30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 702

Homem atropela ex-companheira e fere segurança de supermercado em Brazlândia (DF)

0
Foto: Metrópoles

Um homem, identificado como Cristiano Silva, 42 anos, atropelou a ex-companheira em frente a um supermercado em Brazlândia (DF), na madrugada do último sábado (18). Antes de atingir a vítima, de 39 anos, o suspeito ainda teria ferido um segurança do estabelecimento com golpes de faca.

Segundo informações do site Metrópoles, a mulher e o segurança estavam conversando na porta do supermercado quando Cristiano partiu para cima do trabalhador com uma faca. O profissional tentou se defender, mas foi atingido por uma facada na mão e por uma mordida no peito.

Durante a briga, a ex-companheira do agressor tentou fugir do local, mas foi atropelada pelo Fiat Siena vermelho conduzido por ele. Após atropelá-la, o criminoso fugiu em alta velocidade.

Antes que saísse da região administrativa, Cristiano foi alcançado por militares do 16º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e preso em flagrante. O autor do crime foi levado à 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) e deverá responder pelos crimes de tentativa de feminicídio, lesão corporal e embriaguez ao volante.

A vítima, por sua vez, foi atendida pelos socorristas do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) e encaminhada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ela foi transportada consciente e orientada com ferimentos no pé direito. O vigilante recebeu atendimento no local e não precisou ser levado à unidade hospitalar.

Homem é morto com golpes de garfo no pescoço em terminal de SP

0
Foto: Redes Sociais

Um trágico evento ocorreu na madrugada da última segunda-feira (20) no terminal rodoviário da cidade de Tietê, no interior de São Paulo (SP). Um homem de 52 anos foi morto com golpes de garfo no pescoço durante uma discussão entre duas pessoas em situação de rua.

Conforme o site Metrópoles, o suspeito, que também vivia em situação de rua, pegou um garfo e o utilizou para golpear a vítima no pescoço. A vítima recebeu socorro do Corpo de Bombeiros e foi levada à Santa Casa da cidade, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu.

As autoridades informaram que o suspeito, um homem de 42 anos, foi preso em flagrante horas depois do ocorrido, na Rua Piracicaba, em Tietê. Ele confessou o crime, admitindo ter golpeado a vítima com o garfo.

O caso foi registrado como homicídio na Delegacia de Polícia de Tietê, onde o suspeito foi preso em flagrante. A delegacia solicitou perícia e exames ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na investigação do crime.

A polícia trabalha para esclarecer todos os detalhes do ocorrido e para garantir que a justiça seja feita. A tragédia chama a atenção para a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua e a importância de políticas públicas eficazes para atender às suas necessidades e garantir sua segurança.

Nova Escola Sesi em Ribas do Rio Pardo segue com matrículas abertas ao ensino fundamental

0
Foto: Divulgação/Assessoria

Seguem abertas as matrículas na nova Escola Sesi em Ribas do Rio Pardo. As aulas começam em 17 de fevereiro para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, no período matutino. Será a oitava unidade da Rede Sesi no Estado.

Devido à construção do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), a Escola Sesi ocupará estruturas temporárias, com salas de aula climatizadas em contêineres modulares. A unidade situa-se na rua Sônia Aparecida Silva dos Reis, esquina com a Rua Walter Godoy, no bairro Parque Estoril. A escola estará pronta para receber visitações a partir de janeiro de 2025.

Por que estudar no Sesi?

A Escola Sesi adota currículos inovadores com foco na educação STEAM, que integra os conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Tudo isso em ambientes modernos e tecnológicos que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.

Outro destaque da rede é o material didático próprio e autoral, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes do Novo Ensino Médio.

Matrículas abertas

O atendimento presencial para matrículas será feito na Biblioteca Indústria do Conhecimento (Av. Nelson Lyrio, s/n – Centro), das 7 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (67) 99201-5156

Rota Bioceânica: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai se reúnem em MS para discutir integração e desenvolvimento

0
Foto: Arquivo/Secom

Autoridades regionais brasileiras, argentinas, chilenas e paraguaias se encontram em Campo Grande entre os dias 18 e 20 de fevereiro para discutir as diversas demandas e oportunidades que advirão da Rota Bioceânica, projeto que já é tratado por especialistas em logística como o ‘Canal do Panamá brasileiro’, sendo um trampolim para o desenvolvimento e integração regional.

Reunidos para o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e para o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, os participantes debaterão questões aduaneiras, de infraestrutura, segurança, logística, oportunidades de negócios de comércio exterior e internacional, além do turismo e outras esferas socioeconômicas.

O palco do evento, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e com apoio da Fiems e Sebrae-MS, será o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

Além das autoridades, o evento é aberto para empresários e demais integrantes da sociedade civil interessados no assunto, que podem já conferir a programação completa e realizar as inscrições, de forma gratuita, pelo site www.seminariointernacionalbioceanica.ms.gov.br.

“Vamos discutir questões extremamente relevantes. Cada um dos países tem um papel importante para que a gente tenha no prazo de dois anos a consolidação de toda a infraestrutura. Nós vamos discutir toda a situação das alfândegas, que é uma questão crucial para a competitividade da Rota. E mais importante, discutir o desenvolvimento econômico das regiões afetadas pelo Corredor Bioceânico”, comenta o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.

A programação do evento visa fomentar a Rota e seus respectivos benefícios, como a integração regional entre Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. Painéis, reuniões técnicas e culturais envolvendo autoridades governamentais, empresários e especialistas de diversas áreas serão realizados.

No primeiro dia, 18 de fevereiro, além da abertura oficial com apresentação cultural e hasteamento das bandeiras dos países participantes, haverá reunião dos prefeitos do Corredor Bioceânico e Sessão de Negócios, com tradução simultânea.

