Da esquerda para a direita: Vanessa (presa), Kátia e Gabriel, procurados (Foto: Divulgação/PCMS)
A Polícia Civil prendeu Vanessa Alves da Silva, de 27 anos, suspeita de participação no homicídio de Ademir Marins dos Santos, 52 anos. O crime ocorreu na madrugada de 18 de dezembro deste ano, em Brasilândia. Conforme o site Campo Grande News, a vítima foi brutalmente assassinada com mais de 40 facadas após uma briga por “motivos fúteis”.
Durante o depoimento, Vanessa negou ter desferido as facadas, mas afirmou que, no dia do crime, estava acompanhada dos outros dois suspeitos, Kátia Flávia Mendes, 26, e Gabriel Freitas da Cruz, 28.
Segundo Vanessa, o trio consumia bebidas alcoólicas e cocaína quando uma discussão começou. Após a briga, decidiram ir até a casa da vítima.
No local, armaram uma emboscada e aguardaram Ademir chegar. A vítima foi atacada com mais de 40 golpes de faca, que atingiram o rosto, tórax, costas e pescoço.
Vanessa alegou que não desferiu os golpes e acusou Kátia e Gabriel de serem os autores das facadas. No entanto, as investigações apontam indícios claros de sua participação direta no crime.
Os outros dois suspeitos seguem foragidos. Informações sobre o paradeiro de Kátia e Gabriel podem ser repassadas à Delegacia de Brasilândia pelo telefone (67) 3546-1294. O sigilo do denunciante será preservado.
A semana começa com uma situação meteorológica típica de verão, com sol, seguido por aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas. A véspera, dia 31 de dezembro, e o Ano Novo, 1º de janeiro, deverão ser chuvosos em todo o Mato Grosso do Sul. Além disso, há previsão de acumulados de chuvas mais significativos, que podem ultrapassar os 40mm/24h, principalmente, entre terça-feira (31/12) e quinta-feira (2/1).
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), este cenário ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai/Argentina, aliado ao transporte de calor e umidade. Ainda, o aquecimento diurno e deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera favorecem a formação de instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 29°C e 34°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado.
Nas regiões Pantaneira e Sudoeste são esperadas mínimas entre 22°C e 26°C e máximas entre 29°C e 37°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 30°C e 33°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 32°C.
Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Na manhã desta segunda-feira (30), Cauã Vinicius Melo da Silva, de 20 anos, apresentou-se à polícia e confessou ser o autor do assassinato de Gabriel Alves da Silva, de 22 anos.
Conforme o site Campo Grande News, o crime ocorreu no início da madrugada do dia 25 de dezembro, no bairro Bela Vista II, em Nova Andradina.
Cauã compareceu à delegacia acompanhado de seu advogado, Christovam Martins Ruiz. Durante a entrevista, Ruiz afirmou que seu cliente admitiu a autoria do crime, mas destacou que a intenção não era matar a vítima.
Inicialmente, o nome de outro suspeito havia sido mencionado, mas, após uma investigação detalhada conduzida pela Polícia Civil, Cauã foi identificado como o verdadeiro autor do homicídio.
Após prestar depoimento, ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz de plantão. O caso segue sob investigação, enquanto a polícia busca esclarecer todas as circunstâncias do crime.
Em Ribas do Rio Pardo, município localizado na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, os vereadores eleitos toparam, fazer a posse do prefeito e vice, longe da sujeira, dos pombos e estado de abandono em que se encontra o Ginásio Municipal de Esportes.
O evento será às 10 horas, na sede do Simted – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município, localizado a rua Carlos Anconi, 656, no bairro Jardim Vista Alegre.
A proposta de mudança foi feita por pessoas de confiança do prefeito eleito, logo após vistoria que constatou muita sujeira e, principalmente, fezes de pombos no local.
