11.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 728

Execução em farmácia de Cassilândia pode estar ligada a tentativa de homicídio anterior, diz delegado

0
Foto: Reprodução/Instagram

A jovem Gessyca Rezende, de 23 anos, foi executada na noite da última segunda-feira (30), dentro de uma farmácia em Cassilândia. Conforme o site Campo Grande News, o crime, registrado por câmeras de segurança, pode estar relacionado a uma tentativa de homicídio ocorrida em 20 de dezembro no mesmo município.

Segundo o delegado Rodrigo Evaristo, responsável pelo caso, as investigações estão em andamento, e detalhes não foram divulgados para não comprometer o trabalho policial. Até o momento, o autor do crime não foi identificado ou localizado. No entanto, o delegado afirmou que há indícios de que os dois episódios estejam ligados a uma facção criminosa que atua na região.

O primeiro caso

No dia 20 de dezembro, um jovem de 21 anos, acompanhado de dois amigos, interveio em uma briga doméstica em que um homem de 27 anos agredia sua namorada. Durante a intervenção, o grupo foi alvo de disparos de arma de fogo. O jovem tentou fugir em um carro, mas perdeu o controle do veículo e colidiu com a traseira de uma carreta estacionada.

Enquanto corria para se proteger, ele foi atingido na perna e socorrido em seguida. Uma mulher que passava de moto pelo local também foi ferida por uma bala perdida. No total, a perícia recolheu 10 cápsulas deflagradas no local.

A execução

Dez dias após o primeiro incidente, Gessyca estava trabalhando no balcão da farmácia de seu tio quando um homem, usando capacete, entrou no estabelecimento e atirou várias vezes contra ela. Após cometer o crime, o atirador fugiu sozinho e permanece foragido.

O local foi isolado, e a Polícia Civil e a perícia foram acionadas. O proprietário da farmácia formalizou o boletim de ocorrência, e as autoridades investigam possíveis conexões entre os dois casos.

Nas redes sociais, Gessyca compartilhava sua paixão pelo filho de quatro anos, além de vídeos praticando atividades físicas e pilotando motocicletas. Sua última publicação foi feita cerca de duas horas antes de ser morta, e uma de suas postagens trazia a frase: “A facada nas costas não doeu. Doeu quando olhei para trás e vi quem deu”.

As autoridades continuam trabalhando para esclarecer o caso e capturar o responsável pelo crime.

Projetos inovadores transformam realidade de indígenas privados de liberdade em MS

0
Foto: Comunicação Agepen

Nascida e crescida na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, D. N. R, 28 anos, hoje cumpre pena no Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva”, unidade de regime fechado da cidade de Jateí. Ela é uma das 12 indígenas que estão no local, onde o respeito à cultura dos povos originários é presente na rotina diária, com manifestações culturais e capacitações voltadas à realidade deste público.

“Me sinto acolhida aqui, nunca me senti discriminada; nas festividades a gente pode mostrar um pouco da nossa cultura, canta, dança, se pinta e usa o cocar. Posso mostrar meu orgulho por pertencer ao povo indígena”, afirma a reeducanda de etnia Terena, que cumpre pena desde 2018 no local, já tendo participado de diversos cursos, entre eles, a fabricação de artes em resina com temas da fauna sul-mato-grossense.

Assim como no caso de Diana, Mato Grosso do Sul tem se dedicado à implementação de políticas inovadoras e inclusivas voltadas aos internos indígenas. A Agepen desenvolve ações significativas para garantir a valorização e o respeito à identidade dos povos originários custodiados pelo Estado.

Com um total de 431 indígenas em custódia em MS, conforme dados do Mapa Carcerário de setembro de 2024, 211 estão na cidade de Dourados, localização estratégica no desenvolvimento de políticas voltadas a este tema. Dessa forma, este ano a Agepen, em parceria com a Coordenação Regional da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) de Dourados, realizou um Ciclo de Palestras sobre “Promoção do Respeito à Cultura Indígena no Sistema Penitenciário” voltado a servidores da região.

Projetos inovadores transformam realidade de indígenas privados de liberdade em MS
Inclusão é prioridade na Penitenciária de Dourados, com alfabetização e ensino na língua materna. (Foto: Comunicação Agepen)

De acordo com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) é a unidade prisional que concentra o maior número de indígenas no país. Conforme o Mapa Carcerário da Agepen, são 205 custodiados desse público específico na penitenciária, fazendo da inclusão no local uma prioridade para a instituição.

Na unidade, são alojados em celas com seus pares, respeitando suas crenças, costumes e idiomas. Eles têm acesso a documentos básicos, como Certidão de Nascimento e CPF, e muitos participam de atividades produtivas e educacionais.

Na Penitenciária de Dourados também foram implantadas, em agosto de 2024, da alfabetização ao quinto ano, as aulas na língua materna aos povos originários, com professora ensinando em Português e Guarani, a 27 internos que estudam. Também são realizadas aulas de arte e educação física nesse formato.