Em seguida, no dia 19 de fevereiro, serão realizados painéis temáticos sobre setor privado, infraestrutura, tecnologia e inovação, alfândega e impacto social, além de reunião dos governadores, com apresentação da estrutura do Plan Maestro e assinatura de termos de cooperação.

Já no último dia, 20 de fevereiro, serão apresentadas as atas das oito comissões técnicas do 6º Foro e divulgada a “Carta de Campo Grande”, documento que consolidará os principais encaminhamentos do evento.

“A ideia é discutir mercado, discutir competitividade e desenvolvimento local. O Corredor Bioceânico é um grande projeto nacional que impacta não somente a Mato Grosso do Sul. Ele é importante para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Nós estamos redesenhando a geopolítica internacional de ligação entre o Atlântico e o Pacífico e olhando para os mercados asiáticos”, frisa Verruck.

O trajeto rodoviário de 3.250 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por oito territórios de quatro países (regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai; e o Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

O seminário contará com infraestrutura para reuniões das comissões técnicas, estandes para exposição dos países envolvidos e apresentações culturais. A transmissão será realizada ao vivo pela TV Educativa (canal 4.1 em sinal aberto e canais 15 e 515 na ClaroTV).

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

‘Você nasceu para vencer’:  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

0

Aconteceu no sábado, 18 de janeiro, na Vila Vicentina, a tão sonhada festa que a mamãe Maria Jaqueline preparou para celebrar os 2 aninha da sua filhinha, Sarah Vitória

Como o próprio nome já diz, a criança é uma vitoriosa e foi concebida com as benções do nosso Criador. A história dessa criança contém muitas provações e mostra quando não perdemos a fé, milagres acontecem.  

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

Impossível não se emocionar com a história dessa familia que possui todos os ingredientes que daria para um roteiro de filme. Mas, tudo que será relatado a seguir faz parte da vida real, é como se fosse o testemunho que o impossível acontece. Basta ter fé!  

DÁDIVA DE DEUS

Um milagre aconteceu na vida de Maria Jaqueline. Uma três-lagoense que comemora o aniversário da filha de dois anos. Ela considera a menina uma dádiva já que passou por vários obstáculos para engravidar e ao Perfil News comenta os problemas enfrentados durante a gestação.

Maria Jaqueline nasceu em Três Lagoas, mas se mudou para o Estado do Mato Grosso ainda muito criança. Criada pelos avós em um sítio, ela veio de uma família muito humilde, mas com muito empenho na vida foi quebrando obstáculos.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

Em Três Lagoas ela voltou a estudar e trabalhava de doméstica. Conseguiu realizar o sonho de concluir uma faculdade e foi trabalhando em outras áreas. 

“Eu morava em um sítio e quando cheguei na cidade foi uma transformação muito grande. Fui aprendendo aos poucos. Me formei em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e as oportunidades foram aparecendo”, lembrou.

GESTAÇÃO

Maria conseguiu trazer toda sua família para Três Lagoas e pouco tempo depois conheceu o esposo na igreja. O casamento aconteceu em 2011 e após a união começou a difícil missão que foi a gestação.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

“Começamos a querer ter filhos, mas eu não conseguia. Fiz todos os exames, foi quando descobri que tinha endromentriose e adomiose. A medicina descartou a possibilidade de conseguir ter filhos e foi quando nos apegamos a Deus. Buscamos no Senhor. Temos um filho de coração, mas tinha vontade de gerar”, contou.

Algum tempo depois, uma novidade para a família: Maria estava grávida. A três-lagoense relata que nem acreditou na notícia, mas os problemas começaram.

“Descobri que estava com um grave descolamento, descobri a trombolifilia e foi tudo muito difícil. O Dr. Rui me orientou, me medicou e foi o meu médico. Também tive uma diabete gestacional bem descompensada mesmo com uso de insulina. A pressão ficou alta, muitos vômitos. Fiquei de repouso nove meses afastada de tudo. Meu marido foi muito parceiro e fez todos os serviços domésticos. Fiquei com muito medo de perder, mas Deus cuidou de cada detalhe”.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

Depois de muito sofrimento na gestação, finalmente o sonho do casal se tornou realidade: a filha tão sonhada veio ao mundo. Ela nasceu com 37 semanas, pesando mais de 3 kg e com 51 centímetros.

“Veio um bebê super saudável. Ela é um neném da casa. Muito esperta e ágil. Ela e o Davi que é nosso filho de coração são as alegrias da casa”.

Durante a organização da festa do pequeno milagre veio outra dádiva: Maria está gravida novamente e desta vez de um menino. Ao Perfil News, a mãezona comenta a emoção de conseguir comemorar a vitória da primeira gestação com outro bebê ‘no forninho’.

'Você nasceu para vencer':  três-lagoense faz festa para comemorar dois anos da filha que nem a medicina explica

“A festa que organizei para a minha filha é para lembrar que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Por mais que seja difícil, tudo é possível. Fiz tudo de acordo com os dois médicos que me acompanharam, o Dr Ruy e a querida Dra. Maria Tereza Braga Vasconcelos, médica da família USF Interlagos, local onde trabalho e considero uma segunda família e deu tudo certo. A medicina dizia que era impossível, que a bebê nasceria doente e com problemas no coração, mas ela nasceu saudável. Quando nasceu a primeira coisa que disse a ela foi: você nasceu para vencer e senti que cumpri a minha missão. Foi algo incrível e sobrenatural. É justamente isso que quero comemorar. Quero minha família e meus amigos reunidos comemorando não para me exibir, mas para mostrar o quanto o poder de Deus é bom e como é maravilhoso vivermos os momentos alegres”, destacou.

Confira os principais flagrantes da festa de 2 aninhos da Sarah Vitória

Sustentabilidade: Governo de MS moderniza controle de queimadas e fortalece prevenção a incêndios florestais

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

O Governo de Mato Grosso do Sul se antecipa ao período de maior risco para ocorrência de incêndios florestais e anuncia medidas que modernizam o processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que consiste na autorização para que o proprietário rural realize queimadas controladas em sua propriedade.