“A limpeza na herança maldita da atual administração vai começar exatamente no primeiro dia da nova legislatura, a partir da instalação de uma nova filosofia política de trabalho, pautada no oferecimento de um melhor serviço público”, pontua vereador eleito que preferiu não se identificar.
Fotos: Divulgação/SESP
A Constituição Federal determina que os vereadores empossem prefeito e vice eleitos. Em Ribas, a vitória é de Roberson Moureira e Paulinho da Tabacaria.
A cerimônia de posse deverá ser presidida pela vereadora Tânia Ferreira (PP), mais experiente entre os eleitos em 6 de outubro.
Logo após a posse, o prefeito e vice empossados vão para a sede da Prefeitura receber as chaves e assumir seus cargos, na prática.
Enquanto isso, os vereadores fazem a reunião que decide a eleição dos integrantes de uma nova mesa diretora administrativa para a Câmara Municipal, durante o biênio 2025/2026.
OOUTROLADO
Procurado pela reportagem, o secretário de esportes Júlio Nogueira, disse que o Ginásio Municipal está nas mesmas condições em que recebeu.
Ele fez questão de destacar melhorias feitas ao longo da Gestão João Alfredo. “O ginásio está do jeito que peguei. Fizemos alguma modificações, reformamos a quadra de areia do fundo, fizemos a salinha de dança, colocamos ar-condicionado pras crianças, fizemos área de luta, com grade pra não pegar bola, mas o ginásio pra mim tá normal”, detalhou.
Júlio reconheceu que a pintura é uma “coisa que está faltando” e convidou a reportagem para fazer uma visita ao local.
De maneira solícita, o que não é normal na Gestão João Alfredo, o secretário questão de encaminhar para a reportagem, fotos e vídeos demonstrando situação atual do prédio público.
O presidente Lula (PT) sancionou a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030. De acordo com o site Diário do Poder, a medida faz parte do pacote de corte de gastos obrigatórios, proposto pelo governo Lula e aprovado pelo Congresso Nacional há cerca de dez dias.
Com a nova regra, o piso salarial para 2025 deve ficar em R$ 1.518, com aumento de R$ 106 em relação aos R$ 1.412 do salário mínimo atual. O valor só será oficializado nos próximos dias, por meio de decreto presidencial a ser editado.
A nova regra de reajuste tem como objetivo adequar o crescimento do salário mínimo aos limites definidos pelo novo arcabouço fiscal. Dessa forma, o salário mínimo crescerá de 0,6% a 2,5% ao ano acima da inflação.
A política atual de reajuste continua valendo. Desde 2023, o salário mínimo é corrigido pela soma da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro, e do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. A diferença é que haverá um teto de reajuste em 2,5% acima da inflação.
Aprovada pelo Congresso no último dia do ano legislativo, a lei do salário mínimo deverá gerar economia de R$ 15,3 bilhões nos próximos cinco anos.
Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias, cada R$ 1 de aumento do salário mínimo eleva os gastos em R$ 392 milhões, principalmente por causa da Previdência Social e dos benefícios vinculados ao mínimo, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pela regra anterior, o salário mínimo para 2025 ficaria em torno de R$ 1.528. Isso equivale à inflação pelo INPC de 4,84% nos 12 meses terminados em novembro, mais o crescimento de 3,2% do PIB em 2023.
Com o novo teto, a parcela do crescimento do PIB estará limitada a 2,5%, levando ao novo valor de R$ 1.518. O salário reajustado só começará a ser pago no fim de janeiro ou início de fevereiro, referente aos dias trabalhados em janeiro de 2025.
O Governo Municipal de Aparecida do Taboado organizou uma grandiosa celebração para dar as boas-vindas a 2025.
Conforme o site Costa Leste News, denominado “Ano Novo é Aqui”, o evento promete dias de diversão, música e confraternização, com uma programação especial que acontece entre os dias 28 e 31 de dezembro, no recinto da Festa do Peão.
