19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 742

Polícia Civil identifica autoria do furto e recupera aparelho celular subtraído em Três Lagoas

0
Foto: SIG Polícia Civil

Durante ações de repressão aos crimes de furtos e roubos de aparelhos celulares ocorridos no município de Três Lagoas, na tarde de ontem (17/12), investigadores da SIG (Seção de Investigação Geral) e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência) recuperaram um aparelho de telefone celular, furtado no final do mês passado, dentro de uma clínica.

O crime ocorreu em 27/11/2024, quando a vítima, uma senhora de 56 anos de idade, estava em um consultório para atendimento médico, e deixou seu aparelho no balcão da recepção, e quando percebeu a sua falta, foi até o local e não mais o encontrou.

Durante as investigações sobre o furto, agentes da SIG e do NRI realizaram diversas diligências e obtiveram informações de que o aparelho subtraído estava em posse do suspeito de praticar o furto.

Realizados os levantamentos, os investigadores conseguiram identificar a localização do indivíduo e deslocaram-se até lá, onde foi ele encontrado e abordado.

O homem foi indagado se estava em posse do aparelho celular, ao que respondeu afirmativamente, mas inicialmente alegou que havia achado o objeto na via pública.

Conduzido a sede das SIG, durante entrevista preliminar, o suspeito acabou confessando a subtração.

Ele foi ouvido em declarações e será indiciado como suspeito da prática do crime de furto, com pena de até quatro anos de reclusão.

O aparelho celular, da marca Motorola, avaliado em aproximadamente R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) foi regularmente apreendido e será restituído a sua legítima proprietária.

A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Com informações do Delegado de Polícia Ricardo Henrique Cavagna – SIG/NRI

Deputado Marcel van Hattem compara governo Lula ao de Dilma e faz alerta para riscos econômicos

0
Foto: Agência Câmara

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) fez duras críticas ao governo Lula (PT) na última terça-feira (17), durante discurso no Plenário da Câmara. Segundo o parlamentar, o governo é “irresponsável, incompetente e está levando o Brasil à falência”.

Van Hattem destacou a alta do dólar, que tem registrado sucessivos recordes em relação ao real, como um dos sinais da fragilidade econômica atual. “O dólar alto, do jeito que estamos vendo, é mais um sinal de que esse governo irresponsável e incompetente está levando o Brasil à completa insolvência, à falência”, afirmou.

O deputado também comparou a atual gestão com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016. “Estamos vendo um exemplo do que aconteceu com Dilma. Agora, com Lula, de forma ainda mais acelerada e turbinada, o Brasil entrará em uma recessão”, declarou Van Hattem.

As críticas refletem as tensões entre o governo e a oposição, em um cenário de instabilidade econômica e política no país. As informações são do site Diário do Poder.

Idosa de 73 anos é encontrada morta em MS; filho é o principal suspeito

0
Foto: Midiamax/Ilustração

Uma idosa de 73 anos foi encontrada morta em uma residência no bairro Giocondo Orsi, em Campo Grande, na madrugada de terça-feira (17).

Conforme o site Midiamax, o caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) como morte a esclarecer.

De acordo com informações preliminares, um homem de aproximadamente 40 anos, identificado como filho da idosa, foi levado à delegacia acusado de violência doméstica. Ele teria agredido a mãe antes de sua morte.

A idosa passou mal, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. Apesar dos esforços, ela não resistiu e faleceu no local.

Até o momento, não há informações precisas sobre a causa da morte, e o caso segue sob investigação.

ArborGen Brasil bate recorde mensal em vendas em novembro com 15 milhões de mudas de Eucalipto e Pinus expedidas

0
Foto: Divulgação

Os resultados celebram não somente a quantidade, mas a excelência dos materiais genéticos produzidos pela empresa

Reafirmando seu potencial e liderança em genética avançada e produção de mudas para a indústria de base florestal, a ArborGen Brasil www.arborgen.com.br alcançou, em novembro, o marco de 15 milhões de mudas expedidas – o maior volume em vendas mensais de sua história no país. Atendendo aos principais players do setor, a ArborGen está presente no país há 20 anos semeando inovação genética, e há 10 anos atua na comercialização de mudas de pinus e eucalipto com base em ciência de ponta. Somadas as capacidades internas e de parceiros, a empresa tem uma oferta anual de cerca de 150 milhões de mudas.

A sinergia do time ArborGen é apontada como um de seus grandes diferenciais. Segundo a diretoria, essa união é a força motriz por trás dos resultados expressivos. São mais de 700 colaboradores no Brasil que, com preparo técnico e engajamento, contribuem para perpetuar novas conquistas e consolidar a liderança da empresa no setor.

Adriano Almeida, diretor da ArborGen Brasil, enfatiza que o recorde é reflexo de um trabalho contínuo de evolução: “Melhoria de processos, estratégia, qualidade das mudas, parcerias alinhadas aos nossos valores e proximidade com os clientes. Tudo isso é impulsionado por um time que ama o que faz e se dedica integralmente para tornar nossos objetivos realidade. Mais do que números, valorizamos as pessoas. O bem-estar de cada colaborador é o que sustenta nossa história e constrói nosso futuro”.

ArborGen Brasil bate recorde mensal em vendas em novembro com 15 milhões de mudas de Eucalipto e Pinus expedidas

Sobre as perspectivas para o setor, Adriano acrescenta: “O mercado de florestas plantadas no Brasil é promissor. Não há no mundo outra região com tantos investimentos nessa área como aqui. A demanda por mudas supera 1 bilhão de unidades anuais, e novos projetos em indústrias de base florestal devem ampliar ainda mais essa necessidade. Isso exige materiais genéticos de alta qualidade, adaptados a condições cada vez mais desafiadoras, como déficit hídrico e altas temperaturas”.

