O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Jerson Domingos, recebeu do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul, na manhã desta terça-feira, 28 de janeiro, uma Moção de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na presidência da Corte de Contas. A homenagem foi entregue pelo presidente do Idams, João Paulo Lacerda.
“Quando o senhor assumiu a presidência, eu fiz uma visita de cortesia, apresentei o Instituto, e o senhor abriu as portas do Tribunal de Contas. Aqui nós realizamos várias parcerias, eventos, sempre fomos muito bem recebidos e isso fortaleceu muito o Instituto”, lembrou o presidente do Idams.
João Paulo Lacerda também ressaltou o olhar humanístico do conselheiro Jerson Domingos à frente do TCE-MS e os investimentos que trouxeram ainda mais efetividade às ações da Corte.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, agradeceu o reconhecimento e homenagem. “O Tribunal só ganhou com o conhecimento jurídico e a experiência do Instituto. Nós é que agradecemos essa parceria ao longo desses últimos anos”.
Destaque da programação, Seminário da Coetrae/MS sobre história e desafios do combate ao trabalho escravo acontece no dia 31 de janeiro, às 14h, em Campo Grande
Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, em diferentes municípios do Mato Grosso do Sul, serão realizadas atividades que integram a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e, por sua vez, marcam o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro. Exibição de filmes, panfletagem com orientações para prevenção e Seminário sobre a história e os desafios para o combate ao trabalho escravo no estado fazem parte da lista de eventos que serão oferecidos ao público durante a semana.
As atividades serão realizadas nos municípios de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas. A agenda educativa de atrações é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra (CPT), organização vinculada à Igreja Católica que atua desde os anos 1970 em defesa dos direitos e territórios de populações camponesas, tradicionais e indígenas. No Mato Grosso do Sul a CPT soma forças no combate e na prevenção ao trabalho escravo desde a década de 1990, sendo uma das entidades da sociedade civil integrantes da Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo no MS (Coetrae/MS) do governo estadual.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) sistematizados pela Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo da CPT, de 1995 até julho de 2024 foram identificados 3.233 trabalhadores em situação análoga à de escravos, sendo resgatadas 3.194 pessoas nessas condições nos 139 casos fiscalizados. Foram 47 municípios com registro de trabalho escravo no Mato Grosso do Sul neste período.
As ocorrências de trabalho escravo no Mato Grosso do Sul estão mais presentes nas cadeias produtivas da pecuária bovina, carvoarias e lavouras de grandes fazendas. É o que apontam os dados do MTE entre os anos de 1995 e 2023, que também registram o número de mais de 2 mil trabalhadores resgatados no segmento da cana de açúcar e mais de 300 no caso da pecuária. Os municípios com maior incidência de casos nesse período são Corumbá (com 16 casos), Porto Murtinho (com 14 casos) e Dourados (com 8 casos).
“O trabalho da CPT aqui no estado se encaixa na linha preventiva e educativa de trabalhadores camponeses e indígenas em regiões rurais do estado. Desenvolvemos atividades formativas como oficinas e eventos diversos para orientação de trabalhadores a respeito de seus direitos trabalhistas e de como podem prosseguir no caso da necessidade de uma denúncia ao Ministério do Trabalho e do Emprego ou ao próprio Ministério Público do Trabalho, que são os órgãos responsáveis por essas demandas”, explica Bruno Santiago, coordenador de projetos da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo da CPT no MS.
Confira a programação completa da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo da CPT-MS:
31 de janeiro
Seminário “Combate ao Trabalho Escravo no MS: Histórico, Desafios e Perspectivas” Realização: Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo no MS (Coetrae/MS) Data e horário: 31/01, das 14h às 17h Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rua Dr. Paulo Machado, 120 – Santa Fé | Campo Grande, MS Inscrições: https://bit.ly/SeminarioCOETRAEMS
Mesa 1: “30 anos de Grupo Móvel e Combate ao Trabalho Escravo no MS” Mediação: Dra Cândice Arósio (MPT) Participantes: Valdevino Santiago (Coordenador de projetos – CPT), Jonas Ratier Moreno (Procurador Regional do Trabalho), Antonio Parron (SRT – Auditor Fiscal do Trabalho), Luiz Eduardo Camargo Camargo (Procurador do Trabalho)
Mesa 2: “Desafios atuais do combate ao Trabalho Escravo no MS” Mediação: Dr. Alexandre Cantero (SRTE) Participantes: Esaú Rodrigues de Aguiar Neto (Secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho), Natália Suzuki (Gerente na ONG Repórter Brasil), Paulo Douglas (MPT – Procurador do Trabalho)
01 de fevereiro
Oficina sobre Prevenção ao Trabalho Escravo e Cine-debate com exibição do filme Pureza Data e horário: 01/02, manhã e tarde Local: Assentamento Taquaral | Corumbá, MS
Cine-debate com exibição do filme Pureza Data e horário: 01/02, 19h Local: Ocupação São João | Três Lagoas, MS
02 de fevereiro
Panfletagem e orientações para prevenção ao trabalho escravo Data horário: 02/02, 8h às 12h Local: Feira Central | Corumbá, MS
Serviço:
Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Mato Grosso do Sul Data: entre 31/01 e 02/02 Local: Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas
Matrícula nos cursos de graduação deve ser feita em sistema on-line. Prazo para participar da lista de espera também é 31 de janeiro
Está aberto até sexta-feira, 31, o prazo de matrícula em cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para candidatos convocados na chamada regular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O usuário poderá utilizar a conta do GovBR para acesso ao sistema.
Também termina no dia 31 a participação na lista de espera, para candidatos não convocados nesta chamada regular. A manifestação de interesse deve ser feita pela página do Sisu.