A medida visa reduzir a biomassa presente nas propriedades rurais, sobretudo na região do Pantanal, e dessa forma evitar que ocorram incêndios no período de inverno, quando a estiagem prolongada, a baixa umidade do ar e temperaturas elevadas criam o ambiente ideal para propagação descontrolada do fogo.

A modernização do licenciamento do Manejo Integrado do Fogo é um processo natural, conforme explicou o diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, com base no que foi observado nos últimos anos em que a medida vem sendo aplicada no Estado.

“Estamos discutindo as mudanças a serem feitas no processo de licenciamento, atendendo a demandas dos proprietários rurais, ouvindo as entidades de classe que os representam, também o Ministério Público, técnicos e outros agentes envolvidos. Nessa semana ainda teremos uma reunião ampliada para avançar no assunto”, afirmou Borges.

O detalhamento do processo de licenciamento para uso do fogo está na Portaria Imasul 1.259, de junho de 2023. Essa portaria institui o procedimento administrativo para obtenção de Autorização Ambiental para execução do Plano de Manejo Integrado do Fogo, como o formato do projeto, os documentos necessários e outras providências, que variam de acordo com a localização da propriedade. Essa portaria será alvo de alterações no processo de modernização do MIF.

Agilidade e eficiência

A modernização no processo de licenciamento dará mais agilidade nas ações de prevenção contra incêndios, tendo em vista que o uso controlado do fogo só pode ser feito num período curto, que vai desde o fim das chuvas até o início do inverno, quando as condições do tempo já não permitem que se execute a medida com segurança, ponderou o secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, que acumula a função de secretário-executivo de Meio Ambiente.

“A adequação ocorre naturalmente, na medida em que pontos vão sendo evidenciados, surgem demandas da sociedade em geral e do setor produtivo especificamente. Estamos analisando todo procedimento em vigência e vendo o que pode ser dinamizado, o que pode ser alterado, de forma a preservar os cuidados para evitar que o fogo se propague e, ao mesmo tempo, que o processo possa acontecer em segurança e com a rapidez que a situação impõe”, ponderou Falcette.

A medida foi comemorada pelo setor produtivo, que enxerga ganhos substanciais para a economia pantaneira e para o meio ambiente como um todo. O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson Barros, enfatiza que o pantaneiro sempre usou essa técnica historicamente, para evitar as sobras de matéria orgânica em partes da fazenda.

“Quando começava as chuvas, em intervalos de seca, ia queimando, uma área de cinco hectares aqui, dois hectares ali. Isso depois que começam as chuvas, em novembro, em outubro, se já tiver chovido. Isso evitava os grandes incêndios”, afirmou.

Com a proibição da queima no Pantanal houve um acúmulo de matéria orgânica seca e o ambiente se tornou propício a incêndios. “Hoje, já se reconhece a necessidade da queima controlada. É muito melhor queimar 1% da fazenda durante a época das chuvas na época das chuvas para evitar que 70%, 80% queime na seca. O que o pantaneiro que é que se incentive as queimas controladas. O Pantanal é uma savana e toda savana é sujeita a fogo”, completou.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, considerou positiva a modernização das regras do Manejo Integrado de Fogo, destacando, sobretudo, a possibilidade da retirada da taxa para execução dessa atividade.

“Isso vai trazer para o produtor rural uma segurança jurídica e também uma facilitação para que tenha na sua propriedade a queima controlada. Isso é importante para o Estado inteiro e, principalmente, para o Pantanal, onde o produtor tem uma ferramenta que ele possa usar para diminuir a massa seca das suas propriedades, reduzindo a intensidade de eventual incêndio florestal que possa vir a ocorrer”, avaliou.

Pioneirismo

Mato Grosso do Sul é pioneiro em nível nacional na regulamentação do manejo do fogo para uso em propriedades privadas. O decreto 15.654 que instituiu o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif) foi editado em 15 de abril de 2021. No ano passado, em julho, o Governo Federal baixou a Lei 14.944, ampliando a medida para todo o Brasil.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destaca a estrutura criada pelo Governo do Estado a partir das experiências impactantes dos incêndios ocorridos em 2020 no Pantanal, para prevenir e enfrentar o problema.

“O Pemif introduziu uma série de medidas para a prevenção, preparação, resposta e responsabilização em relação aos incêndios florestais. Uma das inovações mais significativas foi a criação da Sala de Situação de Informações Sobre Fogo, que centraliza dados e análises para auxiliar na formulação e execução de políticas públicas. Este centro de monitoramento permite uma resposta rápida e eficiente, integrando diversas agências governamentais e a sociedade civil”, disse Verruck.

O plano estadual visa reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo, fazendo o manuseio de forma controlada e segura. Dessa forma, pretende-se reduzir a incidência, intensidade e a severidade de incêndios florestais; promover o processo de educação ambiental, utilizando o fogo como ferramenta para erradicação de espécies exóticas e invasoras, quando consideradas indesejadas; e também destruir o acúmulo de biomassa, adotando todas as medidas para controlar o fogo e impedir que avance para áreas não demarcadas.

Tecnologia

O Imasul dispõe, ainda, de um sistema de inteligência digital para identificar as áreas com acúmulo de biomassa e orientar a queima controlada. O Sifau (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas) é um programa de geotecnologia desenvolvido em cooperação técnica pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Wetlands Internacional no Brasil.

