19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 714

MEI: Valor da contribuição mensal é reajustado em 2025

0
Com o vencimento para o dia 20 de cada mês, há opções de pagamento via boleto, PIX ou débito automático. (Foto: Shutterstock)

Aumento do salário-mínimo impacta a taxa obrigatória de contribuição dos Microempreendedores Individuais

Com o início de 2025, os Microempreendedores Individuais (MEI) precisam se atentar ao reajuste no valor da contribuição mensal (DAS-MEI), decorrente do aumento do salário-mínimo, que passou para R$ 1.518,00. A taxa mínima agora é de R$ 75,90. Para organizar as finanças e evitar transtornos futuros, o Sebrae/MS reforça a importância de manter as contribuições em dia e oferece suporte com orientações gratuitas.

O valor do DAS-MEI é calculado com base na contribuição ao INSS (5% do salário-mínimo). Dependendo da atividade exercida, pode haver acréscimos de R$ 5,00 de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) ou R$ 1,00 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), elevando a taxa para até R$ 81,90. No caso do MEI Caminhoneiro, a contribuição mensal varia entre R$ 182,16 e R$ 188,16.

Com o vencimento para o dia 20 de cada mês, há opções de pagamento via boleto, PIX ou débito automático. O documento de arrecadação pode ser emitido no portal do Simples Nacional, Portal Sebrae, pelo app MEI ou o app Meu Sebrae, disponível para IOS e Android.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Ana Paula Caetano, a falta de pagamento dessa taxa pode prejudicar as atividades do microempreendedor. “Se o MEI não realizar essas arrecadações no prazo, a dívida pode acarretar juros e multas e com isso, o empreendedor pode ter problemas no CPF e ir para a dívida ativa”, alerta.

O Sebrae está disponível para ajudar o MEI em todas essas etapas com atendimento presencial ou on-line, e de forma gratuita. Entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou visite o site ms.sebrae.com.br para mais informações.

Planalto tenta retomar “PL da Censura” sob pretexto de combater fake news

0
Foto: Unpslash

O governo Lula está avaliando a possibilidade de reviver o projeto de lei (PL) conhecido como “PL das Fake News”, mas apelidado de “PL da Censura” pela oposição, após a Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, anunciar mudanças na política de checagem de fatos em suas plataformas.

Conforme o jornalista Cláudio Humberto do site Diário do Poder, a medida pode reduzir a influência das agências de checagem de fatos, o que pode ser visto como um caminho para a aprovação do projeto.

O projeto de lei foi votado no Senado e alterado na Câmara pelo relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que transformou o texto em uma regulamentação das redes sociais. No entanto, o projeto não avançou devido à falta de apoio da oposição e da própria base governista.

O governo acredita que o Ministério Público Federal (MPF) pode se posicionar contra a mudança na política de checagem de fatos da Meta, o que pode ser um argumento para impulsionar a aprovação do projeto. O Planalto pretende aproveitar essa onda para avançar com a proposta.

Hoje (10), o presidente Lula se reúne com assessores no Planalto para discutir o avanço do projeto. A reunião pode ser um passo importante para definir a estratégia do governo em relação ao projeto.

No entanto, a aprovação do projeto não é uma tarefa fácil. A oposição é contrária ao texto e não há disposição para indicar representantes para um grupo de trabalho que possa discutir a proposta. Além disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já havia mandado criar outro grupo de trabalho para analisar a questão, o que pode ser um obstáculo para a aprovação do projeto.

Se aprovado, o projeto pode ter consequências significativas para a liberdade de expressão e a regulação das redes sociais no Brasil. A oposição argumenta que o projeto pode ser usado para censurar a crítica ao governo e restringir a liberdade de expressão, enquanto o governo afirma que a medida é necessária para combater a disseminação de informações falsas.

Prefeitura de Três Lagoas inicia, na segunda (13), reforma da rampa para barcos do Balneário Municipal

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas informa que, a partir de segunda-feira, 13 de janeiro, a rampa de embarque e desembarque do Balneário Municipal será temporariamente interditada para obras de reforma e manutenção.

A intervenção tem como objetivo garantir a melhoria da infraestrutura do local, que é um dos principais pontos turísticos e de lazer do município. Durante o período das obras, o acesso à rampa estará proibido, mas as demais áreas do Balneário permanecerão abertas ao público.

Desassoreamento do lago de contenção chega a 80% e já repercute no ecossistema do Parque das Nações Indígenas

0
Foto: Gustavo Escobar/Imasul

O projeto de desassoreamento do lago de contenção de sedimentos do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, alcançou 80% de sua execução e já revela mudanças significativas no ecossistema. O retorno de peixes e a presença de animais como capivaras, biguás, garças e martins-pescadores são sinais claros da recuperação ambiental.

Coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a ação tem como objetivo preservar o equilíbrio ecológico e evitar que materiais sólidos comprometam a qualidade da água e a funcionalidade do lago principal do parque.

