O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) apresentou, nesta segunda-feira (6), o relatório do policiamento realizado durante a Operação Boas Festas 2024, na área de atuação do 2º BPM em Três Lagoas.
Durante a operação, que ocorreu de 9 de dezembro a 5 de janeiro de 2025, foram empregados 241 policiais militares nas cidades de Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas.
Os resultados da operação foram expressivos, com: 20 mandados de prisão cumpridos; 52 prisões em flagrante; Recuperação de 3 veículos produtos de roubo/furto; Apreensão de 4 armas de fogo; e a apreensão de 2 quilos e 278 gramas de maconha e mais de 2 quilos de cocaína.
Além disso, durante as fiscalizações de trânsito realizadas no período festivo, foram: Confeccionados 301 autos de infração; Apreendidos 44 veículos irregulares; e foram flagrados 8 condutores dirigindo veículos com capacidade psicomotora alterada devido à influência de álcool.
Fotos: Divulgação/2º BPM
Esses resultados demonstram a eficácia da atuação da Polícia Militar em garantir a segurança e a ordem pública durante o período festivo em Três Lagoas e região.
Um princípio de incêndio atingiu uma pizzaria localizada na área central de Santa Rita do Pardo, na tarde desta segunda-feira (6). As chamas destruíram a cozinha do estabelecimento e parcialmente uma ante sala.
De acordo com informações apuradas pelo Da Hora Bataguassu, graças à ação rápida do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado antes de se espalhar para os demais ambientes do local.
No entanto, o incêndio destruiu utensílios que estavam na cozinha e parcialmente parte de uma ante sala, além do forro de PVC. Apesar da gravidade do incidente, não houve feridos.
As causas do incêndio ainda serão investigadas, mas inicialmente suspeita-se que o fogo tenha começado em uma fritadeira elétrica que estava na cozinha.
O Corpo de Bombeiros alerta para a importância de manter a manutenção elétrica em dia, além do uso de extintores adequados em áreas comerciais e cozinhas. O caso segue sob investigação para esclarecer os detalhes do ocorrido.
No fim da tarde deste último domingo (5), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas realizaram a prisão de um casal por tráfico de drogas.
Por volta das 18h, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM estava em patrulhamento ostensivo e preventivo no bairro Vila Haro, quando na rua João Silva, realizou a abordagem policial de uma mulher de 37 anos.
A mulher estava de posse de uma “pedra” de crack e, em entrevista, relatou ter acabado de adquirir a droga, apontando o local onde a comprou.
Os policiais se dirigiram à residência apontada pela mulher e realizaram a abordagem de um casal, composto por um homem de 24 anos e uma mulher de 22 anos.
Durante a busca pessoal, foi localizada com os abordados uma porção de crack (pesando 12 gramas), 21 gramas de maconha e um pé de maconha (medindo aproximadamente 30 cm).
Diante da situação, os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante do casal por tráfico de drogas.
A ação dos policiais militares demonstra a eficácia da colaboração entre as forças de segurança e a importância da patrulhamento ostensivo e preventivo para combater o tráfico de drogas na região.
Um professor de 46 anos, da rede estadual de ensino em Bataguassu foi indiciado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) por importunação sexual contra duas alunas de 12 e 14 anos.
De acordo com o inquérito policial divulgado nesta segunda-feira (6) pelo site Campo Grande News, o professor usava sua posição de autoridade na escola para praticar atos libidinosos contra as alunas, satisfazendo assim seus próprios desejos. No entanto, a polícia não forneceu detalhes sobre as ações específicas cometidas pelo professor.
Além de submeter as alunas a situações vexatórias e constrangedoras em sala de aula, o professor também era acusado de abrir as pernas na cadeira para encostar nas vítimas, mandar beijos e piscadas, e olhar fixamente para as partes íntimas das alunas.
Segundo a polícia, os pais das vítimas relataram que as meninas sofreram consequências emocionais graves devido aos atos do professor, incluindo crises de ansiedade. Além disso, as vítimas não queriam mais frequentar as aulas do professor após os incidentes.
O professor foi acusado pelos crimes de importunação sexual e submissão de adolescente a vexame ou constrangimento. Ele está afastado das atividades letivas desde que os inquéritos policiais começaram a ser apurados.
A polícia continua investigando o caso e coletando provas para garantir que o professor seja responsabilizado por suas ações. A DAM trabalha para garantir que as vítimas recebam o apoio e a proteção necessários durante este processo.
Ao todo, serão oferecidas 250 vagas, e os interessados devem comparecer aos locais indicados portando documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.
A Eldorado Brasil Celulose começa o ano de 2025 com dois grandes feirões de empregos, oferecendo 250 oportunidades para quem deseja atuar na área florestal de uma das empresas mais competitivas e inovadoras do setor de celulose.
Em Inocência, o evento será realizado no dia 11 de janeiro (sábado), no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida Juraci Luís de Castro, 189-323. Já em Três Lagoas, o feirão acontecerá no dia 18 de janeiro (sábado), no Ginásio de Esportes da Lagoa Maior, na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, 858. Nas duas cidades o horário de atendimento será das 8h às 17h.