Programação:
30 de dezembro:
O palco contará com apresentações dos artistas da terra, seguido por uma apresentação da dupla Renan & Ray, que promete embalar o público com sucessos como “O Troco”, “Caso Antigo” e “Lágrimas de Dor”.
31 de dezembro – Virada do Ano:
Para celebrar a chegada de 2025, a noite contará com uma sequência de apresentações que incluem:
Kaio & Bertine, conhecidos por sucessos como “Saudade Vem” e “Dói né?”;
Bonde do Forró, banda famosa por sua energia contagiante e músicas como “Se Não Tivesse Ido”;
DJ Samuca, locutor e DJ reconhecido por seu trabalho em rodeios pelo Brasil;
Thais Nogueira, cantora local que promete encantar o público com seu talento.
Prepare-se para esta festa imperdível – A Prefeitura convida toda a população aparecidense e regional para participar dessa grande festa e aproveitar a chegada do Ano Novo com muita alegria e música. Venha prestigiar o “Ano Novo é Aqui”!
Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) cumpriram dois mandados de prisão em operações distintas.
A primeira aconteceu na última sexta-feira (27), por volta das 11h45, na rua Márcia Mendes, no bairro Colinas.
Na ação, os policiais abordaram um homem de 41 anos e constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
Mais tarde, às 17h46, durante patrulhamento na rua Manoel de Oliveira Gomes, outra abordagem resultou na prisão de um homem de 32 anos, também com mandado judicial pendente.
Ambos os indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Já na madrugada de sábado (28), por volta da 0h30, uma guarnição do Pelotão de Trânsito do 2º BPM, em policiamento na avenida Filinto Muller, recebeu informações sobre um condutor armado.
Após abordagem, foi encontrada com o suspeito uma arma de fogo tipo revólver, calibre .38, da marca Taurus, carregada com oito munições intactas.
O homem, de 52 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e encaminhado à Delegacia de Polícia juntamente com o material apreendido.
As ações reforçam a atuação do 2º BPM no combate ao crime e na garantia da segurança pública em Três Lagoas.
Os candidatos à primeira habilitação que iniciaram seus processos entre os anos de 2019 a 2023 e que concluírem a carga horária de 20 horas aula prática por categoria, até 31 de dezembro de 2024, terão mais 90 dias para realizar o exame prático.
A decisão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com a prorrogação desses prazos específicos, foi comunicada aos Detrans de todo Brasil na sexta-feira, 27 de dezembro, às 19h29, por meio de ofício-circular.
“A Secretaria Nacional de Transito (Senatran) informa que por força de decisões judiciais, o prazo para conclusão do processo de habilitação, previsto no § 3° do art. 2° da Resolução 789/2020 do Contran, foi prorrogado por 90 dias para os candidatos que tenham concluído a carga horária prática (última etapa antes do exame final) em 2024 e que tenham como prazo final para conclusão do processo para habilitação o dia 31 de dezembro de 2024”, diz trecho do documento.
O novo prazo, 31 de março de 2025, foi motivado por força de decisões judiciais concedidas a alguns estados brasileiros e que a Senatran optou por estender o benefício para todos os processos de habilitação que estejam na fase do exame prático no País.
Em Mato Grosso do Sul cerca de 14,8 mil processos poderão ser beneficiados com a decisão, sendo 7,8 mil na categoria 2 rodas, e 6,9 mil na categoria 4 rodas, conforme a Diretoria de Habilitação (Dirhab).
A Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab destaca que a concessão é válida para os processos iniciados no período de 2019 a 2023, e que já foram beneficiados com outras prorrogações em virtude da pandemia.
“É importante esclarecer que, devido ao tempo decorrido, muitos candidatos necessitarão realizar novos exames psicológico e médico pois, para emissão da CNH é necessário que haja pelo menos um ano de validade desses exames clínicos”, reforça.
