30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 701

Último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU)

0
Divulgação/UFMS

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, é o último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá escolher até duas opções de curso. Neste processo seletivo, a UFMS oferta vagas em 125 cursos de graduação presenciais e a distância na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha o Ensino Médio completo e realizado a avaliação de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio sem zerar a prova de redação. “Ressaltamos a importância de observar os prazos estabelecidos pelo MEC, bem como a documentação exigida. Todas as informações institucionais relacionadas ao processo seletivo do Sisu estão disponíveis na página ingresso.ufms.br/sisu, enfatiza o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho.

Todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o seu desempenho na prova primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei Nº 12.711/2012, a Lei de Cotas, que observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. “É muito importante que o candidato tenha a documentação completa e não deixar para a última hora a providência dos mesmos”, complementa o diretor.

O resultado final está previsto para o dia 26 de janeiro. Os candidatos que não forem convocados na chamada regular do Sisu 2025 ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera. A manifestação de interesse deverá ser feita de 26 a 31 de janeiro.

URGENTE! Carreta boiadeira tomba em Nova Andradina e deixa motorista ferido e animais presos

0
Foto: Nova Notícias

Uma carreta boiadeira tombou na tarde desta terça-feira (21) na MS-134, perto da entrada do aeródromo de Nova Andradina.

Conforme o site Campo Grande News, o veículo estava carregado com bois que se encontravam presos nas gaiolas após o acidente. O motorista foi socorrido e levado para atendimento médico.

Segundo a imprensa local, o acidente ocorreu por volta das 15h, enquanto a carreta seguia de uma fazenda na região com destino a um frigorífico na cidade. No entanto, por motivos ainda a serem apurados, o condutor perdeu o controle da direção e tombou o veículo.

Uma viatura do 8º Batalhão de Polícia Militar, que trafegava pela rodovia logo atrás da carreta, parou para prestar os primeiros atendimentos. Os policiais encontraram o condutor ferido no interior da cabine do veículo e acionaram o Corpo de Bombeiros.

O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi levado para atendimento médico com vários ferimentos. Além disso, os militares precisaram desencarcerar os animais que ficaram presos nas gaiolas devido ao tombamento da carreta.

Não há informações disponíveis sobre o número de bois que estavam no veículo, quantos ficaram feridos ou se algum veio a óbito. A cabine da carreta ficou totalmente danificada com a queda. O acidente está sendo investigado para determinar as causas exatas do ocorrido.

Dia de Combate à Intolerância Religiosa: Cidadania reforça canal de denúncias e respeito à diversidade

0
Foto: Matheus Carvalho/SEC

A intolerância religiosa se manifesta, muitas vezes, através de insultos e humilhações, o que mostra a dificuldade das pessoas em aceitar outras religiões, e nesses casos mais específicos as religiões como candomblé e umbanda e demais segmentos de matriz africana. Segundo dados da Fecams (Federação de Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios), Mato Grosso do Sul tem em torno de 12 mil casas (centros), que perpetuam a fé, a cultura milenar e sagrada para os chamados ‘povos de terreiro’.

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, tem atuado de forma estratégica no âmbito da gestão pública no fortalecimento de ações para o combate à intolerância religiosa e promoção da cidadania.

“A nossa secretaria tem um papel fundamental de mostrar para sociedade sul-mato-grossense que o nosso povo é plural, o meio que nós vivemos, a nossa sociedade é plural, então essas diferenças têm que ser valorizadas. E quando falamos de religião cada um professa a sua fé com base em suas crenças, e cabe a cada um o respeito a essas diferenças”, explica Vania Lucia Baptista Duarte, subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

Mato Grosso do Sul registrou 188 casos de racismo em 2024, e quando falamos em intolerância religiosa, foram 51 registros segundo a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Já no balanço de 2024 do Disque 100, as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, são as principais vítimas de intolerância religiosa.

“A essência da intolerância é o racismo, porque quando falamos do povo negro, falamos de história e não tem como voltar ao passado sem falar especificamente das religiões de matriz africana, e a primeira expressão sempre ‘é coisa de preto, e se é coisa de preto não é coisa boa’, que não tem que ser aceita. E o racismo tem várias interfaces, como por exemplo, estrutural, institucional, recreativo e racismo religioso”, comenta Vânia, que completa.

“Hoje, 21 de janeiro, é mais um dia de enfrentamento, de combate ao racismo, que é uma violência que não aproxima as pessoas, mas ao contrário, separa as pessoas e aí nós estamos falando da fé e a fé cada um tem o direito de professar a fé que ela se sente bem e se sinta bem”, finaliza a subsecretária.

O babalorixá e presidente da Federação de Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios, Pedro Gaeta, destaca que legislações existem para combater esse tipo de crime, mas ainda precisam ser disseminadas na sociedade.

“O respeito é fundamental para combatermos a intolerância religiosa. E para que a gente consiga ganhar esse respeito, precisamos capacitar mais e mais quem atua junto aos órgãos públicos e na sociedade como um todo. Para que essas pessoas tenham conhecimento das legislações, e que assim possam respeitar a diversidade, e falo isso desde o momento do registro de um boletim de ocorrência, até dentro do ambiente escolar”, finaliza.

A legislação brasileira trata o crime de intolerância religiosa no Código Penal com a Lei 9.459, Lei 14.532 e a Lei 11.635. Prevendo punição para quem difamar alguém publicamente por motivo de crença religiosa, ou quem impedir ou perturbar cerimônias religiosas. Ressaltando que a liberdade religiosa é garantida pela Constituição Federal de 1988, e está descrita no artigo 5º, que possui 77 incisos sobre os direitos fundamentais garantidos aos cidadãos.

“O discurso de ódio tem sido produzido com o intuito de desqualificar, denegrir grupos ou pessoas. Nós somos um colegiado de cultura, nós somos a cultura afro, de cultura religiosa. E essa data reforça que precisamos falar sobre racismo religiosa, porque ele existe e dentro do terreiro nós temos a presença de mulheres, pessoas negras, pessoas idosas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e todos merecemos viver em uma sociedade livre de qualquer forma de violência”, afirma o babalorixá Roberto de Ogum, que também é servidor público.

