19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 713

Jovem de 20 anos é detido após agredir pai com socos, chutes e tapas em Cassilândia

0
Foto: MS Todo Dia

Um caso de violência familiar foi registrado na noite da última sexta-feira (10) no bairro Balmant, em Cassilândia, quando um jovem de 20 anos foi detido após agredir o próprio pai, de 49 anos. Além disso, o jovem foi encontrado com uma pequena quantidade de cocaína, o que levou a uma acusação adicional de porte de drogas para consumo pessoal.

De acordo com a Polícia Civil informou ao site MS Todo Dia, vizinhos informaram sobre uma briga na Rua Waldir Pereira Maia, onde pai e filho estavam em luta corporal. No local, além dos envolvidos, estavam a avó e a tia do autor, que tentavam separar a confusão.

A discussão começou após o pai questionar o motivo de o filho ter chegado mais cedo do trabalho, o que levou o jovem a ficar irritado e agredir o pai com socos, chutes e tapas, além de ameaçar buscar uma faca.

A polícia foi chamada para intervir na situação e, após contornar o jovem, o encaminhou para atendimento médico devido a um ferimento no antebraço. Durante a revista, os policiais encontraram uma trouxinha de cocaína, pesando aproximadamente 2,4 gramas, escondida em sua cueca. O autor admitiu ter consumido a droga e ingerido cerveja.

Após o registro do boletim de ocorrência, o jovem foi liberado. O caso foi registrado como vias de fato e porte de drogas para consumo pessoal. A liberação do jovem foi possível devido à natureza do delito, que não é considerada grave o suficiente para justificar a prisão. No entanto, o caso pode ter consequências legais para o jovem, especialmente se ele for condenado por porte de drogas e agressão contra o pai.

Mulher de Nova Andradina é presa por extorsão em Ivinhema após pedir alto valor para não expor vítima

0
Foto: PCMS

Uma mulher de 21 anos foi presa no último sábado (11) em Ivinhema por extorsão, após exigir R$ 5 mil de uma vítima para não expor informações de “ordem pessoal” sobre ela.

De acordo com a Polícia Civil informou ao site Midiamax, a vítima procurou a delegacia para denunciar a autora, que estava exigindo a transferência do valor para não divulgar o conteúdo comprometedor.

Os agentes da polícia realizaram diligências e identificaram que a responsável pela extorsão era uma mulher que morava em Nova Andradina. A polícia foi até o município e prendeu a suspeita, que confessou o crime após a prisão.

Com a confissão, a polícia conseguiu esclarecer o caso e prender a autora, evitando que ela continuasse a cometer crimes semelhantes.

A Polícia Civil alerta que não se deve enviar dinheiro ou ceder a extorsões, pois isso pode encorajar os criminosos a continuar com essas práticas. Além disso, a polícia destaca a importância de denunciar quaisquer casos de extorsão ou chantagem, para que as autoridades possam tomar medidas para proteger as vítimas e prender os responsáveis.

Com a prisão da mulher, a polícia espera que isso sirva de exemplo para outros criminosos e que as vítimas se sintam seguras para denunciar esses crimes.

MS registra aumento de 8% na inclusão de Exerce Atividade Remunerada na CNH; saiba como solicitar

0
Foto: Rachid Waqued

Em 2024, 38,9 mil condutores fizeram a inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na  CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul. Um aumento de 7,8% comparado ao ano anterior, conforme dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). 

No universo de 1,4 milhão de condutores no Estado, 212,4 mil possuem a observação de EAR na CNH. São 64.701 mil na categorias AB; 54.270 na categoria AD; 45.082 na categoria AE; 24.671 na categoria B; 8.186 na D; 7.512 na  E; 6.105 na AC; 1.706 na C e 177 na habilitação só de categoria A. 

Ter a informação no documento é fundamental para quem trabalha com isso, explica o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira. 

“Todo condutor que transporta pessoas, ou que transporta algum tipo de bem ou mercadoria, de forma remunerada, deve declarar na renovação da sua CNH que Exerce Atividade Remunerada ao veículo. Feito isso, ela vai passar, além da avaliação médica, por uma avaliação psicológica, igual a avaliação que é feita na primeira habilitação mas com foco, com um olhar diferente para condutor que vai conduzir transporte coletivo de pessoas, por exemplo, mototaxistas, motofretistas, transporte de cargas perigosas e escolares que são de grandes responsabilidades”.

A legislação do EAR que mudou a redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é de 2001 e não teve modificações recentes. Trata-se da Lei N° 10.350, que estabeleceu a regra do exame psicológico periódico para os motoristas profissionais, bem como a informação de que o condutor exerce atividade remunerada seja incluída na CNH. 

Como solicitar?

Em Mato Grosso do Sul, as etapas de inserção da EAR na CNH funcionam de forma bastante simples, com um processo de renovação que pode ser iniciado pelo Portal de Serviços Meu Detran.

Ao iniciar o processo de renovação no site uma das primeiras perguntas será se aquele condutor deseja fazer uma renovação COM ou SEM a observação de Exerce Atividade Remunerada. O valor médio para renovar a CNH com EAR em Mato Grosso do Sul fica em torno de R$ 580,00. 

Ao optar por incluir EAR o condutor dará sequência às etapas de agendamento dos exames, emissão e pagamento da guia. No dia, horário e agência escolhidas, o condutor será submetido a captura de imagem, exame psicológico que irá avaliar com critérios voltados à segurança da atuação profissional daquele condutor e posteriormente exame médico.

A Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, explica que a observação de Exerce Atividade Remunerada na CNH pode, inclusive, ser solicitada por candidatos da primeira habilitação, desde que o pedido seja feito no ato da abertura do processo.

Infração

O Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, esclarece que condutores que exercem atividade remunerada e não tenham essa observação na CNH, estão cometendo infração de trânsito. 