Os candidatos serão atendidos por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, e poderão ser entrevistados diretamente no local. Para participar, é necessário levar RG, CPF e a carteira de trabalho. Aqueles que não conseguirem senha ou chegarem após o término do atendimento, poderão entregar o currículo para a equipe de Recursos Humanos, que entrará em contato após o evento.
Além das oportunidades de emprego, o feirão oferecerá atividades gratuitas para as crianças, incluindo cama elástica, e distribuição de pipoca e algodão-doce para os participantes.
Importante: as vagas do feirão em Três Lagoas, que será realizado no dia 18 de janeiro, são para atuação em Água Clara, sendo necessário que os candidatos tenham disponibilidade para alojar-se.
CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS:
1. Ajudante florestal
Atividades principais: combate a formigas, plantio, irrigação, replantio, aplicação de herbicidas, adubação, roçada, capina e manejo de mudas.
Requisitos:
Ensino Fundamental, podendo ser incompleto;
Disponibilidade para trabalho em campo e para alojar-se nas frentes de trabalho;
Residir em Água Clara ou Três Lagoas ou ter disponibilidade para mudança;
Flexibilidade para turnos e escalas.
2. Líder de operações florestais
Atividades principais: liderar equipes nas operações florestais, garantir o cumprimento de metas, manter normas de segurança, disciplina, e registrar produção e horas trabalhadas.
Requisitos:
CNH B;
Ensino médio completo;
Experiência em gestão de pessoas e atividades de silvicultura;
Residir em Água Clara ou ter disponibilidade para mudança;
Disponibilidade para alojar-se em campo e para turnos e escalas.
3. Motorista I – Pipa e Carga Seca
Atividades principais: condução de caminhões Pipa e Carga Seca em áreas florestais e apoio em atividades relacionadas.
Requisitos:
CNH D;
Ensino fundamental completo;
Experiência como motorista;
Residir em Água Clara ou Três Lagoas;
Disponibilidade para alojar-se em campo e para turnos e escalas.
4. Operador de trator
Atividades principais: operar tratores agrícolas com implementos em operações florestais e executar serviços gerais no horto.
Requisitos:
CNH B;
Ensino fundamental completo;
Experiência como operador de trator;
Residir em Água Clara ou Três Lagoas;
Disponibilidade para alojar-se em campo e para turnos e escalas.
BENEFÍCIOS
O processo seletivo da Eldorado Brasil é transparente e aberto a todos os profissionais, independentemente de raça, cor, gênero ou necessidades especiais. Os candidatos aprovados terão acesso a diversos benefícios oferecidos pela empresa, incluindo: assistência médica, vale-refeição, alimentação no local, transporte, alojamento, premiação mensal e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).
SERVIÇO
Inocência – MS
Local: Ginásio de Esportes – Avenida Juraci Luís de Castro, 189-323. Data: 11 de janeiro de 2025 (sábado). Horário: Das 08h às 17h MS.
Três Lagoas – MS
Local: Ginásio de Esportes da Lagoa Maior – Avenida Aldair Rosa de Oliveira, 858. Data: 18 de janeiro de 2025 (sábado). Horário: Das 08h às 17h MS.
SOBRE A ELDORADO BRASIL
A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.
No local, os empreendedores da região contarão com uma estrutura completa para o acesso a serviços gratuitos, como formalização, além de produtos para a gestão de micro e pequenas empresas. (Foto: Assessoria Sebrae)
Nova sala de atendimento, a terceira desse modelo em Mato Grosso do Sul, oferecerá suporte aos empreendedores da região
Nesta terça-feira (17), o Sebrae inaugurou um novo ponto de atendimento presencial em Mato Grosso do Sul, que fica no município de Paranaíba: o Espaço Parceiro Sebrae, que funciona na sede da Associação Empresarial de Paranaíba (ACIP). Esta é a terceira sala do projeto no estado. No local, os empreendedores da região contarão com uma estrutura completa para o acesso a serviços gratuitos, como formalização e regularização, além de produtos para a gestão de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Para o gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, o novo espaço vem contribuir com o desenvolvimento do estado. “Em um momento de grandes investimentos previstos para Mato Grosso do Sul como um todo, é essencial que nossos empreendedores estejam cada vez mais preparados, criativos e inovadores para aproveitarem as oportunidades que estão por vir. O Sebrae está aqui para ser um parceiro estratégico, ajudando a transformar desafios em crescimento e sucesso”, pontuou.
“Estamos ampliando o acesso a serviços e ferramentas essenciais para que os empresários ganhem eficiência e competitividade. Este ponto de atendimento é um marco para fortalecer o apoio ao empreendedor local, aproximando o Sebrae de quem faz a economia girar”, complementa a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori.
Para o presidente eleito da ACIP na gestão 2025/2027, Emerson Chaves, a implantação da nova sala de atendimento apoiará mais empreendedores. “Este novo espaço será fundamental para facilitar o acesso a serviços essenciais e incentivar a formalização, além de promover o crescimento sustentável dos nossos negócios. Espero que seja apenas o começo de uma trajetória de grandes conquistas, permitindo que, juntos, possamos oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos associados e para a classe empresarial”, disse.