Lei

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído através da Lei nº 11.635/2007 e tem como objetivo promover um movimento de conscientização, bem como conter a violência contra templos e espaços religiosos no Brasil.

A data faz menção à morte da Yalorixá Gildária dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassáde Ogum, na Bahia, vítima de intolerância religiosa, com agressões físicas e verbais.

CANAIS DE DENÚNCIA

  • Disque 100 – é um serviço gratuito e anônimo do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
  • Polícia Militar 190 – em caso de urgência, pode-se acionar a Polícia Militar. Depois de acionar a polícia, pode-se registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.
  • Deops – Delegacia Especializada de Ordem Política e Social – rua Soldado PM Reinaldo de Andrade, 167, Bairro Tiradentes, Campo Grande-MS / telefone: (67) 3318-9020 / e-mail: [email protected]
  • Fecams – Orientação sobre os crimes de intolerância religiosa, telefone (67) 9.9103-8569
  • Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – Av. Ceará, 984, Vila Antonio Vendas, Campo Grande-MS / e-mail: [email protected]

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania

Oficina gratuita ensina uso de drones nas artes e impulsiona economia criativa

0
Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar e fomentar o uso de tecnologias inovadoras no campo das artes e da economia criativa, a oficina gratuita “Altos Voos MS – Explorando Drones na Arte” será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro, em Campo Grande.

A iniciativa conta com financiamento da LPG (Lei Paulo Gustavo), do Ministério da Cultura, e com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura).

A oficina oferece aos participantes conhecimento teórico e prático sobre o uso de drones, com aplicações que abrangem desde a cobertura aérea de eventos como shows, feiras e festivais, até a produção de filmes, documentários e videoclipes. Além de explorar as possibilidades artísticas, o curso também aborda o potencial dos drones para impulsionar a economia criativa no Estado.

Apoio inclusivo e vagas limitadas

Com carga horária de 20 horas, a oficina será ministrada por instrutores especializados e oferecerá 30 vagas. O evento conta com acessibilidade para PcD (pessoas com deficiência) e prioriza vagas para integrantes das comunidades LGBTQIA+, populações indígenas e pessoas negras, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade.

Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e podem realizar a inscrição pelo link https://forms.gle/mVwkDPQ5s8tsMpmB6 ou acessá-lo por meio da bio do perfil oficial no Instagram, @altosvoosms. As vagas são limitadas, e os resultados serão divulgados no perfil oficial após o encerramento das inscrições.

Os participantes que concluírem pelo menos 75% da carga horária receberão um certificado de participação, que pode contribuir para suas trajetórias profissionais e acadêmicas. A iniciativa não apenas promove o acesso à tecnologia, mas também fortalece a rede de criadores e empreendedores culturais no Estado.

Mais informações

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar as novidades, siga o perfil oficial no Instagram @altosvoosms ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Karina Lima, Comunicação Setesc

Tutor de pitbull que matou idoso é indiciado por homicídio culposo no Recife (PE)

0
Foto: Redes Sociais

O tutor do pitbull que atacou e matou o idoso Leonardo Lustosa da Silveira Castro, de 68 anos, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foi indiciado por homicídio culposo pela Polícia Civil de Pernambuco. Conforme o site CNN Brasil, o homicídio culposo é o crime que envolve a morte de uma pessoa causada por um ato imprudente, mas sem a intenção de matar.

O ataque ocorreu no dia 16 de setembro de 2024, em Bairro Novo, e resultou na morte da vítima um dia após o incidente. A investigação apontou que o dono do animal agiu com negligência ao permitir que o cão circulasse sem focinheira, violando a legislação estadual que exige medidas de segurança para cães de raças como pitbull, doberman e rottweiler.

De acordo com a delegada seccional de Olinda, Euricélia Nogueira, o proprietário do animal foi indiciado por homicídio culposo em razão da negligência. “Ele é responsável pelo animal e a gente tem uma lei estadual que diz que cães da raça pitbull, da raça doberman e da raça rottweiler são animais que só podem andar em via pública com pessoas acima de 18 anos e também com equipamentos de segurança, como focinheira e guias curtas”, afirmou a delegada.

Relembre o Caso

No dia 16 de setembro de 2024, Leonardo Lustosa da Silveira Castro, de 68 anos, foi atacado por um pitbull enquanto tentava fazer carinho no animal sem focinheira, em Bairro Novo, Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O incidente ocorreu na Rua João Ribeiro, em frente à residência da vítima.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Leonardo conversava com o vizinho, tutor do pitbull, e se aproximou para acariciar o cachorro. Em segundos, o animal avança e ataca o pescoço do idoso. O vizinho tenta controlar o pitbull, enquanto Leonardo se levanta ensanguentado. As imagens são fortes e por isso não foram compartilhadas na reportagem.

Segundo a polícia, Leonardo foi socorrido por familiares e levado para um hospital particular em Olinda, onde recebeu atendimento médico. A equipe informou que a mordida atingiu a veia jugular interna, provocando uma hemorragia grave. Leonardo não resistiu aos ferimentos e morreu um dia após o ataque.

A indiciamento do tutor do pitbull por homicídio culposo é um resultado importante da investigação, que busca responsabilizar os donos de animais que não cumprem as leis de segurança e colocam a vida de outras pessoas em risco. A legislação estadual sobre cães de raças perigosas é clara e exige que os proprietários tomem medidas para evitar acidentes como esse.

Ato Heroico: Policial Militar salva vida de homem que se afogava no Rio Paranaíba

0
Foto: Reprodução/Jornal Tribuna Livre

Por volta das 11h de sábado (18), o policial militar Rogério realizou um ato heroico ao salvar a vida do senhor Itamar Costa de Assis, que se afogava nas proximidades do Porto Alencastro, no Rio Paranaíba, em Paranaíba.