De acordo com o cronograma, os candidatos em lista de espera deverão ser convocados a partir de 12 de fevereiro.
Pelo Sisu 2025, o IFMS oferta 920 vagas em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O início das aulas será no primeiro ou segundo semestre deste ano, dependendo do curso.
Heteroidentificação
Metade das vagas é destinada a quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias de educação do campo conveniadas com o poder público. Também há vagas reservadas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Pretos e pardos inscritos deverão passar por uma banca de heteroidentificação presencial para a verificação da veracidade da autodeclaração. Será na quarta-feira, 29, no campus que oferta o curso no qual o candidato se inscreveu.
Com a reestruturação interna e identidade visual de marca, o novo nome representa todas as empresas do Grupo, simbolizando união, inovação e o início de uma nova era
Presente no mercado desde 1986, o Grupo Comelli viveu um marco histórico em sua trajetória no dia 08 de novembro de 2024, passando a ser Grupo Comber. A mudança não foi apenas visual e de identidade, mas também estrutural. A partir dessa data, as operações começaram a ser centralizadas em um único ecossistema, um movimento estratégico que representa uma nova fase para a empresa, que visa transformar o futuro da energia renovável no Brasil. O Grupo, antes mais conhecido pelo ramo logístico, possui ampla atuação nos segmentos florestais, caminhões seminovos, indústria, locações, e a mais recente: processamento de biomassa. Visando expandir seus negócios para a região Norte do país, adquiriu uma nova área no Tocantins, com expectativas de aumento em até 15% de seu faturamento anual em 2025.
A decisão de rebranding nasceu de uma situação interna: o antigo nome da empresa estava diretamente vinculado ao transporte, um braço importante no negócio, porém, não o principal, o que gerava a percepção de que atuava apenas neste ramo e não nos outros segmentos. A empresa também visava ampliar no mercado a visão para o seu know-how que une tecnologia, sustentabilidade e inovação.
Contudo, esse processo de mudança não foi rápido, levando cerca de dois anos para amadurecer e ser colocado em prática. Então, a decisão para o novo nome surgiu, sendo indicado: Comber — Companhia Brasileira de Energia Renovável, ao qual já fazia parte do histórico da empresa. Inicialmente, houve resistência, pois o nome carregava uma narrativa específica: ComBer era a junção dos sobrenomes Comelli e Bernardini, sendo este último um antigo sócio da indústria. O Grupo Comelli adquiriu a parte de Bernardini em 2015, tornando a ComBer 100% pertencente ao Grupo.
Com o tempo, o nome Comber foi ressignificado, adquirindo um novo propósito e identidade visual. Ele passou a representar não apenas a história, mas também o futuro do Grupo. Assim, em novembro de 2024, o nome foi oficializado para toda a organização, marcando uma virada de chave, que antes era restrito à indústria, e agora se tornou o nome de todas as empresas do Grupo, simbolizando união, inovação e o início de uma nova era.
Nova unidade em Tocantins
As novas operações do Grupo Comber na fazenda adquirida em Goiatins (TO) começaram na sexta-feira (10), com a chegada das máquinas no local. A propriedade abrange uma área de 39,2 mil hectares, destinada ao manejo e exploração florestal, com foco nas seguintes atividades:
Corte de eucalipto;
Arraste e movimentação da madeira;
Picagem para produção de cavacos; e
Venda de cavacos de eucalipto.
Atualmente, o Grupo Comber possui cerca de 700 funcionários em seu time, distribuídos nas unidades das seguintes localidades no Brasil:
Uberlândia (MG);
Rondonópolis (MT);
Alto Araguaia (MT);
Itiquira (MT);
Primavera do Leste (MT);
Três Lagoas (MS);
Catanduva (SP);
Chapadão do Céu (GO);
Rio do Sul (SC);
Goiatins (TO); e
Matriz, Rio Verde (GO).
Principais atividades do Grupo
Comber Logística: Prestação de serviços florestais e cadeia logística completa. A empresa possui alta performance e expertise na prestação de serviços florestais, garantindo a colheita, picagem e transporte eficiente e integrado.
Comber Biomassa: Uma das principais referências nacionais na produção de cavacos de eucalipto, a empresa oferece soluções energéticas eficientes e sustentáveis.
Comber Florestal: Especialista no plantio de ativos biológicos com foco em florestas de eucalipto, promovendo sustentabilidade e qualidade.
Comber Seminovos e Veículos: Oferece caminhões revisados e confiáveis, fruto da constante renovação de frota.
Comber Indústria: Pioneira em soluções tecnológicas para secadores de grãos com uso de biomassa de cavaco.
Comber Locações: Foco em locações de equipamentos para sinergia estratégica nos mercados em que atua. O mais novo empreendimento complementa as operações do Grupo, trazendo inovação e ampliando o seu portfólio com locações de equipamentos alinhadas aos mercados em que atua.
O Grupo Comber nasce com a missão de oferecer soluções em geração de energia renovável, processamento de biomassa e transporte especializado, através da tecnologia e inovação aplicada ao agronegócio brasileiro. E tem como visão ser referência nos mercados em que atua, por meio de seu amplo know-how, tecnologia aplicada, excelência em produtos, serviços e compromisso com meio ambiente.
Felipe Comelli, CEO do Grupo Comber, falou com exclusividade à redação do Mais Floresta, sobre os detalhes desse novo momento da empresa, relevância, expectativas e novos projetos. No último dia 14, ele também participou de live ao vivo no Instagram do portal, onde narrou um breve histórico da empresa, que impressiona devido ao case de crescimento e sucesso adquirido, até chegar aos seguimentos que hoje atende no mercado, com relevante posicionamento.
— Mais Floresta: O que significa para o Grupo, a aquisição de nova área no Estado do Tocantins?
