16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 694

Política de diversificação agrícola faz o cultivo do amendoim crescer e consolida MS como segundo maior produtor no país

0
Foto: Mairinco de Pauda/Comunicação Semadesc

Na terra da soja, do boi e da celulose, o amendoim fixa suas raízes e consolida Mato Grosso do Sul como o segundo maior produtor da leguminosa, em casca, do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. O plantio, até então restrito a pequenas áreas em propriedades da agricultura familiar sul-mato-grossense, ocupou na safra passada cerca de 21 mil hectares e a meta para este ano é de superar 40 mil hectares. O fomento à expansão da cultura do amendoim em Mato Grosso do Sul é uma política de diversificação da base produtiva agrícola implementada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Nesta sexta-feira (24), na abertura do 2º Dia do Amendoim, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, apresentou as ações desenvolvidas pela administração estadual em palestra na sede da Amendoglória, em Glória de Dourados.

Voltado para agricultores locais, o evento apresenta uma programação diversificada, com palestras ministradas por especialistas renomados e debates sobre inovações no cultivo de amendoim. De acordo com o organizador Rogério Hidalgo, da Amendoglória, a ideia surgiu como forma de oferecer mais informações aos produtores que já atuam no segmento ou que desejam ingressar na atividade. Diante de uma plateia de mais de mil visitantes, Beretta apresentou dados da agropecuária estadual, especialmente no setor de amendoim, abordando a necessidade de industrialização e os programas e políticas do Governo para atrair empreendimentos. Ele ressaltou que o Governo tem investido na diversificação de plantios.

“São novas oportunidades de lavouras que estão surgindo em Mato Grosso do Sul. O amendoim começamos a trabalhar há cerca de quatro anos, promovendo palestras e incentivando os produtores. Já conseguimos atrair uma empresa para fazer o beneficiamento no Estado, e queremos que outras também venham. Fechamos o ano passado com mais de 20 mil hectares plantados e, conforme previsão da Conab, este ano ultrapassaremos 40 mil hectares. Temos área disponível para expandir ainda mais”, destacou o secretário-executivo da Semadesc

O amendoim também é visto como alternativa para a intensificação das áreas de pastagem. “É uma excelente opção para áreas arenosas, onde o risco de plantio de soja é maior. Esse evento está alinhado à estratégia do Governo de diversificar nossa cesta de produtos. As lavouras de amendoim estão crescendo rapidamente, graças ao apoio das instituições de pesquisa e dos órgãos de assistência técnica, permitindo um crescimento sustentável com adoção de tecnologia e redução de riscos”, pontuou Beretta.

O evento também contou com a presença do coordenador do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água), Fernando Nascimento, que ressaltou a importância da adoção de práticas sustentáveis na expansão da cultura do amendoim no Estado.

Alternativa para a safra de verão

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destacou o avanço da cultura da leguminosa no Estado. “O amendoim está se tornando uma alternativa significativa para a safra de verão em Mato Grosso do Sul. Temos áreas irrigadas e de sequeiro, e talvez sejamos o Estado com a maior taxa de crescimento da área plantada de amendoim do país”, ressaltou.

Ele lembrou que o Governo atraiu uma indústria de beneficiamento de amendoim, da Casul, que está sendo implantada em Bataguassu. “A Casul é uma cooperativa tradicional exportadora de amendoim e, com a chegada dela, criamos um encadeamento produtivo. Atualmente, indústrias de alimentos do Estado processam amendoim vindo de outros estados, mas queremos que a produção local atenda essa demanda”, avaliou.

Verruck ressaltou a importância de eventos como os Dias de Campo. “São fundamentais para apresentar tecnologias, rentabilidade e potencial produtivo. Mato Grosso do Sul se destaca na cultura do amendoim, que tem grande capacidade de integração com a reforma de canaviais, como ocorre em São Paulo. As áreas de reforma podem ser aproveitadas parcialmente para a produção de amendoim, ampliando as possibilidades para os produtores”, concluiu.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2024/2025, o cultivo de amendoim de 1ª safra em Mato Grosso do Sul apresenta crescimento expressivo em relação à safra anterior. Em área colhida, a projeção é de 42,3 mil hectares, um aumento de 99,5% em relação aos 21,2 mil hectares registrados na safra 2023/2024; enquanto que na produção estimada, a expectativa é de 95,7 mil toneladas na safra 2024/2025, superando em 126,5% as 42,5 mil toneladas da safra anterior.

Rosana Siqueira, Semadesc

Sanesul completa 46 anos levando saneamento e qualidade de vida para municípios de MS

0
Foto: Sanesul

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) comemora neste domingo (26) 46 anos de serviços prestados com excelência à população sul-mato-grossense. Ao longo de sua trajetória, a Sanesul consolidou-se como referência nacional no setor de saneamento, atendendo 68 municípios do estado e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

Não é à toa, por exemplo, que a empresa foi vencedora, em novembro de 2024, em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, com projetos inovadores e de grande impacto.

Essa história de sucesso é resultado do empenho e dedicação de sua diretoria, do Conselho de Administração e, principalmente, de seus trabalhadores, que atuam tanto na sede e no Complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande, quanto nas unidades espalhadas pelo interior do estado.

Graças a essa atuação conjunta, a empresa tem promovido avanços significativos em seus sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com investimentos robustos e planejados, a empresa está cada vez mais próxima de atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário, cuja área de cobertura atual é de 64,91%, antecipando-se às exigências do novo marco legal do setor, que é o compromisso do governador Eduardo Riedel.  

Sanesul completa 46 anos levando saneamento e qualidade de vida para municípios de MS
Foto: Sanesul

Para o diretor-presidente Renato Marcílio, esses avanços são fruto de uma gestão comprometida e alinhada com as necessidades da população.

“Ao longo desses 46 anos, a Sanesul se tornou sinônimo de excelência no saneamento básico, e isso se deve ao trabalho incansável de toda a nossa equipe. Estamos empenhados em levar água tratada e sistemas de esgoto de qualidade para todos os municípios atendidos, garantindo dignidade e saúde à população. Nosso compromisso é continuar investindo em infraestrutura e tecnologia para que Mato Grosso do Sul seja um estado ainda mais desenvolvido e sustentável”, afirma Marcílio.

Os investimentos realizados pela estatal contemplam a ampliação de redes de distribuição de água, a perfuração de novos poços, a construção de estações de tratamento de água e esgoto, entre outras melhorias estruturais. Essas iniciativas têm impacto direto na saúde pública e no desenvolvimento econômico das regiões atendidas.

Conscientização ambiental

Outro destaque da gestão é o investimento em conscientização ambiental, por meio de programas educativos que estimulam o uso responsável dos recursos hídricos. A empresa tem realizado diversas ações de educação ambiental, com distribuição de mudas e projetos de arborização urbana, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.

