28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 700

Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos culturais de moda e design

0
Foto: Larissa Marca/Setesc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura), lançou o edital da Pnab (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), com o objetivo de apoiar a realização de eventos culturais de pequeno porte voltados ao segmento de moda e design no Estado.

O valor total disponível para a seleção é de R$ 400.000, com quatro projetos contemplados, cada um com o valor de R$ 100.000.

A iniciativa visa promover e difundir as diversas manifestações culturais da moda e design, ampliando o acesso à cultura e incentivando o fortalecimento dessas áreas em Mato Grosso do Sul. Entre os eventos contemplados estão feiras, palestras, lançamentos de produtos, workshops, desfiles, festivais e outros, que tenham como foco a moda e o design.

Quem pode participar

O edital está aberto para agentes culturais residentes ou que atuem no Estado há pelo menos dois anos. Podem se inscrever pessoas físicas (maiores de 18 anos), Microempreendedores Individuais (MEI), pessoas jurídicas com e sem fins lucrativos, além de coletivos ou grupos culturais sem CNPJ, desde que a inscrição seja feita por uma pessoa física responsável.

Cada agente cultural poderá submeter apenas uma proposta e, caso selecionado, será contemplado com apenas um projeto. O edital também garante cotas para grupos que atendam a categorias específicas: 25% para pessoas negras (pretas e pardas), 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas entre as 9h do dia 24 de janeiro e as 17h de 18 de fevereiro de 2025. A análise das propostas será realizada entre fevereiro e março, com a publicação dos resultados em 20 de março. Os recursos poderão ser interpostos entre os dias 21 e 27 de março, com a análise final dos recursos prevista para abril.

Cronograma do edital:

  • Publicação do Edital: 20/01/2025
  • Período de Inscrições: 24/01/2025 a 18/02/2025
  • Homologação das Inscrições: 20/02/2025
  • Análise de Mérito: 21/02/2025 a 18/03/2025
  • Publicação da Análise de Mérito: 20/03/2025
  • Interposição de Recursos: 21/03/2025 a 27/03/2025
  • Análise dos Recursos: 28/03/2025 a 04/04/2025
  • Publicação da Análise dos Recursos: 08/04/2025
  • Convocação para Documentação: 09/04/2025 a 24/04/2025
  • Análise Documental: 25/04/2025 a 30/04/2025
  • Publicação da Análise Documental: 05/05/2025
  • Interposição de Recursos sobre Documentação: 05/05/2025 a 12/05/2025
  • Análise dos Recursos de Documentação: 13/05/2025 a 19/05/2025
  • Publicação da Lista Oficial de Aprovados: 21/05/2025
  • Assinatura do Termo de Execução Cultural: 29/05/2025

Karina Lima, Comunicação Setesc

Com apoio da Fundesporte, equipes de MS participam de competição nacional de vôlei adaptado

0
Foto: Fundesporte

Três equipes irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Superliga Melhor Idade das Américas, uma competição de voleibol adaptado voltada para pessoas idosas, que será realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Palmas (TO).

Os times participantes são o Conssol de Ponta Porã e o CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza, de Campo Grande, além da seleção de Rochedo. As equipes contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Composta por 56 atletas com idade acima de 40 anos, a delegação embarcou na noite de segunda-feira (20) rumo à capital tocantinense. Técnico do CCI Vovó Ziza, Edivaldo Barbosa Lacerda, de 55 anos, destaca o impacto positivo do esporte.

“Trabalhar com esses atletas é incrível. No Vovó Ziza, temos quatro times: dois masculinos e dois femininos, nas categorias 60+ e 70+. O vôlei adaptado proporciona uma qualidade de vida extraordinária. Eles estão sempre animados e felizes, e é gratificante ver a alegria deles em competir”.

Já Márcia Teodora de Oliveira, de 58 anos, atleta e coordenadora da equipe do Conssol, revelou suas expectativas para a disputa.

“Estou indo com o Conssol, que levará sete categorias, com atletas de 45 a 75 anos. Nosso foco é trazer o troféu para Mato Grosso do Sul”, declara. Ela enfatiza também o impacto do vôlei adaptado na vida dos atletas mais velhos, muitos dos quais superaram desafios pessoais. “Essa modalidade transforma vidas, melhorando a saúde e renovando as energias e a motivação de todos”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, salienta o compromisso do governo estadual em promover a qualidade de vida para os idosos por meio do incentivo ao esporte.

“O esporte para a pessoa idosa é muito mais do que atividade física, é um caminho para promover saúde, socialização e qualidade de vida. Nosso compromisso é apoiar e valorizar essa faixa etária, reconhecendo a importância do esporte como um meio de inclusão e bem-estar”.