A ArborGen investe continuamente em pesquisa, com equipes dedicadas no Brasil e nos Estados Unidos. Seus programas de melhoramento genético acumulam décadas de avanços, oferecendo materiais superiores para aplicações variadas, como celulose, carvão, energia e produtos sólidos.

Além disso, a empresa mantém parcerias estratégicas com líderes do mercado, licenciando materiais genéticos de alta performance que combinam crescimento acelerado, qualidade da madeira e resistência a condições adversas.

Lais Madaschi, Gerente de Operações de Eucalipto, destaca o papel do engajamento do time: “O principal ativo de qualquer empresa é o seu time. Colaboradores valorizados são a base do sucesso, e isso reflete diretamente na satisfação dos clientes e no crescimento sustentável. Alcançarmos 15 milhões de mudas expedidas – sendo 12 milhões de Eucalipto – só foi possível graças a um time alinhado e comprometido com os mesmos objetivos.”

ArborGen Brasil bate recorde mensal em vendas em novembro com 15 milhões de mudas de Eucalipto e Pinus expedidas

Sobre sua trajetória na ArborGen, Lais comenta: “Completo 10 anos na empresa em 2024, e cada ano simboliza uma nova semente germinando, com crescimento e aprendizado constantes. É gratificante ver o trabalho desenvolvido e contribuir para resultados tão expressivos.”

Carlos de França, Gerente de Operações de Pinus, também celebra o recorde alcançado: “Entregamos 3 milhões de mudas de Pinus na região Sul, somando forças ao volume de Eucalipto. Isso só foi possível graças a um time resiliente e dedicado, que enfrenta desafios com competência e tranquilidade. Nosso compromisso com a qualidade do produto e o atendimento próximo ao cliente reforça a confiança no plantio de nossas mudas.”

ArborGen Brasil bate recorde mensal em vendas em novembro com 15 milhões de mudas de Eucalipto e Pinus expedidas

Carlos também destaca o impacto do trabalho realizado: “Nosso objetivo é produzir árvores de desempenho superior, beneficiando proprietários de terras, futuras gerações e o meio ambiente. Cada colaborador da ArborGen tem a sensação de que está contribuindo para transformar o mercado.”

A ArborGen conta com nove viveiros próprios espalhados pelo país, localizados em: Erval Grande – RS (Pinus e Eucalipto), Canoinhas – SC (Pinus), Luiz Antônio – SP (Eucalipto), Inimutaba – MG (Eucalipto), Martinho Campos – MG (Eucalipto), Ribas do Rio Pardo – MS (Eucalipto), Rondonópolis – MT (Eucalipto) e Teresina – PI (Eucalipto).

Com DNA de inovação, a ArborGen Brasil já planeja novos lançamentos em 2025, incluindo materiais genéticos em fase final de estudos e a ampliação de produtos validados anteriormente, que serão disponibilizados em escala comercial.

Sobre a ArborGen

A ArborGen é líder global em genética avançada de mudas para a indústria florestal comercial. Utilizando tecnologia de ponta, desenvolve produtos que aumentam significativamente a produtividade por hectare, garantindo árvores de alta qualidade em menos tempo. Para mais informações, visite www.arborgen.com.br.

Redação Mais Floresta

Governo Federal paga R$ 7,22 bilhões em emendas para destravar pacote de corte de gastos

0
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em uma tentativa de avançar com o pacote de medidas para contenção de gastos, o Governo Federal desembolsou R$ 7,22 bilhões em emendas parlamentares em apenas dois dias.

De acordo com o Diário do Poder, a liberação ocorreu antes do início do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (20).

Os recursos estavam suspensos e foram desbloqueados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A iniciativa visa acelerar a aprovação de medidas que integram o pacote fiscal, incluindo mudanças nas regras de acesso ao Bolsa Família e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), a contenção no aumento do salário mínimo e a ativação de gatilhos do arcabouço fiscal para limitar despesas públicas.

Distribuição dos Recursos:

  • Emendas PIX (transferências especiais): R$ 3,2 bilhões
  • Emendas individuais (RP6): R$ 250 milhões
  • Emendas de bancada (RP7): R$ 373,4 milhões
  • Saúde (todas as categorias): R$ 3,85 bilhões

MS Florestal realiza entrega de presentes para projeto social no Vespasiano Martins

0
Foto: Divulgação/MS Florestal

Ação de fim de ano parte da iniciativa de trabalho voluntário organizado pela empresa

A MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas, levou brincadeiras e presentes para as 95 crianças do projeto social no bairro Vespasiano Martins. A ação, intitulada “Raízes do Bem”, teve como objetivo engajar os funcionários em uma ação beneficente natalina pelo bem-estar das comunidades de atuação da companhia.

O primeiro contato foi feito com Joselina Nuves Chimendes, diretora do Instituto Esperança Renovada. O instituto é totalmente dirigido pela Joselina, que atende cerca de 95 crianças do bairro no contraturno escolar. No projeto, as crianças recebem reforço escolar e aulas de alfabetização.

As crianças dessa instituição receberam um pequeno formulário em formato de cartinha para o Papai Noel, onde tinham que marcar como tinham se comportado, e então escolher entre algumas das opções sugeridas de presentes. O “Papai Noel” por trás foram os funcionários da MS Florestal, que apadrinharam as cartinhas e se encarregaram de providenciar os presentes.

