20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 723

Prefeitura de Três Lagoas emite orientações sobre exame demissional aos servidores exonerados pelo decreto 1.036

0
Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas informa aos servidores exonerados por meio do Decreto nº 1.036, de 01 de janeiro de 2025 que, na edição do Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul de 06 de janeiro de 2025, será publicada a Resolução nº 001/2025, que trata da convocação para realização do exame demissional.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), essa convocação se aplica apenas aos servidores que ainda não realizaram o exame. O texto completo da resolução poderá ser consultado através do Portal Oficial da Associação do Munícipios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) pelo link https://diariooficialms.com.br/assomasul (no dia 06 de janeiro) ou no anexo abaixo.

LOCAL E HORÁRIOS

Os servidores exonerados (que ainda não realizaram o exame) deverão comparecer na Escola Municipal Professor “Ramez Tebet”, localizada à Avenida Filinto Muller, 3.215 – Jardim Morumbi, nos dias e horários estipulados pela listagem anexa à resolução abaixo:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É imprescindível que o servidor se apresente portando documento original de identificação com foto e todos os exames médicos relativos ao seu cargo, conforme anexo da resolução, observando atentamente quais exames são necessários, pois as exigências variam de acordo com o cargo e a área de atuação.

AVISOS

Sobre o comparecimento

Conforme a SEMAD, o não cumprimento das exigências pode acarretar atraso na conclusão do processo de pagamento da rescisão. Por isso, é fundamental consultar a resolução com antecedência para garantir que todos os exames exigidos sejam realizados antes do comparecimento.

Sobre a devolução de bens públicos

Além dos documentos e exames mencionados acima, o convocado deverá levar, para fins de devolução à Prefeitura Municipal de Três Lagoas, quaisquer bens que tenha recebido em razão do exercício do cargo, tais como: crachás, chaves, eletrônicos etc.

Sobre opções para realização dos exames

  • Cassems: servidores que eram filiados à Cassems podem utilizar os serviços do plano para a realização dos exames médicos necessários. Os exames estão sendo autorizados na plataforma, cabendo ao servidor comparecer aos laboratórios/clínicas credenciados, mediante pagamento da coparticipação.
  • Rede pública ou privada: o servidor pode optar pela rede privada ou pública para a realização dos exames.

MAIS INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

A SEMAD informa que os canais de atendimento em caso de dúvidas são os seguintes: Whatsapp (67) 981390909 e site oficial da Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS (https://www.treslagoas.ms.gov.br/).

Até quarta-feira: 1ª etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina semana que vem

0
Foto: Bruno Rezende/Secom

Lista de designação, com os nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

Termina na próxima quarta-feira (8) o período destinado à 1ª etapa de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino). São os últimos dias para quem deseja garantir a vaga em uma das 348 unidades escolares da Rede para o ano letivo de 2025.

Aberto desde 11 de novembro de 2024, o período de pré-matrículas é válido para estudantes que já fazem parte da REE ou para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual.

O preenchimento dos dados pode ser realizado de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park.

O preenchimento dos dados também pode ser realizado de forma presencial em qualquer escola estadual de Mato Grosso do Sul.

Cronograma

Após o encerramento da 1ª etapa de pré-matrícula, os pais/responsáveis poderão consultar a lista de designação, com os nomes dos estudantes de acordo com as unidades escolares desejadas, no site da Matrícula Digital, que estará disponível no dia 12 de janeiro.

O período para efetivação da matrícula, válido para os estudantes presentes na lista designação, será entre os dias 13 e 17 de janeiro.

Até quarta-feira: 1ª etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina semana que vem

Atendimento

Ao todo, são 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões.

Entre as novidades deste ano está a ampliação da oferta de vagas para o Ensino em Tempo Integral em todo o Estado. Serão 12 mil novas vagas, com destaque para turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais – iniciativa já colocada em prática em 2024 e que visa auxiliar as redes municipais na distribuição de vagas para a Educação Infantil.

Ensino em Tempo Integral

Em expansão nos últimos anos, em 2025 a oferta do Ensino em Tempo Integral na REE estará presente em 62% das escolas. Com o aumento no número de vagas, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.