O voleibol adaptado

O vôlei adaptado é uma variação do voleibol tradicional, desenvolvida no final do século 20, com regras ajustadas para atletas com mais de 40 anos. Por exemplo, no saque, a bola deve ser lançada sem ultrapassar a altura dos ombros. Assim como no vôlei profissional, há seis jogadores por time. 

Contudo, os atletas da linha de frente, próximos à rede, não podem saltar ao interceptar a bola, e na recepção, o jogador pode segurá-la com ambas as mãos, sem um limite de tempo para executar o passe.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Paracel celulose do Paraguai poderá ter empresa brasileira como acionista

0

A empresa paraguaia Paracel deve anunciar sócio acionista brasileiro nos próximos meses; empresa atuante em MS está entre os nomes

A empresa Paracel, que no final de 2020 confirmou o maior investimento privado da história do Paraguai, espera anunciar entre fevereiro e março a incorporação de um novo sócio acionista do Brasil.

Uma fonte de alto escalão explicou ao portal paraguaio Valor Agro que entre fevereiro e março estima-se fazer o anúncio oficial de um “novo grande parceiro” que “contribuirá muito” para a indústria de celulose que será construída no departamento de Concepción.

Entre os players brasileiros interessados em se juntar ao desenvolvimento florestal do Paraguai está uma das indústrias mais atuantes no setor da celulose no país e em Mato Grosso do Sul.

O acordo com o novo parceiro está muito próximo de ser anunciado”, disse a fonte. Ao mesmo tempo, destacou que, se o acordo for alcançado, o próximo passo será comunicar a duplicação do volume de hectares a serem plantados com eucalipto no país.

Atualmente, a Paracel possui mais de 64.000 hectares próprios e 15.000 hectares sob o programa de promoção do desenvolvimento florestal. Os principais parceiros da empresa são o Grupo Zapag e a Girindus Investments da Suécia, que também possui acionistas nacionais minoritários.

MAIOR INVESTIMENTO DO PARAGUAI

Paracel celulose do Paraguai poderá ter empresa brasileira como acionista
Para atender a demanda dos colaboradores, alojamentos estão sendo construídos em Concepción (Foto: Arquivo/Perfil News)

Com investimento estimado em US$ 4 bilhões, a Paracel prevê iniciar a construção da primeira fábrica de celulose do Paraguai o mais rápido possível. A planta será instalada em Concepción e terá capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas por ano de celulose kraft de eucalipto. Com prazo médio de 28 meses para a obra, a previsão é que a unidade esteja em operação em 2027.

No último dia 14 de janeiro, autoridades do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai anunciaram que se reuniram com o CEO da empresa Paracel, Flavio Deganutti e segundo o portal Não Viu, o encontro aconteceu para coordenar e agilizar a construção de uma fábrica de celulose no departamento de Concepción.

“Estamos colocando o MIC a serviço da Paracel, uma obra que é prioritária para o Governo Nacional. São diversas instituições públicas afetadas por esta planta de celulose de grande porte e o MIC está assumindo a liderança na promoção deste empreendimento”, afirmou o vice-ministro do Comércio, Rodrigo Maluff, após a reunião.

“Identificamos em conjunto alguns pontos que devem ser desbloqueados relacionados ao cadastro, zonas francas, estradas para transporte de madeira e aspectos de imigração”, explicou o vice-ministro Maluff.

Paracel celulose do Paraguai poderá ter empresa brasileira como acionista
A obra de terraplanagem do projeto está em fase bem adiantada (Foto: Arquivo/Perfil News)

De acordo com a empresa, os regimes de chuvas, as condições climáticas, a topografia plana e os solos profundos tornam a região de Concepción um local ideal para o plantio, cultivo e colheita ao longo de todo o ano. Conforme a Revista Isto É, a área de reflorestamento está localizada a cerca de 130 km da futura fábrica, que fica próxima do Rio Paraguai. Além disso, a companhia pretende comprar 40% de madeira de terceiros.

Paracel surgiu da união de duas empresas, independentes e de continentes diferentes. De um lado, o grupo Zapag, líder paraguaio na importação e distribuição de combustíveis, que viu uma oportunidade no crescimento de produtos derivados da celulose e decidiu adquirir terrenos destinados ao reflorestamento. De outro, o Girindus Investments, um grupo de empresas com sede na Suécia, que conta com uma experiência na pesquisa e desenvolvimento do negócio da celulose em toda a sua cadeia produtiva – do reflorestamento até a produção de celulose.

Em 2022, juntou-se ao projeto da fábrica paraguaia o grupo austríaco Heinzel, líder na indústria de papel e celulose em seu país, com unidades de produção na Áustria, Alemanha e Estônia e uma rede global de vendas. Para completar, o projeto conta com investidores minoritários do Paraguai e um CEO do Brasil, Flavio Deganutti, ex-diretor de negócios da Klabin.