O evento de lançamento foi realizado na sede da ACIP e contou com a presença de autoridades locais, representantes da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e imprensa. Durante a ocasião, o novo agente de atendimento da sala foi apresentado. Ele passará por um treinamento específico e será responsável por oferecer atendimento exclusivo aos associados e empresários em geral.
Sobre o projeto Parceiro Sebrae
Presente nos municípios de Campo Grande, Ponta Porã e Paranaíba, o projeto Parceiro Sebrae tem contribuído para ampliar a capilaridade do Sebrae/MS, facilitando o acesso aos serviços da instituição e fortalecendo as redes de apoio ao empreendedorismo no estado.
A ampliação desse atendimento é importante para alcançar mais empreendedores. Somente em Paranaíba, 85% das 5.323 empresas do município correspondem a pequenos negócios, totalizando 4.563 empreendimentos. Os dados são da Receita Federal, referentes a 2024.
O Sebrae prevê mais postos de atendimento no âmbito deste projeto, contemplando todas as regiões do estado.
Serviço
O novo ponto de atendimento presencial do Sebrae/MS em Paranaíba fica na sede da ACIP, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.477, no Centro da cidade.
Para mais informações sobre os locais de atendimento em todo o estado, entre em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800, ou acesse o site ms.sebrae.com.br.
Um acidente grave ocorreu na tarde desta segunda-feira (6) na BR-158, em Aparecida do Taboado. Um homem de 52 anos, que dirigia um veículo Tucson, bateu de frente com uma carreta e precisou ser socorrido.
Apesar do estrago considerável no carro, o motorista do Tucson foi socorrido consciente e orientado, o que é um alívio. No entanto, ele sofreu fraturas nos dois membros inferiores e ficou preso às ferragens após o acidente. Os bombeiros tiveram que trabalhar para resgatá-lo.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária da rodovia e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram presentes no local do acidente para prestar assistência. A PRF informou que o trânsito no local está fluindo normalmente, apesar do acidente.
Vídeos enviados ao Campo Grande News mostram a extensão dos danos causados pelo acidente. Várias partes do carro ficaram espalhadas pela pista, o que dá uma ideia da violência da colisão. Felizmente, o motorista do Tucson recebeu atendimento médico e está sendo tratado por suas lesões.
A PRF está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as causas e responsabilidades. Enquanto isso, o trânsito na BR-158 continua fluindo normalmente, mas os motoristas devem ter cuidado ao passar pelo local do acidente.
São ofertadas duas pós-graduações lato sensu em Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em processos seletivos para cursos de especialização gratuitos oferecidos presencialmente em cinco municípios.
No total, são 250 vagas em duas pós-graduações lato sensu: Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e Ensino de Ciências e Matemática.
Os cursos serão ministrados nos campi Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início previsto para este primeiro semestre letivo de 2025.
São 160 vagas distribuídas entre os quatro campi, com 40 vagas em cada unidade. Podem se inscrever portadores de diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação. As vagas estão divididas entre servidores do IFMS, público geral e candidatos cotistas.
As inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro, na Página do Candidato. A seleção será por sorteio eletrônico, a ser realizado até 10 de fevereiro, observando a distribuição das vagas para os diferentes grupos.
A oferta é de 40 vagas abertas para portadores de diploma de graduação, com distribuição entre servidores do IFMS, público geral e candidatos cotistas.
As inscrições também seguem até o próximo dia 31, via formulário eletrônico. A seleção será feita mediante análise curricular, conforme a tabela de pontuação presente no Anexo I do edital.
O curso é voltado para graduados em Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática e Pedagogia, com prioridade para licenciados que atuam ou não na educação básica, e bacharéis.
A seleção será realizada em duas etapas: análise dos documentos para classificação do candidato na categoria em que se inscreveu, e sorteio eletrônico para classificação dos candidatos que tiverem a inscrição deferida.
Sobre os cursos
Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos em regime modular, com carga horária total de 360 horas, além de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas disciplinas poderão ser oferecidas a distância.
Um dia após a vitória da atriz Fernanda Torres no prêmio de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governo federal pelos recursos destinados à Lei Rouanet. Conforme o site Metrópoles, no entanto, o filme que rendeu o prêmio à atriz, “Ainda Estou Aqui”, não recebeu recursos da Lei Rouanet.
Bolsonaro publicou um vídeo de um internauta no X, nesta segunda-feira (6), reclamando das balsas em Goiânia. No vídeo, datado de 18 de dezembro de 2024, o internauta critica a falta de investimento em infraestrutura no país. Bolsonaro aproveitou a oportunidade para criticar a Lei Rouanet, afirmando que o governo Lula prioriza a cultura em detrimento da infraestrutura.
No entanto, a produtora do filme “Ainda Estou Aqui” afirmou que o longa não recebeu recursos da Lei Rouanet. Além disso, a própria lei restringe recursos para obras de longa-metragem, o que torna impossível que o filme tenha sido beneficiado pelo incentivo cultural.
