15.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 724

Homem é preso por tráfico de drogas e autuado por furto de água e luz em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), por meio de uma equipe da Força Tática, prenderam, na tarde de quinta-feira (2), por volta das 16h, um homem de 36 anos por tráfico de drogas no bairro Jardim Paranapungá, em Três Lagoas.

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na rua Cezar Lajes Canela, os policiais avistaram um indivíduo conhecido por antecedentes criminais relacionados ao tráfico de drogas e roubo, além de denúncias indicando a prática de comércio de entorpecentes.

O suspeito estava em atitude suspeita na companhia de outros dois homens. Ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram fugir, mas foram rapidamente interceptados e detidos.

Na abordagem, foi encontrada com o principal suspeito uma pedra de crack.

Questionado, ele admitiu realizar tráfico de drogas em sua residência. No local, os policiais localizaram uma porção de crack de 13,5 gramas, quantidade suficiente para ser fracionada em 45 porções individuais.

Durante a vistoria na residência, os agentes também identificaram irregularidades no fornecimento de água e energia elétrica, configurando furto.

A perícia foi acionada e confirmou as infrações. A empresa Sanesul, que já havia notificado o endereço, realizou o corte do fornecimento de água. A Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, foi informada e tomará as medidas necessárias para o desligamento.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde ficaram à disposição das autoridades para as providências cabíveis.

Em Santa Rita do Pardo, homem é preso pelo DOF por tráfico de drogas

0
Foto: DOF Polícia Militar

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na madrugada desta sexta-feira (3), um homem de 29 anos de idade por tráfico de drogas. Ele seguia em um veículo GM Celta preto carregado com 22 quilos de maconha.

Os militares faziam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-040, quando deram a ordem de parada ao condutor que desobedeceu, acelerou o veículo e seguiu em alta velocidade em direção à cidade de Santa Rita do Pardo.

Vídeo: DOF Polícia Militar

Alguns quilômetros depois, o homem perdeu o controle da direção de saiu da pista, abandonou o veículo e tentou correr a pé, mas foi alcançado e detido. Questionado sobre a droga, ele contou pegou o Celta já carregado em Campo Grande e que foi contratado para entregá-lo em Santa Rita do Pardo.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil da referida cidade. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 60mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Serviço

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Mulher tem celular furtado enquanto passava em frente a conveniência em Ilha Solteira

0
Foto: Unsplash

Uma mulher foi vítima de furto na noite de ontem, quando passava em frente a uma conveniência localizada na Avenida Brasil Sul, em Ilha Solteira.

Conforme divulgou nesta última quinta-feira (2) o site Ilha de Notícias, a ladrão se aproximou, arrancou o celular do bolso da vítima e fugiu rapidamente.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil, a mulher também teve um carregador puxado das mãos, mas não conseguiu reagir a tempo.

A vítima descreveu o criminoso como “possível morador de rua” ou “usuário de drogas”. A polícia segue investigando o caso, com diligências para identificar e localizar o autor do furto.

Jovem invade residência de ex-companheira, a fere e a ameaça com faca antes de fugir em Chapadão do Sul

0
Foto: Jovem Sul News

Na manhã da última quarta-feira (1º), a Polícia Militar foi acionada para atender um caso de violência doméstica em uma residência localizada na Rua Itaúna do Sul, no bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul.

De acordo com relatos da vítima ao site Jovem Sul News, uma jovem de 22 anos, seu ex-companheiro, de 24 anos, invadiu a casa armado com uma faca, fazendo ameaças de morte.

Durante o ataque, ele feriu o braço esquerdo da jovem, além de danificar seu celular e uma televisão. Após o ocorrido, o agressor fugiu, tomando rumo desconhecido.

Apesar das diligências realizadas pela Polícia Militar na cidade, o autor do crime não foi localizado até o fechamento desta edição.

A vítima foi levada ao Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul para receber cuidados médicos. Em seguida, foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado o boletim de ocorrência e tomadas as medidas cabíveis.

O caso segue sob investigação, e as autoridades reforçam a importância de denúncias para combater a violência doméstica na região.

POSSÍVEL GOLPE: Prefeitura de Três Lagoas não tem vínculo com supostos cursos do Projeto Brasil Educa+

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas alerta a população sobre possível golpe em redes sociais. Uma página intitulada “Projeto Brasil Educa+” está oferecendo diversos cursos, utilizando inclusive a imagem do Paço Municipal, para atrair interessados.

A Administração Municipal esclarece que não possui qualquer vínculo com o referido projeto e que os cursos oferecidos pela Prefeitura são divulgados exclusivamente através dos canais oficiais:

Instagram: @nossatreslagoas
Facebook: @prefeituratl
Portal Oficial: www.treslagoas.ms.gov.br

A Prefeitura recomenda que a população:

  1. Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
  2. Verifique a autenticidade das informações em fontes confiáveis;
  3. Não forneça dados pessoais ou financeiros sem antes confirmar a legitimidade da oferta.