Fonte: Valor Agro

Polícia Militar de Santa Rita do Pardo captura em poucas horas moto furtada em Bataguassu

0
Foto: PM de Santa Rita do Pardo

Na tarde da última terça-feira (21), a Polícia Militar de Santa Rita do Pardo realizou uma operação rápida e eficaz, recuperando uma motocicleta furtada em Bataguassu antes mesmo que o proprietário registrasse o boletim de ocorrência.

De acordo com informações da vítima ao site Da Hora Bataguassu, o furto ocorreu no início da madrugada, em uma residência localizada na Avenida Campo Grande, no bairro Jardim Santa Maria, em Bataguassu. A motocicleta foi levada sem que o proprietário tivesse tempo de notificar as autoridades.

Durante rondas na cidade vizinha, os policiais da Polícia Militar de Santa Rita do Pardo localizaram o veículo em posse de um homem cuja identidade não foi revelada. A equipe policial agiu com rapidez e eficiência, recuperando a motocicleta e encaminhando o suspeito à Delegacia de Polícia Civil de Santa Rita do Pardo.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer as circunstâncias do furto e identificar os responsáveis. A recuperação da motocicleta em tão pouco tempo é um exemplo da eficiência da Polícia Militar de Santa Rita do Pardo e da importância da colaboração entre as forças de segurança.

A recuperação da motocicleta furtada em Bataguassu é um resultado positivo para a comunidade e demonstra a comprometimento da Polícia Militar de Santa Rita do Pardo em combater a criminalidade e proteger os cidadãos. A operação rápida e eficaz da polícia é um exemplo de como a segurança pública pode ser eficaz quando há uma colaboração eficiente entre as forças de segurança.

Sanesul inicia ampliação da rede de esgotamento sanitário no município de Sidrolândia

0
Foto: Sanesul

A população de Sidrolândia, cidade localizada a 60 km de Campo Grande, começou 2025 com perspectiva de mais saúde e qualidade de vida. É que a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) deu início ao projeto que vai ampliar a rede coletora de esgoto na cidade, fazendo 6.540 novas ligações.

As obras integram o plano de ação da Sanesul em parceria com a PPP (Parceria Público-Privada) com a empresa Ambiental MS Pantanal.

O projeto, que representa um investimento de R$ 22,8 milhões, vai instalar 68,8 km de rede coletora a cidade, gerando inúmeros benefícios à população sidrolandense, como a redução de riscos à saúde pública, melhorias na qualidade de vida e valorização imobiliária.

Além disso, o projeto reflete o compromisso da Sanesul com a proteção e a conservação do meio ambiente, já que o tratamento adequado dos efluentes contribui para a preservação dos recursos hídricos.

Atualmente, o município possui 142 km de rede coletora e 6.175 ligações domiciliares instaladas. 

“Esse investimento reforça o compromisso do governador Eduardo Riedel e da Sanesul em antecipar a meta de universalização do saneamento, atendendo às exigências do novo marco legal do setor. Essa é uma prioridade da nossa gestão, e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que mais famílias tenham acesso a serviços de qualidade, saúde e dignidade”, afirmou o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

Rumo à universalização

Com esse investimento, a Sanesul avança mais um passo rumo à universalização do esgotamento sanitário nos 68 municípios atendidos pela empresa, cuja área de cobertura de esgoto é de 64,91%.

O Governo de MS e a Sanesul seguem trabalhando juntos para levar dignidade e infraestrutura de qualidade a todas as regiões, fazendo do saneamento básico uma realidade para todos e todas as sul-mato-grossenses.

Comunicação Sanesul

PRF apreende 237 kg de cocaína em Guia Lopes da Laguna

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 237 kg de cocaína, na madrugada desta quarta-feira (22), em Guia Lopes da Laguna.

Vídeo: PRF

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-267, quando abordaram um caminhão.  Durante a entrevista, o motorista disse que transportava uma carga de mudança até São Paulo, mas não sabia quem havia contratado o transporte ou o local onde foi recebido a carga. 

Desconfiados, os policiais realizaram uma busca minuciosa na carga, com apoio de cães farejadores da Polícia Militar de Jardim, e encontraram vários tabletes de cloridrato de cocaína escondidos dentro de um equipamento elétrico. 

Vídeo: PRF

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Guia Lopes da Laguna.

Falso médico usa número do MS para aplicar golpe em familiares de pacientes internados em Betim (MG)

0
Foto: Reprodução/Campo Grande News

Um falso médico, que se identifica como “Dr. Eduardo Medeiros” e utiliza um número de telefone de Mato Grosso do Sul, tem tentado aplicar golpes em familiares de pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Betim, Minas Gerais. Conforme o site Campo Grande News divulgou na última terça-feira (22), pelo menos cinco famílias foram alvos do golpista.