A remoção de sedimentos acumulados ao longo dos anos envolve escavadeiras hidráulicas, uma draga especializada e caminhões com capacidade para transportar até 10 metros cúbicos de material por viagem. A operação, que já contabiliza cerca de 1.400 viagens, é realizada de forma intensiva para cumprir o cronograma, que prevê a conclusão dos trabalhos em até 90 dias, salvo imprevistos climáticos.

O projeto de R$ 611 mil, financiado com recursos provenientes de compensações ambientais, é essencial para mitigar o risco de alagamentos durante o período de chuvas e evitar o assoreamento do lago principal.

Soluções preventivas nos córregos

Para reduzir o carreamento de sedimentos para o lago, foram implementados dois projetos importantes nos córregos Reveilleau e Manoel Português, que deságuam no lago. No Córrego Reveilleau, a Prefeitura construiu um piscinão com capacidade para reter até 22 mil metros cúbicos de água e sedimentos, reduzindo o impacto das enxurradas que antes desciam com velocidade para dentro do Parque.

No Córrego Manoel Português, o Governo do Estado executou obras de drenagem, soterramento de uma enorme erosão que havia se aberto dentro do Parque Estadual do Prosa como resultado de anos de ação da enxurrada, estabilização das margens e reflorestamento com espécies nativas, utilizando técnicas de bioengenharia para prevenir a erosão e reforçar o solo. Essas medidas impedem o assoreamento do lago principal do Parque das Nações Indígenas, garantindo a sustentabilidade a longo prazo.

Supervisão ambiental rigorosa

O Imasul monitora todas as etapas do projeto para garantir o cumprimento de normas ambientais. A disposição adequada dos sedimentos removidos, transportados para um areeiro homologado, e a aplicação de medidas de mitigação minimizam os impactos ambientais.

Além disso, o parque permanece aberto ao público, permitindo que visitantes desfrutem de suas áreas de lazer enquanto acompanham o avanço das obras.

Patrimônio natural e cultural

Com 116 hectares, o Parque das Nações Indígenas é um dos principais refúgios verdes de Campo Grande. Além de preservar a biodiversidade local, o espaço celebra as culturas indígenas, sendo um local de lazer e turismo.

Serviço

O parque está aberto diariamente, das 6h às 21h. Informações atualizadas sobre o desassoreamento podem ser acompanhadas nas redes sociais do Imasul.

Gustavo Escobar, Imasul

Ex-vereador é morto por ataque de dezenas de abelhas em sítio no Ceará

0
Foto: Redes Sociais

Um trágico incidente ocorreu na zona rural de Tianguá, município no interior do Ceará, na última quinta-feira (9), quando o ex-vereador e empresário Francisco Eudes Alves Gomes, conhecido como Eudim Pirrita, morreu após ser atacado por dezenas de abelhas em seu sítio. A vítima tinha 70 anos e estava fazendo a limpeza de um terreno que seria usado para agricultura quando ocorreu o acidente.

De acordo com informações divulgadas pelo site Metrópoles, Eudim Pirrita teria ido ao sítio para preparar um terreno para a agricultura. Ao manusear uma máquina, ele teria atingido uma árvore com uma colmeia, liberando as abelhas que estavam dentro. Os insetos, sentindo-se ameaçados, atacaram o ex-vereador, cobrindo seu corpo.

Imagens registraram o ex-vereador andando com o corpo coberto pelos insetos, mostrando a gravidade do ataque. A cena é chocante e demonstra a intensidade do ataque das abelhas.

Eudim Pirrita foi socorrido por pessoas que estavam nas redondezas e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tianguá, onde recebeu atendimento de urgência. No entanto, apesar dos esforços dos médicos, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

O ex-vereador foi vereador de Tianguá por quatro mandatos não consecutivos, sendo o último entre os anos de 2013 e 2016. Sua morte foi lamentada pela Prefeitura do município, que prestou condolências à família e amigos.

A Prefeitura do município de Tianguá divulgou uma mensagem de condolências, dizendo: “Neste momento de luto, prestamos e registramos nossas mais sinceras condolências e solidariedade a todos os familiares e amigos. Que eles possam ter conforto e força para superar esse momento de dor”. A morte de Eudim Pirrita é um trágico acidente que dejará uma lacuna na comunidade de Tianguá.

Jovem é preso em flagrante por tentar furtar carro em Andradina

0
Foto: Unsplash

Na tarde da última quarta-feira (8), por volta das 17h40, a equipe de patrulhamento da Polícia Militar realizou uma ação rápida e eficaz, culminando na prisão em flagrante de um jovem acusado de tentativa de furto qualificado no bairro Vila Botega, em Andradina.

Conforme o site Hoje Mais, os policiais estavam em ronda quando receberam informações sobre um homem suspeito, vestido com bermuda e camiseta rosa, que havia tentado furtar um veículo nas proximidades de um mercado local.