Consiste em uma plataforma composta de diversas camadas de mapas que fornecem informações sobre o tipo de vegetação, a quantidade de biomassa acumulada, a previsão de perigo de fogo no local e nos arredores e o histórico de incêndios na propriedade que pretende aplicar o MIF.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Entre cachoeiras e trilhas, atrativo em Rio Verde é o destino ideal para se reconectar

0
Pousada Quedas D’água em Rio Verde é refúgio para turistas que buscam contato com a natureza (Foto: Divulgação/Assessoria Sebrae MS)

Fundada em 1992, Pousada Quedas D’Água combina tradição, ecoturismo e sustentabilidade em ambiente para quem quer “renovar as energias”

Seja para uma breve pausa na rotina ou para dias de imersão na natureza, a Pousada Quedas D’Água, em Rio Verde de Mato Grosso, oferece uma experiência única. A 209 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o local atrai turistas pelas suas cachoeiras, trilhas e a harmonia entre os biomas Cerrado e Pantanal, criando um refúgio ideal para quem busca renovar as energias.

Fundada há 32 anos, a pousada nasceu do sonho dos pais da atual gestora, Fernanda Rodrigues Maciel, que transformaram a área em um ponto de referência para turistas. “Meus pais vieram de fora, sem experiência no turismo, mas com muita determinação. Cresci acompanhando todo esse processo, dentro do atrativo, sempre ao lado deles”, relembra Fernanda, que tinha oito anos quando a família abriu o negócio e, atualmente, assumiu a gestão com o compromisso de revitalizar e expandir as atividades.

Mais que um simples destino, o local oferece experiências que agradam diferentes perfis: famílias, casais, idosos, crianças, aventureiros e até os mais tranquilos, que encontram no banho de rio ou na sombra das árvores um momento de paz. Entre as atrações, destaca-se uma trilha que leva a uma belíssima cachoeira, passando por outras quedas ao longo do caminho. Em certas épocas do ano, as águas mudam de cor, criando um espetáculo que encanta os visitantes.

A estrutura do espaço reflete o compromisso com conforto. A hospedagem inclui opções em apartamentos, chalés e, para os mais aventureiros, áreas de camping. Para confraternizações, há quiosques à disposição, além de restaurante e parquinhos para as crianças. O local também é famoso por proporcionar momentos instagramáveis, incentivando o registro de memórias.

Inovações e sustentabilidade

Nos últimos anos, a pousada passou por diversas melhorias para aprimorar a experiência dos visitantes. Uma nova trilha até a “caverna do morcego” e a cachoeira foi aberta, com sinalizações e proteções que garantem maior segurança. Além disso, as novas cabanas de madeira sustentável foram construídas com materiais ecológicos, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

A infraestrutura também foi modernizada, incluindo apartamentos mais confortáveis, café da manhã especial e internet disponível em todo o espaço. Placas solares foram instaladas, reduzindo o impacto ambiental, enquanto o restaurante e os parquinhos infantis passaram por reformas para proporcionar maior conforto e diversão.

Apoio ao empreendedorismo local

Com o apoio do Sebrae/MS, Fernanda participou de programas como o Transforma Turismo, que por meio de consultorias, impulsionaram a revitalização do empreendimento. “A cidade achava que o turismo estava adormecido, mas com o Sebrae consegui revitalizá-lo e alcançar resultados positivos”, destaca.

Fernanda também reconhece a importância do atendimento personalizado que recebeu: “Os consultores entenderam minha empresa e minha personalidade, o que fez toda a diferença. Sempre que segui suas orientações, tive êxito. Hoje, me sinto segura e confiante nas minhas decisões”, complementa.

Com uma gestão focada em inovação e o desejo de expandir, a Pousada Quedas D’Água continua atraindo turistas de todo o país, fortalecendo o turismo em Rio Verde de Mato Grosso e contribuindo para a economia local.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800.

Motorista foge após provocar acidente e derrubar muro de casa em Paranaíba

0
Foto: TL Notícias

Um motorista fugiu após provocar um acidente e derrubar o muro de uma casa na manhã do último domingo (19), na Rua César Lages Canela, no bairro Paranapungá, em Paranaíba. De acordo com o TL Notícias, o condutor de um Ford Ka colidiu com uma motocicleta em um cruzamento, perdeu o controle da direção, invadiu uma residência e derrubou o muro.

Após o acidente, o motorista abandonou o carro ainda ligado no local e fugiu a pé. Minutos depois, retornou para verificar a situação dos moradores e, em seguida, deixou o local novamente. O Corpo de Bombeiros foi acionado para desligar o veículo, que apresentava vazamento de combustível, eliminando o risco de incêndio.

A Polícia Militar constatou que o carro não possuía restrições de roubo ou furto e estava com a documentação em dia. As primeiras investigações indicam que o motorista poderia estar embriagado ou sem habilitação. O caso foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) para as providências cabíveis.

A atitude do motorista, que fugiu do local após o acidente, é considerada grave e pode ter consequências legais. A polícia está investigando o caso e buscando identificar o responsável pelo acidente. A comunidade de Paranaíba está em alerta e pede que o motorista seja responsabilizado por seus atos.

Carga milionária de pasta base de cocaína é apreendida pelo DOF em Caarapó

0
Foto: DOF Polícia Militar

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na tarde desta segunda-feira (20) na rodovia MS-156, área rural do município de Caarapó, uma Scania R124 branca acoplada a um Reboque Randon carregada com 300 quilos de pasta base de cocaína. Na ação o motorista, que é o proprietário da carreta, foi preso.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia, quando deram a ordem de parada ao condutor. Questionado sobre o que transportava, disse que carregou o reboque com grãos de soja na cidade de Aral Moreira e que descarregaria em Caarapó.

Vídeo: DOF Polícia Militar

Durante a vistoria na carga, os policiais perceberam uma alteração no assoalho, próximo aos eixos do reboque. Em uma busca minuciosa foi possível visualizar os volumes prensados. Questionado sobre a droga encontrada no fundo falso do reboque o homem, de 38 anos de idade, permaneceu em silêncio. A carga foi descarregada em uma cooperativa no município de Caarapó.

