18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 738

Prefeito Akira entrega tijoleira para Associação dos Artesãos do Distrito de Nova Porto XV

0
Prefeito Akira Otsubo com membros da Associação dos Artesãos da Nova Porto XV durante a entrega da máquina (Foto: Ascom Prefeitura de Bataguassu)

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) entregou nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, uma máquina tijoleira para a Associação dos Artesãos de Nova Porto XV. O equipamento vai apoiar o trabalho dos artesãos no que se refere ao processamento da argila para a posterior confecção dos artesanatos locais.

A entrega do maquinário ocorreu no período da manhã, na sede da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, com a presença de membros da Associação.

Durante o ato, Akira comentou que havia feito um compromisso com os artesãos para a aquisição de uma máquina que pudesse auxiliar os profissionais para o processamento do barro.

“A entrega dessa máquina era um dos compromissos que fizemos com os artesãos. A máquina foi adquirida pela Prefeitura e agora cedida em benefício da Associação. Quero que vocês cuidem e façam bom uso dela. O artesanato do Distrito de Nova Porto XV é um dos símbolos da cultura de nossa cidade e queremos que cada dia mais os artesãos cresçam e sejam reconhecidos”, disse ele.

Akira lembrou que nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Bataguassu apoiou os artesãos através do Sebrae-MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de fortalecer o artesanato local, oferecendo suporte aos profissionais desde a capacitação até o apoio na comercialização dos produtos, visando impulsionar a geração de emprego e renda.

Além disso, os artesãos participaram de um projeto desencadeado pela empresa Suzano, com foco na geração de renda dos profissionais, empreendedorismo e fortalecimento da produção dos artesanatos.

O presidente da Associação de Artesãos de Nova Porto XV, Jorge Alexandre da Silva, agradeceu o prefeito pela destinação da máquina tijoleira. “Esse equipamento vai ajudar muitos os associados. Só temos a agradecer pela parceria”.

Para a aquisição do equipamento, que é 4 em 1, com as funções de misturador, triturador, amassador e molde, o investimento da Prefeitura foi de R$ 149.700,00. A máquina tem capacidade para produção de cerca de 10 mil tijolos por dia.

Segundo o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes, a Associação dos Artesãos da Nova Porto XV protocolou um pedido solicitando a doação de uma área por parte da Prefeitura para a sede da Associação e futuramente acomodar a máquina tijoleira, que inicialmente ficará nas dependências da Subprefeitura.

Gomes salientou que dentro do trabalho de destinação da argila aos artesãos gerenciado pela Subprefeitura, até o momento, já foram entregues 90 metros cúbicos do produto aos artesãos. A argila foi disponibilizada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) mediante Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito entre a empresa e o Ministério Público como forma de compensação ambiental devido ao enchimento do lago da Usina Sérgio Motta.

Para o artesão Euclides Alves dos Santos, que atua na área do artesanato há mais de 24 anos, a tijoleira vai ajudar muito o trabalho dos artesãos. “É um passo importante. Esse equipamento é essencial para auxiliar o trabalho dos artesãos. Eu vejo a dificuldade dos profissionais para conseguir processar o barro. Com a tijoleira, não vai faltar argila para os artesãos”, comemorou.

Por Bianca Lima

Reunião com governador amplia debate sobre Lei do Transporte Zero, articulada pelos deputados Neno Razuk e Coronel David

0
Foto: Divulgação

Os deputados estaduais Neno Razuk (PL), autor, e Coronel David (PL), coautor do Projeto de Lei do Transporte Zero, estiveram nesta quinta-feira (19) em reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, para discutir ajustes técnicos e ampliar o debate sobre a proposta que busca alcançar a preservação dos estoques pesqueiros em Mato Grosso do Sul, além de fomentar o turismo de pesca esportiva no estado.

A iniciativa, inspirada em projetos bem-sucedidos em outros estados, busca proibir, por cinco anos, o transporte, armazenamento e comercialização de 29 espécies de peixes das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul. O objetivo é posicionar o estado como referência nacional em turismo de pesca sustentável e promover a recuperação da fauna aquática local.

Durante o encontro, ficou definido que Eduardo Riedel realizará, em janeiro de 2025, antes do retorno dos trabalhos legislativos, reuniões com sua equipe técnica e com os deputados autores do projeto. O objetivo é ouvir representantes de todos os setores envolvidos, como pescadores, ambientalistas e o trade turístico, para que as adaptações necessárias sejam feitas e o projeto possa tramitar com tranquilidade na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Segundo o governador, a proposta passará por ajustes técnicos para atender de forma equilibrada as demandas das diversas classes impactadas.

O deputado Neno Razuk ressaltou a importância de um trabalho colaborativo. “Viemos apresentar nossas ideias ao governo e convidá-lo a participar dos debates para a formulação e possíveis alterações na lei. Nossa intenção é que essa lei seja efetivada, e a participação do governo é fundamental para atender todas as classes sem prejuízo a ninguém. Queremos elaborar este projeto em conjunto, de forma que ele venha a favorecer nosso estado.”

