16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 695

Vereador suplente de Osasco (SP) é assassinado em frente à casa noturna

0
Foto: Instagram

O vereador suplente de Osasco, Osmar Guedes, de 39 anos, foi baleado e morto em frente à casa noturna da qual era dono, localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Rochdale, na noite de quinta-feira (23/1).

Conforme o site Metrópoles, os guardas civis municipais foram acionados para uma ocorrência de disparo de arma de fogo. No local, encontraram o proprietário do estabelecimento sem vida.

Segundo o boletim de ocorrência, o atirador teria se aproximado, disparado várias vezes e fugido. Um celular foi apreendido no local.

O caso foi registrado como homicídio e localização/apreensão de objetos no 5º Distrito Policial de Osasco, informou a Secretaria da Segurança Pública. A Polícia Civil investiga o caso.

Quem era Osmar Guedes?

Osmar Guedes foi candidato a vereador em Osasco nas últimas eleições pelo partido Renovação Democrática. Ele era empresário e pai de duas filhas. Sua morte choca a comunidade e deixa muitas perguntas sobre as circunstâncias do crime. A investigação está em andamento para determinar os motivos e responsáveis pelo assassinato.

ALERTA! Sorotipo 3 da Dengue preocupa moradores de Brasilândia

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Brasilândia

A Saúde de Brasilândia emitiu um alerta nesta última quinta-feira (23) sobre o ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, que pode aumentar significativamente as chances de uma epidemia na região.

De acordo com especialistas, a grande parte da população não possui imunidade contra esse vírus, o que pode levar a uma situação de risco.

O sorotipo 3 da dengue é particularmente preocupante porque as pessoas que nunca tiveram a doença podem desenvolver a forma clássica, que é mais manejável. No entanto, quem já foi infectado por outro sorotipo do vírus tem maior risco de desenvolver dengue hemorrágica, uma condição mais grave e potencialmente fatal.

Para combater o mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura Municipal de Brasilândia lançará uma campanha de combate ao Aedes aegypti na próxima segunda-feira (27). Agentes de combate às endemias visitarão as residências para conscientizar a população sobre a importância de eliminar focos de água parada, que são os principais criadouros do mosquito.

A Prefeitura reforça o apelo para que a comunidade participe ativamente no combate ao mosquito, eliminando recipientes, caixas d’água destampadas, pratos de plantas e outros locais onde o mosquito pode se reproduzir.

A Saúde de Brasilândia destaca a importância da participação da comunidade no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, ao sorotipo 3 da dengue. “É fundamental que a população esteja ciente do risco e colabore para evitar a proliferação do mosquito”, afirma um especialista.

A campanha de combate ao Aedes aegypti é uma oportunidade para que a comunidade se una para proteger a saúde e a segurança de todos. A Prefeitura Municipal de Brasilândia espera que a população responda ao apelo e participe ativamente da campanha, garantindo um futuro mais saudável e seguro para todos.

Ministro do PSB provoca disputa no partido para garantir permanência no governo

0
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Dentro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), há a certeza de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visou dois alvos específicos ao dizer, em uma reunião ministerial, que “trabalhadores não querem mais CLT” (Consolidação das Leis do Trabalho).

Conforme o colunista Cláudio Humberto divulgou nesta sexta-feira (24), os alvos seriam Luiz Marinho, ministro do Trabalho e uma figura considerada atrasada pela esquerda brasileira, e Márcio França, micro-ministro de Empreendedorismo e da Microempresa e membro do PSB.

A fala de Lula ligou o alerta de possível demissão de França por déficit de desempenho, o que o levou a exigir dos correligionários que lutem para ele não perder o cargo. No entanto, França espera ser “convencido” a desistir da candidatura ao governo de São Paulo para “não dividir a esquerda”. No entanto, a vaga é considerada de Geraldo Alckmin.

Para não perder o espaço que ainda tem, o PSB estuda trocar o apoio a Lula e tentar crescer na Esplanada brasileira cavando espaço para o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Câmara governou Pernambuco sem deixar saudades e saiu do PSB para assumir a presidência do Banco do Nordeste.

Quem trabalha noite e dia na costura de espaço para o PSB é o prefeito do Recife, João Campos, que irá assumir a presidência do partido. Campos é considerado um dos principais nomes do PSB e estaria trabalhando para garantir um espaço mais significativo para o partido na política nacional.