A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 15,3 milhões.

As ações envolvendo os policiais do DOF aconteceram dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Serviço

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Conheça Lucinéia Santos, a missionária de Chapadão do Sul que morreu de malária na África

0
Foto: Facebook

Lucinéia Santos, de 31 anos, missionária evangélica que atuava como voluntária no continente africano há 10 anos, faleceu no último domingo (19), na cidade de Huambo, Angola, devido a complicações da malária.

Conforme o site MS Todo Dia, ela é natural da cidade de Chapadão do Sul, onde foi um grande exemplo de fé, dedicação e amor ao próximo.

De acordo com a Cruz Vermelha de Chapadão do Sul, cidade de origem da missionária, Lucinéia já havia contraído malária em outras ocasiões, mas, desta vez, a doença evoluiu para um quadro grave.

O coordenador-geral da Cruz Vermelha, Gabriel Schultz, informou que a voluntária estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital central de Huambo, onde apresentou falência multissistêmica dos órgãos.

A Prefeitura de Chapadão do Sul lamentou o falecimento da missionária em nota oficial. “Nascida em Chapadão do Sul, Lucinéia foi um grande exemplo de fé, dedicação e amor ao próximo, deixando um legado de generosidade e serviço à comunidade”, destacou a nota.

A Prefeitura, em nome do prefeito Walter Schlatter e de toda a administração municipal, declarou luto oficial de três dias, em sinal de respeito e solidariedade à família e a todos que convivem com a missão de vida da Missionária Lucinéia Santos.

“Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos à família e amigos, pedindo a Deus que conforte os corações de todos”, disse a nota. “Chapadão do Sul se despede de uma mulher que fez a diferença em nossa cidade e que será eternamente lembrada por sua trajetória de fé e trabalho em prol do próximo”.

Moradora de Cassilândia denuncia abandono e esquecimento de praça da cidade

0
Foto: Cassilândia Urgente

Uma dona de casa denunciou, na última segunda-feira (20), sobre a situação precária da Praça São Joaquim, localizada na Vila Pernambuco, em Cassilândia.

Conforme o site Cassilândia Urgente, a moradora, que preferiu não se identificar, expressou sua indignação com o estado de abandono em que se encontra a praça, que um dia foi considerada um local agradável para lazer e entretenimento.

“Essa praça já foi bonita, mas foi esquecida pela Prefeitura há muito tempo”, disse ela, destacando a falta de manutenção e cuidado com o local. “Merecemos ter uma área de lazer para nossos filhos”, completou, enfatizando a importância de ter espaços adequados para as crianças se divertirem e crescerem de forma saudável.

A reportagem visitou a Praça São Joaquim e constatou a situação de abandono e esquecimento. As imagens registradas mostram a praça em um estado de deterioração, com áreas gramadas mal cuidadas, equipamentos de lazer quebrados e falta de manutenção em geral.

Vereador de Magé (RJ) é assassinado a tiros na porta de casa

0
Foto: Redes Sociais

O vereador Silmar Braga (PP) foi assassinado a tiros na manhã da última segunda-feira (20), em Magé, cidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Conforme o site Metrópoles, ele estava na porta de casa, ao lado de uma das filhas, quando foi surpreendido pelos disparos.

Braga chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Magé, mas não resistiu. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias e lamentou o ocorrido pelas redes sociais.

“Neste momento de grande tristeza, expressamos nossas condolências à família e amigos, e nos solidarizamos com todos que conviveram com Silmar Braga em sua trajetória política e pessoal”, diz o texto da publicação.

Silmar Braga tinha 51 anos e foi eleito em 2024 pela quarta vez consecutiva. Ele estava no quarto mandato consecutivo e havia obtido 2.425 votos nas últimas eleições.

A Câmara Municipal de Magé também emitiu nota sobre o caso. “A Câmara Municipal de Magé, através do presidente Valdeck Ferreira, decretou luto oficial e reforça seu compromisso de honrar o trabalho desempenhado pelo vereador Silmar Braga. Que sua memória nos inspire a continuar lutando por uma sociedade mais justa e pacífica”, completa.

O presidente da casa afirmou em publicação própria que o assassinato de Silmar é “um ataque à segurança e à paz de toda a comunidade mageense”. “Isso é inadmissível. Não iremos tolerar esse tipo de atitude em nossa cidade”, reforçou ele.

A residência do vereador, onde ele foi assassinado, fica no bairro Nova Marília. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense apura o caso. Até então, não se descarta a possibilidade de crime com motivação política.

Prefeitura de Ilha Solteira volta a oferecer transporte gratuito para Estudantes

0
Foto: Divulgação/Ilha de Notícias

A Prefeitura de Ilha Solteira voltará a oferecer transporte 100% gratuito para quem estuda em instituições de ensino da região. E já abriu cadastro para quem usa o serviço.

Conforme o site Ilha de Notícias, a gratuidade havia sido suspensa no início de 2023, devido a uma crise financeira enfrentada pela Prefeitura, em função da queda na arrecadação.

Na época, a Câmara aprovou um projeto do então prefeito Otávio Gomes, que dividia o custo do transporte com os estudantes. Com a mudança, a Prefeitura passou a arcar com 65% dos custos. O restante, 35%, foi assumido pelo estudante que não se enquadrava em critérios sociais.

No entanto, isso agora acabou. Cumprindo um compromisso de campanha, o prefeito Rodrigo Kokim (PL) determinou a volta do transporte gratuito. Isso significa que os estudantes que utilizam o transporte público para ir às faculdades de Andradina, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul e Três Lagoas não precisarão mais pagar nada pelo serviço.

Cadastro

Para usar o serviço, universitários que estudam em faculdades da região devem se inscrever para garantir a carteirinha que dá acesso ao transporte. Para a inscrição, é necessário preencher um formulário on-line com os dados pessoais, como nome completo, endereço, tipo sanguíneo e telefone para contato.