“Hoje o nosso foco está na abertura de novas vagas de Tempo Integral para os estudantes do Ensino Fundamental. Entendemos que o número que vagas para o Ensino Médio é suficiente para suprir a atual demanda e vamos trabalhar para o fortalecimento dessa oferta em outras etapas da Educação Básica”, destaca o secretário Hélio Daher.

Calendário

Conforme publicação já disponível no site da SED (Secretaria de Estado de Educação), o início do ano letivo de 2025 será no dia 7 de fevereiro, com as ações de formação dos profissionais antes do retorno dos estudantes, no período conhecido como Jornada Formativa.

A volta às aulas, com a presença dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, será no dia 17 de fevereiro.

Até quarta-feira: 1ª etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina semana que vem

Comunicação SED

Suspeito de executar homem em Selvíria é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

0
Foto: SIG Polícia Civil

Na manhã da última quinta-feira (02), a SIG (Seção de Investigação Geral) de Três Lagoas deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um jovem de 18 anos de idade, suspeito de matar um homem na cidade de Selvíria.

O crime ocorreu no dia 22/11/2024, quando um corpo foi encontrado jogado em uma estrada de terra, na zona rural daquele município.

O cadáver apresentava indícios de morte por execução, já que continha uma perfuração por projétil de arma de fogo, na região frontal da cabeça.

Equipes da Polícia Civil iniciaram as investigações, e dias depois, o suspeito compareceu na Delegacia de Polícia Civil de Selvíria e alegou ser o autor do crime, apresentando sua versão dos fatos.

Diante das incosistências e contradições, foi representado pela sua prisão preventiva, através da Polícia Civil de Selvíria, e após manifestação favorável do Ministério Público, o pedido restou deferido pela Vara do Juíz de Garantias, do Tribunal do Júri e da Execução Penal, da Comarca de Três Lagoas.

Após diversas diligências efetuadas pela SIG (Seção de Investigação Geral) e NRI (Núcleo Regional de Inteligência) de Três Lagoas, e por equipes da Delegacia de Polícia de Selvíria, o suspeito foi preso, após se apresentar na sede da SIG.

As investigações irão continuar e novas diligências serão realizadas, com um novo interrogatório do suspeito a ser realizado nos próximos dias.

Antes da prisão do suspeito, agentes da SIG e do NRI haviam procedido diligências e obtido informações sobre o possível envolvimento de outro indivíduo na morte da vítima.

Diante do coletado, a SIG de Três Lagoas representou pela expedição de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao indivíduo, o que também foi determinado judicialmente.

Diante da ordem judicial, no início da manhã de hoje, em ação conjunta entre as Policiais Civil e Militar, foi deflagrada uma operação policial para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados ao suspeito de ser o mandante do crime, quando foram apreendidos aparelhos celulares e computadores que serão analisados pelo NRI de Três Lagoas.

As diligências continuam no inquérito policial em trâmite pela Delegacia de Polícia Civil de Selvíria, com o apoio da SIG e NRI de Três Lagoas.

Ao final, os suspeitos poderão ser processados pelo crime de homicídio triplamente qualificado, pelo recurso que impossibilitou a defesa da vítima, pelo motivo torpe e mediante traição, com pena prevista de até 30 anos de reclusão.

Com informações do Delegado de Polícia Ricardo Henrique Cavagna – SIG/NRI

Mulher morre após colisão frontal com caminhão na BR-158, em Aparecida do Taboado

0
Foto: Campo Grande News

Na tarde desta sexta-feira (3), uma mulher identificada como Idevania de Paula, de 40 anos, perdeu a vida em um acidente na BR-158, próximo à cidade de Aparecida do Taboado.

De acordo com informações iniciais repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Campo Grande News, Idevania estava dirigindo uma caminhonete Toyota Hilux quando, por motivos ainda desconhecidos, perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com um caminhão Volvo.

A motorista da caminhonete morreu no local. Outra vítima, que não foi identificada, foi socorrida com ferimentos leves, mas ainda não se sabe se ela estava no carro de Idevania ou no caminhão envolvido no acidente.

No momento do acidente, chovia intensamente, o que pode ter prejudicado a visibilidade da pista e contribuído para a perda de controle do veículo.

