17.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 689

Políticas que funcionam: Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente na redução da extrema pobreza

0
Foto: Monique Alves

A premissa de prosperidade pregada pelo Governo de Mato Grosso do Sul já se faz valer: a queda de 25% da extrema pobreza no Estado em 2023, conforme números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística), mostra que as políticas públicas adotadas para erradicar extrema pobreza vem surtindo efeito, colocando o Estado em posição de destaque.

Ações governamentais de atração de investimentos privados fomentam a economia, gerando oportunidades diversas, emprego e renda para a população. Isso, aliado ao investimento público em infraestrutura, na educação e na esfera da assistência social, conduzem Mato Grosso do Sul a uma guinada contra a extrema pobreza.

O índice anterior de pessoas que vivem com menos de US$ 2,15 por dia, ou seja, cerca de R$ 13, caiu de 2,7%, caiu para 2% no Estado. Essa é a faixa considerada de extrema pobreza pelo Banco Mundial. Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com menores índices em todas as faixas de pobreza, com números muito abaixo das médias nacionais.

No caso da extrema pobreza, a média brasileira é mais do que o dobro: 4,4%, situação que se repete nas outras linhas. Quando consideramos o valor de US$ 3,65 de rendimento domiciliar por pessoa, Mato Grosso do Sul tem 5% contra 10,3% no país.

Já no índice adotado pelo Banco Mundial, Mato Grosso do Sul tem 19,3% de pessoas na faixa de pobreza, enquanto o percentual nacional é 27,4%.

“Trabalhamos para ser o 1º estado brasileiro a erradicar a extrema pobreza, fruto de todo um planejamento em cima de políticas públicas transversais, que se interligam. Identificamos, dentro dos grandes investimentos privados em execução no Estado, as muitas áreas que podemos oferecer capacitação de mão de obra àquelas pessoas que estão cadastradas nos programas sociais de distribuição de renda e que podem alcançar, através de uma oportunidade no mercado de trabalho, liberdade, formação profissional e crescimento econômico. Isso tem sido feito na prática em Mato Grosso do Sul”, explicou o governador Eduardo Riedel.

Como destacou o governador, uma das formas mais eficientes de superação da situação de penúria é a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho.

De janeiro a novembro de 2024, Mato Grosso do Sul registrou a criação de 26.776 novos postos de emprego, com destaque para os setores de Serviços (13.485 novos empregos) e Indústria (+8.039), alcançando bons resultados também em Comércio (+4.991) e Agropecuária (+3.747), conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

E foi por meio do trabalho que a família de Ingrid Lopes Arantes pode ascender socialmente e abrir mão do Mais Social, benefício do Governo do Estado para garantir a segurança alimentar de famílias de baixa renda.

O esposo conseguiu emprego em uma indústria alimentícia e hoje não falta comida para o casal e para os filhos, de 7 e 5 anos, que moram no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande.

“Aprendi que o benefício é importante para uma fase da vida da gente, quando as coisas não vão bem. Eu fui atrás por esse motivo e o Mais Social ajudou nossa família. Fui muito bem recebida no programa, estive nas reuniões, mas hoje não preciso mais, porque meu esposo está trabalhando”, relata Ingrid.

Para a secretária de Assistência Social, Patrícia Cozzolino, os programas sociais estão sendo construídos e aprimorados para serem cada vez mais assertivos, com transparência, garantia da destinação correta e eficiência.

“Fizemos o recadastramento dos programas Mais Social e Energia Social, dos indígenas que recebem a cesta alimentar, e estamos fazendo a gestão dos dados, mapeando e cruzando informações, para garantir a correta destinação dos recursos públicos. Ao mesmo tempo, incentivamos o estudo e a qualificação para retirar as pessoas da situação de vulnerabilidade”, pontua.

Ambiente favorável

Para gerar mais empregos e oportunidades, Mato Grosso do Sul tem a menor alíquota de ICMS do país (17%) e benefícios fiscais para diversas categorias. Os resultados estão em vários setores, como na churrascaria Manura, que ampliou o quadro de funcionários em 67% nos últimos cinco anos.

Políticas que funcionam: Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente na redução da extrema pobreza

“No começo de 2020 nós tínhamos 18 colaboradores na empresa. Enfrentamos dificuldades durante a pandemia, mas com trabalho, dedicação e ajuda do Governo do Estado, nós conseguimos superar todas essas dificuldades. Crescemos e geramos novos empregos. Atualmente, contamos com mais de 30 profissionais na equipe”, conta o proprietário Munir Saad Junior, atribuindo a evolução às políticas públicas estaduais.

“Esses benefícios fiscais, além de garantir um preço menor do produto ao consumidor, nos possibilitaram oferecer melhores salários e benefícios aos nossos colaboradores”, completa.

Mobilidade social

Por trás das políticas públicas vigentes em MS existem cruzamento de dados, geolocalização, digitalização dos serviços e um conceito de que os programas de assistência social devem retirar as pessoas da situação de vulnerabilidade, promovendo a mobilidade social. É por isso que, cada vez mais, elas estão promovendo educação e qualificação profissional.

Entre os principais programas sociais do Governo do Estado, desenvolvidos por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead/MS), estão o Mais Social, Cuidar de Quem Cuida, MS Supera e o Energia Social: Conta de Luz Zero.

Políticas que funcionam: Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente na redução da extrema pobreza

No caso do Mais Social, uma parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), leva qualificação aos beneficiários, formando empreendedores e criando oportunidades de conquistar emprego e renda. Já o MS Supera concede uma bolsa de estudos mensal de um salário mínimo para 2.200 estudantes, estimulando a permanência dos alunos nos cursos universitários e de educação profissional técnica em instituições públicas e privadas.

O Cuidar de Quem Cuida paga um benefício social a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias. E o Energia Social: Conta de Luz Zero quita a fatura de energia elétrica de pessoas de baixa renda residentes em Mato Grosso do Sul.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Acidente entre motoneta e carro deixa jovem de 19 anos ferida em Chapadão do Sul

0
Foto: MS Todo Dia

Um acidente grave envolvendo uma motoneta e um carro ocorreu na tarde desta quarta-feira (29) em Chapadão do Sul, resultando em ferimentos para um jovem de 19 anos. Conforme o site MS Todo Dia, a colisão aconteceu no cruzamento da Avenida Mato Grosso do Sul com a Avenida Tocantins, no bairro Flamboyant, e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.

