17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 693

Tonhão emite nota de pesar e lamenta morte de ex-vereadora

0
Foto: Divulgação

Desde o início da manhã, desta segunda-feira (27), ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, o velório da ex-vereadora Carmelinda Alves de Souza Lacerda. Ela tinha 73 anos e faleceu em decorrência de hemorragia.

Veja a nota de pesar do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior:

“A Câmara Municipal de Três Lagoas, em nome do presidente Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, o vereador Tonhão, manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-vereadora Carmelinda Alves de Souza Lacerda, carinhosamente conhecida como Carmela.

Carmela nasceu no dia 12 de dezembro de 1951 e integrou a legislatura de 1997 a 2000, período histórico, quando a Câmara foi reconhecida como a mais feminina do Brasil. Durante seu mandato, desempenhou com dedicação e compromisso seu papel de representante do povo, deixando um legado de trabalho em prol da sociedade três-lagoense.

Carmela faleceu na manhã deste domingo (26), às 10h50, em decorrência de uma hemorragia digestiva alta causada por um tumor próximo ao esôfago. Seu corpo está sendo velado no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, desde às 8h desta segunda-feira (27), com sepultamento marcado para às 15h no cemitério municipal.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos de solidariedade e conforto. Que o legado de Carmela inspire as futuras gerações a lutarem por uma sociedade mais justa e igualitária.”

Câmara Municipal de Três Lagoas
Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior – Presidente

Defesa Civil de Três Lagoas emite alerta laranja por chuvas intensas e ventos fortes

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Defesa Civil de Três Lagoas, com base em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta, agora laranja, válido para esta segunda-feira, 27 de janeiro, para parte do Estado de Mato Grosso do Sul. O alerta destaca o risco de chuvas intensas acompanhadas de ventos que podem atingir até 100 km/h, representando um grau de perigo significativo.

Além de Três Lagoas, o alerta inclui cidades como Água Clara, Campo Grande, Dourados, Selvíria e Aparecida do Taboado. Devido às condições climáticas adversas, a recomendação é que a população evite áreas de risco e se mantenha informada sobre a evolução do tempo.

Com a possibilidade de tempestades de 30 e 60mm por hora ou até 100mm por dia e ventos fortes de até 100 km/h, é fundamental redobrar os cuidados no trânsito e em atividades ao ar livre. Esse alerta laranja foi emitido após um alerta amarelo emitido na semana passada, elevado em razão do agravamento das condições meteorológicas.

VEJA A PREVISÃO COMPLETA AQUI

As autoridades locais reforçam a importância de seguir as recomendações de segurança e estar atentos às atualizações sobre o clima para garantir a proteção de todos.

PRECISA DE AJUDA?

Em caso de ocorrência relacionadas à chuva, é orientado entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), SAMU (192) e à Defesa Civil –  67 8139-2876.

Suzano inova no setor de logística florestal com primeiro módulo próprio de operação de tritrens em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Resultado de investimento na ordem de R$ 60 milhões, projeto Suzano On-Road contempla 40 caminhões tritrens novos e a contratação de mais de 130 motoristas

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, deu mais um importante passo para tornar as suas operações de logística florestal mais eficientes, seguras e sustentáveis com o início das operações do primeiro módulo próprio de operação e manutenção de tritrens da companhia em Três Lagoas. A iniciativa contou com um investimento de R$ 60 milhões na aquisição de novos caminhões, maquinários e tecnologia embarcada de ponta e gerou mais de 140 postos de trabalho, sendo 132 vagas para motoristas, 26 delas ocupadas por mulheres.

Para Douglas Lazaretti, diretor de Operações Florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, o lançamento do projeto em Três Lagoas reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável no estado. “Essa iniciativa reflete um conceito fundamental da companhia: a ‘Inovabilidade’, que combina inovação e sustentabilidade. O projeto incorpora o que há de mais avançado em equipamentos e tecnologia de ponta, além de estar alinhado ao nosso compromisso com a promoção da diversidade e da igualdade de gênero, contando com 20% do time de motoristas composto por mulheres. Nossa expectativa é expandir essa iniciativa em Três Lagoas, para Ribas do Rio Pardo e demais unidades do país”, destaca.

Ao todo, o módulo próprio de operação contempla 40 caminhões tritrens, veículos de última geração e dotados com motores Euro 6, sistema reconhecido nacional e internacionalmente pela melhora no desempenho e redução significativa da emissão de poluentes – os motores chegam a emitir 70% a menos de gases. A escolha dos modelos está atrelada diretamente a um dos compromissos de ‘Renovar a vida a partir da Árvore’ da Suzano, que prevê a redução em 15% da intensidade das emissões de gases do efeito estufa até 2030.

“O lançamento desse projeto representa um marco nas operações da Suzano. Com um investimento robusto em um módulo próprio, com veículos e equipamentos de última geração, além de novas tecnologias e formação da equipe, estamos tornando as nossas operações ainda mais sustentáveis e seguras, vindo ao encontro de um dos nossos principais direcionadores que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’”, completa Leonardo Guisti, diretor de Operações Florestais da Suzano em Três Lagoas.

