21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 696

Paulo Corrêa destaca potencial da Rota Bioceânica durante vistoria à obra da ponte binacional

0
Foto: Toninho Ruiz

1° secretário da ALEMS acompanhou de perto o andamento dos trabalhos em Porto Murtinho nesta quarta-feira (22)

O deputado estadual Paulo Corrêa, 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), esteve nesta quarta-feira (22) no canteiro de obras da ponte da Rota Bioceânica, que conectará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. Com 65% das obras concluídas, a estrutura é considerada um marco para a integração econômica e cultural entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Durante a vistoria, Paulo Corrêa destacou o impacto do empreendimento para o desenvolvimento regional.

“Essa ponte vai transformar a logística do nosso Estado, aumentando a competitividade da produção sul-mato-grossense e conectando Mato Grosso do Sul aos portos chilenos, abrindo caminho para o mercado asiático. É um projeto que simboliza progresso, união e novas oportunidades para nossa gente”, afirmou o parlamentar.

A obra, que faz parte do corredor rodoviário da Rota Bioceânica, tem o objetivo de promover uma integração econômica mais eficiente entre os países envolvidos, reduzindo custos de transporte e fortalecendo a posição estratégica de Mato Grosso do Sul no comércio internacional.

Com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2026, a ponte binacional se soma aos investimentos realizados em infraestrutura para transformar a região de Porto Murtinho em um importante polo logístico do Mercosul.

“Estamos acompanhando de perto cada etapa desse projeto porque sabemos da importância que ele terá para o futuro do nosso Estado e de toda a América do Sul”, ressaltou Paulo Corrêa, que reforçou o compromisso da ALEMS em apoiar iniciativas voltadas ao crescimento sustentável.

Paulo Corrêa também destacou a articulação conjunta do governador Eduardo Riedel, da bancada federal de Mato Grosso do Sul e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que garantiu recursos federais para a construção do acesso à ponte.

Esse investimento tem o potencial de impulsionar a economia regional, beneficiando setores como o agronegócio, o comércio e o turismo. “Estamos construindo um futuro mais próspero e conectado para Mato Grosso do Sul, e a Rota Bioceânica é um dos maiores exemplos disso. A integração entre os países da América do Sul será fundamental para o crescimento da nossa economia e para o fortalecimento da nossa posição no mercado internacional”, concluiu o deputado.

Fonte: Assessoria Parlamentar / Rota Bioceânica

Viagens de ônibus em 2024 cresceram 43% no Centro-Oeste

0
Congresso Nacional de Brasília (DF). (Foto: Pixabay)

Segundo o aplicativo ClickBus, Goiânia, Campo Grande, Brasília e Cuiabá lideram a lista de expansão

A ClickBus, aplicativo de venda online de passagens rodoviárias, apresentou um crescimento significativo nas vendas em 2024, com destaque para cidades do Centro-Oeste. Goiânia liderou o aumento com 43%, seguida por Campo Grande (30%), Brasília (27%) e Cuiabá (18%). Esses números refletem o fortalecimento do turismo regional e a preferência por destinos conectados ao transporte rodoviário.

O crescimento está ligado a fatores como a valorização do turismo doméstico, maior procura por destinos culturais e de contato com a natureza, e o transporte rodoviário como alternativa econômica em relação às passagens aéreas. Promoções realizadas pela ClickBus e investimentos em infraestrutura rodoviária também contribuíram para impulsionar a demanda.

Cada cidade destaca-se por características específicas. Goiânia, com 43%, se consolidou como polo de eventos musicais e pela proximidade com destinos como Caldas Novas e Pirenópolis. 

Campo Grande, com 30%, atrai turistas interessados no ecoturismo, sendo porta de entrada para o Pantanal e Bonito. Brasília, com 27%, ganhou visibilidade com eventos de negócios e a busca por seu rico patrimônio arquitetônico. Cuiabá, com 18%, destacou-se como hub para viagens ecológicas à Chapada dos Guimarães e ao Pantanal Norte, além de sua rica gastronomia.

“O nosso levantamento no comparativo de 2023 e 2024, revela que o Centro-Oeste foi um dos grandes protagonistas do crescimento das vendas em 2024. Esses resultados refletem não apenas a força do turismo rodoviário, mas também o crescente interesse por destinos que combinam natureza, eventos culturais, negócios e economia”, afirma Ricardo Vilaronga, diretor comercial da ClickBus. 

Sobre a ClickBus

A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$1,5 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play Está no top 5 apps do setor na Google Play Store e na Apple Store, é tricampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui  e também possui selo GPTW – Great Place to Work 2024.

3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em Três Lagoas acontece amanhã, 24 de janeiro

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) irá realizar a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento acontecerá amanhã, dia 24 de janeiro, das 7h às 14h, na Câmara Municipal, com o tema central: “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. A iniciativa está alinhada à Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nº 1.079/2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA).

O objetivo principal da conferência é promover o debate, a formulação de proposições e a construção de estratégias voltadas para enfrentar os desafios climáticos atuais e futuros. As propostas elaboradas durante o evento subsidiarão a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, fortalecendo o compromisso de Três Lagoas com a agenda ambiental global.