O impacto da batida foi extremamente forte, arrancando o banco da motoneta e causando danos significativos ao carro envolvido. A frente do veículo ficou destruída, a lataria amassada e o para-choque quebrado. A violência do choque evidencia a gravidade do acidente e a sorte de que não houve consequências mais graves.

O jovem, identificado pelas iniciais A.C.V., foi atendido pela equipe da Unidade de Resgate 112 do Corpo de Bombeiros e estava consciente e orientado no momento do atendimento. Ele sofreu escoriações na cintura pélvica e no cotovelo esquerdo, além de relatar dores na região da coluna. Esses ferimentos exigem avaliação médica cuidadosa para evitar complicações.

O jovem ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul para receber atendimento médico adequado. A motorista do carro, que não sofreu ferimentos, permaneceu no local para prestar esclarecimentos à Polícia Militar, que realizou os procedimentos necessários para registrar a ocorrência.

Ainda não há informações oficiais sobre as causas da batida ou a dinâmica exata do acidente. A Polícia Militar e outras autoridades responsáveis estão provavelmente investigando o ocorrido para determinar as responsabilidades e as circunstâncias que levaram à colisão.

Trabalhadores ficam soterrados em acidente em obra de esgoto em Bataguassu

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Na manhã desta quarta-feira (29), um incidente grave ocorreu em uma obra de esgoto no Jardim Modelo, em Bataguassu, quando dois trabalhadores foram soterrados após o desmoronamento de um barranco.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, a obra, localizada na Dr. Lúcio Ferreira da Rosa, próxima ao Parque da Juventude, estava em andamento como parte da ampliação do sistema de esgoto no município.

Os dois trabalhadores, de 29 e 30 anos, estavam realizando trabalhos dentro de um buraco de aproximadamente 3 metros de profundidade quando parte do barranco desmoronou, soterrando-os até a região da cintura.

Felizmente, outros trabalhadores presentes no local agiram rapidamente, acionando o Corpo de Bombeiros e iniciando os primeiros socorros com enxadas e pás enquanto aguardavam a chegada da equipe de resgate.

Um dos trabalhadores relatou dores em um dos braços, enquanto o outro não apresentou ferimentos graves aparentes. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Pronto Socorro Municipal para avaliação médica, garantindo que recebessem o atendimento necessário.

A equipe do Corpo de Bombeiros alertou sobre a necessidade de paralisar as atividades na obra até que estruturas seguras fossem implementadas para prevenir novos desmoronamentos. Essa medida visa garantir a segurança dos trabalhadores e evitar incidentes semelhantes no futuro.

O acidente em Bataguassu destaca a importância da segurança no trabalho, especialmente em ambientes de construção e obras que podem ser propensos a riscos. A rápida ação dos trabalhadores presentes no local e a resposta eficiente do Corpo de Bombeiros foram fundamentais para minimizar as consequências do incidente.

Tutora dos pitbulls que atacaram cães em Chapadão do Sul responderá pelos crimes de omissão de cautela

0
Foto: PCMS

No último sábado (25), dois cães da raça Pitbull atacaram e mataram um cachorro e deixaram outro gravemente ferido em Chapadão do Sul. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar no local, constatou os danos causados pelos animais.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, o Corpo de Bombeiros também esteve no local para capturar os cães e encaminhá-los ao Canil Municipal, enquanto o cachorro ferido foi levado para cuidados veterinários.

Na manhã desta quarta-feira (29), uma equipe do Setor de Investigações Gerais se deslocou até o endereço da proprietária dos dois cães Pitbull e a intimou para comparecer na Delegacia de Polícia para sua oitiva formal.

A proprietária relatou que, no dia do ocorrido, os cães fugiram após quebrarem a maçaneta do portão de sua residência, o que permitiu que os animais saíssem e causassem o ataque aos outros cães.

A proprietária será responsabilizada pela infração penal de omissão de cautela, mediante instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrência, considerando a necessidade de vigilância e cuidados com animais, especialmente de grande porte, que possam representar risco à integridade de outras pessoas e animais.

A Polícia Civil alerta a população sobre a importância de cuidados adequados com animais, especialmente os de grande porte, como os cães da raça Pitbull, que demandam atenção redobrada. É fundamental garantir que esses animais estejam sempre sob vigilância, evitando que saiam de controle e possam causar danos a terceiros.

A legislação brasileira prevê a responsabilização de tutores de animais que não cumpram com suas obrigações de cuidado e vigilância. O artigo 32 da Lei nº 9.605/98 estabelece que a falta de vigilância sobre animais é passível de punição, com a responsabilização do tutor por omissão de cautela e pela infração penal que resultar de tais condutas.

  • Artigo 32 da Lei nº 9.605/98: tipifica como crime maus-tratos contra animais, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
  • Artigo 936 do Código Civil: estabelece que o proprietário do animal é responsável pelos danos causados por ele, quando não tomados os cuidados necessários.

A Polícia Civil destaca a importância de que os tutores de animais sejam conscientes de suas responsabilidades e tomem as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos animais e da população.

Bataguassu fica sem água nesta quarta-feira; entenda a interrupção

0
Foto: Da Hora Bataguassu

A Sanesul informou que um problema técnico no rádio transmissor do sistema de abastecimento de água pode causar falta de água ou baixa pressão em vários bairros de Bataguassu na manhã desta quarta-feira (29).

Os bairros que podem ser afetados incluem:

  • Centro
  • Santa Luzia
  • Santa Maria
  • Solito
  • Santa Rosa
  • Modelo 1 e 3
  • América 1, 2 e 3

De acordo com a Sanesul, a previsão é de que o serviço seja normalizado até as 13h. Enquanto isso, a concessionária orienta os moradores a economizar água até que o abastecimento seja totalmente restabelecido.

A Sanesul trabalha para resolver o problema técnico o mais rápido possível e restaurar o abastecimento de água normal em todos os bairros afetados. Os moradores devem ficar atentos e tomar as medidas necessárias para minimizar o impacto da falta de água.

