19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 711

A Carreta da Alegria – Limão Doce e a SMAS promovem passeio solidário nesta terça-feira (14)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e a Carreta Limão Doce, promovem hoje, 14 de janeiro, uma ação social para arrecadar leite e gelatina, que serão destinados às Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Além de levar alegria às crianças ao percorrer diversas ruas da cidade, a carreata contribuirá para projetos realizados e/ou apoiados pela SMAS, que atende a uma grande demanda por esses alimentos, essenciais no preparo de muitas refeições.

A Carreta da Alegria estará disponível por cinco horas, em frente à Cidade do Natal, das 17h30 às 22h30. O ingresso será a doação de um litro de leite e uma caixinha de gelatina por pessoa, tanto para crianças quanto para adultos.

Após discussão, mulher é espancada a martelada por marido em Paranaíba

0
Foto: Ilustrativa

Um caso de violência doméstica chocante foi registrado no bairro Santo Antônio, em Paranaíba, por volta das 18h15 do último domingo (12). Conforme o site Jornal Tribuna Livre, uma mulher foi espancada e recebeu golpes de martelos por todo o corpo após se desentender com o marido, que partiu para cima dela com um martelo.

De acordo com a vítima relatou à polícia, o casal começou a beber juntos durante o dia e, ao chegarem em casa, começaram a discutir. O marido entrou em casa, pegou um martelo e começou a agredi-la. A mulher fugiu e se abrigou na casa de uma vizinha até a chegada da Polícia Militar.

A vítima estava muito emocionada e apresentava várias lesões aparentes pelo corpo, incluindo escoriações nas costas, um corte perfuro contuso na parte de trás do braço esquerdo, lesões superficiais na mão esquerda e hematomas com inchaços na face. Ela também reclamava de muita dor na cabeça e no braço esquerdo.

A mulher relatou que ela e o marido estavam consumindo bebidas alcoólicas e que ela havia assumido a direção do veículo para voltar para casa. Ao se aproximarem da casa, o marido começou a proferir ameaças contra ela, o que evoluiu para agressão física.

O marido apresentava algumas lesões, incluindo um corte perfuro contuso na parte de trás da cabeça, escoriações nas costas e arranhões no braço esquerdo, que segundo ele foram causadas pela vítima. No entanto, a polícia considerou que essas lesões não justificavam a violência utilizada contra a mulher.

O celular da vítima foi danificado pelo autor com marteladas, e o martelo utilizado no crime foi apreendido e apresentado na delegacia junto com o autor. A mulher permaneceu no Pronto Socorro em atendimento médico e não foi ouvida pela polícia.

O caso é mais um exemplo da violência doméstica que afeta muitas mulheres no Brasil. A importância de denunciar e buscar ajuda em casos de violência é fundamental para prevenir futuras agressões e proteger as vítimas.

Governo de MS lança licitações de R$ 34 milhões em obras de infraestrutura em seis municípios

0
Foto: Chico Ribeiro

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lança uma série de licitações que representam um investimento superior a R$ 34,8 milhões em obras de infraestrutura urbana. As ações contemplam seis municípios: Paranaíba, Vicentina, Jaraguari, Glória de Dourados, Dourados e Anaurilândia, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Os editais, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) e disponíveis no site da Agesul e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), incluem intervenções como pavimentação, recapeamento asfáltico e implantação de drenagem de águas pluviais.

As licitações abrangem obras como a 3ª etapa do recapeamento em diversas ruas no município de Paranaíba (R$ 10.781.239,17); recapeamento em diversas ruas no município de Vicentina (R$ 3.120.637,26); implantação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro Otaviano Pereira, em Jaraguari (R$ 4.866.593,55); recapeamento em diversas ruas em Glória de Dourados (R$ 2.393.481,30); pavimentação e drenagem no Jardim Guaicurus – parte 02 – no município de Dourados (R$ 10.977.566,51) e pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversos bairros no município de Anaurilândia (R$ 2.719.878,24).

O secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, ressalta a importância do pacote de licitações. “Começamos o ano com muito trabalho. Essas obras são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento urbano, garantindo mais segurança, conforto e melhores condições de tráfego para a população. A gestão do governador Eduardo Riedel está empenhada em promover infraestrutura de qualidade, respeitando os prazos e as necessidades de cada município”, afirma o secretário.

O governador Eduardo Riedel enfatiza o caráter municipalista da gestão, destacando que os investimentos atendem diretamente às demandas das cidades. “O Governo do Estado tem como prioridade fortalecer os municípios e atender as necessidades reais da população. Essas obras não são apenas números ou contratos; são investimentos que chegam até a vida das pessoas, transformando bairros, melhorando o transporte, a mobilidade urbana e trazendo mais dignidade às comunidades”, assegura o governador.

Com a execução das obras, o Governo do Estado reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a infraestrutura como alavanca para a qualidade de vida e o progresso econômico. A população dos municípios contemplados será diretamente beneficiada por serviços de pavimentação e melhorias urbanas.

As licitações seguem os critérios estabelecidos pela nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) e serão realizadas em formato de concorrência eletrônica, garantindo transparência e competitividade no processo de seleção. As aberturas dos envelopes estão previstas para os dias 3 e 4 de fevereiro de 2025, em horários específicos para cada edital.

Os interessados podem acessar os editais e seus anexos por meio do site oficial da Agesul (www.agesul.ms.gov.br) e no Portal Nacional de Contratações Públicas (www.gov.br/pncp).

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul

SEMEC divulga lista de designação da 1ª etapa de pré-matrículas da REME 2025

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), divulgou nesta terça-feira, 14 de janeiro, a 1ª lista de designação dos estudantes que realizaram a pré-matrícula para ingressar nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME), no período de 02/12/2024 a 20/12/2024.