Sanesul completa 46 anos levando saneamento e qualidade de vida para municípios de MS
Foto: Sanesul

A comemoração dos 46 anos da Sanesul é, portanto, um marco importante para Mato Grosso do Sul, reforçando o papel estratégico da empresa na promoção de qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.

“Estamos orgulhosos do que construímos até aqui e confiantes de que continuaremos sendo protagonistas no desenvolvimento do saneamento no Brasil. Esse é um trabalho coletivo, que envolve desde os nossos colaboradores até a PPP (Parceria Público-Privada) com o Grupo Aegea, por meio da Ambiental MS Pantanal, firmada com o Governo do Estado para levar infraestrutura de saneamento à população, que confia em nosso trabalho”, reforça o dirigente.

Comunicação Sanesul

“Trump será um defensor da liberdade”, avisa Pollon em Rádio

0
Foto: Assessoria/Marcos Pollon

Deputado do PL já preparou em janeiro dois pedidos de impeachment de Lula

Horas depois, do retorno a Campo Grande, Marcos Pollon foi entrevistado no programa Noticidade, com o jornalista Rodrigão, no qual repercutiu a sua viagem para Washington D.C., em que acompanhou a posse de Donald Trump. Além desse assunto, o vice-líder do PL na Câmara dos Deputados também falou da realidade tributária brasileira, o seu novo pedido de impeachment do Presidente Lula, e até da “Velha Política”, seu maior inimigo.

“Eu não me vejo como político profissional, a minha preocupação maior é como as alterações impactam na vida do cidadão, que está lá na ponta. E eu estive muito tempo nesta situação, além de saber que, mais cedo ou mais tarde, eu vou sair dessa atividade de político e vou voltar para onde eu estava, como cidadão. Por isso, o meu trabalho é a luta por se reduzir impostos e aumentar o poder aquisitivo das pessoas, pois é isso que eu sou: mais um naquela pipoca”, frisou o parlamentar na participação, a respeito da sua identidade como representante do povo.

Um dos convidados da delegação escolhida por Eduardo Bolsonaro, para prestigiar as solenidades da troca de Presidência nos Estados Unidos, o deputado também comentou sobre o eventual impacto que Trump deve trazer ter ao Brasil.

“Existe no nosso país, quase uma necessidade da ‘extrema esquerda’, de se criar um sentimento de anti-americanismo, pois eles se alimentam disso. E o Trump adota sim, uma política chamada de ‘American First’, que visa cuidar dos Estados Unidos. Inclusive, nós tínhamos algo semelhante no Governo Bolsonaro, com um presidente que pensava primeiro nos interesses dos brasileiros. Porém, agora temos na Presidência um cachaceiro, ladrão, que busca aliança com ditaduras do eixo do mal, espalhadas pelo mundo. O novo governo norte-americano, nos dará um fôlego para a Direita brasileira, simplesmente porque é um defensor do direito a garantias fundamentais e se posiciona em respeito à liberdade”, analisa Pollon, que enxerga grande fragilidade para a gestão “Lula 3”, a qual considera com dias contados em 2025.

Fora Lula!

Só neste ano, o parlamentar redigiu dois pedidos de impeachment do Presidente da República. Ao todo, o mandato de Pollon já encaminhou na Câmara, outros nove documentos com esse teor, a maior parte por improbidades administrativas e fiscais do Governo Federal. Nas duas argumentações de janeiro, que serão protocoladas em 1° de fevereiro quando o sistema terá disponibilidade, dois questionamentos distintos.

“Houve descumprimento da previsão orçamentária em pagamentos do Programa Pé de Meia, e cabe ao Legislativo fiscalizar. Pois o dinheiro público deve cumprir uma orientação de gastos que é determinada em lei, assim como se define o Judiciário acompanhar se as leis estão sendo bem adotadas. O Presidente não pode fazer o que quer e gastar com critério particular, porque isso fere a ordem em uma nação. Portanto, diante da irregularidade, cabe o afastamento. O mesmo vale para a clara interferência na Polícia Federal, demonstrada no pedido imediato de investigação dos assassinatos em um assentamento ocorrido em Tremembé-SP”, explica o parlamentar sul-mato-grossense, que é membro titular da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados).

Vale a lembrança

No programa, o convidado também questionou a postura da Esquerda e do Centro quanto ao grandes problemas do Brasil. Segundo Pollon, há na política tradicional vícios que precisam ser confrontados, pois são reiteradamente divulgadas “soluções simplórias e idiotas” para questões complexas do país. Um exemplo dado pelo parlamentar na entrevista, foi justamente o dilema armamentista e a violência nacional.

“Sempre falam, por exemplo, que o Brasil é onde mais se mata pessoas do grupo LGBTQIA+, e isso não é uma verdade total. Trata-se de uma informação condicionada, pois o nosso país é o primeiro lugar no ranking de homicídios de vários grupos. É o lugar que mais se assassina policial, que mais mata mulher, que mais médicos morrem, então é preciso um filtro no contexto. Sem isso, virá uma desonestidade intelectual, e vale lembrar que, durante o Governo Bolsonaro, quando se facilitou o acesso do cidadão a armas de fogo, ocorreu o fenômeno da ‘dissuasão racional’ aos marginais. Já que antes de qualquer ação, existia a dúvida maior com relação a capacidade da pessoa se defender”, comentou o deputado, na manhã desta sexta-feira (24), em menção à queda vertiginosa dos indicadores de crimes violentos, como latrocínios, homicídios e assaltos, entre 2020 e 2022, conforme dados divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na primeira reunião do ano, Conselho do FCO aprova R$ 187 milhões em investimentos no Estado

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

Os membros do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional do Centro Oeste) realizaram quinta-feira (23) a primeira reunião de 2025 para analisar cartas-consultas solicitando empréstimos por parte de empresários do agronegócio e de empreendimentos urbanos.

A reunião foi realizada em formato híbrido (presencial e virtual) e presidida pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette. Foram aprovadas nessa primeira reunião do CEIF/FCO 40 cartas-consultas, sendo 23 para o FCO Empresarial, que somaram R$ 128.715.371,38, e 17 cartas-consultas do FCO Rural, perfazendo R$ 58.473.622,74.

Dentro da linha FCO Empresarial, o setor que teve o maior número de cartas-consultas aprovadas (17) foi Comércio e Serviços, totalizando R$ 20.349.145,76. Entretanto, o setor Infraestrutura Econômica, com apenas uma carta-consulta, teve o maior valor deliberado: R$ 100 milhões. Indústria (3) somou R$ 1.954.598,00 em pedidos de empréstimos, seguido de Turismo Regional (R$ 2.098.530,12) e Ciência, Tecnologia e Inovação (R$ 4.313.097,50), com uma carta-consulta cada.