De acordo com os relatos das vítimas, o falso médico entrou em contato por mensagens de aplicativo e ligações telefônicas, solicitando a transferência de dinheiro via Pix para que procedimentos urgentes fossem realizados nos pacientes internados. No entanto, todas as vítimas desconfiaram do pedido e não transferiram o dinheiro.

A denúncia foi feita à Secretaria Municipal de Saúde de Betim, que identificou ao menos quatro casos de pessoas que recebiam atendimento médico em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A secretária municipal de saúde, Jaqueline Santana, afirmou que as vítimas não transferiram o dinheiro porque questionaram os profissionais de saúde sobre o pedido e descobriram que era um golpe.

“Um dos familiares que foi contatado estava indo para casa tomar banho, um momento de descanso. Ele voltou imediatamente e informou: acabei de chegar aqui na unidade, vou esclarecer essa história, já que estava até então na unidade de saúde e em nenhum momento me foi solicitado nada disso, nem informado dessa urgência, como se o paciente tivesse agravado”, disse Jaqueline à imprensa local.

A secretaria também informou que há registro da mesma tentativa de golpe, pelo mesmo falso médico, nas cidades de Curvelo e Igarapé. A partir de agora, a secretaria vai investigar como o golpista teve acesso aos dados de pacientes, que são sigilosos.

A reportagem tentou contato com o número utilizado pelo suposto médico, mas a ligação não foi atendida. O caso será investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Chapadão do Sul será palco do Campeonato Estadual de Ciclismo

0
Foto: Prefeitura de Chapadão do Sul

A Câmara Municipal de Chapadão do Sul realizou, na manhã de terça-feira (21),
uma reunião estratégica para discutir o fortalecimento do ciclismo no município e a organização de eventos esportivos de grande porte.

Conforme o site MS Todo Dia, o principal tema do encontro foi o apoio ao Campeonato Estadual de XCM, previsto para outubro deste ano na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Mika, destacou a importância do incentivo ao esporte e do fomento ao ciclismo como forma de promover saúde e qualidade de vida.

Ele foi acompanhado pelos vereadores Marcel D’Angelis e Leonardo Henrique, além do secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Emerson Sapo, e seu adjunto, Kanjerê. Representantes do Chapadão Bike Team (CBT), equipe local de ciclismo, também participaram da reunião, contribuindo com propostas e demandas para o setor.

Os principais assuntos debatidos durante a reunião incluíram o suporte logístico e financeiro necessário para a realização do Campeonato Estadual de XCM e a criação de novas iniciativas para popularizar a prática do ciclismo na cidade. Para o vereador Mika, sediar o campeonato estadual é uma oportunidade única para Chapadão do Sul, pois “a prática esportiva é essencial para a saúde e o desenvolvimento social, e nós, como representantes da população, temos o dever de apoiar e incentivar essas iniciativas”.

Ao final do encontro, os participantes reforçaram o compromisso de colaboração entre Legislativo, Executivo e atletas locais para garantir o sucesso dos eventos planejados. Essa iniciativa consolida Chapadão do Sul como um município que valoriza o esporte e investe no crescimento do ciclismo, promovendo a saúde, o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Denúncia anônima leva polícia a autuar mulher por maus-tratos a uma vaca em Aparecida do Taboado

0
Foto: Divulgação/PMAMS

Uma mulher foi autuada e multada por maus-tratos após policiais receberem denúncia sobre o estado crítico de uma vaca em Aparecida do Taboado. Conforme divulgado nesta última terça-feira (21) pelo site Midiamax, a denúncia foi feita via WhatsApp na tarde de segunda-feira (20), e os policiais militares ambientais encontraram o animal caído em um terreno baldio, sem movimentos e com lesões aparentemente causadas por doença.

A Polícia Civil e uma médica veterinária foram acionados para avaliar a situação, e após exame clínico, foi confirmado que a vaca sofria de câncer em estágio avançado e estava em intenso sofrimento. Diante disso, foi realizada a eutanásia humanitária para cessar o sofrimento do animal.

Durante as investigações, a proprietária do animal foi identificada e admitiu que havia adquirido a vaca já doente, mas afirmou que vinha tentando tratá-la por conta própria, fornecendo alimentação, água e medicação. No entanto, foi constatado que não havia acompanhamento veterinário regular, o que caracterizou negligência e descumprimento das normas de bem-estar animal.

Em decorrência disso, foi lavrado o Auto de Infração, estipulando multa no valor de R$ 500, considerando os fatores atenuantes, como a presença de água e alimentação fornecidos ao animal. O caso foi registrado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para as providências legais cabíveis.