No mesmo formulário, o estudante terá que enviar imagens dos seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Cadastro municipal
  • Comprovante de matrícula da faculdade
  • Uma foto 3×4

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação pelo telefone (18) 3743-6045. É importante lembrar que o cadastro é necessário para garantir o acesso ao transporte gratuito.

Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Chapadão do Sul

0
Foto: SIG/PCMS

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Chapadão do Sul, realizou na tarde da última segunda-feira (20) a prisão em flagrante de um indivíduo suspeito de envolvimento em atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

O caso decorre de investigações que tiveram início com a operação policial deflagrada em 12 de dezembro de 2024, quando foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão. Durante o andamento das apurações, foi identificada movimentação suspeita em uma residência localizada no bairro Sibipiruna, que indicava a prática do tráfico de drogas.

Após monitoramento e obtenção de informações relevantes, a equipe policial realizou diligências e ao abordar o local, encontrou, no interior da residência do suspeito, uma arma de fogo calibre .9mm, três carregadores e 32 munições do mesmo calibre.

Também foram localizadas substâncias entorpecentes, sendo 77,9g de maconha e 176,5g de cocaína, ambas acondicionadas de forma a indicar que estavam preparadas para a comercialização, além de uma balança de precisão.

Diante da evidência dos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, o suspeito foi detido em flagrante e conduzido à unidade policial, onde foram realizados os procedimentos cabíveis, incluindo exame de corpo de delito. Uma testemunha que estava presente na residência também foi conduzida para prestar depoimento.

Servidores do Hospital Regional recebem vacina contra a dengue

0
Foto: Comunicação HRMS/Funsau

Servidores do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) receberam doses de vacina contra a dengue. A ação é promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), com apoio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pela disponibilização das doses.

A vacinação dos profissionais da saúde começou na sexta-feira (17) e seguiu nesta segunda-feira (20). A iniciativa ocorre com base na Nota Técnica nº 02/2025 emitida pela SES, que prevê a ampliação temporária do público-alvo para a vacinação contra a doença. A ação se restringe ao quantitativo de doses disponibilizadas pela Sesau, de acordo com a ampliação prevista.

No hospital, foi disponibilizada a primeira dose (D1) da vacina. A segunda dose (D2), que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias após a primeira, conforme as recomendações do fabricante, será aplicada apenas nos postos de saúde.

Técnica de enfermagem do HRMS, Carla Costa Gomes ressalta que a oportunidade de ser imunizada no local de trabalho demonstra a valorização do servidor. “Reflete o cuidado da gestão com os colaboradores e nos dá mais segurança”, afirmou.

Maria do Socorro Pereira de Arruda é telefonista do HRMS há 20 anos e foi uma das primeiras a ser imunizada. Ela comemorou a disponibilização das doses para a vacinação dos funcionários. “Ter a vacinação aqui no hospital é maravilhoso e facilita muito”, disse a servidora.

Gerente de Imunização da SES, Frederico de Moraes, explicou que trata-se de uma ação estratégica, baseada na Nota Técnica da Secretaria, que é responsável por monitorar os estoques de todos os municípios sul-mato-grossenses.

“Temos monitorado os estoques dos municípios e foi tomada uma decisão conjunta com o Ministério da Saúde de ampliar o grupo a ser imunizado. Dentro da ampliação da faixa etária, decidimos vacinar os profissionais de saúde, conforme a quantidade de doses disponibilizadas pela Sesau”, pontuou.

Diretor-geral do HRMS, o médico Paulo Limberger explica que a medida, que visa garantir a proteção dos profissionais de saúde, é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes.

“Com a chegada da vacina contra a dengue, o hospital busca também minimizar os impactos de possíveis surtos, que podem afetar a operação do hospital e a saúde de sua equipe. A vacinação é uma forma eficaz de reduzir o risco de complicações graves”, lembrou Limberger.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS/Funsau

‘Operação Brasilândia Cidade Limpa’ inicia nesta terça-feira (21) com ação de limpeza pública na região

0
Foto: Prefeitura de Brasilândia

A Prefeitura Municipal de Brasilândia informa que, a partir desta terça-feira (21), terá início a “Operação Brasilândia Cidade Limpa”. A ação, realizada pela prestadora de serviços do Município na área de limpeza pública, Vigore, abrangerá todos os bairros, incluindo o Distrito Debrasa e o Reassentamento Novo Porto João André.

A operação começará oficialmente no Reassentamento Novo Porto João André, a partir das 7h (MS), onde a equipe realizará a limpeza geral nas residências. A colaboração dos moradores será essencial para o sucesso da ação, com o depósito de objetos inservíveis e entulhos em frente às casas. Além disso, será realizada a limpeza de terrenos baldios.

A principal intenção da operação é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, além de combater outros insetos, como os escorpiões. Com a “Operação Brasilândia Cidade Limpa”, a Prefeitura busca garantir uma cidade mais limpa e segura para seus habitantes.

Bolsonaro acompanha a posse de Trump pela TV

0
Foto: Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi impedido de participar pessoalmente da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devido à apreensão de seu passaporte. Em vez disso, ele acompanhou o evento pela TV.

Conforme o site Diário do Poder, Bolsonaro estava em companhia de outros parlamentares da oposição, incluindo os deputados federais Hélio Lopes (PL-RJ), Evair de Melo (PP-ES) e Rodolfo Nogueira (PL-MS), enquanto assistia à posse.

A decisão que o impediu de viajar para os Estados Unidos foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que negou o pedido da defesa para a devolução do passaporte do ex-presidente.

No entanto, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, estiveram presentes na posse e representaram Bolsonaro no evento.

