem amostras coletadas. Muitas vezes, é preciso que tenhamos pelo menos 8 registros para incluir a espécie em estudos de ecologia e conservação e, em muitos casos, não temos registro algum. São espécies invisíveis para a ciência, e isso não ocorre apenas com as plantas”.

Até mesmo a inteligência artificial, que pode ser uma aliada em todo esse trabalho, tem limitações, diz o pesquisador. “Se a gente não tem coleta e não tem material digitalizado o suficiente, a IA não vai bastar. O caminho é lutar para ter mais gente pesquisando”, finaliza.

Fonte: Ciência UFPR (por Livia Inacio)

Da faculdade ao mercado de trabalho, MS Supera transforma vidas e amplia número de bolsas de estudo

0
Foto: Monique Alves

Cada vez mais pessoas estão realizando o sonho de aprender uma nova profissão, fazer faculdade e cursos de educação profissional técnica, com a ajuda do MS Supera – programa do Governo do Estado que paga R$ 1.621,00 para estudantes de baixa renda. 

O programa foi ampliado de 2.200 para 2.500 vagas neste ano e abre inscrições para 600 vagas (novas e remanescentes) a partir de terça-feira (3) por meio do site da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos): www.sead.ms.gov.br. Serão 480 bolsas disponíveis para cursos de graduação e 120 para nível médio. O período de inscrições vai de 3 a 11 de março. 

Com a bolsa de estudos, Eurer Eduardo Ramos da Silva, 23 anos, formou-se em Direito no ano passado e é o primeiro da família a concluir o ensino superior. Esforçado, ele estudou em escolas públicas e mora em um dos bairros mais carentes de Campo Grande, o Los Angeles, na região do Anhanduizinho, próximo ao antigo Lixão, mas está vendo a sua vida se transformar por meio da dedicação aos estudos. 

“Tive uma grande oportunidade com o MS Supera, porém uma alta dimensão de responsabilidade e isso me fez com que eu crescesse, que eu conquistasse diversas oportunidades. Grandes portas se abriram para mim através das amizades que eu fiz, através das oportunidades que eu tive. Conheci grandes pessoas. Eu tenho uma tremenda gratidão, tenho um tremendo débito com o MS Supera, com a galera que me atendia”, conta o futuro advogado.

Ele já está trabalhando na área, enquanto se prepara para fazer o exame da OAB, e planeja abrir um escritório na área de Direito Trabalhista ainda em 2026. Formado na Unigran Capital, Eduardo Eurer é assessor de um gerente jurídico do hospital Santa Marina. 

“Não foi fácil (chegar até aqui). Não foi fácil porque muitas das vezes eu tive medo de reprovações, tive várias dificuldades. Foram noites chorando, madrugadas em claro, estudando, preocupado porque eu não podia apresentar nota baixa para o programa. A oportunidade que o MS Supera oferece é essa grande porta que é para o acadêmico poder conquistar aquele sonho, aquela grande oportunidade que ele tem de se formar e ingressar na sua carreira profissional”.

Critérios

Para receber o benefício, o estudante deve:

  1. Comprovar Renda Individual de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo nacional mensal, para Famílias Unipessoais, considerada a renda bruta, se for o caso; 
  2. Comprovar Renda Familiar de até 3 (três) salários mínimos nacionais mensais, considerada a renda bruta, se for o caso; 
  3. Estar aprovada(o) e ou matriculada(o) em curso de graduação presencial ou à distância autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), nos termos da legislação vigente, mantidos por instituições de ensino superior pública ou privada, com pelo menos um pólo sediado no Estado de Mato Grosso do Sul, para candidatos de nível superior; 
  4. Estar matriculada(o) em cursos de educação profissional técnica, de nível médio, presenciais ou a distância, previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuam duração mínima de 18 (dezoito) meses ou 800 (oitocentas) horas, para candidatos de nível médio; 
  5. Não possuir graduação de nível superior concluída; 
  6. Ser residente no Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 2 (dois) anos; 
  7. Não ser beneficiada(o) por qualquer outro tipo de benefício remunerado ou de auxílio financeiro que tenha a mesma finalidade deste Programa; 
  8. Não ter registro de reprovações superiores a 4 (quatro) disciplinas cursadas, nas datas de inscrição e de convocação para o Programa; 
  9. Estar inscrita(o) no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO); 
  10. Não possuir, simultaneamente, outro membro da família inscrito no Núcleo Familiar do Cadastro Único do Governo Federal, beneficiado por este Programa; 
  11. Possuir conta bancária com a Chave PIX registrada no CPF da(o) candidata(o); 
  12. Ser brasileira(o) nata(o) ou naturalizada(o) ou estrangeira(o) em situação regular no País.

Documentação necessária e mais informações estão disponíveis na Resolução Sead nº 164 publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Colágeno da JBS tem eficácia comprovada pela Anvisa: pele mais firme em 8 semanas

0
Foto: Divulgação/JBS

Genu-in Life Skin teve alegação funcional aprovada pela agência, chancela rara no mercado. Estudo científico comprovou que o produto melhora a elasticidade e a firmeza da pele em 12,2%

O colágeno Genu-in® Life Skin, desenvolvido pela Genu-in, empresa da JBS, acaba de ter sua eficácia reconhecida oficialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência aprovou a alegação funcional do produto, permitindo que o rótulo comunique o benefício comprovado: “os oligopeptídeos de colágeno podem contribuir para melhorar a elasticidade e a firmeza da pele”.