Prefeitura de Três Lagoas discute melhorias logísticas com os Correios

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O prefeito de Três Lagoas, Doutor Cassiano Maia, recebeu nesta terça-feira, 21 de janeiro, no gabinete municipal, representantes dos Correios para discutir uma proposta de parceria que visa aprimorar a logística e gestão de entrega.

Os Correios foram representados pelo superintendente do Mato Grosso do Sul, Gelson Leonel do Nascimento. Pela Prefeitura, além do prefeito, participaram a primeira-dama, Kelly Abonizio, os secretários municipais de Administração (SEMAD), Jardel Pauber Mattos, de Saúde (SMS), Elaine Furio, e de Educação e Cultura (SEMEC), Ângela Brito e a diretora educacional e pedagógica da Rede Municipal, Monique Oliveira

Durante a reunião, os Correios apresentaram uma proposta de serviço que inclui a gestão de almoxarifado, organização e entrega de materiais e outros itens essenciais para a administração pública. A ideia central é implementar uma nova logística que garanta mais agilidade e eficiência nas entregas, otimizando o atendimento à população.

Essa parceria tem como objetivo fortalecer o suporte logístico das secretarias municipais, assegurando maior rapidez e organização nos serviços essenciais de Saúde e Educação destinados à comunidade.

Após a reunião, a Administração Municipal irá analisar e estudar a proposta apresentada, bem como a possibilidade de contratação dos serviços oferecidos.

Bolsonaro critica STF e alega que não há sentido em depor

0
Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declarações polêmicas nesta última terça-feira (21), afirmando que o Supremo Tribunal Federal (STF) “opera em sigilo e, por isso, exerce controle sobre o país”.

Conforme o site Diário do Poder, ele também expressou sua descrença na Justiça, dizendo que não há sentido em depor na Suprema Corte, pois “já tá pronta a sentença”.

Bolsonaro também comentou sobre a possibilidade de receber 28 anos de prisão e questionou sua suposta vinculação aos atos de vandalismo às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Ele destacou que estava fora do Brasil na época, ressaltando que não há evidências que o liguem aos atos de violência.

Durante uma entrevista ao ‘Show da Manhã’, Bolsonaro abordou a “minuta de golpe”, defendendo que discutir dispositivos constitucionais não é ilegal e que nada foi concretizado nesse sentido. Ele também falou sobre a “perseguição que enfrentou durante seu mandato”, mencionando ações do STF e a abertura de inquéritos.

Por fim, o ex-presidente falou sobre sua possível candidatura futura e afirmou que, se for candidato, pode resolver questões políticas com o apoio do povo, almejando um Congresso forte, sem a intenção de perseguir ninguém. Bolsonaro continua a ser uma figura polarizada na política brasileira, e suas declarações seguem gerando debates e controvérsias.

MELHORIAS – Doca de carga e descarga da Feira Central recebe pavimentação

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), segue investindo na melhoria da Feira Central. Agora, a obra contempla a pavimentação da doca de carga e descarga, utilizada pelos feirantes para o recebimento de mercadorias, e a construção de um abrigo de resíduos.

Com uma área total de 2.800 metros quadrados, a pavimentação trará mais organização e segurança às operações logísticas, facilitando o tráfego e reduzindo a poeira e a lama, especialmente em períodos chuvosos. Além disso, a doca contará com 14 vagas destinadas à carga e descarga, otimizando o espaço e proporcionando mais praticidade aos feirantes.

Também será construído um abrigo de resíduos, uma estrutura planejada para otimizar o descarte e manejo adequado dos resíduos gerados pela feira, reforçando o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

A obra está sendo realizada pelo Departamento de Serviços Públicos (DSP), garantindo economia aos cofres públicos e maior agilidade na entrega do serviço, já que é feita com mão de obra, verba, equipamentos e pessoal próprios da Prefeitura.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

AVISO – Buracão do Jupiá altera horário de funcionamento em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) informa que o horário de funcionamento e recebimento de resíduos sólidos do Buracão do Jupiá foi alterado. Agora, o atendimento será de segunda a sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A SEMEA reforça que o portão será fechado pontualmente às 17h, não sendo permitido o acesso ao local após esse horário. A população deve se atentar ao novo cronograma e planejar o descarte de materiais dentro do horário estipulado para evitar contratempos.

A Prefeitura agradece a colaboração de todos na organização e descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a manutenção da cidade limpa.

IFMS investe meio milhão em novosprojetos de ensino

0
Foto: Divulgação/IFMS

Edital com fomento para projetos deve selecionar até 40 propostas dos dez campi. Valor das bolsas chega a R$ 700

Visando à implementação e promoção de ações educativas em cursos de nível médio e da graduação, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está investindo R$ 520 mil no fomento de projetos de ensino, a serem desenvolvidos na instituição durante o ano de 2025.