Coronel David também destacou a necessidade de um diálogo amplo e transparente. “É fundamental ouvir pescadores, ambientalistas, representantes do turismo e toda a comunidade para garantir que a proposta contemple os interesses coletivos e, principalmente, a preservação de nossos rios.”

O projeto segue em fase de ajustes antes de ser protocolado na Assembleia Legislativa para apreciação em plenário, e promete ser um diferencial no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental em Mato Grosso do Sul.

Entre as 29 espécies contempladas na proposta estão: Pacu, Dourado, Jaú, Pintado/Surubim, Piraputanga, Traíra, Tucunaré, Piavuçu, Tambaqui, Jurupensém, Piau, Cachara, Barbado, Curimbatá, Jurupoca, Lambari, Piapara, Armal ou Botoado, Bagre Cabeçudo, Bagre ou Mandi, Barbado Surubim, Cará, Chimburé, Corvina, Piava, Pacupeva e Piauçu.

Jovem de 21 anos é presa por tráfico de drogas em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: Da Hora Bataguassu

A Polícia Civil prendeu na última quinta-feira (19), em Ribas do Rio Pardo, A.C.S., de 21 anos, condenada por tráfico de drogas em sentença definitiva da Justiça.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, a prisão foi realizada pela equipe da Delegacia de Polícia Civil do município, que cumpriu um mandado expedido pelo Poder Judiciário.

Após investigações conduzidas pelo setor de inteligência da unidade, a jovem foi localizada na região central da cidade e detida sem resistência.

Após a detenção, a condenada foi encaminhada à delegacia local e, posteriormente, será transferida para o sistema prisional, onde deverá cumprir a pena estipulada.

A Delegacia de Ribas do Rio Pardo segue intensificando as operações de combate ao crime, reforçando a segurança e a ordem no município.

Colisão entre caminhão baú e carreta deixa um ferido na MS-306, entre Cassilândia e Chapadão do Sul

0

Uma colisão envolvendo um caminhão baú e uma carreta foi registrada na tarde da última quinta-feira (19), na rodovia MS-306, entre os municípios de Cassilândia e Chapadão do Sul. Conforme o site Midiamax, uma pessoa ficou ferida no acidente.

No momento da colisão, chovia na região, mas as causas do acidente ainda não foram determinadas. O impacto deixou a cabine do caminhão e a lateral do motorista gravemente danificadas.

Uma ambulância do município de Coxim, que passava pela rodovia, realizou o resgate da vítima, segundo informações do portal Chapadense News.

Escolas da Rede Estadual de Ensino terão recesso coletivo na última semana de 2024

0
Foto: Ricardo Agra/SED

Entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, unidades escolares estarão fechadas; coordenadorias e SED mantêm expediente normal

A SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) implementará um recesso coletivo em todas as unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Ensino) durante o período festivo. As escolas estarão fechadas entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, retornando às atividades normais no dia 2 de janeiro.

A decisão visa valorizar o esforço dos profissionais ao longo do ano letivo e proporcionar aos servidores das unidades escolares um momento de descanso e celebração em família. Durante o período, as coordenadorias regionais e a sede da SED funcionarão normalmente, garantindo a continuidade dos serviços administrativos.

A coordenadora de Normatização Educacional, Katia Maria Alves Medeiros, destaca a relevância da iniciativa: “Essa decisão é positiva porque, historicamente, a procura por atendimento nas escolas neste período é baixa. Com isso, os servidores terão a oportunidade de aproveitar melhor as festividades e retornar mais motivados para os desafios do próximo ano letivo”, afirma.

A iniciativa reflete uma abordagem da SED com foco na valorização do bem-estar da comunidade escolar, promovendo um tempo para descanso e celebração das festividades de fim de ano. A expectativa é que esse recesso coletivo contribua para um retorno ainda mais motivado e produtivo no início do novo ano escolar.

Além disso, o recesso vem ao encontro com consultas feitas nas unidades escolares, onde os servidores abordaram o tema com o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.

Para o gestor, essa iniciativa não apenas valoriza o trabalho dos educadores docentes e não docentes, mas também promove um ambiente escolar mais saudável e motivador para todos. “Estamos comprometidos em construir uma Educação cada vez melhor para nossos estudantes, e um bom descanso é parte essencial desse processo”, destaca o secretário.

“Entendemos que o final do ano é um período especial. Nossos servidores se dedicaram intensamente ao longo de mais um Ano Escolar e o recesso é uma forma de reconhecer esse esforço. Queremos que todos possam aproveitar as festividades com suas famílias e recarregar as energias para mais um ano que se aproxima”, finaliza Hélio.

A SED reforça que a iniciativa busca equilibrar o bem-estar dos servidores com a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar, reafirmando o compromisso com uma Educação pública cada vez mais eficiente e humanizada.