— Felipe: Aumento da capilaridade, abrindo uma nova filial da empresa numa região agrícola em plena expansão permitindo a nossa empresa atender mercados no Tocantins, Maranhão, Piauí e Sul do Pará.
— Mais Floresta: Quais foram os fatores motivadores para a aquisição da nova unidade, e a escolha da região para tal?
— Felipe: A escolha foi motivada por aumentarmos nossa parceria com um importante cliente do nosso Grupo, além de ampliarmos nossas operações nessa importante fronteira agrícola brasileira, a qual nossa empresa atende o mercado de grãos fornecendo biomassa para processos industriais e secagem de grãos.
— Mais Floresta: Com a nova unidade, o que se espera em resultados nesse segmento em 2025?
— Felipe: Com essa aquisição, temos potencial de aumentarmos nosso faturamento anual entre 10 a 15%, gerando diversas oportunidades na região, visto os desafios que temos em nosso país.
— Mais Floresta: Quantos veículos e maquinários próprios a empresa possui em sua frota atualmente, e quais tecnologias se destacam?
— Felipe: Atualmente contamos com mais de 70 máquinas de colheita florestal operando na modalidade Full-Tree, substituindo o traçamento pela picagem do cavaco no campo diretamente no caminhão. Tecnologia que permite maior aproveitamento da matéria-prima (eucalipto), e gera mais eficiência aos clientes que atendemos, além de contarmos com uma frota de mais de 300 conjuntos entre carretas e rodotrens, equipados com piso móvel, além de tecnologia Euro 5 e Euro 6, reafirmando nosso compromisso com um transporte mais sustentável e responsável, para atendermos todas as necessidades dos nossos contratos.
— Mais Floresta: Para 2025, quais as expectativas para o mercado de biomassa no Brasil?
— Felipe: Em 2025 teremos um ano desafiador visto as oscilações cambiais, das quais teremos impactos nos equipamentos florestais, na aquisição e manutenção. E o principal insumo da operação que é o diesel, também atrelado ao câmbio. Mas independente das dificuldades, operamos em um segmento de energia renovável, ao qual ano após ano tem oportunidades de crescimento e manutenção dessas oportunidades, segmento que tem muita admiração do mercado, e com isso, seguimos otimistas de vencer todos os obstáculos.
Confira a live na íntegra:
Sobre negócios em família, e sucessão com sucesso, Felipe Comelli destacou que: “É preciso preparar de berço, não pode apenas pensar no dinheiro, mas gostar do segmento”.
A Polícia Civil de Nova Andradina está trabalhando para localizar o comerciante Rogério Pereira Bonfim, de 44 anos, conhecido como Rogerinho, que está desaparecido há uma semana.
Conforme o site Campo Grande News divulgou nesta terça-feira (28), com a ajuda de câmeras de segurança, a polícia está tentando reconstituir os últimos passos de Rogério, cujo carro foi encontrado incendiado em uma plantação de cana-de-açúcar em Anaurilândia, município vizinho.
Desde o registro do desaparecimento, a Polícia Civil realizou várias diligências, incluindo: Perícia no local onde o carro foi encontrado incendiado; busca na residência de Rogério; e o percorrimento de mais de 500 km por estradas da área rural.
Além disso, a polícia também realizou análise de dados bancários e telemáticos, e apreendeu duas armas de fogo que supostamente pertenciam a Rogério, além de outros objetos relacionados ao caso.
A esposa de Rogério registrou boletim de ocorrência na semana passada, relatando que o marido havia saído de casa pela manhã, por volta das 8h30, e não havia retornado ou respondido às suas mensagens e ligações. Ela disse que, em 24 anos de casados, Rogério nunca havia ficado tanto tempo fora de casa sem dar notícias.
Mais tarde, por volta das 20h, a Polícia Civil foi informada sobre a localização de um Onix com as mesmas características do carro de Rogério. O automóvel foi encontrado incendiado em uma plantação de cana administrada por uma usina, e as chamas foram contidas por trabalhadores, brigadistas e caminhões-pipa.
A reportagem tentou contato com a família de Rogério, mas não obteve sucesso. A polícia continua trabalhando para localizar Rogério e esclarecer as circunstâncias de seu desaparecimento.
Um trágico acidente ocorrido na noite da última segunda-feira (27) na rodovia MS-306, por volta das 20h, próximo ao município de Cassilândia, resultou na morte de quatro membros de uma mesma família.
Conforme o site MS Todo Dia, o impacto frontal entre um carro de passeio e um caminhão-baú, no trecho conhecido como “curva do Gaeiro”, deixou rastros de destruição e tristeza.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, as vítimas são: S.L.C, de 39 anos; A.G.C, de 4 anos (filha de S.L.C); G.L.C, de 66 anos (avó de A.G.C); e B.B.G.S, de 26 anos (pai de A.G.C e condutor do Volkswagen Gol).
Todos morreram no local, exceto B.B.G.S, que foi socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante o transporte para o hospital.
O condutor do caminhão Mercedes Benz, S.L.S, de 67 anos, sofreu ferimentos leves e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Cassilândia, onde realizou o teste de etilômetro, com resultado 0,00 Mg/L.
De acordo com informações preliminares, as fortes chuvas que atingiam a região no momento do acidente podem ter contribuído com a tragédia. Testemunhas relatam que o veículo de passeio teria aquaplanado na pista molhada, perdendo o controle e colidindo frontalmente com o caminhão. O motorista do caminhão teria confirmado tal versão.
A Polícia Civil e a Perícia técnica investigam as causas do acidente e irão analisar os veículos envolvidos para determinar as circunstâncias exatas da colisão. A rodovia MS-306 foi interditada por algumas horas para o atendimento da ocorrência e a remoção dos veículos.