Conforme o artigo 231, VIII do CTB, conduzir veículo exercendo atividade remunerada sem a observação EAR na CNH é uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, 7 pontos na CNH, e medida administrativa de remoção do veículo. 

A observação EAR deve ser incluída na CNH de todos os motoristas que exercem atividade remunerada com o veículo. Isso inclui: Motoristas de aplicativos, Motoristas de ônibus, Motoristas de caminhões, Taxistas, Entregadores.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Homem foragido de SP confessa ter participado de furto a agência bancária em Água Clara

0
Foto: PCMS

Um caso de furto a uma agência bancária em Água Clara , na madrugada da última quarta-feira (8), teve um desfecho significativo com a confissão de um dos principais envolvidos, Patrick Gouveia, 47 anos.

Conforme divulgado pelo site Campo Grande News no sábado (11), em depoimento à polícia, Patrick detalhou sua participação no crime e como foi convidado por um interno do Presídio de Segurança Máxima da Capital para participar da empreitada criminosa.

De acordo com Patrick, ele foi contatado por Alisson, um interno do Presídio de Segurança Máxima, que o convidou para participar do furto. O plano era invadir a agência bancária em Água Clara, e Patrick foi instruído a ir para a cidade, onde os outros integrantes da quadrilha estariam aguardando sua chegada. Após chegar à cidade, Patrick se encontrou com Robison dos Santos Jardim, 31 anos, e outros comparsas, e juntos, eles começaram a preparar o terreno para a invasão.

O grupo criou um canal de comunicação no WhatsApp para discutir os detalhes do plano, e Alisson, o mandante, passava as instruções via telefone. Na madrugada de quarta-feira, Patrick, Robison e outro comparsa subiram no telhado da agência e deram início à invasão. No entanto, o alarme disparou, e eles fugiram do local.

Após a prisão de Vailton Pereira de Sousa, 24 anos, que tinha comprado as ferramentas usadas no crime, a polícia conseguiu identificar e prender os demais envolvidos, incluindo Patrick. Em depoimento, Patrick confessou sua participação no crime e detalhou o plano e a execução do furto. Ele e os outros presos, incluindo Pedro Henrique da Rocha Lira, Romário de Moura Silva e Valdeson Ferreira de Souza, vão responder por furto qualificado e associação criminosa.

A investigação e as prisões foram uma ação conjunta entre as delegacias de Água Clara, Santa Rita do Pardo e a Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros). Os presos passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Alexandre Antunes da Silva.

Com a confissão de Patrick e a prisão dos demais envolvidos, o caso de furto a banco em Água Clara foi encerrado.

Segunda etapa de pré-matrículas das escolas estaduais começa nesta segunda (13)

0
Foto: Ricardo Agra/SED

Neste período será disponibilizada as vagas remanescentes da rede estadual

Começa nestaa segunda-feira (13) o período destinado à 2ª Etapa de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) e segue até doa dia 17. São os últimos dias para quem deseja garantir a vaga em uma das 348 unidades escolares da Rede para o Ano Letivo de 2025.

O período de pré-matrículas é válido para estudantes que já fazem parte de REE ou para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual.

De acordo com o coordenador de informações educacionais da SED (Secretaria de Estado de Educação), Alciley Lopes, a partir do dia 13 de janeiro, quem ainda não fez a pré-matrícula, poderá fazer presencialmente, por telefone ou pelo site.

“No dia 13 vamos abrir novamente a pré-matrícula com as vagas remanescentes, então quem ainda não garantiu a vaga poderá fazer, porém apenas para as escolas que tiverem vaga”, pontua Alciley.

O preenchimento dos dados pode ser realizado de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park. O preenchimento dos dados também pode ser realizado de forma presencial em qualquer unidade escolar da Rede Estadual.

Após a divulgação da lista de designação que aconteceu neste domingo, 12 de janeiro, a segunda etapa disponibiliza as vagas remanescentes da REE/MS.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Novos caminhos: em ritmo acelerado de crescimento, MS atrai cada vez mais trabalhadores de outras regiões do País

0
Foto: Saul Schramm

Terra de oportunidades em um cenário de crescimento econômico, Mato Grosso do Sul tem sido palco para um grande encontro de culturas com histórias de vida marcadas pelo desenvolvimento pessoal e profissional. Um dos principais setores que contribuem para empregar cada vez mais homens e mulheres, sejam nativos ou de outros estados, é o de papel, celulose e florestas plantadas, concentrado na região Leste.

De acordo com dados do SIGA-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), ligado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a cadeia produtiva florestal em Mato Grosso do Sul gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

O Estado possui o maior parque industrial de base florestal do Brasil e além das ofertas atrativas de trabalho, já oferece o terceiro melhor salário médio do Brasil, cerca de R$ 3,4 mil mensais.

O jovem piauiense Eduardo de Castro Nunes sabe muito bem o que significa todo este crescimento econômico. Ele encontrou em terras sul-mato-grossenses um celeiro de prosperidade para conquistar seus sonhos.

Eduardo chegou ao Estado no início de 2024 em busca de trabalho e melhores condições de vida. “Eu nasci em Teresina, no Piauí, mas fui criado em Matões, no Maranhão. Eu vim para Mato Grosso do Sul atrás de emprego, pois tinha uma vida muito sofrida, sem perspectiva. No MS, eu encontrei uma oportunidade de crescimento”, diz o jovem, que hoje trabalha no cultivo de florestas no município de Ribas do Rio Pardo, região conhecida como Vale da Celulose.

Apenas para ilustrar como o cenário de oportunidades evolui rapidamente, o Projeto Cerrado, da empresa Suzano, gerou mais de 10 mil empregos no pico de construção e, desde o início das operações – em julho de 2024 – outros 3 mil colaboradores especializados trabalham nas atividades industrial, florestal e de logística da nova unidade em Ribas do Rio Pardo.