Ano de 2025 começa sem sinal da retomada das obras da UFN3

0

O ano já começou e nenhuma movimentação de uma possível retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) ainda foi realizada em Três Lagoas. Em 2024, foi informado que a construção bilionária, parada há mais de uma década, estava apontada para ter início em 2025.

Na ocasião, o anúncio foi feito após reunião do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. O encontro contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e outras lideranças, incluindo o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, e a diretora-presidente da MSGÁS, Cristiane Schmidt.

Com 81% da obra já concluída, o projeto tem como objetivo produzir fertilizantes nitrogenados e fortalecer a autonomia do Brasil no setor agrícola.

A retomada é estratégica para o agronegócio brasileiro, reduzindo a dependência de importações de ureia e amônia e oferecendo maior competitividade aos produtores nacionais. Além disso, estima-se que a obra gere cerca de oito mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.

GOLPE MILIONÁRIO

Com a possível volta das obras da UFN3, os empresários vítimas do ‘golpe’ milionário deixado pela petroleira chinesa Sinopec, sócia no Consórcio UFN-III que, na década passada, foi responsável pela construção da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas, ficam na esperança de um possível acordo com a Petrobras que possivelmente deve retomar a construção parada há dez anos.

Um ofício já foi encaminhado para a Petrobras, que pretende retomar a construção em Três Lagoas, paralisada desde 2014. O advogado Humberto Garcia de Oliveira, cujo escritório representa 82 empresas prejudicadas pelo calote da Petrobras, conversou com o Perfil News. Ele adianta que busca ser ouvido pela empresa que divulga a retomada da obra juntamente com o município e a câmara municipal.

Segundo o advogado, diversas empresas têm materiais e serviços dispostos na obra e não receberam, a exemplo de fundação de concreto, fiação elétrica, bem como serviços inerentes como lavanderia, alimentação, dormitório, uso de máquinas, etc. que estão na obra, mas não receberam.

O grupo de empresas que o advogado representa busca ser ouvido e ter uma justa tratativa com a empresa Petrobras, que não pode deixar o haver sem composição. Entendem que se há materiais e serviços na obra que não foram pagos, devem ser adimplidos justamente.

Lançado em 2009, o consórcio UFN3 seria responsável pela construção da maior fábrica de fertilizantes do hemisfério sul. O consórcio era formado pelas empresas Petrobras, Galvão Engenharia e Sinopec.

LAVA JATO

As obras da unidade foram paralisadas em 2014, durante o auge da Operação Lava Jato. A Galvão Engenharia estava entre as empresas envolvidas no esquema de corrupção. Em 2024, a Petrobras anunciou um plano de investimento de R$ 3,5 bilhões para finalizar a fábrica de fertilizantes nitrogenados.

A UFN3 foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, transformando-os em 3,6 mil toneladas de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia. O projeto, que teve sua construção iniciada em 2011 e paralisada em 2014, representa um investimento total de R$ 3,9 bilhões. Para sua conclusão, a Petrobras já provisionou R$ 3,5 bilhões e está em busca de parceiros estratégicos para operar a planta.

ANO COMEÇA BEM PARA OUTRAS OBRAS, MAS SILÊNCIO PREDOMINA QUANDO ASSUNTO É UFN3

O ano de 2025 está sendo ótimo, principalmente quando o assunto é o setor da celulose, que hoje em dia a região é considerada o ‘Vale da Celulose’. Três Lagoas foi a pioneira na celulose no Estado, na época a VCP, hoje, a Suzano se instalou com duas linhas na cidade. Em seguida, chegou a Eldorado Brasil, com uma linha e existindo a possibilidade de ter a segunda ainda em 2025. O anúncio da construção da nova linha da Eldorado Brasil, fez Três Lagoas se tornar evidência no mundo todo. Com investimento de R$ 25 bilhões, a obra será a quarta linha de produção de celulose da cidade, algo considerado inédito no planeta.

Ao todo, em 2028, Mato Grosso do Sul, estará operando com quatro fábricas de celulose e na expectativa de receber a quinta indústria e mais uma linha da Eldorado, o Estado tem de tudo para se tornar a maior potência do setor no mundo. Com as indústrias, também vemos o crescimento do comércio de todas as regiões e do plantio de eucalipto que é a matéria-prima do setor e um negócio que está em alta no Brasil.

Além do investimento direto, novos projetos de infraestrutura, como a construção de malhas ferroviárias na região, devem potencializar a logística da fábrica. O governador Riedel destacou que esses avanços transformam não apenas Três Lagoas, mas toda a região, impulsionando um ciclo positivo de crescimento econômico.

NEM TUDO SÃO FLORES

Apesar das indústrias investirem bilhões nas empresas, o problema das rodovias continuam em 2025. Apesar da boa força de vontade do Governo de Mato Grosso do Sul em assumir problemas de rodovias federais, trâmites levam tempo até o Estado conseguir diminuir os números de mortes nas estradas.

Recentemente, o governador Eduardo Riedel (PSDB), usou as redes sociais para anunciar que o projeto Rota da Celulose segue firme. O tucano ainda adiantou que o relançamento da proposta fundamental para o escoamento da produção de celulose de Mato Grosso do Sul está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2025.

No último dia 2 de dezembro, nenhuma empresa do setor de logística apresentou propostas ao projeto que previa o investimento de cerca de R$ 9 bilhões, nos próximos 10 anos, em trechos de duas rodovias federais e três estaduais em Mato Grosso do Sul.

Do valor previsto, R$ 6 bilhões seriam destinados a melhorias na infraestrutura e ampliação de capacidade (Capex), enquanto R$ 3 bilhões seriam aplicados em investimentos operacionais. A concessão seria válida por 30 anos.

“O Mato Grosso do Sul tem hoje um projeto de desenvolvimento consolidado e uma relevância no país, o que tem atraído inúmeros investimentos por parte de empresários que se sentem seguros em aportar seu capital no estado. Esse projeto foi muito elaborado com todo aval do governo federal, e com objetivo de garantir ainda mais competitividade aos negócios, além de comodidade e segurança aos usuários”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

O leilão envolvia 870 quilômetros de rodovias em cinco trechos do estado. A concessão das estradas é um projeto de grande importância para Mato Grosso do Sul, principalmente devido à proximidade com grandes fábricas de celulose, como as unidades da Suzano e Eldorado Brasil, situadas em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, e as futuras instalações da Bracell, respectivamente.

