14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 736

Autor de violência doméstica é preso pela Polícia Civil em Água Clara

0
Foto: PCMS

Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil, por intermédio de atuação conjunta entre as delegacias de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, prendeu em flagrante de H.F.S. (27), acusado de violência doméstica contra a esposa (35).

A ação teve início quando a vítima procurou a Delegacia de Ribas do Rio Pardo para registrar um boletim de ocorrência. Segundo seu relato, ela foi agredida pelo esposo durante a madrugada, resultando em hematomas ao redor dos olhos. Enquanto a vítima formalizava a denúncia, o autor passou em frente à delegacia em uma aparente tentativa de intimidá-la.

Diante dos fatos, o setor de investigações iniciou diligências para localizar e capturar o agressor. Informações indicaram que o acusado havia embarcado em um ônibus com destino a Três Lagoas, em uma tentativa de fuga. A Delegacia de Água Clara foi acionada e conseguiu monitorar o veículo e realizar a abordagem. O homem foi detido em flagrante e responderá pelo crime de lesão corporal no âmbito da violência doméstica. 

A Polícia Civil orienta que vítimas de violência doméstica procurem ajuda imediatamente e denunciem qualquer situação de ameaça ou agressão.

Edital destina recurso a projetos culturais de MS voltados à primeira infância

0
Foto: Mariana de Castro

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) publicou edital (clique aqui para acessar), para selecionar 28 projetos culturais para a primeira infância. A iniciativa conta com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).

O edital prevê o financiamento de ações culturais que promovam memória cultural, criação, produção, difusão e fruição artística e cultural para crianças com idade de até seis anos. Reconhecida como uma etapa fundamental no desenvolvimento humano, a primeira infância é marcada por intensos processos de aprendizado cognitivo, motor e socioemocional, moldados pelo ambiente, interações e experiências culturais.

Distribuição dos recursos

Com um total de R$ 1 milhão destinados ao fomento, os recursos serão distribuídos entre três categorias de projetos:

  • Categoria I: 4 projetos, com valor unitário de R$ 100.000,00 cada;
  • Categoria II: 8 projetos, com valor unitário de R$ 50.000,00 cada;
  • Categoria III: 8 projetos, com valor unitário de R$ 25.000,00 cada.

As propostas podem contemplar áreas como música, artes visuais, teatro, dança, circo, literatura, culturas tradicionais e populares, entre outras. Contudo, cada proponente poderá inscrever apenas um projeto para concorrer.

Quem pode participar

Podem inscrever-se agentes culturais residentes no Mato Grosso do Sul há pelo menos três anos, com comprovada atuação no setor cultural por um período mínimo de cinco anos. As inscrições estão abertas a pessoas físicas, MEI (microempreendedores individuais), pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, bem como coletivos sem constituição jurídica, desde que representados por um responsável legal.

É importante ressaltar que os proponentes devem atender às condições estabelecidas no edital e apresentar documentação comprobatória, como histórico de atuação, portfólio e declarações específicas.

Inscrições e prazos

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da plataforma PROSAS, no período de 27 de dezembro de 2024 a 27 de janeiro de 2025. Após a etapa inicial, as propostas serão avaliadas por mérito cultural, e os resultados preliminares serão divulgados conforme o cronograma especificado no edital.

Os projetos selecionados deverão ser executados até 30 de novembro de 2025. Além disso, todas as iniciativas devem incluir medidas de acessibilidade para garantir a participação de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos com mobilidade reduzida, em conformidade com a legislação vigente.

Karina Lima, Comunicação Setesc

PRF apreende carga de maconha que era levada para Três Lagoas

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal da delegacia de Dourados apreendeu neste sábado (21), um carregamento de maconha que estava sendo levado para Três Lagoas. Um jovem de 19 anos morador em Dourados e que conduzia um Fiat Strada roubada, tentou fugir da fiscalização, mas acabou preso.

Ele disse que receberia 10 mil reais pelo transporte do entorpecente. Para disfarçar o cheiro da maconha, vários sacos de cebola foram colocados sobre os fardos da droga. O enterpecente pesou 294 quilos e o caso será encaminhado para a Polícia Civil.

Beneficiários do Mais Social garantem a Ceia de Natal com “13° salário”

0
Foto: Téo Pini

Os beneficiários do programa “Mais Social” vão ter um Natal mais alegre e festivo com uma ceia garantida com o “13º salário”, que foi disponibilizado na última terça-feira (17) pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

O “Mais Social” é um auxílio financeiro que promove a segurança alimentar. O beneficiário recebe R$ 450 todos os meses por meio de um cartão, que pode ser usado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene.  

A dona de casa Marcelina Nunes, morada do Jardim Anache, não perdeu tempo e passou no supermercado para as compras de itens do almoço que pretende fazer na companhia das três filhas pequenas e familiares. “Comprei mistura, frutas e legumes”, comentou.

Viviane Sanches é mãe dos pequenos Pedro e Ísis. Ela é grata por poder contar com o benefício do “Mais Social” e pretende caprichar na Ceia de Natal, com um salpicão, uma carne e fazer um bolo de chocolate com recheio de confete para as crianças.

“Antes, tudo eu dizia: mamãe não pode. O Programa está me auxiliando na hora em que eu mais preciso e vai me ajudar muito no final do ano para comemorar o Natal com minhas crianças e um final de ano mais digno”, conta.

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37,9 milhões para quem mais precisa.

No último dia 10, o Governo do Estado também pagou o “13° salário” do programa “Cuidar de Quem Cuida” para 1.291 pessoas, injetando mais de R$ 1 milhão na economia.

Ambos os programas são vinculados à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). 

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Verde: Procon de MS envia 2,3 toneladas de papel para reciclagem

0
Foto: Divulgação/Procon MS

Promovendo a sustentabilidade, nesta última sexta-feira (20), o Procon Mato Grosso do Sul encaminhou 2,3 toneladas de papel para a reciclagem, em Campo Grande. A medida descarta adequadamente antigos processos físicos de consumidores digitalizados e atendidos pela instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

De acordo com o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, tal iniciativa está alinhada a proposta de se desenvolver um Estado verde, onde cuidar do meio ambiente se torna uma cultura presente entre os servidores e a sociedade.