Placas informativas distribuídas no presídio também estão na língua Guarani para os visitantes indígenas que vão até o local. Além disso, o projeto “Conhecimento para Combater o Preconceito” promove discussões sobre a diversidade étnica e cultural.

Projetos inovadores transformam realidade de indígenas privados de liberdade em MS
Projetos buscam valorização cultural e respeito às raízes dos povos originários. (Foto: Comunicação Agepen)

Em Amambai, onde 16% dos internos são indígenas, a agência penitenciária lançou o projeto “Py’a Mbarete” – ou “Coração Valente”, que busca fortalecer a cultura dos reclusos indígenas e promover a cidadania através de atividades como oficinas de artesanato e música, palestras sobre saúde e temas pertinentes à realidade dos participantes. A iniciativa conta com a colaboração de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação e a Funai.

O projeto “Tembiaporã: Che Añekambia” na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí atende internos indígenas, com foco no fortalecimento da identidade cultural e reinserção. A iniciativa inclui a produção de artesanato tradicional e o ensino da Língua Guarani Kaiowá, contando com parceria da Prefeitura de Naviraí e entidades locais.

Comunicação Agepen

Homem é preso em blitz da PRE por dirigir sem CNH e ter mandado de prisão em aberto em Paranaíba

0
Foto: PRE

Na manhã do último domingo (29), por volta das 9h20, um homem foi preso em flagrante durante uma blitz da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na rodovia MS-240, km 76, em Paranaíba.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Jornal Tribuna Livre, ele dirigia um caminhão FORD/F350 azul com placas da cidade e tinha um mandado de prisão em aberto emitido pela Comarca de São Gabriel do Oeste (MS).

Ao ser abordado pela PRE, que realizava fiscalização em frente à base operacional, o motorista apresentou uma CNH suspeita de falsificação. Após consultas nos sistemas oficiais (AUTUA e SENATRAN), constatou-se que ele não possuía registro como habilitado. Adicionalmente, verificou-se no banco de dados policial que havia um mandado de prisão contra ele.

O veículo foi liberado para um condutor devidamente habilitado, e foram aplicadas as autuações de trânsito correspondentes: Dirigir sem CNH;Transportar passageiro sem cinto de segurança; Circular com lotação excedente; e Transitar com carga amarrada de forma irregular.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba para as providências cabíveis, junto com o documento falso apresentado. Ele não apresentava lesões corporais aparentes.

Homem denuncia golpe envolvendo entrega de ração em Paranaíba

0
Foto: Ilustrativa

Um homem procurou a Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba para relatar uma tentativa de golpe envolvendo seu comércio no último sábado (28).

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Jornal Tribuna Livre, um suspeito, usando um número com prefixo (87), entrou em contato solicitando a entrega de ração na Delegacia, afirmando que seria para um delegado.

O suspeito alegou que faria o pagamento em dinheiro, no valor de R$ 400, a ser deixado na Delegacia. No entanto, pediu que o entregador realizasse um PIX de troco no valor de R$ 183 para uma conta com prefixo (11).

Desconfiado, a vítima instruiu o entregador a realizar a entrega na Delegacia primeiro e, só após receber o pagamento em dinheiro, fazer o PIX.

Além desse caso, outros três entregadores de comércios diferentes relataram tentativas semelhantes do estelionatário, todas envolvendo pedidos de produtos de petshop e ração a serem entregues na Delegacia.

Discussão entre casal termina com marido esfaqueado em Paranaíba

0
Foto: Jornal Tribuna Livre

Um casal que passou o domingo (29) consumindo bebidas alcoólicas em um parque aquático em Paranaíba terminou o dia em uma briga que deixou o marido ferido por uma facada.

Segundo o boletim de ocorrência divulgado pelo site Jornal Tribuna Livre, a Polícia Militar foi acionada por volta das 18h18 e encontrou a mulher, armada com uma faca, em frente à casa do casal.

Ela afirmou que pegou a faca para se defender após ser puxada pelo cabelo e impedida de entrar em casa pelo marido.

De acordo com a versão da mulher, após o ataque, ela golpeou o punho direito do homem enquanto tentava acessar a residência. O marido, por sua vez, declarou que após consumirem bebidas no parque, houve uma discussão em casa, e ele a arrastou para fora. Ela retornou com a faca, e ao tentar barrá-la, foi ferido.

O homem foi encaminhado à Santa Casa para atendimento médico, enquanto ambos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

Sonhadores lotam lotérica de Três Lagoas com prêmio de R$ 600 milhões da Mega da Virada

0
Foto: Rafael de Souza

O sonho da casa própria, viajar, são alguns dos sonhos dos apostadores da Mega da Virada, que promete pagar nesta terça-feira (31) o maior prêmio da história, de R$ 600 milhões. Sonhadores de Três Lagoas, de Mato Grosso do Sul e de todo o país, lotaram as lotéricas.