A MS-306 é considerada uma das rodovias mais perigosas do estado, devido ao grande número de buracos que aumentam em razão das chuvas e do excesso de pesos dos veículos. Já houve denúncias sobre o fato de trafegar nas rodovias MS 306 e BR 060, que requer total atenção dos motoristas.
A morte dos quatro membros da família causou comoção na cidade de Cassilândia, entre os amigos e familiares das vítimas. A concessionária responsável pela rodovia, a Way-306, prestou assistência às equipes de socorro e controlou o tráfego durante o atendimento da ocorrência.
A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a retomada das atividades do Grupo de Tabagismo no município.
O trabalho é liderado pela psicóloga Renata Guerra, com o apoio da enfermeira Micaely Hadas e da assistente social Carmen Galiani, e tem como objetivo ajudar os moradores a combater o vício do tabagismo.
Os encontros do Grupo de Tabagismo acontecem no Centro de Referência Médica, na sala de Atendimento Coletivo, e também são realizados em outras localidades, como o Distrito Debrasa e o Reassentamento Novo Porto João André, de acordo com a demanda. Os participantes podem contar com uma equipe multiprofissional para auxiliá-los no processo de recuperação.
Entre os serviços oferecidos pelo Grupo de Tabagismo estão:
Atendimento com equipe multiprofissional
Medicação conforme prescrição médica
Aromaterapia
Auriculoterapia
Os interessados em aderir ao programa devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou entrar em contato com os Agentes Comunitários de Saúde, fornecendo o nome completo e número de contato ativo para agendar uma avaliação clínica.
A secretária de Saúde, Mara Nilza, destacou o compromisso da equipe em oferecer suporte no combate ao tabagismo, promovendo saúde e qualidade de vida para os participantes. Com a retomada do Grupo de Tabagismo, a Prefeitura de Brasilândia reafirma seu compromisso em melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores do município.
Na manhã desta terça-feira (28), o vereador Antonio Empke Júnior, o Tonhão, presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, recebeu em seu gabinete Bruno Ribeiro, presidente do Sindicato Rural, acompanhado dos diretores Getúlio Falco e Marcelo Osmar.
O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre o Sindicato Rural e o Poder Legislativo municipal. Durante a reunião, foram discutidas iniciativas para fomentar o desenvolvimento do setor rural no município e possibilidades de projetos futuros que beneficiem tanto a classe quanto a população três-lagoense.
“Esse diálogo entre instituições é essencial para construirmos soluções que atendam às demandas do setor rural e impulsionem o progresso de Três Lagoas. O compromisso com o desenvolvimento coletivo é uma das nossas prioridades”, destacou o vereador Tonhão.
Bruno Ribeiro enfatizou a importância de manter um relacionamento próximo com o Legislativo para viabilizar ações que promovam o crescimento sustentável e o fortalecimento do setor agropecuário.
O encontro demonstra o compromisso da Câmara Municipal de Três Lagoas em atuar como um elo entre instituições, contribuindo para o avanço de projetos que impactem positivamente o município.
Braço de corporate venture capital da companhia aumenta participação acionária estratégica na startup por meio de financiamento follow-on
A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, anuncia um acordo comercial de longo prazo com a Marvin, startup israelense que utiliza inteligência artificial (IA) para gestão de uso da terra e cadeia de suprimentos. A parceria foi formalizada após validação técnica bem-sucedida da plataforma da startup, que apresentou uma ampla gama de testes que comprovam a aplicabilidade nas operações da companhia.
O braço de venture capital da Suzano, conhecido como Suzano Ventures, também concluiu um investimento estratégico follow-on na Marvin. Em 2023, o CVC já havia realizado um investimento inicial na startup. Com a iniciativa, a Suzano busca fortalecer sua abordagem de previsão de produtividade, gestão de recursos hídricos e riscos, medição e verificação de carbono, certificação florestal, além de otimização e rastreabilidade de sua cadeia de suprimentos.
“Antes de investir na Marvin, avaliamos cuidadosamente uma série de produtos digitais de inteligência geoespacial disponíveis no mercado, que eram potencialmente aplicáveis à silvicultura. Estamos confiantes de que a tecnologia da Marvin oferece a ferramenta mais sofisticada para produtores florestais como a Suzano, algo que agora validamos por meio de testes em nosso próprio negócio”, diz Álvaro Gómez Rodríguez, Gerente Sênior da Suzano Ventures. “A plataforma da Marvin será uma ferramenta essencial enquanto continuamos a trabalhar no desenvolvimento do eucalipto produzido da forma mais sustentável do mundo. Portanto, temos o prazer de fazer um follow-on, que ajudará a acelerar o desenvolvimento das tecnologias líderes de mercado da Marvin e apoiar o crescimento contínuo dos negócios no Brasil e fora do País”, complementa.
O cofundador e CEO da Marvin, Ofer Judovits, destaca a importância da parceria de longo prazo e da proximidade com o Brasil. ” É muito significativo receber a validação do valor técnico e econômico da nossa plataforma por parte de uma empresa com uma reputação de excelência em suas operações florestais, que tem liderado a inovação e tecnologia no setor de papel e celulose”, diz. “Recentemente, abrimos um escritório no Brasil porque acreditamos que é importante estarmos presentes na América do Sul para garantirmos o fortalecimento de nossas capacidades e precisão nos biomas desta região, que são complexos e importantes para o mundo todo, bem como para atender à crescente demanda de empresas regionais.”
A plataforma da Marvin auxilia na conformidade com estruturas de certificação de sustentabilidade internacional, como a Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD). A plataforma também fornece dados cruciais para relatórios ESG precisos em relação a várias estruturas, incluindo o Protocolo GHG, a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e o Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR).