“Nos últimos anos avançamos no desenvolvimento de soluções digitais que reduzem o uso de papéis em fiscalizações, atendimento ao público e tramitação de processos. As iniciativas partem de um compromisso com o meio ambiente, ao se adotar ferramentas como o Papel Zero e o envio de antigos processos a reciclagem”, ressalta Motti.

O papel pode ser reciclado até sete vezes e para cada tonelada reciclada é possível evitar o corte de até 17 árvores, além de se reduzir o consumo de água e energia no processo de preparação da matéria prima para a fabricação de novos papéis. Contudo, ficam de fora desse ciclo os papéis misturados com alimentos, óleos e combustíveis.

Kleber Clajus, Comunicação Procon MS

Guerreiro entrega Deck da Lagoa Maior, dois CRAS e anuncia mais 13 obras para Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Angelo Guerreiro inaugurou o Deck da Lagoa Maior, um novo ponto de lazer e turismo em um dos principais cartões-postais da cidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo secretários, diretores e vereadores, e foi marcado pela entrega de importantes equipamentos e a assinatura de ordens de serviço para novos investimentos na infraestrutura municipal.

O Deck, que ocupa uma área de 570,45 m², foi projetado para integrar a beleza natural da Lagoa Maior, um dos maiores patrimônios ambientais de Três Lagoas, com um espaço moderno, acessível e adequado às necessidades da população. A obra recebeu um investimento superior a um milhão de reais e conta com estrutura totalmente inclusiva, com rampas e acessos adequados para pessoas com mobilidade reduzida.

O novo Deck, também conhecido como trapiche, foi idealizado para promover a convivência social, práticas esportivas e atividades recreativas ao ar livre. Seu design foi cuidadosamente pensado para preservar as características ambientais da lagoa e ao mesmo tempo oferecer um ambiente adequado para o turismo, com potencial para fomentar o comércio local e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Mais obras

Durante o evento, o prefeito Angelo Guerreiro fez importantes anúncios. Além da inauguração do Deck, ele entregou veículos destinados à saúde e ao trânsito municipal, também foram entregues dois novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Ana Maria e Vila Piloto, que irão atender a população local com serviços sociais essenciais.

Um dos momentos mais aguardados da cerimônia foi a assinatura de ordens de serviço para a realização de 13 novas obras de infraestrutura que serão iniciadas nos primeiros dias da próxima gestão. Essas ações visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento urbano de Três Lagoas.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Cassiano Maia vai exonerar mais de mil servidores comissionados e contratados no início de 2025

0

O prefeito diplomado disse que não procede alguns comentários atribuído a ele e desmente rumores sobre o cancelamento de transporte de pacientes ao Hospital do Câncer em Barretos

O recém-diplomado prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia (PSDB), realizou, nesta sexta-feira (20), uma coletiva de imprensa no Plenarinho da Câmara Municipal para detalhar medidas iniciais de sua gestão em 2025 e esclarecer rumores envolvendo sua futura administração.

Entre as ações anunciadas, o prefeito destacou a reestruturação da máquina pública, com a exoneração de 1.881 servidores comissionados e contratados que não possuem vínculo efetivo com o município.

A medida visa adequar o quadro funcional às exigências constitucionais, promover maior eficiência e reduzir gastos com a folha de pagamento, que hoje representa cerca de 53,8% da arrecadação municipal.

“Esses cargos serão exonerados no dia 2 de janeiro. No entanto, serão recontratados, de forma emergencial, apenas aqueles considerados fundamentais para o funcionamento da máquina pública. Nossa meta é reduzir o número total de comissionados, garantindo maior eficiência administrativa”, explicou Cassiano Maia.

O custo inicial com as exonerações está estimado em R$ 15 milhões, incluindo pagamento de férias vencidas de servidores. O prefeito ressaltou que essa despesa será compensada pela economia gerada nos meses seguintes. “Nossa previsão é equilibrar as contas em até três meses, utilizando os recursos economizados com a folha de pagamento, que atualmente é de R$ 9 milhões mensais”, afirmou.

Cassiano Maia vai exonerar mais de mil servidores comissionados e contratados no início de 2025

Durante a coletiva, Cassiano desmentiu um boato que circulava nas redes sociais, alegando que sua gestão interromperia o transporte de pacientes ao Hospital do Câncer de Barretos. “Essa informação é falsa. Continuaremos garantindo o apoio aos pacientes que necessitam desse tipo de atendimento. Trata-se de uma prioridade da nossa gestão”, assegurou.

Após a coletiva, o site Perfil News, conversou com o recém diplomado prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia (PSDB); CLIQUE AQUI

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E NOVOS CONCURSOS

Cassiano Maia também enfatizou a importância de reestruturar o plano de cargos e salários do funcionalismo público. Segundo ele, a medida é essencial para oferecer maior segurança e estabilidade aos servidores efetivos, além de garantir uma gestão mais eficiente. “Nós respeitamos profundamente os servidores e estamos comprometidos em valorizar sua carreira”, disse o prefeito.

Cassiano Maia vai exonerar mais de mil servidores comissionados e contratados no início de 2025

Sobre novos concursos públicos, o prefeito destacou que a ampliação do quadro de servidores efetivos depende da redução do índice de comprometimento da arrecadação com a folha de pagamento. “Nossa meta é atingir um patamar próximo de 48% para possibilitar contratações futuras”, explicou. Além disso, Cassiano planeja implementar políticas públicas voltadas à atração de indústrias e ao aumento da arrecadação municipal.

DESAFIOS E RESPONSABILIDADE FISCAL

Questionado sobre o impacto das medidas em um período sensível do ano, o prefeito reconheceu o caráter difícil das decisões. “É constrangedor tomar medidas como essas, especialmente em um momento de celebrações de fim de ano. No entanto, precisamos agir com responsabilidade e apresentar soluções que garantam a sustentabilidade da gestão pública”, concluiu.

