11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 732

Com ampliação de unidades e vagas, Detran-MS aumenta atendimento presenciais em 2024

0
Em 2024 foram criados novos serviços e novos postos de atendimento (Foto: Robson Dantas)

Embora os serviços digitais estejam cada vez mais acessíveis à população, ainda há quem prefira o atendimento presencial para resolver pendências diversas, especialmente quando o assunto é regularização de veículo ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

Entre os meses de janeiro a novembro foram realizados 376.476 mil atendimentos presenciais nas 12 agências da Capital, sejam elas de atendimento ao público em geral, ou as específicas, como a Agência dos Despachantes e as dos Pátios de apreensão, Pmax e Autotran. 

Os dados representam uma alta de mais de 90% na procura por atendimentos presenciais no comparativo com 2023, que no mesmo período teve 191.995 registros. Entre os fatores que podem ter colaborado para elevar esses índices, está a ampliação de vagas de atendimento médico, abertura da Agência Sest Senat em dezembro de 2023, e os postos de atendimento instalados nos dois Pátios de apreensão na Capital em fevereiro de 2024. 

Localizada na região central de Campo Grande, a agência do Pátio Central é responsável por cerca de 40% desses atendimentos. Entre os meses de janeiro a novembro, já passaram por lá 151.720 clientes para realizar consultas e serviços diversos. 

Ao menos duas vezes ao longo de 2024, a Agência do Pátio Central bateu o próprio recorde de atendimentos diários. Normalmente a média diária é de 700 clientes ao dia, mas no dia 9 de setembro, uma segunda-feira, foram atendidas mil pessoas. No último dia 9 de dezembro, coincidentemente uma segunda-feira também, novo recorde com 1.011 atendimentos realizados ao final do dia.  

A gerente regional, Juliana Castro, enaltece a dedicação das equipes e atribui os números e as boas entregas a um conjunto de fatores, entre eles uma série de treinamentos de lideranças, e a adequação de layout no local. Ela avalia que a medida tornou o espaço mais amplo, eliminou as longas filas que se formavam para pedido de orientações, e facilitou o acesso aos serviços para o cliente. 

“A remodelagem de layout permitiu o aumento de atendimentos, de modo que todos os clientes esperem sentados, sem fila. Tudo graças a esse novo layout que foi adaptado e tirou a fila crônica que existia na entrada da Agência Geraldo Garcia. São ajustes que parecem pequenos, mas fazem uma grande diferença”, afirma Juliana Castro, gerente da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande. 

Guichê 60+

Outra iniciativa lançada este ano pelo Detran-MS é o Guichê 60+. A busca pelo serviço que oferta personalização e individualidade do atendimento para pessoas com mais de 60 anos na Agência do Shopping Campo Grande, foi tamanha, que já conta com dois guichês. 

Pioneira no Brasil, a iniciativa nasceu na Agência Híbrida em Dourados e foi ampliada para a Capital no início do mês de outubro. Em dois meses foram realizados 1.199 atendimentos específicos para pessoas com mais de 60 anos, só na Capital.  

O diferencial deste formato está no atendimento qualificado para acolher e personalizar as orientações conforme a necessidade do cliente, seja para o auxílio com a regularização de documentos ou para aprender a baixar e utilizar aplicativos oficiais da plataforma GOV.BR de maneira segura. 

Iniciativa premiada

No dia 20 de dezembro completa um ano da parceria inédita entre o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e o Sest Senat, que  possibilitou a instalação da primeira Agência do Detran integrada do Brasil. 

A iniciativa idealizada para facilitar aos trabalhadores do setor de transporte o acesso aos serviços do Detran-MS, garantiu o 1° lugar do Prêmio Iniciativas de Destaque do Encontro Nacional de Lideranças (ENL) realizado pela diretoria executiva nacional da instituição.

Com o reconhecimento, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, e as instituições envolvidas, já estudam novas parcerias para expandir o formato para outros municípios do Estado em 2025.   

“O Governo do Estado tem procurado estabelecer parcerias produtivas em vários setores. Esta parceria que firmamos está produzindo resultados. Nós temos que ressaltar essa integração que vem atender as necessidades dos clientes do Sest Senat com a facilidade dos nossos serviços. A gente espera que essa parceria se amplie, já estamos programando  algumas novas atividades interessantes para Dourados para que a gente conquiste novas premiações”.

Ampliação da sala médica

Entender o fluxo também é importante para identificar necessidades fundamentais para manter a qualidade do atendimento ao público. 

Passar pelo exame médico é uma das etapas exigidas para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Até o mês passado, a Agência do Shopping Campo Grande contava apenas com uma sala médico e oferta de 100 vagas por dia.