Já o Projeto Sucuriú, da empresa Arauco, em Inocência, deve gerar em torno de 14 mil empregos no auge da construção da unidade.

“Mato Grosso do Sul está vivendo um momento único, sendo o primeiro em investimento público no Brasil e ocupando o terceiro lugar em crescimento econômico. Com tantas oportunidades, nosso estado está atraindo pessoas de todo o país em busca de emprego e qualificação, oferecendo diversas vagas e programas”, destaca Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, secretário-executivo de qualificação profissional e trabalho da Semadesc.

Ele ainda lembra que o governo já ofertou mais de 270 mil vagas em cursos de qualificação e disponibilizará muito mais em 2025. “As oportunidades estão aí, para a população sul-mato-grossense e muitos que estão enxergando aqui como um novo berço de crescimento profissional e pessoal”

Percepção de cenário compartilhada pela diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi: “Mato Grosso do Sul sempre foi um Estado interessante para se iniciar uma carreira profissional, um bom lugar para se viver, muitas pessoas que vêm de fora para trabalhar, acabam construindo sua vida por aqui. E percebemos que o mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais atrativo para pessoas de outros estados, especialmente pela expansão de setores estratégicos, como o agroindustrial, comércio e serviços”.

Oportunidade

Eduardo conta que soube da vaga por meio de um primo que já estava na região Leste. “Eu comecei como ajudante de floresta, e hoje sou operador de trator”, descreve o jovem de 20 anos, cheio de orgulho da nova fase profissional.

E não foi só trabalho que ele encontrou por aqui. Apaixonou-se pela estudante corumbaense Lauriana Souza Pereira, de 26 anos.

Desde julho do ano passado, os dois jovens trocam experiências de vida, de hábitos e costumes culturais, que influenciaram na vontade de ficarem juntos. Recentemente, Eduardo e Lauriana intensificaram esta troca em viagens à Cidade Branca e ao Maranhão.

“A cultura corumbaense é muito rica. Também tem a cultura pantaneira, de fronteira com a Bolívia, e toda uma história da cidade”, conta Eduardo.

Lauriana descreve que o choque cultural foi intenso e positivo. Cursando o terceiro ano de Turismo na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a estudante também abraçou as oportunidades que foram surgindo.

Por meio da instituição, ela conseguiu uma bolsa de estudo que serviu de auxílio para permanecer na capital e ajudar nas despesas com alimentação. A escolha pelo curso de Turismo foi inspirada pelas festividades da sua cidade natal: Banho de São João e Carnaval, entre tantos outros.

“Corumbá é repleta de histórias e manifestações culturais. E o turismo me possibilita trilhar por diversas áreas, mas me chama atenção o setor de eventos e com os quais já tive oportunidade de trabalhar como o Festival América do Sul”, acrescenta a estudante.

Eduardo também tem outros sonhos. Ele pretende estudar Geografia ou Física. “Eu me interesso muito por Física Quântica, é um sonho de infância”, diz entusiasmado o mais novo cidadão sul-mato-grossense de “coração”.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Dois casos de afogamento deixam um jovem morto e outro desaparecido em MS

0
Foto: Reprodução/Jornal da Nova

Um fim de semana trágico em Mato Grosso do Sul resultou em dois casos de afogamento, um deles com um desfecho fatal e outro com um jovem ainda desaparecido. Os incidentes ocorreram em diferentes localidades do estado, deixando famílias e comunidades em luto e preocupação.

No primeiro caso, um jovem identificado como Raiel Lopes da Silva, de 27 anos, morreu na tarde do último domingo (12) após se afogar enquanto tomava banho em uma lagoa localizada no Assentamento Teijin, em Nova Andradina.

De acordo com informações do site Jornal da Nova, a vítima estava no local conhecido como “prainha do arroz”, acompanhado de amigos, quando afundou e desapareceu na água. Após um período de buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros, o rapaz foi encontrado sem vida.

Já no caso de Moisés Santiago Batista, de 22 anos, o desfecho é de desaparecimento. Ele se afogou no Rio Dourados, no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, ao final da tarde de sábado (11). Conforme a Polícia Civil, Moisés estava pescando com outros três homens quando caiu na água.

Não se sabe o motivo da queda, e apesar dos esforços dos colegas para ajudá-lo, ele desapareceu. As buscas foram iniciadas ainda na tarde de sábado e retomadas na manhã de domingo, mas até o momento, não houve informações sobre a localização do corpo, deixando Moisés desaparecido.

Ambos os casos estão sendo investigados pelas autoridades competentes, com a Polícia Civil e a Perícia Técnica trabalhando para esclarecer as circunstâncias dos afogamentos.

Esses incidentes trágicos servem como lembrete da importância da segurança e do cuidado ao se envolver em atividades aquáticas, especialmente em locais naturais onde as condições podem ser imprevisíveis. As famílias e amigos das vítimas estão em estado de choque e luto, e a comunidade se une em solidariedade para apoiá-los nesse momento difícil.

Programas de compras públicas aumentam a renda de agricultores familiares em até 106%, aponta Ipea

0
Foto: Arquivo/SEAF

Um estudo publicado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que analisa o impacto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre a renda dos fornecedores, aponta que as compras públicas aumentam a renda de agricultores familiares em até 106%. O impacto foi maior entre os agricultores de renda mais baixa.

A pesquisa mostra que ser fornecedor do PAA aumenta a renda dos agricultores entre 19% e 39% e que vender alimentos para o PNAE tem um efeito positivo entre 23% e 106%. Em ambos os casos, os efeitos são mais intensos entre os agricultores de renda mais baixa, que são justamente aqueles de maior interesse das políticas.