Na primeira reunião do ano, Conselho do FCO aprova R$ 187 milhões em investimentos no Estado
Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

Já os pedidos de financiamento pela linha FCO Rural foram divididos da seguinte forma nessa primeira reunião do ano do CEIF/FCO. Máquinas, com quatro cartas-consultas e valor total de R$ 6.527.300,00; Suínos (1 carta-consulta; R$ 1.195.382,56); Irrigação (4 cartas-consultas; R$ 26.465.658,48); Armazenagem (1 carta-consulta; R$ 11.407.899,10); Reforma de Pastagens (4 cartas-consultas; R$ 7.713.300,21).

Esses 40 projetos levam investimentos para 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Em 2024, conforme dados do Banco do Brasil, agente financeiro que administra os recursos do FCO, foram aplicados R$ 2.975.315.649,00 no Estado com recursos do Fundo, distribuídos em 3.578 projetos que contemplaram todos os municípios sul-mato-grossense. Esse valor global se dividiu em R$ 1.935.763.076,00 para o segmento Rural e R$ 1.025.282.578,00 do segmento Empresarial.

Para o exercício de 2025, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste destina para Mato Grosso do Sul o montante de R$ 2.690.632.188,00, divididos em partes iguais entre os segmentos Rural e Empresarial.

Também participaram da reunião, o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; o coordenador de Competitividade Empresarial da Secretaria, Augusto de Castro; assessores e agentes financeiros convidados.

Na primeira reunião do ano, Conselho do FCO aprova R$ 187 milhões em investimentos no Estado
Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

João Prestes, Comunicação Semadesc

Governo de MS oferece cursos gratuitos para servidores públicos e comunidade

0
Foto: Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Escolagov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), inicia o ano de 2025 com uma ampla oferta de cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Destinados a servidores públicos estaduais e cidadãos interessados em ampliar conhecimentos, as capacitações abordam temáticas atuais e relevantes nas áreas de Gestão Pública, Licitações, Produtividade e Educação Financeira.

Para participar, os interessados devem acessar o Portal de Cursos da Escolagov pelo endereço www.cursos.ms.gov.br. No site, basta clicar em “catálogo de cursos” para conhecer as opções disponíveis. Quem ainda não possui cadastro pode criar uma conta na plataforma clicando em “cadastrar” e preenchendo os dados solicitados.

Após o registro, uma senha inicial será enviada por e-mail para acesso ao sistema. Dúvidas sobre inscrições, validação ou acesso aos cursos podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Essa é uma oportunidade para ampliar conhecimentos e habilidades de forma mais prática, contribuindo para a formação de profissionais preparados e cidadãos mais capacitados para o mercado de trabalho. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado emitido pela Escola de Governo, declarando a qualificação e habilitação no curso.

Confira os principais cursos:

Termo de Referência – TR

  • Carga horária: 4 horas
  • Descrição: Capacitação sobre a elaboração de Termos de Referência conforme a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e legislação estadual.
  • Objetivo: Ensinar a redigir Termos de Referência com informações completas e precisas, baseando-se em Estudo Técnico Preliminar e garantindo a qualidade dos processos de contratação pública.

Pesquisa de Preços

  • Carga Horária: 4 horas
  • Descrição: Curso voltado à realização eficiente e justificada de pesquisas de preços, conforme exigências da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
  • Objetivo: Capacitar sobre o procedimento de pesquisa de preços, diferenciando-a da pesquisa de mercado, com foco na legislação vigente.

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

  • Carga horária: 30 horas
  • Descrição: Curso com sete módulos abordando a Lei nº 14.133/2021, incluindo planejamento da contratação, pesquisa de preços, dispensa, inexigibilidade e gestão de contratos.
  • Objetivo: Apresentar de forma detalhada os processos de contratação pública, enfatizando o planejamento e a responsabilização dos agentes envolvidos.

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

  • Carga horária: 5 horas
  • Descrição: Capacitação sobre a gestão e fiscalização de contratos administrativos, com foco no papel do gestor e do fiscal.
  • Objetivo: Orientar sobre as responsabilidades e boas práticas na fiscalização contratual para garantir eficiência nos processos administrativos.

Excel Básico

  • Carga horária: 20 horas
  • Descrição: Curso introdutório sobre a ferramenta Microsoft Excel, com aplicação prática em áreas administrativas, financeiras e comerciais.
  • Objetivo: Ensinar o uso básico do Excel, como montagem de planilhas, fórmulas, gráficos e organização de dados.

Estudo Técnico Preliminar – ETP

  • Carga horária: 5 horas
  • Descrição: Capacitação sobre a elaboração de Estudo Técnico Preliminar, com base na Lei nº 14.133/2021 e suas aplicações.
  • Objetivo: Ensinar a produzir estudos técnicos eficientes para identificar soluções que atendam às necessidades administrativas.

Educação Financeira Básica

  • Carga horária: 40 horas
  • Descrição: Curso sobre planejamento financeiro pessoal, com estratégias práticas para controle de despesas e criação de hábitos financeiros saudáveis.
  • Objetivo: Ajudar os participantes a gerenciar melhor suas finanças pessoais e familiares, visando estabilidade econômica.

Contratação Direta por Inexigibilidade

  • Carga horária: 5 horas
  • Descrição: Capacitação sobre as situações e cuidados legais para aplicar a inexigibilidade em contratações públicas.
  • Objetivo: Esclarecer os conceitos e requisitos necessários para conduzir processos de inexigibilidade com segurança jurídica.

Contratação Direta por Dispensa de Licitação

  • Carga horária: 5 horas
  • Descrição: Curso sobre hipóteses legais e cuidados para aplicação da dispensa de licitação em contratações diretas.
  • Objetivo: Ensinar a identificar e justificar situações de dispensa, conforme previsto na legislação.

Agentes Envolvidos no Processo de Contratações e Respectivas Responsabilidades

  • Carga horária: 6 horas
  • Descrição: Capacitação sobre a atuação de agentes no processo de contratação pública e suas responsabilidades legais.
  • Objetivo: Orientar sobre governança, segregação de funções e controle de agentes públicos no processo licitatório.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

MS tem fim de semana com previsão de sol, com possibilidade de chuvas em diferentes regiões

0
Foto: Rafael de Souza

Mato Grosso do Sul tem previsão de sol e variação de nebulosidade, para este fim de semana, porém com possibilidade de ocorrerem chuvas e tempestades. O grande destaque do final de semana é que as temperaturas estarão em elevação e podem atingir valores próximos aos 37°C e 40°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira.