Diante da alta demanda identificada pela ARTCG (Agência Regional de Transito de Campo Grande), houve ampliação do atendimento, e a partir deste mês de dezembro, a agência conta com duas salas de atendimento médico, ampliando em 100% as vagas para realização de exame médico por dia.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Trio é preso após tentar matar colega de trabalho a facadas em alojamento em Água Clara

0
Foto: Campo Grande News

Na madrugada da última quinta-feira (26), três homens, de 29, 35 e 49 anos foram presos em Água Clara após tentarem matar um colega de alojamento a facadas. A vítima, de 35 anos, foi socorrida em estado gravíssimo.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime ocorreu no alojamento onde os envolvidos moravam. Testemunhas relataram à polícia que ouviram gritos de socorro e encontraram marcas de sangue em um dos quartos.

Os policiais se deslocaram até o hospital onde a vítima estava sendo atendida, mas o colega de alojamento que a acompanhava mentiu sobre o ocorrido, o que despertou a desconfiança dos agentes.

Após conversar com a vítima, os policiais descobriram que o homem presente no hospital era, na verdade, um dos autores do crime. O suspeito foi questionado e confessou sua participação. Ele relatou que o crime foi premeditado com a ajuda de outros dois trabalhadores, que também foram encontrados e presos em seguida.

Segundo os envolvidos, a motivação do crime foi um aparelho celular entregue à vítima sete dias antes. Durante uma bebedeira, um dos autores passou a reclamar sobre o celular e afirmou que esfaqueariam a vítima para que ele “virasse sujeito homem”. Quando o rapaz se deitou, foi cercado por um dos agressores e golpeado diversas vezes com um canivete.

Os outros dois suspeitos fugiram em direção à rodoviária, mas foram alcançados e presos. O canivete usado no crime foi encontrado no alojamento e apreendido para perícia. A vítima foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande, onde passou por uma cirurgia após ser atendida como “vaga zero”.

Policia Civil de MS alerta população sobre perigos dos crimes virtuais no Estado

0
Foto: Sônia Rego/Agência Brasil

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul faz um alerta à população sobre os perigos dos crimes virtuais no Estado. As vítimas sofrem com perdas financeiras e fraudes que trazem impacto na vida dos cidadãos. Os casos estão ficando mais frequentes devido a digitalização dos serviços e das ferramentas on line disponíveis à população.

“As consequências do estelionato virtual podem ser devastadoras para as vítimas, incluindo a perda de grandes quantias de dinheiro, danos à reputação e, em muitos casos, o comprometimento de dados pessoais e bancários. Além do impacto financeiro, essas fraudes frequentemente deixam marcas emocionais profundas, como a sensação de violação e a perda de confiança no ambiente digital”, afirmou o delegado titular da Depac-Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Centro), Rodrigo Camapum.

O estelionato digital tem crescido em todo o país nos últimos anos. A popularização da internet e o avanço das tecnologias ampliaram o número de pessoas expostas a armadilhas digitais. A pandemia de Covid-19 também acelerou a digitalização de serviços, aumentando a dependência de ferramentas online e tornando os usuários mais vulneráveis a golpes.

Os crimes virtuais mais comuns incluem:

  • Golpes bancários e financeiros: Criminosos usam engenharia social para obter acesso a dados pessoais e contas bancárias ou induzir as vítimas a fazer transferências sob falsas promessas ou ameaças.
  • Golpes por mensagens e aplicativos: Envolve criminosos se passando por pessoas conhecidas para solicitar dinheiro via aplicativos de mensagens.
  • Golpes de relacionamento e extorsão: Criminosos criam perfis falsos para conquistar a confiança das vítimas e extorquir dinheiro ou ameaçá-las com a divulgação de conteúdos íntimos.
  • Fraudes em compras online: Os golpistas se passam por compradores ou vendedores em plataformas de e-commerce para desviar pagamentos ou não entregar os produtos adquiridos.

Para evitar cair em golpes digitais, adote as seguintes medidas de segurança:

  • Nunca compartilhe senhas ou códigos de verificação.
  • Ative a autenticação de dois fatores em suas contas.
  • Evite clicar em links desconhecidos ou suspeitos.
  • Não compartilhe conteúdos íntimos, mesmo com pessoas de confiança.
  • Desconfie de relacionamentos virtuais que evoluem rapidamente.
  • Realize compras apenas em sites reconhecidos e evite negociações fora de plataformas oficiais.
  • Questione preços muito baixos ou propostas com promessas de ganhos fáceis.