Além disso, o indivíduo estava supostamente portando um estilete, o que aumentou a gravidade da situação. Com base nessas informações, os policiais intensificaram as buscas na região e localizaram o suspeito na Rua Iguaçu.

Ao perceber a aproximação da viatura, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente interceptado pelos policiais. Durante a abordagem, foi encontrado o estilete em sua posse, confirmado as suspeitas iniciais.

Questionado sobre os fatos, o indivíduo inicialmente entrou em contradição, mas acabou confessando o crime após a chegada da vítima. O suspeito foi detido em flagrante e delito, e a vítima relatou que três caixas contendo lingeries, avaliadas em aproximadamente R$ 2.550,00, foram violadas, embora não tenha conseguido informar se houve subtração de peças.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia Seccional de Polícia Civil de Andradina, onde o delegado responsável ratificou a prisão em flagrante pelo crime de furto qualificado, conforme o artigo 155, §4° do Código Penal. O suspeito permanece detido à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende em flagrante 6 indivíduos pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa em Água Clara

0
Foto: PCMS

Na data de ontem (9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), em atuação conjunta com a Delegacia de Água Clara e apoio da Delegacia de Santa Rita do Pardo, prendeu em flagrante 6 indivíduos, sendo P.G. (47), P.H.R.L. (26), R.S.J. (31), R.M.S. (30), V.P.S. (20) e V.F.S. (27), pelos crimes de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo a uma agência do Banco Sicredi de Água Clara e por integrarem associação criminosa voltada para a prática de delitos patrimoniais contra instituições financeiras.

Imediatamente após o crime, que ocorreu na quarta-feira (8), equipes do GARRAS, em conjunto com uma equipe da Delegacia de Água Clara, iniciaram diligências que, de forma ininterrupta, se desdobraram até ontem, identificando aparelhos celulares, ferramentas e outras informações que apontavam a existência de um grupo de indivíduos que teria se organizado, inclusive com distribuição de tarefas, para praticar furtos a instituições financeiras no município.

modus operandi utilizado pelos envolvidos consistia na utilização de ferramentas para adentrar na agência bancária, através do teto do prédio. Posteriormente a isto, os indivíduos utilizariam as mesmas ferramentas para ludibriar os dispositivos de segurança e arrombar cofres e caixas para subtração de valores.

Apesar do planejamento, os indivíduos conseguiram adentrar o interior da agência bancária, mas não conseguiram se desvencilhar dos dispositivos de segurança, motivo pelo qual abandonaram o local do crime subtraindo um notebook da agência e um colete balístico com munições de arma de fogo, pertencentes ao agente de segurança bancária.

Após as diligências de investigação, foi possível identificar, localizar e capturar os 6 envolvidos nos crimes, sendo que um destes já teria se deslocado para o município de Santa Rita Pardo, onde também foi capturado.

O indivíduo P.G. possuía, em seu desfavor, mandado de prisão oriundo do Estado de São Paulo, por crimes de tráfico de drogas e roubo majorado pela restrição da liberdade da vítima.

Na residência onde três dos envolvidos se alojavam foi encontrada expressiva quantidade de substância entorpecente análoga à cocaína, incompatível com o consumo pessoal, bem como balança de precisão, indicando a prática de tráfico de entorpecentes no local.

O colete balístico e as munições foram encontrados abandonados no telhado de uma residência próxima à agência, mas o notebook não foi localizado.

Os envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e associação criminosa e encaminhados ao GARRAS. Além destes delitos, P.G, V.F.S. e R.S.J. foram autuados em flagrante, também, pelo crime de tráfico de drogas. Enquanto, P.G, teve seu mandado de prisão devidamente cumprido.

Dona de hotel e mais três funcionários são presos por tráfico de drogas em Andradina

0
Foto: PCSP

Na manhã de quinta-feira (9), os policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Andradina, com o apoio de policiais de toda a região da Delegacia Seccional de Andradina, realizaram uma operação de busca domiciliar em um hotel no centro da cidade.

Conforme o site Hoje Mais, o local havia sido identificado como suspeito de abrigar atividades de tráfico ilícito de entorpecentes devido à intensa movimentação de usuários de drogas no estabelecimento.

Durante a operação, os policiais encontraram 30 pedras de “crack” e vários petrechos utilizados para o preparo e embalagem da droga. Essa descoberta confirmou as suspeitas iniciais e forneceu provas concretas das atividades ilícitas em curso no hotel.

Com base nas evidências coletadas, a Autoridade Policial da DISE decretou a prisão em flagrante de quatro indivíduos: a proprietária do hotel, de 56 anos; da empregada doméstica, de 56 anos; do filho da empregada e auxiliar de serviços gerais, de 24 anos, e do aposentado, de 39 anos.