“Nossa parceria com Marvin tem sido uma jornada enriquecedora de aprendizado e inovação. Esta validação reflete não apenas as capacidades de sua tecnologia, mas também a nossa abordagem colaborativa à inovação, impulsionada por um profundo conhecimento técnico e o desenvolvimento ágil de soluções de ponta”, ressalta Yhasmin Paiva Rody, Gerente de P&D em Sustentabilidade na Suzano. “Essa é a realização da criação de uma plataforma operacional pioneira que, por meio de ferramentas de sensoriamento remoto e dados validados em campo, é capaz de medir o uso da água e o sequestro de carbono, e nos permite avaliar os impactos das mudanças climáticas em todos os 2,7 milhões de hectares de terras da Suzano destinados à produção e à conservação. O desenvolvimento desta plataforma é uma prova da escala de inovação que pode ser alcançada por meio de parcerias estratégicas entre grandes empresas e startups, e demonstra o potencial da tecnologia de Marvin para transformar as práticas de gestão de terras em uma ampla gama de setores”, completa a executiva.
Fundada em 2023, a Marvin reúne pesquisadores e cientistas de dados no desenvolvimento de uma plataforma proprietária de análise do uso da terra, combinando as mais recentes pesquisas científicas, dados geoespaciais e de satélite e inteligência artificial. Ao fornecer informações de alta qualidade sobre várias áreas de risco e oportunidade, a Marvin capacita as empresas parceiras a gerenciar melhor a conformidade, aumentar a eficiência dos recursos e a sustentabilidade, além de desenvolver resiliência aos impactos das mudanças climáticas.
Sobre a Suzano Ventures
A Suzano Ventures é o braço de venture capital da Suzano, a maior produtora mundial de celulose de mercado fornecendo materiais e produtos de consumo que fazem parte das vidas de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, em mais de 100 países. Investimos globalmente em empresas deep techs em fase inicial que são pioneiras em abordagens inovadoras para aproveitar a força das árvores, para ajudar a construir o futuro da bioeconomia.
Estamos investindo um valor inicial de US$ 70 milhões para apoiar o desenvolvimento e o crescimento de empresas em quatro áreas de investimento: novas aplicações para biomassa de eucalipto, embalagens sustentáveis, tecnologia florestal e remoção de carbono. Ao nos alinharmos com esses setores, por meio de nosso investimento estratégico, entregamos valor compartilhado. Ajudamos as startups em fase inicial a crescer, as quais, por sua vez, têm o potencial de desenvolver e ajudar a moldar o futuro do negócio da Suzano.
Nós fornecemos às empresas do nosso portfólio capital, expertise técnica e insights de mercado, juntamente com acesso às nossas operações globais, cadeia de suprimentos e base de clientes, incluindo a capacidade de interagir com centenas de nossos cientistas, engenheiros e tecnólogos baseados nos centros de pesquisa e nas operações da Suzano em quatro continentes.
Sobre a Marvin
A Marvin é uma startup que utiliza IA para a gestão de uso da terra e cadeia de suprimentos, estando na vanguarda da solução das mais urgentes flutuações de abastecimento e mudanças regulatórias. Com foco nos mercados florestal, agrícola, de biocombustíveis, mineração e carbono, a Marvin utiliza tecnologia geoespacial avançada, IA e profundo conhecimento do setor para fornecer às empresas ferramentas inovadoras para gerenciamento de certificações, rastreabilidade da cadeia de valor, conformidade e mitigação de riscos.
As soluções da Marvin abordam pontos críticos, como a navegação em estruturas regulatórias complexas, a simplificação de certificações e a liberação de novas fontes de receita a partir de créditos de carbono e iniciativas de bioeconomia. A Marvin colabora de perto com empresas, governos e cooperativas para fornecer insights acionáveis e gerar impacto tangível.
A abordagem da Marvin vai além da tecnologia: ela entrega valor compartilhado ao conectar ciência e negócios. Por meio de parcerias estratégicas, a Marvin capacita seus clientes a aprimorar suas operações, alcançar a conformidade e contribuir para a construção de um futuro sustentável. Ao alinhar-se com as soluções inovadoras da Marvin, as organizações assumem a liderança nos mercados da bioeconomia e do clima em constante evolução.
O governo Lula e seus aliados na mídia têm perdido credibilidade a cada crise que enfrentam, recorrendo a notícias falsas e manipulações para tentar esconder suas ações questionáveis.
Conforme divulgado pelo site Diário do Poder nesta última segunda-feira (27), recentemente, após a decisão de monitorar as transações via pix, o governo foi obrigado a recuar devido à reação negativa da população.
No entanto, em vez de assumir a responsabilidade por suas ações, o governo resolveu encontrar culpados em outros, mais uma vez.
Um exemplo recente disso é o caso dos imigrantes deportados, que foram acorrentados durante o transporte.
O governo e seus aliados na mídia tentaram atribuir a responsabilidade por essa ação ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, omitindo o fato de que o atual governo brasileiro também tem responsabilidade nesse processo.
Além disso, foi omitido que o atual presidente, Lula, não havia reclamado do mesmo tratamento nos 3.660 deportados anteriores, apesar de ter sido o 33º voo desde sua posse em 2023.
Nesses casos e em outros, o governo e seus aliados na mídia e no Congresso têm desdenhado da opinião pública, subestimando a capacidade das pessoas de entender o que está acontecendo. No entanto, a população não é mais tão boba ou desinformada, e está cada vez mais ciente das manipulações e das fake news que são divulgadas.
A perda de credibilidade do governo e seus aliados têm consequências graves, pois a confiança da população é fundamental para uma governança eficaz.