Jackeline Oliveira, SED

Serviços digitais do Detran-MS ficam disponíveis 24 horas nos recessos de Natal e Ano Novo

0
Foto: Rachid Waqued

As agências do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) irão funcionar em dias específicos e com equipes reduzidas nas próximas duas semanas. 

Na semana do Natal, as agências do Detran-MS de todo Estado, irão abrir nos dias 23 (segunda-feira), 26 (quinta-feira) e 27 (sexta-feira). Já na semana de celebração do Ano Novo, as unidades farão atendimento ao público nos dias 30 (segunda-feira), 2 (quinta-feira) e 3 (sexta-feira). 

O recesso de fim de ano foi regulamentado pelo Decreto Estadual nº 16.511 e se destina aos servidores públicos do Poder Executivo estadual, aos contratados temporariamente e aos estagiários. 

É comum nos finais de ano, a procura pelos serviços presenciais do Detran aumentar consideravelmente, preenchendo todos os agendamentos. Com equipes reduzidas e apenas três dias de funcionamento nas próximas duas semanas o Detran-MS reforça o uso das plataformas digitais. 

O Portal de Serviços Meu Detran fica disponível 24 horas por dia e disponibiliza cerca de 95% dos mesmos serviços ofertados na agência. Na plataforma é possível emitir guias de licenciamento e multas, consultar pontuação, fazer comunicação de venda, solicitar o primeiro emplacamento, entre outros. 

Atenção 

Outro ponto importante é referente a compensação de guias pagas em vésperas de feriado devido ao expediente bancário e das instituições financeiras. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que “o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será no dia 30/12 (segunda-feira)”. Portanto, as guias pagas neste dia serão compensadas apenas na quinta-feira, 2 de janeiro de 2025. 

Confira o horário de funcionamento das agências do Detran-MS nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, e 2 e 3 de janeiro. Os serviços digitais podem ser acessados no Portal de Serviços Meu Detran

Serviços digitais do Detran-MS ficam disponíveis 24 horas nos recessos de Natal e Ano Novo

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

0
Foto: Roberta Martins

A previsão para este fim de semana no Estado é de tempo instável e chuva de intensidade fraca e moderada em diferentes cidades do Mato Grosso do Sul. Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), este cenário ocorre devido a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre Argentina/Paraguai aliado a um cavado meteorológico.

Aliado a estes sistemas, está o deslocamento de um cavado em médios níveis da atmosfera e a aproximação e avanço de uma frente fria favorecem a formação de instabilidades atmosféricas em Mato Grosso do Sul.

Estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado. Já nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-34°C.

No bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-33°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 28-31°C. Os ventos atuam do quadrante norte, com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Já no domingo (22) a previsão indica sol, seguido por aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas. Com o avanço da frente fria, ainda podem ocorrer chuvas de intensidade fraca a moderada. Devido ao aquecimento diurno, pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Polícia Civil prende traficante de drogas em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (19), em Ribas do Rio Pardo, a prisão de A.C.S. (21), condenada por tráfico de drogas em decisão definitiva da Justiça.

A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil do município, que cumpriu um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário. Após investigações e diligências realizadas pelo setor de investigações da unidade, a acusada foi localizada na região central da cidade e detida sem incidentes.

A condenada foi encaminhada para a unidade policial e, em seguida, deverá ser transferida para o sistema prisional, onde cumprirá a pena imposta pela Justiça.

A Delegacia de Ribas do Rio Pardo segue intensificando suas operações e investigações para coibir práticas criminosas e garantir a ordem no município.

Governo de MS cria mecanismos mais avançados do País em atração de Ciência, Tecnologia e Inovação

0
Foto: Bruno Rezende

Considerado o “Estado da Arte” pela comunidade científica sul-mato-grossense e nacional no que diz respeito à instrumentalização de políticas voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo de Mato Grosso do Sul acaba de criar um marco legal para incentivar a pesquisa e o empreendedorismo tecnológico.

A proposta, de autoria do Executivo estadual e aprovada de forma unânime pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), foi sancionada hoje (19) pelo governador Eduardo Riedel, e cria três importantes mecanismos: o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os três mecanismos juntos criam um ambiente favorável para parcerias entre governo, setor privado e academia.

Riedel sancionou, no Receptivo, o projeto de lei na presença reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e presidente do CRIE-MS (Conselho Regional de Inovação de Mato Grosso do Sul, padre José Marinoni, da reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo, do reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Goettert, da reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, do reitor da UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Laércio Carvalho, e do reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Cristiano Cupertino.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, as três iniciativas visam fomentar o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação, além de adaptar o Estado às demandas contemporâneas de competitividade, sustentabilidade e inclusão. “Criamos mais condições para atrair investimentos,  gerar empregos e agregar valor aos recursos naturais do Estado”, garante.

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, salienta o processo de construção que permitiu a criação deste instrumento de estímulo à ciência, tecnologia e inovação.