De acordo com testemunhas informaram ao site Jornal Tribuna Livre, o senhor Itamar ultrapassou a barreira de segurança para se aventurar em uma área mais profunda do rio, mas foi surpreendido por uma força que o puxou para o fundo. Sem forças nos braços e nas pernas, ele começou a se afogar e perdeu a consciência durante a tentativa de retornar à superfície.

Ao perceber o perigo, o policial Rogério, que estava de folga, não hesitou em entrar na água para resgatar a vítima, colocando sua própria segurança em risco. Inicialmente, ele pensou que se tratava de uma criança em perigo, mas, ao se aproximar, encontrou o senhor Itamar já debilitado e inconsciente.

Com grande esforço, Rogério conseguiu retirar a vítima do fundo do rio. Após o resgate, ficou evidente que o homem havia ingerido uma grande quantidade de água e apresentava sintomas como vômitos, fraqueza extrema e desorientação.

O policial militar contou com o auxílio do senhor Valdeci Severina Castro e sua esposa para transportar Itamar para a Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba, onde ele recebeu atendimento médico de emergência. Segundo informações do hospital, Itamar foi submetido a exames para verificar possíveis complicações devido à ingestão de água e permaneceu em observação.

Durante o atendimento, foi revelado que Itamar é paciente de hemodiálise, tratamento que substitui a função dos rins, o que agrava os riscos à saúde em casos de afogamento.

O ato de bravura do policial Rogério foi reconhecido pelas pessoas presentes no local e pelos profissionais de saúde. “A rapidez e a coragem dele foram essenciais para salvar a vida do Itamar”, afirmou emocionado o senhor Itamar.

Este é mais um exemplo de dedicação e compromisso dos profissionais da Polícia Militar, que estão sempre prontos para servir à sociedade, mesmo fora de serviço. O ato heroico do policial Rogério é um testemunho da importância do trabalho desses profissionais na comunidade.

Loja de material de construção tem vários equipamentos furtados em Paranaíba

0
Foto: Ilustrativa

Uma residência em construção em Paranaíba foi alvo de furto na noite de domingo para segunda-feira (20). Conforme o site Jornal Tribuna Livre, vários equipamentos foram levados do local, incluindo três carriolas, uma engraxadeira, uma riscadora de piso, uma máquina de cortar pisos, uma furadeira e uma lata de tinta Suvinil branco gelo.

O pedreiro que trabalha no local chegou por volta das 6 horas da manhã e percebeu que algo estava errado. Ele encontrou uma escada encostada no muro e acredita que o suspeito a usou para sair do local com os objetos furtados.

Embora não haja câmeras de segurança no local, a polícia pretende obter imagens de câmeras de segurança da vizinhança para tentar identificar o autor do furto. Com a ajuda dessas imagens, esperam poder localizar o responsável e recuperar os equipamentos roubados. A investigação está em andamento.

Golpe no WhatsApp: Estelionatário rouba mais de R$ 400 de namorada da vítima em Paranaíba

0
Foto: Ilustrativa

Um caso de golpe de clonagem de WhatsApp foi registrado na cidade de Paranaíba na última segunda-feira (20). Conforme o site Jornal Tribuna Livre, um homem teve seu número de WhatsApp clonado por um estelionatário, que conseguiu levar R$ 450,00 da namorada da vítima.

De acordo com a vítima, após um certo período, ele perdeu o acesso ao seu número de WhatsApp e não conseguiu avisar ninguém sobre o golpe. O estelionatário, que havia clonado o número, mandou uma mensagem para a namorada da vítima pedindo um PIX no valor de R$ 2.450,00. No entanto, a namorada entendeu que o valor era de R$ 450,00 e enviou o dinheiro.

A namorada da vítima possui prints da conversa com o estelionatário e os mesmos estão anexados no boletim de ocorrência. Isso ajudará a identificar o autor do golpe e a tomar medidas para evitar que ele continue a cometer crimes semelhantes.

Esse caso destaca a importância da vigilância e da atenção ao uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. É fundamental estar atento às mensagens e pedidos de dinheiro que chegam por meio de aplicativos, especialmente se não forem esperados ou se parecerem suspeitos.

Prevenção

Para evitar golpes semelhantes, é importante tomar algumas precauções, como:

  • Manter o número de WhatsApp atualizado e seguro;
  • Não compartilhar informações pessoais ou financeiras por meio de aplicativos de mensagens;
  • Verificar a identidade do remetente antes de responder a mensagens ou pedidos de dinheiro;
  • Não enviar dinheiro para pessoas desconhecidas ou que não sejam de confiança.

Lembre-se de que a prevenção é a melhor opção para evitar golpes e perdas financeiras. Se você suspeitar que está sendo vítima de um golpe, não hesite em contatar as autoridades e denunciar o caso.

Vereador Tonhão recebe o presidente do TRT da 24ª Região e reforça diálogo entre os poderes

0
Foto: Divulgação

O Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antonio Luiz T. Empke Junior, o Tonhão, recebeu nesta terça-feira (21) a visita do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), desembargador Dr. Tomás Bawden de Castro Silva. Reconhecido como uma autoridade de destaque no cenário jurídico, o desembargador participou de um encontro marcado por discussões sobre temas relevantes para o município e a região.

Durante a recepção, o vereador Tonhão enfatizou a importância do diálogo entre os poderes e expressou sua satisfação pela visita. “Foi uma grande honra receber meu amigo e presidente do TRT-24. Temos uma longa história de amizade e parcerias desde o meu período como acadêmico de Direito na Universidade Federal, e isso só se fortaleceu ao longo dos anos enquanto vereador”, afirmou o presidente da Câmara.

O encontro também abordou possíveis ajustes e parcerias entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional do Trabalho, com foco em atender demandas relacionadas à Justiça do Trabalho em Três Lagoas. “Estamos trabalhando para viabilizar soluções conjuntas que atendam às necessidades da nossa cidade e promovam o acesso à justiça de forma eficiente”, completou Tonhão.