Jardineiro é morto por bala perdida enquanto tomava café da manhã perto de estação no RJ

0
Foto: X

Na manhã desta sexta-feira (24), as forças de segurança do Rio de Janeiro iniciaram uma operação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte fluminense, com um contingente de 500 policiais, 12 blindados e dois helicópteros. Infelizmente, a operação resultou em um morto e vários feridos, incluindo um policial militar.

Conforme o site Correio Braziliense, um jardineiro, identificado como Carlos André Vasconcellos dos Santos, 36 anos, morreu após ser atingido por uma bala perdida enquanto tomava café da manhã perto de uma estação do BRT da Penha. Além disso, um jovem de 21 anos foi atingido dentro de casa e levado ao Hospital Getúlio Vargas.

Um policial militar foi ferido e levado para o Hospital Getúlio Vargas. Moradores da região relatam tiroteios intensos desde a madrugada, quando a operação se iniciou.

A operação está sendo conduzida pelas polícias Militar e Civil, com o objetivo de combater o roubo de veículos e cargas realizados por membros de facções criminosas.

A operação visa combater as atividades criminosas que têm sido realizadas por membros de facções criminosas nos complexos do Alemão e da Penha. As autoridades esperam que a operação ajude a reduzir a violência e a insegurança na região.

No entanto, o resultado da operação até agora é preocupante, com vítimas civis e feridos. A investigação está em andamento para determinar as circunstâncias exatas dos eventos.

Prefeitura de Três Lagoas apresenta nova identidade visual da gestão 2025-2028

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Apostando em modernidade nas cores, conforme prevê a legislação, e fontes escolhidas, a nova gestão adotou uma identidade visual sóbria e única. A marca traz também o novo slogan: “Cada Dia Melhor”, representando a continuidade dos avanços da cidade em todos os setores, bem como melhorias necessárias.

O design simples, minimalista e moderno é dinâmico e permite o uso em diversas situações e documentos. Destacando as raízes da Cidade, a marca mantém o Brasão Oficial de Três Lagoas, representando seu povo e história.

Essa mudança representa o início de uma nova fase na gestão pública do município, que busca manter uma proximidade com a população, além do forte compromisso em construir um município mais sustentável, inclusivo e próspero.

COMO BAIXAR A LOGOMARCA

Baixar a nova logomarca é simples: acesse o site oficial da Prefeitura de Três Lagoas pelo endereço www.treslagoas.ms.gov.br e clique na aba “AGENTE PÚBLICO > LOGOMARCAS”.

Adolescente sofre fraturas nas pernas em acidente na BR-267, em Bataguassu

0

Um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta ocorreu na noite da última quarta-feira (22) na BR-267, em Bataguassu, resultando em ferimentos para duas pessoas, incluindo um adolescente.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (24) pelo site Top Mídia News, o acidente ocorreu por volta das 20h, no km 20,6 da rodovia, próximo a um motel. O motorista do carro Chevrolet Tracker acessou a via sem perceber a motocicleta Honda CG 150, causando a batida.

Com o impacto, ambos os veículos saíram da pista e a motocicleta tombou.O piloto da moto, um jovem, sofreu ferimentos na mão. A passageira, uma adolescente, sofreu fraturas nas duas pernas.

Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência. A jovem recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada para o pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu. O condutor do carro saiu ileso do acidente.

A PRF está investigando as circunstâncias do acidente e trabalhando para determinar as causas da colisão. O caso está sendo apurado para verificar se houve negligência ou imprudência por parte dos envolvidos.

Gratidão: o abraço que transmite sentimentos

0
Foto: Divulgação

A gratidão verdadeira vai além das palavras

Uma reflexão sobre ajudar sem esperar retorno e a importância de ser grato.

Por Enrico Pierro

estava com essa palavra na mente: gratidão. pensando na forma como eu abracei duas pessoas que me ajudaram imensamente. e fiquei refletindo se meu abraço poderia, de alguma forma, transmitir o meu sentimento. e como sempre, me colocou para pensar. 

esperar a gratidão dos outros é um erro nosso. você não deve fazer algo para alguém esperando que a pessoa seja grata. ninguém tem essa obrigação, ainda que para alguns de nós isso seja indiscutível. existem pessoas que são muito difíceis de serem ajudadas e, talvez, por não estarem acostumadas a isso, não sabem nem como reagir. tem a história do filho que ajudava o pai a cortar cabelos no bairro onde vivia, de forma gratuita para as pessoas que não tinham condições de pagar. e chamava a atenção do garoto que algumas pessoas saíam reclamando do corte, quase ofendidas, algumas até os xingando. o garoto então questionava o pai, do porquê ele fazia aquilo se as pessoas pareciam ser tão ingratas. era evidente que o corte havia ficado bom. e então o pai dizia que algumas pessoas agiam dessa forma porque não sabiam ser gratas, não que elas não fossem, mas por orgulho e vaidade, preferiam tentar ferir o outro do que aceitar a ajuda, porque assim, não se sentiriam mal por isso. bem, isso é comum na vida até quando a gente não percebe. mas cabe a nós sabermos fazer aos outros sem esperar o retorno. 

