11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 734

Jovem é encontrado morto com marcas de facadas dentro de carro na BR-262, em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Reprodução/Campo Grande News

Cristian Lombardi Wanser, de 24 anos, foi encontrado morto dentro de um carro no acostamento da BR-262, em Ribas do Rio Pardo. O corpo apresentava marcas de facadas, e a Polícia Civil já iniciou as investigações para esclarecer o crime.

De acordo com apurações do Campo Grande News, na manhã do último domingo (22), Cristian foi visto dirigindo um Volkswagen Gol pela rodovia. Horas depois, seu corpo foi encontrado dentro do veículo, a cerca de 20 quilômetros de Ribas do Rio Pardo, em direção a Água Clara.

O delegado Felipe Braga informou que o corpo tinha múltiplas perfurações, embora não tenha especificado a quantidade exata. Informações preliminares apontam que foram pelo menos cinco facadas. Dentro do carro, foram encontradas latas de cerveja. O caso foi registrado e segue sob investigação da Polícia Civil.

Delegacias de Polícia Civil da Regional de Três Lagoas realizam doação de brinquedos

0
Foto: PCMS

Na manhã do último sábado (21), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio das unidades que compõem a Delegacia Regional de Polícia Civil de Três Lagoas (Três Lagoas, Água Clara e Selvíria), participou da Festa de Natal de crianças carentes atendidas pela entidade: ASBE – Ação Social Boa Esperança, ocasião em que foram entregues brinquedos a cerca de 133 crianças atendidas pela entidade.

Além disso, os menores puderam participar de brincadeiras com os policiais, conhecer as viaturas e saborear os alimentos que foram preparados para eles, como: pipoca, algodão doce e refrigerantes.

O objetivo da ação é reforçar o compromisso da Polícia Civil com a Segurança Pública e com a comunidade.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: PCMS

Motorista embriagado é preso após realizar manobras perigosas em Chapadão do Sul

0
Foto: PMMS

Na madrugada da última sexta-feira (20), por volta da 1h30, a Polícia Militar recebeu denúncias sobre um veículo realizando manobras perigosas em via pública de Chapadão do Sul, representando risco aos demais motoristas.

Conforme o site Jovem Sul News, durante as buscas, os policiais localizaram o condutor em um VW Gol branco na Rua Quatorze, no centro da cidade. Ao ser abordado, o motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez e resistiu à prisão, mas foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

Além da condução do infrator, foi lavrado um termo de constatação de embriaguez alcoólica. O veículo, um Volkswagen Gol Geração I, foi recolhido ao Detran devido ao licenciamento vencido.

Monitoramento feito pelo Detran-MS ajuda a recuperar 47 veículos em rodovias

0
Foto: Rodrigo Maia

Desde a inauguração, há sete meses, o Centro Integrado de Segurança Viária (CISV) já trouxe importantes resultados em parceria com as forças de segurança em Mato Grosso do Sul no combate à criminalidade.

Ao todo, 47 veículos que transitavam em rodovias estaduais e federais, com alerta de roubo ou furto, foram recuperados. Em seguida foram devolvidos aos proprietários em um trabalho de inteligência junto às forças de segurança federais, estaduais e municipais. Hoje em na sua base de dados, o CISV monitora mais de 500 veículos por diversos motivos de segurança pública.

Além disso, em 2024 os agentes de fiscalização viária do Detran-MS abordaram 15 mil veículos e realizaram 8 mil testes de etilômetros, sendo 980 pessoas autuadas por alcoolemia ou recusa ao bafômetro e por ultrapassagem em faixa contínua foram mais de 200 autuações.

Os agentes apoiaram mais de 250 eventos, com logística e segurança viária, e atenderam mais de 59 sinistros de trânsito que aconteceram em vias públicas de Mato Grosso do Sul. Condutores encaminhados à delegacia por diversos crimes foram 25 pessoas e 4 mandados de prisão foram cumpridos em abordagens realizadas.

A Gerência de Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS em 2024 inaugurou mais uma Unidade Operacional, além da Unidade Operacional de Campo Grande (UOPCGR) e a Unidade Operacional de Dourados (UOPDOS) agora conta com a Unidade Operacional de Aquidauana (UOPAQU) agilizando o atendimento e auxiliando na segurança e patrulhamento viário de Mato Grosso do Sul.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Aprovação de Janja despenca enquanto rejeição salta de 19% para 38%, diz pesquisa

0
Foto: Instagram

Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (22) mostra disparada na rejeição à primeira-dama Janja nesses quase dois anos de governo Lula.

De acordo divulgado pelo site Diário do Poder, em fevereiro de 2023, Janja era avaliada positivamente por 41% dos entrevistados. Hoje, esse índice caiu para apenas 22%.

Por outro lado, a avaliação negativa aumentou significativamente, passando de 19% em 2023 para 38% atualmente.