“É uma lei que foi construída ao longo de um ano, com toda preocupação jurídica, tentando trazer tudo que já tinha de inovação, do seu ponto de vista legislativo, para dentro de uma lei estadual. Ela é o ‘Estado da Arte’ em termos de legislação hoje no Brasil. O Mato Grosso hoje já tem um ambiente favorável aos negócios, com resultados altamente positivos no Estado. Agora, temos um ambiente favorável à Ciência e Tecnologia atraindo conhecimento, capital humano, inovando, principalmente, em áreas que o governo já tem prioridade”, complementa.

Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Semadesc, Ricardo Senna, a iniciativa cria políticas de Estado e uma interação cada vez maior no tripé academia, governo e setor produtivo. “Temos uma das leis mais modernas hoje do País, e bastante robusta. Vai oportunizar encomendas tecnológicas do Governo, como a identificação de um problema específico na área de saúde pública, e educação, por exemplo”, ressalta.

O diretor-presidente da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), Márcio de Araújo Pereira, também concorda que a proposta é a mais avançada e inovadora do País.

“Mato Grosso do Sul sai na frente de todos os estados, compreendendo lacunas importantes e trazendo avanços com investimentos que a nossa comunidade científica vai receber com essa interação maior com o setor privado, universidades e Governo”, reforça.

Através do Funecti (Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) serão destinados recursos a programas, projetos e atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos. Esses investimentos são considerados estratégicos para fortalecer a competitividade do estado e gerar soluções inovadoras para os desafios regionais.

O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi desenhado para integrar universidades, empresas, centros de pesquisa e órgãos públicos, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. Já o Conselho Estadual, será responsável por propor políticas, acompanhar investimentos no setor e fomentar parcerias entre instituições públicas e privadas.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Edital destina R$ 1,5 milhão para projetos de cultura popular em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Álvaro Rezende

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) publicou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Estado, o edital de chamamento público nº 24/2024 (clique aqui para acessar), com foco no fomento à cultura popular. A iniciativa, que utiliza recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), busca selecionar e apoiar projetos culturais que valorizem as manifestações culturais tradicionais no estado.

De acordo com o edital, podem ser contempladas diversas expressões culturais, como rituais e festas populares, danças dramáticas, arte popular e performática, transmissão de conhecimentos tradicionais, textos escritos, culinária típica, além de registros audiovisuais que promovam a preservação e reflexão sobre as culturas populares e tradicionais. Exemplos de manifestações elegíveis incluem capoeira, chamamé, cururu, siriri, reizado, celebrações indígenas e afro-brasileiras, entre outros.

O edital define a cultura popular como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por grupos ou indivíduos que representam a identidade cultural e social da comunidade”. Essa definição segue a Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular, adotada pela Unesco em 1989.

Estrutura e critérios de seleção

O valor total destinado ao edital é de R$ 1.500.000,00, distribuído em duas faixas de apoio financeiro. A Faixa 1 contempla 10 projetos com até R$ 100.000,00 cada, enquanto a Faixa 2 financiará 10 projetos com até R$ 50.000,00 cada. No total, 20 projetos serão selecionados, respeitando cotas de 25% para pessoas negras, 10% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PcD).

Os projetos devem prever ao menos quatro vivências gratuitas em áreas de vulnerabilidade social, promovendo a democratização do acesso à cultura. Além disso, a análise de mérito considerará critérios como relevância cultural, impacto social e preservação do patrimônio imaterial, atribuindo pontuações específicas conforme os critérios estabelecidos no edital.

Quem pode participar

Podem se inscrever agentes culturais residentes em Mato Grosso do Sul há pelo menos três anos. São elegíveis pessoas físicas maiores de 18 anos, MEIs (Microempreendedores Individuais), pessoas jurídicas sem fins lucrativos, e coletivos sem constituição jurídica, desde que tenham atuação comprovada na área cultural por pelo menos três anos.

Cada proponente pode inscrever apenas um projeto por faixa de financiamento, e o número máximo de projetos contemplados por pessoa física ou jurídica dentro de todos os editais da PNAB é limitado a dois, excetuando-se editais de premiação. Em caso de múltiplas inscrições, será considerada a proposta de maior valor ou nota.

Inscrições e cronograma

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 28 de dezembro de 2024 a 28 de janeiro de 2025. Os interessados devem acessar a plataforma Prosas (https://editaisms.prosas.com.br/) para submeter suas propostas e documentos obrigatórios. O edital prevê etapas de análise de mérito, habilitação documental e possibilidade de recursos, com o resultado final previsto para 2 de junho de 2025. A execução dos projetos deverá ocorrer em até 12 meses após a assinatura do Termo de Execução Cultural.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Alvo da PF, Justiça do MT repassa auxílio-alimentação exorbitante para servidores, juízes e desembargadores

0
Foto: TJMT/CNN Brasil

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) publicou na quarta-feira (18) um provimento que estabelece um auxílio-alimentação excepcional de R$ 10.055 mil para servidores, juízes e desembargadores em dezembro deste ano. Conforme o site CNN Brasil, a medida, aprovada pelo Conselho da Magistratura e oficializada ontem, é válida apenas para o mês em curso.