Quando o governo recorre a manipulações e fake news, perde a capacidade de liderar e de tomar decisões que beneficiem a população. Além disso, a perda de credibilidade pode levar a uma erosão da confiança nas instituições democráticas, o que pode ter consequências graves para a estabilidade do país.
A decisão de monitorar as transações via pix e a subsequente recusa do governo em assumir a responsabilidade pelas suas ações são exemplos claros de como a perda de credibilidade pode afetar a governança. O governo precisa aprender a respeitar a opinião pública e a ser transparente em suas ações, em vez de recorrer a manipulações e fake news para tentar esconder suas falhas.
Um incidente trágico ocorreu no último domingo (26) no Rio Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Conforme o site Metrópoles, uma adolescente de 16 anos morreu após ser arrastada pela correnteza durante um batismo religioso. Além disso, outra pessoa, um homem, também foi levada pelo rio e ainda está desaparecida.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMRJ), a adolescente foi resgatada sem vida do local do incidente. A corporação continua nas buscas pela segunda vítima, que participava da cerimônia religiosa e foi arrastada pelo rio. A operação de busca conta com militares de quatro unidades operacionais, incluindo especialistas em mergulho, com apoio de drones com câmera térmica.
Durante a ação de busca, os bombeiros ouviram gritos de um grupo de crianças que se banhavam a cerca de 400 metros do local do incidente. Em seguida, os militares socorreram uma mulher que se afogava a 100 metros da margem do rio. A vítima recebeu atendimento da corporação ainda na areia, mas recusou o encaminhamento para unidade hospitalar. O subtenente Carlos Tinoco e o subtenente Leandro Parreira foram os responsáveis por dirigir-se ao socorro da mulher.
As buscas pela segunda vítima continuam, com a utilização de recursos especializados, como drones com câmera térmica, para tentar localizar o homem desaparecido. A corporação está trabalhando incansavelmente para encontrar a vítima e prestar o apoio necessário às famílias afetadas.
O incidente trágico no Rio Guandu serve como um lembrete da importância da prevenção e da segurança em atividades aquáticas. É fundamental que as pessoas estejam cientes dos riscos e tomem as medidas necessárias para evitar acidentes. A comunidade está em choque com a perda da adolescente e aguarda ansiosamente o resultado das buscas pela segunda vítima.
Um incêndio devastador ocorreu na manhã da última segunda-feira (27) em Nova Andradina. Uma casa situada no bairro Bela Vista I foi completamente destruída pelas chamas, mas felizmente, ninguém ficou ferido.
De acordo com informações, o incêndio teria começado em um sofá da casa, rapidamente se espalhando para o madeiramento e o telhado da residência. O fogo foi intenso e destrutivo, causando danos significativos à estrutura da casa.
O Corpo de Bombeiros foi acionado prontamente e os bombeiros trabalharam para controlar as chamas, evitando que o incêndio se espalhasse para outras casas próximas.
Em uma entrevista ao Jornal Nova News, o proprietário do imóvel afetado pelo incêndio forneceu mais detalhes sobre o ocorrido. Ele informou que, na época do incêndio, ninguém estava morando na casa, o que felizmente evitou qualquer vítima.
Além disso, o proprietário mencionou que havia poucos móveis no local, o que pode ter contribuído para a rapidez com que as chamas se espalharam.
A ação rápida e eficaz do Corpo de Bombeiros foi fundamental para controlar o incêndio e evitar que o fogo se espalhasse para outras propriedades adjacentes. A presença dos bombeiros garantiu a segurança da área e da população local, minimizando os danos causados pelo incêndio.
A causa exata do incêndio ainda está sendo investigada pelas autoridades competentes. O proprietário da casa e os bombeiros estão colaborando para determinar as circunstâncias que levaram ao incêndio, visando evitar que eventos semelhantes ocorram no futuro. A comunidade de Nova Andradina permanece vigilante, reconhecendo a importância da prevenção e da rápida ação em casos de incêndio.
Agentes da SIG (Seção de Investigação Geral) e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência) da Polícia Civil em Três Lagoas prenderam na tarde desta segunda-feira (27), um homem condenado pela prática dos crimes de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 14 anos, na época dos fatos, e pelo crime de aborto praticado por terceiro, contra outra adolescente, de 17 anos de idade.
No ano de 2020, a vítima do estupro foi até a residência do homem, de 45 anos, o qual na ocasião praticou atos libidinosos diversos de conjunção carnal contra ela.
Durante as investigações, acabou sendo apurado que o mesmo homem também havia mantido relações sexuais com outra garota, e que nesse caso, após a vítima engravidar, teria obrigado-a a praticar um aborto.
Ele foi condenado por estupro de vulnerável no primeiro caso, e após o cumprimento de parte da pena, foi para o regime semiaberto e encontrava-se atualmente em liberdade.
Com a segunda condenação, foi expedido novo mandado de prisão para o regime fechado
As penas aplicadas acabaram somando um total de mais de dezenove anos de prisão.
Na data de hoje, foi solicitado o apoio da Polícia Civil para o cumprimento do mandado judicial, e após diligências com informações e levantamentos efetuados pela SIG e pelo NRI, o homem foi localizado e preso.
Ele foi encaminhado até a sede da SIG, onde foi dado o devido cumprimento ao mandado de prisão, sendo em seguida conduzido às celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permanecerá à disposição da Justiça.
Serviço
A SIG de Três Lagoas solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.
A Prefeitura de Três Lagoas informa que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025, já está disponível para consulta e pagamento. Os proprietários que optarem pelo pagamento integral até 11 de março de 2025, terão um desconto de 20% no valor total.
