A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), divulgou nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a 2ª lista de designação dos estudantes que realizaram a pré-matrícula para ingressar nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME), no período de 08/01/2025 a 24/01/2025.
Nesta etapa foram designadas 906 crianças. Para consultar a relação, pais ou responsáveis podem acessar o site da Prefeitura, CLICANDO AQUI, ou nas Unidades de Ensino e na sede da SEMEC na Central de Matrícula.
Os estudantes designados terão o período de 29/01/2025 a 31/01/2025 para a efetivação da matrícula. Lembrando que a efetivação da matrícula só se realiza na Unidade com a assinatura do requerimento de matrícula.
Os pais devem comparecer na Unidade designada com a cópia dos seguintes documentos:
Da criança:
1 Foto 3×4
Cartão do SUS (Xerox)
Carteira de Vacina (Xerox)
Certidão de Nascimento do estudante (Xerox)
CPF do Estudante (Xerox)
Declaração de Vacina (Retirar na UBS do Bairro)
Declaração de Transferência (A partir do 1º Ano do Ensino Fundamental)
Número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família)
Do Responsável
RG e CPF (Xerox)
Comprovante de Residência atual (Xerox)
3ª ETAPA
No dia 03 de fevereiro inicia a 3ª etapa da pré-matrícula tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Para realizar a pré-matrícula, os interessados devem ir presencialmente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrícula e seguir os passos apresentados.
DÚVIDAS
O atendimento a possíveis dúvidas poderá ser realizado diretamente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrículas (Rua Alexandre Costa, 130 – Centro) e também pelos telefones: (67) 3929-1467 ou (67) 99257-2101.
Capacitação técnica beneficia colaboradores e melhora a qualidade e eficiência no corte de papel
Como parte do contrato firmado entre a Voith Paper e a Suzano Papel e Celulose para o Gerenciamento do Corte de todas as rebobinadeiras, cortadeiras e máquinas de acabamento da planta instalada na cidade de Suzano, foi realizado durante os meses de outubro e novembro, o Treinamento de Sistema de Corte.
A ação contou com a participação de aproximadamente 130 colaboradores da Suzano, incluindo supervisores, operadores e assistentes de operação, representando os cinco turnos da planta.
O treinamento foi conduzido por Leonardo Noguchi, Gerente Local de Produtos de Consumíveis da Voith Paper, e teve como objetivo capacitar os colaboradores da Suzano no entendimento aprofundado do funcionamento das máquinas e conceitos de corte. Além disso, foram abordadas as melhores práticas para a instalação de facas e contra-facas, bem como a importância do gerenciamento de corte para alcançar maior qualidade no corte de bobinas e papel.
O programa de Gerenciamento de Corte da Voith já trouxe uma série de melhorias para a Suzano, como:
Redução no número de afiações e descartes de facas;
Aumento da disponibilidade das máquinas, com menor tempo de parada para troca de facas;
Melhoria no controle logístico de facas novas e afiadas;
Maior qualidade no corte das bobinas;
Diminuição nas reclamações de clientes;
Geração de indicadores de desempenho, permitindo o acompanhamento do contrato;
Suporte técnico integral, com um colaborador da Voith alocado na planta.
O treinamento de Gerenciamento de Corte da Voith foi projetado para oferecer aos clientes o melhor desempenho e qualidade possíveis. O serviço engloba desde a afiação e fornecimento de facas de alta qualidade até a inspeção das máquinas, suporte técnico especializado e monitoramento contínuo de indicadores de desempenho, sempre em colaboração com a equipe de qualidade da Suzano.
“Com esse trabalho conjunto, a Voith Paper reforça sua posição como parceira estratégica da Suzano, contribuindo diretamente para a excelência operacional e para a entrega de produtos com qualidade superior”, avaliou Leonardo Noguchi, Gerente Local de Produtos de Consumíveis da Voith Paper.
Sobre o Grupo Voith
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.
A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.
Inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2025 (Foto: Divulgação/Assessoria Sebrae MS)
Acompanhamento gratuito é oferecido para pequenas empresas de Campo Grande, Dourados, Chapadão do Sul, Bonito, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Amambai
Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do ramo de comércios e serviços ou indústria têm até o dia 21 de fevereiro para se inscreverem no programa Brasil Mais Produtivo, que oferece acompanhamento gratuito para empreendedores que desejam aumentar a produtividade do negócio. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e gerida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa é executada em parceria com o Sebrae e o Senai, responsáveis pelo atendimento aos empresários.