Em entrevista a um site local, familiares da vítima informaram que Idevania estava a caminho de Paranaíba, cidade onde residia, após ter visitado Votuporanga, no interior de São Paulo.

Após o acidente, o trânsito na região ficou lento, mas equipes da PRF e da concessionária responsável pela rodovia trabalharam para organizar o tráfego. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia.

Água Clara e mais seis municípios de MS terão aumento no repasse do FPM em 2025

0
Foto: Água Clara MS

Em 2025, sete municípios de Mato Grosso do Sul serão contemplados com um aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizando R$ 18,056 milhões a mais.

Conforme o site Pix News MS, a mudança, resultante da recente atualização dos coeficientes de distribuição do fundo pelo Tribunal de Contas da União (TCU), beneficiará as cidades de Água Clara, Bataguassu, Bonito, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Naviraí e São Gabriel do Oeste.

No entanto, a medida também implicará uma redução no repasse para 72 municípios do estado. A reformulação do FPM, aprovada em novembro de 2024, levou em conta critérios como população e renda per capita para ajustar os coeficientes individuais de cada cidade.

Água Clara é a cidade que mais se destaca, com um aumento de R$ 4,292 milhões no repasse, passando de R$ 22,286 milhões para R$ 26,578 milhões. Bataguassu e Bonito também receberão incrementos de R$ 4,250 milhões cada, o que representará um importante reforço para as finanças municipais.

Embora algumas cidades tenham sido beneficiadas, a maioria dos municípios do estado enfrentará redução nos repasses do FPM. A reforma no cálculo do fundo manteve a porcentagem de 1,5% de Mato Grosso do Sul sobre o total nacional, o que resultou em um impacto negativo para muitos municípios menores.

Cidades como Ribas do Rio Pardo e Naviraí, que também terão aumento, poderão utilizar os recursos adicionais para investir em áreas prioritárias, como infraestrutura, saúde e educação.

A reforma do FPM buscou uma distribuição mais equilibrada, com base em uma combinação dos fatores de população e renda, o que poderá trazer benefícios no longo prazo para as localidades com aumento no repasse.

INVASÃO: Rixa entre famílias vizinhas motiva assassinato de homem no pimeiro dia do ano em MS

0
Foto: Midiamax

O homicídio de Wellington Castelo Xavier, 41 anos, no bairro Cervejaria, em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, foi atribuído a uma rixa antiga entre as famílias dos envolvidos.

Conforme o site Midiamax, o crime ocorreu na manhã do dia 1º de janeiro de 2025.

De acordo com o boletim de ocorrência, testemunhas relataram à polícia que dois homens invadiram o quintal da casa de Wellington, pulando o muro. Em seguida, a vítima tentou fugir do imóvel, mas foi interceptada por outros dois indivíduos que realizaram os disparos.

Mesmo ferido, Wellington tentou escapar, mas foi perseguido e caiu a cerca de 100 metros do local inicial.

Após o crime, os autores fugiram. A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas para realizar os levantamentos na cena do crime.

As investigações identificaram os suspeitos: um adolescente e três adultos de 20, 35 e 36 anos, todos da mesma família.

A polícia apurou que o assassinato foi motivado por desavenças antigas entre as famílias da vítima e dos autores, que são vizinhos e possuem um histórico de conflitos registrado em boletins anteriores.

Até o momento, os suspeitos não foram localizados. O caso foi registrado como homicídio qualificado por emboscada, traição ou outro recurso que impossibilite a defesa da vítima. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Buracos se espalham pelas ruas de Cassilândia durante período de chuvas e população reclama

0
Foto: Cassilândia Urgente

O período de chuvas tem agravado a situação das ruas de Cassilândia, especialmente na Vila Izanópolis, onde os buracos se multiplicam e dificultam a trafegabilidade. A deterioração da pavimentação tem gerado reclamações de moradores e motoristas que circulam pela região.

Nesta sexta-feira (3), a equipe do site Cassilândia Urgente esteve no local para registrar as condições das vias, que apresentam sinais evidentes de desgaste pela ação das chuvas constantes.