De acordo com a Caixa, as apostas da Mega da Virada podem ser feitas até às 18h desta terça. O prêmio principal não acumula: se ninguém acertar as seis dezenas, o valor será dividido entre os apostadores que acertarem cinco. O sorteio será realizado às 20h.

Acompanhe tudo sobre a MEGA DA VIRADA

Os brasileiros que desejam concorrer ao maior prêmio da história da Mega da Virada, estimado em R$ 600 milhões, podem registrar suas apostas por meio eletrônico via aplicativo.

Os canais eletrônicos permitem apostas com pagamento via Pix ou cartão de crédito. Além disso, o público pode registrar apostas presencialmente em lotéricas até as 18h de terça-feira, dia 31.

Premiação recorde

A expectativa de prêmio desta edição especial é de R$ 600 milhões, superando o recorde de R$ 588 milhões, registrado na Mega da Virada do ano passado, quando o montante foi dividido por cinco apostas vencedoras.

Se o valor estimado for para um único vencedor, ele poderá ter uma renda mensal de R$ 3,7 milhões na poupança, com base na taxa de 0,6% ao mês.

União coloca anel viário e BR-419 como prioridades em MS

0
Obra do anel viário de Três Lagoas, para tirar o tráfego pesado do perímetro urbano (Foto: Perfil News)

Obras foram destacadas no texto da LDO, sancionado hoje pelo presidente Lula

Por Maristela Brunetto

O texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2025, sancionado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui duas obras em Mato Grosso do Sul entre as prioritárias para conclusão no ano que vem. O texto, que tinha que ter sido aprovado no primeiro semestre pelo Congresso Nacional, para direcionar o projeto do orçamento no segundo semestre, traz a conclusão de parte BR-419 e do anel rodoviário de Três Lagoas.

As duas obras estão em andamento no Estado. A BR-419, que começa paralela à BR-163, em Rio Verde, deve ter seu trecho concluído até Aquidauana. A estrada já tem parte pavimentada e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) iniciou uma frente na metade do ano em Aquidauana. A rodovia é considerada essencial para escoamento de produtos e transporte de pessoas, favorecendo até o turismo, já que passa vizinha ao Pantanal, por Rio Negro e região do distrito de Taboco.

Ela deve abrir nova alternativa para ligação entre o norte do Estado e a região oeste sem que os motoristas precisem percorrer as BRs 163 e 262. O ponto final do traçado, que não consta no plano da LDO de 2025, é levar o asfalto até Jardim, passando por outras cidades da região, como Nioaque.

Recentemente, o DNIT lançou licitação para contratar o projeto de criação de um entroncamento na BR-163, perto de Rio Verde, onde começa a rodovia federal.

Em 2022, o Governo Federal anunciou a entrega de  52,5 quilômetros nessa região, até Rio Negro. O trecho exigiu a implantação de 10 pontes. Já a frente de obra que começou este ano inclui um novo acesso à Aquidauana e ligação até as proximidades do Hospital Funrural.

Anel viário – A outra obra emblemática para facilitar a circulação, o anel viário de Três Lagoas é uma expectativa antiga na cidade, diante do tráfego pesado que circula pelo perímetro urbano. O município dá acesso à ponte sobre o Rio Paraná que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo. Foram muitos anos até que os moradores vissem o empreendimento tomar forma. As ações começaram a ser definidas em 2012, quando foi feito estudo de viabilidade, incluindo análise nos trechos com necessidades de pontes e viadutos, seguido pelo processo de desapropriação de áreas, como informou o site Perfil News.

O anel percorrerá as BRs que passam pela cidade, a 158, que é norte sul, e a 262, que segue leste oeste, tendo 26,4 quilômetros e retirando veículos pesados da área urbana. A obra inclui três viadutos, três passagens de nível e uma ponte, com estimativa de investimento de R$ 200 milhões de recursos federais.

O Estado é mencionado em outros trechos da LDO, como na previsão de venda de dois lotes urbanos do Incra em Corumbá e nas concessões em andamento em todas as unidades da federação. Daqui são citadas a Malha Oeste da ferrovia, que está sem uso e o contrato referente aos 1.973 (MS/SP), vigente até julho de 2026, é discutido no âmbito do TCU, a exemplo do que ocorre com as rodovias federais concedidas, para a possibilidade repactuação, como autorizado para a BR-163, outro trecho mencionado na LDO.

O detalhamento de ações que a União pretende executar consta no projeto da Lei Orçamentária Anual, que deveria ter sido votado antes do recesso, mas só deve ser retomado pelo Congresso em fevereiro. A previsão é de receitas da ordem de R$ 5,87 trilhões para 2025.

Fonte: Campo Grande News

IFI prevê aumento da dívida pública para 82,21% do PIB no governo Lula em 2025

0
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil)

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão vinculado ao Senado responsável pelo monitoramento das contas públicas, projeta que a dívida pública brasileira crescerá 2,2 pontos percentuais em 2025, alcançando 82,21% do Produto Interno Bruto (PIB).