A orientação para os alunos que se enquadram nessa prorrogação de prazo é importante que se organizem junto aos seus respectivos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para agendamento do exame prático com tranquilidade e que não deixem para última hora.
No período de janeiro a novembro de 2024, o Detran-MS realizou 115.525 exames práticos de direção em todo Estado.
Após passarem por várias dificuldades, chegando a dormirem no próprio veículo, os dois amigos nunca desistiram e com muito esforço, determinação e foco, conseguiram passar no concurso de agente penitenciário daquele país
Muita gente planeja viver no exterior. Porém, mudar de país não é uma decisão a ser tomada sem pensar e, sem dúvidas, exige planejamento e muita reflexão. Embora haja, sim, uma série de vantagens em viver em outro país, uma mudança tão radical exige uma análise criteriosa dos dois lados da balança. Viver em um clima diferente, mergulhar em outra cultura ou criar sua família em outro país onde há grandes oportunidades. Estes são apenas alguns dos motivos que levam tanta gente a expatriar.
Luiz de camisa azul é sobrinho do jornalista Luizinho Correa (in memoriam) enquanto Gustavo fazia parte da equipe do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas (Foto: Divulgação|
Os três-lagoenses, Luiz Silveira e Gustavo Antônio Martins Carvalho Rosa, que integrava o 5º GBM de Três Lagoas. estão desfrutando deste ‘novo mundo’ na Nova Zelândia, mas nem tudo são flores. Depois de muito perrengue, pelo menos dois deles conseguiram passar em um concurso no país e os sonhos que pareciam tão distantes começaram a virar realidade.
Angelina Dias Nogueira é esposa de um dos concursados e é três-lagoense. Ela conversou com o Perfil News e contou um pouco da história. A mulher relata que conheceu o esposo, o Luiz, em 2019 e, desde o último mês de novembro, ela foi encontrar-se com o marido, levando os filhos para o novo país. A família mora em Whanganui, na Nova Zelândia.
“O Luiz é filho de um padeiro e de uma dona de casa. Ele foi para Nova Zelândia há quatro anos. Em 2019 ele retornou para Três Lagoas e nos reencontramos, nos casamos. Eu trabalhei para uma empresa terceirizada na construção da fábrica da Suzano, de Ribas do Rio Pardo que terminou as obras em 2024, enquanto ele voltou para Nova Zelândia. Ele trabalhava em uma empresa, mas abriu um concurso para agente penitenciário e ele conseguiu passar e daqui a um ano consegue residência”, explicou.
No vídeo acima mostra a dança dos agentes penitenciários, um ritual tradicional daquele pais
Além do Luiz e Gustavo, têm mais três-lagoense concursado em Nova Zelândia. Gustavo Antônio Martins Carvalho Rosa, por exemplo, trabalhava como bombeiro em Três Lagoas. Ele foi até o país tentar uma vaga e conseguiu.
“Saímos do Brasil dia 16 de novembro e a família do Gustavo veio no mesmo voo comigo. Todos somos de Três Lagoas. Eles passaram por momentos muito difíceis. Não é fácil sair do Brasil. Eles passaram por momentos conturbados, chegando a ter que morar no carro, mas quando batalhamos conseguimos chegar ao nosso objetivo”, destacou.
Aos poucos, a família está se acostumando ao novo país. “Ele retornou há dois anos, mas eu cheguei há 40 dias. São histórias de pessoas batalhadoras, tudo é muito difícil. Aqui fiquei abismada com os preços das coisas e a educação das pessoas. Os dois passaram perrengues em busca de conseguir oferecer uma vida melhor para a família”, contou Angelina.
Na sequência da direita para a esquerda: Bianca (de vermelho), Angelina, Luiz, Gustavo, Liliane esposa do Gustavo e as crianças Luiza filha de Luiz e Angelina e filhos do Gustavo e Liliane (Foto: Divulgação)
Como se não bastasse todo esforço para chegar no lugar que conseguiu com muita determinação, Angelina ressalta que Luiz está até apresentando o Brasil para o novo país.