A conscientização e a adoção de práticas seguras são as principais armas contra os crimes virtuais. Com o envolvimento de toda a sociedade, é possível reduzir os riscos e tornar o ambiente digital mais seguro.

Assessoria de Comunicação Sejusp-MS

Homem morre ao tentar invadir casa pela chaminé da churrasqueira em MS

0
Foto: Reprodução/Campo Grande News

Douglas Caetano Hipólito, de 26 anos, morreu na madrugada da última terça-feira (24) ao tentar invadir uma residência pela chaminé da churrasqueira no Jardim Anache, bairro na região norte de Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Campo Grande News, o morador da casa, um mecânico de 34 anos, ouviu um barulho no telhado e inicialmente pensou se tratar de gatos. Minutos depois, ele escutou um estrondo alto seguido de um pedido de socorro.

Ao verificar de onde vinha o som, encontrou Douglas preso dentro da churrasqueira, inconsciente e gemendo. O morador acionou a Polícia Militar e, ao chegar no local, a equipe constatou que o homem já estava morto.

O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas a médica responsável constatou o óbito no momento da chegada. Douglas apresentava uma lesão abdominal e a perícia indicou a possibilidade de ser resultado de um disparo de arma de fogo de calibre 22.

Conforme apurado, Douglas morava no Jardim Talismã e trabalhava como assistente de serviços gerais.

A perícia e a Polícia Civil realizaram os procedimentos de praxe, e o caso foi registrado como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada).

Com programa MS Ativo, Governo investe em obras que levam desenvolvimento aos 79 municípios

0
Foto: Chico Ribeiro

Lançado em abril de 2024, o programa MS Ativo tem transformado o cenário dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul com investimentos que somam mais de R$ 1,5 bilhão em obras de infraestrutura urbana.

Somente nos últimos três meses, foram licitadas 40 obras no valor de aproximadamente R$ 400 milhões, com base na Nova Lei de Licitações e Contratações, que estabelece normas para a contratação de obras e serviços de engenharia, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.

Com foco na gestão pública orientada para resultados, o MS Ativo representa um novo modelo de parceria entre o governo estadual e os municípios, atuando de maneira direcionada conforme as demandas locais. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, o programa tem papel fundamental no avanço do municipalismo e no fortalecimento das cidades. “Estamos trabalhando para universalizar a pavimentação asfáltica nos municípios e levar obras essenciais que trazem benefícios reais para a população. Esse compromisso é fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Estamos debruçados nesses projetos”, destaca o secretário.

Campo Grande receberá um boom de investimentos em 2025 em parceria com o Governo do Estado. Mais de R$ 103 milhões estão previstos em novas obras, atualmente em análise na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), em melhorias que estão chegando nos bairros Nova Lima, Vila Nasser, Bosque das Araras, Jardim Itatiaia, Tiradentes, Jardim Mansur, Ramez Tebet e à região do Prosa. O projeto ainda inclui intervenções importantes em corredores de ônibus e obras de infraestrutura urbana em áreas estratégicas. Além disso, a cidade conta com R$ 78 milhões em obras em andamento em regiões como Duque de Caxias, Córrego Imbirussu, Jardim Nashiville, Portal Caiobá, Jardim Noroeste, North Park e Centenário.

No interior do Estado, diversas cidades têm recebido investimentos robustos em infraestrutura com obras na saúde e segurança pública. Em Dourados, por exemplo, estão em execução a ampliação e construção da terceira etapa do Hospital Regional, a edificação do Centro de Diagnóstico e Especialidades, do prédio do Serviço de Verificação de Óbito e a reforma do Hemocentro. Já em Ponta Porã, a restauração do prédio histórico do 4º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como “O Castelinho”, representa um marco na preservação do patrimônio e reforço estrutural da segurança pública. Cidades como Chapadão do Sul e Dois Irmãos do Buriti também estão sendo beneficiadas com a construção e reforma de unidades policiais e penitenciárias, essenciais para melhorar a segurança e os serviços públicos oferecidos à população.

Entre abril e o primeiro quadrimestre de 2024, o MS Ativo já resultou na assinatura de 113 convênios com prefeituras, totalizando R$ 427 milhões em repasses. Desse montante, R$ 325,6 milhões foram destinados a obras urbanas em 42 municípios, evidenciando a prioridade do programa na infraestrutura urbana, com o investimento já superando R$ 195 milhões em 2024. Atualmente, o Governo do Estado mantém em andamento 31 contratos e fiscaliza outros 73 convênios entre secretarias estaduais e prefeituras, movimentando R$ 152 milhões em contratos ativos e R$ 188 milhões em convênios.