“O Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, têm sido verdadeiros divisores de águas para muitas famílias que dependem da agricultura familiar. Eles não só garantem a compra dos produtos agrícolas, mas também promovem a segurança alimentar e nutricional nas escolas”, avaliou o secretário Executivo de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF), Humberto Mello Pereira, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Quando falamos em agricultura familiar, estamos falando de um setor que alimenta o Brasil e que precisa ser valorizado. O estudo do Ipea mostra claramente que esses programas não são apenas números; eles são histórias de vida, de superação e de esperança”, completa Pereira.

Ele ressalta que o Governo do Estado de MS, através da Seaf/Semadesc cumpre um papel importante na execução dos programas sociais do Governo Federal. Estes programas, geridos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), têm um impacto significativo na vida de agricultores familiares.

Conheça os programas

No PAA, os governos compram alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, sem necessidade de licitação. Há diversas modalidades no programa, mas na principal delas, que é a Compra com Doação Simultânea, são priorizados grupos mais vulneráveis economicamente. Os produtos adquiridos são doados para organizações assistenciais e filantrópicas e usados para abastecer presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, entre outros equipamentos públicos.

Já o PNAE consiste no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o atendimento de estudantes matriculados na educação básica nas redes municipal, distrital, estadual e federal. Pelo menos 30% do valor desses recursos deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

No PAA produto leite, foram 102 produtores de leite foram cadastrados para atender famílias indígenas nos municípios de Sidrolândia, Dourados, Ponta Porã e Amambai. No PAA-indígena e PAA-hortifrutigranjeira foram beneficiados 842 agricultores familiares no Estado, entre indígenas e não indígenas.

Já no Programa de Fomento Rural, 1.699 famílias estão cadastrados nos municípios de Amambai, Aquidauana. Campo Grande, Caracol, Corumbá, Ladário, Maracaju, Paranhos e Terenos. O Programa de Fomento Rural  ajuda famílias rurais a desenvolver projetos produtivos, aumentando a sua capacidade produtiva e a sua renda.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc; colaborou Dionedson Terena

Governo reforça segurança e acolhimento com 1ª delegacia em Figueirão e núcleo especializado em Rio Brilhante

0
Foto: João Garrigó

Estado conclui presença da Polícia Civil em todas as cidades e avança em políticas públicas de proteção às mulheres

O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, celebrou um marco histórico em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (10). Com a inauguração da delegacia de Polícia Civil em Figueirão, o Estado garante unidades policiais em todos os seus 79 municípios. Em Rio Brilhante, Barbosinha participou da inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM), consolidando o compromisso do governo com o combate à violência de gênero e a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres.

Com 3,5 mil habitantes, Figueirão agora conta com uma delegacia moderna e equipada. A nova unidade é uma vitória significativa para o município, que ganha infraestrutura para atender a população de forma mais eficiente e coibir a criminalidade.

Barbosinha destacou a relevância dessa conquista. “Estamos entregando dignidade e segurança para os moradores de Figueirão. Esta delegacia representa o nosso compromisso de estar presente e fortalecendo a justiça e a cidadania”, disse o governador em exercício.

O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, enfatizou. “Com esta inauguração, ampliamos a nossa capacidade de atender com excelência e celeridade. A Polícia Civil reforça sua presença, garantindo segurança e proximidade com a comunidade”.

O prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro, também celebrou o momento. “Esta delegacia é um sonho realizado. É a prova de que o governo estadual ouve as nossas demandas e trabalha para transformar a realidade dos nossos municípios. Esse momento histórico é a prova de estamos sendo muito bem comandados em nosso Estado”.

Rio Brilhante: acolhimento e proteção às mulheres

No período da tarde, Barbosinha inaugurou o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) na Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante. O núcleo, que funcionava como projeto-piloto desde 2023, se consolida como um espaço dedicado ao acolhimento e apoio às vítimas de violência doméstica.

O governador em exercício ressaltou a importância da iniciativa: “Cada mulher atendida aqui encontrará não apenas ajuda, mas um caminho para reconstruir sua vida com dignidade e segurança. Este é o nosso compromisso: combater a violência com ações concretas”, destacou.

O prefeito Lucas Foroni reforçou a parceria com o Estado nesse importante projeto. “A presença do NUIAM em nossa cidade é um feito extremamente importante em Rio Brilhante. É um avanço na proteção das mulheres e no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, pontuou.

Já a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailos, reforçou. “Este núcleo é mais do que uma estrutura; é uma mensagem clara de que as mulheres de Mato Grosso do Sul não estão sozinhas. Aqui, elas encontram acolhimento e justiça”, afirmou.

Resultados concretos e políticas públicas integradas

As ações em Figueirão e Rio Brilhante refletem o empenho do governo de MS em fortalecer a segurança pública e as políticas sociais. Desde o início da gestão, investimentos robustos têm sido direcionados para integrar segurança, acolhimento e cidadania em todas as regiões do Estado.

O Coronel Ary Carlos Barbosa, secretário de Estado em exercício de Justiça e Segurança Pública pontuou que inaugurações realizadas em Figueirão e Rio Brilhante são fundamentais para a segurança e o acolhimento da população sul-mato-grossense.

“A entrega da delegacia em Figueirão simboliza o compromisso do governo em levar a presença do Estado para cada canto de Mato Grosso do Sul, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso ao direito à segurança e à justiça. Já o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, em Rio Brilhante, é um exemplo claro de como a segurança pública pode ser transformadora, indo além da repressão e alcançando o acolhimento e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. São ações que fortalecem nossa rede de proteção social e demonstram que segurança pública também é cuidado e humanização.”

Barbosinha concluiu relembrando que “estamos, de fato, construindo um Mato Grosso do Sul mais próspero, inclusivo e humano. Cada investimento, cada devolução em forma de entrega, é para melhorar a vida das pessoas e reafirmar que a gestão municipalista está aqui para transformar realidades”.