O reconhecimento coloca o Genu-in® Life Skin na lista IN28, a chamada “lista positiva” da Anvisa, que reúne ingredientes com eficácia, segurança e qualidade cientificamente comprovadas. Poucas empresas no setor de nutrição e beleza funcional alcançam essa chancela.

A aprovação, concluída em apenas nove meses e sem exigências adicionais, foi baseada em dossiê técnico robusto, com estudos clínicos e toxicológicos realizados pela Genu-in. “A validação científica comprova que o ingrediente age de dentro para fora, trazendo benefícios visíveis e mensuráveis, exatamente o que o consumidor moderno busca quando investe em autocuidado com qualidade”, explica Vivian Zague, diretora de Pesquisa, Saúde e Nutrição da JBS.

O colágeno também foi avaliado em um estudo clínico conduzido por pesquisadores brasileiros e publicado no Journal of Medicinal Food. O trabalho, realizado com 85 mulheres entre 45 e 60 anos, utilizou o padrão ouro da ciência — duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Após oito semanas de suplementação, o Genu-in® Life Skin apresentou melhora média de 9,7% na firmeza e 6,8% na elasticidade da pele. Em doze semanas, o ganho de elasticidade chegou a 12,2%.

Produzido na fábrica 4.0 da Genu-in em Presidente Epitácio (SP), uma das mais modernas do setor, construída com investimento de R$ 400 milhões, o ingrediente é fruto de um modelo de economia circular. A produção utiliza pele bovina proveniente da cadeia de fornecimento da JBS para gerar ingredientes de alto valor agregado, como colágeno e gelatina. O resultado é um produto com qualidade garantida e impacto ambiental reduzido.

“Essa conquista mostra que é possível unir ciência, tecnologia e sustentabilidade para entregar resultados reais. É um passo importante para consolidar a Genu-in como referência global em ciência e beleza”, afirma Ricardo Gelain, diretor-executivo da Genu-in.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.

Motociclista de 21 anos morre após bater em lateral de carro em cruzamento de MS

0
Vítima sendo socorrida por equipe do Samu. (Foto: Leandro Holsbach)

Andrey Martins de Oliveira chegou a ser socorrido, mas acabou não resistindo aos ferimentos

Andrey Martins de Oliveira, de 21 anos, morreu na noite do último domingo (1º) após se envolver em acidente de trânsito no cruzamento das ruas Eurides de Mattos Pedroso e Abílio de Mattos Pedroso, no Bairro Jardim Novo Horizonte, em Dourados.

De acordo com boletim de ocorrência,  Andrey  seguia pela Rua Eurides de Mattos Pedroso, em uma motocicleta Yamaha, quando houve colisão lateral com o Honda Civic, conduzido por Rafael Rodrigues Prado, de 33 anos. O motorista teria furado a preferencial.

Quando a equipe policial chegou ao local, a vítima já havia sido socorrida por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhada ao Hospital da Vida. O motorista do carro não estava no local, tendo deixado o veículo e saído antes da chegada da polícia.

Depois, a mãe de Rafael informou aos policiais que o filho havia ido para casa, alegando receio devido à exaltação de familiares da vítima. Ele foi localizado na residência, no mesmo bairro, e encaminhado à delegacia.

Andrey acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no hospital. Ainda segundo o boletim, o motorista do Civic fez o teste do bafômetro que apontou resultado de 0,00 mg/L para ingestão de álcool.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista estava vencida desde 23 de janeiro de 2025. O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor e será investigado pela Polícia Civil.

(*) Campo Grande News

Pioneirismo: Detran-MS lança curso teórico de 1ª habilitação gratuito com foco na qualidade da formação

0
Foto: Rachid Waqued

Mesmo com a opção digital, lançada pelo governo federal, o candidato poderá optar pelo curso presencial oferecido pelo Detran-MS

Com a implementação do programa federal “CNH do Brasil”, a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a etapa teórica foi flexibilizada, permitindo o estudo autônomo via aplicativo. No entanto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) identificou a importância de oferecer uma alternativa presencial robusta para aqueles que buscam uma preparação mais profunda. Por isso, vai oferecer um curso teórico de primeira habilitação gratuito.

O diferencial do curso oferecido pelo Detran-MS reside na expertise de seus instrutores. Diferente do modelo estritamente digital, o ensino presencial aposta na interação direta e no suporte humanizado. As aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados, utilizando salas equipadas com recursos audiovisuais modernos. Além do conteúdo programático obrigatório, que abrange Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, os alunos contam com módulos de resolução de questões para garantir um desempenho seguro no exame oficial.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a iniciativa do Governo Federal veio para eliminar as barreiras financeiras da formação de condutores. E o Detran-MS segue junto para garantir que a qualidade do ensino seja mantida por meio de sua própria equipe pedagógica.

“Mato Grosso do Sul sempre se destacou na educação para o trânsito. Por tantas vezes somos pioneiros em inovação e tecnologia, e agora somos o primeiro estado do Brasil a oferecer um curso teórico presencial de primeira habilitação totalmente gratuito. A iniciativa do Detran-MS é uma forma de se adaptar às novas diretrizes do Governo Federal, juntando inovação e tecnologia com algo fundamental: uma formação mais próxima das pessoas, que ajude a formar motoristas com responsabilidade, consciência e respeito à vida, sempre com um olhar inclusivo, para que ninguém fique para trás”, explica.