A previsão indica sol e variação de nebulosidade neste sábado (25) e domingo (26). Porém, há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. E pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa situação meteorológica ocorre devido a aproximação e o avanço de uma frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, o aquecimento diurno e umidade favorecem a formação de instabilidades no Estado. Por outro lado, hoje (25) são esperadas altas temperaturas com valores entre 37°C e 40°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 20% e 35%, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Em relação às temperaturas para o Estado, estão previstas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 36°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste espera-se mínimas entre 25°C e 28°C e máximas entre 35°C e 40°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 24°C 26°C e máximas entre 33°C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C. Os ventos estarão variáveis, entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) também divulgou a tendência meteorológica para os próximos dias. Até a próxima sexta-feira (31),  há previsão de chuvas com acumulados entre 40mm e  200mm (desde o dia 23 de janeiro). Os maiores acumulados de chuvas são previstos para as regiões central, leste e nordeste do estado, com valores que podem atingir entre 100mm e 200mm. 

Comunicação Governo de MS

Prefeito visita Unidades da Rede Municipal de Ensino para acompanhar preparativos e ouvir demandas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, realizou visitas técnicas em quatro unidades da Rede Municipal de Ensino (REME), acompanhando de perto a infraestrutura das escolas e dialogando com as equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Participaram também da agenda a primeira dama Kelly Albonízio e a secretária de Educação Angela Brito.

A primeira escola visitada foi a Escola Municipal Irmã Scheilla, onde o prefeito foi recepcionado pela diretora Vanessa Martins. Na sequência, esteve no Centro de Educação Infantil (CEI) Interlagos, sob a direção de Pamela Freitas Maia. Posteriormente, a visita seguiu para a Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, com a direção de Thiago Macedo, encerrando no CEI Prof.ª Elízia Oliveira dos Santos, onde a diretora Ivani Barboza Montalvão apresentou a unidade.

Durante as visitas, o prefeito teve a oportunidade de conhecer as necessidades de cada unidade, incluindo pontos relacionados à infraestrutura, reformas e melhorias. Ele também conversou com os servidores que já estão atuando para preparar os espaços escolares para o início do ano letivo, garantindo que tudo esteja em ordem para receber as crianças.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas do Distrito de Arapuá continuam

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, com recurso próprio, está realizando uma importante obra de infraestrutura urbana no Distrito de Arapuá. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), contempla a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais em diversas ruas.

O projeto prevê a pavimentação de 25.389,14 m² com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e a instalação de 2.147 metros de drenagem subterrânea utilizando tubos de concreto. As vias receberão meio-fio com sarjeta, para drenagem superficial, calçadas acessíveis nas esquinas, e sinalização horizontal e vertical, garantindo maior segurança e conforto aos moradores e usuários das ruas do distrito.

Além de solucionar problemas de alagamentos e poeira, a pavimentação trará mais qualidade de vida, segurança no tráfego e valorização imobiliária para os moradores da região.

Veja mais fotos:

Mãe de bebê morta em Bataguassu deve passar por audiência e delegada detalha crime

0
Foto: Midiamax

Uma mulher de 21 anos, presa na última quinta-feira (23) após levar sua filha de sete meses, já sem vida, à Santa Casa em Bataguassu deve passar por audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (24).

Conforme o site Midiamax, a bebê apresentava sinais de maus-tratos, incluindo rigidez cadavérica, sangramento no ouvido, queimaduras condizentes com cinzas de cigarros, lesão no crânio e fungos na parte íntima.

A mãe alegou que foi dormir com a bebê e, quando acordou por volta das 7h, a filha já estava sem sinais de vida. No entanto, a perícia realizada no local e no corpo da criança revelou uma história diferente.

A delegada Izabela Borin, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), informou que a perícia constatou a causa da morte como sufocação direta.

A perícia também constatou que o ambiente onde a criança vivia era precário e que a mãe fez uso excessivo de álcool e cigarro. Na noite anterior à morte da criança, a mãe ingeriu uma caixa de cerveja com sua mãe e padrasto. A possível causa da morte é asfixia mecânica secundária a traumatismo cranioencefálico seguido de hemorragia subdural aguda.

A audiência de custódia será realizada para determinar se a mãe deve continuar presa. A delegada Izabela Borin explicou que a audiência é um procedimento necessário para garantir que a acusada seja tratada de forma justa e que seus direitos sejam respeitados. A comunidade está chocada com o caso e espera que a justiça seja feita. A morte da bebê é um lembrete trágico da importância de proteger as crianças e garantir que elas sejam tratadas com dignidade e respeito.

Busca por comerciante de Nova Andradina continua e PCMS intensifica investigações

0
Foto: Jornal da Nova

A Polícia Civil continua a procurar pelo comerciante Rogério Pereira Bonfim, de 44 anos, conhecido como “Rogerinho”, que desapareceu na manhã da última terça-feira (21) em Nova Andradina.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (24) pelo site Midiamax, a busca entra no seu quarto dia, com equipes da Polícia Científica realizando perícias em veículos, objetos, câmeras de segurança e sistemas telemáticos.

Na noite do mesmo dia do desaparecimento, o carro de “Rogerinho”, um Onix, foi encontrado queimado em meio a uma plantação em Anaurilândia. A Polícia Civil não divulgou a linha de investigação para não comprometer as diligências.

Equipes da SIG (Seção de Investigações Gerais) refizeram o trajeto que a vítima teria feito no dia do desaparecimento, que inclui uma ida à sua propriedade rural. Além disso, foram analisados dados telemáticos, tanto do “Rogerinho” quanto de sua esposa e pessoas ligadas a ele.

A Polícia Civil está trabalhando para esclarecer o caso e encontrar “Rogerinho”. A comunidade está sendo convidada a colaborar com as investigações, fornecendo qualquer informação que possa ajudar a localizar o desaparecido. A busca continua, e a Polícia Civil está comprometida em resolver o caso e trazer respostas para a família e amigos de “Rogerinho”.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

0
Foto: Rafael de Souza

Além disso, algumas dessas pessoas são usuários de drogas e já ocorreram casos de sexo ao ar livre, agressões, atentado ao pudor, ameaças e perturbações

Um estudo divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), aponta que o número de pessoas vivendo em situação de rua em todo território brasileiro aumentou cerca de 25% e em Três Lagoas a situação não é diferente.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo
Com papelão e folha de compensado, o morador em situação de rua construiu uma barraquinha, onde se abriga, como se fosse sua residência (Foto: Rafael Bueno)

BOOM ECONÔMICO

Com o boom econômico que a cidade teve nos últimos anos, muitas pessoas de outros estados e até de outros países se mudaram para Três Lagoas em busca de melhores condições de vida, mas muitas delas acabam se perdendo no mundo das drogas e causando transtornos para os moradores.

CASA ABANDONADA SERVE DE PONTO PARA USUÁRIOS

Um exemplo aconteceu na quinta-feira em Três Lagoas. Uma residência localizada na Rua Benedito Soares da Mota, (VEJA VÍDEO) no Bairro Novo Aeroporto, tomada por usuários de drogas, foi incendiada. Um popular que mora nas imediações chegou ao local e para as chamas não se alastrarem para outras casas, tentou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, mas não foi possível.