Com foco no futuro, a Seilog e a Agesul já planejam ações estratégicas para 2025, com a realização de reuniões técnicas entre secretários municipais de obras e prefeitos. O objetivo é orientar as gestões locais quanto aos critérios de aprovação de projetos e à importância da elaboração de propostas de qualidade, um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelos municípios. 

O programa MS Ativo reafirma o compromisso do Governo do Mato Grosso do Sul com a eficiência da gestão pública e o desenvolvimento municipal, consolidando um modelo de parceria que promove crescimento econômico, infraestrutura moderna e melhores condições de vida para os cidadãos de todas as regiões do Estado.

 Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul

Polícia Civil recupera notebook furtado em Ribas do Rio Pardo e prende receptador em Campo Grande

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), recuperou, na última terça-feira (24), um notebook furtado em Ribas do Rio Pardo.

Conforme o site Midiamax, após receberem informações sobre um possível receptador de produtos furtados, os policiais civis iniciaram as investigações e localizaram o equipamento em uma residência no bairro Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande.

Durante a operação, o indivíduo que estava com o notebook foi preso em flagrante. Em seu depoimento, ele confessou ter adquirido o produto por R$ 1.300,00, sem saber de sua origem ilícita.

O notebook foi apreendido e será devolvido ao legítimo dono, enquanto o receptador foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

Final de semana tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar no Estado

0
Foto: Roberta Martins

Neste final de semana a previsão é de tempo firme, com sol em Mato Grosso do Sul. As temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 34-37°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira. São esperados baixos valores de umidade relativa do ar entre 25-45%.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), este cenário ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco.

Por outro lado, nas regiões norte, leste e bolsão há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Não se descarta que, pontualmente, possam ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 16-22°C e máximas entre 30-35°C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 17-24°C e máximas entre 33-37°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 28-33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 21-24°C e máximas entre 31-33°C. Os ventos estarão bem variáveis variando entre o quadrante oeste e sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Homem invade casa e tenta matar ex-mulher a facadas em Selvíria

0
Foto: 2º BPM

Na madrugada desta quinta-feira (26), os policiais militares do 2º Pelotão da 2ª Cia do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) realizaram a prisão de um homem acusado de tentativa de feminicídio em Selvíria.

Conforme o boletim de ocorrência, na madrugada de quinta-feira, por volta das 4h40, uma guarnição do 2º Pelotão de Selvíria compareceu ao hospital da cidade, onde uma mulher de 31 anos havia dado entrada com ferimentos causados por golpes de faca.

A vítima relatou que os golpes foram desferidos por seu ex-marido, com quem teve um relacionamento de 12 anos e estava separada há aproximadamente três semanas.

Na noite do incidente, o autor, de 37 anos, invadiu a residência da vítima enquanto todos dormiam. Ele subiu em cima da mulher, que estava deitada na cama, segurou seu pescoço e desferiu um golpe de faca na região da clavícula direita.

A vítima conseguiu segurar a faca e gritar por socorro.

Imediatamente, os policiais iniciaram diligências e lograram êxito em localizar o autor em uma residência na rua Laurindo A. Souza, no bairro Véstia.

Ele apresentava manchas de sangue nas vestes e foi detido. Em seguida, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Três Lagoas: Pujança Econômica e Estrutura Financeira

0
Foto: Divulgação

(*) Por Fernando Jurado

Na publicação anterior desta coluna, defendemos que “Três Lagoas se tornou uma gigante da produção do interior do Brasil. Isso mesmo, (…) o fenômeno produtivo e os resultados econômicos advindos da produção industrial extrapolam os limites do Estado de Mato Grosso do Sul e elevam Três Lagoas a uma posição de destaque nacional.”

Comprovada a relevância de Três Lagoas no cenário brasileiro em relação ao tamanho do PIB, analisamos agora como essa pujança econômica impactou a estrutura financeira do município.

PIB: Potencial e Limitações

Embora o crescimento do PIB de Três Lagoas seja impressionante, é importante entender suas limitações. Um PIB elevado não reflete necessariamente riqueza ou qualidade de vida, pois não considera fatores como distribuição de renda, qualidade ambiental ou indicadores sociais relacionados à saúde e educação.

Essa ideia, que o economista Joseph Stiglitz chama de “fetichismo do PIB”, nos convida a analisar a realidade de Três Lagoas com objetividade. Para isso, um indicador mais direto e revelador é o desempenho da receita pública, que mostra como o crescimento econômico se traduz em benefícios concretos para o município.