Para este primeiro ciclo de 2025/2027, são oferecidas 775 novas vagas, disponíveis nas cidades de Campo Grande, Dourados, Chapadão do Sul, Bonito, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Amambai. As empresas serão acompanhadas por um período de seis meses, com uma metodologia aplicada por um Agente Local de Inovação (ALI) que mapeia as principais necessidades do negócio junto com o empresário, e implementa melhorias em oito etapas, com o propósito de ajudar os empreendedores a reduzirem custos e falhas, garantindo maior eficiência produtiva.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Aline Hitomi, os empreendedores encontram no programa uma oportunidade única para o desenvolvimento da gestão dos negócios. “A melhoria da produtividade é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio no mercado competitivo atual e, com o suporte oferecido pela iniciativa, o empresário recebe o acompanhamento necessário para melhorar a empresa, com qualidade e de forma gratuita”, destaca.
Para participar do Brasil Mais Produtivo, o micro ou pequeno empresário deve ter CNPJ ativo com no mínimo 12 meses de operação e não ter participado do programa no último ciclo, em 2024. Empresas que já foram atendidas em períodos anteriores a esse e desejarem se inscrever, podem aderir novamente. Seguindo esses requisitos, os interessados podem fazer a inscrição de forma on-line por meio do site do programa, basta clicar aqui.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Operação ‘Niño Seguro’ cumpre mandados de busca e apreensão na cidade
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), operação destinada à repressão ao compartilhamento e à posse de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, praticados por usuário da internet residente em Três Lagoas.
As investigações foram iniciadas a partir da identificação de um usuário que compartilhou arquivos com cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O crime era cometido por meio da utilização da rede mundial de computadores.
Após autorização da Justiça Federal, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em endereço relacionado ao investigado, que foi preso em flagrante utilizando equipamento de informática para o armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
Na ação, foram realizadas a arrecadação e a apreensão de equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento. Todo o material arrecadado será submetido a exames periciais, objetivando a comprovação da materialidade dos crimes investigados, identificação de possíveis abusadores sexuais e suas vítimas, bem como de possíveis produtores desse tipo de material.
A ação policial deflagrada nesta manhã faz parte de operação Niño Seguro da PF, focada na erradicação de materiais relacionados aos crimes de abuso e exploração sexual infantil e conta com o apoio do Child Rescue Coalition – CRC, organização internacional que promove ações de combate à exploração sexual infantojuvenil.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Na tarde da última segunda-feira (27), policiais militares do 13º Batalhão e do Batalhão Rodoviário, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, realizaram uma apreensão significativa de drogas e prenderam quatro bolivianos por tráfico internacional de drogas.
Conforme o jornal Tribuna Livre, a operação começou quando policiais militares da Força Tática do 13º Batalhão abordaram um veículo na rodovia MS 497. Os dois ocupantes, de nacionalidade boliviana, apresentaram versões contraditórias e desconexas durante uma entrevista técnica, o que levantou suspeitas.
Os policiais militares rodoviários da base de Paranaíba foram chamados para prestar apoio e, pouco tempo depois, avistaram um caminhão guincho passando em frente à base com um veículo também com placa de Bolívia em sua plataforma.
Com fundada suspeita, o veículo guincho foi abordado pelos policiais militares e policiais rodoviários federais, que prestaram apoio na ocorrência.
O proprietário do guincho informou que havia buscado o veículo danificado no Posto “Vera Cruz”, localizado entre o município de Água Clara e Inocência, onde o casal de bolivianos que estava consigo se apresentou como proprietário do veículo e solicitou que o veículo fosse levado à cidade de São Simão (GO), mesma cidade do destino final informada pelos ocupantes do primeiro veículo abordado.
O casal de bolivianos apresentava nervosismo exacerbado e contradições, o que levou os policiais a realizar uma busca no veículo rebocado. Durante a busca, foram localizados 36 tabletes de pasta base de cocaína, que totalizaram 38,4 quilogramas, escondidos em um compartimento ocultado atrás do painel do veículo.
Após a localização do entorpecente, os indivíduos do primeiro veículo da abordagem confirmaram serem os “batedores” do entorpecente e responsáveis por conduzir o segundo veículo até a cidade de São Simão (GO).
Os quatro bolivianos foram presos em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes e foram levados para a delegacia da Polícia Federal na cidade de Três Lagoas, juntamente com a droga e o veículo apreendido.
Criada em 28 de janeiro de 2003, Fundação é responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul
Acordar cedo para ir ao trabalho é uma atitude diária que para muitos sul-mato-grossense pode ser uma simples rotina, mas que para o casal Odinei e Rita se tornou um privilégio e a realização de um sonho. Em 2024 eles conseguiram o tão aguardado emprego formal, sob a intermediação da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
O desemprego de Odinei César Benites, de 39 anos, durou um ano até que, ao procurar a Funtrab, em Campo Grande, conseguiu o tão almejado emprego com carteira assinada. O mesmo aconteceu com sua esposa, Rita de Cássia da Silva, de 21 anos. Ambos passaram pelo período de experiência e foram efetivados. Tudo deu certo, o que encheu Odinei de gratidão.