Conforme divulgado na segunda-feira (30) no site Diário do Poder, essa proporção só foi superada em 2020, durante o auge da pandemia.

Atualmente, a dívida pública representa 80,01% do PIB, e o crescimento econômico esperado para 2025 é de apenas 1,8%, segundo a IFI.

Como comparação, no primeiro ano do governo Bolsonaro, a gestão de Paulo Guedes conseguiu reduzir a dívida pública de 75,3% para 74,4% do PIB.

Mulher mantida em cárcere por militar aposentado é resgatada em MS

0
Foto: Unsplash

Uma mulher de 35 anos foi resgatada de cárcere privado em Anastácio, a 134 km de Campo Grande, no final de novembro. Conforme o site Midiamax, o caso só veio à tona na segunda-feira (30), após familiares percorrerem mais de 2 mil km em uma força-tarefa com apoio policial.

A vítima, casada há 17 anos com um militar aposentado de 53 anos, foi submetida a anos de isolamento e ameaças desde que o casal deixou o Amazonas. Proibida de ter contato com a família, a mulher vivia sob vigilância e, em alguns momentos, dopada com medicamentos.

O resgate foi articulado por parentes que acionaram o Promuse (Programa Mulher Segura) e o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). Após localizar a casa, a polícia encontrou a vítima tremendo e aparentemente sob efeito de remédios, vivendo em condições insalubres.

Apesar de relutar em deixar os filhos, a vítima conseguiu levar as duas crianças após intervenção policial. O militar havia ameaçado impedir sua partida, mas cedeu diante da legislação que garante o direito de a mãe viajar com os filhos.

Uma medida protetiva foi concedida, e a mulher e sua família retornaram ao Amazonas após passarem uma semana em um hotel, aguardando recursos para a viagem.

Filho é preso por feminicídio após matar mãe com pá em MS

0
Foto: Instagram

Diego Pires de Souza, 36 anos, foi preso acusado de matar a mãe, Mariza Pires, 66, na noite de sexta-feira (27), em sua casa no Conjunto União, em Campo Grande.

Conforme divulgou na segunda-feira (30) o site Campo Grande News, a investigação da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) aponta que o crime foi cometido com uma pá encontrada próxima à residência com marcas de sangue.

A delegada Analu Ferraz explicou que Diego permaneceu em silêncio durante o interrogatório, mas teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. A polícia agora busca esclarecer a motivação do feminicídio e ouvirá testemunhas para entender o contexto familiar.

No momento do crime, Diego alegou que encontrou a mãe desacordada e atribuiu o caso a um possível AVC. No entanto, médicos identificaram ferimentos graves na cabeça e lesões de defesa, descartando a versão inicial.

Casos similares envolvendo violência doméstica e familiar têm preocupado as autoridades em Campo Grande. Nos últimos meses, foram registrados outros crimes, como o de um adolescente que matou a mãe a facadas e de um homem que assassinou a irmã com pedradas.

Infraestrutura encerra 2024 com entregas que impulsionam o desenvolvimento de MS

0
Foto: Chico Ribeiro/Seilog

A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) encerrou 2024 com entregas importantes em infraestrutura aeroportuária, pavimentação de rodovias, regularização fundiária e iluminação pública sustentável, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população.

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A Secretaria também concluiu a restauração das pistas para pouso e decolagem de Paranaíba, Naviraí, Camapuã, Cassilândia e Jardim. Além disso, estão previstas a construção de novos aeródromos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e na região do Pantanal da Nhecolândia e Porto São Pedro.

Sobre os investimentos, o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, destaca que os projetos em rodovias e aeroportos refletem a prioridade do governo estadual em melhorar o acesso a todas as regiões do Estado. “Estamos investindo em obras que não apenas melhoram o deslocamento, mas também geram oportunidades para os sul-mato-grossenses”.

No setor habitacional, a Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), vinculada à Seilog, avançou na regularização fundiária, entregando 92% dos títulos previstos, proporcionando segurança jurídica e social a milhares de famílias.

A infraestrutura rodoviária também recebeu investimentos importantes. Trechos estratégicos foram pavimentados para melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Destaque para o novo acesso a cidade de Bonito pela MS-345, conhecida como a Estrada do 21. Essa rota reduz em 40 km a distância entre o principal destino turístico de MS e a Capital, Campo Grande.

Outra iniciativa importante foi a pavimentação de um trecho estratégico da MS-382, na região da Cabeceira do Apa, área tradicionalmente conhecida pela produção agrícola de grãos. Também foram concluídas a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica da MS-347, entre a MS-162 e a BR-419, na região que liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque.

Além disso, avançaram os trabalhos na MS-338, que vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, promovendo a conexão entre o norte de Mato Grosso do Sul e a Rota da Celulose, melhorando a mobilidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico entre os municípios da região.