Entre as inovações para maior segurança da equipe e de usuários das vias, estão: sistema de rastreamento/telemetria, rádios de comunicação, câmeras de fadiga – capazes de detectar sinais de cansaço no motorista e, caso necessário, emitir alarmes para a central e dentro das cabines. Além disso, as carretas contam com sistema de catracas com acionamento automático para o reaperto constante da carga ao longo de todo o deslocamento, aumentando a segurança e reduzindo o esforço dos(as) condutores na ação.

“A busca pela vanguarda de tecnologia visa aumentar a segurança tanto do nosso time de colaboradores(as) quanto de todos os usuários das rodovias estaduais utilizadas no transporte de madeira. Essas ações envolvem ainda uma série de cursos de formação e treinamentos internos para qualificar esses profissionais por meio de programas internos da Suzano, com nossos(as) motoristas master drivers – profissionais altamente qualificados que hoje trabalham como mentores daqueles que estão entrando”, completa Gustavo Henning, gerente executivo de Logística Florestal da Suzano em Três Lagoas.

Os(as) motoristas master drivers são profissionais altamente qualificados e atuam como tutores dos(as) profissionais que estão ingressando na carreira florestal. Entre esses profissionais está Suzamara Neubert, primeira mulher a ser promovida a master driver na companhia.

Com mais de 15 anos de experiência na profissão, Suzamara está na Suzano há quatro anos e cinco meses e, recentemente, foi convidada para integrar o time de operação própria de tritens. “Comecei como motorista de trator e, após obter minha habilitação na categoria E, decidi me dedicar à carreira de motorista. Na Suzano, iniciei como condutora de hexatrem e, hoje, com muita alegria, fui chamada para apoiar as mulheres que acabaram de ingressar, mostrando que é possível construir uma carreira sólida na área florestal”, destaca. Suzamara contribui diretamente para o treinamento das 26 condutoras que atuam no módulo próprio.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br

Irresponsabilidade de empresa de internet provoca acidentes em Três Lagoas

0

Problema crônico em Três Lagoas, os fios e cabos pendurados e emaranhados de internet se tornaram comuns no cenário urbano. Além da poluição visual, a situação oferece riscos a ciclistas, motociclistas e pedestres, e propicia eventuais interrupções de fornecimento de serviços nos casos em que os fios baixos são arrastados por veículos de grande porte.

Irresponsabilidade de empresa de internet provoca acidentes em Três Lagoas

Várias vezes o Perfil News mostrou a irresponsabilidade de algumas empresas de internet que prestam serviço em Três Lagoas. O setor competente da Prefeitura da cidade, assim como a concessionária de energia Elektro sabem do problema enfrentado pela população, mas não tomaram nenhuma providência para acabar com essa problema que ainda pode ser protagonista futura de uma triste ocorrência.

ACIDENTE NA BALDOMERO LEITUGA

Recentemente, uma motociclista que transitava pela rua Baldomero Leituga, próximo à faculdade AEMS, sofreu um acidente ao se enroscar nos cabos de Internet que estavam perigosamente dependurados nos postes de energia.

A situação é corriqueira em Três Lagoas e deixa em risco a vida dos moradores. Quando o problema será solucionado? Será que é preciso morrer alguém para que os responsáveis tomem alguma providência?

O problema gerou revolta nas redes sociais. Moradores de Três Lagoas estão cansados da irresponsabilidade das empresas e do Poder Público.  “A cidade está parecendo um ninho de rato, com tantos fios pendurados em toda a cidade, infelizmente muito vergonhoso”, disse um internauta.

O POVO RECLAMA

“As fiações estão ficando uma vergonha. A cidade está parecendo aquela gambiarra que mostra na televisão em São Paulo, Rio Janeiro, as favelas. Falta pouco para competir. Uns fios pendurados, caminhões passam, rebenta, fica pior”, disse um leitor do Perfil News.

Irresponsabilidade de empresa de internet provoca acidentes em Três Lagoas

“Aqui no Jardim Alvorada a situação desses fios pendurados está crítica, é um emaranhado de fios horrível, os órgãos públicos têm de tomar providências em relação a isso! Sem contar que o aspecto da cidade vai ficando muito feio”, desabafou uma internauta.

Outro leitor do Perfil News também cobrou o novo prefeito eleito de Três Lagoas para que o Executivo tome providências. “Prefeito Dr. Cassiano Maia deveria baixar um Decreto, cobrando mais responsabilidades dessas empresas. Aí fica a pergunta: a prefeitura não tem código de conduta e postura? Cadê aquele senhor que fica multando os comerciantes”, disse.

Esse procedimento poderia ser reprimido com uma multa à empresa e, em caso de acidente, a operadora deveria arcar com toda a responsabilidade, despesas hospitalares, indenização e até o custo da oficina, caso o veículo ficasse avariado. Porém, para isso, é preciso que as autoridades (prefeito, vereadores, promotor), tenham coragem, pulso firme e determinação para agirem para acabar com essa bandalheira que ainda terá um desfecho trágico

93 deputados federais pedem impeachment de Lula; veja quem são

0
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O pedido de impeachment do presidente Lula (PT) já conta com o apoio e assinaturas de 93 deputados federais. Conforme o site Diário do Poder, a medida, apresentada no Congresso, ganhou força após a oposição alegar crime de responsabilidade do petista ao implementar o programa Pé-de-Meia.

Este programa, criado pelo governo Lula, oferece uma poupança a alunos do ensino médio cadastrados no CadÚnico.