A realização da conferência é um passo importante para engajar a sociedade em uma transformação ecológica que contemple ações efetivas e integradas em prol da sustentabilidade. O evento reunirá representantes do poder público, da sociedade civil organizada, do setor privado e da comunidade acadêmica, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva.

Para fazer a sua inscrição na 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente clique aqui.

Polícia Civil recupera veículo furtado e cinco cabeças de gado em Andradina

0
Foto: Hoje Mais

Na tarde de quarta-feira (22), uma equipe de Policiais Civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Andradina realizou uma operação de sucesso na área rural de Murutinga do Sul, recuperando um veículo furtado e cinco cabeças de gado.

Conforme o site Hoje Mais, as diligências foram realizadas após uma denúncia anônima sobre o possível paradeiro de um veículo furtado em um sítio do bairro Jaó.

Ao se aproximarem do local, os policiais encontraram o veículo estacionado embaixo de uma árvore. Uma equipe da Polícia Científica foi acionada e periciou o local, confirmando a identidade do veículo.

Nas mesmas diligências, a equipe policial também recuperou cinco cabeças de gado, sendo uma novilha e quatro garrotes, furtadas de uma propriedade rural de Andradina em 13/01/2025. Uma equipe da Polícia Científica foi acionada para periciar o local e confirmar a identidade do gado.

Representantes do Pátio de Veículos Apreendidos e da propriedade rural de Andradina foram chamados para reconhecer o veículo e o gado furtado. Após o reconhecimento, os objetos foram devolvidos aos seus legítimos donos.

Jovem mata amigo da ex-namorada por ciúmes no interior do MS

0
Foto: PCMS

Luan Gondim de Souza, de 22 anos, confessou ser o autor do atentado a tiros que resultou na morte de Vanderson Raynan Ferreira da Silva, de 24 anos, e feriu Kimberlin Lunelli da Silva, de 23 anos.

Conforme o site Campo Grande News, ele foi preso na madrugada desta quinta-feira (23) escondido atrás de uma caminhonete no estacionamento do Residencial Eucalipto, na região leste de Dourados..

Luan, que estava proibido por ordem judicial de se aproximar da ex-namorada, monitorava as postagens de Kimberlin nas redes sociais para saber os locais onde ela ia e com quem se relacionava.

Foi através de uma postagem que ele descobriu o local onde Kimberlin estava na noite dessa quarta-feira – um bar movimentado localizado na Rua Balbina de Matos com a Rua Ponta Porã, na região oeste da cidade.

Vanderson e Kimberlin moravam em Itaporã, cidade a 18 km de Dourados. Na noite da última quarta-feira (22), os dois e outros amigos foram ao Bar Mattos, ponto de encontro de jovens e estudantes que frequentam universidades da região.

O grupo bebia e fumava narguilé, conforme mostrou imagem postada por Vanderson em sua rede social menos de uma hora antes do crime.

Luan chegou ao local em uma Honda CB 500F vermelha, deixou a moto ligada no estacionamento, desceu usando capacete, se aproximou e atirou com uma pistola 9 milímetros. Vanderson foi atingido por três disparos e morreu. Kimberlin levou seis tiros nas costas e um no ombro e segue hospitalizada em estado grave.

Após os crimes, Luan seguiu com a moto até a casa de sua mãe, no bairro Altos do Alvorada, a 3 km do bar. Ele deixou a moto na casa e chamou um carro de aplicativo para levá-lo até o condomínio onde foi preso, perto do Monumento ao Colono, do outro lado da cidade.

Policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Delegacia Regional de Dourados foram até a casa, apreenderam a moto e chegaram até o esconderijo de Luan. A mãe dele disse que o rapaz havia confessado os crimes antes de fugir.

O criminoso tentou fugir se escondendo atrás de uma caminhonete no estacionamento do condomínio, mas foi cercado e preso. A arma do crime foi apreendida com ele.

Na presença de seu advogado e da mãe, Luan confessou os crimes, alegando ter sido motivado por ciúmes, pois acreditava que a ex-namorada estaria se relacionando com Vanderson. Ele foi autuado em flagrante por homicídio consumado, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Luan Gondim de Souza estava em liberdade desde maio do ano passado, quando foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto pelo assassinato de Jhonatan de Souza Quevedo, de 19 anos. O crime ocorreu em abril de 2022 durante uma briga no meio da rua, no Residencial Estrela Porã.

O autor passou dois anos em regime fechado e, quando foi levado a julgamento, já havia cumprido parte da pena, por isso foi beneficiado com a liberdade. Entretanto, o Ministério Público recorreu da sentença e a ação penal está em grau de recurso.

