18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 737

Crescimento industrial contribui para geração de emprego e aumento das exportações em MS

0
Foto: Saul Schramm

Com investimentos que contribuem de forma significativa para a geração de empregos e para o aumento das exportações, a indústria é um dos principais setores responsáveis pelo crescimento de Mato Grosso do Sul. Indicadores econômicos que incluem exportações de industrializados, PIB industrial, número de trabalhadores nas indústrias (24% dos trabalhadores formais de MS) e a quantidade de estabelecimentos industrias confirmam a atual situação positiva do Estado.

Para apresentar um balanço do setor industrial de Mato Grosso do Sul durante o ano de 2024, e as projeções para 2025, o governador Eduardo Riedel participou – na manhã desta sexta-feira (20) – de uma coletiva de imprensa organizada pela Fiems (Federação das Indústrias de MS).

“Temos um ambiente seguro de desenvolvimento e crescimento, que é feito em parceria com instituições públicas e privadas, inclusive com a participação da Fiems. Temos desafios, mas o Governo do Estado tem criado condições para que diferentes empresas cheguem e invistam aqui”, afirmou Riedel.

As projeções do Sistema Fiems indicam um crescimento nominal de 8,5%, tanto para o PIB estadual, quanto para o PIB Industrial de MS em 2025 – R$ 213,5 bilhões e R$ 43,1 bilhões, respectivamente. Mato Grosso do Sul participa com 1,7% do PIB nacional, ocupando a 15ª posição entre os estados brasileiros e 6º lugar no PIB per capita.

“O Estado tem feito sua parte em mostrar o que tem para conduzir, num ambiente de negócios favorável. Isso é importante, para as empresas que colocam seus recursos com segurança”, disse Sérgio Longen, presidente da Fiems. Segundo a Federação, a projeção é que, até 2030, mais de R$ 89,9 bilhões em investimentos privados entrem em operação no Estado, gerando mais 11.515 vagas de emprego formal, em diferentes regiões e segmentos do setor agroindustrial.

Ações do Governo

Para aquecer e impulsionar a economia de MS, a atual gestão lançou em 2023 um pacote de redução e isenção de tributos em diversos setores. A 1ª edição do programa “Baixar Impostos para fazer dar certo” beneficiou pequenas e médias empresas em diversos setores, incluindo comércio, agro, indústria, supermercados, atacadistas e transportes, beneficiando 31 mil contribuintes e 28 mil estabelecimentos.

Somente em 2024, a 2ª edição do programa concedeu 63 benefícios fiscais em setores como saúde, social, indústria, agronegócio, comércio e infraestrutura.

Na indústria foram contemplados os setores de biodiesel B-100 e álcool, produtos alimentícios produzidos no Estado, industrialização de calçados e mandioca, assim como máquinas, aparelhos e equipamentos industriais.

Entre os segmentos em destaque na concessão de benefícios fiscais estão as indústrias de celulose, biogás e biometano, produtores de laranja e redução do ICMS nos itens da cesta básica.

Novos investimentos

Mato Grosso do Sul é o 15º estado do país em atração de investimentos estrangeiros (94 empresas em MS). Desde 2015, a política de incentivos fiscais do Governo do Estado possibilitou a vinda de R$ 84 bilhões em capital privado, sendo mais de R$ 43 bilhões em 2024, distribuídos em 60 novos empreendimentos industriais.

Os dados reforçam o posicionamento de Mato Grosso do Sul no cenário industrial brasileiro, especialmente com a contribuição das indústrias de transformação. Com seis grandes plantas industriais, algumas já em atividade e outras em fase de instalação, o Estado se consolida como o Vale da Celulose – até 2009 não havia produção e atualmente o MS é o segundo maior em área cultivada do país.

Seguimos com a estratégia de produção multiproteína, atraindo investimentos na avicultura, suinocultura e piscicultura. A tendência é que o setor de transformação continue a liderar esse crescimento no Estado, especialmente em áreas como alimentos, citricultura e biocombustíveis, que têm mostrado maior dinamismo tanto no mercado interno quanto externo.

Atualmente, a indústria tem a segunda maior contribuição no PIB do Estado, sendo responsável por 20% do PIB total, o que equivale a R$ 33,8 bilhões. Além disso, o setor emprega 160 mil trabalhadores de maneira formal, sendo o segundo que mais emprega, depois do de ‘serviços’ (269,5 mil empregos).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Casa da Saúde não terá atendimento no dias 24 e 25 de dezembro

0
Foto: Saul Schramm

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz não terá atendimento ao público na terça-feira (24) e quarta-feira (25) devido ao ponto facultativo de véspera de Natal e feriado de Natal. O atendimento volta ao normal na quinta-feira (26).