Nesta etapa foram designadas 1.448 crianças. Para consultar a relação, pais ou responsáveis podem acessar o site da Prefeitura, CLICANDO AQUIou nas Unidades de Ensino e na sede da SEMEC na Central de Matrícula.

Os estudantes designados terão o período de 14/01/2025 a 16/01/2025 para a efetivação da matrícula. Lembrando que a efetivação da matrícula só se realiza na Unidade com a assinatura do requerimento de matrícula.

Os pais devem comparecer na Unidade designada com a cópia dos seguintes documentos:

Da criança:

  • 1 Foto 3×4
  • Cartão do SUS (Xerox)
  • Carteira de Vacina (Xerox)
  • Certidão de Nascimento do estudante (Xerox)
  • CPF do Estudante (Xerox)
  • Declaração de Vacina (Retirar na UBS do Bairro)
  • Declaração de Transferência (A partir do 1º Ano do Ensino Fundamental)
  • Número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família)

Do Responsável:

  • RG e CPF (Xerox)
  • Comprovante de Residência atual (Xerox)

2ª ETAPA DA PRÉ-MATRÍCULA

Desde o dia 8 de janeiro, foi iniciada a 2ª etapa da pré-matrícula tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Para realizar a pré-matrícula, os interessados devem acessar o site https://www.treslagoas.ms.gov.br/matriculareme ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrícula e seguir os passos apresentados.

DÚVIDAS

O atendimento a possíveis dúvidas poderá ser realizado diretamente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrículas (Rua Alexandre Costa, 130 – Centro) e também pelos telefones: (67) 3929-1467 ou (67) 99257-2101.

Policial Civil é encontrado morto dentro de alojamento de delegacia em MS

0
Foto: Campo Grande News

Um trágico evento ocorreu na manhã desta última segunda-feira (13) na Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf) em Campo Grande.

Conforme o site Campo Grande News, o policial civil Eduardo Jordão, 51 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça dentro do alojamento da delegacia, localizado no Bairro Lar do Trabalhador.

O corpo do servidor foi encontrado por volta das 11h50 por um colega que estava perto do alojamento e desconfiou de um barulho suspeito. Após a descoberta, a Unidade de Resgate e Serviço Avançado (Ursa) foi acionada, mas quando o socorro chegou, o policial já estava morto. Uma marca de tiro na cabeça foi encontrada no corpo.

Equipes de diversas delegacias e do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol) estiveram presentes na delegacia, onde o clima era de comoção e dor. Os colegas de trabalho de Eduardo Jordão estavam visivelmente abalados, se abraçando e chorando na entrada da delegacia, que estava fechada.

Eduardo Jordão atuava na Derf há cerca de 20 anos e era conhecido por seus colegas de trabalho. Quem estava na parte da frente da delegacia não ouviu o tiro, o que sugere que o disparo pode ter sido feito em um local mais isolado.

“Isso mexe muito com a gente. É um pai de família, a gente não sabe os motivos. A gente sabe que é um desespero muito grande. A família está sofrendo, os colegas de trabalho. São 20 anos aqui, mexendo muito, nós ficamos muito tristes”, disse a médica Simone Santos de Oliveira, comandante da Ursa.

A morte de Eduardo Jordão chocou a comunidade policial de Campo Grande e levantou muitas questões sobre o que pode ter levado a esse trágico evento. As investigações estão em andamento para determinar as circunstâncias exatas da morte do policial civil.

Homem de Ribas do Rio Pardo erra transferência de R$ 1 mil em pix e tem pedido de devolução negado

0
Foto: Agência Brasil

Um caso curioso de erro financeiro foi registrado na Delegacia de Ribas do Rio Pardo na manhã da última segunda-feira (13). Conforme o Portal Água Clara, um rapaz de 27 anos, morador da cidade, registrou um boletim de ocorrência após enviar por engano um pix de R$ 1.000,00 para um desconhecido e ter seu pedido de devolução negado.

De acordo com o relato do rapaz, ele cometeu um erro ao inserir os dados da transação, trocando dois números do destinatário. Isso resultou em uma transferência errada de R$ 1.000,00 para um homem desconhecido.

Assim que percebeu o erro, o rapaz entrou em contato com o número de telefone usado na chave pix para informar o ocorrido e solicitar a devolução do valor transferido. No entanto, o destinatário negou que o pagamento tenha sido realizado, mesmo após ser informado da transferência efetuada.

O rapaz, sentindo-se lesado, decidiu registrar um boletim de ocorrência como “Preservação de Direito”, na tentativa de recuperar o valor perdido. O caso agora está sob investigação e o rapaz aguarda uma solução para recuperar o dinheiro.

Esse caso serve como um lembrete importante para verificar cuidadosamente os dados de transferência antes de enviar qualquer valor, especialmente quando se trata de quantias significativas. Além disso, é fundamental manter a calma e buscar ajuda das autoridades competentes em caso de erros financeiros.

UEMS segue com vagas em 38 cursos sem vestibular e sem taxa de inscrição até quarta-feira

0
Foto: Comunicação UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 708 vagas em 38 cursos pelo Processo Seletivo Permanente UEMS 2025 – Histórico Escolar do Ensino Médio. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).

Para se inscrever no PSP-HE acesse: https://candidato.uems.br. Já o edital do PSP-HE pode ser conferido em https://saps.uems.br/anexos/download/22031. Não haverá cobrança de taxa de inscrição do(a) candidato(a) às vagas ofertadas pela UEMS.