Suinocultura impulsiona economia e sustentabilidade em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul tem se destacado como um dos principais polos de suinocultura do Brasil, impulsionado por um crescimento sólido e iniciativas de sustentabilidade. De 2017 a 2022, a produção no estado aumentou 62%, totalizando 2,7 milhões de suínos abatidos, conforme dados divulgados pelo Sistema Famasul, em 2023 foram mais de 2.900 milhões de cabeças abatidas. A projeção para 2025 é ainda mais ambiciosa, com um incremento de 49%, atingindo um plantel de 152 mil matrizes. Investimentos como a ampliação da capacidade de abate da JBS para 10 mil cabeças por dia e a instalação de uma central de genética líquida pela AgroceresPIC refletem a força e a modernização do setor.

Nesse cenário, a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (ASUMAS), lidera as ações que promovem a competitividade e a sustentabilidade do setor. O Programa ASUMAS de Sustentabilidade (PAS), é um exemplo disso. Desenvolvido em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste, é uma iniciativa pioneira que busca transformar a suinocultura do estado em um modelo de referência nacional.

O programa promove ações em eixos estratégicos como a gestão de resíduos, o uso eficiente de recursos hídricos e a geração de energia renovável a partir de biodigestores. Além disso, o PAS apoia a implementação de tecnologias para a produção de biometano, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e gerando energia limpa para as propriedades.

“O compromisso da ASUMAS é garantir que nossos produtores estejam preparados para os desafios do futuro, unindo eficiência produtiva e responsabilidade ambiental. Desde o lançamento, o PAS tem sido um guia para a modernização da cadeia produtiva, com ações direcionadas à mitigação de impactos ambientais e ao fortalecimento da governança social e corporativa”, afirma o presidente da entidade, Renato Spera.

Entre os principais resultados do PAS está o incentivo à adoção de biodigestores, que transformam resíduos em biogás e fertilizantes. Essa tecnologia não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa, mas também cria oportunidades para a geração de energia e a comercialização de créditos de carbono. A ASUMAS, por sua vez, tem promovido parcerias estratégicas para capacitar produtores e fomentar o acesso a mercados de carbono, consolidando o papel da suinocultura sul-mato-grossense como um modelo de sustentabilidade.

Outro pilar do programa é a transferência de tecnologia e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem o setor. Com a elaboração de manuais técnicos e a realização de eventos, a ASUMAS garante que os produtores estejam informados e preparados para atender às exigências do mercado global. Esse esforço conjunto reforça o compromisso do Mato Grosso do Sul com uma produção suinícola inovadora, eficiente e sustentável.

Oposição pede impeachment de Lula após TCU bloquear recursos do pé-de-meia

0
Foto: Metrópoles

Deputados de oposição pedem o impeachment do presidente Lula após o Tribunal de Contas da União (TCU) bloquear recursos bilionários destinados ao programa Pé-de-Meia, uma das principais bandeiras do atual governo.

De acordo com o site Metrópoles, a decisão do TCU, oficializada no plenário na última quarta-feira (22), faz com que parlamentares críticos ao governo apontem a existência de uma suposta pedalada fiscal.

O plenário da corte entendeu que os valores para pagamentos aos estudantes, resultantes de aplicações do Fipem, fundo no qual depositados os recursos do programa, não estavam previstos na Lei Orçamentária Anual. O Fipem é a abreviação de Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio.

“A decisão do TCU é um claríssimo indício de que o governo Lula está cometendo um crime contra o orçamento”, afirma Marcel Van Hattem (Novo). “Não havia previsão legal para a utilização de recursos do orçamento da União para o programa Pé-de-Meia. É um crime contra o orçamento, assim como foram as pedaladas fiscais que acabaram baseando o impeachment de Dilma Rousseff. Temos que ir para as ruas”.

O deputado Sanderson (PL) solicitou ao TCU que investigasse uma eventual pedalada de R$ 3 bilhões no Pé-de-Meia. Filiado ao partido de Bolsonaro, o parlamentar gaúcho também articula uma mobilização pelo impeachment de Lula. O plano da oposição é protocolar um pedido de afastamento no começo do ano legislativo, que terá início em fevereiro.

Segundo o Ministério da Educação, o Pé-de-Meia é um programa do governo federal de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança. O programa tem como objetivos democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. De acordo com a pasta, a iniciativa alcança 3,9 milhões de estudantes no Brasil.

A medida cautelar afeta apenas valores de outros fundos privados (FGO e FGEDUC), que estavam sendo usados para capitalizar o Fipem sem o devido processo de aprovação. No entanto, de forma excepcional, não haverá impedimento do uso dos R$ 6,1 bilhões do Fundo Social no Fipem, durante os anos de 2024 e 2025.

Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas em Chapadão do Sul

0
Foto: PMMS

Um jovem de 18 anos foi preso na Rua Quatorze, no Centro de Chapadão do Sul, após uma denúncia de tráfico de drogas em sua residência.

Conforme divulgado na última quarta-feira (22) pelo site MS Todo Dia, a Polícia Militar foi acionada e encontrou uma grande quantidade de substância análoga à maconha no quarto do jovem.

De acordo com a Polícia Militar, o pai do jovem confirmou que havia uma movimentação de pessoas estranhas na porta de sua residência e autorizou que a equipe policial militar realizasse uma varredura na residência.