Todos os detidos foram acusados dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Além disso, o Delegado de Polícia representou pela conversão das prisões em flagrante em prisões preventivas, visando garantir a segurança pública e impedir a continuidade das atividades criminosas.

Desavença entre famílias acaba com pancadaria, tiroteio e idoso de 60 anos preso com arma ilegal em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

Os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) realizaram, na madrugada desta sexta-feira (10) a apreensão de uma arma de fogo em Três Lagoas.

Conforme informações dos militares, a operação foi realizada após uma ocorrência de violência familiar que se agravou para danos, lesão corporal, disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio.

Por volta das 1h15 da madrugada, uma guarnição de radiopatrulha e uma da Força Tática do 2º BPM foram acionados a deslocar para a rua José Jorge Salomão, no bairro Vila Nova, onde uma desavença entre famílias havia se agravado.

No local, os policiais foram informados que a desavença havia começado no dia anterior, quando as partes já haviam sido encaminhadas até a delegacia, mas após saírem, ocorreram novas ameaças que evoluíram para violência.

Durante a madrugada, a ex-cunhada da vítima, de 42 anos, o marido da ex-cunhada, de 34 anos, e o filho da ex-cunhada, de 21 anos, se deslocaram até a residência da vítima, uma mulher de 38 anos e começaram a destruir a fachada da residência, derrubando o portão, parte do muro e arrancando o padrão de energia.

Isso levou a uma briga generalizada, e em dado momento, o pai da vítima, de 60 anos, de posse de uma arma de fogo desferiu dois disparos em direção ao casal, atingindo o para-brisas traseiro de um veículo.

Ante os fatos, os policiais militares realizaram a apreensão de uma arma de fogo, tipo revolver, da marca Smith Wesson, calibre .38, com capacidade para 6 munições, estando carregado com 6 munições, tendo sido duas deflagradas.

Após ser dada voz de prisão, as partes foram encaminhadas e apresentadas na Delegacia de Polícia.

Professora é denunciada por agredir adolescente de 13 anos em MS

0
Foto: Midiamax

Uma mulher foi denunciada por agressão contra uma adolescente de 13 anos em Anastácio, cidade a 134 km de Campo Grande. O caso ocorreu no bairro Cohab Novo Horizonte e foi registrado pela Polícia Militar após o pai da adolescente acionar a autoridade policial.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Midiamax nesta sexta-feira (10), a mulher, que seria uma professora, teria puxado os cabelos da adolescente e a derrubado de sua bicicleta.

Uma testemunha confirmou os fatos e a mãe da vítima relatou que a filha não conhecia a mulher. A adolescente contou à polícia que passava pela rua quando encontrou a autora e as duas discutiram, resultando na agressão.

Já a mulher, disse que agrediu a adolescente após um xingamento direcionado à sua mãe. No entanto, a motivação real da agressão parece ser relacionada a um incidente ocorrido cerca de três dias antes, quando a adolescente jogging bola na rua com algumas colegas e teria derrubado o tereré na frente da casa da mulher.

Foi constatado que a adolescente apresentava lesões no rosto e perna. Diante da situação, todos foram encaminhados para a delegacia para prestar esclarecimentos. O caso será investigado e a mulher pode responder por agressão contra a adolescente.

A polícia irá investigar o caso e verificar as circunstâncias da agressão. A mãe da vítima relatou que a filha não conhecia a mulher e que a agressão foi gratuita. A testemunha que presenciou o incidente confirmou a versão da adolescente, reforçando a denúncia contra a mulher.

MS Ativo fortalece municípios: governador em exercício entrega pacote de obras na região Cone Sul

0
Foto: Ascom/Pref. Eldorado

Programa municipalista reforça infraestrutura em benefício da população sul-mato-grossense

O governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, percorreu os municípios de Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Eldorado, região Cone Sul, para entregar quinta-feira (9) um pacote de obras pelo programa MS Ativo – Municipalismo e, também, assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

As ações ao longo do dia reforçaram o compromisso do Estado em atender às demandas locais, promovendo melhorias diretas na vida das pessoas. Cada visita também destacou o modelo de gestão municipalista, no qual o governo se propõe a sair dos gabinetes para ouvir as necessidades das cidades in loco, estreitando a relação com as comunidades locais e gestores municipais.

Em Itaquiraí, Barbosinha assinou, juntamente com o secretário-adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Adriano Noleto Rampazo, o prefeito Thalles Tomazelli e demais autoridades o Termo de Ordem de Serviço para a construção do Quartel do Corpo de Bombeiros em Itaquiraí.

Por meio de um acordo entre os poderes, o prédio será construído com recursos próprios da prefeitura, investimentos de cerca de R$ 2 milhões, e o Governo de MS, por intermédio do Corpo de Bombeiros, contribuirá com viaturas e materiais para os atendimentos, somando mais de R$ 3 milhões.