Para efetuar a inscrição no PSPHE-UEMS 2025, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição Digital, informando a maior nota da disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas do Ensino Médio, considerando os dados constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente), ou a nota equivalente a pontuação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, considerando os dados constantes no Certificado do Ensino Médio, a partir da participação no ENCCEJA ou ENEM, conforme o item 5 deste edital, emitida pelas instituições certificadoras (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia).

Reserva de vagas

Para o PSV-UEMS 2025 a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio dos sistemas de ingresso:

I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

II – por Reserva de Vagas, sendo:

a) 20% para candidatos(as) ao regime de cotas para Negros(as) (pretos(as) e pardos(as)) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);

b) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);

c) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos;

d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O início das aulas será no ano letivo de 2025, conforme Calendário Acadêmico. As informações referentes ao edital e demais atualizações constarão no portal da UEMS https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente.

SISU

A UEMS também oferta 1.288 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025, permitindo que os candidatos utilizem a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) para concorrer a uma das vagas.

O período de inscrição ocorre de 17 a 21 de janeiro, pelo endereço: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. As vagas são para 68 cursos em 14 cidades em que a UEMS está presente.

Comunicação UEMS

Corpo esquartejado é encontrado em baú em Rio do Sul (SC)

0
Foto: Google Maps

Um caso chocante de homicídio foi registrado na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí (SC), na manhã do último sábado (11). O corpo de um homem de 42 anos foi encontrado esquartejado dentro de um baú em uma casa no bairro Canoas.

De acordo com a Polícia Militar informou ao site NSC Total, o caso começou com uma denúncia de homicídio na região. Chegando ao local denunciado, os oficiais encontraram a porta dos fundos do imóvel aberta e com marcas de sangue.

Ao entrar no terreno, os policiais se depararam com a porta de um quarto trancado com um cadeado. Após abrir a porta do quarto, a polícia identificou sangue em um colchão no chão do quarto, além de materiais de limpeza e água. Foi então que os policiais encontraram o corpo esquartejado do homem dentro de um baú.

A denunciante, a companheira da vítima, afirmou que havia sido agredida pelo homem por volta das 3h da madrugada de sexta-feira (10) e havia saído da casa.

Na manhã de sábado (11), ao retornar para o local, ela passou por dois homens e escutou que eles haviam assassinado o seu companheiro com um martelo. Diante disso, ela ficou com medo e denunciou o caso.

A Polícia Civil está investigando o caso e busca esclarecer como o crime foi praticado. A autoria e as circunstâncias do homicídio ainda não foram determinadas, mas a polícia está trabalhando para descobrir a verdade por trás desse crime brutal.

A comunidade de Rio do Sul (SC) está em choque com a notícia do crime e as autoridades estão trabalhando para garantir a justiça para a vítima e sua família.

Governo sanciona lei que proíbe uso de celular nas escolas; saiba mais sobre a medida

0
Foto: Vitor Mendonça/Jornal de Brasília

Na tarde desta última segunda-feira (13), o presidente Lula (PT) sancionou o projeto de lei que proíbe o uso de celular em escolas públicas e privadas de todo o país, de acordo com o site Jornal de Brasília.

A medida, aprovada simbolicamente no Senado em dezembro, ganhou força após o Ministério da Educação apoiar a mudança. A expectativa do governo é implementar a nova regra já no início do próximo ano letivo.

A sanção foi realizada em um evento no Palácio do Planalto, transmitido online e com a presença de ministros e parlamentares. O texto será publicado no Diário Oficial da União e, segundo o governo, não terá vetos. A legislação alinha o Brasil a países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda, que já possuem regras semelhantes.

A nova lei abrange o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos móveis, como tablets e relógios conectados à internet, em todas as áreas escolares: salas de aula, recreios, intervalos e atividades extracurriculares. No entanto, o texto nacional não especifica como os aparelhos devem ser armazenados, deixando essa definição para futuras regulamentações nacionais ou legislações locais.

Em contraste, o estado de São Paulo já possui uma legislação mais detalhada, exigindo que os celulares sejam guardados de forma inacessível aos alunos, excluindo mochilas e armários individuais.

Uma pesquisa do Datafolha realizada em outubro revelou que 62% dos brasileiros acima de 16 anos apoiam a proibição do uso de celulares por crianças e adolescentes nas escolas, índice que sobe para 65% entre pais de crianças de até 18 anos. Além disso, 76% da população acredita que os celulares prejudicam mais do que ajudam no aprendizado, opinião compartilhada por 78% dos pais.

Embora o projeto tenha sido aprovado rapidamente no Congresso, com apoio majoritário, houve divisões na oposição durante a votação no Senado. Na Câmara dos Deputados, o texto foi analisado de forma terminativa na CCJ, sem necessidade de passar pelo plenário.

O Rio de Janeiro foi pioneiro na proibição do uso de celulares em escolas, sob a liderança do então secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha (PSD-RJ), que reassumiu seu mandato como deputado federal para relatar o projeto. A sanção representa um passo significativo na tentativa de equilibrar o uso da tecnologia com o foco no aprendizado e no ambiente escolar.

Maior controle da tuberculose dentro e fora das prisões faz de MS referência nacional

0
Foto: Comunicação Agepen

Mato Grosso do Sul celebra um marco histórico no combate à tuberculose nas unidades prisionais. O projeto “Estratégias de Controle da Tuberculose nas prisões” –  uma parceria entre a Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), SES (Secretaria Estadual de Saúde), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e instituições internacionais como a Universidade de Stanford – realizou mais de 13 mil atendimentos aos reeducandos da capital nos últimos dois anos, detectando e tratando 473 casos da doença.