Polícia Civil faz operação para prender suspeitos de decapitar adolescente de 14 anos no DF

0
Foto: Redes Sociais/Reprodução/Metrópoles

Nas primeiras horas desta quarta-feira (29), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou a Operação Redenção para combater a facção criminosa Comboio do Cão (CDC), que é acusada de degolar e decepar um adolescente de 14 anos, Samuel Soares Marques, em Samambaia. Conforme o site Metrópoles, a operação visa prender os três principais suspeitos e colher provas para esclarecer o crime.

Os investigadores da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) cumprem oito medidas judiciais, incluindo três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal do Júri de Samambaia. A operação tem como objetivo principal prender o trio do CDC, com idades de 30, 21 e 20 anos, que é acusado de cometer o crime bárbaro.

O crime aconteceu no dia 7 de janeiro deste ano, no Recanto do Jacaré, em Samambaia, e chocou a comunidade pela sua brutalidade. A vítima apresentava sinais de tortura, a mão decepada e 32 golpes de facão no corpo. Segundo as investigações, o adolescente havia se envolvido no mundo do crime há pouco mais de um ano, auxiliando membros do Comboio do Cão no tráfico de drogas.

O líder da facção e dois executores diretos do crime são os principais alvos da operação. Os mandados foram cumpridos nas regiões administrativas de Recanto das Emas e Samambaia.

Em depoimento, um dos homens presos no último dia 11 pelo assassinato brutal do adolescente, deu detalhes do crime após confessar o homicídio, afirmando que Samuel teve a mão e a cabeça decepadas a golpes de facão.

A comunidade está chocada com o crime e os amigos do adolescente compartilharam mensagens de condolência nas redes sociais, lembrando da personalidade alegre e extrovertida de Samuel.

“Era um menino alegre, engraçado, gente boa e extrovertido. Ele só pensava em ajudar o próximo e sempre esquecia dele, não fazia mal a ninguém”, escreveu uma amiga. A operação Redenção é mais um esforço da Polícia Civil do DF para combater a violência e a criminalidade no Distrito Federal.

Fiems prestigia posse da nova diretoria da OAB-MS

0
Foto: Divulgação/Fiems Assessoria

O vice-presidente da Fiems, Crosara Junior, acompanhou a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (28/01), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Na presidência da instituição, Bitto Pereira foi reeleito para o triênio 2025-2027. O advogado afirmou que esse é o momento de renovar os compromissos da instituição.

“Eu quero agradecer ao presidente Sérgio Longen, aqui representado pelo vice Crosara, e toda diretoria da Fiems pelo trabalho que é feito em conjunto com a OAB. Já realizamos vários eventos nas mais variadas áreas de conhecimento nessa parceria exitosa e tenho certeza que ela continuará”, concluiu.

A cerimônia também reuniu autoridades do meio jurídico e político, além de lideranças estaduais e nacionais da OAB.

Adolescente é apreendido com R$ 1 mil em cédulas falsas em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PMMS

Um adolescente foi apreendido na última segunda-feira (27) em Ribas do Rio Pardo, após ser flagrado com R$ 1 mil em cédulas falsas.

Conforme divulgado na terça-feira (28) pelo site Midiamax, a apreensão ocorreu após uma denúncia anônima de que o menor estaria circulando com as notas falsas pela cidade.

Durante a abordagem, os policiais encontraram dez notas de R$ 100 falsas no bolso do adolescente.

Em depoimento, o menor confessou que havia adquirido as cédulas falsas através de um aplicativo de mensagens, realizando o pagamento via Pix e recebendo a entrega via Correios.

Idoso de 68 anos é procurado como suspeito de assassinar turista paulista durante confusão em bar no MS

0
Foto: Leandro Hoslbac/Reprodução/Midiamax

A Polícia Civil de Dourados está em busca de um idoso de 68 anos, apontado como o principal suspeito do assassinato de Rogério Fernando Gonçalves, um turista de São Paulo de 29 anos, ocorrido na noite da última segunda-feira (27) na Rua Eulália Pires, no bairro Vila Cachoeirinha.

Conforme o site Midiamax, o crime aconteceu durante uma briga generalizada. De acordo com o delegado Dermeval Neto, da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o foragido é o proprietário do bar onde ocorreu a confusão.

A polícia informou que a briga começou após uma discussão entre Rogério e outro homem, que permanece internado no Hospital da Vida em estado estável.

Durante a confusão, o dono do bar teria tentado intervir, mas foi agredido e, em seguida, desferiu uma facada que atingiu a coxa de Rogério, perfurando a veia femoral. A vítima ainda tentou correr até a casa da irmã, onde estava hospedado, mas não resistiu e morreu antes da chegada dos socorristas.

Durante buscas na residência do proprietário do bar, a Polícia Civil encontrou uma faca que pode ter sido utilizada no crime. A arma será submetida à perícia.

Em Três Lagoas, segunda rodada do Campeonato Interbairros/Osmar Dutra teve 23 gols

0
Foto: Divulgação

Neste último domingo (26), foi realizada a segunda rodada do Campeonato Interbairros/Osmar Dutra , que teve sua abertura no dia 19 de janeiro.

O torneio está sendo disputado por 16 equipes divididas em quatro chaves, organizado pelo jovem Altivo Alves de Oliveira Júnior.

Nesta rodada, foram realizados oito jogos pelos grupos A, B e C, contabilizando um total de 23 gols marcados e 1 cartão vermelho.

Confira os resultados dos jogos do dia 26/01, além dos confrontos da próxima rodada:

Forças policiais deflagram Operação HEIMDALL em repressão a grupos criminosos em Três Lagoas

0
Foto: Polícia Civil

Por volta de 06h00min da manhã desta quarta-feira (29/01), equipes das Polícias Civil e Militar deflagraram a “Operação HEIMDALL”, na cidade de Três Lagoas, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências localizadas em diversos bairros da cidade, bem como para o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de internação provisória de adolescentes.