A prática de utilizar imagens e nomes de órgãos públicos para enganar a população é conhecida como “phishing” e pode ter como objetivo a coleta de dados pessoais ou a aplicação de golpes financeiros.

Diante dessa situação, a Prefeitura de Três Lagoas orienta a população a denunciar qualquer página ou perfil suspeito nas redes sociais e a procurar os canais oficiais da Prefeitura para obter informações precisas sobre os serviços oferecidos.

Enxame de abelhas mata dois cães e deixa três pessoas feridas em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Na última quarta-feira (1º), um ataque de abelhas resultou na morte de dois cães e deixou três pessoas feridas no bairro Campo Verde, em Nova Andradina.

De acordo com um morador da região ao Midiamax, o incidente começou quando crianças mexeram em uma colmeia localizada em um terreno baldio. O enxame se espalhou rapidamente, invadindo diversas casas e causando pânico entre os moradores.

Os cães atingidos não resistiram às picadas e morreram no local. Já as três pessoas que caminhavam pela rua no momento do ataque foram picadas e precisaram ser encaminhadas para atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que as casas estavam tomadas pelas abelhas. Para conter o enxame, os militares utilizaram fogo para exterminar a colmeia no terreno baldio.

Segundo informações do Jornal da Nova, outros cães também foram atacados, mas estão fora de perigo.

Mais de 2,3 milhões de preservativos e 120 mil testes: os números do combate ao HIV em MS

0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Distribuição de preservativos internos e externos, testes rápidos e fórmula infantil reforçam a prevenção e assistência prestada no ano de 2024

O ano de 2024 foi de avanços significativos no combate ao HIV em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos externos, 40 mil preservativos internos e 120 mil testes rápidos para HIV aos municípios, consolidando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce.

Também foram fornecidas 4 mil latas de fórmula infantil para crianças expostas ao HIV, reforçando as ações de prevenção da transmissão vertical. As ações estratégicas incluíram ainda a ampliação da testagem rápida em todas as unidades básicas de saúde e a oferta de profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). Atualmente, 10.936 pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso do Sul estão em tratamento pela SES.

“O Governo por intermédio da SES tem investido não apenas em insumos, mas também em conscientização, acesso e dignidade para as pessoas vivendo com HIV. Com o arsenal terapêutico que temos hoje e as estratégias de prevenção combinada temos conseguido oferecer qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus”, detalha a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Tebet. Ela ressalta ainda que diagnósticos precoces e tratamentos oportunos são fundamentais para reduzir a transmissão do HIV e garantir um cuidado integral e humanizado.

Indetectável é igual a intransmissível

Em todo o País, cerca de 700 mil pessoas estão em tratamento, segundo o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério a Saúde. No Mato Grosso do Sul, balanço parcial do Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificação) aponta 628 novos casos de HIV registrados no ano de 2024, com 321 destes tendo diagnóstico de Aids e o registro de 157 mortes em decorrência da doença.

Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica da SES, o tratamento oportuno e o combate ao estigma são pilares indispensáveis para enfrentar o desafio. A Aids é causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido de diversas formas: relações sexuais sem proteção, transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação, e pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes.

É essencial entender que ter o vírus HIV não significa ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da infecção, quando o sistema imunológico fica extremamente debilitado, deixando a pessoa vulnerável a doenças graves, como pneumonia e tuberculose.

Se uma pessoa vivendo com HIV/Aids está em tratamento antirretroviral, o vírus torna-se indetectável. A partir disso, estudos recentes mostram que a doença, ao ser indetectável, também se torna intransmissível, portanto, pessoas vivendo com HIV e com carga viral indetectável por pelo menos seis meses não transmitem o vírus por via sexual.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Mulher de 46 anos é socorrida com faca cravada no ombro após agressão do ex-companheiro em MS

0
Foto: Campo Grande News

Na madrugada da última quinta-feira (2), uma mulher de 46 anos foi agredida pelo ex-companheiro, um rapaz de 28 anos, no Bairro Jockey Clube, em Porto Murtinho, cidade localizada a 439 quilômetros de Campo Grande. Conforme o site Campo Grande News, a vítima foi encontrada com uma faca cravada no ombro esquerdo, e o autor do crime está sendo procurado pela polícia.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar foi acionada por volta da meia-noite por uma testemunha que presenciou a briga do casal na esquina de sua casa. A testemunha relatou que a luta corporal entre os dois continuou até adentrarem o terreno de sua residência.

Durante o confronto, o agressor desferiu um chute que derrubou a mulher. Em seguida, ele golpeou-a com uma faca no ombro esquerdo antes de fugir. A vítima permaneceu no local, ferida e com o objeto ainda preso em seu corpo. O socorro foi acionado pela testemunha.