“A Funtrab ajudou a mudar nossa vida. Hoje atuo em um ótimo ambiente de trabalho, que valoriza o funcionário, dá oportunidade de crescimento na empresa, ajuda de custo, adicional de periculosidade”, relata o trabalhador, em visita feita em maio à Funtrab para agradecer pelo apoio oferecido pela equipe da Fundação na intermediação de emprego.
Odinei foi contratado como motorista-entregador na Chevy Car, enquanto Rita é vendedora da Pantanal Garden. “Minha esposa não pode vir hoje aqui, pois está trabalhando. Ela está tão realizada no ambiente de trabalho, que já obteve a premiação de funcionária do mês”, diz.
“Foi uma surpresa essa visita dele. Nós, da Funtrab, assumimos um compromisso com a população pela garantia de acesso aos seus direitos, ofertando trabalho digno e de qualidade”, comenta a servidora Sílvia Medeiros Ocampos, há 19 anos na Fundação.
Um trabalho inesperado para mudar a rotina e também de vida. Foi o que aconteceu com Jailson Rodrigues Monteiro, de 48 anos, trabalhador intermediado pelo atendimento da Funtrab, em janeiro de 2024. Por 13 anos Jailson trabalhou como autônomo, sem registro em carteira, e ao passar pelo Centro de Campo Grande, na Rua 13 de maio, sem intenção de mudar de emprego, resolveu entrar e se cadastrar na Fundação.
Contudo, devido ao seu tempo registrado de experiência de três anos em carteira, foi encaminhao para entrevista em três empresas, sendo duas em Campo Grande e uma em Sidrolândia, a 60 km de distância da Capital. Ele foi aprovado pela empresa Estima Engenharia, de Três Lagoas, que o contratou para trabalhar na Inpasa Brasil, em Sidrolândia.
“Não podemos desanimar, temos que permanecer focados no objetivo final. Quando feita da maneira certa, a busca será simplesmente uma experiência que resultará em um ganho de longo prazo com um trabalho mais valorizado. Estou muito feliz por todas as possibilidades que se abriram”, comemora Jailson ar falar sobre as mudanças em sua vida.
Casado, único provedor da casa e com duas filhas para sustentar, sendo uma delas PcD (Pessoa com Deficiência), ele morava de aluguel quando autônomo, enquanto agora ele possui casa própria. Devido à sua ampla experiência e bom desempenho em diversas áreas, já tem outras propostas de trabalho internamente, despontando um futuro promissor na empresa.
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Funtrab 22 anos
Nesta terça-feira, a Funtrab completa 22 anos. Criada em 28 de janeiro de 2003, por meio do Decreto nº 11.082, a Funtrab é órgão responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul.
Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fundação foi criada com o intuito de atuar como mediadora entre empregadores e trabalhadores, desempenhando um papel fundamental na promoção da empregabilidade e na qualificação da mão de obra sul-mato-grossense.
Com uma rede de 35 unidades de atendimento em todo o Estado, a Funtrab desenvolve programas e ações voltadas para a capacitação e qualificação da mão de obra local, visando atender às demandas do mercado de trabalho e promover a inclusão social e econômica dos trabalhadores.
Segundo a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, Mato Grosso do Sul vive um momento de pleno emprego e as muitas histórias ali protagonizadas são uma experiência animadora. “Nosso objetivo é fazer com que cada trabalhador encontre seu espaço nesse cenário em transformação, contribuindo para o pleno emprego e para o desenvolvimento sustentável”.
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e a Wetlands International Brasil, promoveu ontem (27) um encontro no Parque Estadual Matas do Segredo. O objetivo do evento foi reunir representantes de instituições públicas, sociedade civil, pesquisadores e outros interessados para discutir a revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN).
O plano de manejo é um instrumento essencial para a gestão de unidades de conservação. Ele define as diretrizes para a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
A revisão do plano do PEPRN busca atualizar o documento com base em novas informações científicas e nas demandas contemporâneas, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades ambientais e sociais.
Participação e colaboração
A oficina proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências. Temas como biodiversidade, manejo sustentável, ecoturismo e impactos ambientais foram debatidos com representantes das comunidades locais, gestores ambientais e especialistas em conservação.
De acordo com André Borges, diretor-presidente do Imasul, o evento reforça o compromisso com uma gestão participativa. “Queremos garantir que o plano de manejo reflita as necessidades atuais e futuras do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, sempre com foco na proteção ambiental e no bem-estar das comunidades”, destacou.