Na região Nordeste, onde historicamente o governo Lula tem mais apoio, o desgaste da imagem de Janja é notório. A aprovação despencou de 56% para 29%.

Entre os evangélicos, a queda também foi expressiva, com a aprovação diminuindo de 30% para 18%.

A rejeição de Janja supera a do presidente Lula. Atualmente, o presidente tem 33% de avaliação positiva e 30% de avaliação negativa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de 1 ponto percentual. O levantamento foi feito de forma presencial, ouvindo 8.598 pessoas em todo o país.

BR-163 em MS registra 13 mortes em dezembro

0
Foto: Repórter Top

Nos primeiros 22 dias de dezembro, a BR-163 em Mato Grosso do Sul já registrou ao menos 13 mortes em acidentes graves ao longo de seus 845 km.

Conforme o site Top Mídia News divulgou neste último domingo (22), a rodovia, conhecida pelas colisões fatais, continua acumulando reclamações sobre a falta de viadutos e duplicações adequadas.

A primeira tragédia ocorreu em 2 de dezembro, entre São Gabriel do Oeste e Bandeirantes, quando uma colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão resultou na morte de três idosos, com idades entre 67 e 89 anos. O impacto destruiu os veículos, e as vítimas morreram no local.

No dia 8 de dezembro, outra tragédia abalou a comunidade. Um ônibus escolar com 16 ocupantes, incluindo 11 atletas, colidiu com um caminhão no entroncamento entre a BR-163 e a BR-060. Duas jogadoras de futsal, Kamilly Camargo (17) e Marcela Andressa (30), morreram. Outras dez pessoas ficaram feridas, cinco delas em estado grave.

Já no dia 12 de dezembro, em Coxim, Hélio Sapiência (65) morreu após ser atingido por uma carreta ao tentar atravessar a rodovia de moto próximo a um posto de combustíveis.

Três dias depois, em 15 de dezembro, também em Coxim, Vitor Afonso Ferreira Barbosa (30) morreu após sua motocicleta ser atingida na traseira por uma van, e, em seguida, ele foi atropelado por outro veículo.

No dia 18 de dezembro, no município de Sonora, um acidente entre um caminhão e uma caminhonete tirou a vida de Luzimar Costa da Silva (40), Maria Eduarda Ruppenthal (19) e Miguel Ruppenthal Gomes (10). As vítimas eram mãe, filha e neto, e morreram após o estouro de um pneu da caminhonete, que resultou em uma colisão frontal.

Na última quinta-feira (19), dois acidentes graves marcaram o dia. Em Bandeirantes, uma colisão frontal entre dois carros vitimou Meire Lourdes da Rocha (65) e Rodrigo Domingos da Rocha (35), tia e sobrinho. Outras duas pessoas foram socorridas em estado grave.

Ainda no dia 19, em Caarapó, Geicilene Alves de Menezes Maciel (29) morreu após ser atingida por uma caminhonete Ford Ranger. A vítima, mãe de três filhos, foi arremessada para fora da pista. O motorista da caminhonete fugiu sem prestar socorro.

A concessionária CCR MS Vias, responsável pela administração da rodovia, foi questionada sobre as medidas para reduzir os riscos na BR-163, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

Homem e mulher são baleados durante tiroteio após briga de casal em Cassilândia

0
Foto: Reprodução/Cassilândia Notícias

Um homem de 21 anos e uma mulher de 46 anos foram baleados no início da noite da última sexta-feira (20) durante um tiroteio que começou após uma briga de casal em Cassilândia.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Campo Grande News o jovem relatou que estava em um carro com mais duas pessoas quando passou em frente à casa de um homem conhecido como “Azul” e percebeu que ele agredia a namorada.

O trio desceu do veículo para tentar intervir, mas, devido a uma rixa antiga entre um dos envolvidos e “Azul”, eles foram recebidos a tiros por ele e outro suspeito, que estava encapuzado.

Os três correram para fugir, e o motorista entrou no carro para escapar. Ao tentar acessar a Rua José Tomaz de Andrade, perdeu o controle da direção e colidiu com a traseira de uma carreta estacionada. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança.

Após o acidente, os suspeitos se aproximaram novamente e efetuaram mais oito disparos contra o grupo. Os ocupantes desceram do carro e fugiram a pé. Durante a fuga, o motorista percebeu que havia sido atingido na coxa. Cerca de 100 metros depois, ele pediu ajuda a moradores, que o levaram à Santa Casa da cidade.

Uma motociclista que passava próximo ao local também foi atingida por um tiro na região do abdômen. Ao sentir dor e notar um sangramento intenso, ela buscou ajuda e foi socorrida para o hospital.

A Polícia Militar, Polícia Civil e a perícia estiveram no local. Foram encontradas seis cápsulas deflagradas em frente à casa onde ocorreu a briga, cinco cápsulas perto do caminhão onde o carro colidiu, um projétil no assoalho do veículo e mais quatro cápsulas na esquina por onde os autores fugiram.