Quando os policiais chegaram ao local, a equipe do Corpo de Bombeiros já prestava atendimento à vítima, que gritava de dor devido à gravidade do ferimento. A mulher foi encaminhada para o hospital da cidade, onde passou por procedimento cirúrgico para retirar a faca.

Apesar das diligências realizadas, o autor não foi localizado. Posteriormente, os policiais retornaram ao hospital e foram informados de que a vítima havia sido transferida para Campo Grande devido à gravidade do ferimento. O caso foi registrado na delegacia local como tentativa de feminicídio e segue em investigação.

Primeiro final de semana do ano começa com sol e possibilidades de chuvas

0
Foto: Roberta Martins

A previsão do tempo para a primeira sexta-feira (3) de 2025 é de sol com altas temperaturas, porém ao longo do dia existe a possibilidade de um aumento da nebulosidade e de chuvas de intensidade fraca a moderada. Há ainda, previsão de acumulados de chuvas significativos, que podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. De acordo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), esta situação meteorológica ocorre devido a aproximação e o avanço de uma frente fria, aliada a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 32°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste esperam-se mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 27°C e 31°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 33°C. Na Capital, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 28°C.

O domingo (5), em grande parte do Estado, a previsão indica predomínio de sol e variação de nebulosidade. Nas regiões Centro-Norte, Pantaneira e Bolsão há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada devido ao avanço da frente fria. Não descarta-se que,pontualmente, possam ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 18°C e 22°C e máximas entre 31°C e 35°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste esperam-se mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 31°C e 34°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 33°C. Em Campo Grande, mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 29°C e 31°C.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fechamento de 2024: Nove deputados de PL e Novo têm menos de 20% de votos de acordo com o governo Lula

0
Julia Zanatta (E) e Chris Tonietto (D) foram as parlamentares que menos votaram conforme orientação do governo Lula. (Foto: Reprodução/Diário do Poder)

Com o encerramento de mais um ano legislativo, nove deputados de dois partidos, PL e Novo, deram menos de 20% dos votos conforme a orientação do governo Lula.

Conforme a coluna do Jornalista Cláudio Humberto, Chris Tonietto (PL-RJ) e Julia Zanatta (PL-SC) lideram a oposição mais fiel, com apenas 17% de taxa de governismo.

Seguem-se Carol de Toni (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS) e Ricardo Salles (Novo-SP), todos com 18% de taxa. Surpreendentemente, esse índice é até melhor do que o de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que votou com o Planalto em 21% das vezes.

Gilson Marques (Novo-SC), Gustavo Gayer (PL-GO), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Rodolfo Nogueira (PL-MS) têm 19% de governismo. Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Delegado Ramagem (PL-RJ) e Sargento Gonçalves (PL-RN) encerram a lista com 20%.

No Senado, o maior opositor é o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Rep-RS), que seguiu 43% dos votos alinhados com o governo Lula. Jorge Seif (PL-SC), Magno Malto (PL-ES) e Rogério Marinho (PL-RN), com 45% de governismo, completam o topo dos maiores opositores.

Idosa de 82 anos fica gravemente ferida em atropelamento em Chapadão do Sul

0
Foto: Unsplash

Na noite da última terça-feira (31), uma idosa de 82 anos foi gravemente ferida ao ser atropelada por uma motocicleta CG-125 no centro de Chapadão do Sul.

Conforme o site Jovem Sul News, o acidente aconteceu na esquina da Avenida Onze com a Rua Quatorze, em frente à Praça de Eventos, enquanto a idosa, identificada como L.W., se dirigia à Igreja São Pedro Apóstolo para participar da missa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e informou que a idosa sofreu fraturas completas da tíbia e fíbula (canela), além de possíveis fraturas no fêmur e no nariz. Havia grande quantidade de sangue no local. Ela foi imediatamente levada ao PAM (Pronto Atendimento Médico) do Hospital Municipal de Chapadão do Sul.

Segundo os Bombeiros, o motociclista não sofreu ferimentos e não necessitou de atendimento. A Polícia Militar também foi acionada, tomando as medidas administrativas necessárias sobre o ocorrido.

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 

0

O ano de 2025 já começou e muitas prefeituras da região do Bolsão começaram o mês de janeiro com novos prefeitos. O Vale da Celulose segue disparando a economia de Mato Grosso do Sul e em suas gestões quem assume a cadeira do Executivo vai precisar lidar com os desenvolvimentos das cidades.

Em Três Lagoas, cidade pioneira no Estado quando o assunto é celulose, é um dos municípios que terá troca de chefia na Prefeitura. Ângelo Guerreiro (PSDB) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos. Quem assumiu a gestão foi o ex-presidente da Câmara e também tucano, o médico Cassiano Maia.