O desembargador Tomás Bawden destacou a receptividade da Câmara Municipal e a importância de iniciativas que promovam o fortalecimento das relações institucionais. “Nossa missão, enquanto representantes do Tribunal Regional do Trabalho, é ouvir de perto as instituições e construir parcerias com órgãos que desempenham papel fundamental no desenvolvimento dos municípios. Fiquei muito feliz em ver o nobre amigo vereador Tonhão como presidente da Câmara. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais os laços entre os poderes”, declarou o magistrado.

Impacto e Próximos Passos

A visita simboliza um avanço significativo no estreitamento das relações institucionais entre a Câmara Municipal de Três Lagoas e o Poder Judiciário. A expectativa é que os diálogos estabelecidos hoje resultem em iniciativas concretas para o desenvolvimento da cidade, reforçando o compromisso mútuo com o progresso e a justiça.

Ao final do encontro, o vereador Tonhão reiterou a relevância da visita para o fortalecimento das instituições locais. “Três Lagoas sempre buscou construir pontes com os demais poderes, e receber o desembargador Dr. Tomás Bawden aqui é uma prova de que estamos no caminho certo. Essa visita não apenas nos honra, mas também reforça nosso compromisso com o diálogo e a busca por soluções que beneficiem toda a nossa comunidade”, concluiu o presidente da Câmara.

Água Clara, Ribas, Inocência e outras cidades de MS receberão casas populares

0
Foto: Divulgação/Água Clara MS

O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) anunciou a construção de mais 300 habitações populares em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.

Conforme o site Água Clara MS, as cidades beneficiadas serão Água Clara, Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo, com a edificação de 50 casas em cada uma das seguintes cidades: Água Clara, Campo Grande, Inocência e Ribas do Rio Pardo, e 100 casas em Dourados.

A portaria do Ministério das Cidades, publicada na segunda-feira (20), relacionou as localidades habilitadas a apresentarem propostas de empreendimentos habitacionais em áreas urbanas, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do programa Minha Casa, Minha Vida. A habilitação dessas cidades é resultado do trabalho realizado pelo parlamentar em parceria com as administrações municipais, tanto na fase de cadastro quanto na etapa de acompanhamento das propostas junto ao Ministério das Cidades.

“Trabalhamos lado a lado com os prefeitos colhendo as demandas dos municípios, levando os pedidos ao governo federal e verificando o andamento dos projetos. Por isso, o resultado é muito positivo”, avalia Geraldo Resende. O parlamentar alerta aos prefeitos que a apresentação das propostas junto ao gestor financeiro até o dia 31 de março deste ano é fundamental, sob pena de cancelamento da autorização dada pelo Ministério das Cidades.

“Estamos entrando em contato com todos os prefeitos e prefeitas, para que ninguém perca essa conquista, pois se isso ocorrer, quem perde são as pessoas mais humildes, geralmente que moram na periferia e muitas vezes não tem sequer condições de pagar um aluguel”, afirma Geraldo Resende. A construção de habitações populares é fundamental para atender à demanda por moradias dignas e acessíveis para as famílias de baixa renda.

Duas cidades que receberam especial atenção do deputado Geraldo Resende foram Ribas do Rio Pardo e Inocência. Em junho do ano passado, o parlamentar pediu prioridade na habilitação dessas cidades, em gestão junto ao secretário executivo do Ministério das Cidades Helder Melillo.

Ribas do Rio Pardo, com uma população de 23 mil habitantes, está passando por profundas mudanças em seu tecido urbano devido ao empreendimento, enquanto Inocência, com cerca de 8 mil habitantes, vai receber a maior fábrica de celulose do mundo, o que vai causar uma explosão demográfica naquela cidade em poucos anos.

Mutirão de cirurgias em Cassilândia atende mais de 180 pacientes

0
Foto: Prefeitura de Cassilândia

A Prefeitura de Cassilândia realizou um mutirão de Cirurgia de Ortopedia e Vascular no último fim de semana, atendendo mais de 180 pacientes e dando um importante passo para zerar a fila de espera.

Conforme o site MS Todo Dia, o evento foi uma iniciativa do Programa MS Saúde e da Secretaria de Saúde, com o objetivo de trazer resultados concretos e cuidar de quem mais precisa.

Foram realizadas cirurgias nas áreas de Ortopedia (quadril e joelho) e Cirurgia Vascular, com o atendimento de três médicos especializados: Dr. André Casade, Dr. Delton Eustáquio e Dr. Rafael Nani. Os procedimentos médicos foram realizados com habilidade e cuidado, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes.

O mutirão de cirurgia é um exemplo do compromisso do Programa MS Saúde e da Secretaria de Saúde em trazer resultados concretos e cuidar de quem mais precisa. A iniciativa demonstra a dedicação e o empenho da prefeitura em melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos de Cassilândia.

MS Florestal oferece vagas em diversas áreas de atuação em Água Clara e Bataguassu

0
Foto: Divulgação/MS Florestal

Interessados podem se inscrever até amanhã, 22 de janeiro

A MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas, oferece vagas para atuação em diferentes áreas da empresa nos municípios de Água Clara e Bataguassu. Os interessados têm até amanhã, quarta-feira, dia 22 de janeiro, para realizar a inscrição.

Em Bataguassu, estão disponíveis oportunidades para Analista de Comunicação Corporativa, Comprador, Analista de Relações com a Comunidade e Supervisor de Silvicultura. Para esses cargos, os requisitos incluem ensino superior completo nas respectivas áreas ou áreas correlatas, ter Carteira Nacional de Habilitação tipo B, experiência prévia relevante à função e disponibilidade para residir em Bataguassu. Inglês intermediário ou avançado é requisito para a vaga de Analista de Comunicação Corporativa, enquanto para as demais posições é apenas desejável.

Todas as informações com a descrição completa de cada uma das vagas estão disponíveis no site msflorestal.com/trabalhe-conosco. Ao acessar o site, o interessado deve aplicar o filtro de busca para a cidade de Bataguassu.