Até o momento, os dois suspeitos seguem foragidos. O caso foi registrado na delegacia de Cassilândia como homicídio qualificado na forma tentada.

Próspero: PIB de Mato Grosso do Sul deve crescer 6,8% e superar R$ 227 bilhões em 2025

0
Foto: Álvaro Rezende

O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, deve crescer 6,86% no próximo ano, chegando a R$ 227,8 bilhões. A estimativa é da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos dados históricos de crescimento e nas projeções futuras, levando em conta as tendências observadas nos anos anteriores e as expectativas de variação do IPCA. Segundo o relatório, a previsão é que neste ano o PIB feche em R$ 190,4 bilhões, aumento de 4,65%. Nos últimos seis anos, o PIB dobrou no Estado puxado pela revolução do agronegócio, agroindustrialização e pela chegada de grandes empreendimentos no setor de florestas e celulose.

“O Mato Grosso do Sul vive um ambiente de desenvolvimento e prosperidade, fruto de um trabalho feito com afinco para criação de todo um arcabouço jurídico, fiscal, econômico, ambiental, social, etc, que nos permite experimentar de um crescimento muito acima da média nacional”, destacou o governador Eduardo Riedel.

De acordo com o secretário de Estado Jaime Verruck, o Estado tem consolidado sua posição como um polo estratégico de desenvolvimento econômico, atraindo investimentos em setores fundamentais da economia. Desde 2015, Mato Grosso do Sul prospectou R$ 84 bilhões em investimentos, quase R$ 44 bilhões projetados apenas para 2024. Esses aportes reforçam a posição do Estado como um dos mais dinâmicos no cenário nacional, alavancando sua competitividade econômica e impulsionando a geração de empregos.

Além disso o aumento de 6,8% na área plantada de soja em MS, que supera os 4,5 milhões de hectares cultivados nesta safra e o bom andamento das lavouras colaboram com a projeção otimista de melhoria da riqueza no próximo ano. Se o tempo ajudar, a produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare. Com isso a expectativa é de produção de 13,9 milhões de toneladas.

“Isso é apenas um reflexo daquilo que está acontecendo no Estado todo. Diversificação da base produtiva, expansão de área cultivada, novas indústrias sendo montadas, processo de qualificação profissional muito acentuado para ser reconhecido pela secretaria de educação, a agricultura familiar, a gente também fez um recorde de captação de recursos no Pronaf programa de financiamento para a agricultura familiar, 100% do FCO alocado para o Estado, mais de 2,4 bilhões”, avaliou o secretário.

Ele destaca que a diversificação econômica emerge como um dos principais trunfos do Mato Grosso do Sul para mitigar riscos e garantir um crescimento sustentável. “A agroindustrialização fortalece setores relevantes, como a pecuária e a produção de celulose, ao mesmo tempo que abre espaço para novas oportunidades em áreas como bioenergia e citricultura. Essa ação está alinhada com o objetivo estratégico de diversificar a economia e aumentar a competitividade estadual”, salientou lembrando que em 2025 começam as obras da Arauco em Inocência e serão inauguradas mais três usinas de bioenergia: sendo 2 de cana uma em Paranaíba e outra em Anaurilândia e a usina de etanol de milho em Sidrolândia.

Referência nacional

Mato Grosso do Sul destaca-se como referência em gestão fiscal responsável no Brasil. Com uma taxa de investimento público equivalente a 15,30% da receita corrente líquida, o Estado lidera o ranking nacional, consolidando-se como um exemplo de eficiência e compromisso com o uso dos recursos públicos. Esse desempenho resulta de um equilíbrio nas contas públicas que viabiliza investimentos constantes em infraestrutura, saúde, educação e inovação, pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável. A solidez fiscal é uma base indispensável para o crescimento econômico de longo prazo, pois evita déficits recorrentes, reduz o endividamento e preserva a capacidade do estado de oferecer serviços públicos de qualidade. Além disso, a gestão fiscal aumenta a credibilidade do Estado perante investidores nacionais e internacionais, criando um ambiente propício à atração de capital privado.

O índice PIMPF (Produção Industrial Mensal – Produção Física) acompanha a produção industrial em Mato Grosso do Sul desde 2022. Entre fevereiro de 2022 e outubro de 2024, a Indústria Geral cresceu 62,3%, saindo de 70,8 para 114,9. O destaque foi para as Indústrias de Transformação, impulsionadas por investimentos na agroindústria e bioenergia. O PIMPF confirma a expansão do setor industrial sul-mato-grossense, refletindo o dinamismo econômico e a crescente participação da indústria no desenvolvimento regional.

População Ocupada e Efeito Renda

De acordo com a coordenadora de Estatística e Economia da Semadesc, Bruna Dias, o ciclo de investimentos e a expansão da agroindústria têm gerado impactos significativos no mercado de trabalho, aumentando a ocupação e promovendo o crescimento da renda média da população.