A expectativa da população é que, assim que o tempo se estabilize, a Prefeitura inicie os trabalhos de tapa-buracos de maneira intensiva para recuperar a malha viária e minimizar os transtornos causados.

De acordo com moradores, o problema é recorrente durante o período chuvoso e, embora reconheçam as dificuldades de realizar reparos em dias úmidos, pedem planejamento e agilidade na solução do problema.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura para informações sobre o cronograma de obras, mas não obteve retorno até o momento.

Processo seletivo unificado para mestrado e doutorado na UFMS recebe inscrições até 24 de janeiro

0
Foto: Divulgação/UFMS

São mais de 1,2 mil vagas em programas de diversas áreas de conhecimento para candidatos brasileiros e estrangeiros

Interessados em cursar mestrado ou doutorado na UFMS em 2025 têm até 24 de janeiro para se inscreverem na página da Pós-Graduação em posgraduacao.ufms.br. As oportunidades são para cursos stricto sensu de diversas áreas do conhecimento, oferecidos na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal.

“A pós-graduação traz muitos benefícios para os profissionais, entre eles: aprofundamento do conhecimento, por meio da especialização e domínio avançado do conteúdo, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e novas oportunidades de carreira”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio. “A pós-graduação da UFMS é pautada em padrões rigorosos de qualidade, oferecendo aos estudantes amplas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. A UFMS conta com professores e técnicos altamente qualificados para atendimento e suporte aos estudantes e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”, complementa.

De acordo com o pró-reitor, a formação de mestres e doutores contribui para a excelência acadêmica e reputação da Universidade. “As pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação resultam em publicações e inovações que elevam o prestígio institucional e dos profissionais envolvidos”, destaca.

Frazílio ressalta que a inscrição é gratuita e o edital contempla programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. “Novos cursos também estão disponíveis neste edital, como é o caso do Doutorado em Tecnologias Ambientais e Agronomia. As vagas estão distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e destinadas ao Programa Qualifica, para servidores ativos da UFMS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, diz.

O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e está disponível, pela primeira vez, em português, inglês e espanhol. “O edital abrange a seleção de estudantes brasileiros e estrangeiros, então é fundamental para o processo de internacionalização a divulgação do processo seletivo em inglês e em espanhol. A expectativa é de que a divulgação em idiomas estrangeiros possa ajudar na amplitude da divulgação do edital para alunos internacionais que estejam interessados em ingressar na pós-graduação da UFMS”, fala o diretor da Agência de Internacionalização Gustavo Câncio.

Como se inscrever

Para inscrição, o candidato deve selecionar, na página da Pós-Graduação, o botão “Inscrições Abertas”. Depois, optar pelo curso desejado e preencher a ficha de inscrição, indicar a modalidade de concorrência da vaga, anexar os documentos exigidos pelo programa escolhido e finalizar a inscrição. A previsão para divulgação da lista preliminar de inscritos é 27 de janeiro na página da Propp. Após o período de recursos, a homologação está prevista para o dia 31.

Os programas de pós-graduação terão de 3 a 21 de fevereiro para realizarem a avaliação de mérito do projeto/candidato e a avaliação da proficiência de línguas. A avaliação de mérito poderá ser composta por uma ou mais das seguintes fases: análise de currículo, análise de apresentação do pré-projeto, prova de conhecimentos específicos, uso de notas de provas nacionais da área e análise do histórico escolar. A prova de línguas será realizada on-line, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS no dia 3 de fevereiro.

O resultado final e convocação para matrícula estão previstos para publicação na página da Propp até 25 de fevereiro. A matrícula dos selecionados deverá ser realizada junto aos programas de pós-graduação entre 26 e 28 de fevereiro. A previsão de início dos cursos é 10 de março.

As dúvidas quanto à seleção poderão ser enviadas ao e-mail [email protected] e adicionalmente aos e-mails de cada curso. Os endereços podem ser acessados no edital.