Maia, no primeiro dia de mandato, como já estava previsto, publicou um decreto que determina a exoneração coletiva dos servidores municipais comissionados. No documento, o tucano adianta que a medida visa atender os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

BRASILÂNDIA

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 
(Assessoria)

Em Brasilândia, quem assume a prefeitura em 2025 é Márcia Regina do Amaral Schio e a, Antônio de Pádua Thiago (MDB), deixa o cargo do Executivo. Durante a posse, Márcia agradeceu a Deus e a família pela conquista e se emocionou durante o depoimento.

“Vamos fazer um projeto político onde as pessoas são prioridades no nosso governo. Foram 4.279 votos de confiança. Isso só aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. As pessoas querem mudanças com responsabilidade e assim vai ser. Vamos ter muito trabalho e vamos dar o nosso melhor. Vamos governar para toda a nossa gente”, disse.

BATAGUASSU

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 

Em Bataguassu, cidade que em breve deve abrigar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), após mais de meio século de serviço público, Akira Otsubo (MDB), deixa a prefeitura da cidade e quem assume é Wanderleia Caravina (PSDB). A tucana inovou e colocou um secretariado só de mulheres em sua gestão. 

INOCÊNCIA

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 
(Divulgação)

Em Inocência, cidade onde a gigante Chilena Arauco está sendo instalada, quem continua à frente da chefia municipal é Toninho da Cofapi, do PP, que deve continuar ajudando com as obras, geração de emprego e desenvolvimento da cidade. 

“Estar aqui não é fácil, só quem disputa uma eleição sabe como é. Cada degrau que conseguimos foi importante e nunca mudei a minha maneira de ser. Eu tenho o cargo que a população me confiou como uma missão de servir ao próximo e não para ser servido. Nós vamos executar aquilo que a população precisa, colocando o chinelo da humildade para cuidar do povo. Temos um desafio muito grande”, disse o prefeito Toninho.

RIBAS

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 
Assessoria

Já em Ribas do Rio Pardo, município em que a Suzano entrou em operação em 2024, Roberson Moureira, do PSDB, foi eleito e João Alfredo (PT) deixa o cargo do Executivo agora, em dezembro.

“Vivemos um momento histórico para Ribas do Rio Pardo. Tomamos posse com o compromisso de trabalhar incansavelmente para construir uma cidade melhor para todos. Vamos juntos”, publicou Roberson em uma rede social.

ÁGUA CLARA

Ano começou com novas chefias nas prefeituras do Bolsão; veja quem fica à frente do Executivo 
(Divulgação)

Em Água Clara, cidade que vai abrigar uma Bracell, Gerolina da Silva Alves (PSDB) foi reeleita prefeita e segue no mandato à frente do Executivo até 2029.

PRF encerra Operação Ano Novo 2024 no MS

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Ano Novo 2025 no Mato Grosso do Sul.

De 27 de dezembro a 1 de janeiro de 2025, a PRF registrou 20 sinistros, sendo 8 considerados graves. 26 pessoas ficaram feridas e 2 morreram. Como comparativo, durante o feriado de Ano Novo em 2023 foram registrados 22 sinistros, 5 graves, 29 feridos e 4 mortes. 

Nos flagrantes de trânsito, a PRF registrou 1.194 infrações, com destaque para a falta do uso de cinto de segurança, transporte de crianças fora do dispositivo de segurança, ultrapassagens proibidas e excesso de velocidade. As fiscalizações com radares registraram 1.526 flagrantes de excesso.

Nos comandos de alcoolemia, os policiais rodoviários federais realizaram 5.049 testes de alcoolemia. 48 condutores foram flagrados dirigindo após consumir álcool, destes, 4 foram presos.

Em MS, Inocência se destaca na geração de empregos em 2024; veja registros em outros municípios

0
Foto: Álvaro Rezende

Entre janeiro e novembro de 2024, Mato Grosso do Sul registrou um saldo positivo de 26.776 empregos formais, de acordo com o Observatório do Trabalho de MS.

Conforme divulgou o site Ap. Taboado, o município de Inocência se destacou na geração de empregos, com a criação de 604 vagas, seguido por Campo Grande (321) e Itaquirai (187).

O crescimento de Inocência foi impulsionado pelo fortalecimento dos pequenos negócios e pela instalação da fábrica da multinacional chilena Arauco, que obteve licença de instalação em maio de 2024. A chegada da empresa deve aumentar a demanda por mão de obra qualificada nos próximos anos.

Entretanto, algumas cidades apresentaram quedas significativas, como Três Lagoas (-405), Naviraí (-268) e Ribas do Rio Pardo (-184). O setor de Serviços liderou a criação de vagas no estado, com 50,36% das novas posições, seguido pela Indústria (30,02%), Comércio (18,64%) e Agropecuária (13,99%).