Essa iniciativa inovadora, que existe há mais de uma década em Mato Grosso do Sul, vem transformando a forma como a tuberculose é enfrentada nos presídios da capital e busca a identificação de estratégias de busca ativa e rastreamento de contatos para controle da tuberculose nas prisões brasileiras.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a médica infectologista Mariana Croda, o trabalho contribuiu para o estado ter reconhecimento pelo Ministério da Saúde, nos índices de controle e tratamento da tuberculose na população em geral. “Ter essa atenção específica à população carcerária beneficia a comunidade como um todo, diminuindo a transmissão da doença para a comunidade”, explica a infectologista, que está à frente do projeto juntamente com o infectologista Júlio Croda e equipe.

Conforme Mariana, por conta desse destaque, o estado recebe visitas de outras secretarias penitenciárias do país para conhecer de perto o funcionamento do projeto. O trabalho consiste na triagem em massa de toda a população carcerária das unidades penais atendidas, com o preenchimento de questionário preliminar, coleta de escarro e exames de raio-X.

Uma medida importante é que a triagem acontece na porta de entrada, assim que um interno chega à unidade e, também a cada quatro meses, independente de sintomas ou não. Por se tratar de uma doença de fácil transmissão, o foco é promover a conscientização, principalmente no que se refere aos sintomas e formas de tratamento.

Pesquisa inédita realizada pela Fiocruz em parceria com instituições da Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Estados Unidos, foi divulgada em outubro do ano passado, e revela que o encarceramento é o principal fator de risco da tuberculose na América Latina. “Por isso, a atenção específica a essa população é a nossa prioridade”, destaca a médica.

A SES disponibiliza a equipe técnica da Vigilância em Saúde para auxílio de rastreio de casos e também o parque tecnológico do Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) para o desenvolvimento de pesquisa.

“Temos ainda o apoio do laboratório da UFMS e cerca de 40 profissionais de saúde envolvidos, que formam uma equipe multiprofissional, para dar andamento às atividades”, explica a coordenadora de campo da equipe, Alessandra Moura da Silva.

O projeto é de aceitação voluntária e o tratamento é oferecido, com a entrega de medicação mensalmente.

Dentre os diferenciais, está a busca ativa não só do sintomático e sim da triagem de todos precocemente. Além disso, o fluxo de atendimentos também foi aprimorado, sem demandar escoltas e corpo de segurança. “Ter o aparelho móvel fez toda a diferença e nos permitiu ampliar os atendimentos em outras unidades penais”, explica Alessandra.

Educação e Prevenção

Agora o grande desafio é o treinamento dos reeducandos, assim como já foi concluído com os profissionais de saúde das unidades penais envolvidas. “Montamos um comitê comunitário e a gente ouve os internos e a proposta é fazer uma educação em saúde para eles, esta será uma medida inovadora que vamos iniciar este ano”, revela dra Mariana.

Para a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional da Agepen, Rita Luciana Domingues da Silva, a detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para reduzir os índices de incidência da doença nos presídios. “Tratar a tuberculose na população prisional não é apenas uma questão de saúde pública, mas também de direitos humanos. Garantir assistência médica adequada demonstra o compromisso do Estado com a dignidade e o bem-estar de todas as pessoas, independentemente de sua situação jurídica”, afirma.

Atualmente, o projeto é realidade em todas as unidades penais do Complexo do Jardim Noroeste e, desde agosto do ano passado, vem sendo desenvolvido em todo o Complexo das Gameleiras, Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual e Patronato Penitenciário de Campo Grande. Anteriormente, o projeto também aconteceu na Penitenciária Estadual de Dourados.

“Desta forma, fechamos o ciclo sem interromper o tratamento. Inclusive, com apoio da Secretaria de Saúde do Município, se for preciso, eles vão até a casa do paciente. O sucesso do trabalho é graças à integração de diferentes instituições, todos trabalhando de forma muito afinada e é muito importante a continuidade desse trabalho, para controlar a incidência da tuberculose nas unidades prisionais do estado”, reforçou a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves.

Também participou da entrega do relatório de atividades o médico infectologista José Bampi, que realiza acompanhamento dos internos e a assessora da DAP, Maridiane Coutinho Echevarria.

Tatyane Santinoni, Comunicação Agepen

Polícia Civil de Três Lagoas prende autor de roubo e recupera motocicleta roubada

0
Foto: SIG Polícia Civil

Polícia Civil de Três Lagoas, através do Setor de Investigações Gerais (SIG), na manhã da última sexta-feira (10), durante diligências visando esclarecer autoria de crime de roubo ocorrido por volta das 02h30, na rua Antônio Estevam Leal, Jardim Guaporé, os policiais do SIG, realizaram a prisão em flagrante, por volta das 10h30 do mesmo dia, de L.O.B, 44 anos, ocasião em que também recuperaram a res furtiva, ou seja, uma motocicleta Honda Bis 125, ano 2021, cor branca.

Consta que a vítima, uma mulher de 34 anos, durante a madrugada, por volta das 02h30 horas, enquanto estacionava sua motocicleta acima mencionada, em frente a uma Tabacaria, na rua Antônio Estevam Leal, Jd. Guaporé, na cidade de Três Lagoas, antes mesmo de desligar o veículo, foi abordada por um indivíduo do sexo masculino o qual portava numa das mãos uma faca do tipo artesanal e na outra, um capacete e, bastante nervoso e gritando: “perdeu, perdeu, desce”, a obrigou, se apoderou da motocicleta e fugiu, tomando rumo ignorado.

No início da manhã, a vítima se dirigiu à Depac para formalizar a ocorrência, sendo então os Policiais Civis do SIG acionados, os quais passaram a procurar imagens por câmeras de monitoramento e, também com base em informações da vítima sobre o destino tomado pelo autor logo após a abordagem violenta, obtiveram êxito em localizar a motocicleta que se encontrava na rua Taufic Fahan, no bairro Vila Piloto, estacionada, numa residência.