Mais informações em: https://www.ufms.br/processo-seletivo-unificado-para-mestrado-e-doutorado-na-ufms-abre-inscricoes/

Polícia investiga afogamento menino de três anos encontrado em caixa d’água em MS

0
Foto: Campo Grande News

Em Caarapó, a 274 km de Campo Grande, um menino de 3 anos perdeu a vida no primeiro dia do ano ao se afogar em uma caixa d’água na casa onde morava.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (3) pelo site Campo Grande News, o irmão mais velho, de 14 anos, tentou salvá-lo desesperadamente, levando-o de bicicleta até a casa do avô, de onde seguiram de carro para o Hospital Beneficente São Matheus.

O acidente ocorreu enquanto o garoto brincava no quintal sob a supervisão do adolescente. Após entrar em casa, o menino subiu em uma rampa que dava acesso à caixa d’água e se afogou. Apesar dos esforços da equipe médica e de bombeiros, que realizaram os primeiros socorros, a criança não resistiu.

Uma testemunha próxima à família desmentiu boatos de que o acidente teria ocorrido durante uma festa e ressaltou o cuidado da mãe, descrita como uma mulher jovem e batalhadora. “Foi um minuto de descuido. A mãe era muito cuidadosa. Só Deus para confortar a família”, afirmou.

A Polícia Civil de Caarapó está tratando o caso como afogamento e continua as investigações.

Outra tragédia em Bonito

Na tarde de 31 de dezembro, em Bonito, a 297 km de Campo Grande, um menino de 6 anos morreu afogado em uma piscina de 40 cm de profundidade em um balneário. Apesar de medir 1,20 metro, a criança foi encontrada boiando minutos após o acidente.

O local contava com três salva-vidas, mas os esforços de reanimação, que duraram 1h30min, foram em vão. A família, residente em Dourados, estava na cidade para as celebrações de fim de ano.

Essas tragédias destacam a importância de atenção redobrada para prevenir acidentes, especialmente com crianças, e deixam um profundo pesar em Mato Grosso do Sul.

Abastecimento de água em Chapadão do Sul é prejudicado por 12 horas; saiba o motivo

0
Foto: Reprodução/Jovem Sul News

A Sanesul divulgou, nesta última quinta-feira (2), uma nota informando que uma bomba responsável pelo abastecimento de um importante reservatório, que fornece água para áreas como o centro, o Bairro Planalto e o Bairro Esperança de Chapadão do Sul, foi danificada.

Conforme o site Jovem Sul News, como resultado, houve uma queda na pressão da água, o que pode comprometer o abastecimento regular.

A recomendação da companhia é que os consumidores evitem o uso excessivo da água até que o problema seja solucionado. A previsão é que o reparo seja concluído em até 12 horas.

Uma equipe especializada de Paranaíba já está a caminho de Chapadão do Sul para realizar os reparos ou, se necessário, substituir o equipamento danificado, garantindo o retorno do bombeamento regular.

A Sanesul também reforça a importância de ter uma caixa d’água no imóvel, o que pode garantir o abastecimento contínuo durante interrupções temporárias, como é o caso desta emergência.

A companhia solicita a colaboração da população no sentido de evitar desperdícios de água e agradece pela compreensão. Para dúvidas ou mais informações, os consumidores podem entrar em contato com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, disponível 24 horas, pelo telefone gratuito: 0800 067 6010.

Mortes de professora campo-grandense e marido em acidente em MG gera comoção em Chapadão do Sul

0
Foto: PRF/Redes Sociais

O acidente que resultou na morte da professora campo-grandense Kelly Fernandes Romeiro e de seu marido Lutierri Silva de Lima, na BR-251, em Salinas, Minas Gerais, na última quarta-feira (1º), comoveu amigos e familiares em Mato Grosso do Sul.

Conforme o site Midiamax, o casal estava casado desde 2010, e Lutierri era natural de Santo Ângelo (RS). Eles viveram anteriormente em Chapadão do Sul, onde Kelly lecionava e Lutierri gerenciava uma empresa.

No momento do acidente, residiam em Chapadão do Céu (GO), cidade localizada a aproximadamente 1.400 km de Salinas.

Na manhã de quinta-feira (2), amigos e ex-colegas de trabalho de Kelly e Lutierri, residentes em Mato Grosso do Sul, prestaram homenagens nas redes sociais, lembrando com carinho os bons momentos vividos ao lado do casal.

