11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 730

Investimento – Detran conclui reforma de quase metade das agências do Estado em 2024

0
Foto: Detran MS

Em 2024 o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) concluiu a reforma de quase metade das 94 agências existentes em todo Estado, atingindo a marca de 43% de unidades reformadas. 

A maioria delas, nunca havia passado por reforma estrutural em décadas, e todo planejamento, acompanhamento, execução e entrega foi coordenado pela Diretoria de Engenharia (Direng).  

As obras de reforma das agências do Detran-MS começaram a ser executadas em 2020, já no contexto da gestão municipalista e mais presente no interior. 

De lá pra cá, foram 41 obras entregues para a população e para os servidores com atualização das instalações elétricas, adequação de acessibilidade,  pintura, troca de pisos, louças, instalação hidráulica e atualização da comunicação visual desses espaços. Além disso, foram realizadas melhorias nos pátios de apreensão.

No combo da reforma, sete agências foram ampliadas e receberam pátio para realização de vistoria veicular. São elas: Costa Rica, Anastácio, Guia Lopes, Camapuã, Miranda, Eldorado e Rio Brilhante. 

A Agência de Anastácio foi reinaugurada em julho pelo governador Eduardo Riedel. Ele descerrou a placa e fez questão de entrar na Agência, conversou com servidores e observou o funcionamento dos sistemas. Na oportunidade o governador elogiou as mudanças e avanços tecnológicos que ampliam os serviços e oferecem facilidades para a população.

Servidor da agência (Anastácio) há uma década, o gerente Fabiano Aparecido do Nascimento disse que a reforma melhora não só o ambiente para a população, mas reflete na atuação dos servidores. 

“Hoje os nossos colaboradores têm um lugar agradável para trabalhar e acomodar melhor os nossos contribuintes, hoje temos móveis novos, aparelhos de ar condicionado novos, banheiro adequado, sem contar as ferramentas e o suporte que oferece mais agilidade e comodidade para nossos clientes”.

Sinalização viária

o longo de 2024 o Detran-MS sinalizou mais de 700 km em perímetros urbanos, ampliando a segurança das vias e de proteção à vida. 

Além disso, foram implementados equipamentos eletrônicos e medidores de velocidade em rodovias estaduais e em locais estratégicos dos municípios de Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas. 

Planejamento 

As entregas devem continuar ao longo do próximo ano, tendo em vista que existem reformas acontecendo, e outras previstas para serem iniciadas. 

Para o primeiro semestre de 2025, está prevista a entrega das agências de Angélica e Três Lagoas que estão com obras de reforma em andamento. Com essas entregas, o número de melhorias realizadas será de 43 agências.  

Já no planejamento estratégico para o próximo ano, estão em andamento os processos para reforma de outras 10 agências e o recapeamento das pistas de exames de Dourados e Campo Grande. Além disso, está em fase de contratação, cerca de nove projetos específicos para a sede do Detran na Capital. 

Também existem processos de sinalização viária em andamento para 14 municípios. São eles: Bonito, Projeto Amigos do Parque e Sede em Campo Grande, Coxim, Deodápolis, Douradina, Eldorado, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Jateí, Miranda, Nioaque, Rio Verde de MT, e Sidrolândia.

Nova diretoria 

A Diretoria de Engenharia (Direng) tem um papel fundamental na gestão da infraestrutura de trânsito do Detran-MS. Ela foi criada no novo organograma da estrutura básica do Detran-MS, publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2023. 

“É uma grata satisfação integrar o time Detran-MS, liderado pelo Rudel Trindade, e ter a certeza que essas entregas fazem a diferença, tanto para o servidor que tem um ambiente agradável para desempenhar suas funções, quanto para o cidadão que busca atendimento nas agências. Melhorar a experiência do cidadão com o serviço público é uma determinação do nosso Governador, Eduardo Riedel e temos buscado isso todos os dias”, afirma  a diretora da Divisão de Engenharia, Manutenção e Infraestrutura, Maria Moura. 

No organograma do Detran-MS a Direng é responsável por diversas atividades relacionadas à infraestrutura de trânsito, como planejamento e projetos de infraestrutura viária; análise e solução de problemas técnicos; fiscalização e controle de obras; manutenção e conservação da infraestrutura existente; além da elaboração de estudos de impacto para a segurança no trânsito. 

Novo modelo vai impulsionar infraestrutura e promover a recuperação de 800 km de rodovias em MS

0
Foto: Chico Ribeiro

Mato Grosso do Sul dá um passo significativo em direção à modernização da sua infraestrutura viária com a implementação de um novo modelo de recuperação e manutenção de rodovias, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto, que mobiliza US$ 250 milhões, inclui a restauração e manutenção de mais de 800 km de estradas, impactando diretamente o agronegócio, o turismo e o comércio nas cidades do Estado.

Diferente do modelo tradicional, que pagava por serviços executados como tapar buracos, o novo sistema conhecido como CREMA (Contrato de Recuperação e Manutenção Rodoviária) estabelece uma remuneração fixa. Isso significa que as empresas responsáveis pela manutenção das rodovias serão incentivadas a realizar uma restauração de maior qualidade desde o início, reduzindo a necessidade de reparos frequentes no futuro. As rodovias MS-377, MS-240 e outras na região de Nova Andradina e Naviraí são as primeiras a se beneficiar dessa abordagem inovadora.

Atualmente, duas regionais estão em processo de migração para o modelo CREMA, que promete aumentar a eficiência na gestão das estradas e pode ser expandido para outras áreas do Estado.

Benefícios Socioeconômicos

O investimento não se limita apenas à melhoria das estradas. Com uma malha viária total de cerca de 13 mil km, incluindo 1.004 pontes, as melhorias nas rodovias têm um impacto direto no desenvolvimento econômico local. A conectividade facilitada pelas estradas restauradas é crucial para o transporte eficiente de produtos do agronegócio, além de promover o turismo e o comércio regional.

Com um investimento anual estimado em R$ 500 milhões, a expectativa é que os novos recursos contribuam para uma redução significativa nos custos e na quantidade necessária de manutenção da malha pavimentada. O objetivo é garantir que cerca de 25% da malha pavimentada atual seja mantida com maior eficiência.

O secretário estadual Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, enfatizou a importância dessa iniciativa:

“A implementação do CREMA representa uma mudança fundamental na forma como gerimos nossas rodovias. Estamos não apenas melhorando a qualidade das nossas estradas, mas também promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficiará toda a população.”

Com essa nova estratégia, Mato Grosso do Sul se posiciona na vanguarda da gestão rodoviária no Brasil, alinhando-se às melhores práticas internacionais e garantindo um futuro mais sustentável para sua infraestrutura viária.

A modernização das rodovias deve facilitar ainda mais o escoamento da produção agrícola, atraindo investimentos privados e estimulando a competitividade no Estado.

Alexsandro Nogueira, Seilog

Polícia Civil prende autor de feminicídio em flagrante em Campo Grande

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu em flagrante, na noite desta sexta-feira (27), um homem de 43 anos acusado de feminicídio no bairro Jardim Los Angeles, em Campo Grande.