“O rendimento médio mensal real da população residente passou de R$ 2.561 em 2015 para R$ 3.035 em 2023, demonstrando aumento consistente da renda. Na indústria, a remuneração real média também acompanhou essa evolução, crescendo de R$ 3.025,64 em 2015 para R$ 3.547,95 em 2023. Esse avanço da renda média amplia a base de consumo de produtos mais elaborados e serviços de maior valor agregado, incentivando a industrialização e a diversificação econômica. Como vetor importante de desenvolvimento econômico e social, esse processo gera impactos positivos em diversas áreas, consolidando Mato Grosso do Sul como um polo em crescimento”, enfatizou.

Todos estes indicadores, na avaliação do titular da Semadesc apontam os caminhos que o Governo deve tomar em 2025. “Os indicadores mostram que devemos comemorar. O desemprego é de 3,4% no Estado, taxa de pobreza em 2%. Investimento em produtos de escala de estado com mais 20% de investimento público. Então, os indicadores são extremamente favoráveis para a economia do Estado e para a sociedade do estado. Então, a nossa Secretaria está comemorando esse final de ano pelos indicadores positivos”, concluiu.

Rosana Siqueira, da Semadesc

Com apoio da CESP, Programa de Valorização da Educação beneficia dois mil estudantes da rede pública na região da UHE Porto Primavera

0
Foto: Divulgação/CESP

Neste ano, iniciativa foi ampliada para o município de Batayporã (MS), totalizando, ao lado de Rosana (SP), dez escolas participantes no território

Cerca de dois mil estudantes da rede pública foram beneficiados(as), direta e indiretamente, pelo Programa de Valorização da Educação (PVE) nos municípios de Rosana (SP) e Batayporã (MS), região de influência da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) neste ano. A iniciativa é desenvolvida pela CESP (Companhia Energética de São Paulo), com apoio do Instituto Votorantim, e visa promover a melhoria na qualidade do ensino da rede pública municipal e aceleração da aprendizagem por meio de capacitações sobre gestão escolar e educacional e mobilização social.

“Na CESP, costumamos dizer que ‘geramos energia para impulsionar pessoas’ e iniciativas como esta, que contribuem para a melhoria na qualidade do ensino da população vem ao encontro desse propósito. Para nós, apoiar ações que visam a melhora no ensino é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O PVE é uma das principais iniciativas que temos para colaborar com o desenvolvimento sustentável dos municípios onde estão nossas operações e os resultados obtidos em Rosana têm sido tão positivos que, neste ano, a iniciativa foi ampliada também para o município de Batayporã, praticamente dobrando o total de alunos e alunas beneficiadas”, destaca Raquel Leite, Gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da companhia.

Ao todo, dez escolas municipais integram o PVE no território, sendo sete no município de Rosana (SP), onde o PVE teve início em 2020, e três unidades escolares municipais de Batayporã, município que passou a integrar o programa a partir deste ano, o que resultou em um aumento de mais mil alunos beneficiados.

IDEB

Os avanços obtidos, citados por Raquel Leite, podem ser aferidos por meio do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Neste ano, o município de Rosana obteve nota 6,8 no IDEB, superando a média do Estado de São Paulo (6,2) e a nacional (5,8). A base de dados do estudo é referente ao ano de 2023. “No município de Batayporã, o programa está na fase inicial, mas neste primeiro ano também apresentou avanços significativos. Vale destacar que, estes avanços só puderam ser registrados graças ao empenho e a dedicação dos gestores e gestoras municipais e de toda a equipe das secretarias de Educação dos dois municípios, que abraçaram o programa”, completa a gerente.

Idealizado em 2008 pelo Instituto Votorantim, o PVE é composto por metodologias criadas para atuar com políticas e práticas educacionais pensadas para identificar e combater defasagens e desigualdades educacionais. Para isso, atua em três frentes de trabalho e diferentes públicos: Gestão Educacional (GEDU), voltado para secretária(o) e equipe técnica das secretarias municipais de Educação; Gestão escolar (GESC), para diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), entre outros, e Mobilização (MOB), voltado para o envolvimento de representantes da comunidade.

Integração com a comunidade

Além de abordar temas como gestão escolar e melhores práticas educacionais, o PVE, por meio do MOB, visa também promover maior integração com a comunidade local. O objetivo é fazer com que a sociedade, principalmente as famílias dos alunos, participem mais ativamente da vida escolar.

Em Rosana (SP), um dos exemplos desse trabalho foi o projeto “Cuidar de quem cuida”, com o objetivo de levar cuidados pessoais para mães e responsáveis de filhos PCDs. Ao todo, a iniciativa conseguiu 25 voluntários no município, com serviços gratuitos variados, que foram desde cabelereiros, maquiagem, manicure estética etc.