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação das solicitações, dispensação de medicamentos e atendimento de protocolo – primeiro cadastro – o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até segunda-feira (23). O feriado foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio de decreto.

Serviço

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz está atendendo em sua nova sede, localizada a rua Dom Aquino, 1.789, Centro, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Diretor de Departamento é preso novamente após tentativa de feminicídio em Santa Rita do Pardo

0
Foto: Divulgação/PCMS

Waldiney Balbino, de 48 anos, diretor do DMER (Departamento de Manutenção das Estradas Rurais) da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, foi preso novamente após a divulgação de imagens que confirmam a tentativa de feminicídio contra sua esposa e enteada. Conforme o site Campo Grande News, o crime ocorreu na madrugada do último domingo (15), e a nova prisão foi realizada na quinta-feira (19).

Inicialmente, Waldiney havia sido detido em flagrante, mas foi liberado no dia seguinte após pagar fiança de R$ 4,7 mil. Contudo, o delegado Lúcio Marinho, responsável pelas investigações, considerou que as provas coletadas (incluindo vídeos gravados por testemunhas e imagens de câmeras de segurança) eram suficientes para solicitar a prisão preventiva, que foi concedida pela Justiça e cumprida nesta semana.

Dinâmica do Crime

De acordo com o boletim de ocorrência, Waldiney estava participando de uma festa promovida pela prefeitura quando, embriagado, começou a discutir com amigos. A confusão se estendeu à sua enteada, e ele decidiu retornar para casa, onde a situação se agravou.

Já em sua residência, Waldiney iniciou uma briga com sua esposa e enteada, agredindo fisicamente ambas, além de atacar a companheira da enteada. Durante a confusão, ele saiu da casa e declarou que buscaria uma arma para matar as vítimas.

Pouco tempo depois, ele voltou armado com uma espingarda, disparou para o alto e tentou atirar contra as mulheres, mas a arma falhou. Uma das vítimas acabou empurrada por ele, bateu a cabeça no chão e desmaiou. Em seguida, Waldiney saiu novamente, afirmando que voltaria com mais munição.

A Polícia Militar foi acionada e localizou Waldiney em um sítio. Ele resistiu à abordagem, ofendendo os agentes e exigindo o uso da força para sua imobilização. Na propriedade, os policiais apreenderam uma espingarda artesanal e dezenas de munições de calibres 20 e 22.

As vítimas relataram que o armamento inicialmente apreendido não era o mesmo usado no ataque. Após buscas no local, a polícia encontrou duas espingardas escondidas sob lonas em um paiol. Todo o material foi encaminhado à delegacia.

Com base nas evidências, Waldiney foi preso em flagrante por violência doméstica e, posteriormente, teve sua prisão preventiva decretada. O delegado enfatizou que a prisão foi fundamentada pela gravidade dos atos e o risco que o acusado representa para as vítimas. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

Sebrae/MS entra em recesso e retoma atendimento presencial em 6 de janeiro

0
Sede do Sebrae/MS e regionais de Corumbá, Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas entram em pausa para atendimento presencial neste final de ano. (Foto: Divulgação)

Central de Relacionamento permanece disponível para suporte aos empreendedores

Entre os dias 21 de dezembro de 2024 até 5 de janeiro de 2025, as unidades do Sebrae em Campo Grande e o laboratório de inovação Living Lab, além dos escritórios regionais em Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas, bem como o Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, estarão em período de recesso. O atendimento presencial ao público será retomado em 6 de janeiro.

A Unidade Sebrae Nova Lima, em Campo Grande, será descontinuada e para os empreendedores da região o Sebrae oferecerá um novo formato de atendimento. Em casos de necessidade de suporte presencial, os clientes podem se dirigir à sede da instituição, localizada no centro da Capital (Av. Mato Grosso, 1661).

Durante o recesso, os empreendedores podem contar com a Central Nacional de Relacionamento, que funciona 24 horas, incluindo feriados, pelo telefone 0800 570 0800. Além disso, o portal ms.sebrae.com.br disponibiliza conteúdos gratuitos e cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD), como Marketing Digital e Gestão Financeira, para quem busca aprimorar conhecimentos sobre empreendedorismo.

Balanço

Em 2024, o Sebrae/MS consolidou sua posição como referência no apoio aos pequenos negócios, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Foram atendidas 121 mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), representando um aumento de 34% em relação a 2023.

O passado do meu futuro

0
Foto: Divulgação

O reflexo do agora: o que você está plantando para o seu amanhã?

Já pensou no que o seu eu do futuro diria sobre as escolhas que você faz hoje? Descubra como as suas atitudes presentes podem moldar um amanhã mais leve e feliz.