“Este é um governo que valoriza cada município de forma única. Itaquiraí, como um importante eixo da Rota Bioceânica, merece receber uma estrutura moderna que atenda não apenas às demandas locais, mas também às necessidades da região. Essa parceria com a prefeitura exemplifica o modelo de gestão municipalista que defendemos, onde os recursos são aplicados de maneira estratégica e devolvidos em forma de benefícios concretos para a população”, destacou Barbosinha.

O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, ressaltou a importância da parceria em benefício da comunidade. “Esta obra é a realização de um sonho para nossa cidade e o que vemos com essa ordem de serviço é um governo que entende a importância de devolver aos cidadãos aquilo que lhes pertence: os tributos que pagam. Essa parceria entre o Estado e os municípios é uma forma de transformar os recursos arrecadados em obras e ações que realmente fazem diferença na vida das pessoas”, pontuou Tomazelli.

Já em Japorã, a agenda incluiu o descerramento de placa de três obras com recursos estaduais no valor de R$ 1,2 milhão, que envolve a implantação de duas pistas de caminhada nos distritos de Jacareí e Aldeia Porto Lindo, além da implantação do sistema de iluminação pública no Estádio da Aldeia de Porto Lindo.

“As novas pistas de caminhada e a iluminação no estádio da aldeia representam muito mais que melhorias estruturais; são investimentos diretos na qualidade de vida. Essas ações fortalecem o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em levar desenvolvimento para todas as regiões, respeitando as características culturais e promovendo espaços de convivência e bem-estar. É assim que construímos um estado mais inclusivo e conectado às necessidades reais da população”, reforçou Barbosinha.

O prefeito Malaquias reafirmou o impacto das ações do governo em termos de políticas públicas que realmente dão resultados positivos. “O apoio do governo tem sido essencial para Japorã e esse é um dia muito especial para nós. A implantação das pistas de caminhada e do sistema de iluminação no estádio da Aldeia Porto Lindo não apenas trazem mais infraestrutura, mas promovem bem-estar, segurança e inclusão para as comunidades locais. Quando o Estado trabalha em conjunto com os municípios, quem ganha é o cidadão e por isso estamos todos alegres”, disse.

Em Mundo Novo, última agenda na região Cone Sul, foi feito o descerramento de placa de quatro obras de infraestrutura, sendo três delas realizadas por meio de convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Ao todo, são R$ 16,6 milhões em novos investimentos no município.

“Mundo Novo terá obras que representam um avanço significativo na qualidade de vida da população. Esses maus de R$ 16 milhões investidos em infraestrutura dão caminhos para mais dignidade, segurança e mobilidade aos moradores. Nosso compromisso é sempre estar ao lado dos municípios, garantindo que os recursos cheguem onde mais fazem a diferença: nas famílias”, enfatizou o governador em exercício.

A prefeita Rosária de Fátima Lucca agradeceu a parceria. “O governo tem sido um grande aliado de Mundo Novo, garantindo que nossas demandas sejam atendidas com eficiência. Asfalto, drenagem, restaurações e o Polo Recreativo são obras que impactam diretamente o dia a dia da nossa população, oferecendo mais infraestrutura e lazer. Quero agradecer ao governo por todo empenho e dedicação em trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. Este é o resultado de um governo municipalista, que respeita e atende às demandas das nossas comunidades”, disse a prefeita.

No município de Eldorado, o governador em exercício realizou uma visita para acompanhar de perto as obras de ampliação do Posto de Saúde Central da cidade que, em breve, se tornará um Hospital de Pequeno Porte.

“Esta obra representa o cuidado do governo com a saúde da nossa população. Estamos construindo um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente, para que os moradores de Eldorado e região tenham acesso a serviços de qualidade”, destacou Barbosinha.

Fabiana Lorenci, prefeita da cidade, ressaltou a importância da obra. “A ampliação do posto é uma conquista histórica para Eldorado. O governo de Mato Grosso do Sul está mostrando, mais uma vez, o compromisso com a nossa gente. Ela é a devolução pra comunidade em forma de cuidado com a saúde e a qualidade de vida. Essa parceria Estado-Município é um exemplo de como os tributos podem e devem ser aplicados para o bem coletivo”, reforçou Fabiana.

Gestão municipalista: ouvindo e atendendo as pessoas

O programa MS Ativo – Municipalismo reflete a missão do governo do Estado de atuar diretamente nos municípios, promovendo ações concretas que impactam positivamente a vida das pessoas. O governador em exercício, Barbosinha, reafirmou o compromisso de continuar ouvindo as demandas locais e trabalhando para atender as prioridades dos cidadãos sul-mato-grossenses.