A ação começou com brincadeiras e gincanas, até a entrega de presentes, com a chegada do Papai Noel, este sendo Dona Dileuza, uma das moradoras do bairro. “O projeto já tem 13 anos aqui no Bairro. Estou muito grata aos voluntários da MS Florestal, porque sem eles, nada disso seria possível. Essa é a primeira festa de Natal que as crianças têm, estou muito mais feliz que as crianças”, expressou Joselina.

Mãos dadas

Ações como essa de Natal acontecem ao longo de todo o ano na MS Florestal, por meio do “Mãos Dadas”, iniciativa de voluntariado promovida nas empresas do Grupo RGE. A finalidade é instaurar uma cultura empresarial alinhada aos valores do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social partindo dos colaboradores. Neste ano, a empresa realizou ações como campanha de agasalho no inverno e de entrega de chocolates no Dia das Crianças.

“Ao envolver colaboradores em ações voluntárias, a MS Florestal fortalece seu ambiente interno, promovendo a empatia e o senso de propósito, que são fatores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, reforça Michelle Stricker, coordenadora de Responsabilidade Social.

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com/

Carro de passeio e viatura da Polícia Civil se envolvem em acidente em Chapadão do Sul

0
Foto: Jovem Sul News

Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma viatura da Polícia Civil foi registrado na tarde da última terça-feira (17). O acidente ocorreu na Avenida Quatro com a Rua Sete, na região central de Chapadão do Sul.

De acordo com o site O Correio News, o Fiat Uno era conduzido por uma mulher de 42 anos, que estava sozinha no veículo. A motorista relatou que reside na cidade e estava à procura da rua do posto quando se confundiu com o local. Além disso, afirmou que teve sua visão prejudicada pela luz do sol ao acessar a avenida.

Na viatura da Polícia Civil, estava apenas um agente que dirigia o veículo. Felizmente, nenhum dos motoristas sofreu ferimentos. No entanto, as frentes de ambos os veículos ficaram danificadas.

A motorista do Fiat Uno informou que tanto seus documentos quanto os do veículo estão em dia. O local foi isolado até a chegada da Perícia da Polícia Técnica, de Costa Rica, para os procedimentos necessários à investigação da ocorrência.

Motorista e passageiros brigam com uso de martelo no Terminal Rodoviário de Ilha Solteira; entenda o caso

0
Foto: Ilha de Notícias

Um confronto entre um motorista de ônibus e dois passageiros, ocorrido no último domingo (15), no Terminal Rodoviário de Ilha Solteira, ganhou as redes sociais após ser registrado em vídeo.

Conforme divulgado pelo site Ilha de Notícias na terça-feira (17), o incidente gerou a abertura de um Boletim de Ocorrência (BO) pelos dois passageiros contra o motorista.

Segundo o relato dos passageiros, eles aguardavam o ônibus, na companhia de outros viajantes, quando o motorista chegou aparentemente alterado e começou a discutir com vários passageiros. A situação piorou quando o motorista pediu os documentos pessoais de um dos passageiros, que estava sem o documento.

A partir daí, o motorista teria começado uma discussão acalorada, seguida de agressões físicas, incluindo um golpe com um martelo, que o motorista usaria para verificar os pneus do ônibus.

A Polícia foi chamada, mas o motorista fugiu com o ônibus antes da chegada da viatura. A briga foi filmada por outros passageiros, mas os vídeos não serão divulgados a pedido dos envolvidos.

Em uma entrevista, um dos passageiros envolvidos explicou que eles estavam vindo de Santa Fé do Sul e aguardavam o embarque para Três Lagoas.

O passageiro sem documentos afirmou ter um Boletim de Ocorrência (BO) para justificar a ausência. Quando o motorista não respondeu à cobrança sobre o embarque, a discussão começou, escalando para a agressão física.

Após a briga, os dois passageiros foram encaminhados ao Hospital Regional. Um deles sofreu luxação na face, enquanto o outro foi internado para observação com suspeita de fratura na mandíbula. O motorista ainda não foi ouvido pela Polícia, mas sua versão será divulgada assim que possível.

Moradores de Cassilândia reclamam de falta de limpeza em frente à sede da Justiça do Trabalho

0
Foto: Cassilândia Urgente

Moradores da Vila Izanópolis, em Cassilândia, estão novamente reclamando da falta de limpeza na área em frente à sede da Justiça do Trabalho.

Segundo relatos de moradores ao site Cassilândia Urgente, o matagal que toma conta do local tem causado incômodos e riscos à saúde pública.

“Além de estar feio, o matagal significa risco para nós moradores, com o surgimento de animais como escorpiões, ratos e baratas em nossas casas”, afirmou uma moradora em entrevista nesta última terça-feira (17).

Outro vizinho também expressou insatisfação: “Os outros prédios públicos até que zelam, mas este aqui está triste de ver”, afirmou.

Os moradores esperam que as autoridades tomem providências para melhorar a limpeza e garantir mais segurança e conforto para a comunidade.

Tecnologia digital: aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer

0
Foto: Arquivo/Agraer

 Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.

O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.

A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.

Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.

O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos. 

“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.

Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.

O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.

Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.

Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.

Aline Lira, Comunicação Agraer

Entidades firmaram convênio com Semadesc de R$ 1,2 milhão para oito projetos sociais

0
Foto: Afrânio Pissini

Entidades da sociedade civil firmaram convênios para receber R$ 1.292.224,00 da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), recursos oriundos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) para implantação de oito projetos de amplo alcance social. A solenidade de assinatura dos convênios aconteceu na tarde dessa terça-feira (17), no Gabinete da Semadesc, com as presenças do secretário adjunto Artur Falcette e de representantes das entidades beneficiadas, além de membros do Conselho Gestor do Fundo.