*Por Enrico Pierro

você já parou para pensar no que você diria, hoje, para o teu eu de 10 anos atrás? é até uma pergunta normal. assim como em entrevistas de emprego, eles te perguntam como você se enxerga daqui a 10 anos. mas e aí? já parou para pensar?

acho que na maioria das vezes a resposta é sempre focada em tudo o que não fizemos e gostaríamos de ter feito: arrisque mais, vá sem medo, você vai conseguir! e coisas do gênero. mas eu vou te lançar algo diferente para pensar: e se você pudesse, hoje, ver o teu eu de 10 anos no futuro? o que você gostaria que ele te dissesse? será que seriam as mesmas coisas que você diria para o teu passado? o que será que o teu eu do futuro pensa sobre o você de hoje?

isso faz pensar, né? mas eu vou te falar o que eu gostaria de ouvir do meu eu do futuro, hoje: obrigado. apenas isso. apenas um obrigado, porque isso significa que fiz as coisas certas, as decisões corretas, fui sem medo, e fiz o meu melhor. agora me fala uma coisa: o que tanto a gente espera do futuro, se não o que plantarmos e fizermos hoje? porque assim, é fácil a gente pensar no que diríamos encontrando nós mesmos de anos atrás, mas a gente nunca pensa no eu do futuro. no que vem lá na frente. e tudo isso é apenas um reflexo do que estamos fazendo hoje.

é simples, se você planta morangos, vai colher morangos. entende? se você plantar, hoje, felicidade, amor, compaixão, empatia, alegria, leveza, trabalho, dedicação, foco, comprometimento e etc, o que você acha que o teu eu do futuro vai colher? exato! entendeu agora? nós somos um somatório de fatores, desde o que nos cerca até as nossas atitudes e decisões cotidianas. não dá para mudar o passado e as coisas que você já fez, mas são as tuas decisões e atitudes de hoje, que podem mudar sim e totalmente o teu futuro.

que a plantação seja leve e a colheita feliz. e parabéns pelo nosso futuro!

Obs: os textos do autor são sempre escritos em caixa baixa, pois é como ele idealiza expressar suas ideias e pensamentos, trazendo uma leveza visual.

Redes sociais: @enricopierroofc (Instagram, TikTok, X e Threads) e seu blog: https://enricopierro.com.br/

Brayan Oliveira e Naara Lira representam Aparecida do Taboado na final do 9º Fesmorena em Campo Grande

0
Foto: Divulgação/Campo Grande News

Os jovens Brayan Oliveira, de 15 anos, e Naara Lira, de 17, subirão ao palco do Teatro Dom Bosco, em Campo Grande, no próximo domingo (22), a partir das 17h30, para a grande final do 9º Fesmorena.

Conforme o site Costa Leste News, o festival celebra a criatividade e a paixão pela música autoral sul-mato-grossense.

O Fesmorena reúne jovens talentos com idades entre 10 e 17 anos, que compartilham canções originais e sonhos, em um espaço de expressão artística, aprendizado e intercâmbio cultural. Além das apresentações, o evento será abrilhantado pelo show de abertura “Fundição”, que contará com artistas consagrados como Filho dos Livres, O Bando do Velho Jack, Chicão Castro e Dora Sanches.

Representantes da Diversidade Musical

A final destacará a diversidade musical de Mato Grosso do Sul, com 15 jovens finalistas de diferentes cidades apresentando composições autorais. Entre eles, Brayan Oliveira interpretará “Legado de Violeiro” e Naara Lira, “Mais que Vencedor”.

Premiação

Os participantes concorrem a diversas premiações:

  • 1º Lugar: R$ 4.000, troféu, gravação de clipe no programa Meu MS e um violão autografado.
  • 2º Lugar: R$ 2.000 e troféu.
  • 3º Lugar: R$ 1.000 e troféu.

Outras categorias incluem Melhor Letra, Melhor Performance, Melhor Torcida e Voto Popular, com prêmios em dinheiro e troféus.

Os participantes tiveram a oportunidade de gravar suas músicas em estúdio, participar de oficinas e gravar clipes na Feira Central de Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio entre jovens talentos e a cena musical regional.

A entrada para o evento é gratuita, com ingressos disponíveis no site Sympla. O projeto é realizado pelo Instituto Cultural Cerrado Central, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, prefeituras, instituições educacionais e empresas locais.

Daniel Escrivano, presidente do Instituto Cerrado Central, destaca a importância do festival:

“O Fesmorena é um celeiro de novas vozes e um espaço de formação que valoriza a produção musical autoral. Estamos emocionados com o talento desses jovens e convidamos todos a prestigiarem este momento único.”

Venha torcer pelos talentos de nossa terra e celebrar a força da música sul-mato-grossense neste domingo, no Teatro Dom Bosco, a partir das 17h30.