Receita Pública: Reflexo do Crescimento Econômico

Os dados indicam que, em Três Lagoas, o crescimento do PIB se traduziu em uma melhora significativa na receita pública. “Em menos de 20 anos, passamos de um PIB de R$ 450 milhões (2000) para R$ 11,5 bilhões (2019). Os números são ainda mais impressionantes ao analisarmos a evolução do orçamento de Três Lagoas, que saiu de R$ 235 milhões em 2011 para cerca de R$ 1,3 bilhão atualmente” (Fernando Jurado, 25 anos de industrialização em Três Lagoas).

Reconhecida por sua forte produção agroindustrial, Três Lagoas ocupa a 136ª posição no ranking nacional de arrecadação, figurando entre as 170 cidades brasileiras que alcançam receita anual bilionária. Esse dado reforça a relevância nacional da cidade, que supera municípios maiores em população.

Comparações com Outras Cidades

A receita pública de Três Lagoas equivale, em números absolutos, à de cidades como Presidente Prudente (225 mil habitantes), Sinop (196 mil habitantes) e Franca (352 mil habitantes), todas com populações bem maiores.

Quando ajustamos esses números para uma perspectiva per capita, o desempenho de Três Lagoas é ainda mais notável: o município alcança a 26ª posição no ranking nacional, superando todas as capitais brasileiras, exceto Vitória, no Espírito Santo. Esse resultado evidencia a força econômica da cidade, que se destaca até mesmo em comparação com metrópoles como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

No contexto do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas é um gigante regional. Embora seja a terceira cidade em termos absolutos de arrecadação no estado, lidera quando a análise é feita sob a ótica per capita, confirmando sua posição como o município de maior capacidade financeira proporcional no Mato Grosso do Sul.

Avanços e Desafios

Os recursos significativos que compõem a receita pública de Três Lagoas permitiram avanços notáveis na infraestrutura local, especialmente nos últimos oito anos. Investimentos estratégicos ajudaram a corrigir problemas históricos, como a ausência de ruas asfaltadas em áreas periféricas, deficiências na drenagem urbana e a necessidade de novos centros de educação e saúde.

Apesar desses avanços, o crescimento econômico e o aumento na receita pública ainda não foram suficientes para alinhar os resultados financeiros à percepção de melhoria na qualidade de vida da população. Esse descompasso é um ponto crítico que precisa ser analisado com atenção.

Na próxima publicação, discutiremos como Três Lagoas pode enfrentar o desafio de transformar sua robusta estrutura econômica em benefícios tangíveis para todos os seus cidadãos, reduzindo a distância entre os indicadores econômicos e a qualidade de vida.

(*) Fernando Jurado é empresário e vereador diplomado.

Motorista sofre acidente ao usar aplicativo de localização na MS-338, em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Ribas Ordinário

Um motorista passou por um acidente na última quarta-feira (25) na MS-338, em Ribas do Rio Pardo. Apesar do forte impacto, ninguém ficou ferido.

De acordo com o portal Ribas Ordinário, o motorista estava usando um aplicativo de localização e não percebeu as obras no trecho. Sem a devida sinalização no local, ele acabou colidindo contra o barranco.

Com a batida, o carro ficou destruído, mas felizmente o motorista não sofreu ferimentos.

Homem confessa ter matado colega a facadas em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Reprodução/Campo Grande News

Reginaldo da Silva Almeida, de 40 anos, confessou à polícia ser o responsável pela morte de Cristian Lombardi Wanser, de 24 anos. Conforme o site Campo Grande News, o crime ocorreu na madrugada do último domingo (22/12), no acostamento da BR-262, em Ribas do Rio Pardo, enquanto os dois estavam dentro do carro da vítima.

Em depoimento ao delegado Felipe Braga, Reginaldo afirmou que era colega de trabalho de Cristian e que passaram o sábado bebendo juntos. No fim da tarde, decidiram ir até um prostíbulo em Ribas do Rio Pardo, mas, como o local estava lotado, passaram a circular pela cidade.

Cristian então teria sugerido ir até a casa de amigos, onde compraram maconha. Após deixarem o local, Cristian teria ficado muito alterado, momento em que Reginaldo pediu para assumir a direção do veículo.

Em seguida, eles pararam em um mercado. Enquanto Cristian entrou no estabelecimento, Reginaldo saiu para comprar um lanche. Ao retornar, percebeu que Cristian havia ido embora. “Voltei ao carro, mas ele não estava mais lá. Sentei para comer e liguei para ele”, contou Reginaldo. Cristian retornou ao mercado e, então, Reginaldo assumiu novamente o volante.