“Estou sem acreditar. Meus amigos Kelly Fernandes Romeiro e Lutierri Silva de Lima faleceram em um acidente de moto em MG. Todos estamos sem chão! Só Deus para confortar a todos neste momento de muita dor”, escreveu uma amiga de Kelly e Lutierri.

Uma ex-professora de Campo Grande também lamentou a perda: “Aos familiares e amigos de Kelly Fernandes Romeiro, minha ex-orientada, ex-aluna e amiga, e de seu marido Lutierri Silva de Lima, meu abraço fraterno.”

Outra colega de trabalho de Kelly relembrou o primeiro dia de aula da professora em Chapadão do Sul, destacando sua educação e amizade: “Kelly Fernandes Romeiro, grata por cada momento que passamos juntas. Você sempre foi educada e amigável. Descanse em paz. Que Deus conforte seus familiares.”

O acidente

O acidente aconteceu quando a moto em que Kelly e Lutierri viajavam foi atingida por uma caminhonete. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da caminhonete invadiu a pista contrária e colidiu com a moto do casal no km 319. Ambos foram arremessados pela força do impacto.

Lutierri morreu no local, enquanto Kelly, que sofreu ferimentos no fêmur e dor abdominal, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela faleceu devido a uma parada cardíaca enquanto era transportada ao hospital.

Gusttavo Lima anuncia interesse na Presidência e gera reações de Bolsonaro e Caiado: “Traição”

0
Foto: Instagram

O cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou a intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, surpreendendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). A declaração foi considerada por ambos como uma “traição”.

Fontes próximas a Bolsonaro e Caiado afirmaram que nenhum deles tinha conhecimento das ambições presidenciais de Lima. “O meu nome está à disposição, caso o país venha a precisar”, declarou o cantor, por meio de sua assessoria, em resposta à CNN. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal Metrópoles.

Em conversas anteriores, Lima teria manifestado interesse apenas em uma candidatura ao Senado, conforme relataram interlocutores. O mesmo tema teria sido discutido com Caiado durante uma celebração do aniversário do cantor nas ilhas gregas.

Nesta quinta-feira (2), Caiado afirmou à CNN que vê com “normalidade” a possibilidade de Lima disputar a Presidência. Gusttavo Lima, que apoiou publicamente Bolsonaro nas eleições de 2022, também recentemente defendeu o coach Pablo Marçal (PRTB) como candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.

Apesar de sua assessoria negar contatos formais com partidos, membros do União Brasil e do PP, liderado por Ciro Nogueira, confirmaram sondagens. Antes de declarar-se possível candidato ao Planalto, Lima já havia explorado uma possível filiação ao PL, partido de Bolsonaro.

PM’s disseram que tentaram usar bala de borracha antes de matar homem em surto em Rio Verde de Mato Grosso (MS)

0
Foto: Top Mídia News

Em Rio Verde de Mato Grosso, Marcos Eduardo de Aguilera e Silva, de 41 anos, foi morto por policiais militares após um surto. Segundo o site Top Mídia News, o incidente ocorreu depois que ele tentou se suicidar com uma serra elétrica e, em seguida, tentou atacar os policiais.

Na quarta-feira (1º), Marcos foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) após o primeiro surto e ferimento. Apesar de ser informado sobre a necessidade de transferência para Campo Grande devido à gravidade da lesão, ele se recusou a ser transferido e deixou o hospital.

Na quinta-feira (2), Marcos teve outro surto e tentou se matar novamente, agora com uma serra elétrica e outra ferramenta de trabalho. A família, preocupada, acionou o Samu, que encontrou Marcos no banheiro da residência. Os socorristas, então, pediram o apoio da Polícia Militar.

Ao chegar, os policiais tentaram negociar com Marcos, mas ele começou a ameaçar a equipe. Ele saiu do banheiro e avançou contra os policiais, que, para tentar conter a situação, usaram bala de borracha. No entanto, Marcos seguiu em direção aos agentes e acabou baleado.

Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento e faleceu. A Perícia e a Polícia Civil estiveram no local para investigar as circunstâncias do caso.