José Longo, da Fibracom Consultoria, responsável pela revisão do plano, enfatizou a relevância da iniciativa. “Este evento é crucial para consolidar o diagnóstico socioambiental do parque. Além disso, ações como manejo integrado do fogo e regularização fundiária são fundamentais para promover a conservação e o uso sustentável”.
Contribuições e parcerias
O coordenador estadual da Defesa Civil, Hugo de Jean Leite, ressaltou a importância da articulação entre instituições. “O planejamento conjunto permite respostas mais eficazes em situações críticas, como incêndios e estiagens. Nossa atuação envolve suporte logístico, transporte e recursos que garantem eficiência na prevenção e na gestão de emergências”.
Áurea Garcia, da Mupan e Wetlands International, destacou o papel estratégico do encontro. “Estamos trabalhando em ações que integram o plano de manejo e o manejo integrado do fogo, além de outras iniciativas como o programa Corredor Azul. A meta é mapear e alinhar todas as iniciativas em curso no parque, promovendo sua sustentabilidade”.
Leonardo Tostes Palma, gerente de unidade de conservação, explicou os objetivos do evento. “O encontro busca integrar ações pontuais ao plano de manejo, como o combate a incêndios e pesquisas, garantindo uma gestão coordenada. Além disso, planejamos apresentar os resultados às comunidades próximas, como no Passo do Lontra, ouvindo suas opiniões e ajustando estratégias para melhor atender às demandas locais”.
Ele também destacou a relevância do parque para as populações locais, que incluem proprietários rurais, peões e pantaneiros. “Essas pessoas dependem diretamente da fauna e flora do parque, e a preservação é vital para manter o equilíbrio ambiental e o sustento dessas comunidades”.
Próximos passos
Os organizadores esperam que o evento contribua para consolidar estratégias de conservação e fortalecer a gestão ambiental do estado. A participação ativa de parceiros e comunidades será fundamental para o sucesso da iniciativa, garantindo que o PEPRN alcance seus objetivos de preservação e sustentabilidade.
O evento foi aberto ao público, reforçando a importância da colaboração coletiva para a conservação ambiental em Mato Grosso do Sul.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) continua a se destacar no cenário nacional. Além de ser reconhecida pela gestão de excelência e pelos avanços em saneamento básico, a empresa foi agraciada com o selo ‘e-Prevenção’, do TCU (Tribunal de Contas da União), que certifica os altos padrões de transparência mantidos pela companhia.
Este reconhecimento faz parte do PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública), que avalia portais de órgãos e entidades de todo o país.
A certificação confirma o compromisso da Sanesul com a clareza e a acessibilidade das informações prestadas à sociedade.
O PNTP, promovido pelo TCU em parceria com os Tribunais de Contas estaduais, como o TCE-MS, e municipais, analisa criteriosamente a observação às normas de transparência estabelecidas por legislações como a LAI (Lei de Acesso à Informação) e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, essa conquista reflete também os investimentos constantes da empresa, que opera em 68 municípios do Estado, em boas práticas de governança corporativa.
“Este selo não é apenas um prêmio, mas um compromisso que renovamos todos os dias para que os cidadãos tenham acesso a informações claras, confiáveis e atualizadas sobre o nosso trabalho. A transparência é um dos pilares fundamentais da gestão pública e estamos honrados em sermos reconhecidos”, destacou Renato Marcílio, reafirmando a determinação do governador Eduardo Riedel em promover uma gestão eficiente e voltada para resultados concretos.
Ele ressaltou que esse tipo de reconhecimento é um estímulo para continuar inovando em soluções que impactem positivamente a sociedade, ampliando o acesso a serviços de qualidade e assegurando que a população se beneficie de uma administração moderna e responsiva.
Segundo Valter José Bortoletto, que atua na Asgoc (Assessoria de Governança, Risco e Compliance) da empresa, o reconhecimento do TCU é resultado de um trabalho conjunto e constante para garantir a qualidade e a transparência.
A Sanesul é referência nacional no setor de saneamento por suas ações inovadoras nos 68 municípios onde mantém a concessão dos serviços públicos, incluindo a manutenção do fornecimento de água potável e ampliação da rede de esgotamento sanitário.
Além disso, a empresa reforça o compromisso com a universalização dos serviços de saneamento, antecipando metas estabelecidas pelo novo marco legal do setor.
Com o selo do TCU, a empresa consolida sua posição como uma das mais bem avaliadas do Brasil em termos de gestão e governança. Esse reconhecimento reforça a confiabilidade e a eficiência dos serviços oferecidos aos sul-mato-grossenses e serve de inspiração para outras entidades públicas no país.