O filme “Ainda Estou Aqui” conta a história da família do ex-deputado Rubens Paiva, uma das vítimas da ditadura militar. A atriz Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz pelo seu papel no filme. Bolsonaro, que é crítico da família Paiva, mencionou-os em sua biografia “Mito ou Verdade: Jair Messias Bolsonaro”, escrita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Bolsonaro afirmou que passou parte de sua adolescência na cidade de Eldorado Paulista (SP), município com forte influência política e financeira da família Paiva. No entanto, Bolsonaro também contou que nasceu em uma família pobre e que as diferenças entre as classes sociais o incomodavam ao longo da vida.
A crítica de Bolsonaro à Lei Rouanet após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro parece ter sido mal informada, uma vez que o filme não recebeu recursos da lei. Além disso, a crítica pode ser vista como uma tentativa de desviar a atenção do feito da atriz e do filme, que aborda um tema importante e delicado da história brasileira.
Apresentação do relatório do projeto PSÁGUA no TECPAR; Paraná, Brasil. (Foto: Hedeson Alves/TECPAR)
Em 2024, o desenvolvimento de uma plataforma de tratamento e análise de dados consolidou o Paraná como referência nacional em monitoramento de águas superficiais para abastecimento. Única no país, a ferramenta chamada Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água In Natura (Sisma) é resultado de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que trabalham juntas em uma série de ações para preservar os mananciais.
A parceria iniciou em 2021, quando a Sanepar, com o objetivo de implementar o Plano de Segurança da Água no Paraná, propôs ao Tecpar o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar na identificação de possíveis riscos e/ou deficiências no sistema de abastecimento de água superficial.
Para atender a demanda, o Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar desenvolveu o Sisma com o uso do software Tableau Desktop, que permite a visualização dos dados das análises laboratoriais realizadas pela Sanepar em 128 pontos de monitoramento em todo o Estado. O objetivo é avaliar a qualidade da água antes da captação a ser submetida ao tratamento para consumo humano.
A gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar, Lívia Nogueira, destaca que o Tecpar inovou ao desenvolver essa solução tecnológica que pode ser implementada em empresas de saneamento de todo o Brasil.
“O Sisma é um produto com alto valor agregado, derivado da combinação do amplo empenho e conhecimento técnico de nossos especialistas em tratamento de águas e de análise de dados. Além de contribuir para uma vigilância mais eficaz da qualidade da água, protegendo a saúde da população, ele também ajuda a conservar nossos recursos naturais”, afirma.
O convênio firmado entre as duas instituições abrangeu a transferência de R$ 4,6 milhões em recursos financeiros da Sanepar para o Tecpar. Esse montante foi aplicado na aquisição de equipamentos laboratoriais, em análises das amostras de águas superficiais da Região Metropolitana de Curitiba, e no desenvolvimento de uma ferramenta para o monitoramento e visualização dos dados obtidos nas análises laboratoriais – incluindo adaptações, melhorias e atualizações.
FÁCIL ACESSO
Com uma apresentação clara dos dados, o Sisma é uma ferramenta totalmente funcional. Os dados são visualizados pela equipe técnica da Sanepar por meio do software Tableau Online, que permite o acesso remoto e rápido ao sistema, por meio de qualquer navegador em qualquer dispositivo conectado à internet.
Segundo a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes, foram realizados treinamentos em todas as áreas operacionais da empresa, pelos quais 200 técnicos foram capacitados para fazer avaliação dos riscos do abastecimento, utilizando o Sisma. “A Sanepar vem desenvolvendo ferramentas, procedimentos e sistemas normativos que possibilitam a gestão e a mitigação de riscos desde a captação, tratamento, até a distribuição da água, em conformidade com as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano”, afirma.
O Sisma possui painéis (dashboards) que apresentam informações relacionadas à qualidade da água, as fontes de risco próximas aos pontos de captação da água e os limites máximos permitidos pela legislação nacional para cada um dos parâmetros de análise monitorados.
Os painéis possibilitam acessar os resultados mais recentes das análises feitas nos pontos de coleta da água monitorada, e também saber o histórico de medições de uma região ou ponto específicos, o que permite avaliar se as ocorrências são pontuais ou sazonais.
O sistema também possui mapas interativos para melhorar a compreensão das informações. Essa funcionalidade traz mais agilidade na identificação de pontos críticos de controle da qualidade da água, possíveis fatores geradores de poluição e na previsão de futuras crises.
“Os usuários podem identificar rapidamente os locais que apresentam riscos à saúde ou para o sistema hídrico, com base nas análises laboratoriais mais recentes”, diz Lívia. “Além disso, o sistema apresenta as potenciais fontes de poluição a 30 quilômetros dos pontos de captação de água e, a cada atualização do banco de dados, ele alerta sobre os parâmetros que representam riscos à saúde ou que estejam fora dos limites normativos”, explica.
EXPERTISE
As soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar contribuem para garantir a qualidade da água consumida e utilizada no Paraná, com foco na sustentabilidade.
Para atender as demandas de empresas públicas e privadas, os laboratórios do instituto avaliam amostras de águas para diversas finalidades, do consumo humano ao uso em processos industriais. Os ensaios também analisam águas de rios, lagos, nascentes, poços artesianos, e fazem a classificação de águas minerais.