O curso é destinado tanto a jovens que buscam a primeira CNH quanto a pessoas que tentaram o aprendizado via aplicativo e não obtiveram sucesso, além de condutores em processo de reabilitação. “Para participar, basta ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever e portar documentos básicos como CPF e identidade”, esclarece o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Emerson Tiogo.

Seguindo a Resolução Contran nº 1.020/2025, a metodologia foi estruturada em 25 horas-aula, que serão aplicados ao longo de uma semana. O cronograma prioriza 20 horas obrigatórias com as disciplinas essenciais da grade curricular e reserva outras 5 horas facultativas exclusivamente para o treinamento com o Banco Nacional de Questões. “Essa estrutura flexível permite que o candidato teste seus conhecimentos e tire dúvidas práticas antes de enfrentar as 30 questões objetivas do exame”, explica Ivar Custódio, Gestor de Educação de Trânsito do Detran-MS, que será um dos professores do novo curso.

É possível realizar o curso antes mesmo de iniciar os exames médico e psicológico, ou procurar uma agência do Detran-MS para abrir o formulário RENACH (cadastro inicial para ter uma CNH) e realizar a biometria previamente. “Ao fortalecer seu papel educativo, o Estado assegura que a facilidade do ambiente virtual seja complementada pela segurança e excelência da sala de aula, entregando à sociedade condutores mais conscientes e bem preparados para os desafios das vias públicas”, enfatiza a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de março e seguem até que as 30 vagas sejam preenchidas. Para se inscrever acesse o site do  Detran-MS (www.detran.ms.gov.br).

As aulas serão entre os dias 16 a 20 de março, durante a manhã (das 7h30 às 11h30), no bloco 19, da Sede do Detran-MS, saída para Rochedo.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Educação profissional muda a vida de estudantes e impulsiona mobilidade social em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Arquivo pessoal

Programa de Aprendizagem Profissional conecta escola e mercado de trabalho e garante renda, experiência e novas perspectivas para jovens sul-mato-grossenses

Em um cenário onde Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas, iniciativas que conectam educação e trabalho têm se mostrado pilares fundamentais para a mobilidade social das famílias do Estado.

Dentro dessa estratégia de desenvolvimento, o PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) atua como uma ponte entre a formação escolar e as oportunidades reais de trabalho para jovens do Ensino Médio, promovendo não apenas conhecimentos técnicos, mas também renda, experiência e perspectivas futuras.

Da escola ao emprego

Um dos exemplos dessa trajetória é o estudante Wender, da EE Hércules Maymone, em Campo Grande. Ele ingressou no programa em 2024, quando cursava o 2º ano do Ensino Médio no itinerário de Marketing Digital. Após participar da formação inicial do PAP, foi encaminhado para atuar como auxiliar administrativo na empresa Guatós.

No início, o nervosismo era grande. Era o primeiro contato com o ambiente empresarial. Mas os aprendizados adquiridos no curso — desde postura profissional até comportamento em entrevistas — fizeram a diferença. Ao longo do período como jovem aprendiz, conciliou escola e trabalho, assumindo responsabilidades na organização de arquivos, documentos e na elaboração de planilhas e apresentações.

Com dedicação, veio o reconhecimento: ao concluir o Ensino Médio, Wender foi efetivado pela empresa.

“O PAP foi o início da minha vida profissional. Eu entrei sem saber muito o que fazer do futuro e encontrei uma oportunidade que mudou minha trajetória. Aprendi a me comportar em entrevistas, a agir dentro da empresa e ganhei responsabilidade. Quando fui efetivado, foi uma surpresa muito positiva. Hoje consigo ajudar mais minha família, organizar minha vida, comprar minhas coisas para estudar e ter meu lazer sem precisar pedir aos meus pais. Mudou completamente minha realidade”, relata.

Educação profissional como política pública de impacto

O Programa de Aprendizagem Profissional é uma das estratégias mais eficazes para conectar jovem ao trabalho inserido no contexto educacional. Voltado para estudantes de 14 a 24 anos que cursam o ensino médio com itinerário de formação profissional, o PAP articula teoria e prática com contrato de trabalho previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Dados de edições anteriores do PAP indicam que mais de 200 contratos já foram firmados entre estudantes e empresas parceiras, com aprovação crescente dos empregadores pela qualidade dos jovens aprendizes e seus resultados nas funções exercidas.

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o programa representa uma política pública que transforma realidades. “A Educação Profissional tem um papel estratégico no desenvolvimento do Estado. Quando oferecemos ao estudante a oportunidade de aprender e trabalhar ao mesmo tempo, estamos garantindo formação, renda e dignidade. É uma política que impacta diretamente as famílias e fortalece o futuro de Mato Grosso do Sul”, destaca.

Além disso, a iniciativa contribui para que muitos adolescentes e jovens mantenham seus estudos mesmo diante de desafios financeiros, permitindo que, através da qualificação profissional, possam ajudar suas famílias e sonhar com trajetórias ainda mais promissoras no futuro.

Impacto social e econômico

Em um contexto mais amplo, Mato Grosso do Sul vem se destacando pela combinação de forte crescimento econômico e políticas públicas de inclusão social. O estado possui uma das maiores chances de mobilidade social do país, oferecendo a estudantes e trabalhadores oportunidades para ascender socioeconomicamente.