Ato contínuo foi identificada a pessoa que estaria na posse da moto, no caso o investigado L.O.B, já conhecido nos meios policiais, inclusive com passagens por roubo, tráfico de drogas, associação criminosa, dentre outros, o qual acabou confessando a pratica do roubo em questão, sendo conduzido à sede do SIG, onde foi autuado e flagrante e encaminhado ao sistema prisional local, à disposição da Justiça. A motocicleta foi devolvida à vítima.

A Polícia Civil reforça o compromisso no combate aos crimes patrimoniais, dentre outros, sendo relevante ressaltar a importância das denúncias, que em sua maioria leva ao êxito o trabalho das forças policiais, denúncias essas que poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173, (67) 3521-4984 ou (67) 99226 8210 (WhatsApp), sendo garantido o total anonimato do denunciante.

IFMS investe R$ 1,4 milhão em laboratório de mecânica

0
Contrato foi assinado na última sexta-feira, 10, no gabinete da reitoria. (Foto: Osvaldo Sato/IFMS)

Contrato foi assinado na sexta-feira, 10, no gabinete da reitoria. Previsão é que obra fique pronta no segundo semestre

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, assinou na última sexta-feira, 10, o contrato com a empresa vencedora da licitação para a construção do novo laboratório de Mecânica do Campus Campo Grande. O ato ocorreu no gabinete da reitoria e marca o início dos investimentos em infraestrutura neste ano.

Com 610,10 m² de área construída, o novo laboratório abrigará espaços específicos para manuseio de maquinários, salas de aula e banheiros. O investimento será de R$ 1.462.702,42, o que inclui a adequação das instalações elétricas necessárias para um local com equipamentos de alta complexidade. O prazo para a execução da obra é de seis meses.

A reitora ressaltou a importância de se investir em novos espaços para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“A construção do novo laboratório de Mecânica em Campo Grande reforça nosso compromisso com a formação técnica de nossos estudantes. O espaço será equipado para oferecer as condições necessárias ao aprendizado prático e ao desenvolvimento integral de quem estuda no IFMS”, comentou Elaine.

Para o diretor-geral Dejahyr Lopes, a construção do novo laboratório marca a consolidação do Campus Campo Grande.

“Essa obra está alinhada com o nosso objetivo de consolidar a infraestrutura do campus. A área de Mecânica tem sido muito demandada e a nova instalação fortalecerá nossos cursos, oferecendo melhores condições para a formação de técnicos em Mecânica e engenheiros mecânicos. O investimento também possibilitará a expansão de novas disciplinas e cursos, que antes não eram viáveis devido às limitações de espaço”, pontuou.

No ato de assinatura do contrato, a reitora destacou que novos investimentos em infraestrutura serão anunciados nos próximos meses.

“Além deste laboratório, em 2025 iniciaremos a construção de refeitórios, quadras poliesportivas e dos campi Amambai e Paranaíba. Essas ações, que fortalecem e melhoram nossa infraestrutura, propiciam mais qualidade e conforto para quem já faz parte do IFMS e ampliam as oportunidades para atender às demandas da comunidade e contribuir para o desenvolvimento regional”, finalizou.

Campo Grande

Localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio, o campus possui mais de 2,7 mil estudantes matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação presenciais, e outros 400 em cursos regulares a distância.

Na área de Mecânica, que será beneficiada pelo novo laboratório, são ofertados o curso técnico integrado ao ensino médio e o bacharelado em Engenharia Mecânica. Além disso, há cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada) para Desenhista Mecânico e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Conheça todos os cursos ofertados pelo IFMS em Campo Grande na página do campus.

Vício em telas: Como a dependência digital afeta a saúde mental de crianças e adolescentes

0
Foto: Divulgação

O uso excessivo de telas está gerando um ciclo de vício digital e prejudicando a saúde mental dos jovens, aponta especialista

O vício em telas é uma crise silenciosa que está moldando a forma como crianças e adolescentes interagem com o mundo. O uso crescente de smartphones, redes sociais e jogos online tem gerado preocupação entre especialistas, que alertam para os impactos profundos dessa dependência na saúde mental. Dados da Common Sense Media indicam que os jovens passam, em média, mais de 7 horas por dia em frente a telas, um número ainda maior em países em desenvolvimento. Esse tempo excessivo gera um ciclo vicioso de busca constante por estímulos digitais, alimentado por picos de dopamina, o “hormônio do prazer”.

De acordo com a biomédica Telma Abrahão, especialista em neurociências e desenvolvimento infantil, “o cérebro das crianças e adolescentes está em uma fase crítica de desenvolvimento, e a sobrecarga de estímulos digitais interfere na regulação natural dos neurotransmissores, em especial a dopamina. O que deveria ser um mecanismo de prazer natural se transforma em um comportamento compulsivo, criando um vício”.

A dopamina, que é liberada ao receber notificações ou likes nas redes sociais, gera uma sensação momentânea de prazer. No entanto, o excesso dessa estimulação acaba desregulando os mecanismos naturais do cérebro, levando à falta de motivação, dificuldades de concentração e até sintomas de depressão. “Os jovens começam a buscar estímulos digitais cada vez mais fortes para alcançar o mesmo nível de prazer, o que leva a um ciclo difícil de romper”, explica Abrahão.

Além do impacto emocional, o uso excessivo de telas está diretamente relacionado a uma desconexão social. Crianças e adolescentes, em vez de desenvolverem relacionamentos reais e aprenderem a regular suas emoções, substituem essas interações por um consumo contínuo. A falta de afeto e conexão humana, segundo a especialista, tem contribuído significativamente para o aumento de diagnósticos de ansiedade e depressão entre os jovens. “A ausência de vínculos afetivos saudáveis no desenvolvimento infantil prejudica a formação emocional e social, o que facilita o surgimento de transtornos psicológicos”, alerta Telma.