“O governo do Estado está aqui, lado a lado com cada município, porque acreditamos que o desenvolvimento começa nas cidades. Nosso trabalho é construir um Mato Grosso do Sul mais próspero, verde, inclusivo e digital, para que todos tenham mais qualidade de vida”, finalizou Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria

Operação ‘Randandan’ apreende várias motocicletas em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PMMS

A Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo realizou uma operação de grande sucesso, apreendendo nove motocicletas durante a Operação ‘Randandan’. A informação foi divulgada na manhã da última quarta-feira (8) pelo site Rio Pardo News e destaca a atuação da Polícia Militar em combate à perturbação do sossego e crimes de trânsito na região.

De acordo com o comandante da PM, Tenente Coronel Neto, a operação ocorreu entre os dias 3 e 6 de janeiro, com o objetivo de coibir práticas ilegais cometidas por motociclistas. “São motos utilizadas para realizar empinamento, barulho com descarga livre e o chamado Ran dan dan”, detalha o comandante.

Essas ações são consideradas perturbadoras do sossego e podem colocar em risco a segurança de outros motoristas e pedestres. A Operação ‘Randandan’ tem como objetivo combater a perturbação do sossego e crimes de trânsito praticados por motociclistas em Ribas do Rio Pardo.

A Polícia Militar busca garantir a segurança e o bem-estar da população, combatendo práticas ilegais e promovendo a ordem e a tranquilidade na região.

Segunda etapa de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino começa na segunda-feira (13)

0
Foto: Bruno Rezende/Arquivo

Neste período será disponibilizada as vagas remanescentes da REE/MS

Começa nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o período destinado à 2ª Etapa de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) e segue até dia 17. São os últimos dias para quem deseja garantir a vaga em uma das 348 unidades escolares da Rede Estadual para o ano letivo de 2025.

Segunda etapa de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino começa na segunda-feira (13)
Foto: Ricardo Agra/SED

O período de pré-matrículas é válido para estudantes que já fazem parte de Rede Estadual ou para aqueles que desejam ingressar nas escolas estaduais do MS.

De acordo com o coordenador de informações educacionais da SED (Secretaria de Estado de Educação), Alciley Lopes , a partir do dia 13 de janeiro, quem ainda não fez a pré-matrícula, poderá fazer presencialmente, por telefone ou pelo site.

“No dia 13 vamos abrir novamente a pré-matrícula com as vagas remanescentes, então quem ainda não garantiu a vaga poderá fazer, porém apenas para as escolas que tiverem vaga”, pontua Alciley.

O preenchimento dos dados pode ser realizado de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park. O preenchimento dos dados também pode ser realizado de forma presencial em qualquer unidade escolar da Rede Estadual.

Após a divulgação da lista de designação que acontece neste domingo, 12 de janeiro, a segunda etapa disponibiliza as vagas remanescentes da Rede Estadual.

Jackeline Oliveira, SED

Violência doméstica: Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria registram mais de 360 casos em 2024, aponta PROMUSE

0
Foto: 2º BPM

A equipe técnica do Programa Mulher Segura (PROMUSE) do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) em Três Lagoas apresentou, nesta sexta-feira (10), dados estatísticos referentes ao policiamento realizado no ano de 2024.

O programa é uma iniciativa institucional da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, criado em 2018 e implementado no 2º Batalhão de Polícia Militar em 2019.

O objetivo principal do PROMUSE é fiscalizar o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU) concedidas pelo Poder Judiciário às vítimas de violência doméstica. Essas medidas visam proteger a integridade e a vida das vítimas em situação de risco.

Durante o ano de 2024, os policiais do 2º BPM registraram 369 ocorrências de violência doméstica, realizaram 119 visitas técnicas de acompanhamento às vítimas em situação de risco e 291 fiscalizações. Essas ações resultaram em 10 prisões em flagrante de agressores por descumprimento de medida protetiva de urgência.

A equipe técnica do PROMUSE recebeu 540 medidas protetivas de urgência, que são fiscalizadas diuturnamente pelos policiais militares do 2º BPM.

Esses policiais são responsáveis pelo policiamento nos municípios de Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas. Quando um agressor é flagrado descumprindo uma ordem judicial, ele recebe voz de prisão e é apresentado na Delegacia de Polícia.

Jovem de 18 anos leva policiais do 2º BPM a prender traficante de drogas em Três Lagoas; entenda o caso

0
Foto: 2º BPM

Na manhã desta última quinta-feira (9), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) realizaram a prisão de um indivíduo de 18 anos por tráfico de drogas em Três Lagoas.

A operação foi realizada após informações de que uma residência no bairro Guanabara estava sendo utilizada como ponto de venda de drogas.

Por volta das 11h30, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM intensificou o patrulhamento na rua Whashington José da Costa e conseguiu abordar uma usuária que trazia consigo 3 “pedras” de crack.

A mulher havia saído da residência apontada como ponto de venda de drogas e foi imediatamente abordada pelos policiais.

Após a abordagem, os policiais seguiram em direção à residência e encontraram o indivíduo apontado como traficante.