Em termos de escolaridade, os empregos exigindo ensino médio completo representaram 204 postos, seguidos por vagas para ensino superior completo (121). No entanto, o ensino superior incompleto apresentou saldo negativo (-35).

No cenário nacional, o Brasil apresentou uma taxa de desemprego de 6,1% no trimestre móvel encerrado em novembro, o menor índice desde 2012, segundo a PNAD Contínua do IBGE. Isso equivale a 6,8 milhões de pessoas em busca de trabalho, o menor número desde 2014.

O secretário estadual Jaime Verruck destacou o bom desempenho do setor de Serviços em MS, embora tenha apontado as sazonalidades que influenciam os setores de Agropecuária e Construção.

Com uma taxa de desocupação de 3,8% no último levantamento estadual, Mato Grosso do Sul segue sendo um dos estados com os melhores índices de emprego no Brasil. Novos dados serão divulgados em janeiro de 2025, apresentando os avanços e desafios para o mercado de trabalho.

Após tentar se matar, homem em surto é morto após avançar contra policiais em Rio Verde de Mato Grosso (MS)

0
Foto: Sidney Assis

Um homem de 41 anos, identificado como Marcos Eduardo de Aguilera e Silva, foi morto a tiro no início da tarde desta quinta-feira (2), em Rio Verde de Mato Grosso (MS). Conforme o site Campo Grande News, ele estava em surto e tentou suicídio no banheiro de sua casa, utilizando uma serra elétrica e outra ferramenta.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), no último dia 22 de dezembro, Marcos já havia tentado tirar a própria vida. Na ocasião, foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado ao hospital, mas recusou transferência para Campo Grande e decidiu ir embora, afirmando não querer tratamento.

Nesta quinta-feira, o homem voltou a entrar em surto e a família acionou o Samu, que constatou que ele estava trancado no banheiro da residência. Diante da situação, os socorristas solicitaram apoio da PM.

Ao chegar ao local, os policiais tentaram dialogar com Marcos, que, percebendo a presença da equipe, começou a ameaçá-los. Apesar do uso de balas de borracha para contê-lo, ele avançou contra os militares e foi atingido por um disparo.

Marcos foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento e morreu. A perícia e a Polícia Civil estiveram no local para os procedimentos de praxe.

Jovem é morto a punhalada pelo irmão durante festa de Réveillon em MS

0
Foto: Redes Sociais

Giovani, de 22 anos, foi assassinado a facadas pelo próprio irmão, de 24 anos, durante a festa de Réveillon em Caracol, a 384 km de Campo Grande. Conforme o site Midiamax, o crime ocorreu entre a noite de terça-feira (31) e a madrugada de quarta-feira (1º).

De acordo com o delegado Renato Fazza, titular da unidade de Bela Vista e responsável pelo caso, os irmãos estavam reunidos com a família em uma casa para comemorar a chegada do Ano Novo. No entanto, uma discussão entre os dois começou após consumo excessivo de álcool pelo irmão mais velho, no quintal da residência.

Durante o desentendimento, o suspeito foi para dentro da casa, pegou um punhal e voltou ao quintal, onde golpeou Giovani no peito. A vítima foi socorrida e levada ao hospital de Caracol, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito foi preso em flagrante pela polícia e levado à delegacia. O delegado solicitou a prisão preventiva do irmão mais velho, que deve passar por audiência de custódia nos próximos dias.

Governo de MS lança edital histórico de 7 milhões para o esporte, avança na inclusão e aprimora Bolsa Atleta

0
Foto: arquivo/Fundesporte

O ano de 2024 foi marcante para o esporte sul-mato-grossense. O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou ações que vão desde investimentos robustos até iniciativas de inclusão e festivais inovadores, além de reforçar o esporte como ferramenta de transformação social. 

Entre os destaques, estão a destinação de R$ 7 milhões para projetos esportivos por meio de edital histórico, a atualização da lei estadual que fundamenta os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, e a realização de festivais que mobilizaram milhares de pessoas pelo estado. 

Edital de R$ 7 milhões impulsiona o esporte

O Governo do Estado deu importante passo para fortalecer o esporte no estado ao lançar o edital “Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em Mato Grosso do Sul”. Com um investimento de R$ 7 milhões, o edital foi estruturado para contemplar três manifestações esportivas: formação, vivência e excelência, abrangendo iniciativas voltadas para diferentes níveis e modalidades do esporte.

O recurso foi distribuído entre sete categorias estratégicas: o esporte como ferramenta de transformação social, promovendo inclusão e impacto comunitário; as modalidades de aventura, que valorizam atividades ao ar livre e exploram o potencial natural do estado; a avaliação da saúde e desempenho de atletas, garantindo avanços técnicos e cuidados com o bem-estar esportivo; e o esporte de rendimento, tanto na fase infantojuvenil quanto na adulta, com foco no incentivo a talentos emergentes e no fortalecimento de competições em alto nível. 