O caso foi registrado por volta das 22h40, quando a equipe da DHPP foi acionada após o corpo de uma mulher de 26 anos ser encontrado em uma residência, apresentando graves lesões no crânio e na face, além de perfurações provocadas por arma branca.

As investigações preliminares apontaram que a vítima mantinha um relacionamento com o autor, marcado por histórico de violência. A equipe policial iniciou diligências e localizou o autor na casa de um amigo dele.

Ao ser abordado, o homem afirmou inicialmente que a vítima havia sofrido uma crise epilética, causando os ferimentos. No entanto, diante das evidências e questionamentos dos investigadores sobra a gravidade das lesões, ele confessou que, durante uma discussão, agrediu a companheira com socos e ainda deu golpes com uma faca na cabeça dela, levando-a à morte.

Durante revista pessoal, a faca utilizada no crime foi encontrada na cintura do autor, com vestígios de sangue na lâmina. Diante disso, ele foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e autuado em flagrante pela prática de feminicídio. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Polícia Civil recupera R$ 180 mil furtados de residência em Mundo Novo

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Mundo Novo, recuperou, na manhã deste sábado (28), R$ 180 mil em dinheiro, furtados de uma residência da cidade. O crime ocorreu na última sexta-feira (27), nas primeiras horas do dia.

Na ocasião, a casa foi arrombada e o dinheiro subtraído. Assim que perceberam o furto, os proprietários acionaram a polícia.

Sob a coordenação do delegado Alex Junior da Silva, a equipe iniciou as investigações imediatamente, contando com o apoio da perícia criminal de Naviraí. As buscas pelos criminosos se estendeu durante a madrugada, quando o montante foi localizado em uma casa no município.

Todo o valor furtado foi recuperado e restituído à vítima, que informou que a quantia havia sido acumulada ao longo de 10 anos pela família para a compra de uma casa própria. Segundo ela, o valor tinha sido retirado recentemente de uma agência bancária.

As investigações terão continuidade em sigilo, para a localização e responsabilização dos autores. 

Por Keila Flores

Feriado de Ano Novo: Casa da Saúde não terá expediente

0
Foto: Saul Schramm

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz não terá atendimento ao público na terça-feira (31) e quarta-feira (1º) devido ao ponto facultativo de véspera e feriado de Ano Novo.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação das solicitações, dispensação de medicamentos e atendimento de protocolo – primeiro cadastro – o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até segunda-feira (30). O feriado foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio de decreto.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz retorna com o atendimento normal na quinta-feira (2).

Serviço

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz está atendendo em sua nova sede, localizada a rua Dom Aquino, 1.789 – Centro, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Em dois anos, Governo de MS investe mais de R$ 250 milhões em reformas de escolas

0
Foto: Álvaro Rezende

O Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), investiu nos últimos dois anos mais de R$ 250 milhões em reformas e ampliações em 126 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) em 52 municípios. O foco é na modernizar as unidades e oportunizar melhorias na qualidade de ensino dos estudantes.

“A educação é prioridade em nossa gestão, fator chave para alcançarmos nossos objetivos, de trazer o desenvolvimento que projetamos para Mato Grosso do Sul. São escolas com estruturas adequadas e modernas para nossos servidores que contribuirão para o aprendizado e melhoria na qualidade de ensino dos nossos estudantes”, afirma o governador Eduardo Riedel.

Em execução

Para 2025, a atual gestão tem como meta concluir a execução de 44 reformas de unidades escolares da REE em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, com investimentos de mais de R$ 188 milhões.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, lembra aos estudantes, servidores e responsáveis que “uma obra não é apenas o prédio, mas sim dignidade, onde os estudantes terão excelência na qualidade de aprendizagem e os professores terão condições de lecionar com um ponto de referência e orgulho de se ter um ambiente de trabalho satisfatório. Por intermédio de política municipalista, temos o compromisso de transformar o ambiente mais acolhedor aos nossos estudantes de Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Reformas

Para a realização das intervenções, reformas e construções, a equipe de engenharia e arquitetura da SED ouve as solicitações dos gestores, analisa todas as demandas e também visita cada unidade escolar, avaliando os pontos que necessitam passar por reforma.

As revitalizações são feitas para proporcionar um ambiente escolar de qualidade. “Os diretores solicitam e nós fazemos um levantamento de tudo que é necessário para melhorar a infraestrutura de cada unidade, contribuindo assim, com a aprendizagem dos alunos”, afirma Andressa Salicano, arquiteta da Cogesp (Coordenadoria de Infraestrutura, Fiscalização e Gestão de Obras Públicas).

Com os investimentos, o estudante recebe uma escola estruturada, tornando as atividades mais atrativas e estimulantes, pois a aprendizagem não se resume apenas à teoria em sala de aula, somando com experiências práticas e as atividades extracurriculares, bem como um ambiente renovado e revitalizado.

O atendimento aos alunos com necessidades especiais também é uma das prioridades. Para esse público, as reformas visam possibilitar o melhor acesso por meio de itens como, corrimãos, rampas, piso tátil, banheiros e espaços comuns da escola adaptados para condições específicas.

Em junho foi entregue a reforma da Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros, localizada na aldeia Alves de Barros – município de Porto Murtinho, no valor de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1.048 milhão de reforma parcial com acessibilidade e R$ 220 mil em equipamentos.

“É um sonho realizado a entrega da reforma da nossa unidade escolar, tenho um pedido especial para estudantes, professores, administrativos, coordenação, para que todos consigamos cuidar e conservar a nossa escola, o nosso patrimônio”, salientou a diretora Blenda Lena Rodrigues Santos.

R$ 25 milhões em Anastácio

No último dia 10 de dezembro foi entregue R$ 25,4 milhões em reformas e equipamentos para 4 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), no município de Anastácio, EE Carlos Drummond de Andrade, EECIM Maria Corrêa Dias, EE Indígena Guilhermina da Silva e a EE Deputado Carlos Souza Medeiros, beneficiando diretamente 1.5 mil estudantes.

A EE Carlos Drummond de Andrade recebeu R$ 10,7 milhões em investimentos de reforma e adequações. A unidade atende 161 estudantes matriculados em turmas que vão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, todas em período integral.

Escolas modelo

Governo de MS está construindo duas novas escolas nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã, no valor de R$ 30,3 milhões, com objetivo de facilitar a circulação e otimizar o uso dos espaços, além de proporcionar uma maior integração.

Em Ribas do Rio Pardo, para atender a demanda de crescimento acelerado, impulsionado pela construção de uma das maiores fábricas de celulose do mundo, está sendo construída uma nova unidade escolar, no valor de R$ 14,9 milhões.

“Tive a alegria de conhecer o terreno em que a nova unidade escolar está sendo erguida, em parceria com o município de Ribas do Rio Pardo, que segue um planejamento específico que foi desenvolvido para atender as necessidades atuais”, lembra o secretário Hélio Daher.

A nova unidade escolar será composta por 20 salas de aulas. Considerando 30 estudantes por sala de aula, pode atender cerca de 1800 alunos nos três períodos. A infraestrutura, na atual planta, terá laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, sala de múltiplo uso, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, pátio coberto e espaços de convivência e um setor administrativo completo, dependência de funcionários, depósitos e demais áreas de apoio.