“Fizemos um trabalho falando sobre a cultura do país para ele ser apresentado no trabalho do Luiz. Muitos ficaram querendo ver o Carnaval, mas mostramos as belezas naturais do Brasil, que nem sempre são conhecidas. Belezas de Três Lagoas, de Mato Grosso do Sul também e toda a nossa Cultura e entregando como o nosso país é rico, eles não conseguiam ter essa dimensão”, disse.
A Polícia Civil de Paranaíba está investigando um golpe de falso emprego que está sendo anunciado em um carro de som pela cidade.
Segundo uma das vítimas informou ao site Jornal Tribuna Livre, ela ouviu o anúncio de rua oferecendo vagas de emprego e acabou caindo no golpe do estelionatário.
Ela disse que ouviu o anúncio e ligou para o telefone, passando seus documentos para fazer o cadastro no sistema da referida empresa.
Na sexta-feira (27), ouvindo uma emissora de rádio da cidade, o locutor do anúncio entrou no ar realizando um pedido de desculpas à população, dizendo que o referido trabalho era um golpe.
Com medo por já ter passado seus documentos, a mulher registrou um boletim de ocorrência para resguardar seus direitos.
Outra vítima, que também ouviu o anúncio de vaga de emprego sendo anunciado no carro de som, precisando de emprego, entrou em contato com o referido telefone, passando seus documentos para fazer o cadastro no sistema da referida empresa.
Em contato com o referido número, foi pedido que a mulher efetuasse um pagamento no valor de R$ 350,00, que seria para um curso profissionalizante. Nesse momento, ela desconfiou que fosse um golpe.
A mulher relata que já trabalhou na referida empresa no ano de 2020 a 2022, mas nesta sexta-feira (27), pelo aplicativo Facebook, no perfil do locutor, o mesmo publicou um pedido de desculpas e um alerta sobre o golpe à população.
Com medo por já ter passado seus documentos, ela registrou um boletim de ocorrência para resguardar seus direitos.
Os policiais do Grupamento Especializado Tático de Ações Motociclísticas (GETAM), do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) cumpriram, na tarde do último domingo (29), por volta das 15h40, um mandado de prisão em Três lagoas.
A ação ocorreu enquanto os policiais atendiam a uma ocorrência de desentendimento familiar na rua Amapá, no bairro Jardim Moçambique.
O detido, um homem de 43 anos, tinha um mandado de prisão expedido pela Vara Judicial de Seberi, no Rio Grande do Sul. Após receber voz de prisão, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública e a eficácia no cumprimento de mandados judiciais durante atendimentos de rotina.
Um casal foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de sexta-feira (27), no Km 104 da BR-158, no município de Paranaíba, por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.
Conforme o site Jornal Tribuna Livre, a patrulha rodoviária deu ordem de parada ao veículo Hyundai/HB20 1.6M branco, que era conduzido por um homem e tinha como passageira uma mulher.
Foi solicitado ao condutor os documentos pertinentes à fiscalização, e ele informou de pronto não ser habilitado e que o veículo era dele. Disse que havia comprado o carro há poucos meses em uma revenda de veículos no município de São José do Rio Preto (SP).
Durante a análise aos elementos identificadores do veículo, constatou-se que, na verdade, tratava-se de um veículo com registro de furto em 08/05/2022 no município de São Paulo (SP).
Questionado, o condutor disse que pagou a quantia de R$ 46.000,00 pelo veículo.
O casal foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba. Diante das informações obtidas, foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação de veículo.
Segundo os envolvidos, não tinham conhecimento das irregularidades apontadas pela polícia.