“Trata-se de um Fundo muito relevante pelos projetos de grande impacto social, pela participação da sociedade, tanto na gestão dos recursos quanto na execução das iniciativas. Isso faz do Funles um mecanismo de reparação de danos muito eficiente. Os projetos são supervisionados por servidores da Semadesc e as prestações de contas são acompanhadas com muito rigor”, afirmou Artur Falcette.

Os convênios assinados integram o Edital de Chamamento Público Semadesc/Funles 008/2024, lançado em março passado, contemplando projetos enquadrados em quatro grandes áreas: projetos voltados ao incentivo do protagonismo social, visando garantir a qualidade de vida da pessoa idosa; projeto com política de inclusão às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (ambos em organizações sem regime de moradia); projetos que promovam a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa, nesse caso em organizações de longa permanência; e projetos voltados à garantia dos direitos da criança e do adolescente que precisem de acolhimento, ou por meio de oficinas realizadas no contraturno escolar como ações complementares às aulas.

Projetos

Após a apresentação das propostas, foram selecionados oito projetos das seguintes entidades: Ressoarte – Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento, com o “projeto Orquestra Indígena Teko Arandú” no valor de R$ 100 mil para aquisição de instrumentos musicais; Obras Sociais Francisco Thiesen, R$ 200 mil para ampliação do Bloco III contendo duas salas para atividades educacionais; Associação de Educação Especial Marcelo Takahashi com o projeto Adequar pela Diferença, que consiste em obras de ampliação e conclusão do prédio da escola no valor de R$ 180 mil; Aciesp – Instituto de Apoio e Capacitação, Instrução de Economia Solidária do Povo, com o “Projeto Abarcar” referente à ampliação e conclusão de salas, no valor de R$ 200 mil.

Outras quatro iniciativas foram contempladas: da ACPD (Associação Campograndense da Pessoa com Deficiência), projeto “Belos Dias” voltado a atender pessoas idosas, com valor de R$ 167.224,00; Casa Lar Lions Clube Campo Grande Sul, que inscreveu o projeto “Luz do sol, iluminando vidas através da energia solar” para instalação de sistema fotovoltaico para consumo da entidade no valor de R$ 95 mil; CPROSPAL (Centro de Promoção Social Palotinas), orçado em R$ 150 mil para atendimento a crianças e adolescentes; e o projeto “Vitória Social: Esporte e Direitos” da Associação Anandamóyi visando a construção de uma quadra poliesportiva inclusiva para atender crianças e adolescentes.

Janaína Cardoso Fernandina, vice-diretora da Associação Campo-grandense da Pessoa com Deficiência (ACPD), disse que o Funles vai possibilitar ampliar o espaço com a criação de uma sala atividades múltiplas para atendimento ao público. A ACPD está sediada no Conjunto Copa Vila II e atende cerca de 250 pessoas, oferecendo serviços de Saúde, Educação e Assistência.

Histórico

Desde sua reativação, em 2016, o Funles já lançou sete editais e firmou dois convênios contemplando 176 entidades da sociedade civil e instituições públicas com mais de R$ 9 milhões. O Funles é gerido por um Conselho Gestor composto por quatro membros governamentais e quatro representantes de entidades civis; e é presidido pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

As receitas que compõem o Fundo são provenientes de indenizações decorrentes de condenações judiciais por danos causados a bens e direitos, multas judiciárias, indenizações e compensações previstas em acordos coletivos, inclusive termo de ajustamento de conduta, bem como multas por descumprimento desses acordos. O Fundo também pode receber contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras. Qualquer entidade, organismos oficiais e instituições de pesquisa podem apresentar projetos pleiteando recursos do fundo.

Posse

Na reunião dessa terça-feira (17), o secretário adjunto Artur Falcette empossou os novos membros do Conselho Gestor do Funles que representam as entidades da sociedade civil. Foram empossados, pela ACPD (Associação Campo-grandense de Pessoas com Deficiência), Elizabeth Bezerra Lira (titular) e Juliana Barbosa Lanzarini (suplente); pela ADVIMS (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul), Aurea Sena da Silva Sobrinho (titular) e Mirian de Anunciação Valente (suplente); pelo IMB (Instituto Manoel Bonifácio), Nilson Almiro Marques (titular) e Ivan Batista França (suplente); e pelo Instituto Arara Azul, Neiva Maria Robaldo Guedes (titular) e Eliza Mense (suplente).

Por João Prestes

Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital

0
Foto: Helton Davis

Mais um importante passo foi dado rumo à ampliação e fortalecimento da rede de saúde em Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), inaugurou nesta terça-feira (17), 10 novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos –  na unidade centro – em Campo Grande. A iniciativa visa atender à crescente demanda por serviços de saúde na Capital, reforçando o compromisso com a assistência de qualidade à população.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou a importância desta colaboração e reforçou que os investimentos em infraestrutura são parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer o sistema de saúde, garantindo que todos tenham acesso a serviços de qualidade.

“Acreditamos que a parceria com o Hospital do Pênfigo é extremamente benéfica. A disponibilidade adicional de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria, tem sido fundamental para atender a alta demanda por internações. Essa parceria, que já vinha sendo construída, foi agora ampliada de forma significativa, o que nos permite desafogar o sistema hospitalar não só de Campo Grande, mas de todo o Estado”, enfatizou.