Na ação policial foram empenhados mais de trinta policiais e dez viaturas, de todas as delegacias de Polícia Civil e do Batalhão da Polícia Militar, da cidade de Três Lagoas.

A operação ocorreu em razão representação formulada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil, em investigação conjunta com a SIG (Seção de Investigação Geral) e o NRI (Núcleo Regional de Inteligência), e com apoio da Polícia Militar, com os mandados expedidos pela Vara do Juiz de Garantias, Tribunal do Juri e Execução Penal, da Comarca de Três Lagoas/MS, após manifestação favorável do Ministério Público.

A investigação desenvolveu-se em razão de trocas de ameaças formuladas por indivíduos moradores de dois bairros diferentes de Três Lagoas, através das redes sociais, ostentado armas de fogo, e que culminaram no registro de uma tentativa de homicídio.

Durante o inquérito policial, tais indivíduos foram identificados, o que embasou a representação pelas medidas cautelares.

Também é apurada a possível vinculação desses indivíduos com os dois homicídios ocorridos na semana passada, na Vila Piloto.

Ao todo foram efetivamente cumpridos sete mandados de busca e apreensão, distribuídos em residências localizadas em bairros diversos, um mandado de prisão preventiva e um mandado de internação provisória.

Durante a operação policial foi apreendida uma grande quantidade de substância análoga à maconha, totalizando mais de 14 kg, sendo autuado um homem em flagrante, suspeito da prática do crime de tráfico de drogas.

Ainda foi preso em flagrante um terceiro indivíduo, suspeito do crime de furto de energia elétrica, constatada em uma das residências alvo dos mandados de busca e apreensão.

Durante a ação policial foram apreendidos aparelhos de telefones celulares, os quais serão objetos de análises pelos agentes do Núcleo Regional de Inteligências, na continuidade das investigações.

Comunidade de Cassilândia lamenta perda de família em acidente fatal na MS-306

0
Bruno, Simone e Geralda. (Foto: Redes Sociais/Cassilândia Urgente)

A notícia da morte de Bruno Batista Gomes dos Santos, Simone Camargo, Geralda Camargo e a pequena Ariella, de 4 anos, chocou e entristeceu amigos e familiares, que agora lamentam a perda precoce de pais, avó e neta em um acidente na MS-306, em Cassilândia.

Conforme o site Midiamax, o acidente ocorreu na noite da última segunda-feira (27) e envolveu um caminhão, no Km 204, na região conhecida como Galheiro, a 490 quilômetros de Campo Grande.

As vítimas estavam em um veículo Gol, cujo motorista teria perdido o controle da direção ao aquaplanar na rodovia, rodando na pista e colidindo com um caminhão Mercedes Benz 1113.

No dia seguinte ao acidente, amigos e familiares usaram as redes sociais para se despedirem e homenagearem as vítimas. “Meu Deus, que triste não acredito que vocês se foram, minha comadre e sua família”, escreveu uma familiar.

Outros amigos e conhecidos também compartilharam lembranças e palavras de condolência. Um amigo de Geralda comentou sobre uma conversa que tiveram na semana passada, lembrando que “a vida é um sopro” e que Geralda estava “cheia de energia e alegria” como sempre. Já um amigo de Bruno simplesmente expressou sua tristeza, dizendo “que tristeza, era amigo meu”.

Bruno trabalhava em uma fazenda e estava retornando para a propriedade após ter ido à Cassilândia para cuidar de documentos. Sua filha, Ariella, iria começar a estudar no próximo dia 10 de fevereiro. A comunidade agora se une para lamentar a perda dessas quatro vidas preciosas e para oferecer apoio e condolências à família enlutada.

“Kidon”, criminoso mais perigoso de Santa Catarina, é preso na fronteira de MS

0
Foto: Reprodução/Midiamax

Um dos criminosos mais procurados do estado de Santa Catarina, Marcos Alves da Veiga, conhecido como “Kidon”, “Kinho” e “Kikito”, foi finalmente capturado pela polícia na última terça-feira (28) na região da linha internacional na fronteira de Mato Grosso do Sul.

Conforme o site Midiamax, a prisão de “Kidon” é um grande golpe contra a criminalidade organizada, visto que ele era um dos indivíduos mais perigosos do estado e estava incluído na lista vermelha da Interpol.

“Kidon” é um membro de uma organização criminosa e estava sendo procurado por sete mandados de prisão em aberto, devido a crimes graves como homicídios, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.

A sua captura é um resultado direto do trabalho conjunto e dedicado das forças de segurança, que vêm trabalhando incansavelmente para combater a criminalidade organizada e proteger a sociedade.

A prisão de “Kidon” foi realizada por uma equipe de policiais da Seção de Investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, com o apoio da 2ª DP de Ponta Porã, Delegacia de Vigilância e Capturados do Estado de Paraná e Agência de Inteligência do 8º Batalhão da PM de Joinville.

A operação bem-sucedida demonstra a eficácia da cooperação entre as forças de segurança e a importância do trabalho de inteligência na luta contra a criminalidade.

Polícia Civil apreende armas durante buscas por comerciante desaparecido em Nova Andradina

0
Foto: Portal Nova News

A Polícia Civil prossegue em sua investigação sobre o desaparecimento de Rogério Pereira Bonfim, conhecido como “Rogerinho”, um comerciante de Nova Andradina.

Conforme o site Midiamax divulgou na última terça-feira (28), desde o seu desaparecimento no dia 21, a polícia tem trabalhado incansavelmente para localizar o comerciante e esclarecer as circunstâncias de seu sumiço.

Durante as diligências realizadas nas últimas semanas, a polícia apreendeu duas armas de fogo que supostamente pertenciam ao comerciante desaparecido.

Além disso, outros objetos potencialmente relacionados ao caso foram apreendidos para análise pericial. Essas descobertas fazem parte de uma investigação minuciosa que inclui a análise de câmeras de segurança, o rastreamento de estradas rurais e a coleta de informações de testemunhas.