Vagas operacionais

Além dessas, a MS Florestal também tem vagas abertas para posições que não exigem nível superior. Essas vagas estão disponíveis tanto em Bataguassu, quanto em Água Clara, e as inscrições ocorrem exclusivamente por e-mail.

Em Água Clara, estão disponíveis vagas para Auxiliar de Serviços Gerais de Viveiro e para Mecânico Automotivo. Já em Bataguassu, estão abertas vagas para Auxiliar de Serviços Gerais de Campo, Operador de Máquinas e Equipamentos e também a posição de Mecânico Automotivo.

O interessado deve enviar seu currículo com a descrição da vaga e município de interesse para o [email protected].

Serviço

Vagas com requisito ensino superior:

  • Analista de Comunicação Corporativa
  • Comprador
  • Analista de Relações com Comunidade
  • Supervisor de Silvicultura

Todas para residência em Bataguassu.

Inscrições por meio do site: msflorestal.com/trabalhe-conosco

Vagas operacionais:

  • Água Clara
    • Auxiliar de Serviços Gerais de Viveiro
    • Mecânico Automotivo
  • Bataguassu
    • Auxiliar de Serviços Gerais de Campo
    • Operador de Máquinas e Equipamentos
    • Mecânico Automotivo

Inscrições exclusivamente por meio do e-mail: [email protected].

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com

Bolsonaro critica Marcos Pontes por candidatura à presidência do Senado

0
Foto: Carolina Antunes/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou duramente o senador Marcos Pontes (PL-SP) na última segunda-feira (20), após o astronauta lançar sua candidatura à presidência do Senado. Conforme o site Diário do Poder, a candidatura de Pontes gerou um racha na sigla, pois não conta com o respaldo do próprio partido, que está apoiando o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para o cargo.

Durante uma live no portal AuriVerde Brasil, Bolsonaro expressou sua insatisfação com a decisão de Pontes e afirmou que não acredita na possibilidade de vitória do senador. “Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você. Mas eu lamento você estar nessa situação, porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto e se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor que outras aí, nós vamos ficar sem comissões”, disse o ex-presidente.

Bolsonaro também acusou Pontes de ter se candidatado pensando em benefício próprio e afirmou que o senador foi eleito graças ao seu apoio em 2022. “Você está pensando, lamentavelmente, em você. É lamentável isso aí. De vez em quando a gente é obrigado a engolir sapos para poder comer uma rã frita, lá na frente. Não é para nós, é para o povo brasileiro”, disse o ex-presidente.

Além disso, Bolsonaro lembrou que havia apoiado Pontes em 2022, deixando de lado o seu amigo Marco Feliciano, e se sentiu traído pela decisão do senador de se candidatar à presidência do Senado. “Eu elegi você em São Paulo. Deixei de lado o meu amigo Marco Feliciano, com uma dor no coração enorme, para te apoiar. Esse é meu pagamento?”, perguntou Bolsonaro.

A votação para a presidência do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa está programada para ocorrer no dia 1° de fevereiro, às 10h. O resultado da votação deve definir o futuro da liderança do Senado e pode ter implicações significativas para a política brasileira.

Homem atropela ex-companheira e fere segurança de supermercado em Brazlândia (DF)

0
Foto: Metrópoles

Um homem, identificado como Cristiano Silva, 42 anos, atropelou a ex-companheira em frente a um supermercado em Brazlândia (DF), na madrugada do último sábado (18). Antes de atingir a vítima, de 39 anos, o suspeito ainda teria ferido um segurança do estabelecimento com golpes de faca.

Segundo informações do site Metrópoles, a mulher e o segurança estavam conversando na porta do supermercado quando Cristiano partiu para cima do trabalhador com uma faca. O profissional tentou se defender, mas foi atingido por uma facada na mão e por uma mordida no peito.

Durante a briga, a ex-companheira do agressor tentou fugir do local, mas foi atropelada pelo Fiat Siena vermelho conduzido por ele. Após atropelá-la, o criminoso fugiu em alta velocidade.

Antes que saísse da região administrativa, Cristiano foi alcançado por militares do 16º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e preso em flagrante. O autor do crime foi levado à 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) e deverá responder pelos crimes de tentativa de feminicídio, lesão corporal e embriaguez ao volante.

A vítima, por sua vez, foi atendida pelos socorristas do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) e encaminhada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ela foi transportada consciente e orientada com ferimentos no pé direito. O vigilante recebeu atendimento no local e não precisou ser levado à unidade hospitalar.

Homem é morto com golpes de garfo no pescoço em terminal de SP

0
Foto: Redes Sociais

Um trágico evento ocorreu na madrugada da última segunda-feira (20) no terminal rodoviário da cidade de Tietê, no interior de São Paulo (SP). Um homem de 52 anos foi morto com golpes de garfo no pescoço durante uma discussão entre duas pessoas em situação de rua.

Conforme o site Metrópoles, o suspeito, que também vivia em situação de rua, pegou um garfo e o utilizou para golpear a vítima no pescoço. A vítima recebeu socorro do Corpo de Bombeiros e foi levada à Santa Casa da cidade, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu.

As autoridades informaram que o suspeito, um homem de 42 anos, foi preso em flagrante horas depois do ocorrido, na Rua Piracicaba, em Tietê. Ele confessou o crime, admitindo ter golpeado a vítima com o garfo.

O caso foi registrado como homicídio na Delegacia de Polícia de Tietê, onde o suspeito foi preso em flagrante. A delegacia solicitou perícia e exames ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na investigação do crime.

A polícia trabalha para esclarecer todos os detalhes do ocorrido e para garantir que a justiça seja feita. A tragédia chama a atenção para a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua e a importância de políticas públicas eficazes para atender às suas necessidades e garantir sua segurança.

Nova Escola Sesi em Ribas do Rio Pardo segue com matrículas abertas ao ensino fundamental

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Seguem abertas as matrículas na nova Escola Sesi em Ribas do Rio Pardo. As aulas começam em 17 de fevereiro para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, no período matutino. Será a oitava unidade da Rede Sesi no Estado.