Iniciativas como o PAP reforçam essa trajetória ao transformar a educação técnica e profissional em um instrumento de inclusão social, fortalecendo o vínculo entre formação, trabalho e dignidade humana.

Para o governador Eduardo Riedel, investir em educação profissional é investir diretamente na mobilidade social. “Quando conectamos a escola ao mercado de trabalho, criamos oportunidades reais para que nossos jovens cresçam, conquistem autonomia e transformem a realidade de suas famílias. A Educação Profissional é um dos caminhos mais sólidos para promover desenvolvimento com inclusão social em Mato Grosso do Sul”, afirma.

(*) Jackeline Oliveira, SED

Acorda Brasil: mobilização reúne apoiadores na Capital e coronel David diz que o ato fortaleceu a pauta de oposição a Lula

0
Foto: Divulgação

A manifestação realizada neste domingo (1), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, reuniu apoiadores do movimento nacional “Acorda Brasil” e contou com participação ativa do deputado estadual Coronel David (PL), que mobilizou sua equipe e base política em defesa do das pautas da direita e críticas ao governo Lula.

Segundo o deputado Coronel David, mais de 8 mil adesivos foram distribuídos ao longo da manhã pela sua equipe e apoiadores. Entre as mensagens mais procuradas estavam “Reaja Brasil” e “Anistia Já”.

O adesivo com a frase “Fora Lula” se esgotou ainda nas primeiras horas do ato, informação que demonstra o nível de adesão tanto do público que já participava da manifestação quanto das pessoas que circulavam pela Avenida Afonso Pena e aderiram à mobilização.

A mobilização reuniu lideranças conservadoras, famílias e simpatizantes alinhados às pautas nacionais do movimento, que incluem críticas ao governo federal e a defesa da abertura de processos de impeachment contra 16 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre os pontos defendidos durante o ato estiveram questionamentos à condução econômica do país, críticas à carga tributária e a cobrança para que o Congresso Nacional avance na análise de requerimentos já protocolados.

Coronel David reiterou seu posicionamento de oposição ao governo federal e afirmou que a mobilização popular constitui instrumento legítimo de participação democrática.

PCMS e PCGO capturam em Goiás autor de homicídio qualificado ocorrido em Costa Rica

0
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), por intermédio da Delegacia de Costa Rica, em ação integrada com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), realizou neste domingo (1º) a captura de W. C. S. (30 anos), principal suspeito de um homicídio qualificado ocorrido no último dia 28 de fevereiro deste ano, no município de Costa Rica-MS.

​O crime foi registrado em via pública, no centro da cidade, após uma discussão motivada por ciúmes. Conforme apurado nas investigações, o autor agrediu a vítima, M.N.C. (56 anos), inicialmente com um tapa e, logo em seguida, desferiu golpes de arma branca (faca) contra a região do abdômen. A vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na unidade hospitalar local.

​Imediatamente após o crime, a autoridade policial de Costa Rica representou pela prisão preventiva do investigado, fundamentada na gravidade da conduta e no risco à ordem pública. O mandado foi expedido pelo Poder Judiciário em regime de urgência.

​Graças ao célere trabalho de inteligência e à cooperação entre as polícias dos dois estados, o autor foi localizado e preso no município de Chapadão do Céu-GO. Com esta rápida resposta, o município de Costa Rica permanece com o índice de 100% de resolução dos crimes de homicídio nos últimos anos, reafirmando o compromisso das forças de segurança com a justiça e o combate à impunidade.

​O custodiado permanece à disposição da Justiça e será recambiado para o estado de Mato Grosso do Sul, onde responderá pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.

Cana e laranja disputam espaço no campo e redesenham o mapa produtivo de MS

0
Plantação de laranja do Grupo Cutrale em Sidrolândia. (Foto: Álvaro Rezende)

A cana-de-açúcar teve crescimento de 7,3%; para a laranja, o Estado já tem 35 mil hectares prospectados

O campo sul-mato-grossense, tradicionalmente associado à pecuária de corte e às vastas lavouras de soja, também começa a “assistir” o avanço consistente de outras culturas.

A cana-de-açúcar, a laranja e o eucalipto disputam espaço, investimentos e protagonismo no agronegócio regional. São cadeias produtivas fortemente integradas a grandes indústrias, que encontraram em Mato Grosso do Sul um caminho para a prosperidade.

De acordo com dados do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul), a cana-de-açúcar teve crescimento de 7,3%, saindo de 916.266 hectares na safra 2023/2024 para 983.273 hectares na segunda safra 2024/2025.

A cadeia da cana-de-açúcar tem papel estratégico na economia de Mato Grosso do Sul, impulsionada pela demanda crescente por etanol, açúcar e bioenergia. O setor fortalece a matriz energética limpa e ajuda cada vez mais na meta do Governo do Estado em se tornar Carbono Neutro até 2030.

Mato Grosso do Sul avança na transição energética com a ampliação dos investimentos em usinas de biometano, produto produzido a partir da vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar. O Estado já conta com duas unidades, uma em Ivinhema e outra em Nova Alvorada do Sul. A última teve investimento de cerca de R$ 350 milhões.

O avanço mais expressivo ocorreu na base florestal. O eucalipto expandiu 20,3% no período, saindo de 1,6 milhões de hectares para 1,9 milhões de hectares.