O delegado Caio Bazoti detalhou que a região onde o carro da vítima foi encontrado queimado foi vasculhada pelos policiais, e uma análise de câmeras de segurança foi realizada para traçar os últimos passos do desaparecido.

A equipe da SIG (Seção de Investigações Gerais) percorreu mais de 500 quilômetros de estradas rurais em busca de pistas. Além disso, a polícia está ouvindo testemunhas, analisando dados bancários e telemáticos de Rogério, e solicitou análises de dados junto a cartórios de registro de imóveis e órgãos públicos.

A Polícia Civil também solicitou informações à Polícia Federal e fez requisições de dados a empresas privadas, demonstrando a abrangência dos esforços para localizar o comerciante desaparecido.

Essa colaboração multi-institucional reflete a seriedade com que o caso está sendo tratado e a determinação em encontrar respostas para a família de Rogério.

A esposa do comerciante relatou que ele saiu de casa de manhã e não retornou para o almoço, o que a levou a procurar a delegacia para registrar o desaparecimento. Posteriormente, a polícia recebeu a informação de que um carro semelhante ao do comerciante havia sido encontrado queimado em uma plantação na região de Anaurilândia.

As equipes do SIG e da Polícia Científica confirmaram que se tratava do veículo da vítima, mas infelizmente, o comerciante não foi localizado.

A investigação do desaparecimento de Rogério Pereira Bonfim continua a ser uma prioridade para a Polícia Civil, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias de seu sumiço e, se possível, localizá-lo seguro e são.

A comunidade aguarda ansiosamente por notícias sobre o paradeiro do comerciante, e a polícia remains dedicada a encontrar respostas para a família e para a sociedade.

Longen discute reindustrialização da Capital com o novo presidente da Câmara de Vereadores

0
Foto: Divulgação/Assessoria Fiems

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, esteve reunido, nesta terça-feira (28/01), com o novo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias, Crosara Júnior, foi discutida a necessidade de união entre os vereadores para impulsionar a reindustrialização da Capital.

“Para isso acontecer, precisamos de leis mais claras, fáceis e modernas, para que a gente consiga dar velocidade e andamento à industrialização do município”, destacou Longen.

Outros pontos abordados na reunião foram a nova Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) para atrair mais empresas com olhar na sustentabilidade e no social, e também a legalização dos distritos industriais da Capital.

“Temos muitas demandas de empresas já instaladas nesses locais e que não têm documentos. Então, nós precisamos resolver essa questão e, depois, tratar sobre as áreas que estão desocupadas, até porque são distritos industriais e precisamos utilizar essas áreas para fomentar o novo processo de industrialização de Campo Grande”, reforçou.

Papy reconheceu a necessidade de o município acompanhar o desenvolvimento industrial do estado e, para isso, deverá trabalhar em uma estruturação da legislação. “Existem algumas tarefas que a Câmara de Vereadores precisa tratar e discutir com o setor produtivo na questão de melhorar, atualizar e modernizar a legislação que nós temos hoje, para que a cidade fique mais atrativa, mais competitiva e o ambiente de negócios da Capital seja favorecido ao empresário”, reforçou.

Ainda na reunião, foi discutido o gargalo da falta de mão de obra nas empresas de Mato Grosso do Sul e a possibilidade de um convênio da Fiems com a Câmara Municipal para ofertar cursos gratuitos, por meio do Senai, à população campo-grandense.

Defesa de jovem mãe acusada de matar bebê de 7 meses em Bataguassu alega que “foi um grande acidente”

0
Foto: PCMS

A advogada Natália Colombo, responsável pela defesa da jovem mãe cujo bebê morreu em circunstâncias questionáveis em Bataguassu, afirma que seu cliente acredita firmemente que a morte do filho foi um trágico acidente.

Em conversa com o Campo Grande News nesta última terça-feira (28), Natália detalhou a versão da jovem: “Ela relata que não tem cama, apenas um colchão, e que o bebê caiu no vão entre a parede. Quando acordou, ele já não estava mais responsivo. Ela insiste que nunca, em nenhuma ocasião, agrediu a criança”.

Quando questionada sobre os ferimentos encontrados no laudo pericial, a advogada forneceu explicações específicas para cada uma das lesões. As marcas de cigarro, segundo Natália, podem ter sido causadas pelo fato de a mãe fumar perto da criança, permitindo que cinzas caíssem sobre o corpo do bebê.

O machucado antigo no joelho da bebê, por sua vez, teria ocorrido durante um período em que a criança estava com o pai. A jovem mãe também alega ter consumido bebida alcoólica no dia da morte, mas afirma que não estava embriagada.

A defesa da jovem também destacou que, após buscar informações no conselho tutelar da cidade, não foram encontrados registros de qualquer outro incidente ou crime relacionado à criança falecida ou aos outros dois filhos da mãe. Isso, segundo a defesa, reforça a ideia de que o evento foi um acidente isolado.

A jovem mãe está em um estado emocional abalado, tendo sido impedida de participar do velório do filho devido à prisão. A advogada relata que a cliente está “abalada, apenas balançando a cabeça” ao falar sobre o ocorrido.

O plano da defesa é tentar um habeas corpus ainda esta semana, com o objetivo de permitir que a mulher responda às acusações em liberdade. Posteriormente, a defesa aguardará a conclusão das investigações para definir os próximos passos.

De acordo com a delegada Izabela Borin Favoreto, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Bataguassu, a bebê chegou ao hospital sem sinais vitais, apresentando sinais de rigidez cadavérica, extremidades arroxeadas, inchaço na cabeça e sangramento no ouvido.

O exame pericial identificou a causa da morte como sufocação direta. Além disso, o laudo apontou diversas lesões no corpo da criança, incluindo queimaduras compatíveis com cinzas de cigarro, uma lesão traumática no crânio, assaduras graves no pescoço e a presença de fungos na região anal, indicando falta de higiene.

Essas descobertas contradizem a versão da jovem mãe e sua defesa, levantando sérias questões sobre o tratamento e o cuidado dado à criança.

Novo pedido de Impeachment contra Lula avança com 110 assinaturas

0
Foto: Instagram

Um novo pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) está em andamento, com um total de 110 assinaturas até o momento.