A expectativa da direção da estatal é que, com esse diferencial, a Sanesul continue contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado e para a qualidade de vida da população.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Equipe Multiprofissional (E-Multi), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida toda a população para participar da “Ginástica Janeiro Branco”, em alusão ao mês de conscientização sobre a saúde mental.
O evento será realizado no dia 30 de janeiro, quinta-feira, às 6h30, na Praça do Bairro Nova Americana. A programação inclui atividades físicas leves e um momento de interação comunitária, com um café da manhã compartilhado entre os participantes. A ação é aberta a toda população, para participar basta vestir uma camiseta branca.
JANEIRO BRANCO
A campanha “Janeiro Branco” tem como objetivo destacar a importância dos cuidados com a saúde mental e incentivar hábitos saudáveis que favoreçam o bem-estar físico e psicológico. A prática de atividades físicas, como a ginástica, é uma das formas de estimular a produção de hormônios que melhoram o humor, reduzem o estresse e promovem a qualidade de vida.
SERVIÇO
Ginástica Janeiro Branco
Data: 30 de janeiro;
Horário: 6h30;
Local: Praça do Nova Americana;
Endereço: Rua Daysi Rosa de Queiroz, quadra 03, no Nova Americana.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), está realizando as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) “Mais Parque”. O novo espaço será localizado na Rua Brasil, no loteamento residencial Mais Parque, e contará com uma área construída de 1.364,27m² em um terreno de 9.913,74m².
O CEI “Mais Parque” foi projetado para oferecer uma infraestrutura moderna e acessível, contemplando diversas áreas como: salas de atividades, lactário, fraldários, refeitório, cozinha, solário, sanitários infantis e adultos acessíveis, área de preparo de alimentos, depósito de materiais de limpeza (D.M.L.) e pátio coberto.
O objetivo principal do projeto é atender às diretrizes do Plano Municipal de Educação, garantindo às crianças o direito de frequentar uma instituição educacional de qualidade e próxima às suas comunidades. Além disso, o novo CEI proporcionará aos pais a segurança de que seus filhos estarão em um ambiente educativo com profissionais qualificados.
Na tarde de ontem (27/01), após investigações realizadas por agentes da SIG (Seção de Investigação Geral) e da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, foi recuperado um aparelho televisor subtraído no Bairro Vila Piloto, e que havia sido levado para a cidade de São Paulo (SP).
O furto ocorreu em meados do mês de abril do ano de 2023, quando a vítima teve sua residência invadida, e de lá, indivíduos subtraíram um aparelho televisor, de 43”.
Durante ações de repressão aos crimes de furtos e roubos ocorridos na região da Vila Piloto e imediações, os agentes da SIG e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência) e da 2ª Delegacia de Polícia Civil intensificaram as investigações, e através de trabalhos de inteligência policial, apuraram que referido aparelho televisor estava vinculado a uma conta pertencente a um homem residindo atualmente na cidade de São Paulo (SP).
Os investigadores procederam diversas diligências e conseguiram identificar quem seria o tal homem, e em contato com ele, este confirmou que estava em posse do objeto, bem como disse que havia adquirido de outro homem, também morador de Três Lagoas.
O segundo suspeito foi intimado e em sua oitiva alegou que apenas intermediou a venda do aparelho.
Ambos foram ouvidos, quando confirmaram os fatos, e poderão ser processados pela prática do crime de receptação.
O aparelho televisor foi recuperado na cidade de São Paulo/SP, e por intermédio da SIG, foi regularmente apreendido para ser restituído ao seu legítimo proprietário.
Todos poderão ser processados pelo crime de receptação, após a conclusão das investigações.
Serviço
A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.
Na tarde da última segunda-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas apreensões de cocaína em ônibus de viagem, no município de Água Clara, resultando na prisão de quatro pessoas.
Conforme o site Água Clara MS, no primeiro flagrante, três passageiros estrangeiros, sendo dois homens e uma mulher, foram detidos após fiscalização em suas bagagens. A PRF encontrou vários tabletes de cocaína, totalizando 17,5 Kg da droga.
O trio viajava com destino a Brasília (DF) e foi encaminhado à Polícia Federal em Três Lagoas.
Em outra abordagem, os policiais fiscalizaram um segundo ônibus de viagem. Com a ajuda de um cão farejador, a PRF localizou 1 Kg de cocaína escondido junto ao corpo de um passageiro. O homem foi preso e levado para a Polícia Civil em Água Clara.