O problema não é apenas emocional. Estudos também associam o vício em telas a uma diminuição do tempo de sono, queda no desempenho acadêmico e aumento de comportamentos agressivos. Quando somado à falta de um ambiente familiar que promova afeto e presença, o risco de transtornos psicológicos se amplifica, criando um ciclo vicioso ainda mais difícil de quebrar.

Telma Abrahão enfatiza que a solução para esse problema exige uma mudança cultural. “Precisamos resgatar hábitos saudáveis, incentivando atividades físicas, interações reais e momentos de qualidade em família. O foco deve ser, mais do que reduzir o tempo de tela, promover conexões humanas que fortaleçam a autoestima, a resiliência e o equilíbrio emocional dos jovens.”

O alerta sobre o impacto das telas vai além da preocupação com comportamentos individuais. Ele nos desafia a refletir sobre o futuro que estamos construindo para nossas crianças e adolescentes. A tecnologia deve ser uma ferramenta que favoreça o bem-estar, não uma armadilha para o cérebro. “Precisamos agir agora para que os efeitos dessa epidemia não se tornem irreversíveis”, conclui Telma.

Vestibular 2025: nove em cada dez alunos graduados pelo Senai estão no mercado formal

0
Foto: Senai MS

Indústria aquecida, emprego pleno e Estado pujante. O ambiente de Mato Grosso do Sul é quase perfeito para quem quer começar uma profissão ou alcançar novos espaços na carreira. Fazer uma graduação no Senai pode ser o primeiro passo em busca desse sonho. As inscrições para o vestibular estão abertas no portal www.graduacaosenai.com.br até fevereiro.

De acordo com a pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Senai 2021-2023, 90,8% dos alunos formados em nível superior pela instituição estão empregados no mercado formal. Com metodologias que aliam teoria e prática, os cursos do Senai contam com laboratórios modernos e corpo docente preparado para atender as demandas de mão de obra da indústria.

Ao todo são 220 vagas, seis cursos presenciais de graduação em todo Estado. Na Faculdade Senai de Dourados, as vagas são para os cursos de Tecnólogo em Automação Industrial, Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial e Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Na Capital, as ofertas são na Faculdade Senai de Campo Grande, no Bairro Amambaí, com Tecnólogo em Automação Industrial e Tecnólogo em Processos Industriais; e na Faculdade Senai da Construção, no Bairro São Francisco, com o curso de Tecnólogo em Design de Interiores.

As provas de vestibular serão realizadas conforme agendamento no portal www.graduacaosenai.com.br, por onde será possível, em até dois dias úteis, verificar o resultado. As mensalidades variam de R$ 430 a R$ 849,90.

Os documentos necessários para a matrícula são: carteira de identidade, título de eleitor, CPF, histórico escolar do Ensino Médio, certificado de reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (somente para candidatos do sexo masculino e com mais de 18 anos), comprovante de residência atualizado no nome do candidato ou responsável ou declaração de próprio punho.

Confira os cursos de graduação oferecidos pelo Senai:

Vestibular 2025: nove em cada dez alunos graduados pelo Senai estão no mercado formal

Serviço – Mais informações pelo telefone 0800 7070 745 ou pelo WhatsApp (67) 99263-9000

Mesmo sem a presença Marçal, Bolsonaro supera Lula em disputa presidencial de 2026, diz pesquisa

0
Foto: Facebook

Uma recente pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13) revela que, em um cenário hipotético sem a presença de Pablo Marçal (PRTB), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial de 2026 em termos de número absoluto de votos.

Conforme o Metrópoles, no entanto, é fundamental considerar que, de acordo com a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, há um empate técnico entre os dois líderes.

A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, ouviu 2.018 pessoas e tem um nível de confiança de 95%. Os resultados apontam para uma disputa extremamente polarizada e equilibrada entre Bolsonaro e Lula, sugerindo que a eleição de 2026 pode ser uma das mais acirradas da história recente do país.

No entanto, é importante notar que Bolsonaro atualmente enfrenta uma grande barreira para concorrer nas eleições de 2026: sua inelegibilidade. Em uma decisão anterior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou o ex-presidente inelegível até 2030 devido a uma alegação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esse veredito foi resultado de uma reunião realizada por Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022, na qual ele teria atacado o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas.

Essa inelegibilidade pode significar um grande obstáculo para as aspirações políticas de Bolsonaro em 2026, levantando questionamentos sobre como esses resultados de pesquisa devem ser interpretados e se o ex-presidente terá a oportunidade de disputar a presidência no futuro. Enquanto isso, a corrida presidencial de 2026 continua a tomar forma, com os líderes políticos se preparando para o que promete ser uma eleição altamente competitiva e polarizada.

Bolsonaro x Lula (sem Marçal)

  • Jair Bolsonaro (PL): 37,3%
  • Lula (PT): 34,4%
  • Ciro Gomes (PDT): 11,7%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 5,4%
  • Helder Barbalho (MDB): 1,4%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,2%
  • Não sabe/Não opinou: 3,6%

Com o nome de Marçal na disputa, Lula e Bolsonaro surgem empatados tecnicamente.