Lucas Cavalheiro, Vice-governadoria

Pesquisa do Procon-MS aponta que mensalidades escolares tem diferença de até 340% em Campo Grande

0
Foto: jcomp/Freepik

Mensalidades escolares podem apresentar variação de até 340%, em Campo Grande. Os dados integram levantamento do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

A pesquisa considerou os preços aplicados em 16 escolas da Capital, entre os dias 6 e 8 de janeiro. O valor final a ser pago pode sofrer variações a depender do período de estudo e da adimplência na quitação das mensalidades, com concessão de descontos de até 15% no caso de antecipação do pagamento.

No Fundamental I, do 1º ao 5º ano, há variação de 340,31% entre os estabelecimentos de ensino. Para o período vespertino, no Centro a mensalidade será de R$ 488,97 e de R$ 2.153 no Jardim Autonomista.

Para alunos do Fundamental II, com ensino integral do 6º ao 8º ano, a menor variação chegou a 162,43%. Os valores entre as escolas oscilam de R$ 770 na Vila Jacy a R$ 3.642,58 no Jardim dos Estados.

Entre os estabelecimentos que ofertam o 1º ano do Ensino Médio Integral a diferença é de 185,61%, com preços entre R$ 1262,50 no Bairro Amambai e R$ 3.605,88 no Jardim dos Estados.

A pesquisa completa pode ser consultada no site do Procon Mato Grosso do Sul.

Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS

Secretaria de Educação divulga lista de designação de estudantes para o Ano Letivo de 2025

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

No dia 8 de janeiro foi encerrada a 1ª etapa de pré-matrícula, com isso, neste domingo, 12 de janeiro, os pais/responsáveis poderão consultar a lista de designação, com os nomes dos estudantes de acordo com as unidades escolares desejadas, no site da Matrícula Digital.

Após a verificação da unidade escolar designada ao estudante, é preciso confirmar a matrícula. O período para efetivação da matrícula, válido para os estudantes presentes na lista designação, será entre os dias 13 e 17 de janeiro.

Os estudantes que foram relacionados na lista de designação deverão efetivar as matrículas diretamente nas unidades escolares apontadas no site da Matrícula Digital.

Para isso, os pais/responsáveis deverão apresentar os documentos necessários. Entre eles, estão: requerimento de pré-matrícula; cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), se houver; cópia do RG para alunos maiores de 18 anos; certidão de nascimento; guia de Transferência original; Histórico Escolar original, se for o caso; cópia da Carteira de Vacinação, em conformidade com a legislação; cópia do comprovante de residência ou declaração, se for o caso; cópia do cartão do SUS, se houver; cópia do documento de identificação do pai/mãe ou responsável legal, para estudante menor de idade.

Também é possível efetivar a matrícula digitalmente no Painel do Aluno, fazendo upload dos documentos obrigatórios e assinando o requerimento de matrícula no Gov.br.

Calendário

Conforme publicação já disponível no site da SED (Secretaria de Estado de Educação), a volta às aulas para os estudantes da REE será no dia 17 de fevereiro, entretanto, o início do Ano Letivo de 2025 será no dia 07 de fevereiro, com as ações de formação dos profissionais antes do retorno dos estudantes, no período conhecido como Jornada Formativa.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Polícia Civil cumpre, em Costa Rica, mandados de prisão pelo crime de furto

0
Foto: PCMS

Nesta última sexta-feira (10), a Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Costa Rica deu cumprimento a três mandados de prisão expedidos pelo MM. Juiz da Comarca de São Miguel do Iguaçu/PR.

A ação é resultado de uma operação conjunta entre as polícias civis do Paraná e do Mato Grosso do Sul, que, por meio de um trabalho integrado, conseguiram identificar os envolvidos em um furto qualificado ocorrido em São Miguel do Iguaçu/PR. Parte dos bens subtraídos já havia sido recuperada na cidade de Costa Rica durante o curso das investigações.

Informações mais detalhadas não haviam sido divulgadas anteriormente pela Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul para garantir o sigilo das investigações e não comprometer o andamento dos pedidos de prisão que estavam em tramitação.

Essa operação destaca a importância da cooperação entre as polícias estaduais, evidenciando que o trabalho integrado é fundamental para combater a criminalidade de forma eficaz e ágil. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança da sociedade e continuará a fortalecer parcerias institucionais para garantir a proteção e a justiça em todo o território nacional.

Justiça nega recurso e mantém Paper Excellence sem poder decisório na Eldorado

0

Empresa sino-indonésia continua fora da gestão da brasileira de celulose. Juiz afirmou que decisão do Cade foi “devidamente fundamentada”

A Justiça Federal em São Paulo negou, nessa quinta-feira (9/1), recurso apresentado pela Paper Excellence e manteve a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que suspendeu os poderes políticos da sino-indonésia na Eldorado Brasil Celulose. A empresa estrangeira segue fora da gestão da brasileira, onde é minoritária, com 49,41% das ações.

Para o juiz federal Israel Almeida da Silva, a medida visa proteger a concorrência e impedir que a Paper se utilize da Eldorado para prejudicar o mercado mundial de celulose. Tanto a Paper quanto a Asia Pulp and Paper pertencem à mesma família e são as principais concorrentes da brasileira.

A empresa sino-indonésia ajuizou mandado de segurança contra a medida preventiva concedida pela Superintendência-Geral da autarquia, em novembro do ano passado, que retirou os direitos políticos da Paper. A decisão tinha efeito imediato e previsão de multa de R$ 250 mil por dia em caso de descumprimento.

A estrangeira acionou a Justiça antes mesmo de o plenário do Cade julgar o caso. No despacho, o juiz federal reforçou que a medida preventiva foi baseada em uma nota técnica do Cade “devidamente fundamentada, não cabendo ao Poder Judiciário substituir-se ao administrador e reavaliar o mérito administrativo, sob pena de violação ao princípio da separação dos poderes”.