Os animais foram cruelmente abatidos no pasto e os marginais so levaram a parte traseira das novilhas, consideradas nobre para o consumo
Pelo menos três novilhas Nelore PO foram abatidas e a carne furtadas dentro de uma fazenda denominada Acácia, em Três Lagoas, de propriedade do médico, Dr Jairo Queiroz. Os animais mortos na propriedade são avaliados em aproximadamente R$ 45 mil e a polícia está investigando o caso para encontrar os autores do crime.
Conforme a polícia, os três animais eram gados Nelore PO e cada um deles custava em média R$ 15 mil. Eles foram cruelmente esfaqueados e mortos na fazenda. Segundo o proprietário da fazenda, o abate teria acontecido na madrugada deste domingo (29) e os policiais foram acionados na tarde do mesmo dia.
Com alicates, os criminosos cortaram a cerca e invadiram o local. Em seguida, abateram os animais em diferentes pontos da propriedade. Eles fugiram levando as partes nobres das novilhas.
“O Serviço de Inteligência da PM e outras autoridades estiveram no local realizando os primeiros levantamentos. Cortaram a cerca em dois lugares e mataram três novilhas em diferentes pontos da propriedade. Uma faca usada no crime foi deixada na fazenda. É um gado considerado puro e foi localizado por funcionários plantonistas que estavam fazendo rondas no local. Ainda deixaram a cerca aberta, correndo o risco de outros gados irem para a rodovia”, contou Jairo Queiroz.
Ainda de acordo com Jairo, essa é a terceira vez que a fazenda é invadida e furtada. Em outra ocasião, os criminosos abateram uma vaca prenha e desta vez foram três novilhas de aproximadamente 15 meses.
“São novilhas selecionadas e preparadas para criar. Cada animal desse custa em média acima de R$ 15 mil, podendo chegar ao dobro desse valor, caso seja ofertado em leilão”, ressaltou Jairo.
Um boletim de ocorrência já foi registrado e a polícia também já esteve no local realizando os levantamentos de praxe. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil e os policiais seguem realizando buscas para encontrar os bandidos.
Um homem de 32 anos ficou ferido em um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta na saída de um posto de combustível em Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina. A colisão ocorreu na noite do último sábado (28), na BR-267.
Segundo o Jornal da Nova, por razões ainda desconhecidas, os veículos bateram. Populares relataram que a motocicleta estava saindo do posto e o carro entrando, quando houve o choque.
O motociclista foi arremessado ao solo com o impacto, sofrendo ferimentos. Ele recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e foi transportado para o Hospital Regional em Nova Andradina.
Já o motorista do carro, de 54 anos, não se feriu e permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que assumiu a ocorrência e deu início à investigação sobre as causas do acidente.
A Polícia Militar de Bataguassu foi acionada via 190, na noite do último sábado (28), após um idoso de 90 anos relatar que um homem invadiu seu quintal armado com uma faca e ameaçou agredi-la. Conforme o site Da Hora Bataguassu, a vítima conseguiu se refugiar dentro da residência, mas o suspeito aproveitou para roubar o veículo e fugir.
A Polícia Militar foi acionada e realizou diversas diligências pela cidade. De acordo com algumas informações, havia a denúncia de que o suspeito havia seguido em direção a Nova Porto XV.
As informações foram repassadas à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que conseguiu localizar o veículo abandonado em uma rua no distrito. O suspeito, no entanto, havia fugido pulando muros e tomou rumo ignorado.
Com base nas características fornecidas, o autor, um jovem de 21 anos, foi localizado horas depois, preso e conduzido à delegacia. Ele também portava a faca utilizada no crime e apresentava escoriações decorrentes da fuga. O caso segue sob investigação.
O Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada) consolidou-se como um marco na saúde pública brasileira em 2024, levando assistência e inovação para comunidades ribeirinhas do Pantanal. Por meio de uma abordagem integrada de Saúde Única, o projeto não apenas atendeu moradores de regiões remotas, mas também investigou a relação entre saúde humana, animal e ambiental, impactadas pelas mudanças climáticas.