Durante a busca, os policiais encontraram um tablete de 483 gramas de substância análoga à maconha no quarto do jovem. O jovem foi preso e encaminhado para a delegacia de polícia, juntamente com o entorpecente, para providências.

A polícia não forneceu mais detalhes sobre a identidade do jovem ou sobre as circunstâncias exatas da prisão.

O aval brasileiro ao ditador Maduro

0
Professor Ives Gandra (Foto: Andreia Tarelow)

(*) Por Ives Gandra da Silva

O Ditador Nicolás Maduro assumiu o terceiro mandato como presidente da Venezuela na Assembleia Nacional, em Caracas, em 10/1. Líder chavista tomou posse em meio a contestações sobre resultado eleitoral e tensão com a oposição.

A eleição venezuelana, realizada em julho do ano passado, teve o resultado contestado pela população, com repercussão internacional. Pela cópia das atas distribuídas, correspondentes a 80% das urnas apuradas, demonstraram uma esmagadora vitória do candidato oposicionista Gonzalez, com aproximadamente 2/3 dos votos do povo da Venezuela. Isto é fato inequívoco e comprovado.

Tais cópias das atas eram distribuídas aos que estavam fiscalizando as eleições pela oposição. Quando o ditador Maduro percebeu a inviabilidade de uma vitória sua, suspendeu as apurações, a entrega das cópias das atas e se autodeclarou vitorioso, sem exibir as atas de apuração final e sem, até hoje, ter tido a coragem de exibi-las.

Pelas cópias em mãos da oposição, mesmo que o referido tiranete tivesse todos os votos dos outros 20%, já teria perdido com os primeiros 80% dos votos apurados na eleição.

Apesar dos protestos da população que povoou as ruas de Caracas e outros Municípios, Maduro decidiu persegui-los, prendê-los e conseguiu dos Poderes subordinados, a homologação da fraude, tomando posse para um novo mandato que não conquistou nas urnas, mas exclusivamente com o apoio de seus asseclas espalhados pelos diversos escalões da administração do país.

Todas as nações democráticas denunciaram a fraude, não reconhecendo sua inexistente vitória. O próprio presidente Lula declarou que sem a exibição das atas não poderia reconhecer a vitória, tendo sugerido uma nova eleição.

Ocorre que, curiosamente, o governo brasileiro enviou sua embaixadora à posse, o que, a meu ver, representou o reconhecimento da farsa venezuelana.

As nações democráticas, como por exemplo Argentina, Estados Unidos e Chile, não foram à posse do fraudulento auto outorgado presidente e somente as ditaduras tiveram expressiva presença na degradante solenidade.

Tenho a impressão que a esmagadora maioria da população brasileira considera Maduro um criminoso, como aliás assim o condenou o Tribunal Penal Internacional e, à evidência, não está de acordo com a presença da embaixadora brasileira, avalizando a posse do ditador.

O que mais me preocupa, todavia, é que a imagem do Brasil no concerto internacional fica desfigurada. Já pagamos um preço elevado, por pretendermos encerrar a guerra da conquista da Rússia contra a Ucrânia, aceitando uma paz que representaria a cessão de 20% do território ucraniano às forças invasoras. Pior ainda, é o apoio indireto dado aos próprios terroristas do Hamas e Hezbollah, que pretendem eliminar o Estado de Israel, que teve na figura do brasileiro Oswaldo Aranha, em 1946, o seu artífice para a criação.

É, por outro lado, inequívoco o apoio à ditadura cubana cujos empréstimos feitos pelo Brasil, à época da direção de seu partido, continuam sem ser pagos, como aqueles também à Venezuela. E a busca do Brasil de optar, não pelo mundo democrático ocidental, mas pelo mundo oriental no “sul global” sob o comando da China é outra opção, a meu ver também equivocada.

Creio que nunca a diplomacia brasileira, que desde Rio Branco foi um exemplo para o mundo, foi tão desfigurada por conta das opções deste governo.

Com todo o respeito que sempre tive por todos os presidentes brasileiros e que tenho pelo presidente Lula, creio que estamos trilhando rotas incertas e inseguranças, que poderão prejudicar o desenvolvimento nacional e o futuro do país. 

(*) Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Representantes da Polícia Civil visitam Câmara de Três Lagoas para discutir melhorias na segurança pública

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Antonio Empke Júnior, o Tonhão, presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, recebeu em seu gabinete, ao lado do 1º vice-presidente da Câmara, Fernando Jurado, o Delegado Dr. Jairo Carlos Mendes, Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Dr. Tiago José Passos, delegado assessor do DPI, Dr. Ailton Pereira de Freitas, delegado regional da Polícia Civil de Três Lagoas, e Mario Jurado, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul – SINPOL/MS.

O encontro foi marcado pela discussão de projetos estratégicos para a segurança pública no município, incluindo a implantação de uma Delegacia Especializada para Crimes Contra Crianças e Adolescentes, uma Delegacia para Crimes na Divisa e, em parceria com o DEPAC, a construção de uma Delegacia da Mulher. Outros temas relevantes para a proteção da comunidade também foram debatidos, reforçando a busca por avanços estruturais e parcerias para fortalecer o setor.