ENTREGA DOS CARNÊS VIA CORREIOS
A distribuição dos carnês via Correios iniciou no dia 20 de janeiro de 2025. Aqueles que ainda não receberam e querem antecipar o pagamento e assegurar o desconto, podem acessar o carnê online através do site oficial da Prefeitura: www.treslagoas.ms.gov.br.
GUIA ONLINE
Basta acessar a aba “TRIBUTOS > IPTU > IMOBILIÁRIO”, digitar o número do CPF ou CNPJ e o BIC nos campos indicados, e imprimir os boletos.
ATENDIMENTO PRESENCIAL
Caso prefira retirar a guia pessoalmente, dirija-se ao Setor de Tributação, localizado na Avenida Antonio Trajano com a Avenida Rosário Congro, no Centro, no Paço Municipal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
PARCELAMENTO EM ATÉ 10 VEZES
Para facilitar o planejamento financeiro dos contribuintes, está disponível a opção de parcelamento do IPTU em até 10 vezes. As datas de vencimento das parcelas são as seguintes:
Um caso de tentativa de entrada de drogas em um estabelecimento penal foi registrado na manhã do último domingo (26), em Paranaíba. Conforme o site Midiamax divulgou na segunda-feira (27), uma mulher, cuja idade não foi divulgada, foi presa em flagrante ao tentar entrar com drogas no Estabelecimento Penal da cidade.
A mulher estava passando pelo raio-x corporal, por volta das 8h50 da manhã, quando o aparelho detectou a presença de um objeto ilícito em seu corpo. Ela estava prestes a fazer uma visita ao seu esposo, que está encarcerado na unidade.
A policial penal, que operava o aparelho de raio-x, encontrou um invólucro transparente contendo cocaína e outro com maconha em posse da mulher.
Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas e levada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba. Além disso, o marido dela, que está encarcerado, foi conduzido para sanções disciplinares devido ao envolvimento na tentativa de entrada de drogas no estabelecimento penal.
A direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) se manifestou sobre o caso, ressaltando que a atuação eficiente da Polícia Penal reforça o comprometimento com a segurança e o combate a práticas ilícitas dentro do presídio.
A Agepen destacou a importância da vigilância constante e da colaboração entre as forças de segurança para prevenir a entrada de drogas e outros itens proibidos nos estabelecimentos penais.
Um acidente trágico ocorreu na tarde da última segunda-feira (27) no trevo que liga a MS-273 à BR-376, em Nova Andradina.
Uma mulher, que ainda não foi identificada, ficou ferida após a motocicleta em que estava como passageira se envolver em um acidente com uma carreta. De acordo com informações divulgadas pelo site Nova News, a motocicleta, uma Honda CG, era conduzida por um homem e a mulher estava na garupa.
Em um momento crítico, o condutor da carreta fechou a motocicleta, levando os dois a caírem. O impacto da queda foi significativo, resultando em ferimentos para a mulher.
A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente ao local do acidente. Ela foi encaminhada para atendimento médico para tratar dos ferimentos sofridos. A equipe de resgate trabalhou efetivamente para garantir o bem-estar e a segurança da vítima.
Populares que testemunharam o acidente relataram que o motorista da carreta teria seguido viagem após o incidente, sem parar para prestar ajuda. No entanto, ele foi alcançado por testemunhas e informado sobre o acidente, o que o levou a retornar ao local.
A polícia está investigando o caso para determinar as causas exatas do acidente e para avaliar a responsabilidade de cada parte envolvida.
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu na tarde desta segunda-feira (27), em Laguna Carapã, um caminhão Mercedes Benz carregado com 8 toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai. Na ação um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante.
Os policiais faziam patrulhamento pela zona urbana de Laguna Carapã, quando abordaram o condutor do caminhão próximo ao Parque de Exposição do município. Durante entrevista, ele afirmou que estaria carregado com os produtos contrabandeados.
Vídeo: DOF Polícia Militar
Questionado sobre a origem do ilícito, o motorista afirmou que pegou os defensivos agrícolas em uma propriedade rural de Laguna Carapã e levaria até Nova Andradina, onde receberia R$ 500 pelo transporte.
O material apreendido, avaliado em R$ 8,1 milhões, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Serviço
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF
Na manhã da última segunda-feira (27), uma guarnição da Polícia Militar logrou êxito em apreender um menor com diversas cédulas de real falsificadas que seriam repassadas na cidade. O fato ocorreu após a policia receber uma denuncia anónima.
Após realizar a abordagem no indivíduo com as características repassadas, em um de seus bolsos foi localizado as notas, que aparentavam serem falsificadas.
Segundo o suspeito, ele teria negociado a compra das cédulas via aplicativo de mensagens, tendo feito o pagamento via pix e a entrega via correios.
No total, foram localizadas a quantidade de dez cédulas de cem reais, totalizando R$ 1.000,00 (mil reais).
Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) disponibilizam a partir de hoje (27) o ‘Monitor da Violência Contra a Mulher’, ferramenta importante para nortear ações preventivas e repressivas no enfrentamento à violência de gênero, bem como fomentar políticas públicas e subsidiar produção de conhecimento e pesquisa para o Sistema de Justiça e comunidade acadêmica.
Durante a solenidade de lançamento do monitor, que contou ainda com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, destacou que a ferramenta tem a capacidade de antecipar riscos e direcionar recursos de forma eficiente, contribuindo para a redução dos índices de violência, especialmente, nos casos de feminicídio.
Fotos: Bruno Rezende
“A implantação do painel representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo uma visão abrangente e confiável da realidade e permitindo respostas mais rápidas, coordenadas e eficazes de monitoramento e análises dados sobre a violência contra as mulheres”, afirmou.