O valor é dividido entre auxílios financeiros para custeio dos projetos e pagamento de bolsas aos estudantes participantes. Os projetos de ensino devem, preferencialmente, integrar extensão e/ou pesquisa, promovendo ações educativas nos cursos presenciais, como técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes e de graduação.

edital 02/2025 regulamenta a seleção de projetos com fomento, com previsão de até 40 selecionados, distribuídos entre os campi: Aquidauana (4 projetos); Campo Grande (10); Corumbá (4); Coxim (3); Dourados (3); Jardim (2); Naviraí (3); Nova Andradina (3); Ponta Porã (4); e Três Lagoas (4).

Para cada projeto de ensino aprovado serão disponibilizadas até três bolsas, pagas em oito parcelas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a estudantes de cursos técnicos integrados, cursos técnicos subsequentes ou cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EPT); e de R$ 700,00 (setecentos reais) a estudantes de graduação.

Todas as informações e atualizações do edital estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 10 de março de 2025, pelo coordenador do projeto no Módulo “Projeto de Ensino” do Suap. O projeto inscrito precisa conter informações como caracterização dos beneficiários, justificativa, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, metas e resultados esperados.

A avaliação será conduzida pela Comissão Permanente de Avaliação de Projetos, designada pela Direção-Geral de cada campus. O resultado preliminar está previsto para 18 de março, enquanto o resultado final será divulgado em 24 de março, data em que os projetos poderão ser iniciados.

O período de execução dos projetos será de 25 de março a 16 de dezembro de 2025. Um relatório parcial deverá ser entregue até 1.º de julho, e o relatório final, até 20 de dezembro.

Fluxo contínuo

Outro edital de projetos de ensino disponível é o 03/2025, que não prevê fomento institucional para as ações, mas permite a submissão de propostas a qualquer momento ao longo do ano letivo (fluxo contínuo). O documento regula as etapas de inscrição, análise, aprovação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de ensino.

Os projetos podem ser desenvolvidos nos níveis médio técnico e superior, tanto em cursos presenciais quanto a distância. A inscrição também deve ser feita pelo Módulo “Projeto de Ensino” do Suap.

O edital 03/2025 contempla propostas executadas entre 20 de janeiro e 30 de setembro de 2025.

Mais detalhes sobre os editais estão disponíveis na Central de Seleção. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected], da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Tecnologias da Voith Paper transformam a produção de papel embalagem da Panasa

0
Foto: DIvulgação/Assessoria

Instalação de DuoShake e EdgeDeckle-S garante maior resistência e eficiência à produção

A Voith Paper, referência mundial em soluções para a indústria de papel, concluiu recentemente uma etapa de modernização na planta industrial da Panasa, localizada em Guaiaquil, no Equador. Este projeto incluiu a instalação dos equipamentos DuoShake e EdgeDec-kle-S, fundamentais para aprimorar a seção de formação da máquina de papel que é responsável pela fabricação de papel embalagem.

Soluções avançadas para desafios específicos

A Panasa enfrentava o desafio de atender a mercados mais exigentes quanto à qualidade superficial e à resistência do papel. Com a instalação do DuoShake e do EdgeDeckle-S, a planta equatoriana deu um salto significativo em qualidade, garantindo maior eficiência operacional e competitividade no mercado.

O EdgeDeckle-S, também conhecido como limitador de formato, é instalado nas laterais da caixa de entrada da máquina e desempenha um papel indispensável na estabilização do formato do papel. Ao evitar o transbordamento da massa nas bordas, o equipamento promove uma distribuição uniforme, ideal para máquinas com abertura de lábio maior, como a da Panasa.

Já o DuoShake é uma solução inovadora da Voith que cria movimentos transversais na tela formadora, garantindo uma distribuição mais homogênea das fibras e insumos. Entre seus principais benefícios é possível citar a distribuição uniforme das fibras, proporcionando maior resistência ao papel; melhorias na formação do papel, resultando em produtos de alta qualidade; e o aumento da eficiência operacional, com melhor desaguamento e redução de custos.

Além de tudo isso, o DuoShake também incorpora recursos alinhados aos princípios da Indústria 4.0, como monitoramento avançado e manutenção preditiva, assegurando um desempenho otimizado e confiável.

Uma parceria de sucesso

A relação entre a Voith Paper e a Panasa é marcada por projetos de sucesso, consolidando uma parceria estratégica. Com esta nova etapa, a Panasa não apenas melhora sua capacidade produtiva, mas também se prepara para futuras implementações.