Em novembro, a Polícia Federal iniciou a Operação Sisamnes, que investiga um suposto esquema de venda de decisões judiciais em Mato Grosso e outros dois estados. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão no Distrito Federal, Mato Grosso e Pernambuco.

Os envolvidos, incluindo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados, são suspeitos de crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

A investigação apura o pagamento de propinas para decisões judiciais favoráveis e o vazamento de informações confidenciais, incluindo detalhes de operações policiais.

Em MS, mulher morre atropelada na BR-163, sendo a 6ª vítima em 24 horas

0
Foto: Sidnei Bronka

Na tarde desta quinta-feira (19), Geicilene Alves de Menezes Maciel, de 29 anos, perdeu a vida após ser atropelada por uma caminhonete Ranger na BR-163, próximo a Dourados. Conforme o site Campo Grande News, ela é a sexta vítima fatal registrada na mesma rodovia nas últimas 24 horas.

De acordo com as primeiras informações, Geicilene estava saindo da casa de sua cunhada, que reside em um assentamento às margens da pista. Ela estava se preparando para uma viagem programada para o domingo (22).

O atropelamento ocorreu enquanto ela cruzava a rodovia e foi atingida pela caminhonete, que bateu na lateral de sua motocicleta. Com o impacto, a vítima foi arremessada para o outro lado da pista.

Equipes da CCR MSVias, perícia técnica e militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local. O motorista da caminhonete, que ainda não foi identificado, fugiu do local após o acidente. A Polícia Civil está investigando o caso. O tráfego no local segue no sistema “pare e siga”, enquanto as autoridades trabalham na apuração dos fatos.

Guerreiro entrega reforma e ampliação da USF Jardim Maristela e do novo prédio da SMS

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o prefeito Angelo Guerreiro realizou a inauguração do novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da entrega simbólica da reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maristela.

Novo prédio da SMS

O novo prédio da SMS está localizado no antigo Paço Municipal, na Avenida Capitão Olinto Mancini, 667, e passou por uma ampla reestruturação para atender às necessidades da população e dos servidores. Os atendimentos no novo local começam em 2025.

Durante a solenidade, a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou os avanços na saúde do município: “Em nome de todos os servidores da rede municipal de saúde, agradeço ao prefeito pelos investimentos e conquistas que fortaleceram e melhoraram o sistema de saúde. Me sinto honrada em ocupar a sala que antes era seu gabinete.”

O prefeito Angelo Guerreiro reforçou o compromisso com a população: “A reforma e o uso deste prédio têm como objetivo facilitar para todos, oferecendo melhores condições tanto para os servidores quanto para as pessoas que procuram a secretaria. Nós somos servidores públicos, e nosso dever é servir à população.”

Economia

A transferência para o novo prédio também representa economia aos cofres públicos, com a devolução de seis imóveis locados que atualmente abrigam setores da SMS. Além disso, haverá redução de custos com combustível, devido à concentração da maioria dos setores em um único endereço.

A distribuição dos setores no novo prédio será organizada da seguinte forma:

  • TÉRREO:  Secretária Municipal de Saúde/ Diretoria Geral/ Recepção e Ouvidoria
  • 1º ANDAR: Diretoria Vigilância em saúde/ Vigilância Sanitária/ Saúde do Trabalhador
  • 2º ANDAR: Diretoria Vigilância em Saúde/ Vigilância Epidemiológica/ NEPS
  • 3º ANDAR: Diretoria Administrativo e Financeiro/ Diretoria de Relações Institucionais e Auditoria
  • 4º ANDAR: Diretoria de Assistência à Saúde/ Diretoria Saúde Coletiva
  • 5º ANDAR: Salas de treinamento e reuniões / Arquivo.

Entrega da reforma da USF Jardim Maristela

Durante o evento, também foi realizada a entrega simbólica da reforma e ampliação da USF Jardim Maristela. No período de obras, os munícipes foram atendidos pela USF Novo Oeste.

A USF Jardim Maristela retoma os atendimentos à população a partir desta sexta-feira, 20 de dezembro, com espaços renovados e ampliados para melhor acolher os pacientes.

Confira mais imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Com suporte e planejamento da SEGOV, Três Lagoas é reconhecida nacionalmente pela gestão eficiente e amplia o acesso à informação

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Durante os oito anos de gestão do Prefeito Angelo Guerreiro, a Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV) de Três Lagoas passou por uma transformação significativa, consolidando-se como referência em gestão eficiente, inovação tecnológica e políticas públicas inclusivas. Desde 2017, as ações da SEGOV impactaram positivamente diversos setores da cidade, ampliando o acesso à informação e promovendo o desenvolvimento urbano.

Modernização, comunicação e expansão digital

  • Instagram: Crescimento de 15 mil seguidores (2017) para 45,6 mil (2024), promovendo informação leve, ética e confiável;
  • Facebook: Aumento de 34 mil para 52 mil seguidores, mantendo a qualidade de conteúdo;
  • Portal Oficial da Prefeitura: Manutenção de mais de 1 milhão de visualizações anuais, com notícias diárias sobre as ações do município, além de serviços e informações acessíveis à população.