Devido à construção do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), a Escola Sesi ocupará estruturas temporárias, com salas de aula climatizadas em contêineres modulares. A unidade situa-se na rua Sônia Aparecida Silva dos Reis, esquina com a Rua Walter Godoy, no bairro Parque Estoril. A escola estará pronta para receber visitações a partir de janeiro de 2025.

Por que estudar no Sesi?

A Escola Sesi adota currículos inovadores com foco na educação STEAM, que integra os conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Tudo isso em ambientes modernos e tecnológicos que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.

Outro destaque da rede é o material didático próprio e autoral, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes do Novo Ensino Médio.

Matrículas abertas

O atendimento presencial para matrículas será feito na Biblioteca Indústria do Conhecimento (Av. Nelson Lyrio, s/n – Centro), das 7 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (67) 99201-5156

Rota Bioceânica: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai se reúnem em MS para discutir integração e desenvolvimento

0
Foto: Arquivo/Secom

Autoridades regionais brasileiras, argentinas, chilenas e paraguaias se encontram em Campo Grande entre os dias 18 e 20 de fevereiro para discutir as diversas demandas e oportunidades que advirão da Rota Bioceânica, projeto que já é tratado por especialistas em logística como o ‘Canal do Panamá brasileiro’, sendo um trampolim para o desenvolvimento e integração regional.

Reunidos para o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e para o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, os participantes debaterão questões aduaneiras, de infraestrutura, segurança, logística, oportunidades de negócios de comércio exterior e internacional, além do turismo e outras esferas socioeconômicas.

O palco do evento, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e com apoio da Fiems e Sebrae-MS, será o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

Além das autoridades, o evento é aberto para empresários e demais integrantes da sociedade civil interessados no assunto, que podem já conferir a programação completa e realizar as inscrições, de forma gratuita, pelo site www.seminariointernacionalbioceanica.ms.gov.br.

“Vamos discutir questões extremamente relevantes. Cada um dos países tem um papel importante para que a gente tenha no prazo de dois anos a consolidação de toda a infraestrutura. Nós vamos discutir toda a situação das alfândegas, que é uma questão crucial para a competitividade da Rota. E mais importante, discutir o desenvolvimento econômico das regiões afetadas pelo Corredor Bioceânico”, comenta o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.

A programação do evento visa fomentar a Rota e seus respectivos benefícios, como a integração regional entre Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. Painéis, reuniões técnicas e culturais envolvendo autoridades governamentais, empresários e especialistas de diversas áreas serão realizados.

No primeiro dia, 18 de fevereiro, além da abertura oficial com apresentação cultural e hasteamento das bandeiras dos países participantes, haverá reunião dos prefeitos do Corredor Bioceânico e Sessão de Negócios, com tradução simultânea.

Em seguida, no dia 19 de fevereiro, serão realizados painéis temáticos sobre setor privado, infraestrutura, tecnologia e inovação, alfândega e impacto social, além de reunião dos governadores, com apresentação da estrutura do Plan Maestro e assinatura de termos de cooperação.

Já no último dia, 20 de fevereiro, serão apresentadas as atas das oito comissões técnicas do 6º Foro e divulgada a “Carta de Campo Grande”, documento que consolidará os principais encaminhamentos do evento.

“A ideia é discutir mercado, discutir competitividade e desenvolvimento local. O Corredor Bioceânico é um grande projeto nacional que impacta não somente a Mato Grosso do Sul. Ele é importante para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Nós estamos redesenhando a geopolítica internacional de ligação entre o Atlântico e o Pacífico e olhando para os mercados asiáticos”, frisa Verruck.

O trajeto rodoviário de 3.250 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por oito territórios de quatro países (regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai; e o Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

O seminário contará com infraestrutura para reuniões das comissões técnicas, estandes para exposição dos países envolvidos e apresentações culturais. A transmissão será realizada ao vivo pela TV Educativa (canal 4.1 em sinal aberto e canais 15 e 515 na ClaroTV).

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

‘Você nasceu para vencer’:  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

0

Aconteceu no sábado, 18 de janeiro, na Vila Vicentina, a tão sonhada festa que a mamãe Maria Jaqueline preparou para celebrar os 2 aninha da sua filhinha, Sarah Vitória

Como o próprio nome já diz, a criança é uma vitoriosa e foi concebida com as benções do nosso Criador. A história dessa criança contém muitas provações e mostra quando não perdemos a fé, milagres acontecem.  

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

Impossível não se emocionar com a história dessa familia que possui todos os ingredientes que daria para um roteiro de filme. Mas, tudo que será relatado a seguir faz parte da vida real, é como se fosse o testemunho que o impossível acontece. Basta ter fé!  

DÁDIVA DE DEUS

Um milagre aconteceu na vida de Maria Jaqueline. Uma três-lagoense que comemora o aniversário da filha de dois anos. Ela considera a menina uma dádiva já que passou por vários obstáculos para engravidar e ao Perfil News comenta os problemas enfrentados durante a gestação.

Maria Jaqueline nasceu em Três Lagoas, mas se mudou para o Estado do Mato Grosso ainda muito criança. Criada pelos avós em um sítio, ela veio de uma família muito humilde, mas com muito empenho na vida foi quebrando obstáculos.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

Em Três Lagoas ela voltou a estudar e trabalhava de doméstica. Conseguiu realizar o sonho de concluir uma faculdade e foi trabalhando em outras áreas. 

“Eu morava em um sítio e quando cheguei na cidade foi uma transformação muito grande. Fui aprendendo aos poucos. Me formei em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e as oportunidades foram aparecendo”, lembrou.