Silva refutou ainda a alegação da Paper de que o despacho do Cade seria “precipitado”. “O Superintendente-Geral do Cade poderá adotar medida preventiva quando houver indício ou fundado receio de que o representado, direta ou indiretamente, cause ou possa causar ao mercado lesão irreparável ou de difícil reparação, ou torne ineficaz o resultado final do processo”, explicou.

Acionista minoritária, a Paper Excellence tem 49,41% de participação da Eldorado, frente aos 50,59% da J&F Investimentos. Ou seja, a empresa sino-indonésia tinha o poder de indicar membros do conselho de administração e de deliberar sobre decisões importantes da empresa, podendo aprovar ou vetar grandes projetos, como a construção da segunda linha de produção, que tinha a previsão de começar em 2022.

Em nota, a empresa afirmou que mantém o mesmo entendimento do Ministério Público Federal. Em parecer enviado à 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, o MPF se manifestou pela concessão da liminar no mandado de segurança.

“Assim como o MPF, a Paper entende que a decisão monocrática proferida pelo superintendente-geral do CADE foi apressada, desprovida de fundamentação adequada e merecedora de correção judicial”, disse.

“Além disso, conforme ressaltou o Ministério Público Federal, a decisão do CADE viabiliza o controle absoluto da J&F na Eldorado, contrariando o Contrato de Compra e Venda de 2017 e diversos posicionamentos judiciais e arbitrais, como da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional. A Paper segue acreditando na Justiça brasileira e tomará as medidas cabíveis para retomar seus direitos políticos na Eldorado.”

Por: Site Metrópoles

Governo de MS economiza R$ 1,1 milhão com internos produzindo uniformes nos presídios

0
Foto: Divulgação/Agepen

Combinando segurança, sustentabilidade e ressocialização, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está garantindo a produção de uniformes para a massa carcerária de Mato Grosso do Sul. Atualmente, 13 presídios do estado estão envolvidos em um projeto onde os próprios internos confeccionam suas vestimentas.

O trabalho é resultado da integração entre as três diretorias da Instituição: de Assistência Penitenciária, que cria as frentes laborais e instrumentaliza as oficinas de costura por meio da apresentação de projetos; de Administração e Finanças, que adquire materiais para a produção; e da Diretoria de Operações que assegura a segurança para que os trabalhos sejam executados.

A ideia por trás dessa ação é promover a autossustentabilidade, assegurando que os uniformes sejam feitos com materiais adquiridos pelo Estado, refletindo também em redução de gastos aos cofres públicos, com uma economia estimada de R$ 1.165.816,34, conforme cálculo da Divisão de Compras e Suprimentos da Agepen.

Em um ano, foram produzidas, pelo menos, cerca de 26 mil peças. Atualmente, 55 internos atuam na produção e a cada três dias de trabalho, eles podem remir um dia de pena, além da oportunidade de aprendizado e profissionalização. A padronização das vestimentas também tem efeitos positivos na segurança das unidades e na saúde dos internos, tornando o ambiente prisional mais organizado e limpo.

A aquisição do material é resultado de um trabalho desenvolvido pela Diretoria de Administração e Finanças da agência penitenciária, por meio da sua Divisão de Compras e Suprimentos e seus núcleos de: Planejamento, Projetos e Convênios; Contratos e de Compras.

Para a produção das camisetas, a Agepen adquiriu mais de oito toneladas de tecido tipo malha, além de 24.143 metros de tecido tipo brim para calças e bermudas; com um investimento total de R$ 1.064.895,02, financiados pelo Funpes (Fundo Penitenciário Estadual). Os uniformes seguem um padrão de cor específico estabelecido pela instituição, que já está em vigor em algumas unidades prisionais.

“Nosso objetivo com essa padronização é otimizar a segurança e identificação dos custodiados, ao mesmo tempo em que proporciona ocupação produtiva e profissionalizante, já que são os próprios internos que estarão envolvidos nessa confecção, a exemplo do que já é desenvolvido em alguns de nossos estabelecimentos penais”, finaliza o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

Keila Oliveira, assessoria Agepen/MS

Fim de semana tem previsão de sol, com pancadas de chuvas em várias regiões do Estado

0
Foto: Rafael de Souza

O final de semana em Mato Grosso do Sul indica predomínio do sol e altas temperaturas, mas com possibilidade de pancadas de chuvas em diferentes regiões do Estado, tanto no sábado (11), como no domingo (12). Porto Murtinho, na região de fronteira, pode chegar a 40°C.

As temperaturas ficarão mais amenas ao longo do sábado (11) nas regiões centro-norte, noroeste e nordeste do Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) nas regiões centro-sul e sudoeste, seguem com tendência de tempo mais firme e seco e com temperaturas acima da média.

Já no domingo (12) a previsão indica sol, aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas devido ao aquecimento diurno e áreas de baixa pressão atmosférica, mas comuns durante o verão. As condições são mais favoráveis à ocorrência de pancadas de chuvas principalmente nas regiões oeste, noroeste, centro-norte, nordeste, leste e sudeste do Estado.

Estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 34 e 38°C para as regiões sul e sudeste do estado. Na região pantaneira espera-se mínimas entre 25-26°C e máximas entre 32-38°C. Para o bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-32°C. Em Campo Grande, mínima de 23°C e máxima por volta dos 30°C.

Fim de semana tem previsão de sol, com pancadas de chuvas em várias regiões do Estado
Fim de semana tem previsão de sol, com pancadas de chuvas em várias regiões do Estado

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Polícia Civil resgata cachorro em estado deplorável após denúncia anônima em Santa Rita do Pardo

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil, através da Delegacia de Santa Rita do Pardo realizou, nesta semana, o resgate de um cachorro encontrado em condições alarmantes em uma residência na cidade. O caso foi descoberto após uma denúncia anônima relatando que o animal estava há vários dias sem água e alimento.