entramos então em outro ponto, que diz que nenhuma ação é puramente altruísta, porque você sempre vai esperar algum retorno, mesmo que seja do universo ou de deus. então não existe altruísmo no sentido de se fazer sem esperar retorno. algo muito bacana de se pensar, porque é mais fácil sempre olharmos as ações dos outros do que as nossas. 

somos, então, verdadeiramente altruístas em nossas ações? não posso responder essa questão, mas posso afirmar que o sentimento de ser grato é delicioso. ele vem recheado de carinho e afeto. e aí eu volto para o abraço. eu não sou responsável pelo que o outro pensa ou faz, mas eu, como responsável pelo que sinto e pelas minhas ações, posso e devo, sim, demonstrar a minha gratidão. seja em palavras ou em um abraço forte. e que o mundo saiba mais agradecer do que reclamar. doar mais do que pedir. e quem sabe, um dia, eu também não te abrace e diga no teu ouvido: obrigado!

Obs: os textos do autor são sempre escritos em caixa baixa, pois é como ele idealiza expressar suas ideias e pensamentos, trazendo uma leveza visual.

Redes sociais: @enricopierroofc (Instagram, TikTok, X e Threads) e em seu blog: https://enricopierro.com.br/

Homem que assassinou ex a facadas em Ribas do Rio Pardo tem pena aplicada pela justiça

0
Foto: Redes Sociais

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPMS) recorreu da sentença de Everton Pereira da Silva, 26 anos, condenado pelo assassinato de sua ex-mulher, Daniela Alves Veloso, 28 anos, ocorrido em março de 2023, em Ribas do Rio Pardo.

Conforme divulgado na última quarta-feira (22) pelo site Top Mídia News, o crime foi motivado por ciúmes, após Everton descobrir supostas mensagens no celular de Daniela com outros homens.

O crime aconteceu em uma tarde de domingo, quando Everton invadiu a residência de Daniela e desferiu ao menos seis golpes de faca contra ela, deixando-a em estado grave. Daniela foi socorrida, mas morreu na sala de emergência do hospital de Ribas do Rio Pardo.

A vítima tinha quatro filhos, sendo o mais novo de 2 anos, fruto do relacionamento com Everton. No dia do crime, a criança foi sequestrada e deixada na casa do avô, mas foi recuperada pela Polícia Militar.

Everton foi preso no dia seguinte, escondido debaixo da cama, após invadir a residência de um idoso. O casal tinha um relacionamento conturbado, com medidas protetivas de urgência, brigas e Everton não aceitava o término do romance entre eles.

Em agosto de 2024, Everton foi condenado por feminicídio e recebeu uma pena de 14 anos de prisão em regime fechado durante o julgamento no Tribunal do Júri.

No entanto, o Ministério Público entrou com um recurso pedindo aumento da pena-base, alegando que Everton premeditou o crime, tinha condenação anterior e histórico de maus antecedentes, além de uma personalidade agressiva e violenta.

O recurso foi analisado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que acatou parcialmente o pedido, concordando com a necessidade do aumento da pena devido à premeditação, maus antecedentes, consequências graves e personalidade violenta.

Entretanto, o tribunal negou o pedido para declarar Everton incapaz de exercer os deveres e direitos como pai, pois isso exigiria uma ação autônoma. A nova pena de Everton não foi divulgada. O caso chama a atenção para a violência contra as mulheres e a importância do combate ao feminicídio em nossa sociedade.

Mato Grosso do Sul avança no combate às arboviroses e projeta 7,6 milhões de visitas em 2025

0
Foto: Divulgação

Trabalho conjunto com os municípios tem feito o Estado se consolidar como referência nacional no uso de tecnologia para salvar vidas e enfrentar doenças endêmicas

Mato Grosso do Sul segue como referência nacional no enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), com metas ambiciosas e resultados concretos. Para 2025, o Estado planeja realizar 7,6 milhões de visitas domiciliares, alcançando 95% de cobertura nos imóveis cadastrados.