O vereador Tonhão destacou a importância desses projetos para a população, reafirmando seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos três-lagoenses.

Fórum Econômico: MS reforça na Suíça transição energética como propulsora de desenvolvimento social

0
Foto: Divulgação

“A transição energética tem consequência social direta no desenvolvimento econômico”. A frase do governador Eduardol Riedel em sua palestra em Zurique, na Suíça, durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025 demonstra a importância dessa questão – que vem sendo discutida e adotada globalmente – para o planejamento de Mato Grosso do Sul.

Sob o tema ‘O papel estratégico do Brasil na Transição Energética’, o governador apresentou as potencialidades do Estado nesse setor, o que já está em prática para fomentar a economia verde e o papel desses novos modelos de produção na geração de desenvolvimento econômico, tendo como consequência a justiça social e elevação de renda média.

“Esse movimento de transição energética está muito vinculado ao desenvolvimento sustentável no seu plano mais amplo, com resultado econômico para a sociedade e empreendedores. Esta agenda promove justiça social com nível de emprego elevado e melhor remuneração salarial. Ao substituir fontes não renováveis por renováveis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, estamos promovendo desenvolvimento, que é o melhor programa social que pode existir”, frisou.

Riedel ainda pontuou que uma sociedade descarbonizada a partir de uma ótica econômica é fundamental para o sucesso, afirmando ainda que Mato Grosso do Sul investe 15% da sua receita corrente líquida em projetos que promovem a industrialização e competitividade no Estado, seguindo a premissa da sustentabilidade.

Diante de uma plateia de autoridades e empresários brasileiros e estrangeiros, o governador destacou que o Estado é um grande exemplo exitoso de liderança neste processo.

“O Mato Grosso do Sul e o Brasil são grandes exemplos de liderança. O Estado, com R$ 100 bilhões em investimentos de plantas industriais, tem como premissa central geração de energia a partir de biomassas, etanol de milho, energia produzida pelos complexos industriais de papel e celulose, com 2 milhões de hectares de florestas plantadas. São grandes usinas de captura de carbono da atmosfera e fechada em uma economia circular”, argumentou Riedel.

O governador também lembrou que a Lei do Pantanal garantiu a preservação do bioma e anunciou que este ano o Governo do Estado vai lançar o maior programa de serviço ambiental para o Pantanal, com a remuneração àqueles defendem este ecossistema com recursos privados e públicos. “Na preservação ambiental, também temos indução econômica além do que a legislação prevê”.

Antes de encerrar sua participação no fórum, o governador ressaltou que Mato Grosso do Sul foi o estado que mais reduziu as emissões de gases de efeito estufa dentro do agronegócio e persegue a meta de chegar em 2030 com um Estado Carbono Neutro. “Mato Grosso do Sul é o estado com maior previsão de crescimento em 2025 com 4,2% do PIB. Estamos também perseguindo a erradicação da pobreza extrema”, assinalou.

Assista abaixo a palestra completa do governador Riedel no Brazil Economic Forum Zurich 2025:

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Boletim Epidemiológico: MS registra 204 casos confirmados de dengue

0
Foto: Divulgação/Gov

Mato Grosso do Sul já registrou 708 casos prováveis de Dengue, sendo 204 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 3ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (23). Segundo o documento, não há óbitos registrados ou em investigação.

Nos últimos 14 dias, Selvíria registrou alta incidência de casos confirmados, já Inocência e Pedro Gomes registraram média incidência de casos confirmados para a doença.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 122.224 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 433 casos prováveis, sendo 18 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 03 – 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 03 – 2025

Kamilla Ratier, Comunicação SES

MS é destaque em Londres ao apresentar em evento global ferramentas digitais na educação

0
Foto: Divulgação/Comunicação SED

Secretário de Educação, Hélio Daher é um dos representantes do Brasil no Bett UK 2025, que reúne líderes, empresas especializadas e gestores de educação de todos os continentes

O trabalho realizado em Mato Grosso do Sul na área da educação esteve em destaque nesta quinta-feira (23), no Bett Show UK, maior evento internacional de Educação e Tecnologia. Sediado em Londres, na Inglaterra, o evento contou a presença sul-mato-grossense do secretário de Educação, Hélio Daher, um dos representantes do Brasil.

Daher palestrou sobre o uso de ferramentas em parceria com Google e Canva na REE (Rede Estadual de Ensino). O tema central da apresentação foi o uso do serviço Canva for Education, fruto de uma parceria firmada em junho de 2023 com a SED (Secretaria de Estado de Educação).

Desde então, a ferramenta foi amplamente utilizada por mais de 9 mil usuários ativos, entre professores e estudantes, para a criação de quase 200 mil publicações, tais como atividades, apresentações e documentos diversos. Daher abordou na palestra a logística que permitiu o amplo acesso à plataforma, passando pela integração do domínio Edutec, resultado de outra importante parceria, desta vez entre a Secretaria de Educação e o Google.