A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, da Coordenadoria da Mulher do TJMS, e também idealizadora do Monitor, salientou que a violência contra a mulher é um fenômeno global, multifacetado e complexo que atinge as mulheres como um todo.
“A violência contra as mulheres se constitui uma grave violação dos direitos humanos, das mulheres e das meninas, afetando a dignidade, a integridade física e psicológica das vítimas e, no mais, às vezes, retira o bem jurídico mais importante que nós temos, que é a vida.”
Fotos: Bruno Rezende
O Monitor da Violência Contra a Mulher integra dados e informações sobre casos de violência doméstica, feminicídios, estupros e demais crimes contra a mulher, consumados e tentados, a partir de ferramentas como Business Intelligence (BI), visando contribuir para a redução dos índices de violência doméstica.
A desembargadora Jaceguara Dantas agradeceu o empenho do Governo de Mato Grosso do Sul, em especial, das Secretarias de Cidadania; de Turismo, Esporte e Cultura; e de Governo e Gestão Estratégica.
Porta de entrada e saída da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, Porto Murtinho tem papel de destaque neste corredor que vai impulsionar a economia do Estado e do Brasil. Os comerciantes da cidade já vivem a expectativa de prosperidade e crescimento com esta nova realidade. Eles estão se preparando para fazer parte deste momento promissor.
Graciela González tem uma loja de variedade há cinco anos na cidade e escolheu o local para montar seu comércio, acreditando que a Rota Bioceânica vai fazer a diferença aos empresários da região, sendo bem recebida pelos moradores. Com uma clientela fiel, ela já pensa em um futuro melhor.
“Faz 15 anos que passo por aqui, mas faz cinco anos que moro na cidade. Escolhi este lugar pela cidade acolhedora. Montamos nosso comércio, uma pequena loja, muito bem aceito pela população murtinhense. Espero que quando a ponte ficar pronta, que venha junto com muito mais sucesso para nós comerciantes”, descreveu.
A comerciante espera atingir os seus objetivos e planos que tanto almejou durante toda a vida, principalmente quando começou a empreender. Ela acredita que está no lugar certo para conquistar estas metas. “Já não sou mais jovem, por isso temos aquela pressa do comércio expandir para termos um retorno melhor”.
Dono de uma loja de máquinas para pesca, que é a principal atividade turística da cidade, Marcos da Mata Souza chegou em Porto Murtinho em 1997 para servir ao Exército. Em 2004 resolveu montar sua pequena loja, que hoje já se expandiu. Nascido em Bonito, ele diz que a cidade é a sua nova casa, lugar onde constituiu família e que não pretende mudar, principalmente agora com a chegada da Rota.
“Aqui está vindo o progresso, a cidade já cresceu demais. Quando eu cheguei para o que é hoje, já melhorou 100%. Esta obra da ponte vai trazer muito progresso para nós. É um sonho de todo mundo, não vemos a hora disto se concretizar. Para nós murtinhenses será um pulo muito grande”, acredita.
O empresário conta que a expectativa em toda cidade é muito grande, porque todos estão acompanhando as notícias do corredor bioceânico, assim como toda movimentação no município e o andamento das obras. “Todos estão na espera, com certeza está vindo o progresso, riqueza, prosperidade para nós. Todo mundo, a população inteira vai usufruir disto”.
Quem trabalha no comércio como gestor também sente a diferença. Gelson Aparecido de Oliveira é gerente de uma loja de variedades e está na cidade desde 1998. Ele já observa o aumento de pessoas na cidade, movimento maior no dia a dia, assim como as vendas que não param de crescer.
“Estou há 26 anos aqui na cidade. Nós chegamos em outubro de 1998. Desde o momento que começou a obra na ponte, chegou mais gente na cidade, pessoal que gasta no comércio local. Quando a obra for concluída vai melhorar mais ainda”, aposta.
Gelson destaca que o comércio de Porto Murtinho sempre foi bom, tanto que veio com a empresa para abrir uma filial na cidade, e logo depois a matriz em Jardim fechou, pois a loja daqui já vendia mais. A expectativa é que a situação fique ainda melhor, tanto ao comércio, como aos moradores. “Todo mundo está feliz com esta obra. Os murtinhenses estavam indo embora e agora vão começar a voltar”.
O corredor bioceânico, que começa em Mato Grosso do Sul, passando por Porto Murtinho em direção ao Paraguai, atravessando ainda a Argentina até chegar ao litoral do Chile, será um caminho mais curto ao Oceano Pacífico para acesso aos mercados asiáticos – chegando a países como China, Índia, Japão, entre outros.
Com a nova rota, a previsão é de ganhos expressivos na exportação, importação, competitividade dos produtos regionais, e promoção de intercâmbio entre o Brasil e a Ásia, além do Mercosul e do Chile.
Em Porto Murtinho a obra da ponte binacional, entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, segue a pleno vapor, com mais da metade da obra já concluída. Para chegar ao local também está sendo implantada uma alça de acesso, por meio da rodovia BR-267, onde serão pavimentados 13 km, além da construção de um centro aduaneiro, havendo trabalho de terraplanagem e acesso elevado à ponte.
Evento
Autoridades regionais brasileiras, argentinas, chilenas e paraguaias se encontram em Campo Grande entre os dias 18 e 20 de fevereiro para discutir as diversas demandas e oportunidades que advirão da Rota Bioceânica, projeto que já é tratado por especialistas em logística como o ‘Canal do Panamá brasileiro’, sendo um trampolim para o desenvolvimento e integração regional.
Durante o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, os participantes debaterão questões aduaneiras, de infraestrutura, segurança, logística, oportunidades de negócios de comércio exterior e internacional, além do turismo e outras esferas socioeconômicas.
O palco do evento será o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. A realização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e com apoio da Fiems e Sebrae-MS.