“O projeto Cuidar de quem cuida visou levar um pouco de acolhimento às mães e responsáveis de filhos com neurodivergência, que muitas vezes não têm tempo ou meios de conseguir esses atendimentos, e o resultado superou as nossas expectativas. Vinte e cinco pessoas, de diferentes áreas de atuação, se prontificaram a ceder um pouco do seu trabalho e tempo para recebê-las”, reforça Beatriz Cristina Guimarães Soares, Coordenadora de Educação Especial, uma das responsáveis pelo MOB do PVE em Rosana.

O grupo de Mobilização também realizou, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), palestras nas escolas sobre a Constituição Brasileira, com a entrega de exemplares da constituição gratuitamente aos alunos.

Sobre a CESP

Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/

Motorista morre carbonizado após colisão entre Gol e carreta na MS-276, próximo a Anaurilândia

0
Foto: José Portela/Nova News

Um motorista identificado como José Carlos Lada, de 43 anos, morreu carbonizado na manhã do último sábado (21) após colidir com a lateral de uma carreta na MS-276, entre Batayporã e Anaurilândia.

Segundo informações do portal Nova News, o veículo Gol seguia sentido Batayporã quando, por razões ainda desconhecidas, colidiu contra a lateral de uma carreta que trafegava na pista contrária. O impacto deixou o carro gravemente danificado, que em seguida pegou fogo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, porém o motorista não resistiu e morreu carbonizado. Um motorista de uma picape, que seguia logo atrás, testemunhou o acidente e tentou desviar, mas acabou saindo da pista e caindo em uma ribanceira. Felizmente, ele não se feriu.

O condutor da carreta também saiu ileso e permaneceu no local para acompanhar os procedimentos. Equipes das Polícias Militar Rodoviária, Civil e Científica estiveram presentes. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos por cerca de duas horas para limpeza e remoção dos veículos.

DOF e PM de Goiás apreendem mais de 850 quilos de droga em carreta

0
Foto: DOF Polícia Militar

Uma operação integrada entre o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e o COD (Comando de Operações de Divisas) da Polícia Militar do Estado de Goiás, resultou na apreensão de 865 quilos de maconha, em um fundo falso na caçamba de uma carreta Scania. A ação aconteceu nesta sexta-feira (20), em Santa Rita do Pardo.

Vídeo: DOF Polícia Militar

Após receberem informações, que um veículo havia saído de Campo Grande, com destino ao Estado de Goiás carregado com drogas, policiais do DOF e COD iniciaram diligências em conjunto. Durante patrulhamento na MS-040, zona rural de Santa Rita do Pardo, o veículo foi localizado.

Ao vistoriarem a caçamba da carreta, os policiais localizaram um fundo falso, onde estavam armazenados 1.540 tabletes de maconha. O motorista do veículo, de 51 anos, afirmou aos policiais que pegou os entorpecentes em Campo Grande e levaria até Bataguassu, onde receberia R$ 15 mil pelo transporte.

Vídeo: DOF Polícia Militar

O material apreendido, avaliado em mais de R$ 2 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Serviço

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Homem é encontrado morto no Rio Verde, em Água Clara

0
Foto: Reprodução/Hoje Mais

Um homem identificado apenas como Flávio foi encontrado morto na tarde da última sexta-feira (20) no Rio Verde, em Água Clara. Ele havia desaparecido no município, e a principal suspeita é de afogamento.

Segundo informações do site Hoje Mais, Flávio era natural da Bahia e estava na região a trabalho. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.

Colegas de trabalho chegaram a realizar buscas, mas, sem sucesso, acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para ajudar nas operações.

O corpo foi localizado em uma área próxima a um píer, dentro da água, porém a distância exata do ponto de desaparecimento não foi divulgada. A Polícia Civil e a perícia foram chamadas para investigar as circunstâncias da morte.

Projeto ‘Faça Uma Criança Feliz’ leva alegria no Natal de aproximadamente 100 crianças de Três Lagoas

0

O projeto ‘Faça Uma Criança Feliz’, ação que existe há 13 anos, leva um pouco de alegria a crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, em Três Lagoas. Idealizado por Bruno Patrezi, o projeto recebe doações de várias empresas da cidade com o objetivo de ajudar o próximo.

“Não é qualquer brinquedo. São brinquedos bons, que as crianças vão gostar. Oferecemos lanches. Levamos como se fosse um presente para os nossos filhos. A ação foi realizada na Vila Piloto, onde atendemos aproximadamente 100 crianças”, explicou Bruno ao Perfil News.

Em um bate-papo com o Perfil News, ele contou um pouco de sua trajetória, que sempre esteve envolvida em causas sociais. Há 13 anos, dividindo a vida pessoal com os trabalhos voluntários, o rapaz tem um único objetivo: espalhar alegria e solidariedade por onde passa.

O trabalho voluntário é uma atividade bem democrática. Isso porque ele beneficia todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.