Neste ano, o projeto alcançou reconhecimento nacional e estadual ao conquistar o 2º lugar na 28ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), e o 2º lugar no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, realizado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul). As premiações destacaram o caráter inovador da iniciativa, que fortalece a gestão pública e promove acesso a serviços de saúde de qualidade para populações vulneráveis.
Realizado por meio de uma parceria entre a SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marinha do Brasil, Fiocruz Minas (Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais) e SES/MT (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso), o projeto tem como objetivo monitorar e melhorar a saúde das comunidades do Pantanal, analisando patógenos que afetam a saúde humana, animal e ambiental. A iniciativa é pioneira no país, integrando tecnologia, pesquisa e atendimento direto.
Fotos: Divulgação/SES
Em sua segunda expedição, realizada em março, o projeto passou por seis comunidades ribeirinhas, incluindo Corumbá, onde realizou mais de 500 atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, foram promovidas ações de vigilância em saúde, vacinação, distribuição de filtros de água e educação sanitária.
“Encerramos 2024 com grande orgulho pelo trabalho realizado pelo Projeto NAVIO, que transformou a realidade das comunidades ribeirinhas do Pantanal. Por meio de uma abordagem integrada de Saúde Única, levamos atendimento médico, odontológico, educação em saúde e vigilância genômica para quem mais precisa. Este projeto é um marco de inovação e cuidado, que impacta diretamente a vida das populações mais vulneráveis e, em 2025, seguiremos firmes no compromisso de ampliar essas ações e levar mais saúde e dignidade para o nosso Pantanal”, enalteceu a secretária adjunta estadual de Saúde, Crhistinne Maymone.
Para janeiro de 2025, está prevista a terceira expedição do projeto, com duração de 21 dias, percorrendo o trecho entre Ladário e Porto Murtinho. A iniciativa incluirá novas tecnologias e parcerias, ampliando o alcance das ações e a coleta de dados para fortalecer o monitoramento da saúde pública na região.
“Trabalhando de forma integrada entre diferentes setores, conseguimos alcançar resultados expressivos para as populações ribeirinhas e para o estado como um todo. É muito gratificante perceber o impacto direto na vida dessas pessoas e ver nosso esforço reconhecido por meio das premiações”, destacou Danila Frias, coordenadora de Saúde Única da SES/MS.
Fotos: Divulgação/SES
O Projeto NAVIO é um exemplo de inovação e compromisso, não apenas com a saúde das populações ribeirinhas, mas também com a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se às diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul para reduzir desigualdades e promover o bem-estar das comunidades mais distantes.
Parcerias
Além da SES/MS, Marinha do Brasil, Fiocruz Minas e SES/MT, o projeto conta com o apoio dos Lacens (Laboratório Central de Saúde Pública) de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, alunos e professores do programa de pós-graduação de doenças infecciosas e parasitárias da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pesquisadores da Fiocruz Mato Grosso do Sul, universidades federais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ouro Preto, universidades estaduais de Mato Grosso do Sul e de Feira de Santana da Bahia, Embrapa, OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Loccus, Biomanguinhos, IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná), prefeituras de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho, Instituto Erasmus de Roterdan da Holanda, Universidade de Stellenbosch da África do Sul, Universidade de Sidney da Austrália e Sistema OCB/MS.
O Governo do Estado deu passos significativos na regionalização da saúde em 2024. Entre as iniciativas de destaque, está a inauguração da UCO (Unidade Coronariana) do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Entregue em 21 de novembro, a UCO conta com 10 leitos de UTI e capacidade para atender até 125 pacientes por mês, representando um marco no atendimento a emergências cardíacas na região leste do estado.
Com investimento de R$ 1,05 milhão, a unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar e tecnologia moderna para tratar pacientes com problemas cardíacos graves. A estrutura tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera por atendimento especializado, salvar vidas e evitar deslocamentos para centros maiores, como Campo Grande. A UCO integra um esforço contínuo para consolidar o hospital como referência em alta complexidade na região.