Autor de duplo feminicídio tentado é preso pelas Polícias Civil e Militar em Santa Rita do Pardo

0
Foto: PCMS

As Polícias Civil e Militar prenderam nesta quinta-feira (19), o suspeito de ter praticado tentativa de duplo feminicídio no último domingo, 15/12/2024, no município de Santa Rita do Pardo.

O suspeito – W.B. (48) – havia sido preso em flagrante no dia dos fatos por porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado no dia posterior mediante pagamento de fiança. Posteriormente, com o aprofundamento das investigações, o delegado responsável pelo caso, Lúcio Marinho, representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva e assim que o pedido foi acatado, o mandado foi cumprido. 

Segundo apuração preliminar, o homem tentou ceifar a vida de duas mulheres, sua companheira (51) e sua nora (29), após uma festa municipal. Na ocasião, os crimes não se consumaram porque a arma falhou. 

Os fatos foram registrados por câmeras de celulares e de segurança, além de terem sido presenciados por diversas testemunhas.

Sejuvel leva mais infraestrutura de esporte e lazer aos bairros, apoia atletas medalhistas e amplia projetos esportivos

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), consolidou avanços significativos no esporte e lazer durante a gestão do prefeito Angelo Guerreiro, de 2017 a 2024.

As iniciativas implementadas impactaram positivamente a qualidade de vida da população, promovendo inclusão, saúde e oportunidades para todas as idades. Confira os destaques:

Infraestrutura Esportiva e de Lazer

  • Construção de Arenas de Futebol Society nos bairros Montanini e Vila Piloto e no Balneário Municipal.
  • Construção de vestiários e alambrados no Campo de Futebol “Arena dos Atletas”, no Campo do bairro Alto do Boa Vista.
  • Instalação de vestiário no Campo de Futebol do bairro Vila Maria.
  • Construção de um Campo de Futebol com Vestiário no bairro Bela Vista da Lagoa.
  • Criação do Complexo Poliesportivo do Novo Oeste.
  • Reforma e melhorias no Ginásio Cacilda Acre Rocha, incluindo telhado, caixas d’água, quadra de areia e academia ao ar livre.
  • Implantação de academias ao ar livre em diversas localidades: Segunda Lagoa, Lagoa Maior, Campo do bairro Santo André, Balneário, Montanini e Avenida Custódio Andrews.
  • Construção de uma pista de caminhada no Campo do Santo André.
  • Troca da iluminação no Estádio Benedito Soares da Mota, Centro Poliesportivo Eduardo Milanez e Ginásio Cacilda Acre Rocha.

Programas e Projetos Esportivos

  • Atualmente a SEJUVEL atende mais de 2.200 jovens em todos seus projetos esportivos.
  • Retomada do projeto de natação e hidroginástica, garantindo acesso às modalidades aquáticas para a população.
  • Parcerias com instituições privadas para a oferta de aulas de jiu-jitsu, muay thai, judô, karatê e xadrez.
  • Implantação de aulas de paradesporto, promovendo inclusão e desenvolvimento de atletas com deficiência.
  • Criação do Projeto Vida na Praça, incentivando atividades de entretenimento e lazer ao ar livre.
  • Implantação de aulas de Ritbox para promover o bem-estar e a atividade física.
  • Implantação do Projeto de Seleção de Futebol de Base, fomentando o esporte entre os jovens.
  • Atendimento de fisioterapia exclusivo para atletas dos projetos esportivos municipais.
  • Suporte a atletas reconhecidos nacionalmente em diversas modalidades.

Aquisições e Equipamentos

  • Aquisição de três novos veículos para a SEJUVEL, ampliando a mobilidade e eficácia operacional.
  • Aquisição de brinquedos infláveis para eventos de lazer, garantindo diversão e interatividade para as crianças.

Conheça a Folia de Reis, tradicional festa realizada todo ano em Aparecida do Taboado

0
Foto: Costa Leste News

Nesta sexta-feira (20), Aparecida do Taboado dá início à tradicional Folia de Reis, com a saída marcada para às 10 horas, seguida de missa.

Conforme o site Costa Leste News, a programação também contará com almoço, terço e a apresentação da Folia, que iniciará as visitas, atendendo devotos e buscando doações para a realização do evento.

Como nos anos anteriores, a festa contará com a liderança do Festeiro, professor Paulo Lacerda; Anaim Alves de Souza, responsável pela organização da Cia de Reis; e Dona Inês, que coordena a equipe encarregada da preparação dos alimentos.

De acordo com os organizadores, o lucro da festa será destinado a melhorias no centro comunitário, com a construção de espaços para servir doces e a ampliação da área coberta, proporcionando mais conforto aos participantes da Festa de Santos Reis e São Sebastião.

A Festa de Santos Reis acontecerá no dia 4 de janeiro de 2025 (sábado), quando a Folia chegará ao Centro Comunitário Córrego do Ouro. No dia 31 de dezembro, a Folia de Santos estará no salão de festas da capela de São Sebastião, atendendo os devotos do perímetro urbano.