O Tecpar é habilitado pelo Instituto Água e Terra (IAT) para fazer análises laboratoriais físicas, físico-químicas e microbiológicas de águas superficiais em seus laboratórios. A atividade é reconhecida e acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) através do CRL 0244.
O serviço prestado pelo Tecpar soma-se ao esforço das demais instituições estaduais como a Sanepar, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável.
Na noite de sexta-feira (3), um jovem foi preso após ser perseguido pelas ruas e avenidas de Ribas do Rio Pardo.
A perseguição teve início por volta das 19h30, quando um policial deu início ao acompanhamento tático de um motociclista que estava em alta velocidade.
A perseguição terminou com a colisão da viatura, e o suspeito foi detido logo em seguida.
De acordo com relatos publicados na página “Ribas Ordinário”, o jovem foi levado em estado grave. Uma testemunha que estava no local comentou nas redes sociais: “Rua de casa. Não sei bem se ele saiu vivo, dado o estado em que o vimos… foi feia a situação.”
Por outro lado, alguns internautas criticaram a atitude do motociclista. “Essa geração de emocionados… coloca em risco a própria vida e a dos outros”, escreveu um seguidor.
A situação segue sendo acompanhada pelas autoridades competentes.
Apesar de Três Lagoas já ter avançado economicamente, o desenvolvimento não deve parar tão cedo, já que novas indústrias de celulose estão sendo instaladas em cidades próximas
A cidade, ‘menina dos olhos’ da economia do Estado e ‘rainha da exportação’ Três Lagoas é um dos municípios que mais se desenvolveu em Mato Grosso do Sul nos últimos anos e pelo visto não existem mais limites para o desenvolvimento na região que só cresce a cada dia mais.
Uma cidade que era considerada ‘pacata’ que vivia principalmente da agropecuária, mudou de cara nos últimos 20 anos. Com a chegada das gigantes da celulose, a economia de Três Lagoas mudou da água para o vinho e se tornou o município que mais exporta em Mato Grosso do Sul, ficando a frente até da Capital, Campo Grande.
CIDADE MÃE
O salto na população também disparou nos últimos anos. Três Lagoas é uma cidade de gente hospitaleira, sempre pronta a ‘dar uma mão’ para quem chega no município em busca de novas oportunidades de emprego.
A cidade de Três Lagoas é considerado a Capital Mundial da Celulose (Foto: Assessoria PMTL)
A cidade se tornou uma mãe para pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Trabalhadores de todos os lugares se instalaram em Três Lagoas com a chegada das fábricas.
Logo na construção da primeira indústria de celulose, aproximadamente 10 mil trabalhadores deixaram as suas cidades e vieram para Três Lagoas em busca de melhores condições de vida. Com o ‘boom’ na população, o município que tinha ‘cara de interior’ e vivia exclusivamente do agronegócio teve uma ‘mudança radical’ misturando culturas de várias regiões do Brasil.
Com o crescimento da cidade veio também as oportunidades de emprego. Hoje em dia só não trabalha quem não quer em Três Lagoas. Diariamente vagas para trabalho são disponibilizadas para a população que deseja entrar no mercado de trabalho.
VAGAS DE TRABALHO
De acordo com o gerente da Fruntrab, Casa do Trabalhador de Três Lagoas, Jean Carlos Alves Ferreira, diariamente muitas vagas são oferecidas. As opções de emprego são diversificadas. Ainda segundo o gerente, qualificação é muito importante para disputar uma vaga de emprego. Por isso, é sempre importante estar atento às exigências do mercado de trabalho.
“Uma das coisas que facilita a falta de mão de obra são os baixos salários que muitas empresas estão oferecendo, principalmente no comércio. O país perdeu o poder de compra. Hoje em dia, com R$ 2 mil, não conseguimos comprar quase nada. Os preços estão abusivos e dependendo da empresa os benefícios são mínimos”.
Com o crescimento da cidade, a economia de Três Lagoas disparou. Restaurantes, hotéis, lavanderias, bares e vários outros comércios se instalaram no município. Com isso, os empresários precisaram de mão de obra e as vagas de empregos foram aumentando.
A fábrica da Suzano possui duas linhas de produção de celulose (Foto: Assessoria)|
Além de todo o comércio, as fábricas de celulose são as que mais empregam em Três Lagoas. Elas sabem que a técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos importantes para qualquer profissional. Por isso, é fundamental investir em aperfeiçoamento e se manter sempre atualizado, desenvolvendo novas habilidades, especialmente aquelas que se tornem um diferencial e o mantenha um passo à frente da concorrência.
Apesar de Três Lagoas já ter avançado economicamente, o desenvolvimento não deve parar tão cedo, já que novas indústrias de celulose estão sendo instaladas em cidades próximas, movimentando ainda mais a região e ajudando as pessoas a buscarem novas perspectivas de vida.