De acordo com o portal Luiz Bacci, o requerimento, liderado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), será protocolado oficialmente na Câmara dos Deputados no dia 1° de fevereiro.

O pedido se baseia em irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no programa “Pé-de-Meia”, que tinha como objetivo apoiar estudantes do ensino médio público.

A acusação central é que o programa foi iniciado sem a devida previsão orçamentária, o que violaria normas fiscais e a Constituição. Essa ação é vista como um possível crime de responsabilidade fiscal, passível de impeachment.

Para que o pedido avance, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados. Após a protocolização, o requerimento será analisado pelo presidente da Câmara, cuja eleição está marcada para ocorrer em fevereiro.

Esse processo político promete ser um desafio significativo para o governo de Lula, destacando a importância da sustentação política e da gestão fiscal responsável.

A evolução desse pedido de impeachment pode ter implicações profundas na política brasileira, refletindo tanto a dinâmica partidária quanto a percepção pública sobre a gestão governamental.

Enquanto o governo se prepara para defender suas ações, a oposição busca fortalecer sua positions contra as políticas do atual governo. O acompanhamento desses eventos é fundamental para entender as nuances do cenário político brasileiro e seus possíveis desdobramentos futuros.

Lugar de acolhimento: Sala Lilás já chegou a 48 cidades de MS com missão de quebrar ciclo de violência

0
Foto: Saul Schramm

Desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, o projeto “Sala Lilás” já chegou a 48 cidades de Mato Grosso do Sul. Um lugar de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas de violência, ele tem a missão de “quebrar” este ciclo de violência e dar uma nova vida à mulheres e crianças.

A Sala Lilás fica dentro da delegacia, em um espaço reservado e preparado para receber vítimas de violência doméstica ou sexual. “Ela surgiu pela necessidade de ter um local de acolhimento a estas vítimas, que muitas vezes se sentiam constrangidas em procurar uma delegacia, muitas vezes machucadas e feridas, ficavam envergonhadas de ir até a delegacia fazer a denúncia”, afirmou a delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto.

Logo ao chegar na delegacia esta vítima já é encaminhada para Sala Lilás, para receber o atendimento completo, desde boletim de ocorrência, requisição de corpo de delito e busca por medidas protetivas. “Ela não fica na recepção (delegacia), vai para este lugar de acolhimento. Lá o delegado já aciona o profissional de assistência social, que vai ajudá-la para eventual abrigo, tratamento psicológico ou até reinserção no mercado de trabalho. Muitas vezes tem dependência financeira do agressor”, explica Grossi.

A sala é composta por dois ambientes, sendo um cartório para o escrivão que vai formalizar a denúncia e o outro (ambiente) tem brinquedos, sofá, banheiro com trocador, pois muitas vezes as vítimas estão com crianças e até bebês. O objetivo é oferecer toda tranquilidade e lugar seguro para seu filho, enquanto ela presta depoimento.

“A partir do momento que se fortalece esta vítima, ela percebe que ela não tem que voltar para próximo do agressor, pois foi acolhida e a partir daquele momento tem condições de sobreviver com seus filhos, pois não vai faltar ajuda, assistência, abrigo, até ela ser reinserida no dia a dia. Assim tentamos quebrar esta dependência emocional e financeira do agressor, assim se quebra o ciclo da violência”, destaca a responsável pelo projeto.

Projeto pioneiro

A criação da Sala Lilás se trata de um projeto pioneiro em todo Brasil. A primeira foi inaugurada em novembro de 2017. Nesta semana será entregue a 48° unidade na cidade de Itaquiraí. O objetivo é chegar em 76 das 79 cidades do Estado, só não estando nos municípios que já possuem Casa da Mulher Brasileira.

O projeto já chegou em Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Bonito Terenos, Maracaju, Angélica, Miranda, Anaurilândia, Glória de Dourados, Deodápolis, Chapadão do Sul, Iguatemi, Eldorado, Paranhos, Bandeirantes, Camapuã, Água Clara, Rio Negro, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Caarapó, Amambai, Ladário, Sonora, Porto Murtinho Selvíria, Anastácio, São Gabriel do Oeste e Brasilândia.

Além de Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmão do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Bodoquena, Jaraguari, Nova Andradina e Coronel Sapucaia.

A implantação da sala tem o apoio dos municípios, sendo que muitos prefeitos inclusive procuram o Governo do Estado e a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) para viabilizar o espaço. O retorno social é muito grande e o investimento é baixo.

Toda que vez a sala começa a funcionar nos municípios aumenta o número de ocorrências registradas de violência doméstica. “Não é porque aumentou os casos e sim porque aumentou a coragem destas mulheres em denunciar, porque sabem que vão encontrar um lugar seguro, de acolhimento”, explicou a delegada.

Ela alerta que o ciclo da violência começa com uma agressão verbal, depois se torna física e se este ciclo não for cortado, pode chegar a um feminicídio. “Tem vítimas de feminicídio que não registraram sequer uma ocorrência antes contra o agressor. No entanto ao falar com os vizinhos eles relatam brigas constantes, mas ninguém denunciou. Inclusive todos podem fazer a denúncia no disque 100 ou 190 nos casos de emergência”.

Atendimento diferenciado

Quebrar este ciclo de violência é uma missão que se espalha por todo Estado. Em Bodoquena, região sudoeste, o delegado Iago Adonis Ismerim Soares dos Santos faz a sua parte com destaque. Se tornou referência no projeto e diz que o grande diferencial é a qualidade no atendimento às vítimas.

“Sempre destaco que a capacidade e qualidade do atendimento mudou muito com a sala lilás. A gente sempre solicita o atendimento dos assistentes sociais, nesta parceria com a prefeitura, assim como psicólogos e outros profissionais para atender as crianças e as mulheres, que precisam da devida orientação e ajuda”.

Adonis também destaca a necessidade de capacitar os servidores para este atendimento. “Temos duas servidoras que realizam esse primeiro atendimento. Ainda temos essa proximidade com a prefeitura, dos órgãos de atendimento em geral. Isto contribuir inclusive na qualidade da investigação, das oitivas, e no atendimento às vítimas. Nosso objetivo é que elas não sejam mais impostas ao sofrimento que já passaram”.