A gestão petista injetou R$ 3 bilhões no pagamento do Pé-de-Meia sem a devida aprovação do Congresso Nacional, o que motivou a oposição a questionar a legalidade da ação.

Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) bloqueou os recursos destinados ao programa, aumentando a pressão sobre o governo.

Até a publicação da matéria, os seguintes deputados já assinaram o pedido de impeachment, demonstrando o descontentamento com as ações do governo e a preocupação com a gestão dos recursos públicos.

O pedido de impeachment é um processo complexo que pode ter implicações significativas para o governo e o país. É importante acompanhar os desenvolvimentos desse caso para entender melhor as implicações políticas e legais.

Veja os seguintes deputados já assinaram o pedido de impeachment:

  • Adilson Barroso;
  • Alberto Fraga;
  • André Fernandes;
  • Any Ortiz;
  • Bia Kicis;
  • Bibo Nunes;
  • Capitão Alberto Neto;
  • Capitão Alden;
  • Carla Zambelli;
  • Carol De Toni;
  • Carlos Jordy;
  • Coronel Chrisóstomo;
  • Clarissa Tércio;
  • Coronel Assis;
  • Coronel Fernanda;
  • Coronel Meira;
  • Coronel Ulysses;
  • Cristiane Lopes;
  • Daniel Agrobom;
  • Daniel Trzeciak;
  • Daniela Reinehr;
  • Dayany Bittencourt;
  • Delegado Caveira;
  • Delegado Éder Mauro;
  • Delegado Fabio Costa;
  • Delegado Palumbo;
  • Delegado Paulo Bilynskyj;
  • Domingos Sávio;
  • Dr Jaziel;
  • Dr. Frederico;
  • Dr. Luiz Ovando;
  • Dra. Mayra Pinheiro;
  • Eduardo Bolsonaro;
  • Eros Biondini;
  • Evair Vieira de Melo;
  • Felipe Francischini;
  • Filipe Barros;
  • Filipe Martins;
  • Fernando Rodolfo;
  • Franciane Bayer;
  • General Pazuello;
  • General Girão;
  • Geovania de Sá;
  • Gilberto Silva;
  • Gilvan da Federal;
  • Giovani Cherini;
  • Gustavo Gayer;
  • Helio Lopes;
  • José Medeiros;
  • Júlia Zanatta;
  • Junio Amaral;
  • Kim Kataguiri;
  • Luiz Lima;
  • Luiz Philippe de Orleans e Bragança;
  • Magda Mofatto;
  • Marcel van Hattem;
  • Marcelo Álvaro Antônio;
  • Marcelo Moraes;
  • Marcos Pollon;
  • Mario Frias;
  • Mauricio Marcon;
  • Maurício Souza;
  • Messias Donato;
  • Nelson Barbudo;
  • Nelsinho Padovani;
  • Nikolas Ferreira;
  • Joaquim Passarinho;
  • Pastor Diniz;
  • Pastor Eurico;
  • Paulinho Freire;
  • Pedro Westphalen;
  • Pezenti;
  • Pr. Marco Feliciano;
  • Ramagem;
  • Roberto Duarte;
  • Rodrigo da Zaeli;
  • Rodrigo Estacho;
  • Rodrigo Valadares;
  • Rodolfo Nogueira;
  • Rosana Valle;
  • Rosangela Moro;
  • Sanderson;
  • Sargento Fahur;
  • Sargento Gonçalves;
  • Silvia Cristina;
  • Silvia Waiãpi;
  • Sóstenes Cavalcante;
  • Thiago Flores;
  • Zacharias Kalil;
  • Zé Trovão;
  • Zé Vitor;
  • Zucco.

CONVITE – SMS promove nesta quinta-feira (30) a 1ª reunião de 2025 do Comitê da Dengue

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

No dia 30 de janeiro, quinta-feira, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a primeira reunião de 2025 do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes, o evento é aberto a toda população.

O Comitê tem como objetivo e contribuir na luta contra o Aedes Aegypti, discutindo e debatendo ideias para ações de contenção do número de casos notificados suspeitos de Dengue, registrados no Município.

É de competência do Comitê acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle das arboviroses; planejar continuamente as atividades de combate à Dengue, Zika vírus e Chikungunya e criar estratégias para o alcance de respostas rápidas frente a epidemias

CONVITE – SMS promove nesta quinta-feira (30) a 1ª reunião de 2025 do Comitê da Dengue

Serviço – Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Data: Dia 30 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM)
Endereço: Rua Manoel Pedro de Campos, nº 1050, bairro Nossa Senhora Aparecida

Acidente na trilha do 15º Off Road em Bataguassu e deixa dois feridos

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Duas pessoas ficaram feridas no último sábado (25) após serem atropeladas durante o percurso da trilha do 15º Off Road, em Bataguassu.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, o acidente ocorreu a cerca de 30 km do distrito, em uma área de difícil acesso, entre Bataguassu e Nova Porto XV, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Os próprios participantes do evento prestaram os primeiros socorros às vítimas no local do acidente e, posteriormente, as transportaram até Nova Porto XV. Uma das vítimas sofreu suspeita de fratura no quadril, enquanto a outra apresentava dores no abdômen e tórax, além de suspeita de luxação na mão direita.

Após o resgate em Nova Porto XV pelo Corpo de Bombeiros, as vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal para atendimento médico. Não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do acidente. A ocorrência é um lembrete da importância da segurança e da precaução em eventos de trilha e off road.