“A primeira fase do projeto com a instalação do DuoShake e do EdgeDec-kle-S é um marco no compromisso da Voith Paper em oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de seus clientes. A modernização da planta da Panasa reflete a estratégia de longo prazo para elevar a qualidade do papel embalagem, consolidando sua posição nos mercados mais exigentes”, avalia Daniel Iwakura, Coordenador de aplicação na Voith Paper.

Com a conclusão deste projeto e os planos futuros, a Panasa está pronta para atender às demandas do mercado local e internacional, com um produto que combina inovação, qualidade e eficiência.

Sobre a Panasa

PAPELERA NACIONAL S.A. foi legalmente constituída em 28 de fevereiro de 1961 e teve como sócios fundadores as empresas norte-americanas W.R. Grace INC., International Paper CO., Sociedad Agrícola e Industrial San Carlos S.A. e a Organização Noboa. O início das operações ocorreu em 1968, com uma produção de papel kraft de 10.000 toneladas métricas por ano e a montagem de uma planta de polpa de bagaço de cana-de-açúcar, para aproveitar as matérias-primas fibrosas geradas na produção de açúcar do Ingenio San Carlos, e utilizá-las na fabricação de papel. Ao longo dos anos, foram realizadas ampliações na capacidade instalada da fábrica; novos equipamentos foram adquiridos, bem como tecnologia que foi incorporada aos processos de controle e preparação de fibras. Atualmente, a produção alcança 1780.000 toneladas métricas de papel kraft por ano. Em 2010, a Papelera Nacional implementou uma planta de Cartonagem onde atualmente processa 60% do papel produzido em seus moinhos, com uma produção anual de cartão de 110.000 toneladas métricas.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

União entre setores reforça combate a incêndios e eficiência energética em MS

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Durante reunião, discussões focaram na prevenção de incêndios e melhorias na operação das redes rurais

Nesta terça (21), a sede da Reflore/MS, em Campo Grande, foi palco de uma reunião que reuniu representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), empresas plantadoras de florestas e distribuidoras de energia elétrica. O evento teve como objetivo alinhar estratégias e aprimorar as práticas relacionadas à operação das redes de distribuição rurais, promovendo maior eficiência, segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, além de fortalecer as ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

Durante a reunião, a Reflore/MS apresentou um panorama detalhado do setor de produção florestal no estado, abordando temas como a distribuição geográfica das áreas de florestas plantadas, sua importância econômica para a região leste de Mato Grosso do Sul e as práticas de manejo sustentável adotadas pelos plantadores de eucalipto. Foram também destacados dados sobre produtividade, contribuições para a economia local e estadual, estatísticas de incêndios florestais e os impactos observados.

A apresentação incluiu ainda informações sobre as implicações das operações florestais nas proximidades das redes elétricas, proposições de ações conjuntas para mitigar riscos de incêndios, e as parcerias firmadas com municípios para prevenção e mitigação desses eventos. Também foram apresentados planos de contingência, iniciativas de proteção ambiental e projeções de crescimento e expansão das florestas plantadas no estado.

Representantes das distribuidoras de energia elétrica trouxeram uma análise abrangente da gestão das redes de distribuição rurais, incluindo a revisão da largura das faixas de servidão, dados sobre manutenções realizadas entre 2022 e 2024, e o planejamento para o biênio 2025/2026. Além disso, foram apresentados relatórios técnicos sobre os impactos das queimadas nas redes elétricas, os prejuízos ocasionados pelos incêndios florestais e os desafios enfrentados pelas distribuidoras no atendimento às demandas relacionadas a esses eventos.

Foi realizado um fórum de discussão onde os participantes debateram temas técnicos, como a revisão das faixas de servidão, melhorias na comunicação entre plantadores de eucalipto e distribuidoras, e a existência de planos municipais de contingência para incêndios florestais. O debate também contemplou propostas de parcerias voltadas à prevenção de incêndios e a identificação de oportunidades para aprimorar a interação entre os setores envolvidos.

O diretor executivo da Reflore/MS, Dito Mário, destacou a relevância da união entre os setores envolvidos: “A colaboração entre os plantadores de florestas, as distribuidoras de energia elétrica e os órgãos reguladores é essencial para construirmos soluções eficazes e sustentáveis. Somente com esse diálogo constante conseguiremos enfrentar desafios como os incêndios florestais e garantir um futuro mais seguro e produtivo para todos.”

A reunião foi considerada um passo importante para reforçar a colaboração entre os diferentes segmentos e promover soluções sustentáveis que atendam às necessidades da população e do setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

Influenciador morre durante procedimento de tatuagem em hospital particular de SC

0
Foto: Instagram

O influenciador e empresário Ricardo Godoi, de 46 anos, faleceu na última segunda-feira (20) após passar mal durante a realização de uma tatuagem, para a qual foi submetido a uma anestesia geral. Conforme divulgado pelo site CNN Brasil, o incidente ocorreu em um hospital particular na cidade de Itapema, Santa Catarina, a cerca de 75 quilômetros de Florianópolis.