Firmada durante o período de atividades remotas, em meio à pandemia de covid-19, a iniciativa viabilizou o acesso de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino ao serviço Google Workspace para criação, armazenamento e compartilhamento de atividades, bem como a realização de aulas e reuniões virtuais.

“Com essas duas importantes parcerias, ampliamos as possibilidades para realização das atividades e, o passo seguinte foi a formação dos nossos PCPIs, professores responsáveis por trabalhar com essas e outras ferramentas nas unidades da Rede. Fomos pioneiros nessa organização. Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil que possui – em cada escola – um professor lotado para incentivar as práticas inovadoras, formado pela nossa equipe e que oferece esse suporte para a realização das atividades nas escolas da Rede Estadual”, destacou Hélio.

Ao final do evento, o secretário ainda recebeu uma homenagem do Canva, em reconhecimento pelo pioneirismo na implementação da ferramenta na Rede Estadual de Ensino e pelo compromisso com a inovação educacional.

“Foi com grande alegria que recebemos esta homenagem. Um reconhecimento pelo trabalho realizado por nossa equipe e que destaca tudo aquilo que buscamos para nossos estudantes e professores, oferecendo a possibilidade de utilizar novas e versáteis ferramentas que potencializem ainda mais o processo de aprendizagem”, completou o secretário.

Sobre o evento

A Bett Show UK é realizada anualmente em Londres e faz parte de uma série de eventos educacionais globais. O evento é considerado um dos maiores do mundo na área de Educação e tem como característica a adição da temática relacionada com a tecnologia, apresentando sugestões e iniciativas inovadoras já em prática ao redor do mundo. 

Entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2025, o evento reúne líderes, empresários e gestores da área da Educação para um período de imersão, com foco na apresentação das novidades em tecnologia educacional, trocas de experiências e aprendizado ao lado de especialistas. 

Vinicíus Espíndola, Comunicação SED

Mulher é presa após dopar, amarrar e atear fogo no namorado em Campinas (SP)

0
Foto: Ilustração/Metrópoles

Uma mulher de 47 anos foi presa em flagrante na última quarta-feira (22), após ser acusada de dopar, amarrar e atear fogo no namorado, de 45, dentro da residência onde o casal vivia, em Campinas, no interior de São Paulo. Conforme o site Metrópoles, o crime chocou a comunidade e levou a polícia a agir rapidamente.

Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, a mulher fugiu após cometer o crime, mas foi localizada nas proximidades da residência após vizinhos revelarem que ela ainda estava na área. Ela foi detida e confessou o crime, fornecendo detalhes chocantes sobre o que havia acontecido.

A acusada contou que o namoro havia começado há cerca de quatro meses, mas o casal já enfrentava problemas de relacionamento. No entanto, o crime teria sido planejado após uma briga “mais calorosa” no último fim de semana, na qual o namorado teria feito ameaças de morte contra ela e os três filhos — todos adultos.

“Hoje, na quarta-feira, ele chegou por volta das 18h em casa, preparou um suco para ele e colocou certa quantidade de remédio. Quando ele dormiu, ela amarrou as pernas dele, os braços, passou a corda ao redor do pescoço e, na sequência, ateou fogo”, relatou o 2º tenente Miguel, do 47º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pela ocorrência.

Ainda de acordo com o oficial da PM, a mulher disse que pegou uma mangueira para apagar as chamas do corpo do namorado, mas não com a intenção de salvá-lo. “A casa era alugada e ela não queria que pegasse fogo na casa inteira”, completou.

A defesa da acusada alegou à equipe de policiais militares que a medicação utilizada para dopar o namorado seria de uso dela para tratamento de um possível transtorno psicológico.

A mulher, que não teve o nome divulgado, foi levada para um pronto-socorro, porque também sofreu queimaduras. Na sequência, ela foi encaminhada para a sede da 2º Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, onde deverá ser autuada pelo homicídio. O caso está sendo investigado e a polícia continua a coletar evidências para esclarecer os fatos.

Reunião técnica da Fundesporte define detalhes do Festival de Verão 2025

0
Foto: Arquivo/Fundesporte

A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) realizará a terceira edição do Festival de Verão no dia 9 de março de 2025, em Campo Grande. O evento, que já se consolidou como um dos principais no calendário de lazer e esportes do Estado, ocorrerá no Parque das Nações Indígenas e reunirá atividades físicas, esportes de participação e atrações culturais ao ar livre, prometendo diversão e qualidade de vida para todos os públicos.

Entre as atrações previstas para este ano estão yoga, capoeira, muay thai, jiu-jitsu, malabarismo, canoagem, arco e flecha, fitdance, kung-fu, grupos de corrida, pipa, skate e crossfit, além de outras novidades.

Com o intuito de assegurar a qualidade e o bom andamento do festival, a Fundesporte convida grupos de corrida e parceiros envolvidos na organização do evento para uma reunião técnica no dia 12 de fevereiro, às 14 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Na ocasião, serão apresentados os detalhes da organização, as atividades previstas e um croqui com a disposição dos espaços destinados a cada parceiro.