Chuva forte causa estragos em vária partes de Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Um intenso vendaval atingiu Nova Andradina no último sábado (25), causando diversos danos em bairros da cidade.

Conforme o site Jornal Da Nova, a tempestade, acompanhada de ventos fortes, destelhou casas, derrubou árvores e comprometeu a estrutura de um imóvel no bairro Horto Florestal, onde uma família foi colocada em situação de risco devido a rachaduras, destelhamento e danos estruturais.

Na região central, as primeiras horas da manhã foram marcadas pela presença de galhos e árvores caídos, além de sujeira em diversas vias, exigindo intervenções imediatas.

Equipes das Secretarias Municipais de Serviços Públicos (Semusp) e Assistência Social (Semcias) foram acionadas para reduzir os danos e auxiliar os afetados. A Semusp está focada na limpeza das vias e remoção de árvores caídas, enquanto a Semcias realizou uma visita ao imóvel do Horto Florestal, prestando suporte à família em situação vulnerável.

Essa é a última semana para realizar a rematrícula nos Serviços de Convivência

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) alerta aos pais e responsáveis que essa é a última semana para realizar a rematrícula para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O período de rematrícula começou na segunda-feira, 6 de janeiro, e vai até o dia 31 de janeiro. O período de matrícula para novos usuários terá início no dia 3 de fevereiro.

Procedimentos

As famílias interessadas deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu bairro para atendimento e avaliação técnica. Após a avaliação, será fornecido o encaminhamento para o SCFV de sua área de residência, para a realização da rematrícula ou matrícula.

Documentos necessários:

  • Encaminhamento do CRAS;
  • Atestado escolar;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia do RG e CPF da criança (se houver);
  • Cópia do RG e CPF do responsável pela matrícula;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do Cartão do SUS.

Endereços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):

CRAS “Amélia Jorge de Oliveira”
Endereço: Rua Antônio Estevan Leal, nº 1791 – Jardim Glória
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99213-0316

CRAS “Ana Maria Moreira”
Endereço: Rua Rogaciano Garcia Moreira, nº 1762 – Vila Verde
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99235-1703

CRAS “Interlagos”
Endereço: Rua Bom Jesus da Lapa, nº 309 – Lapa
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99105-5677

CRAS “Ruth Máximo Filgueiras”
Endereço: Rua Theodoro Mendes, nº 908 – Guanabara
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99244-8926

CRAS “Elza de Angeli de Paula”
Endereço: Rua Bruno Pool, nº 335 – Santos Dumont
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99205-5698

CRAS “Vila Piloto”
Endereço: Rua Taufic M. Farran, nº 345, Vila Piloto (Endereço atual)
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99233-2692

Endereços dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):

SCFV “Banda Cristo Redentor”
Endereço: Rua Maria Guilhermina Esteves, nº 537 – Santa Terezinha
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99272-1075
Faixa etária: 7 anos (masculino e feminino)

SCFV “Bombeiros do Amanhã”
Endereço: Rua Filinto Muller, nº 3300 – Jardim Morumbi
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99273-6176
Faixa etária: 9 a 15 anos (masculino e feminino)

SCFV “Coração de Mãe” (CRASE)
Endereço: Rua Clodoaldo Garcia, nº 2355 – Vila Haro
Telefone: (67) 99270-9842
Faixa etária: 5 a 17 anos (masculino e feminino)

SCFV “Patrulha Florestinha”
Endereço: Rua Taufic Farran, nº 345 – Vila Piloto
Telefone: (67) 99102-3836
Faixa etária: 7 a 17 anos (masculino e feminino)

SCFV “Patrulha Mirim da Polícia Militar”
Endereço: Rua Clodoaldo Garcia, nº 2355 – Vila Haro
Telefone: (67) 3929-1297 / WhatsApp: (67) 99237-3908
Faixa etária: 9 a 17 anos (masculino e feminino)

SCFV “Pelotão Mirim”
Endereço: Rua dos Militares, nº 23 – Vila Piloto (Círculo Militar)
WhatsApp: (67) 99245-8420
Faixa etária: 9 a 17 anos (masculino e feminino)

SCFV “Tia Nega”
Endereço: Rua Pelópides Gouveia, nº 2230 – São Carlos
Telefone: (67) 99271-8077

Traficante é preso em flagrante com arma ilegal e drogas em Paranaíba

0
Foto MS Todo Dia

Na última sexta-feira (24), um homem foi preso em Paranaíba, suspeito de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Conforme o site MS Todo Dia, a Polícia Civil havia recebido informações de que ele estaria comercializando entorpecentes em sua residência, o que levou o Setor de Investigações Gerais (SIG) a monitorar o local.

As investigações revelaram que o suspeito já tinha passagens criminais por tráfico de drogas e receptação, o que reforçou as suspeitas sobre sua atuação no comércio ilegal de entorpecentes.

Durante a vigilância, os policiais avistaram um homem saindo da casa do suspeito e o abordaram, encontrando uma porção de crack com ele.

O indivíduo confessou ter comprado a droga do procurado, confirmando o endereço da venda. Diante do flagrante, a equipe policial entrou na residência e encontrou uma quantidade maior de crack, além de porções já embaladas para venda.

Foram apreendidos também uma faca usada para cortar a droga, uma balança de precisão e papelotes utilizados para embalar os entorpecentes.