GESTAÇÃO

Maria conseguiu trazer toda sua família para Três Lagoas e pouco tempo depois conheceu o esposo na igreja. O casamento aconteceu em 2011 e após a união começou a difícil missão que foi a gestação.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

“Começamos a querer ter filhos, mas eu não conseguia. Fiz todos os exames, foi quando descobri que tinha endromentriose e adomiose. A medicina descartou a possibilidade de conseguir ter filhos e foi quando nos apegamos a Deus. Buscamos no Senhor. Temos um filho de coração, mas tinha vontade de gerar”, contou.

Algum tempo depois, uma novidade para a família: Maria estava grávida. A três-lagoense relata que nem acreditou na notícia, mas os problemas começaram.

“Descobri que estava com um grave descolamento, descobri a trombolifilia e foi tudo muito difícil. O Dr. Rui me orientou, me medicou e foi o meu médico. Também tive uma diabete gestacional bem descompensada mesmo com uso de insulina. A pressão ficou alta, muitos vômitos. Fiquei de repouso nove meses afastada de tudo. Meu marido foi muito parceiro e fez todos os serviços domésticos. Fiquei com muito medo de perder, mas Deus cuidou de cada detalhe”.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

Depois de muito sofrimento na gestação, finalmente o sonho do casal se tornou realidade: a filha tão sonhada veio ao mundo. Ela nasceu com 37 semanas, pesando mais de 3 kg e com 51 centímetros.

“Veio um bebê super saudável. Ela é um neném da casa. Muito esperta e ágil. Ela e o Davi que é nosso filho de coração são as alegrias da casa”.

Durante a organização da festa do pequeno milagre veio outra dádiva: Maria está gravida novamente e desta vez de um menino. Ao Perfil News, a mãezona comenta a emoção de conseguir comemorar a vitória da primeira gestação com outro bebê ‘no forninho’.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

“A festa que organizei para a minha filha é para lembrar que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Por mais que seja difícil, tudo é possível. Fiz tudo de acordo com os dois médicos que me acompanharam, o Dr Ruy e a querida Dra. Maria Tereza Braga Vasconcelos, médica da família USF Interlagos, local onde trabalho e considero uma segunda família e deu tudo certo. A medicina dizia que era impossível, que a bebê nasceria doente e com problemas no coração, mas ela nasceu saudável. Quando nasceu a primeira coisa que disse a ela foi: você nasceu para vencer e senti que cumpri a minha missão. Foi algo incrível e sobrenatural. É justamente isso que quero comemorar. Quero minha família e meus amigos reunidos comemorando não para me exibir, mas para mostrar o quanto o poder de Deus é bom e como é maravilhoso vivermos os momentos alegres”, destacou.

Confira os principais flagrantes da festa de 2 aninhos da Sarah Vitória

Sustentabilidade: Governo de MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

O Governo de Mato Grosso do Sul se antecipa ao período de maior risco para ocorrência de incêndios florestais e anuncia medidas que modernizam o processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que consiste na autorização para que o proprietário rural realize queimadas controladas em sua propriedade.

A medida visa reduzir a biomassa presente nas propriedades rurais, sobretudo na região do Pantanal, e dessa forma evitar que ocorram incêndios no período de inverno, quando a estiagem prolongada, a baixa umidade do ar e temperaturas elevadas criam o ambiente ideal para propagação descontrolada do fogo.

A modernização do licenciamento do Manejo Integrado do Fogo é um processo natural, conforme explicou o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, com base no que foi observado nos últimos anos em que a medida vem sendo aplicada no Estado.

“Estamos discutindo as mudanças a serem feitas no processo de licenciamento, atendendo a demandas dos proprietários rurais, ouvindo as entidades de classe que os representam, também o Ministério Público, técnicos e outros agentes envolvidos. Nessa semana ainda teremos uma reunião ampliada para avançar no assunto”, afirmou Borges.

O detalhamento do processo de licenciamento para uso do fogo está na Portaria Imasul 1.259, de junho de 2023. Essa portaria institui o procedimento administrativo para obtenção de Autorização Ambiental para execução do Plano de Manejo Integrado do Fogo, como o formato do projeto, os documentos necessários e outras providências, que variam de acordo com a localização da propriedade. Essa portaria será alvo de alterações no processo de modernização do MIF.

Agilidade e eficiência

A modernização no processo de licenciamento dará mais agilidade nas ações de prevenção contra incêndios, tendo em vista que o uso controlado do fogo só pode ser feito num período curto, que vai desde o fim das chuvas até o início do inverno, quando as condições do tempo já não permitem que se execute a medida com segurança, ponderou o secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, que acumula a função de secretário-executivo de Meio Ambiente.

“A adequação ocorre naturalmente, na medida em que pontos vão sendo evidenciados, surgem demandas da sociedade em geral e do setor produtivo especificamente. Estamos analisando todo procedimento em vigência e vendo o que pode ser dinamizado, o que pode ser alterado, de forma a preservar os cuidados para evitar que o fogo se propague e, ao mesmo tempo, que o processo possa acontecer em segurança e com a rapidez que a situação impõe”, ponderou Falcette.

A medida foi comemorada pelo setor produtivo, que enxerga ganhos substanciais para a economia pantaneira e para o meio ambiente como um todo. O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson Barros, enfatiza que o pantaneiro sempre usou essa técnica historicamente, para evitar as sobras de matéria orgânica em partes da fazenda.

“Quando começava as chuvas, em intervalos de seca, ia queimando, uma área de cinco hectares aqui, dois hectares ali. Isso depois que começam as chuvas, em novembro, em outubro, se já tiver chovido. Isso evitava os grandes incêndios”, afirmou.

Com a proibição da queima no Pantanal houve um acúmulo de matéria orgânica seca e o ambiente se tornou propício a incêndios. “Hoje, já se reconhece a necessidade da queima controlada. É muito melhor queimar 1% da fazenda durante a época das chuvas na época das chuvas para evitar que 70%, 80% queime na seca. O que o pantaneiro que é que se incentive as queimas controladas. O Pantanal é uma savana e toda savana é sujeita a fogo”, completou.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, considerou positiva a modernização das regras do Manejo Integrado de Fogo, destacando, sobretudo, a possibilidade da retirada da taxa para execução dessa atividade.