As apreensões reforçam o trabalho da PRF no combate ao tráfico de drogas na região.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta terça-feira, 28 de janeiro, à campanha estadual “MS Vacina Mais – Dengue”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de vacinação contra a doença, direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF), exceto as USFs dos bairros Arapuá e Jupiá, já estão funcionando até as 18h, de segunda a sexta-feira, para atender à população durante a campanha. Além disso, haverá plantões de vacinação nos próximos quatro sábados, das 08h às 12h, em diferentes localidades:
01/02: USF Santa Luzia
08/02: USF Vila Piloto
15/02: USF Paranapungá
22/02: USF Santa Rita
A campanha se estenderá até o dia 25 de fevereiro, reforçando a importância da adesão da população para prevenir a disseminação da dengue.
COBERTURA VACINAL ATUAL
Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue no município apresenta os seguintes índices:
1ª dose: 6.289 pessoas imunizadas, equivalente a 65,51% do público-alvo;
2ª dose: 2.526 pessoas imunizadas, representando apenas 23,31%.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% de cobertura vacinal.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Neste mês, após 15 anos sem registros, Três Lagoas confirmou 3 casos de dengue tipo 3 (DENV-3), ressaltando a preocupação, pois a maior parte da população está suscetível a esse sorotipo. O DENV-3 é considerado um dos mais violentos, com maior potencial de causar formas graves da doença.
A SMS reforça que a imunização é essencial para proteger crianças e adolescentes, especialmente em um período crítico para o controle da dengue no estado. Com a circulação dos sorotipos da doença, como o DENV-3, intensificar a vacinação contribui significativamente para a redução de casos graves e óbitos.
Foi identificado como Clederson Daniel Harmatiuk, de 24 anos, o corpo do rapaz que morreu após pular da ponte do Rio Verde no último domingo (26), em Água Clara.
Conforme o site Água Clara MS, o corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (28), a aproximadamente 1,5 km de distância do local onde ele pulou e desapareceu. A vítima era natural do Paraná e estava trabalhando em Água Clara, onde residia em um alojamento fornecido pela empresa.
No domingo (26), ele pulou da ponte de linha férrea e desapareceu em seguida. O Corpo de Bombeiros foi acionado por pessoas que estavam com ele no momento do incidente.
Os bombeiros realizaram uma busca extensiva no Rio Verde e, após uma longa operação, conseguiram localizar o corpo de Clederson na manhã desta terça (28). A identificação do corpo foi feita com a ajuda de documentos e informações fornecidas pela família e pela empresa onde ele trabalhava.
A polícia está investigando as circunstâncias do incidente para determinar as causas da morte de Clederson. A família do rapaz está sendo assistida pelas autoridades e pela empresa onde ele trabalhava.
O ano começou e os políticos (prefeitos e vereadores) eleitos e reeleitos irão iniciar o mandato para o biênio 2025-2027. Em Três Lagoas, o nome do presidente da Câmara Municipal foi anunciado oficialmente durante a solenidade de posse do prefeito e dos vereadores que aconteceu no dia 1º de janeiro.
NO CONGRESSO NACIONAL
Enquanto isso, deputados e senadores interrompem o recesso parlamentar para eleger neste sábado (1º de fevereiro) a nova composição das mesas da Câmara e do Senado, para o biênio 2025-2027.
Na Câmara dos Deputados, a tendência é que seja eleito o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que costurou uma ampla aliança de partidos em torno de sua candidatura. Ele sucederá a Arthur Lira (PP-AL). O início da sessão para votação está previsto para 16h, horário de Brasília.
No Senado, o favorito para assumir o lugar de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é Davi Alcolumbre (União-AP). A sessão está prevista para começar às 10h, no horário de Brasília.
Vereadores: Fernando Jurado (eleito), Sirlene dos Santos (reeleita), Davis Martinelli (reeleito), Mário Grespan (eleito), Silverado (reeleito) e Tonhão (reeleito) – Foto: Assessoria
Já em Três Lagoas, na próxima semana, os vereadores voltam às suas atividades na Casa de Leis. Alguns assumindo o mandato pela primeira vez e outros com uma vasta história no Legislativo começam a trabalhar em prol da cidade, considerada uma potência econômica de Mato Grosso do Sul.
O atual presidente da Câmara de Três Lagoas atua no legislativo há duas décadas e esse será o seu sexto mandato consecutivo (Foto: Assessoria)
O vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, conhecido como Tonhão (PSDB), foi eleito como presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, no dia 1º de janeiro. A composição ainda inclui Fernando Jurado como 1º vice-presidente; Evalda Reis como 2º vice-presidente; Prof. Pedrinho Junior como 1º secretário e Prof.ª. Maria Diogo como 2ª secretaria.
Tonhão, apesar de jovem, é um vereador muito experiente. Em seu sexto mandato consecutivo, o parlamentar, que também é advogado, nunca perdeu uma disputa eleitoral em todas que concorreu.