Além do material relacionado ao tráfico, a polícia encontrou cédulas de dinheiro provenientes da venda de drogas e três aparelhos celulares, que serão analisados na investigação. Durante a busca, os agentes também apreenderam uma arma de fogo do tipo garrucha, pertencente ao suspeito.

Com base nas evidências, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Primeira Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba, onde responderá por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Longen articula investimentos na área de aviação em MS

0
Foto: Divulgação/Fiems Assessoria

A participação de Mato Grosso do Sul no Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado na última semana em Zurique, foi estratégica para destacar o potencial do estado que mais cresce no Brasil e atrair novos investimentos. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, aproveitou o evento para articular um projeto de fortalecimento da aviação regional e já agendou uma primeira reunião para março com a empresa Amaro Aviation.

“Estamos tratando de um projeto muito interessante que é a aviação regional. O Estado avança em projetos de aeroportos internacionais, e já marcamos aqui uma data para avançarmos nessa negociação, considerando a importância da aviação executiva regional. Defendemos, cada vez mais, a participação da iniciativa privada nesses projetos”, afirmou Longen, destacando o papel estratégico da aviação para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, reforçou o compromisso do Mato Grosso do Sul em investir na infraestrutura necessária para a aviação regional. “Temos feito altos investimentos nos aeródromos, sejam estaduais ou municipais. O objetivo é termos uma aviação regional que atenda à demanda crescente. Queremos convidar empresas do setor a avaliar o potencial do nosso estado, que será, sem dúvida, um grande parceiro para viabilizar esses projetos”, pontuou.

O CEO da Amaro Aviation, Marcos Amaro, ressaltou os resultados que MS vem mostrando para o Brasil como uma grande força motriz. “Para nós, que trabalhamos com aviação executiva e agora desejamos implementar projetos de aviação regional, essa parceria público-privada pode ser transformadora. É uma solução que beneficia tanto a sociedade quanto o setor produtivo, ao suprir a carência de transporte eficiente e acessível para quem precisa se deslocar diariamente”, concluiu.

Jiboia é flagrada atravessando avenida de Campo Grande

0
Foto: PMA

Na manhã do último sábado (25), a Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada para realizar o resgate de uma jiboia que estava atravessando a Avenida Afonso Pena, nas proximidades do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Conforme o site Midiamax, o incidente chamou a atenção de motoristas e pedestres que estavam no local, que rapidamente se mobilizaram para proteger o animal.

Quando a equipe de resgate da PMA chegou ao local, encontrou moradores e transeuntes que haviam tomado a iniciativa de isolar a área e garantir a segurança tanto da serpente quanto das pessoas.

Essa ação coletiva foi fundamental para evitar possíveis acidentes e permitir que a operação de resgate fosse realizada sem maiores incidentes.

A equipe da PMA avaliou o estado de saúde do animal e constatou que a jiboia estava saudável. Com isso, foi possível retornar a serpente à natureza imediatamente após o resgate, garantindo sua segurança e bem-estar.

O incidente é um exemplo de como a comunidade pode se unir para proteger a vida selvagem e garantir a segurança de todos.

A ação rápida e responsável dos moradores e transeuntes foi fundamental para evitar qualquer dano ao animal e permitir que a operação de resgate fosse realizada com sucesso.

A PMA elogiou a atitude da comunidade e destacou a importância da cooperação entre os cidadãos e as autoridades para proteger a vida selvagem e o meio ambiente.

O resgate da jiboia é um exemplo de como a solidariedade e a responsabilidade podem fazer uma grande diferença na proteção da natureza e da vida selvagem.

Jovem capota carro após animal atravessar na pista em Bataguassu

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Um jovem de 26 anos sofreu um acidente de carro na noite da última sexta-feira (24) na MS-395, em Bataguassu. Conforme o site Da Hora Bataguassu, o incidente ocorreu após um animal atravessar a pista, fazendo com que o jovem perdesse o controle do veículo.

De acordo com relatos, o jovem estava dirigindo um Chevrolet Ônix quando o animal entrou na pista. Ele tentou evitar a colisão, mas acabou perdendo o controle do carro, que capotou várias vezes antes de parar na vegetação às margens da rodovia.

Motoristas que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros, que rapidamente resgatou o jovem e o levou para o pronto-socorro de Bataguassu. Felizmente, ele não apresentava lesões graves e estava consciente durante o resgate.

O acidente é um exemplo dos riscos que os condutores enfrentam nas rodovias de Mato Grosso do Sul, especialmente devido à presença de animais selvagens nos biomas do Pantanal e Cerrado. Os bombeiros alertam que é fundamental que os motoristas mantenham atenção constante nas estradas e dirijam na velocidade compatível com as condições da pista, para evitar capotagens e colisões.

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros destacou a importância da prudência e da cautela ao dirigir, especialmente à noite ou em áreas rurais, onde a presença de animais selvagens é mais comum.

Equipe da SEDECT vai à Campo Grande para impulsionar projetos de desenvolvimento de Três Lagoas

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Junior, acompanhado do diretor de desenvolvimento, Frank Morais, o diretor de Inovação, Tecnologia e logística, Renan Baptista, participaram de uma série de reuniões estratégicas em Campo Grande para tratar de projetos e iniciativas que visam o desenvolvimento de Três Lagoas.