Lula x Bolsonaro (com Marçal)

  • Lula (PT): 34,0%
  • Jair Bolsonaro (PL): 33,9%
  • Ciro Gomes (PDT): 11,3%
  • Pablo Marçal (PRTB): 6,1%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,7%
  • Helder Barbalho (MDB): 1,2%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 5,6%
  • Não sabe/Não opinou: 3,3%

Lula x Michelle (com Marçal)

  • Lula (PT): 34,5%
  • Michelle Bolsonaro (PL): 20,7%
  • Ciro Gomes (PDT): 12,9%
  • Pablo Marçal (PRTB): 11,5%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 6,6%
  • Helder Barbalho (MDB): 1,6%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 8,4%
  • Não sabe/não opinou: 3,8%

Em um quarto cenário, sem as presenças de Bolsonaro e Marçal, Lula também derrota o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

  • Lula (PT): 35,2%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 25,3%
  • Ciro Gomes (PDT): 15,2%
  • Ronaldo Caiado (União): 7,4%
  • Helder Barbalho (MDB): 1,8%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 10,9%
  • Não sabe/não opinou: 4,3%

Espontânea

Em um cenário espontâneo — quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores — destaque para o número eleitores que não sabem em quem votar: 49,8%. Veja os detalhes abaixo:

  • Lula (PT): 20,1%
  • Jair Bolsonaro (PL): 16,7%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 1,6%
  • Ciro Gomes (PDT): 1,2%
  • Pablo Marçal (PRTB): 0,7%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 0,5%
  • Eduardo Bolsonaro (PL): 0,4%
  • Gusttavo Lima (Sem partido): 0,4%
  • Michelle Bolsonaro (PL): 0,4%
  • Outros nomes citados: 1,2%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,8%
  • Não sabe/Não opinou: 49,8%

Polícia Civil identifica causa de acidente que vitimou quatro pessoas da mesma família em Brasilândia

0
Foto: PCMS

A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia informa que, na manhã de hoje (13), por volta das 10h, foi comunicada pela Polícia Militar sobre um grave acidente de trânsito ocorrido em uma área próxima ao município, a alguns quilômetros da Rodovia BR-158, nas imediações do condomínio Beleza do Rio Verde.

No local, foi constatado que um veículo havia capotado e caído em um lago. Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, perícia criminal, funerária, delegado de polícia e investigadores compareceram para prestar atendimento à ocorrência e realizar os procedimentos necessários.

Durante a operação de resgate, uma das vítimas foi retirada do veículo ainda submerso no lago, e em seguida, outras três vítimas foram removidas após a retirada do automóvel. De acordo com informações iniciais, todas as vítimas pertenciam à mesma família.

Segundo relatos de familiares presentes no local, o condutor do veículo teria consumido bebidas alcoólicas no domingo e saído da residência por volta das 23h. As apurações preliminares indicam que o motorista perdeu o controle do veículo, resultando no capotamento e na queda no lago, com a morte de todos os ocupantes. O casal possuía 32 anos de idade, uma criança de 10 anos e um adolescente de 13 anos.

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Bataguassu para os exames necessários à determinação da causa oficial dos óbitos.

A Polícia Civil lamenta profundamente o ocorrido e reforça que as investigações continuam para o completo esclarecimento dos fatos. Veja, abaixo, a explicação do delegado titular da DP de Brasilândia, sobre a investigação do acidente.

Vídeo: PCMS

Incêndio destrói casa em bairro de Cassilândia

0
Foto: MS Todo Dia

Uma casa localizada na Rua Antônio Manoel da Silva, no bairro São Vicente, em Cassilândia, pegou fogo na noite deste último domingo (12). De acordo com uma moradora da região, não havia ninguém no imóvel no momento em que o fogo começou, o que evitou qualquer vítima.

Ainda conforme apurado pela reportagem do jornal MS Todo Dia, os moradores da casa perderam a maioria dos móveis com o fogo, o que representa uma grande perda material. A rapidez com que os serviços de emergência chegaram ao local foi fundamental para evitar que o incêndio se espalhasse para outras casas da região.

Primeiro, a Polícia Militar esteve no local para garantir a segurança e coordenação das ações. Em seguida, o Corpo de Bombeiros e uma ambulância chegaram ao local, poucos minutos após a ocorrência, com equipe preparada para combater o fogo e prestar assistência médica, caso necessário.

A polícia está investigando as causas do incêndio para determinar se foi um acidente ou se houve intenção criminosa. A comunidade do São Vicente está solidária com os moradores da casa atingida pelo incêndio e espera que as autoridades possam esclarecer as circunstâncias do incêndio o mais rápido possível.

Tragédia em MS: Bebê de 1 ano e 11 meses morre afogado em piscina

0
Foto: Campo Grande News

Um bebê de apenas 1 ano e 11 meses morreu afogado em uma piscina, neste último domingo (12), na cidade de Coxim, distante cerca de 253 quilômetros de Campo Grande. Conforme o site Campo Grande News, a tragédia ocorreu em uma casa no Bairro Flávio Garcia, onde a família estava passando o fim de semana.

De acordo com informações, a avó do menino notou o silêncio e saiu à procura dele, encontrando-o dentro da piscina. A família chamou o Samu e Corpo de Bombeiros, mas decidiu levar a criança por meios próprios para a unidade de saúde.

O menino deu entrada no hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, onde os profissionais de saúde lutaram para reanimá-lo, mas ele não resistiu e morreu.

Essa é a terceira morte por afogamento registrada nos últimos dois dias em Mato Grosso do Sul. No sábado (11), Moisés Santiago Batista, de 22 anos, desapareceu após se afogar no Rio Dourados, no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã.

Os bombeiros encontraram o corpo na manhã de domingo (12). Outro jovem, Raiel Lopes da Silva, de 27 anos, também morreu afogado ontem, enquanto tomava banho em uma lagoa localizada no Assentamento Teijin, em Nova Andradina.