Estruturação, capacitação e gestão transparente

  • Criação da Escola de Governo (2021): Promoção de capacitações contínuas e parcerias estratégicas, como com a Escolagov, formando uma equipe comprometida e alinhada às demandas da população;
  • Implementação do Programa de Metas: Monitoramento baseado em indicadores definidos pelo Governo Federal;
  • Reconhecimento em gestão pública: Maior pontuação estadual em 2023 (87,67 de 100) e destaque com a maior pontuação na categoria Bronze entre os municípios do Mato Grosso do Sul;
  • Participação no Fórum Nacional em Brasília: Reforçando a presença do município em discussão de relevância nacional.

Regularização fundiária e inclusão habitacional

  • Programa Lote Urbanizado: Entrega de 146 casas em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul;
  • Regularização fundiária de 476 imóveis: Garantindo dignidade e segurança jurídica às famílias beneficiadas;
  • Novas unidades habitacionais: Previsão de 242 novas moradias por meio de recursos captados junto aos governos estadual e federal, totalizando cerca de R$ 36 milhões.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano

  • Cadastro Multifinalitário: Implantação para um planejamento urbano mais eficiente;
  • Criação do Parque Natural da Cascalheira: Importante fonte de pesquisa para instituições locais e regionais;
  • Complexo Esportivo do Novo Oeste: Iniciativa que trouxe mais opções de lazer para os moradores do bairro regiões e próximas.

Participação social e ouvidoria

  • Implantação da Carta de Serviços (2021): Agilidade e transparência no acesso a informações sobre os serviços municipais;
  • Fortalecimento da Ouvidoria Municipal: Ampliação da participação cidadã e aumento da transparência administrativa.

Reconhecimentos e prêmios

  • Prêmio Band Cidades Excelentes: 2º lugar pelo Projeto Nossa Praça, que levou cultura e lazer às comunidades atendidas, além de fomentar a gastronomia e o artesanato local;
  • Certificações nacionais em governança e gestão: Reconhecimento por instituições independentes e governamentais em diversos segmentos.

Mais 64 famílias de Três Lagoas recebem Títulos de Regularização Fundiária de seus imóveis

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O prefeito Angelo Guerreiro, por meio do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), realizou ontem, quarta-feira, 18 de dezembro, a entrega de 64 Títulos de Regularização Fundiária.

A iniciativa garantiu o direito de propriedade aos beneficiados, proporcionando também segurança jurídica. Os imóveis contemplados pertencem aos seguintes conjuntos:

  • Imperial
  • Hortênsias
  • Margaridas
  • Loteamento Jardim Caçula

Angelo Guerreiro, reafirmou o compromisso com os moradores que ainda não têm seus lares regularizados e deixou claro: “mesmo não estando presente no próximo ano, todas as informações foram repassadas ao Prefeito eleito de 2025, Cassiano Maia”.

Também presente no momento da entrega, a Secretária Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Silvânia Bersani, destacou: “Hoje, vocês saem daqui com uma vitória nas mãos. Ter sua casa e ter sua documentação em dia é uma dignidade que todo ser humano deveria ter”.

Além disso, a ação contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), José Aparecido de Moraes; o Secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMEA), Mauro de Grandi Júnior; a Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS), Vera Helena; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas e presidente do Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDSEAMS), Eurides Silveira Freitas; e a Diretora de Habitação, Rafaela Marques.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

CURA DO CÂNCER? Rússia anuncia vacina de mRNA revolucionária para tratamento a ser distribuída em 2025

0
(crédito: Freepik)

O governo da Rússia anunciou ter sido bem-sucedido no desenvolvimento de uma inovadora vacina mRNA contra o câncer, a ser distribuída a partir de 2025, sem custos, para a população, afirmou o diretor-geral do Centro de Pesquisas em Radiologia do Ministério da Saúde russo, Andrey Kaprin, a um veículo local.

Descrita como uma revolução científica da última década, essa espécie de vacina, chamada “vacina de RNA mensageiro”, funciona selecionando parte de um agente infeccioso específico para incentivar uma resposta imunológica do organismo.

Especialistas ressaltam a necessidade de voltar os olhares para Mato Grosso do Sul, uma vez que são esperados mais de 9,8 mil casos de novos cânceres até 2025 no Estado. Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a expectativa de diagnósticos para o triênio de 2023-2025 é de 9.850 novos casos, sendo 4.800 em homens e 5.050 em mulheres. Até 2020, foram 2.818 mortes por câncer em Mato Grosso do Sul. Desse total, 1.542 foram homens e 1.276, mulheres.

É importante destacar ainda que os tipos de câncer que mais afetam homens e mulheres no Estado, assim como no resto do Brasil – com exceção do câncer de pele não melanoma – são o de próstata e mama.