“Novos acessos como a MS-345 fortalece o turismo e a economia regional, enquanto projetos como os da MS-338 e da MS-382 ligam importantes polos produtivos, trazendo mais competitividade para o Estado”, afirma o secretário.

O ano de 2024 foi marcado por investimentos em projetos sustentáveis. Entre as principais ações estão a instalação de iluminação solar em pontos estratégicos, como a ponte do Passo do Lontra e a ciclovia da MS-427, em Rio Verde de Mato Grosso, além de trechos nos cruzamentos das principais rodovias estaduais. Essas iniciativas refletem o compromisso com a inovação para melhorar a segurança viária no Estado.

Campo Grande

Em Campo Grande, a Seilog avançou em diversas frentes relacionadas à infraestrutura urbana, com destaque para projetos de pavimentação e melhorias na iluminação pública. Na área de mobilidade, um dos principais projetos foi a restauração e o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre o Núcleo Industrial e o Aeroporto Internacional da Capital.

Outra importante iniciativa, foi a pavimentação asfáltica e a implantação do sistema de drenagem na Avenida Alto da Serra, nas Moreninhas. O projeto também incluiu o recapeamento da via, beneficiando diretamente moradores e motoristas. Além disso, foi inaugurado um novo acesso ao bairro Cidade Morena, a partir da Avenida Gury Marques, reforçando a mobilidade urbana na região.

A modernização da iluminação pública na Capital também avançou com a instalação de lâmpadas em LED, na Avenida Leão Neto do Carmo. O projeto traz mais eficiência energética e está alinhado à estratégia estadual de desenvolvimento sustentável.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog

Ônibus de turismo e carreta colidem após falha elétrica na MS-040, próximo a Santa Rita do Pardo

0
Foto: Campo Grande News

Um ônibus de turismo apresentou uma falha elétrica e se envolveu em um acidente com uma carreta na noite da última segunda-feira (30), no km 27 da rodovia estadual MS-040, entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar Rodoviária (PMR) ao Campo Grande News, o incidente começou por volta das 19h. Assim que a falha no ônibus foi detectada, os passageiros foram retirados do veículo como medida de segurança.

Poucos minutos depois, o motorista de uma carreta que trafegava no sentido oposto perdeu o controle e colidiu com a parte traseira do ônibus.

Alguns passageiros ficaram assustados com o impacto e precisaram de atendimento médico no local. O Corpo de Bombeiros Militar e a PMR compareceram para prestar assistência e organizar o trânsito.

Por volta das 20h, os turistas foram transferidos para um segundo ônibus, da mesma empresa de turismo, e seguiram viagem para Campo Grande.

Até a última atualização, tanto o ônibus quanto a carreta permaneciam na rodovia, provocando congestionamento. O tráfego no local estava sendo controlado pelo sistema pare e siga para minimizar os impactos no fluxo de veículos.

Corpo de Bombeiros encontra corpo de jovem desaparecido no Rio Aquidauana

0

O Corpo de Bombeiros localizou na tarde da última segunda-feira (30) o corpo de Samuel da Silva e Silva, de 26 anos, que havia desaparecido no domingo (29) ao tentar atravessar o Rio Aquidauana, na região de Piraputanga, distrito a 141 km de Campo Grande.

De acordo com as autoridades informaram ao site Campo Grande News, o corpo foi encontrado por volta das 18h, próximo a um pesqueiro, mais de 24 horas após o desaparecimento. A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas para investigar as circunstâncias do incidente.

Este caso ocorre em meio a um aumento preocupante no número de afogamentos em Mato Grosso do Sul. Em novembro, já foram registradas cerca de 10 mortes em rios e lagos do estado. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros reforça os alertas sobre os riscos de atividades aquáticas e orienta a população sobre como agir em situações de emergência.

Segundo os bombeiros, a principal recomendação em casos de afogamento é manter a calma e acionar o serviço de emergência pelo número 193. Além disso, sempre que possível, objetos flutuantes, como boias ou pranchas, devem ser lançados para ajudar a vítima a se manter à tona até a chegada do resgate.

O Corpo de Bombeiros enfatiza que entrar na água para tentar salvar alguém deve ser uma medida de último recurso. Caso seja necessário, é fundamental agir com cautela e evitar o contato direto com a vítima, para garantir a segurança de todos os envolvidos.

MSGÁS comemora gasoduto no Vale da Celulose, expansão da rede e oferta do GNV

0
Foto: Comunicação MSGÁS

O ano de 2024 foi marcado por importantes avanços da MSGÁS em sua missão de promover a transição energética e consolidar seu papel como protagonista no desenvolvimento econômico e ambiental de Mato Grosso do Sul.

Sob a liderança da CEO Cristiane Schmidt, a companhia deu passos significativos rumo à sustentabilidade e ao fortalecimento de sua infraestrutura de distribuição de gás natural, com iniciativas que integram crescimento econômico, redução de emissões de poluentes e inclusão de fontes renováveis.