Em Ponta Porã, no bairro Kamel Saad, a unidade escolar terá área construída de 4.497,14 m², em um terreno de 16.609,87 m². Ela irá dispor de 20 salas de aula, laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, pátio coberto e espaços de convivência, além de setor administrativo completo e demais áreas de apoio.

O valor do investimento é de R$ 15,4 milhões, onde todos os ambientes foram projetados em atendimento às normas vigentes de acessibilidade, proteção e segurança contra incêndio e pânico, vigilância sanitária e em consonância com as diretrizes do MEC, “visando promover maior conforto aos usuários e um espaço adequado ao aprendizado e ensino de qualidade, em regime de colaboração com o município”, relata o diretor geral de infraestrutura, administração e apoio escolar da SED, Paulo Malacrida.

Adersino Junior, SED

Policiais militares da CGPA e DOF socorrem vítimas de acidente aéreo no Pantanal

0
Foto: Divulgação

Policiais militares da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) socorreram na tarde desta sexta-feira (27), três pessoas que sofreram um acidente aéreo numa área de difícil acesso, na região do Pantanal, em Aquidauana.

Vídeo: Divulgação

Após receberem informações do 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana, sobre o acidente e a dificuldade para chegar até as vítimas, os policiais da CGPA e do DOF, que estavam na Base do DOF em Dourados, deslocaram com o helicóptero até a área onde estavam os passeiros.

Vídeo: Divulgação

Em pouco menos de duas horas, a CGPA conseguiu chegar onde o avião havia caído e encaminhar os três ocupantes até uma unidade médica de Aquidauana, onde as vítimas foram atendidas e passam bem.

Vídeo: Divulgação

Além do apoio operacional ao DOF, policiais militares da CGPA tem atuado em operações conjuntas com demais unidades da PM, assim como no apoio a salvamentos, como desta sexta-feira.

Vídeo: Divulgação

Trabalho conjunto entre secretarias intensifica fiscalização e combate ao cigarro eletrônico

0
Foto: Joédison Alves/Agência Brasil

O ano de 2024 foi marcado por uma série de iniciativas da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para combater o uso crescente de cigarros eletrônicos no Estado, especialmente entre os jovens. Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 14,9% dos jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso do Sul utilizam esses dispositivos que contêm substâncias prejudiciais como nicotina, metais pesados e compostos cancerígenos.

Em resposta, a SES, por meio da coordenadoria de Vigilância Sanitária, da gerência de Prevenção e Controle do Tabagismo e gerência de Atenção à Saúde do Adolescente, em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e outras entidades, intensificou ações de fiscalização, educação preventiva e promoção de saúde. Entre os destaques, estão a apreensão de mais de 2.600 cigarros eletrônicos e 700 essências em operações realizadas em cidades como Campo Grande e Três Lagoas, além da implementação do “Protocolo de 5 Passos” para o enfrentamento da comercialização desses dispositivos.

No campo educacional, foram iniciadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino campanhas integradas ao PSE (Programa Saúde na Escola) que incluiu palestras, atividades de conscientização e fortalecimento da parceria entre famílias, escolas e serviços de saúde. As iniciativas visaram não apenas informar sobre os malefícios do cigarro eletrônico, mas também criar ambientes escolares mais saudáveis, com restrições ao uso desses dispositivos.

Educação e capacitação fortalecidas

Com foco na atuação local, a SES promoveu capacitações para profissionais da saúde, vigilâncias sanitárias municipais e forças de segurança. Esses treinamentos aumentaram a eficácia das operações e da sensibilização da população, consolidando uma abordagem integrada e intersetorial.

A colaboração com entidades como Anvisa, INCA (Instituto Nacional de Câncer), Procon e Polícia Civil ampliou o alcance das ações e possibilitou o desenvolvimento de estratégias mais robustas.

Conforme o gerente de Apoio aos Municípios da SES, Matheus Moreira Pirolo, Mato Grosso do Sul é reconhecido como o segundo maior consumidor de cigarros eletrônicos no Brasil. “Para enfrentar esse desafio, o Estado tem implementado um conjunto de medidas preventivas, com o objetivo de dificultar o acesso a ‘pods’ e ‘vapes’, além de conscientizar a população sobre os riscos desses dispositivos. Ao evitar o adoecimento grave causado pelo uso de cigarros eletrônicos, essas ações também visam reduzir os custos financeiros elevados que seriam exigidos pelos serviços de saúde”, esclarece Matheus.

Embora frequentemente vistos como alternativas menos prejudiciais, os cigarros eletrônicos podem causar dependência severa e doenças graves, como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos; infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e derrames; diversos tipos de câncer, além de dependência química severa (nicotinismo), reforçando a importância das ações preventivas adotadas pelo Estado.

Além de proteger a saúde dos sul-mato-grossenses, a prevenção gera impactos econômicos positivos. A SES também incentivou a participação da sociedade, disponibilizando canais para denúncias anônimas sobre a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, como o 136 (Ouvidoria do SUS) e o 151 (Procon).

O compromisso do Estado com a saúde pública segue como prioridade, com ações já planejadas para 2025, integrando setores de saúde, educação e segurança para proteger ainda mais os jovens e suas famílias dos riscos associados a esses dispositivos.

“Essa estratégia de conscientização sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos é fundamental para reforçar a ideia de que a escola deve ser um ambiente seguro e acolhedor e para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos estudantes, construindo um futuro mais saudável, livre de dependências e de comportamentos prejudiciais”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa, sobre a continuidade das atividades no próximo ano.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Programa MS Ativo conclui primeiro ciclo com êxito e fortalece o municipalismo

0
Foto: Saul Schramm

Com o encerramento do primeiro ciclo em 2024, o MS Ativo Municipalismo demonstrou o fortalecimento da colaboração entre o Governo de Mato Grosso do Sul e os municípios do Estado. Lançado em abril, o programa foi marcado por um intenso esforço conjunto, com a adesão dos 79 municípios.

Na Fase 3 do MS Ativo, focada no municipalismo baseado na cooperação, 52 municípios se comprometeram a elaborar planos de ação para áreas de desafios compartilhados, visando melhorar indicadores selecionados. Esse esforço conjunto resultou em mais de 20 horas de capacitação e mais de 700 participações ao longo do ano.

As capacitações presenciais, realizadas em junho, geraram 1.901 entregas cadastradas na plataforma e qualificaram 176 pessoas para a elaboração de planos de ação municipal. Entre julho e novembro, o programa seguiu com reuniões regulares de monitoramento e encontros de Capacitação Estratégica sobre temas variados, como o uso de dados na gestão pública, enfrentamento à mortalidade materna com foco na promoção de métodos contraceptivos, enfrentamento à mortalidade por DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), promoção de ambiente de negócios, e educação com direcionamentos práticos para a colaboração entre Estado e municípios.

A integração entre as ações de Estado e municípios foi a força motriz para o sucesso do programa. Com um modelo participativo, o MS Ativo forneceu suporte técnico e prático para os desafios compartilhados no estado sul-mato-grossense, promovendo soluções baseadas em evidências. Técnicos de diversas secretarias atuaram ativamente no dia a dia do programa, gerando valor tanto para o Estado quanto para os municípios.