Feita a partir de um mRNA sintético que corresponde a uma proteína do agente infeccioso, a vacina é capaz de “ensinar” as células do organismo afetado a lidar com o corpo invasor, e elas então atacam as células cancerígenas, informa a Pfizer.

Em entrevista à agência russa TASS, Alexander Gintsburg, diretor do centro de pesquisa epidemiológica Gamaleya, afirmou que a vacina demonstrou ser capaz de suprimir o desenvolvimento de tumores e a metástase na sua fase de testes clínicos.

A vacina já havia sido mencionada por Putin anteriormente como um horizonte próximo na medicina russa, além de outras “drogas imunomodulatórias da próxima geração”.

Seus testes envolveram o uso de redes neurais artificiais a fim de reduzir o tempo necessário para a produção de vacinas personalizadas.

Essas vacinas são chamadas de “personalizadas” ou “customizadas” porque são projetadas para ensinar o sistema imunológico de cada paciente a combater seu próprio tipo de câncer, de acordo com os antígenos específicos de cada tumor.

Os modelos computacionais, fornecidos pelo Ivannikov Institute, empregaram inteligência artificial para resolver problemas matemáticos acerca dos mRNAs “customizados” necessários para a criação de uma vacina específica, e o tempo dessa produção pôde ser reduzido para cerca de uma hora, disse Gintsburg.

Com os modelos de IA, é possível tornar esse processo — que costuma levar em torno de dois meses — muito mais fácil e rápido.

De acordo com o governo russo, o desenvolvimento desta vacina foi possível a partir de esforços múltiplos de vários centros de pesquisa em colaboração.

Ainda não se sabe exatamente como vai funcionar sua distribuição entre o público em geral, mas o governo afirmou que será inteiramente livre de custos.

Tecnologia cara e em fases iniciais

Em junho de 2024, testes clínicos para essa espécie de vacina começaram a ser feitos na Europa, em países como Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça.

Foram distribuídas cerca de 15 doses de uma vacina personalizada para tratamento de câncer aos pacientes de hospitais registrados na Plataforma de Lançamento de Vacinas, que ligou as instituições e seus pacientes com câncer aos testes da nova tecnologia de vacinas mRNA.

Esse teste, no entanto, foi parte de uma fase ainda experimental da terapia, que só deve ser finalizado em 2027, de acordo com a BBC.

A vacina dos testes clínicos europeus foi desenvolvida pela Moderna, e utilizou uma tecnologia semelhante às vacinas para Covid-19 (também baseadas em RNA mensageiro). A BioNTech também já planejava conduzir testes iniciais para suas vacinas mRNA contra tumores variados, como tumores da mama e de bexiga e contra o câncer de pulmão.

Apesar de revolucionária, a vacina mRNA contra o câncer é uma tecnologia dispendiosa, considerada em fases iniciais de desenvolvimento, e pode envolver altos custos de fabricação por seu nível de especialização.

Se a Rússia for, de fato, bem-sucedida na sua ampliação para o público, esta pode ser uma das maiores revoluções na saúde pública da década.

Voith Paper é finalista em duas categorias do Prêmio Tissue Online 2025

0
Foto: Divulgação

Reconhecimento celebra as contribuições da empresa para o mercado de tissue, com foco em inovação e sustentabilidade

A Voith Paper, referência global em soluções para a indústria de papel, foi indicada em duas categorias na 4ª edição do Prêmio Tissue Online: Acessórios, Insumos e Serviços para Máquina de Papel e Fabricante de Vestimentas para Máquina de Papel. A premiação confirmou os principais fornecedores do setor que alcançaram visibilidade e se destacaram no mercado de tissue ao longo do ano.

Desde sua criação, o Prêmio Tissue Online celebra as empresas que, mesmo em um cenário desafiador, continuam investindo em inovação, sustentabilidade e eficiência. Nos últimos anos, fabricantes e conversores de papel tissue enfrentaram transformações nos hábitos de consumo, instabilidade econômica e consolidação de grandes players. Nesse contexto, os fornecedores que oferecem soluções de ponta têm se tornado fundamentais para a competitividade e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Com três edições bem-sucedidas, o prêmio se consolidou como um dos mais relevantes do setor. Neste ano, a cerimônia de entrega acontecerá no Tissue Summit Brasil 2025, marcada para o dia 12 de fevereiro de 2025, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

A escolha dos vencedores será feita por votação popular, que está aberta até 10 de janeiro de 2025.

“Para a Voith Paper, participar dessa importante premiação reflete o compromisso da empresa em entregar as melhores soluções para seus clientes e estamos muito orgulhosos de sermos finalistas em duas categorias tão importantes. Isso demonstra o reconhecimento do mercado pelo nosso trabalho e reforça a nossa missão de oferecer tecnologias inovadoras que impulsionam o sucesso de nossos clientes”, afirma Antonio Lemos, Presidente da Voith Paper América do Sul.