A ação será monitorada pela plataforma e-Visit@ Endemias, ferramenta inovadora criada em 2018 pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que já cobre todos os 79 municípios do Estado. Em 2024, a SES contabilizou 5,8 milhões de visitas realizadas por cerca de 2 mil agentes de epidemiologia, vinculados às secretarias municipais.

O bom desempenho foi obtido por meio do suporte oferecido pelo Governo, que inclui adicional de produtividade no valor de R$ 988,40, linhas de dados e a substituição gradativa de aparelhos celulares – até o momento já foram repassados às secretarias de saúde de 63 municípios um total de 1 mil aparelhos, cujo destino final são as mãos dos profissionais que fazem o trabalho diário de controle vetorial nas ruas.

Apesar da soma de esforços dar resultados, desafios persistem: aproximadamente 2,2 milhões de imóveis não foram vistoriados devido a recusas ou ausência de moradores. A meta para 2025 busca reduzir essa lacuna, com ações estratégicas que incluem o uso de medidas legais e reforço em campanhas educativas para sensibilizar a população.

“Nosso trabalho vai além do planejamento estratégico; estamos constantemente viajando pelo interior do estado para capacitar os agentes, orientar as equipes locais e verificar as realidades de cada município in loco. Essa proximidade com as equipes de campo é fundamental para entender os desafios específicos de cada região e garantir que o sistema e-Visit@ seja utilizado de forma eficiente, promovendo ações mais rápidas e assertivas no combate às arboviroses”, destacou o coordenador do Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário.

Tecnologia e inovação

“Os agentes registram as visitas em tempo real, e essas informações são analisadas imediatamente pelas centrais municipais e estaduais. Essa agilidade é essencial, especialmente em um cenário onde a prevenção de epidemias é o grande objetivo”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola Freitas, que completa.

“Quando constatamos a incidência de casos em uma área, podemos agir rapidamente, direcionando recursos e estratégias para conter a propagação do vírus. É essa união de tecnologia, velocidade e planejamento que faz a diferença no enfrentamento às arboviroses e na proteção da saúde da nossa população”.

E o impacto do e-Visit@ não se limita a Mato Grosso do Sul. Sua eficácia despertou interesse nacional, com adoção já consolidada no Distrito Federal e em Pernambuco, e pré-implantação em estados como Mato Grosso, Piauí e Paraíba.

A plataforma também rendeu reconhecimento ao estado, conquistando o 1º lugar na categoria Saúde do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, em 2020; e 1º lugar na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, no XVII Prémio Sul-Mato-grossense de Inovação na Gestão Pública.

Com tecnologia de ponta e metas claras, Mato Grosso do Sul não só combate as arboviroses com eficiência, mas também estabelece um padrão de excelência em saúde pública que inspira outros estados a adotar soluções inovadoras. 

Danúbia Burema, Comunicação SES

Vítima de estelionato em Água Clara perde R$ 410,00; entenda o golpe

0
Foto: Água Clara MS

Uma moradora de Água Clara, de 57 anos, foi vítima de estelionato após um criminoso clonar o celular de sua amiga e solicitar dinheiro. Conforme divulgado na quinta-feira pelo site Água Clara MS, o incidente ocorreu na última quarta-feira (22), e a vítima acabou perdendo R$ 410,00.

De acordo com o relato da vítima, alguém clonou o celular de sua amiga e se passou por ela, pedindo que fizesse uma transferência via pix. O criminoso alegou que devolveria o valor posteriormente.

Acreditando ser sua amiga, a mulher efetuou a transferência de R$ 410,00, apenas para perceber mais tarde que o telefone havia sido clonado e que havia caído em um golpe. A vítima registrou um boletim de ocorrência e o caso foi classificado como estelionato.

Cuidados

O incidente serve como um lembrete importante sobre a necessidade de vigilância e cautela ao lidar com solicitações de dinheiro, especialmente quando recebidas por meio de mensagens eletrônicas ou aplicativos de comunicação.

É fundamental verificar a autenticidade das mensagens e confirmar a identidade do remetente antes de tomar qualquer ação.

Empresa é acusada de vender mais de 800 toneladas de carne podre do RS como produto nobre do Uruguai

0
Foto: Reprodução/Metrópoles

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) descobriu que a empresa Tem Di Tudo Salvados vendeu carnes estragadas, que haviam ficado submersas durante as enchentes do Rio Grande do Sul, como se fossem nobres e vindas do Uruguai.

Conforme o site Metrópoles divulgou nesta última quinta-feira (23), a investigação aponta que as carnes foram limpas e maquiadas para enganar os consumidores e serem vendidas como de boa qualidade.