Um dos destaques foi o fechamento de contrato de longo prazo para fornecimento de gás natural à nova fábrica de celulose da Arauco, em Inocência.

O projeto, que prevê investimento de R$ 166 milhões na construção de um ramal de 125 quilômetros, também permitirá a expansão da oferta de GNV para o transporte pesado na Rota da Celulose. Este é um marco para o setor florestal e reafirma a posição da MSGÁS como fornecedora estratégica de energia para grandes indústrias.

A expectativa da retomada do projeto da fábrica de nitrogenados da Petrobrás, em Três Lagoas, também é mais um ingrediente positivo na esteira de crescimento sustentado da companhia, que comemora um ciclo de recorde de ligações unidades consumidoras ultrapassando total de 22 mil clientes e mais de 500 km de redes de canalização de Gás Natural em Campo Grande e Três Lagoas. Além disso, há premiações pela excelência de serviços prestados.

O reposicionamento do GNV no portifólio da companhia está a pleno vapor com previsão de novos postos de abastecimento em cidades estratégicas, a começar com Três Lagoas, cuja previsão de instalação é para março de 2025. Em novembro, parceria da MSGÁS, prefeitura de Campo Grande, consócio Guaicurus e fábrica Scania, foi possível testar um Ônibus e um caminhão movidos a GNV.

Outro avanço significativo foi a Chamada Pública para aquisição de biometano, reforçando o compromisso da companhia com a transição para uma matriz energética menos poluente. O biometano, produzido a partir do biogás de usinas sucroalcooleiras, aterros sanitários e suinocultores, é uma das apostas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis em Mato Grosso do Sul.

Cristiane Schmidt enfatizou que 2024 foi um ano de realizações importantes, mas também de preparação para os desafios futuros.

“A companhia, como concessionária de insumo essencial, entende que deve contribuir não só garantindo energia, mas também promovendo a melhoria da qualidade de vida. Estamos comprometidos em ampliar o acesso ao gás natural e compartilhar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais, integrando nossa atuação às metas de descarbonização e desenvolvimento sustentável, preconizadas pelo governador Eduardo Riedel”.

O planejamento para 2025 inclui três pilares: garantir insumos para o crescimento econômico do Estado, assegurar uma gestão competitiva e lucrativa e investir em fontes renováveis de energia. A renovação da concessão até 2058 também figura como prioridade, visando garantir a continuidade dos projetos estruturantes e a segurança do mercado.

A MSGÁS também se destaca como parceira estratégica no cenário internacional, com iniciativas voltadas à importação de gás da Argentina e à expansão do mercado.

“Estamos inteiramente comprometidos com o futuro, atuando como agentes de mudança e promovendo soluções energéticas para todos os segmentos, sempre alinhados à política do Governo do Estado com foco aos desafios ambientais e às demandas do crescimento econômico”, concluiu Cristiane Schmidt.

Comunicação MSGÁS

Posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos de Três Lagoas será na quarta-feira (1º)

0
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Três Lagoas realizará, nesta quarta-feira, 1º de janeiro, às 16h, a cerimônia de posse do prefeito e da vice-prefeita eleitos, além dos 15 vereadores que assumirão seus mandatos para a legislatura 2025-2028.

O evento acontecerá no anfiteatro Professor Dercir Pedro de Oliveira, localizado no campus II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O vereador diplomado com maior número de votos, Sargento Rodrigues, presidirá a mesa para dar posse ao prefeito eleito, Cassiano Rojas Maia, e à vice-prefeita, Vera Helena Arsioli Pinho. Durante a cerimônia, também ocorrerá a posse dos secretários nomeados pelo novo prefeito.

Após a instalação da nova legislatura, os vereadores elegerão a mesa diretora e as comissões permanentes para o biênio 2025-2026, seguidas por breves pronunciamentos dos parlamentares.

TCE-MS participa da posse do procurador-geral do MPC-MS para o biênio 2025/2026

0
Foto: TCE-MS

O chefe de gabinete da presidência, Alexandre Brande, representou o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, na tarde desta terça-feira, 30 de dezembro, na solenidade de posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS), João Antônio de Oliveira Martins Júnior, reconduzido ao cargo para o biênio 2025/2026.

A cerimônia, realizada na sede do TCE-MS, foi conduzida pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que representou o governador Eduardo Riedel na ocasião. Em seu discurso, Barbosinha destacou a relevância do trabalho desempenhado pelo procurador-geral. “Hoje, Dr. João está sendo coroado com mais um mandato à frente do Ministério Público de Contas. Uma função extremamente importante para, ao lado dos conselheiros, cumprir a missão institucional de orientar, guiar e garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados.”