A coletiva de imprensa marcou o tom de austeridade e compromisso com a eficiência administrativa que Cassiano Maia pretende adotar em seu mandato. O prefeito também reafirmou seu compromisso em trabalhar em parceria com sindicatos e servidores para encontrar as melhores soluções para o município.

Senado Aprova: pacote de corte de gastos e restrição a celular nas escolas

0
Foto: Agência Senado

O Senado aprovou esta semana as propostas do governo para redução das despesas públicas. O PLP 210/2024 estabelece novos limites para os gastos em caso de déficit primário. Nessa situação, ficarão proibidas concessão, ampliação ou prorrogação de incentivos ou benefícios tributários.

A proposta também impõe travas para o crescimento de despesas com pessoal. Além disso, o governo poderá bloquear ou contingenciar parte das emendas parlamentares ao Orçamento quando houver resultado negativo na economia. Já a PEC 54/2024 estabelece medidas para diminuir as despesas obrigatórias, como diminuição gradativa no grupo que pode receber o abono do PIS/Pasep e limitações aos supersalários dos servidores. E o PL 4.614/2024 restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e limita o aumento real do salário mínimo.

O Plenário também aprovou o projeto de lei que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, por estudantes em escolas de educação básica. A proposta (PL 4.932/2024) visa proteger a saúde física e psíquica de crianças e adolescentes.

O projeto, que segue para sanção do presidente da República, proíbe o uso de celulares durante as aulas, o recreio e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também será permitida para garantir a acessibilidade e atender às condições de saúde dos estudantes.

Fonte: Agência Senado

Homem é preso após ameaçar esposa com arma e ser flagrado com drogas em Chapadão do Sul

0
Foto: PMMS

Um homem de 36 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (20) em Chapadão do Sul, após ameaçar a esposa com uma arma de fogo e ser flagrado com drogas. Conforme o site MS Todo Dia, o incidente ocorreu por volta de 00h30, na Rua Paranaguá, no bairro Sibipiruna.

Assustada, a vítima denunciou o companheiro à Polícia Militar, afirmando que estava sendo ameaçada com uma pistola. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito nos fundos da residência. Durante a abordagem, foram apreendidos um simulacro de pistola e 4 gramas de crack, além de 7 gramas de cocaína.

O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e ameaça, sendo encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. O caso levanta preocupações sobre a violência doméstica e o envolvimento com o tráfico de entorpecentes na região.

Obras foram o marco mais importante da gestão de Angelo Guerreiro, levando asfalto, drenagem e melhorias de infraestrutura em diversos setores

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Ao completar oito anos à frente da Prefeitura de Três Lagoas, o prefeito Angelo Guerreiro encerra seu mandato deixando um legado de transformação. Sob sua gestão, a cidade registrou um crescimento expressivo em infraestrutura, educação, saúde e sustentabilidade, consolidando-se como referência no Mato Grosso do Sul.

Infraestrutura: rumo a uma cidade mais conectada

O investimento em infraestrutura foi o pilar central da administração de Guerreiro. Foram mais de R$ 572 milhões aplicados em pavimentação, recapeamento, drenagem urbana e iluminação pública. Entre os destaques estão os 150 km de asfalto novo, 180 km de recapeamento e 87 km de drenagem implantados, que melhoraram a mobilidade urbana e a qualidade de vida nos bairros mais afastados, dando destaque para obra emblemáticas, como a criação da Avenida Custódio Andries no traçado da antiga linha férrea, além do asfaltamento da Avenida Jari Mercante.

Além disso, projetos estratégicos, como a construção da Feira Central Turística, trouxeram ainda mais desenvolvimento para a região da NOB, juntamente com a revitalização da antiga estação ferroviária, que agora abriga a Diretoria de Cultura, um anfiteatro, o Ponto Central do Transporte Coletivo, o Novo Shopping Popular e o Parque Linear. Três Lagoas vive uma nova era, com obras de macrodrenagem em mais de 20 bairros que resolveram ou reduziram consideravelmente os problemas históricos de alagamentos.

Educação e saúde: infraestrutura e qualidade ampliadas

A área da educação também foi uma prioridade, com 13 projetos que somaram mais de R$ 33 milhões em investimentos. Novas escolas, ampliações e reformas garantirão ambientes mais modernos e acolhedores para os estudantes. Na saúde, o destaque foi a construção e ampliação de unidades básicas e a criação de novos serviços, totalizando R$ 6,9 milhões em melhorias.

Meio ambiente e sustentabilidade

Comprometida com a sustentabilidade, a gestão inaugurou o Parque Natural da Cascalheira e revitalizou áreas verdes, como a Lagoa Maior. A iluminação pública foi modernizada, com a substituição por luminárias de LED em mais de 21 mil pontos, gerando economia e segurança.

Habitação e lazer: mais qualidade de vida

Com foco em atender a população, a Prefeitura entregou 50 unidades habitacionais em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, criou o Complexo Esportivo Novo Oeste II e revitalizou o Balneário Municipal. Novas praças públicas foram construídas e muitas outras revitalizadas. Áreas de lazer com parque infantil, academias ao ar livre e outras melhorias em espaços de convivência em bairros periféricos.

Prefeitura de Três Lagoas encerra “Semana D” com grandes resultados no combate ao mosquito

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as entidades participantes do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, encerrou a “Semana D de Combate ao Aedes aegypti”.

A iniciativa contou com a atuação integrada dos setores de Endemias e Promoção da Saúde, com atividades voltadas à vistoria, eliminação e tratamento de criadouros, além de orientações sobre a prevenção ao mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Durante a semana, 92 órgãos e instituições foram visitados, resultando na eliminação de 99 focos de mosquitos encontrados em diferentes tipos de criadouros.

O encerramento da programação ocorreu no dia 17 de dezembro, com uma blitz educativa realizada na área central da cidade. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos para motoristas, motociclistas e pedestres, destacando a importância de ações preventivas no combate ao mosquito.