Na avaliação do secretário estadual de Saúde, para 2025 é prevista uma expansão ainda maior dessa parceria, incluindo a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, especialmente na área de ortopedia, que enfrenta uma demanda crescente. “A inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital do Pênfigo será um marco importante para a realização desses procedimentos. A estrutura do hospital é excelente e demonstra um grande compromisso com a qualidade do atendimento. Acreditamos que, com a manutenção desse padrão, a parceria entre nossas instituições continuará a crescer e a beneficiar a população”, disse o secretário.

O novo espaço do CTI será equipado com tecnologia de ponta e contará com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, pronta para oferecer cuidados intensivos e suporte a pacientes que demandam atendimento especializado. A ampliação dos leitos também permitirá uma melhor gestão de casos complexos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência no atendimento.

“O HAP reafirma sua parceria com o poder público ao disponibilizar, a partir de hoje, mais 10 leitos de CTI e 20 leitos clínicos adicionais contratualizados com a SES. Essa iniciativa reforça a vocação assistencial da instituição, que é trabalhar sempre com foco no cuidado e no bem-estar dos pacientes. Como hospital filantrópico, nosso compromisso com o atendimento pelo SUS é permanente, reconhecendo a alta e constante demanda por leitos na Capital. Essa parceria surge, justamente, para suprir essa necessidade, garantindo que a população tenha acesso ao atendimento hospitalar de qualidade”, afirmou Everton Martin, diretor do Hospital Adventista do Pênfigo.

Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital
Foto: Helton Davis

A parceria entre o Governo MS e o HAP iniciou em setembro de 2024, com a abertura de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos na unidade Centro. Em resposta à alta demanda do setor e a disponibilidade para ampliação do atendimento, um aditivo no contrato foi feito em dezembro, permitindo a expansão para mais 10 leitos de CTI e outros 20 leitos clínicos que estão no processo de adequação para entrar em funcionamento. Para isso, a instituição está finalizando o processo de contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, que irão integrar a equipe responsável pelo atendimento.

O contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Adventista do Pênfigo tem vigência inicial de um ano, com possibilidade de renovação a partir de dezembro de 2025. Essa parceria público-privada tem como objetivo oferecer uma estrutura robusta e atendimento de excelência aos moradores do Estado, contribuindo significativamente para o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul.

Helton Davis, Comunicação SES

OPORTUNIDADE: Eldorado abre inscrições para estágio Super Talentos em Três Lagoas

0

As inscrições vão de 2 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, com vagas abertas para quatro localidades: Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina (SP)

Reconhecida como uma das empresas de celulose mais competitivas e inovadoras do mundo, a Eldorado Brasil Celulose abre inscrições para a edição 2025 do programa de estágio Super Talentos. Jovens de todo o país poderão participar de um processo seletivo para trilhar uma carreira em uma empresa pautada pela inovação, aprendizado e colaboração. As inscrições pode ser feitas aqui.

OPORTUNIDADE: Eldorado abre inscrições para estágio Super Talentos em Três Lagoas
De acordo com Gleice Melero, Coordenadora de Recursos Humanos da Eldorado, as inscrições vão de 2 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, com vagas abertas para quatro localidades: Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina (SP) (Foto: Evaldo Martinez)

Durante os 12 meses do programa, os estagiários contam com mentoria personalizada, participam de uma trilha de aprendizagem estruturada e têm a oportunidade de vivenciar os processos da empresa por meio de visitas técnicas e atividades guiadas. Essas experiências são planejadas para promover um desenvolvimento completo, com possibilidades reais de efetivação ao final do
programa.

Os estagiários atuarão em áreas estratégicas, como: Industrial, Florestal, Transportadora, TI, Financeira, Comercial e Logística. Para participar, é necessário estar no penúltimo ou último ano de graduação, com término previsto para 2026 ou 2027.

Conforme explicou Gleice Melero, Coordenadora de Recursos Humanos da Eldorado Brasil, são aceitos cursos de diversas áreas, incluindo Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Automação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Estatística e Física.

BENEFÍCIOS

Bolsa-auxílio;
Assistência médica;
Seguro de vida;
Vale-refeição ou alimentação;
Auxílio-transporte;
Acesso a programas internos de bem-estar e qualidade de vida.

PARTICIPE

O Super Talentos promove a inclusão e diversidade, buscando candidatos engajados e inovadores, independentemente de raça, cor, gênero ou necessidades especiais. As inscrições podem ser feitas entre 2 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025

Equipe de transição entrega relatório final ao Prefeito eleito, Cassiano Maia

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a equipe de transição de mandato concluiu o relatório final, formalizando a conclusão dos trabalhos que visam garantir a continuidade administrativa entre as gestões do prefeito atual, Angelo Guerreiro, e do prefeito eleito, Cassiano Maia.

O coordenador da equipe do prefeito eleito, Diogo Ferrari, expressou gratidão pelo empenho de todos os envolvidos, incluindo os secretários municipais, destacando que todas as solicitações foram atendidas com eficiência. “A colaboração de todos foi essencial para uma transição transparente e organizada”, afirmou Diogo.

Após receber o relatório, o prefeito Angelo Guerreiro entregou o documento a Cassiano Maia, eleito para os próximos quatro anos, enfatizando a importância das informações para as decisões iniciais da nova gestão. “Este relatório servirá de base para as ações a serem tomadas no primeiro trimestre de 2025”, destacou.