Ele confessou que traficava há cerca de 2 meses no local e indicou onde estavam escondidas as drogas. Os policiais encontraram 2 “caixas” de crack, pesando 20,3 gramas.

A guarnição do Canil do 2º Batalhão também participou da operação e o cão K9 Monster localizou uma “trouxinha” contendo 16 paradinhas de crack, pesando 5,3 gramas, oculta em meio às folhas.

O detido foi dado voz de prisão e encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde foi apresentado juntamente com a droga apreendida.

Após monitorar finanças com PIX, Governo Lula quer ‘amordaçar’ liberdade das redes sociais

0

Após monitorar as finanças das pessoas, agora o Governo Lula quer também desenterrar um projeto que visa amordaçar a liberdade nas redes sociais.

Nos últimos dias, a Receita Federal anunciou uma nova medida para intensificar a fiscalização de transações financeiras no país: operadoras de cartões e instituições de pagamento terão que enviar dados de movimentações financeiras semestralmente. Com isso, transações via Pix e cartões de crédito também entram no radar do governo.

DADOS CRUZADOS

A Receita Federal passará a receber informações detalhadas sobre transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Esses dados serão cruzados com outras informações fiscais para identificar irregularidades e garantir o cumprimento das obrigações tributárias.

O principal impacto das novas regras recai sobre microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos, que frequentemente movimentam valores significativos por PIX. A regra já está valendo desde o dia 1º de janeiro de 2024.

PL DA CENSURA

E agora, a novidade é que o governo Lula quer aproveitar a mudança da Meta nas plataformas de redes sociais, que vai alterar a política de checagem de fatos, reduzindo a influência das suspeitíssimas agências de checagem, para desenterrar o que chamam de “PL (projeto de lei) das Fake News”, mas conhecido na oposição como “PL da Censura”. 

O texto, conforme a coluna do jornalista, Cláudio Humberto do Diário do Poder, foi votado no Senado e alterado na Câmara pelo relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que mexeu tanto no projeto que virou uma regulamentação das redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com seus ministros para esta sexta-feira (10), às 10h, com o objetivo de discutir a resposta do governo às mudanças anunciadas pela Meta, empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp. 

MODERAÇÃO DOS CONTEÚDOS

A decisão de Lula vem após o anúncio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, na última terça-feira (7), de que a empresa acabará com o sistema de checagem de fatos em suas plataformas. A medida será substituída por “notas da comunidade”, uma ferramenta semelhante à usada pelo X, rede social de Elon Musk, onde a moderação de conteúdo será feita pelos próprios usuários, em vez de profissionais de checagem.

O movimento de Zuckerberg parece alinhar-se com a posição do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Luz da alma

0
Foto: Divulgação

Descubra a beleza de ser único e ilumine o mundo com a luz da sua alma.

Uma reflexão sobre a singularidade e a aceitação de quem somos.

Por Enrico Pierro

Você já parou para pensar o quanto você é único? Nada no teu corpo é igual ao de outra pessoa. Veja, mesmo que você seja gêmeo idêntico, ainda assim vai haver diferenças.

A tua digital é única no mundo, assim como teu olho. As tuas veias se desenham de uma maneira singular, as linhas da tua mão, os traços da tua pele. Nada do que existe em você, vai existir em alguém. São esses pequenos detalhes, pequenas pintas e marcas. As tuas cicatrizes são como um mapa das tuas lutas e dores. Você é único.

Então por que ficamos tentando medir a nós mesmos usando a régua da vida de outras pessoas? Não existem duas réguas iguais na vida. Então não tenha medo de ser quem você é, porque isso é lindo! Ser quem nós somos é uma das coisas mais incríveis e perfeitas da natureza. Abrace as tuas imperfeições. Conheça o teu corpo e a tua mente. Abra-se para o mundo, que ele se abre para você.

Quem se importa se você canta mal? Se desenha torto, se dança esquisito? Quem criou a regra? Em um mundo tão plastificado, sejamos o papel alumínio, o sulfite, a madeira… não existe certo ou errado na hora de nos definir. Apenas nossas atitudes estão aí à prova e ainda assim eu diria que até isso é questionável. O mundo já tem leis demais para tentarmos nos enquadrar nos círculos errados. Quem você é, fisicamente ou na tua cabeça, nunca se repetirá. Olha no espelho e admira tudo o que só existe em você.

E então eu tenho certeza de que você vai entender todas as alegrias e tristezas de ser assim, único e incrível. E vai perceber que Deus nunca erra, e nós somos a mais bela das criações, independente do que os outros pensam a respeito. Acenda a luz da tua alma e você vai ver que pode iluminar todo o universo! Boa semana.