Ao todo, foram realizadas oito reuniões com órgãos estaduais, associações e instituições, abrangendo temas como infraestrutura, capacitação profissional, inovação tecnológica e fortalecimento de setores produtivos.

INFRAESTRUTURA E AEROPORTO DE TRÊS LAGOAS

A primeira reunião aconteceu na AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) para discutir o andamento de projetos aprovados para o Aeroporto de Três Lagoas. As melhorias incluem o recapeamento da pista de pouso e decolagem, do taxiway e do pátio de aeronaves, além da instalação do sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão). A segunda fase do projeto prevê a ampliação da área de embarque e estacionamentos, preparando o aeroporto para atender à crescente demanda.

FORTALECIMENTO DO SETOR PRODUTIVO

Outro ponto de destaque foi a reunião com a Reflore MS, onde foram debatidos o Plano Florestal e iniciativas para adensar a cadeia produtiva local. Entre as propostas está a realização de eventos para aproximar empresários e incentivar investimentos nos setores florestal e citrícola.

CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Em reunião com a agência estadual de metrologia (AEM), a Prefeitura discutiu a formação de metrólogos e ações voltadas à Rota Bioceânica, que impactará diretamente Três Lagoas como um importante ponto de conexão comercial. No Sebrae, foi abordada a criação de um laboratório de negócios e startups para fomentar a retenção de talentos e o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao comércio e à indústria local.

OUTROS PROJETOS ESTRATÉGICOS

Reuniões com a Semadesc, FEComércio e Funtrab abordaram temas como a implementação do Poupatempo em Três Lagoas, o Porto Seco, a expansão da malha ferroviária e novos cursos de capacitação para os setores de turismo, hotelaria e gastronomia.

Além disso, foi discutida a criação de novas leis municipais para regulamentar o plantio de determinadas culturas, buscando maior equilíbrio ambiental e econômico para o município.

Pitbulls causam terror em bairro de Chapadão do Sul

0
Foto: O Correio News

Um incidente chocante ocorreu na manhã do último sábado (25) em um bairro de Chapadão do Sul. Conforme o site O Correio News, dois pitbulls escaparam da residência onde moram e causaram terror na região, atacando outros cachorros da área. Segundo relatos, os animais invadiram uma residência e atacaram um cachorro que estava no local.

Os moradores, desesperados, correram em busca de socorro, mas ninguém conseguiu conter os pitbulls. A situação foi tão intensa que a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para intervir na situação.

Quando os militares chegaram, conseguiram colocar coleira nos cachorros com facilidade. No entanto, o dano já havia sido feito. Um dos cachorros atacados pelos pitbulls morreu, enquanto outro foi levado para uma clínica veterinária com ferimentos graves.

Testemunhas afirmam que essa não é a primeira vez que os pitbulls atacam na região. Segundo relatos, os animais já haviam atacado anteriormente, e o caso está sendo tratado na Justiça.

O incidente destaca a importância da responsabilidade dos donos de animais em manter seus pets seguros e sob controle, para evitar que situações trágicas como essa ocorram.

A comunidade de Chapadão do Sul está abalada com o incidente, e as autoridades continuam investigando o caso para determinar as medidas necessárias para prevenir futuras ocorrências

Bioparque celebra Dia Mundial da Educação Ambiental com programação lúdica neste semana

0
Foto: Lara Miranda

De forma lúdica, Bioparque divulga programação em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental

Um dos pilares do maior aquário de água do mundo é a educação ambiental, que explora e gera conexões práticas entre o meio ambiente e os visitantes. Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 29 de janeiro, o Bioparque Pantanal traz uma programação imersiva e de conscientização com brincadeiras, atividades pedagógicas e contação de história.

Além dos atrativos do circuito de aquários, a programação que acontecerá de terça a sábado oferece diversão e diálogo sobre sustentabilidade de forma lúdica para engajar todas as idades.

Bióloga e integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Thuany Valadares Rezende, destaca a importância do diálogo para a conscientização ambiental. “O NEA busca abordar temas ambientais e problemas socioambientais de forma a instigar reflexões e promover o diálogo com os visitantes. No caso das crianças, utilizamos uma abordagem lúdica para facilitar essa interação”.

O empreendimento se destaca como um dos principais pontos turísticos do Brasil. O Bioparque apresenta a biodiversidade por meio de tanques que abrigam espécies como a majestosa sucuri-verde Gaby Amarantos e os curiosos axolotes. Além disso, o local promove atividades no Museu Interativo da Biodiversidade (MIbio) e visitas guiadas e acessíveis para pessoas com deficiência, que oferecem uma experiência educativa e inclusiva para todos.

Para a diretora-geral do complexo de aquários, Maria Fernanda Balestieri, as ações práticas são fundamentais e refletem diretamente no desenvolvimento da criança.

“A Semana de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal é um momento especial para reforçarmos o nosso compromisso com a preservação e o cuidado com a natureza. Nosso objetivo é conscientizar, inspirar e envolver visitantes em práticas sustentáveis, promovendo uma conexão mais profunda com a biodiversidade pantaneira. Acreditamos que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais responsável e equilibrado para as próximas gerações”.

Para participar das atividades é necessário agendar a visita pelo site oficial.