Sobre o crime

Durante o trajeto, segundo Reginaldo, Cristian teria começado a fazer insinuações sexuais e tentado tocá-lo. Foi nesse momento que Reginaldo pegou uma faca que estava no carro e desferiu várias facadas contra a vítima, abandonando o corpo no acostamento da rodovia.

Após o crime, Reginaldo afirmou que tentou retornar para Campo Grande, mas se perdeu no trajeto. Ele encontrou um motorista descansando às margens da rodovia, que o alertou de que estava indo na direção contrária.

Reginaldo foi preso na manhã de terça-feira (24) e encaminhado para a Delegacia de Ribas do Rio Pardo. O caso foi registrado como homicídio qualificado, por recurso que dificultou a defesa da vítima.

O corpo de Cristian foi encontrado por volta das 19h30 de domingo. Uma pessoa que passava pela BR-262 avistou a vítima e acionou a PRF (Polícia Rodoviária Federal). A testemunha relatou que já havia notado o carro parado na mesma posição pela manhã e, ao retornar, achou a situação estranha e resolveu verificar.

As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime.

Rodovida: PRF realiza operação Ano Novo 2024 no MS

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta sexta-feira (27), a Operação Ano Novo 2024, nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, seguindo até a quarta-feira (1).

Restrição de tráfego

No Mato Grosso do Sul, haverá restrição de trânsito em trechos de pista simples para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes nos seguintes dias e horários:

31/12/2024terça-feira16:00 às 22:00
01/01/2025quarta-feira16:00 às 22:00

Em todo o estado, a PRF irá manter o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, velocidade e ultrapassagem, sendo realizadas ações com a utilização de câmeras de video-monitoramento, com o apoio da CCR.

Resultados Ano Novo 2024

O balanço final da Operação será divulgado na quinta-feira (2).

Orientações para quem vai pegar a estrada:

  • Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.
  • A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução.
  • O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo.
  • As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro.Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais.
  • Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.

No caso de emergência em rodovias federais, ligue 191.

PRF encerra Operação Natal 2024 no MS

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Natal 2024 no Mato Grosso do Sul.

De 20 a 25 de dezembro, a PRF registrou 48 sinistros, sendo 15 considerados graves. 49 pessoas ficaram feridas e 4 morreram.

Como comparativo, durante o feriado de Natal em 2023 foram registrados 47 sinistros, 18 graves, 62 feridos e 12 mortes. 

Nos flagrantes de trânsito, a PRF autuou 155 condutores e/ou passageiros sem o cinto de segurança. 35 crianças estavam sendo transportadas fora do dispositivo de segurança. 398 ultrapassagens indevidas foram notificadas. No total, 1.882 autuações foram registradas.

Nos comandos de alcoolemia, os policiais rodoviários federais realizaram 4.903 testes de alcoolemia. 57 condutores foram flagrados dirigindo após consumir álcool. 

Durante as ações de combate ao crime, foi apreendida 1,1 tonelada de maconha e sete veículos foram recuperados.

Homem morre após ser baleado pela PM durante abordagem em Chapadão do Sul

0
Foto: Reprodução/O Correio News

Um homem, ainda não identificado, morreu após ser baleado pela Polícia Militar (PM) no fim da tarde da última terça-feira (24), em Chapadão do Sul. De acordo com informações do jornal O Correio News, o homem foi atingido por dois tiros durante uma abordagem policial na Rua Guarapuava, no Bairro Sibipiruna.

Ele estava acompanhado de outras pessoas, que também foram abordadas pela guarnição da PM. No entanto, a dinâmica do confronto ainda não foi esclarecida pelas autoridades, e as circunstâncias que levaram aos disparos estão sob investigação.

O homem foi socorrido em estado grave pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

A área onde ocorreram os disparos foi isolada para os trabalhos da perícia. A Polícia Civil também esteve presente para os procedimentos de praxe.

O caso foi registrado como “morte a esclarecer” na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul. Até o momento, nenhuma nota oficial foi divulgada pelas forças de segurança com mais detalhes sobre o ocorrido.

As investigações continuam para esclarecer os fatos e determinar as circunstâncias que resultaram no confronto fatal.

Suzano celebra centenário com filme que homenageia a árvore

0
Foto: Divulgação/Suzano

Última etapa da campanha reforça a conexão da companhia com a sustentabilidade

Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, lançou este mês a última fase de sua campanha comemorativa de 100 anos, que contou com a consultoria estratégica e concepção da NIdeias, do Nizan Guanaes. As novas peças, desenvolvidas pela agência Mullen Lowe, estão sendo veiculadas em diversas plataformas — televisão aberta e fechada, digital e mídia out-of-home (OOH). O filme intitulado “Árvore” aposta em narrativas emocionais e visuais marcantes para fortalecer a conexão da marca com seus consumidores.