A Delegacia do Consumidor (Decon) está rastreando as notas fiscais apreendidas no frigorífico para encontrar possíveis compradores do material. O delegado Wellington Vieira, responsável pela investigação, informou que Decons de todo o país foram contactadas para monitoramento, já que as carnes foram vendidas para açougues e mercados espalhados pelo Brasil.

A empresa, que é de Três Rios (RJ), repassou carnes para o mesmo frigorífico do Rio Grande do Sul que vendeu as 800 toneladas do material podre. Essa carne foi lavada para retirar os resíduos de lama e colocada em caixas que simulam origem uruguaia. No entanto, estavam em processo de deterioração.

As investigações começaram depois que a empresa que realizou a venda da carne procurou a polícia para denunciar que notou ter comprado o produto estragado de volta como se estivesse boa e própria para o consumo humano. A polícia descobriu que a carne foi vendida para um frigorífico de Nova Iguaçu, que, por sua vez, revendeu para empresas de Minas Gerais.

A carne acabou sendo oferecida de volta para o produtor de Canoas (RS), onde havia ficado meses debaixo d’água. O produtor notou que a carne era a mesma que havia perdido e denunciou o caso à polícia. A Tem Di Tudo é autorizada a fazer o reaproveitamento de produtos vencidos e alegou aos produtores gaúchos que a mercadoria serait transformada em ração animal.

A investigação descobriu que o destino do produto impróprio era outro. As carnes foram vendidas para outras empresas, o que gerou um lucro “de mais de 1.000%” para a empresa. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos, com alcance em todo o país. A Polícia Civil fluminense está trabalhando para identificar os compradores do material e garantir que os consumidores sejam protegidos.

Com ajuda da polícia, mãe e filha se reencontram após 31 anos em Paranaíba

0
Foto: MS Todo Dia

Uma emocionante história de amor e busca culminou no reencontro de uma mãe e sua filha, após 31 longos anos de separação.

Conforme divulgado na última quinta-feira (23) pelo site MS Todo Dia, a mulher, que havia sido levada pelo pai quando tinha apenas dois anos de idade, foi localizada na cidade de Araioses, no Maranhão, graças à determinação da equipe da Primeira Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba.

Tudo começou quando Edson, um familiar, procurou a delegacia relatando que sua tia, L. F. de S., desejava reencontrar a filha Cleidiane, que havia sido levada pelo pai, A.R.D., há 31 anos. O pai havia dito à mãe da criança que retornaria à sua cidade natal, Araioses, e que registraria a menina no nome da irmã, dificultando sua localização.

Com base nas informações fornecidas por Edson, a equipe da Polícia Civil iniciou buscas nos sistemas policiais e identificou uma mulher com o nome de C. de S. D., que poderia ser a filha desaparecida. No dia seguinte, Edson voltou à delegacia informando que, com os dados fornecidos pela polícia, conseguiu localizar a prima por meio das redes sociais.

Mãe e filha estão se comunicando e organizando um reencontro. As investigações confirmaram que A.R.D. alterou o nome de Cleidiane para Leidimara D. de S., registrando-a como filha de sua madrasta. A filha, que havia conhecimento dessas mudanças, nunca teve um bom relacionamento com o pai e sempre desejou reencontrar a mãe. A.R.D. faleceu em 2023.

Essa história de amor e busca é um exemplo de como a determinação e a perseverança podem levar a um fim feliz. A mãe e a filha estão finalmente reunidas, após 31 anos de separação, e podem começar a reconstruir sua relação. A equipe da Polícia Civil de Paranaíba é merecedora de elogios por seu trabalho incansável em ajudar a reencontrar a família.

Mutirão contra a Dengue será realizado neste sábado (25), em Cassilândia

0
Foto: Cassilândia Urgente

A Prefeitura Municipal de Cassilândia realizará um grande mutirão contra a dengue no Bairro Laranjeiras neste próximo sábado (25).

Conforme o site Gazeta News, os moradores do bairro estão orientados a colocar o lixo de quintal, incluindo galhos, folhas, pneus e outros materiais que possam acumular água, na frente de suas casas até sexta-feira à noite.

O objetivo do mutirão é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a colaboração dos moradores, a Prefeitura busca reduzir o risco de proliferação do mosquito e proteger as famílias do bairro.

Recentemente, foi registrado um caso de dengue tipo 3 em Cassilândia, o que reforça a necessidade de intensificar os cuidados e evitar a proliferação do mosquito. A Prefeitura conta com a colaboração de todos para manter o bairro limpo e proteger as famílias.