SUPER TALENTOS DA ELDORADO BRASIL
Um exemplo é o que a Eldorado Brasil Celulose está disponibilizando. A empresa abriu inscrições abertas para o programa de estágio Super Talentos 2025, que seleciona jovens de todo o país para atuar em uma das empresas mais inovadoras e competitivas do setor de celulose. As oportunidades estão disponíveis nas localidades de Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina (SP) e os estudantes receberão até R$ 1.400 para estudarem e se qualificarem.
INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS E MILHARES DE EMPREGOS
As indústrias deverão investir R$ 89,9 bilhões e gerar 11,5 mil empregos diretos em nove cidades de Mato Grosso do Sul no triênio 2025/2028, segundo estimativa da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). Com o boom econômico, a expectativa é de que Produto Interno Bruto da indústria crescerá 25,6% nos próximos três anos e baterá na barreira dos R$ 50 bilhões.
Desse total previsto, 83,4% será do setor de celulose com a construção das novas fábricas. A Arauco começou a terraplanagem da unidade de Inocência, onde deverá investir R$ 25 bilhões e criar 2,3 mil empregos diretos na operação da fábrica. A Bracell planeja aplicar R$ 25 bilhões na sua primeira fábrica em MS, que será construída em Água Clara e deverá gerar 3 mil empregos diretos.
O imbróglio judicial trava o investimento, mas a expectativa é de que a 2ª linha de produção da Eldorado seja construída em Três Lagoas, com previsão de R$ 25 bilhões e a abertura de 3 mil postos de trabalho direto. A J & F Investimentos disputa na Justiça com a Paper Excellence pelo controle da gigante da celulose.
A J & F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista planeja aplicar R$ 5,5 bilhões na ampliação da produção de minério de ferro e manganês em Corumbá. O projeto prevê a criação de 900 novos empregos na cidade.
RETOMADA DA UFN3
Site da UFN3 de Três Lagoas que está com as obras paradas há 10 anos, porém poderá ser retomada ainda no primeiro trimestre desse ano (Foto: Perfil News)
O Novo PAC do Governo Lula (PT) vai priorizar a conclusão da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas. A retomada da obra e a colocação da unidade em operação vai exigir investimentos de R$ 3,5 bilhões e vai abrir 600 empregos diretos. As fábricas de celulose e de fertilizantes deverão gerar quase 50 mil empregos na construção. O número estipulado pela Fiems é quando a indústria iniciar a operação.
ETANOL E ABATE DE SUÍNOS
A Atvos deverá investir R$ 3 bilhões na ampliação da usina em Rio Brilhante, com perspectiva de gerar empregos. No entanto, o número de empregos não foi contabilizado pela Fiems. A Copasul vai investir R$ 1,4 bilhão e abrir 150 vagas de trabalho na construção da unidade de processamento de soja em Naviraí.
Usina de etanol da Atvo em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
A JBS está investindo R$ 1,2 bilhão na unidade da Seara e deverá contratar mais 2 mil trabalhadores para o frigorífico de suínos em Dourados. A federação também não incluiu na conta o investimento de R$ 250 milhões no frigorífico de Campo Grande, com previsão de gerar 2,3 mil vagas de emprego formal.
A Casul vai aplicar R$ 118 milhões na construção da fábrica de processamento de amendoim em Bataguassu. A cidade vai ganhar 300 novas vagas de emprego.
A Zaeli vai investir R$ 81 milhões e contratar 65 pessoas para a unidade de produção de alimentos em Mundo Novo. A cidade ainda terá R$ 66 milhões da Frango Bello. O número de empregos não foi divulgado.
EFEITOS NA ECONOMIA
Com a chegada dos empreendimentos, o PIB da indústria deverá crescer 8,56% neste ano, de R$ 39,7 bilhões para R$ 43,1 bilhões. Nos próximos três anos, o economista chefe da Fiems, Ezequiel Resende, estima que o PIB do setor chegará a R$ 49,9 bilhões em 2027, um acréscimo de R$ 10,2 bilhões em relação ao ano passado.
O número de trabalhadores formais da indústria deve crescer 2,9% em 2025, com o número de empregos formais saltando de 160,5 mil, no ano passado, para 165,3 mil neste ano. Conforme o portal O Jacaré, a previsão é de acréscimo de 10 mil vagas nos próximos três anos, chegando a 175,3 mil em 2027.
O total de salários pagos pela indústria chegou a R$ 6,4 bilhões em 2024. A previsão é de que cresça 26,5% nos próximos três anos e chegue a R$ 8,1 bilhões em 2027.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na noite da última sexta-feira (3), a um grave acidente de trânsito no km 64 da BR-359, em Costa Rica, município localizado a 341 quilômetros de Campo Grande.
Conforme o site Midiamax, a colisão traseira envolveu um Hyundai HB20, com placas de Belo Horizonte (MG), e uma caminhonete Ford Ranger XLS, com placas de Chapadão do Sul.
Os veículos seguiam no sentido Costa Rica/Alcinópolis quando o HB20 colidiu na traseira da Ranger, fazendo com que a caminhonete saísse da pista.
O condutor da Ranger, identificado como Antônio Jorge da Silva Dourado, de 51 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Ele era conhecido por trabalhar com poços artesianos em Costa Rica.