VEJA ABAIXO COMO FICOU O IMÓVEL APÓS INTERVENÇÃO DOS BOMBEIROS

193 INOPERANTE

De acordo com a testemunha, o contato de emergência do Corpo de Bombeiros não estava funcionando e ele, com o próprio carro, teve que ir pessoalmente até a base dos militares para informar a ocorrência de incêndio e imediatamente equipes se dirigiram ao local, conseguindo controlar as chamas.

NO CENTRO DA CIDADE

Um outro ponto da cidade que chama a atenção de quem passa pelo local é na antiga sede da Viação São Luiz, na Rua Elmano Soares, no centro de Três Lagoas. O imóvel está fechado e foi tomado por um morador de rua que fez da área de entrada um local para se acomodar. Com papelão e folha de compensado, o sujeito construiu uma barraquinha, onde se abriga, como se fosse sua residência. O que acontece no local ninguém ainda ficou sabendo, porém o acumulo de lixo é preocupante. Ainda mais que bem em frente existe um estabelecimento de ensino.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo
Fotos: Rafael Bueno

TRÊS LAGOAS PRECISA DE MAIS ATENÇÃO DAS AUTORIDADES

O fato é que Três Lagoas já não é mais uma cidade do interior. Com o passar dos anos, o município virou uma potência econômica e o maior exportador do Mato Grosso do Sul. Com o aumento da população, a demanda de atendimentos cresce e, para manter a ordem, é indispensável que a comunicação com as forças de segurança esteja em pleno funcionamento.

Na praça da rodoviária se concentra grande quantidade de usuários de drogas

O bairro Novo Aeroporto fica próximo à Rodoviária Municipal e no local existe uma praça onde se concentra grande quantidade de usuários de drogas, o que deixa os moradores preocupados e inseguros. O aumento de dependentes químicos atinge toda a cidade de Três Lagoas.

ATENTADO AO PUDOR

Recentemente, o Perfil News também teve um relato de uma mãe que levou sua criança para brincar no parquinho, localizado na Lagoa Maior, o maior cartão postal de Três Lagoas. Na ocasião, um morador de rua mostrou seu órgão genital para a mãe e a criança. Assustada, a mulher precisou correr com a criança do local e ainda foi perseguida pelo sujeito.

Um outro ponto da Lagoa Maior, próximo da pista de skate, principalmente à noite, alguns rapazes aproveitam a escuridão do local para consumir drogas e em algumas ocasiões praticar pequenos roubos, tendo como vítimas mulheres que fazem exercícios na pista de caminhada.

Importante ressaltar que a Lagoa Maior é o local que os turistas mais frequentam. Todas as pessoas que visitam Três Lagoas costumam fazer um registro no ponto turístico e nem lá, onde têm um grande fluxo de pessoas, mãe e filha não conseguiram se sentir seguras, imagina em lugares mais ermos.

ESCURIDÃO

Essa situação pode ainda ficar mais complicada, devido alguns trechos da pista de caminhada estar em completa escuridão. Além disso, em frente do local, ao lado dos quiosques que vendem água de coco, fica localizado o imponente prédio da Biblioteca Municipal, que apresenta uma bela arquitetura. Ocorre que ao cair da noite, o local é tomado por moradores de rua, que montam até barracas para pernoitarem. A cena é degradante, para quem passa pelo local, principalmente agora que foi instalada uma unidade do McDonald´s e por conta disso, o movimento de veículos e pessoas aumentou significativamente.

SEGUNDA LAGOA

O problema está se alastrando pela cidade, além dos bairros, a Lagoa Maior, agora, os moradores de rua também estão ‘tomando conta’ da segunda lagoa. No local tem uma excelente obra, o contorno, construída pelo ex-prefeito, Angelo Guerreiro (PSDB), mas moradores de rua estão usando o espaço, à beira na lagoa como ‘moradia’.  Além disso, casal de usuário já foi flagrado praticando sexo durante banhos na lagoa.

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

Uma outra ocorrência que chama a atenção é que no antigo prédio onde funcionava o escritório da antiga Viação São Luiz, os usuários simplesmente improvisaram na entrada do prédio um barraco e estão ‘morando’ no lugar, o qual fica localizado em uma área central de Três Lagoas e bem em frente a uma escola.

PRAÇA DO ALVORADA

Outro ponto de concentração de usuários é a Praça do Alvorada, localizada em frente da delegacia da Polícia Federal. No local existe um coreto que serve como proteção às intempéries.  

Inclusive a redação do Perfil News já recebeu reclamações de proprietários de estabelecimentos; bares, lanchonetes e conveniências nas imediações, que alguns desse usuários estariam ameaçando proprietários de veículos que se recusam a pagá-los para “olhar o veículo”. Isso já seria caso de polícia!

CENTRO POP

Pessoas em situação de rua aumenta em Três Lagoas; cartões postais da cidade viram abrigo

Três Lagoas tem um espaço denominado Centro POP, o qual é uma casa que possui estrutura para atender temporariamente pessoas em situação de rua. O problema é que, a maioria serem dependentes químicos, ao serem abordadas pelas equipes de Assistência Social recusa atendimento e prefere seguir perambulando pelas ruas. A população agora espera que o prefeito, Cassiano Maia (PSDB), consiga buscar alternativas para encontrar uma solução afim de diminuir o número de usuários de drogas no município e moradores em situação de rua.

Governo de Mato Grosso do Sul utilizou mais de 99% dos recursos da Lei Paulo Gustavo

0
Foto: Arquivo pessoal

O Governo de Mato Grosso do Sul utilizou mais de 99% dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Segundo o Painel de Dados atualizado pelo Ministério da Cultura, para o setor do audiovisual, o valor recebido foi de R$ 20.010.557,63, computando uma utilização num percentual de 98,68% dos recursos. Nas demais áreas, o valor recebido foi de R$ 7.188.786,50, totalizando um percentual de utilização de 99,8% dos recursos.

No total, foram aprovados 420 projetos, sendo que 145 projetos no audiovisual e 275 nas demais áreas. Na área do audiovisual, 22 projetos foram de grande porte, recebendo de 250 mil a um milhão de reais em recursos disponibilizados.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, “os resultados alcançados com a Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso do Sul demonstram o compromisso da nossa gestão com a valorização e o fortalecimento da cultura no Estado”, frisa, completando em seguida.

“Conseguimos utilizar mais de 99% dos recursos disponíveis, garantindo que iniciativas incríveis saíssem do papel, desde grandes produções audiovisuais até projetos que alcançam as comunidades mais distantes. Essa conquista é reflexo de uma atuação eficiente e da colaboração com os profissionais da cultura, mostrando que, juntos, podemos transformar ideias em realizações que impactam a vida de milhares de pessoas”.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representou o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destinou recursos para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. Destinou-se a profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, premiações, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.