Também foram contempladas ações voltadas ao esporte de alto rendimento adulto e o apoio a federações esportivas. O resultado final com os projetos aprovados foi publicado, e os pagamentos previstos serão realizados em 2025

Reestruturação no Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Uma das principais conquistas do ano foi a aprovação, em novembro, de mudanças significativas no programa Bolsa Atleta e Técnico. Três novas categorias foram incluídas: Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, e Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico. Pela primeira vez, a comunidade surda foi contemplada com categorias específicas, ampliando o alcance do programa. Para pleitear o benefício, os atletas devem estar filiados a entidades esportivas de surdos em âmbito estadual ou nacional.

Festival de Verão

O Festival de Verão foi um sucesso, reunindo mais de três mil pessoas no Parque das Nações Indígenas para desfrutar de momentos de lazer e esporte ao ar livre.

O evento foi repleto de atividades gratuitas como ioga, ciclismo kids, capoeira, muay thay, jiu-jitsu, brinquedos, show artístico, canoagem, arco e flecha, fitdance, kung-fu, grupos de corrida, pipas, skate, caminhada orientada, crossfit, entre outras atividades.

Festival de Praia

Com objetivo de fortalecer e divulgar as modalidades de areia no estado, o Festival de Praia reuniu cerca de 620 atletas e atraiu mais de três mil pessoas em atividades esportivas e de lazer durante toda a temporada nas cidades do interior.

O Festival de Praia passou, ao longo de 2024, por cinco municípios: Bela Vista, Coxim, Bonito, Sonora e Aparecida do Taboado. As modalidades praticadas foram beach tennis, vôlei de praia e futevôlei. 

Festival Bonitinho 

No 23º FIB (Festival de Inverno de Bonito), que aconteceu entre os dias 21 e 25 de agosto, a Fundesporte realizou o Festival Bonitinho, mostrando que o esporte e a cultura trabalham em conjunto.

O Festival levou para a capital do ecoturismo no Brasil atrações culturais como a Trupe Teatro de Brincar, com Edu Brincante; apresentações circenses e de palhaçaria do Grande Salto, estrelado pelo artista João Rocha, entre muitas outras apresentações. 

Uma das grandes atrações foi o espetáculo Crianceiras, que misturou música, poesia e teatro para envolver as crianças em uma experiência cultural rica e interativa. O espetáculo é inspirado na obra de grandes poetas brasileiros, como Manoel de Barros e Mário Quintana.

Além disso foram oferecidas atividades recreativas e esportivas, como tênis de mesa, beach tennis, futebol, trinca de basquete, futevôlei, skate, slackline, jogos de mesa (damas, dominó, bozó, baralho) e muitas outras atividades que incentivam o esporte e a socialização entre as crianças.

Inclusão e fortalecimento do paradesporto com os festivais Paralímpico e Surdolímpico

O paradesporto foi significativamente fortalecido por meio dos Festivais Paralímpicos e do Festival Surdolímpico, com o objetivo de incentivar e divulgar as modalidades esportivas para pessoas com deficiência. A Fundesporte, em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), realizou duas edições do Festival Paralímpico. A primeira edição contou com oficinas de atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tiro esportivo e tiro com arco. Já a segunda edição ofereceu oficinas de voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas.

Além disso, o Festival Surdolímpico, uma iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul, realizou sua segunda edição este ano e contou com a participação de mais de 100 pessoas. Durante o evento, foram oferecidas oficinas de atletismo, voleibol e basquetebol em Libras, ministradas por professores de Educação Física surdos, que também são atletas das modalidades. O Festival Surdolímpico tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre pessoas com surdez, promovendo a inclusão e o desenvolvimento do paradesporto.

Atletas de MS brilham nas Paralimpíadas em Paris

Os atletas de Mato Grosso do Sul brilharam nas Paralimpíadas 2024, realizadas em Paris, na França, conquistando importantes medalhas e se destacando entre os melhores do mundo. Yeltsin Jacques, no atletismo, subiu ao topo do pódio ao conquistar a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11, destinada a atletas com deficiência visual. Além da vitória, Yeltsin quebrou o seu próprio recorde mundial, ao completar a prova em impressionantes 3min55s82.  

Outro grande destaque foi Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, que fez história ao conquistar sua segunda medalha de ouro na paracanoagem. Ele venceu a prova de 200 metros da classe VL2 (canoa, onde se utiliza tronco e braços na remada), com um tempo de 50s47, estabelecendo um novo recorde paralímpico e garantindo o bicampeonato, já que havia vencido a mesma prova nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Além disso, Fernando participou da disputa de 200 metros no caiaque, onde terminou em sexto lugar. 