O Estado caminha para a sexta fábrica de celulose. Mato Grosso do Sul tem duas linhas de produção da Suzano em Três Lagoas, onde também existe uma unidade da Eldorado Brasil. Ribas do Rio Pardo tem outra fábrica da Suzano, a Arauco começou obras em Inocência, e a Bracell vai se instalar em Bataguassu.

Mato Grosso do Sul espera atingir 2,5 milhões de hectares plantados até 2028, um aumento de 40% na sua base florestal.

Em relação à laranja, segundo a Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Mato Grosso do Sul já conta com mais de 7 milhões de mudas implantadas e a meta de alcançar 50 mil hectares de pomares formados até 2030.

Atualmente, o Estado conta com investimentos estimados em R$ 2,4 bilhões e cerca de 35 mil hectares de projetos já prospectados.

O processo de instalação de novas empresas já está iniciado em Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Naviraí e Dois Irmãos do Buriti.

O município Cassilândia entra na mira dos grandes produtores de laranja, tendo grande potencial para se tornar o polo da citricultura em Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sindicato Rural do município, Cilas Alberto de Souza, afirma que a mudança já pode ser percebida em toda a região. “O nosso município está tendo uma mudança de perfil totalmente radical em relação ao tradicional, que é a pecuária de corte e leite, e cedendo um espaço enorme para outras culturas que estão entrando a todo vapor em nossa região”, destacou.

Segundo ele, o avanço de culturas como eucalipto, cana-de-açúcar e laranja tem se fortalecido. “O sistema é muito forte (eucalipto/cana/laranja) e com isso o médio e o grande estão deixando de lado a pecuária e arrendando as suas terras, onde as ofertas por parte das culturas citadas são irrecusáveis”, explicou.

O cenário atual é de euforia total, com impacto direto na economia urbana. “É uma mudança radical tanto a nível do comércio na cidade, como também no fator renda para o nosso município e o emprego de um modo geral, principalmente na cultura da laranja”, afirmou. Ele ressalta ainda que outra atividade começa a disputar espaço na região: a seringueira.

Ele projeta que, em até três anos, o município terá uma matriz produtiva ainda mais diversificada, com destaque para laranja, seringueira, eucalipto, cana, soja e amendoim.

Mudança

O que se observa não é a substituição de culturas, mas mudança no perfil do investimento. A analista técnica do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Lenise Castilho Monteiro, destaca a solidez da base produtiva do Estado.

“O que se observa com o crescimento de outros produtos, não é substituição, mas diversificação produtiva com coexistência entre as cadeias. Os indicadores apontam uma evolução gradual e sustentável do perfil produtivo”, destacou.

O Valor Bruto da Produção agropecuária estadual foi estimado em R$ 76,2 bilhões em dezembro de 2025, crescimento de 21,38% em relação ao ano anterior, com a agricultura representando 64,43% do total.

Ainda de acordo com sua análise, a expansão da área de eucalipto em um ano, aliada ao crescimento da cana e da soja, demonstra fortalecimento da agro industrialização e maior agregação de valor no campo.

“Mato Grosso do Sul mantém sua base produtiva sólida em soja, milho e pecuária bovina, ao mesmo tempo em que avança em uma transição produtiva sustentável, com diversificação, intensificação do uso da terra e maior competitividade no cenário nacional e internacional”, finalizou.

(*) Campo Grande News

Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio e lesão corporal no contexto de Violência Doméstica em Aparecida do Taboado

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Aparecida do Taboado-MS, prendeu em flagrante, na noite do último sábado (28), J.J.B., 43 anos, acusado de praticar tentativa de homicídio contra seu cunhado e lesão corporal contra sua companheira, no contexto de violência doméstica. O fato ocorreu na Rua Emílio Antonio Martins, no bairro Jardim Samara, após desentendimento familiar e ingestão de bebida alcoólica.

Segundo apurado, o autor desferiu golpes de faca contra A.L.S., 45 anos, atingindo a região da boca. A vítima sofreu ferimento perfurocortante por arma branca, que transfixou os lábios, atingiu a língua e pode ter alcançado a região da garganta — área considerada vital. 

Durante a agressão, a companheira do autor, M.A.S., 38 anos, ao tentar intervir para defender o irmão, também foi atingida, sofrendo corte na perna direita, configurando lesão corporal no âmbito doméstico e familiar.  Após o crime, o autor fugiu do local. 

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil pela equipe da Polícia Militar, que prontamente compareceu ao local e conseguiu qualificar o autor, sendo a Seção de Investigações Gerais da Polícia Civil sendo acionado para a realização de diligências, com o intuito de capturar o autor e esclarecer dos fatos. Considerando que o indivíduo reside há pouco tempo no município, as buscas concentraram-se nas proximidades do ocorrido.

Por volta das 23h50min, os investigadores utilizando viatura policial descaracterizada conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão. Conforme informado pelo próprio autor, ele possui passagens anteriores pela polícia no Estado de Alagoas, incluindo registros por tentativa de homicídio, além de envolvimento em ocorrência relacionada a posse/porte ilegal de arma de fogo.

O preso foi encaminhado ao Pronto-Socorro para exame de corpo de delito e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para completa elucidação dos fatos.

Telediagnóstico em dermatologia amplia acesso e identifica casos de câncer de pele em MS

0
Foto: Arquivo/SES

Implantado em 2019, serviço já está presente em 28 municípios, com 43 pontos de atendimento e resolve cerca de 70% dos casos na Atenção Primária, sem necessidade de encaminhamento presencial

O telediagnóstico em dermatologia tem fortalecido a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul ao permitir que lesões de pele sejam avaliadas por especialistas sem que o paciente precise, inicialmente, sair do município de origem. A estratégia integra o STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) e é ofertada nacionalmente pelo Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a Central Estadual de Telemedicina de Santa Catarina, referência no país.