Na residência, os policiais encontraram o cachorro em estado cadavérico, com ausência de pelos em algumas regiões do corpo, dificuldades para andar e infestação de carrapatos. No imóvel, que estava com o fornecimento de água cortado, não havia vasilhas ou qualquer indício de cuidados básicos para o animal.

Polícia Civil resgata cachorro em estado deplorável após denúncia anônima em Santa Rita do Pardo
Foto: PCMS

Os agentes tentaram localizar o responsável pela residência, mas ninguém foi encontrado. Segundo relatos de vizinhos, a casa permanecia desocupada por longos períodos, deixando o cachorro completamente desamparado. Diante da urgência do caso e com o portão da casa aberto, a equipe policial entrou no terreno para resgatar o animal.

A Associação Protetora Animal SOS 4 Patas foi acionada e forneceu água e alimento ao cachorro e assumiu sua guarda provisória. O responsável pelo imóvel e pelo animal foi identificado como L.P.S., que responderá pelo crime de maus-tratos qualificado, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Serviço

A Delegacia de Santa Rita do Pardo reforça o compromisso com a proteção animal e incentiva a população a denunciar casos de maus-tratos através dos canais oficiais. A ação contou com o apoio da comunidade e da ONG local, destacando a importância da colaboração mútua para garantir o bem-estar dos animais.

URGENTE! Tensão na Fronteira: Militares da Venezuela fecham acesso ao Brasil

0
Foto: Reprodução/Metrópoles

Nesta sexta-feira (10), militares da Venezuela fecharam a fronteira com o Brasil, especificamente no final da BR-174, que liga o estado de Roraima ao país vizinho.

Conforme o site Metrópoles, essa ação ocorre no mesmo dia em que o presidente Nicolás Maduro assume seu terceiro mandato, após uma eleição que foi amplamente contestada internacionalmente.

A reeleição de Maduro no ano passado foi marcada por controvérsias e levou a um distanciamento diplomático entre o Brasil e a Venezuela, especialmente após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não reconhecer o resultado do pleito, considerando-o como um aliado do regime.

Maduro permanece no poder desde 2013, após a morte de Hugo Chávez, que liderava o país desde 1999. Chávez era conhecido por seu confronto com os Estados Unidos, especialmente após a nacionalização do petróleo e outros setores da economia. Ele enfrentou denúncias no Tribunal Penal Internacional por perseguição a opositores.

Na véspera da posse de Maduro, a líder da oposição, María Corina Machado, foi brevemente detida, enquanto o adversário de Maduro na eleição passada, Edmundo González, prometeu retornar ao país. Diante desses eventos, o governo Lula busca se posicionar como um mediador do conflito, enviando uma diplomata para a cerimônia de posse.

Imagens obtidas mostram militares venezuelanos fechando a rodovia com cones e barreiras, com uma viatura da Polícia Militar de Roraima presente no local. Uma fila de brasileiros que tentavam entrar na Venezuela se formou. De acordo com fontes, o fechamento ocorreu de maneira unilateral, mas pacífica, pela Venezuela. No entanto, pessoas do país vizinho continuam a se deslocar ao Brasil por rotas alternativas, afastadas da rodovia federal.

Além do Brasil, a Venezuela também fechou sua fronteira com a Colômbia, justificando a medida como uma resposta a uma “conspiração internacional para perturbar a paz”, de acordo com o governador venezuelano do estado de Táchira, Freddy Bernal. O fechamento está programado para durar até as 5h do horário local de segunda-feira (13/1).

Diretoria de Cultura anuncia período de rematrículas e matrículas para projetos culturais

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), informa que os períodos de rematrícula e matrícula para os projetos culturais do ano de 2025 já estão definidos, as aulas iniciarão em março.

Os alunos já inscritos nos projetos poderão realizar suas rematrículas entre os dias 3 e 7 de fevereiro, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já para novos interessados, as matrículas estarão abertas de 10 a 14 de fevereiro, seguindo o mesmo horário.

AULAS OFERTADAS

A Diretoria de Cultura oferece diversas opções de aprendizado nas áreas de música, artes visuais, dança e teatro. Confira os cursos disponíveis:

  • Canto Coral
    • Matutino e Vespertino – a partir de 8 anos de idade
    • Noturno – a partir de 16 anos de idade
  • Teclado
    • Matutino e Vespertino – a partir de 10 anos de idade
  • Acordeon
    • Matutino e Vespertino – a partir de 10 anos de idade
  • Violão
    • Matutino e Vespertino – a partir de 10 anos de idade
  • Viola Caipira
    • Matutino e Vespertino – a partir de 10 anos de idade
  • Violino
    • Matutino, Vespertino e Noturno – a partir de 10 anos de idade
  • Viola Erudita
    • Matutino, Vespertino e Noturno – a partir de 12 anos de idade
  • Violoncelo
    • Matutino, Vespertino e Noturno – a partir de 12 anos de idade
  • Contrabaixo Acústico
    • Matutino, Vespertino e Noturno – a partir de 18 anos de idade
  • Ukulelê
    • Matutino e Vespertino – a partir de 8 anos de idade
  • Teatro
    • Matutino e Vespertino – de 12 a 15 anos de idade
    • Noturno – a partir de 16 anos de idade
  • Pintura
    • Matutino, Vespertino – a partir de 10 anos de idade
    • Noturno – a partir de 18 anos de idade
  • Desenho Artístico
    • Matutino e Vespertino – a partir de 8 anos de idade
  • Ballet
    • Matutino e Vespertino – a partir de 5 anos de idade
  • Jazz
    • Matutino e Vespertino – a partir de 7 anos de idade
  • Fotografia
    • Noturno – a partir de 14 anos de idade

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para efetuar a matrícula ou rematrícula, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:

  • Xerox do RG e CPF do(a) aluno(a) ou certidão de nascimento;
  • Uma foto 3×4 do aluno;
  • Xerox do comprovante de escolaridade (em caso de estudantes);
  • Xerox do comprovante de endereço;
  • Xerox do RG e CPF do responsável (para alunos menores de idade).