Ao longo de 2024, a Suzano alcançou mais de 1,2 milhão em impactos offline e online.

“Comemorar 100 anos é reconhecer nosso legado e, ao mesmo tempo, direcionar esforços para construir um futuro melhor para as próximas gerações. Na Suzano, a sustentabilidade está integrada ao modelo de negócio e à nossa cultura. A campanha do centenário veiculada ao longo de 2024 teve o papel de aproximar a Suzano do consumidor final ao mesmo tempo que estimulou o olhar para o futuro, destacando como nossos produtos de origem renovável são uma alternativa sustentável para o dia a dia das pessoas”, afirma Marcela Porto, Diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade Institucional da Suzano.

A campanha do centenário foi estrategicamente planejada para ocupar canais de alta relevância e grande alcance. Na televisão, esteve presente em canais abertos e fechados e em grandes momentos do ano. No digital teve um relevante mix de canais e contou com a presença de influenciadores. Nas mídias OOH, as mensagens da Suzano ganharam espaço em relógios digitais nas principais avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro, e na emblemática Times Square, em Nova York, ampliando o alcance global da marca.

Mas o principal marco da celebração do centenário da Suzano foi muito além da campanha. A companhia refletiu sobre como ampliar seu impacto positivo e construir um legado para os próximos 100 anos, e decidiu implementar um projeto de Educação para a Sustentabilidade. Com investimentos de até US$ 100 milhões, a companhia iniciou parcerias com universidades brasileiras e internacionais para promover bolsas de estudo e produção de pesquisas em biodiversidade, água, carbono e desenvolvimento social em biomas brasileiros.

Com essas iniciativas, a Suzano reforça seu propósito de renovar a vida a partir da árvore, deixando um impacto positivo para as gerações futuras e um legado que transcende seu centenário. Saiba mais sobre essa campanha e outras iniciativas acessando www.suzano.com.br.

Sobre a Suzano 

Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Ladrão morre baleado após apontar arma para policiais durante fuga em Nova Andradina

0
Foto: Nova News

Um ladrão foi baleado e morreu após apontar uma arma para policiais enquanto tentava fugir com um veículo roubado, na madrugada da última quarta-feira (25), em Nova Andradina.

O caso começou em uma propriedade rural em Batayporã, às margens da MS-276, na região do Bairro Escondido. O suspeito, armado, invadiu um sítio, ameaçou os moradores e roubou um Chevrolet Tracker. Após a fuga, as vítimas acionaram a Polícia Militar, que emitiu um alerta com as características do veículo e do suspeito.

O veículo foi avistado na BR-376, já em Nova Andradina, por equipes da PM. Iniciou-se uma perseguição pela estrada. Durante a fuga, o suspeito parou o carro nas proximidades do Parque Industrial de Nova Andradina.

De acordo com as primeiras informações do site Nova News, o homem apontou uma arma em direção aos policiais, que reagiram e efetuaram disparos. O suspeito foi atingido e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.

O veículo roubado foi escoltado até a unidade policial de Nova Andradina. Detalhes adicionais sobre o caso ainda não foram divulgados pelas autoridades. A polícia segue investigando o ocorrido para esclarecer todas as circunstâncias do confronto.

Tragédia em MS: Pastor relata momentos finais com filho de 8 anos após grave acidente de Natal

0
Foto: Redes Sociais

Um grave acidente na BR-262 tirou a vida de Benjamin Pinheiro de Souza Quintana, de apenas 8 anos, nesta quarta-feira de Natal (25).

O pai do menino, Diego Ezequiel Quintana, de 34 anos, pastor de uma igreja no bairro Popular Velha, em Corumbá, compartilhou a dor e os últimos momentos ao lado do filho.

Em entrevista ao Diário Corumbaense, Diego desabafou, misturando tristeza e gratidão: “Se passa um milhão de coisas na cabeça. O porquê da perda? Por que ele? Mas também agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele, sim, ele foi o maior presente que eu já tive na minha vida”, relatou, visivelmente abalado.

O acidente

A tragédia ocorreu cerca de 7 km da comunidade de Salobra, na BR-262, quando Diego dirigia uma Chevrolet S10. Ele estava acompanhado da esposa Sâmela Brandão (33 anos), dos enteados Pietro (15 anos) e Isabela (10 anos), além do filho Benjamin. A família estava a caminho de Corumbá para aproveitar o restante das férias.