Alexandre Brandes ressaltou o papel fundamental do MPC-MS como parceiro do Tribunal de Contas na fiscalização das contas públicas. “A recondução do Dr. João Antônio é o reconhecimento de sua competência e dedicação na condução do Ministério Público de Contas, uma instituição que desempenha papel essencial para a boa gestão pública.”

Ao reassumir o cargo, o procurador-geral João Antônio de Oliveira Martins Júnior expressou sua gratidão pela oportunidade de continuar liderando o MPC-MS. “Aos 70 anos, este momento é especialmente significativo, pois representa o reconhecimento de todo o nosso trabalho. Seguiremos firmes em nossa luta constante e efetiva, uma vez que o Ministério Público, como fiscal da lei e guardião de sua aplicação, jamais pode abdicar de seu compromisso com a justiça e com a defesa do direito frente às entidades sob sua fiscalização.”

A solenidade contou com a presença do secretário-geral do MPC-MS, José Lauro Espíndola Sanches Júnior, e do coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria do TCE-MS, Álvaro Scriptore Filho.

Procurador-geral do MPC-MS

João Antônio de Oliveira Martins Junior tem uma sólida carreira de mais de 40 anos de vida pública. Formado em Ciências Jurídicas pela FUCMAT, é especialista em Direito Público e Empresarial pelo Instituto Geraldo Ataliba (IGA-IDEPE). Desde 2000, ocupa o cargo de procurador no MPC-MS, tendo exercido diferentes funções como corregedor-geral, procurador-geral adjunto e procurador-geral em outros três mandatos.

Papel Constitucional

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul é uma instituição centenária, essencial às funções de fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da administração pública estadual e municipal. Com sede constitucional no artigo 130 da Constituição Federal, é um órgão permanente e especializado que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado de MS. 

Confira a lista de feriados e pontos facultativos de 2025

0
Foto: Agência Brasil

O Governo Federal divulgou, nesta segunda-feira (30), a portaria com a relação de feriados nacionais e pontos facultativos para 2025, publicada no Diário Oficial da União. Ao todo, o próximo ano terá quatro feriadões:

Páscoa e Tiradentes: O primeiro feriadão começa na Sexta-feira Santa, 18 de abril, e se estende até o feriado de Tiradentes, na segunda-feira, 21 de abril, totalizando quatro dias seguidos de folga.

Quintas-feiras prolongadas: Três feriados caem em quintas-feiras, possibilitando a extensão até o domingo, a depender da política de cada empresa:

  • 1º de maio (Dia do Trabalhador)
  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra)
  • 25 de dezembro (Natal)

Entretanto, quatro feriados nacionais em 2025 coincidem com finais de semana:

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) — domingo
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) — domingo
  • 2 de novembro (Finados) — sábado
  • 15 de novembro (Proclamação da República) — sábado

Além disso, estados e municípios podem estabelecer feriados locais. Datas como o Carnaval e Corpus Christi são considerados pontos facultativos nacionais, cabendo aos empregadores decidir sobre a adesão.

Para ajudar no planejamento do próximo ano, o portal G1 disponibilizou um calendário completo com os feriados e pontos facultativos de 2025.

Com investimentos milionários, aeroportos e aeródromos do MS são prioridades

0
Aeródromo de Cassilândia (Foto: Seilog)

Mato Grosso do Sul está ampliando sua malha aeroviária com investimentos estratégicos, destacando-se a implantação do Aeroporto de Inocência e a restauração dos aeródromos de Paranaíba, Camapuã e Cassilândia.

Conforme o site MS Todo Dia, essas ações fazem parte do Plano Aeroviário Estadual, coordenado pela Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), que prevê um investimento total de R$ 250 milhões até 2026.

Desde 2023, o governo estadual tem promovido obras importantes em aeroportos e aeródromos, conectando regiões remotas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social. A implantação do Aeroporto de Inocência, atualmente em fase de projeto, será fundamental para atender as demandas do setor produtivo local, além de fortalecer a logística do Estado.

A restauração dos aeródromos de Paranaíba, Camapuã e Cassilândia visa modernizar as estruturas existentes, proporcionando mais segurança e eficiência no transporte aéreo. Esses investimentos não só facilitarão o escoamento da produção agropecuária, como também estimularão o turismo e promoverão a integração econômica dos municípios do interior.

Outro grande projeto é o Aeroporto Regional de Dourados, que receberá R$ 39 milhões para a construção de um novo terminal de passageiros e cargas, com licitação prevista para o primeiro semestre de 2025. No Pantanal, uma pista no Porto São Pedro, localizada ao pé da Serra do Amolar, será utilizada para o combate a incêndios florestais e, futuramente, para o turismo sustentável.

Guilherme Alcântara, secretário de Infraestrutura e Logística, destaca o impacto dessas iniciativas. “Esses projetos conectam regiões e criam novas oportunidades econômicas. Estamos avançando em direção a um futuro de desenvolvimento sustentável e integração aos mercados globais”, afirmou.