O delegado reconhece que a Sala Lilás em Bodoquena tem sido muito útil e importante neste combate a violência contra as mulheres. “Ela foi inaugurada no dia 24 de julho de 2024 e foi fruto do trabalho da minha antecessora. É muito relevante a implementação da sala aqui na cidade e importante a toda sociedade. Realizamos palestras sobre o tema e convidamos toda população para conscientização”.

Apoio e espaço adequado

Natural do Sergipe, Gabriela Vanini trabalha hoje como delegada na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, que é a segunda maior cidade do Estado. Lá ela convive com muitos casos de violência doméstica, mas a sala lilás inaugurada no ano passado está fazendo a diferença.

“Aqui temos um trabalho de excelência, que buscamos dar o maior apoio possível às vítimas, sobretudo neste atendimento humanizado, de acolhimento que é feito na sala lilás. Este espaço representa um grande avanço na questão dos direitos das mulheres, como das crianças. Um olhar mais acolhedor às vítimas, com um ambiente aconchegante neste momento tão difícil”.

Antes de chegar em Dourados, Vanoni atuou como delegada em Fátima do Sul e participou da inauguração de duas salas lilás, em Jateí e Vicentina. Por experiência própria conta que já atendeu muitas vítimas de violência que chegam fragilizadas em busca de ajuda e justiça.

“São fatos muito tristes que mexem com sua autoestima, sentimento e dignidade sexual. Ela chega na delegacia e vai direto para sala com seu filho. Lá encontra um ambiente confortável, seguro, com muitos brinquedos para as crianças. Naquele espaço já faz a denúncia, tem a orientação que precisa e já entra com pedido de medida protetiva, enquanto o filho brinca e se distrai neste momento tão difícil”.

Para a delegada que vem de outra região do país, o projeto da sala lilás representa um marco para o Estado do Mato Grosso do Sul. “Infelizmente os casos de violência doméstica estão em todas as cidades do Brasil, mas aqui tem este apoio e olhar diferenciado”.

Ela alerta que em caso de violência é importante a vítima acionar a polícia ou guarda municipal na hora para efetuar a prisão em flagrante. Não sendo possível pode procurar depois a delegacia para registrar a ocorrência. O combate à violência doméstica deve ser um compromisso de toda sociedade.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Maior hospital público do Estado, Hospital Regional fez mais de 320 mil atendimentos em 2024

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), maior hospital público do Estado, realizou no ano de 2024 mais de 320 mil atendimentos. Além disso, foram realizados mais de 880 mil exames na unidade. Ao longo do último ano, também foram realizadas ali 72,3 mil consultas ambulatoriais.

No hospital são oferecidas, por meio da regulação estadual, consultas ambulatoriais em mais de 40 especialidades. Hematologia (6.107 consultas), ginecologia e obstetrícia (5.812), oncologia clínica (5.567), cardiologia (4.890) e cancerologia pediátrica (4.703) foram as especialidades com mais consultas em 2024.

Diretor-geral do HRMS, o médico Paulo Limberger explica que o hospital é referência em algumas especialidades e atende pacientes de todo o Estado, encaminhados pelo CORE (Complexo Regulador Estadual), da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

“Por mês, a média de consultas feitas no ambulatório chega a 6 mil. As consultas são para aqueles pacientes que passaram por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e o médico que a atendeu viu a necessidade de encaminhar para um especialista. Esse paciente é encaminhado ao HRMS pela regulação estadual, após o pedido ser feito em uma UBS”, afirma.

Maior hospital público do Estado, Hospital Regional fez mais de 320 mil atendimentos em 2024
Foto: Divulgação/HRMS

No PAM (Pronto Atendimento Médico), foram registrados 30,4 mil atendimentos em 2024. Destes, mais de 18 mil eram de clínica e cirurgia geral. A média mensal de atendimentos foi de 2,5 mil.

Uma das pacientes do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é Ereotilde Borba, de 57 anos. Ela teve um infarto, foi atendida em uma UPA (Unidade de Pronta Atendimento) de Campo Grande e foi encaminhada ao HRMS, onde passou por cateterismo e ficou internada.

“Fiquei internada do dia 1º até o dia 5 de dezembro. O atendimento foi muito bom, os funcionários bem educados. Fiz cateterismo, exames de sangue e urina, ecocardiograma, eletrocardiograma e outros exames. Foi a primeira vez que fiquei internada em um hospital e me surpreendi com o atendimento. Recomendaria o hospital para outras pessoas”, afirmou.

Somente em 2024, o HRMS registrou 18,3 mil internações, uma média de 1,5 mil por mês. Clínica geral (3.353), ginecologia (2.525), girurgia geral (2.514), pediatria (1.934) e cardiologia clínica (1.208) são as especialidades com mais pacientes internados no ano passado.

Quando recebeu alta, Ereotilde já teve a consulta de retorno marcada no ambulatório do hospital, onde passou por consulta com um cardiologista. “A consulta foi maravilhosa e tanto o médico quanto a médica foram muito atenciosos. Agora, vou marcar outra consulta para daqui três meses, a pedido do médico”, disse, após deixar a primeira consulta após a internação.

Os números de atendimentos do hospital englobam, ainda, o apoio técnico, que é o atendimento multiprofissional aos pacientes, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, ambulatório quimioterápico, banco de leite, centros cirúrgico e obstétrico, farmácia de quimioterápicos, nefrologia e atendimento domiciliar.

Exames complementares

Com mais de 200 exames oferecidos, o Laboratório do HRMS fez quase 800 mil exames no ano passado. Além dos pacientes internados no hospital, são atendidos pelo laboratório os pacientes ambulatoriais de algumas especialidades, como onco-hematologia (adulto e pediátrica), gestantes de alto risco, cirurgia bariátrica, nefrologia, proctologia, risco cirúrgico e hemostasia (para pacientes que controlam uso de anticoagulante).

Com uma das maiores e mais modernas estruturas de Mato Grosso do Sul para a realização de exames de imagem, o HRMS realizou mais de 79,3 mil diagnósticos por imagem no último ano. Nos setores de hemodinâmica, endoscopia e cardiodiagnóstico, foram aproximadamente mais 20 mil exames feitos.

Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.