A “Semana D” teve início no dia 9 de dezembro e teve como objetivo reafirmar a necessidade da colaboração da população, das instituições e dos gestores públicos para a manutenção de ambientes livres de criadouros e, consequentemente, para a redução dos riscos à saúde coletiva.

Veja mais fotos:

Saúde de Três Lagoas foi marcada por ações inovadoras e avanços históricos em atendimento, infraestrutura, serviços e modernização

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Desde o início da gestão do prefeito Angelo Guerreiro, em 2017, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um amplo conjunto de ações e investimentos que revolucionaram o sistema de saúde pública do município. Abaixo, destacamos as principais iniciativas implementadas ao longo desses anos, que consolidaram Três Lagoas como uma referência em cuidados de saúde na região:

Trailer Odontológico

A implantação do Trailer Odontológico levou atendimentos diretamente às escolas e à área rural, promovendo saúde bucal para alunos e comunidades que anteriormente tinham acesso limitado a esse tipo de serviço.

Castramóvel

Com o Castramóvel, a Prefeitura percorreu os bairros realizando castrações, microchipagem e oferecendo cuidados essenciais para os animais, reforçando o bem-estar animal e o controle populacional.

Renovação da frota do SAMU

A aquisição de novos veículos para o SAMU garantiu maior agilidade e segurança nos atendimentos pré-hospitalares na rede de urgência, contribuindo para salvar vidas e oferecer mais qualidade no atendimento.

Implantação Equipes e-Multi

Com foco na progressão do cuidado, a SMS criou e posteriormente ampliou a equipe e-Multi, compostas por assistente social, fisioterapeutas, psicólogos, educador físico, fonoaudiólogo e nutricionista. As equipes fortalecem as articulações com outros equipamentos de saúde, ao trabalho já executado pelos profissionais da Rede Municipal possibilitando a ampliação dos atendimentos coletivos e individuais, ofertando um serviço mais humanizado e eficiente.

Adesão ao Programa Mais Médicos

A integração ao Programa Mais Médicos fortaleceu a Atenção Primária à Saúde (APS), ampliando a cobertura e qualidade do atendimento básico e levando cuidados essenciais a mais munícipes.

Implantação de leitos GAR (Gestantes de Alto Risco)

A criação de leitos especializados para gestantes de alto risco na Maternidade Referência da Região de Saúde foi um marco para a segurança e qualidade no atendimento materno, garantindo suporte completo e especializado.

UTI Neonatal

A instalação da UTI Neonatal trouxe cuidado vital e especializado para recém-nascidos em estado crítico, fortalecendo o suporte à saúde materno-infantil no município.

UTI Pediátrica

No Regional Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, as conquistas não foram somente para os recém nascidos, 10 leitos de UTI pediátrica foi aberta na Unidade de Saúde.

Alta complexidade em cardiologia

Ainda sobre o Hospital Regional, a implantação do serviço de alta complexidade em cardiologia beneficiou a população, entre os principais avanços, destaca-se a redução de aproximadamente 40% nas transferências de pacientes para Campo Grande, garantindo maior agilidade no atendimento, diminuição de deslocamentos e ampliação do acesso a tratamentos especializados diretamente no município.

Implantação do TELE UPA

Essa inovação trouxe mais agilidade e precisão nos atendimentos de urgência, permitindo consultas remotas que otimizam o cuidado e reduzem a sobrecarga nas unidades presenciais.

Implantação do Programa Consultório na Rua

O programa reforçou o compromisso com uma saúde inclusiva, levando atendimento e apoio direto às populações em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas em situação de rua.

Implantação de farmácias na rede municipal de saúde

A ampliação do acesso a medicamentos essenciais foi outro avanço importante, promovendo continuidade e equidade no tratamento para toda a população.

Implantação do Teleconsulta em Especialidades

A Teleconsulta facilitou o acesso a cuidados especializados, reduzindo barreiras e atendendo às demandas reprimidas da população.

Implantação do sistema e-SUS

Com a modernização e integração das informações de saúde ao sistema do Ministério da Saúde, o e-SUS tornou mais fácil o acesso às consultas na rede básica, promovendo maior eficácia nos atendimentos.

Ampliação da cobertura de atendimentos médicos

Houve significativas melhorias nos atendimentos de consultas básicas e especializadas, ampliando o acesso da população aos cuidados necessários.

Aumento de leitos de UTI adulto no SUS

Com a ampliação dos leitos de UTI adulto, mais pacientes em condições críticas puderam ser atendidos, reduzindo a mortalidade e fortalecendo a capacidade de resposta do sistema de saúde.

As ações realizadas durante a gestão Angelo Guerreiro transformaram o sistema de saúde de Três Lagoas, garantindo avanços significativos na qualidade dos serviços e ampliando o acesso a tratamentos especializados. Esse legado de investimentos e inovações consolidou o município como um modelo de eficiência e cuidado com a saúde pública.

Mutirão de Próteses Dentárias

Com objetivo de ampliar o ampliar a oferta de saúde em odontologia e oferecer atendimento ao munícipe que trabalha e não pode comparecer em horário comercial, as Unidades de Saúde, foi implantado o “Mutirão de Próteses Dentárias”. Todas as consultas ocorreram aos sábados e contou com a participação de cirurgiões- dentista, auxiliares em saúde bucal e administrativos

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Outra grande conquista para saúde três-lagoense foi a implantação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), integrado ao SUS, contribui para reduzir reinternações, tempo de internação e procura por pronto atendimento, além de otimizar a ocupação de leitos hospitalares. Atende principalmente pacientes com sequelas graves, doenças neurodegenerativas, demências, neoplasias, em cuidados paliativos. Esse serviço é essencial para pacientes com perdas funcionais motoras, cognitivas e fisiológicas.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento para tratar doenças neurológicas e transtornos de neurodesenvolvimento. Os atendimentos com a equipe de fisioterapeutas, um psicólogo, um equitador e auxiliares/guias acontecem no Recinto de Exposições “Joaquim Marques de Souza”.