“O fato de eu fazer todo esse esforço é que quando eu era criança não tinha condições de ter brinquedos. Isso que me motiva e me faz tocar esse projeto para frente, levando presentes bons para as crianças e sabendo que estamos ajudando os pais que não têm condições de comprar um bom brinquedo para o filho”, disse.

Sua importância é tamanha que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia do Voluntariado, comemorado em agosto, como forma de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo.

O trabalho voluntário, além de ser uma forma de exercitar a solidariedade, é um meio de exercer a cidadania e agir em prol do bem comum e de interesses coletivos. Há muitas formas de se envolver com voluntariado: por meio de ações coletivas ou individuais, participando de projetos sociais, entre muitas outras. 

Nesses 13 anos, Bruno já fez de tudo um pouco na cidade de Três Lagoas. Se fantasia de homem aranha para animar festas, ajuda pessoas que perderam suas residências, além de também ser solidário a mulheres, pessoas que necessitam de cadeiras de rodas e até entidades beneficentes.

Sim, haja fôlego e disposição para acompanhar Bruno, que realiza trabalho voluntário desde 2011. Ele também é idealizador do projeto ‘Cinema nos Bairros’, um sonho aproximadamente 20 anos atrás que finalmente se tornou realidade.

“Sempre sonhei em levar o cinema para os bairros, mas o projeto era muito caro e eu não dependo de recursos públicos. Realizo ações como feijoadas e tenho parceiros que nos ajudam. Empresários que fazem as suas doações, mas eu corro atrás para conseguir as verbas dos projetos”, explicou.

Além dos projetos já citados, Bruno ajuda até entidades beneficentes. O voluntário personaliza violões e pede para artistas autografarem. O instrumento é doado para ONGs e outras instituições que conseguem levantar recursos e também ajudar pessoas necessitadas.

Os projetos de Bruno e seus ‘companheiros de batalha’ são publicados em suas redes sociais. Basta acessar o @brunopatrezi no Instagram.

Campanha de Natal do AME “Amigos da Eldorado” leva donativos a dez instituições beneficentes

0
Foto: Divulgação

Os colaboradores arrecadaram brinquedos, alimentos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e roupas, que foram destinados a instituições em Mato Grosso do Sul e São Paulo

O grupo de voluntariado AME (Amigos da Eldorado), formado por colaboradores da Eldorado Brasil Celulose, realizou mais uma edição da Campanha “Natal Solidário”. Em 2024, a iniciativa apadrinhou dez instituições beneficentes distribuídas entre as cidades de Três Lagoas (MS), Andradina, Santos e São Paulo (SP), reforçando o compromisso da empresa com as comunidades onde atua, por meio da realização de ações sociais.

As entregas das doações ocorreram entre os dias 16 e 20 de dezembro, levando alegria e conforto a crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Embora a organização da ação tenha sido realizada pelo grupo de voluntários do AME, o sucesso dessa iniciativa e as 960 doações entregues – incluindo 510 brinquedos, 310 itens diversos como alimentos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, vestuário e as 140 cestas de Natal – são o reflexo direto do comprometimento e da mobilização dos colaboradores da Eldorado, que anualmente se unem em prol de uma causa maior, que é ajudar o próximo.

Cada colaborador que desejasse doar, poderia realizar a doação, sem a necessidade de ser um membro do grupo de voluntários e foi aberto para a participação de todos.

As instituições contempladas foram:

  • Três Lagoas (MS): APAE, Vila Vicentina, Projeto Mãe de Anjo, Casa Lar I e II, Projeto Candeias, Projeto Associação Vital Força do Judô e Lar dos Idosos Eurípedes Barsanulpho.
  • Andradina (SP): C.E.I Milton Francisco Jorge.
  • São Paulo (SP): Lar dos Idosos Casa Verde.
  • Santos (SP): Projeto Bruto Fruto.

SOBRE O AME

O AME é uma iniciativa voluntária criada em 2013 pela Eldorado Brasil e desenvolvida pela área de Sustentabilidade. O projeto reúne colaboradores e seus familiares que dedicam tempo e habilidades para apoiar causas sociais e comunitárias. Atualmente, o programa conta com 220 voluntários ativos e realiza campanhas regulares, como a tradicional ação de Natal e Páscoa, que, ao longo dos anos, já apadrinhou mais de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social e apoiou mais de 10 instituições em diferentes regiões.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Motorista morre após colisão contra árvore na BR-262, em MS

0
Foto: Reprodução/Portal de Aquidauana

Um motorista, cuja identidade ainda não foi confirmada, morreu no final da manhã do último sábado (21) após perder o controle do veículo e colidir contra uma árvore na BR-262, próximo à cidade de Dois Irmãos do Buriti, a 116 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo site Campo Grande News, o condutor do carro vermelho saiu da pista e invadiu a vegetação às margens da rodovia.