Na última reunião de monitoramento do ano, o trabalho realizado ao longo de 2024 foi celebrado em um momento de troca de informações e experiências. O encontro marcou o fortalecimento da confiança e da cooperação entre diferentes esferas de governo, evidenciando o trabalho conjunto do Estado e municípios em prol de desafios que beneficiam diretamente os cidadãos sul-mato-grossenses.

Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, avalia que o balanço do ano para o MS Ativo Municipalismo foi muito positivo. “Tamanho envolvimento das prefeituras mostra o comprometimento das pessoas que trabalham com gestão municipal em nosso Estado. Realmente isso é um feito que Mato Grosso do Sul pode se orgulhar: Estado e municípios trabalhando juntos em prol da população”, disse.

Para o superintendente de Fomento ao Municipalismo, Marcilio Moreira “o programa MS Ativo se consolidou como um modelo de compartilhamento de esforços entre Estado e municípios, para potencializar ações com foco na superação de desafios, e se mostrou como um caminho de integração para gerar melhorias concretas na qualidade de vida do cidadão”.

MS Ativo Municipalismo

É o programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população. Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

Renata Brum, Comunicação Segem

Infraestrutura aérea de MS avança com investimentos que conectam o Estado ao mundo

0
Aeródromo de Cassilândia (Foto: Seilog)

Mato Grosso do Sul está consolidando sua posição como um dos estados mais promissores do Brasil no setor de logística e transporte com a chegada de grandes investimentos em todo o seu território e em locais estratégicos no setor da celulose. O Governo Estadual, por meio da Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), investe em melhorias significativas na malha aeroviária, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões.

Desde o início de 2023, o Plano Aeroviário Estadual tem direcionado esforços para transformar o setor aéreo do Estado. Com um investimento estimado de R$ 250 milhões até 2026, o plano contempla obras de construção, restauração e ampliação de aeroportos e aeródromos estratégicos, reforçando a conexão de Mato Grosso do Sul com os mercados nacionais e internacionais.

Mais logística, mais desenvolvimento

Entre 2023 e 2024, mais de R$ 19,3 milhões foram destinados a obras já concluídas, e outros R$ 42,5 milhões estão sendo aplicados em projetos em andamento. Dentre as iniciativas mais relevantes, destaca-se a ampliação da pista do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, que terá mais 500 metros de extensão e novos equipamentos de segurança e navegação aérea, como o sistema de auxílio visual PAPI e uma estação meteorológica.

No Pantanal, região estratégica para o turismo e a preservação ambiental, será implantada uma pista no Porto São Pedro, ao pé da Serra do Amolar. A estrutura atenderá, inicialmente, demandas de combate aos incêndios florestais e, no futuro, impulsionará o turismo e a logística local.

Em Nova Alvorada do Sul, uma nova pista asfaltada está em fase de estruturação, atendendo às necessidades do setor produtivo. Já em Aquidauana, porta de entrada para o Pantanal, será pavimentada uma pista de 1.500 metros, fomentando o turismo e proporcionando maior segurança para voos comerciais e de pequenos aviões, atendendo a crescente demanda de turistas estrangeiros.

Modernização e expansão

Entre os projetos em andamento, estão a implantação do Aeroporto de Inocência, a restauração de aeródromos em Paranaíba, Camapuã e Cassilândia, além da ampliação do aeroporto de Naviraí.

Outro destaque é o Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira. Com um investimento estimado em R$ 39 milhões, o projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros e cargas. A obra foi recentemente aprovada pela Secretaria de Aviação Civil e deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2025.

“Mato Grosso do Sul está cada vez mais atraente para investidores, e nosso compromisso é proporcionar a segurança e a mobilidade necessárias para o desenvolvimento. Esses projetos dos aeroportos e aeródromos conectam regiões, trazem novas oportunidades econômicas, além de reafirmar os pilares de um Governo próspero, com sustentabilidade, e integrar o estado aos mercados globais. É um salto rumo a um futuro de muito desenvolvimento”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, ao mencionar a importância desses investimentos.

Integrando regiões

O superintendente de Logística da Seilog, Derick Machado, ressalta o impacto positivo que o Plano Aeroviário já tem trazido ao Estado. “Esse robusto plano é um divisor de águas para o Estado. O setor logístico da Seilog possui uma equipe de inteligência para prospecção de novas infraestruturas aeroviárias, o que tem refletido em implantações e restaurações de pistas em locais estratégicos, trazendo desenvolvimento para regiões mais afastadas da Capital e conectando Mato Grosso do Sul ao restante do Brasil e com mercados internacionais. Estamos criando novas oportunidades e impulsionando o crescimento de maneira estratégica”.

Com a conclusão dessas obras e o lançamento de novas licitações, como as dos aeródromos de Água Clara e Maracaju, o Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso em proporcionar desenvolvimento logístico e socioeconômico para todas as regiões do Estado, consolidando-se como um exemplo de gestão e inovação no setor aeroviário. A Seilog ainda dá seguimento a estudos para implantar aeródromos nos municípios de Mundo Novo e Amambai e ampliar o aeródromo de Nova Andradina e o aeroporto de Três Lagoas.

Além de conectar Mato Grosso do Sul ao mundo, os investimentos na infraestrutura aérea refletem o compromisso do Estado em transformar logística em um vetor de desenvolvimento sustentável, beneficiando não só o setor produtivo, mas também o turismo, meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul 

Carteira nacional para pets chega a MS para facilitar controle e a proteção animal

0
Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), anuncia a implementação do RGA (Registro Geral Animal), uma iniciativa que busca melhorar a gestão da saúde e proteção dos animais no estado. A nova carteira nacional para pets será emitida gratuitamente por meio da plataforma Gov.br, substituindo o modelo anterior exigido pela Lei Estadual nº 2.990/2005, que determinava o registro em cartório mediante o pagamento de taxas.

Com a digitalização do processo, o cadastro de animais de estimação torna-se mais acessível, eliminando barreiras burocráticas e financeiras. Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, a medida trará benefícios práticos. “O cadastro facilitará o controle de doenças e contribuirá para uma melhor gestão da saúde animal no estado, permitindo que as autoridades identifiquem rapidamente surtos de doenças e adotem medidas preventivas. Isso é fundamental em regiões onde a convivência com animais é intensa, ajudando a garantir a saúde pública”.

Além disso, o RGA será uma ferramenta importante no combate aos maus-tratos e ao abandono. Ao vincular os tutores aos seus animais por meio de um documento oficial, será possível rastrear casos de negligência com maior precisão. A iniciativa também permitirá que o estado obtenha dados mais detalhados sobre a população de cães e gatos, fortalecendo a formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

A substituição do registro cartorial pelo cadastro on-line atende a uma demanda antiga da sociedade e torna o processo mais inclusivo. “Com essa entrega do governo federal, conseguimos uma resposta mais eficaz, principalmente por ser um processo gratuito e acessível. A gratuidade do serviço é um avanço na história da proteção animal em Mato Grosso do Sul”, afirmou o superintendente.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a implementação do RGA representa um marco na integração de políticas públicas voltadas à vida animal. “Esse projeto fortalece a nossa capacidade de proteger os animais e atuar de forma mais eficiente contra o abandono e os maus-tratos. Mato Grosso do Sul dá um passo importante ao aliar tecnologia e acessibilidade para garantir o bem-estar animal e a saúde pública”.