Além de ampliar o acesso, a ferramenta é reconhecida pelo Ministério da Saúde como estratégia capaz de aumentar a resolutividade da APS (Atenção Primária à Saúde), com potencial para solucionar cerca de 70% dos casos sem a necessidade de consulta presencial com dermatologista.

O objetivo central é melhorar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade em dermatologia, classificando o risco das lesões e organizando a fila de encaminhamentos conforme a gravidade.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a iniciativa fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde) e garante mais resolutividade na ponta. “Estamos falando de uma ferramenta que qualifica a Atenção Primária, reduz deslocamentos desnecessários e permite que casos suspeitos de câncer sejam identificados com mais rapidez. Isso impacta diretamente no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma.

Como funciona o fluxo

O processo começa na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico identifica uma lesão suspeita e solicita o exame pelo STT, sendo responsável pela triagem e decisão clínica. Em seguida, é realizado o registro fotográfico da lesão, etapa considerada decisiva para a qualidade do diagnóstico, que pode ser feita por profissional capacitado ou pelo próprio médico.

As imagens e informações clínicas são enviadas pela plataforma e avaliadas por dermatologistas especializados. O laudo, com classificação de risco e conduta indicada, é devolvido à unidade solicitante em até 72 horas.

O serviço atende tanto casos suspeitos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) quanto outras dermatoses, permitindo que grande parte das situações seja resolvida na própria Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários e qualificando a fila para atendimento presencial.

A superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcia Tomasi, ressalta que o telediagnóstico organiza o fluxo assistencial. “Além de ampliar o acesso ao especialista, o sistema estratifica o risco e prioriza quem realmente precisa de atendimento presencial. É tecnologia aplicada à gestão do cuidado, com impacto direto na eficiência da rede”, pontua.

Diagnóstico precoce e impacto no câncer de pele

Desde a implantação do serviço, em 2019, Mato Grosso do Sul já conta com 28 municípios, com 43 pontos de atendimento, aderidos à oferta de telediagnóstico em dermatologia. Com base nos dados do serviço, foram identificados casos de melanoma e câncer de pele não melanoma em diferentes macrorregiões do estado.

Melanoma

  • Centro: 5 casos (3 municípios)
  • Pantanal: 33 casos (2 municípios)
  • Cone Sul: 4 casos (2 municípios)
  • Costa Leste: 13 casos (7 municípios)

Não melanoma

  • Centro: 32 casos (4 municípios)
  • Pantanal: 125 casos (2 municípios)
  • Cone Sul: 42 casos (7 municípios)
  • Costa Leste: 103 casos (7 municípios)

Os números reforçam a importância da detecção precoce, especialmente no caso do melanoma, que apresenta maior agressividade. Ao identificar a lesão em estágio inicial e encaminhar rapidamente para confirmação e tratamento, aumentam-se significativamente as chances de cura e controle da doença.

A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, destaca que a qualidade do registro é determinante para o sucesso do serviço. “O exame só é validado quando segue rigorosamente os protocolos de imagem, identificação e consentimento do paciente. Investimos na capacitação das equipes porque quanto melhor o registro, mais preciso é o laudo e mais ágil é a conduta clínica”, explica.

Estrutura, segurança e adesão dos municípios

Para implantar o serviço, o município deve formalizar adesão ao Telessaúde e adquirir o Kit de Dermatologia, composto por dermatoscópio, adaptador e equipamento de captura de imagem (smartphone ou câmera digital), seguindo especificações técnicas mínimas de qualidade.

A habilitação exige cadastro no sistema, capacitação para realização do registro fotográfico e cumprimento dos protocolos de segurança, incluindo identificação adequada das lesões e termo de consentimento assinado pelo paciente antes do envio das imagens.

Casos graves e pacientes sintomáticos não devem aguardar o laudo do sistema e devem ser encaminhados imediatamente para a rede de urgência e emergência.

Tecnologia a serviço da Atenção Primária

De natureza ambulatorial, a teledermatologia fortalece a resolutividade da Atenção Primária e amplia a capacidade diagnóstica dos municípios. Ao mesmo tempo em que evita deslocamentos e filas desnecessárias, garante prioridade aos casos de maior risco e contribui diretamente para o enfrentamento do câncer de pele no estado.

(*) André Lima, Comunicação SES

Polícia Civil cumpre mandado de regressão de regime prisional em Nova Andradina

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Nova Andradina, cumpriu na últimq sexta feira (27), um mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Penal do Interior (TJMS).

A ordem judicial decorre de regressão de regime prisional, com condenação superior a 7 anos.

O autor, de 43 anos, estava evadido e foi localizado em Nova Andradina, sendo detido e conduzido à unidade policial para as providências legais, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos

0
Foto: Cid Nogueira

Ampliação do quadro efetivo é um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão

Após mais uma etapa de efetivação de profissionais aprovados no Concurso Público para professores efetivos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino), 17 novos profissionais passam a integrar a equipe da Educação em Mato Grosso do Sul.

Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil profissionais já foram efetivados para atuar nas 352 unidades escolares presentes em todo o Estado, refletindo positivamente no trabalho com os estudantes.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

Jéssica Caroline de Moura, aos 28 anos de idade, era professora de Biologia temporária na Rede Estadual e aguardava, ansiosa, por este momento. “Sinto que todo esforço valeu a pena e estou feliz pela efetivação e a chance de se dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

Formado em Educação Física, Mariomar Rezende Jr, 47 anos, decidiu voltar a estudar para concurso após décadas de profissão. “É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

Lennon Vinícius (29), é professor de História e já atuava como temporário na Rede. Agora, resume o momento como uma virada de página. “É uma nova etapa na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor que posso para a comunidade escolar”.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

Com experiência de dez anos na rede privada como professor de História, Robert Ribeiro (33), destaca o impacto pessoal e profissional da efetivação. “Agora, fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida”.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

Professora de Língua Inglesa há 24 anos na rede privada, Eliane de Assis Gonçalves (53), comemora a efetivação como garantia de maior estabilidade para realizar projetos futuros. “Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual”.

Rede que constrói sentidos

A previsão de 722 vagas na abertura do concurso SAD/SED/Professor/2022 foi ampliada em razão das demandas nas unidades escolares da REE e este número atingiu 1.190 professores aprovados e efetivados, até fevereiro de 2026.

A validade inicial de dois anos para nomeação foi prorrogada por mais dois, finalizando em 29 de junho de 2026.

A efetivação de nomeados segue demandas específicas nas 352 unidades escolares da Rede e amplia a continuidade do trabalho pedagógico nas escolas, favorecendo planejamentos e fortalecendo vínculos com os estudantes.

Rede fortalecida, escola mais segura

A coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, afirma que cada nomeação representa um ganho coletivo em estrutura e condições de trabalho.

Rede Estadual fortalecida: professores tomam posse e se unem a centenas de educadores efetivados nos últimos anos
Foto: Cid Nogueira

“Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as escolas”, ressalta a coordenadora.

Sergia destaca que, a efetivação de novos profissionais, traz estabilidade organizacional e contribui para o fortalecimento da Rede Estadual como um todo.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, celebra a conclusão de mais uma etapa de chamada dos aprovados e destaca o “reforço” na equipe da Rede Estadual com a posse de mais de mil professores efetivados nos últimos anos.

“A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”, evidencia o secretário.

Hélio Daher enfatiza que foram empossados um total de profissionais que ultrapassa o quantitativo previsto inicialmente.

É garantia de continuidade no trabalho realizado pela REE com qualidade, fruto de um planejamento de longo prazo, focado no atendimento aos estudantes da nossa Rede”, finaliza o secretário Hélio.

(*) Gilberto Junior, SED

Com apoio do Estado, lançamento da Expoagro valoriza cultura e espera atrair mais de 150 mil visitantes

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS

O governador participou neste sábado (28) do lançamento da nova edição da Expoagro. O encontro teve a presença de produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A feira agropecuária faz parte de história da cidade, levando tecnologia, cultura, entretenimento e lazer à população.

“Expoagro é um marco na história de Mato Grosso do Sul, sem dúvida nenhuma, uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e representa muito, porque ela traduz toda uma região. Vem gente do Brasil inteiro. Ela reafirma nossos valores culturais, nossa tradição. A Expoagro é mais antiga que o próprio Estado. Então a gente fica muito feliz de poder estar aqui no lançamento. O Estado é parceiro junto com a prefeitura”, afirmou o governador.

A 60ª edição da Expoagro já tem data definida e vai ocorrer de 08 a 17 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O Governo do Estado novamente será parceiro do evento, com investimento de R$ 1 milhão, em um convênio com o sindicato rural de Dourados.

São seis décadas de valorização das atividades do campo que tanto contribuem para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é de uma estrutura com 80 estandes de empresas, instituições financeiras e governamentais, com mais de 150 mil pessoas esperadas nos 10 dias de feira. São expositores da área agrícola, incluindo as principais marcas multinacionais de máquinas, implementos agrícolas e insumos rurais.

A expectativa é gerar mais de R$ 500 milhões em negócios. Nessa edição vai celebrar a tradição da feira agropecuária, além dos leilões, vitrine tecnológica, palestras e rodeio.

“Vamos entregar uma exposição a altura do agro douradense e sul-mato-grossense. Estamos com a feira praticamente montada, com a meta de fazer melhor do que antes, com apoio e parceria do Governo do Estado. Trabalho árduo, mas que é compensador”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira.

Entre as atrações nacionais confirmadas estão os shows de Bruno & Marrone (14/05), Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo (15/05), e Murilo Huff com Natanzinho Lima (16/05).

Mobilidade urbana

O governador ainda participou da entrega da obra de duplicação da Rua Aziz Rasselen, que foi realizada pela Prefeitura de Dourados, com investimento de R$ 7,5 milhões. Ela compõe o projeto estruturante de mobilidade  urbana do município.

Localizada ao lado do Parque Antenor Martins, próximo ao Parque do Lago, a via também foi dotada de estacionamento para os frequentadores do ponto turístico da cidade. Também vistoriou a obra da Avenida dos Ipês.

(*) Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Moradores encontram cadáver de homem no Rio São João, em MS

0
Local onde o corpo foi achado por testemunhas. (Foto: Ponta Porã News)

Pelo estado em que o corpo se encontrava, não foi possível a identificação imediata

Moradores encontraram cadáver de um homem no Rio São João, na região de uma fazenda, na tarde da´ultima sexta-feira (27), entre Dourados e Ponta Porã. A vítima ainda não foi identificada pelas autoridades.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ponta Porã News, pessoas que passavam pela região viram o corpo e acionaram a administração da fazenda, que comunicou a polícia.