A coordenadora da equipe, Soyla Garcia, do prefeito atual, Angelo Guerreiro, também ressaltou que a transição foi marcada por reuniões frequentes e pela transparência no compartilhamento de informações, incluindo processos administrativos e questões jurídicas. O relatório será enviado ao órgão de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo o cumprimento das normas legais e a transparência nas ações de governo.

Equipe Angelo Guerreiro:

  • Soyla Carla Alves Garcia
  • Luiz Henrique de Lima Gusmão
  • Gilmar Araújo Tabone
  • Silvânia de Fátima Bersani
  • Márcio Fernando Rodrigues Xavier

Equipe Cassiano Maia:

  • Dirceu Garcia de Oliveira Junior
  • Sabrina Pereira Vicente Carvalho
  • Ariel Dias Garcia
  • Diogo Henrique Ferrari Ruiz
  • Elaine de Araújo Gonçalves Freitas
Equipe de transição entrega relatório final ao Prefeito eleito, Cassiano Maia
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

0
Foto: Bruno Rezende

Com investimentos na área de citricultura, Mato Grosso do Sul se consolida como polo para instalação de grandes empresas que atuam na área.

O governador Eduardo Riedel participou de uma reunião, na tarde desta terça-feira (17), com representantes da empresa Citrosuco, uma das maiores na área de suco de laranja do mundo.

“O Brasil responde a 75% do total de suco de laranja do mundo. E são duas grandes indústrias, a Citrusuco e a Cutrale, grandes exportadores e que domina o mercado mundial. A Citrusuco veio ao Mato Grosso do Sul porque ela precisa expandir a sua área de produção de laranja, assim como a Cutrale está fazendo”, explicou o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Mato Grosso do Sul apresenta uma série de condições favoráveis para atração de empresas na área da citricultura. “É um estado altamente empreendedor, com um ambiente de negócio favorável. Outra questão, é que eles precisam de disponibilidade de água. Então aqui também, eles encontram um sistema de outorga que é claro, adequado. E a questão da infraestrutura, conforme os empreendimentos são realizados nós temos um fundo para tratar exatamente de desse ponto. E o governador destacou que a mão de obra, nós estamos numa situação de pleno emprego, mas nós temos um programa de qualificação adequado”, disse Verruck.

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.

Para contribuir com este novo cenário positivo, o Governo do Estado tem feito sua parte dando todas as condições possíveis para o investimento robusto no setor. Questões importantes para viabilizar o negócio, como infraestrutura, logística, escoamento da produção e até mediação na questão energética estão tendo o apoio dos órgãos estaduais.

“As pessoas sempre perguntam se vai ter indústria. Sim, na hora que nós tivermos acima de 32 milhões hectares de laranja vai ter. Nós entendemos que o processo da industrialização é natural. Nesse momento nós precisamos ainda ampliar a nossa base de produção de laranja e de verificação da base produtiva”, disse o secretário da Semadesc.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Best Life atende gigantes da celulose e organiza confraternização para 18 mil pessoas na região de Três Lagoas

0

Para atender as demandas de 19 festas, a Best Life Eventos mobilizou mais 800 colaboradores; só a equipe Brutus foi responsável pelo preparo 13 toneladas de proteínas, das quais 18 mil pessoas foram servidas

As fábricas de celulose movimentam toda a economia de uma cidade e o setor gastronômico não fica de fora. A empresa Best Life vem se consolidando no setor de eventos e está realizando as confraternizações de várias fábricas que realizam festas para os seus colaboradores todo fim de ano.

Em 2024 não foi diferente, megaeventos foram realizados. A Best Live foi a responsável por organizar a festa da Suzano que aconteceu em Água Clara no começo deste mês e também a mais recente organização da empresa foi a confraternização para os funcionários da Eldorado Brasil.

Best Life atende gigantes da celulose e organiza confraternização para 18 mil pessoas na região de Três Lagoas

A festança contou com um super show da dupla Munhoz e Mariano, além de um delicioso churrasco que a Equipe Brutus ofereceu. O grupo já está entrando no calendário dos grandes eventos de Mato Grosso do Sul. A equipe realizou um mega churrasco para milhares de funcionários da Fábrica de Celulose Eldorado, em Três Lagoas.

O grupo já passou por vários países mostrando esse tipo de técnica de churrasco ancestral. Além de levar o nome de Três Lagoas e Mato Grosso do Sul para todo o mundo, o Brutus tem um segredo por fazer tanto sucesso por onde passa: o amor pelo churrasco.

As fábricas realizam várias festas para funcionários de vários setores. Conforme a Best Life, as confraternizações das empresas começaram nos dias 22 e 23 de novembro em Bataguassu. Em seguida, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a festa foi realizada em Água Clara. Com a extensa ficha de compromissos, a Best Life ainda explica que nos dias 5, 6 e 7 foram dias de festas em Três Lagoas. Para encerrar, nesta terça-feira, 17 de dezembro, a empresa tem mais um evento para o setor da celulose em Água Clara.

Ao todo, foram aproximadamente cerca de 18 mil pessoas atendidas, 800 pessoas trabalhando e envolvidas em todos os eventos. A Best Life entregou os eventos prontos para os clientes, desde estacionamento, shows, alimentação e etc. Todos ficaram satisfeitos e já deixaram reservadas as datas para os eventos para 2025.

As equipes precisaram começar o churrasco às 3h da manhã para atender à demanda de 1 tonelada de costelas, 500 kg de frango, 500 kg de linguiça e 1 tonelada de carne de sol. Brutus é um dos maiores e mais respeitados grupos de valorização do rústico. O Grupo de Três Lagoas tem rodado o Brasil levando a cultura do churrasco ancestral, ou, como costumam dizer: “Fazendo churrasco como os nossos pais e avós faziam”. 