Segundo Diego, o acidente foi provocado por um Fiat Palio que seguia no sentido contrário e invadiu sua pista: “O motorista jogou o carro pra cima da gente. Rapidamente desviei, mas não consegui voltar à pista. Caímos numa ribanceira e colidimos com uma árvore”, relatou. O motorista do Palio fugiu sem prestar socorro.

Mesmo com o carro parcialmente destruído, Diego conseguiu sair e iniciou o resgate da família. Ele retirou o enteado Pietro e, usando um canivete, cortou o cinto de segurança de Isabela, que escorregou para debaixo do veículo e foi salva logo depois. Ao chegar a Benjamin, percebeu que o filho já não apresentava sinais vitais.

“Esperei o socorro por cerca de duas horas, mas não havia o que fazer em relação ao meu filho. Permaneci abraçado com ele, pensando em tudo que vivemos juntos, desde o nascimento até a sua partida. Questionei o que Deus quis me ensinar com tudo isso”, desabafou, emocionado.

Logo após a retirada dos ocupantes, a caminhonete pegou fogo. Apesar do risco, Diego e os demais conseguiram se afastar a tempo.

Os feridos foram levados a diferentes hospitais:

  • Sâmela Brandão: permanece em observação em Miranda.
  • Pietro: sofreu uma fratura na costela e está internado em Aquidauana, junto com Diego, que também recebe cuidados médicos.
  • Isabela: precisará passar por uma cirurgia e foi transferida para Campo Grande.
  • O corpo de Benjamin será levado para Campo Grande, onde morava com a mãe.

Força na fé

Abalado, Diego tenta encontrar forças na fé para lidar com a perda. “É algo que ninguém está preparado para viver. Mas acredito que Deus tem um propósito maior em tudo isso”, concluiu o pastor.

A tragédia deixou uma marca profunda na família, mas também revelou a força de um pai que, mesmo diante da dor, encontra esperança e gratidão pelo tempo que pôde compartilhar com o filho.

Operação Boas Festas: Traficante de Ponta Porã é preso em Três Lagoas no Natal

0
Foto: 2º BPM

No fim da tarde de quarta-feira (25), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas realizaram o cumprimento de um mandado de prisão durante a “Operação Boas Festas”.

Conforme o registro de ocorrência, por volta das 18h15, uma guarnição do 2º BPM abordou um motorista que chamou a atenção da equipe por estar manuseando seu aparelho celular enquanto dirigia na Avenida Filinto Muller.

Vídeo: 2º BPM

Durante a abordagem, os policiais procederam com a checagem dos documentos do condutor e, ao consultar os sistemas, constataram um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, em desfavor do motorista, pela prática do crime de tráfico de drogas.

O condutor foi informado da situação, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Operação Boas Festas: Homem é preso com pistola calibre 9mm em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

Na última terça-feira (24), durante a “Operação Boas Festas”, realizada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), uma equipe do policiamento a pé prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito no Centro de Três Lagoas

Conforme os policiais, a ocorrência aconteceu por volta das 10h05, quando a dupla de alunos soldados PM observou um homem entrando em um estabelecimento comercial.

Ao perceberem um volume suspeito na cintura do indivíduo, característico de quem porta uma arma de fogo, os policiais imediatamente solicitaram apoio para realizar a abordagem.

Durante a busca pessoal, foi encontrada com o suspeito uma pistola de uso restrito, calibre 9mm, municiada com 10 munições. O autor se identificou como C.A.C (Colecionador, Atirador e Caçador), mas não possuía qualquer documento que justificasse o porte da arma.

Após checagem nos sistemas, e por não apresentar a devida documentação, constatou-se que não havia autorização para a posse ou o porte da pistola.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Operação Boas Festas: 2º BPM recupera veículo furtado estacionado em via pública no baixo Vila Nova

0
Foto: 2º BPM

Durante a “Operação Boas Festas”, uma equipe de radiopatrulha do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Três Lagoas, localizou e recuperou uma motocicleta com restrição de furto no bairro Vila Nova.

A ação do policial aconteceu, por volta das 15h30 da última terça-feira (14), durante um patrulhamento preventivo dos militares.

Conforme o registro de ocorrência, a guarnição, enquanto realizava deslocamento pela Rua Bernardino Rodrigues Montalvão, observou uma motocicleta Honda/Twister, de cor vermelha, estacionada em via pública.

Ao verificar a placa do veículo registrada no estado de São Paulo, foi constatado que a motocicleta possuía uma restrição de furto.

Diante da constatação, o veículo foi devidamente recuperado e encaminhado à Delegacia de Polícia (DEPAC), onde foi apresentado para as providências cabíveis.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.