Para realizar o cadastro no RGA, os tutores devem acessar a plataforma Gov.br, preencher as informações necessárias e emitir a certidão digital.

Lucas Castro, Comunicação Setesc

Mato Grosso do Sul registrou mais de 26 mil empregos formais no ano, segundo o CAGED

0
Foto: Mairinco de Pauda

Entre janeiro e novembro de 2024, Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo de 26.776 empregos formais. O setor de Serviços liderou o crescimento, com 50,36% do total, Indústria contribuiu com 30,02%. Os dados são do levantamento do Observatório do Trabalho de MS, elaborado pela Coordenadoria de Economia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) em parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS).

O Comércio participou com 18,64%, enquanto a Agropecuária representou 13,99%. Por outro lado, o setor de Construção teve variação negativa de -13,99%.

No mês de novembro, Mato Grosso do Sul registrou saldo negativo de trabalho de -179 empregos. O número de demissões superou o de admissões, com 30.494 contratações e 30.673 desligamentos, resultado que sinaliza uma redução do emprego comparado ao mês de outubro.

“Na realidade o que vemos hoje no mercado de trabalho formal é uma estabilidade. O resultado de novembro foi motivado pela Agropecuária que é um setor altamente dependente dos ciclos de plantio e colheita que são sazonais. As culturas de verão estão em fase final de plantio, com as vagas já ocupadas e portanto é natural que não sejam criados novos postos de trabalho”, salientou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

A queda no saldo de empregos na construção, na avaliação de Verruck, também reflete a sazonalidade do setor, marcada pelo término de projetos e o intervalo até o início de novas obras. “Em toda a região Centro-Oeste o cenário foi parecido diante das características da economia da região. Em MS tivemos a conclusão da Suzano, e finalização de outras grandes obras, e portanto isso interferiu nas vagas da construção”, complementou.

A maioria dos setores de atividades econômicas teve um desempenho positivo em novembro de 2024. O destaque ficou com o setor de comércio (680), seguido pelo setor de serviços (537), indústria (155), construção (-746) e por fim na agropecuária (-805). No Comércio/ reparação de veículos automotores e motocicletas apresentou o maior crescimento entre os demais.

 Municípios com Maior e Menor Saldo

Inocência lidera os municípios com maior saldo de empregos no estado (604), logo em seguida aparecem Campo Grande (321) e Itaquirai (187). Por outro lado, os municípios que mais fecharam postos foram Ribas do Rio Pardo (-184), Naviraí (-268) e Três Lagoas (-405).

O saldo de postos com ensino médio completo teve o maior número de 204 empregos. O ensino superior completo teve um saldo positivo de 121, o superior incompleto registrou (-35); ensino médio incompleto (65); fundamental incompleto (47).

PNAD

No trimestre móvel encerrado em novembro de 2024, a taxa de desocupação recuou para 6,1%, a menor da série histórica da PNAD Contínua, iniciada no primeiro trimestre de 2012. Os dados foram divulgados hoje (27) pelo IBGE. Essa taxa representa 6,8 milhões de pessoas em busca de emprego no país, menor contingente desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014. Em um trimestre, 510 mil pessoas deixaram o desemprego. Ante o mesmo trimestre de 2023, 1,4 milhão de pessoas saíram da população desocupada.

Os índices regionais, que incluem o Mato Grosso do Sul só devem ser divulgados em janeiro, mesmo assim o secretário relembrou que em MS esta taxa de desocupação no trimestre anterior, de abril a junho de 2024, a taxa era de 3,8%. De acordo com a PNAD Contínua, o número de pessoas desocupadas, ou seja, que não estavam trabalhando e buscavam emprego, era de 52 mil sul-mato-grossenses. A população ocupada atingia 1,447 milhão de trabalhadores empregados no Estado.

Rosana Siqueira, da Semadesc

ANTAQ inicia processo de consulta pública para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai

0
Foto: Arquivo

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) abriu nesta quinta-feira (26) o período de consulta pública para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, marcando a primeira concessão hidroviária da história do Brasil. Este momento representa um marco para o setor hidroviário, com foco no desenvolvimento sustentável e na eficiência logística.

A consulta pública estará disponível até o dia 23 de fevereiro de 2025, período em que cidadãos, empresas e entidades poderão enviar contribuições, sugestões e subsídios para o aprimoramento da modelagem e dos documentos técnicos relacionados à concessão.

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou a relevância do projeto: “Esse é o momento de ouvirmos as contribuições da população e do mercado, assegurando que o modelo de concessão atenda às necessidades do país e das comunidades envolvidas. Estamos falando do maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento regional na América do Sul”.

A consulta pública é mais um passo para garantir um modelo robusto e alinhado às políticas públicas para o setor hidroviário. Anteriormente, a Agência encaminhou ao Ministério de Portos e Aeroportos os documentos relativos à modelagem da licitação. O processo reflete o compromisso do Governo Federal com a modernização e expansão da infraestrutura logística no Brasil.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, o processo é extremamente importante dentro do desenvolvimento logístico do Estado. “É fundamental o desenvolvimento de vários modais entre os quais a hidrovia. A hidrovia se conecta com a rota bioceânica, é um modal importante para a questão de exportação de minério”, salientou.

Contribuições

A documentação completa, incluindo minutas jurídicas relativas à Audiência Pública nº 18/2024 estão disponíveis neste link.

As contribuições poderão ser encaminhadas até as 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2025, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site da ANTAQ, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso.

Será permitido anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas e fotos exclusivamente através do e-mail: [email protected], mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado neste aviso. O envio do anexo em e-mail não dispensa o envio da contribuição por escrito no formulário eletrônico.

Caso o interessado não disponha dos recursos necessários para o envio da contribuição por meio do formulário eletrônico, poderá fazê-lo utilizando o computador da Secretaria-Geral (SGE) desta Agência, em Brasília/DF, ou nas suas Unidades Regionais, cujos endereços se encontram disponíveis no sítio da ANTAQ.

Sobre a concessão

A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km.

Nos primeiros cinco anos de concessão, serão realizados serviços de dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização adequados, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, implantação dos sistemas de gestão do tráfego hidroviário, incluindo Vessel Traffic Service (VTS) e River Information Service (RIS), além dos serviços de inteligência fluvial.

Essas melhorias vão garantir segurança e confiabilidade da navegação. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Tarifa baixa e gratuita

Ainda segundo a modelagem, foi definido que somente será feita a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária entregar os serviços previstos na primeira fase do contrato. Em relação ao transporte de passageiros e de cargas de pequeno porte não haverá cobrança de tarifa.

A previsão de tarifa, pré-leilão, é de até R$1,27 por tonelada de cargas. O critério de licitação pode ser menor tarifa, por isso, esse valor ainda poderá ser reduzido. No entanto, existe a possibilidade, durante a realização da consulta pública, de alteração no critério do certame.

Movimentação

O transporte de cargas do Rio Paraguai, após a concessão, está estimado entre 25 e 30 milhões de toneladas a partir de 2030, o que significa um aumento significativo de movimentação em relação ao praticado atualmente. No ano passado, a hidrovia transportou 7,95 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 72,57% em relação a 2022.