Quem não gosta de um delicioso churrasco, não é mesmo? Muitas técnicas já foram desenvolvidas para a culinária, mas um grupo de Três Lagoas, o Brutus, é premiado por fazer o verdadeiro churrasco ancestral que faz sucesso por onde passa.

Brasilândia realiza Natal Solidário com atrações para toda a família no próximo sábado

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Brasilândia

A cidade de Brasilândia se prepara para uma noite especial de celebração e solidariedade com o Natal Solidário, que acontecerá no próximo sábado (21) na Praça Santa Maria, das 18h30 às 21h30 (horário de Mato Grosso do Sul).

O evento promete encantar crianças e adultos com a tradicional chegada do Papai Noel. Além disso, os pequenos poderão se divertir com pula-pula, saborear pipoca e algodão-doce e ainda receber um brinde especial.

A iniciativa é uma realização da ACIABRA (Associação Comercial e Industrial de Brasilândia), com apoio do Movimento Mulheres Empreendedoras e da Prefeitura de Brasilândia.

“Será um momento para celebrarmos juntos a magia do Natal, levando alegria para as famílias e reforçando o espírito de solidariedade na comunidade”, destacaram os organizadores.

Toda a população está convidada a participar dessa noite festiva e repleta de emoção. Não perca! 

Você já ouviu falar em EDI?

0
Foto: Divulgação

*Por Rafael Aviles, vendedor técnico na Voith Paper na América do Sul

No mundo dinâmico dos negócios B2B, a eficiência, a agilidade e a precisão são cruciais para a competitividade. O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) entra em cena como uma solução tecnológica que transforma o modo como as empresas trocam informações, com automatização de processos e redução da margem de erros.

O EDI utiliza uma tecnologia que permite, de forma eletrônica, a troca de documentos comerciais — como ordens de compra, faturas e avisos de expedição — entre os sistemas de diferentes empresas. É uma solução que fornece blocos de dados codificados para a entrada íntegra e correta em sistema. Elimina, assim, a necessidade de intervenção humana para o envio de e-mails, fax ou documentos físicos, por meio da automatização dessas transações de maneira rápida e segura.

Para essa troca de informações entre sistemas, é adotada uma estrutura de dados. No sistema de origem, é gerada a necessidade de transferência dos dados, que contêm segmentos organizados de forma hierárquica. Já na Recepção e Processamento no sistema de destino, esses blocos de dados são recebidos e processados. A partir dessa interpretação dos dados contidos, o sistema de destino executa as ações necessárias, como atualizar registros ou iniciar processos.

O Monitoramento de Erros é a função adotada para que o fluxo do EDI opere corretamente. Em ambos os sistemas, o status dos blocos de dados é monitorado, a fim de garantir que a transmissão e o processamento sejam bem-sucedidos. Em caso de erros, os blocos podem ser reprocessados ou corrigidos manualmente.

Caso esteja se perguntando se este sistema é seguro, a resposta é sim. O uso do EDI é seguro, desde que sejam seguidas algumas práticas de segurança:

  • Autenticação e Autorização: Apenas usuários e sistemas autorizados podem criar, enviar e processar. Esse controle garantirá que apenas entidades confiáveis tenham acesso aos dados.
  • Criptografia: A transmissão de blocos pode ser criptografada para proteger os dados durante o transporte entre sistemas, o que evitará a interceptação de informações sensíveis por terceiros.
  • Monitoramento e Logs: Os sistemas normalmente mantêm registros detalhados de todas as atividades relacionadas, que incluem criação, envio, recepção e processamento. Por meio dessa documentação, é possível realizar tanto auditorias quanto o monitoramento contínuo para detectar e responder a atividades suspeitas.
  • Validação de Dados: Os dados contidos nos blocos são validados tanto no sistema de origem quanto no sistema de destino, com o objetivo de garantir a integridade e a consistência das informações.
  • Segurança de Rede: A infraestrutura de rede utilizada para a transmissão dos blocos deve contar com firewalls, VPNs e outras medidas de segurança, com foco na proteção contra acessos não autorizados.

Em indústrias que operam com paradas programadas anuais, como é o caso de uma fábrica de papel, a otimização do tempo é essencial. Nessas situações, cada hora sem operação pode custar milhares de dólares. Portanto, a comunicação precisa e ágil entre fornecedores, equipes de manutenção e o departamento de compras é vital para que as peças de reposição estejam disponíveis no momento exato, garantindo que o processo de manutenção seja concluído sem atrasos. Aqui, o EDI desempenha um papel estratégico, ao assegurar que todas as etapas estejam perfeitamente alinhadas às demandas em tempo real.

A importância do EDI para o sucesso na manutenção e produção

No cenário B2B, a automação proporcionada pelo EDI vai além de simples ganhos de tempo. A troca eletrônica de informações relevantes transforma a maneira como as operações são gerenciadas, com impacto direto nos seguintes aspectos:

  • Eliminação de Erros Manuais: Processos que anteriormente eram manuais, como digitação de pedidos e faturas, estão sujeitos a erros humanos, que podem acarretar problemas de produção e atrasos. Com processos automatizados por meio do EDI, a intervenção manual é eliminada e, consequentemente, a possibilidade de erros.
  • Agilidade em Processos Críticos: O EDI permite que uma empresa de papel receba em segundos uma ordem de compra e envie, automaticamente, um aviso de embarque ao fornecedor. Processos que antes consumiam horas ou até mesmo dias — com verificações manuais, e-mails ou telefonemas — agora são concluídos em minutos.
  • Atualização em Tempo Real: O EDI viabiliza, a todas as partes envolvidas em uma transação, acesso a dados precisos e atualizados, em tempo real. Isso significa que um gestor de produção sabe, imediatamente, quando um fornecedor enviou uma peça crucial para a manutenção de uma máquina.
  • Redução de Custos: Ao reduzir a necessidade de reprocessamento de dados, bem como o retrabalho causado por falhas de comunicação, o EDI também minimiza desperdícios, como os custos de correção de pedidos incorretos ou entregas atrasadas. Empresas que adotam o EDI frequentemente relatam uma redução significativa de custos operacionais e aumento da eficiência logística.
  • Integração e Alinhamento entre Departamentos e Parceiros: O EDI facilita a comunicação não apenas entre empresas, mas também dentro da própria organização. As informações fluem de maneira rápida e automática entre os setores de produção, compras e logística, o que garante que todos os processos estejam sincronizados.

Exemplo Prático: montadoras e cadeia de fornecimento

Um excelente exemplo da importância do EDI pode ser encontrado na indústria automotiva. Nesse setor, montadoras operam com uma cadeia de fornecimento extremamente complexa e fragmentada. Cada peça precisa chegar no momento certo à linha de montagem para que a produção seja contínua, sem interrupções. Um atraso ou erro em uma ordem de compra pode paralisar toda a fábrica.

Com o EDI, montadoras se comunicam diretamente com fornecedores: de modo automático, enviam e recebem documentos, como ordens de produção e faturas. Se uma peça está atrasada, o sistema emite um alerta em tempo real, o que permite uma tomada de decisão rápida e eficaz para mitigar problemas.

A estratégia competitiva

Adotar a automação estabelecida por EDI não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para empresas que desejam se manter competitivas. Em mercados em que a inovação e a velocidade são diferenciais claros, o EDI torna-se essencial para:

  • Aumentar a agilidade operacional, de modo que empresas respondam rapidamente às demandas dos clientes e ajustem suas cadeias de suprimentos de forma eficaz.
  • Liberar mão de obra especializada para focar em atividades de maior valor agregado, como desenvolvimento de produtos e inovação, em vez de processos repetitivos e administrativos.

Na Voith Paper, atuamos conectados com vários clientes e estamos seguros da otimização que o EDI tem proporcionado aos processos de nossos clientes, e às nossas operações. Atualmente, o nível de abrangência e consistência dessas soluções nos permitem visualizar, dentro do ERP de um cliente, todo o nosso portfólio de part numbers, históricos de aquisições e muito mais.

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) é uma ferramenta essencial para empresas que buscam melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a precisão nas transações comerciais. Especialmente em indústrias que dependem de sincronização de tempos e processos, a exemplo dos setores de papel e celulose e automotivo, o EDI se consolida como o “sistema nervoso” que mantém as operações performando de forma suave e eficiente. Mais do que uma escolha inteligente, a adoção da automação via EDI constitui uma necessidade estratégica para que empresas evoluam orientadas pela continuidade de crescimento e inovação, em um mundo de negócios cada vez mais digital.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Fiems sedia discussão sobre contrato da rodovia federal BR-163 em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação/Fiems

A Fiems sediou, na manhã dessa terça-feira (17/12), sessão pública organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

Atualmente sob responsabilidade da Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. (MSVia), o trecho, com 845,90 km de extensão, passará por uma revisão do modelo econômico-financeiro e do programa de exploração da rodovia, buscando melhorias na infraestrutura e na mobilidade. O plano de repactuação aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) prevê intervenções pontuais de duplicação em trechos estratégicos.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a relevância do encontro e o papel da instituição na defesa dos interesses do setor industrial. “A BR-163 é uma via estratégica para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Por isso, a repactuação desse contrato é fundamental para garantir segurança, eficiência e competitividade no escoamento da nossa produção. A Fiems está à disposição para contribuir com esse processo”, afirmou.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a Fiems atua como parceira do desenvolvimento da logística. “A logística é a que faz toda a distribuição de produtos. Os produtos fazem parte de qualquer negócio, então a Federação das Indústrias tem sempre muito interesse e colabora muito com as soluções logísticas do Governo Federal, do Ministério dos Transportes e da ANTT. Consideramos um grande parceiro, porque sugere propostas inteligentes, interessantes, que via de regra são incluídas e consideradas nos nossos projetos”, ressaltou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou a importância de trazer para a Fiems o debate sobre a rodovia mais importante do estado em termos de fluxo de mercadorias. “Quando falamos de expansão industrial e toda a estrutura, o processo de desenvolvimento passa pela indústria de Mato Grosso do Sul, então é fundamental que a Federação receba uma audiência pública como essa e contribua com a discussão, tanto sobre impacto de custo na cadeia, mas principalmente no benefício que essa nova repactuação da concessão vai oferecer”, concluiu.

Em menos de 24 horas, Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Três Lagoas

0

Na manhã desta terça-feira (17), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) recuperaram uma motocicleta furtada em Três Lagoas.

Por volta das 6h30, uma guarnição da Força Tática deslocou-se até a Rua das Seriemas, no bairro Jardim Carioca, onde encontrou uma motocicleta abandonada.

Após consulta nos sistemas policiais, foi constatado que o veículo havia sido furtado no dia anterior, enquanto estava estacionado em frente a uma residência localizada na Rua Rayldo de Oliveira Gomes, no bairro Jardim Alvorada.

A motocicleta recuperada foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários e restituição ao proprietário.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.