O diretor presidente da FCMS, Eduardo Mendes afirma que, “a execução da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso do Sul é motivo de grande orgulho para nós. Além de promover a inclusão e a democratização de recursos, ela revelou o talento e a diversidade cultural que temos em nosso Estado”, conta.

Ele complementa a fala ainda dizendo que “ver projetos inovadores, como documentários, festivais e livros, ganhando vida é a prova de que a cultura é um motor essencial para o desenvolvimento social e econômico. Esses resultados reforçam nosso compromisso em continuar trabalhando para que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes e transformadoras”.

Cleiton Mota, produtor cultural, roteirista e diretor, teve alguns dos projetos em que participou aprovados pela Lei Paulo Gustavo no audiovisual.

Um deles é sobre o autismo, o outro é um cinema itinerante, e o Festival Cine Rota, que se apresentou em Terenos, Jaraguari Bandeirantes e Camapuã, levando filmes que foram gravados e produzidos por cineastas de Mato Grosso do Sul, o documentário sobre os graxas, os técnicos que trabalham nos bastidores, que se chama Graxa e Cultura: o show por trás do show, e está em fase de gravação do documentário Entre Dois Mundos, que conta a história de um indígena que veio para a cidade e também tem saudades da época em que morava na Aldeia Brejão, próxima a Nioaque.

Cleiton acredita que a Lei Paulo Gustavo fez com que os pequenos cineastas ou roteiristas que nunca tiveram a oportunidade, tivessem acesso aos recursos para produzir seus projetos.

“A Lei veio com cotas para indígenas, para pessoas negras, então isso fez o fomento chegar nas pontas. A Lei Paulo Gustavo tem esse marco com relação ao audiovisual em nível nacional e em Mato Grosso do Sul, colocou pessoas que tinham seus projetos dentro da gaveta há muito tempo por conta da morosidade e que não sabiam fazer o caminho do processo até chegar no fomento, na grana para executar o projeto. Então a Fundação de Cultura trabalhou muito bem nesse sentido, de distribuir os valores e fazer com que o audiovisual, tanto com relação a obras novas quanto com relação a cinemas itinerantes, chegasse nas pontas”.

O produtor cultural, produtor audiovisual e técnico de iluminação Richard Thiago Carvalho dos Santos foi o proponente do projeto na área de audiovisual e produziu o documentário “Graxa e Cultura: o Show por Trás do show”. Para ele, ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo foi uma experiência incrível.

“Com o projeto aprovado, consegui realizar um objetivo pessoal muito importante: mostrar um pouco mais sobre a vida dos técnicos, conhecidos como “graxas”, por meio de um documentário. A Lei Paulo Gustavo é muito importante porque dá chance para quem está começando ou não tem tanto recurso para conseguir realizar seus projetos. Pra gente que é pequeno produtor, é uma oportunidade de tirar ideias do papel, de mostrar nosso trabalho e contar histórias que muitas vezes não ocupam espaço. Esse tipo de apoio faz toda a diferença pra gente crescer. É essencial para o audiovisual sul-mato-grossense porque viabiliza projetos que muitas vezes ficariam no papel, valorizando a cultura e os talentos locais. É um incentivo que fortalece a cena, abre portas para novos produtores e dá visibilidade ao que temos de único no Estado”.

O músico, publicitário e produtor cultural. Patrick Douglas Sandim Corrêa teve um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, o Festival Dread Day, que vai ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano. Trata-se de um Festival Multicultural, este ano com a  temática “Regando a Raiz”, buscando fortalecer e valorizar artistas locais, com foco na arte e também na preservação ambiental, com oficinas e vivências dentro do festival.

Para Patrick, foi muito importante ter o seu projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo. “Vamos conseguir executar um evento como deve, com incentivo, pois é muito difícil a produção de evento de forma independente, ainda mais se tratando de um festival que exige uma demanda muito grande de tudo. Pra mim a Lei Paulo Gustavo é muito importante pois acho que democratizou mais as oportunidades, vejo a lei como um divisor de águas pra quem trabalha com a Cultura, vejo como uma oportunidade inédita”.

O escritor Jander Gomez teve um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Trata-se do livro “Amadores”, que fala sobre uma comunidade isolada no Pantanal do Sul de Mato Grosso, onde tem um time de futebol formado somente por peões, o Jacaré.

Em meados da década de 70, em plena Ditadura Militar, enquanto fazendeiros estão unindo forças para dividir o Estado do Mato Grosso, a pacata comunidade pantaneira se transformará com a conquista do time a uma vaga para jogar a COFA-BR no Estado de São Paulo. “Optei por destacar uma faceta da vida no estado que é, muitas vezes, ignorada: o impacto da ditadura militar durante aqueles 22 a 26 anos de regime autoritário. O importante foi trazer essa reflexão, que considero essencial”

O escritor sentiu-se extremamente feliz por ter um projeto seu aprovado pela Lei Paulo Gustavo.

“Sempre é gratificante quando um trabalho é reconhecido. Anteriormente, fui contemplado pelo Fundo de Investimento Cultural com um livro que lancei no ano passado, descrito como uma ‘colcha de retalhos’. Este ano, ‘Amadores’ será lançado pela Lei Paulo Gustavo, dando continuidade ao meu projeto literário no Mato Grosso do Sul, mas com uma proposta diferente. Ser contemplado por uma lei pública, ainda mais em âmbito estadual, foi uma honra. Fiquei muito satisfeito com o resultado e com o projeto como um todo, pois foi elaborado de maneira cuidadosa, nos mínimos detalhes. Isso me deixou profundamente feliz e motivado a seguir adiante”.

Jander considera extremamente relevante e importante o papel da Lei Paulo Gustavo.

“A aprovação inicial no Congresso Nacional, sob um cenário político caótico e negacionista, trouxe uma oportunidade única: uma lei simplificada, que não exigia tantos elementos burocráticos. Isso possibilitou que pessoas, mesmo sem todos os requisitos usuais, pudessem participar de editais públicos e serem selecionadas com base em seus trabalhos. Em Mato Grosso do Sul, a gestão desta lei pela Fundação de Cultura foi muito bem conduzida. Apesar de ser uma lei emergencial, que naturalmente enfrentou alguns problemas, a Fundação de Cultura soube lidar com os desafios de forma exemplar”.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Al Gore e CEO Global da JBS defendem agricultura regenerativa para combate à pobreza e mudança do clima

0
Foto: Divulgação/WEF

Painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, aponta a necessidade de uma abordagem simultânea entre questões climáticas, desenvolvimento e classe média

A agricultura tem o potencial de capturar de 10% a 20% das emissões globais de CO2. “Se quisermos enfrentar as mudanças climáticas, precisamos investir na agricultura”, defendeu Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, durante a sessão ‘Um novo trilema: clima, desenvolvimento e a classe média’, no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, realizada nesta quinta-feira, 23, em Davos.