IMPORTÂNCIA DO CARGO DE VEREADOR
Vereadora, Evalda Reis (reeleita), Robson do Alinhamento (eleito), Mi do Sta Luzia (eleito), Marco Silva (eleito), Daniel da Farmácia (eleito), Professora Maria Diogo (eleita) e Professor Pedrinho Jr. (eleito) – Foto: Assessoria
O vereador é o cargo equivalente ao de deputado estadual e federal, mas na esfera municipal. O servidor eleito tem a função de captar as reivindicações dos munícipes e transformá-las em leis que beneficiem o povo.
Com uma abordagem mais direta, o vereador é a ponte entre o eleitor e o chefe do executivo municipal, o Prefeito.
Dentre suas atribuições, está a fiscalização sobre o trabalho realizado pelo executivo, legislar a respeito de novas leis e estudar a viabilidade de projetos de lei junto à comunidade.
QUAL A FUNÇÃO DO VEREADOR?
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
O vereador, portanto, tem a função de:
Fiscalizar
Como representantes do povo e por ele eleitos, os vereadores têm a função de fiscalizar o trabalho que está sendo feito pelo Poder Executivo na cidade. São atribuições que passam pelos gastos da Prefeitura, orçamento e aplicação dos recursos.
Legislar
Os vereadores, além de fiscalizar, também têm o dever de legislar a respeito da criação de novas ruas e bairros, taxas municipais, fazer planos de mobilidade, dentre outras áreas de atuação do município que prestam serviço ao povo.
Nesta terça-feira (28), policiais da Seção de Investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, localizaram e prenderam Marcos Alves da Veiga, de 40 anos, conhecido como “Kidon”, “Kinho” e “Kikito”, em uma operação de captura que envolveu o compartilhamento de informações entre diversas forças de segurança.
O trabalho em conjunto contou com o apoio da Delegacia de Vigilância e Capturas do Estado do Paraná, além da Agência de Inteligência do 8º Batalhão de Polícia Militar de Joinville, em Santa Catarina. A prisão ocorreu na região da linha internacional, quando as equipes conseguiram localizar o indivíduo, que estava foragido há algum tempo.
Marcos Alves da Veiga é considerado um dos criminosos mais perigosos do Estado de Santa Catarina. Ele pertence a uma facção criminosa de grande atuação no País e possui sete mandados de prisão em aberto, sendo responsável por crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
Com a prisão de “Kidon”, a polícia dá um importante passo no combate à criminalidade organizada, retirando das ruas um indivíduo de alta periculosidade. Agora, ele será colocado à disposição da Justiça, onde responderá pelos crimes que lhe são imputados, com a adoção das providências legais cabíveis.
A atuação das forças de segurança envolvidas na operação destaca a eficácia do trabalho integrado, que resultou na captura desse criminoso que vinha causando grande temor à sociedade.
Na madrugada da última segunda-feira (27), por volta das 5h40, uma equipe da Polícia Militar interceptou um veículo na Rodovia Gerson Dourado de Oliveira, em Ilha Solteira.
Conforme o site Hoje Mais, o carro, um Ford Fiesta com carretinha coberta por lona preta, foi abordado após receber informações de que estava envolvido em furtos de placas solares.
Mesmo após receber ordens de parada, os ocupantes do veículo resistiram à abordagem, tornando necessário o apoio de outra viatura para concretizar o cerco. Com a ajuda adicional, a polícia conseguiu controlar a situação e realizar a vistoria do veículo.
Durante a vistoria, a polícia encontrou 20 módulos solares, 50 metros de cabos de energia, um celular e dois galões de veneno. Os indivíduos que estavam no veículo confessaram que os itens haviam sido furtados de uma propriedade rural em Aparecida D’Oeste.
Após contato com o proprietário da fazenda, o furto foi confirmado. Os indivíduos foram apresentados à delegacia de Ilha Solteira, onde permaneceram presos à disposição da Justiça. A ação rápida e eficaz da Polícia Militar permitiu a recuperação dos materiais furtados e a prisão dos responsáveis pelo crime.
A Polícia Militar do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) realizou nesta última segunda-feira (27) uma operação contra o tráfico de drogas em um condomínio em Três Lagoas.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O), a ação foi desencadeada após denúncias sobre o intenso tráfico de drogas no local.
A Equipe de Força Tática da Polícia Militar intensificou as rondas no condomínio e identificou uma mulher como a responsável pela entrega das drogas. Ela foi flagrada pilotando uma motocicleta Honda Twister de cor preta e possui diversas tatuagens.
Vídeo: 2º BPM
Durante a abordagem, a Polícia Militar constatou que a condutora da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava com 107 gramas de maconha em sua posse.