SERVIÇO

Os interessados devem comparecer à sede da Diretoria de Cultura, localizada na Avenida Rosário Congro, nº 560, Centro, dentro dos prazos indicados, portando toda a documentação exigida. Para mais informações, entre em contato diretamente com a Diretoria de Cultura pelo endereço ou telefone/WhatsApp (67) 98139-3524.

Prefeito Cassiano Maia realiza visita a obras em andamento em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, o Prefeito Cassiano Maia, acompanhado pelo Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Osmar Dias, e diretores da pasta, realizaram visita técnica a diversas obras em andamento em Três Lagoas para acompanhar de perto o andamento dos projetos e entender as necessidades da SEINTRA para dar continuidade e garantir a eficiência das ações de infraestrutura na cidade.

A primeira obra visitada foi a de drenagem do Jardim Eldorado, o prefeito pôde verificar as etapas da obra, que são essenciais para a melhoria do sistema de drenagem da cidade, prevenindo alagamentos durante períodos de chuva intensa.

Em seguida, a equipe se dirigiu até a obra de pavimentação da Doca da Feira Central, que em breve será iniciada. Este é um investimento significativo para melhorar a infraestrutura da área central da cidade, proporcionando mais conforto para os comerciantes e visitantes da região, além de garantir a fluidez no tráfego local.

Após a visita à Doca da Feira, o grupo seguiu para o Parque Linear na Avenida Rosário Congro, um importante obra de urbanização que visa melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo um espaço de lazer e convivência ao longo da via, além de preservar a história do local.

Outra obra visitada foi a revitalização do trecho da Rua Cel. João Gonçalves de Oliveira, um importante projeto para aprimorar a mobilidade urbana. Já foram removidas as lajotas sextavadas existentes, que serão substituídas por pavimentação asfáltica, proporcionando uma via mais moderna, resistente e confortável para o tráfego.

O Prefeito também conferiu o andamento da obra da rodoviária, que está em pleno andamento e tem como objetivo proporcionar um local mais moderno e eficiente para os usuários de transporte coletivo.

Por fim, o prefeito Cassiano Maia e a equipe visitaram os piscinões próximos à Avenida Jary Mercante, importantes obras de controle de enchentes, que visam otimizar o sistema de drenagem da cidade e reduzir os impactos causados pelas chuvas, beneficiando toda a população de Três Lagoas.

A visita do prefeito teve o intuito de conhecer mais detalhadamente as necessidades e o andamento de cada obra, além de proporcionar um espaço para que ele pudesse dialogar com a equipe da SEINTRA sobre os desafios e as demandas de cada projeto.

“Essas visitas são fundamentais para acompanharmos o progresso das obras e entendermos as necessidades de cada uma. Nosso compromisso é com a melhoria da infraestrutura da cidade e com a entrega de obras que realmente façam a diferença na vida da população”, afirmou o Prefeito Cassiano Maia.

Confira mais imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Cassilandense conta detalhes sobre grave acidente na BR-158, entre Paranaíba e Aparecida do Taboado

0
Foto: Reprodução/ Cassilândia Notícias

Jefferson Silva, motorista do Hyundai Tucson envolvido em um grave acidente com um caminhão na BR-158, entre Paranaíba e Aparecida do Taboado, na tarde de segunda-feira (6), gravou um áudio detalhando o ocorrido.

No áudio divulgado nesta última quarta-feira (8) pelo jornal Tribuna Livre, ele relata que havia saído de Aparecida do Taboado por volta das 13h e se dirigia a Paranaíba quando se deparou com uma forte chuva no caminho.

Ele conta que, ao passar por um trecho com grande acúmulo de água na pista, perdeu o controle do veículo e colidiu com a lateral de um caminhão. Diferente do que foi divulgado anteriormente, Silva nega ter batido de frente com o outro veículo. Após a colisão, o carro de Jefferson girou várias vezes na pista e parou cerca de 80 metros à frente.

A parte frontal do veículo ficou destruída, com perda do motor e de parte da ignição. O motorista esclarece que não ficou preso às ferragens, mas o volante o impedia de sair do carro.

A porta também não abria, sendo necessário cortá-la para retirá-lo. Como o banco do motorista não reclinava, os bombeiros precisaram cortá-lo para que Silva pudesse ser retirado por trás do veículo.

Jefferson sofreu fraturas nas duas pernas: em uma, quebrou o fêmur em dois lugares, e na outra, o fêmur e a tíbia. Ele afirma que não sofreu traumatismo craniano, lesões na caixa torácica ou na bacia. O motorista foi levado para o hospital de Aparecida do Taboado, onde se recupera bem e aguarda cirurgias.

Silva agradece o atendimento recebido no hospital e se diz tranquilo e positivo. Ele passou por cirurgia em uma das pernas nesta última quarta-feira (8) e na outra nesta sexta-feira (10).

A expectativa é que receba alta na próxima quarta-feira (15) e siga para Cassilândia para se recuperar. Posteriormente, retornará para São José do Rio Preto (SP), onde reside há 23 anos.

No áudio encaminhado ao Cassilândia Notícias, Jefferson pede orações aos amigos e familiares e os convida a visitá-lo em Cassilândia após sua alta médica. Ele demonstra gratidão pela ajuda e apoio recebidos e se mostra otimista em relação à sua recuperação. A comunidade de Cassilândia e região se solidariza com Jefferson e deseja uma rápida recuperação ao motorista.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.