“Isso vai trazer para o produtor rural uma segurança jurídica e também uma facilitação para que tenha na sua propriedade a queima controlada. Isso é importante para o Estado inteiro e, principalmente, para o Pantanal, onde o produtor tem uma ferramenta que ele possa usar para diminuir a massa seca das suas propriedades, reduzindo a intensidade de eventual incêndio florestal que possa vir a ocorrer”, avaliou.

Pioneirismo

Mato Grosso do Sul é pioneiro em nível nacional na regulamentação do manejo do fogo para uso em propriedades privadas. O decreto 15.654 que instituiu o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif) foi editado em 15 de abril de 2021. No ano passado, em julho, o Governo Federal baixou a Lei 14.944, ampliando a medida para todo o Brasil.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destaca a estrutura criada pelo Governo do Estado a partir das experiências impactantes dos incêndios ocorridos em 2020 no Pantanal, para prevenir e enfrentar o problema.

“O Pemif introduziu uma série de medidas para a prevenção, preparação, resposta e responsabilização em relação aos incêndios florestais. Uma das inovações mais significativas foi a criação da Sala de Situação de Informações Sobre Fogo, que centraliza dados e análises para auxiliar na formulação e execução de políticas públicas. Este centro de monitoramento permite uma resposta rápida e eficiente, integrando diversas agências governamentais e a sociedade civil”, disse Verruck.

O plano estadual visa reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo, fazendo o manuseio de forma controlada e segura. Dessa forma, pretende-se reduzir a incidência, intensidade e a severidade de incêndios florestais; promover o processo de educação ambiental, utilizando o fogo como ferramenta para erradicação de espécies exóticas e invasoras, quando consideradas indesejadas; e também destruir o acúmulo de biomassa, adotando todas as medidas para controlar o fogo e impedir que avance para áreas não demarcadas.

Tecnologia

O Imasul dispõe, ainda, de um sistema de inteligência digital para identificar as áreas com acúmulo de biomassa e orientar a queima controlada. O Sifau (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas) é um programa de geotecnologia desenvolvido em cooperação técnica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Wetlands Internacional no Brasil.

Consiste em uma plataforma composta de diversas camadas de mapas que fornecem informações sobre o tipo de vegetação, a quantidade de biomassa acumulada, a previsão de perigo de fogo no local e nos arredores e o histórico de incêndios na propriedade que pretende aplicar o MIF.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Entre cachoeiras e trilhas, atrativo em Rio Verde é o destino ideal para se reconectar

0
Pousada Quedas D’água em Rio Verde é refúgio para turistas que buscam contato com a natureza (Foto: Divulgação/Assessoria Sebrae MS)

Fundada em 1992, Pousada Quedas D’Água combina tradição, ecoturismo e sustentabilidade em ambiente para quem quer “renovar as energias”

Seja para uma breve pausa na rotina ou para dias de imersão na natureza, a Pousada Quedas D’Água, em Rio Verde de Mato Grosso, oferece uma experiência única. A 209 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o local atrai turistas pelas suas cachoeiras, trilhas e a harmonia entre os biomas Cerrado e Pantanal, criando um refúgio ideal para quem busca renovar as energias.

Fundada há 32 anos, a pousada nasceu do sonho dos pais da atual gestora, Fernanda Rodrigues Maciel, que transformaram a área em um ponto de referência para turistas. “Meus pais vieram de fora, sem experiência no turismo, mas com muita determinação. Cresci acompanhando todo esse processo, dentro do atrativo, sempre ao lado deles”, relembra Fernanda, que tinha oito anos quando a família abriu o negócio e, atualmente, assumiu a gestão com o compromisso de revitalizar e expandir as atividades.

Mais que um simples destino, o local oferece experiências que agradam diferentes perfis: famílias, casais, idosos, crianças, aventureiros e até os mais tranquilos, que encontram no banho de rio ou na sombra das árvores um momento de paz. Entre as atrações, destaca-se uma trilha que leva a uma belíssima cachoeira, passando por outras quedas ao longo do caminho. Em certas épocas do ano, as águas mudam de cor, criando um espetáculo que encanta os visitantes.

A estrutura do espaço reflete o compromisso com conforto. A hospedagem inclui opções em apartamentos, chalés e, para os mais aventureiros, áreas de camping. Para confraternizações, há quiosques à disposição, além de restaurante e parquinhos para as crianças. O local também é famoso por proporcionar momentos instagramáveis, incentivando o registro de memórias.

Inovações e sustentabilidade

Nos últimos anos, a pousada passou por diversas melhorias para aprimorar a experiência dos visitantes. Uma nova trilha até a “caverna do morcego” e a cachoeira foi aberta, com sinalizações e proteções que garantem maior segurança. Além disso, as novas cabanas de madeira sustentável foram construídas com materiais ecológicos, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

A infraestrutura também foi modernizada, incluindo apartamentos mais confortáveis, café da manhã especial e internet disponível em todo o espaço. Placas solares foram instaladas, reduzindo o impacto ambiental, enquanto o restaurante e os parquinhos infantis passaram por reformas para proporcionar maior conforto e diversão.

Apoio ao empreendedorismo local

Com o apoio do Sebrae/MS, Fernanda participou de programas como o Transforma Turismo, que por meio de consultorias, impulsionaram a revitalização do empreendimento. “A cidade achava que o turismo estava adormecido, mas com o Sebrae consegui revitalizá-lo e alcançar resultados positivos”, destaca.

Fernanda também reconhece a importância do atendimento personalizado que recebeu: “Os consultores entenderam minha empresa e minha personalidade, o que fez toda a diferença. Sempre que segui suas orientações, tive êxito. Hoje, me sinto segura e confiante nas minhas decisões”, complementa.

Com uma gestão focada em inovação e o desejo de expandir, a Pousada Quedas D’Água continua atraindo turistas de todo o país, fortalecendo o turismo em Rio Verde de Mato Grosso e contribuindo para a economia local.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.