Para apoiar o mutirão, os moradores do Bairro Laranjeiras devem:

  • Colocar o lixo de quintal, incluindo galhos, folhas, pneus e outros materiais que possam acumular água, na frente de suas casas até sexta-feira à noite.;
  • Participar do mutirão e colaborar com os agentes de endemia para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Com a colaboração de todos, é possível manter o bairro limpo e proteger as famílias contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Perícia médica aponta causas da morte de bebê de 7 meses em Bataguassu; mãe segue presa

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Uma bebê de 7 meses morreu após apresentar sinais de sufocamento e maus-tratos, incluindo queimaduras com cinzas de cigarro.

Conforme o site Campo Grande News, a mãe, uma jovem de 21 anos, foi presa em flagrante e responderá pelo crime de maus-tratos com resultado morte.

A bebê foi encontrada morta na manhã da última quinta-feira (23) em uma casa na Rua São Luís, no Bairro São Francisco, em Bataguassu.

A mãe relatou que havia ingerido bebida alcoólica na noite anterior e dormiu com a bebê em um colchão no chão. Durante a madrugada, a criança teria ficado presa em um vão entre o colchão e a parede.

A perícia médica confirmou que a causa da morte foi sufocação direta. Além disso, o laudo apontou diversas lesões no corpo da criança, incluindo:

  • Queimaduras compatíveis com cinzas de cigarro
  • Lesão traumática no crânio
  • Assaduras graves no pescoço
  • Presença de fungos na região anal, indicando falta de higiene

A mãe relatou que percebeu que a filha não respondia por volta das 7h e a levou até a Santa Casa. No entanto, a criança já estava sem vida.

Testemunhas ouvidas pela Polícia relataram que a mãe fazia uso frequente de álcool e negligenciava os cuidados com a bebê.

A mãe foi autuada e ficará à disposição do Poder Judiciário. O corpo da bebê foi encaminhado ao IML para perícia detalhada.

Oportunidade: leilão do Detran-MS tem até carro da marca Jaguar na categoria circulação

0
Foto: Comunicação Detran MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) iniciou mais um leilão de veículos de circulação, sucata aproveitável e sucata inservível. O início aconteceu ontem (23), às 8h (horário de Mato Grosso do Sul), e vai se encerrar no dia 7 de fevereiro às 8h (horário de MS), sob a responsabilidade do leiloeiro Rodrigo Schmitz.

Os lances podem ser ofertados pelo site www.hammer.lel.br e a visita aos lotes vão acontecer nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro no pátio da AutoTran, que fica localizado na avenida Gerval Bernardino de Souza, nº 644, no bairro Rita Vieira. As visitas ocorrem das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Para os veículos de circulação os lances são abertos a todas as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, estão disponíveis 97 lotes sendo 81 motocicletas e 16 automóveis. O destaque nos veículos é um Jaguar XFR 5.0 V8 SC 2015/2015 na cor cinza com lance inicial de R$ 92.625 e uma Honda Biz 125 2023/2024 na cor branca com lance inicial de R$ 3.897.

Em sucatas aproveitáveis podem ofertar lances apenas pessoas jurídicas e precisam estar devidamente credenciadas em qualquer Detran do país. São ofertados 34 lotes, sendo 56 motocicletas e 22 automóveis.

Já nas sucatas inservíveis apenas pessoas jurídicas que operem no ramo de siderurgia, de fundição ou de reciclagem credenciadas no Detran-MS podem fazer lances e conta com 01 lote contendo 158 motocicletas e 13 automóveis com aproximadamente 25.900 kg de material ferroso.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Em período de volta às aulas, Detran chama atenção para os cuidados com as crianças

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

Nas próximas semanas acontecerá o retorno às aulas em muitas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, período em que aumenta a circulação de veículos e pedestres pelas ruas, além de aumentar o número de infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança, estacionamento em locais proibidos, entre outros.

Por esse motivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta a todos para os cuidados ao transportar crianças. Os pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade.

Para crianças até 1 ano de idade, deve ser usado o bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos de idade, devem ser transportadas em cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.

De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. De 7 anos e meio a 10 anos de idade, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que deve ser evitado parar em fila dupla.

No caso de motocicletas, é importante que o capacete seja adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada. A tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS alerta que a idade mínima para as crianças serem transportadas em motocicleta é de 10 anos.

“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, Lidiana Freitas.

Se as crianças fazem o trajeto para escola a pé ou de ônibus, é importante verificar a segurança do percurso e ensinar as crianças a transitar pelas calçadas, sempre que possível e atravessar na faixa de pedestre.