Confira a programação 

Terça-feira (28) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: Por meio de uma linguagem lúdica e interativa, acontecerá no hall inferior a contação da história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai”. 
  • Local: Hall inferior

Quarta-feira (29) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Arte com folhas das árvores: Através da arte e artesanato, as crianças são convidadas a explorar as texturas que relatam a biodiversidade a partir da coleta de folhas do Parque das Nações Indígenas. 
  • Local: Espaço NEA (Saída do tanque Neotrópico)

Quinta-feira (30) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: A história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai” será contada no hall inferior, com uma abordagem lúdica e interativa. A contação retratará a biodiversidade pantaneira de forma envolvente.
  • Local: Hall inferior

Sexta-feira (31) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Teia da vida: A atividade explora e gera conexão entre os participantes, que traz à reflexão a importância da relação com a natureza. 
  • Local: Em frente ao tanque “Lagoa Misteriosa”

Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal

Turista paranaense morre afogado após mergulhar em Balneário de Anaurilândia

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Reinaldo Ferreira de Melo, um morador de Nova Londrina, no Paraná, de 49 anos, morreu afogado após mergulhar no Rio Paraná, no balneário municipal de Anaurilândia.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, o incidente ocorreu na tarde do último sábado (25) e o corpo do homem foi encontrado apenas no dia seguinte, a 50 metros do local onde ele desapareceu.

De acordo com relatos, Reinaldo estava acompanhado de outras pessoas no local e, por volta do final da tarde de sábado, informou ao seu cunhado que iria dar um mergulho no rio.

Com o início de uma chuva, os demais presentes buscar abrigo e perceberam que Reinaldo não havia retornado. Foi então que o cunhado acionou o Corpo de Bombeiros.

As buscas começaram ainda na noite de sábado, mas não tiveram sucesso. No dia seguinte, os bombeiros retomaram os trabalhos e localizaram o corpo por volta das 15h30, a cerca de 50 metros do ponto onde Reinaldo foi visto pela última vez.

Equipes da Polícia Civil de Anaurilândia e da Perícia de Bataguassu foram acionadas para investigar o caso. As autoridades irão apurar as circunstâncias do acidente e determinar as causas da morte de Reinaldo.

A tragédia ocorreu em um local popular para banhistas e serve como um lembrete para a importância da segurança e da precaução ao se engajar em atividades aquáticas. A investigação continua em andamento para esclarecer os detalhes do incidente.

Governo de MS entrega filtros de água para comunidades ribeirinhas do Pantanal

0
Foto: Helton Davis

A iniciativa conjunta com a OCB/MS fez a doação de 200 filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade

No esforço contínuo em promover a saúde e a qualidade de vida de seus cidadãos, o governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com a OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil no MS), realiza a entrega de filtros de água para comunidades ribeirinhas do Pantanal. A ação foi iniciada na última quarta-feira (23) na comunidade de Forte Coimbra, distrito de Corumbá.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, destacou a relevância desta iniciativa conjunta com a OCB/MS, que entre todas as cooperativas do Estado, fez a doação de 200 filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade.

“A entrega dos filtros de barro é o básico e o mínimo, para que a população ribeirinha possa consumir uma água em melhores condições. Isso é essencial para a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada. Um exemplo de como uma ferramenta primitiva sanitária, de baixíssimo custo pode, em uma ação humanitária da sociedade civil organizada, em parceria com a Pesquisa do Projeto Navio, que inclui SES, Fiocruz e Marinha, pode mudar a realidade de pessoas que vivem em uma carência inimaginável de condições. Esta ação reafirma o compromisso do governo estadual em melhorar a saúde e as condições de vida de todos os cidadãos, especialmente aqueles que vivem em áreas mais vulneráveis”, afirmou o titular da SES.

“O sistema OCB/MS em uma parceria inédita com a Secretaria de Saúde do Estado está distribuindo um número significativo de filtros de água para a população ribeirinha do Estado. É uma ação de nós melhoramos as condições de vida e, em especial, de levar uma alternativa para estas comunidades poder consumir água potável. Um gesto simples, mas que pode fazer a mudança na saúde pública que atende essas pessoas de forma preponderante. Estamos felizes desta parceria estar apresentando um resultado extraordinário com a doação destes 200 filtros que as cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul fizeram e que agora a SES tem feito a distribuição junto à população ribeirinha”, disse o presidente do sistema OCB/MS, Celso Regis.

Durante a entrega, a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, realizou uma demonstração prática sobre a montagem, limpeza e manutenção correta dos filtros. Danila enfatizou a importância de utilizar água filtrada, reduzindo significativamente os riscos de doenças. “Na primeira missão do projeto, no trajeto do tramo Sul, detectamos contaminação da água consumida pelos ribeirinhos. Por esse motivo, a SES constatou a necessidade de fazer a entrega dos filtros de barro para melhorar a qualidade da água de consumo desta população. O filtro de barro é uma alternativa tradicional e eficaz para tratar a água em casa. Nosso objetivo é capacitar e conscientizar as comunidades para que possam utilizar corretamente os filtros, melhorando consideravelmente a qualidade de vida desses ribeirinhos e isso começa pela qualidade da água que consomem”, avalia Danila Frias.