Érika Cheres Zoaga, de Guia Lopes da Laguna, também brilhou ao conquistar a medalha de prata em sua estreia paralímpica. A judoca sul-mato-grossense competiu na categoria acima de 70 kg, da classe J1 (atletas cegos totais), e venceu suas lutas nas quartas e semifinais, mas foi superada na final pela ucraniana Anastasiia Harnyk, garantindo o segundo lugar e um lugar no pódio.  

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul foram um grande sucesso, com a participação de 158 estudantes-atletas, com idades entre 11 e 18 anos, representando 13 municípios. O evento, realizado em Campo Grande, contou com disputas nas modalidades de atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa. As seleções formadas no estado tiveram como objetivo levar atletas para a disputa na competição nacional, que também foi um sucesso.

A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares aconteceu entre os dias 26 e 29 de novembro, em São Paulo (SP). A competição, organizada pelo CPB, reuniu estudantes com deficiência de todo o país, e Mato Grosso do Sul conquistou um total de 93 medalhas: 33 de ouro, 30 de prata e 27 de bronze, terminando na quinta colocação geral. 

A delegação do estado foi composta por 101 atletas de 11 a 18 anos, que competiram em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

O atletismo se destacou com 22 medalhas de ouro, enquanto outras modalidades, como bocha, futebol PC, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa, também contribuíram com importantes medalhas de ouro para o estado.

Jogos Escolares da Juventude 

Os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul 2024, com formato inovador, reuniram mais de sete mil estudantes de 55 municípios do estado, em Campo Grande, com o objetivo de garantir vagas nas competições nacionais: os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), para a faixa etária de 12 a 14 anos, e os Jogos da Juventude, para jovens de 15 a 17 anos.

Em outubro, nos JEB’s, a delegação sul-mato-grossense contou com a participação de 203 estudantes-atletas, que competiram em Recife (PE) e trouxeram na bagagem 57 medalhas.

Já em novembro, foi a vez dos estudantes-atletas de 15 a 17 anos, com 147 representantes competindo em 17 modalidades nos Jogos da Juventude, realizados em João Pessoa (PB). A delegação sul-mato-grossense conquistou 27 medalhas na competição.

Jogos da Melhor Idade

As etapas dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul ocorreram em Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, reunindo idosos-atletas em diversas modalidades, como bocha, voleibol adaptado, dama, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco, xadrez e atletismo.

Além disso, o Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade também foi um grande sucesso, contando com a participação de 200 idosos-atletas de 21 municípios, realizado no município de Dourados.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Antes de ser assassinada em farmácia de Cassilândia, jovem evita ir a show com medo; entenda o caso

0
Foto: Campo Grande News

Gessyca Luana Rezende de Souza, 23 anos, relatou à mãe no dia 30 de dezembro que evitou ir a um show da dupla Rick e Renner no dia 20, temendo ser assassinada. Apesar de sua precaução, a jovem foi morta a tiros enquanto trabalhava na farmácia do padrasto, na cidade de Cassilândia.

Um familiar, que preferiu não ser identificado, contou ao Campo Grande News que Gessyca havia sido presa no meio do ano em Chapadão do Sul, acusada de envolvimento com drogas. Após sua liberação, sob medidas restritivas, ela foi levada pela mãe e pelo padrasto para Cassilândia, numa tentativa de protegê-la e afastá-la de influências negativas.

A jovem mencionou à mãe que desejava ter ido ao show, mas revelou o medo que a impediu: “Se eu fosse, eles me matavam lá”, teria dito.

Desde que deixou a prisão, Gessyca só saía de casa para trabalhar. Na farmácia, recebeu ligações ameaçadoras durante a última semana de vida. Em uma delas, conforme relato de um colega, uma pessoa alegando ser membro de facção criminosa afirmou que ela estava “na lista” do PCC por suposto apoio ao Comando Vermelho.

O delegado Rodrigo Evaristo, da Delegacia de Polícia Civil de Inocência, confirmou que investiga a possibilidade de o homicídio estar relacionado a atividades de facções criminosas que operam na região.

No entanto, detalhes do caso estão sendo mantidos em sigilo para não comprometer o andamento das investigações.

As câmeras de segurança da farmácia registraram o crime, mas o autor dos disparos ainda não foi identificado ou localizado.

Com R$ 2,6 bilhões de investimento, Governo vai promover modernização das rodovias estaduais

0
Foto: Chico Ribeiro

Mato Grosso do Sul está prestes a vivenciar uma transformação histórica em sua infraestrutura rodoviária, impulsionada por um financiamento robusto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com um total de R$ 2,6 bilhões — incluindo uma contrapartida estadual de R$ 300 milhões —, o Estado avança na modernização de suas rodovias, promovendo o desenvolvimento econômico, a integração regional e a sustentabilidade.