“Neste encontro, vamos juntos definir os últimos detalhes para que o Festival seja um sucesso ainda maior do que os anteriores. Teremos a oportunidade de apresentar as novidades deste ano, como as novas modalidades esportivas e as atrações culturais”, afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.

Para Carlos Alberto Nabhan, diretor de Políticas Públicas de Excelência Esportiva, a reunião será fundamental para alinhar os preparativos.

“É com grande satisfação que os convido para a reunião de organização do terceiro Festival de Verão da Fundesporte. Este evento, que se tornou um marco em nosso calendário, tem como objetivo promover a prática de atividades físicas, o lazer e a cultura para toda a população”.

Serviço

Data: 12 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Endereço: Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes – Campo Grande (MS)

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom

Campanha visa apoiar municípios em esforço conjunto para ampliar cobertura vacinal em todo o Estado

Com o objetivo de fortalecer a imunização e prevenir casos graves de dengue no estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), lançou a campanha “MS Vacina Mais – Dengue”.

A iniciativa inclui o repasse de incentivo financeiro provisório aos municípios, a ser utilizado na intensificação das ações de vacinação, com foco no público-alvo de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A campanha, que ocorrerá entre os dias 27 de janeiro e 25 de fevereiro, visa melhorar os índices de cobertura vacinal, que atualmente não atingem a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. Os municípios receberão os recursos em duas parcelas, sendo a primeira destinada à organização das atividades e a segunda vinculada ao desempenho alcançado durante a campanha. Os valores repassados variam entre R$ 50 mil e R$ 120 mil, de acordo com a população-alvo de cada município.

Conforme a programação local, as salas de vacina dos municípios poderão funcionar em horários estendidos e também aos sábados, nos locais onde for necessário para atender a procura, a fim de facilitar o acesso da população.

“Estamos mobilizando esforços junto aos municípios para garantir que a vacina contra a dengue chegue à população que mais precisa. A meta de 90% é ambiciosa, mas necessária para prevenir hospitalizações e óbitos”, destacou Frederico de Moraes, gerente de imunização da SES.

A campanha também inclui ações ampliadas, como divulgação em mídias locais e busca ativa de pessoas não vacinadas com encaminhamento à sala de vacina.

Os municípios irão preparar e apresentar um cronograma detalhado, de acordo com a realidade local, das atividades à SES para validação pela área técnica e liberação dos recursos.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, reforçou que a vacinação contra a dengue é uma medida adicional ao controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. “A combinação de estratégias é fundamental para reduzir a incidência da doença e evitar perdas humanas e econômicas”, afirmou.

Além da ampliação da cobertura vacinal, a SES acompanhará de perto o desempenho das ações nos municípios, com base nos dados consolidados pelo Boletim Epidemiológico da Dengue.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Na Suíça, presidente da Fiems debate inadimplência e juros altos com presidente da Febraban

0
Foto: Divulgação/Assessoria Fiems

O risco de inadimplência das empresas como consequência das altas taxas de juros no país foi tema de debate no Brazil Economic Forum Zurich 2025, que reúne lideranças e investidores em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira (23/01). Durante o painel sobre desenvolvimento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, falou ao presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, sobre a preocupação do empresariado brasileiro com o assunto.

“O mundo inteiro usa o mesmo remédio, que é elevar a taxa de juros para conter a inflação. Mas, no Brasil, os juros estão sem limites. Isso começa a prejudicar o capital tomado pelas empresas, e os índices de inadimplência vêm subindo assustadoramente. Da mesma forma, as recuperações judiciais vêm tomando conta do Brasil, no meio empresarial industrial e rural. Onde vamos parar com esta taxa?”, questionou Sérgio Longen.

O presidente da Febraban disse que o tema da inadimplência está no radar da entidade. “A inadimplência para o setor bancário é algo absolutamente relevante na modelagem de risco de crédito. (…) Juros altos impactam sim o risco de crédito e uma maior probabilidade de inadimplência. Esse é um tema totalmente dentro do radar da Febraban e dos bancos. Nós ainda não estamos vendo que haja ou tem ocorrido impacto do aumento da Selic na inadimplência. Mas, resumindo, a inadimplência está no radar”, afirmou.

Longen demonstrou preocupação da classe empresarial com a dívida contraída a juros flexíveis, uma vez que a expectativa do mercado é que a Taxa Selic alcance patamares próximos a 16% ao ano. Sidney, que foi diretor do Banco Central, reconheceu que os níveis da taxa básica de juros estão elevados no Brasil e fez uma defesa do trabalho técnico realizado pela autoridade monetária.

“É algo que sacrifica a economia e a atividade econômica. Mas é algo necessário. Não estou aqui defendendo esse patamar de juros elevados, estou defendendo o trabalho do Banco Central, que é técnico. (…) Estou bastante seguro de que, nesse momento, por mais amargo que seja o remédio, é absolutamente necessário”.

O Brazil Economic Forum Zurich 2025 é um evento promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais).