De acordo com o tatuador, que preferiu não ser identificado, Ricardo sofreu uma parada cardiorrespiratória no início da sedação. O nome do hospital onde ocorreu o procedimento também não foi divulgado.

Em entrevista à CNN, o tatuador revelou que havia planejado o projeto da tatuagem com Ricardo por mais de um mês. Ele afirmou que foram escolhidos os “melhores profissionais” para participar do procedimento.

O tatuador também afirmou que ele e sua equipe ainda não haviam iniciado a tatuagem quando Ricardo passou mal. Ele destacou que, anteriormente, foram realizados exames de sangue que não indicaram riscos explícitos ao paciente.

A Polícia Civil abriu um inquérito policial para investigar a morte do influenciador e ouvir testemunhas. O caso está sendo apurado para determinar as causas exatas do falecimento de Ricardo Godoi.

O velório e o enterro de Ricardo Godoi ocorreram nesta terça-feira (21) no cemitério Vaticano de Itajaí. A morte do influenciador causou comoção entre seus seguidores e amigos, que se manifestaram nas redes sociais para prestar condolências à família.

Governo de MS abre Processo Seletivo para contratar profissionais de saúde para sistema prisional

0
Foto: Álvaro Rezende

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), publicou no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (20) a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 6 profissionais temporários da área da saúde.

A seleção tem como objetivo preencher vagas na Equipe de Atenção Primária Prisional, que atuará nos estabelecimentos penais de Campo Grande, em conformidade com a PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional).

As inscrições estarão abertas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial https://www.econcursoms.ms.gov.br, onde os candidatos também devem enviar os documentos para a avaliação curricular.

As vagas disponíveis são para as funções de farmacêutico (3 vagas, carga horária de 40 horas semanais) e técnico de higiene dental (3 vagas, carga horária de 40 horas semanais).

Os interessados podem acessar o edital completo para conferir os requisitos, remuneração, vantagens, atribuições das funções, documentos necessários, cronograma e critérios de pontuação para a avaliação curricular.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU)

0
Divulgação/UFMS

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, é o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá escolher até duas opções de curso. Neste processo seletivo, a UFMS oferta vagas em 125 cursos de graduação presenciais e a distância na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha o Ensino Médio completo e realizado a avaliação de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio sem zerar a prova de redação. “Ressaltamos a importância de observar os prazos estabelecidos pelo MEC, bem como a documentação exigida. Todas as informações institucionais relacionadas ao processo seletivo do Sisu estão disponíveis na página ingresso.ufms.br/sisu, enfatiza o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho.

Todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o seu desempenho na prova primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei Nº 12.711/2012, a Lei de Cotas, que observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. “É muito importante que o candidato tenha a documentação completa e não deixar para a última hora a providência dos mesmos”, complementa o diretor.

O resultado final está previsto para o dia 26 de janeiro. Os candidatos que não forem convocados na chamada regular do Sisu 2025 ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera. A manifestação de interesse deverá ser feita de 26 a 31 de janeiro.

URGENTE! Carreta boiadeira tomba em Nova Andradina e deixa motorista ferido e animais presos

0
Foto: Nova Notícias

Uma carreta boiadeira tombou na tarde desta terça-feira (21) na MS-134, perto da entrada do aeródromo de Nova Andradina.

Conforme o site Campo Grande News, o veículo estava carregado com bois que se encontravam presos nas gaiolas após o acidente. O motorista foi socorrido e levado para atendimento médico.

Segundo a imprensa local, o acidente ocorreu por volta das 15h, enquanto a carreta seguia de uma fazenda na região com destino a um frigorífico na cidade. No entanto, por motivos ainda a serem apurados, o condutor perdeu o controle da direção e tombou o veículo.

Uma viatura do 8º Batalhão de Polícia Militar, que trafegava pela rodovia logo atrás da carreta, parou para prestar os primeiros atendimentos. Os policiais encontraram o condutor ferido no interior da cabine do veículo e acionaram o Corpo de Bombeiros.

O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi levado para atendimento médico com vários ferimentos. Além disso, os militares precisaram desencarcerar os animais que ficaram presos nas gaiolas devido ao tombamento da carreta.

Não há informações disponíveis sobre o número de bois que estavam no veículo, quantos ficaram feridos ou se algum veio a óbito. A cabine da carreta ficou totalmente danificada com a queda. O acidente está sendo investigado para determinar as causas exatas do ocorrido.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.