Em 2023, as hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 157 milhões de toneladas de carga, quase 10% de todo o transporte aquaviário ocorrido no período. Esse volume de carga transportada tem um potencial ainda maior para ser desenvolvido e a busca por investimento privado nesse segmento vai ao encontro da busca por uma maior eficiência logística nacional.

Trafegabilidade

Com a concessão, a hidrovia vai contar com um calado de 3 metros quando o rio estiver cheio e de 2 metros em períodos de seca, o que vai garantir a trafegabilidade das embarcações durante todo o ano, ou pelo menos a maior parte dele.

Levando em consideração as estiagens extremas dos últimos anos, o contrato também prevê a distribuição adequada dos riscos com o concessionário com a criação da Zona de Referência Hidrológica Contratual, que consiste em avaliação estatística do comportamento hidrológico do Rio Paraguai.

Rosana Siqueira, com informações da ANTAQ

FCO bate recorde na liberação de recursos impulsionando crescimento do Estado

0
Foto: Mairinco de Pauda

Com mais de R$ 2,4 bilhões liberados para investimentos no Mato Grosso do Sul neste ano, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um importante instrumento de fomento econômico, destinado a financiar projetos empresariais e rurais na região Centro-Oeste do Brasil. Relatório com os dados consolidados das cartas-consultas aprovadas pela SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para o FCO em 2024, apontam que foram destinados ao FCO Empresarial R$ 643.379.218,08 (26,61% do total aprovado) e FCO Rural o montante de R$ 1.774.149.377,06 (73,39% do total aprovado).

No total de Cartas-Consultas foram 1.017 aprovadas sendo, FCO Empresarial: 357 cartas (35,10% do total) e FCO Rural: 660 cartas (64,90% do total).

Conforme o levantamento das cartas-consultas aprovadas no FCO Rural, a maior parte dos recursos foi destinada à aquisição de máquinas (24,05%), seguida pela criação de aves (13,21%), correção do solo e reforma de pastagens (10,58%). Entre as novidades estão investimentos também na irrigação e um avanço na produção de proteínas.

Já no detalhamento das Cartas-Consultas Empresariais foram 357 projetos aprovados, totalizando R$ 643.379.218,08. O setor de comércio e serviços foi o maior beneficiado, recebendo 58,97% dos recursos aprovados. O turismo regional também teve destaque, com 11,54% do total, evidenciando o potencial de desenvolvimento do setor.

De acordo com o titular da Semadesc, Jaime Verruck, o resultado do FCO espelha o desenvolvimento do Estado. “Tivemos 100% do valor do FCO alocado neste ano, o que mostra a confiança dos empresários em investirem no Estado. Esperamos no próximo ano ampliar este montante sempre buscando trazer projetos inovadores e que contribuam para um crescimento sustentável da economia”, salientou.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Três Lagoas: Transformando Crescimento Econômico em Desenvolvimento Humano

0
Foto: Divulgação

(*) Por Fernando Jurado

Após explorarmos a trajetória de crescimento econômico e a estruturação orçamentária de Três Lagoas, chegamos ao ponto central desta série: como transformar essa prosperidade em melhorias concretas na qualidade de vida da população?

Receita Per Capita vs. IDHM: Um Contraste Revelador

Embora Três Lagoas esteja entre as cidades com maior receita per capita do Brasil, ocupando a 26ª posição no ranking nacional (entre as cidades com receita acima de 1 bilhão), seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) se mantém estável desde o último censo. Esse descompasso evidencia que o crescimento econômico ainda não foi traduzido de  em grandes avanços nos indicadores que dão conta da qualidade de vida da população.

Esse fenômeno é comum em municípios que experimentam rápida expansão econômica.

Em 20 anos, o PIB de Três Lagoas foi o que mais cresceu entre as cinco maiores cidades do Mato Grosso do Sul. De 2002 a 2021, o PIB local saltou de R$ 1,35 bilhão para R$ 13 bilhões. Contudo, nesse mesmo período, o IDH do município evoluiu em um ritmo semelhante ao das outras grandes cidades do estado. Apesar de ter registrado o maior avanço relativo, Três Lagoas ainda mantém a terceira posição em qualidade de vida (em relação as 5 maiores cidades do MS), a mesma que ocupava no início dos anos 2000.

É importante contextualizar que essas comparações consideram o Mato Grosso do Sul como base, um estado que apresenta desempenho acima da média nacional em relação ao IDH. No entanto, ao ampliar o horizonte de análise para incluir cidades como Presidente Prudente, Franca e Araraquara (utilizadas como referência em publicações anteriores), Três Lagoas aparece atrás de todas estas, no que diz respeito à qualidade de vida.

Qualidade de Vida: Uma Construção no Tempo

Os números indicam que o forte crescimento econômico de Três Lagoas ainda não repercutiu com intensidade sobre os indicadores de desenvolvimento humano, mas sugerem que é apenas uma questão de tempo.

Os próximos anos devem marcar um período de consolidação para Três Lagoas. Investimentos, já realizados, em infraestrutura urbana e na qualidade dos serviços público prometem inaugurar um novo momento na estrutura de atendimento público e por conseguinte mais satisfação para quem escolheu Três Lagoas para viver.

Não é exagero afirmar que a força dos eventos produtivos, o empenho da gestão pública e o engajamento da sociedade organizada, que transformaram Três Lagoas nas últimas duas décadas têm o potencial de levar o município a se tornar a melhor cidade para viver e trabalhar no Mato Grosso do Sul. Quando esse momento chegar, ficará claro que os esforços de todos que acreditaram e trabalharam nessa transformação terão valido a pena.

(*) Fernando Jurado é empresário e vereador diplomado.

Sete cuidados para não cair em golpes com Pix em 2025

0
Foto: Divulgação/Envato

Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o Pix se consolidou como um dos meios de pagamento mais revolucionários no Brasil. Até 30 de setembro deste ano, o volume de transações realizadas por meio do Pix já havia superado os totais do ano passado, alcançando impressionantes 45,7 bilhões de operações, que somaram R$ 19,1 trilhões. Especialistas atribuem esse sucesso a uma mudança significativa nos hábitos financeiros da população brasileira. Para o balanço de 2024, a expectativa é de que o impacto do Pix seja ainda maior. A Febraban prevê um crescimento de quase 60% no valor total das transações, que deverão movimentar cerca de R$ 27,3 trilhões em 63,7 bilhões de operações.

Segundo Fábio Mostafe, especialista em segurança da informação da Tecnobank, o crescimento vertiginoso do Pix reflete não apenas sua popularidade e eficiência, mas também eleva a preocupação com a segurança digital. “Enquanto o Pix cresce, os golpistas também evoluem, tornando-se mais criativos. Por isso, é essencial conhecer as fraudes mais comuns e saber como se proteger”, explica. Para entender melhor esse cenário e ajudar os usuários a se defenderem, o especialista lista os sete golpes mais frequentes atualmente.

1. Phishing (Links e Mensagens Falsas)

Os criminosos enviam mensagens disfarçadas, como e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp, para roubar dados. Geralmente, essas mensagens criam um senso de urgência, com alertas como “Atualize seus dados do Pix agora para não perder o acesso!”, e incluem links que redirecionam o usuário sites falsos. “Para se proteger, é fundamental evitar clicar em links recebidos por mensagens e acessar diretamente o site oficial do banco. Além disso, erros ortográficos e remetentes desconhecidos são sinais claros de tentativa de fraude”, alerta Mostafe.