Em declarações recentes, Bolsonaro expressou seu constrangimento por não poder acompanhar a esposa à posse, afirmando se sentir como um “preso político”, mesmo sem estar usando tornozeleira eletrônica.

Apreensão do passaporte

A Polícia Federal (PF) apreendeu o passaporte de Bolsonaro em fevereiro de 2024, como parte de investigações sobre suposta tentativa de golpe de Estado. Esta foi a quarta vez que a devolução do documento foi negada pelo magistrado, reforçando a restrição de viagem do ex-presidente.

A decisão judicial reitera a preocupação com as alegações de envolvimento de Bolsonaro em atividades consideradas antidemocráticas, restringindo assim sua liberdade de locomoção internacional.

SES capacita comunidades indígenas de MS no combate aos mosquitos transmissores

0
Foto: Comunicação SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Prefeitura de Aquidauana e o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), realizou na última semana uma capacitação visando a implementação da estratégia de monitoramento ao Aedes aegypti e Aedes albopictus em comunidades indígenas por meio de armadilhas ovitrampas.

A ação faz parte de uma estratégia integrada de vigilância entomológica para reforçar o combate aos mosquitos transmissores de vírus que causa dengue, zika e chikungunya, especialmente em áreas vulneráveis.

Nos dias 15 e 16 de janeiro, no auditório da ESF (Estratégia Saúde da Família) Duque de Caxias, em Aquidauana, a SES realizou um treinamento técnico voltado a profissionais da saúde local, incluindo os Aisan (Agentes Indígenas de Saneamento) e gestores municipais.

O gerente do Laboratório de Entomologia da Coordenadoria de Controle de Vetores (CECV) da SES, Paulo Silva de Almeida, conduziu as atividades juntamente com Sebastião Marques e Waldemar Celestino, ambos da Coordenadoria de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana.

Segundo Paulo Silva de Almeida, a capacitação reforça o compromisso do Estado com a saúde pública.

“Nosso objetivo é fortalecer a vigilância entomológica, utilizando as armadilhas ovitrampas como uma ferramenta estratégica para monitorar e propor ações de controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus baseado nos resultados de mapas de calor. Este projeto é uma parceria que une esforços do Governo do Estado, dos municípios e das comunidades indígenas para alcançar resultados concretos no combate às doenças transmitidas pelo vetor”, destacou o gerente.

A armadilha ovitrampa é utilizada para a coleta de ovos de mosquitos das espécies Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus. Consiste em um método sensível e econômico para detectar a presença do vetor, sendo de fácil manuseio no campo.

Tem sido utilizada para detectar precocemente a infestação pelo mosquito em municípios não infestados, para o monitoramento da densidade das populações de vetores em municípios infestados e para direcionar as ações e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial.

As armadilhas instaladas para coleta de ovos de mosquito são formadas por um recipiente de plástico preto de capacidade máxima de 1 litro, com uma palheta de madeira (Eucatex) com o lado áspero voltado para o centro da ovitrampa. O recipiente é preenchido com 300 ml de água e um atrativo (1 ml de levedo de cerveja) para estimular a oviposição pelas fêmeas dos mosquitos.

Elas são utilizadas para monitorar a dispersão e infestação do Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus, sobretudo identificar áreas vulneráveis para a transmissão de arboviroses.

Implantação

SES capacita comunidades indígenas de MS no combate aos mosquitos transmissores
Foto: Comunicação SES

Ao todo, 12 aldeias em Aquidauana foram contempladas com a instalação das armadilhas: Imbirussu, Lagoinha, Água Branca, Bananal, Esperança, Ipegue, Colônia Nova, Córrego Seco, Cruzeiro, Limão Verde e Buritizinho. Outras cidades do estado já aderiram ou estão em processo de adesão ao projeto, demonstrando o interesse crescente em expandir as ações para mais comunidades indígenas.

  • Amambai (Aldeia Amambai): 14 ovitrampas já instaladas.
  • Aquidauana (12 aldeias): 135 ovitrampas, com previsão de instalação – janeiro de 2025.
  • Miranda (Aldeias Moreira e Passarinho): 16 ovitrampas já instaladas.
  • Caarapó: Implantação prevista para o 1º semestre de 2025.
  • Dourados (Aldeias Bororó e Jaguapiru): Aguardando formalização com gestores do Sesai e do município de Dourados.
  • Coronel Sapucaia: Implantação prevista para o 1º semestre de 2025.
  • Tacuru: Implantação prevista para o 1º semestre de 2025.

Com aproximadamente 116.346 mil indígenas vivendo em 29 municípios sul-mato-grossenses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2022, o projeto representa um avanço significativo na vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus. A SES reafirma seu compromisso com a saúde das populações indígenas, promovendo segurança e qualidade de vida.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Janeiro Roxo: SES intensifica combate à hanseníase e reforça o diagnóstico precoce

0
Foto: Comunicação SES

Janeiro é marcado pelo movimento Janeiro Roxo, campanha nacional dedicada à luta contra a hanseníase, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, bem como desmistificar o preconceito que ainda a cerca. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça, neste mês, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para garantir uma vida saudável e sem risco de transmissão.

O Programa Estadual de Controle da Hanseníase, desenvolvido pela secretaria, realiza a capacitação das equipes de saúde municipais para identificar, diagnosticar e tratar a hanseníase. Além disso, incentiva atividades comunitárias para eliminar o estigma e fortalecer os direitos das pessoas acometidas pela doença.

“A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para interromper a transmissão e evitar as sequelas da hanseníase”, ressalta a gerente técnica do Programa Estadual de Hanseníase, Laryssa Almeida de Brito Ribeiro.