Jovem de 21 anos é presa como suspeita da morte da filha de 7 meses em Bataguassu

0
Foto: Da Hora Bataguassu

Na manhã da última quarta-feira (22), o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma recém-nascida de 7 meses que estava desacordada em uma residência na Rua São Luiz, no bairro Jardim São Francisco de Assis.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, ao chegar ao local, os bombeiros constataram sangramento no ouvido esquerdo da criança, que foi levada ao Pronto-Socorro. Infelizmente, o óbito foi confirmado pelo médico plantonista.

De acordo com o relatório médico, a bebê apresentava sinais sugestivos de violência, como vermelhidão no pescoço, inchaço no lado esquerdo do rosto, cicatrizes incompatíveis com a sua idade e sangramento no ouvido. Além disso, não foram encontrados indícios de asfixia ou afogamento relacionados à alimentação, o que reforça as suspeitas de maus-tratos.

A mãe da criança, de 21 anos, deu relatos contraditórios sobre os acontecimentos. Ela afirmou que a bebê estava bem no dia anterior e foi alimentada por volta das 3h da manhã, voltando a dormir em seguida. No entanto, ao perceber que a filha estava desacordada, acionou os bombeiros. Essas contradições levantaram suspeitas sobre a versão da mãe.

Diante das suspeitas, a mãe foi conduzida à Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) para prestar depoimento e acabou autuada em flagrante por maus-tratos. O caso está sendo investigado para esclarecer as circunstâncias da morte da recém-nascida e determinar se houve negligência ou violência por parte da mãe.

A polícia está trabalhando para reunir mais informações e esclarecer os fatos que levaram à morte da bebê. A mãe permanece sob custódia, aguardando o desfecho da investigação. A comunidade está chocada com a notícia e espera que a justiça seja feita.

Deputados federais gastam mais de R$ 28 milhões em combustíveis com dinheiro público, diz site

0
Foto: Agência Câmara

Em um caso de abuso de poder e falta de responsabilidade, deputados federais não economizaram em combustíveis em 2024 e gastaram R$ 28,8 milhões em benefício próprio. De acordo com o site Diário do Poder, esses gastos excessivos foram feitos com dinheiro público, mostrando um verdadeiro desrespeito ao contribuinte.

O deputado Gerlen Diniz (PP-AC) lidera a lista dos maiores gastos, com R$ 112,5 mil em combustíveis. Em seguida, estão Lázaro Botelho (PP-TO) e Meire Serafim (União-AC), com R$ 112,1 mil cada. João Carlos Bacelar (PL-BA) e Paulo Magalhães (PSDB-BA) também figuram na lista, com R$ 105,9 mil e R$ 105,5 mil, respectivamente.

Dez deputados gastaram mais de R$ 100 mil em combustíveis, totalizando R$ 1.057.353,66 em gastos. Isso é um escândalo, pois mostra que esses deputados não têm controle sobre seus gastos e estão utilizando o dinheiro público para benefício próprio.

O líder de Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), gastou R$ 71,7 mil em combustíveis, enquanto o líder da oposição, Filipe Barros (PL-PR), gastou R$ 20,7 mil. Isso mostra que os líderes da Câmara também estão envolvidos nesse escândalo de gastos.

A bancada do PT, com 70 deputados, gastou R$ 3,9 milhões em combustíveis, mais que a bancada do PL, que tem 95 deputados e gastou R$ 3,6 milhões. Isso é um caso de falta de responsabilidade e controle sobre os gastos públicos.

Corpo de influencer de SC morto ao fazer tatuagem é exumado; Polícia suspeita de uso de substâncias

0
Foto: Instagram

O corpo do empresário e influencer Ricardo Godoi, de 45 anos, foi exumado na tarde de quarta-feira (22) para investigação da Polícia Civil de Santa Catarina, autorizou a Justiça.

Ricardo faleceu ao se submeter a uma anestesia geral para fazer uma tatuagem nas costas, na segunda-feira (20).

Segundo o delegado Aden Claus, responsável pelo caso, não houve exame cadavérico para apontar com exatidão a causa do falecimento. Por isso, o pedido de exumação foi feito.

Na certidão de óbito, consta que Ricardo teve parada cardíaca devido ao uso de anabolizantes. No entanto, uma familiar garantiu que ele estava há cinco meses sem fazer uso dos hormônios e que os exames não indicaram qualquer problema para a realização do procedimento.

Ninguém registrou boletim de ocorrência sobre os fatos, mas a instituição decidiu instaurar inquérito ao ver a repercussão da história e a complexidade da situação. Quando o delegado Aden conseguiu contato com a primeira parente, o corpo já havia sido enterrado em Itajaí, o que exigiu a solicitação de exumação.

“Ela [familiar] me informou que naquele momento o corpo havia acabado de ser sepultado e eles não teriam ainda procurado a delegacia para registrar qualquer boletim de ocorrência. Mas, enfim, achava estranha a morte dele e que alguma coisa estranha havia ocorrido”, comentou o delegado.

Ricardo faleceu às 12h de segunda-feira (20). Ele deixa esposa, filhos e um negócio de sucesso que construiu ao longo dos anos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.