2. Falso pedido de dinheiro (Golpe do WhatsApp)

Neste golpe, criminosos se passam por amigos ou familiares em situações urgentes para pedir transferências de dinheiro, usando pretextos como “meu cartão foi bloqueado, preciso de uma transferência rápida!”. A recomendação é sempre confirmar a identidade da pessoa, ligando diretamente um número conhecido, em vez de responder à mensagem. Também é importante observar se o estilo de escrita na mensagem é diferente do habitual. Mensagens que pedem dinheiro com urgência são um forte indicativo de possíveis fraudes.

3. QR Code falso

Golpistas podem adulterar QR Codes para redirecionar pagamentos para suas próprias contas, uma fraude comum em faturas falsas ou em sites duvidosos. “Para evitar problemas, é crucial verificar os dados do destinatário antes de concluir o pagamento. Sempre prefira digitar a chave Pix manualmente, em vez de escanear o QR Code. Além disso, em locais públicos, verifique atentamente se o QR Code exibido não mostra sinais de alteração ou substituição”, aconselha Mostafe. Este cuidado é importante especialmente em locais onde QR Codes podem ser facilmente acessíveis e manipulados por terceiros.

4. Golpe da compra on-line falsa

Fraudadores criam anúncios de produtos inexistentes em marketplaces e redes sociais, muitas vezes com ofertas tentadoras, como “Smartphone com 70% de desconto, só hoje!”. Para evitar cair nesse golpe, pesquise a reputação do vendedor, verifique suas avaliações e histórico de vendas. Leia as opiniões de outros compradores e certifique-se de que as transações sejam sempre realizadas dentro das plataformas oficiais. Transacionar fora desses ambientes pode expor o consumidor a riscos significativos, como a perda de dinheiro sem receber o produto anunciado.

5. WhatsApp clonado

Os golpistas replicam sua foto e fingem ser você, pedindo dinheiro aos seus contatos com mensagens como “Oi, troquei de número. Pode me ajudar com um Pix?”. Para se prevenir, ative a verificação em duas etapas no WhatsApp e nunca compartilhe o código de verificação enviado por SMS. Paralelamente, oriente amigos e familiares a sempre confirmarem diretamente com você antes de realizarem qualquer transferência.

6. Golpe do falso suporte bancário

Fraudadores telefonam fingindo ser representantes do banco e solicitam informações confidenciais, como senhas ou acesso ao aplicativo, com pretextos como “Detectamos uma movimentação suspeita. Informe sua senha para bloqueio”. É importante lembrar que instituições financeiras nunca requisitam senhas por telefone. Caso receba uma ligação desse tipo, desligue imediatamente e contate seu banco pelos canais oficiais. Sempre desconfie de abordagens que exigem ações imediatas.

7. Sorteios e promoções falsas

O fraudador avisa que você ganhou um prêmio, exigindo o pagamento de uma taxa para liberá-lo, com mensagens do tipo: “Parabéns! Você ganhou um prêmio! Envie um Pix de R$ 50 para resgatá-lo!”. Para se proteger, desconfie de mensagens relacionadas a sorteios dos quais você não participou. Empresas legítimas não solicitam pagamentos antecipados para a liberação de prêmios. Sempre confirme a autenticidade das promoções diretamente no site oficial da marca.

O Pix é uma das maiores inovações financeiras recentes, mas requer precauções adequadas. “Conhecer os golpes mais comuns e aprender a se proteger é o melhor jeito de manter seu dinheiro seguro. Desconfie sempre, verifique duas vezes e, em caso de dúvida, consulte seu banco”, finaliza Mostafe.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no registro de contratos de financiamentos de veículos e na recuperação de garantias. Pioneira e líder de mercado, a companhia foi fundada em 2007 e tem sede em São Paulo (SP), mas atua nos 15 estados brasileiros onde é homologada pelos órgãos executivos de trânsito (Detrans). Com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a agilidade nas operações, a Tecnobank possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados, sendo certificada com as ISOs 27001, ISO 27701, ISO 37001 e ISO 37301. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu quatro prêmios de melhor empresa para trabalhar e o quarto selo consecutivo do Great Place to Work (GPTW). Com equipe altamente qualificada e sistemas de cibersegurança avançados, a Tecnobank emprega inovação tecnológica para estabelecer um padrão de excelência no setor de financiamento de veículos.

Mulher é brutalmente agredida pelo marido e desmaia após espancamento em MS

0
Foto: Midiamax

Na noite da última quinta-feira (26), uma mulher de 30 anos foi socorrida após ser espancada violentamente pelo marido, de 29 anos, em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande. Conforme o site Midiamax, a agressor acabou preso após o crime.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o crime ocorreu por volta das 22h. O homem teria visto fotos no celular da esposa e, tomado por ciúmes, iniciou uma série de agressões com socos. Em seguida, ele expulsou a mulher de casa, mas as agressões continuaram do lado de fora.

A vítima chegou a ser esganada pelo agressor, o que a fez desmaiar. Ao tentar fugir, ela foi alcançada e agredida novamente, desmaiando mais uma vez devido à violência dos golpes.

Após o ataque, o homem entrou em contato com familiares, que o ajudaram a fugir. A mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico.

A polícia conseguiu localizar e prender o agressor, que agora responderá pelas agressões. O caso segue sob investigação.

Três mulheres, incluindo menor com bebê, são presas transportando 30 kg de cocaína na BR-262

0
Foto: Henrique/Depac -Cepol

Na madrugada desta sexta-feira (27), três mulheres — duas bolivianas e uma argentina — foram detidas na BR-262, em Miranda, após serem flagradas transportando cerca de 30 kg de cocaína e pasta base amarradas ao corpo em um ônibus de viagem. Uma das envolvidas é menor de idade e carregava, além da droga, um bebê de colo.

Segundo informações apuradas pelo site Água Clara MS, as suspeitas estavam em um veículo com destino a São Paulo. Durante uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes identificaram a droga escondida junto aos corpos das passageiras.

Para tentar despistar a fiscalização, as duas bolivianas estavam acompanhadas da adolescente argentina e do bebê, buscando passar despercebidas pelos agentes.

Após o flagrante, as três foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal em Campo Grande. No entanto, como o caso envolve uma menor de idade, a ocorrência precisou ser registrada na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, onde será formalizada como tráfico de drogas.

Bioativação ajuda agricultores no manejo de doença transmitida por cigarrinha (Dalbulus maidis) na cultura do milho

0
Foto: Divulgação

O Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo. De acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção 2024/2025 pode chegar a 119,8 milhões de toneladas. Porém, o resultado poderia ser melhor. Além das questões climáticas, as pragas são grandes vilãs da safra. “Um dos principais problemas dessa cultura é a cigarrinha do milho, um inseto difícil de manejar e o principal vetor das doenças do complexo de enfezamento e raiado fino, que impactam drasticamente o rendimento do milho”, explica Samir Filho, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Acadian Plant Health no Brasil.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos agricultores brasileiros, a Acadian Plant Health (APH) desenvolveu estudo, em parceria com a UNESP de Botucatu, que revelou a eficácia de bioativadores à base de Ascophyllum nodosum, alga marinha que cresce exclusivamente nas águas frias do Atlântico Norte. “Nosso objetivo foi avaliar a eficácia do extrato de Ascophillum nodosum na ativação do metabolismo de resistência contra estresses biótico e abiótico em milho. O estudo investigou a aplicação foliar da solução em conjunto com inseticidas biológicos em condições de campo do Brasil, durante as safras de 2023 e 2024”, comenta o especialista.