Mutirão da Limpeza

Mais uma estratégia na luta contra a dengue, a SMS iniciou campanha visando eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões. O Município leva a todos os bairros da cidade, caçambas para população descartar corretamente lixo e materiais inservíveis, evitando o acumulo de lixos, e locais para procriação do mosquito Aedes aegypti. Ao todo já foram recolhidas 1525 caçambas, com 5.337,5 toneladas de lixo.

Atendimento Odontológico na UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passou oferecer atendimento odontológico diário para casos de urgência. O serviço, voltado a pacientes com fortes dores, atende quem não conseguiu consulta em outras unidades da rede municipal, ampliando o acesso ao SUS.

Central de Regulação Hospitalar

Assim como a SMS já fazia com exames e cirurgias, foi implantado a Central de Regulação Hospitalar em Três Lagoas que permitiu organizar e regular, 24h por dia, o encaminhamento de pacientes para leitos hospitalares públicos da microrregião, atendendo municípios como Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Bataguassu. A iniciativa otimiza o acesso a hospitais referenciados, garantindo agilidade e eficiência no atendimento às necessidades da população.

Construção USF Chácara Eldorado

A construção da Unidade de Saúde da Família – USF Chácara Eldorado, construída com recursos federais e municipais, oferece cerca de 1.300 consultas médicas mensais. Inaugurada em setembro de 2022, o espaço conta com 2 equipes de saúde da família, 2 de saúde bucal, sala de vacinas, farmácia, e serviços como pré-natal, puericultura e planejamento familiar.

Reformas e Ampliação Unidades de Saúde e CCZ

Além da construção da USF Chácara Eldorado, Unidades como Jardim Atenas, São Carlos, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) passaram por reforma e ampliação e foram completamente reformuladas.

Aquisição consultório móvel IST

O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais foi contemplado com um consultório itinerante (Van) totalmente equipado que trouxe autonomia e versatilidade para o trabalho que já era realizado em eventos, com a aquisição os profissionais conseguiram levar os serviços para diversos locais, como empresas, zona rural, além das ações em Unidades de Saúde entre outros destinos.

Aquisição de veículo adaptado para o CER II

Um veículo totalmente adaptado para atender as demandas dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II foi adquirido para atender as demandas dos pacientes portadores de deficiência, pacientes com dificuldades de locomoção para realizar os atendimentos na Clínica.

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.176 casos confirmados de dengue

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul já registrou 19.575 casos prováveis de Dengue, sendo 16.176 casos confirmados, em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 50ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (20). Segundo o documento, 32 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Sete Quedas, Amambai, Laguna Carapã, Japorã, Aquidauana, Itaquiraí, Chapadão do Sul, Bataguassu, Três Lagoas, Maracaju e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande, Bonito, Japorã e Três Lagoas. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 117.006 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 189.910 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 2.823 casos prováveis, sendo 923 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 50 – 2024 Boletim Epidemiológico Dengue SE 50 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 50 – 2024

Helton Davis, comunicação SES

FINANÇAS – Três Lagoas aumentou arrecadação e investimentos, digitalizou e modernizou processo e desburocratizou serviços

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nos últimos oito anos, a Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC) implementou diversas melhorias em sua gestão financeira, tributária e na infraestrutura administrativa. Sob a liderança do Prefeito Angelo Guerreiro, a cidade tem vivenciado uma trajetória de crescimento sustentável, com foco na modernização dos processos, na melhoria do atendimento ao cidadão e no aumento significativo da arrecadação municipal.

Além disso, a SEFIRC tem promovido inovações tecnológicas, realizado investimentos estratégicos e adotado uma gestão fiscal eficiente.

Crescimento orçamentário

  • Orçamento Inicial (2017): R$ 454 milhões
  • Orçamento de 2024: R$ 1,3 bilhão
  • Fatores de Crescimento: Credibilidade política com governos estadual e federal, recebimento de emendas, atração de novas empresas, aumento da arrecadação do ISS, ITBI e IRRF.

Modernização da arrecadação

  • Serviços Online: Ampliação dos canais de atendimento via WhatsApp, e-mail e site, facilitando a comunicação com a população.
  • Facilidade no ITBI: Implementação de serviços online, como a averbação de guias de ITBI, sem necessidade de comparecimento presencial.
  • Incentivos Fiscais: Foram reduzidos na pandemia, como a isenção do ITBI, para imóveis vinculados ao Programa Casa Verde e Amarela e o reajuste zero do IPTU em 2022.

Programa de parcelamento e regularização

  • Programa Especial de Parcelamento Incentivado (PEPI): Regularização de débitos tributários e não tributários, inclusive débitos em dívida ativa.
  • Regularização de Edificações: Programas para regularizar imóveis fora das normas municipais, proporcionando alvarás de construção e habite-se.

Avanços na fiscalização tributária

  • Fiscalização do ITR: Implementação da fiscalização do Imposto Territorial Rural diretamente pelo município.
  • Convênio com a JUCEMS: Implantação do REDESIM para agilizar a abertura de empresas e reduzir a burocracia.

Inovações tecnológicas

  • TL Digital: Sistema de gestão documental digital, promovendo a política de “papel zero”, assinaturas digitais e maior transparência nos processos administrativos.
  • Recebimento de Tributos por Cartões de Crédito e Débito: Implementação de novas formas de pagamento, oferecendo mais comodidade aos contribuintes.
  • Calendário de Compras e Licitações: Planejamento eficiente das aquisições públicas, alinhado às exigências da Nova Lei de Licitações (NLL).

Infraestrutura e melhorias na SEFIRC

  • Mudança para o Paço Municipal: Reforma e ampliação do espaço físico da SEFIRC, proporcionando melhores condições de trabalho e atendimento à população.
  • Aquisição de 98 Veículos: Investimento em novos veículos para atender melhor as secretarias municipais e melhorar os serviços à população.