“Mato Grosso do Sul atravessa um momento de crescimento importante, que traz boas perspectivas para nós. Este recurso do BNDES é de vital importância, permite que continuemos a investir de forma consistente na infraestrutura e logística do Estado, o que garante o interesse e possibilidade de receber mais capital privado, com uma economia competitiva, em pleno crescimento”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Ao todo, os recursos serão destinados à transformação de 800 km de rodovias estaduais, abrangendo 660 km de pavimentação e 170 km de restauração e adequação.

Essa iniciativa será complementada por R$ 1,87 bilhão em obras que já estão em diferentes etapas do processo licitatório: R$ 560 milhões publicados em 2024, R$ 450 milhões em fase de publicação e R$ 860 milhões previstos para o primeiro trimestre de 2025, consolidando o Estado como um dos maiores polos de infraestrutura do país.

“Esses investimentos representam um salto histórico para Mato Grosso do Sul. Estamos falando de obras que não só melhoram as condições de trafegabilidade, mas também transformam a logística regional, reduzindo custos e conectando regiões produtivas a mercados nacionais e internacionais”, afirmou Guilherme Alcântara, secretário estadual de Infraestrutura e Logística.

Impactos e sustentabilidade

Os benefícios desse plano abrangente vão além da infraestrutura. A melhoria das rodovias facilitará o escoamento da produção agrícola, essencial para o agronegócio local, promovendo também o desenvolvimento de cadeias produtivas como as de celulose, citricultura e grãos. A atração de investimentos privados, como os da Arauco, Bracell, Suzano, Cutrale e do Grupo Moreira Salles (Cambuhy Agropecuária), reforça a dinâmica econômica do estado.

Além disso, os projetos incluem práticas sustentáveis para minimizar impactos ambientais. Com um investimento anual estimado em R$ 500 milhões para manutenção, espera-se que os novos recursos reduzam significativamente os custos de conservação e garantam maior durabilidade à malha pavimentada.

Com essas iniciativas, Mato Grosso do Sul se posiciona como um protagonista no cenário nacional, alinhando-se às demandas do século XXI e preparando-se para os desafios futuros. A infraestrutura rodoviária, agora modernizada e sustentável, será a base para um desenvolvimento econômico mais equilibrado e inclusivo.

Alexsandro Nogueira, Seilog

Governador em exercício, Barbosinha foca trabalho no fortalecimento de ações estratégicas para o Estado

0
Foto: João Garrigó

Com foco em entregas e fiscalização de obras e projetos, ações reforçarão o compromisso com o desenvolvimento próspero, verde, inclusivo e digital

A partir desta quinta-feira (2) o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, assume de forma interina o comando do Estado até o dia 12 de janeiro de 2025. Durante o período de férias do governador Eduardo Riedel, Barbosinha terá a missão de liderar e dar continuidade às ações estratégicas que consolidam Mato Grosso do Sul como referência em gestão pública e desenvolvimento regional.

Eduardo Riedel expressou plena confiança em seu vice, destacando a competência e o compromisso de Barbosinha com o avanço do Estado.

“Nesse período, o vice-governador Barbosinha estará à frente do Governo, conduzindo com responsabilidade e compromisso o trabalho pelo nosso Estado. Tenho plena confiança em sua capacidade de liderança com excelência, garantindo que o governo continue avançando em benefício de todos os sul-mato-grossenses”, disse.

Como governador em exercício, Barbosinha já destacou sua prioridade em manter a agenda ativa e orientada para resultados que reforçam o lema do governo: próspero, verde, inclusivo e digital.

“É uma honra e uma grande responsabilidade assumir o comando do Estado, mesmo que temporariamente. Meu compromisso é garantir que as políticas públicas continuem avançando, trazendo benefícios concretos para nossa população. Cada ação, cada projeto finalizado e em execução reflete o cuidado e a eficiência de uma gestão para o futuro de Mato Grosso do Sul”, destacou Barbosinha.

Governador em exercício, Barbosinha foca trabalho no fortalecimento de ações estratégicas para o Estado
Foto: João Garrigó

Ações previstas durante o período interino

Durante os próximos dias, Barbosinha se reúne com secretarias de áreas estratégicas como Casa Civil e Infraestrutura e Logística, por exemplo. Além disto, o governador em exercício estará à frente de agendas que incluem entregas de infraestrutura, visitas técnicas a obras em andamento, reuniões com lideranças municipais e reuniões estratégicas para alinhar as prioridades do governo nesta primeira quinzena de 2025.

“A gestão municipalista e inclusiva do governador Eduardo Riedel continua sendo nossa diretriz principal. Manterei o foco no diálogo com os municípios com nosso time de secretários, no apoio às demandas locais e na entrega de resultados que transformam realidades”, reforçou Barbosinha.

Com essa liderança interina, Mato Grosso do Sul segue avançando, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.