Além disso, em sua casa, a Polícia encontrou mais 287 gramas da droga, bem como materiais utilizados para o tráfico, como balança de precisão e anotações.
A mulher confessou que vendia as drogas a mando de seu Amásio, que está preso e ordenava as ações pelo celular. Essa informação é importante para a continuação da investigação e pode levar a outros envolvidos na rede de tráfico.
A Polícia continua investigando o caso para identificar outros envolvidos na rede de tráfico e descobrir a extensão da operação no condomínio.
São mais de 20 opções de qualificação profissional presenciais com inscrições abertas no primeiro semestre deste ano
Traçar uma carreira promissora passa por estar antenado com as tendências do mercado. Áreas com mais oportunidades tendem a procurar por profissionais qualificados e aí pode estar o primeiro passo para crescer em 2025. Os cursos técnicos oferecidos pelo Senai podem ser uma alternativa para o sucesso profissional.
Pensando em facilitar essas escolhas, a equipe do Senai listou os cinco cursos técnicos mais procurados no primeiro semestre deste ano. Alguns, inclusive, estão entre as formações com as maiores taxas de ocupação no mercado de trabalho no país, de acordo com a pesquisa de acompanhamento de egressos do Senai 2022-2024.
Ainda segundo o levantamento, as cinco áreas tecnológicas que contemplam os cursos técnicos que mais empregam os seus egressos no mercado de trabalho e setores industriais são: telecomunicações, refrigeração e climatização, energia, automotiva, e metalmecânica.
Confira quais os cinco cursos técnicos mais procurados do Senai em 2025
1º – Segurança do Trabalho – O curso técnico em segurança do trabalho tem como objetivo formar profissionais que conheçam, além das normativas técnicas, os procedimentos de segurança e questões que envolvam saúde e higiene.
2º – Eletrotécnica – O técnico em eletrotécnica é uma formação no qual se obtém conhecimentos para atuação em diversas áreas da eletrotécnica, sendo um profissional que planeja, projeta, executa e faz manutenções em instalações elétricas residenciais, comerciais, industriais e rurais. O curso é responsável pela maior taxa de ocupação no mercado de trabalho do País, com 91,7%.
3º – Manutenção automotiva – O curso habilita profissionais técnicos de nível médio em manutenção automotiva, visando suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados para atuarem com manutenção, diagnóstico mecânico e eletroeletrônico em veículos automotivos.
4º – Mecânica industrial – A mecânica industrial é uma disciplina vital para o funcionamento eficiente e seguro de qualquer fábrica ou indústria. Ela engloba uma ampla gama de conhecimentos e habilidades que visam manter e reparar equipamentos mecânicos, bem como otimizar processos de produção e aumentar a produtividade. Ocupa o segundo lugar na lista de cursos técnicos com maior taxa de ocupação do país, com 91,1%.
5º – Refrigeração e climatização – Elaborar e implementar projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização e assegurar a sua funcionalidade, por meio do planejamento e da execução da manutenção, seguindo legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho vigentes, utilizando as tecnologias inovadoras disponíveis e as Boas Práticas.
Além destes, o Senai oferece mais de 20 cursos técnicos. As ofertas são baseadas nas oportunidades disponíveis na indústria de Mato Grosso do Sul. Técnico em Papel e Celulose, Automação Industrial, Móveis e Edificações são outros com grande procura e cujas matrículas também estão abertas. As inscrições podem ser feitas pelo https://www.futuro.digital/cursos-tecnicos.
Um homem condenado a 19 anos por estuprar a sobrinha foi preso nesta última segunda-feira (27) em Água Clara. Conforme o site Campo Grande News, o autor do crime estava foragido e foi capturado por policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) em uma operação que visava cumprir o mandado de prisão em aberto contra ele.
O crime ocorreu no município de Ribas do Rio Pardo, cidade vizinha à qual o tio foi encontrado. De acordo com o delegado Johanes Deguti, responsável por cumprir o mandado de prisão, a vítima foi estuprada por cinco anos, começando quando ela tinha apenas 7 anos de idade.
O tio estava morando em Água Clara há seis meses e foi localizado por policiais do SIG. No momento da prisão, o autor não portava nada de ilegal e não resistiu à prisão. O delegado Johanes Deguti explicou que os fatos ocorreram na comarca de Ribas do Rio Pardo e que o processo corre em segredo de justiça, por isso não há detalhes sobre o crime.
O tio foi condenado a cumprir pena de 19 anos, um mês e 18 meses em regime fechado. A prisão é um importante passo para a justiça ser feita e para que a vítima e sua família possam ter alguma tranquilidade. A operação que levou à prisão do tio é um exemplo da atuação da Polícia Civil em combate aos crimes contra a criança e ao abuso sexual.