Na mesma sessão, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse concordar com Tomazoni sobre a necessidade de investir na agricultura. Gore afirmou que novos avanços na medição e teste do sequestro de carbono através da agricultura regenerativa permitem usar muitas abordagens para enfrentar as mudanças climáticas.

“Se compensássemos os agricultores com base nisso, isso os ajudaria a superar o período de transição de dois a três anos [necessário para um novo modelo de produção]. Os agricultores querem isso porque os eventos climáticos extremos estão tornando suas fazendas mais vulneráveis à erosão hídrica e eólica”, afirmou.

Tomazoni mencionou os dados do Ifad (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), da ONU, que apontam que somente 4% do investimento em mudanças climáticas vai para os sistemas alimentares, sendo que os pequenos agricultores recebem apenas 1%. Nesse cenário, 67% das pessoas em situação de pobreza vivem em regiões rurais. “Se apoiarmos a agricultura, podemos tirar milhões de pessoas da pobreza e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico e avançar no enfrentamento do desafio climático”, afirmou.

Na JBS, 60% dos fornecedores são pequenos agricultores. Nessa situação, Tomazoni relatou o foco da Companhia em atuar pelo apoio financeiro e tecnológico para a agricultura regenerativa. “Os pequenos produtores precisam de apoio, não apenas financeiro, mas também assistência técnica sobre como fazer isso. Precisamos fazer isso, porque eles são uma grande força para a transformação”, disse.

A sessão foi mediada pela âncora da Bloomberg em Cingapura Haslinda Amin e contou ainda com a participação de Dani Rodrik, professor na Harvard Kennedy School, e Teresa Ribera, vice-presidente da Comissão Europeia.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.

No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países.

A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Sexta vítima do arroz envenenado com chumbinho morre no Piauí nesta sexta-feira (24)

0
Foto: Reprodução/Metrópoles

Maria Jocilene da Silva, de 32 anos, uma das vítimas do envenenamento com chumbinho colocado em arroz, no Piauí, morreu nesta sexta-feira (24).

Conforme o site Metrópoles, a informação foi confirmada pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba (PI).

Nove pessoas da mesma família foram internadas por passarem mal depois de comer arroz envenenado com chumbinho.

Os membros da família começaram a passar mal no dia 1º de janeiro. Até o momento, seis deles morreram:

  • Manoel Leandro da Silva, de 18 anos
  • Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses
  • Lauane da Silva, de 3 anos
  • Francisca Maria da Silva, de 32
  • Maria Gabriela Silva, de 4
  • Maria Jocilene, de 32

O padrasto da família, Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, é o principal suspeito do crime. Ele está preso desde o dia 8 de janeiro.

Caju envenenado

O caso de envenenamento da família trouxe à tona um inquérito referente ao falecimento de duas crianças, Ulisses Gabriel e João Miguel Silva, de 7 e 8 anos, que morreram após comerem cajus envenenados em agosto de 2024.

A relação entre os casos foi estabelecida pela Polícia Civil depois da informação de que o bebê de 1 ano e 8 meses que faleceu neste ano era irmão dos meninos mortos meses antes.

Por causa do novo crime, outra vizinha da família, que estava presa havia cinco meses acusada de matar as duas crianças, foi solta.

Agora, o padrasto dos meninos e companheiro de Francisca é o principal suspeito de ambos os casos de envenenamento. A Polícia Civil continua investigando o caso e busca esclarecer os motivos e as circunstâncias do envenenamento.

Sead avança com campanha ‘Lixo Zero’ e mobiliza servidores do Estado para sustentabilidade

0
Foto: Monique Alves

A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) deu importantes passos para a implantação plena da campanha ‘Lixo Zero’, com foco na gestão sustentável de resíduos. Um diagnóstico inicial foi realizado, com dados do último mês, para avaliar os tipos e a quantidade de resíduos gerados.

Dentro do cronograma de ações, equipes de limpeza foram orientadas sobre os objetivos da campanha, aprendendo a separar e pesar os resíduos, que alcançaram uma média de 40 kg por dia somente na sede da Sead, resultando em, aproximadamente, 1,2 tonelada no período.

A mobilização incluiu a orientação de aproximadamente 250 servidores sobre a separação correta de resíduos e temas relacionados, como a diferença entre lixo e resíduo sólido, tempo de degradação, logística reversa, impactos ambientais e sociais do descarte inadequado, e as metas da campanha Lixo Zero.

Também foram abordados tópicos essenciais para promover uma mudança cultural, reforçando a importância de adequar as práticas institucionais às legislações ambientais e disseminar o conceito de sustentabilidade dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para estruturar a campanha, foram adquiridos residuários e balanças de pesagem, além de instaladas lixeiras identificadas com placas e cartazes informativos nos corredores da sede. Também foram criados residuários específicos para materiais como cápsulas de café, itens de escrita, pilhas, tampinhas, e outros recicláveis, todos destinados à logística reversa.

Entre os resultados práticos, sete quilos de cápsulas de café foram encaminhados à empresa indústria; 300 lâmpadas fluorescentes e de LED foram entregues a reciclagem, e diversos resíduos recicláveis foram depositados em local especifico para recolhimento.

Além disso, eletrônicos e móveis inservíveis foram destinados ao Ecoponto. O mês de dezembro marcou ainda o início do diagnóstico em prédios da Sead fora do Parques dos Poderes, como o Procon/MS.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da Sead com a sustentabilidade, criando um ambiente institucional mais responsável e alinhado às práticas ambientais exigidas pela legislação. Os resultados já obtidos são um importante marco para a consolidação da campanha Lixo Zero e o estímulo à adoção de hábitos mais sustentáveis pela sociedade.

A servidora Célia Sampaio está disponível para esclarecer dúvidas e receber sugestões pelo telefone 3318-4155. A campanha Sead Lixo Zero é um exemplo de como instituições públicas podem contribuir para a preservação ambiental, engajando seus colaboradores em práticas sustentáveis que impactam positivamente a sociedade como um todo.

Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

Câmara Municipal de Três Lagoas é palco da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (24), o vereador Antonio Empke Júnior, o Tonhão, presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, participou da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente no plenário da Casa de Leis. O evento, organizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), teve como tema central “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica” e reuniu autoridades, especialistas e a comunidade para debater ações e estratégias sustentáveis.