Carga com toneladas de maconha e fuzis que saiu do MS é apreendida no PR

0
Foto: PRF

Um homem de 41 anos foi preso na última quinta-feira (19), em Guaíra (PR), após ser flagrado transportando 8,1 toneladas de maconha e dois fuzis. Conforme o site Campo Grande News, a carga ilícita, que saiu de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, tinha como destino a cidade de Curitiba (PR).

Segundo informações, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em um posto de combustível quando, ao se aproximarem de uma carreta, sentiram um forte cheiro de maconha.

Desconfiados, os policiais decidiram abordar o motorista, que alegou estar transportando farelo de milho e apresentou uma nota fiscal da carga. No entanto, os agentes não acreditaram na versão e puxaram a lona da carroceria, encontrando diversos fardos de maconha e os dois fuzis.

Questionado, o homem confessou que havia carregado o veículo em Naviraí e o levaria até Curitiba. Diante da evidência, ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas e encaminhado à Polícia Federal de Guaíra.

Confraternização de fim de ano do 2º BPM aconteceu no Papillon

0

Foi um sucesso a festa de confraternização do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (18) e teve como palco o aconchegante Papillon Buffet, onde a especialidade da casa é o atendimento nota 10 e a cerveja mais gelada da cidade.

Confraternização de fim de ano do 2º BPM aconteceu no Papillon

A festa foi animada pela Santa Helena Banda Show, que realmente deu um show, deixando os convidados completamente à vontade na pista de dança, relembrando dos velhos tempos através dos hits dos anos 90 apresentados pela banda.

Até a subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Neidy Centurião marcou presença, assim como o delegado regional, Ailton Pereira e o comandante da CPA2, coronel Ormay.

Está de parabéns o comandante do 2º BPM, Major Ronaldo Moreira de Araújo pela organização da confraternização. Foi um anoite memorável, onde inclusive, Moreira aproveitou para agradecer seus comandados pela dedicação em servir a comunidade local, com ações preventivas de segurança.

Confira alguns flagrantes da festa e na edição de sexta-feira do site Perfil News a cobertura completa com mais de 150 fotos e vídeos para você…

Papai Noel chega montado em boi e toca berrante no interior do MS, trazendo tradição pantaneira ao Natal

0
Foto: Ademir Mendonça

A tradição natalina ganhou um toque pantaneiro em Mato Grosso do Sul, quando o Papai Noel fez sua entrada na festa montado em um boi e tocando berrante. A cena inusitada aconteceu durante a abertura do Natal de Luzes em Caracol, município localizado a quase 400 km de Campo Grande.

Conforme divulgado pelo site Água Clara MS, João Márcio Ferreira Leite, de 70 anos, é o homem por trás do bom velhinho pantaneiro e contou que adora inovar na entrada do Papai Noel.

“Em Caracol, todo ano, o Papai Noel chega de um jeito diferente. Já apareceu no meio de uma peça de teatro, chegou montado a cavalo, em uma caixa e, no ano passado, em um quadriciclo”, lembra ele sobre o personagem que interpreta há cinco anos de forma voluntária. “A ideia vem de várias pessoas e é aperfeiçoada a cada ano. Este ano, decidi chegar montado no boi e tocando o berrante”, completou.

A esposa de João, Terezinha da Silva Leite, ajuda na caracterização do bom velhinho e acompanha a festa todos os anos, sempre garantindo que a verdadeira identidade do Papai Noel nunca seja revelada para as crianças.

Um momento marcante na trajetória de João foi quando uma criança lhe pediu uma boneca de presente. Para realizar o desejo, ele assumiu o papel de entregador: “Falei que o Papai Noel tinha mandado para ela. Ela não sabia se ria ou se chorava”, recorda emocionado.

Esse foi apenas um dos momentos especiais de sua trajetória como Papai Noel, que, segundo ele, não encanta apenas as crianças.

“O pessoal da cidade já espera ansioso por esse dia. Não são só as crianças que tiram fotos, mas também os adultos e as senhoras de idade. A praça fica cheia de pessoas de todas as idades”, destaca João, que afirma que se vestir de Papai Noel é mais do que um trabalho, é uma missão. “Nossa missão é transmitir a mensagem do Natal, o amor e o espírito de Cristo. Isso é o mais importante”, conclui.

CTG Brasil solta 550 mil peixes nos reservatórios das UHEs Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná

0
Foto: Henrique Manreza

Com essa ação, a empresa completou a soltura de cerca de 1,3 milhão de peixes referente ao ciclo 2025

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, completou neste mês a soltura de 550 mil peixes das espécies pacu guaçu, curimbatá, piapara e piracanjuba. A ação foi realizada nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, operadas pela empresa no rio Paraná, entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A soltura foi dividida em quatro locais, com início no último dia 2 e a liberação de 100 a 150 mil peixes em cada ponto de soltura. As ações ocorreram na ponte do rio São José, Paranaíba, Vila dos Operadores e Santa Clara.