O passageiro da Ranger, um homem de 35 anos, residente em Rio Verde de Goiás (GO), sofreu lesões leves, assim como os ocupantes do HB20: o condutor, um jovem de 19 anos de Alcinópolis, e sua passageira, de 20 anos.
Todos os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional de Costa Rica. A PRF registrou a ocorrência e as causas do acidente estão sendo apuradas.
Na madrugada do último domingo (5), um homem de 26 anos foi preso por embriaguez ao volante em Nova Andradina. O flagrante aconteceu na avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, durante patrulhamento da Polícia Militar.
De acordo com informações do Jornal da Nova, os policiais abordaram um veículo Fiat Uno, próximo ao cruzamento com a rua Miguel Fabrício Duarte.
Durante a abordagem, os agentes notaram um forte odor de álcool e o motorista confessou ter consumido bebida alcoólica. O teste do bafômetro registrou 0,57 mg/L de álcool no ar expelido pelos pulmões, valor que configura crime de trânsito conforme a legislação brasileira.
O veículo foi liberado para um amigo habilitado, enquanto o condutor foi preso em flagrante. Ele poderá ser liberado após o pagamento de fiança.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, onde serão tomadas as providências legais.
A Biblioteca Municipal Dr. “Rosário Congro”, mantida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), informa que a partir desta segunda-feira, 6 de janeiro, passa a funcionar em novo horário de atendimento ao público.
Conforme a Administração da unidade, que fica na Circular da Lagoa Maior, o serviço começa o atendimento às 7h, fechando para almoço às 11h, retornando às 13h e finalizando o expediente às 17h. O novo horário é devido à reorganização interna do quadro de servidores.
Um aposentado relatou ter sido vítima de um golpe envolvendo um falso empréstimo consignado em Paranaíba.
Segundo ele, golpistas entraram em contato se passando por representantes do banco C6 Bank e ofereceram um empréstimo consignado para ser descontado diretamente de sua conta de aposentadoria. No entanto, a vítima afirmou que não autorizou a transação.
Conforme o site Jornal Tribuna Livre divulgou neste último sábado (4), no dia 27 de dezembro, os golpistas informaram que o empréstimo já havia sido realizado por meio de uma plataforma chamada “Quero Mais Crédito”, sem qualquer aprovação do aposentado.
Dois empréstimos, no valor de R$ 2.259,20 cada, foram supostamente feitos em cartões, com a promessa de que o montante seria depositado na conta da vítima. No entanto, nenhum valor foi creditado. A situação foi registrada, e o caso está sob investigação.
Gabriela Sant'Anna Barcellos, defensora pública substituta que atuou no caso (Foto cedida)
Um assistido pela Defensoria Pública Estadual em Paranaíba foi condenado pela Justiça por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), mas conseguiu que o juiz de Direito atendesse o pedido da Defensoria e não aplicasse pena alguma, porque a morte da vítima, sua então esposa, já foi a pior consequência que poderia ter havido a ele. “O perdão judicial traz humanidade para o processo. Não é todo caso que merece a aplicação simples e fria da lei, cada caso tem que ser analisado individualmente, sempre na defesa dos direitos humanos”, justifica Gabriela Sant’Anna Barcellos, defensora pública substituta na 1ª Defensoria Pública Criminal de Paranaíba.
Em 24 de julho de 2023, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) ofereceu denúncia contra o assistido pela Defensoria, hoje com 40 anos de idade, e instaurou um processo criminal, no qual pediu sua condenação por homicídio culposo. O inquérito policial relata que a morte da esposa ocorreu na madrugada de 24 de outubro de 2021, na Rodovia BR-497, em Paranaíba. Também segundo o documento, ele “estaria embriagado” e teria batido o carro que dirigia em uma árvore, ocasionando a morte dela, que estava na frente, no banco do passageiro, sem cinto de segurança e com uma cachorra no colo.
Durante as alegações finais do processo criminal, a última manifestação antes de a sentença ter sido proferida, a defensora pública pediu a aplicação do perdão judicial ao assistido. Informou que não havia prova de que ele teria agido “com imprudência por estar sob o efeito de álcool, tampouco existe prova de que foi responsável” pela morte. Pontuou, inclusive, que não foi feito, no momento pós-acidente, teste do bafômetro e que nem o policial militar que atendeu a ocorrência “mencionou características do acusado que indicariam alteração na capacidade psicomotora”. Há informações de que o assistido teria ingerido bebida alcoólica à tarde, muitas horas antes do acidente na rodovia.
O perdão judicial dado em dezembro, e a consequente não aplicação de pena, está previsto no Código Penal Brasileiro para casos excepcionais, por exemplo quando “o réu sofre as consequências do crime que cometeu de uma forma tão rígida que não existe sanção penal que fará ele sofrer tanto quanto o próprio delito”, explica Barcellos. O juiz concedeu esse benefício, porque, com provas testemunhais, a defensora demonstrou que o assistido tem forte sentimento de culpa pela morte da esposa, dificuldades em manter relacionamentos, distúrbio do sono e abalo em sua saúde mental, com recorrentes tentativas de suicídio. Além do mais, era réu primário e apresentava bons antecedentes.
O Comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) respondeu às acusações de abuso de autoridade em uma ação policial que terminou com a morte de dois jovens na tarde de 21 de dezembro, em Rio Verde de Mato Grosso (MS). Conforme divulgado no último domingo (5) pelo site Top Mídia News, familiares de um dos mortos afirmam que os rapazes não estavam armados e apenas tentaram fugir.
De acordo com a nota oficial divulgada pela assessoria de comunicação da PM, a operação foi uma ação conjunta entre a Força Tática e equipes locais em resposta a denúncias de tráfico de drogas e de pessoas armadas no Conjunto Novo Horizonte.
Segundo a PM, durante o cerco policial, três suspeitos tentaram fugir. Um deles foi rapidamente capturado em posse de 20 gramas de maconha. Já Pedro Luan e Derick Eziel, ambos de 20 anos, teriam colocado em risco a vida dos policiais ao apontarem armas contra a equipe, o que, segundo a nota, motivou a reação policial.
“Os suspeitos apontaram armas contra os policiais, houve confronto, e ambos foram atingidos. Eles foram socorridos ao hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos”, informou a PM.
A operação resultou na apreensão de dois revólveres calibre .22, uma carabina calibre .22, 1,09 kg de cocaína, 854 gramas de pasta base de cocaína embaladas para venda, duas balanças de precisão e R$ 20 em espécie.
Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes, e a ocorrência segue sob apuração. “A Polícia Militar reitera o compromisso com a segurança da população e a manutenção da ordem pública”, conclui a nota oficial.
A prima de um dos jovens mortos contesta a versão policial, afirmando que os rapazes não estavam armados e apenas fugiram ao perceberem a chegada dos policiais.
“Os policiais chegaram atirando, e eles correram”, disse a parente. Segundo ela, os jovens teriam parado durante a fuga e tentado se render, mas ainda assim foram alvejados. “Meu primo falou que não tinha nada e, em seguida, ouviu-se os disparos. Ele não falou mais. O outro policial gritou: ‘olha o outro lá’ e atirou no outro menino”, relatou.
A familiar disse ainda que cada um dos jovens recebeu cerca de cinco tiros e prometeu levar o caso às autoridades competentes para denunciar o que considera abuso policial. “Eles podiam ter atirado na perna, mas não fizeram isso”, argumentou.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o sepultamento dos jovens, acompanhado por um grupo de motociclistas que realizou um “randandan” em protesto contra a ação policial e em homenagem aos falecidos.
Começa nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, o prazo da segunda etapa para que os pais e responsáveis realizem a pré-matrícula de novos estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas para o ano letivo de 2025. É importante que os pais fiquem atentos aos prazos e documentações necessárias para participar do processo.
A meta do município é matricular 17.000 estudantes, tanto de rematrícula como matrícula nova, sendo que a rede oferece vagas para a Educação Infantil (Creche) e (Pré-escola); Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (PAA).
ORIENTAÇÕES
Para realizar a pré-matrícula, que se encerra no dia 24 de janeiro, deve procurar a Central de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), localizada à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro, próximo da Lagoa Maior em horário de expediente comercial, das 7h às 17h e, em caso de dúvidas sobre o processo e prazo, ligar ou enviar mensagem Whatsapp para 67 99257-2101.
É importante destacar que este é o processo de pré-matrícula dos estudantes, e que após o prazo inicial serão designados para as unidades escolares que irão estudar ao longo do ano letivo de 2025. A garantia da vaga na unidade se dá a partir do momento que os pais efetivarem a matrícula da criança.
PRAZOS E DATAS
O calendário das datas de designação e prazo para matrícula serão informados posteriormente pela página treslagoas.ms.gov.br/matriculareme/ e na Central de Matrícula.
MAIS INFORMAÇÕES
Central de Matrícula – Rua Alexandre Costa, 130 – Centro | Telefone ou Whatsapp: (67) 9 9257-2101
No fim de semana, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas realizaram a recaptura de dois foragidos da justiça.
No último sábado (4), por volta das 19h, uma guarnição de radiopatrulha do 2º BPM foi acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) para verificar uma denúncia anônima que informava a possível localização de um indivíduo foragido do sistema prisional.
A equipe policial se dirigiu à rua Fariza Zaguir, no bairro Jardim Paranapungá, e logrou êxito na abordagem de um indivíduo de 49 anos. Durante as checagens nos sistemas policiais, constataram que o homem estava evadido do sistema prisional desde o dia 1º.
No dia seguinte, domingo (5), às 11h30, a guarnição da Força Tática do 2º BPM realizou a abordagem policial de um masculino de 23 anos, na rua Valdeci Vasconcelos, no bairro Parque São Carlos. Após as checagens, constataram que o jovem estava evadido do sistema prisional desde o dia 22 de novembro.
Em ambos os casos, após ser dada voz de prisão, os detidos foram apresentados na Delegacia de Polícia para reingresso no sistema prisional.
A ação dos policiais militares demonstra a eficácia da colaboração entre as forças de segurança e a importância da participação da comunidade na denúncia de crimes e foragidos.