“Os condutores também devem ficar atentos com as crianças circulando. O trânsito é um espaço de todos, inclusive das crianças, por isso temos que ser cuidadosos”, enfatiza Lidiana Freitas.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Encontro estadual apresenta calendário esportivo, diretrizes e alinha políticas públicas em MS

0
Foto: Fundesporte

Com o propósito de apresentar os planos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) para 2025, será realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer – Encontro Estadual de Gestores Esportivos 2025.

O evento acontecerá no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, e reunirá gestores esportivos dos 79 municípios do Estado. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link (clique para acessar). 

O Fórum tem como objetivo apresentar o calendário esportivo da Fundesporte para 2025, além de detalhar as ações e metas previstas para este ano. Durante o encontro, serão abordadas as principais áreas de atuação da Fundação, como excelência esportiva, formação esportiva, vivência esportiva, capacitação e a gestão administrativa. Os gestores também serão capacitados em relação aos procedimentos para firmar parcerias e realizar solicitações de forma eficiente.

O evento tem como principal foco técnicos, profissionais de educação física, gestores esportivos, presidentes de federações e associações, e comunidade esportiva. Além das apresentações dos setores o encontro contará com uma palestra sobre planejamento estratégico com Philipe Rocha de Camargo, doutor e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destaca a relevância de momentos como este para planejar e fortalecer o futuro do esporte em Mato Grosso do Sul.

“Este encontro de gestores tem como objetivo apresentar o calendário esportivo deste ano, compartilhar nossas propostas, esclarecer dúvidas e, acima de tudo, ouvir as sugestões da comunidade esportiva. Acreditamos que as melhores políticas públicas são construídas de forma colaborativa, e essa reunião é essencial para garantir que todos os envolvidos sejam ouvidos e participem ativamente desse processo”, enfatiza o secretário.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o momento é de grande relevância, especialmente considerando as recentes mudanças nas administrações municipais.

“Com as eleições, muitos novos prefeitos, secretários e diretores de esporte estão assumindo suas funções. Por isso, é essencial mostrar aos gestores municipais como eles podem trabalhar alinhados com o governo estadual, fortalecendo as pautas esportivas locais e integrando-as às diretrizes estaduais”, destaca Nuñez.

Serviço – V Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul

Dia: 7 e 8 de fevereiro (sexta-feira e sábado)
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande – MS
Link de inscrição: http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/3316
Observação: para se inscrever é necessário fazer cadastro na aba superior.

Confira a programação:

7 de fevereiro

  • 13h30 – Credenciamento
  • 14h00 – Abertura
  • 14h30 – Organograma e funcionamento da Fundesporte 
  • 15h30 – Intervalo
  • 16h00 – Convênios e parcerias 
  • 16h30 – Fiscalização e tomada de contas 
  • 17h00 – Perguntas dos participantes sobre convênios, parcerias e fiscalização e tomada de contas
  • 17h30 – Unidade de Capacitação 
  • 18h00 – Perguntas dos participantes sobre a Unidade de Capacitação

8 de fevereiro

Matutino:

  • 7h45 – Receptivo
  • 8h00 – Diretoria de Formação 
  • 9h15 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Formação
  • 9h45 – Intervalo
  • 10h15 – Diretoria de Vivência 
  • 10h40 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Vivência
  • 11h00 – Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), Conferência Estadual de Esporte e Lazer e Conferências municipais de Esporte e Lazer 
  • 11h30 – Perguntas dos participantes sobre o Prodesc
  • 12h00 –  Intervalo para almoço

Vespertino:

  • 13h15 – Receptivo
  • 13h30 – Diretoria de Excelência 
  • 14h45 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Excelência
  • 15h00 – Intervalo
  • 15h30 – Palestra sobre planejamento estratégico – Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo (UFMS)
  • 16h30 – Assuntos diversos (perguntas dos participantes)
  • 17h30 – Encerramento

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Longen e Riedel anunciam Fórum Internacional de Sustentabilidade em maio, em Bonito

0
Foto: Divulgação/Fiems Assessoria

Evento promove diálogos preparatórios para a Conferência da ONU sobre a Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA)

A cidade de Bonito vai sediar, entre os dias 29 e 31 de maio, o Fórum Internacional de Sustentabilidade, como diálogo preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP30, no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e pelo governador do Estado, Eduardo Riedel, durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025, que reúne lideranças e investidores em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira (23/01).