“Essa foi a segunda ação do ciclo 2025. Com ela, atingimos a marca de 1,3 milhão de peixes soltos na bacia do rio Paraná”, afirma Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil. “A soltura de peixes de espécies nativas é fundamental para assegurar a reprodução e fortalecer o estoque pesqueiro, contribuindo ao equilíbrio e desenvolvimento desses ecossistemas”, complementa Vianna.

Sobre o programa

O Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, conta com a autorização do Ibama. A realização deste programa é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, e seu objetivo é repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na estação de piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP), que passou por uma ampla reforma e foi reinaugurada recentemente. No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.

Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

BR-163 registra seis mortes em dois dias no MS; veja os relatos

0
Fotos: Sidnei Bronka, Helder Carvalho/Midiama/Eder Pereira/Idest

Em apenas dois dias, seis pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito na BR-163, em Mato Grosso do Sul. As vítimas são Geicilene Alves de Menezes Maciel, Rodrigo Domingos da Rocha, Meire Lourdes da Rocha, Luzimar Costa da Silva, Maria Eduarda Ruppenthal e Miguel Ruppenthal.

Conforme divulgado nesta sexta-feira (20) pelo site Midiamax, a BR-163 é uma das principais vias de ligação entre o Norte e o Sul do Estado. Administrada pela CCR MSVia, a rodovia registra grande fluxo de veículos pesados, como caminhões e carretas, os principais envolvidos nos acidentes.

Veja os acidente recentes

Na manhã desta sexta-feira (20), no distrito de Congonhas, em Bandeirantes, um acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio deixou feridos, que foram socorridos pela CCR MSVia para atendimento médico.

Já na tarde de quinta-feira (19), em Dourados, a 225 km de Campo Grande, Geicilene Alves de Menezes Maciel, de 29 anos, morreu ao ser atingida por uma caminhonete enquanto conduzia uma motocicleta. Ela havia saído de um salão de beleza antes do acidente. Geicilene deixou esposo e três filhos.

No mesmo dia, Rodrigo Domingos da Rocha, de 35 anos, e Meire Lourdes da Rocha, de 65, perderam a vida em uma colisão entre uma Saveiro Robust e uma Duster Oroch, em Bandeirantes, sentido a São Gabriel do Oeste. Meire era servidora aposentada do Estado.

Na quarta-feira (18), um acidente envolvendo um caminhão e uma caminhonete S10, entre Pedro Gomes e Sonora, tirou a vida de três pessoas da mesma família: Luzimar Costa da Silva, de 40 anos, e seus filhos Maria Eduarda Ruppenthal, de 19, e Miguel Ruppenthal, de 10. O caminhão teve um pneu estourado, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a caminhonete.

Atualmente, os 845 km da BR-163 em MS possuem nove praças de pedágio, com valores entre R$ 6,20 e R$ 9,40. O preço pode chegar a R$ 15, caso a CCR MSVia conclua a duplicação da rodovia dentro dos prazos estipulados pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Segundo Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o reajuste está condicionado à entrega das obras. “O valor de R$ 15 só será aplicado se as obras forem entregues. A ANTT terá o papel fundamental de fiscalizar para que, ao atestar a entrega, o preço seja ajustado gradualmente”, explicou Vitale.

Câmara dos Deputados aprova projeto que limita aumento do salário mínimo; entenda o texto

0
Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta última quinta-feira (19) o projeto de lei que limita o aumento real do salário mínimo e modifica as regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estes e outros pontos contidos no texto visam melhorar a execução de programas sociais e conter o crescimento das despesas do Executivo.

Conforme o site CNN Brasil, o texto aprovado é o terceiro entre as propostas elaboradas pelo governo para cortes de gastos e cumprimento da meta fiscal. Com a aprovação, o governo espera economizar cerca de R$ 70 bilhões até 2026. Entretanto, o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), alterou pontos do projeto original, como as mudanças no reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal e ajustes nas regras do BPC, o que deve reduzir o impacto fiscal.

O texto, que agora segue para o Senado, estabelece que até 2030 o aumento real do salário mínimo será vinculado ao crescimento efetivo das despesas primárias, que estão limitadas a 2,5% ao ano dentro do arcabouço fiscal. Atualmente, a política de valorização do salário mínimo considera a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Com a nova regra, o salário mínimo será de R$ 1.518, ou R$ 10 a menos do que seria pela regra atual. O governo projeta uma economia de R$ 109,8 bilhões entre 2025 e 2030, embora o impacto possa afetar aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais vinculados ao salário mínimo.