Parcerias e projetos estratégicos

  • PPP de Iluminação Pública: Lançamento da primeira Parceria Público-Privada para modernização da iluminação pública, com investimento de R$ 84 milhões.
  • Fortalecimento do Diálogo com Setores Econômicos: Retomada do programa Finanças Te Conta, promovendo a aproximação entre a gestão municipal e os empresários, associações e entidades locais.

Futuras iniciativas e investimentos

  • Teorização da Dívida Ativa: Ação para otimizar a cobrança e gestão dos débitos tributários.
  • Fortalecimento do TL Digital: Expansão das funcionalidades do sistema para maior transparência e facilidade de acesso para os cidadãos.
  • Capacitação Contínua: Formação e aprimoramento dos servidores municipais para garantir maior eficiência na gestão pública.

Doadores de medula óssea relatam importância de salvar vidas apenas com ato de solidariedade

0
Fotos: Bruno Rezende

“Fiz a doação de coração, sem esperar nada em troca. Para mim, salvar uma vida já foi suficiente”.

Salvar vidas pode parecer um gesto grandioso e distante, mas, para algumas pessoas, começa com uma simples escolha: doar. Foi o que fez um jovem estudante de Direito de Mato Grosso do Sul, em 2013, ao se cadastrar como doador de medula óssea em uma campanha na sua universidade. Anos depois, ele recebeu uma ligação que mudaria não apenas a sua vida, mas a de alguém que nunca conheceu. A experiência o transformou, assim como pode transformar milhares de outras pessoas em todo o Brasil.

Hoje, aos 31 anos e policial civil, Rômulo Andrei Vilalba de Oliveira ainda carrega na memória cada detalhe do dia em que recebeu a ligação que mudaria sua vida – e a de outra pessoa. Em meio à rotina de investigações e combate ao crime, ele revisita, na Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, a experiência que definiu como um dos momentos mais marcantes de sua vida.

“Eu já era doador de sangue há bastante tempo, mas nunca imaginei que seria chamado para algo tão importante. Quando o Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) me informou que havia encontrado alguém compatível comigo, a emoção foi indescritível. É raro encontrar um doador compatível fora da família, então, para mim, não havia outra opção senão aceitar”, relembra.

Sem hesitar, seguiu todos os passos: exames de compatibilidade, orientações médicas e, finalmente, o procedimento. Apesar de a doação ter exigido deslocamentos e ajustes na rotina, o processo foi encarado com tranquilidade.

Doadores de medula óssea relatam importância de salvar vidas apenas com ato de solidariedade
Declaração emitida pelo Redome.

“Viajei para Belo Horizonte, onde o procedimento seria realizado. Fiquei impressionado com o cuidado e a organização. Tudo foi pensado para que eu me sentisse confortável e seguro, desde as passagens até a hospedagem. A equipe médica foi excepcional e todo o processo foi muito mais simples do que eu imaginava. Muita gente tem medo ou desconhece sobre o assunto, mas posso garantir: é seguro, indolor e transformador”.

Embora o número de doadores cadastrados no Brasil seja significativo, a chance de encontrar um doador 100% compatível fora do núcleo familiar é de apenas 1 em 100 mil. Por isso, campanhas de conscientização são essenciais. Em Mato Grosso do Sul, a Rede Hemosul desempenha um papel essencial ao oferecer informações claras e atendimento humanizado para quem deseja se cadastrar –  um passo importante para quem considera a doação de medula – ou para realizar a doação de sangue.

Doadores de medula óssea relatam importância de salvar vidas apenas com ato de solidariedade
Rômulo realizou a doação de medula óssea para salvar uma vida. Um gesto de amor que fez toda a diferença.

Como policial, Rômulo vê na doação um reflexo do mesmo compromisso com o próximo que o levou à carreira na segurança pública. “É um ato de amor ao próximo, algo que vai além de qualquer profissão ou rotina. Saber que pude ajudar alguém a continuar vivendo é uma sensação única, algo que carrego com orgulho até hoje”.

A mobilização nacional reforça que, além de um gesto de empatia, o ato de doar pode ser uma experiência transformadora, tanto para quem recebe quanto para quem doa. Para ele, uma oportunidade de derrubar mitos e incentivar mais pessoas a se cadastrarem como doadoras.

“Quanto mais gente souber que doar medula óssea é simples e seguro, mais vidas poderão ser salvas. É algo que todos deveriam considerar. A sensação de ter ajudado alguém de maneira tão significativa é indescritível. Se surgir outra oportunidade de doar, com certeza eu farei de novo. Saber que você fez a diferença na vida de alguém é transformador”, descreve Rômulo.

Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea

Na Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, campanha anual que acontece entre os dias 14 e 21 de dezembro, histórias como a de Rômulo ganham destaque. A campanha busca conscientizar sobre a importância de se tornar um doador e ampliar o número de cadastros no Redome. No estado, o Hemosul é um dos principais aliados nesse processo, atuando tanto no cadastramento de novos doadores quanto na coleta de sangue e conscientização da população.

A coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, destaca que doar medula óssea é uma oportunidade de salvar vidas de pacientes que enfrentam leucemias, linfomas e outras doenças graves. “Cada cadastro é uma esperança para quem aguarda um transplante. E o processo é mais simples do que muitos imaginam”, afirma Marina.

Medula Óssea

A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos, conhecido popularmente como tutano. É nela que se formam os principais componentes do sangue: as hemácias (responsáveis pelo transporte de oxigênio), os leucócitos (que defendem o organismo contra infecções) e as plaquetas (essenciais para a coagulação).

Um dos maiores mitos em torno do tema é a confusão entre medula óssea e medula espinhal. Enquanto a medula óssea está dentro dos ossos e produz as células do sangue, a medula espinhal é um tecido nervoso localizado na coluna vertebral, responsável por transmitir impulsos entre o cérebro e o corpo. A doação de medula óssea não envolve a coluna e, portanto, não traz risco para essa região.

Quem pode doar?

 Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo, realizar um cadastro no Redome, do INCA (Instituto Nacional do Câncer), e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA. Para isso, é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos e 9 meses de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade);
  • Um documento de identificação oficial com foto;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.