Para saber mais informações sobre o Prêmio e votar, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_U507koY62n5MELTvHhwAl1JZsPpHJbJEgnbGPgTsPsulfA/viewform

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Encontro de mulheres eleitas pelo PL reúne 220 lideranças e celebra vitória histórica nas eleições municipais

0
Foto: Divulgação

Vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas assumirão o Legislativo e o Executivo a partir de 1° de janeiro de 2025 com a missão de impulsionar a representatividade feminina da legenda nas cidades paulistas

A presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, deputada federal Rosana Valle (PL-SP), reuniu 220 mulheres eleitas pelo PL nas eleições municipais deste ano. As lideranças femininas conquistaram espaços de grande representatividade nas Câmaras Municipais e em Prefeituras do interior e da região metropolitana paulista, fortalecendo o alcance do PL Mulher em todo território bandeirante.

Realizado na segunda-feira (16/12), no Buffet Villa Glam (praça Nossa Senhora Aparecida, 195 – Moema, São Paulo-SP), o encontro de mulheres eleitas do PL ratificou o fortalecimento da ala feminina da legenda no estado de São Paulo, que, em 2024, sufragou nas urnas 184 vereadoras, nove prefeitas e 16 vice-prefeitas.

Rosana lembrou, durante o evento, que, para alcançar este número, o PL Mulher paulista realizou, ao longo de 2023 e de 2024, uma série de ações, a fim de filiar, de engajar e de capacitar lideranças femininas de todo o estado, para que pudessem disputar o pleito municipal de forma competitiva:

“Nos últimos anos, intensificamos os trabalhos do PL Mulher, trazendo mais lideranças femininas para o partido e dando todo respaldo, a fim de que disputassem as eleições de maneira igualitária. Essas 220 políticas eleitas pelo PL que estão, aqui, hoje (segunda-feira), representam a voz das mulheres paulistas que confiam em nossos ideais em defesa da família e da liberdade”, declarou a deputada federal de segundo mandato.

Além da presidente do PL Mulher São Paulo, participaram do evento os deputados estaduais do partido Dani Alonso, Tenente Coimbra e Lucas Bove; além da liberal Sonaira Fernandes, vereadora reeleita na capital; Zoe Martinez (PL), uma das parlamentares mais bem votadas para a Câmara de São Paulo em 2024; a secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro (PL); e a secretária-geral da Executiva Estadual do PL de São Paulo, Marina Della Vedova.

Filiadas

A legenda liberal ganhou ainda mais força em todo o Brasil com a chegada da ex-primeira-dama da República Michelle Bolsonaro à Presidência do PL Mulher Nacional. O número de filiadas em todo o País aumentou em mais de 370%, desde que a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu os trabalhos da ala feminina da sigla, segundo cálculos do Diretório Nacional:

“Jamais conseguiríamos este resultado sem o engajamento da nossa presidente (Michelle Bolsonaro). Todas as mulheres eleitas pelo PL são vitoriosas, assim como nossa sempre primeira-dama da República, que nos encorajou e confiou no potencial de cada filiada. Seguimos juntas, com força e determinação, construindo um futuro com mais mulheres na Política”, complementou Rosana.

Prefeitura de Brasilândia investe em novos equipamentos e serviços para melhorar atendimento de fisioterapia

0
Foto: Prefeitura de Brasilândia

A Prefeitura de Brasilândia, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu novos equipamentos para o Serviço de Fisioterapia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Além disso, a implementação dos serviços de Pilates e Hidroterapia promete aprimorar ainda mais os tratamentos oferecidos à população.

Esses novos recursos são essenciais para o sucesso dos tratamentos e evolução dos pacientes, permitindo à equipe de fisioterapeutas proporcionar atendimentos mais qualificados e confortáveis.

O investimento faz parte do processo de modernização dos serviços de saúde no município, visando avanços significativos no cuidado com os cidadãos.

Com a renovação, a Clínica Municipal de Fisioterapia, localizada no Centro de Referência Médica (CRM), passará a oferecer serviços mais eficazes e de maior qualidade, contribuindo diretamente para o bem-estar da população.

Homem de 63 anos é vítima de golpe após pagar boleto enviado por “falso filho” em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Um homem de 63 anos foi alvo de um golpe na última quarta-feira (18), em Nova Andradina, após ser enganado por um criminoso que se passou por seu filho no WhatsApp.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, o golpista utilizou uma foto de perfil semelhante à do filho da vítima e enviou uma mensagem dizendo: “Pai, agenda meu número novo de telefone”. Acreditando na veracidade da mensagem, o homem registrou o contato como sendo do filho.

Pouco depois, o criminoso pediu que a vítima pagasse um boleto do Mercado Pago no valor de R$ 1,5 mil. Sem desconfiar, o homem imprimiu e efetuou o pagamento.

Ao perceber que havia sido enganado, a vítima procurou o banco para tentar contestar a transação e também registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Casos como esse reforçam a necessidade de atenção ao receber mensagens de números desconhecidos. Desconfie de pedidos financeiros, mesmo que pareçam vir de familiares, e confirme a identidade por meio de uma ligação ou outro canal antes de realizar qualquer pagamento.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.