O Corpo de Bombeiros retirou a vítima do rio, mas pelo estado em que se encontrava, não foi possível a identificação imediata. As circunstâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

(*) Campo Grande News

Hospital Regional de Dourados amplia produção e ultrapassa 6,6 mil atendimentos

0
Foto: HRD

Média mensal salta de 1.239 para 1.674 atendimentos após expansão dos serviços

O HRD (Hospital Regional de Dourados) registrou crescimento na produção assistencial ao longo do terceiro quadrimestre de 2025. De setembro a dezembro de 2025, a produção global da unidade alcançou 6.697 atendimentos, média de aproximadamente 1.674 atendimentos por mês.

De acordo com dados da unidade, no comparativo com agosto, quando foram realizados 1.239 atendimentos assistenciais, o aumento foi superior a 430 atendimentos mensais. O crescimento reflete a implantação progressiva das unidades, a ampliação da capacidade instalada e a consolidação dos fluxos assistenciais, fortalecendo a regionalização da saúde e a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.

Para o paciente Jacinto Maximiano Pinheiro, do município de Batayporã, o atendimento recebido no HRD foi ágil e eficiente desde o início do processo. “Passei pela Policlínica em novembro, onde fiz todos os preparativos pré-operatórios, e em dezembro já realizei minha cirurgia. Fiquei extremamente satisfeito com o atendimento e com a agilidade em todas as etapas, desde as consultas até o procedimento. Só tenho a agradecer a toda a equipe pelo cuidado e atenção”, disse o paciente.

Impacto positivo na região

Esses números traduzem a expansão gradual do acesso da população regional a consultas, exames e procedimentos, contribuindo para a redução de deslocamentos para outras regiões do Estado e para o fortalecimento da resolutividade da rede pública de saúde.

O crescimento está diretamente relacionado à abertura da Policlínica Cone Sul, em setembro do último ano, e ao início das atividades da Unidade I, no último mês de dezembro, consolidando o complexo hospitalar como referência regional.

Para a Diretora Administrativa e Financeira do HRD, Liza Flores Figueiredo, os resultados refletem o papel estratégico da unidade. “O crescimento da produção assistencial demonstra que o hospital vem cumprindo sua função de apoiar a rede regional e ampliar o acesso da população do Cone Sul aos serviços especializados, de forma organizada, segura e alinhada às diretrizes do sistema público de saúde”, destaca a diretora.

(*) Comunicação SES
* com informações do HRD

Professor é preso suspeito de estuprar aluna de 14 anos em MS

0
Suspeito sendo colocado no compartimento de presos da viatura. (Foto: Divulgação)

Suspeito foi preso em casa nesta sexta-feira e conduzido para a carceragem da delegacia.

Um professor foi preso na última sexta-feira (27) pela Polícia Civil, investigado sob acusação de estuprar uma aluna de 14 anos de idade, na cidade de Rio Brilhante (MS).

Conforme informações da polícia, havia mandado de prisão em aberto contra ele. O crime ocorreu no ano passado após denúncia da aluna. “Com isso a autoridade policial representou pela prisão preventiva do homem que deferida pela justiça”, diz nota policial.

O professor foi preso em casa nesta última sexta-feira (27) e conduzido para a carceragem da delegacia. Após isso deverá passar por audiência de custódia. Por se tratar de crime sexual contra menor de idade, a polícia não repassou outras informações.

(*) Campo Grande News

HU de Dourados abre seleção com 11 vagas para médicos e salário de R$ 11,4 mil

0
Hospital Universitário de Dourados está com 11 vagas abertas para médicos de diversas especialidades. (Foto: Divulgação)


Contratação temporária prevê jornada de 24 horas semanais e inscrições até 3 de março pelo site

O HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com vagas abertas para médicos de diferentes especialidades. O processo seletivo simplificado foi publicado nesta sexta-feira (27) no Edital nº 01/2026. Ao todo, são ofertadas 11 vagas imediatas, com salário mensal de R$ 11.464,58, além de benefícios, para jornada de 24 horas semanais.

As contratações serão por tempo determinado, pelo prazo de até dois anos, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público no âmbito da unidade hospitalar.

As oportunidades contemplam as especialidades de anestesiologia, com duas vagas; pediatria, com cinco; psiquiatria, ecocardiografia e neurologia, com uma vaga cada; além de neurologia pediátrica, também com uma vaga. A remuneração corresponde ao primeiro nível salarial da carreira e não prevê integração ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Ebeserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), nem progressão funcional.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Ebserh, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março de 2026, até às 23h59. Para participar, o candidato precisa preencher formulário eletrônico, anexar currículo e encaminhar documentação comprobatória de títulos e experiência profissional. Não há cobrança de taxa.

A seleção será realizada por meio de avaliação curricular, com pontuação máxima de 30 pontos, sendo até 20 pontos destinados a títulos acadêmicos e até 10 pontos para experiência profissional comprovada. O resultado preliminar está previsto para 6 de março e o definitivo para 9 de março, após análise de eventuais recursos.

O edital completo, com requisitos específicos por especialidade, critérios detalhados de pontuação e regras para reserva de vagas, está disponível na página da Ebserh.

(*) Campo Grande News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.