Eldorado Brasil é pioneira em ação para dar mais segurança no transporte de madeira

0
Foto: Divulgação/Assessoria Eldorado Brasil

Caminhões recebem adesivos para alertar sobre pontos sem visibilidade

A Eldorado Brasil Celulose, uma das empresas mais inovadoras do setor, reforça seu compromisso com a segurança rodoviária e a responsabilidade para um trânsito mais seguro. A partir desse mês, os caminhões de transporte da madeira passam a ter adesivos com o alerta para os pontos sem visibilidade, que são áreas fora da visibilidade do motorista, pois mesmo os espelhos retrovisores não conseguem captar determinadas áreas ao redor do caminhão. A iniciativa é inédita no setor em Mato Grosso do Sul e tem como principal objetivo proteger vidas e conscientizar os motoristas, de maneira geral, sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

“Esse adesivo demonstra a preocupação da empresa com a vida de todos que estão no trânsito. Ele vai alertar sobre o perigo para quem fica nesses pontos sem visibilidade. No dia a dia, a gente percebe uma desatenção e uma falta de percepção por parte de algumas pessoas em relação ao tamanho do veículo e do risco que correm ficando em locais onde o motorista não tem a visão delas”, afirma Emílio da Costa Ribeiro, motorista de tritrem, há dois anos na função.

Os adesivos estão colocados nas portas laterais dos caminhões e na altura dos olhos de quem está do lado de fora dos veículos.

“O aviso no adesivo é um alerta importante e que reforça para o fato de que, naquele ponto sinalizado, o motorista pode não estar vendo todos os veículos e pessoas no seu entorno. E para que todos redobrem a atenção”, complementa Rebeca Torrell, Coordenadora de Qualidade e Segurança Trabalho da Eldorado Brasil.

“Muitos imaginam que por estarmos em um veículo maior e mais alto, a gente consiga ver tudo que acontece do lado de fora, mas isso é mito. Temos diferentes pontos sem visibilidade. Eu acredito que, quem parar ao lado e ver os adesivos, terá mais conscientização do risco, irá manter a distância e ficar nos locais corretos. Os adesivos vão nos ajudar muito em termos mais segurança e preservar vidas no trânsito”, disse a motorista de tritrem, Letícia de Lima Rios, que também faz parte da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – na Eldorado Brasil.

Os alertas já estão sendo adesivados em toda a frota de transportes de madeira e biomassa. “A política de segurança da Transportadora Eldorado tem como princípio valorizar e respeitar a vida de cada colaborador e todos os envolvidos direta ou indiretamente com o processo de transportes de madeira e biomassa. Esta é mais uma ação que reforça nossa preocupação com a segurança e responsabilidade no trânsito. Todos ganham com esse pioneirismo da Eldorado Brasil, que será exemplo para todo o setor de transportes”, destaca Marcius Braga, diretor da Transportadora Eldorado Brasil.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Motorista embriagado colide com placa de sinalização em Chapadão do Sul

0
Foto: MS Todo Dia

Na noite da última quinta-feira (2), por volta das 20h30, um motorista de 66 anos, conduzindo um caminhão caçamba de cor branca, colidiu contra uma placa de sinalização na Avenida Seis, com a Rua Treze, no centro de Chapadão do Sul. Conforme o site MS Todo Dia, o condutor apresentava sinais evidentes de embriaguez.

A Polícia Militar foi acionada para o local e encontrou o motorista caído no chão. O Corpo de Bombeiros foi chamado e socorreu o homem, encaminhando-o ao hospital devido a um corte na cabeça.

Após atendimento médico, o motorista foi levado à delegacia, onde se recusou a realizar o teste do bafômetro. No entanto, diante dos sinais visíveis de embriaguez, foi elaborado um termo de constatação. O caminhão foi liberado para um condutor sóbrio e habilitado, e o caso segue para as devidas providências legais.

Homem de 31 anos é preso por mandado de prisão em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

Na noite de quinta-feira (2), por volta das 22h, policiais da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas realizaram a prisão de um homem de 31 anos.
A prisão ocorreu durante patrulhamento preventivo nas proximidades do condomínio Músico Pereira Barreto.

O indivíduo foi abordado após demonstrar atitude suspeita. Durante a consulta aos sistemas policiais, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Júri e Execução Penal de Três Lagoas.