Em apoio à campanha Janeiro Roxo, a SES realiza ações junto aos municípios para monitorar e realizar exames em pessoas que têm contato próximo e prolongado com pacientes diagnosticados com a doença. O exame de contato é essencial para interromper a cadeia de transmissão, especialmente nas fases iniciais, quando a doença pode ser controlada com mais facilidade.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que os contatos domiciliares e sociais sejam avaliados anualmente para possíveis sinais da doença, podendo ser acompanhados por um período de até cinco anos. A SES, em parceria com hospitais como o São Julião, disponibiliza testes rápidos para auxiliar no diagnóstico. No próximo sábado (25), o hospital fará exames de contato para pacientes previamente cadastrados, que convivem ou conviveram com casos notificados da doença.

Com o objetivo de continuar promovendo o acesso à saúde e garantindo a qualidade de vida dos cidadãos, a SES/MS segue com a oferta de tratamento gratuito de Poliquimioterapia pelo SUS, que tem sido um pilar importante no controle da hanseníase no estado.

Casos em MS

De acordo com o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), Mato Grosso do Sul registrou 324 casos novos de hanseníase em 2024. A atuação focada no diagnóstico precoce e no acesso ao tratamento gratuito pelo SUS tem sido um diferencial importante na abordagem da doença no Estado.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta os nervos periféricos e pode levar à perda de sensibilidade ao calor, frio, tato e dor, deixando os indivíduos vulneráveis a machucados que podem passar despercebidos. No entanto, a doença tem cura e, com o tratamento correto, o paciente pode levar uma vida normal, sem sequelas.

Conheça os sinais e sintomas da hanseníase

  • Manchas na pele com alteração de sensibilidade (quente/frio/tato);
  • Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas;
  • Diminuição da força muscular em mãos, pés e face;
  • Dormência ou dor nos nervos, podendo afetar órgãos internos.

Detecção precoce

O diagnóstico é clínico, feito por médico ou equipe multidisciplinar, e, caso o exame confirme a presença da doença, é essencial que as pessoas próximas também sejam avaliadas. O tratamento da hanseníase é gratuito no SUS e consiste no uso da Poliquimioterapia, que deve ser seguido rigorosamente para evitar complicações e sequelas. O apoio e a orientação para os pacientes, além do acompanhamento contínuo, são essenciais para garantir a cura e prevenir a transmissão.

Em caso de sinais ou sintomas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realização de exames e início do tratamento. Durante o Janeiro Roxo, a SES reitera o convite à população para se informar sobre a doença, buscar diagnóstico e tratamento e ajudar a combater o estigma. A hanseníase tem cura e, com o devido tratamento, as pessoas acometidas podem levar uma vida saudável e sem limitações.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Rota Bioceânica vai ampliar desenvolvimento de MS, e Porto Murtinho se prepara para transformação

0
Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

A prefeitura de Porto Murtinho prepara a cidade para ser o ‘Portal da Rota Bioceânica’. Para isso, está em elaboração um novo plano diretor que reorganiza a infraestrutura do município para os próximos 10 anos, na área social e econômica, visando dar mais qualidade de vida à população e adequar-se às demandas exigidas para ser o portal da maior Rota de Integração Logística da América Latina.

Para detalhar o projeto e debater a Rota, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, esteve reunido com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, sexta-feira (17) em Campo Grande.

O encontro também contou com a presença da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, da arquiteta Fernanda Gonzaga, e do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann. A reunião teve como pauta principal a Rota Bioceânica, um dos principais projetos de integração regional, que promete transformar Porto Murtinho em um eixo estratégico para o comércio internacional.

Durante a reunião, foram discutidas ações para o fortalecimento da infraestrutura e do desenvolvimento sustentável ao longo do corredor logístico, garantindo que o município esteja preparado para as oportunidades econômicas geradas pela ligação entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico.

O prefeito Nelson Cintra destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para garantir que Porto Murtinho colha os benefícios desse grande projeto de integração sul-americana.

“Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica e eu estive conversando com o secretário Jaime e com a equipe, falando sobre o nosso Fórum, que vai ser dia 18 de fevereiro. Nós estamos preparando a cidade para ser o portal da Rota. Então, é muito importante, debatermos uma série de coisas como é o caso do nosso plano diretor que está quase finalizado”, explicou o prefeito, que lembrou que o plano está sendo executado por uma universidade de Curitiba, mas ainda precisa ser aprovado pela Câmara.

“Nós temos uma assessoria muito boa para desenvolver o plano de diretor. E o plano diretor, a cidade de Porto Murtinho, é do Estado. Isso que a gente está discutindo com o secretário. Uma cobertura maior, já que o município está se tornando um dos mais importantes do Estado”, complementou.

Ele destacou que ficou acordado junto ao Governo que a expansão da cidade vai se dar ao longo do acesso da ponte, da BR-267 até a ponte.

“Com o plano diretor vamos direcionar todo o desenvolvimento do portal da rota que é Porto Murtinho. Vim apresentar para o secretário e ele gostou do projeto. E a nossa meta é apresentar o detalhamento do plano no dia 18 de fevereiro durante o Fórum da Rota”, destacou Cintra.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância da iniciativa. “O Plano está sendo feito para adequar e realmente pensando Porto Murtinho com a concentração da Rota Bioceânica.E nesta linha ele está pensando na expansão, para onde a cidade vai crescer e principalmente a disponibilização de áreas específicas tanto para a infraestrutura social como para a econômica”, salientou.

Plano

O Plano trabalha com eixos de desenvolvimento para o município para os próximos 10 anos, com expansão da área industrial, criação de novas áreas residenciais segurança e saúde.

“Porto Murtinho foi construída dentro do dique, e nós já temos pouca área para desenvolver. Então nós vemos que teremos que realizar obras fora do dique”, adiantou.

Para isso, a Prefeitura aposta em planejamento e zoneamento. “Tudo está sendo zoneado. A área habitacional, industrial, zoneamento do Porto Seco, questão da saúde, segurança, tudo, então tá tudo dentro desse plano”, salientou o prefeito.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.