Outra medida prevê o cadastro biométrico para concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. Benefícios que utilizam o Cadastro Único (CadÚnico) deverão passar por atualizações periódicas com prazo máximo de 24 meses. Estas mudanças visam reduzir fraudes na concessão de benefícios.

A proposta também estabelece limites para o índice de famílias unipessoais inscritas no programa Bolsa Família, permitindo que o Poder Executivo altere o valor limite de desligamento do programa. Em relação ao Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), as despesas anuais passarão a ser corrigidas pela inflação medida pelo IPCA, em vez da receita corrente líquida da União. Essa alteração pode gerar uma economia de R$ 12 bilhões nos próximos 15 anos.

O projeto foi aprovado por 264 votos a favor e 209 contrários, uma margem estreita que reflete as dificuldades de consenso sobre o tema. As alterações propostas no BPC foram suavizadas após resistência de parlamentares, que argumentaram que as mudanças originais poderiam levar ao cancelamento indevido de milhares de benefícios, ampliando a vulnerabilidade de famílias de pessoas idosas e com deficiência.

“Com essas medidas, o projeto busca aprimorar a execução de programas sociais e o pagamento de benefícios, concentrando esforços em atender quem realmente necessita, enquanto ajusta o crescimento de despesas para compatibilizar a garantia de direitos com a sustentabilidade fiscal”, disse o relator em seu parecer.

Agora, o Senado avaliará a proposta, que continua gerando debates intensos sobre seu impacto econômico e social.

Chapadão do Sul está realizando uma programação especial de fim de ano; veja mais

0
Divulgação/Prefeitura de Chapadão do Sul

A Prefeitura de Chapadão do Sul anunciou a programação especial de fim de ano, com atrações para todos os gostos e idades.

Os eventos começam no dia 8 de dezembro e se estendem até o aguardado show da virada no dia 31. Confira os destaques:

Shows Locais

18/12: Carlos Ferreira
19/12: Vitor Eduardo
20/12: Elisa Maria
21/12: Angel
22/12: Weder Ferreira (saxofone)
23/12: Cinthia Silva

Programação Principal

Sábado, 28 de dezembro

20h00: Início das atividades
20h30: Abertura oficial e show com a cantora Ariana Portez
22h30: Show com a Banda Live Pop
00h30: Encerramento com apresentação do DJ Rodrigo Mello

Domingo, 29 de dezembro

20h00: Abertura
20h30: Show com o cantor Cristiano Buzzo
22h30: Grande show com a dupla sertaneja Cleito e Camargo
00h30: Encerramento com DJ Leck

Segunda-feira, 30 de dezembro

19h30: Shows com a dupla João e Giovani e o cantor Jota
21h30: Apresentação de Max Henrique
00h30: DJ Leck

Terça-feira, 31 de dezembro (Virada de Ano)

Grande show da virada com a Banda Quebradeira da Bahia
00h30: DJ Leck

A celebração promete muita música, alegria e momentos inesquecíveis para os moradores e visitantes. Não perca!

A Toca dos Gatos: Entidade animal de Ilha Solteira receberá verba para castração em 2025

0
Foto: Ilha de Notícias

A Toca dos Gatos, entidade de Ilha Solteira que cuida e abriga cães em situação de risco, destacou-se entre as mais votadas na eleição do “Edital Animal SP”, que destinará recursos para projetos de ONGs em 2025. A organização concorreu com um projeto voltado à castração de animais.

Conforme o site Ilha de Notícias divulgou nesta última quinta-feira (19), a iniciativa foi promovida pelo deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil), que realizou uma votação online para definir as entidades beneficiadas. Participaram do pleito aquelas ONGs cujos projetos foram previamente selecionados pelo gabinete do parlamentar através do “Edital Animal SP”, em sua segunda edição.

A Toca dos Gatos obteve 976 votos, garantindo lugar entre as 62 entidades que receberão recursos pela iniciativa. O montante total destinado será de R$ 3,4 milhões, provenientes de emendas parlamentares, e será dividido em cotas entre as ONGs mais votadas.

Em declaração ao portal ilhadenoticias.com, representantes da Toca dos Gatos expressaram felicidade com o apoio recebido e confiança de que a entidade continuará promovendo a castração de gatos na região de Ilha Solteira.

A previsão é que a entidade receba cerca de R$ 50 mil para implementar as ações previstas no projeto.

Árvore de Natal de 23 metros pega fogo e assusta frequentadores de praça de Manaus (AM)

0
Foto: Facebook

No fim da tarde da última quinta-feira (19), a árvore de Natal no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus (AM), pegou fogo. Não há registro de feridos.