Após ser dada voz de prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia para que as medidas legais fossem tomadas.

Homem é preso por tráfico de drogas e autuado por furto de água e luz em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), por meio de uma equipe da Força Tática, prenderam, na tarde de quinta-feira (2), por volta das 16h, um homem de 36 anos por tráfico de drogas no bairro Jardim Paranapungá, em Três Lagoas.

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na rua Cezar Lajes Canela, os policiais avistaram um indivíduo conhecido por antecedentes criminais relacionados ao tráfico de drogas e roubo, além de denúncias indicando a prática de comércio de entorpecentes.

O suspeito estava em atitude suspeita na companhia de outros dois homens. Ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram fugir, mas foram rapidamente interceptados e detidos.

Na abordagem, foi encontrada com o principal suspeito uma pedra de crack.

Questionado, ele admitiu realizar tráfico de drogas em sua residência. No local, os policiais localizaram uma porção de crack de 13,5 gramas, quantidade suficiente para ser fracionada em 45 porções individuais.

Durante a vistoria na residência, os agentes também identificaram irregularidades no fornecimento de água e energia elétrica, configurando furto.

A perícia foi acionada e confirmou as infrações. A empresa Sanesul, que já havia notificado o endereço, realizou o corte do fornecimento de água. A Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, foi informada e tomará as medidas necessárias para o desligamento.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde ficaram à disposição das autoridades para as providências cabíveis.

Em Santa Rita do Pardo, homem é preso pelo DOF por tráfico de drogas

0
Foto: DOF Polícia Militar

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na madrugada desta sexta-feira (3), um homem de 29 anos de idade por tráfico de drogas. Ele seguia em um veículo GM Celta preto carregado com 22 quilos de maconha.

Os militares faziam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-040, quando deram a ordem de parada ao condutor que desobedeceu, acelerou o veículo e seguiu em alta velocidade em direção à cidade de Santa Rita do Pardo.

Vídeo: DOF Polícia Militar

Alguns quilômetros depois, o homem perdeu o controle da direção de saiu da pista, abandonou o veículo e tentou correr a pé, mas foi alcançado e detido. Questionado sobre a droga, ele contou pegou o Celta já carregado em Campo Grande e que foi contratado para entregá-lo em Santa Rita do Pardo.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil da referida cidade. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 60mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Serviço

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Mulher tem celular furtado enquanto passava em frente a conveniência em Ilha Solteira

0
Foto: Unsplash

Uma mulher foi vítima de furto na noite de ontem, quando passava em frente a uma conveniência localizada na Avenida Brasil Sul, em Ilha Solteira.

Conforme divulgou nesta última quinta-feira (2) o site Ilha de Notícias, a ladrão se aproximou, arrancou o celular do bolso da vítima e fugiu rapidamente.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil, a mulher também teve um carregador puxado das mãos, mas não conseguiu reagir a tempo.

A vítima descreveu o criminoso como “possível morador de rua” ou “usuário de drogas”. A polícia segue investigando o caso, com diligências para identificar e localizar o autor do furto.

Jovem invade residência de ex-companheira, a fere e a ameaça com faca antes de fugir em Chapadão do Sul

0
Foto: Jovem Sul News

Na manhã da última quarta-feira (1º), a Polícia Militar foi acionada para atender um caso de violência doméstica em uma residência localizada na Rua Itaúna do Sul, no bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul.

De acordo com relatos da vítima ao site Jovem Sul News, uma jovem de 22 anos, seu ex-companheiro, de 24 anos, invadiu a casa armado com uma faca, fazendo ameaças de morte.

Durante o ataque, ele feriu o braço esquerdo da jovem, além de danificar seu celular e uma televisão. Após o ocorrido, o agressor fugiu, tomando rumo desconhecido.

Apesar das diligências realizadas pela Polícia Militar na cidade, o autor do crime não foi localizado até o fechamento desta edição.

A vítima foi levada ao Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul para receber cuidados médicos. Em seguida, foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado o boletim de ocorrência e tomadas as medidas cabíveis.

O caso segue sob investigação, e as autoridades reforçam a importância de denúncias para combater a violência doméstica na região.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.