Prevenção é Fundamental

Os bombeiros alertam que a prevenção é fundamental para evitar acidentes como esse. No caso de crianças, a atenção tem que ser redobrada. Aqui estão algumas dicas para prevenir acidentes em piscinas, rios ou lagos:

  • Supervisão constante: nunca deixe crianças pequenas sozinhas perto de piscinas, nem por breves instantes.
  • Cercas e travas de segurança: barreiras físicas são essenciais para evitar o acesso das crianças à piscina.
  • Tecnologia como aliada: alarmes e dispositivos de segurança podem alertar sobre movimentações inesperadas.
  • Ensino de segurança aquática: oriente as crianças, desde cedo, sobre os riscos e, se possível, invista em aulas de natação.

É importante lembrar que a segurança das crianças é uma responsabilidade de todos, e que a prevenção é a melhor forma de evitar tragédias como essa.

MEIs têm até 31 de janeiro para regularizar situação e retornar ao Simples Nacional

0
MEIs encontram suporte para se regularizar ou aderir ao Simples Nacional por meio de atendimento do Sebrae/MS. (Foto: Divulgação/Sebrae Assessoria)

A medida também se aplica aos contribuintes que desejam aderir ao regime tributário pela primeira vez. Para aqueles que não tiveram pendências com o Fisco, a renovação é automática

Os microempreendedores individuais (MEIs) que foram desenquadrados do Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para regularizar sua situação e solicitar o retorno ao regime de tributação simplificado. A Receita Federal informou que, entre os contribuintes excluídos, estão aqueles que não regularizaram débitos vinculados aos Termos de Exclusão enviados pelo órgão entre os dias 30 de agosto e 4 de outubro de 2024. Os empreendedores tiveram o primeiro prazo de readequação no ano passado. A data limite foi prorrogada para este mês, proporcionando uma nova oportunidade de regularização.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Gilmar Rosseto aqueles que foram desenquadrados podem, inclusive, parcelar as dívidas. “Em setembro de 2024, a Receita Federal enviou mais de 18 mil notificações para MEIs e mais de 10 mil notificações para empresas optantes do Simples Nacional em MS, alertando sobre a necessidade de regularização de dívidas. Essas notificações são um sinal claro de que os empreendedores precisam estar atentos para evitar a exclusão do regime tributário. Por isso, é fundamental que esses empresários consultem sua situação no site do Simples Nacional ou no portal E-CAC da Receita Federal o quanto antes, pois há possibilidade do parcelamento dos valores devidos”, reforça. Aos contribuintes que permaneceram regulares, a renovação no Simples Nacional ocorrerá automaticamente.

Para auxiliar os MEIs e outros contribuintes no processo de regularização e adesão ao Simples Nacional, o Sebrae/MS oferece atendimento gratuito. As orientações abrangem desde o entendimento das exigências fiscais até o envio do pedido de opção, ajudando o empreendedor a entender o processo, identificar soluções e, acima de tudo, assegurar que o negócio permaneça regular e competitivo no mercado.

O contribuinte poderá acessar a Consulta Optantes para saber se foi excluído ou não do Simples Nacional. É imprescindível observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, está em regularidade com as administrações tributárias da União, Estados, DF e Municípios.

Os pontos de atendimento do Sebrae no Estado incluem a sede, em Campo Grande (Av. Mato Grosso, 1661) e a unidade Sebrae Parati/Aero Rancho (Rua da Divisão, nº 545 – Jardim Parati). No interior, há unidades regionais em Bonito, Dourados, Coxim, Três Lagoas e o Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá. Além disso, há 63 Salas do Empreendedor em diferentes municípios do Mato Grosso do Sul, todas prontas para prestar apoio aos empreendedores.

Simples Nacional: um regime simplificado e vantajoso

Atualmente, o Simples Nacional abrange mais de 23 milhões de CNPJs, sendo 16 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). O regime oferece vantagens como tributação simplificada, acesso facilitado ao crédito e menor carga tributária. Segundo a Receita Federal, a projeção é que cerca de 1,2 milhão de contribuintes formalizem seus pedidos de adesão ao regime até o final de janeiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Fonte: ASN MS

Felino brasileiro pode se tornar o maior gato doméstico do mundo; conheça o Xartrux

0
Foto: Instagram

Um incrível gato chamado Xartrux, que reside em Jaú, no interior de São Paulo, está prestes a conquistar o título de maior gato doméstico do mundo, segundo o livro de recordes Guinness World Records.

De acordo com o site Metrópoles, com impressionantes 12,8 quilos e 1,30 metro de comprimento, Xartrux supera facilmente as medidas médias de outros gatos de sua espécie.

Recentemente, o gato foi medido durante o programa “Domingão com Huck” da TV Globo, no domingo, e mais uma pesagem oficial está agendada para garantir que todas as formalidades sejam cumpridas para sua inclusão no livro de recordes.

Sua tutora, Márcia Oliveira, é também uma figura importante nas redes sociais, onde mantém um perfil sobre cuidados com felinos, com quase 30 mil seguidores no Instagram.

Xartrux é frequentemente visto em publicidades de joias e acessórios, mostrando seu charme e tamanho impressionante.
Ele ultrapassa significativamente as medidas médias de gatos domésticos, que geralmente não excedem 100 cm.

Além disso, ele supera o recorde anterior de Stewie, um gato que detinha o título de maior gato doméstico do mundo em 2010, com 1,23 metro, antes de falecer em 2013.

Agora, com as medidas oficiais confirmadas e o processo de candidatura em andamento, Xartrux está cada vez mais perto de conquistar o título de maior gato doméstico do mundo, deixando todos que o conhecem e os fãs nas redes sociais ansiosos para ver seu nome no Guinness World Records.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.