Derick Machado, superintendente de Logística da Seilog, complementa: “Esse plano é um divisor de águas para o Estado. Estamos investindo em regiões estratégicas, conectando Mato Grosso do Sul ao Brasil e ao mundo, o que gera desenvolvimento e qualidade de vida para a população.”

Motorista embriagado provoca colisão frontal após capotagem na MS-040, próximo a Santa Rita do Pardo

0
Foto: Divulgação/PMR

Um motorista de 29 anos foi preso no último domingo (29) na MS-040, entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo, após dirigir embriagado e colidir de frente com outro veículo, em um trecho onde, momentos antes, havia ocorrido um capotamento.

De acordo com as informações apuradas pelo site Campo Grande News, uma idosa de 69 anos perdeu o controle de uma Mitsubishi Pajero, que capotou e parou às margens da rodovia.

Outros motoristas que passavam pelo local prestaram socorro à vítima, e uma das pistas foi interditada até a chegada das equipes de resgate.

Durante o atendimento, um Toyota Corolla, conduzido pelo motorista embriagado, tentou forçar uma ultrapassagem no trecho parcialmente interditado, colidindo frontalmente com uma Chevrolet Tracker, onde estava um casal.

A mulher, grávida de seis meses, precisou ser levada ao Hospital da Unimed, em Campo Grande, para receber atendimento médico.

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) foi acionada e, ao chegar ao local, constatou que o motorista do Corolla apresentava sinais evidentes de embriaguez. Ele se recusou a realizar o teste do bafômetro e confessou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motorista foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol, onde o caso foi registrado. A idosa envolvida no capotamento também precisou ser socorrida, mas seu estado de saúde não foi divulgado.

Próxima parada 2025

0
Foto: Divulgação

Reflexões sobre o ano que passou e as escolhas que determinam o futuro: ser passageiro ou motorista da própria vida?

Em uma analogia com uma viagem de ônibus, o autor convida o leitor a refletir sobre o papel que desempenha na vida, lembrando que o controle sobre o próximo ano está em suas mãos.

Por Enrico Pierro

Caminhei pela rua ainda um pouco deserta. Havia poucas pessoas no ponto. O ônibus chegou pontualmente, como de costume. Os bancos ainda todos vazios, era a primeira viagem. Pude me sentar tranquilamente e aproveitar o começo da viagem. Tudo parecia novo e, de fato, era. A viagem parecia que seria longa, mas acabou passando mais rápido do que pude perceber. Ao longo da viagem, várias pessoas entraram e muitas outras desceram. Muito aconteceu naquele percurso. Foram 12 meses.

E quanto não aconteceu durante todo esse tempo? Chegado agora, no final, é sempre o momento em que eu posso parar e lembrar de todo o caminho. Foram várias curvas, lombadas, buracos. Você já parou para pensar nisso? Como a nossa vida, o nosso ano, é como uma grande viagem? E agora é sempre aquele momento da chegada em que parece que desembarcamos, prontos para um novo ano, uma nova viagem, uma nova aventura. Sem meio saber o que esperar de verdade. Inseguros ainda pelo novo.

E ainda que nem tudo seja tão novo assim, a virada de ano guarda mais significados do que a gente pode imaginar. São tantos símbolos e decisões. Metas e objetivos. Mas seguimos reclamando das mesmas velhas coisas e dos mesmos velhos hábitos que insistimos em não mudar. Se somos passageiros nessa estrada, não podemos reclamar que a vida não anda simplesmente porque decidimos sentar na janela e ver o mundo passar. O ônibus não vai parar, nós é que ficamos parados.

A vida é isso, esse ônibus rodando enquanto a gente decide se fica sentado olhando o mundo ir em frente ou não. Se vamos ser só os passageiros absortos na paisagem, meros coadjuvantes ou protagonistas. Seremos motoristas ou não? Eu não posso falar o que você tem que fazer, só você sabe da tua vida. Mas lembra que a estrada é cheia de curvas, buracos, lombadas e obstáculos e estão aí para todo mundo. Não só para você. Então não adianta só reclamar e achar que a tua estrada é pior. Não é.

A vida não vai só te fazer mudar de faixa de vez em quando. Ela é daquelas que ou te deixa aí olhando, ou te joga para fora da estrada. Quem você vai ser no próximo ano depende só de você. Se você vai ser o que vai ficar, de novo, sentado no ônibus vendo tudo passar enquanto reclama, ou só assiste, ou o que dirige, vai depender de você. E só de você. Que no próximo ano a gente aprenda mais a ser protagonistas das nossas próprias vidas. Que sejamos muito mais motoristas que passageiros. Porque eu já estou no ponto, pronto para embarcar para a melhor nova viagem da minha vida. E você? Feliz 2025.

Próxima parada 2025

Redes sociais: @enricopierroofc (Instagram, TikTok, X e Threads) e em seu blog: https://enricopierro.com.br/

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.