Moradora há 14 anos em Forte Coimbra, a pescadora Cristiane Alves Corrêa comemorou a entrega e relata as dificuldades enfrentadas quando não tinha acesso quando não consumia água filtrada. “Achei maravilhoso a Secretaria Estadual de Saúde do Estado nos fornecer esses filtros. (…) Eu realmente estava precisando, porque no ano passado tive várias crises de cólica e diarreia. Foi tão complicado que precisei sair às pressas de casa para buscar ajuda médica. Sai caro comprar água mineral e ainda ter que transportar até aqui, onde dependemos de barco. Agora a gente fica mais satisfeito em saber que temos um filtro em casa, assim podemos beber água de qualidade sempre que quisermos”, ressalta a pescadora.

A iniciativa foi realizada durante a terceira missão do Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), uma parceria firmada entre a SES/MS, Marinha do Brasil, Fiocruz Minas (Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais) e SES/MT (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso), para proporcionar mais qualidade de vida e melhores cuidados com a saúde da população ribeirinha do Estado.

Helton Davis, Comunicação SES

Com o objetivo de fornecer apoio jurídico, PGE/MS disponibiliza informativos para servidores públicos estaduais

0
Foto: Comunicação PGE-MS

A ESAP (Escola Superior de Advocacia Pública) da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a 16ª edição do informativo da área de Pessoal e a 13ª edição do informativo da área de Contratos e Licitações. Os informativos caracterizam material de apoio jurídico e orientação aos servidores públicos estaduais.

Em sua 16ª edição, o informativo da área de Pessoal traz pareceres sobre licença-maternidade, afastamento de servidor público para curso de formação, pensão por morte, entre outros assuntos. Já o 13º informativo da área de Contratos e Licitações destaca a anulação das fases de lance no pregão e a análise de minutas de termo de autorização de uso de imagem e som. 

Conforme explica o procurador-geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Silva da Costa, os documentos são instrumentos essenciais para a Administração Pública, contribui para prevenir a judicialização de demandas e garantir a correta aplicação das políticas públicas.

“O Informativo Eletrônico da PGE, ao trazer, de forma sistematizada, um compilado de pareceres e decisões relevantes para a Administração Pública, se apresenta como um importante instrumento de gestão, pois dá publicidade a diversas orientações que podem ser úteis para os diferentes setores governamentais”.

As edições dos informativos podem ser conferidas aqui.

Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS 

Comerciante da Ceasa/MS que separa o lixo tem desconto no aluguel e ainda contribui com o meio ambiente  

0
Foto: Adriano Fernandes/Ceasa-MS

Na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), manter o ambiente de trabalho limpo é sinônimo de economia para os empresários. Permissionário que separa o lixo reciclável ganha desconto no aluguel da instituição e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

Como funciona

Para se beneficiar com a reciclagem dos resíduos na Ceasa/MS, é muito simples. Basta que cada empresa faça a devida separação dos tipos de recicláveis que produz: plástico, papel e papelão, garrafas PET, vidro, inox e alumínio.

O ideal é que essa separação seja feita em bags ou tambores, para facilitar o transporte. Ao levar esse resíduo até a Central de Gestão de Resíduos (CGR) da Ceasa, o material é pesado e o valor equivalente ao kg de cada reciclável é abatido no valor que cada empresário paga pelo uso do condomínio das Centrais.

O valor pode parecer pouco, mas, ao longo do ano, os descontos fazem a diferença para quem contribui com a iniciativa. Em 2024, os permissionários que realizaram a coleta seletiva receberam exatos R$ 22.796,59 em descontos no valor do TPRU (Termo de Permissão Remunerada de Uso) que pagam para a Ceasa/MS. O valor do abatimento, naturalmente, varia de acordo com a quantidade de resíduo produzido em cada box ou área da Ceasa/MS.

Quanto mais resíduo reciclado o permissionário separar, mais ele tende a ganhar. Entretanto, ainda são poucos os que aderem à iniciativa. Das 70 empresas cadastradas na Ceasa/MS em 2024, apenas 28 fizeram a separação dos resíduos que produzem.

“Nem todos os permissionários têm essa consciência de que o resíduo que ele descarta também vale dinheiro. Além de ser uma seleção simples, ela também traz retorno financeiro para os empresários”, comenta a diretora de Orçamento e Finanças da Ceasa/MS, Rizeli Cafure Quevedo Breda.

É diante desse cenário que a Ceasa/MS recomenda aos permissionários que façam a separação adequada dos resíduos que produzem. Quanto mais empresas aderirem ao processo, melhor será o ambiente de trabalho para todos os colaboradores e clientes da Ceasa/MS. Todo mundo sai ganhando, inclusive o meio ambiente!

Em 2024, 228.520,75 quilos de plásticos, vidro, papelão e alumínio descartados na Ceasa/MS foram reciclados. Esses resíduos são convertidos em outros materiais reutilizáveis, ao invés de serem descartados em aterros. Já o resíduo orgânico dispensado na Ceasa/MS também é transformado em adubo, que é utilizado para melhorar a qualidade do solo.

Atualmente, 26 funcionários são responsáveis pela limpeza do complexo da Ceasa/MS, sendo que 7 profissionais atuam diretamente na gestão da Central de Gestão de Resíduos. Ao promover a coleta, seleção e destinação final ambientalmente correta dos resíduos orgânicos, o permissionário obtém retorno financeiro e ainda contribui para a preservação da natureza, uma vez que diminui a poluição do solo, dos rios e das matas.

Adriano Fernandes, Ceasa-MS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.