Com o impacto, o veículo ficou completamente destruído, dificultando até mesmo a identificação do modelo e da marca. A vítima morreu no local, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo das ferragens.

O acidente ocorreu próximo à ponte de Dois Irmãos do Buriti. A Polícia Civil e a perícia foram chamadas para investigar as causas do ocorrido.

Desabamento de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa duas vítimas fatais e mobiliza autoridades

0
Foto: PMTO

A Polícia Militar do Tocantins confirmou que duas pessoas morreram na tarde deste último domingo (22) após o desabamento parcial da ponte que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), na BR-226. A estrutura colapsou sobre o Rio Tocantins.

Conforme o site CNN Brasil, uma das vítimas, uma mulher de 25 anos, foi encontrada sem vida na água por populares que estavam no local. A segunda vítima, também do sexo feminino, ainda não teve sua idade confirmada.

Um homem de 36 anos foi resgatado com vida e levado por populares ao hospital de Estreito (MA) com uma fratura na perna. Segundo informações da Polícia Militar, há pelo menos cinco veículos ainda submersos no local.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou que os Ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e os governos do Tocantins e Maranhão foram acionados para lidar com a situação.

“Recebi com tristeza a informação. Acabei de conversar com o prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly Leite, para entender a real situação. Segundo informações preliminares, veículos e motocicletas caíram na água. No momento, nossa prioridade é cuidar das vítimas e prestar todo o apoio necessário às famílias atingidas”, declarou Brandão.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforçou que equipes do Corpo de Bombeiros seguem mobilizadas em operação de busca por vítimas no local do acidente.

Três-lagoense morre e filho adolescente fica em estado grave após acidente no Paraná

0

Uma três-lagoense, identificada como Érica Renata, de 42 anos, morreu e o filho, um adolescente ficou ferido em um grave acidente, na noite deste domingo (22), na PR-463 entre as cidades de Uniflor e Paranacity, no Estado do Paraná.

Com o impacto da colisão, a condutora, que segundo informações preliminares, seria uma empresária de Três Lagoas, foi ejetada do veículo e morreu no local. Já o filho, de 17 anos, foi socorrido e encaminhado em estado grave para o Hospital Santa Casa de Maringá.

Segundo informações do Jornal Noroeste, o acidente envolveu uma camionete Toyota Hilux, de placas BPQ-8F65, registrada em Três Lagoas (MS). O veículo era conduzido por Erica Renata, de 42 anos, que trafegava no sentido Cruzeiro do Sul-Uniflor.

Conforme apurado pelas autoridades, o veículo saiu da pista ao atingir uma canaleta localizada na margem direita da rodovia. A camionete capotou, resultando em danos materiais significativos.

Erica Renata foi ejetada do veículo devido ao impacto, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí.

O menor, de 17 anos, filho da condutora e passageiro da camionete, sofreu ferimentos médios e foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Maringá para atendimento médico. Ele relatou às autoridades que estavam em viagem de Três Lagoas com destino à Argentina.

Ainda de acordo com informações preliminares obtidas pelo Perfil News, a vítima e o adolescente seguiam até a Argentina para visitar o filho que faz faculdade naquele país.

Complementação para acréscimo de informações, às 09hs28:

O adolescente que foi socorrido em estado grave e levado para Maringá apresentou melhoras e não corre risco de morte. O quadro clínico do paciente é estável.

Itens da ceia de Natal podem ter variação de preços de até 234%

0
Foto: Kleber Clajus

Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul encontrou variação de preços de até 234% entre os itens tradicionais na ceia de Natal. O levantamento, realizado entre os dias 11 e 20 de dezembro, comparou os preços praticados em 16 estabelecimentos comerciais nas cidades de Campo GrandeCorumbáPonta Porã e Três Lagoas.

Consumidores que pretendam adquirir 500 gramas de filé de bacalhau sem pele da marca Bacala Maré podem se deparar com preços entre R$ 56,80 em Três Lagoas e R$ 189,98 na Capital, variação de 234,47%.

O panetone de frutas cristalizadas Santa Edwiges também apresentou diferença significativa entre os municípios pesquisados, 128,44%. Cotação em Três Lagoas encontrou o produto a R$ 17,90, enquanto em Corumbá ele era vendido por R$ 40,89.

Entre as proteínas suínas, o quilo do tender com osso Sadia teve a maior diferença de preços, 23,90%. Mais uma vez Três Lagoas apresentou o menor valor, R$ 56,49, ante os R$ 69,99 nas gôndolas da Capital.

Já nas aves, o quilo do peru temperado Sadia variou entre R$ 31,48 em Três Lagoas e R$ 37,90 na cidade de Ponta Porã.

“Reiteramos que, assim como no caso dos demais produtos, pesquisar assegura os menores preços, inclusive na ceia de Natal”, explica o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.