Durante a conferência, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, destacou a importância de um evento como esse ocorrer na Câmara Municipal, ressaltando o papel do Legislativo como espaço de diálogo. “A Câmara é a casa do povo, e realizar essa conferência simboliza o compromisso de Três Lagoas em colocar a sustentabilidade no centro das decisões públicas”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, celebrou a relevância do tema abordado e reafirmou o apoio da Casa de Leis às pautas ambientais. “A transformação ecológica não é apenas um desafio global, mas também um compromisso local, e a Câmara Municipal estará sempre de portas abertas para iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável”, disse Tonhão.

A conferência, alinhada à Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nº 1.079/2024, foi um espaço para a formulação de propostas e estratégias voltadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima. Representantes do poder público, sociedade civil organizada, setor privado e comunidade acadêmica participaram ativamente dos debates, reforçando o engajamento coletivo da cidade frente aos desafios climáticos.

Além das discussões temáticas, o evento contou com a apresentação de projetos e iniciativas locais que já estão sendo implementados para mitigar os impactos das mudanças climáticas. O encerramento destacou a elaboração de propostas que serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A realização da conferência na Câmara Municipal de Três Lagoas reforça o protagonismo da Casa Legislativa no fortalecimento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e na construção de um futuro mais verde para o município e região.

Polícia prende casal e apreendeadolescente de 15 anos por tráfico de drogas em Andradina

0
Foto: Hoje Mais

Na noite da última quinta-feira (23), por volta das 22h30, a Força Tática da Polícia Militar de Andradina realizou uma operação que resultou na prisão de um jovem de 19 anos e na apreensão de uma adolescente de 15 anos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

Conforme o site Hoje Mais, a ação ocorreu na Rua Santa Maria, no bairro Barbarotto, após uma denúncia recebida pela polícia da cidade.

Os policiais localizaram o casal em frente à residência mencionada na denúncia. Inicialmente, nada de ilícito foi encontrado na busca pessoal, mas o nervosismo dos jovens levantou suspeitas.

A avó de um dos envolvidos foi chamada para acompanhar uma vistoria na residência, onde foram encontrados:

  • 187 gramas de maconha
  • 7 gramas de cocaína, todos embalados para venda
  • R$ 21,70
  • Uma balança de precisão
  • Anotações relacionadas ao tráfico
  • Um aparelho celular

Diante das evidências, o jovem foi preso em flagrante e a adolescente apreendida. Ambos foram encaminhados ao Plantão da Polícia Civil, onde tiveram as detenções confirmadas e ficaram à disposição da Justiça.

Funileiro e servente de Andradina são presos ao tentar furtar residência em Castilho

0
Foto: Unsplash

Uma tentativa de furto foi frustrada na noite da última quinta-feira (23) no Centro de Castilho, após a Polícia Militar ser acionada para verificar a ocorrência.

Dois homens, de 49 e 24 anos, ambos moradores de Andradina, foram detidos após serem flagrados em câmeras de monitoramento pulando o portão de uma casa na Rua Couto Magalhães. Conforme o site Hoje Mais, a equipe policial foi acionada por volta das 23h50 e, ao chegar ao local, os suspeitos já haviam fugido.

No entanto, durante patrulhamento, a polícia localizou um veículo suspeito na Rua Nagib Muhana Zahr, onde duas mulheres foram abordadas. Elas relataram estar acompanhadas dos suspeitos, que teriam ido buscar combustível.

Os policiais então seguiram em direção a um posto de gasolina na rodovia Marechal Rondon, onde encontraram os dois homens. Após abordagem, eles confessaram a tentativa de furto e foram levados à delegacia.

Na residência alvo, a moradora constatou danos, como uma janela forçada e uma porta aberta. Os suspeitos, um funileiro e um servente, permaneceram presos e tiveram uma faca e roupas usadas no crime apreendidas.

Homem portando arma de fogo, munições e drogas é preso em flagrante pela Polícia Civil em Três Lagoas

0
Foto: SIG Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (24), agentes da SIG (Seção de Investigação Geral) prenderam em flagrante delito um homem, de 27 anos de idade, suspeito da prática dos crimes porte de arma de fogo, posse de munições e tráfico de drogas.

Os investigadores da SIG procediam diligências na área central da cidade, quando visualizaram um veículo parado no semáforo, com as mesmas características repassadas entre trocas de informações ente forças policiais, como pertencente a um indivíduo que estaria portando uma arma de fogo e comercializando drogas neste município.

Quando a equipe da SIG aproximou-se do veículo, o seu condutor transpassou o sinal vermelho, aparentemente em fuga, mas foi alcançado e abordado.

Em vistorias no veículo foi encontrada uma arma de fogo, do tipo pistola, calibre .380, municiada e pronta para o disparo.

Já durante vistorias na residência do suspeito, os policiais localizaram mais dezenas de munições de calibres diversos e outro carregador de pistola.

Ainda no imóvel foram encontradas e apreendidas substâncias análogas à maconha e comprimidos de ecstasy.

O homem foi conduzido à sede da SIG, onde foi autuado em flagrante delito, e considerando-se os dispositivos legais, não foi arbitrada fiança, sendo que após a realização do exame de corpo de delito, ele foi encaminhado às celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde aguardará a disposição da Justiça.

Diante da gravidade das condutas imputadas, e em razão dos antecedes policiais do suspeito, o delegado de polícia responsável representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Serviço

A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

TJMS revela aumento de pena para homem que matou ex em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em decisão proferida na última terça-feira (21), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) acolheu parcialmente o recurso interposto pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e elevou a pena de um réu condenado por homicídio triplamente qualificado.

Conforme o site Rio Pardo News divulgou nesta sexta-feira (24), o acusado havia sido condenado pelo Tribunal do Júri da comarca de Ribas do Rio Pardo às penas previstas no art. 121, §2º, incisos I (motivo torpe), III (meio cruel) e VI (feminicídio) do Código Penal. Inicialmente, a sentença fixou a pena em 14 anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Entretanto, o MPMS, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo, recorreu da decisão buscando o aumento da pena.

No recurso, a Promotoria destacou a necessidade de considerar circunstâncias judiciais desconsideradas na primeira fase da dosimetria, como a culpabilidade, a personalidade e as consequências do crime, e requereu a aplicação da fração de 1/3 para cada uma dessas circunstâncias.

Além disso, solicitou a declaração da incapacidade do condenado para exercer o poder familiar em relação à filha.

Ao julgar o recurso, o TJMS decidiu aumentar a pena do acusado para 23 anos e 4 meses de reclusão, mantendo o regime inicial fechado.

No entanto, o pedido relacionado à incapacidade para o exercício do poder familiar foi indeferido. O Tribunal entendeu que a questão não havia sido fundamentada na sentença original e deveria ser tratada em ação judicial própria.

Cabe ressaltar que a Ação Penal tramita em segredo de justiça na 1ª Vara da comarca de Ribas do Rio Pardo.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.