Como funciona o transplante?

Se houver compatibilidade, o doador é submetido a exames detalhados para garantir que está apto à doação. O procedimento dura cerca de 90 minutos e é realizado sob anestesia, tornando-o indolor. As células saudáveis da medula são retiradas da região do osso da bacia, sem qualquer relação com a coluna ou a medula espinhal.

Do outro lado, o paciente que receberá a doação tem sua medula doente destruída antes de receber as células saudáveis do doador. A medula retirada do doador se regenera naturalmente em até 15 dias, sem prejuízos à saúde.

Por que doar?

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de pessoas com leucemia e outras doenças graves do sangue. Um gesto de solidariedade pode salvar a vida de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.

Seja solidário. Cadastre-se no Redome e dê a alguém uma nova chance de viver.

Serviço

O cadastro no Redome pode ser realizado em todas as 12 unidades da Rede Hemosul MS. Em Campo Grande, ele está disponível em três locais:

HEMOSUL COORDENADOR

Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro

Segunda a Sexta: 7h às 17h

Sábado: 7h às 12h

1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h

HEMOSUL HRMS

Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho

Segunda a Sexta: 7h às 12h

HEMOSUL SANTA CASA

Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro

Segunda a Sexta: 7h às 12h

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Bombeiros e cães coterapeutas visitam pacientes pediátricos no HRMS

0
Foto: Comunicação FUNSAU/HRMS

Militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, voluntários e os cães coterapeutas estiveram, nesta quinta-feira (19), no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) para visitar e entregar brinquedos às crianças internadas nas alas pediátricas. 

Durante a visita, eles passaram pela Pediatria, CTI Pediátrico, Oncologia Infantil e PAM (Pronto Atendimento Médico) Pediátrico. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros também participou da visita.

Responsável pelo projeto social ‘Cão Herói, Cão Amigo’, que faz o trabalho de terapia com cães realizado pelo Corpo de Bombeiro Militar, o sargento Thiago Kalunga explica que a iniciativa existe há 12 anos e, atualmente, tem cerca de 20 cães. 

Para o militar, a receptividade dos pacientes faz todo o esforço valer a pena. “A alegria é imensa. Esse é um trabalho bastante gratificante e, assim como levamos um pouco de conforto e carinho para as pessoas, recebemos de volta toda a gratidão. Ver a alegria no olhar e o sorriso no rosto das pessoas não tem preço”, afirmou Kalunga. 

A diretora-presidente da FUNSAU, responsável pela administração do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, destaca que os cães coterapeutas são grandes aliados no tratamento. 

“Esses animais desempenham um papel fundamental ao proporcionar conforto emocional, reduzir o estresse e ajudar na recuperação psicológica dos pequenos pacientes. A interação com os cães contribui para aliviar a ansiedade e o medo, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado. Gostaria de expressar nossa profunda gratidão aos militares e voluntários que tornaram possível essa visita tão importante e permitem que ofereçamos um atendimento de qualidade e mais humano”, lembrou.

Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS

Crescimento industrial contribui para geração de emprego e aumento das exportações em MS

0
Foto: Saul Schramm

Com investimentos que contribuem de forma significativa para a geração de empregos e para o aumento das exportações, a indústria é um dos principais setores responsáveis pelo crescimento de Mato Grosso do Sul. Indicadores econômicos que incluem exportações de industrializados, PIB industrial, número de trabalhadores nas indústrias (24% dos trabalhadores formais de MS) e a quantidade de estabelecimentos industrias confirmam a atual situação positiva do Estado.

Para apresentar um balanço do setor industrial de Mato Grosso do Sul durante o ano de 2024, e as projeções para 2025, o governador Eduardo Riedel participou – na manhã desta sexta-feira (20) – de uma coletiva de imprensa organizada pela Fiems (Federação das Indústrias de MS).

“Temos um ambiente seguro de desenvolvimento e crescimento, que é feito em parceria com instituições públicas e privadas, inclusive com a participação da Fiems. Temos desafios, mas o Governo do Estado tem criado condições para que diferentes empresas cheguem e invistam aqui”, afirmou Riedel.

As projeções do Sistema Fiems indicam um crescimento nominal de 8,5%, tanto para o PIB estadual, quanto para o PIB Industrial de MS em 2025 – R$ 213,5 bilhões e R$ 43,1 bilhões, respectivamente. Mato Grosso do Sul participa com 1,7% do PIB nacional, ocupando a 15ª posição entre os estados brasileiros e 6º lugar no PIB per capita.

“O Estado tem feito sua parte em mostrar o que tem para conduzir, num ambiente de negócios favorável. Isso é importante, para as empresas que colocam seus recursos com segurança”, disse Sérgio Longen, presidente da Fiems. Segundo a Federação, a projeção é que, até 2030, mais de R$ 89,9 bilhões em investimentos privados entrem em operação no Estado, gerando mais 11.515 vagas de emprego formal, em diferentes regiões e segmentos do setor agroindustrial.

Ações do Governo

Para aquecer e impulsionar a economia de MS, a atual gestão lançou em 2023 um pacote de redução e isenção de tributos em diversos setores. A 1ª edição do programa “Baixar Impostos para fazer dar certo” beneficiou pequenas e médias empresas em diversos setores, incluindo comércio, agro, indústria, supermercados, atacadistas e transportes, beneficiando 31 mil contribuintes e 28 mil estabelecimentos.

Somente em 2024, a 2ª edição do programa concedeu 63 benefícios fiscais em setores como saúde, social, indústria, agronegócio, comércio e infraestrutura.

Na indústria foram contemplados os setores de biodiesel B-100 e álcool, produtos alimentícios produzidos no Estado, industrialização de calçados e mandioca, assim como máquinas, aparelhos e equipamentos industriais.

Entre os segmentos em destaque na concessão de benefícios fiscais estão as indústrias de celulose, biogás e biometano, produtores de laranja e redução do ICMS nos itens da cesta básica.