Durante o período de estudos, foram avaliados os efeitos do extrato de alga marinha da Acadian Plant Health no desenvolvimento e rendimento do milho, comparando-o com controle positivo (plantas protegidas contra o ataque de cigarrinhas), controle negativo (plantas expostas ao ataque de cigarrinhas), além de um inseticida biológico isolado e combinado com extrato de Ascophyllum nodosum. Entre os resultados, houve destaque para:

  • Vigor da cultura: O extrato de alga marinha, sozinho ou combinado com inseticida biológico, aumentou significativamente o vigor das plantas de milho em comparação com o controle negativo em ambas as temporadas de cultivo (2023 e 2024). O controle positivo apresentou o maior índice de vigor por estar em uma condição totalmente livre do ataque de cigarrinhas;
  • Doença do Enfezamento do Milho (DEM): Plantas de milho não tratadas (controle negativo) apresentaram os maiores índices de DEM. O extrato de alga marinha não reduziu a incidência da doença, mas melhorou o desenvolvimento das plantas mesmo na presença da DEM;
  • Fitoalexinas: O extrato de alga marinha aumentou significativamente a produção de zealexina, uma fitoalexina produzida pelo metabolismo secundário das plantas em resposta a um fator de estresse biótico. As fitoalexinas são substâncias de defesa da planta contra fungos e bactérias patogênicos. Nesse, a produção de zealexina elicitado pelo extrato de Ascophyllum nodosum
  • Pigmentos fotossintéticos: O extrato de alga marinha, especialmente quando combinado com inseticidas biológicos, aumentou a produção de clorofila, ultrapassando até mesmo o controle positivo. Plantas com maior severidade de DEM apresentaram níveis mais baixos de clorofila;
  • Estresse oxidativo: O uso do extrato de alga marinha resultou em menores concentrações de peróxido de hidrogênio (H₂O₂) e peroxidação lipídica (MDA), indicando menor estresse oxidativo;
  • Enzimas antioxidantes: A atividade da enzima superóxido dismutase (SOD) foi maior em plantas afetadas pela DEM, sem diferença entre os tratamentos. A atividade da catalase foi aumentada pela aplicação do extrato de alga marinha;
  • Componentes de produção e rendimento: A aplicação combinada de extrato de alga marinha e inseticidas biológicos resultou em aumentos nos componentes de produção, como número de grãos por fileira e por espiga, levando a um maior rendimento final de grãos. O extrato de Ascophillum nodosum, sozinho, mitigou as perdas de rendimento em comparação com o controle negativo.

Segundo Samir, apesar de não ser um agente direto de combate à cigarrinha do milho, o extrato de Ascophyllum nodosum é um grande aliado dos produtores ao contribuir para o fortalecimento e crescimento da cultura. “A aplicação do extrato de alga marinha demonstrou efeitos positivos no desenvolvimento e rendimento do milho, o que resultou em plantas mais robustas e com menor estresse oxidativo, o que pode contribuir para uma maior tolerância a infecções”.

Ascophyllum nodosum

Matéria-prima dos produtos APH, a Ascophyllum nodosum é exclusiva de águas frias do Atlântico Norte. Cresce em zonas intermaré, sob condições inóspitas: durante a variação de maré, fica submersa em água salgada na maré altas e logo depois à desidratação em razão da maré baixa. Enfrenta temperaturas extremas no verão (até 40ºC) e no inverno (-20ºC). Tais características fizeram com que ela desenvolvesse mecanismos de sobrevivência, produzindo compostos bioativos que lhe confere defesa contra tais condições ambientais extremas.

Sobre a Acadian Plant Health

A Acadian Plant Health (APH), fundada em 1981 no Canadá, é a maior empresa independente de colheita, manejo e extração de plantas marinhas do mundo, além de líder internacional em soluções biológicas sustentáveis baseadas em ciência para cultivos de alto valor, bem como para cultivos em larga escala. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores patenteados, com foco em sustentabilidade e agricultura regenerativa. Com atuação em mais de 80 países e cerca de 400 colaboradores no mundo, a APH se dedica a pesquisas com Ascophyllum nodosum, alga marinha que deu origem a seus bioativadores. 

Ano de 2025 começa com vários novos prefeitos na região do Vale da Celulose; confira quem assume

0

O ano de 2025 já começa na próxima semana e muitas prefeituras da região do Bolsão começam janeiro com novos prefeitos. O Vale da Celulose segue disparando a economia de Mato Grosso do Sul e em suas gestões quem assume a cadeira do Executivo vai precisar lidar com os desenvolvimentos das cidades.

Ano de 2025 começa com vários novos prefeitos na região do Vale da Celulose; confira quem assume

Em Três Lagoas, cidade pioneira no Estado quando o assunto é celulose, é um dos municípios que terá troca de chefia na Prefeitura. Ângelo Guerreiro (PSDB) deixa o cargo após oito anos de mandato. Em 2025, quem assume a gestão é o presidente da Câmara e também tucano, o médico Cassiano Maia (PSDB).

BRASILÂNDIA E BATAGUASSU

Em Brasilândia, quem assume a prefeitura em 2025 é Márcia Regina do Amaral Schio (PSDB) e o atual Antônio de Pádua Thiago (MDB), deixa o cargo do Executivo. Márcia Amaral é filha da ex-prefeita Marilza Maria Rodrigues do Amaral.

Ano de 2025 começa com vários novos prefeitos na região do Vale da Celulose; confira quem assume
Assim como Água Clara, onde e atual prefeita Gerolina foi reeleita, em Brasilândia e Bataguassu, a vereadora Márcia Amaral vai administrar Brasilândia, enquanto em Bataguassu, a esposa do deputado estadual Pedro Caravaina, Wanderleia Caravina, vai suceder o atual prefeito (Foto: Divulgação)

Em Bataguassu, cidade que em breve deve abrigar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), após mais de meio século de serviço público, Akira Otsubo (MDB), deixa a prefeitura da cidade e quem assume é Wanderleia Caravina (PSDB).

Ano de 2025 começa com vários novos prefeitos na região do Vale da Celulose; confira quem assume

Em Inocência, cidade onde a gigante Chilena Arauco está sendo instalada, quem continua à frente da chefia municipal é Toninho da Cofapi, do PP. Já em Ribas do Rio Pardo, município em que a Suzano entrou em operação em 2024, Roberson, do PSDB, foi eleito e João Alfredo (PT) deixa o cargo do Executivo agora, em dezembro.

Em Água Clara, cidade que vai abrigar uma Bracell, Gerolina da Silva Alves (PSDB) foi reeleita prefeita e segue no mandato à frente do Executivo até 2029.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.