“Para esse levantamento contamos com o suporte dos Procons municipais, visando retratar aos consumidores as diferentes realidades dos valores praticados no Estado”.

No site do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é possível acessar a pesquisa completa, com indicativo dos preços identificados nas cidades de Campo GrandeCorumbáPonta Porã e Três Lagoas.

Kleber Clajus, Comunicação Procon Mato Grosso do Sul

Dois homens morrem em confronto com a PM em Rio Verde de Mato Grosso (MS)

0
Foto: Sidney Assis

Dois homens, identificados como Pedro Luan e Derick Eziel, ambos de 20 anos, morreram no início da tarde de sábado (21) em Rio Verde de Mato Grosso, a 203 quilômetros de Campo Grande, após entrarem em confronto com a Polícia Militar (PM).

De acordo com informações apuradas pelo Campo Grande News, os jovens estavam em uma casa que já era monitorada pela polícia. Durante a operação, equipes da Força Tática cercaram o imóvel, bloqueando tanto a parte da frente quanto os fundos, que dão acesso a uma área de mata.

Ao realizar a abordagem dentro da residência, os suspeitos correram em direção aos fundos, onde se depararam com os policiais. Apesar das ordens para que parassem, eles continuaram fugindo. Em determinado momento, um dos jovens virou-se em direção aos agentes e apontou um revólver.

Diante da ameaça, um policial efetuou um disparo, atingindo o suspeito. O segundo jovem continuou fugindo pelo matagal, mas também tentou disparar contra os militares, sendo igualmente baleado.

Ambos foram socorridos pelas equipes e encaminhados ao hospital da cidade, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Um terceiro homem, de 33 anos, que também estava no imóvel, foi preso por possuir um mandado de prisão em aberto.

No local, os policiais apreenderam porções de cocaína e crack, além de dois revólveres e uma espingarda, todas municiadas. A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia, que iniciarão as investigações para esclarecer os detalhes do ocorrido.

Três Lagoas: Um Gigante Econômico no Interior do Brasil

0

(*) Por Fernando Jurado

No final do século passado, Três Lagoas era reconhecida como uma cidade importante no Mato Grosso do Sul, destacando-se principalmente pela expressividade populacional, pela liderança no comércio regional e pela força da pecuária extensiva. No entanto, o potencial econômico do município era frequentemente subestimado, especialmente quando comparado a regiões como Grande Dourados, a área produtora de grãos ao norte e a região de Campo Grande.

Nas últimas duas décadas, essa percepção mudou de forma significativa. A cidade transformou-se em um destacado polo de atração industrial, fato que redefiniu seu papel na economia estadual. Hoje, Três Lagoas consolidou sua posição como a principal potência produtiva industrial do Mato Grosso do Sul.

Uma Potência Nacional

Atualmente podemos dizer que a força produtiva de Três Lagoas extrapola os limites do estado, posicionando-a como um dos principais polos industriais do interior do Brasil. Tal afirmação não parece exagero quando comparamos o PIB do município no início do processo de industrialização, ou seja, nos primeiros anos deste século, que girava em torno de R$ 400 milhões, com os 12 Bilhões registrados no ultimo intervalo analisado.

Esse crescimento colocou o município como a segunda maior economia do Mato Grosso do Sul, atrás apenas de Campo Grande, além de garantir colocação entre as 10 maiores do Centro-Oeste e as 100 maiores do Brasil. De acordo com os dados de 2021, publicados pelo IBGE em 2023, Três Lagoas ocupa a 115ª posição no ranking dos municípios brasileiros por PIB. Para efeito de comparação, no mesmo período, o PIB da cidade superava o de três capitais brasileiras, além de cidades economicamente relevantes como Araraquara (127º )e Franca (129º), em São Paulo.

A Cadeia Produtiva da Celulose

Grande parte desse avanço está associada à cadeia produtiva da celulose. Em 2008, com os investimentos na construção do maior polo de produção de celulose do mundo, Três Lagoas entrou em uma nova fase de dinamismo econômico. Atualmente, o município responde por cerca de 30% do PIB industrial do Mato Grosso do Sul e aproximadamente 40% das exportações do estado.

Um Futuro Promissor

Três Lagoas segue construindo seu papel como referência nacional em produção industrial e projeta um futuro de ainda maior relevância econômica. A trajetória de crescimento e as perspectivas atuais colocam o município em uma posição de destaque, não apenas no Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil.

Ao longo desta série de três publicações, exploraremos como Três Lagoas se consolidou como uma potência econômica no interior do Brasil, os desdobramentos desse crescimento na estrutura financeira do município e os desafios de transformar essa força produtiva em qualidade de vida para seus cidadãos. No próximo artigo, aprofundaremos como a pujança econômica local influenciou a estrutura financeira da cidade e quais comparações revelam sua posição de destaque no cenário nacional. Não perca!

(*) Fernando Jurado é empresário e vereador diplomado

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.