Novos investimentos

Mato Grosso do Sul é o 15º estado do país em atração de investimentos estrangeiros (94 empresas em MS). Desde 2015, a política de incentivos fiscais do Governo do Estado possibilitou a vinda de R$ 84 bilhões em capital privado, sendo mais de R$ 43 bilhões em 2024, distribuídos em 60 novos empreendimentos industriais.

Os dados reforçam o posicionamento de Mato Grosso do Sul no cenário industrial brasileiro, especialmente com a contribuição das indústrias de transformação. Com seis grandes plantas industriais, algumas já em atividade e outras em fase de instalação, o Estado se consolida como o Vale da Celulose – até 2009 não havia produção e atualmente o MS é o segundo maior em área cultivada do país.

Seguimos com a estratégia de produção multiproteína, atraindo investimentos na avicultura, suinocultura e piscicultura. A tendência é que o setor de transformação continue a liderar esse crescimento no Estado, especialmente em áreas como alimentos, citricultura e biocombustíveis, que têm mostrado maior dinamismo tanto no mercado interno quanto externo.

Atualmente, a indústria tem a segunda maior contribuição no PIB do Estado, sendo responsável por 20% do PIB total, o que equivale a R$ 33,8 bilhões. Além disso, o setor emprega 160 mil trabalhadores de maneira formal, sendo o segundo que mais emprega, depois do de ‘serviços’ (269,5 mil empregos).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Casa da Saúde não terá atendimento no dias 24 e 25 de dezembro

0
Foto: Saul Schramm

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz não terá atendimento ao público na terça-feira (24) e quarta-feira (25) devido ao ponto facultativo de véspera de Natal e feriado de Natal. O atendimento volta ao normal na quinta-feira (26).

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação das solicitações, dispensação de medicamentos e atendimento de protocolo – primeiro cadastro – o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até segunda-feira (23). O feriado foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio de decreto.

Serviço

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz está atendendo em sua nova sede, localizada a rua Dom Aquino, 1.789, Centro, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Diretor de Departamento é preso novamente após tentativa de feminicídio em Santa Rita do Pardo

0
Foto: Divulgação/PCMS

Waldiney Balbino, de 48 anos, diretor do DMER (Departamento de Manutenção das Estradas Rurais) da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, foi preso novamente após a divulgação de imagens que confirmam a tentativa de feminicídio contra sua esposa e enteada. Conforme o site Campo Grande News, o crime ocorreu na madrugada do último domingo (15), e a nova prisão foi realizada na quinta-feira (19).

Inicialmente, Waldiney havia sido detido em flagrante, mas foi liberado no dia seguinte após pagar fiança de R$ 4,7 mil. Contudo, o delegado Lúcio Marinho, responsável pelas investigações, considerou que as provas coletadas (incluindo vídeos gravados por testemunhas e imagens de câmeras de segurança) eram suficientes para solicitar a prisão preventiva, que foi concedida pela Justiça e cumprida nesta semana.

Dinâmica do Crime

De acordo com o boletim de ocorrência, Waldiney estava participando de uma festa promovida pela prefeitura quando, embriagado, começou a discutir com amigos. A confusão se estendeu à sua enteada, e ele decidiu retornar para casa, onde a situação se agravou.

Já em sua residência, Waldiney iniciou uma briga com sua esposa e enteada, agredindo fisicamente ambas, além de atacar a companheira da enteada. Durante a confusão, ele saiu da casa e declarou que buscaria uma arma para matar as vítimas.

Pouco tempo depois, ele voltou armado com uma espingarda, disparou para o alto e tentou atirar contra as mulheres, mas a arma falhou. Uma das vítimas acabou empurrada por ele, bateu a cabeça no chão e desmaiou. Em seguida, Waldiney saiu novamente, afirmando que voltaria com mais munição.

A Polícia Militar foi acionada e localizou Waldiney em um sítio. Ele resistiu à abordagem, ofendendo os agentes e exigindo o uso da força para sua imobilização. Na propriedade, os policiais apreenderam uma espingarda artesanal e dezenas de munições de calibres 20 e 22.

As vítimas relataram que o armamento inicialmente apreendido não era o mesmo usado no ataque. Após buscas no local, a polícia encontrou duas espingardas escondidas sob lonas em um paiol. Todo o material foi encaminhado à delegacia.

Com base nas evidências, Waldiney foi preso em flagrante por violência doméstica e, posteriormente, teve sua prisão preventiva decretada. O delegado enfatizou que a prisão foi fundamentada pela gravidade dos atos e o risco que o acusado representa para as vítimas. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

Sebrae/MS entra em recesso e retoma atendimento presencial em 6 de janeiro

0
Sede do Sebrae/MS e regionais de Corumbá, Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas entram em pausa para atendimento presencial neste final de ano. (Foto: Divulgação)

Central de Relacionamento permanece disponível para suporte aos empreendedores

Entre os dias 21 de dezembro de 2024 até 5 de janeiro de 2025, as unidades do Sebrae em Campo Grande e o laboratório de inovação Living Lab, além dos escritórios regionais em Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas, bem como o Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, estarão em período de recesso. O atendimento presencial ao público será retomado em 6 de janeiro.

A Unidade Sebrae Nova Lima, em Campo Grande, será descontinuada e para os empreendedores da região o Sebrae oferecerá um novo formato de atendimento. Em casos de necessidade de suporte presencial, os clientes podem se dirigir à sede da instituição, localizada no centro da Capital (Av. Mato Grosso, 1661).

Durante o recesso, os empreendedores podem contar com a Central Nacional de Relacionamento, que funciona 24 horas, incluindo feriados, pelo telefone 0800 570 0800. Além disso, o portal ms.sebrae.com.br disponibiliza conteúdos gratuitos e cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD), como Marketing Digital e Gestão Financeira, para quem busca aprimorar conhecimentos sobre empreendedorismo.

Balanço

Em 2024, o Sebrae/MS consolidou sua posição como referência no apoio aos pequenos negócios, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Foram atendidas 121 mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), representando um aumento de 34% em relação a 2023.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.