Conforme o site Portal Norte, a estrutura, que tem mais de 23 metros de altura, foi rapidamente isolada e os bombeiros e brigadistas atuaram para apagar as chamas.

Visitantes que estavam no local começaram a correr com medo da propagação das chamas logo após o início do incêndio. A árvore faz parte da decoração de Natal montada pela Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e tem atraído o público diariamente.

O empresário Alesson da Costa estava com o filho no local para visitar a decoração: “Poxa, estava tão bonito, e aí no momento em que acenderam as luzes, começou a pegar fogo. A gente correu com medo”, contou.

O vigilante Ediney Lima também passava pelo local quando foi surpreendido pelo incêndio. “Eu estava bem perto, quando começaram a acender as luzes e pegou fogo. Aí chamaram o corpo de bombeiros para apagar, né? Mas foi um susto para todo mundo”.

Em nota, o Governo do Amazonas informou que o espaço onde a árvore está montada será interditado para que a estrutura seja refeita. No entanto, a programação natalina no Largo de São Sebastião e entorno segue normalmente ao longo dos próximos dias.

Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas altera horário de atendimento nesta sexta-feira (20)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Três Lagoas informa que, especificamente, nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2024, o atendimento ao público externo será iniciado às 9h.

A alteração no horário visa atender às necessidades administrativas internas da secretaria, garantindo a continuidade dos serviços prestados à população com eficiência e qualidade.

A SEMEC agradece a compreensão de todos e reforça o compromisso em atender a comunidade de forma transparente e organizada. Para mais informações, os interessados ​​podem entrar em contato diretamente com a secretaria pelos canais oficiais de atendimento.

Prefeito Akira entrega tijoleira para Associação dos Artesãos do Distrito de Nova Porto XV

0
Prefeito Akira Otsubo com membros da Associação dos Artesãos da Nova Porto XV durante a entrega da máquina (Foto: Ascom Prefeitura de Bataguassu)

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) entregou nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, uma máquina tijoleira para a Associação dos Artesãos de Nova Porto XV. O equipamento vai apoiar o trabalho dos artesãos no que se refere ao processamento da argila para a posterior confecção dos artesanatos locais.

A entrega do maquinário ocorreu no período da manhã, na sede da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, com a presença de membros da Associação.

Durante o ato, Akira comentou que havia feito um compromisso com os artesãos para a aquisição de uma máquina que pudesse auxiliar os profissionais para o processamento do barro.

“A entrega dessa máquina era um dos compromissos que fizemos com os artesãos. A máquina foi adquirida pela Prefeitura e agora cedida em benefício da Associação. Quero que vocês cuidem e façam bom uso dela. O artesanato do Distrito de Nova Porto XV é um dos símbolos da cultura de nossa cidade e queremos que cada dia mais os artesãos cresçam e sejam reconhecidos”, disse ele.

Akira lembrou que nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Bataguassu apoiou os artesãos através do Sebrae-MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de fortalecer o artesanato local, oferecendo suporte aos profissionais desde a capacitação até o apoio na comercialização dos produtos, visando impulsionar a geração de emprego e renda.

Além disso, os artesãos participaram de um projeto desencadeado pela empresa Suzano, com foco na geração de renda dos profissionais, empreendedorismo e fortalecimento da produção dos artesanatos.

O presidente da Associação de Artesãos de Nova Porto XV, Jorge Alexandre da Silva, agradeceu o prefeito pela destinação da máquina tijoleira. “Esse equipamento vai ajudar muitos os associados. Só temos a agradecer pela parceria”.

Para a aquisição do equipamento, que é 4 em 1, com as funções de misturador, triturador, amassador e molde, o investimento da Prefeitura foi de R$ 149.700,00. A máquina tem capacidade para produção de cerca de 10 mil tijolos por dia.

Segundo o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes, a Associação dos Artesãos da Nova Porto XV protocolou um pedido solicitando a doação de uma área por parte da Prefeitura para a sede da Associação e futuramente acomodar a máquina tijoleira, que inicialmente ficará nas dependências da Subprefeitura.

Gomes salientou que dentro do trabalho de destinação da argila aos artesãos gerenciado pela Subprefeitura, até o momento, já foram entregues 90 metros cúbicos do produto aos artesãos. A argila foi disponibilizada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) mediante Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito entre a empresa e o Ministério Público como forma de compensação ambiental devido ao enchimento do lago da Usina Sérgio Motta.

Para o artesão Euclides Alves dos Santos, que atua na área do artesanato há mais de 24 anos, a tijoleira vai ajudar muito o trabalho dos artesãos. “É um passo importante. Esse equipamento é essencial para auxiliar o trabalho dos artesãos. Eu vejo a dificuldade dos profissionais para conseguir processar o barro. Com a tijoleira, não vai faltar argila para os artesãos”, comemorou.

Por Bianca Lima

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.