O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os setores público e privado sobre assuntos relevantes da agenda climática que serão contemplados na conferência da ONU, marcada para ocorrer em novembro em Belém (PA). Entre os assuntos do Fórum Internacional de Sustentabilidade, estarão a transição energética e as alternativas de financiamento para projetos relacionados a economia verde.

O tema da sustentabilidade pautou as discussões no evento em Zurique. Falando a investidores e lideranças brasileiras e estrangeiras, o governador Eduardo Riedel apresentou um painel sobre o protagonismo de Mato Grosso do Sul na transição energética. O chefe do executivo destacou as estratégias que promoveram progresso econômico e redução das emissões de carbono, fatores que colocam o Estado em posição de vanguarda no país.

O presidente da Fiems, Sérigo Longen, falou das expectativas com a participação no fórum em Zurique e as novas perspectivas econômicas para Mato Grosso do Sul que podem surgir do encontro.

“Tenho a satisfação de estar neste ambiente, discutindo temas como a sustentabilidade e buscando apoio para as ações de estado e da indústria sul-mato-grossense. Esperamos sair daqui com resultados positivos. A indústria cresce a passos largos, e precisamos caminhar simultaneamente nas duas frentes. As pautas colocadas até agora nos mostram que Mato Grosso do Sul está no caminho certo nos investimentos e também nos compromissos de sustentabilidade”, afirmou o líder empresarial.

O fórum de sustentabilidade em Bonito contará com o apoio do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. Segundo o co-chairman da entidade, João Dória, o LIDE levará sua estrutura na área ambiental, com a liderança do empresário e ambientalista Roberto Klabin.

Motocicleta furtada em Santa Rita do Pardo é encontrada abandonada horas depois

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Uma motocicleta Honda CG150 Fan preta foi furtada na madrugada desta quinta-feira (23) da calçada de uma residência no Bairro Novo Horizonte, em Santa Rita do Pardo.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, o crime ocorreu por volta da 1h da manhã e foi registrado pelo proprietário, de 38 anos, na Delegacia de Polícia Civil.

No entanto, o caso teve um desfecho inesperado quando, por volta das 11h da manhã, a motocicleta foi encontrada abandonada em um terreno baldio localizado na Rua Conegundes Henrique de Souza, esquina com a Rua Presidente Prudente de Moraes.

O veículo foi localizado pelo próprio dono, que imediatamente acionou a Polícia Militar para oficializar a ocorrência. Após encontrar a motocicleta, o proprietário foi orientado a procurar a delegacia para que fosse dado baixa no registro de furto.

Justiça reverte condenações em dois casos de roubo e furto em Cassilândia; Veja as sentenças

0
Foto: Correio do Estado

Dois casos de condenação por roubo à mão armada e furto qualificado em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, sofreram uma reviravolta surpreendente graças à intervenção da Defensoria Pública do estado.

Conforme divulgado nesta quinta-feira (23) no site Correio do Estado, as investigações policiais apresentaram falhas graves, incluindo reconhecimento fotográfico irregular e apreensão de bens sem mandado, o que levou à absolvição dos acusados.

Um homem acusado de participar de um roubo à mão armada em uma joalheria em 2023 foi absolvido após a Defensoria Pública comprovar que ele não estava no local do crime.

Embora a polícia local tivesse apontado o réu como um dos autores com base em reconhecimento fotográfico, todos os funcionários da joalheria afirmaram durante o julgamento que o acusado não era um dos criminosos.

A prova definitiva foi a tornozeleira eletrônica do acusado, que demonstrou que ele estava em outro lugar na hora do assalto.

O defensor público Giuliano Rosa destacou que o reconhecimento fotográfico realizado pelos policiais não seguiu os procedimentos adequados, o que levou à absolvição do réu.

Outro caso envolveu um homem acusado de furto qualificado, que também resultou em absolvição. A Defensoria Pública argumentou que a abordagem policial não cumpriu os preceitos legais, pois os policiais levaram uma televisão da residência do acusado sem autorização judicial ou qualquer indício de que o aparelho tivesse sido subtraído.

A Defensoria ressaltou que a ação policial configurou desvio de finalidade, o que levou o juiz a anular a prova por ter sido obtida de forma irregular, resultando na absolvição do acusado.

O defensor público Giuliano Rosa destacou a necessidade de qualificar as investigações policiais e ressaltou que procedimentos que envolvem reconhecimento de suspeitos e execução de mandados precisam seguir os trâmites legais.

Ele enfatizou que a segurança pública deve ser assegurada por condutas profissionais, embasadas na lei, e que a violação desses procedimentos pode colocar em risco os direitos individuais e enfraquecer a credibilidade da Justiça e da segurança pública.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.