A regionalização hospitalar também ganha impulso com o Plano de Regionalização Hospitalar do Estado, que busca descentralizar atendimentos de média e alta complexidade. O projeto prevê a criação de “cinturões de saúde”, permitindo que pacientes sejam tratados em suas regiões de origem. Em Coxim, por exemplo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) trabalha para fortalecer o Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, ampliando serviços como ortopedia e urologia, enquanto Nova Andradina, Paranaíba e Cassilândia também já foram contempladas com ações estratégicas.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o objetivo é reorganizar a rede de saúde, promovendo equidade no acesso e desafogando os grandes centros urbanos. Ele ressaltou que o projeto prioriza atendimentos especializados e inclui serviços essenciais, como cardiologia, oncologia e cuidados neonatais.
A expansão da saúde em Mato Grosso do Sul tem gerado resultados concretos. Em Três Lagoas, a UCO reduziu as transferências para Campo Grande em 40%. Este avanço se torna ainda mais significativo no contexto de uma expansão econômica que tem impulsionado o aumento populacional da cidade e regiões vizinhas. A transformação social e econômica da área trouxe a necessidade de um suporte médico adequado para atender a essa nova realidade.
As ações integram uma estratégia ampla que alia investimentos em infraestrutura, equipamentos modernos e qualificação de equipes médicas, reafirmando a regionalização como a base da saúde pública no estado.
A Polícia Civil de Campo Grande está investigando a morte de uma idosa de 66 anos, encontrada com um corte profundo na cabeça, na noite da última sexta-feira (27), no Parque Residencial União. Conforme o site Midiamax, o filho dela, de 36 anos, é o principal suspeito do crime.
Conforme o boletim de ocorrência, uma equipe da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada com a informação de que a idosa teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
No entanto, ao chegarem ao local, os policiais encontraram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizando massagem cardíaca na vítima, que apresentava um ferimento grave na cabeça e muito sangue pelo corpo.
A sala da residência estava tomada por sangue. O filho, que foi o primeiro a chegar ao local, apresentou versões contraditórias, inicialmente alegando que a mãe havia sofrido uma queda.
Entretanto, o médico do Samu afirmou que as lesões não eram compatíveis com um acidente doméstico, mas sim com agressões fatais. A investigação segue em andamento para esclarecer o caso.
Um homem de 54 anos foi agredido pelo próprio filho, de 20 anos, na madrugada do último domingo (29), em Ponta Porã. Conforme o site Midiamax, a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar encontrou o jovem sentado na sarjeta após uma denúncia de moradores, que informaram sobre a agressão. Quando os policiais chegaram ao local, o pai já havia sido resgatado.
O jovem teria desferido várias tijoladas no rosto do pai. No hospital, a vítima estava lúcida e confirmou a agressão, mas afirmou não ter interesse em registrar a ocorrência nem representar contra o filho. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa.
Um homem foi preso na madrugada do último domingo (29) após arrombar e furtar um restaurante no centro de Nova Andradina.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Força Tática recebeu uma denúncia informando que um indivíduo estaria dentro do estabelecimento cometendo um furto. A equipe policial se deslocou até o local e percebeu que um homem fugiu pulando o portão e tomando rumo desconhecido.
Segundo informações do Nova News, os policiais entraram no restaurante e constataram que a porta dos fundos estava arrombada e o interior do estabelecimento revirado. Durante as buscas, a equipe teve acesso às imagens do sistema de monitoramento, que permitiram identificar o suspeito.
Após patrulhamento, os militares localizaram o autor. Durante a abordagem, ele confessou ter pulado o portão do restaurante, arrombado a porta dos fundos e furtado alguns objetos. O homem foi detido e encaminhado à delegacia para as devidas providências.