Redes sociais: @enricopierroofc (Instagram, TikTok, X e Threads) e em seu blog: https://enricopierro.com.br/

Advogado que denunciou esquema de corrupção no TCE de MS entra com ação de R$ 2 milhões contra Conselheiros

0

O advogado Enio Murad, responsável pela denúncia que desbaratou esquema de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em 2021, e cuja investigação feita pela Polícia Federal (PF) identificou indícios de venda de sentenças por parte de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJMS) em 2024, agora pede uma indenização de R$ 2 milhões para os sete conselheiros.

Ao realizar as denúncias, Enio sofreu perseguições e até ameaças. Tudo começou em 2015, quando o advogado era secretário-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS).

À época, a PF investigava indícios de fraude em licitação e superfaturamento no contrato da coleta de lixo em Campo Grande. Em razão do cargo que ocupava, Murad foi procurado para prestar esclarecimentos e relatou a “vista grossa” feita pelas instituições do estado em relação ao caso.

Após realizar as denúncias contra os conselheiros Waldir Neves Barbosa, a vida do advogado virou de cabeça para baixo. Ele chegou até a pedir exoneração do cargo que ocupava devido às graves perseguições e ameaças.

Depois das denúncias feitas por Murad, cinco desembargadores foram afastados dos cargos, após determinação do STJ. São eles: Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues.

Mas o fato é que, ao denunciar, há aproximadamente quatro anos, os conselheiros afastados acusaram Enio por calúnia e difamação. O advogado chegou a ser processado por calúnia e difamação. O processo foi arquivado e ele provou que é inocente. Agora, Murad pede a indenização dos sete conselheiros. O valor total é de R$ 2 milhões, mas pode chegar a R$ 14 milhões.

PMR desmantela esquema ao apreender mil pacotes de cigarros contrabandeados em Nova Andradina

0
Foto: PRF

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) da Base Operacional do Vale do Ivinhema realizou uma operação de sucesso nesta última quinta-feira (9), apreendendo aproximadamente mil pacotes de cigarros contrabandeados durante uma fiscalização de rotina na rotatória da MS-276 com a BR-376, saída para Ivinhema, em Nova Andradina.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, os agentes da PMR abordaram dois veículos suspeitos: um Chevrolet Corsa Classic, com placas de Rancharia (SP), conduzido por um homem de 49 anos, e um VW Gol, com placas de Nova Andradina, conduzido por um homem de 41 anos. Durante a vistoria, os policiais descobriram uma grande quantidade de cigarros contrabandeados escondidos nos veículos.

No Corsa, foram encontrados 450 pacotes de cigarros, avaliados em R$ 22,5 mil, enquanto no Gol, outros 450 pacotes foram descobertos, com valor estimado de R$ 25 mil. Ao todo, o prejuízo ao crime, considerando os veículos e as mercadorias, foi avaliado em R$ 76,5 mil.

Os cigarros seriam entregues em Nova Andradina, mas graças à atuação da PMR, o plano foi frustrado. Suspeitos, mercadorias e veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Dourados, onde foram lavrados os Autos de Prisão em Flagrante (APFs).

A operação é um exemplo do trabalho eficaz da Polícia Militar Rodoviária em combater o contrabando e proteger a segurança pública em Mato Grosso do Sul. A apreensão de mil pacotes de cigarros contrabandeados é um golpe significativo contra o crime organizado e ajuda a prevenir a circulação de mercadorias ilegais na região.

Diretoria de Cultura anuncia período de rematrículas e matrículas para projetos culturais

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), informa que os períodos de rematrícula e matrícula para os projetos culturais do ano de 2025 já estão definidos.

Os alunos já inscritos nos projetos poderão realizar suas rematrículas entre os dias 3 e 7 de fevereiro, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já para novos interessados, as matrículas estarão abertas de 10 a 14 de fevereiro, seguindo o mesmo horário.

AULAS OFERTADAS

A Diretoria de Cultura oferece diversas opções de aprendizado nas áreas de música, artes visuais, dança e teatro. Confira os cursos disponíveis:

  • Música: Violão, Ukulelê, Violino, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Canto, Acordeon e Teclado.
  • Artes Visuais: Pintura e Desenho Artístico.
  • Teatro: Teatro Infantojuvenil e Adulto.
  • Dança: Ballet e Jazz.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para efetuar a matrícula ou rematrícula, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:

  • Xerox do RG e CPF do(a) aluno(a) ou certidão de nascimento;
  • Uma foto 3×4 do aluno;
  • Xerox do comprovante de escolaridade (em caso de estudantes);
  • Xerox do comprovante de endereço;
  • Xerox do RG e CPF do responsável (para alunos menores de idade).

SERVIÇO

Os interessados devem comparecer à sede da Diretoria de Cultura, localizada na Avenida Rosário Congro, nº 560, Centro, dentro dos prazos indicados, portando toda a documentação exigida. Para mais informações, entre em contato diretamente com a Diretoria de Cultura pelo endereço ou telefone/WhatsApp (67) 98139-3524.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.